Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6"

Transcrição

1 Manutenção Revisão: 02 Página 1 de 6 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES Emissão inicial. Revisão para maior clareza no texto do documento. Adequação da responsabilidade pela gestão da manutenção de veículos agregados Adequação da frequência de realização de manutenções preventivas da frota própria. Inclusão da sistemática de inspeção periódica de veículos agregados que transportam cargas gerais. 03/12/15 02 Adequação dos registros de manutenção preventiva de empilhadeiras Alteração de responsabilidades. As ações do Gerente Operacional passam a ser executada pelo Encarregado de Tráfego. 2. OBJETIVO Documentar e descrever a sistemática para a execução e controle das atividades de manutenção operativa, corretiva e preventiva executadas, visando assegurar a conformidade de toda a infraestrutura utilizada na realização dos serviços. 3. APLICAÇÃO Esta instrução aplica-se a todas as atividades de manutenção realizadas em veículos, semi-reboques, empilhadeiras e na infraestrutura utilizada pela EXATA CARGO para realização dos serviços de transporte Responsável pela adequação, implantação e melhoria do processo: 3.2. Interfaces internas ENCARREGADO DE TRÁFEGO Operacional Compras 3.3. Interfaces externa Clientes Embarcadores Prestadores de Serviços Organismos públicos e privados de controle e fiscalização 4. REFERÊNCIAS NORMATIVAS NBR ISO 9001: Sistema de Gestão da Qualidade - Requisitos. Elaboração Encarregado de Tráfego Aprovação Representante da Direção Juliano Santos Silva (Original Assinado) Ana Paula Araujo (Original Assinado)

2 Manual do Sistema de Integrado de Gestão - Seção 6 Manutenção Revisão: 02 Página 2 de 6 SASSMAQ / Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade ABIQUIM Legislação e regulamentos vigentes, aplicáveis ao meio ambiente e aspectos de segurança e saúde no trabalho. 5. DEFINIÇÕES 5.1. Manutenção Preventiva: Serviço periódico, destinado a assegurar o funcionamento dos veículos, semi-reboques, empilhadeira e da infra-estrutura utilizada, seguindo um plano de manutenção, previamente estabelecido, baseado nas condições operacionais e vida útil dos componentes Manutenção Corretiva: Serviço destinado a corrigir problemas reais identificados no funcionamento dos veículos, semi-reboques, empilhadeira e da infra-estrutura utilizada Manutenção Operativa: Verificações realizadas para avaliar o estado e condições básicas de funcionamento dos veículos, semi-reboques, empilhadeira e da infra-estrutura utilizada. 6. DESCRIÇÃO Todas as atividades de manutenção realizadas nos veículos, semi-reboques, empilhadeiras e na infraestrutura da EXATA CARGO são controladas pelo Encarregado de Tráfego Manutenção Corretiva dos Veículos e Semi-Reboques Frota Própria Qualquer colaborador, ao constatar um problema, falha de funcionamento ou o aumento da emissão de fumaça preta nos veículos e/ou equipamentos, antes da próxima manutenção preventiva programada, deve comunicar o Encarregado de Tráfego para que seja emitida uma Ordem de Serviço para estabelecimento de ações corretivas para os problemas detectados Todos os serviços de manutenção devem ser registrados na Ordem de Serviço que os originou. Concluído o serviço, a Ordem de Serviço deverá ser enviada ao Encarregado de Tráfego para conferência, registros adicionais e controle da manutenção Manutenção Preventiva de Veículos e Equipamentos Frota Própria O Encarregado de Tráfego deve manter atualizadas as planilhas eletrônicas de controle dos prazos de realização das manutenções preventivas de veículos e semi-reboques e na data programada emitir um Plano de Manutenção Preventiva, para orientação dos responsáveis pela execução dos serviços Todos os serviços de manutenção preventiva devem ser registrados no Plano de Manutenção Preventiva que os originou. Concluído o serviço, o Plano de Manutenção Preventiva deverá ser enviado ao Encarregado de Tráfego para conferência, registros adicionais e controle da manutenção A frequência de execução das manutenções preventivas dos veículos e semi-reboques é a seguinte:

3 Manutenção Revisão: 02 Página 3 de 6 MARCA / MODELO PERIDOCIDADE TOLERÂNCIA FIAT / STRADA A cada km km MERCEDES BENZ / SPRINTER A cada km km VOLKSWAGEN / DELIVERY A cada km km MERCEDES BENZ / ACELLO 815 A cada km km VOLKSWAGEN / WORK A cada km km VOLKSWAGEN / WORK A cada km km VOLKSWAGEN / CONSTELATION VOLKSWAGEN / CONSTELATION A cada km A cada km km km MERCEDES BENZ / ATEGO 2426 A cada km km MERCEDES BENZ / AXOR 2036 Conforme sensores eletrônicos - CARRETAS A cada chegada na Unidade Guarulhos Os veículos e semi-reboques novos somente entrarão na programação das manutenções preventivas da EXATA CARGO após o término da garantia do fabricante. Durante esse período, as manutenções preventivas realizadas são as previstas no manual do fabricante Veículos e/ou semi-reboques com prazos de manutenção preventiva vencidos devem ser identificados e proibidos de realizarem serviços até a sua regularização Manutenção Preventiva de Veículos Frota Agregada (somente para transporte de produtos perigosos) O responsável da área de Rastreamento deve manter atualizadas as planilhas eletrônicas de controle dos prazos de realização das manutenções preventivas de veículos agregados que transportam produtos perigosos e na data programada emitir um Plano de Manutenção Preventiva, para orientação dos responsáveis pela execução dos serviços Todos os serviços de manutenção preventiva devem ser registrados no Plano de Manutenção Preventiva que os originou. Concluído o serviço, o Plano de Manutenção Preventiva deverá ser enviado ao responsável da área de Rastreamento para conferência, registros adicionais e controle da manutenção A frequência de execução das manutenções preventivas dos veículos agregados é a cada 6 meses. A tolerância para execução da manutenção preventiva é de + 30 dias.

4 Manutenção Revisão: 02 Página 4 de Veículos agregados com prazos de manutenção preventiva vencidos devem ser identificados e proibidos de realizarem serviços até a sua regularização Manutenção Preventiva de Veículos Frota Agregada (exceto para transporte de produtos perigosos) Todos os veículos agregados devem ser submetidos a inspeções periódicas para verificação das condições de manutenção As inspeções devem ser registradas no Registro de Inspeção de Veículos. Concluída a inspeção, o Registro de Inspeção de Veículos deverá ser enviado ao responsável da área de Rastreamento para conferência, registros adicionais e controle da inspeção A frequência de execução das inspeções dos veículos agregados é a cada 6 meses. A tolerância para execução da manutenção preventiva é de + 30 dias Veículos agregados com prazos de inspeção vencidos devem ser identificados e proibidos de realizarem serviços até a sua regularização Inspeções Legais, Teste de Opacidade e Calibração de Tacógrafos de Veículos e Equipamentos Frota Própria e Agregada Todos os veículos e semi-reboques que transportam produtos perigosos são submetidos a inspeções periódicas de capacitação, somente quando requerido por Clientes, em empresas credenciadas pelo INMETRO,. A periodicidade das inspeções de capacitação é definida de acordo com o estabelecido nas legislações aplicáveis Todos os veículos que transportam produtos perigosos são submetidos a teste de opacidade a cada 12 meses Todos os tacógrafos instalados nos veículos são calibrados em empresas credenciadas pelo INMETRO. Os critérios de aceitação e de validade das calibrações são definidos de acordo com a legislação vigente Veículos que apresentem irregularidades no tacógrafo devem ser considerados não conformes para a execução de qualquer serviço, até que o problema detectado esteja solucionado Os tacógrafos que na calibração periódica realizada apresentem erros de medição, devem ter seus discos dos últimos 2 meses de viagens reavaliados, para se assegurar de que não houve punição indevida aos motoristas, neste período Todos os veículos que transportam produtos perigosos são submetidos a teste de ruído a cada 12 meses O Encarregado de Tráfego deve manter uma planilha eletrônica atualizada para controle efetivo sobre a data da validade das inspeções legais, testes de opacidade, testes de ruído e calibração do tacógrafo de cada veículo e/ou equipamento da frota própria O responsável da área de Rastreamento deve manter uma planilha eletrônica atualizada para controle efetivo sobre a data da validade das inspeções legais, testes de opacidade, testes de ruído e calibração do tacógrafo de cada veículo e/ou equipamento da frota agregada.

5 Manutenção Revisão: 02 Página 5 de Veículos e/ou equipamentos com calibrações de tacógrafos, testes de opacidade, testes de ruídos e inspeções legais vencidas devem ser identificados e proibidos de realizarem serviços até a sua regularização Manutenção Operativa de Veículos (operações de coleta e distribuição) Frota Própria A manutenção operativa dos veículos utilizados nas operações de coleta e distribuição é realizada diariamente pelos Motoristas pela verificação dos itens constantes no Controle de Manutenção Diária de Veículos e Equipamentos Ao observar qualquer irregularidade que impeça a operação segura do veículo, o Encarregado de Tráfego deve ser comunicado para avaliação preliminar e providências internas cabíveis, caso a caso para a solução do problema Somente o Encarregado de Tráfego possui autoridade, para liberar qualquer veículo que apresente irregularidade constatada, para trabalho, desde que o problema não represente risco para a carga, para o patrimônio da empresa ou para a segurança das pessoas envolvidas nas operações a serem realizadas Manutenção Corretiva de Empilhadeiras Quando qualquer colaborador que constatar problema ou falha de funcionamento nas empilhadeiras, antes da próxima manutenção preventiva programada, deve comunicar o Encarregado de Tráfego para avaliação do problema e emissão de uma Ordem de Serviço para o serviço em questão Todos os serviços de manutenção devem ser registrados na Ordem de Serviço que os originou. Concluído o serviço, a Ordem de Serviço deverá ser enviada ao Encarregado de Tráfego para conferência, registros adicionais e controle da manutenção Manutenção Preventiva de Empilhadeiras O Encarregado de Tráfego deve manter atualizadas as planilhas eletrônicas de controle dos de realização das manutenções preventivas das empilhadeiras e no prazo definido, acionar as empresas terceirizadas para execução dos serviços Todos os serviços de manutenção preventiva devem ser registrados com a emissão de uma Ordem de Serviço pela empresa terceirizada. Concluído o serviço, a Ordem de Serviço deverá ser encaminhada ao Encarregado de Tráfego para conferência, registros adicionais e controle da manutenção A frequência de execução das manutenções preventivas das empilhadeiras é a cada 250 horas. A tolerância para execução da manutenção preventiva é de + 50 horas Manutenção Operativa de Empilhadeiras A manutenção operativa é executada pelos próprios Operadores de Empilhadeiras, com base no Check List de Empilhadeira, no início de cada jornada de trabalho O Encarregado de Tráfego é responsável pelo monitoramento e controle da execução do Check-List de Empilhadeira pelos Operadores de Empilhadeiras.

6 Manutenção Revisão: 02 Página 6 de Ao observar qualquer irregularidade que impeça a operação segura da Empilhadeira, o Operador de Empilhadeira deverá comunicar o Encarregado de Tráfego para avaliação preliminar e providências internas cabíveis, caso a caso para a solução do problema Manutenção Predial Manutenção Corretiva Qualquer colaborador, assim que constatar qualquer problema nas instalações ou na infraestrutura predial deve comunicar o Encarregado de tráfego ou o Coordenador de Segurança para avaliação preliminar do problema e providências internas cabíveis, caso a caso para a solução do problema Manutenção Preventiva Trimestralmente, o Coordenador de Segurança e Saúde deve realizar uma inspeção geral nas instalações físicas, para avaliar riscos de segurança e condições de preservação e manutenção predial e emitir um Registro de Inspeção Predial com o resultado da inspeção, para estabelecimento de prazos de execução de manutenções corretivas, caso necessário. 7. REGISTROS A responsabilidade e os critérios de identificação, armazenamento, proteção, recuperação, tempo de retenção e descarte dos registros controlados, referentes a execução das atividades de manutenção executadas pela EXATA CARGO estão definidos no Anexo 4 do Manual do Sistema Integrado de Gestão.- Matriz de Registros Controlados 8. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES PR.4.01 Controle de Documentos e Registros PR.8.02 Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 9. REGISTROS DO PROCESSO Ordem de Serviço Planilhas eletrônica de controle de manutenção preventiva Plano de Manutenção Preventiva Planilha eletrônica de controle de validade de laudos Controle de Manutenção Diária de Veículos e Equipamentos Inspeção Pré e Pós Carregamento Registro de Inspeção Predial Laudos veiculares (Ruído / Opacidade) Check List de Empilhadeiras Certificados de calibração de tacógrafos Solicitação de Socorro Mecânico Registro de Inspeção de Veículos Ordem de Serviço (empresas terceirizadas)

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8

PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 PROCEDIMENTO PR 7.02 PROCESSO DE COMPRAS Revisão: 01 Página 1 de 8 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 24/09/2014 01 Adequação da sistemática do processo

Leia mais

PROCEDIMENTO PR 7.03

PROCEDIMENTO PR 7.03 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 8 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 Adequação dos fluxos de recebimento de coletas, separação de cargas e carregamento

Leia mais

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva

Não Conformidade, Ação Corretiva e Ação Preventiva 1. HISTÓRICO DE REVISÕES Revisão: 02 Página 1 de 6 DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 21/08/2014 01 03/12/2015 02 Definição mais clara da sistemática de tratativa de cargas

Leia mais

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6

Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 PROCEDIMENTO PR 6.01 Gestão de Pessoas Revisão: 02 Página 1 de 6 CÓPIA CONTROLADA 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 29/07/2014 01 03/12/2015 02 Adequações

Leia mais

Matriz de Registros Controlados Revisão: 03 Página 1 de 9

Matriz de Registros Controlados Revisão: 03 Página 1 de 9 Matriz de Registros Controlados Revisão: 03 Página 1 de 9 Análise de Riscos Rede informatizada Senha Por produto Até revisar Ata de Reunião de Análise Crítica Qualidade Pasta Cronológica 2 anos Atas de

Leia mais

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7

Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 Controle de Documentos e Registros Revisão: 00 Página 1 de 7 1. HISTÓRICO DE REVISÕES DATA REVISÃO RESUMO DE ALTERAÇÕES 20/08/2013 00 Emissão inicial 2. OBJETIVO Descrever o procedimento interno para o

Leia mais

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO

ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO ANEXO 4.10 PROCEDIMENTO DE AUDITORIA DE PROCESSOS DE MANUTENÇÃO - 1 - Definições Auditoria de Processos de Manutenção É a verificação sistemática e documentada que permite avaliar o grau de adequação dos

Leia mais

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO E MEDIÇÃO

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE MONITORAMENTO E MEDIÇÃO Folha 1 de 7 Controle de revisão Revisão Data Item Descrição das alterações -- 01/09/2010 -- Emissão inicial 01 10/02/2012 6.5.2 Certificado de padrão utilizado 02 09/11/2012 6.0 Inclusão da Nota 2 03

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 5 1. OBJETIVO Este procedimento tem por objetivo definir os critérios aplicáveis para calibração / verificação de equipamentos de medição utilizados na empresa, cujas medições impactam na qualidade

Leia mais

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade

Formação Técnica em Administração. Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração Modulo de Padronização e Qualidade Competências a serem trabalhadas ENTENDER OS REQUISITOS DA NORMA ISO 9001:2008 E OS SEUS PROCEDIMENTOS OBRIGATÓRIOS SISTEMA DE GESTÃO

Leia mais

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS DO LABORATÓRIO DE RADIOMETRIA AMBIENTAL PO-LRA

CONTROLE DE EQUIPAMENTOS DE INSPEÇÃO, MEDIÇÃO E ENSAIOS DO LABORATÓRIO DE RADIOMETRIA AMBIENTAL PO-LRA 1 Objetivo Este procedimento estabelece métodos para controle e calibração de equipamentos de inspeção, medição e ensaios. 2 Campo de Aplicação Aplica-se ao Laboratório de Radiometria Ambiental do Centro

Leia mais

Controle de Não Conformidades, Ação Corretiva, Preventiva e Controle de Produto Não Conforme

Controle de Não Conformidades, Ação Corretiva, Preventiva e Controle de Produto Não Conforme Controle de Não Conformidades, Ação Corretiva, Preventiva e Controle de 1 de 6 0. Situação de revisão: Situação Data Alteração 0.0 10.08.2010 Versão inicial 0.1 23.11.2010 Formatação de documento 0.2 21.07.2011

Leia mais

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 11/01/10 Emissão Inicial N/A

DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 11/01/10 Emissão Inicial N/A Página 1 de 9 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 11/01/10 Emissão Inicial N/A Documento via original Assinada OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Estabelecer procedimentos para identificação de não-conformidades, assim como a implantação de ação corretiva e ação preventiva, a fim de eliminar as causas das não-conformidades

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO

LISTA DE VERIFICAÇÃO LISTA DE VERIFICAÇÃO Tipo de Auditoria: AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Data Realização: Responsável: Norma de Referência: NBR ISO 9001:2008 Auditores: 4 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

Leia mais

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL

INSTRUMENTAÇÃO INDUSTRIAL Calibração Fonte: Simone Acosta Fatores para minimizar erros Sensor apropriado Verificar a exatidão de cada elemento Cabeamento correto Verificar ruído elétrico Calibração Procedimento Geral

Leia mais

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO. Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados.

Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO. Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados. REGULAMENTO TÉCNICO DA QUALIDADE PARA DESCONTAMINAÇÃO DE EQUIPAMENTOS DESTINADOS AO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE PRODUTOS PERIGOSOS 1. OBJETIVO Estabelecer os requisitos para a realização da descontaminação

Leia mais

SUBCONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE

SUBCONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTE 1. OBJETIVO Estabelecer procedimento padrão para subcontratar serviços de transporte de cargas, sem exclusividade, subordinação e dependência, com a finalidade da realização da prestação de serviços de

Leia mais

Lista de Verificação - ABNT NBR ISO 9001:2008

Lista de Verificação - ABNT NBR ISO 9001:2008 4.2.2 4.2.2 Manual da qualidade A organização deve estabelecer e manter um manual da qualidade que inclua a) o escopo do sistema de gestão da qualidade, incluindo detalhes e justificativas para quaisquer

Leia mais

EXPEDIÇÃO. 3. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela Expedição.

EXPEDIÇÃO. 3. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela Expedição. Página: 1 / 9 Re 1. Setor: de entrada e saída 2. Abrangência: Terloc 3. Objetivo: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela. 4. Indicador: Quantidade de veículos no pátio

Leia mais

MÓDULO 3 REQUISITOS 4.3- CONTROLE DE DOCUMENTOS 4.4 ANÁLISE CRÍTICA DE PEDIDOS PROPOSTAS E CONTRATOS 4.5 SUBCONTRATAÇÃO DE ENSAIOS E CALIBRAÇÕES 4

MÓDULO 3 REQUISITOS 4.3- CONTROLE DE DOCUMENTOS 4.4 ANÁLISE CRÍTICA DE PEDIDOS PROPOSTAS E CONTRATOS 4.5 SUBCONTRATAÇÃO DE ENSAIOS E CALIBRAÇÕES 4 MÓDULO 3 REQUISITOS 4.3- CONTROLE DE DOCUMENTOS 4.4 ANÁLISE CRÍTICA DE PEDIDOS PROPOSTAS E CONTRATOS 4.5 SUBCONTRATAÇÃO DE ENSAIOS E CALIBRAÇÕES 4.6- AQUISIÇÃO DE SERVIÇOS E SUPRIMENTOS 1 ÍNDICE DO MÓDULO

Leia mais

PROCEDIMENTO DO GRUPO LET PGL 12 MELHORIA CONTÍNUA

PROCEDIMENTO DO GRUPO LET PGL 12 MELHORIA CONTÍNUA Página: 1 de 5 1. OBJETIVO. Este procedimento estabelece as diretrizes para a melhoria contínua da eficácia do Sistema de Gestão da Qualidade do. 2. REFERÊNCIAS. ABNT NBR ISO 9001:2008 Sistema de gestão

Leia mais

Faculdade de Imperatriz FACIMP

Faculdade de Imperatriz FACIMP Faculdade de Imperatriz FACIMP Disciplina: Controle de Qualidade de Medicamentos Prof. Dr. Paulo Roberto da Silva Ribeiro 5 o Período de Farmácia e Bioquímica 1 o Semestre de 2007 Prof. Dr. Paulo Roberto

Leia mais

EXPEDIÇÃO ARMAZEM BASE Setor: Expedição de entrada e saída 2. Abrangência: Terloc Base 11

EXPEDIÇÃO ARMAZEM BASE Setor: Expedição de entrada e saída 2. Abrangência: Terloc Base 11 Página: 1 / 5 Re 1. Setor: de entrada e saída 2. Abrangência: Terloc Base 11 3. Tarefa: Este procedimento tem como objetivo descrever as atividades executadas pela. 4. Indicador: Quantidade de veículos

Leia mais

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS

ANÁLISE PRELIMINAR DE RISCOS Folha 1 de 6 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por Sumário A 30/08/2010 Emissão inicial para comentários Cássio Tirado 00 16/11/2010 Revisão e aprovação André Rodrigues GEQSM 01 27/11/2018 Adequação

Leia mais

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental

Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental. Sistema de Gestão Ambiental Grupo de Extensão em Sistemas de Gestão Ambiental Sistema de Gestão Ambiental 10 SIGA 25 de agosto de 2013 PANGeA O grupo iniciou suas atividades em 2005. Constituído por alunos da ESALQ Projetos internos

Leia mais

Código Revisão Área Aprovação Data Página PS 12 3 Gestão Diretor Técnico 17/04/2017 1

Código Revisão Área Aprovação Data Página PS 12 3 Gestão Diretor Técnico 17/04/2017 1 PS 12 3 Gestão Diretor Técnico 17/04/2017 1 1. OBJETIVO Estabelecer uma sistemática para análise das causas de não conformidades e implementação de ações corretivas, com o intuito de eliminar a reincidência

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE página 1/9 RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE 2013. Aprova os Procedimentos Comuns para as Inspeções nos Fabricantes de Produtos Médicos e Produtos para Diagnóstico de Uso in vitro nos Estados Partes,

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS PGR

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS PGR PLANO DE GESTÃO DE RISCOS PGR TRANSPORTE DE CARGAS DE GRÃOS EM GERAL, ADUBOS, ARROZ, DEFENIVOS AGRÍCOLAS E FERTILIZANTES 1. OBJETIVO A Transvidal implementou a estrutura de Gestão de Risco com o objetivo

Leia mais

Considerando que o disposto no artigo 5º da Lei nº 5.966/73, bem como o estabelecido nas Resoluções nº 05/78 e nº 06/78 do CONMETRO;

Considerando que o disposto no artigo 5º da Lei nº 5.966/73, bem como o estabelecido nas Resoluções nº 05/78 e nº 06/78 do CONMETRO; Código: 4693 Portaria Federal Nº 200 INMETRO - Ins.Nac. Metrol.Normaliz.Qual.Indus. Data: 6/10/1994 Norma : PORTARIA INMETRO Nº 200, DE 6 DE OUTUBRO DE 1994.. Norma expressamente revogada pela Portaria

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

AUDITORIAS DA QUALIDADE

AUDITORIAS DA QUALIDADE 1. OBJETIVO Este procedimento visa determinar de que forma são planejadas e executadas as auditorias internas do sistema integrado de gestão da qualidade, para determinar a conformidade com as disposições

Leia mais

E S T R U T U R A. Alteração de cabeçalhos e rodapés conforme PSQ.05.XX. Revisão Geral do Procedimento

E S T R U T U R A. Alteração de cabeçalhos e rodapés conforme PSQ.05.XX. Revisão Geral do Procedimento E S T R U T U R A 1.OBJETIVO 2.ÁREAS ENVOLVIDAS 3.NORMAS E/OU DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4.DEFINIÇÕES 5.DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES Emissão Revisão Natureza das Alterações 09.05.06 06 Eliminada a referencia

Leia mais

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação

PSGQ 006 Transferência, Suspensão, Cancelamento, Extensão e Redução de Escopo de Certificação rev 06 28/09/2016 Aprovado por PAG 1 / 5 PROCEDIMENTO PARA SUSPENSÃO, CANCELAMENTO, EXTENSÃO E REDUÇÃO DO ESCOPO DA CERTIFICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE CERTIFICAÇÃO 1 Objeto Este procedimento tem por objetivo

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PO Procedimento Operacional E AÇÃO PREVENTIVA PO. 09 10 1 / 5 1. OBJETIVO Descrever a forma como o produto ou serviço não conforme deve ser controlado, a fim de se prevenir a sua utilização ou entrega não intencional ao cliente.

Leia mais

Elaborado por: 19/06/2006 Revisado por: 19/06/2006 Aprovado por: 19/06/2006

Elaborado por: 19/06/2006 Revisado por: 19/06/2006 Aprovado por: 19/06/2006 01/05 Elaborado por: 19/06/2006 isado por: 19/06/2006 provado por: 19/06/2006 Eduardo Teixeira de Souza Ruas SMT/MTZ Gilmar Wagner Carvalho SMT/MTZ irton Ferreira DMT/MTZ Objetivos: Estabelecer ações para

Leia mais

Por Constantino W. Nassel

Por Constantino W. Nassel NORMA ISO 9000 SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE ISO 9001:2000 REQUISITOS E LINHAS DE ORIENTAÇÃO PARA IMPLEMENTAÇÃO Por Constantino W. Nassel CONTEÚDOS O que é a ISO? O que é a ISO 9000? Histórico Normas

Leia mais

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008

CHECKLIST DE AUDITORIA INTERNA ISO 9001:2008 4 Sistema de gestão da qualidade 4.1 Requisitos gerais A CICON CONSTRUTORA E INCORPORADORA: Determina, documenta, implementa e mantêm um sistema de gestão da qualidade para melhorar continuamente a sua

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A FORNECEDORES E CLIENTES EXTERNOS REVISÃO. PÁGINA 1 de 5

PROCEDIMENTO PARA ATENDIMENTO A FORNECEDORES E CLIENTES EXTERNOS REVISÃO. PÁGINA 1 de 5 PÁGINA 1 de 5 1. OBJETIVO: Estabelecer a sistemática de trabalho adotada para garantir que os serviços realizados nas instalações dos e estejam conforme os padrões de qualidade definidos pela TRUFER, garantindo

Leia mais

Resolução CONAMA nº 18, de 06/05/86 - Institui em caráter nacional o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE.

Resolução CONAMA nº 18, de 06/05/86 - Institui em caráter nacional o Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores - PROCONVE. 1 OBJETIVO Estabelecer as diretrizes do Programa de Autocontrole de Emissão de Fumaça Preta por Veículos Automotores do Ciclo Diesel PROCON FUMAÇA PRETA, no qual os responsáveis pelas empresas vinculadas

Leia mais

ANÁLISE DE RISCO DA TAREFA

ANÁLISE DE RISCO DA TAREFA Folha 1 de 6 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por Sumário A 28/06/2010 Emissão inicial para comentários Regina Nunes 00 16/11/2010 Revisão e aprovação André Rodrigues GEQSM 01 27/11/2018 Adequação

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS PGR

PLANO DE GESTÃO DE RISCOS PGR PLANO DE GESTÃO DE RISCOS PGR TRANSPORTE DE CARGAS DE LEITE IN NATURAL E SEUS DERIVADOS, LEITE EM PÓ, LEITE CONDENSADO, CREME DE LEITE E ACHOCOLATADO 1. OBJETIVO A Transvidal implementou a estrutura de

Leia mais

LABORATÓRIO ANÁLISE PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE APOIO

LABORATÓRIO ANÁLISE PROCEDIMENTO OPERACIONAL DE APOIO Código: POA.GQL.04 Versão: 06 Data da Revisão: 06/02/2018 Página 1 de 10 Elaboração Análise Crítica Aprovação NOME: Ananda Leite NOME: Marcelo Villar NOME: Marcelo Villar FUNÇÃO/CARGO: Controle de Documentos

Leia mais

SASSMAQ PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO COMO A INDÚSTRIA QUÍMICA QUALIFICA SEUS FORNECEDORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS. Apresentação:

SASSMAQ PROCESSO DE QUALIFICAÇÃO COMO A INDÚSTRIA QUÍMICA QUALIFICA SEUS FORNECEDORES DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS. Apresentação: DATA E LOCAL SASSAQ PROCESSO DE QUALFCAÇÃO COO A NDÚSTRA QUÍCA QUALFCA SEUS FORNECEDORES DE SERVÇOS LOGÍSTCOS Apresentação: Fernando Franco de Oliveira BASF Fluxo - Qualificação Disposições Gerais Processo

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE NÃO- CONFORMIDADE E AÇÕES CORRETIVAS. Bárbara Pereira Albini

INVESTIGAÇÃO DE NÃO- CONFORMIDADE E AÇÕES CORRETIVAS. Bárbara Pereira Albini INVESTIGAÇÃO DE NÃO- CONFORMIDADE E AÇÕES CORRETIVAS Bárbara Pereira Albini Mini currículo Farmacêutica Industrial e Bioquímica pela UFPR Especialista em Gestão e tecnologia farmacêutica Engenharia farmacêutica

Leia mais

F cópia controlada pág.: 1 de 9 Este Documento não deve ser reproduzido ou cedido a terceiros

F cópia controlada pág.: 1 de 9 Este Documento não deve ser reproduzido ou cedido a terceiros 1. OBJETIVO Estabelecer sistemática para elaboração, padronização e controle dos documentos e dos registros do Sistema de Gestão Integrada (SGI). 2. AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades que fazem parte do

Leia mais

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Calibração, Aferição, Instrumentação e Ferramentaria Data da Revisão: 24/04/2012

Procedimento Operacional Nome do procedimento: Calibração, Aferição, Instrumentação e Ferramentaria Data da Revisão: 24/04/2012 Data da 1/ 7 Nº revisão Descrição da Revisão 00 Elaboração inicial do documento 01 Alteração dos números dos Registros e inclusão do Item 4 Diretoria de Negócio Vendas Service SGI Qualidade Suprimentos

Leia mais

Política de Backup e Restauração

Política de Backup e Restauração Política de Backup e Restauração Preâmbulo Para manter a continuidade do negócio da UFRGS, em sua missão como instituição de ensino, pesquisa e extensão, é fundamental estabelecer mecanismos que permitam

Leia mais

LIVRO DE REGISTRO DATA BOOK

LIVRO DE REGISTRO DATA BOOK Folha 1 de 7 Rev. Data Conteúdo Elaborado por Aprovado por A 20/06/2014 Emissão inicial Danilo Narciso Junior Sumário 0. OBJETIVO E CAMPO DE APLICAÇÃO... 2 1. REFERÊNCIA NORMATIVA... 2 1.1. Documentos

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável:

LISTA DE VERIFICAÇÃO. AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados. Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: Responsável: Tipo de Auditoria: Auditoria Interna: Data Realização: LISTA DE VERIFICAÇÃO AUDITORIA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Auditados Responsável: Norma de Referência: RDC 16:2013 Auditores: Requisito Descrição

Leia mais

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES

ABNT NBR ISO/IEC NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES ABNT NBR ISO/IEC 17025 NÃO CONFORMIDADES MAIS FREQUENTES Item 4.1 Organização Legalidade do laboratório Trabalhos realizados em instalações permanentes Atendimento aos requisitos da Norma, necessidades

Leia mais

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE PERFIS PULTRUDADOS E TUBOS DE MATERIAL COMPÓSITO ÍNDICE DE REVISÕES

REQUISITO COMPLEMENTAR DA QUALIDADE DE PERFIS PULTRUDADOS E TUBOS DE MATERIAL COMPÓSITO ÍNDICE DE REVISÕES SBS/PROJINV/ CLIENTE: TODOS Página 1 de 8 PROGRAM A: TODOS - ÁREA: GERAL - ÍNDICE DE REVISÕES DESCRIÇÃO E/OU FOLHAS ATINGIDAS Emissão Original A B C D E F G H DATA 28/3/219 PROJETO EXECUÇÃO VERIFICAÇÃO

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE MANUAL DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE Rev. Elaborador: Aprovador: Data: Código Fl/F 13 Coord. Diretor 09/03/2015-1/10 1. Objetivo Este Manual da Qualidade descreve o Sistema de Gestão da Qualidade da

Leia mais

Submódulo Certificação de padrões de trabalho

Submódulo Certificação de padrões de trabalho Submódulo 12.5 Certificação de padrões de trabalho Rev. Nº. 2.0 2016.12 Motivo da revisão Versão decorrente da Audiência Pública nº 002/2011. Versão decorrente da Audiência Pública nº 020/2015. Data e

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS IT. 26 08 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 28 Patrimônio. IT.27 Arquivo Geral e Correspondências

Leia mais

Hugo Barros Data de aprovação:

Hugo Barros Data de aprovação: PÁGINA 1 de 5 1. OBJETIVO: Estabelecer a sistemática de trabalho adotada para garantir que a venda de sucata seja realizada conforme os padrões da Trufer, garantindo satisfação e qualidade aos seus. 2.

Leia mais

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO

Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO Módulo 5 Requisito 8 Validação, verificação e melhoria do Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos Etapas para implementação do APPCC e da ISO 22000 Processo de Certificação 8 Validação, verificação

Leia mais

Procedimento Operacional Assunto: Conduta Disciplinar do Motorista

Procedimento Operacional Assunto: Conduta Disciplinar do Motorista 1- Objetivo 2- Abrangência 3- Responsabilidades 4- Procedimentos 5- Meio Ambiente 6- Saúde e Segurança 7- Registros 8- Referências 9- Fluxograma Natureza das alterações Data Revisões realizadas Rev. 02.06.2015

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS IT. 26 09 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA IT. 28 Patrimônio. IT.27 Arquivo Geral e Correspondências

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS E ALMOXARIFADO IT. 26 06 1 / 6 1.OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais e almoxarifado nas dependências do Crea GO e controle dos veículos. 2.DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 02

Leia mais

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST

Lista de Verificação de Auditorias Internas do SGI - MA - SST 4.1 Requisitos Gerais 4.2 Política: Ambiental e de SST A empresa possui uma Política Ambiental e de SST? A Política é apropriada a natureza, escala, impactos ambientais e perigos e riscos das suas atividades,

Leia mais

Política Controles Internos

Política Controles Internos Política Controles 1. Objetivo Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles integrado ao Gerenciamento de Risco Operacional aplicável

Leia mais

ENOAC Apresentação da Diretoria de Avaliação da Conformidade. 17 de julho de 2018

ENOAC Apresentação da Diretoria de Avaliação da Conformidade. 17 de julho de 2018 ENOAC 2018 Apresentação da Diretoria de Avaliação da Conformidade Novas Portarias na área de inspeção veicular 17 de julho de 2018 Arcadio de Paula Fernandez Assistente da Diretoria de Avaliação da Conformidade

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - MDIC Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial Inmetro Portaria nº 50, de 28 de março de 2002 O PRESIDENTE DO

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE

MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE MANUAL DE PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE ALTERAÇÕES: ÚLTIMA(s) ALTERACÃO(s) REV: DATA: Alteração geral do documento 01 12/02/2018 ANALISE CRÍTICA E APROVAÇÃO: ANALISADO CRITICAMENTE E APROVADO POR: DATA: 02/02/2018

Leia mais

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE)

(DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) 1/9 (DESENVOLVIMENTO, QUALIFICAÇÃO, MANUTENÇÃO E CONTROLE) Elaborado Aprovado Adilson Ferreira Nunes (Gestor do SGQ) Mauricio de Souza (Supervisor Compras) 2/9 Índice 1. O MANUAL DO FORNECEDOR... 3 INTRUDUÇÃO...

Leia mais

Submódulo Acompanhamento de manutenção de equipamentos e linhas de transmissão

Submódulo Acompanhamento de manutenção de equipamentos e linhas de transmissão Submódulo 16.2 Acompanhamento de manutenção de equipamentos e linhas de transmissão Rev. Nº. 0.0 0.1 1.0 Motivo da revisão Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico.

Leia mais

ICE-P INSTRUMENTOS CALIBRADORES ENSAIOS PADRÕES ANEXO IV DA IT O/Q - 04/003

ICE-P INSTRUMENTOS CALIBRADORES ENSAIOS PADRÕES ANEXO IV DA IT O/Q - 04/003 ICE-P INSTRUMENTOS CALIBRADORES ENSAIOS PADRÕES ANEXO IV DA IT O/Q - 04/003 Questionário de avaliação de Laboratórios prestadores de serviços de calibração e/ou ensaios. Nº _/ 1. INSTRUÇÕES GERAIS 1.1

Leia mais

Elaborado por: JULIERMES WESLEY 09/12/15. Revisado/Aprovado por: AMANDA BRITO 14/01/15 DATA REV. ITENS REVISADOS ALTERAÇÃO REALIZADA

Elaborado por: JULIERMES WESLEY 09/12/15. Revisado/Aprovado por: AMANDA BRITO 14/01/15 DATA REV. ITENS REVISADOS ALTERAÇÃO REALIZADA PO-10-02-03 00 PÁGINA 1 DE 6 SUMÁRIO 1. INFORMAÇÕES GERAIS 2. DETALHAMENTO 3. REGISTROS DA QUALIDADE Elaborado por: JULIERMES WESLEY 09/12/15 Revisado/Aprovado por: AMANDA BRITO 14/01/15 HISTÓRICO DAS

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho

SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE IT Instrução de Trabalho SERVIÇOS GERAIS E ALMOXARIFADO IT. 26 03 1 / 6 1. OBJETIVO Orientar a realização de serviços gerais e almoxarifado nas dependências do Crea GO e controle dos s. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA PO. 02 Gestão

Leia mais

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O SASSMAQ ª. EDIÇÃO

ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE O SASSMAQ ª. EDIÇÃO Prezado Leitor: Depois de nove anos sem uma revisão, está sendo emitido o SASSMAQ Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Qualidade - 3.a Edição 2014. O intuito deste material, é de

Leia mais

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ

REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ REGULAMENTO DA GERÊNCIA DE SERVIÇOS DO IMA/UFRJ O presente regulamento visa estabelecer normas, procedimentos de funcionamento e atividades atribuídas à Gerência de Serviços, conforme estabelecido no Capítulo

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão INSTRUÇÃO DE TRABALHO MADAL PALFINGER CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES

Sistema Integrado de Gestão INSTRUÇÃO DE TRABALHO MADAL PALFINGER CHECK LIST DE AVALIAÇÃO DE FORNECEDORES Pág: 1/20 1 OBJETIVO Esta instrução tem como objetivo avaliar fornecedores de materiais de processo, e estabelecer os requisitos mínimos para o fornecimento de produtos, serviços e determinar, através

Leia mais

PROCESSO. Processos Orientados aos Associados devem obedecer à codificação PAXX onde XX

PROCESSO. Processos Orientados aos Associados devem obedecer à codificação PAXX onde XX CONTROLE DE DOCUMENTOS E REGISTROS Página: 1/6 1. OBJETIVO Estabelecer diretrizes orientadoras e manter sistemática para elaboração, controle, acesso, alteração, aprovação e padronização dos documentos

Leia mais

Inspeção em cilindros de aço, sem costura, para gases

Inspeção em cilindros de aço, sem costura, para gases REGRA ESPECÍFICA PARA EMPRESAS REQUALIFICADORAS DE CILINDRO DE AÇO PARA GÁS METANO VEICULAR NORMA N o NIE-DINQP-040 APROVADA EM DEZ/99 N o 01/07 SUMÁRIO 1 Objetivo 2 Campo de Aplicação 3 Responsabilidade

Leia mais

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Objetivo Apresentar novos conhecimentos técnicos a todos os participantes e que permita obter a máxima redução de custos, maior disponibilidade de equipamentos e aumento

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO PÚBLICA ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. ABRANGÊNCIA... 3 3. DIRETRIZES... 3 3.1. TREINAMENTO E CONSCIENTIZAÇÃO... 3 3.2. COOPERAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES... 3 3.3. CONDUTAS

Leia mais

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de

Gestão de Segurança da Informação. Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006. Curso e- Learning Sistema de Curso e- Learning Sistema de Gestão de Segurança da Informação Interpretação da norma NBR ISO/IEC 27001:2006 Todos os direitos de cópia reservados. Não é permitida a distribuição física ou eletrônica deste

Leia mais

LOCAL DE ARMAZENAMENTO

LOCAL DE ARMAZENAMENTO PÁGINA 1 de 6 1. OBJETIVO: Estabelecer a sistemática de trabalho adotada para garantir a entrega de materiais aos Clientes, garantindo adequada proteção ao meio ambiente. 2. ABRANGÊNCIA: Os critérios deste

Leia mais

Problemas mais comuns observados em laudos emitidos para inspeções de cestos acoplados e cestas aéreas

Problemas mais comuns observados em laudos emitidos para inspeções de cestos acoplados e cestas aéreas Problemas mais comuns observados em laudos emitidos para inspeções de cestos acoplados e cestas aéreas Workshop sobre inspeção de cestos acoplados e cestas aéreas Maio 2018 Classificação das inspeções

Leia mais

Requisitos onde as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 requerem informação documentada:

Requisitos onde as normas ISO 9001:2015 e ISO 14001:2015 requerem informação documentada: Com a finalidade de entendermos melhor quais requisitos das normas ISO revisadas requerem a criação de algum tipo de informação documentada, seja ela, procedimento, registro, check lists, especificações,

Leia mais

INDUS BANK Engenharia Ltda.

INDUS BANK Engenharia Ltda. PÁGINA 01/12 Elaborado por: Departamento/Setor Assinatura Data Edmilson Augusto de Lima Qualidade CÓPIA NÃO CONTROLADA 19-10-2016 ELABORAÇÃO DO MANUAL DA QUALIDADE Aprovado por: Departamento/Setor Assinatura

Leia mais

Controle de Informação Documentada (Documentos e Registros).

Controle de Informação Documentada (Documentos e Registros). Revisão: 26/12/2018 Página: 1 / 5 1. Título: 2. Abrangência: Grupo Cesari Controlar os documentos do Sistema de Gestão Integrado (Qualidade, Meio Ambiente, Segurança e Saúde Ocupacional). 3. Objetivo:

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos Indice 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO ALVO E VIGÊNCIA... 3 3. REGULAMENTAÇÕES APLICÁVEIS... 3 4. DIRETRIZES... 3 4.1. FINALIDADE... 3 4.2. AMBIENTE DE CONTROLE... 3 4.3. AVALIAÇÃO

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE COTROLE DE DOCUMETO 1) IDETIFICAÇÃO Código do documento PG-CRPq-0901 Revisão 03 Data 26/09/2016 Título GERECIAMETO DA PRODUÇÃO E FORECIMETO DE ERVIÇO Classificação Ostensivo n o de páginas 03

Leia mais

PROCEDIMENTO SISTÊMICO: OPERACIONAL FROTA

PROCEDIMENTO SISTÊMICO: OPERACIONAL FROTA ELABORAÇÃO APROVAÇÃO NOME: Rodrigo Vaz NOME: Alexandre Rezende SETOR: Escritório da Qualidade SETOR: Frota CARGO: Analista da Qualidade CARGO: Frota HISTÓRICO DAS REVISÕES REVISÃO DATA ALTERAÇÕES 15 24/01/2012

Leia mais

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem

RDC de outubro de Produção Controle de Qualidade Amostragem RDC 48 25 de outubro de 2013 Produção Controle de Qualidade Amostragem Amostragem de materiais item 16 Denifição: Conjunto de operações de retirada e preparação de amostras. Amostragem de materiais item

Leia mais

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. RESPONSABILIDADES 3. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4. DEFINIÇÕES/TERMINOLOGIA

Procedimento da cartilha para o uso da marca 1. OBJETIVO 2. RESPONSABILIDADES 3. NORMAS/DOCUMENTOS COMPLEMENTARES 4. DEFINIÇÕES/TERMINOLOGIA 1. OBJETIVO 1.1. Assegurar que o uso da marca de concessão aos clientes da SARON Certificações esteja em conformidade com os requisitos regulamentares e de sistema de gestão, para evitar o uso indevido

Leia mais

Portaria n.º 147, 29 de março de 2016

Portaria n.º 147, 29 de março de 2016 Serviço Público Federal MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, QUALIDADE E TECNOLOGIA-INMETRO Portaria n.º 147, 29 de março de 2016 O PRESIDENTE

Leia mais

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores

BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores BINS Indústria de Artefatos de Borracha Ltda. Questionário de Seleção e Homologação de Fornecedores ESCOPO Este questionário de auto-avaliação tem como objetivo proporcionar um conhecimento geral do fornecedor,

Leia mais

ATIVIDADES DO SETOR MARÍTIMO - MARIS Data: 02/05/11

ATIVIDADES DO SETOR MARÍTIMO - MARIS Data: 02/05/11 Página: 1 de 5 1. OBJETIVO Descrever a metodologia adotada pelo MARIS para a execução dos serviços de transporte, embarque e desembarque dos Práticos na Barra e Porto de Santos, bem como, os serviços de

Leia mais

ANEXO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO TABELA DE TEMPOS PARA CONSERTO DE FALHAS

ANEXO MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO TABELA DE TEMPOS PARA CONSERTO DE FALHAS ANEXO 5.1.5 MANUAL DE PROCEDIMENTOS DE MANUTENÇÃO TABELA DE TEMPOS PARA CONSERTO DE FALHAS Manual de Procedimientos de Manutenção Tabela de Tempos para conserto de Falhas Serviço ATENDE MAIO/2015 MANUAL

Leia mais

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS

RSQM-DO DECLARAÇÃO_DOCUMENTADA_PROCESSO_DE_CERTIFICAÇÃO-ELETRODOMÉSTICOS Processo de Certificação Eletrodomésticos e Similares O que é OCC? Organismos de Certificação Credenciado (Acreditado) pelo INMETRO Conduzem e concedem a certificação de conformidade, com base em normas

Leia mais

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO 1. OBJETIVO A política de treinamento e desenvolvimento tem como objetivo estabelecer condições exigíveis para identificar as necessidades coletivas e individuais de treinamento, proporcionando aos profissionais,

Leia mais