Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Arte no Brasil Colonial. Arquitetura e urbanismo. 8º ano"

Transcrição

1 Arte no Brasil Colonial Arquitetura e urbanismo 8º ano

2 A arte no Brasil colonial (1500 a 1808) foi marcada pela forte influência européia. O principal estilo que surge neste período é o BARROCO, que estudaremos adiante. A arte colonial é essencialmente sacra, ou seja, ligada à religião. Estudaremos as expressões desta arte na arquitetura, bem como veremos como se formaram as cidades coloniais e os reflexos desta arte nos dias de hoje.

3 Atenção! Muitas das obras e construções do período colonial se perderam com o tempo, ou foram bastante transformadas. Muitas das imagens que veremos nesta apresentação não são do período colonial, mas sim posteriores cuidado para não confundir! Trabalharemos em especial com imagens do Rio antigo.

4 Urbanismo O termo urbanismo refere-se ao estudo e ao planejamento das cidades. No período colonial e até bem recentemente, as cidades não eram planejadas surgiam de acordo com as necessidades imediatas (habitação, comércio, segurança, etc.) e eram delimitadas (e determinadas) pelos acidentes geográficos de cada região.

5 Urbanismo - Você já visitou alguma cidade histórica, especialmente pelo interior do país? - Como era a organização espacial das construções desta cidade?

6 Urbanismo Antes de responder a estas questões, vamos relembrar... Qual era o papel da Igreja Católica no período colonial? Ela desempenhava apenas a função religiosa?

7 Urbanismo A Igreja não estava relacionada apenas à questão religiosa; desempenhava também um importante papel na sociedade ligado à política, aos costumes e às relações econômicas ou seja, estava ligada ao poder, à dominação em vários níveis sociais.

8 Urbanismo A organização das cidades coloniais reflete este poder que a Igreja exercia. Voltando àquelas perguntas iniciais, notamos que a Igreja mais antiga, nestas cidades históricas, está situada sempre em um local de destaque na cidade. Geralmente são locais altos e/ou centrais, representando a dominação espacial e também simbólica (expressão do poder) sobre a cidade.

9 Convento de Santo Antonio Centro do Rio Observem a relação com os prédios ao fundo (vamos relembrar conceitos de patrimônio importância da preservação do entorno de um bem)

10 Ouro Preto - MG

11 Vista aérea de parte do núcleo histórico de Olinda

12 Urbanismo Em torno das Igrejas, a cidade ia se desenvolvendo conforme as necessidades cotidianas e os acidentes geográficos. Como não havia um planejamento, o desenho de ruas, quarteirões e praças era sinuoso, nãogeométrico, resultando em blocos irregulares e ruas estreitas. - Alguma região aqui de nossa cidade reflete ainda um pouco desta organização irregular do espaço?

13 Vista aérea do Campo de Santana

14 Vista aérea do Saara - Rio

15 Urbanismo Este modo de se ocupar o espaço é chamado de crescimento orgânico. A partir do que vimos até agora, procure elaborar uma definição para este termo.

16 Urbanismo Crescimento orgânico de uma cidade é aquele que não é planejado, que acontece de acordo com as necessidades da comunidade e sendo determinado também pelos acidentes geográficos.

17 Urbanismo A noção de planejamento das cidades surge no Brasil já na parte final do período colonial, no auge do estilo Barroco (que estudaremos adiante). Começa com a idéia de que a natureza deve ser adaptada, transformada pelo homem, para se adequar ao desenho das cidades.

18 Praça Paris hoje

19 Praça Paris em sua inauguração

20 Urbanismo Posteriormente, já no século XX, as idéias relacionadas a saneamento básico, acesso aos transportes, etc., reforçam a necessidade de haver um planejamento das cidades. A primeira cidade totalmente planejada no Brasil foi Brasília.

21 Plano piloto e vista aérea de Brasília

22 Urbanismo Muitas outras cidades, como o Rio de Janeiro, foram remodeladas conforme as novas idéias que vigoravam na época. No início do século XX, o Rio passou por grandes mudanças, procurando adaptar a cidade às novas concepções de organização: amplas avenidas, quarteirões mais regulares, prédios modernos. Com este impulso modernizador, muito material de nossa história se perdeu.

23 Avenida Presidente Vargas em 1942

24 Abertura da Avenida Rio Branco

25 Avenida Rio Branco

26 Demolição do Morro do Castelo

27 Arquitetura colonial Voltando ao período colonial, temos a arquitetura da época dividida em três funções básicas: Arquitetura civil Arquitetura militar Arquitetura religiosa Veremos algumas características de cada tipo de arquitetura.

28 Arquitetura colonial ARQUITETURA CIVIL Abrange as construções destinadas à moradia, ao comércio e à parte administrativa das cidades. As casas populares, em geral, eram bastante simples um andar, portas e janelas retangulares, paredes caiadas de branco. A técnica de construção mais usada era a da taipa de pilão.

29 Técnica da Taipa de Pilão

30 Igreja matriz de Pirenópolis-MG

31 As moradias apresentavam fachada simples, definida por linhas retas, sem ornamentação e eram caiadas de branco.

32 Casario colonial de Ouro Preto e de Tiradentes - MG

33 Parati - RJ

34 Arquitetura colonial ARQUITETURA CIVIL Havia também as moradias mais sofisticadas, onde materiais mais resistentes (em geral madeira, pedras) eram empregados. São exemplos as casas das fazendas coloniais.

35

36 Arquitetura colonial ARQUITETURA CIVIL Ao longo do período colonial, as construções foram se transformando, adaptando-se ao gosto típico de cada época. Assim, notamos uma tendência para as formas mais curvas e a presença de mais elementos decorativos nas fachadas das casas colonais, com o passar do tempo. Contudo, esta transformação será ainda mais visível nas igrejas (arquitetura religiosa).

37

38 Arquitetura colonial ARQUITETURA MILITAR Refere-se aos fortes e fortalezas, destinados à defesa das cidades. Como a maioria dos ataques estrangeiros acontecia pelo mar, os fortes localizam-se ao longo do litoral brasileiro.

39 Fortaleza de Santa Cruz Niterói

40 Forte da Urca - RJ

41 Forte dos Reis Magos - Natal

42 Arquitetura colonial ARQUITETURA MILITAR Caracteriza-se pelo uso de materiais resistentes, como pedras, e apresenta uma forma de construção mais elaborada que a dos outros dois tipos. Tanto materiais (pedras numeradas) quanto a mãode-obra especializada costumavam vir de Portugal para o Brasil, para executar estas construções.

43 Interior do forte dos Reis Magos

44 Arquitetura colonial ARQUITETURA RELIGIOSA Abrange as igrejas e demais construções ligadas ao exercício da religião católica. É a forma arquitetônica onde percebemos com maior clareza a transformação do gosto, dos estilos ao longo do tempo: partindo da influência clássica para o Barroco.

45

46 Arquitetura colonial ARQUITETURA RELIGIOSA A fachada de uma igreja geralmente apresenta estes elementos:

47 Arquitetura colonial À medida em que o Barroco se fortalece, notamos uma tendência cada vez maior aos frontões curvilíneos, às janelas e portadas arredondadas e à fachada repleta de elementos decorativos: relevos, nichos com esculturas, pilastras decoradas, etc.

48

A Redução de São Miguel Arcanjo

A Redução de São Miguel Arcanjo 1 Leia o texto a seguir, observe a imagem e responda às questões. A Redução de São Miguel Arcanjo A Redução de São Miguel Arcanjo foi fundada em 1632 na região do Tape. Porém, devido aos ataques de paulistas

Leia mais

Direitos Autorais. Fotografia de igrejas

Direitos Autorais. Fotografia de igrejas Fotografia de igrejas Fotografar igrejas é como fotografar qualquer monumento e as igrejas católicas não são apenas um espaço de culto a Deus, mas também a história deste país. Sua arquitetura é bem variada,

Leia mais

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES

A ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO Curso: Técnico em Edificações Disciplina: ICCC I Introdução à Construção Civil I Professora:

Leia mais

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO ARQUITETURA E ARTE DO SAGRADO ARTE SACRA NO ESPIRITO SANTO bens móveis integrados: uma perspectiva histórica e estética Attilio Colnago

Leia mais

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ART NOUVEAU Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Como a arte desse período gira em torno da religião cristã, basicamente teremos como Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo

Leia mais

Aula 12 PATRIMÔNIO DE PEDRA E CAL: A ARQUITETURA. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima

Aula 12 PATRIMÔNIO DE PEDRA E CAL: A ARQUITETURA. Verônica Maria Meneses Nunes Luís Eduardo Pina Lima Aula 12 PATRIMÔNIO DE PEDRA E CAL: A ARQUITETURA META Demonstrar a ação preservacionista voltada para arquitetura. OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno deverá: identificar as principais características

Leia mais

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS.

Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. Profa. Dra. Deusa Maria R. Boaventura. Projeto 1 A FORMA DA CIDADE E OS SEUS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS. 1. DIMENSÕES ESPACIAIS NA MORFOLOGIA URBANA. 1.1. A forma urbana: A noção de forma aplica-se a conjuntos

Leia mais

A Arquitetura. As matrizes fazem parte da primeira fase da arquitetura mineira, com construções de adobe

A Arquitetura. As matrizes fazem parte da primeira fase da arquitetura mineira, com construções de adobe A Arquitetura Primeira fase Segunda fase Terceira fase Bibliografia Igreja de São Francisco em Ouro Preto Igreja de São Francisco em São João Del Rey Igreja Nossa Senhora do Carmo em Sabará O surto construtivo

Leia mais

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas

Módulo 3-3. A produção cultural A arte em Portugal: o gótico-manuelino e a afirmação das novas tendências renascentistas - Espanha: plateresco como as peças dos ourives de prata - folhagens fantasiosas - medalhões - arabescos - Gótico-manuelino - Portugal: Manuelino (rei D. Manuel) definição, pág. 80 - Arte heterogénea -

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA

HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA HISTÓRIA DA ARTE PERÍODO DA IDADE MÉDIA Contexto histórico O período da Idade Média é marcado pela difusão do cristianismo Se inicia após a divisão do Império romano em duas partes: Ocidente, com capital

Leia mais

Características gerais

Características gerais Introdução Início no século XVII, na Itália A Europa passava pela Contrarreforma Rompeu com o equilíbrio entre arte e ciência ideal do Renascimento Buscou conciliar, em um mesmo plano, forças antagônicas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO Nº 13 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo - CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da

Leia mais

RIF. Ensaio Fotográfico

RIF. Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico RIF Ensaio Fotográfico Ouro Preto: arquitetura e religiosidade 1 Carlos Alberto de Souza 2 Neste registro fotográfico, procura-se retratar a arquitetura e religiosidade de Ouro Preto,

Leia mais

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Barroco Barroco Profª Adalgiza

aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaaa aaa Barroco Barroco Profª Adalgiza aaa Barroco Origem em Roma no final do século XVI; Disseminado por toda a Europa e, através dos colonizadores espanhóis e portugueses, pelas Américas; Pouco influente nos países protestantes. Suas características

Leia mais

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.

Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio. Capítulo 14. A arte no Barroco Europeu. 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p. Estudo dirigido artes Milton Gomes Segundo ano Ensino Médio Capítulo 14 A arte no Barroco Europeu 01 Como foi criado o termo Barroco? R. na p.141 02 No livro, encontramos duas explicações para o surgimento

Leia mais

Pesquisa de doutorado pela fauusp recebe importante prêmio nacional

Pesquisa de doutorado pela fauusp recebe importante prêmio nacional Pesquisa de doutorado pela fauusp recebe importante prêmio nacional prêmio marta rossetti batista reconhece pesquisa que propõe método e abordagem inéditos sobre arquitetura religiosa de ouro preto no

Leia mais

2ª Semana Nacional de Arquivos Exposição Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças

2ª Semana Nacional de Arquivos Exposição Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças 2ª Semana Nacional de Arquivos Exposição Caminhos dos Arquivos: Nossas Histórias, Nossas Heranças Centro Histórico-Cultural Santa Casa Arquivo Geral - Acervo Fotográfico Os documentos fotográficos do Arquivo

Leia mais

FICHA DE INVENTÁRIO. 4.CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICO-ARTÍSTICA Época de construção Século XIX. Síntese Histórica

FICHA DE INVENTÁRIO. 4.CARACTERIZAÇÃO HISTÓRICO-ARTÍSTICA Época de construção Século XIX. Síntese Histórica Local/Endereço- Rua de Quebra Costas, nº1 a 3 Concelho- Distrito- Função Origem Habitação. Função Actual NH(comércio); Habitação (desocupado). Descrição Geral e Pormenores Importantes Trata-se de um prédio

Leia mais

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno

3.4 O Largo da Matriz e seu entorno 3.4 O Largo da Matriz e seu entorno O Largo da Matriz é o primeiro espaço público da cidade, onde foi fundada a povoação no início do século XVII em torno da capela de Sant ana, de acordo com Grinberg

Leia mais

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil

Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Três locais do Centro Av. Mem de Sá, 25; Rua do Teatro, 17; Rua da Carioca, 71-75, Rio de Janeiro, Brasil Esta proposta considera a utilização de três imóveis localizados no coração do Centro Histórico

Leia mais

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas.

PINTURA. Com a técnica do afresco, os murais eram multicoloridos e apresentavam cenas históricas, cotidianas, culturais, cerimoniais e religiosas. Artes ARQUITETURA A arquitetura maia tem caráter cerimonial, o que proporcionou o surgimento de estruturas suntuosas. As grandes plataformas eram feitas de pedras. As paredes, de terra batida e, depois,

Leia mais

O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro

O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro O Barroco Colonial e o Mosteiro de São Bento no Rio de Janeiro Roberto Hofmann, São Bento, Rio de Janeiro, 23 de Junho 2002 O Barroco Colonial Principais intenções dos colonizadores portugueses: Tomar

Leia mais

Conceito de GEOGRAFIA Espaço Geográfico e Paisagem

Conceito de GEOGRAFIA Espaço Geográfico e Paisagem Conceito de GEOGRAFIA Espaço Geográfico e Paisagem A Geografia e o Espaço Geográfico A Geografia estuda os processos responsáveis pela formação das paisagens decorrentes da ação humana. A Geografia também

Leia mais

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO

INFORME ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO PAÇO MUNICIPAL Localizado à Praça Pedro de Alcântara Magalhães, o prédio que hoje é ocupado como Paço Municipal, foi construído com a finalidade de servir como cadeia e fórum públicos. Sua história confunde

Leia mais

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino

ARTE MEDIEVAL. Estilo Bizantino ARTE MEDIEVAL Durante a Idade Média (século V ao XV), a arte europeia foi marcada por uma forte influência da Igreja Católica. Esta atuava nos aspectos sociais, econômicos, políticos, religiosos e culturais

Leia mais

A CIDADE DE BRUXELAS SÉC.XV-XVI

A CIDADE DE BRUXELAS SÉC.XV-XVI UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA CENTRO REGIONAL DAS BEIRAS CURSO DE ARQUITECTURA A CIDADE DE BRUXELAS SÉC.XV-XVI Trabalho realizado por Pedro Nuno Afonso Dias Vieira, Para a disciplina de Urbanismo I:

Leia mais

DESENHAR A PARTIR DA RUA

DESENHAR A PARTIR DA RUA DESENHAR A PARTIR DA RUA uma conversa com Ton Schaap, urbanista A RUA E O PLINTH PRECISAM UM DO OUTRO Como humanos, nos focamos em encontrar outras pessoas, para o quê precisamos da esfera pública urbana.

Leia mais

Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva ( ) habitava num andar do inovador edifício

Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva ( ) habitava num andar do inovador edifício Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva (1869-1947) habitava num andar do inovador edifício plurifuncional (comércio, escritórios e habitação) que projectara

Leia mais

Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva ( ) habitava num andar do inovador edifício

Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva ( ) habitava num andar do inovador edifício FMS_notebookG.indd 1 FMS_notebookG.indd 2 Casa-Atelier Casa-Laboratório Casa-Mãe No início do século XX José Marques da Silva (1869-1947) habitava num andar do inovador edifício plurifuncional (comércio,

Leia mais

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO 24 a 27 de outubro de 2016 Vitória/ES

IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO 24 a 27 de outubro de 2016 Vitória/ES IV SEMINÁRIO IGREJA E BENS CULTURAIS EVANGELIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO 24 a 27 de outubro de 2016 Vitória/ES ALBA COLA DE TASSIS MACHADO LICENCIATURA EM DESENHO E PLÁSTICA UFES ARQUITETURA E URBANISMO UNIVIX

Leia mais

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil

EDIFÍCIO MOTTA ( ) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA (2010-2012) Campina Grande, Paraíba, Brasil EDIFÍCIO MOTTA, Campina Grande-PB (2010-2012) 1. A cidade de Campina Grande, interior do Estado da Paraíba, possui um Centro Histórico com características

Leia mais

ARQUITETURA PÓS MODERNA

ARQUITETURA PÓS MODERNA UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA F A C U L D A D E D E E N G E N H A R I A DEPARTAMENTO DE ARQUITETURA E URBANISMO E n g e n h a r i a C i v i l Disciplina: Fundamentos da Arquitetura Profª. Raquel

Leia mais

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP

Barroco Mineiro. Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Barroco Mineiro Prof. Percival Tirapeli, Instituto de Artes da UNESP Mapa da Estrada Real, por onde escoava o ouro encontrado pelos bandeirantes paulistas em 1692. O Caminho Velho iniciava NO Rio de Janeiro

Leia mais

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como

Com a tomada de Roma pelos povos bárbaros, em 476, inicia-se a Idade Média. A arte da Idade Média tem suas raízes na época conhecida como ARTE ROMÂNICA Nome dado ao estilo artístico vigente na Europa entre os séculos XI e XIII, durante o período da história da arte conhecido como românico. Visto principalmente nas igrejas católicas construídas

Leia mais

ENGENHARIA BARROCA ICCC1. André Vieira, Alexsandro S. Nunes, Matheus Rafael. Verônica Freitas

ENGENHARIA BARROCA ICCC1. André Vieira, Alexsandro S. Nunes, Matheus Rafael. Verônica Freitas ENGENHARIA BARROCA ICCC1 Verônica Freitas André Vieira, Alexsandro S. Nunes, Matheus Rafael Introdução : No final do século XVI surgiu na Itália uma nova expressão artística, que se contrapunha ao maneirismo

Leia mais

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX

ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX ARTE BRASILEIRA DO SÉCULO XIX Pintura Brasileira século XIX Assim como a arquitetura, a pintura irá assimilar as mudanças sociais e políticas. Criaram-se neste período, no Brasil, empresas de mineração,

Leia mais

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES

THEATRO BERNARDO GUIMARÃES THEATRO BERNARDO GUIMARÃES Localizado na Avenida Dr. Américo Luz, n.º 143, está o Theatro Bernardo Guimarães que foi construído no final do século passado, por volta de 1.890, data aproximada, uma vez

Leia mais

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P.

BARROCO BRASIL. Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO "INCÊNDIO EM MARES DE ÁGUA DISFARÇADO! RIO DE NEVE EM FOGO CONVERTIDO!" (GREGÓRIO DE MATOS) BRASIL Disciplina: História da Arte PROFª:DANIELLI P. BARROCO NO BRASIL O Barroco no Brasil teve início

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem mais deter os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

Arquitetura Românica

Arquitetura Românica Arquitetura Românica O Surgimento do Românico A Europa atravessava uma fase difícil, invasões diversas em todas as direções, os exércitos reais não conseguem deter mais os invasores. (Árabes, Normandos),

Leia mais

Thais Brandão Redatora Skype:

Thais Brandão Redatora   Skype: A arquitetura sacra de São Paulo Para quem gosta de arquitetura, cultura e história, visitar as Igrejas de São Paulo é um excelente passeio, há construções belíssimas por toda cidade. Hoje falarei de algumas,

Leia mais

Largos, Chafarizes e Pontes

Largos, Chafarizes e Pontes 78 Guia Ouro Preto Largo da Alegria (Praça Silviano Brandão) Rua Teixeira Amaral - Centro. Largo de Coimbra Largo de Coimbra (São Francisco de Assis) Largos, Chafarizes e Pontes Largo que existe entre

Leia mais

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também:

Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Além das visitas do primeiro do roteiro Ouro Preto [1 dia], sugerimos conhecer também: Próximo à Praça Tiradentes, ao lado do Museu da Inconfidência, estão a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu

Leia mais

Curso: Arquitetura e Urbanismo - Profª: Dra. Ana Paula C. Gurgel REVISÃO DA ARQUITETURA DO PERÍODO COLONIAL E DO IMPÉRIO NO BRASIL

Curso: Arquitetura e Urbanismo - Profª: Dra. Ana Paula C. Gurgel REVISÃO DA ARQUITETURA DO PERÍODO COLONIAL E DO IMPÉRIO NO BRASIL Curso: Arquitetura e Urbanismo - Profª: Dra. Ana Paula C. Gurgel REVISÃO DA ARQUITETURA DO PERÍODO COLONIAL E DO IMPÉRIO NO BRASIL Maria Fernanda Derntl Fundações de vilas e cidades no Brasil Plano para

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura. Paisagismo. Profª. Renata Canuto de Pinho

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura. Paisagismo. Profª. Renata Canuto de Pinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA Paisagismo e Floricultura Paisagismo Profª. Renata Canuto de Pinho Introdução Hoje é um ramo em franca expansão devido a expansão do setor imobiliário. O ramo de jardinagem

Leia mais

PLANIFICAÇÕES 6º Ano

PLANIFICAÇÕES 6º Ano 2017-2018 PLANIFICAÇÕES 6º Ano Outubro 2017 PORTUGUÊS Unidade 0 - Porta aberta. Diagnose Unidade 1 - Notícias frescas. Textos não literários Unidade 2 - Nas asas de um conto. Textos de tradição popular

Leia mais

EMENTA. Estudo da arquitetura e da cidade nos séculos XVI, XVII e XVIII na Europa com particular atenção a Portugal e no Brasil.

EMENTA. Estudo da arquitetura e da cidade nos séculos XVI, XVII e XVIII na Europa com particular atenção a Portugal e no Brasil. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS PUC-GOIÁS ESCOLA DE ARTES E ARQUITETURA Curso de Arquitetura e Urbanismo PLANO DE ENSINO 2016/1 PLANO DE CURSO Ramo: Teoria e História da Arquitetura e Urbanismo

Leia mais

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora

Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Universidade Estadual da Paraíba UEPB Campina Grande, PB Bolsistas: Jéssika Míirlla Farias de Sousa Liberato Epitacio de Sousa da Silva Professora Coordenadora: Josandra Araújo Barreto de Melo Professor

Leia mais

História da. Arquitetura no Brasil Império

História da. Arquitetura no Brasil Império História da Arquitetura no Brasil Império PROF. DR. GERALDO ANTONIO GOMES ALMEIDA Arquitetura Fatos importantes Apresentação Brasil Colônia (1500-1822) Império (1822-1889) República (1889-presente) I.

Leia mais

SEMINÁRIO DE POLÍTICA URBANA 2015 PENSAR A CIDADE

SEMINÁRIO DE POLÍTICA URBANA 2015 PENSAR A CIDADE SEMINÁRIO DE POLÍTICA URBANA 2015 PENSAR A CIDADE CAU/GO AS ATIVIDADES DE COMÉRCIO E SERVIÇOS E AS PAISAGENS URBANAS PRODUZIDAS Heliana Comin Vargas Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP hcvargas@usp.br

Leia mais

O Barroco no Brasil. Capitulo 11

O Barroco no Brasil. Capitulo 11 O Barroco no Brasil Capitulo 11 O Barroco no Brasil se desenvolveu do século XVIII ao início do século XIX, época em que na Europa esse estilo já havia sido abandonado. Um só Brasil, vários Barrocos O

Leia mais

FICHA DE INVENTÁRIO. 1.IDENTIFICAÇÃO Designação- Imóvel Local/Endereço- Beco da Carqueja, nº2 Freguesia- Almedina Concelho- Coimbra Distrito- Coimbra

FICHA DE INVENTÁRIO. 1.IDENTIFICAÇÃO Designação- Imóvel Local/Endereço- Beco da Carqueja, nº2 Freguesia- Almedina Concelho- Coimbra Distrito- Coimbra .IDENTIFICAÇÃO Local/Endereço- Beco da Carqueja, nº2 Concelho- Distrito- Função Actual NH(desocupado); Habitação. Descrição Geral e Pormenores Importantes Trata-se de um prédio urbano, com 4 Pisos, em

Leia mais

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: TÉCNICAS RETROSPECTIVAS CÓDIGO: TAU079 CLASSIFICAÇÃO: Obrigatória PRÉ-REQUISITO: CARGA HORÁRIA: TEÓRICA: 45 horas PROFESSOR: Marco Antônio

Leia mais

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015

RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 RESOLUÇÃO 07 / CONPRESP / 2015 O Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo CONPRESP, no uso de suas atribuições legais e nos termos da Lei n

Leia mais

SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e

SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e SEMINÁRIO DA DISCIPLINA ESTÁGIO SUPERVISIONADO IAU_USP Prefeitura Municipal de Araraquara Secretaria da Cultura Coordenadoria Executiva de Acervos e Patrimônio Histórico Juliana Oliveira_8503221 Levantamento

Leia mais

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo

Resolução da Questão 1 Texto Definitivo Questão Redija um texto dissertativo, abordando as relações entre a arquitetura e as seguintes áreas de conhecimento: escultura; desenho industrial; engenharias; cenografia. Resolução da Questão Texto

Leia mais

A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional

A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional A Promoção do Brasil como destino de Turismo Cultural no Mercado Internacional 2º Encontro Brasileiro das Cidades Históricas Turísticas e Patrimônio Mundial São Luís, 24 a 27/02/2016 A EMBRATUR Missão

Leia mais

Outra designação: Santuário dos Remédios

Outra designação: Santuário dos Remédios Identificação do Monumento: Santuário da Nossa Senhora dos Remédios Outra designação: Santuário dos Remédios Localização: Santuário de Nossa Senhora dos Remédios 5100-025 Lamego, Lamego, Portugal Data:

Leia mais

O maior assombro da nossa história é a unidade nacional Tristão de Ataíde.

O maior assombro da nossa história é a unidade nacional Tristão de Ataíde. 9_ EVOLUÇÃO DO SISTEMA DEFENSIVO Fortalezas, cidades e altos muros, Por eles vereis, filha, edificados. (Os Lusíadas, C II, 156) Portugal pode e deve orgulhar-se de haver possuído um dos maiores conjuntos

Leia mais

BELO HORIZONTE, A CAPITAL DA INOVAÇÃO

BELO HORIZONTE, A CAPITAL DA INOVAÇÃO BELO HORIZONTE, A CAPITAL DA INOVAÇÃO Belo Horizonte, capital do Estado de Minas Gerais é considerada a 6ª maior cidade do Brasil. Com clima agradável durante todo o ano, a cidade é famosa por suas áreas

Leia mais

O que já li sobre a Idade Média, tanto quanto as excelentes aulas de História que tive na universidade, avivam-se, quando passeio por algumas urbes

O que já li sobre a Idade Média, tanto quanto as excelentes aulas de História que tive na universidade, avivam-se, quando passeio por algumas urbes A TOSCANA DE MUITAS TORRES O que já li sobre a Idade Média, tanto quanto as excelentes aulas de História que tive na universidade, avivam-se, quando passeio por algumas urbes italianas e francesas. Elas

Leia mais

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO - ANÁLISE CULTURAL - Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa

GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO - ANÁLISE CULTURAL - Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa GEODIVERSIDADE NO PATRIMÔNIO CONSTRUÍDO - ANÁLISE CULTURAL - Antonio Liccardo Universidade Estadual de Ponta Grossa Premissas O uso de materiais geológicos revela a história da sociedade em relação ao

Leia mais

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG.

TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. TÍTULO: GRUPO DE TRABALHO HISTÓRIA, PATRIMÔNIO E PRESERVAÇÃO : A ELABORAÇÃO DE PESQUISAS PARA A COMPREENSÃO DA ARQUITETURA DE MONTES CLAROS/MG. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA:

Leia mais

P R O G R A M A Ç Ã O

P R O G R A M A Ç Ã O P R O G R A M A Ç Ã O Realização M e n s a g e m Prezado Colega, Estamos programando para os 16 e 17 de agosto de 2019, um charmoso Encontro Cientifico, na histórica cidade de Diamantina/MG. Alexandre

Leia mais

Panorama das Ações. Abril 2017

Panorama das Ações. Abril 2017 PAC Cidades Históricas Panorama das Ações Abril 2017 São Luís-MA O PAC Cidades Históricas como Programa de Governo Investimento total de R$ 1,6 bi em 424 Ações contempladas Abrange 44 cidades de 20 estados

Leia mais

Observação Tipográfica: Centro Histórico de Porto Alegre

Observação Tipográfica: Centro Histórico de Porto Alegre Observação Tipográfica: Centro Histórico de Porto Alegre NESTA EDIÇÃO PICHAÇÃO TIPOGRAFIA 4 Cinzelados 15 Modular ACIDENTAL 5 Serifados 16 Góticos 8 Mecanizados 17 Caligráficos 10 Lineares 20 Tipografia

Leia mais

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 Profª. Ana Paula de O. Zimmermann Curso de Arquitetura e Urbanismo Escola de Artes e Arquitetura Pontificia Universidade Católica de Goiás

Leia mais

Planejamento Urbano. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira

Planejamento Urbano. Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Planejamento Urbano Prof. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveira Definindo alguns conceitos que, pelo menos em parte, se sobrepõem: 1. Cidade e Município; cidade e campo 2. Planejamento urbano e planejamento

Leia mais

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS EM BELO HORIZONTE http://www.soubh.com.br/pontos-turisticos/ https://www.guiabh.com.br/turismo PASSEIOS E PACOTES TURÍSTICOS (BELO HORIZONTE E REGIÃO) TOURS REGULARES - PREÇOS ESPECIAIS

Leia mais

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco

HISTÓRIA DA ARTE. Arte gótica Renascimento Barroco HISTÓRIA DA ARTE Arte gótica Renascimento Barroco ARTE GÓTICA O Gótico foi notadamente a expressão artística mais importante do final da Idade Média. Seu auge ocorre na Baixa Idade Média. Sua importância

Leia mais

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL

ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL ANEXO FOTOGRÁFICO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL FOTO 01 Palacete em ruínas, conhecida como Vila Charquetti. UTM: 675.284 me X 7.252.158 mn. FOTO 02 Detalhe da ornamentação na fachada principal. UTM:

Leia mais

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes

ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes ARTE GÓTICA Inicialmente, o estilo gótico era aplicado exclusivamente na construção de edifícios religiosos. As características mais importantes desse estilo são os arcos visíveis da estrutura da abóbada;

Leia mais

Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. São João del Rei/MG.

Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. São João del Rei/MG. Vista geral com a ponte do Rosário, ponte em estilo romano com três arcos atribuída a Francisco de Lima Cerqueira. Sobrado em estilo colonial. Catedral de N. S. do Pilar, início do século XVIII, construção

Leia mais

Praça da Liberdade: Uma história de Arquitectura e Urbanismo no Porto

Praça da Liberdade: Uma história de Arquitectura e Urbanismo no Porto Rafael Santos Silva Praça da Liberdade: 1700-1932 Uma história de Arquitectura e Urbanismo no Porto Volume ll Faculdade de Letras da Universidade do Porto Índice Introdução 3 1. Cartografia 4 2. Arquitecturas

Leia mais

A ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA RESIDENCIAL, OFICIAL, RELIGIOSA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2

A ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA RESIDENCIAL, OFICIAL, RELIGIOSA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 A ARQUITETURA COLONIAL BRASILEIRA RESIDENCIAL, OFICIAL, RELIGIOSA TEORIA, HISTÓRIA E CRÍTICA DA ARQUITETURA E DO URBANISMO II TH 2 ARQUITETURA COLONIAL OFICIAL E ENGENHO OS ENGENHOS ARQUITETURA RURAL Os

Leia mais

Civilização Cicládica Civilização Minóica ou Cretense Civilização Micênica

Civilização Cicládica Civilização Minóica ou Cretense Civilização Micênica A Arte Egéia ou Arte do Mar Egeu está associada às culturas que floresceram no mar Egeu antes do aparecimento dos Gregos por volta do 3000 A.C. e que foram principalmente três: Civilização Cicládica Civilização

Leia mais

A cartografia do período colonial brasileiro e a Igreja Católica

A cartografia do período colonial brasileiro e a Igreja Católica A cartografia do período colonial brasileiro e a Igreja Católica Ana de Lourdes Ribeiro da Costa Professora Adjunta da Faculdade de Arquitetura da UFBA Esta representação marcada pelo elemento religioso

Leia mais

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA

ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA Prof. André Silva É FÁCIL DEFINIR O QUE É UMA CIDADE? 8º Ano Geografia ÁREAS DE FIXAÇÃO HUMANA DEMOGRÁFICO Tem em conta o número de habitantes ou a densidade populacional de um território. FUNCIONAL Tem

Leia mais

INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08

INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08 INTERVENÇÃO EM RUÍNA - LAPA, RJ. 01/08 O projeto consiste em uma proposta de intervenção em uma ruína específica, situada no bairro da Lapa, esquina da Rua dos Inválidos com a Rua Riachuelo, lote onde

Leia mais

Processo Indicativo para o Patrimônio Mundial PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DO BRASIL

Processo Indicativo para o Patrimônio Mundial PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DO BRASIL PATRIMÔNIO NATURAL E CULTURAL DO BRASIL http://whc.unesco.org/en/statesparties/br EVOLUÇÃO DO SISTEMA DEFENSIVO Fortalezas, cidades e altos muros, Por eles vereis, filha, edificados. (Os Lusíadas, C II,

Leia mais

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172

ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre e 172 ARTE ROMANA Arquitetura, Escultura e Pintura III Trimestre - 171 e 172 Professora: Caroline Bonilha Componente Curricular: Artes A arte romana se destacou no período que foi do século VIII a.c. ao século

Leia mais

PAISAGISMO. Antonio Castelnou

PAISAGISMO. Antonio Castelnou PAISAGISMO Antonio Castelnou CASTELNOU Introdução Por PAISAGEM (do latim pagus = território rural; pelo fr. paysage) pode-se entender tudo aquilo que se vê ou que nossa visão alcança; objeto de nossa percepção,

Leia mais

Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil. José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ

Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil. José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ Histórico da Preservação do Patrimônio no Brasil José La Pastina Filho Professor da UFPr e Superintendente do IPHAN/PARANÁ 1 Século XVIII 1742: Carta de D. André de Mello e Castro, Vice Rei do Brasil ao

Leia mais

Teoria e História do Urbanismo 1. Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch

Teoria e História do Urbanismo 1. Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch Teoria e História do Urbanismo 1 Profa. Noemi Yolan Nagy Fritsch Primórdios de Roma Às margens do território etrusco forma-se a cidade de Roma, que não é uma capital escolhida, mas nasce da ampliação de

Leia mais

Casas antigas contam a história de Paranaguá numa viagem pelo turismo arquitetônico

Casas antigas contam a história de Paranaguá numa viagem pelo turismo arquitetônico Casas antigas contam a história de Paranaguá numa viagem pelo turismo arquitetônico Conhecida como cidade portuária do litoral do Paraná, Paranaguá é também o abrigo de um dos mais ricos acervos do patrimônio

Leia mais

A diversidade de estilos arquitetônicos e alvenarias em São João del- Rei/MG Brasil

A diversidade de estilos arquitetônicos e alvenarias em São João del- Rei/MG Brasil A diversidade de estilos arquitetônicos e alvenarias em São João del- Rei/MG Brasil Lívia Ferreira Martins Integrante do Projeto Resgate dos Sistemas Construtivos do Patrimônio de São João del-rei. Arquiteta

Leia mais

INQUÉRITO À UTILIZAÇÃO DE OBRAS CONCLUÍDAS (Q4)

INQUÉRITO À UTILIZAÇÃO DE OBRAS CONCLUÍDAS (Q4) INSTRUMENTO DE NOTAÇÃO DO SISTEMA ESTATÍSTICO NACIONAL (LEI Nº 22/2008 DE 13 DE MAIO) DE RESPOSTA CONFIDENCIAL E OBRIGATÓRIA, REGISTADO NO INE SOB O Nº 10118 VÁLIDO ATÉ 2015/03/31 Contactos para resposta

Leia mais

A Arte da Arquitetura no Brasil Colônia: materialidades e modelos artísticos.

A Arte da Arquitetura no Brasil Colônia: materialidades e modelos artísticos. Ementa de Curso/Linha: HCA Período: 2012.1 Disciplina: História e Crítica da Arte nos séculos XVI ao XVIII - I Código: BAC 764(M) e BAC 810(D) Nome do Curso: A Arte da Arquitetura no Brasil Colônia: materialidades

Leia mais

REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE UM

REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE UM Jornadas de REabilitação e COnservação 2018 REABILITAÇÃO E RECONSTRUÇÃO DE UM QUARTEIRÃO NA AVENIDA DA LIBERDADE - LISBOA David Gama JSJ Structural Engineering Lisbon - Portugal dgama@jsj.pt João Almeida

Leia mais

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO

TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO TEORIA e história da Preservação DA A r q u i t e t u r a e do URBANISMO Viollet-le-Duc ANTECEDENTES: frança A palavra e o assunto são modernos. Restaurar um edifício não é mantê-lo, repará-lo ou

Leia mais

PENA PARQUE E PALÁCIO

PENA PARQUE E PALÁCIO PARQUE E PALÁCIO PENA O Palácio da Pena ergue-se no ponto mais alto da serra de Sintra, de onde se desfruta uma paisagem sublime sobre as colinas circundantes e sobre o Oceano Atlântico. O Palácio foi

Leia mais

SUPORTE TEÓRICO O PROBLEMA DA HABITAÇÃO 06/04/2016 ORIGENS DA QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA

SUPORTE TEÓRICO O PROBLEMA DA HABITAÇÃO 06/04/2016 ORIGENS DA QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA Universidade Federal de Juiz de Fora Faculdade de Arquitetura e Urbanismo DPHT ORIGENS DA QUESTÃO HABITACIONAL BRASILEIRA Prof. Dra. Luciane Tasca SUPORTE TEÓRICO A questão habitacional é um dos temas

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja da Falperra. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja)

Identificação do Monumento: Igreja da Falperra. Data: Tipologia do monumento: Arquitectura religiosa (igreja) Identificação do Monumento: Igreja da Falperra Outra designação: Santuário da Falperra; Igreja de Santa Maria Madalena da Falperra Localização: Santuário de Santa Maria Madalena Falperra Freguesia de Longos

Leia mais

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano

DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano DISCIPLINA DE ARTE OBJETIVOS: 1 Ano Desenvolver e explorar as percepções manuais, artísticas e de ludicidade, desenvolvendo ainda as habilidades motoras e intelectuais. Estimular os sentidos e a sensibilidade

Leia mais

São José dos Pinhais DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019

São José dos Pinhais DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA. Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 São José dos Pinhais Categoria Cidades Publicado em 07/03/2019 DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MAIS QUALIDADE DE VIDA Localizada estrategicamente, São José dos Pinhais é cortada por três rodovias, que ligam

Leia mais

Departamento Operacional

Departamento Operacional CIT_2/2016 - Procedimento concursal para constituição de relação de emprego na modalidade de contrato individual de trabalho por tempo indeterminado, para preenchimento de dois postos de trabalho correspondente

Leia mais

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno

3.3 O Largo do Carmo e seu entorno 3.3 O Largo do Carmo e seu entorno O Largo do Carmo, como ainda é conhecido o espaço público na frente das igrejas da Ordem Primeira e Terceira do Carmo, e ao lado do Teatro Vasques. Seu entorno conserva

Leia mais

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES

TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO INSTRUTORA: ELISÂNGELA NEVES UC5 - PRESTAR INFORMAÇÕES TURÍSTICAS NO CONTEXTO LOCAL E REGIONAL. ARQUITETURA E ARQUITETURA NA MESOPOTÂMIA E SUA INFLUENCIA NO RN Prof. Elisângela

Leia mais

A Criação de Espaços Particulares. Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos

A Criação de Espaços Particulares. Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos A Criação de Espaços Particulares dos jardins aos espaços condominiais Paisagem, Lotes e Tecidos Urbanos Sílvio Soares MACEDO PAISAGISMO BRASILEIRO (São Paulo, 2012) EDUSP e EDUNICAMP A paisagem das cidades

Leia mais