Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal"

Transcrição

1 Coordenação do em Ciência Animal em Ciência Animal Disciplinas (em ordem alfabética) CA906 - ATUALIZAÇÃO EM PESQUISA CIENTÍFICA Carga Horária: 30 Créditos: 2 A disciplina possibilita que o pós-graduando integre créditos em atividades complementares à sua pesquisa, envolvendo a sua participação e/ou divulgação de seus trabalhos científicos em simpósios, congressos, workshops, com carga horária registrada. CA800 - AVALIAÇÃO GENÉTICA ANIMAL Estudo de estimadores e preditores lienares para a avaliação genética animal. CA705 - BASES PATOLÓGICAS DAS DOENÇAS Mecanismos das doenças ao nível bioquímico e morfológico, com atualização conceitual; alterações degenerativas, vasculares e neoplásicas; aplicação dos recursos de diagnóstico em patologia; abordagem de processos mórbidos de forma experimental; fenômenos patológicos vistos em pesquisas atuais publicadas na literatura indexada.

2 Coordenação do em Ciência Animal CA903 - BIOQUÍMICA Carga Horária: 60 Créditos: 4 Biomoléculas. Estrutura e dinâmica de membranas. Canais e bombas de membrana. Cascatas de transdução de sinais. Estrutura e função das proteínas. Metabolismo de lipídeos. Energia metabólica: geração e armazenamento. Metabolismo dos aminoácidos e ciclo da uréia. Integração e regulação do metabolismo. CA901 - COMPORTAMENTO E BEM-ESTAR ANIMAL Definição de comportamento animal, aplicabilidade, importância na saúde animal, métodos de avaliação e alterações do comportamento. Definição de bemestar animal, etostase, formas de mensuração e de avaliação do bem-estar de animais vertebrados. CA900 - DELINEAMENTOS E ANÁLISE DE EXPERIMENTOS EM CIÊNCIAS AGRÁRIAS Carga Horária: 60 Créditos: 4 Planejamento, execução e interpretação de experimentos na produção animal. Delineamentos mais utilizados nas pesquisas zootécnicas e veterinárias em ciências agrárias. CA703 - ENFERMIDADES INFECCIOSAS DE INTERESSE ECONÔMICO Responsável: Elisabete Takiushi Conceitos avançados de virologia geral, epidemiologia das infecções virais, métodos de diagnóstico virológico, vacinas, principais viroses dos animais domésticos de interesse econômico.

3 Coordenação do em Ciência Animal CA707 - EPIDEMIOLOGIA APLICADA À SANIDADE ANIMAL Medidas de ocorrência das doenças. Epidemiologia das enfermidades transmissíveis. Delineamento de estudos epidemiológicos para definição de estratégias de diagnóstico e prevenção de enfermidades: estudos observacionais e experimentais. Medidas de associação e estudo dos fatores de risco. CA904 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA 1 Disciplina obrigatória para alunos bolsistas. Treinamento em docência, por meio de participação em atividades didáticas das disciplinas de graduação, nas áreas de concentração do Programa. O estudante terá oportunidade de planejar, preparar e lecionar aulas e prestar assistência aos alunos de graduação, sob a supervisão direta do professor da respectiva disciplina. O aluno bolsista deverá cursar estágio em docência em pelo menos um semestre até a conclusão da sua dissertação, podendo ser estágio em docência 1 ou 2. CA905 - ESTÁGIO EM DOCÊNCIA 2 Carga Horária: 30 Créditos: 2 Disciplina obrigatória para alunos bolsistas. Treinamento em docência, por meio de participação em atividades didáticas das disciplinas de graduação, nas áreas de concentração do Programa. O estudante terá oportunidade de planejar, preparar e lecionar aulas e prestar assistência aos alunos de graduação, sob a supervisão direta do professor da respectiva disciplina. O aluno bolsista deverá cursar estágio em docência em pelo menos um semestre até a conclusão da sua dissertação, podendo ser estágio em docência 1 ou 2.

4 Coordenação do em Ciência Animal CA804 - FISIOLOGIA E PROCESSOS METABÓLICOS DA DIGESTÃO Considerações anátomo fisiológicas do sistema digestório de ruminantes e não ruminantes. Controle Nervoso e hormonal do aparelho digestivo. Aspectos da fisiologia da digestão e absorção dos nutrientes; transporte e metabolismo. Aspectos bioquímicos de transporte denutrientes; mecanismo fisiológico da efetiva utilização e passagem dos nutrientes através das membranas da mucosa intestinal. Teoria da regulação do consumo de alimento: ruminantes e não ruminantes. Metabolismo, síntese e oxidação dos nutrientes. CA802 - FORRAGICULTURA E PASTAGENS Caracterização fisiológica, morfológica e estrutural das forrageiras e sua relação com os processos de crescimento e desenvolvimento. Avaliação da produção forrageira, capacidade de suporte das pastagens e ajuste da oferta de forragem. Utilização dos princípios básicos para o estabelecimento do manejo de forrageiras sob pastejo e sua interação com os processos de conservação. CA902 - METODOLOGIA CIENTÍFICA Ciência e conhecimento científico. Investigação metodológica. Processos e técnicas de elaboração do trabalho científico. Pesquisa quantitativa e qualitativa. Etapas da concepção e desenvolvimento de projetos de pesquisa. Delineamento experimental e não experimental. Bases metodológicas para a leitura e interpretação de textos. Bases metodológicas da elaboração de artigos científicos, monografias e seminários.

5 Coordenação do em Ciência Animal CA701 - MÉTODOS LABORATORIAIS APLICADOS ÀS DOENÇAS INFECCIOSAS Carga Horária: 60 (T=30, P=30) A disciplina deverá fornecer aos alunos elementos teóricos e práticos sobre os diferentes métodos laboratoriais aplicados no diagnóstico bacteriológico e virológico das doenças infecciosas dos animais de produção. CA805 - NUTRIÇÃO DE NÃO RUMINANTES Considerações anátomo fisiológicas do sistema digestório de animais não ruminantes. Particularidades do metabolismo dos diversos princípios nutritivos para aves e suínos. Exigências nutricionais. Características nutricionais e utilização dos principais alimentos na alimentação de aves e suínos. Estudo de rações balanceadas e formulação de suplementos minerais e vitamínicos para aves e suínos. Particularidades na alimentação e nutrição de porcas em gestação e lactação e de leitões. Particularidade na alimentação e nutrição de poedeiras comerciais, frangos de corte e matrizes pesadas. Interação entre ambiente e nutrição. Tópicos especiais em nutrição e alimentação de aves e suínos. CA803 - NUTRIÇÃO DE RUMINANTES Classificação de ruminantes. Microbiologia do rúmen. Utilização de carboidratos pelos ruminantes. Utilização de compostos nitrogenados protéicos e não protéicos pelos ruminantes. Lipídeos na nutrição de ruminantes. Principais funções dos minerais no rúmen. Síntese de vitaminas do completo B.

6 Coordenação do em Ciência Animal CA705 - PATÓGENOS MICROBIANOS DE IMPORTÂNCIA EM ALIMENTOS A disciplina fará uma abordagem sobre os principais micro-organismos envolvidos nas Enfermidades Transmitidas por Alimentos em todo o mundo e no Brasil. Serão avaliadas as características dos micro-organismos, sua interação com o ambiente e com os alimentos, os principais alimentos envolvidos em surtos, as características das doenças causadas por eles e os mecanismos de patogenicidade. Serão explorados temas relacionados à prevalência dos patógenos em alimentos industrializados, a distribuição na produção primária de carne bovina, suína e de aves, na cadeia produtiva de leite e derivados, na avaliação de etapas críticas e mecanismos de controle durante o processamento tecnológico de alimentos, comercialização e preparo culinário. CA700 - PATOLOGIA MACROSCÓPICA E MICROSCÓPICA Carga Horária: 60 Realização e descrição das necropsias de rotina; encaminhamento de material para inclusão em parafina; diagnóstico histopatológico; interpretação das alterações macro e microscópicas e sua associação com os sintomas clínicos, os dados dos exames complementares e discussão da literatura referente aos casos analisados. CA702 - PROBLEMAS EM ORNITOPATOLOGIA E SAÚDE PUBLICA A disciplina deverá enfocar as principais enfermidades das aves, abordando além de aspectos relacionados à etiopatogenia, diagnóstico e controle destas, também sua relação com saúde pública, a partir da contaminação de seres humanos, especialmente por meio da ingestão de produtos avícolas e derivados. Serão abordados aspectos gerais sobre a presença de resíduos de diferentes naturezas em produtos avícolas,com potencial prejuízo a seres humanos.

7 Coordenação do em Ciência Animal CA801 - PRODUÇÃO E USO DE FORRAGENS CONSERVADAS Fatores ambientais e culturais afetando o rendimento e a qualidade de forrageiras. Ensilagem. Fenação. Suplementação de dietas baseada em silagem, feno e subproduto da agroindústria. Bioquímica da silagem. CA706 - SANIDADE SUÍNA Por meio de aulas expositivas, discussões de casos clínicos e de artigos científicos são abordados com profundidade tópicos sanitários relevantes da suinocultura, como as doenças do trato respiratório, entérico, gênito-urinário e locomotor; biossegurança, uso prudente de antibiótico, e relação entre microbiota normal e imunidade. CA926 - SEMINÁRIO 1 Caráter: OBRIGATÓRIA Área(s) de Concentração: Produção Animal Saúde Animal Esta disciplina abre espaço de discussão e troca de experiências onde os alunos de pós-graduação poderão apresentar revisão bibliográfica sobre o tema do seu futuro projeto de pesquisa, ao tempo em que também possibilita o treinamento do aluno na apresentação de seminários técnicos-científicos. Os seguintes aspectos da apresentação serão focados: uso da gramática, dinâmica, seqüência, entonação de voz, facilidade de se fazer entender, uso de termos técnicos, motivação despertada, uso dos recursos audiovisuais, qualidade dos recursos audiovisuais, nível técnico, domínio do assunto, habilidade de responder perguntas e enquadramento no tempo determinado.

8 Coordenação do em Ciência Animal CA927 - SEMINÁRIO 2 Caráter: OBRIGATÓRIA Área(s) de Concentração: Produção Animal Saúde Animal Nessa disciplina os alunos deverão realizar uma apresentação sobre um tema livre, porém que não seja objeto da sua pesquisa no programa. Além do domínio do conhecimento sobre o assunto, a disciplina também possibilitará a avaliação do aluno na sua capacidade de expressar seu conhecimento. CA850 - TÓPICOS ESPECIAIS EM PRODUÇÃO ANIMAL Disciplina onde os alunos serão apresentados às principais inovações tecnológicas relacionadas a área de concentração no programa. Na discussão dos temas poderão participar, como docentes convidados, pesquisadores de reconhecido mérito científico nas respectivas áreas do conhecimento. CA750 - TÓPICOS ESPECIAIS EM SAÚDE ANIMAL Disciplina onde os alunos serão apresentados às principais inovações tecnológicas relacionadas a área de concentração no programa. Na discussão dos temas poderão participar, como docentes convidados, pesquisadores de reconhecido mérito científico nas respectivas áreas do conhecimento.

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM

ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM ESPECIALIZAÇÃO EM PRODUÇÃO ANIMAL DISCIPLINAS DE NÚCLEO COMUM - Docência do Ensino Superior 30h A docência no ensino superior. Processo didático e seus elementos. O Planejamento e as possibilidades didáticas

Leia mais

Carga horária Teo./Prat. Código Nome da Disciplina Créditos. DISCIPLINAS DE NIVELAMENTO (Todas as áreas de concentração)

Carga horária Teo./Prat. Código Nome da Disciplina Créditos. DISCIPLINAS DE NIVELAMENTO (Todas as áreas de concentração) ESTRUTURA CURRICULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA DA UFLA - MATRIZ DE 2016 NIVEL: MESTRADO (MS) E DOUTORADO (DS) ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO: PRODUÇÃO E NUTRIÇÃO DE RUMINANTES (PNR) PRODUÇÃO E NUTRIÇÃO

Leia mais

ANEXO I PONTOS PARA A PROVA ESCRITA DE ACORDO COM AS ÁREAS DE ATUAÇÃO 01 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - FORRAGICULTURA E PASTAGENS PARA O MESTRADO

ANEXO I PONTOS PARA A PROVA ESCRITA DE ACORDO COM AS ÁREAS DE ATUAÇÃO 01 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO - FORRAGICULTURA E PASTAGENS PARA O MESTRADO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL ANEXO I PONTOS PARA A PROVA ESCRITA DE ACORDO

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: NUTRIÇÃO E ALIMENTAÇÃO ANIMAL Código da Disciplina: VET214 Curso: Medicina Veterinária Semestre de oferta da disciplina: 5 Faculdade responsável: Faculdade de Medicina

Leia mais

Grade Curricular - Medicina Veterinária

Grade Curricular - Medicina Veterinária Grade Curricular - Medicina Veterinária SEMESTRE 1 0100111 Introdução ao Estudo da Medicina Veterinária I 3 0 3 BIO0225 Genética e Evolução 4 0 4 BMC0115 Biologia Celular, Tecidual I e do Desenvolvimento

Leia mais

Nesta secção você encontrará as instruções para a seleção dos candidatos aos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia (Edital Extra 2013.

Nesta secção você encontrará as instruções para a seleção dos candidatos aos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia (Edital Extra 2013. Nesta secção você encontrará as instruções para a seleção dos candidatos aos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia (Edital Extra 2013.2) Outras informações dirigir-se à Coordenação dos Programas de Pós-Graduação

Leia mais

Medicina Veterinária EV/UFMG

Medicina Veterinária EV/UFMG Ementário Disciplinas Graduação Currículo 2013/1 Medicina Veterinária EV/UFMG Disciplinas Obrigatórias Primeiro Período Profissiografia do Médico Veterinário VET026 Genética e Evolução BIG601 Bioquímica

Leia mais

Nesta secção você encontrará as instruções para a seleção dos candidatos aos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia (Edital Extra 2013.

Nesta secção você encontrará as instruções para a seleção dos candidatos aos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia (Edital Extra 2013. Nesta secção você encontrará as instruções para a seleção dos candidatos aos Programas de Pós-Graduação em Zootecnia (Edital Extra 2013.1) Outras informações dirigir-se à Coordenação Geral dos Programas

Leia mais

METODOLOGIA DA PESQUISA E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS

METODOLOGIA DA PESQUISA E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS «Disciplinas obrigatórias» METODOLOGIA DA PESQUISA E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS Ementa: Orientar os alunos sobre conhecimento científico, pesquisa e redação científica. Elaboração de projeto de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 371, DE 04 DE DEZEMBRO DE 2009. O DA, tendo em vista a decisão tomada em sua 282ª Reunião Ordinária, realizada em 04 de dezembro de 2009, e considerando o que consta do processo nº 23083.011183/2007-04,

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS *Pré-requisitos alterados e aprovados em Reunião do Conselho Diretor da EVZ, de 26 de outubro de 2018 (Ata nº210, da reunião

Leia mais

OFERTA DE DISCIPLINAS - 1º SEMESTRE 2017

OFERTA DE DISCIPLINAS - 1º SEMESTRE 2017 Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais Programa de Pós-Graduação em Zootecnia OFERTA DE DISCIPLINAS - 1º SEMESTRE 2017 MESTRADO CÓDIGO NOME CRÉD DOCENTE EDT001

Leia mais

Organização curricular do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí

Organização curricular do curso de Bacharelado em Medicina Veterinária do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí Organização curricular do curso de Bacharelado em do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí 1 2 Anatomia dos Domésticos I Bem-Estar Animal 34 2 60 Biofísica 34 2 60 Física Biologia Celular 51 3 60 Bioquímica

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO212 Criação e Exploração dos Animais Domésticos

Programa Analítico de Disciplina ZOO212 Criação e Exploração dos Animais Domésticos 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal Períodos - oferecimento:

Leia mais

MATRIZ PROPOSTA. Abaixo a matriz proposta para entrar em vigência a partir de 2017 P Disciplina CHT CD DMA (min) PR Natureza

MATRIZ PROPOSTA. Abaixo a matriz proposta para entrar em vigência a partir de 2017 P Disciplina CHT CD DMA (min) PR Natureza Abaixo a matriz proposta para entrar em vigência a partir de 2017 P Disciplina CHT CD DMA (min) PR Natureza 1 2 3 MATRIZ PROPOSTA Domésticos I 102 6 55 Ausente Bem-Estar Animal 34 2 55 Ausente Biofísica

Leia mais

40 (60) T1 Teórica 2 a. 7:30-9: (pode aumentar até 30, equilibrando as Ps)

40 (60) T1 Teórica 2 a. 7:30-9: (pode aumentar até 30, equilibrando as Ps) NOME DA DISCIPLINA Anatomia Veterinária I CÓDIGO DA DISCIPLINA DBC022 NÚMERO DE VAGAS TURMA PRÁTICA/ TEÓRICA DIA HORÁRIO 40 (60) T1 Teórica 2 a. 7:30-9:30 P1 6 a. 7:30-11:30 até 30, equilibrando até 30

Leia mais

DISCIPLINA. Anatomia Descritiva Animais Domésticos I Citologia

DISCIPLINA. Anatomia Descritiva Animais Domésticos I Citologia 1º ANO 1º SEMESTRE Anatomia Descritiva Animais Domésticos I Citologia Bioquímica I Conservação dos Recursos Naturais Genética Animal Básica Microbiologia Veterinária I Bioestatística aplicada a Medicina

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SECRETARIA DOS ÓRGÃOS COLEGIADOS DELIBERAÇÃO Nº 09, DE 05 DE FEVEREIRO DE 2014 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO, tendo em vista a decisão tomada em sua 271ª Reunião Extraordinária, realizada em 05 de fevereiro de 2014,

Leia mais

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS MEDICINA VETERINÁRIA

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINAS OPTATIVAS AGRONEGÓCIO, CIÊNCIA E EVOLUÇÃO A 10:00-11:39 EVZ/CENTRO AULAS/SL. 104 B 13:10-14:49 EVZ/DPA/SL. 1 MEDICINA E PRODUÇÃO DE RÉPTEIS A 14:00-15:39 EVZ/ST. PREVENTIVA/SL. 16 MEDICINA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N 53/2012 Altera a Resolução nº 65/2007 e a Portaria PRG/G/nº 01/2012 que fixam a composição

Leia mais

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ZOOTECNIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 243 Optativos: 2. 1º Semestre

Sistema de Controle Acadêmico. Grade Curricular. Curso : ZOOTECNIA. CRÉDITOS Obrigatórios: 243 Optativos: 2. 1º Semestre Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Pró-reitoria de Graduação - DAARG DRA - Divisão de Registros Acadêmicos Sistema de Controle Acadêmico Grade Curricular 30/01/2014-13:10:50 Curso : ZOOTECNIA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ZOO416 Caprinocultura

Programa Analítico de Disciplina ZOO416 Caprinocultura 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Zootecnia - Centro de Ciências Agrárias Número de créditos: 5 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 5 Períodos - oferecimento:

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA Carga horária (horas-aulas) Carga horária (horas) DISCIPLINAS Semanal Semestral T P TP Total Total Semanal Total Semestral Total 1º CICLO Anatomia Descritiva

Leia mais

FACULDADE PIO DÉCIMO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA MATRIZ CURRICULAR 2015/2

FACULDADE PIO DÉCIMO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA MATRIZ CURRICULAR 2015/2 FACULDADE PIO DÉCIMO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA MATRIZ CURRICULAR 5/ º PERÍODO CÓDIGO Disciplina CRÉDITOS CH/P MV Sociedade e Desenvolvimento Rural Vestibular Anatomia MV Doméstico I 5 Vestibular MV5

Leia mais

Fluxo curricular e pré-requisitos das disciplinas de acordo com os períodos

Fluxo curricular e pré-requisitos das disciplinas de acordo com os períodos Fluxo curricular e pré-requisitos das disciplinas de acordo com os períodos Disciplina PRÉ-REQUISITO 1 o PERÍODO Introdução à Zootecnia Exercício da Profissão de Zootecnista Lógica Iniciação Científica

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MARICÁ CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA

FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MARICÁ CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS DE MARICÁ CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA MATRIZ CURRICULAR DE 019.1 PERFIL DE FORMAÇÃO (Ingressantes a partir de 019.1) Período 1º º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º CH/total Carga horária

Leia mais

ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL, MESTRADO E DOUTORADO

ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL, MESTRADO E DOUTORADO ESTRUTURA CURRICULAR E EMENTAS DAS DISCIPLINAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL, MESTRADO E DOUTORADO ÁREA DE CONCENTRAÇÃO PRODUÇÃO E SANIDADE ANIMAL NÍVEL MESTRADO Disciplinas Código Nome

Leia mais

Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria 516 de 15/10/2013. Currículo

Nível:Graduação Início: Fim: Legislação: Reconhecido pela Portaria 516 de 15/10/2013. Currículo 1 de 8 Nível:Graduação Título: 01 - - CCA238 - HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA - Ativa desde: 14/07/2008 CCA275 - BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR - Ativa desde: 11/01/2008 CCA283 - METODOLOGIA DA PESQUISA - Ativa

Leia mais

HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO

HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS CAMPUSSAMAMBAIA REGIONAL GOIÂNIA COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO 8:00-8:50 10:50-11:40 Iniciação Científica Morfologia e Taxonomia Vegetal

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO SUPERIOR DE BACHAREL EM ZOOTECNIA. Disciplinas 3117 curriculares. Código Disciplina CH. Sub Total 362

MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO SUPERIOR DE BACHAREL EM ZOOTECNIA. Disciplinas 3117 curriculares. Código Disciplina CH. Sub Total 362 MATRIZ CURRICULAR 2013 CURSO SUPERIOR DE BACHAREL EM ZOOTECNIA Exigência Componentes Disciplinas 3117 curriculares Estágios 532 obrigatórios Trabalho de Conclusão de Curso 33 Carga Horária Total 3682 Disciplinas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno. Disciplinas Obrigatórias

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO. Currículo Pleno. Disciplinas Obrigatórias UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Curso: G007 - Medicina Veterinária (Bacharelado) Base Curricular: 2016/01 Currículo Pleno Disciplinas Obrigatórias Código Nome Período Créditos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAMPUS CURITIBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA CAMPUS CURITIBA 1º ANO CALENDÁRIO EXAMES FINAIS Segundo Semestre 2016 15 À 21/12/16 AZ027 Ciências do Ambiente 19/12 Segunda 7h30min BA405 Anatomia Veterinária 20/12 Terça 7h30min BC403 Biologia Celular, Histologia e

Leia mais

NUTRIÇÃO HUMANA. Licenciatura em Engenharia Alimentar. Ano Lectivo 2017/2018. Docente: Prof. Maria Isabel Nunes Januário.

NUTRIÇÃO HUMANA. Licenciatura em Engenharia Alimentar. Ano Lectivo 2017/2018. Docente: Prof. Maria Isabel Nunes Januário. NUTRIÇÃO HUMANA Licenciatura em Engenharia Alimentar Ano Lectivo 2017/2018 Docente: Prof. Maria Isabel Nunes Januário minj@isa.ulisboa.pt 1 Programa I Alimentação e Nutrição: Aspectos Gerais 1. Evolução

Leia mais

HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO

HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO CAMPUSSAMAMBAIA REGIONAL GOIÂNIA HORÁRIOS ZOOTECNIA 2019/1-1º PERÍODO 8:00-8:50 10:50-11:40 Iniciação Científica Morfologia e Taxonomia Vegetal (T) Biologia Celular Zoologia Aplicada à Zootecnia Lógica

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: PRODUÇÃO DE AVES NA MEDICINA VETERINÁRIA Código da Disciplina: VET246

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Disciplina: PRODUÇÃO DE AVES NA MEDICINA VETERINÁRIA Código da Disciplina: VET246 PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: PRODUÇÃO DE AVES NA MEDICINA VETERINÁRIA Código da Disciplina: VET246 Curso: MEDICINA VETERINÁRIA Semestre de oferta da disciplina: 7 período Faculdade responsável: MEDICINA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Medicina Veterinária EMENTA OBJETIVOS

PROGRAMA DE DISCIPLINA. Medicina Veterinária EMENTA OBJETIVOS Faculdade Anísio Teixeira Portaria nº 552 de 22 de março de 2001 D.O.U. de 26/03/2001. Curso de Medicina Veterinária. Autorização: Portaria nº 1.687 de 24 de novembro de 2009 - D.O.U. de 25/11/2009 PROGRAMA

Leia mais

Estrutura Curricular do CURSO de MEDICINA VETERINÁRIA- ingressantes a partir de 2019

Estrutura Curricular do CURSO de MEDICINA VETERINÁRIA- ingressantes a partir de 2019 Estrutura Curricular do CURSO de MEDICINA VETERINÁRIA- ingressantes a partir de 2019 1º ANO 2º ANO 1.1 Anatomia Veterinária Sistemática Geral 10 -- 1.2 Biofísica 4 -- 1.3 Bioquímica 6 -- 1.4 Ecologia 2

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV MEDICINA VETERINÁRIA. COORDENADOR José Domingos Guimarães

Currículos dos Cursos UFV MEDICINA VETERINÁRIA. COORDENADOR José Domingos Guimarães 140 Currículos dos Cursos UFV MEDICINA VETERINÁRIA COORDENADOR José Domingos Guimarães jdguima.luiz@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2012 141 Médico Veterinário ATUAÇÃO O(a) Médico(a) Veterinário(a) é

Leia mais

CONSIDERANDO a solicitação da Coordenação do Programa, conforme processo n 17393/2008;

CONSIDERANDO a solicitação da Coordenação do Programa, conforme processo n 17393/2008; DELIBERAÇÃO Câmara de Pós-Graduação Nº 11/2008 Reestrutura o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, nos níveis de Mestrado e Doutorado, com as áreas de concentração em Sanidade Animal e em Produção

Leia mais

Currículos dos Cursos do CCB UFV MEDICINA VETERINÁRIA. COORDENADOR Laércio dos Anjos Benjamin

Currículos dos Cursos do CCB UFV MEDICINA VETERINÁRIA. COORDENADOR Laércio dos Anjos Benjamin 186 Currículos dos Cursos do CCB UFV MEDICINA VETERINÁRIA COORDENADOR Laércio dos Anjos Benjamin laercio@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2014 187 Médico Veterinário ATUAÇÃO O(a) Médico(a) Veterinário(a)

Leia mais

Horários Medicina Veterinária

Horários Medicina Veterinária PRIMEIRO SEMESTRE 8-10 CET 215 T02 CCA 412 P02 10-12 CCA 412 T01 CCA 412 P02 CCA 331 T01 14-16 CCA 412 P01 CCA 412 P03 CCA 238 P01 CCA 331 P01 16-18 CCA 412 P01 CCA 412 P03 CCA 238 P02 CCA 331 P02 CCA

Leia mais

Disciplinas. Biomarcadores de exposições tóxicas em animais

Disciplinas. Biomarcadores de exposições tóxicas em animais Disciplinas Bioestatística aplicada a bioexperimentação Ementa: Estatística Descritiva. Distribuição de freqüências. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Testes de Hipóteses. Teste t-student

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTENCIA 2017 CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTENCIA 2017 CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTENCIA 2017 Planilha4 CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES CURSO CÓDIGO DISCIPLINA C.H/DISCIPLINA Engenharia Agronômica 1229 Genética 60 Engenharia Agronômica

Leia mais

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h Enfermagem 1 SEMESTRE Biologia 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultraestrutura e função da célula e de seus componentes. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

CONSIDERANDO a solicitação da Coordenação do Programa, conforme processo n 15576/2003;

CONSIDERANDO a solicitação da Coordenação do Programa, conforme processo n 15576/2003; RESOLUÇÃO CEPE Nº 111/2003 Reestrutura o Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal, nos níveis de Mestrado e Doutorado, com as áreas de concentração em Sanidade Animal e em Produção Animal. CONSIDERANDO

Leia mais

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos

1.4 Metodologias analíticas para isolamento e identificação de micro-organismos em alimentos Áreas para Submissão de Resumos (1) Microbiologia de Alimentos Trabalhos relacionados com micro-organismos associados aos alimentos: crescimento, identificação, biossíntese, controle, interação com o hospedeiro,

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA. COORDENADOR Laércio dos Anjos Benjamim

MEDICINA VETERINÁRIA. COORDENADOR Laércio dos Anjos Benjamim MEDICINA VETERINÁRIA COORDENADOR Laércio dos Anjos Benjamim laercio@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2010 157 Médico Veterinário ATUAÇÃO O(a) Médico(a) Veterinário(a) é o(a) profissional credenciado(a)

Leia mais

Currículos dos Cursos UFV MEDICINA VETERINÁRIA. COORDENADOR Laércio dos Anjos Benjamin

Currículos dos Cursos UFV MEDICINA VETERINÁRIA. COORDENADOR Laércio dos Anjos Benjamin 126 Currículos dos Cursos UFV MEDICINA VETERINÁRIA COORDENADOR Laércio dos Anjos Benjamin laercio@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2013 127 Médico Veterinário ATUAÇÃO O(a) Médico(a) Veterinário(a) é o(a)

Leia mais

Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza.

Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Código DISCIPLINA PERÍODO CURSO CHS CHTS PRÉ-REQUISITO (SUGESTÃO) RESPONS.

Leia mais

Total Período :

Total Período : CURSO: MATRIZ: CODCURSO: MEDICINA VETERINÁRIA MEDICINA VETERINÁRIA INTEGRAL 2016.1 118001 15/03/2016 2 PERÍODO: 1 118001 ANATOMIA DESCRITIVA VETERINÁRIA I 40 40 80 118002 CIÊNCIAS SOCIAIS 40 40 118003

Leia mais

Código Disciplina/Pré Requisito Caráter Créditos. VET02233 ECOLOGIA APLICADA À VETERINÁRIA Obrigatória 2 30

Código Disciplina/Pré Requisito Caráter Créditos. VET02233 ECOLOGIA APLICADA À VETERINÁRIA Obrigatória 2 30 Período Letivo: 2016/2 Curso: MEDICINA VETERINÁRIA Habilitação: MEDICINA VETERINÁRIA Currículo: MEDICINA VETERINÁRIA Créditos Obrigatórios: 293 Créditos Eletivos: 0 Créditos Complementares: 6 Total: 299

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA DISCIPLINAS MINISTRADAS CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA VETERINÁRIA Nutrição Animal Carga Horária: 90 h Créditos: 02.04.00

Leia mais

Primeiro Semestre Carga Horária

Primeiro Semestre Carga Horária Código Primeiro Semestre CAA118 Anatomia Animal I 30 90 0 120 8 2 3 0 5 CAA681 Bioética e Deontologia 30 0 0 30 2 2 0 0 2 CIB015 Bioquímica Básica DCB CIB608 Citologia e Embriologia Animal 45 30 0 75 5

Leia mais

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira

O papel da suplementação na Pecuária Leiteira O papel da suplementação na Pecuária Leiteira Nutrição e Suplementação... São a mesma coisa? Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição / Desnutrição Nutrição É o processo biológico pelo qual

Leia mais

Ruminantes. Ovinicultura e caprinicultura: Alimentação e Nutrição. Bovinos Ovinos Caprinos. Bufalos Girafas Veados Camelos Lamas

Ruminantes. Ovinicultura e caprinicultura: Alimentação e Nutrição. Bovinos Ovinos Caprinos. Bufalos Girafas Veados Camelos Lamas Ruminantes Ovinicultura e caprinicultura: Alimentação e Nutrição 2015, Hugo Novo e Laura Moura Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestivo Bovinos Ovinos Caprinos Bufalos Girafas Veados Camelos Lamas Anatomia

Leia mais

CARGA HORÁRIA TOTAL: 5.110

CARGA HORÁRIA TOTAL: 5.110 Matriz Curricular do curso de Medicina TEMPO MÍNIMO: 05 anos TEMPO MÁXIMO: 08 anos CARGA HORÁRIA TOTAL: 5.110 COMPONENTE Biologia Geral 1º Formação Básica 45 15-60 - - - - - Matemática Aplicada 1º Formação

Leia mais

Total Período :

Total Período : CURSO: MATRIZ: CODCURSO: MEDICINA VETERINÁRIA MEDICINA VETERINÁRIA NOTURNO 2016.1 118002 22/03/2016 1 PERÍODO: 1 118001 ANATOMIA DESCRITIVA VETERINÁRIA I 40 40 80 118002 CIÊNCIAS SOCIAIS 40 40 118003 CITOLOGIA

Leia mais

Código Disciplina Créditos CH. CBV7405 Metodologia da Pesquisa Científica CBV7404 Introdução à Medicina Veterinária

Código Disciplina Créditos CH. CBV7405 Metodologia da Pesquisa Científica CBV7404 Introdução à Medicina Veterinária 20 Os trabalhos de pesquisa, extensão, viagens técnicas, trabalho de curso, atividades complementares e estágio curricular (todas curriculares e obrigatórias) serão indispensáveis ao cumprimento das atividades

Leia mais

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS ZOOTECNIA PRIMEIRO PERÍODO

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS ZOOTECNIA PRIMEIRO PERÍODO PRIMEIRO PERÍODO ESCOLA DE VETERINÁRIA E COORDENAÇÃO DO CURSO DE DISCIPLINA Turma SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA LOCAL IME0077 Cálculo 1 C A 14:00-15:40 14:00-15:40 Sala 1- DZO -EVZ ESA0081 Desenho

Leia mais

Total º Período. Administração 30 Anatomia veterinária II 90 Anatomia veterinária I Bioquímica 90 Comportamento humano nas

Total º Período. Administração 30 Anatomia veterinária II 90 Anatomia veterinária I Bioquímica 90 Comportamento humano nas Matriz curricular do curso de Medicina Veterinária IFMG- Bambuí 1º Período Código Disciplina Carga Horária Anatomia I 90 Citologia 60 Ecologia Geral Estatística 60 Bem-estar animal e etologia Informática

Leia mais

O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais,

O COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS DA NUTRIÇÃO da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais, INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 01/2016/PPGCNUT Regulamenta a estrutura curricular do curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós- Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCNUT) da UFS. O COLEGIADO DO PROGRAMA

Leia mais

14/02/2012. Primeiros colonizadores trouxeram animais domésticos (equinos e bovinos) Animais tratados por pessoas empíricas

14/02/2012. Primeiros colonizadores trouxeram animais domésticos (equinos e bovinos) Animais tratados por pessoas empíricas Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central Primeiros colonizadores trouxeram animais domésticos (equinos e bovinos) Animais tratados por pessoas empíricas Profa. MSc. Paula Aguiar Sá

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ AVISO DE RETIFICAÇÃO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ AVISO DE RETIFICAÇÃO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ AVISO DE RETIFICAÇÃO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ Unifesspa, no uso de suas atribuições, em conformidade

Leia mais

DISCIPLINA/ATIVIDADE. Total disciplinas Atividades Complementares - - * DISCIPLINA/ATIVIDADE

DISCIPLINA/ATIVIDADE. Total disciplinas Atividades Complementares - - * DISCIPLINA/ATIVIDADE Fundação Educacional de Ituverava Faculdade Dr. Francisco Maeda O Diretor da Faculdade Dr. Francisco Maeda de Ituverava-SP, mantida pela Fundação Educacional de Ituverava, tendo em vista o disposto nas

Leia mais

EDITAL 05/2013 Pontos para Provas Escrita e/ou Prática e Didática (Aula Pública)

EDITAL 05/2013 Pontos para Provas Escrita e/ou Prática e Didática (Aula Pública) Matéria/área de conhecimento: Microbiologia Geral com ênfase em Microbiologia de Alimentos 1. Importância da microbiologia de alimentos: micro-organismos deteriorantes, patogênicos e indicadores; 2. Metabolismo

Leia mais

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS ZOOTECNIA PRIMEIRO PERÍODO

QUADRO GERAL DE HORÁRIOS ZOOTECNIA PRIMEIRO PERÍODO PRIMEIRO PERÍODO ESCOLA DE VETERINÁRIA E COORDENAÇÃO DO CURSO DE DISCIPLINA Turma SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA LOCAL IME0077 Cálculo 1 C A 14:00-15:40 14:00-15:40 Sala 1- DZO -EVZ ESA0081 Desenho

Leia mais

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICBS - NOITE

GABARITO PROVA INTEGRADORA - ICBS - NOITE Animais de Laboratório Café e Coquetelaria Anatomia humana 2645 1 C 2406 1 A 2961 1 C 2645 2 C 2406 2 E 2961 2 B 2645 3 C 2406 3 B 2961 3 D 2645 4 E 2406 4 E 2961 4 D 2645 5 D 2406 5 C 2961 5 E Aquicultura

Leia mais

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira

Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira Edwin Baur Planejamento Alimentar na Bovinocultura Leiteira 1O que é. É uma estratégia que o produtor pode utilizar para melhorar o desempenho da atividade leiteira. O planejamento alimentar deverá ser

Leia mais

GESTÃO E MANEJO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA

GESTÃO E MANEJO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE ESPECIALIZAÇÃO lato sensu em GESTÃO E MANEJO NA BOVINOCULTURA LEITEIRA O leite está entre os seis primeiros produtos

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL Diferentes proposições para os modelos atômicos e a classificação periódica dos elementos químicos. As ligações químicas

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 2016/1. (Publicado em 05 /02/2016)

EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 2016/1. (Publicado em 05 /02/2016) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ANIMAL EDITAL DE SELEÇÃO PARA ALUNOS ESPECIAIS 2016/1

Leia mais

1º PERÍODO. 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Citologia Geral. Teórica Sala 04. Katherine. Teórica Sala 04 Edna

1º PERÍODO. 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Citologia Geral. Teórica Sala 04. Katherine. Teórica Sala 04 Edna 7:30-9:30 1º PERÍODO Anatomia Veterinária I Luana/Novo docente Bioestatística Alexandre Leseur Bioquímica Geral Marise Citologia Geral Katherine Introdução à Med. Vet. Edna Metodologia Científica Bioestatística

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: TECNOLOGIA E CIÊNCIA DOS ALIMENTOS IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) TCA 1004 BROMATOLOGIA ANIMAL (2-3) OBJETIVOS

Leia mais

PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013

PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013 Página 1 de 6 INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 254, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio

Leia mais

Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza.

Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Disciplinas do curso, sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Nº DISCIPLINA PERÍODO CURSO UNIDADE CHS CHTS PRÉ-REQUISITO (SUGESTÃO)

Leia mais

Matriz Curricular. BIBZOOT - Zootecnia S Disciplinas Obrigatórias 415,00. BiSuMAT Fundamentos de Matemática

Matriz Curricular. BIBZOOT - Zootecnia S Disciplinas Obrigatórias 415,00. BiSuMAT Fundamentos de Matemática Matriz Curricular BIBZOOT - Zootecnia S-0. Disciplinas Obrigatórias BiSuEDF.0 Atividade Física e Qualidade de Vida BIBZOOT. - Práticas Esportivas e Ergonomia / BiSuEDF.00 - Práticas Esportivas e Ergonomia

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DOS PPGZ/PDIZ AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO INGRESSO EDITAL PRPPG/UFRPE

NORMAS COMPLEMENTARES DOS PPGZ/PDIZ AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO INGRESSO EDITAL PRPPG/UFRPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG COORDENADORIA GERAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

EMENTA DE DISCIPLINA

EMENTA DE DISCIPLINA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA EMENTA DE DISCIPLINA CURSO AGRONOMIA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL O Curso

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO

ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, NUTRIÇÃO E TREINAMENTO PERSONALIZADO OBJETIVOS DO CURSO O curso de Especialização em Fisiologia do exercício, Nutrição e Treinamento Personalizado oportuniza

Leia mais

CURRÍCULO NOVO MEDICINA VETERINÁRIA. A partir do primeiro semestre de 2013

CURRÍCULO NOVO MEDICINA VETERINÁRIA. A partir do primeiro semestre de 2013 CURRÍCULO NOVO MEDICINA VETERINÁRIA A partir do primeiro semestre de 2013 PERÍODO DISCIPLINA CARGA HORÁRIA DENOMINAÇÃO CÓDIGO CLAS T P TOTAL Profissiografia do Médico Veterinário CRÉD. VET026 OB 30 15

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA - BACHARELADO - GRA000437F PLANO CURRICULAR

MEDICINA VETERINÁRIA - BACHARELADO - GRA000437F PLANO CURRICULAR 1 SEMESTRE DISCIPLINA DESCRIÇÃO VET0201 Anatomia Veterinária I 4 60 CIB0507 Ecologia de Agroecossistemas 4 60 VET0243 Fisiologia Veterinária I 4 60 CES0200 Histologia e Embriologia 4 60 VET0200 Introdução

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES DOS PPGZ/PDIZ AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO INGRESSO EDITAL EXTRA PRPPG/UFRPE

NORMAS COMPLEMENTARES DOS PPGZ/PDIZ AO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO INGRESSO EDITAL EXTRA PRPPG/UFRPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO - UFRPE PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PRPPG COORDENADORIA GERAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO CPPG PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

ZOOTECNIA. COORDENADOR Edenio Detmann

ZOOTECNIA. COORDENADOR Edenio Detmann ZOOTECNIA COORDENADOR Edenio Detmann detmann@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2009 99 Zootecnista ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos e está

Leia mais

Disciplinas do curso (com códigos), sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza.

Disciplinas do curso (com códigos), sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. Disciplinas do curso (com códigos), sugestão de período, curso responsável, pré-requisitos, unidade responsável, carga horária, núcleo e natureza. CÓDIGO DISCIPLINA PERÍODO CURSO UNIDADE CHS CHTS PRÉ-REQUISITO

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DE MEDICINA VETERINÁRIA

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DE MEDICINA VETERINÁRIA EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DE MEDICINA VETERINÁRIA INTRODUÇÃO À MEDICINA VETERINÁRIA Abordagem ampla da Medicina Veterinária e do mercado de trabalho em relação a atuação laboral e aos aspectos legais que

Leia mais

ZOOTECNIA. Currículo do Curso de Zootecnia. Zootecnista

ZOOTECNIA. Currículo do Curso de Zootecnia. Zootecnista ZOOTECNIA COORDENADOR Sérgio Luiz de Toledo Barreto sbarreto@ufv.br Currículo do Curso de Zootecnia Zootecnista ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos

Leia mais

1º PERÍODO 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Metodologia Científica. Teórica. Sala 08 Edna. Introdução à Med. Vet. Teórica Sala 08 Edna

1º PERÍODO 2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira. Metodologia Científica. Teórica. Sala 08 Edna. Introdução à Med. Vet. Teórica Sala 08 Edna 7:30-9:30 1º PERÍODO Anatomia Veterinária I : P1 e P2 11 Luana Bioestatística 11 Alexandre Leseur 11:30-12:30 Bioestatística P1 11 Alexandre Leseur Bioquímica Geral 12 Marise Metodologia Científica 08

Leia mais

Disciplina Conjunto. ZAB0050(2) Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta ZAB0229(2) Estatística Experimental

Disciplina Conjunto. ZAB0050(2) Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta ZAB0229(2) Estatística Experimental Curso 0 Zootecnia Currículo 000000 ( Ativo ) s Optativas Oferecidas Eletivas ZAB000() Utilização de Pacotes Estatísticos na Análise de Dados Experimenta 0 ZAB09() Estatística Experimental ZAZ00() Adubos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA CARGA HORÁRIA DE DISCIPLINAS PROFISSIONALIZANTES: DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA E ZOOTECNIA CURSO CÓDIGO DISCIPLINA CH/DISCIPLINA Agronomia 1229 Genética 60 Agronomia 1231 Fisiologia Vegetal I 45 Agronomia

Leia mais

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA HORÁRIO DE AULAS 2º SEMESTRE / 2014 MEDICINA VETERINÁRIA 1º ANO

FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA HORÁRIO DE AULAS 2º SEMESTRE / 2014 MEDICINA VETERINÁRIA 1º ANO 1º ANO Horário Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira 8-10 Química e Bioquímica Introdução à Informática Anatomia e Exterior dos Animais Domésticos II Anatomia e Exterior dos Animais

Leia mais

Relatório de Versão Curricular - UFF

Relatório de Versão Curricular - UFF Curso: MEDICINA VETERINÁRIA Desdobramento: Código: 1 - T: MÉDICO VETERINÁRIO Currículo: 18.01.003 Versão: 6 Criada em 23/12/2017 por GILMAR DE ALMEIDA LIMA Última modificação em 12/02/2019 por GILMAR DE

Leia mais

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Medicina Veterinária Alessandra Sayegh Arreguy Silva 10 períodos Bacharel Manhã ou Tarde 100 vagas

Curso Gestão Períodos Formação Turno Vagas Anuais. Medicina Veterinária Alessandra Sayegh Arreguy Silva 10 períodos Bacharel Manhã ou Tarde 100 vagas FAVIÇOSA - Faculdade de Ciências e Tecnologia de Viçosa Mantida pela Univiçosa. União de Ensino Superior de Viçosa Ltda Credenciada pela Portaria MEC: 2569 de 24/08/2004 e Redenominação pela Portaria 194/2017.

Leia mais

Estrutura Curricular do CURSO de MEDICINA VETERINÁRIA- ingressantes a partir de 2019

Estrutura Curricular do CURSO de MEDICINA VETERINÁRIA- ingressantes a partir de 2019 Estrutura Curricular do CURSO de MEDICINA VETERINÁRIA- ingressantes a partir de 2019 1º ANO 2º ANO 1.1 Anatomia Veterinária Sistemática Geral 10 -- 1.2 Biofísica 4 -- 1.3 Bioquímica 6 -- 1.4 Ecologia 2

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Nutrição Bacharelado.

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Nutrição Bacharelado. NUTRIÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE Matriz Curricular do Curso de Graduação em Bacharelado. COMPONENTE CURRICULAR DIMENSÃO / CAMPO DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE Biologia Celular Anatomia

Leia mais

Programa Resumido das disciplinas obrigatórias do curso de Medicina Veterinária FMVZ-USP

Programa Resumido das disciplinas obrigatórias do curso de Medicina Veterinária FMVZ-USP Programa Resumido das disciplinas obrigatórias do curso de Medicina Veterinária FMVZ-USP Área Clínica e Cirurgia VCI0114 - Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos I A disciplina visa auxiliar os alunos

Leia mais

Currículo do Curso de Zootecnia

Currículo do Curso de Zootecnia Currículo do Curso de Zootecnia Zootecnista ATUAÇÃO O Zootecnista é um profissional com sólida base de conhecimentos científicos e tecnológicos e está preparado para: planejar e gerenciar diferentes sistemas

Leia mais

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE ZOOTECNIA Turno: INTEGRAL Autorizado pela Resolução UNIV. nº 12, de 05.12.01 Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em

Leia mais

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2013/2 (Publicado em 05/08/2013)

EDITAL PARA SELEÇÃO DE ALUNO ESPECIAL 2013/2 (Publicado em 05/08/2013) Ministério da Educação Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Sinop Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Programa de Pós-Graduação em Zootecnia - PPGZ Mestrado EDITAL PARA SELEÇÃO

Leia mais

Engenharia Agronómica Ano Disciplina Ex.N Ex.R

Engenharia Agronómica Ano Disciplina Ex.N Ex.R Engenharia Agronómica Física /06 4:00 Aud.DG 0/07 0:0 Aud.DG Informática Mesologia Microbiologia 9/06 4:00 Aud.DG, Aud.Peq 06/07 4:00 Aud.DG Topografia e Cartografia 6/06 4:00 Aud.DG 0/07 4:00 Aud.Peq

Leia mais