Recuperação de IVA em créditos considerados de cobrança duvidosa (CCD) e em créditos incobráveis

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Recuperação de IVA em créditos considerados de cobrança duvidosa (CCD) e em créditos incobráveis"

Transcrição

1 Circular nº 34/ de Setembro de 2015 Assunto: Recuperação de IVA em créditos considerados de cobrança duvidosa (CCD) e em créditos incobráveis Caros Associados, Os sujeitos passivos de IVA (singulares i.e. individuais ou colectivos i.e. empresas) na sua actividade comercial emitem aos seus clientes, pela prestação de serviços e ou venda de artigos, facturas sujeitas a Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) 1. Nos casos em que tudo corre pela normalidade, o sujeito passivo entrega a declaração periódica de IVA à Autoridade Tributária pagando nos prazos exigidos o IVA que for apurado (ou reportando para a declaração seguinte ou pedindo o reembolso, no caso de ser apurado IVA a seu favor), e os clientes liquidam as facturas em dívida e o processo fica concluído. Contudo, nem sempre as operações correm com a normalidade desejada e, algumas vezes os clientes atrasam os seus pagamentos de tal forma que, contabilisticamente, se consideram imparidades sobre os valores em dívida (antes designadas por provisões para cobranças duvidosas ) ou não chegam a pagar e os mesmos são considerados créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa, mediante o cumprimento de diversas exigências processuais e ou administrativas. 1 Podem existir situações de isenção (p.e. artigos 9.º e 53.º do CIVA ou nas exportações).

2 Nestes casos, quer sejam créditos vencidos há mais de 6 meses, quer sejam créditos incobráveis é possível a recuperação do IVA liquidado nas facturas não pagas, aplicando-se o disposto no artigo 78.º CIVA (para créditos vencidos até 1 de Janeiro de 2013) e os artigos 78.ºA, 78.ºB, 78.ºC e 78.ºD (para os créditos vencidos após 1 de Janeiro de 2013, inclusive) e, com a emissão de certificação especial para o efeito por um Revisor Oficial de Contas, a entidade pode recuperar aquele IVA. A Portaria n.º 172/2015, de 5 de Junho, veio definir o procedimento para apresentação do pedido de autorização prévia (PAP) a que se refere o n.º 1 do artigo 78.º -B do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (Código do IVA) e aprova o modelo a utilizar para o efeito e respectivas instruções de preenchimento, conforme Anexo. Esta situação está relacionada com as regras para a regularização do IVA associado a créditos considerados de cobrança duvidosa (CCD) de acordo com o regime estabelecido pelo OE para 2013, cujo conteúdo juntamos no documento técnico em anexo. Com os melhores cumprimentos, A Direcção da APIRAC NOTA: A presente Circular resulta do contributo da Sociedade Revisores Oficiais de Contas da APIRAC, Oliveira Reis & Associados, SROC, Lda.

3 PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA (PAP)» Forma de Envio e Prazos Enviado à AT por via eletrónica, no prazo de 6 meses (Art.º 78-B, n.º 1), contados a partir da data em que os créditos sejam CCD, conforme referido em cima. O pedido pode incluir uma ou várias faturas, desde que estas sejam referentes ao mesmo adquirente/devedor e tenham sido certificadas pelo mesmo ROC. O pedido é processado e validado centralmente e a sua aceitação provisória deverá ser confirmada pela AT no prazo de 2 dias após a sua submissão.» Elementos Obrigatórios (elementos relativos a cada CCD) a) NIF do adquirente (devedor); b) NIF do ROC que efetuou a certificação (Nº 1 e 2 do artigo 78.º -D); c) Nº da fatura do CCD (indicada da mesma forma que foi no e-fatura, nos casos em que a comunicação é obrigatória); d) Data da emissão da fatura; e) Data de vencimento do CCD; f) Declaração periódica de IVA que inclui a fatura do CCD; g) Base tributável da fatura; h) Valor total do IVA da fatura; e i) Valor do IVA a regularizar» Confirmação da Certificação pelo ROC O ROC deve, no prazo de 10 dias após a submissão do pedido, confirmar que efetuou a certificação dos elementos; a falta de confirmação dentro do prazo implica a rejeição automática do pedido. A alteração de qualquer elemento do pedido pressupõe a respetiva anulação e substituição por um novo pedido, conforme referido anteriormente; o pedido inicialmente submetido apenas pode ser anulado até à confirmação da certificação pelo ROC.

4 » Notificação do Adquirente Após a notificação da AT, o adquirente (ou seja o devedor da factura) pode identificar, até ao final do prazo para a entrega da declaração periódica, por via electrónica, no Portal da AT, as facturas que já se encontram pagas ou que não se encontram em mora, bem como assinalar que o montante em dívida não corresponde ao montante indicado no PAP, devendo submeter simultaneamente, através do mesmo meio, prova documental dos factos invocados. O adquirente/devedor pode alterar ou rectificar a informação prestada no prazo de 8 dias após a sua submissão, findo o qual a mesma se torna definitiva.» Decisão da AT (apreciado pela AT no prazo máximo de 8 meses) O sujeito passivo é notificado, por via eletrónica, do deferimento ou indeferimento do PAP. O PAP é indeferido quando não se verificam os pressupostos para a regularização do IVA de um ou mais CCD, ou o adquirente/ devedor faça prova de que as faturas já foram pagas ou não se encontram em mora. Na ausência de resposta da AT dentro do prazo, considera-se que o PAP foi: Tacitamente Indeferido: CCD (IVA incluído) por fatura; Tacitamente deferido: Créditos < (IVA incluído) por fatura. Nos casos em que o PAP é deferido, a regularização do IVA deve ser efetuada na declaração periódica, até ao final do período seguinte àquele em que se verificar o respetivo deferimento (Art.º 78-B, n.º1). Apresentamos em esquema o conteúdo da Portaria:

5 CRÉDITOS CONSIDERADOS DE COBRANÇA DUVIDOSA (CCD) ARTIGO 78-A REQUISITOS Registados como CCD na contabilidade Apresentem um risco de incobrabilidade (alínea a) ou b) do nº 2 do Artº 78-A) Não sejam excluídos pelos nºs 6 ou 7 do Artº 78-A CERTIFICADOS POR ROC ARTIGO 78-A, Nº 1, 1ª Parte e nº 2, alínea a) Crédito em mora > 24 meses desde a data de vencimento Existam provas objetivas de imparidade Efetuadas diligências p/ o seu recebimento Ativo desreconhecido contabilisticamente ARTIGO 78-A, Nº 1, 1ª Parte e nº 2, alínea b) Crédito em mora > 6 meses desde a data de vencimento Crédito < 750 (IVA incluído), por devedor Devedor é particular ou Sujeito Passivo SP (exclusivamente) isento sem direito à dedução PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PRÉVIA (PAV) Enviado à AT por via eletrónica, no prazo de 6 meses (Artº 78-B, nº1), contados a partir da data em que os créditos sejam CCD, conforme referido em cima. O pedido pode incluir uma ou várias faturas, desde que estas sejam referentes ao mesmo adquirente/devedor e tenham sido certificadas pelo mesmo ROC. PROCEDIMENTO DE DEDUÇÃO (PRAZO)* Artigo 78-B A regularização do IVA é efetuada pelo SP emitente da fatura, no prazo de 2 anos contados a partir do 1º dia do ano civil seguinte ao do direito à regularização (alínea b) do nº 2 do artº 78º - A). O pedido é processado e validado centralmente e a sua aceitação provisória deverá ser confirmada pela AT no prazo de 2 dias após a sua submissão.

6 ELEMENTOS OBRIGATÓRIOS DO PAP (elementos relativos a cada CCD) NIF do adquirente/devedor NIF do ROC que efetuou a certificação (Nº 1 e 2 do artigo 78.º -D) Nº da factura do CCD (indicada da mesma forma que foi no e-fatura, nos casos em que a comunicação é obrigatória) Data da emissão da factura Data de vencimento do CCD Declaração periódica de IVA que inclui a factura do CCD Base tributável da factura Valor total do IVA da factura Valor do IVA a regularizar CERTIFICAÇÃO DO PAP O ROC deve, no prazo de 10 dias após a submissão do pedido, confirmar que efetuou a certificação dos elementos; a falta de confirmação dentro do prazo implica a rejeição automática do pedido. A alteração de qualquer elemento do pedido pressupõe a respetiva anulação e substituição por um novo pedido, conforme referido anteriormente; o pedido inicialmente submetido apenas pode ser anulado até à confirmação da certificação pelo ROC. NOTIFICAÇÃO DO ADQUIRENTE DO PAP Após a notificação da AT, o adquirente/devedor pode identificar, até ao final do prazo para a entrega da declaração periódica, por via eletrónica, no Portal da AT, as faturas que já se encontram pagas ou que não se encontram em mora, bem como assinalar que o montante em dívida não corresponde ao montante indicado no PAP, devendo submeter simultaneamente, através do mesmo meio, prova documental dos factos invocados. O adquirente/devedor pode alterar ou retificar a informação prestada no prazo de 8 dias após a sua submissão, findo o qual a mesma se torna definitiva.

7 DECISÃO DO PAP Apreciado pela AT no prazo máximo de 8 meses TACITAMENTE EXPRESSO (notificação por via) INDEFERIDO Créditos > (IVA incluído) por factura DEFERIDO(*) Créditos < (IVA incluído) por factura DEFERIDO INDEFERIDO Indeferimento de todo o pedido quando não se verificam os pressupostos para a regularização do IVA de um ou mais CCD. A regularização do IVA deve ser efetuada na declaração periódica, até ao final do período seguinte àquele em que se verificar o deferimento do pedido (Artº 78-B, nº1) O a d q u i r e n t e / devedor faça prova de que as faturas já foram pagas ou não se encontram em mora. (*) Podendo a AT proceder a fiscalização posterior.

Campos de preenchimento automatico pela AT

Campos de preenchimento automatico pela AT REGULARIZAÇÕES DO CAMPO 0 Direção de Serviços do IVA Campos de preenchimento automatico pela AT NIF PERÍODO DE IMPOSTO Nº DA DECLARAÇÃO PERIÓDICA REGULARIZAÇÕES A FAVOR DO SUJEITO PASSIVO - ABRANGIDAS

Leia mais

art.º 78º do CIVA: 7 -

art.º 78º do CIVA: 7 - Regularização IVA art.º 78º do CIVA: 7 - Os sujeitos passivos podem deduzir ainda o imposto respeitante a créditos considerados incobráveis: a) Em processo de execução, após o registo a que se refere a

Leia mais

Flash Fiscal. novembro 2014 RECUPERAÇÃO DO IVA EM CRÉDITOS DE COBRANÇA DUVIDOSA E CRÉDITOS INCOBRÁVEIS

Flash Fiscal. novembro 2014 RECUPERAÇÃO DO IVA EM CRÉDITOS DE COBRANÇA DUVIDOSA E CRÉDITOS INCOBRÁVEIS Flash Fiscal novembro 2014 RECUPERAÇÃO DO IVA EM CRÉDITOS DE COBRANÇA DUVIDOSA E CRÉDITOS INCOBRÁVEIS A Contabilidade e Tesouraria reviu o processo de recuperação de IVA nos créditos incobráveis e cobrança

Leia mais

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA).

IVA ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES. Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). IVA 14-03-2015 ARTIGO 78º REGULARIZAÇÕES 1 -REGIME TRANSITÓRIO (créditos vencidos até 31/12/2012) Para estes créditos aplicam-se sempre os nºs 7 a 12, 16 e 17 do CIVA). a) Se a data relevante para a dedução,

Leia mais

NetBusiness Contabilidade 3.6 Novos anexos do campo 40 e 41 da Declaração Periódica do IVA

NetBusiness Contabilidade 3.6 Novos anexos do campo 40 e 41 da Declaração Periódica do IVA A Portaria n.º 255/2013 de 12 de agosto de 2013 veio criar a obrigação de geração de anexos respeitantes aos valores lançados nos campos 40 e 41 da declaração periódica do IVA. O sistema de contabilidade

Leia mais

Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa

Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa Recuperação de IVA em créditos incobráveis ou de cobrança duvidosa PME CRESCIMENTO 2014 A partir do dia 3 de Março de 2014 que as PME têm à sua disposição uma nova linha de crédito no valor de dois mil

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 36/2013

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 36/2013 INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 36/2013 ( Portaria 255/2013) Código do IVA e preenchimento da declaração periódica campos 40 e 41 Introdução: Esta nota transcreve os artigos do Código de IVA (artigo 78.º a 78.º-C

Leia mais

DECLARAÇÃO PERIÓDICA DE IVA

DECLARAÇÃO PERIÓDICA DE IVA DECLARAÇÃO PERIÓDICA DE IVA NOVAS INSTRUÇÕES E ANEXOS 40 / 41 W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com T: (+351) 231 209 530 Portugal Angola Moçambique Cabo Verde 1987-2013 CentralGest - Produção

Leia mais

Regularização de IVA de créditos de cobrança duvidosa e créditos incobráveis

Regularização de IVA de créditos de cobrança duvidosa e créditos incobráveis Regularização de IVA de créditos de cobrança duvidosa e créditos incobráveis Com a aprovação da lei do Orçamento do Estado para 2013 foram introduzidos no Código do IVA quatro novos artigos (78.º-A a 78.º-D)

Leia mais

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 2

Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários ª Edição. Atualização nº 2 Lei nº 7/2009, de 12 de Fevereiro [1] Códigos Tributários 2018 20ª Edição Atualização nº 2 1 [1] Código do Trabalho CÓDIGOS TRIBUTÁRIOS Atualização nº 2 ORGANIZAÇÃO BDJUR BIBLIOTECA DIGITAL JURÍDICA EDITOR

Leia mais

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 109/2015, Série I, de 05/06, Páginas 3630-3632. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS. Portaria n.

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 109/2015, Série I, de 05/06, Páginas 3630-3632. MINISTÉRIO DAS FINANÇAS. Portaria n. MOD. 4.3 Classificação: 0 6 0. 0 1. 0 1 Segurança: P úbl i c a Processo: Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Legislação Diploma Portaria n.º 172/2015 Estado: vigente Resumo: Define

Leia mais

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Diário da República, 1.ª série N.º 154 12 de agosto de 2013 4803 MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Portaria n.º 255/2013 de 12 de agosto A Lei n.º 66-B/2012, de 31 de dezembro, que aprovou a Lei do Orçamento do

Leia mais

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015

Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 Calendário das Obrigações Fiscais e Parafiscais para o mês de MAIO DE 2015 OBRIGAÇÕES RELATIVAS AO IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS SINGULARES (IRS) E IMPOSTO SOBRE O RENDIMENTO DAS PESSOAS COLETIVAS

Leia mais

Consequências fiscais do desreconhecimento de créditos incobráveis

Consequências fiscais do desreconhecimento de créditos incobráveis Consequências fiscais do desreconhecimento de créditos incobráveis A Autoridade Tributária divulgou recentemente o despacho do SEAF XXI n.º 97/2016, de 2016-05-12 que procedeu à alteração do entendimento

Leia mais

Contactos a utilizar: Programa. 19 de Maio de 2014

Contactos a utilizar: Programa. 19 de Maio de 2014 Contactos a utilizar: Morada: Rua Eng.º António Dias Costa Serra, N.º 54, Loja 2, 4785-093 Trofa TF: 252 415 499 FX: 252 415 498 geral@cpasroc.com www.cpasroc.com SÓCIOS: Sebastião Cruz sebastiao.cruz@cpasroc.com

Leia mais

Espero que vos seja útil. Naturalmente que não é um trabalho perfeito, pelo que estou aberto a sugestões e criticas.

Espero que vos seja útil. Naturalmente que não é um trabalho perfeito, pelo que estou aberto a sugestões e criticas. Águeda, 28 de Novembro de 2013. Caros Amigos de profissão: Como sabeis, a partir do período que começa em 1 de Outubro de 2013, existe a obrigatoriedade de preencher mais um anexo á declaração periódica

Leia mais

3890 Diário da República, 1.ª série N.º de julho de 2017

3890 Diário da República, 1.ª série N.º de julho de 2017 890 Diário da República,.ª série N.º 0 de julho de 07 O artigo 00.º da Lei n.º /06, de 8 de dezembro (Lei do Orçamento do Estado para 07) aditou ao artigo 7.º do Código do IVA os n. os 8 e 9, que preveem

Leia mais

Legislação. Resumo: Aprova o modelo de pedido de compensação forfetária e respetivas instruções de preenchimento.

Legislação. Resumo: Aprova o modelo de pedido de compensação forfetária e respetivas instruções de preenchimento. Classificação: 060.01.01 Segurança: P ú b l i c a Processo: Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Diploma Portaria n.º 19/2015, de 04 de fevereiro Estado: vigente Legislação Resumo:

Leia mais

IVA - ORÇAMENTO DO ESTADO PARA ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO IVA E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR.

IVA - ORÇAMENTO DO ESTADO PARA ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO IVA E LEGISLAÇÃO COMPLEMENTAR. Classificação: 0 2 0. 0 1. 1 0 Segurança: Processo:2018 000166 Ofício Circulado N.º: 30197, de 2018-01-12 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 770 004 407 Sua Ref.ª: Técnico: Exmos. Senhores

Leia mais

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013

IRC PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 PRINCIPAIS ALTERAÇÕES DECORRENTES DO OE 2013 Apresentamos de seguida um resumo das principais alterações decorrentes do Orçamento de Estado, para o ano 2013. As alterações são apresentadas por categorias

Leia mais

IVA - Regras de localização nas prestações de serviços Artigo 6º, nºs 6 a 13

IVA - Regras de localização nas prestações de serviços Artigo 6º, nºs 6 a 13 IVA - Regras de localização nas prestações de serviços Artigo 6º, nºs 6 a 13 1 NAS PRESTAÇÕES DE SERVIÇOS Regras gerais de localização das prestações de serviços a) Efetuadas a sujeitos passivos o lugar

Leia mais

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas DL 204/97 ARTIGO 1º - Âmbito ARTIGO 2º - Estado ARTIGO 3º - Exigibilidade do imposto ARTIGO 4º - Opção pelas regras

Leia mais

A forma e prazo de exercício da opção encontram-se regulados na Portaria n.º 215/2017, de 20 de julho.

A forma e prazo de exercício da opção encontram-se regulados na Portaria n.º 215/2017, de 20 de julho. Classificação: 0 2 0. 0 1. 1 0 Segurança: Processo: 2 0 1 8 0 0 1 6 6 3 ÁREA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA-IVA Ofício Circulado N.º: 30203 de 2018-07-04 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 770 004 470

Leia mais

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014

Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Anexo 1 à Informação Técnica 31/2014 Quadro Comparativo após a republicação do Despacho Normativo n.º 18 A/2010, de 1de julho, alterado pelo Despacho Normativo 17/2014 de 26 de dezembro Artigo 1.º Objecto

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 29/2013. Regime de caixa de IVA (DL 71/2013, 30.05)

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 29/2013. Regime de caixa de IVA (DL 71/2013, 30.05) INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 29/2013 Regime de caixa de IVA (DL 71/2013, 30.05) A presente informação substitui e atualiza a inf. técnica n.º 22/2013. Índice 1.Âmbito... 1 2.Opção pelo regime - permanência e

Leia mais

CIRCULAR N.º 4/2013. A) IRS Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares

CIRCULAR N.º 4/2013. A) IRS Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares 1/7 CIRCULAR N.º 4/2013 ATUALIZAÇÃO FISCAL ORÇAMENTO DO ESTADO 2013 Foi publicado a Lei n.º 66-B/2012, que aprovou o Orçamento do Estado de 2013, pelo que resumimos a seguir, as principais alterações,

Leia mais

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos

Versão para audições 26/9/2005. Exposição de Motivos Incentivos excepcionais para o descongestionamento das pendências judiciais, desistência de acções executivas por dívida de custas e alteração do regime fiscal dos créditos incobráveis para efeitos do

Leia mais

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Empreitadas e Subempreitadas de Obras Públicas Decreto-Lei n.º 204/97 Artigo 1.º Artigo 2.º Artigo 3.º Artigo 4.º Artigo 5.º Artigo 6.º Actualizado em 2007-02-13

Leia mais

ANEXO DECLARAÇÃO PERIÓDICA (Decreto Lei n.º 347/85, de 23 de Agosto)

ANEXO DECLARAÇÃO PERIÓDICA (Decreto Lei n.º 347/85, de 23 de Agosto) BASE TRIBUTÁVEL IMPOSTO A FAVOR DO SUJEITO PASSIVO MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO-GERAL DOS IMPOSTOS ANEXO DECLARAÇÃO PERIÓDICA (Decreto Lei n.º 347/85, de 23 de Agosto) R 01 NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 32/2013 TAX FREE

INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 32/2013 TAX FREE INFORMAÇÃO TÉCNICA N.º 32/2013 TAX FREE A presente informação técnica substitui as informações n.º 12/2008 e 17/2013. Índice 1.Introdução... 1 1.1. Oficio circulado n.º 30139/2012, de 28 de Dezembro...

Leia mais

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Ministério das Finanças e da Administração Pública PARTE C. Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 Número 126

SUPLEMENTO II SÉRIE ÍNDICE. Ministério das Finanças e da Administração Pública PARTE C. Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 Número 126 II SÉRIE DIÁRIO DA REPÚBLICA Quinta-feira, 1 de Julho de 2010 Número 126 ÍNDICE SUPLEMENTO PARTE C Ministério das Finanças e da Administração Pública Gabinete do Ministro: Despacho normativo n.º 18-A/2010:

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 36º, 78º.

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 36º, 78º. Diploma: CIVA Artigo: 36º, 78º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Regularizações Emissão de notas de crédito, por despacho de 2014-05-12, do SDG do IVA, por delegação do Director Geral da Autoridade Tributária

Leia mais

OE Impostos Indiretos

OE Impostos Indiretos OE 2014 Impostos Indiretos Impostos Indiretos IVA 1. Regime de bens em circulação 2. Regime de renúncia à isenção de IVA 3. Créditos incobráveis 4. Regime de Caixa 5. Faturação 6. Autorizações legislativas

Leia mais

A) Componente Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)

A) Componente Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) Clarificação ao Despacho n.º 10548-B/2017, de 23 de novembro de 2017, onde são regulados os procedimentos relativos aos pagamentos do Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E - Portaria

Leia mais

Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado n.º 13/2016 _ 16 de novembro de 2016

Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado n.º 13/2016 _ 16 de novembro de 2016 Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado O Decreto-Lei n.º 67/2016, de 3 de novembro, aprova o Plano Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES), que visa a redução do elevado nível

Leia mais

I. Introdução. Âmbito de aplicação do n.º 8 do artigo 27.º do CIVA

I. Introdução. Âmbito de aplicação do n.º 8 do artigo 27.º do CIVA MOD. 52.4 Classificação: 0 2 0. 0 6. 0 1 Segurança: Processo: 2017002153 ÁREA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA-IVA Ofício Circulado N.º: 30193 2017-08-11 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 770004407 Sua

Leia mais

ALTERAÇÕES AO IVA Lei 7 A/2016 de 30/03/2016

ALTERAÇÕES AO IVA Lei 7 A/2016 de 30/03/2016 ALTERAÇÕES AO IVA Lei 7 A/2016 de 30/03/2016 Abril de 2016 Artigo 9.º - Isenções nas operações internas Nº. 1-16) A transmissão do direito de autor ou de direitos conexos e a autorização para a utilização

Leia mais

REGIME DE IVA DE CAIXA

REGIME DE IVA DE CAIXA REGIME DE IVA DE CAIXA TUDO O QUE PRECISA DE SABER W: www.centralgest.com E: comercial@centralgest.com T: (+351) 231 209 530 Portugal Angola Moçambique Cabo Verde 2013 CentralGest - Produção de Software

Leia mais

Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA)

Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA) Grupo Técnico de Implementação do Imposto sobre o Valor Acrescentado (GTIIVA) Módulo III: Obrigações Declarativas, e Penalizações Palestrantes: Emanuel Archer Carvalho e Leandro Cruz Angola, 2018 Índice

Leia mais

Informação aos Associados nº135.v3

Informação aos Associados nº135.v3 Data 2 de Novembro de 2012 atualizada em 25 de Novembro de 2013 Assunto: Tema: OBRIGATORIEDADE DE EMISSÃO DE FATURA REGRAS GERAIS Fiscalidade 1 É obrigatório emitir Fatura 2 Os Associados estão obrigados

Leia mais

Diário da República, 1.ª série N.º de Setembro de Portaria n.º 988/2009

Diário da República, 1.ª série N.º de Setembro de Portaria n.º 988/2009 Diário da República, 1.ª série N.º 173 7 de Setembro de 2009 6031 Portaria n.º 988/2009 de 7 de Setembro De harmonia com a Portaria n.º 375/2003, de 10 de Maio, os sujeitos passivos do IVA estão obrigados

Leia mais

Diploma DRE. Capítulo I. Modelos oficiais. Artigo 1.º. Objeto

Diploma DRE. Capítulo I. Modelos oficiais. Artigo 1.º. Objeto Diploma Aprova a declaração modelo 2, o modelo do recibo eletrónico de quitação de rendas e a declaração modelo 44, previstos no Código do Imposto do Selo e no Código do IRS Portaria n.º 98-A/2015 de 31

Leia mais

Assunto: ALTERAÇÃO DO REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO, OBJECTO DE TRANSAÇÕES ENTRE SUJEITOS PASSIVOS DE IVA

Assunto: ALTERAÇÃO DO REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO, OBJECTO DE TRANSAÇÕES ENTRE SUJEITOS PASSIVOS DE IVA Circular nº 14/2013 19 de Abril de 2013 Assunto: ALTERAÇÃO DO REGIME DE BENS EM CIRCULAÇÃO, OBJECTO DE TRANSAÇÕES ENTRE SUJEITOS PASSIVOS DE IVA Caro Associado, Recordamos que acerca do tema das regras

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 4/2016. Taxas

Regulamento da CMVM n.º 4/2016. Taxas Regulamento da CMVM n.º 4/2016 Taxas Os Estatutos da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, aprovados pelo Decreto- Lei n.º 5/2015, de 8 de janeiro (Estatutos), preveem um regime que determina que

Leia mais

ASPETOS FISCAIS. DO ENCERRAMENTO DE CONTAS Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO IVA PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO DE 2015

ASPETOS FISCAIS. DO ENCERRAMENTO DE CONTAS Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO IVA PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO DE 2015 ASPETOS FISCAIS ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2018 DO ENCERRAMENTO DE CONTAS Lei n.º 114/2017, de 29 de dezembro ALTERAÇÕES AO CÓDIGO DO IVA PERÍODO DE TRIBUTAÇÃO DE 2015 José Soares Roriz 19 de janeiro de

Leia mais

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011. Decreto-Lei n.º 204/97, de 9 de agosto, DR n.º 183 Série I-A

XXXX xxxxxxx Assembleia da República n.º 124/2011. Decreto-Lei n.º 204/97, de 9 de agosto, DR n.º 183 Série I-A Executa a autorização legislativa constante do artigo 35.º, n.º 1, da Lei n.º 52-C/96, de 27 de Dezembro (Lei do OE/97), através do qual são alterados alguns preceitos do Código do Imposto sobre o Valor

Leia mais

Identificação do Aluno:

Identificação do Aluno: INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO Tributação das Sociedades e do Consumo Ano Lectivo de 2011/2012 Exame Época de Recurso 1 de Fevereiro de 2012 Duração:

Leia mais

Regime de IVA de Caixa

Regime de IVA de Caixa CÓDIGOS ELECTRÓNICOS DATAJURIS DATAJURIS é uma marca registada no INPI sob o nº 350529 Regime de IVA de Caixa Todos os direitos reservados à DATAJURIS, Direito e Informática, Lda. É expressamente proibido

Leia mais

TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA

TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA FAQ s 1. VALOR DA TAXA...2 2. APLICAÇÃO NO TEMPO...2 3. A QUEM SE APLICA?...3 4. EM QUE SITUAÇÕES É DEVIDA TAXA?...4 5. QUEM COBRA A TAXA?...5 6. FATURAÇÃO DA TMT PELAS ENTIDADES

Leia mais

Portaria n. o 121/

Portaria n. o 121/ Portaria n. o 121/2011 30-03-2011 Assunto: Regulamenta e estabelece as condições de aplicação da contribuição sobre o sector bancário A Lei n.º 55-A/2010, de 31 de Dezembro, estabeleceu no seu artigo 141.º

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE TÉCNICOS DE CONTABILIDADE MAPA DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS E PARAFISCAIS DE SETEMBRO 2018 Dia 10: IVA: Envio da declaração mensal referente ao mês de julho 2018 e anexos. IRS: Envio da Declaração Mensal de Remunerações, por transmissão

Leia mais

NEWSLETTER FISCAL Nº 48 Janeiro 2015

NEWSLETTER FISCAL Nº 48 Janeiro 2015 Nº 48 Janeiro 2015 IRS Portaria n.º 284/2014, de 31 de dezembro - Modelo RC 3048 DGSS Anexo SS Vem a presente portaria aprovar o novo Modelo RC 3048-DGSS, designado Anexo SS, e as respetivas instruções

Leia mais

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 01.REV1/POFC/2009

ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 01.REV1/POFC/2009 ORIENTAÇÃO DE GESTÃO N.º 01.REV1/POFC/2009 NORMA DE PAGAMENTOS SAESCTN, SAMA E SIAC De acordo com o previsto nos Contratos/Termos de Aceitação de Financiamento, estabelece-se a norma de pagamentos aplicável

Leia mais

OE Lei 3-B/ de Abril

OE Lei 3-B/ de Abril OE 2010 Lei 3-B/2010 28 de Abril ALTERAÇÕES EM MATÉRIA DE IVA 1 Alterações ao Código do IVA Art.º 93.º Autorizações Legislativas no âmbito do Código do IVA Art.º 94.º Alterações ao artigo 6.º do Decreto-Lei

Leia mais

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting

A LGT no Orçamento do Estado para Audit Tax Advisory Consulting Audit Tax Advisory Consulting Domicílio fiscal O domicílio fiscal integra a caixa postal eletrónica, nos termos do serviço público de caixa postal eletrónica (Decreto-Lei n.º 112/2006, de 9 de Junho, e

Leia mais

Assim, comunica-se que por despacho de , do Diretor-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foi sancionado o seguinte entendimento:

Assim, comunica-se que por despacho de , do Diretor-Geral da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), foi sancionado o seguinte entendimento: Classificação: 020.01.10 Segurança: Processo: 2013 001121 ÁREA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA DO IVA - GABINETE DO Ofício Circulado N.º: 30154/2013 2013-10-30 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 770 004

Leia mais

Portaria n.º 879-A/2010, de 29 de Novembro, Série II, n.º231

Portaria n.º 879-A/2010, de 29 de Novembro, Série II, n.º231 Aprova os modelos oficiais do recibo designado de recibo verde electrónico A generalização da utilização das tecnologias da informação e da comunicação nos procedimentos administrativos é reconhecida internacionalmente

Leia mais

TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA

TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA TAXA MUNICIPAL TURÍSTICA FAQ s 1. VALOR DA TAXA... 2 2. APLICAÇÃO NO TEMPO... 2 3. A QUEM SE APLICA?... 3 4. EM QUE SITUAÇÕES É DEVIDA TAXA?... 4 5. QUEM COBRA A TAXA?... 5 6. FATURAÇÃO... 5 7. COMISSÃO

Leia mais

Legislação. Diploma - Declaração de Retificação n.º 573-A/2017, de 5 de setembro

Legislação. Diploma - Declaração de Retificação n.º 573-A/2017, de 5 de setembro MOD. 4.3 Classificação: 060.01.01 Segurança: Pública P r o c e s s o : Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Legislação Diploma - Declaração de Retificação n.º 573-A/2017, de 5 de

Leia mais

I - MOTIVOS DO PEDIDO

I - MOTIVOS DO PEDIDO Diploma: Artigo: 6º Assunto: CIVA FICHA DOUTRINÁRIA Localização de operações - Prestações serviços de transporte rodoviário de mercadorias em viaturas pesadas na UE, por despacho de 16-11-2017, da Diretora

Leia mais

CIRCULAR. Junto se envia, para conhecimento, comentários do nosso gabinete fiscal relativos ao Regime IVA de Caixa.

CIRCULAR. Junto se envia, para conhecimento, comentários do nosso gabinete fiscal relativos ao Regime IVA de Caixa. CIRCULAR N/ REFª: 61/2013 DATA: 05/07/13 ASSUNTO: Regime IVA de Caixa Exmos. Senhores, Junto se envia, para conhecimento, comentários do nosso gabinete fiscal relativos ao Regime IVA de Caixa. Com os melhores

Leia mais

PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2017

PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2017 PROPOSTAS DE ALTERAÇÕES PARA O ORÇAMENTO DO ESTADO DE 2017 A Ordem dos Contabilistas Certificados (doravante OCC), vem propor as seguintes alterações legislativas ao Orçamento de Estado de 2017: a) Opção

Leia mais

16. OPERAÇÕES COM O ESTRANGEIRO (OUTROS CLIENTES) Remessas documentárias

16. OPERAÇÕES COM O ESTRANGEIRO (OUTROS CLIENTES) Remessas documentárias 16.1. Remessas documentárias Remessas de Extação 2. Pagarés 0,20% 50,00 / 250,00 3. Alteração/ Prorrogação / Franco Pagamento / Devolução 30,00 4. Manutenção - falta de aceite ou pagamento 30 dias após

Leia mais

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 133/2015, Série I, 1.º Suplemento, de 10/07, Páginas 4782-(4) a 4782-(7). MINISTÉRIO DAS FINANÇAS

Legislação. Publicação: Diário da República n.º 133/2015, Série I, 1.º Suplemento, de 10/07, Páginas 4782-(4) a 4782-(7). MINISTÉRIO DAS FINANÇAS Classificação: 060.01.01 Segurança: P ú b l i c a Processo: Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Diploma Portaria n.º 201-B/2015, de 10 de julho Estado: vigente Legislação Resumo:

Leia mais

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe

CIRCULAR. Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe CIRCULAR N/ REFª: 02/15 DATA: 05/02/2015 Assunto: Síntese Legislativa Exmos. Senhores, Para conhecimento, junto se envia a circular 12/2014 do nosso Gabinete Fiscal, relativa ao assunto em epígrafe Com

Leia mais

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º.

REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS. Artigo 1º. Objecto. Artigo 2º. REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS DA FREGUESIA DE SANTIAGO DE SESIMBRA Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e j) do nº. 2 do artigo 17 º., conjugado com a alínea b) do nº. 5 do artigo 34 º.

Leia mais

TAX FREE ISENÇÃO DE IVA O NOVO SISTEMA ELETRÓNICO DE COMUNICAÇÃO DOS DADOS

TAX FREE ISENÇÃO DE IVA O NOVO SISTEMA ELETRÓNICO DE COMUNICAÇÃO DOS DADOS 7 de junho de 2017 TAX FREE ISENÇÃO DE IVA O NOVO SISTEMA ELETRÓNICO DE COMUNICAÇÃO DOS DADOS DOS VIAJANTES E RESPETIVAS AQUISIÇÕES PARA FINS PRIVADOS As transmissões de bens expedidos e/ou transportados

Leia mais

Circular nº 48/2016. Caros Associados,

Circular nº 48/2016. Caros Associados, Circular nº 48/2016 28 de novembro de 2016 ASSUNTO: Regime facultativo de reavaliação do ativo fixo tangível e propriedades de investimento, aprovado pelo Decreto-Lei n.º 66/2016, de 3 de novembro, com

Leia mais

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Entregas de Bens às Cooperativas Agrícolas

APECA Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Entregas de Bens às Cooperativas Agrícolas Regime Especial de Exigibilidade do IVA nas Entregas de Bens às Cooperativas Agrícolas DL 418/99, de 21.10 ARTIGO 1.º - Incidência ARTIGO 2.º - Exigibilidade do imposto ARTIGO 3.º - Opção pelas regras

Leia mais

IVA - IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO

IVA - IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO Caso Prático ( IVA) 2007 1 IVA - IMPOSTO SOBRE O VALOR ACRESCENTADO Uma empresa fabricante de vestuário, com sede no Porto, sujeito passivo de IVA enquadrado no regime normal de periodicidade trimestral,

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Regularizações - A cedência de créditos, a título definitivo Operações realizadas no domínio do cedente.

FICHA DOUTRINÁRIA. Regularizações - A cedência de créditos, a título definitivo Operações realizadas no domínio do cedente. Diploma: CIVA Artigo: 78º Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Regularizações - A cedência de créditos, a título definitivo Operações realizadas no domínio do cedente., por despacho de 2018-03-07, da Diretora de

Leia mais

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL

30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL 30 ANOS DE IVA EM PORTUGAL IVA- BALCÃO ÚNICO - MOSS Regime dos serviços de telecomunicações, rádio e tv e por via eletrónica Regime 1 Telecomunicações Rádio e Televisão Prestador Tributáveis em Portugal

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. art. 3.º e n.º 1 do art. 6.º do CIVA - art.s 1.º al a), 3.º, 8.º; 11.º e 12.º do RITI

FICHA DOUTRINÁRIA. art. 3.º e n.º 1 do art. 6.º do CIVA - art.s 1.º al a), 3.º, 8.º; 11.º e 12.º do RITI Diploma: CIVA; RITI; DL 186/2009 Artigo: Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA art. 3.º e n.º 1 do art. 6.º do CIVA - art.s 1.º al a), 3.º, 8.º; 11.º e 12.º do RITI Localização de operações AICB s, op. triangulares

Leia mais

Elegibilidade de documentos de despesa

Elegibilidade de documentos de despesa NOTA INFORMATIVA N.º 3/2017 DAI Data: 10/03/2017 Assunto: Elegibilidade de documentos de despesa 1. ENQUADRAMENTO Nos regulamentos específicos 1 das medidas FEADER Investimento do período de programação

Leia mais

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22

ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO 22 60 ANEXO B DECLARAÇÃO MODELO Este anexo deverá ser apresentado por todos os sujeitos passivos tributados pelo regime simplificado de determinação do lucro tributável, a que se refere o artigo 53.º do CIRC.

Leia mais

Exmos. Senhores. Nestes termos, procede-se à divulgação das seguintes instruções.

Exmos. Senhores. Nestes termos, procede-se à divulgação das seguintes instruções. Classificação: 00 0. 0 1. 0 9 ÁREA DE GESTÃO TRIBUTÁRIA DO IVA - GABINETE DO SUBDIRECTOR-GERAL Ofício n.º: 30113 2009.10.20 Processo: O024 2009089 Entrada Geral: N.º Identificação Fiscal (NIF): 770004407

Leia mais

Questões Frequentes Decreto-Lei n.º 66/2016, de 3 de novembro Regime facultativo de reavaliação do ativo fixo tangível e propriedades de investimento

Questões Frequentes Decreto-Lei n.º 66/2016, de 3 de novembro Regime facultativo de reavaliação do ativo fixo tangível e propriedades de investimento Questões Frequentes Decreto-Lei n.º 66/2016, de 3 de novembro Regime facultativo de reavaliação do ativo fixo tangível e propriedades de investimento 1. Qual o principal objetivo do regime facultativo

Leia mais

Legislação. Resumo: Regula o decreto-lei relativo ao taxfree - simplificação dos procedimentos de reembolso de IVA aos viajantes.

Legislação. Resumo: Regula o decreto-lei relativo ao taxfree - simplificação dos procedimentos de reembolso de IVA aos viajantes. Classificação: 060.01.01 Segurança: Pública Processo: Direção de Serviços de Comunicação e Apoio ao Contribuinte Diploma - Portaria n.º 185/2017, de 1 de junho Estado: vigente Legislação Resumo: Regula

Leia mais

REGULAMENTO DE TAXAS E LICENÇAS PREÂMBULO

REGULAMENTO DE TAXAS E LICENÇAS PREÂMBULO PREÂMBULO O regulamento de taxas foi elaborado com a finalidade de cumprir as determinações da Lei n 53-E/2006, de 29 de Dezembro, tendo o valor das taxas sido fixado segundo as orientações do estudo económico-financeiro

Leia mais

UFCD 18 - Código de contas e Normas contabilísticas. Informação complementar

UFCD 18 - Código de contas e Normas contabilísticas. Informação complementar INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL, I.P. CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ALENTEJO LITORAL UFCD 18 - Código de contas e Normas contabilísticas Informação complementar IVA O IVA é

Leia mais

DECLARAÇÃO MENSAL DE REMUNERAÇÕES (AT)

DECLARAÇÃO MENSAL DE REMUNERAÇÕES (AT) Os dados recolhidos são processados automaticamente, destinando-se à prossecução das atribuições legalmente cometidas à administração fiscal. Os interessados poderão aceder à informação que lhes diga respeito

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 18º; 6º

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 18º; 6º Diploma: CIVA Artigo: 18º; 6º Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Taxas - Isenções Faturação - Prestações de serviços por via eletrónica a não sujeitos passivos de IVA com domicilio noutros estados membros da UE,

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO

MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO MANUAL DO UTILIZADOR BALCÃO ÚNICO Este documento constitui o manual do utilizador do Balcão Único da Ordem dos Engenheiro e descreve as principais funcionalidades e operações/pedidos que poderão ser efetuados

Leia mais

a) Secção G, Classe 4520 Manutenção e reparação de veículos automóveis; Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de Agosto:

a) Secção G, Classe 4520 Manutenção e reparação de veículos automóveis; Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de Agosto: Decreto-Lei n.º 198/2012, de 24 de Agosto: Foi publicado, no passado dia 24 de Agosto, o Decreto-Lei n.º 198/2012, o qual criou um incentivo fiscal à exigência de factura por adquirentes que sejam pessoas

Leia mais

Regulamento n.º /2018

Regulamento n.º /2018 Regulamento n.º -------/2018 Considerando o disposto nos art.ºs 15º e seguintes da Lei do Financiamento do Ensino Superior Lei nº 37/2003 de 22 de agosto alterada pela Lei nº 49/2005 de 30 de agosto e

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 6º, 29º, 36º, 18º, 14º, 10º. Assunto:

FICHA DOUTRINÁRIA. Artigo: 6º, 29º, 36º, 18º, 14º, 10º. Assunto: Diploma: CIVA Artigo: 6º, 29º, 36º, 18º, 14º, 10º. Assunto: FICHA DOUTRINÁRIA Localização de operações Transmissão de bens realizada através de uma Aplicação (App), entregues em território nacional, noutro

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO SOBRE O SETOR BANCÁRIO

CONTRIBUIÇÃO SOBRE O SETOR BANCÁRIO CONTRIBUIÇÃO SOBRE O SETOR BANCÁRIO ESTE DOCUMENTO É INTERATIVO Regime aprovado pelo art.º 141.º da Lei n.º 55-A/2010, de 31 de dezembro (Em 2017, mantém-se em vigor OE 2017) Última atualização: Lei n.º

Leia mais

lr1- AT autoridade tributária e aduaneira

lr1- AT autoridade tributária e aduaneira lr1- AT Classificação: O 2 O. o 5. o 1 Segurança: Processo: Ofício Circulado N.º: 90025/2017 Entrada Geral: N. 0 Identificação Fiscal (NIF): Sua Ref.ª: Técnico: Ex.mos. Senhores Subdiretores-Gerais Diretores

Leia mais

NOTA PROCEDIMENTAL PARA PEDIDOS DE REEMBOLSO/ ISENÇÃO NAS EXPORTAÇÕES E TRANSMISSÕES INTRACOMUNITÁRIAS

NOTA PROCEDIMENTAL PARA PEDIDOS DE REEMBOLSO/ ISENÇÃO NAS EXPORTAÇÕES E TRANSMISSÕES INTRACOMUNITÁRIAS NOTA PROCEDIMENTAL PARA PEDIDOS DE REEMBOLSO/ ISENÇÃO NAS EXPORTAÇÕES E TRANSMISSÕES INTRACOMUNITÁRIAS A Lei nº 62/98, de 1 de Setembro, na actual redacção dada pela Lei nº 49/2015, de 5 de Junho, prevê

Leia mais

S T Q Q S S D

S T Q Q S S D Circular 3/2014 Assunto: CALENDÁRIO FISCAL DE MARÇO DE 2014 Dia 10 S T Q Q S S D 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 Segurança Social - declaração de remunerações

Leia mais

Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas

Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas Não dispensa a consulta do diploma publicado em Diário da República Regulamento da CMVM n.º 35/2000 Taxas O Regulamento n.º 9/2000 da CMVM veio com a experiência a revelar-se insuficiente para reger algumas

Leia mais

Junta de Freguesia de Aldão 2. Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças

Junta de Freguesia de Aldão 2. Regulamento e Tabela Geral de Taxas e Licenças Junta de Freguesia de Aldão 2 PROJETO DE REGULAMENTO E TABELA GERAL DE TAXAS FREGUESIA DE ALDÃO Em conformidade com o disposto nas alíneas d) e f) do n.º 1 do artigo 9.º, conjugadas com a alínea h) do

Leia mais

FICHA DOUTRINÁRIA. Processo: nº 12845

FICHA DOUTRINÁRIA. Processo: nº 12845 Diploma: CIVA FICHA DOUTRINÁRIA Artigo: al. a) do n.º 6 do art. 6.º; al. a) do n.º 1 do art. 14.º Assunto: Localização de operações Isenções - Decoração de viaturas e remoção de vinil, destinadas a sujeitos

Leia mais

IVA no Sector Petrolífero

IVA no Sector Petrolífero IVA no Sector Petrolífero 2019 Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) Índice 1. Regime Jurídico das Facturas e Documentos Equivalentes 2. Regimes de Tributação do IVA 3. Regime do IVA no Sector Petrolífero

Leia mais

CIRCULAR. Para conhecimento, junto enviamos a Circular nº 10/2016 Suplemento do nosso Gabinete Fiscal, sobre o assunto em epígrafe.

CIRCULAR. Para conhecimento, junto enviamos a Circular nº 10/2016 Suplemento do nosso Gabinete Fiscal, sobre o assunto em epígrafe. CIRCULAR N/REFª: 75/16 DATA: 08/11/2016 Assunto: Regime Excecional de Regularização de Dívidas de Natureza Fiscal e de Dívidas de Natureza Contributiva à Segurança Social, designado por Peres Exmos. Senhores,

Leia mais

CIRCULAR Nº 8/2010. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas

CIRCULAR Nº 8/2010. Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas Direcção de Serviços do IRC Contratos de construção Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas Artigo 19.º (Redacção introduzida pelo Decreto-Lei n.º 159/2009, de 13 de Julho) Tendo sido

Leia mais

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS

Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS Sistema Fiscal Moçambicano GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE PAGAMENTO DE DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS A PRESTAÇÕES COMPENSAÇÃO DAS DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS GARANTIAS GERAIS E MEIOS DE DEFESA DO CONTRIBUINTE

Leia mais