Aconselhamento genético para o estudo do câncer de mama e ovário hereditário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aconselhamento genético para o estudo do câncer de mama e ovário hereditário"

Transcrição

1 Aconselhamento genético para o estudo do câncer de mama e ovário hereditário

2 Quando devemos suspeitar que um câncer pode ser hereditário? O câncer é uma doença muito frequente. É fácil que em uma família algum de seus membros tenha ou tenha tido um tumor. Atualmente se estima que entre 5% e 10% de todos os cânceres são hereditários. Falamos de câncer hereditário quando uma pessoa nasce com um gene alterado, que pode transmitir aos seus filhos, e que é o causador do surgimento de câncer nessa família. O mais importante para suspeitar que existe um componente hereditário no desenvolvimento de um câncer são os antecedentes familiares. Por isso, devem ser avaliados: o número de casos de câncer na família, as idades em que surgiram e as características e tipos de tumores desenvolvidos. A análise destes fatores permitirá que seu médico faça o diagnóstico de câncer hereditário e defina se é apropriado realizar testes genéticos. Diante da suspeita de um Câncer de Mama e Ovário Hereditário qual será o estudo genético recomendado? O estudo dos genes BRCA1 e BRCA2, que apresentam uma alta suscetibilidade para o desenvolvimento do câncer de mama e ovário hereditário, é o principal passo. Os genes BRCA1 e BRCA2 são responsáveis pela produção de proteínas que levam seu mesmo nome e que participam na reparação do material genético ou DNA das células de um organismo, garantindo sua estabilidade. Quando há uma mutação, a proteína BRCA1 ou BRCA2 deixa de ser produzida ou não funciona corretamente, de forma que o dano no DNA não pode ser corrigido adequadamente. Como consequência, estas células têm mais probabilidades de acumular erros em um ou vários genes, favorecendo o desenvolvimento de um câncer. Existem testes genéticos para detectar as mutações dos genes BRCA1 e BRCA2? Sim. Estes genes se alteram devido a mutações ou a grandes reordenamentos. A NIMGenetics oferece uma solução global que combina inovadoras tecnologias de diagnóstico genético de uma forma sequencial para detectar os dois tipos de alterações. OncoNIM Seq BRCA1/2 utilizando tecnologia de sequenciamento massivo para a análise dos genes BRCA1 e BRCA2, no qual permite detectar mutações. Se o resultado do OncoNIM Seq for negativo,

3 o teste genético a ser aplicado seria o OncoNIM Câncer Familiar, um array-cgh, criado pela NIMGenetics, que detecta a presença de deleções ou duplicações nos genes BRCA1 e BRCA2: Estes estudos são realizados utilizando o DNA obtido de uma amostra de sangue e os resultados estão disponíveis em um prazo de 45 dias úteis (*). Quem deve fazer os testes genéticos? Sempre que possível deverá ser estudado primeiro um membro da família que tenha câncer. Se for encontrada uma mutação patogênica no gene BRCA1 ou no gene BRCA2 neste paciente, então se recomendará que outros membros da família façam uma consulta de aconselhamento genético para saber mais sobre seus possíveis riscos e desta maneira avaliar se a realizaçao de testes genéticos que determinam seu estado de portador seriam apropiados. A exceção seriam aqueles indivíduos que podem não conhecer seus antecedentes familiares e que apresentam tumores cujas características sugerem que possa se tratar de uma mutação patogênica nos genes BRCA1 ou BRCA2. Quais são os riscos, inconvenientes, benefícios e limitações da realização destes testes genéticos? Os riscos médicos diretos dos testes genéticos são mínimos e são unicamente os decorrentes da obtenção da amostra de sangue. Atualmente, considera-se que o maior inconveniente advém das dificuldades emocionais que podem implicar o processo de diagnóstico, já que os pacientes, às vezes, sofrem ansiedade, depressão ou sensação de culpa quando conhecem os resultados. No entanto, conhecer os resultados dos testes tem vantagens evidentes como a realização de um acompanhamento adequado para cada membro da família em função dos resultados, tomando medidas de diagnóstico precoce e de prevenção, se for o caso. A limitação fundamental destes estudos genéticos é que os resultados indicam uma probabilidade e não uma certeza de desenvolver câncer. (*) O tempo de resposta para o sequenciamento completo do BRCA1 e BRCA2 é de 25 dias úteis. Se for realizado o estudo do OncoNIM Câncer Familiar serão acrescentados 20 dias úteis.

4 Que tipos de resultados podem ser obtidos do estudo genético do BRCA1 e BRCA2? Estes estudos podem proporcionar vários resultados possíveis: negativo, de significado incerto ou positivo. Um resultado NEGATIVO indica que não foram identificadas mutações ou reordenamentos nos genes BRCA1 e BRCA2. Este resultado NÃO descarta um componente hereditário de predisposição ao desenvolvimento do câncer de mama e/ou ovário, porque há mutações em outros genes que foram associadas a um risco maior de desenvolver estes tumores e também porque não se conhecem todos os genes associados a esta patologia (referências 1-3). No entanto, em praticamente metade das famílias com casos múltiplos de câncer de mama e em até 90% das famílias que apresentam tanto câncer de mama como de ovário, suas doenças são causadas por mutações patogênicas nos genes BRCA1 ou BRCA2. Quando se encontra uma mudança que anteriormente não tinha sido associada com câncer, o resultado do teste pode ser descrito como DE SIGNIFICADO INCERTO (o que é mencionado com frequência como uma variante genética de significado incerto ), porque não se sabe se essa variação gênica afeta ou não o risco de uma pessoa a desenvolver um câncer. Um resultado negativo ou de significado incerto deverá ser avaliado no contexto dos antecedentes familiares por um médico, para determinar o risco de desenvolver câncer e orientar, se for o caso, sobre as medidas preventivas necessárias para enfrentar esse aumento de risco. O que significa um resultado POSITIVO no estudo dos genes BRCA1 ou BRCA2? INDICA que uma pessoa herdou uma mutação patogênica ou deletéria conhecida no gene BRCA1 ou no gene BRCA2 e que, portanto, tem um risco maior de desenvolver o câncer de mama ou ovário. O fato de herdar esta alteração não significa ter herdado o câncer, mas que tem maior probabilidade de desenvolvê-lo. É importante levar em conta que as características particulares de cada paciente podem fazer que seu risco seja maior ou menor que os riscos médios. Estas características incluem seus antecedentes familiares, as mutações específicas herdadas e outros fatores de risco, como seus antecedentes de reprodução. No entanto, nenhum destes outros fatores é tão forte como o fato de ser portador de uma mutação patogênica no BRCA1 ou no BRCA2.

5 Ao contrário de muitos outros exames médicos, os testes genéticos podem revelar informações não só sobre a pessoa que se submete a estes testes, mas também sobre seus familiares. Sendo assim, uma mutação patogênica em BRCA1 ou em BRCA2 pode ser herdada da mãe ou do pai. Cada filho de um progenitor portador de uma mutação em um destes genes tem uma possibilidade de 50% de herdar esta alteração genética. Risco acumulado de desenvolver câncer de mama ou ovário aos 70 anos de idade em portadores de mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 e na população em geral. População Geral Portadores de mutações no BRCA1 Portadores de mutações no BRCA2 Além disso, as mutações patogênicas dos genes BRCA aumentam o risco de vários cânceres além do câncer de mama e de ovário (referências 8-12) % 45-47% 39% 12% 11-17% 1,4% Câncer de mama Gráfico extraído das Ref. 4-7 Câncer de ovário Gráfico adaptado a partir dos dados do National Cancer Institute: PDQ Genetics of Breast and Gynecologic Cancers. Bethesda, MD: National Cancer Institute. Última modificação 04/03/2015.

6 BIBLIOGRAFIA CIENTÍFICA 1. Easton DF. Breast Cancer Research 1999; 1(1): Campeau PM, et al. Human Genetics 2008; 124(1): Walsh T, et al. JAMA 2006; 295(12): Pal T, et al Cancer 2005; 104(12): Antoniou A, et al. American Journal of Human Genetics 2003; 72(5): Chen S, et al. Journal of Clinical Oncology 2007; 25(11): Howlader N, et al. (eds.). (2013) SEER Cancer Statistics Review, Bethesda, MD: National Cancer Institute. Retrieved June 24, Brose MS, et al. Journal of the National Cancer Institute 2002; 94(18): Finch A, et al. JAMA 2006; 296(2): Tai YC, et al. Journal of the National Cancer Institute 2007; 99(23): Levy-Lahad E, et al. British Journal of Cancer 2007; 96(1): Ferrone CR, et al. Journal of Clinical Oncology 2009; 27(3): GLOSSÁRIO DE TERMOS GENÉTICOS DNA (Ácido desoxirribonucleico): É a molécula portadora da informação genética que possibilita sua transmissão de uma geração à seguinte. Está formada, entre outros elementos, por uma cadeia de nucleotídeos ou pares de bases cuja sucessão ordenada forma a sequência de DNA. DELEÇÃO: Alteração genética que consiste na perda de um fragmento de DNA. Seu tamanho é variável, podendo-se perder apenas uma pequena parte de um gene ou afetar a um ou mais genes. DUPLICAÇÃO: Alteração genética que consiste no ganho de um fragmento de DNA. Seu tamanho é variável, podendo-se ganhar apenas uma pequena parte de um gene ou afetar a um ou mais genes. GENE: Um gene é a menor unidade de informação de nossas células. Consiste num segmento de DNA que codifica uma proteína específica ou um segmento de uma proteína (ou uma molécula de RNA) com determinadas características ou funções.

7 GRANDES REORDENAMENTOS: Perdas ou ganhos de fragmentos de um gene, o que causa uma perda ou alteração da função deste gene. MICROARRAY de CGH: Plataforma sobre a qual é realizada a técnica de hibridação genômica comparada. Esta tecnologia é utilizada para identificar, em uma amostra, a presença de perdas e/ou ganhos de fragmentos de DNA. A detecção é realizada após a comparação do DNA marcado com fluorescência de uma amostra problema com uma amostra normal. imprescindíveis para o crescimento do organismo e realizam uma enorme quantidade de funções diferentes, entre as quais está controlar a integridade do DNA. SEQUENCIAMENTO MASSIVO: Leitura feita em paralelo da sequência de nucleotídeos de centenas ou milhares de fragmentos de DNA. MUTAÇÃO: Qualquer alteração da sequência normal de um gene pode ser patogênica ou não patogênica. PORTADORES: Indivíduos que apresentam uma mutação de um gene. Clinicamente, podem não estar afetados por esta alteração genética. PROTEÍNA: São moléculas formadas por aminoácidos que desempenham um papel fundamental para a vida. São

8 MADRID Parque Científico de Madrid Faraday, 7 (Campus de Cantoblanco) Madrid Tel M BRASIL Rua Elvira Ferraz, nº250, Cj Itaim - São Paulo, SP. CEP: Tel

Estudo do câncer de mama e ovário hereditário. Uma abordagem integral do diagnóstico genético do câncer de mama e ovário

Estudo do câncer de mama e ovário hereditário. Uma abordagem integral do diagnóstico genético do câncer de mama e ovário Estudo do câncer de mama e ovário hereditário Uma abordagem integral do diagnóstico genético do câncer de mama e ovário OncoNIM Seq BRCA1/BRCA2 e OncoNIM Câncer Familiar são duas ferramentas para o diagnóstico

Leia mais

Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno

Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno Software de resultados BGI com marca CE (Conformidade Europeia) para a trissomia 21 Detecta as trissomias fetais dos cromossomos 21, 18 e 13 Informa

Leia mais

premium Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno

premium Teste de Triagem Pré-natal Não Invasivo em sangue materno Software de resultados BGI com marca CE (Conformidade Europeia) para a trissomia 21 Detecta as trissomias fetais dos cromossomos 21, 18 e 13 Informa sobre as trissomias fetais 9, 16 e 22 Informa sobre

Leia mais

Trombo. A inovação da genética para o estudo da trombofilia

Trombo. A inovação da genética para o estudo da trombofilia Trombo A inovação da genética para o estudo da trombofilia Porque TromboNIM O teste genético mais atualizado e amplo do mercado para o estudo da trombofilia hereditária: Análise de 24 variantes genômicas.

Leia mais

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe

Glossário. Formas alternativas de um gene no mesmo locus (posição no cromossoma). Uma pessoa herda um alelo do pai e outro alelo da mãe Glossário aborto espontâneo aconselhamento genético alelos aneuploidia anomalia cromossómica autossómico recessivo BRCA cariótipo caso índice citogeneticista Perda gestacional de um feto não viável antes

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo FOSFATASE ÁCIDA PROSTÁTICA ALTERAÇÕES NO EXAME... 2 FOSFATASE ÁCIDA ALTERAÇÕES NO EXAME... 3 ÁCIDO HIPÚRICO ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 4 GLUCAGON ALTERAÇÕES

Leia mais

Compreenda os seus riscos de desenvolvimento de

Compreenda os seus riscos de desenvolvimento de Compreenda os seus riscos de desenvolvimento de cancro hereditário para Homens e e Mulheres Victoria R. Dado os seus antecedentes familiares, Victoria efetuou um rastreio de cancro hereditário Na fotografia

Leia mais

QUESTIONÁRIO PCOLON TODOS OS DADOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS. ( ) Outros: ( ) Sul da Europa ( ) Oriente Próximo / Oriente Médio ( ) África ( ) Ásia

QUESTIONÁRIO PCOLON TODOS OS DADOS SÃO IMPRESCINDÍVEIS. ( ) Outros: ( ) Sul da Europa ( ) Oriente Próximo / Oriente Médio ( ) África ( ) Ásia COLE AQUI ETIQUETA DB INFORMAÇÕES GERAIS INFORMAÇÃO DA(O) PACIENTE Nome completo: Data de Nasc.: Sexo: Homem Mulher RG: CPF: Telefone: E-mail: INFORMAÇÃO DO MÉDICO/HOSPITAL Nome completo: CRM: Departamento:

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo SEQUENCIAMENTO DE E-CADERINA ALTERAÇÕES NO EXAME... 2 GASOMETRIA VENOSA E ARTERIAL NORMALIZAÇÃO DO RECEBIMENTO... 6 1 ASSUNTO: SEQUENCIAMENTO DE E-CADERINA

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo ESTUDO MOLECULAR DO GENE MSH6 ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 AMINOÁCIDOS ALTERAÇÕES NO EXAME... 5 INTOLERÂNCIA ALIMENTAR,ESTUDO NOVO EXAME... 7 1 ASSUNTO: ESTUDO

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo BRCA1 E BRCA2 - SEQUENCIAMENTO GÊNICO COMPLETO ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 LEPTINA ALTERAÇÕES NO EXAME... 9 VITAMINA D3 - VETERINÁRIO SUSPENSÃO TEMPORÁRIA...

Leia mais

BIOMARKER. Uma abordagem integral ao diagnóstico genético em oncologia

BIOMARKER. Uma abordagem integral ao diagnóstico genético em oncologia Uma abordagem integral ao diagnóstico genético em oncologia Biomarcadores Genéticos e Medicina de Precisão O câncer é uma doença determinada no genoma. Cada tumor é caracterizado por um perfil molecular

Leia mais

Mutações em ESR1 e DNA tumoral circulante

Mutações em ESR1 e DNA tumoral circulante Mutações em ESR1 e DNA tumoral circulante Diagnóstico de resistência ao tratamento endócrino CristianeC. B. A. Nimir cristiane.nimir@idengene.com.br Resistência molecular e heterogeneidade tumoral RESISTÊNCIA

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo ESTUDO MOLECULAR ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA 4 - NOVO EXAME... 2 CGH-ARRAY PARA ANÁLISE DE ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 4 HTLV I E

Leia mais

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo BRCA1 E BRCA2 - SEQUENCIAMENTO GÊNICO COMPLETO - ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 ÍNDICE HOMA NOVO EXAME... 5 1 ASSUNTO: BRCA1 E BRCA2 - SEQUENCIAMENTO GÊNICO

Leia mais

Nome Completo para Faturamento/Emissão de Nota Fiscal

Nome Completo para Faturamento/Emissão de Nota Fiscal Cadastro Financeiro Nome Completo para Faturamento/Emissão de Nota Fiscal CPF / CNPJ RG / Inscrição Estadual Endereço Bairro Município Estado CEP DDD / Telefone DDD / Celular E-mail Nome do Paciente CPF

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo CGH-ARRAY PARA ANÁLISE DE ANOMALIAS CROMOSSÔMICAS INTERNALIZAÇÃO DO EXAME PELO INSTITUTO HERMES PARDINI / ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 ÁCIDO OXÁLICO - OXALATO

Leia mais

A Genética do Câncer

A Genética do Câncer A Genética do Câncer 2 Câncer O câncer é considerado uma doença genética por ser desencadeado por uma série de alterações no DNA da célula Esporádico - alterações de origem somática resultantes da interação

Leia mais

ASSUNTO: PAINEL DE MUTAÇÕES EM CÂNCER DE PULMÃO.

ASSUNTO: PAINEL DE MUTAÇÕES EM CÂNCER DE PULMÃO. ASSUNTO: PAINEL DE MUTAÇÕES EM CÂNCER DE PULMÃO. Prezados clientes, Seguindo a tendência mundial de ampliar os serviços de medicina diagnóstica e preventiva, o Hermes Pardini lança para seus clientes do

Leia mais

Genética e Saúde - Genética na Escola. Depois de aproximadamente 150 anos dos revolucionários experimentos

Genética e Saúde - Genética na Escola. Depois de aproximadamente 150 anos dos revolucionários experimentos Genética e Saúde - Genética na Escola Depois de aproximadamente 150 anos dos revolucionários experimentos de Mendel, a genética alcança sua fase molecular com toda força, tornando um desafio para os professores

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO ESPECIALISTA DE LABORATÓRIO EDITAL IB ATAD

CONCURSO PÚBLICO ESPECIALISTA DE LABORATÓRIO EDITAL IB ATAD CONCURSO PÚBLICO ESPECIALISTA DE LABORATÓRIO EDITAL IB ATAD 24-2012 1ª Prova: Múltipla Escolha Data: 05-09-2012 INSTRUÇÕES PARA FAZER A PROVA: 1) COLOCAR NOME EM TODAS AS PÁGINAS 2) ESCREVER DE FORMA LEGÍVEL

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo VÁRIOS EXAMES - IGE ESPECÍFICO ALTERAÇÃO DE... 2 ESTUDO MOLECULAR SÍNDROME EHLERS-DANLOS TIPO IV ALTERAÇÕES NO EXAME... 5 1 ASSUNTO: VÁRIOS EXAMES - IGE

Leia mais

Créditos. Introdução. Sumário. Agradecimento. Introdução. Análise de Expressão Gênica. Tecnologia de Microarray

Créditos. Introdução. Sumário. Agradecimento. Introdução. Análise de Expressão Gênica. Tecnologia de Microarray Créditos Biológicos: Expressão Gênica Estagiário PAE: Pablo Andretta Jaskowiak Professor: Ricardo J. G. B. Campello Partes destes slides são baseadas em materiais de Ivan Gesteira Costa Filho http://www.cin.ufpe.br/~igcf/

Leia mais

2 Contexto Biológico Genômica

2 Contexto Biológico Genômica 15 2 Contexto Biológico Neste capítulo abordaremos o contexto biológico para o entendimento deste trabalho. Serão abordados os aspectos gerais da genômica, expostos os processos do sequenciamento genético

Leia mais

Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade

Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade MUTAÇÃO Conceito: qualquer modificação súbita e hereditária no conjunto gênico de um organismo, que não é explicada pela recombinação da variabilidade genética pré-existente. Organismo mutante: é aquele

Leia mais

OBJETIVOS. a) Padronizar os testes genéticos para as principais síndromes de câncer hereditário e desenvolver novas metodologias diagnósticas.

OBJETIVOS. a) Padronizar os testes genéticos para as principais síndromes de câncer hereditário e desenvolver novas metodologias diagnósticas. OBJETIVOS Objetivo principal: Estabelecer uma rede de laboratórios de suporte à Sub-rede de Aconselhamento Genético em Oncogenética, composta por laboratórios de genética e biologia molecular de instituições

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo ÁCIDO 5 HIDROXI INDOLACETICO ALTERAÇÃO DE LAYOUT...2 ÁCIDO HOMOVANILICO ALTERAÇÃO DE LAYOUT...3 ESTUDO GENÉTICO DE LHON ALTERAÇÃO DE LAYOUT...4 NEUROFIBROMATOSE

Leia mais

A PREVENÇÃO faz a diferença

A PREVENÇÃO faz a diferença Cancro da Mama Mama Saudável O cancro da mama é o cancro mais frequente na mulher e, em muitos países, é ainda a sua principal causa de morte. Na população em geral, uma em cada dez mulheres virá a ter

Leia mais

Hereditariedade dominante

Hereditariedade dominante 12 Hereditariedade dominante Revisão do texto e tradução de Jorge Sequeiros Agosto 2008 Modificado a partir de folhetos produzidos pelo Guy s and St Thomas Hospital, London; e o London IDEAS Genetic Knowledge

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo MUTAÇÃO FAMILIAR CONHECIDA NO GENE MLH1 - MLH1MF ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 BENZENO ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 4 BRCA2 - MUTAÇÃO FAMILIAR ALTERAÇÃO DE LAYOUT...

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo BIOMARCADORES NA DOENÇA DE ALZHEIMER ALTERAÇÃO DE INFORMAÇÕES DO HELP... 2 SEQUENCIAMENTO DISTROFIA MUSCULAR DUCHENNE ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 6 VÁRIOS

Leia mais

Autismo: testes genéticos valem a pena?

Autismo: testes genéticos valem a pena? 1 Autismo: testes genéticos valem a pena? Texto preparado por: Ana Cristina Girardi, Angela May Suzuki, Claudia Costa, Eduarda Morgana Montenegro, Elisa Varella Branco, Debora Bertola, Maria Rita Passos-Bueno.

Leia mais

Prevenção e Tratamento

Prevenção e Tratamento Outubro mês do cancro da mama 1 - A PREVENÇÃO FAZ A DIFERENÇA Mama Saudável O cancro da mama é o cancro mais frequente na mulher e, em muitos países, é ainda a sua principal causa de morte. Na população

Leia mais

Aconselhamento genético em Oncologia

Aconselhamento genético em Oncologia Aconselhamento genético em Oncologia Prof. Doutor Manuel Teixeira Director do Serviço de Genética e do Centro de Investigação do IPO-Porto Prof. Catedrático Convidado do ICBAS-UP http://publicationslist.org/manuel.r.teixeira

Leia mais

Fundamentos de Biologia

Fundamentos de Biologia Fundamentos de Biologia Introdução à Biologia Prof. Dr. Antonio Donizetti G. de Souza Questão inicial: O que é Vida? 1. Organização 2. Informação 3. Energia e Matéria 4. Interações 5. Evolução Estudo da

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2009 Altera a Lei nº 11.664, de 29 de abril de 2008, para incluir a pesquisa de biomarcadores entre as ações destinadas à detecção precoce das neoplasias malignas de mama

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo ESTUDO MOLECULAR DO GENE MSH2 HNPCC ALTERAÇÃO DE... 2 SÍNDROME DE DELEÇÕES SUBMICROSCOPICAS ALTERAÇÃO DE... 5 BRCA1 E BRCA2 INDICAÇÃO PARA JUDEUS ASHKENAZI

Leia mais

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença.

O câncer de mama não tem uma causa única. Diversos fatores estão relacionados ao aumento do risco de desenvolver a doença. CÂNCER DE MAMA O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Também acomete homens,

Leia mais

PAINEL GENÉTICO DE PREDISPOSIÇÃO PARA CANCRO. A prevenção está nas suas mãos

PAINEL GENÉTICO DE PREDISPOSIÇÃO PARA CANCRO. A prevenção está nas suas mãos PAINEL GENÉTICO DE PREDISPOSIÇÃO PARA CANCRO A prevenção está nas suas mãos O QUE É O CANCRO E QUAIS AS SUAS CAUSAS O cancro é uma doença genética causada por certas mutações, que ocorrem no ADN das células,

Leia mais

SOBRE MIM... Graduação em nutrição em 2010 pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO

SOBRE MIM... Graduação em nutrição em 2010 pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO SOBRE MIM... Graduação em nutrição em 2010 pela UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE UNICENTRO Pós graduada em Nutrição Clínica Funcional Unicsul/VP em 2014 Aluna de Mestrado na Universidade Federal de

Leia mais

Câncer cerebral e aconselhamento genético. Fernanda Teresa de Lima 2017

Câncer cerebral e aconselhamento genético. Fernanda Teresa de Lima 2017 Câncer cerebral e aconselhamento genético Fernanda Teresa de Lima 2017 Câncer cerebral Investigação Tratamento Localização Malignidade Sintomas Cirurgia Padrão de Crescimento Controle Radioterapia Quimioterapia

Leia mais

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Hereditariedade e Diversidade da Vida Mutações e alterações cromossômicas Prof. Daniele Duó - As mutações são espontâneas e podem ser silenciosas, em alguns casos, podem ainda ser letais, ou ainda

Leia mais

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA

TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA TÉCNICAS DE ESTUDO EM PATOLOGIA Augusto Schneider Carlos Castilho de Barros Faculdade de Nutrição Universidade Federal de Pelotas TÉCNICAS Citologia Histologia Imunohistoquímica/imunofluorescência Biologia

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo HEMOGLOBINA GLICADA (HBA1C) ALTERAÇÃO DE LAYOUT.... 2 ESTUDO MOLECULAR DO GENE MSH6 ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 3 IGE ESPECÍFICO PARA ÁCIDO BENZOICO C703 ALTERAÇÃO

Leia mais

Rastreio genético de doenças hereditárias

Rastreio genético de doenças hereditárias Rastreio genético de doenças hereditárias para Homens e Mulheres Kerry B. e David A. Recorreram ao Foresight Carrier Screen Pais de uma menina de 1 ano Se está grávida ou a pensar engravidar pode descobrir

Leia mais

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética

Prof. Marcelo Langer. Curso de Biologia. Aula 26 Genética Prof. Marcelo Langer Curso de Biologia Aula 26 Genética MATERIAL GENÉTICO A primeira atividade é a de orientação do DNA para formar a proteína, que será responsável pela característica genética. DNA é

Leia mais

Paixão Schlatter, João Carlos Prolla, Patricia Ashton Prolla

Paixão Schlatter, João Carlos Prolla, Patricia Ashton Prolla Implementação de protocolo de rastreamento imunohistoquímico de tumores para identificação de predisposição hereditária ao câncer no Sistema Único de Saúde Patrícia Koehler Santos, Silvia Liliana Cossio,

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo NEUROFIBROMATOSE TIPO 1 (NF1) SEQUENCIAMENTO ALTERAÇÃO DE LAYOUT...2 LEISHMANIA PCR QUANTITATIVA - VETERINÁRIO ALTERAÇÃO DE LAYOUT...5 1 ASSUNTO: NEUROFIBROMATOSE

Leia mais

Retrovírus Felinos. Fernando Finoketti

Retrovírus Felinos. Fernando Finoketti Retrovírus Felinos Fernando Finoketti Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil Maio de 2014 Retrovírus - Características Capsídeo icosaédrico. Possuem envelope. Genoma composto de duas moléculas idênticas

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo CADASIL,SEQUENCIAMENTO DOS EXONS 3 E 4-GENE NOTCH3 ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 HERPESVÍRUS SIMPLES I E II IgM ALTERAÇÃO DE VOLUME... 5 PREGNENOLONA ALTERAÇÃO

Leia mais

SEQUENCIAMENTO DE GENOMAS TUMORAIS

SEQUENCIAMENTO DE GENOMAS TUMORAIS SEQUENCIAMENTO DE GENOMAS TUMORAIS INTRODUÇÃO Década de 70: Maxam Gilbert e Sanger Década de 80; Sequenciadores automáticos Aplicações: Biologia, Ecologia, Medicina, Genômica e Biotecnologia Capítulo:

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º. ALUNO(a):

GOIÂNIA, / / PROFESSOR: FreD. DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º. ALUNO(a): GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: FreD DISCIPLINA: Biologia SÉRIE: 1º ALUNO(a): Recuperação 1º Semestre No Anhanguera você é + Enem O trabalho deve ser entregue em folha de papel almaço. Com capa e organizado.

Leia mais

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo PAINEL NGS CÂNCER DE MAMA 2 ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 1 ASSUNTO: PAINEL NGS CÂNCER DE MAMA 2 ALTERAÇÃO DE LAYOUT Prezados clientes, Comunicamos a alteração

Leia mais

Febre recorrente relacionada com NLRP12

Febre recorrente relacionada com NLRP12 www.printo.it/pediatric-rheumatology/pt/intro Febre recorrente relacionada com NLRP12 Versão de 2016 1. O QUE É A FEBRE RECORRENTE RELACIONADA COM NLRP12 1.1 O que é? A febre recorrente relacionada com

Leia mais

Controle da Expressão Gênica em Eucariotes

Controle da Expressão Gênica em Eucariotes Controle da Expressão Gênica em Eucariotes 1 2 3 Transcrição: Expressão/Ativação do gene Processamento Pós-transcrição: Remoção de introns/poliadenilação, Caping, Transporte Degradação mrna: Estabilidade

Leia mais

Importância dos. em Ginecologia Ramon Andrade R2 Prof. Dr. Maurício Magalhães - Orientador

Importância dos. em Ginecologia Ramon Andrade R2 Prof. Dr. Maurício Magalhães - Orientador Importância dos marcadores tumorais em Ginecologia Ramon Andrade R2 Prof. Dr. Maurício Magalhães - Orientador Definição Macromoléculas (principalmente proteínas) Origem Gênese tumoral Resposta do organismo

Leia mais

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO

CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO CÂNCER PREVINIR É O MELHOR REMÉDIO Drª Cléria Santiago de Ávila O QUE É O CÂNCER? Câncer é o nome dado a doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que se dividem rapidamente são agressivas

Leia mais

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO

DESVENDANDO O GENOMA HUMANO 2º EM Biologia Professor João DESVENDANDO O GENOMA HUMANO Um breve histórico da Genética Hereditariedade (1865); Localização dos genes nos cromossomos (1911); É proposta a molécula helicoidal de DNA (1953);

Leia mais

2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras

2 vertical: 5 letras, plural. 1 vertical: 11 letras 1 vertical: 11 letras São organismos originados da alteração molecular do DNA. 2 vertical: 5 letras, plural Fatores que condicionam as características genéticas de um organismo, sendo um proveniente do

Leia mais

TRANSCRIÇÕES GÊNICAS. BIOLOGIA Keffn Arantes

TRANSCRIÇÕES GÊNICAS. BIOLOGIA Keffn Arantes TRANSCRIÇÕES GÊNICAS BIOLOGIA Keffn Arantes Tipos de RNA RNA mensageiro (RNAm) A formação do RNAm chama-se transcrição e é semelhante à replicação do DNA. Tipos de RNA RNA transportador (RNAt) Também chamado

Leia mais

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes

Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes Disciplina: Biologia Humana Profa. Me. Vivian C. Langiano Ácidos nucleicos (DNA e RNA) e os genes De Robertis, E. Bases da Biologia Celular e Molecular. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 4 ed. 2006. cap

Leia mais

Além disso, colocamos à sua disposição as nossas consultas de Neurogenética e Genética Médica.

Além disso, colocamos à sua disposição as nossas consultas de Neurogenética e Genética Médica. Nos últimos 20 anos, o conhecimento das bases genéticas de doenças neurológicas desenvolveu-se de uma forma vertiginosa devido, fundamentalmente, ao avanço das tecnologias de genotipagem. Hoje em dia,

Leia mais

Unidade 2 PATRIMÓNIO GENÉTICO

Unidade 2 PATRIMÓNIO GENÉTICO Unidade 2 PATRIMÓNIO GENÉTICO Como explicar a transmissão das características à descendência? Carácter cor da semente; Característica semente lisa ou rugosa. F 1 100% sementes lisas;logo, esta característica

Leia mais

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA

Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Estudo Dirigido Sequenciamento de DNA Professores Dra. Daniela Alves Silvestre OBJETIVOS Compreender a partir do estudo da técnica de sequenciamento do DNA através da utilização de didesoxinucleotídeos,

Leia mais

número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS

número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS número 25- julho/2016 RELATÓRIO PARA A SOCIEDADE informações sobre recomendações de incorporação de medicamentos e outras tecnologias no SUS RADIOTERAPIA INTRAOPERATÓRIA PARA O TRATAMENTO DE ESTÁDIOS INICIAIS

Leia mais

Plano da Intervenção

Plano da Intervenção Plano de Intervenção Jogo da Evolução Jessica Queretti Pereira Plano da Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO Evolução é o processo pelo qual todas as formas de vida se modificam ao longo das gerações. Pode ser

Leia mais

Módulo 1: Citogenética, Genética Molecular e Epigenética: atualização de conceitos básicos

Módulo 1: Citogenética, Genética Molecular e Epigenética: atualização de conceitos básicos O I Curso de Pós-Graduação e Actualização em Genética Laboratorial" organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos é composto por 3 módulo, o primeiro dos quais iniciar-se-á no mês

Leia mais

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena

DNA: Replicação e Transcrição. Professora: MSc Monyke Lucena EXTRA, EXTRA Se a mãe for (DD) e o pai (D), nenhum dos descendentes será daltónico nem portador. Se a mãe (DD) e o pai for (d), nenhum dos descendentes será daltônico, porém as filhas serão portadoras

Leia mais

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula.

a) do DNAmt, transmitido ao longo da linhagem materna, pois, em cada célula humana, há várias cópias dessa molécula. 01 - (ENEM) Uma vítima de acidente de carro foi encontrada carbonizada devido a uma explosão. Indícios, como certos adereços de metal usados pela vítima, sugerem que a mesma seja filha de um determinado

Leia mais

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi

Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALIDADE DO GENOMA HUMANO Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi Fenótipo = GENÓTIPO + Ambiente O que é o genoma? Projetos Genoma Genoma: sequencia de DNA de todos os cromossomos

Leia mais

DEFICIÊNCIA DE ALFA1 ANTITRIPSINA

DEFICIÊNCIA DE ALFA1 ANTITRIPSINA DEFICIÊNCIA DE ALFA1 ANTITRIPSINA 1. A situação 2. O que é a Alfa1 3. Como se herda 4. O diagnóstico 5. O tratamento 6. Doentes Alfa 7. A associação A situação A Deficiência de alfa1 antitripsina (Alfa1)

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo HELICOBACTER PYLORI, ANTICORPO IgM - ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 DIHIDROTESTOSTERONA ALTERAÇÃO DE MARCAÇÃO... 3 LEPTINA ALTERAÇÃO DE MARCAÇÃO... 4 CHLAMYDIA

Leia mais

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos

Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Número de genes versus número de proteínas em eucariotos Bioquímica II SQM0416 Júlia Assirati Tomie Kuriyama Victória Montenegro de Campos Resumo Introdução Características do genoma humano Como foram

Leia mais

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem.

genética molecular genética clássica DNA RNA polipeptídio GENÉTICA Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. GENÉTICA clássica molecular DNA RNA polipeptídio Exercícios 1. Julgue os itens que se seguem. 01. As cadeias de RNA mensageiros são formadas por enzimas que complementam a sequência de bases de um segmento

Leia mais

Você sabe a condição BRCAm de todas as suas pacientes com câncer de ovário?

Você sabe a condição BRCAm de todas as suas pacientes com câncer de ovário? 786205442-002 BRCA_Interactive_Self_Detail_v0.9 Você sabe a condição BRCAm de todas as suas pacientes com câncer de ovário? Client AZ Product BRCA Date 12/01/15 Operator HB Client-Proof 0 Int-Proof 5 AW

Leia mais

GETH REUNIÃO CIENTÍFICA. Erika Maria Monteiro Santos

GETH REUNIÃO CIENTÍFICA. Erika Maria Monteiro Santos GETH REUNIÃO CIENTÍFICA Erika Maria Monteiro Santos COMUNICAÇÃO DO RISCO DE CÂNCER E ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE REDUÇÃO DE RISCO Caso Clinico 03/09/2015 Probanda LP, 30 anos. Comparece ao Aconselhamento

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA A OBTENÇÃO, PREPARO E ENVIO DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS PARA O DIAGNÓSTICO GENÉTICO

PROCEDIMENTOS PARA A OBTENÇÃO, PREPARO E ENVIO DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS PARA O DIAGNÓSTICO GENÉTICO PROCEDIMENTOS PARA A OBTENÇÃO, PREPARO E ENVIO DE AMOSTRAS BIOLÓGICAS PARA O DIAGNÓSTICO GENÉTICO Antes da btençã da amstra preencher Term de Cnsentiment Infrmad. Este dcument deve ser lid, em cnjunt,

Leia mais

Análises moleculares - DNA

Análises moleculares - DNA Análises moleculares - DNA Como o mapeamento genético contribui para a genética médica? A caracterização de um gene e suas mutações aumenta a compreensão da doença Aplicações: -Desenvolvimento de diagnóstico

Leia mais

Introdução à Bioquímica

Introdução à Bioquímica Introdução à Bioquímica Nucleotídeos e Ácidos Nucléicos Dra. Fernanda Canduri Laboratório de Sistemas BioMoleculares. Departamento de Física.. UNESP São José do Rio Preto - SP. Genoma! O genoma de um organismo

Leia mais

NOME: DATA: / / 2010

NOME: DATA: / / 2010 D E P A R T A M E N T O D E G E N É T I C A E B I O L O G I A E V O L U T I V A C O N C U R S O P Ú B L I C O - E D I T A L I B - A T A D - 2 9-2 0 1 0 M É D I C O 1 NOME: DATA: / / 2010 1. Assinale a(s)

Leia mais

Validação e implementação do diagnóstico molecular em cancro coloretal hereditário (CCRH) por sequenciação de nova geração

Validação e implementação do diagnóstico molecular em cancro coloretal hereditário (CCRH) por sequenciação de nova geração Validação e implementação do diagnóstico molecular em cancro coloretal hereditário (CCRH) por sequenciação de nova geração João Gonçalves joao.goncalves@insa.min-saude.pt Unidade de Genética Molecular

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down)

IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Aplicações: IMPORTÂNCIA DA GENÉTICA PARA ÁREA DA SAÚDE: Diagnóstico clínico: alteração no número ou estrutura dos cromossomos (síndrome de Down) Mapeamento genético e identificação: mapeamento de genes

Leia mais

Sinais de alerta na prática clínica critérios de orientação de que o seu paciente pode ter uma condição genética

Sinais de alerta na prática clínica critérios de orientação de que o seu paciente pode ter uma condição genética Sinais de alerta na prática clínica critérios de orientação de que o seu paciente pode ter uma condição genética Sinais de alerta na prática clínica Um ou mais SINAIS DE ALERTA indicam a presença de risco

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DO GENOMA HUMANO. Departamento de Genética. Nilce M. Martinez Rossi

ORGANIZAÇÃO DO GENOMA HUMANO. Departamento de Genética. Nilce M. Martinez Rossi ORGANIZAÇÃO DO GENOMA HUMANO Departamento de Genética Nilce M. Martinez Rossi Fenótipo = GENÓTIPO + AMBIENTE O que é o genoma? Projetos Genoma Genoma: sequencia de DNA de todos os cromossomos nuclear e

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL 1ª série Ens. Médio 1. A figura a seguir refere-se à hereditariedade: a) EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO AGOSTO BIOLOGIA RECUP. PARCIAL b) Explique de que forma a molécula de DNA atua no fenômeno da

Leia mais

Notícias científicas sobre a Doença de Huntington. Em linguagem simples. Escrito por cientistas. Para toda a comunidade Huntington.

Notícias científicas sobre a Doença de Huntington. Em linguagem simples. Escrito por cientistas. Para toda a comunidade Huntington. Notícias científicas sobre a Doença de Huntington. Em linguagem simples. Escrito por cientistas. Para toda a comunidade Huntington. Glossário AAV Um virus que pode ser usado para fazer chegar a terapia

Leia mais

DISTROFIA MUSCULAR ALUNOS: ALAIDE CRISTINA, EMANUELA SANTANA, LAURA ELISA E YASMIN MARTINS

DISTROFIA MUSCULAR ALUNOS: ALAIDE CRISTINA, EMANUELA SANTANA, LAURA ELISA E YASMIN MARTINS PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSORA: VALERIA BERNADETE LEITE QUIXABEIRA DISTROFIA MUSCULAR ALUNOS: ALAIDE CRISTINA,

Leia mais

Dados Moleculares x Morfológicos

Dados Moleculares x Morfológicos Evolução Molecular Dados Moleculares x Morfológicos Hereditários Descrição não ambígua Mais fácil estabelecer homologia Permite comparações de espécies distantes Abundantes Fatores ambientais Diferenças

Leia mais

NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÔMICA

NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÔMICA NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÔMICA NAS DOENÇAS DE INTERESSE NUTRICIONAL José Francisco Diogo da Silva Junior Mestrando CMANS/UECE Nutrigenética e Nutrigenômica Nutrigenética e Nutrigenômica Genômica nutricional

Leia mais

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio

EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS. Professor Fláudio EVOLUÇÃO: IDÉIAS E EVIDÊNCIAS Professor Fláudio EVIDÊNCIAS DE EVOLUÇÃO EVOLUÇÃO conjunto de processos que levam a modificações nos seres vivos ao longo do tempo, podendo dar origem a novas espécies Entender

Leia mais

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas

Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas Sorológicas UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE FITOTECNIA E FITOSSANITARISMO AF 073- Biotecnologia Vegetal Técnicas Moleculares: PCR, Sequenciamento e Southern Blot Técnicas

Leia mais

8/9/2010. O que é? É a técnica de citogenética molecular

8/9/2010. O que é? É a técnica de citogenética molecular FISH Hibridização in situ por Fluorescência Sibele Borsuk sibele@ufpel.tche.br FISH O que é? É a técnica de citogenética molecular Utiliza sondas de DNA marcadas com fluorescência para detectar anomalias

Leia mais

Bases Genéticas da Síntese e da Diversidade dos Anticorpos

Bases Genéticas da Síntese e da Diversidade dos Anticorpos UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS E VETERINÁRIAS FCAV CAMPUS DE JABOTICABAL Bases Genéticas da Síntese e da Diversidade dos Anticorpos Bióloga Mariana Monezi Borzi Mestre

Leia mais

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI

Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Sumário ANEXO I COMUNICADO HERMES PARDINI Conteúdo NEUROPATIA HEREDITÁRIA SENSÍVEL A COMPRESSÃO ALTERAÇÃO DE LAYOUT... 2 SURDEZ CONGÊNITA - MUTAÇÃO 167T ALTERAÇÕES NO EXAME... 5 TRICÍCLICOS - ANTIDEPRESSIVOS

Leia mais

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo

Genética Molecular. Tema 1: Genética Molecular. Prof. Leandro Parussolo Instituto Federal de Santa Catarina Câmpus Florianópolis Unidade Curricular: Biologia I Tema 1: Genética Molecular Genética Molecular Prof. Leandro Parussolo leandro.parussolo@ifsc.edu.br Genética Estuda

Leia mais

seleção natural. A seleção natural atua sobre a variabilidade selecionando os mais aptos.

seleção natural. A seleção natural atua sobre a variabilidade selecionando os mais aptos. Mutação gênica, recombinação gênica e seleção natural. Variabilidade genética A seleção natural atua sobre a variabilidade selecionando os mais aptos. Nas diversas populações de uma mesma espécie, os indivíduos

Leia mais