O presente capítulo visa à exposição da metodologia empregada na pesquisa: os objetivos, as hipóteses, a organização dos dados e o método de análise.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O presente capítulo visa à exposição da metodologia empregada na pesquisa: os objetivos, as hipóteses, a organização dos dados e o método de análise."

Transcrição

1 2. METODOLOGIA O presente capítulo visa à exposição da metodologia empregada na pesquisa: os objetivos, as hipóteses, a organização dos dados e o método de análise. 2.1 Objetivos Objetivo geral Este trabalho pretende, à luz da proposta de Harris (1999), sob o aparato teórico da Morfologia Distribuída, analisar e descrever o papel desempenhado pelas vogais átonas finais /o, a, e/, como morfemas de classe formal Objetivos específicos a) Identificar o número de classes formais não-verbais existentes no português brasileiro (PB); b) Investigar a constituição de cada uma das classes formais não-verbais do PB; c) Analisar os itens nominais do português, quanto à sua terminação, de acordo com a proposta de Harris; d) Verificar as diferentes interpretações da vogal átona final /e/ morfema de classe formal ou vogal epentética; e) Discutir o sistema de especificação de gênero, segundo o modelo da Morfologia Distribuída, aplicado aos vocábulos nominais do português; f) Examinar a formação do plural dos membros de classe formal.

2 Hipóteses Hipótese geral As vogais átonas finais /o/ e /a/ são morfemas de classe formal, ao passo que a vogal átona final /e/ se apresenta com dois papéis, morfema de classe formal ou vogal epentética Hipóteses específicas a) O PB possui, minimamente, três classes formais, terminadas em /o/, /a/ e /e/, respectivamente. b) A vogal átona final /e/, em português, como morfema de classe formal, é introduzida no componente morfológico da gramática, como os demais morfemas de classe formal. c) A vogal átona final /e/, como vogal epentética, é inserida no componente fonológico da gramática. d) As vogais /o/ e /a/ são morfemas de classe formal, independentemente de estarem correlacionadas ao gênero. e) O gênero é fator relevante para a atribuição de classe formal em geral. f) A presença do morfema de classe formal é fator indispensável para a boa-formação morfológica da palavra. g) As mudanças fonológicas acontecem através de operações morfológicas intituladas regras de reajustamento.

3 Organização dos dados Os dados a serem discutidos, no presente trabalho, não sofreram tratamento quantitativo, por ser esta tese de caráter estritamente teórico. Salienta-se, contudo, que as fontes consultadas a partir das quais se construíram as listas não-exaustivas de vocábulos nominais do português, subseqüentemente organizadas em diferentes classes formais, seguindo a proposta de Harris não foram poucas, nem pequeno foi o trabalho de checagem do material coletado nas diferentes obras, a fim de serem minimizadas as probabilidades de incorreções quando da constituição das relações de palavras. Essas listas, cujos dados são oriundos de fontes diversas, constituem o corpus ilustrativo da tese. Citam-se abaixo as obras mais utilizadas: a) dicionários eletrônico e convencional, Dicionário Aurélio Eletrônico (AE) - Século XXI, versão 3.0 (novembro de 1999), Minidicionário Luft (2000) e Dicionário Houaiss da língua portuguesa (2001); b) dicionários etimológicos, Antenor Nascentes (1955), José Pedro Machado (1977) e Antônio Geraldo da Cunha (2000); c) gramáticas históricas, Edwin B. Williams (1961), José Joaquim Nunes (1975), Ismael de Lima Coutinho (1976) e M. Said Ali (2001 [1921]). Optou-se, como marco inicial da pesquisa, pelo AE em função de seu mecanismo de busca ser extremamente rápido, permitindo assim a visualização dos dados em sua totalidade em curto espaço de tempo, além de obviamente ser o mais completo dicionário da língua portuguesa, quando do início desta pesquisa. Tal resultado seria inviável através de uma coleta tradicional, ou seja, via pesquisa nos dicionários convencionais da língua portuguesa, em virtude do tempo despendido para ser efetuada. É necessário observar, no entanto, que o material obtido através da busca eletrônica consistia não só dos vocábulos nominais não-derivados do português, portadores de uma das vogais átonas finais solicitadas, /o/, /a/, /e/, bem como os que, possuindo as mesmas terminações, apresentavam-nas tônicas, pois o dicionário não permitia tal seleção.

4 16 Esse fator tornou mais complexa a tarefa de coleta dos dados, em razão do grande número de vocábulos que tiveram de ser descartados. Assim, das listagens fornecidas pelo dicionário eletrônico foram manualmente separados os vocábulos com que se pretendia trabalhar. Desse trabalho, resultaram as primeiras listas de vocábulos nominais do português terminados nas vogais átonas /o, a, e/. Contudo, essas relações de palavras, por serem demasiado extensas, proporcionalmente ao tempo de que se dispunha para a elaboração do presente trabalho, necessitaram passar por reestruturações através do descarte de material, como vocábulos onomatopaicos, antropônimos, topônimos, entre outros, chegando-se desta feita a uma certa delimitação do corpus. Finda essa etapa, mas permanecendo a classificação dos vocábulos terminados na vogal final /e/, em número muito superior àquele com que se pretendia trabalhar, decidiu-se, mais uma vez, restringir o corpus. Este novo enxugamento de dados foi norteado pelo critério origem não-obscura, o qual só poderia ser rigorosamente seguido caso fossem utilizados dicionários etimológicos fidedignos (item b). E esta foi a tarefa empreendida para algumas centenas de vocábulos nominais terminados na vogal átona /e/. A fase seguinte foi marcada por consultas a gramáticas históricas (item c), com o objetivo de buscar mais informações acerca do papel desempenhado pela vogal átona final /e/ nos vocábulos nominais da língua portuguesa. Paralelamente a essa pesquisa, consultaram-se outros materiais em que pudessem constar vocábulos terminados na vogal /e/, os quais tivessem sido recentemente incorporados ao português, e cujo elencamento não integrasse o AE. Encontraram-se palavras que preenchiam os requisitos exigidos ao consultarem-se outros dois dicionários, o Minidicionário Luft (2000) e, com melhores resultados, o Dicionário Houaiss da língua portuguesa (2001) (ambos item a). Como última etapa, procedeu-se a uma checagem no Dicionário Houaiss da língua portuguesa de todo o material retirado do AE. Decidiu-se pela confrontação integral dos dados coletados ou seja, não só dos vocábulos acabados na vogal átona final /e/, mas, da mesma forma, daqueles terminados nas vogais átonas /o/ e /a/ em virtude de terem sido encontradas informações divergentes de uma obra para a outra, as quais eram relevantes para a análise do português brasileiro. Finalmente constituídas as referidas listas (Anexos), pode-se dar início à organização do corpus.

5 17 A figura (32), no capítulo 5, a partir da qual a presente análise se desenvolve, ilustra alguns membros integrados às cinco classes formais do português. A delimitação dos elementos integrantes desses agrupamentos formais decorre das propriedades morfológicas e fonológicas de que são portadores. 2.4 Método de análise Optou-se pela abordagem de Harris, em virtude de a sua descrição dos dados do espanhol ser a mais detalhada que se encontrou acerca do tema deste estudo, o papel desempenhado pelas vogais átonas finais /o, a, e/, nos vocábulos nominais do português do Brasil. Ademais, as contribuições oferecidas, em termos de análise, pelo modelo teórico da Morfologia Distribuída, são ainda inexploradas no que tange ao sistema do português do Brasil, pois não há estudos no campo da lingüística brasileira que possibilitem corroborar ou falsear as hipóteses levantadas por esta teoria.

PROGRAMA. PARTE PRÁTICA: Comentário de textos a partir do século XVI.

PROGRAMA. PARTE PRÁTICA: Comentário de textos a partir do século XVI. DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VI PERÍODO: 79.1/80.2 OBJETIVOS: Induzir os alunos a uma visão pancrônica da Língua Portuguesa, através do confronto de sua atual estrutura com as origens dessa estrutura.

Leia mais

P R O G R A M A. IV Unidade Prática de textos: Textos de autores portugueses e brasileiros dos séculos XIX e XX

P R O G R A M A. IV Unidade Prática de textos: Textos de autores portugueses e brasileiros dos séculos XIX e XX PERÍODO: 76.1 / 77.2 I Unidade Estrutura e formação dos vocábulos 1.1 Estruturas mórficas 1.2 - Formação do léxico português 1.3 - Processos de formação de palavras II Unidade Funções sintáticas dos termos

Leia mais

A FLEXÃO PORTUGUESA: ELEMENTOS QUE DESMISTIFICAM O CONCEITO DE QUE FLEXÃO E CONCORDÂNCIA SÃO CATEGORIAS SINTÁTICAS DEPENDENTES 27

A FLEXÃO PORTUGUESA: ELEMENTOS QUE DESMISTIFICAM O CONCEITO DE QUE FLEXÃO E CONCORDÂNCIA SÃO CATEGORIAS SINTÁTICAS DEPENDENTES 27 Página 75 de 315 A FLEXÃO PORTUGUESA: ELEMENTOS QUE DESMISTIFICAM O CONCEITO DE QUE FLEXÃO E CONCORDÂNCIA SÃO CATEGORIAS SINTÁTICAS DEPENDENTES 27 Iany França Pereira 28 (UESB) Cristiane Namiuti Temponi

Leia mais

II SiS-Vogais. Priscilla Garcia Universidade Federal da Bahia. Belo Horizonte MG Maio de 2009

II SiS-Vogais. Priscilla Garcia Universidade Federal da Bahia. Belo Horizonte MG Maio de 2009 II SiS-Vogais Belo Horizonte MG Maio de 2009 Priscilla Garcia (priscilla_garcia@ymail.com) Universidade Federal da Bahia OBJETIVO Descrever e analisar o comportamento das vogais médias em posição tônica

Leia mais

Marcação nominal de gênero no português, segundo Souza e Silva & Koch. Luiz Arthur Pagani

Marcação nominal de gênero no português, segundo Souza e Silva & Koch. Luiz Arthur Pagani Marcação nominal de gênero no português, segundo Souza e Silva & Koch Luiz Arthur Pagani 1 nomes substantivos & adjetivos: Embora, nas gramáticas do português, o adjetivo e o substantivo sejam considerados

Leia mais

MÓDULO BÁSICO. Linguagem IV Subtotal MÓDULO AVANÇADO

MÓDULO BÁSICO. Linguagem IV Subtotal MÓDULO AVANÇADO A Estrutura Curricular do Curso de Letras Habilitação Inglês e respectivas literaturas, com os componentes curriculares distribuídos por semestres e módulos, é a seguinte: LET0359 Elementos Básicos do

Leia mais

PERÍODO: I P R O G R A M A Unidade 1: História externa da Língua Portuguesa

PERÍODO: I P R O G R A M A Unidade 1: História externa da Língua Portuguesa DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA V PERÍODO: I - 1972 Unidade 1: História externa da Língua Portuguesa 1.1 As origens românicas da Língua Portuguesa. 1.2 A romanização da Lusitânia 1.3 Origens e formação da

Leia mais

1 Introdução. (1) a. A placa dos automóveis está amassada. b. O álbum das fotos ficou rasgado.

1 Introdução. (1) a. A placa dos automóveis está amassada. b. O álbum das fotos ficou rasgado. 17 1 Introdução A concordância, nas mais diversas línguas, é um fenômeno pesquisado em várias áreas, desde diferentes áreas de análise que envolvem o estudo da linguagem, tais como: morfologia, sintaxe,

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 3

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Médio) Grupo 3 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente

Língua Portuguesa. (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Língua Portuguesa (gramática, texto e redação) Professor Guga Valente Estrutura das palavras Observe que na tirinha, Calvin diz que gosta de verbar palavras. Aliás, ele faz isso com o próprio substantivo

Leia mais

O LÉXICO RELIGIOSO NO NORDESTE DO BRASIL

O LÉXICO RELIGIOSO NO NORDESTE DO BRASIL 441 de 664 O LÉXICO RELIGIOSO NO NORDESTE DO BRASIL Geisa Borges da Costa 133 (UFBA/UFRB) RESUMO O estudo descreve o léxico religioso dos falantes das capitais do Nordeste brasileiro. Utilizaram-se inquéritos

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Fonética e Fonologia da Língua Portuguesa Curso: LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA PORTUGUESA Período: 4 Semestre:

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XIII, Nº 04

Cadernos do CNLF, Vol. XIII, Nº 04 O PROCESSO DE GRAMATICALIZAÇÃO DO ELEMENTO DE REPENTE Aline Pontes Márcia Peterson (UFRJ) marciapetufrj@hotmail.com INTRODUÇÃO Este estudo tem por objetivo focalizar o processo de gramaticalização das

Leia mais

1. Objeto de Avaliação

1. Objeto de Avaliação Agrupamento de Escolas n.º 2 de Elvas Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Nº1 de Elvas INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Disciplina: Espanhol - Língua Estrangeira II Ano letivo 2015/2016 1. Introdução

Leia mais

Introdução à Morfologia

Introdução à Morfologia Introdução à Morfologia APOIO PEDAGÓGICO Prof. Cecília Toledo ceciliavstoledo@gmail. com O que é a morfologia? Morfologia e a parte da gramática que descreve a forma das palavras. Ou ainda: morfologia

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. PROFIJ II Tipo 2 1º ano

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. PROFIJ II Tipo 2 1º ano Escola Básica e Secundária de Santa Maria Ano Letivo 2017/2018 Informação Prova Especial de Avaliação PROFIJ II Tipo 2 1º ano Domínio de Língua Estrangeira Inglês Portaria 52/2016, de 16 de junho O presente

Leia mais

AS VOGAIS PRETÔNICAS [-BX] NO DIALETO CARIOCA: UMA ANÁLISE ACÚSTICA

AS VOGAIS PRETÔNICAS [-BX] NO DIALETO CARIOCA: UMA ANÁLISE ACÚSTICA II Simpósio sobre Vogais 21 a 23 de maio de 2009 Belo Horizonte- MG AS VOGAIS PRETÔNICAS [-BX] NO DIALETO CARIOCA: UMA ANÁLISE ACÚSTICA Luana Machado Universidade Federal do Rio de Janeiro Orientadores:

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS

INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS INFORMAÇÕES SOBRE O PROJETO TERMO DE REFERÊNCIA SUGERIDO PESQUISA DE OBSERVAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS - STALLINGS Objetivos Gerais do Trabalho Contratação de empresa especializada para realizar a Pesquisa

Leia mais

(2) A rápida publicação deste livro pela editora foi um bom negócio.

(2) A rápida publicação deste livro pela editora foi um bom negócio. 1 Introdução Esta dissertação tem o objetivo geral de investigar as formas nominalizadas deverbais no que tange ao seu aspecto polissêmico e multifuncional. O objetivo específico consiste em verificar,

Leia mais

Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com ensino secundário CIREP FERLAP CONFAP

Data: Para: Inspeção-Geral de Educação. Direções Regionais de Educação. Escolas com ensino secundário CIREP FERLAP CONFAP Prova de Exame Nacional de Latim A Prova 732 2012 10.º e 11.º Anos de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de março Para: Direção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular Inspeção-Geral

Leia mais

Conclusão. Juliana Simões Fonte

Conclusão. Juliana Simões Fonte Conclusão Juliana Simões Fonte SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros FONTE, JS. Rumores da escrita, vestígios do passado: uma interpretação fonológica das vogais do português arcaico por meio da

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. PROFIJ IV Tipo 4 1º ano

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. Ano Letivo 2017/2018. Informação Prova Especial de Avaliação. PROFIJ IV Tipo 4 1º ano Escola Básica e Secundária de Santa Maria Ano Letivo 2017/2018 Informação Prova Especial de Avaliação PROFIJ IV Tipo 4 1º ano Domínio Língua Estrangeira - INGLÊS Portaria 52/2016, de 16 de junho O presente

Leia mais

Marcação nominal de gênero no português, segundo Mattoso Câmara. Luiz Arthur Pagani

Marcação nominal de gênero no português, segundo Mattoso Câmara. Luiz Arthur Pagani Marcação nominal de gênero no português, segundo Mattoso Câmara Luiz Arthur Pagani 1 nomes substantivos & adjetivos: os nomes portugueses se dividem, do ponto de vista funcional, em substantivos e adjetivos.

Leia mais

PORTUGUÊS Prova Escrita (90 minutos) + Prova Oral (15 minutos)

PORTUGUÊS Prova Escrita (90 minutos) + Prova Oral (15 minutos) AEMM Agrupamento de Escolas Manuel da Maia INFORMAÇÃO-PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA 2017 PORTUGUÊS Prova Escrita (90 minutos) + Prova Oral (15 minutos) Prova 61 2.º Ciclo do Ensino Básico Decreto-Lei

Leia mais

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM

Apresentação 11 Lista de abreviações 13. Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM Sumário Apresentação 11 Lista de abreviações 13 Parte I: NATUREZA, ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA LINGUAGEM O homem, a linguagem e o conhecimento ( 1-6) O processo da comunicação humana ( 7-11) Funções da

Leia mais

O MEIO QUE NA MÍDIA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DA LÍNGUA

O MEIO QUE NA MÍDIA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DA LÍNGUA 455 de 663 O MEIO QUE NA MÍDIA: UMA ABORDAGEM FUNCIONAL DA LÍNGUA Gilsileide Cristina Barros Lima 136 Milca Cerqueira Etinger Silva 137 Valéria Viana da Silva 138 Jorge Augusto Alves da Silva 139 RESUMO

Leia mais

REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA

REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA 19 de 107 REALIZAÇÕES DAS VOGAIS MÉDIAS ABERTAS NO DIALETO DE VITÓRIA DA CONQUISTA BA Juscélia Silva Novais Oliveira * (Uesb) Priscila de Jesus Ribeiro ** (UESB) Vera Pacheco *** (Uesb) RESUMO O PB, segundo

Leia mais

MATTOSO CÂMARA E AS MARCAS DE GÊNERO Dimar Silva de Deus (UNIPAULISTANA)

MATTOSO CÂMARA E AS MARCAS DE GÊNERO Dimar Silva de Deus (UNIPAULISTANA) MORFOSSINTAXE MATTOSO CÂMARA E AS MARCAS DE GÊNERO Dimar Silva de Deus (UNIPAULISTANA) dimmar@gmail.com INTRODUÇÃO Este estudo tem o objetivo de esboçar a visão que Joaquim Mattoso Câmara Júnior tem sobre

Leia mais

Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas Referências Bibliográficas ALI, M. Said (1964). Gramática Histórica da Língua Portuguesa, 6ª edição, São Paulo: Melhoramentos. BASILIO, Margarida (2003). Teoria Lexical, Série Princípios, Rio de Janeiro:

Leia mais

O USO DO DICIONÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO

O USO DO DICIONÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO 103 O USO DO DICIONÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO Dayane Carneiro Rocha (UFT) dayane.dayane17@hotmail.com Luiz Roberto Peel Furtado de Oliveira (UFT) luizpeel@uft.edu.br Resumo: Este trabalho é esboço inicial

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV PARECER Questão 24 A questão 24 aborda sintaxe. O candidato deve identificar a frase em que o pronome oblíquo de 1ª pessoa me pode ser substituído pelo pronome de terceira pessoa lhe, noutras palavras, a frase

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação Prova de Equivalência à Frequência 2.º Ciclo do Ensino Básico 2015/2016 Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Decreto-Lei nº 17/2016, de 4 de abril Aprovado

Leia mais

A INFLUÊNCIA DE FATORES EXTRALINGUÍSTICOS NA SUPRESSÃO DAS SEMIVOGAIS DOS DITONGOS EI E OU NA ESCRITA INFANTIL 1. INTRODUÇÃO

A INFLUÊNCIA DE FATORES EXTRALINGUÍSTICOS NA SUPRESSÃO DAS SEMIVOGAIS DOS DITONGOS EI E OU NA ESCRITA INFANTIL 1. INTRODUÇÃO A INFLUÊNCIA DE FATORES EXTRALINGUÍSTICOS NA SUPRESSÃO DAS SEMIVOGAIS DOS DITONGOS EI E OU NA ESCRITA INFANTIL ADAMOLI, Marco Antônio 1 ; MIRANDA, Ana Ruth Moresco 2 1 Faculdade de Educação PPGE/UFPel

Leia mais

ESTUDO DO LÉXICO EM SALA DE AULA: O TRABALHO COM ESTRANGEIRISMOS A PARTIR DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS

ESTUDO DO LÉXICO EM SALA DE AULA: O TRABALHO COM ESTRANGEIRISMOS A PARTIR DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS ESTUDO DO LÉXICO EM SALA DE AULA: O TRABALHO COM ESTRANGEIRISMOS A PARTIR DE TEXTOS PUBLICITÁRIOS Fabiana Kelly de Souza (PG- FALE/UFMG) 1 Introdução As línguas se modificam de acordo com as necessidades

Leia mais

TEORIA DA MORFOLOGIA DISTRIBUÍDA E AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS COMO L2

TEORIA DA MORFOLOGIA DISTRIBUÍDA E AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS COMO L2 http://letrasufpeledubr/verbavolant TEORIA DA MORFOLOGIA DISTRIBUÍDA E AQUISIÇÃO DO PORTUGUÊS COMO L2 Cíntia da Costa Alcântara 1 A informação de gênero gramatical é uma propriedade linguística idiossincrática

Leia mais

PROGRAMA. Romanização da Península Ibérica; A reconquista; Modalidades do latim: clássico e vulgar;

PROGRAMA. Romanização da Península Ibérica; A reconquista; Modalidades do latim: clássico e vulgar; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VI PERÍODO: 98.1/99.1 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS-AULA

Leia mais

Prova 527. Objeto de avaliação. Caracterização da prova. 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho)

Prova 527. Objeto de avaliação. Caracterização da prova. 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) INFORMAÇÃO-EXAME A NÍVEL DE ESCOLA PORTUGUÊS 2018 Prova 527 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova a nível de escola

Leia mais

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Luiz Carlos da Silva Souza** (UESB) Priscila de Jesus Ribeiro*** (UESB) Vera Pacheco**** (UESB)

VI SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS. Luiz Carlos da Silva Souza** (UESB) Priscila de Jesus Ribeiro*** (UESB) Vera Pacheco**** (UESB) 61 de 119 UMA ANÁLISE DE F0 DAS VOGAIS NASAIS E NASALIZADAS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO 1 Luiz Carlos da Silva Souza** Priscila de Jesus Ribeiro*** Vera Pacheco**** RESUMO: Este trabalho tem por objetivo fornecer

Leia mais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais

Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe substantivo, verbo, Morfologia. Morfologia classes gramaticais Língua Portuguesa Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais assuntos estudados. Quando falamos

Leia mais

Informação Prova de Equivalência à Frequência de Português

Informação Prova de Equivalência à Frequência de Português CÓD 170872 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PEDRO EANES LOBATO Informação Prova de Equivalência à Frequência de Português Prova 41 2018 1.º Ciclo do Ensino Básico O presente documento divulga as características

Leia mais

Prefácio índice geral Lista das abreviaturas 14 Lista dos símbolos 16 Introdução geral 17

Prefácio índice geral Lista das abreviaturas 14 Lista dos símbolos 16 Introdução geral 17 índice Geral Prefácio índice geral Lista das abreviaturas 14 Lista dos símbolos 16 Introdução geral 17 Raimundo Tavares Lopes 27 Descrição isocrónica contrastiva das variedades das ilhas do Fogo e de Santiago

Leia mais

O USO DO DICIONÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO

O USO DO DICIONÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO 288 Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos O USO DO DICIONÁRIO COMO RECURSO DIDÁTICO Dayane Carneiro Rocha (UFT) dayane.dayane17@hotmail.com Ana Beatriz Senna da Silva (UFT) anabeatriz_@uft.edu.br

Leia mais

Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA. Parte I Descrição teórica

Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA. Parte I Descrição teórica Análise Linguística (CE67C) Prof. Fabio Mesquita EXEMPLO DE ATIVIDADE DE MORFOLOGIA Parte I Descrição teórica Derivação e Composição Toda língua possui mecanismos ou processos para formar palavras novas.

Leia mais

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado

Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE. Profª. Fernanda Machado Língua Portuguesa A MORFOSSINTAXE Profª. Fernanda Machado Nesta bimestral você está aprendendo sobre diversos conceitos como Morfologia e Sintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO EM UM LIVRO DIDÁTICO: GRAMÁTICA NORMATIVA VS. GRAMÁTICA EXPLICATIVA/GERATIVA

OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO EM UM LIVRO DIDÁTICO: GRAMÁTICA NORMATIVA VS. GRAMÁTICA EXPLICATIVA/GERATIVA OBJETO DIRETO E OBJETO INDIRETO EM UM LIVRO DIDÁTICO: GRAMÁTICA NORMATIVA VS. GRAMÁTICA EXPLICATIVA/GERATIVA Jessé Pantoja SERRÃO (G-UFPA) Antônia Fernanda de Souza NOGUEIRA (UFPA) 120 Resumo Este artigo

Leia mais

3 Metodologia Tipo de Pesquisa

3 Metodologia Tipo de Pesquisa 3 Metodologia 3.1. Tipo de Pesquisa Utilizando-se o critério adotado por Vergara (1997), quanto aos fins, foi realizada uma pesquisa descritiva, pois o propósito foi expor as estratégias de marketing internacional

Leia mais

DO ANTIGO AO NOVO: DA MUDANÇA DA TEORIA LINGUÍSTICA À MUDANÇA DA LÍNGUA

DO ANTIGO AO NOVO: DA MUDANÇA DA TEORIA LINGUÍSTICA À MUDANÇA DA LÍNGUA 471 de 663 DO ANTIGO AO NOVO: DA MUDANÇA DA TEORIA LINGUÍSTICA À MUDANÇA DA LÍNGUA Sivonei Ribeiro Rocha 146 (UESB) Jorge Augusto Alves da Silva 147 (UESB) RESUMO Este trabalho compara o conceito de mudança

Leia mais

A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES

A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES A ELISÃO DA VOGAL /o/ EM FLORIANÓPOLIS-SC RESULTADOS PRELIMINARES Letícia Cotosck Vargas (PUCRS/PIBIC- CNPq 1 ) 1. INTRODUÇÃO Esta pesquisa tem por objetivo examinar um dos processos de sândi externo verificados

Leia mais

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas e testes intermédios desta disciplina.

No arquivo Exames e Provas podem ser consultados itens e critérios de classificação de provas e testes intermédios desta disciplina. INFORMAÇÃO-PROVA PORTUGUÊS Novembro de 2016 Prova 639 12.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final nacional

Leia mais

Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido)

Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa. Conclusão (Deferido ou Indeferido) Cargo: M01 - ALUNO SOLDADO DO QUADRO DE PRAÇAS - COMBATENTES - MASCULINO Disciplina: Língua Portuguesa Questão Gabarito por extenso Justificativa 1 2 À banalização do uso da câmera do aparelho celular

Leia mais

ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO Sexa. In: Comédias para se ler na escola. R. Janeiro: Objetiva, pg

ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO Sexa. In: Comédias para se ler na escola. R. Janeiro: Objetiva, pg 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA Departamento de Letras e Artes DLET Curso de Licenciatura em Letras com a Língua Inglesa JOÃO BOSCO DA SILVA ESTUDO DA CRÔNICA SEXA DE LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO

Leia mais

ESTUDO SOCIOFUNCIONALISTA DE ESTRUTURAS COM O CLÍTICO SE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO

ESTUDO SOCIOFUNCIONALISTA DE ESTRUTURAS COM O CLÍTICO SE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Página 115 de 511 ESTUDO SOCIOFUNCIONALISTA DE ESTRUTURAS COM O CLÍTICO SE NO PORTUGUÊS BRASILEIRO Jodalmara Oliveira Rocha Teixeira Elizane de Souza Teles Silva (UESB Jorge Augusto Alves da Silva Valéria

Leia mais

COMO ESCREVER UM MANUAL DE INSTRUÇÕES CONFORME A NR 12:

COMO ESCREVER UM MANUAL DE INSTRUÇÕES CONFORME A NR 12: COMO ESCREVER UM MANUAL DE INSTRUÇÕES CONFORME A NR 12: Com a publicação do texto revisado da Norma Regulamentadora 12, em Dezembro de 2010 pela Portaria SIT 197 do Ministério do Trabalho e Emprego, surgiram

Leia mais

ÍNDICE curso CAIXA. Edital Sistematizado CAIXA Tópicos mais exigidos pela banca em ordem decrescente CRONOGRAMA do Curso...

ÍNDICE curso CAIXA. Edital Sistematizado CAIXA Tópicos mais exigidos pela banca em ordem decrescente CRONOGRAMA do Curso... ÍNDICE curso CAIXA Edital Sistematizado CAIXA...02 Tópicos mais exigidos pela banca em ordem decrescente...03 CRONOGRAMA do Curso...03 MÓDULO 1: Acentuação e Ortografia...04 Acentuação...04 Questões...10

Leia mais

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia

Língua Portuguesa. Professoras: Fernanda e Danúzia Língua Portuguesa Professoras: Fernanda e Danúzia Nesta bimestral você aprendeu sobre diversos conceitos como Morfologia, Sintaxe e Morfossintaxe, e partir desses conceitos vamos revisar os principais

Leia mais

A pesquisa linguística em textos do português arcaico

A pesquisa linguística em textos do português arcaico A pesquisa linguística em textos do português arcaico Juliana Simões Fonte SciELO Books / SciELO Livros / SciELO Libros FONTE, JS. Rumores da escrita, vestígios do passado: uma interpretação fonológica

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA QUINTA DO CONDE INFORMAÇÃO-PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO 2014 Disciplina: PORTUGUÊS Código: 31 Tipo de Prova: ESCRITA 1. Introdução O presente documento

Leia mais

Linguagem, Língua, Linguística. Apoio Pedagógico: Estudos Linguísticos I Tutor: Frederico Cavalcante (POSLIN)

Linguagem, Língua, Linguística. Apoio Pedagógico: Estudos Linguísticos I Tutor: Frederico Cavalcante (POSLIN) Linguagem, Língua, Linguística Apoio Pedagógico: Estudos Linguísticos I Tutor: Frederico Cavalcante (POSLIN) e-mail: fredericoa4@gmail.com Encontro 1 Linguagem Linguagem: a capacidade humana de utilizar

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR

CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR 1 CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR Garrutti, E. A.; Hayashi, M. C. P. I. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos.

Leia mais

IV DICAS SOBRE ESTRUTURA DOS VOCÁBULOS

IV DICAS SOBRE ESTRUTURA DOS VOCÁBULOS IV DICAS SOBRE ESTRUTURA DOS VOCÁBULOS Este assunto é meio complicado, mas como, às vezes, aparece em algum programa de concursos, vale a pena o desafio. Você está sendo convidado. Venha! Julgue C (certo)

Leia mais

A prova é apresentada em formato A4, tipo de letra arial, tamanho 14/16, com espaçamento de 1,5.

A prova é apresentada em formato A4, tipo de letra arial, tamanho 14/16, com espaçamento de 1,5. Informação-prova PORTUGUÊS 2018 Prova/Exame 527 12º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei nº3 / 2008, de 7 de janeiro) O presente documento divulga informação relativa à prova de exame final a nível de escola

Leia mais

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS /12º Ano de Escolaridade

INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS /12º Ano de Escolaridade INFORMAÇÃO TESTE INTERMÉDIO INTERNO DISCIPLINA DE PORTUGUÊS /12º Ano de Escolaridade Ano Letivo 2017/2018 O presente documento divulga informação relativa ao Teste Intermédio Interno da disciplina de Português,

Leia mais

1 Introdução. atrasos e/ou desordens no processo de aquisição da gramática em ausência de qualquer comprometimento de outra natureza.

1 Introdução. atrasos e/ou desordens no processo de aquisição da gramática em ausência de qualquer comprometimento de outra natureza. 1 Introdução Esta tese tem como tema a aquisição de pessoa como traço formal no Português Brasileiro (PB) e vincula-se aos projetos do Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL-CNPq),

Leia mais

THE DELETION OF VOWELS IN POST-STRESSED NON-FINAL POSITION: A CONTRASTIVE ANALYSIS OF VARIETIES OF THE PORTuguESE LANguAgE

THE DELETION OF VOWELS IN POST-STRESSED NON-FINAL POSITION: A CONTRASTIVE ANALYSIS OF VARIETIES OF THE PORTuguESE LANguAgE THE DELETION OF VOWELS IN POST-STRESSED NON-FINAL POSITION: A CONTRASTIVE ANALYSIS OF VARIETIES OF THE PORTuguESE LANguAgE O APAgAMENTO DAS VOgAIS POSTÔNICAS NÃO FINAIS: uma ANÁLISE CONTRASTIVA ENTRE VARIEDADES

Leia mais

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Departamento Municipal de Limpeza Urbana EDITAL 01/2019

Prefeitura Municipal de Porto Alegre Departamento Municipal de Limpeza Urbana EDITAL 01/2019 EDITAL 01/2019 PROCESSO SELETIVO PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO A Coordenação de Estágios do torna pública a realização de processo seletivo para admissão de estagiários de nível médio, para

Leia mais

Português 61 (Prova Escrita)

Português 61 (Prova Escrita) Português 61 (Prova Escrita) 2017 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova de equivalência à frequência do 2.º ciclo do Ensino Básico da disciplina

Leia mais

Disciplina: Específica

Disciplina: Específica UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

Geração Colégio e Curso Resgatando valores e construindo verdadeiros cidadãos! VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARCIAL- UNIDADE 01 (ROTEIRO 1º ANO)

Geração Colégio e Curso Resgatando valores e construindo verdadeiros cidadãos! VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARCIAL- UNIDADE 01 (ROTEIRO 1º ANO) Geração Colégio e Curso Resgatando valores e construindo verdadeiros cidadãos! VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM PARCIAL- UNIDADE 01 (ROTEIRO 1º ANO) 08/03(QUINTA-FEIRA) Matemática - Os números no dia a dia;

Leia mais

ANÁLISE DA ELEVAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS SEM MOTIVAÇÃO APARENTE 1. INTRODUÇÃO

ANÁLISE DA ELEVAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS SEM MOTIVAÇÃO APARENTE 1. INTRODUÇÃO ANÁLISE DA ELEVAÇÃO DAS VOGAIS MÉDIAS PRETÔNICAS SEM MOTIVAÇÃO APARENTE DÉBORAH VIEIRA PINTO AGUIAR 1 ; MARIA JOSÉ BLASKOVSKI VIEIRA 2 1 Universidade Federal de Pelotas ddeborahvieira@gmail.com 1 2 Universidade

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Superior) Grupo 1

Disciplina: Língua Portuguesa (Nível Superior) Grupo 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO Concurso Público para provimento de vagas de cargos Técnico-Administrativos Edital nº 293/2016 Resultado do julgamento dos recursos interpostos contra as questões

Leia mais

O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS DERIVAÇÃO OU FLEXÃO? José Mario Botelho (UERJ e FEUDUC)

O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS DERIVAÇÃO OU FLEXÃO? José Mario Botelho (UERJ e FEUDUC) O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS DERIVAÇÃO OU FLEXÃO? José Mario Botelho (UERJ e FEUDUC) INTRODUÇÃO Acreditando ser imanente o gênero do substantivo e considerando os ensinamentos tradicionais acerca do assunto,

Leia mais

O APAGAMENTO DAS VOGAIS POSTÔNICAS NÃO-FINAIS NA FALA DO RIO DE JANEIRO: UMA INVESTIGAÇÃO GEO-SOCIOLINGUÍSTICA Danielle Kely Gomes (Universidade Feder

O APAGAMENTO DAS VOGAIS POSTÔNICAS NÃO-FINAIS NA FALA DO RIO DE JANEIRO: UMA INVESTIGAÇÃO GEO-SOCIOLINGUÍSTICA Danielle Kely Gomes (Universidade Feder O APAGAMENTO DAS VOGAIS POSTÔNICAS NÃO-FINAIS NA FALA DO RIO DE JANEIRO: UMA INVESTIGAÇÃO GEO-SOCIOLINGUÍSTICA Danielle Kely Gomes (Universidade Federal do Rio de Janeiro) 0. Apresentação Dentre as classes

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL

REGULAMENTO ELEITORAL Agrupamento de Escolas Cego do Maio REGULAMENTO ELEITORAL CONSELHO GERAL Julho de 2017 CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL CAPITULO I Objeto e composição Artigo 1.º Objeto O presente regulamento estabelece

Leia mais

Parte A - Caraterização da Infraestrutura de Investigação

Parte A - Caraterização da Infraestrutura de Investigação Formulário de participação no Concurso público para a criação de um Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico Parte A - Caraterização da Infraestrutura de Investigação

Leia mais

3.º ciclo do ensino básico. Informação Prova Final a Nível de Escola: -Português -Matemática

3.º ciclo do ensino básico. Informação Prova Final a Nível de Escola: -Português -Matemática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR AGOSTINHO DA SILVA Ano Letivo 2017-2018 3.º ciclo do ensino básico Informação Prova Final a Nível de Escola: -Português -Matemática AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR AGOSTINHO

Leia mais

Educação é o princípio

Educação é o princípio O caminho da transformação começa aqui! Educação é o princípio de tudo, crescendo na gente antes da primeira palavra, quando ainda estamos aprendendo a sorrir. Ela cresce em nós quando observamos o mundo,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARCO DE CANAVESES Nº

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARCO DE CANAVESES Nº Informação-Prova Final a Nível de Escola de Português Prova 61 2016 2.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características da prova final do 2.º ciclo do ensino

Leia mais

PORTUGUÊS. Prova 01/ º Ciclo do Ensino Básico

PORTUGUÊS. Prova 01/ º Ciclo do Ensino Básico INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA PORTUGUÊS Prova 01/2016 1.º Ciclo do Ensino Básico O pres ent e docum ent o divulga i nform ação rel at iva à prova de equi val ênci a à frequênci a da di

Leia mais

Cadernos do CNLF, Vol. XIII, Nº 04

Cadernos do CNLF, Vol. XIII, Nº 04 METODOLOGIA DE UM TRABALHO LEXICOGRÁFICO Nícia de Andrade Verdini Clare (UERJ) nverdini@uol.com.br Quem se propõe a fazer um trabalho lexicográfico deve estar ciente de que parte para uma pesquisa árdua,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE OUTIVA DA QUALIDADE VOCÁLICA EM PALAVRAS DERIVADAS POR SUFIXAÇÃO

AVALIAÇÃO DE OUTIVA DA QUALIDADE VOCÁLICA EM PALAVRAS DERIVADAS POR SUFIXAÇÃO 25 de 297 AVALIAÇÃO DE OUTIVA DA QUALIDADE VOCÁLICA EM PALAVRAS DERIVADAS POR SUFIXAÇÃO Vera Pacheco (UESB) RESUMO Este trabalho objetiva avaliar, auditivamente, se a adição dos sufixos diminutivo e aumentativo

Leia mais

ESCOLA EB 2/3 DE JOVIM E FOZ DO SOUSA 2015 / º ANO DE ESCOLARIDADE INFORMAÇÃO - PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

ESCOLA EB 2/3 DE JOVIM E FOZ DO SOUSA 2015 / º ANO DE ESCOLARIDADE INFORMAÇÃO - PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº1 DE GONDOMAR ESCOLA EB 2/3 DE JOVIM E FOZ DO SOUSA 2015 / 2016 6º ANO DE ESCOLARIDADE INFORMAÇÃO - PROVA FINAL DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA DO 2º CICLO DE PORTUGUÊS Tipo de Prova:

Leia mais

OS DIFERENTES CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM GRAMÁTICAS ESCOLARES

OS DIFERENTES CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM GRAMÁTICAS ESCOLARES OS DIFERENTES CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA CLASSIFICAÇÃO DE PALAVRAS EM GRAMÁTICAS ESCOLARES Maria Luiza Casado Silva casadoluiza01@gmail.com Luana Lima Cabral da Silva luannnalima78@gmail.com Universidade

Leia mais

P R O G R A M A III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

P R O G R A M A III - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES DEPARTAMENTO DE LETRAS CLÁSSICAS E VERNÁCULAS DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA VI PERÍODO: 2000.1 a 2003.1 CARGA HORÁRIA: 60 HORAS-AULA

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA 2017/2018

INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA 2017/2018 INFORMAÇÃO PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA 2017/2018 (Despacho Normativo n.º 4-A/2018 de 14 de fevereiro) 1ª / 2ª Fases 9 º Ano de Escolaridade Modalidade: Escrita Prova 81 Português Duração: 90 minutos

Leia mais

OS RUMOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O EHPS. David Budeus Franco Doutorando PUC-SP

OS RUMOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O EHPS. David Budeus Franco Doutorando PUC-SP OS RUMOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE O EHPS Introdução David Budeus Franco davidbudeus@hotmail.com Doutorando PUC-SP O objetivo central deste trabalho foi realizar o levantamento

Leia mais

Figura 32 (Português: Linguagens, 6ª série, p ).

Figura 32 (Português: Linguagens, 6ª série, p ). 105 Outro aspecto a ser trabalhado é a peculiaridade do gênero oral quanto ao planejamento, pois, nas entrevistas orais, o planejamento e a produção nem sempre são locais. Na escrita, ao contrário, o planejamento

Leia mais

Objeto de avaliação. ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril)

Objeto de avaliação. ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril) INFORMAÇÃO PROVA de FRANCÊS (Equivalência à Frequência) FRANCÊS ABRIL de 2017 Prova 16 2017 ENSINO BÁSICO (Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril) O presente documento divulga informação relativa à Prova

Leia mais

Curso de Línguas e Humanidades

Curso de Línguas e Humanidades ESCOLA SECUNDÁRIA MANUEL TEIXEIRA GOMES Departamento de Línguas [Românicas e Clássicas] Docente: Luís Pinto Salema Prova Escrita de Latim A 10.º Ano de Escolaridade Curso de Línguas e Humanidades Informação

Leia mais

: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN P A R E C E R Nº 695/2014-TC

: Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN P A R E C E R Nº 695/2014-TC Processo nº Interessado Assunto : 9.069/2013 - TC : Universidade do Estado do Rio Grande do Norte UERN : Consulta P A R E C E R Nº 695/2014-TC EMENTA: PROCEDIMENTO DE CONSULTA. CONHECIMENTO. DIREITO ADMINISTRATIVO.

Leia mais

A HIPOSSEGMENTAÇÃO E HIPERSEGMENTAÇÃO NOS DOCUMENTOS INÁBEIS PORTUGUESES E BRASILEIROS 30

A HIPOSSEGMENTAÇÃO E HIPERSEGMENTAÇÃO NOS DOCUMENTOS INÁBEIS PORTUGUESES E BRASILEIROS 30 Página 81 de 315 A HIPOSSEGMENTAÇÃO E HIPERSEGMENTAÇÃO NOS DOCUMENTOS INÁBEIS PORTUGUESES E BRASILEIROS 30 João Henrique Silva Pinto 31 (UESB) Jorge Viana Santos 32 (UESB/Fapesb) Cristiane Namiuti 33 (UESB/CNPq)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO MESTRADO EM DIREITO PÚBLICO LUCAS LOPES MENEZES FICHAMENTOS Como elaborar projetos de pesquisa (quatros primeiros capítulos) Antônio Carlos

Leia mais

Decreto-Lei nº3 / 2008, de 7 de janeiro, Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, Despacho Normativo n.º 24-

Decreto-Lei nº3 / 2008, de 7 de janeiro, Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho, Despacho Normativo n.º 24- INFORMAÇÃO DE PROVA FINAL A NÍVEL DE ESCOLA Português ANO LETIVO 2012/2013 TIPO DE PROVA: Escrita CÓDIGO DA PROVA: 81 ANO: 9º Decreto-Lei nº3 / 2008, de 7 de janeiro, Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de

Leia mais

ANÁLISE VARIACIONISTA DO PROCESSO DE MONOTONGAÇÃO NO BREJO DA PARAÍBA

ANÁLISE VARIACIONISTA DO PROCESSO DE MONOTONGAÇÃO NO BREJO DA PARAÍBA 2453 ANÁLISE VARIACIONISTA DO PROCESSO DE MONOTONGAÇÃO NO BREJO DA PARAÍBA Luana Anastácia Santos de Lima PROINCI/CNPq/UEPB 0. Introdução Durante muito tempo, os estudos lingüísticos despertaram interesse,

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA ÁREA RESTRITA PARA USUÁRIOS / SOLICITANTES E LABORATÓRIOS PARCEIROS VIA SITE DA CYTOGENE

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA ÁREA RESTRITA PARA USUÁRIOS / SOLICITANTES E LABORATÓRIOS PARCEIROS VIA SITE DA CYTOGENE MANUAL DE UTILIZAÇÃO DA ÁREA RESTRITA PARA USUÁRIOS / SOLICITANTES E LABORATÓRIOS PARCEIROS VIA SITE DA CYTOGENE CYTOGENE DIAGNÓSTICOS MOLECULARES LTDA Elaboração: Outubro de 2016 Versão 1 MANUAL DE UTILIZAÇÃO

Leia mais

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESTRUTURA DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O trabalho científico deverá ser organizado de acordo com a estrutura abaixo, NBR 14724/2006: capa; folha de rosto; verso da folha de rosto (ficha catalográfica)

Leia mais

Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do. Agrupamento de Escolas da Damaia

Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do. Agrupamento de Escolas da Damaia Regulamento do processo Eleitoral para o Conselho Geral do Agrupamento de Escolas da Damaia O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras da atividade

Leia mais

PCAAC - Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados Manual do Utilizador - Web

PCAAC - Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados Manual do Utilizador - Web INSTITUTO DE INFORMÁTICA, I.P. PCAAC - Programa Comunitário de Apoio Alimentar a Carenciados Manual do Utilizador - Web Versão 1.0 Os direitos de autor deste trabalho pertencem ao II, IP e a informação

Leia mais

Reitor Prof. Antonio Joaquim da Silva Bastos. Vice-reitora Profª. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro

Reitor Prof. Antonio Joaquim da Silva Bastos. Vice-reitora Profª. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro Universidade Estadual de Santa Cruz Reitor Prof. Antonio Joaquim da Silva Bastos Vice-reitora Profª. Adélia Maria Carvalho de Melo Pinheiro Pró-reitora de Graduação Profª. Flávia Azevedo de Mattos Moura

Leia mais

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019

EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 EDITAL COMPLEMENTAR Nº 02/2018 AO CONCURSO DE BOLSAS 2019 Os Conteúdos para o Concurso de Bolsas 2019 que o candidato deve estudar para obter uma boa pontuação na prova têm como base os conteúdos da série

Leia mais