Diretrizes para o Diagnóstico e Tratamento da Malária. Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fragaa Filho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Diretrizes para o Diagnóstico e Tratamento da Malária. Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fragaa Filho"

Transcrição

1 Serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias do Hospital Universitário Clementino Fragaa Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro Diretrizes para o Diagnóstico e Tratamento da Malária Bernardo Wittlin Marta Guimarães Cavalcanti

2 INTRODUÇÃO A malária se inscreve no rol das doenças infecciosas febris agudas e seu quadro clínico típico é caracterizado por febre alta, calafrios, sudorese profusa, cefaleia e astenia, por vezes precedido de sintomas prodrômicos, dentre os quais, náuseas, vômitos, fadiga e anorexia. Manifesta-se, classicamente, na forma de paroxismos febris, tendo seu padrão cíclico influenciado pela espécie do plasmódio infectante. Não obstante, pode se apresentar de forma mais branda, com febre baixa, sem cortejo clínico, ou mesmo assintomática apresentação esta comum em pacientes com infecções prévias e imunidade parcial (residentes em áreas endêmicas). O período de incubação varia de 8 a 40 dias, contudo pode se estender por meses ou anos a depender de alguns fatores (p.ex: recaídas, uso de antimaláricos para profilaxia alterando a história natural). Sendo de natureza endêmica e de transmissão vetorial, impõe-se uma especial atenção à história epidemiológica do paciente (p.ex: viagem ou residência em zona de transmissão). No Brasil, a região amazônica é a zona de transmissão por excelência, devendo o paciente ser inquirido acerca de passagem nesta nos últimos meses. Todavia, é preciso atentar também para regiões que se mantêm como focos isolados no território nacional (p.ex: as cidades de Nova Friburgo no estado do Rio de Janeiro). Há diferentes prevalências das espécies de plasmódio de acordo com a região do mundo. No Brasil, por volta de 75% das infecções são por P. vivax, 25% por P. falciparum e 1% por P. malarie. P. ovale é espécie encontrada no continente africano. O site é uma ferramenta útil para pesquisa das áreas endêmicas e distribuição de espécies pelo mundo. A evolução para a forma grave da malária, com suas variadas complicações clínicas associadas à ocorrência de intensa parasitemia, também é dependente da espécie tipicamente atribuída ao P. falciparum e de outros fatores relativos ao hospedeiro. DIAGNÓSTICO Para o diagnóstico da malária em contexto de área não-endêmica, a exemplo de nosso hospital, evoca-se a suspeita pela conjunção do quadro clínico com a história epidemiológica do paciente, transcrita esquematicamente desta forma: Doença febril aguda (Síndrome febril aguda indiferenciada / febril aguda ictérica / febril aguda ícterohemorrágica)

3 + História epidemiológica (Viagem ou residência em zona de transmissão) Outras: transfusão sanguínea, uso de drogas endovenosas e transmissão vertical DIAGNÓSTICO LABORATORIAL Dentre os exames complementares inespecíficos, destaca-se no hemograma o achado de anemia, leucocitose ou leucopenia e plaquetopenia. Hiperbilirrubinemia indireta é um marcador de hemólise também comum. Em convergência com a recomendação da OMS, temos como imperativo o diagnóstico parasitológico para a confirmação da malária em todos os casos antes de se iniciar o tratamento, independentemente da faixa etária e da intensidade de transmissão na área onde houve a infecção. Tratamento exclusivamente baseado na suspeita clínica deve ser considerado apenas quando o diagnóstico parasitológico não for acessível ou os resultados não estiverem disponíveis dentro de duas horas de apresentação do paciente com critérios de gravidade, contexto que se almeja evitar. Dentre os exames específicos, dispõem-se atualmente da microscopia, técnicas de imunodiagnóstico e diagnóstico molecular. A microscopia ainda se apresenta como padrão-ouro para o diagnóstico da malária, sendo abaixo listados aspectos relativos a ela os quais devem ser observados para o bom diagnóstico: Técnica: punção venosa periférica ou polpa digital. Tubo: EDTA. Corante: Giemsa. Gota espessa (permite contar parasitemia / dificuldade para diferenciar espécies / maior sensibilidade, porém pode ser baixa em mãos inexperientes). Distensão sanguínea (permite diferenciar as espécies / menor sensibilidade). Pode detectar parasitemias de até 5-10 parasitas/ microl, em mãos experientes. Falhas na detecção ocorrem comumente entre parasitas/ microl, mas podem ocorrer em níveis mais elevados. Avaliação deve incluir a leitura de campos por lâmina. Se exame microscópico inicial for negativo e um diagnóstico alternativo ainda não foi estabelecido, esfregaços adicionais devem ser realizados a cada 6 a 12 horas até 48 a 72 horas, a depender da evolução clínica, gravidade e grau de suspeição.

4 Desencorajamos o uso indiscriminado dos testes rápidos antigênicos disponíveis até o momento. Embora haja kits com boa sensibilidade e especificidade para infecções por P. falciparum, carecem do mesmo desempenho para infecções por P. vivax (mais prevalente em nosso país) e não permitem a contagem de parasitemia e controle de cura. Ademais, um resultado negativo em princípio deve ser confirmado por microscopia. Sorologia para detecção de anticorpos não possui acurácia adequada e, pois, aplicação clínica. O PCR é caro e de interesse restrito à pesquisa. TRATAMENTO Nosso serviço baseia-se nas recomendações presentes no manual do Ministério da Saúde (GUIA PRÁTICO DE TRATAMENTO DA MALÁRIA NO BRASIL 2010), o qual pode ser encontrado em: brasil_2602.pdf Para uma melhor compreensão da escolha dos esquemas terapêuticos, observam-se as resultantes da terapia no ciclo do parasita durante a infecção no homem, tendo como pontos-chaves: 1) interrupção da esquizogonia sanguínea; 2) destruição de formas latentes (hipnozoítas) das espécies P.vivax e P. ovale, evitando assim as recaídas tardias; 3) interrupção da transmissão do parasito pelo uso de drogas que atuam contra as formas sexuadas dos parasitos (gametócitos). ESQUEMAS DE ACORDO COM A ESPÉCIE: Malária por P. vivax e P. Ovale Tratamento de escolha: Cloroquina durante 3 dias e primaquina, por 7 dias (esquema curto) ou Cloroquina durante 3 dias e primaquina, por 14 dias (esquema longo) OBS 1: Em pacientes provenientes de áreas de transmissão de P. vivax resistente à cloroquina, a terapia combinada com derivados de artemisina está indicada OBS 2: Ajustar a Primaquina de acordo com o peso do paciente e sempre dosar atividade de G6PD antes do tratamento. Nos casos de leve a moderada deficiência de G6PD, usar Primaquina 0,75mg base/kg uma vez por semana, durante 8 semanas. Nos casos de deficiência grave, o uso de Primaquina está contraindicado. Gestantes e crianças < 6 meses: Cloroquina durante 3 dias. Em seguida, dose semanal por 12 semanas.

5 Tabela. Ajuste da dose e tempo de administração da primaquina para pacientes com peso igual ou superior a 70Kg Faixa de peso Dose total de Tempo (dias) Tempo (dias) primaquina (mg) Esquema longo (15mg/dia) Esquema curto (30mg/dia) Malária não-complicada por P. falciparum Tratamento de primeira escolha (Terapia combinada com derivado da artemisina, por via oral, durante 3 dias): Artemeter com lumefantrina, Artesunato com mefloquina, Artesunato com amodiaquina ou Artesunato com sulfadoxina-pirimetamina. Somente os dois primeiros estão disponíveis no Brasil. Tratamento alternativo: Quinina + Doxiciclina + Primaquina, durante 6 dias Gestantes de 1º trimestre e crianças < 6 meses: Quinina por 3 dias associado a Clindamicina por 5 dias Malária grave por P. falciparum Tratamento de escolha (IV): Artesunato IV 2,4mg/kg (ataque), seguida de 1,2mg/kg após 12 e 24h. Em seguida, dose diária 1,2mg/kg completando 7 dias. Assim que houver condições, dose diária VO. Associado à Clidamicina IV 20mg/kg/dia durante 7 dias. Tratamento alternativo (IM): Artemeter IM 3,2mg/kg (ataque), seguida de 1,6mg/kg diariamente completando 5 dias. Assim que houver condições, dose diária VO. Associado à Clidamicina IV 20mg/kg/dia durante 7 dias. Gestante 1º trimestre e crianças < 6 meses: Quinina IV 20mg/kg (ataque), seguida de 10mg/kg de 8/8h, até 7 dias. Associado à Clidamicina IV 20mg/kg/dia durante 7 dias. Atentar para efeitos arritmogênicos e hipoglicemia. Malária mista (P.vivax e P.falciparum) Artemeter+lumefantrina durante 3 dias ( doses semelhantes as usadas p/ P.falciparum na infecção única) associado a Primaquina durante 7-10 dias Malária por P. malariae Cloroquina, durante 3 dias (doses semelhantes as usadas p/ P.vivax)

6 MALÁRIA GRAVE A apresentação grave da doença é definida pelo achado de parasitemia elevada (>5% das hemácias ou > parasitos/ µl) e/ou sinais importantes de disfunção orgânica. Sua ocorrência tem frequente correlação com a parasitemia intensa, todavia há casos graves com parasitemia baixa (sequestro) e parasitemia alta sem aparente gravidade clínica. Apresentam RISCO ELEVADO para doença grave: indíviduos não-imunes, crianças < 5 anos de idade, gestantes, idosos, esplecectomizados, pessoas vivendo com HIV/SIDA, neoplasias em tratamento e transplantados Sinais de disfunção orgânica: Alteração da consciência, com ou sem convulsões Anemia grave Hipoglicemia Acidose metabólica (bicarbonato plasmático < 15 mmol/l de sanguíneo ou lactato > 5 mmol/l) Colapso circulatório Edema pulmonar ou síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) Insuficiência renal, hemoglobinúria Icterícia clínica Hemorragias, coagulação intravascular disseminada A malária grave é considerada uma emergência médica. Após avaliação inicial e diagnóstico, recomenda-se o pronto início de antimaláricos venosos. Se possível o paciente deve ser encaminhado para internação em unidade de terapia intensiva com monitorização e suporte intensivo (oxigênio, suporte ventilatório, monitorização cardíaca, oximetria de pulso, PVC, etc). Deve ser realizada avaliação clínica sistemática, a cada 2 a 4 horas, bem como avaliação laboratorial sistemática, incluindo parasitemia, hemoglobina/hematócrito, glicose e lactato, com intervalo de 6 horas. Manejo clínico por sistemas da Malária Grave: Manejo hídrico: - Contínua avaliação clínica do status volêmico (estado hipovolêmico X sobrecarga de volume) - Hidratação parcimoniosa e individualizada (manutenção em torno de 2,5 L diários) - Hipovolemia pode levar à IRA pré-renal - Hiperidratação pode levar à edema pulmonar e cerebral Hipoglicemia: (glicemia <40 mg/dl)

7 - Complicação comum da malária - Deve ser suspeitada em qualquer paciente que está em coma ou que se deteriora repentinamente. - A administração de quinina ou quinidina pode causar hipoglicemia iatrogênica. - Tratamento: Bolus de glicose a 50% e medição estreita (até de 15-15min) - Manutenção: Soroterapia com 5 a 10% de glicose Comprometimento neurológico: Hipoglicemia Anemia severa Malária cerebral Crises convulsivas (hipoglicemia, malária cerebral, febre) Critérios para malária cerebral: - Escala de Blantyre coma 2 - Parasitemia por P. falciparum (qualquer densidade) - Nenhuma outra causa identificável de coma (hipoglicemia, meningite, estado pós-ictal) Fundoscopia: Retinopatia da malária é patognomônico da malária cerebral. Características incluem: hemorragias branco-centradas, alterações vasculares e áreas esbranquiçadas da retina Punção lombar: Pacientes com sensorium alterado devem ser submetidos à punção lombar (na ausência de contra-indicações) para excluir meningite bacteriana concomitante. Comprometimento respiratório: Congestão e edema pulmonar Síndrome de angústia respiratória aguda (SARA) Pneumonia bacteriana concomitante Hiperventilação secundária à acidose metabólica Anemia: - Pode se desenvolver rapidamente, atingindo níveis de Hb < 5,0 g/dl - Em áreas endêmicas, pode ocorrer anemia crônica, com Hb até 2-3 g/dl. - Transfusão sanguínea deve ser indicada de modo individualizado. - Eritrocitaférese não é recomendada por consenso. Discrasia sanguínea: Plaquetopenia -> Reposição de plaquetas CIVD (<5%) -> Fatores de coagulação e crioprecipitado

8 Referências 1. ww.dpd.cdc.gov/dpdx/html/imagelibrary/malaria_il.htm Guia prático de tratamento da maláriano Brasil, Parasitological confirmation of malaria diagnosis, WHO, whqlibdoc.who.int/publications/2010/ _eng.pdf 5. Guidelines for the treatment of malaria,who, 2 nd edition,

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA MALÁRIA EM SÃO PAULO

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA MALÁRIA EM SÃO PAULO VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA DA MALÁRIA EM SÃO PAULO A malária é endêmica em muitas regiões tropicais e subtropicais do planeta. No Brasil, é uma doença muito importante na região Amazônica Legal. A região

Leia mais

ESQUEMAS RECOMENDADOS PARA TRATAMENTO DA MALÁRIA. Tabela 2 Tratamento das infecções pelo Plasmodium vivax ou Plasmodium ovale com

ESQUEMAS RECOMENDADOS PARA TRATAMENTO DA MALÁRIA. Tabela 2 Tratamento das infecções pelo Plasmodium vivax ou Plasmodium ovale com ESQUEMAS RECOMENDADOS PARA TRATAMENTO DA MALÁRIA Tabela 1 Tratamento das infecções pelo Plasmodium vivax ou Plasmodium ovale com Cloroquina em 3 dias e em 7 dias (esquema curto). Drogas e Doses 1º dia

Leia mais

Prof. Cor Jésus F Fontes

Prof. Cor Jésus F Fontes MAL A RI A Prof. Cor Jésus F Fontes NÚCLEO DE ESTUDOS DE DOENÇAS INFECCIOSAS E TROPICAIS DE MATO GROSSO UFMT * FUNASA * SES-MT Fundado em 1997 MAL A RI A Hemoparasitose causada por protozoários do gênero

Leia mais

MALÁRIA. Profª Me. Anny C. G. Granzoto 1

MALÁRIA. Profª Me. Anny C. G. Granzoto 1 MALÁRIA Profª Me. Anny C. G. Granzoto 1 CLASSIFICAÇÃO Filo Apicomplexa Classe Esporozoa Subordem Haemosporina Ordem Família Gênero células Eucoccidiida Plasmodiidae Plasmodium forma oriunda da fusão de

Leia mais

Febre? Cuidado! Pode ser Malária. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Malária

Febre? Cuidado! Pode ser Malária. MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Malária MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Malária Febre? Cuidado! Pode ser Malária CID 10: B-50 a B-54 Série A. Normas e Manuais Técnicos

Leia mais

MALARIA Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. Transmissão A t

MALARIA Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. Transmissão A t Malária é uma doença infecciosa febril aguda transmitida pela picada da fêmea do mosquito Anopheles, infectada por Plasmodium. Transmissão A transmissão ocorre após picada da fêmea do mosquito Anopheles,

Leia mais

MALÁRIA. Agentes etiológicos (Protozoários) Plasmodium vivax Plasmodium falciparum Plasmodium malariae Plasmodium ovale

MALÁRIA. Agentes etiológicos (Protozoários) Plasmodium vivax Plasmodium falciparum Plasmodium malariae Plasmodium ovale MALÁRIA Agentes etiológicos (Protozoários) Plasmodium vivax Plasmodium falciparum Plasmodium malariae Plasmodium ovale Vetores (Insetos) Culicidae gênero Anopheles A. (Nyssorhincus) darlingi A. (N) aquasalis

Leia mais

Malária - Plasmodium sp. Aurenice Arruda Dutra das Mercês Biomedicina

Malária - Plasmodium sp. Aurenice Arruda Dutra das Mercês Biomedicina Malária - Plasmodium sp. Aurenice Arruda Dutra das Mercês Biomedicina Malária - Introdução Doença infecciosa potencialmente grave, sendo um problema de Saúde Pública em muitos países; Causada pelos protozoários

Leia mais

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO Nº 01/2018 DIVEP/SUVISA/SESAB

ALERTA EPIDEMIOLÓGICO Nº 01/2018 DIVEP/SUVISA/SESAB GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica ALERTA EPIDEMIOLÓGICO Nº 01/2018 DIVEP/SUVISA/SESAB

Leia mais

CLOROQUINA DIFOSFATO

CLOROQUINA DIFOSFATO CLOROQUINA DIFOSFATO Antimalárico INTRODUÇÃO A cloroquina é uma 4-aminoquinolina com rápida atividade esquizonticida para todas as espécies de Plasmodium e gametocida para P. vivax, P. malariae e P. ovale,

Leia mais

Figura 1. Levantamento da fauna anofélica, Santa Catarina, 1997 a 2004.

Figura 1. Levantamento da fauna anofélica, Santa Catarina, 1997 a 2004. Malária A malária é uma doença infecciosa febril aguda, cujos agentes etiológicos são protozoários ( Plasmodium falciparum,p. malariae,p. ovale e P.vivax) transmitidos por vetores do gênero Anopheles.

Leia mais

Capítulo COLORAÇÃO DAS GRANULAÇÕES DE SCHÜFFNER

Capítulo COLORAÇÃO DAS GRANULAÇÕES DE SCHÜFFNER Capítulo 6 COLORAÇÃO DAS GRANULAÇÕES DE SCHÜFFNER Manual de Diagnóstico Laboratorial da Malária A natureza das granulações de Schüffner é ainda desconhecida. São grânulos de cor rósea surgidos nas hemácias

Leia mais

Malária: Informações para profissionais de saúde

Malária: Informações para profissionais de saúde Malária: Informações para profissionais de saúde A malária é uma doença infecciosa causada por protozoários do gênero Plasmodium e transmitida ao homem por fêmeas de mosquitos do gênero Anopheles, produzindo

Leia mais

Guia prático de tratamento da malária no Brasil

Guia prático de tratamento da malária no Brasil MINISTÉRIO DA SAÚDE Secretaria de Vigilância em Saúde Departamento de Vigilância Epidemiológica Guia prático de tratamento da malária no Brasil Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2010 2010

Leia mais

Protocolo de Atenção ao Paciente com Malária

Protocolo de Atenção ao Paciente com Malária Estado do Paraná - PR Secretaria Estadual da Saúde - SESA Superintendência de Vigilância em Saúde - SVS Centro de Vigilância Ambiental em Saúde - CEVA Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores - DVDTV

Leia mais

Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas Síndromes respiratórias

Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas Síndromes respiratórias Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas Síndromes respiratórias Estratégias de Vigilância Perfil clínico-epidemiológico e vigilância Várias doenças com apresentações sindrômicas semelhantes

Leia mais

Estudo aponta alta eficácia de medicamento contra malária

Estudo aponta alta eficácia de medicamento contra malária Estudo aponta alta eficácia de medicamento contra malária Um estudo realizado por mais de dois anos com cerca de 160 pacientes aponta que o medicamento ASMQ, composto pela combinação dos fármacos artesunato

Leia mais

Manejo de casos suspeitos de Febre Maculosa. Outubro de 2018

Manejo de casos suspeitos de Febre Maculosa. Outubro de 2018 Manejo de casos suspeitos de Febre Maculosa Outubro de 2018 Febre maculosa Conteúdo Epidemiologia e etiologia Definição de caso Manifestação clínica Diagnóstico diferencial Diagnóstico laboratorial Tratamento

Leia mais

SEJA BEM VINDO A UNIDADE SANITÁRIA EXPLIQUE AO TÉCNICO DE SAÚDE TUDO O QUE SENTES

SEJA BEM VINDO A UNIDADE SANITÁRIA EXPLIQUE AO TÉCNICO DE SAÚDE TUDO O QUE SENTES SEJA BEM VINDO A UNIDADE SANITÁRIA EXPLIQUE AO TÉCNICO DE SAÚDE TUDO O QUE SENTES REPÚBLICA DE ANGOLA DIRECÇÃO NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA PROGRAMA NACIONAL DE CONTROLO DA MALARIA DIRECTRIZES E NORMAS DE

Leia mais

Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018

Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018 Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018 Estratégias de Vigilância Perfil clínico-epidemiológico e vigilância Várias doenças com apresentações sindrômicas semelhantes Várias formas

Leia mais

Plasmódios e a malária. Cláudio Marinho

Plasmódios e a malária. Cláudio Marinho Plasmódios e a malária Cláudio Marinho Plasmódios e a malária 1) História 2) Epidemiologia 3) Transmissão 4) Aspectos Clínicos 5) Diagnóstico 6) Tratamento 7) Prevenção & Controle Malária na história Características

Leia mais

Cetoacidose Diabética

Cetoacidose Diabética Cetoacidose Diabética Introdução A Cetoacidose diabética (CAD) é a complicação aguda do Diabetes Mellitus mais clássica e, embora não seja a mais comum (perde para hipoglicemia), é de longe a mais cobrada

Leia mais

MALARIA. Prof. Cor Jésus F Fontes

MALARIA. Prof. Cor Jésus F Fontes MALARIA Prof. Cor Jésus F Fontes NÚCLEO DE ESTUDOS DE DOENÇAS INFECCIOSAS E TROPICAIS DE MATO GROSSO UFMT * FUNASA * SES-MT Fundado em 1997 MALARIA Hemoparasitose causada por protozoários do gênero Plasmodium

Leia mais

Inquérito epidemiológico *

Inquérito epidemiológico * ETAPA de MITIGAÇÃO Diagnóstico, vigilância e tratamento Inquérito epidemiológico * A preencher pelo Delegado de Saúde da área do hospital ou pelo Delegado de Saúde de residência do doente em colaboração

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. HIV/AIDS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. HIV/AIDS Aula 2. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS HIV/AIDS Aula 2 Profª. Tatiane da Silva Campos Diagnóstico - investigação laboratorial após a suspeita de risco de infecção pelo HIV. janela imunológica é

Leia mais

Vigilância sindrômica Síndromes febris ictero-hemorrágicas

Vigilância sindrômica Síndromes febris ictero-hemorrágicas Vigilância sindrômica Síndromes febris ictero-hemorrágicas Estratégias de Vigilância Perfil clínico-epidemiológico e vigilância Várias doenças com apresentações sindrômicas semelhantes Várias formas clínicas

Leia mais

Prof.Archangelo P. Fernandes Profa. Alessandra Barone

Prof.Archangelo P. Fernandes Profa. Alessandra Barone Prof.Archangelo P. Fernandes Profa. Alessandra Barone www.profbio.com.br Plasmodium Hospedeiro vertebrado: homem Transmissão: Vetor Transfusão de sangue Compartilhamento de seringas Acidente com agulhas

Leia mais

Quadro Clínico O idoso, ao oposto do paciente jovem, não apresenta o quadro clássico (febre, tosse e dispnéia), aparecendo em apenas 30,7%. Alteração status mental 44,6%. A ausculta não é específica e

Leia mais

Nota Técnica 03/2017 CIEVS/GEEPI/GVSI. Assunto: Fluxo Assistencial de Pessoa com Suspeita de Febre Amarela na Rede SUS-BH

Nota Técnica 03/2017 CIEVS/GEEPI/GVSI. Assunto: Fluxo Assistencial de Pessoa com Suspeita de Febre Amarela na Rede SUS-BH Nota Técnica 03/2017 CIEVS/GEEPI/GVSI Assunto: Fluxo Assistencial de Pessoa com Suspeita de Febre Amarela na Rede SUS-BH Belo Horizonte, 18 de janeiro de 2017. Definição de caso suspeito de febre amarela:

Leia mais

Fluidoterapia. Vias de Administração. Fluidoterapia. Fluidoterapia. Fluidoterapia. Fluidoterapia. Enteral Via oral Via intra retal

Fluidoterapia. Vias de Administração. Fluidoterapia. Fluidoterapia. Fluidoterapia. Fluidoterapia. Enteral Via oral Via intra retal Vias de Administração Enteral Via oral Via intra retal Parenteral Via Subcutânea Via Intramuscular Via endovenosa Via Intra Óssea Via Intra Cardíaca Via Intra Traqueal Via Epidural Via Subaracnóidea Via

Leia mais

Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018

Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018 Vigilância sindrômica: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2018 Estratégias de Vigilância Perfil clínico-epidemiológico e vigilância Várias doenças com apresentações sindrômicas semelhantes Várias formas

Leia mais

Status da implementação de ACT no Brasil

Status da implementação de ACT no Brasil Status da implementação de ACT no Brasil José L.B.Ladislau Farmanguinhos/DNDI Rio de Janeiro, abril 2008 Programa Nacional de Controle da Malária Antecedentes da implantação do ACT Resultados Mapa do risco

Leia mais

[ERLICHIOSE CANINA]

[ERLICHIOSE CANINA] [ERLICHIOSE CANINA] 2 Erlichiose Canina A Erlichiose Canina é uma hemoparasitose causada pela bactéria Erlichia sp. Essa bactéria parasita, geralmente, os glóbulos brancos (neste caso, Erlichia canis)

Leia mais

MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO

MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO III MÓDULO MANEJO DO ALCOOLISMO ENCERRAMENTO E AVALIAÇÃO 2016 ESCALA CIWA AR 1) Implementação da escala CIWA-ar foi associada à diminuição da incidência de delirium tremensfonte: http://www.revistas.usp.br/smad/article/view/119197

Leia mais

Data Versão/Revisões Descrição Autor 06/06/ Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V, S.R.P.T

Data Versão/Revisões Descrição Autor 06/06/ Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V, S.R.P.T UTIPrCL06 1 de 6 Histórico de Revisão / Versões Data Versão/Revisões Descrição Autor 1.00 Proposta inicial F.A.A.C; M.C.V, S.R.P.T 1 Objetivo Fornecer um sistema seguro de administração de heparina por

Leia mais

Nota Técnica 04/2017 CIEVS/GEEPI/GVSI. Assunto: Fluxo Assistencial de Pessoa com Suspeita de Febre Amarela na Rede SUS-BH

Nota Técnica 04/2017 CIEVS/GEEPI/GVSI. Assunto: Fluxo Assistencial de Pessoa com Suspeita de Febre Amarela na Rede SUS-BH Nota Técnica 04/2017 CIEVS/GEEPI/GVSI Assunto: Fluxo Assistencial de Pessoa com Suspeita de Febre Amarela na Rede SUS-BH Belo Horizonte, 03 de fevereiro de 2017. Esta nota atualiza as informações da Nota

Leia mais

Emergências Oncológicas - Síndrome de. lise Tumoral na Emergência

Emergências Oncológicas - Síndrome de. lise Tumoral na Emergência Emergências Oncológicas - Síndrome de lise Tumoral na Emergência Autores e Afiliação: José Maurício S C Mota - Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, ex-médico assistente da Unidade de Emergência

Leia mais

Doenças Vetoriais. Malária Dengue Febre amarela

Doenças Vetoriais. Malária Dengue Febre amarela Malária Dengue Febre amarela Conceitos Vetor Artrópode que transmite um patógeno de um vertebrado hospedeiro para o outro Doenças vetoriais são aquelas em que seus agentes são transmitidos por vetores

Leia mais

CRISE HIPOXÊMICA. Maria Regina da Rocha Corrêa

CRISE HIPOXÊMICA. Maria Regina da Rocha Corrêa CRISE HIPOXÊMICA Maria Regina da Rocha Corrêa Crise Hipoxêmica Introdução Fisiopatologia Quadro clínico Fatores Precipitantes Tratamento Crise Hipoxêmica Cardiopatia Cianótica crise hipoxêmica Tratamento

Leia mais

APRESENTAÇÃO Farmanguinhos primaquina 5 mg ou 15 mg é apresentado em embalagem contendo 50 blísteres com 10 comprimidos cada.

APRESENTAÇÃO Farmanguinhos primaquina 5 mg ou 15 mg é apresentado em embalagem contendo 50 blísteres com 10 comprimidos cada. Farmanguinhos primaquina difosfato de primaquina DMG-FAR-PAC-PRI-000-2017 APRESENTAÇÃO Farmanguinhos primaquina 5 mg ou 15 mg é apresentado em embalagem contendo 50 blísteres com 10 comprimidos cada. USO

Leia mais

PACIENTE GRAVE IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO TREINAMENTO

PACIENTE GRAVE IDENTIFICAÇÃO E TRATAMENTO TREINAMENTO TREINAMENTO A maioria das PCRs intra-hospitalares são evitáveis (~ 85%) Até 70% são secundárias a insuficiência respiratória ou deterioração neurológica. Porque as PCRs não são evitadas? Atraso diagnóstico

Leia mais

Vigilância sindrômica Síndromes febris ictero-hemorrágicas

Vigilância sindrômica Síndromes febris ictero-hemorrágicas Vigilância sindrômica Síndromes febris ictero-hemorrágicas Estratégias de Vigilância Perfil clínico-epidemiológico e vigilância Várias doenças com apresentações sindrômicas semelhantes Várias formas clínicas

Leia mais

Inquérito epidemiológico *

Inquérito epidemiológico * Doença pelo novo vírus da gripe A(H1N1) Fase Pandémica 5 - OMS Inquérito epidemiológico * A preencher pelo Delegado de Saúde designado pelo Delegado de Saúde Regional da área do Hospital de Referência

Leia mais

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda.

Espectro clínico. Figura 1 Espectro clínico chikungunya. Infecção. Casos Assintomáticos. Formas. Típicas. Fase Aguda. Fase Subaguda. Secretaria de Vigilância em Saúde Espectro clínico O período de incubação intrínseco, que ocorre no ser humano, é em média de 3 a 7 dias (podendo variar de 1 a 12 dias). O extrínseco, que ocorre no vetor,

Leia mais

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia).

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia). CASO CLÍNICO HMA: LCU, 43 a, sexo masculino, com anorexia, náuseas, vômitos, mal-estar geral há uma semana. Nos últimos dois dias apresentou cefaleia, fotofobia, tosse e coriza. HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro,

Leia mais

Definições importantes

Definições importantes Sepse é uma emergência médica, assim como trauma, acidente vascular encefálico e síndrome coronariana. A sepse é um dos motivos mais comuns de admissão em UTI 30% das admissões, gerando alto custo, longa

Leia mais

SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PROTOCOLO DENGUE

SERVIÇO DE CONTROLE DE INFECÇÃO HOSPITALAR PROTOCOLO DENGUE PROTOCOLO DENGUE 1 2 CRITÉRIOS DE INTERNAÇÃO PARA DENGUE A identificação precoce dos casos é de vital importância para tomar decisões e implementar medidas de maneira oportuna, visando principalmente o

Leia mais

PROTOCOLO GERENCIADO DE SEPSE PACIENTE COM CONDUTA PARA SEPSE (OPÇÃO 2 E 3 - COLETA DE EXAMES/ANTIBIÓTICO)

PROTOCOLO GERENCIADO DE SEPSE PACIENTE COM CONDUTA PARA SEPSE (OPÇÃO 2 E 3 - COLETA DE EXAMES/ANTIBIÓTICO) DADOS DO PACIENTE PROTOCOLO GERENCIADO DE SEPSE PACIENTE COM CONDUTA PARA SEPSE (OPÇÃO 2 E 3 - COLETA DE EXAMES/ANTIBIÓTICO) Iniciais: Registro: Sexo: ( ) Feminino ( ) Masculino Data de nascimento: / /

Leia mais

Vacinação contra Febre Amarela em Santa Catarina. Arieli Schiessl Fialho

Vacinação contra Febre Amarela em Santa Catarina. Arieli Schiessl Fialho apresentam Vacinação contra Febre Amarela em Santa Catarina Arieli Schiessl Fialho A Doença A Febre Amarela (FA) é uma doença infecciosa febril aguda, imunoprevenível, endêmica e enzoótica nas florestas

Leia mais

Exames Complementares:

Exames Complementares: Exames Complementares: Gasometria arterial: ph = 7, 31 PaO2 = 156 mmhg PaCO2 = 20 mmhg HCO3 = 14,3 BE = - 14,3 SaO2 = 99% Lactato = 1,6 mmol/l Exames Complementares: USG e CT de abdome normais Após a infusão

Leia mais

Sepse Professor Neto Paixão

Sepse Professor Neto Paixão ARTIGO Sepse Olá guerreiros concurseiros. Neste artigo vamos relembrar pontos importantes sobre sepse. Irá encontrar de forma rápida e sucinta os aspectos que você irá precisar para gabaritar qualquer

Leia mais

INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico

INSTITUTO LATINO AMERICANO DE SEPSE CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA A SEPSE PROTOCOLO CLÍNICO Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico 1. Importância do protocolo Elevada prevalência Elevada taxa de morbidade Elevada taxa de mortalidade

Leia mais

PROTOCOLO MÉDICO SEPSE E CHOQUE SÉPTICO

PROTOCOLO MÉDICO SEPSE E CHOQUE SÉPTICO Página: 1 de 6 1. INTRODUÇÃO: Considerar SEPSE e CHOQUE SÉPTICO quando: - Temperatura >38 C ou < 36 C - FR >20 ou paco2 12.000 ou leucopenia 10% de bastões - Hipotensão induzida

Leia mais

Abordagem da sepse na emergência Rodrigo Antonio Brandão Neto

Abordagem da sepse na emergência Rodrigo Antonio Brandão Neto Abordagem da sepse na emergência Rodrigo Antonio Brandão Neto Perguntas as serem respondidas Esse paciente tem choque? Quais os critérios de sepse? Qual abordagem inicial ao choque neste paciente? Quais

Leia mais

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia).

HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista (um maço/dia), consumo moderado de álcool (1 drink 15 g / dia). CASO CLÍNICO HMA: LCU, 43 a, sexo masculino, com anorexia, náuseas, vômitos, mal-estar geral há uma semana. Nos últimos dois dias apresentou cefaleia, tosse e coriza. HÁBITOS DE VIDA: caminhoneiro, tabagista

Leia mais

PAC Pneumonia Adquirida na Comunidade

PAC Pneumonia Adquirida na Comunidade PAC Pneumonia Adquirida na Comunidade Definição O diagnóstico baseia-se na presença de sintomas de doença aguda do trato respiratório inferior: tosse e um mais dos seguintes sintomas expectoração, falta

Leia mais

PROTOZOÁRIOS DO SANGUE E DOS TECIDOS

PROTOZOÁRIOS DO SANGUE E DOS TECIDOS PROTOZOÁRIOS DO SANGUE E DOS TECIDOS Gênero: Plasmodium Espécies: P. vivax; P. falciparum; P. malarie INTRODUÇÃO Os protozoários de gênero Plasmodium pertencem ao filo Apicomplexa e no Brasil encontramos

Leia mais

PROTOCOLO ROTINA DE INTERNAÇÃO PARA SUSPEITA DE TUBERCULOSE BACILÍFERA

PROTOCOLO ROTINA DE INTERNAÇÃO PARA SUSPEITA DE TUBERCULOSE BACILÍFERA PROTOCOLO ROTINA DE INTERNAÇÃO PARA SUSPEITA DE TUBERCULOSE BACILÍFERA ADMISSÃO HOSPITALAR PARA PACIENTE COM SUSPEITA DE TUBERCULOSE PULMONAR A tuberculose é transmitida por via aérea em praticamente

Leia mais

EMERGÊNCIA NO PRONTO ATENDIMENTO: MANEJO DOS PACIENTES COM LEUCEMIA PROMIELOCÍTICA AGUDA

EMERGÊNCIA NO PRONTO ATENDIMENTO: MANEJO DOS PACIENTES COM LEUCEMIA PROMIELOCÍTICA AGUDA EMERGÊNCIA NO PRONTO ATENDIMENTO: MANEJO DOS PACIENTES COM LEUCEMIA PROMIELOCÍTICA AGUDA Reunião de atualização em temas relevantes na prática clínica Dra Isabela Assis de Siqueira Residente Hematologia

Leia mais

FISIOPATOLOGIA Fatores independentes relacionados à velocidade de polimerização:

FISIOPATOLOGIA Fatores independentes relacionados à velocidade de polimerização: FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA FISIOPATOLOGIA Fatores independentes relacionados à velocidade de polimerização: Concentração intracelular de HbS Presença ou ausência de HbF Grau de desoxigenação

Leia mais

Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2019

Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2019 Vigilância sindrômica 2: Síndromes febris ictero-hemorrágicas 2019 Síndromes febris ictéricas e icterohemorrágicas Síndrome Febril (Íctero-Hemorrágica Aguda) Vigilância Sindrômica na Amazônia Síndrome

Leia mais

PROTOCOLO DE GERENCIAMENTO DE SEPSE 11- INSTRUÇÕES MULTIPROFISSINAIS ESPECÍFICAS: TIPO DE INSTRUÇÃO. Primeiras 06 horas

PROTOCOLO DE GERENCIAMENTO DE SEPSE 11- INSTRUÇÕES MULTIPROFISSINAIS ESPECÍFICAS: TIPO DE INSTRUÇÃO. Primeiras 06 horas PROTOCOLO DE GERENCIAMENTO DE SEPSE 11- INSTRUÇÕES MULTIPROFISSINAIS ESPECÍFICAS: EQUIPE TIPO DE INSTRUÇÃO Primeiras 06 horas ü Garantir restauração volêmica imediata (30ml/Kg) em 30 minutos. ü Solicitar

Leia mais

Febre maculosa febre carrapato

Febre maculosa febre carrapato A febre maculosa, também conhecida como febre do carrapato é uma doença infecciosa aguda causada pela bactéria Rickettsia rickettsii, que é intracelular obrigatória e tem como vetor biológico o carrapato

Leia mais

ORGANIZADOR. Página 1 de 9

ORGANIZADOR. Página 1 de 9 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 0 TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (R) / 0 PROVA DISCURSIVA Página de 9 RESIDÊNCIA MÉDICA UERJ 0 TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA (R) / 0 PROVA DISCURSIVA HEMATOLOGIA E HEMOTERAPIA ) Homem

Leia mais

Wuelton Marcelo Monteiro FMT-HVD/UEA. Malária no Brasil e no mundo e o risco de transmissão transfusional. Rio de Janeiro 2015

Wuelton Marcelo Monteiro FMT-HVD/UEA. Malária no Brasil e no mundo e o risco de transmissão transfusional. Rio de Janeiro 2015 Wuelton Marcelo Monteiro FMT-HVD/UEA Malária no Brasil e no mundo e o risco de transmissão transfusional Rio de Janeiro 2015 Gething et al., 2012 MALÁRIA VIVAX Gething et al., 2011 MALÁRIA FALCIPARUM Pina-Costa

Leia mais

ENFERMAGEM. Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hepatites Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM. Doenças Infecciosas e Parasitárias. Hepatites Aula 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM Doenças Infecciosas e Parasitárias Hepatites Aula 1 Profª. Tatiane da Silva Campos degeneração do fígado = vírus atacam o fígado quando parasitam suas células para reprodução. Fonte: www.google.com.br/imagens

Leia mais

Malária. Profa. Carolina G. P. Beyrodt

Malária. Profa. Carolina G. P. Beyrodt Malária Profa. Carolina G. P. Beyrodt Agentes etiológicos: Plasmodium vivax (maior nº de casos no BR) Plasmodium falciparum Plasmodium malariae Plasmodium ovale Epidemiologia Atualmente, no Mundo, ocorrem

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. DENGUE Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. DENGUE Aula 3. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS DENGUE Aula 3 Profª. Tatiane da Silva Campos Diagnóstico: Anamnese; Exame clinico; Diagnóstico Diferencial Dengue clássica: principais doenças a serem consideradas

Leia mais

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS. OUTRAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 4. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS Aula 4 Profª. Tatiane da Silva Campos Caxumba = Parotidite Infecciosa aguda, caracterizada por febre e aumento de volume de uma ou mais glândulas salivares,

Leia mais

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial

Toxoplasmose. Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii. Único agente causal da toxoplasmose. Distribuição geográfica: Mundial Toxoplasmose Zoonose causada por protozoário Toxoplasma gondii Único agente causal da toxoplasmose Distribuição geográfica: Mundial Hospedeiros: a) Hospedeiros finais ou definitivos: - felideos (gato doméstico

Leia mais

Guia para a Hemovigilância no Brasil ANVISA Profª. Fernanda Barboza

Guia para a Hemovigilância no Brasil ANVISA Profª. Fernanda Barboza Guia para a Hemovigilância no Brasil ANVISA 2015 Profª. Fernanda Barboza Hemovigilância Um conjunto de procedimentos de vigilância que abrange todo o ciclo do sangue, com o objetivo de obter e disponibilizar

Leia mais

FEBRE AMARELA O QUE É FEBRE AMARELA?

FEBRE AMARELA O QUE É FEBRE AMARELA? FEBRE AMARELA Combatida por Oswaldo Cruz no início do século 20 e erradicada dos grandes centros urbanos desde 1942, a Febre Amarela voltou a assustar os brasileiros nos últimos tempos, com a proliferação

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO- RJ DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO- RJ DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO- RJ DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo, VETERINÁRIO

Leia mais

Módulo: Nível Superior Dezembro/2014 GVDATA

Módulo: Nível Superior Dezembro/2014 GVDATA Módulo: Nível Superior Dezembro/2014 GVDATA Classificada no grupo de doenças extremamente negligenciadas Leishmanioses Volta Redonda Barra Mansa Rio de Janeiro Niterói Definição de Caso suspeito Todo individuo

Leia mais

Avaliação da Eficácia da Cloroquina e Primaquina para o Tratamento de Malária Não Complicada por Plasmodium vivax, Cruzeiro do Sul, Brazil, 2014

Avaliação da Eficácia da Cloroquina e Primaquina para o Tratamento de Malária Não Complicada por Plasmodium vivax, Cruzeiro do Sul, Brazil, 2014 Avaliação da Eficácia da Cloroquina e Primaquina para o Tratamento de Malária Não Complicada por Plasmodium vivax, Cruzeiro do Sul, Brazil, 2014 Alexandre Macedo de Oliveira Divisão de Doenças Parasitárias

Leia mais

Lesão Renal Aguda. Revista Qualidade HC. Autores e Afiliação: Área: Objetivos: Definição / Quadro Clínico:

Lesão Renal Aguda. Revista Qualidade HC. Autores e Afiliação: Área: Objetivos: Definição / Quadro Clínico: Lesão Renal Aguda Autores e Afiliação: Caio Pereira Miarelli. Ex-Médico Residente Cínica Médica do HCFMRP USP; Dr. Gustavo Frezza. Médico Assistente da Divisão de Nefrologia; Dra. Valéria Takeuchi Okino.

Leia mais

Parasitologia Docente: Prof. Subst. Luciano Alves dos Anjos

Parasitologia Docente: Prof. Subst. Luciano Alves dos Anjos Campus de Ilha Solteira Departamento de Biologia e Zootecnia DBZ FEIS Protozoários Filo APICOMPLEXA Parasitologia Docente: Prof. Subst. Luciano Alves dos Anjos Todos os apicomplexa são endoparasitas Seus

Leia mais

Vigilância Epidemiológica das Doenças Negligenciadas e das Doenças relacionadas à pobreza 2017

Vigilância Epidemiológica das Doenças Negligenciadas e das Doenças relacionadas à pobreza 2017 Vigilância Epidemiológica das Doenças Negligenciadas e das Doenças relacionadas à pobreza 2017 OMS doenças tropicais negligenciadas Bouba Doença de Chagas Dengue Dracunculíase Equinococose (Hidatidose)

Leia mais

Reação Hiperhemolítica em gestante com doença falciforme. Maria Tereza Taroni Marques de Moraes Patrícia R. S. Cardoso Vanessa Maria Fenelon da Costa

Reação Hiperhemolítica em gestante com doença falciforme. Maria Tereza Taroni Marques de Moraes Patrícia R. S. Cardoso Vanessa Maria Fenelon da Costa Reação Hiperhemolítica em gestante com doença falciforme Maria Tereza Taroni Marques de Moraes Patrícia R. S. Cardoso Vanessa Maria Fenelon da Costa 1 PCCB 25 anos, diagnóstico de Anemia Falciforme Eletroforese:

Leia mais

Rotinas da FMT-HVD 2014

Rotinas da FMT-HVD 2014 Rotinas da FMT-HVD 2014 Malária CID-10 Ø B50 Malária por Plasmodium falciparum; o B50.8 Com complicações; o B50.9 Sem complicações; Ø B51 Malária por Plasmodium vivax; o B51.8 Com complicações; o B51.9

Leia mais

Vigilância Epidemiológica das Doenças Negligenciadas e das Doenças relacionadas à pobreza 2018

Vigilância Epidemiológica das Doenças Negligenciadas e das Doenças relacionadas à pobreza 2018 Vigilância Epidemiológica das Doenças Negligenciadas e das Doenças relacionadas à pobreza 2018 OMS doenças tropicais negligenciadas Bouba Doença de Chagas Dengue Dracunculíase Equinococose (Hidatidose)

Leia mais

Definição Sepsis 3.0 Sepse: Choque séptico:

Definição Sepsis 3.0 Sepse: Choque séptico: SEPSE Definição Sepsis 3.0 Sepse: disfunção orgânica ameaçadora à vida causada por uma resposta desregulada do hospedeir à infecção. Choque séptico: subgrupo de pacientes com sepse em que há anormalidade

Leia mais

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 8. Profª. Lívia Bahia

ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER. Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 8. Profª. Lívia Bahia ENFERMAGEM SAÚDE DA MULHER Doenças Sexualmente Transmissíveis Parte 8 Profª. Lívia Bahia HIV/AIDS A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS, do inglês acquired immune deficiency syndrome) é causada

Leia mais

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO

ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM PROF. CARLOS ALBERTO CONCURSO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ESPECÍFICO DE ENFERMAGEM TEMA 11 PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO DESENVOLVIMENTO DE VACINAS O que faz uma vacina? Estimula

Leia mais

AGRADECIMENTOS... 2 ABSTRACT... 3 RESUMO... 3 INTRODUÇÃO... 4 MALÁRIA: CONCEITOS GERAIS Etiologia e Patogénese Epidemiologia...

AGRADECIMENTOS... 2 ABSTRACT... 3 RESUMO... 3 INTRODUÇÃO... 4 MALÁRIA: CONCEITOS GERAIS Etiologia e Patogénese Epidemiologia... ÍNDICE AGRADECIMENTOS... 2 ABSTRACT... 3 RESUMO... 3 INTRODUÇÃO... 4 MALÁRIA: CONCEITOS GERAIS... 5 Etiologia e Patogénese... 6 Epidemiologia... 10 Prevalência... 13 Diagnóstico e achados laboratoriais...

Leia mais

Malária: aspectos gerais e principais alterações hematológicas uma revisão

Malária: aspectos gerais e principais alterações hematológicas uma revisão Academia de Ciências e Tecnologia Artigo de Revisão Malária: aspectos gerais e principais alterações hematológicas uma revisão Malaria: General aspects and main hematological alterations - a review Ana

Leia mais

INDICAÇÕES PARA USO CLÍNICO DE HEMOCOMPONENTES. Concentrado de Hemácias (CH)

INDICAÇÕES PARA USO CLÍNICO DE HEMOCOMPONENTES. Concentrado de Hemácias (CH) Concentrado de Hemácias (CH) A transfusão de concentrados de hemácias está indicada para aumentar rapidamente a capacidade de transporte de oxigênio em pacientes com diminuição da massa de hemoglobina.

Leia mais

CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA À SEPSE. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico DETECÇÃO PRECOCE + TRATAMENTO CORRETO

CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA À SEPSE. Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico DETECÇÃO PRECOCE + TRATAMENTO CORRETO CAMPANHA DE SOBREVIVÊNCIA À SEPSE Atendimento ao paciente com sepse grave/choque séptico DETECÇÃO PRECOCE + TRATAMENTO CORRETO MORTALIDADE SEPSE = Infecção + SRIS (pelo menos 2 dos critérios/sinais) SEPSE

Leia mais

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado.

Resultados da Validação do Mapeamento. Administrar medicamentos vasoativos, se adequado. Intervenções de Enfermagem da Classificação das Intervenções de Enfermagem (NIC) para o diagnóstico de Volume de líquidos deficiente em pacientes vitimas de trauma Quadro 1- Reestruturação dos níveis de

Leia mais

R1CM HC UFPR Dra. Elisa D. Gaio Prof. CM HC UFPR Dr. Mauricio Carvalho

R1CM HC UFPR Dra. Elisa D. Gaio Prof. CM HC UFPR Dr. Mauricio Carvalho R1CM HC UFPR Dra. Elisa D. Gaio Prof. CM HC UFPR Dr. Mauricio Carvalho CASO CLÍNICO Homem, 45 anos, com cirrose por HCV foi admitido com queixa de fraqueza e icterícia de início recente. O paciente possuía

Leia mais

Diretrizes Clínicas Sepse grave e choque séptico

Diretrizes Clínicas Sepse grave e choque séptico Em 2003 infectologistas e intensivistas representando 11 organizações internacionais desenvolveram diretrizes para sepse grave e choque séptico sob os auspícios da Surviving Sepsis Campaign, um esforço

Leia mais

12/03/2018 GRANDES ANIMAIS

12/03/2018 GRANDES ANIMAIS 1 2 3 GRANDES ANIMAIS Manutenção da Vida Volume : 45% células sangüíneas 55% plasma Células : hemácias, leucócitos, plaquetas Plasma : 90% água 1% (potássio, sódio, ferro, cálcio) 7% (albumina, imunoglobulinas,

Leia mais

Febre Amarela Informações (18/01/2018)

Febre Amarela Informações (18/01/2018) Febre Amarela Informações (18/01/2018) Segundo o Ministério da Saúde, O Brasil enfrentou em 2016/2017 um grande surto de febre amarela, envolvendo principalmente os estados da região Sudeste, com destaque

Leia mais

I MÓDULO Grandes Síndromes Clínicas: Sinais e Sintomas 6 Semanas: 1ª a 6ª semana SEMANA DIA HORÁRIO PROF. SALA CONTEÚDO

I MÓDULO Grandes Síndromes Clínicas: Sinais e Sintomas 6 Semanas: 1ª a 6ª semana SEMANA DIA HORÁRIO PROF. SALA CONTEÚDO Distribuição Esquemática das Atividades Didáticas do Curso de Medicina - UFSJ/SEDE 4º PERÍODO Semana Unidades Curriculares Turno Seg Ter Qua Qui Sex 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 Módulo

Leia mais

SEPSE. Tem 2 desse 3 critérios? Taquipnéia (FR 22) Pressão Sistólica 100 mmhg. Confusão Mental SIM. Coleta do pacote de SEPSIS

SEPSE. Tem 2 desse 3 critérios? Taquipnéia (FR 22) Pressão Sistólica 100 mmhg. Confusão Mental SIM. Coleta do pacote de SEPSIS SEPSE Não protocolado NÃO Tem 2 desse 3 critérios? Taquipnéia (FR 22) Pressão Sistólica 100 mmhg Confusão Mental SIM Pacote SEPSE (SOFA) o Lactato e Gasometria arterial o Hemograma o Creatinina o Bilirrubina

Leia mais

Novas Recomendações para Vigilância Epidemiológica da Coqueluche

Novas Recomendações para Vigilância Epidemiológica da Coqueluche Novas Recomendações para Vigilância Epidemiológica da Coqueluche O cenário epidemiológico da coqueluche, no Brasil, desde a década de 1990, apresentou importante redução na incidência dos casos na medida

Leia mais

Controle Glicêmico Intra-Hospitalar. Introdução

Controle Glicêmico Intra-Hospitalar. Introdução Controle Glicêmico Intra-Hospitalar Introdução A hiperglicemia é comum em doenças agudas, sendo mais frequente ainda em pacientes internados. Cerca de 38% dos pacientes internados foram identificados como

Leia mais