Olá! Eu sou a Ana Vilhena. Sou a repórter da biblioteca escolar da minha escola de Castro Verde.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Olá! Eu sou a Ana Vilhena. Sou a repórter da biblioteca escolar da minha escola de Castro Verde."

Transcrição

1 Olá! Eu sou a Ana Vilhena Sou a repórter da biblioteca escolar da minha escola de Castro Verde. Fiquei muito feliz por poder ser a jornalista do Parlamento dos Jovens e, como gosto muito de tirar fotografias, vou mostrar-vos assim a minha reportagem Tudo começou com a divulgação, em todas as turmas do projeto do Parlamento dos Jovens e TODOS ficaram a saber como podiam participar. TODOS tinham que DEBATER um tema muito importante: RACISMO,PRECONCEITO,DISCRIMINAÇÃO! A minha escola já tem um projeto chamado CastroLê+ com TODOS, que também fala sobre este tema, por isso foi mais fácil para TODOS percebermos como podíamos debater e ajudar as pessoas a não serem RACISTAS, a não serem PRECONCEITUOSAS e a não DISCRIMINAREM. Concorreram 15 listas 15! Tantas listas e tanto entusiasmo que na minha escola não se falava de outra coisa E, quando chegou o dia do DEBATE, TODOS estiveram muito empenhados em defender a sua LISTA!

2 Para ajudar nos DEBATES, também convidamos a deputada Dra Nilza Sena para vir falar connosco sobre o RACISMO, PRECONCEITO e DISCRIMINAÇÃO Fomos TODOS para o cineteatro e eu fui a repórter ELEIÇÕES DA SESSÃO ESCOLAR Deputados a eleger para a Sessão Distrital/Regional No dia 19 janeiro de 2016, realizaram-se as eleições. Das 15 listas que concorreram, as 3 listas mais votadas foram: Lista A, B, F! 15 listas, 321 votantes, 78,7% a percentagem de votantes, 31 deputados da Sessão Escolar Parabéns! Estavam eleitos os 3 Deputados efetivos que iriam representar o nosso Agrupamento de Escolas, na Sessão Distrital que se realizou Beja: Raquel Prata, Francisco Dores e Dina Santos, como suplente ficou a Beatriz Aires.

3 ELEIÇÃO À MESA DA SESSÃO DISTRITAL/REGIONAL A nossa colega Rita Varela foi a representante do nosso Agrupamento e ficámos TODOS muito contentes por ela ter sido eleita a Presidente da Mesa. Parabéns Rita! SESSÃO DISTRITAL BEJA No dia 14 de março, na Escola Secundária Diogo Gouveia, realizou-se a Eleição para os Deputados do Círculo Eleitoral de Beja, que irão representar o distrito, na Sessão Nacional. Também nesta sessão foi aprovado o projeto de Recomendação que foi levado, pelos nossos Deputados à Assembleia da República, em Lisboa. Em Beja, os Deputados apresentaram e defenderam os projetos de recomendação aprovados nas Sessões Escolares. Depois, foi a vez de votar o projeto de recomendação que iria ser apresentado na Sessão Nacional. No período da tarde, foi realizada a eleição dos Deputados que irão integrar o Círculo Eleitoral de Beja e não podíamos ter ficado mais felizes A nossa Escola e a Escola Secundária de Serpa venceram estas eleições, ficando como Deputados: de Castro Verde, Francisco Dores, também eleito porta-voz, e Raquel Prata; de Serpa, João Correia e Diogo Mestre. Parabéns Deputados!

4 PROJETO DE RECOMENDAÇÃO À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DO CÍRCULO DE BEJA Os deputados do círculo de Beja recomendam à Assembleia da República a adoção das seguintes medidas: 1. Realização de Ações de Sensibilização e Palestras em todas as Instituições Públicas e em todos os departamentos do Estado. Estas ações devem visar o aperfeiçoamento dos funcionários públicos, relativamente ao tratamento adequado dos cidadãos, sem discriminação. As ações devem ser promovidas pelas chefias do Estado, isto é, pelos Diretores Gerais de todos os serviços Públicos. 2. O Estado deve promover o desenvolvimento de projetos multiculturais nacionais e/ou internacionais nas escolas, tais como a Semana Multicultural ou os intercâmbios com alunos de outros países, que valorizem a diferença através de atividades práticas e interativas. 3. Promover a criação, em contexto escolar, de suportes/aplicações multimédia ou programas de informação de caráter cultural com interlocutores de diferentes origens/proveniências, que tenham como objetivo educar para a diferença e que sejam dirigidos a um público-alvo do pré-escolar ao secundário. Aprovado na Sessão Distrital de Beja, realizada a 14 de março de SESSÃO NACIONAL ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Nos dias 2 e 3 de Maio de 2016, fomos TODOS para Lisboa! Eu também fui porque era a jornalista! Gostei MUITO! O autocarro para a Assembleia da República passou em Castro Verde e já trazia os Deputados e o jornalista do Círculo Eleitoral do Algarve. Depois fomos para Beja e a viagem continuou até chegarmos a Lisboa. Na viagem conheci os outros jornalistas, também foram muito simpáticos

5 Quando chegámos à Assembleia da República, os funcionários que lá foram muito simpáticas e levaram-nos a visitar aquele palácio tão grande que se chama Palácio de São Bento: foi construído em finais do século XVI como mosteiro beneditino por Baltazar Álvares. O TRABALHO NA 4ª COMISSÃO Círculos Eleitorais de Beja, Braga, Guarda, Coimbra, Açores, Lisboa; Setúbal e Viseu. Os nossos Deputados estiveram com outros Deputados, de outros Círculos Eleitorais, a apresentar e a debater os Projetos de Recomendação. Todos gostavam de ganhar mas só podia ganhar um Projeto de Recomendação em cada Comissão. Assim, algumas ideias eram parecidas e, depois de muito trabalho foi aprovado um projeto comum, com 5 medidas para serem apresentadas na Sessão Plenária. Também foram aprovadas as 4 perguntas que foram feitas, pelos porta-voz, aos deputados da A. R. Os nossos Deputados estavam um bocadinho nervosos, mas isso foi no início da sessão

6 Os Deputados que estiveram a presidir os trabalhos na Comissão foram muito simpáticos e ajudaram a organizar o trabalho da 4ª Comissão. A MINHA VISITA AO PALÁCIO DE SÃO BENTO Enquanto os Deputados trabalhavam nas Comissões eu fui com as minhas amigas e os meus amigos jornalistas visitar a Assembleia da República. Encontrei um amigo meu que também é jornalista, como eu mas ele escreve muito. Eu só tiro fotografias! Aqui estou eu na sala do Senado. Uma amiga minha jornalista tirou-me esta foto e eu também lhe tirei uma. É uma sala muito bonita! Depois de se terem concluído os trabalhos nas Comissões, tivemos uma atividade cultural na sala do Senado. Eu gosto muito de música e de dançar Só foi pena o som se ter avariado e a música e a dança ter terminado

7 Chegou a hora do jantar! Foi uma delícia! Também gostei muito de conhecer outras amigas e amigos. E depois do jantar, fomos para o Hotel descansar X BOM DIA! 3 DE MAIO! As nossas Deputadas e Deputados vestiram roupas muito bonitas O Francisco até vestiu o fato das cerimónias. Hoje é o grande Dia da Sessão Plenária e eu também vou fazer a reportagem fotográfica.

8 A SESSÃO NACIONAL O Deputado Quintanilha abriu a Sessão e esteve a falar com TODOS os Deputados e Deputadas e também falou com os Jornalistas. Eu gostei muito do Deputado Quintanilha, ele foi muito simpático comigo e perguntou-me se eu gostava de ser jornalista e eu disse que sim! Depois, na sessão plenária, os Deputados apresentaram os projetos de recomendação e fizeram perguntas aos Deputados da Assembleia da República. Durante todo o dia os Deputados do Parlamento dos Jovens falaram sobre as ideias para acabar com o RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO. E, no final dos trabalhos, foi aprovada a Recomendação à Assembleia da República.

9 SESSÃO NACIONAL 3 de maio de 2016 Racismo, preconceito e discriminação Recomendação à Assembleia da República Os deputados à Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens/Básico recomendam à Assembleia da República a adoção das seguintes medidas: 1. Implementar projetos específicos de integração, de alunos para alunos, aproveitando as competências e a boa vontade de alunos com perfil para ajudar e acolher outros colegas. 2. Criar uma equipa multidisciplinar, beat rápido, capaz de promover temas de discriminação, racismo e preconceito, através de campanhas de sensibilização, encontros interescolares distritais anuais, bem como de implementar sessões de debate nas escolas, de forma a evitar atos discriminatórios. Esta equipa, através da execução de um plano de intervenção, dará apoio imediato às vítimas e familiares. 3. Festejar a diversidade cultural, educando os alunos para a diferença, através do incentivo para a partilha e o diálogo multicultural, integrando a atividade penpal nas disciplinas de línguas. 4. Integrar pessoas com deficiência e sensibilizar a população para a integração, através de cursos de língua gestual e braile, e inclusão deste último nos boletins de voto, e promoção de ações de divulgação dos direitos das pessoas com deficiência. 5. Investir na introdução de temas como os direitos humanos, o racismo, o preconceito e a discriminação, nos currículos ao longo do percurso escolar obrigatório, de forma dinâmica e adequada à idade e maturidade dos alunos, com especial ênfase na interação entre disciplinas do 3.º ciclo. 6. Iniciar a educação para a diferença o mais precocemente possível, com conteúdos, metodologias e práticas e contacto com grupos desfavorecidos ou minoritários. 7. Estabelecer parcerias entre cada uma das escolas portuguesas e uma escola dos países da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e dinamizar intercâmbio de estudantes e trocas de correspondência.

10 8. Incrementar atividades concretas que promovam a inter-relação entre culturas distintas e que devem estar bem definidas nos planos anuais de atividades das escolas, desde o primeiro ciclo ao ensino secundário, sendo implementadas nas disciplinas de Estudo do Meio e de Educação para a Cidadania, respetivamente. 9. Sensibilizar os meios de comunicação social no sentido de promover o Jornalismo pela tolerância e de dar especial destaque a programas infantis/programas informáticos (jogos/aplicações), a implementar nas escolas até ao 1.º ciclo. 10. Criar uma instituição que preste apoio psicológico à vítima, de forma a ajudá-la a lidar com a situação de discriminação, e ao agressor, de forma a instrui-lo para a compreensão e respeito dos outros e a reabilitá-lo de modo a integrá-lo na sociedade. Aprovada na Sessão Plenária de 3 de maio de Gostei muito de ser jornalista! Castro Verde, 5 de julho de 2016 A jornalista Ana Vilhena

Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2016 o que se passou

Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2016 o que se passou Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2016 o que se passou Decorreu nos dias 2 e 3 de maio a sessão nacional do Parlamento dos Jovens, na Assembleia da República, em Lisboa, sessão esta que este ano

Leia mais

Uma aventura na política

Uma aventura na política Foto: Catarina Solo Uma aventura na política Dias 2 e 3 de maio realizou-se a Sessão Nacional da 21ª edição do Parlamento dos Jovens, um programa educativo da responsabilidade da Assembleia da República.

Leia mais

Racismo, Preconceito, Descriminação

Racismo, Preconceito, Descriminação Racismo, Preconceito, Descriminação Por: Maria João Veiga, Escola Básica e Secundária de Barroselas O tema escolhido este ano para o programa do Parlamento de Jovens do ensino básico foi o Racismo, o Preconceito

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2016 Ensino Básico. Racismo, Xenofobia e Discriminação

Parlamento dos Jovens 2016 Ensino Básico. Racismo, Xenofobia e Discriminação Parlamento dos Jovens 2016 Ensino Básico Racismo, Xenofobia e Discriminação O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa que permite que os jovens de todo o país exponham e defendam as suas ideias e opiniões

Leia mais

Racismo, Preconceito e Discriminação. Por Magna Araújo Amorim Colégio de Campos, Viana do Castelo. Tudo começou com. Algum tempo depois

Racismo, Preconceito e Discriminação. Por Magna Araújo Amorim Colégio de Campos, Viana do Castelo. Tudo começou com. Algum tempo depois Racismo, Preconceito e Discriminação. Por Magna Araújo Amorim Colégio de Campos, Viana do Castelo O tema deste ano: Racismo, Preconceito e Discriminação, uma questão com o qual o mundo tem lidado e que

Leia mais

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico e do

O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico e do O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.ºciclos do ensino básico e do ensino secundário Quem orienta este programa na Escola?

Leia mais

Manual do jovem deputado

Manual do jovem deputado Manual do jovem deputado (Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se quiseres fazer outras perguntas escreve para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt)

Leia mais

O Parlamento dos Jovens

O Parlamento dos Jovens O Parlamento dos Jovens Por: Ema Morais (7ºD) O Parlamento dos Jovens já vai na 21º edição e tudo começou com a ideia da deputada Julieta Sampaio. Hoje podemos ver participantes de edições anteriores já

Leia mais

A escola Vieira da Silva no Parlamento dos Jovens

A escola Vieira da Silva no Parlamento dos Jovens A escola Vieira da Silva no Parlamento dos Jovens No mês de Maio de 2011 fez-se história na a escola Vieira da Silva. Foram eleitas duas deputadas (Marta Fernandes e Mafalda Faustino) para representar

Leia mais

Manual do jovem deputado

Manual do jovem deputado Manual do jovem deputado (Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se quiseres fazer outras perguntas escreve para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt)

Leia mais

Manual do jovem deputado

Manual do jovem deputado 2009-2010 Manual do jovem deputado (Este manual procura expor, de forma simples, as regras do Parlamento dos Jovens que estão detalhadas no Regimento. Se quiseres fazer outras perguntas escreve para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt)

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2017

Parlamento dos Jovens 2017 Parlamento dos Jovens 2017 A Constituição que temos, a Constituição que queremos: desafios ao poder local. Neste ano letivo concretizou-se a 22ªedição do Parlamento dos Jovens do Secundário. O tema para

Leia mais

Apresentação do programa Parlamento dos Jovens. 1. Objetivos do Programa

Apresentação do programa Parlamento dos Jovens. 1. Objetivos do Programa Apresentação do programa Parlamento dos Jovens O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano letivo com as Escolas de todo o país, em que

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2016

Parlamento dos Jovens 2016 Parlamento dos Jovens 2016 RACISMO, PRECONCEITO E DISCRIMINAÇÃO AO DEBATE! estimular as capacidades de expressão e argumentação na defesa das ideias. O Racismo, preconceito e discriminação foi o tema em

Leia mais

O Liceu Circulo Eleitoral dos Açores

O Liceu Circulo Eleitoral dos Açores O Liceu Circulo Eleitoral dos Açores O ensino sempre foi algo muito importante para todos os jovens, pois é ele que lhes garante um futuro, a nível profissional e não só. É um assunto discutido por todos

Leia mais

REPORTAGEM DA SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL

REPORTAGEM DA SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL REPORTAGEM DA SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS UMA EXPERIÊNCIA INESQUECÍVEL Nos dias 30 e 31 de Maio de 2011, realizou-se no Palácio de S.Bento, em Lisboa, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens

Leia mais

Racismo Preconceito Discriminação ao debate!

Racismo Preconceito Discriminação ao debate! Racismo Preconceito Discriminação ao debate! Por Joana Pereira Escola Secundária José Estêvão, Aveiro Racismo, Preconceito e Discriminação foi o tema debatido nas sessões Escolar, Distrital e Nacional

Leia mais

A VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR

A VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR A VIOLÊNCIA EM CONTEXTO ESCOLAR Escola Secundária com 3º Ciclo Henrique Medina Jornalista Ema Faria Ano Lectivo 2010/2011 No âmbito da disciplina de Área de Projecto, decidimos, com a orientação e apoio

Leia mais

Apresentação do Programa: Comissão de Educação e Ciência definir as orientações para o Programa

Apresentação do Programa: Comissão de Educação e Ciência definir as orientações para o Programa Apresentação do Programa: Iniciativa da Assembleia da República, dirigida a: Jovens dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do ensino secundário; Escolas do ensino público, particular e cooperativo do

Leia mais

Racismo, preconceito, discriminação ao debate!

Racismo, preconceito, discriminação ao debate! Reportagem Parlamento dos Jovens 2016 - Agrupamento de Escolas do Bonfim Escola Secundária Mouzinho da Silveira Racismo, preconceito, discriminação ao debate! O PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS É ORGANIZADO

Leia mais

Escola Cardeal Costa Nunes

Escola Cardeal Costa Nunes 1 Os Jovens e o emprego: que futuro? foi o tema deste ano do programa Parlamento dos Jovens do ensino secundário cuja sessão Nacional decorreu nos dias 27 e 28 de maio. A sessão decorreu no Palácio de

Leia mais

Nos dias 7 e 8 de Maio de 2012 alunos de todos os distritos de Portugal continental, das ilhas e ainda de Macau (Círculo Fora da Europa)

Nos dias 7 e 8 de Maio de 2012 alunos de todos os distritos de Portugal continental, das ilhas e ainda de Macau (Círculo Fora da Europa) Nos dias 7 e 8 de Maio de 2012 alunos de todos os distritos de Portugal continental, das ilhas e ainda de Macau (Círculo Fora da Europa) deslocaram-se à Assembleia da República, no âmbito do Parlamento

Leia mais

Apresentação do programa Parlamento dos Jovens. 1. Objectivos do Programa

Apresentação do programa Parlamento dos Jovens. 1. Objectivos do Programa Apresentação do programa Parlamento dos Jovens O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, desenvolvida ao longo do ano lectivo com as Escolas de todo o país, em

Leia mais

Jovens na luta pela igualdade de Género. na Assembleia Legislativa Regional dos Açores

Jovens na luta pela igualdade de Género. na Assembleia Legislativa Regional dos Açores Jovens na luta pela igualdade de Género na Assembleia Legislativa Regional dos Açores Depois do debate a nível Escola, partimos para o debate com todas as escolas dos Açores, desta vez na Assembleia Regional

Leia mais

Reportagem Parlamento dos Jovens

Reportagem Parlamento dos Jovens Reportagem Parlamento dos Jovens 2017-18 A edição do Programa Parlamento dos Jovens 2017-18 teve como tema a Igualdade de Género. Neste âmbito, foram dinamizadas na escola duas palestras para esclarecimento

Leia mais

QUE FUTURO PARA A EDUCAÇÃO?

QUE FUTURO PARA A EDUCAÇÃO? QUE FUTURO PARA A EDUCAÇÃO? Nos dias 30 e 31 de Maio de 2011, realizou-se em Lisboa, no Palácio de São Bento, a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens 2011 do Ensino Secundário. O Parlamento dos Jovens

Leia mais

O preconceito é uma opinião pré-concebida pelas

O preconceito é uma opinião pré-concebida pelas Parlamento dos Jovens, Básico 2016 Escola Sophia de Mello Breyner, Arcozelo, Porto Reportagem por: Francisco Brito Santos Em destaque: Racismo, preconceito e discriminação O programa Parlamento dos Jovens

Leia mais

PARLAMENTO DOS JOVENS E N S I N O B Á S I C O E S E C U N D Á R I O

PARLAMENTO DOS JOVENS E N S I N O B Á S I C O E S E C U N D Á R I O PARLAMENTO DOS JOVENS E N S I N O B Á S I C O E S E C U N D Á R I O O QUE É? O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República (AR) dirigida aos jovens do 2.º e do 3.º ciclos

Leia mais

O projeto de recomendação consagrava as seguintes medidas:

O projeto de recomendação consagrava as seguintes medidas: Conhecer o projeto: Como já vem sendo habitual todos os anos as docentes Isabel Santo e Leonor Saturnino, da escola Básica e Secundária Dr. Pascoal José de Mello, deram a conhecer o projeto Parlamento

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2015

Parlamento dos Jovens 2015 Parlamento dos Jovens 2015 Ensino público e privado: Que desafios? REPORTAGEM SESSÃO NACIONAL 25 & 26 MAIO 2015 Lorène Gonçalves Parlamento dos Jovens 2015 No dia 2 de Abril de 1976 foi aprovada a Constituição

Leia mais

25 de maio, o dia das comissões

25 de maio, o dia das comissões Nos dias 25 e 26 de maio do presente ano, realizou-se, na Assembleia da República, a sessão anual nacional do Parlamento dos Jovens. Nesta sessão, todos os círculos eleitorais portugueses, da Europa e

Leia mais

GUIA DO PROFESSOR Edição

GUIA DO PROFESSOR Edição GUIA DO PROFESSOR Edição 2018-2019 Círculos da Europa e de Fora da Europa Exmo(a). Senhor(a) Professor(a), O presente guia procura sistematizar as principais etapas e os prazos do Parlamento dos Jovens

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2014

Parlamento dos Jovens 2014 Parlamento dos Jovens 2014 Por definição, política é a ciência da governação de um Estado ou Nação e também uma arte de negociação para compatibilizar interesses. A política é, também, um grande mundo

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2018

Parlamento dos Jovens 2018 Parlamento dos Jovens 2018 UM MUNDO PARA TODOS E NÃO DE HOMENS E MULHERES. IGUALDADE DE GÉNERO Um debate para tod@s Face ao tema igualdade de género os alunos de todas as escolas ao longo do país começaram

Leia mais

É uma iniciativa que tem como propósito promover a sensibilização, a reflexão e o debate acerca da pobreza e exclusão social junto das crianças e

É uma iniciativa que tem como propósito promover a sensibilização, a reflexão e o debate acerca da pobreza e exclusão social junto das crianças e 2015/2016 É uma iniciativa que tem como propósito promover a sensibilização, a reflexão e o debate acerca da pobreza e exclusão social junto das crianças e jovens das escolas do Distrito da Guarda. O projeto

Leia mais

Escola: Nome: Nº: Turma:

Escola: Nome: Nº: Turma: Escola: Nome: Nº: Turma: Skimming e scanning Skimming e scanning são duas técnicas de leitura de textos. Utilizamos frequentemente estas duas técnicas em conjunto para poupar tempo na identificação, localização

Leia mais

Combate ao Racismo, Preconceito e Discriminação

Combate ao Racismo, Preconceito e Discriminação Reportagem - Parlamento de Jovens 2016 Combate ao Racismo, Preconceito e Discriminação Os deputados Diogo Cunha e Carlota Pereira, Porta-voz pelo círculo do Porto. No presente ano letivo foi proposto debater

Leia mais

COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VISEU

COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VISEU COMISSÃO DE PROTECÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS DE VISEU ANO EUROPEU DA IGUALDADE DE OPORTUNIDADE PARA TODOS Projecto de Actividades para Alunos do 1º CEB VISEU, 2007 INDICE Introdução:...3 Objectivos:...3

Leia mais

Anexo VIII Regimento dos Pais Representantes de Turma

Anexo VIII Regimento dos Pais Representantes de Turma Regulamento Interno do Agrupamento de Escolas de Ferreira de Castro Anexos Anexo VIII Regimento dos Pais Representantes de Turma Artigo 1.º Conteúdo 1. Tendo em vista uma melhor definição da figura dos

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2012 Sessão Nacional 7 e 8 de Maio 2012 Palácio de São Bento, Lisboa

Parlamento dos Jovens 2012 Sessão Nacional 7 e 8 de Maio 2012 Palácio de São Bento, Lisboa Parlamento dos Jovens 2012 Sessão Nacional 7 e 8 de Maio 2012 Palácio de São Bento, Lisboa No dia 7 de Maio de 2012, reuniram-se 4 comissões para o debate na especialidade das medidas a serem aprovadas

Leia mais

Drogas, evitar e enfrentar as dependências. Na Escola. Reportagem do Parlamento dos Jovens 2014

Drogas, evitar e enfrentar as dependências. Na Escola. Reportagem do Parlamento dos Jovens 2014 Drogas, evitar e enfrentar as dependências. O Parlamento dos Jovens é um projeto com o objetivo de motivar os jovens a refletir sobre assuntos importantes da sociedade e a educar para a cidadania. Dá a

Leia mais

Reportagem, textos e imagens: jornalista Bárbara Herbert. Parlamento dos Jovens- 2014/2015. Todos os deputados do PJ Secundário

Reportagem, textos e imagens: jornalista Bárbara Herbert. Parlamento dos Jovens- 2014/2015. Todos os deputados do PJ Secundário O VILHENAS Edição Especial - Julho de 2015 Escola Secundária Filipa de Vilhena Reportagem, textos e imagens: jornalista Bárbara Herbert Parlamento dos Jovens- 2014/2015 Todos os deputados do PJ Secundário

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2015/2016 Colégio Campo de Flores - A nossa jornada

Parlamento dos Jovens 2015/2016 Colégio Campo de Flores - A nossa jornada Parlamento dos Jovens 2015/2016 Colégio Campo de Flores - A nossa jornada Introdução O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens, do ensino público, privado

Leia mais

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROJETO DE PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, A ASSEMBLEIA

Leia mais

Drogas - evitar e enfrentar as dependências. Marta França 9ºA Nº16. EBI de São Bruno

Drogas - evitar e enfrentar as dependências. Marta França 9ºA Nº16. EBI de São Bruno Drogas - evitar e enfrentar as dependências Marta França 9ºA Nº16 EBI de São Bruno 1 Nos dias 5 e 6 de maio, realizou-se a Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens, subordinada ao tema Drogas - evitar

Leia mais

ELEIÇÕES / PROGRAMA ELEITORAL LISTA B

ELEIÇÕES / PROGRAMA ELEITORAL LISTA B ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DOENTES DE PARKINSON ELEIÇÕES / 2012-2014 PROGRAMA ELEITORAL LISTA B Todos juntos somos fortes Não há nada a temer Ao meu lado há um amigo Que é preciso proteger Chico Buarque

Leia mais

Reportagem Parlamento dos Jovens 2016

Reportagem Parlamento dos Jovens 2016 Reportagem Parlamento dos Jovens 2016 Dados pessoais - Jornalista Nome: Michael Nunes Idade: 17 anos Localidade: Oliveira do Hospital Escola: AEOH Curso: Ciências e Tecnologias Ano escolaridade: 11º Ano

Leia mais

Federação Portuguesa de Columbofilia - Eleições 2017 Calendário Eleitoral DESCRIÇÃO DAS DIVERSAS FASES

Federação Portuguesa de Columbofilia - Eleições 2017 Calendário Eleitoral DESCRIÇÃO DAS DIVERSAS FASES Federação Portuguesa de Columbofilia - Eleições 2017 Calendário Eleitoral DESCRIÇÃO DAS DIVERSAS FASES 1 - Divulgação do Mapa de Círculos Eleitorais e nº de Delegados a Eleger ao Congresso 2 - Convocatória

Leia mais

ESAQ NO PARLAMENTO DOS JOVENS

ESAQ NO PARLAMENTO DOS JOVENS ESAQ NO PARLAMENTO DOS JOVENS Viver e participar ativamente na política, nos Açores, no século XXI, continua a ser um desafio para qualquer jovem. O jovem açoriano não é um sujeito isolado da restante

Leia mais

VOTO ÚTIL CONTRA O PS DE SÓCRATES NOS DISTRITOS COM POUCOS ELEITORES

VOTO ÚTIL CONTRA O PS DE SÓCRATES NOS DISTRITOS COM POUCOS ELEITORES VOTO ÚTIL CONTRA O PS DE SÓCRATES NOS DISTRITOS COM POUCOS ELEITORES No sistema eleitoral português muitos votos são perdidos, uma vez que não são convertidos em mandatos de deputados. Esta situação ainda

Leia mais

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS

PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROGRAMA PARLAMENTO DOS JOVENS PROTOCOLO DE COOPERAÇÃO ENTRE A ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES, A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, O

Leia mais

Plano Anual Atividades - CNP

Plano Anual Atividades - CNP Pl Anual Atividades - CNP Nome do Clube/Atividade semanal Equipa Atividades Data Clube de Ecologia Barbus Diamantino Santos e outros sócios Preparação de Saídas de campo e análise de questões ambientais.

Leia mais

DA SESSÃO ESCOLAR À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

DA SESSÃO ESCOLAR À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DA SESSÃO ESCOLAR À ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA O tema em debate deste ano no Parlamento dos Jovens era um assunto importante para todos os alunos. Tratava-se do direito a ter Educação Sexual nas escolas,

Leia mais

CAMPANHA. UMA PORÇÃO DE LEGUMINOSAS POR DIA Balanço 5 meses

CAMPANHA. UMA PORÇÃO DE LEGUMINOSAS POR DIA Balanço 5 meses CAMPANHA UMA PORÇÃO DE LEGUMINOSAS POR DIA Balanço 5 meses Contextualização O ano de 2016 foi considerado, pela FAO, o Ano Internacional das Leguminosas. Aliando esta distinção ao facto de se estimar um

Leia mais

Título IV- Organização Redação Atual Capítulo II- Estrutura Política Territorial Sub-Capítulo I- Definição da Estrutura Territorial Artigo 24) (Estrut

Título IV- Organização Redação Atual Capítulo II- Estrutura Política Territorial Sub-Capítulo I- Definição da Estrutura Territorial Artigo 24) (Estrut Sub-Capítulo I- Definição da Estrutura Territorial Artigo 24) (Estrutura Territorial) 1. A Estrutura Politica Territorial tem os seguintes níveis: a) Nacional b) Distrital c) Concelhio d) Núcleo 2. A Organização

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P.

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P. Reunião ordinária da Comissão para Igualdade Contra a 2 de Dezembro de 2009 Aos dois dias do mês de Dezembro de dois mil e nove, pelas dez horas, reuniu, em Assembleia Ordinária, a Comissão para a Igualdade

Leia mais

Uma viagem com um início esperançoso e um fim concretizado

Uma viagem com um início esperançoso e um fim concretizado Uma viagem com um início esperançoso e um fim concretizado A ESCOLA SECUNDÁRIA DE PINHAL NOVO NO PARLAMENTO DOS JOVENS DO ENSINO BÁSICO Depois de na Sessão Escolar tudo ter corrido muito bem, a nossa escola

Leia mais

Parlamento dos Jovens 2009/ A Educação Sexual. Reportagem A Educação Sexual, um tabu a aniquilar. Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades

Parlamento dos Jovens 2009/ A Educação Sexual. Reportagem A Educação Sexual, um tabu a aniquilar. Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades Parlamento dos Jovens A Educação Sexual 2009/20010 Reportagem A Educação Sexual, um tabu a aniquilar. Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades O que é o Parlamento dos Jovens? O Parlamento dos Jovens é uma

Leia mais

Guia para os Professores

Guia para os Professores Guia para os Professores Introdução O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR) desenvolvida em parceria com: O Ministério da Educação e Ciência através das Direções

Leia mais

Reportagem Parlamento dos Jovens Sessão Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011

Reportagem Parlamento dos Jovens Sessão Nacional, dias 30 e 31 de Maio de 2011 Nos dias 30 e 31 de Maio de 2011, realizou-se, no Palácio de S. Bento, em Lisboa, mais uma Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens. Considerado, por vários deputados, ao longo destes dois dias, como um

Leia mais

Colégio São Teotónio 1

Colégio São Teotónio 1 1 Nos passados dias 28 e 29 de maio o projeto do parlamento dos jovens foi mais uma vez desenvolvido na sua fase nacional. Esta fase do concurso teve lugar no antigo mosteiro lisboeta (Assembleia da República),

Leia mais

Ano Lectivo

Ano Lectivo Ano Lectivo 2007-2008 CLUBE EUROPEU da Escola Secundária de Viriato RELATÓRIO FINAL DAS ACTIVIDADES No âmbito dos Objectivos do Clube Europeu, foram desenvolvidas as seguintes actividades: 1. Participação

Leia mais

SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS TRANSPORTES

SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS TRANSPORTES SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS Ensino Básico 2 e 3 de maio TRANSPORTES Nos quadros abaixo, são indicados os locais onde as escolas se devem concentrar no dia 2 de maio de 2016, tendo em vista

Leia mais

Inês Matos Sampaio ENSINO SECUNDÁRIO

Inês Matos Sampaio ENSINO SECUNDÁRIO Inês Matos Sampaio ENSINO SECUNDÁRIO A unidade verdadeira, sólida, incontestável, provem da diversidade de pensamento e de atitudes e não da monotonia das concordâncias Miller Guerra Atualmente as novas

Leia mais

A fazer de gente grande

A fazer de gente grande 15 de Junho de 2010 Reportagem: A fazer de gente grande Finalmente chegou o dia 24 de Março. Aguardávamos a chegada do autocarro, à nossa Escola, com os Deputados, Jornalistas e Professores da Região Centro.

Leia mais

30 ANOS DE PODER LOCAL - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Tartarugas em referendo

30 ANOS DE PODER LOCAL - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Tartarugas em referendo 30 ANOS DE PODER LOCAL - EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA Tartarugas em referendo Aqui no pátio da escola apareceram há cerca de um ano duas simpáticas tartarugas. De onde elas vieram permanece um mistério. O

Leia mais

CÍRCULO DOS AÇORES. Os deputados do Círculo dos Açores apresentam à Assembleia da República as seguintes medidas:

CÍRCULO DOS AÇORES. Os deputados do Círculo dos Açores apresentam à Assembleia da República as seguintes medidas: 1. PROJETO DE RECOMENDAÇÃO DO CÍRCULO DOS AÇORES Os deputados do Círculo dos Açores apresentam à Assembleia da República as seguintes medidas: 1. Criação de Organizações de moradores com representatividade

Leia mais

Distrito Datas Locais Tipo de evento Aveiro Entre 1 e 17 Outubro

Distrito Datas Locais Tipo de evento Aveiro Entre 1 e 17 Outubro A t i v i d a d e s n o â m b i t o d o 1 7 d e O u t u b r o - 2 0 1 5 - Distrito Datas Locais Tipo de evento Aveiro Entre 1 e 17 Outubro Concelhos do distrito de Aveiro Lançamento de um inquérito (mais

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1.º. Objeto

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL. Artigo 1.º. Objeto AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO RESTELO ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL REGULAMENTO ELEITORAL Artigo 1.º Objeto O presente regulamento define o processo eleitoral dos membros do Conselho Geral referido nos artigos

Leia mais

Guia para os Professores

Guia para os Professores Guia para os Professores Introdução O Parlamento dos Jovens é uma iniciativa institucional da Assembleia da República (AR) desenvolvida em parceria com: O Ministério da Educação e Ciência através das Direções

Leia mais

SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS. 4 e 5 de maio de 2015 TRANSPORTES

SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS. 4 e 5 de maio de 2015 TRANSPORTES SESSÃO NACIONAL DO PARLAMENTO DOS JOVENS 4 e 5 de maio de 2015 TRANSPORTES Nos quadros abaixo, são indicados os locais onde as escolas se devem concentrar no dia 4 de maio de 2015, tendo em vista a sua

Leia mais

REGULAMENTO DAS ESTRUTURAS DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS DO PSD

REGULAMENTO DAS ESTRUTURAS DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS DO PSD REGULAMENTO DAS ESTRUTURAS DAS COMUNIDADES PORTUGUESAS DO PSD CAPÍTULO I FUNCIONAMENTO DAS ESTRUTURAS DO PSD NO ESTRANGEIRO Artigo 1º (Âmbito) 1. O presente Regulamento define as normas que regulam o funcionamento

Leia mais

Catarina Duarte Pereira Figueiredo, 17 anos, Ciências Socioeconómicas. Escola Secundária de Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia, Porto

Catarina Duarte Pereira Figueiredo, 17 anos, Ciências Socioeconómicas. Escola Secundária de Almeida Garrett, Vila Nova de Gaia, Porto Reportagem Parlamento dos Jovens 2016 Secundário Da agitação dos corredores da escola aos passos tímidos pelas salas da Assembleia Jornalista Catarina Duarte Pereira Figueiredo, 17 anos, Ciências Socioeconómicas

Leia mais

PROJETO VISA DESPERTAR A COMUNIDADE ESCOLAR PARA DUAS VERTENTES FUNDAMENTAIS DE AÇÃO NAS ESCOLAS:

PROJETO VISA DESPERTAR A COMUNIDADE ESCOLAR PARA DUAS VERTENTES FUNDAMENTAIS DE AÇÃO NAS ESCOLAS: PROJETO TEM UM CARÁCTER PREVENTIVO E FORMATIVO VISA DESPERTAR A COMUNIDADE ESCOLAR PARA DUAS VERTENTES FUNDAMENTAIS DE AÇÃO NAS ESCOLAS: promoção de espaços de reflexão sobre cidadania e valores, que envolvam

Leia mais

PARLAMENTO DOS JOVENS

PARLAMENTO DOS JOVENS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS Nº2 DE ABRANTES ESCOLA SECUNDÁRIA C/ 2º e 3º C.E.B. DR. MANUEL FERNANDES PARLAMENTO DOS JOVENS Regulamento Eleitoral A Comissão Eleitoral Escolar, constituída nos termos do artigo

Leia mais

REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE

REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA 11ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE CURITIBA REGULAMENTO CONFERÊNCIA DISTRITAL DE SAÚDE Curitiba / 2011 APROVADO NA 5ª REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL

Leia mais

Parlamento de Jovens Um sonho tornado realidade!

Parlamento de Jovens Um sonho tornado realidade! Parlamento de Jovens Um sonho tornado realidade! No dia 14 de Maio, os jovens deputados (Joel Araújo e Carlota Teles) e o jornalista (Jorge Martins) prepararam-se para a longa viagem até Lisboa. À hora

Leia mais

Repórter: Rita Fernandes Pires

Repórter: Rita Fernandes Pires Sessão Nacional do Parlamento dos Jovens Círculo de Bragança Prémio Reportagem abril 2018 Reportagem Debate em prol da democracia! Parlamento dos Jovens Ensino Básico 207/2018 Repórter: O porquê da participação

Leia mais

ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM DE S. JOÃO DA MADEIRA NORMAS DE FUNCIONAMENTO

ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM DE S. JOÃO DA MADEIRA NORMAS DE FUNCIONAMENTO ASSEMBLEIA MUNICIPAL JOVEM DE S. JOÃO DA MADEIRA NORMAS DE FUNCIONAMENTO Preâmbulo A participação nos desígnios da cidade é um direito e um dever dos seus cidadãos. A Assembleia Municipal Jovem será um

Leia mais

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO REPRESENTANTES DE TURMA

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO REPRESENTANTES DE TURMA REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO REPRESENTANTES DE TURMA Revisto e aprovado em janeiro de 2018 INTRODUÇÃO O direito de participação dos pais na vida da Escola processa-se

Leia mais

(DES)IGUALDADE DE GÉNEROS EM PORTUGAL

(DES)IGUALDADE DE GÉNEROS EM PORTUGAL (DES)IGUALDADE DE GÉNEROS EM PORTUGAL PARLAMENTO DOS JOVENS 2018 Mais uma vez, os alunos da Escola Secundária de Oliveira do Bairro aceitam o desafio que o Parlamento dos Jovens nos lança este ano. A Desigualdade

Leia mais

Racismo, Preconceito, Discriminação em debate

Racismo, Preconceito, Discriminação em debate Racismo, Preconceito, Discriminação em debate Uma viagem pelo mundo extraordinário da política Por Catarina Escudeiro Escola Básica Prof. Alberto Nery Capucho Marinha Grande Junho de 2016 Nos dias 2 e

Leia mais

R E G I M E N T O. Preâmbulo. 2. Disposições Gerais...4. Regulamento Eleitoral..7. Regulamento da Sessão Escolar. 15

R E G I M E N T O. Preâmbulo. 2. Disposições Gerais...4. Regulamento Eleitoral..7. Regulamento da Sessão Escolar. 15 R E G I M E N T O Preâmbulo. 2 Disposições Gerais...4 Regulamento Eleitoral..7 Regulamento da Sessão Escolar. 15 Regulamento da Sessão Distrital/Regional. 19 Regulamento da Sessão Nacional do Parlamento

Leia mais

VII CONGRESSO DOS SOLICITADORES E DOS AGENTES DE EXECUÇÃO REGIMENTO

VII CONGRESSO DOS SOLICITADORES E DOS AGENTES DE EXECUÇÃO REGIMENTO VII CONGRESSO DOS SOLICITADORES E DOS AGENTES DE EXECUÇÃO REGIMENTO Preâmbulo: Nos termos do Estatuto da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução (EOSAE) o Congresso tem como objetivos pronunciar-se

Leia mais

DIVULGAÇÃO MAPA DE DELEGADOS ATÉ 24 OUTUBRO DE 2013 CONVOCATÓRIA ELEIÇÃO (DELEGADOS AO CONGRESSO) ATÉ 31 OUTUBRO DE N.

DIVULGAÇÃO MAPA DE DELEGADOS ATÉ 24 OUTUBRO DE 2013 CONVOCATÓRIA ELEIÇÃO (DELEGADOS AO CONGRESSO) ATÉ 31 OUTUBRO DE N. DIVULGAÇÃO MAPA DE DELEGADOS ATÉ 24 OUTUBRO DE 2013 N.º de Delegados Tipos de delegados Nº de Delegados por tipo Eleitores Distribuição Delegados Documentação O Congresso da FPC é composto por 40 delegados.

Leia mais

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO

REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO REGIMENTO DOS REPRESENTANTES DOS PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO INTRODUÇÃO O direito de participação dos pais na vida da Escola processa-se de acordo com o disposto na Lei de Bases do Sistema Educativo,

Leia mais

Agrupamento de Escolas Abade de Baçal Jornal Outra Presença Integrar e desenvolver competências

Agrupamento de Escolas Abade de Baçal Jornal Outra Presença Integrar e desenvolver competências Agrupamento de Escolas Abade de Baçal Jornal Outra Presença Integrar e desenvolver competências Luísa Diz Lopes 19 de setembro de 2014 Apontamento biográfico Presença, maio 1959 Outra Presença, 1989 Apontamento

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA

REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA REGULAMENTO ELEITORAL PARA A ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA CAPARICA INTRODUÇÃO O presidente do Conselho Geral Transitório (CGT) do Agrupamento de Escolas da Caparica (AEC) procede,

Leia mais

ACONTECE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA

ACONTECE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA ACONTECE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA DIVISÃO DE RELAÇÕES PÚBLICAS E PROTOCOLO 1 de abril de 2019 À Divisão de Relações Públicas e Protocolo compete: a) Assegurar os atos protocolares requeridos pelo Presidente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO REGULAMENTO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO REGULAMENTO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMPAIO ELEIÇÃO DO CONSELHO GERAL TRANSITÓRIO REGULAMENTO COM BASE NO DECRETO-LEI N.º 75/2008 DE 22 DE ABRIL, ALTERADO PELO DECRETO-LEI N.º 137/2012 DE 2 DE JULHO, E NO REGULAMENTO

Leia mais

Inclusão: Prática e Política 1º Painel

Inclusão: Prática e Política 1º Painel Inclusão Educação e Autodeterminação APPC COIMBRA Coimbra, 28 de Setembro, 2013 Inclusão: Prática e Política 1º Painel filomena.pereira@dge.mec.pt De onde partimos onde chegamos Anos 70 Escolas especiais

Leia mais

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA DONA LEONOR (AERDL) Capítulo I. Objeto e Composição

REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA DONA LEONOR (AERDL) Capítulo I. Objeto e Composição REGULAMENTO DO PROCESSO ELEITORAL PARA O CONSELHO GERAL DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RAINHA DONA LEONOR (AERDL) O Conselho Geral é o órgão de direção estratégica responsável pela definição das linhas orientadoras

Leia mais

Preâmbulo. Objetivos. Metodologia

Preâmbulo. Objetivos. Metodologia Preâmbulo Numa sociedade democrática é fundamental que existam mecanismos de participação que permitam aos jovens o desenvolvimento de competências de cidadania que lhes possibilitem a formulação de ideias

Leia mais

Portugal assimetrias litoral/interior. Que soluções?

Portugal assimetrias litoral/interior. Que soluções? Parlamento dos Jovens 2016 Portugal assimetrias litoral/interior. Que soluções? Parlamento dos Jovens 2016 A ambição, a determinação e a dedicação de tentar defender o Alentejo levou o Agrupamento de Escolas

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES. 2017/2018 Aprovado em Assembleia Geral. Órgãos Sociais /// Plano de Atividades /// Quotas

PLANO DE ATIVIDADES. 2017/2018 Aprovado em Assembleia Geral. Órgãos Sociais /// Plano de Atividades /// Quotas PLANO DE ATIVIDADES 2017/2018 Aprovado em Assembleia Geral Órgãos Sociais /// Plano de Atividades /// Quotas 14 NOVEMBR0 2017 Nota introdutória A Associação de Encarregados de Educação tem a responsabilidade

Leia mais

Programa/ Manifesto Eleitoral

Programa/ Manifesto Eleitoral Programa/ Manifesto Eleitoral Lista S A Lista S apresenta-se às eleições do próximo dia 10 de novembro propondo-se a representar e defender os direitos e interesses dos estudantes da Escola Secundária

Leia mais

Ata. Reunião Geral de Alunos. Piso 4, Torre S, Departamento de Engenharia de Eletrotécnica e de Computadores, Coimbra

Ata. Reunião Geral de Alunos. Piso 4, Torre S, Departamento de Engenharia de Eletrotécnica e de Computadores, Coimbra NÚCLEO DE ESTUDANTES DE ENGENHARIA ELETROTÉCNICA E DE COMPUTADORES DA ASSOCIAÇÃO ACADÉMICA DE COIMBRA Ata Reunião Geral de Alunos A seis de dezembro de dois mil e dezassete decorreu na Antiga Biblioteca

Leia mais

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque

REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque REGULAMENTO DO ORÇAMENTO PARTICIPATIVO do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque 2019 Enquadramento O Orçamento Participativo do Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque da Guarda, é um instrumento

Leia mais

O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018

O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas eleições de 2018 O papel da mulher na democracia: desafios e oportunidades nas Introdução ao programa: O PSDB é um dos maiores e mais influentes partidos políticos do Brasil. Possui cerca de um milhão e meio de filiados

Leia mais