Tomaticultura industrial no cerrado: : 25 e uma visão futura

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Tomaticultura industrial no cerrado: : 25 e uma visão futura"

Transcrição

1 Tomaticultura industrial no cerrado: : 25 anos de história e uma visão futura Paulo César Tavares de Melo, DSc USP/ESALQ - Dep to de Produção Vegetal 23/11/11

2 Retrospectiva histórica da agroindústria do tomate no Brasil 1º Ciclo: Agreste de Pernambuco ; 2º Ciclo: Estado de São Paulo década de 1930 ao presente; 3º Ciclo: Vale do São Francisco (PE/BA) e Perímetros Irrigados do DNOCS (PE/PB) meados da década de 1970 ao início dos anos 2000; 4º Ciclo: Cerrado goiano e mineiro 1986 ao presente.

3 Ciclos do setor agroindustrial do tomate no Brasil 1º Ciclo: Agreste de Pernambuco ( ) Em 1898 é estabelecida em Pesqueira, PE uma fabriqueta para produção de doce de goiaba Carlos de Brito & Cia (Fábrica Peixe); Em 1914 a Fábrica Peixe inicia pioneiramente o processamento do tomate no Brasil com a produção de massa de tomate; Em 1928, a Fábrica Peixe passou a produzir extrato concentrado de tomate; Na década de 1950 se encerra o período de ouro da indústria de alimentos pesqueirense com o fechamento das fábricas Rosa, Tigre, Recreio e Maravilha; Em 20 de novembro de 1998 ocorre o fechamento da centenária Fábrica Peixe e se encerra o 1º ciclo da agroindústria do tomate do país; A atividade sobrevive com duas fábricas em operação na atualidade Tambaú (Custódia) e ASA/Palmeiron (Belo Jardim).

4 Fundadores da Fábrica PEIXE (1898) Maria da Conceição Cavalcanti de Britto e Carlos Frederico Xavier de Britto

5

6 Ciclos do setor agroindustrial do tomate no Brasil 2º Ciclo: : Estado de São Paulo (década( de 1930 ao presente) Em 1937 é instalada uma indústria de conservas alimentícias na Fazenda Amália, em Santa Rosa do Viterbo, pertencente ao conde Francisco Matarazzo Júnior Produtos Amália; Em 1939 a Peixe implantou uma fábrica em Monte Alto, transferida na década de 1960 para Taquaritinga; Em 1941 é inaugurada, em Jundiaí, a primeira fábrica da Companhia Industrial de Conservas Alimentícias (CICA); Em 1955 ocorre a fundação da Companhia Industrial e Mercantil Paoletti S.A. (marca ETTI) em Várzea Grande Paulista transferida em 1959 para Cajamar; A partir da década de 1950, nos municípios de Monte Alto e Taquaritinga, a agroindústria se expande amplamente maior pólo agroprocessador de tomate do Brasil.

7

8 Revista Coopercotia, 03/1963

9

10 Ciclos do setor agroindustrial do tomate no Brasil 2º Ciclo: : Estado de São Paulo (década( de 1930 ao presente) Em 1987 ocorre a 1ª transferência do controle acionário da Companhia Industrial de Conservas Alimentícias em 2003 a marca CICA foi retirada do mercado; Ascensão e declínio da agroindústria do tomate na Alta Sorocabana e Alta Paulista CICA fecha a sua fábrica em Presidente Prudente em 1992; O setor mostra forte retração com a expansão do pólo agroprocessador de tomate do Vale do São Francisco (PE/BA); As indústrias mais importantes do setor atualmente são a Predilecta (Matão, Guaíra, Itápolis), Fugini Alimentos (Monte Alto), Alimentos Wilson (Regente Feijó).

11 Ciclos do setor agroindustrial do tomate no Brasil Ciclo 3: Vale do São Francisco (PE/BA) e Perímetros Irrigados do DNOCS (PE/PB) meados da década de 1970 ao início dos anos 2000 Com as frustrações de safras por anos seguidos no Agreste de PE, o Vale do S. Francisco desponta como a zona mais promissora para o estabelecimento de novo pólo agroprocessador de tomate no NE a partir do final dos anos 1970; Recursos previstos no II Plano Nacional do Desenvolvimento/Pólo Nordeste para incentivar a horticultura irrigada e a instalação de agroindústrias no Vale do São Francisco; Vantagens competitivas: Clima semi-árido menor incidência de doenças Vários projetos de irrigação em operação e outros sendo implantados Mão-de-obra abundante Localização geográfica estratégica para alavancar as exportações de atomatados Delineamento do programa de melhoramento do tomateiro industrial do IPA o qual concentrou esforços na obtenção de cultivares adaptadas às condições edafoclimáticas locais

12 Ciclos do setor agroindustrial do tomate no Brasil Causas do declínio do pólo agroprocessador do Vale do São Francisco: Predominância de pequenos agricultores sem a instrução necessária para adotar técnicas modernas de manejo cultural; A fruticultura, da segunda metade da década de 1990, se consolidava como uma alternativa mais rentável do que a tomaticultura industrial; Ataque severo de traça e de outras pragas-vetoras de viroses (mosca branca e trips) geminivírus e tospovírus; Com a implementação do Plano de Estabilização da Economia, a partir de 1994, as vantagens de menor custos de produção da cultura de tomate industrial do Vale do São Francisco foram eliminadas devido à redução do subsídio ao crédito rural; A partir de 1997 se intensifica a queda da produção da região do São Francisco zona do cerrado (GO e MG), vinha emergindo como nova fronteira de expansão da cultura desde o início dos anos 90; A atividade é extinta com o fechamento da fábrica da CICANORTE (Juazeiro, BA) em fevereiro de 2000.

13 Lavoura de tomate no Projeto Bebedouro, década de 1980

14 Lavoura de tomate no Perímetro do DNOCS de Sumé, PB, 1980.

15 FSP/Caderno AgroFolha, 14/11/1989

16 Ciclos do setor agroindustrial do tomate no Brasil Ciclo 4: Cerrado goiano e mineiro 1986 ao presente Pesquisas pioneiras desde o início dos anos 70 indicavam o potencial do cerrado goiano para o cultivo de tomate industrial; A cultura rasteira de tomate pioneira foi implantada em agosto de 1974 pelo Sr. Sylvio Jesuino de Souza o qual plantou 15 hectares da cv. Roma VF, em Morrinhos a colheita ocorreu em dezembro e a produtividade média foi de 21 t/ha, sendo a produção vendida a uma indústria de Araçatuba, SP.

17 Pesquisas pioneiras sobre o cultivo rasteiro de tomate para processamento, em Goiás Filgueira, F.A.R.; Carneiro, J.B. Realidades e perspectivas da tomaticultura na região geoeconômica de Anápolis: resultados preliminares. Anais da 12ª Reunião Annual da SOB, Brasília, 16 a 22 de julho de 1972 Observações e conclusões: 1. Urge o estabelecimento em Anápolis e Goiânia de Centrais de Abastecimento, bem como a instalação de indústrias de processamento de tomate; 2. Apesar de não existir a cultura rasteira do tomate, os entrevistados consideram a implantação de indústrias, na região, como uma iniciativa capaz de melhorar a comercialização do tomate; 3. É indiscutível a importância da industrialização para promover o desenvolvimento da região; 4. Nos últimos anos, tem havido com relativa frequencia a visita de industrias interessadas na instalação de fábricas de processamento de tomate na região.

18 Pesquisas pioneiras sobre o cultivo rasteiro de tomate para processamento, em Goiás Filgueira, F.A.R.; Sonnenberg, P. E.; Ogata, T. Avaliação de características agronômicas e industriais de cultivares de tomate, introduzidas em Anápolis, em cultura rasteira. Comunicado Técnico EMGOPA, N o 08, maio/1978 Foram conduzidos dois experimentos de competição de cultivares de tomate em Anápolis com semeio em 10/12/1975 e 20/05/1977, obtendo os seguintes resultados: No período seco a produtividade e a qualidade dos frutos, em geral, foram superiores em relação ao periodo chuvoso; Dentre as cultivares testadas as que apresentaram melhor desempenho foram La Bonita e Ronita ; Os resultados indicam a possibilidade de serem introduzidas cultivares do grupo Roma conduzidos em cultura rasteira, com maior sucesso no período seco.

19 Pesquisas pioneiras sobre o cultivo rasteiro de tomate para processamento, em Goiás Câmara, F.L.A.; Filgueira, F.A.R.; Sonnenberg, P. E.; Peixoto, N. Cultivares de tomate, em semeadura direta e cultura rasteira, para mercado de consumo ao natural, em Anápolis. Comunicado Técnico EMGOPA, N o 03, março/1980 Conclusões: 1. A semeadura direta e a cultura rasteira são eficientes na produção de tomate para mercado ao natural ou para industrialização nas condições do período seco, em Anápolis; 2. As cultivares testadas, inclusive as do grupo Santa Cruz, reunem características adequadas para o processamento industrial.

20

21 Pesquisas pioneiras sobre o cultivo rasteiro de tomate para processamento no cerrado Em 1984, a CICA inicia a prospecção sobre o potencial de produção de tomate rasteiro no PADEF numa área de 15 ha do Sr. Elodi Cence; no ano seguinte implanta outra área experimental de 15 ha com o Sr. Waldomiro Schneider resultados altamente promissores; Ainda em 1984 a CICA realiza experimentação com tomate rasteiro em Leopoldo Bulhões e em Cristalina com um cooperado da extinta cooperativa de Cotia e instala campos de observação em Paracatú, MG; Em 1985 o Sr. Rodolfo Bonfigliori revela a intenção de instalar uma fábrica no cerrado em 3 possíveis locais: Paracatú, Pirapora e Patos de MG; Em 1985 a Arisco firma um acordo com a CICA para processar o tomate de seus campos espalhados pelo cerrado goiano e mineiro; Em 1991 a CICA inaugura sua unidade fabril de processamento de tomate em Patos de MG que se manteve em operação até a safra de 2006.

22 Fatores que contribuíram para expansão da agroindústria do tomate no cerrado goiano Política de incentivos fiscais Condições agroclimáticas favoráveis Disponibilidade de terra nova fronteira agrícola Topografia favorável à mecanização Produtores com bom nível técnico Proximidade dos grandes centros de consumo

23 Fatores que contribuíram para expansão da agroindústria do tomate no cerrado goiano Incentivos fiscais governamentais A implantação e expansão do pólo agroprocessador de tomate goiano ocorreram graças, em grande parte, ao suporte financeiro estadual Programa Fomentar; O Fomentar, criado em meados dos anos 80, era um programa de incentivos fiscais que visava viabilizar a industrialização do estado; A Arisco foi 1ª empresa de Goiás a receber suporte desse programa instalou a fábrica pioneira de processamento de tomate em Goiânia em 2006; Na década de 90 ocorreram alterações nas políticas regionais de desenvolvimento e o Fomentar foi substituído pelo Programa Produzir.

24 Ano Brasil: área cultivada e produção de tomate industrial, por zona de cultivo, Nordeste (PE/BA) Área (ha) Produção (t) Área (ha) São Paulo Produção (t) Cerrado (GO/MG)* Área (ha) Produção (t) Área (ha) Brasil Produção (t) Produtividade t/ha nd nd , , , , nd nd , ,4 *A primeira fábrica de processamento de tomate entrou em operação em 1986, com capacidade de processamento de t/dia Fonte: indústrias do setor de agroprocessamento de tomate.

25 Distribuição da produção de tomate industrial em Goiás, safra de ,8% 19,6% Cristalina Morrinhos Itaberaí Orizona Silvânia Rio Verde 17,1% Luziânia 2,7% Palm. de GO 3,0% Turvânia 3,1% 3,3% 3,5% 3,5% 3,9% 11,4% Montividiu Outros Produção total em GO: t

26 Distribuição da área plantada com tomate industrial em Goiás, safra de ,1% 2,7% 3,1% 3,1% 3,2% 3,5% 3,6% 4,1% 20,8% Cristalina Morrinhos Itaberaí Orizona Silvânia Rio Verde 15,3% Luziânia Palm. de GO Turvânia Montividiu Outros 11,4% Área plantada total em GO: ha

27 Implantação do pólo de processamento de tomate de Goiás Fábrica pioneira da Arisco (adquirida pela Unilever e hoje Cargill)

28 Localização de fábricas de processamento de tomate em Goiás

29 Condições agroclimáticas favoráveis

30 Topografia favorável à mecanização

31 Proximidade de grandes centros de consumo do país Goiás é o centro estratégico do Brasil

32 Brasil: evolução da produção de 1989 a Fonte: TomatoNews, 2011

33 Brasil: evolução da produtividade 1995 a Produtividade (t/ha)

34 Brasil: evolução da área plantada de 1985 a Hectares

35 Brasil: 5ª posição entre os 10 maiores produtores mundiais de tomate industrial na safra 2010* Mil toneladas EEUU China Itália Espanha BRASIL Irã Turquia Portugal Chile Tunísia Fonte: WPTC, abril 2011

36 Brasil: 7ª posição entre os 10 maiores produtores mundiais de tomate industrial na safra 2011* *Safra 2011 Fonte: WPTC

37 Tecnologias que contribuíram para o sucesso da cultura de tomate rasteiro no cerrado Irrigação por pivô central Uso de híbridos F 1 Produção de mudas em bandejas Transplantio mecanizado Sistemas de prevenção de doenças Colheita mecanizada

38 Cristalina: maior concentração de pivô central do país

39 Brasil: evolução do rendimento de tomate industrial por zona de produção, Rendimento (kg/ha) São Paulo PE/BA GO/MG

40 Avaliação do desempenho de híbridos no cerraro

41 Híbridos com características adequadas para a colheita mecanizada Ohio 45, CPA tipicamente de maturação desuniforme Híbrido com alta concentração de maturação

42 Expansão do uso de híbridos no cerrado (GO/MG) Ano Área (ha) % Híbridos

43 Expansão do setor viveirista

44 Transplante mecanizado

45 Colheita manual no cerrado goiano

46 Colheita mecanizada no cerrado goiano

47 Sistema de alerta para prevenção de doenças

48 Desafios e perspectivas para o futuro Continuar avançando no manejo cultural maior produtividade e qualidade, redução de custos e aumento da rentabilidade por tonelada de matéria-prima entregue às indústrias processadoras desafio maior de realizar essa meta com sustentabilidade e consciência de preservação ambiental e maior eficiência no uso da água; Novos híbridos com maior potencial produtivo, sólidos (Brix) mais elevados e com ampla resistência a doença; Maiores investimentos em P & D por parte do setor público efeitos das mudanças climáticas, manejo cultural, irrigação, adubação, preparo de solo, sucessão de cultivo; Rigor com o cumprimento do calendário de cultivo do tomate industrial em Goiás o futuro da atividade pode ser seriamente comprometido com a implantação de lavouras fora do período legal;

49 Desafios e perspectivas para o futuro Aumentar a capacidade instalada de processamento das fábricas para atender ao continuado crescimento da demanda interna por derivados de tomate e ainda ter excedentes para exportar; Capacitação de pessoal técnico em todos os níveis cursos de curta duração, MSc profissionalizante, MBA; A questão do uso racional de agrotóxicos deverá ser uma preocupação permanente do setor produtivo, sobretudo, se houver expansão das remessas de polpa e produtos acabados de tomate para o exterior; Ampliação da oferta de energia elétrica depende de ações governamentais.

50 Desafios e perspectivas para o futuro Dar continuidade às ações conjuntas em benefício dos setores de produção e de processamento industrial; Consolidar a presença do Brasil como membro do Conselho Mundial de Tomate para Processamento (WPTC) através da Subcomissão Tomate/FAEG; Oficializar a candidatura do Brasil como sede do Congresso Mundial de Tomate Industrial e Simpósio Internacional de Tomate Industrial (ISHS) em 2016.

51 Tour técnico t de membros do WPTC a Goiás s em julho de 2011

52 A g e n d e m!!!

53 Muito obrigado!

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE TOMATE NO NORDESTE.

ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE TOMATE NO NORDESTE. O nosso negócio é o desenvolvimento ESCRITÓRIO TÉCNICO DE ESTUDOS ECONÔMICOS DO NORDESTE ETENE INFORME RURAL ETENE PRODUÇÃO E ÁREA COLHIDA DE TOMATE NO NORDESTE Ano 4 2010 Nº 21 O nosso negócio é o desenvolvimento

Leia mais

Produção Integrada VIABILIDADE TECNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO MELÃO SOB SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO

Produção Integrada VIABILIDADE TECNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO MELÃO SOB SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO Produção Integrada VIABILIDADE TECNICA E ECONÔMICA DO CULTIVO DO MELÃO SOB SISTEMA DE PRODUÇÃO INTEGRADA NO VALE DO SÃO FRANCISCO Joston Simão de Assis 1 ; Nivaldo Duarte Costa 2 ; José Maria Pinto 3 1

Leia mais

IV Seminário de Iniciação Científica

IV Seminário de Iniciação Científica LEVANTAMENTO SISTEMÁTICO DAS MICRO-REGIÕES PRODUTORAS DE TOMATE EM GOIÁS Sueli M. Freitas Alves 1,3 ; Abadia dos Reis Nascimento 2,4 ; Paulo Henrique F. Rodrigues 2,5 1 Pesquisadora 2 Colaborador (a) 3

Leia mais

Situação atual e perspectivas da produção de cebola no Brasil

Situação atual e perspectivas da produção de cebola no Brasil XXII Seminário Nacional da Cebola XIII Seminário da Cebola do Mercosul Situação atual e perspectivas da produção de cebola no Brasil Prof. Dr. Paulo César C Tavares de Melo USP/ESALQ Associação Brasileira

Leia mais

Introdução e avaliação de genótipos de maracujá-amarelo no nordeste goiano

Introdução e avaliação de genótipos de maracujá-amarelo no nordeste goiano Introdução e avaliação de genótipos de maracujá-amarelo no nordeste goiano Wilma Bacelar Acioli Lins Campo Experimental Nativas do Cerrado bacelar@emater.go.gov.br ALVORADA DO NORTE DADOS DA REGIÃO Região,

Leia mais

PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL Estratégias para Agricultura Familiar. Jânio Rosa Diretoria de Suprimento Agrícola

PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL Estratégias para Agricultura Familiar. Jânio Rosa Diretoria de Suprimento Agrícola PETROBRAS BIOCOMBUSTÍVEL Estratégias para Agricultura Familiar Jânio Rosa Diretoria de Suprimento Agrícola São Paulo, 28.10.2010 Missão da Petrobras Biocombustível Produzir biocombustíveis de forma segura

Leia mais

Expansão da produção de tomate industrial no Brasil e em Goiás

Expansão da produção de tomate industrial no Brasil e em Goiás Expansão da produção de tomate industrial no Brasil e em Goiás Leila Brito 1 Sergio Duarte de Castro 2 Resumo: O presente texto tem como objetivo levantar e analisar a evolução da produção do tomate industrial

Leia mais

EXPANSÃO DA PRODUTIVIDADE DA CANA DE AÇÚCAR NO ESTADO DE GOIÁS, DESTACANDO O SUDOESTE GOIANO

EXPANSÃO DA PRODUTIVIDADE DA CANA DE AÇÚCAR NO ESTADO DE GOIÁS, DESTACANDO O SUDOESTE GOIANO 1 EXPANSÃO DA PRODUTIVIDADE DA CANA DE AÇÚCAR NO ESTADO DE GOIÁS, DESTACANDO O SUDOESTE GOIANO RESUMO Luiz Carlos de Oliveira Ferreira 1 Ricardo Francisco da Silva 2 Antonio de Oliveira Silva 3 Divina

Leia mais

Definição de irrigação: Aplicação de água no solo mediante o uso de. total, com o objetivo de suprir as

Definição de irrigação: Aplicação de água no solo mediante o uso de. total, com o objetivo de suprir as Parte 1: Técnicas de irrigação Definição de irrigação: Aplicação de água no solo mediante o uso de técnicas artificiais, de forma complementar ou total, com o objetivo de suprir as necessidades d hídricas

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE TOMATEIRO COM CRESCIMENTO DETERMINADO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ.

PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE TOMATEIRO COM CRESCIMENTO DETERMINADO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ. PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS EXPERIMENTAIS DE TOMATEIRO COM CRESCIMENTO DETERMINADO NA REGIÃO CENTRO-SUL DO PARANÁ. Rafael Ravaneli Chagas (IC voluntária/pet Agronomia), Alex Sandro Torre Figueiredo (CAPES),

Leia mais

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM JUAZEIRO-BA Marcos Antônio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 1, Luiz Balbino Morgado 1, Máira Milani 2 e José Monteiro Soares

Leia mais

Estratégias para o melhoramento de sorgo sacarino e desafios futuros

Estratégias para o melhoramento de sorgo sacarino e desafios futuros Estratégias para o melhoramento de sorgo sacarino e desafios futuros Robert E. Schaffert e Equipe Multidisciplinar Seminário Temático Sorgo Sacarino Embrapa Milho e Sorgo 20-21/09/2011 Sete Lagoas,-MG

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA O VALE

A IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA O VALE A IMPORTÂNCIA DA FRUTICULTURA PARA O VALE Submédio São Francisco Único Semi-Árido Tropical do Mundo VANTAGENS COMPARATIVAS: Mais de duas safras/ano/planta Baixa incidência de doenças Proximidade dos mercados

Leia mais

CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE CEBOLA

CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE CEBOLA CENÁRIO ATUAL E PERSPECTIVAS PARA O MERCADO DE CEBOLA Natalia Dallocca Berno Analista de mercado de cebola e cenoura Revista Hortifruti Brasil Cepea Esalq USP Cepea: Esalq-USP: Escola Superior de Agricultura

Leia mais

VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL

VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL VIABILIDADE DO TRIGO CULTIVADO NO VERÃO DO BRASIL CENTRAL Auri Fernando de Moraes 1, Alexandre Pereira Bonfá 1, Walter Quadros Ribeiro Júnior 2, Maria Lucrécia Gerosa Ramos 3, Júlio César Albrecht 2, Renato

Leia mais

CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DA MAMONEIRA FERTIRRIGADA EM MOSSORÓ RN

CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DA MAMONEIRA FERTIRRIGADA EM MOSSORÓ RN CRESCIMENTO E PRODUÇÃO DA MAMONEIRA FERTIRRIGADA EM MOSSORÓ RN Antonio Ferreira de Sousa Dias¹, Francisco de Queiroz Porto Filho², José Francismar de Medeiros², Alisson Magno de Sousa Oliveira¹, Paulo

Leia mais

Raimundo Deusdará Filho Diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação CODEVASF/AI Fortaleza/CE Junho de 2008

Raimundo Deusdará Filho Diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação CODEVASF/AI Fortaleza/CE Junho de 2008 II WORKSHOP INTERNACIONAL DE INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA IRRIGAÇÃO e I SIMPÓSIO BRASILEIRO SOBRE O USO MÚLTIPLO DA ÁGUA Raimundo Deusdará Filho Diretor da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação

Leia mais

PRODUTIVIDADE E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DO CULTIVAR EM CHAPADÃO DO SUL - MS 1. Priscila Maria Silva Francisco

PRODUTIVIDADE E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DO CULTIVAR EM CHAPADÃO DO SUL - MS 1. Priscila Maria Silva Francisco Página 1075 PRODUTIVIDADE E COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE ALGODOEIRO EM FUNÇÃO DO CULTIVAR EM CHAPADÃO DO SUL - MS 1 Jefferson Luis Anselmo 1 ; Denis Santiago da Costa; Thiago Zago Leonel; Fábio da Silva

Leia mais

O produtor pergunta, a Embrapa responde. Editores Técnicos Luís Fernando Stone José Aloísio Alves Moreira Raimundo Ricardo Rabelo Marina Biava

O produtor pergunta, a Embrapa responde. Editores Técnicos Luís Fernando Stone José Aloísio Alves Moreira Raimundo Ricardo Rabelo Marina Biava O produtor pergunta, a Embrapa responde. Editores Técnicos Luís Fernando Stone José Aloísio Alves Moreira Raimundo Ricardo Rabelo Marina Biava Embrapa Informação Tecnológica Brasília, DF 2001 3 Exemplares

Leia mais

Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco

Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco Avaliação da produtividade de genótipos de melão nas condições do Submédio do Vale do São Francisco Adila Suelen da Silva Martins 1 ; Jony Eishi Yuri 2 ; Geraldo Milanez de Resende 3 ; Nivaldo Duarte Costa

Leia mais

VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB IRRIGAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS

VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB IRRIGAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB IRRIGAÇÃO NO NORTE DE MINAS GERAIS Geraldo Magela da Silva (1), Geraldo Antônio Resende Macêdo (2), Édio Luiz da Costa (3), Heloísa Mattana Saturnino (3), Fúlvio Rodriguez

Leia mais

2 MATERIAL E MÉTODOS

2 MATERIAL E MÉTODOS VIABILIDADE DE PRODUÇÃO DE TOMATE (SOLANUM LYCOPERSICUM) SAFRA 2017/2018 EM SISTEMA DE CULTIVO PROTEGIDO DE 1000 M² Amanda Rodrigues Apolinário ¹, Maurilio Expedito da Silva ¹, Maria Clara Ferrari 2 1

Leia mais

A Mamona ainda pode funcionar no PNPB?

A Mamona ainda pode funcionar no PNPB? A Mamona ainda pode funcionar no PNPB? Wilson José Vasconcelos Dias SEAGRI/SUAF - BAHIA TEMAS A SEREM TRATADOS Analise da potencialidade e viabilidade da inclusão da mamona na PNPB Ações governamentais

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Janeiro/2015.

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Janeiro/2015. Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2014/2015 levantamento divulgado em Janeiro/2015. Núcleo 1 Matrinchã, Jussara e região: Artur Pagnoncelli.

Leia mais

XXX Seminário Nacional da Cebola 28º Encontro Estadual de Produtores de Cebola 1ª Festa da Cebola e Agricultura Familiar de Campo Magro ABRIL/2018

XXX Seminário Nacional da Cebola 28º Encontro Estadual de Produtores de Cebola 1ª Festa da Cebola e Agricultura Familiar de Campo Magro ABRIL/2018 XXX Seminário Nacional da Cebola 28º Encontro Estadual de Produtores de Cebola 1ª Festa da Cebola e Agricultura Familiar de Campo Magro ABRIL/2018 PRINCIPAL REGIÃO PRODORA DE CEBOLA NO BRASIL CE PI PE

Leia mais

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cultivar BRS Sapoti Ipacuru EMBRAPA

Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Cultivar BRS Sapoti Ipacuru EMBRAPA Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Cultivar BRS- 227 Sapoti Ipacuru EMBRAPA Espécie Origem e dispersão O sapotizeiro (Manilkara sapota L. Van Royen ) é nativo do sul do México e da América

Leia mais

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Outubro/2014.

Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Outubro/2014. Relatório mensal, por Núcleo Regional, referente ao desenvolvimento das lavouras de Goiás safra 2013/2014 levantamento divulgado em Outubro/2014. Núcleo 1: Matrinchã, Jussara, Montes Claros de Goiás e

Leia mais

Prof. Vital Pedro da Silva Paz

Prof. Vital Pedro da Silva Paz Universidade Federal do Recôncavo da Bahia Centro de Ciência Agrárias, Ambientais e Biológicas Núcleo de Engenharia de Água e Solo Disciplina: CCA 039 - Irrigação e Drenagem Prof. Vital Pedro da Silva

Leia mais

Panorama da irrigação no Brasil

Panorama da irrigação no Brasil Panorama da irrigação no Brasil José Roberto de Menezes Manejo de Sistemas Agropecuários jmenezes@sercomtel.com.br Bom Dia A irrigação é a chuva da seca que produz vida e disponibiliza água limpa Brasil

Leia mais

Planejamento e setorização da agroindústria da cana-de-açúcar

Planejamento e setorização da agroindústria da cana-de-açúcar UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Planejamento e setorização da agroindústria da cana-de-açúcar Prof. Claudio L. Aguiar Canavial, Norte do Paraná (2015) 1 Planejamento

Leia mais

Eduardo Alano Vieira Josefino de Freitas Fialho Pesquisadores - Embrapa Cerrados

Eduardo Alano Vieira Josefino de Freitas Fialho Pesquisadores - Embrapa Cerrados Estado da arte e estratégias do melhoramento participativo: o exemplo da mandioca no Cerrado Eduardo Alano Vieira Josefino de Freitas Fialho Pesquisadores - Embrapa Cerrados Principais problemas no Cerrado

Leia mais

JOSÉ LINCOLN PINHEIRO ARAUJO 1 ; EDILSON PINHEIRO ARAUJO 2

JOSÉ LINCOLN PINHEIRO ARAUJO 1 ; EDILSON PINHEIRO ARAUJO 2 ANÁLISE DA COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO E DA RENTABILIDADE ECONÔMICA DO SISTEMA TÍPICO DE PRODUÇÃO DA ACEROLA EXPLORADA NA REGIÃO DO VALE DO SUBMÉDIO SÃO FRANCISCO JOSÉ LINCOLN PINHEIRO ARAUJO 1 ;

Leia mais

Cultivo do Tomate Industrial no Estado de Goiás: Evolução das Áreas de Plantio e Produção

Cultivo do Tomate Industrial no Estado de Goiás: Evolução das Áreas de Plantio e Produção Cultivo do Tomate Industrial no Estado de Goiás: Evolução das Áreas de Plantio e Produção Ademir Rodrigues Silva Junior1 Welington Martins Ribeiro2 Abadia dos Reis Nascimento3 Cleonice Borges de Souza4

Leia mais

Organização produtiva - associativismo e cooperativismo

Organização produtiva - associativismo e cooperativismo Organização produtiva - associativismo e cooperativismo Dinâmica dos palitos Fábio Gelape Faleiro Dinâmica da Cruz Organização para compra de insumos Organização para a venda da produção Busca de informações

Leia mais

É POSSÍVEL TER SUCESSO NA PRODUÇÃO DO ALGODÃO NÃO BT? Eng.º Agr.º Ezelino Carvalho GBCA / EQUIPE Consultoria Agronômica

É POSSÍVEL TER SUCESSO NA PRODUÇÃO DO ALGODÃO NÃO BT? Eng.º Agr.º Ezelino Carvalho GBCA / EQUIPE Consultoria Agronômica É POSSÍVEL TER SUCESSO NA PRODUÇÃO DO ALGODÃO NÃO BT? Eng.º Agr.º Ezelino Carvalho GBCA / EQUIPE Consultoria Agronômica 10º Congresso Brasileiro de Algodão Foz do Iguaçu - PR, Setembro/2015 OBJETIVOS Discutir

Leia mais

Comportamento de genótipos de cebola no Submédio do vale São Francisco.

Comportamento de genótipos de cebola no Submédio do vale São Francisco. Comportamento de genótipos de cebola no Submédio do vale São Francisco. Jean de Oliveira Souza¹; Leilson Costa Grangeiro¹; Gilmara Mabel Santos 2 ; Nivaldo Duarte Costa 2 ; Carlos Antonio Fernandes Santos

Leia mais

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM PETROLINA-PE

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM PETROLINA-PE COMPORTAMENTO DE DIFERENTES GENÓTIPOS DE MAMONEIRA IRRIGADOS POR GOTEJAMENTO EM PETROLINA-PE Marcos Antônio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 1, Máira Milani 2, Luiz Balbino Morgado 1, e José Monteiro

Leia mais

COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO NO CERRADO DA BAHIA. 1

COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO NO CERRADO DA BAHIA. 1 COMPETIÇÃO DE CULTIVARES DE ALGODOEIRO NO CERRADO DA BAHIA. 1 Murilo Barros Pedrosa (Fundação Bahia / fundacaoba.algodao@aiba.org.br), João Luis da Silva Filho (Embrapa Algodão), Eleusio Curvelo Freire

Leia mais

Prof. Clésio Farrapo

Prof. Clésio Farrapo Prof. Clésio Farrapo Podemos dividir a área agrícola em dois tipos de Iavoura: cultura permanente e cultura temporária. No primeiro caso, as culturas Ievam mais de um ano para produzir; podem ser retiradas

Leia mais

METODOLOGIA PARA DEFINIÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE POLOS DE PRODUÇÃO PARA ATUAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA

METODOLOGIA PARA DEFINIÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE POLOS DE PRODUÇÃO PARA ATUAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA METODOLOGIA PARA DEFINIÇÃO E PRIORIZAÇÃO DE POLOS DE PRODUÇÃO PARA ATUAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA DA EMBRAPA MANDIOCA E FRUTICULTURA CÍCERO CARTAXO DE LUCENA 1 ; CARLOS ESTEVÃO LEITE CARDOSO 2

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO CURSO DE AGRONOMINA - UERGS, UNIDADE DE TRÊS PASSOS RIO GRANDE DO SUL 2

PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO CURSO DE AGRONOMINA - UERGS, UNIDADE DE TRÊS PASSOS RIO GRANDE DO SUL 2 AVALIAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE VARIEDADES DE CANA-DE-AÇÚCAR NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 EVALUATION OF THE PRODUCTIVITY OF VARIETIES OF SUGAR CANE IN THE NORTHWEST REGION OF RIO GRANDE DO SUL

Leia mais

Características e Desempenho Produtivo de Cultivares de Arroz de Terras Altas Recomendadas para Roraima

Características e Desempenho Produtivo de Cultivares de Arroz de Terras Altas Recomendadas para Roraima Características e Desempenho Produtivo de Cultivares de Arroz de Terras Altas Recomendadas para Roraima Antonio Carlos Centeno Cordeiro. Eng. Agr. Dr. Pesquisador da Embrapa Roraima Em Roraima, o cultivo

Leia mais

Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89)

Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89) Av. Ademar Diógenes, BR 135 Centro Empresarial Arine 2ºAndar Bom Jesus PI Brasil (89) 3562-2274 Efeito do uso dos produtos da linha Celleron no tratamento de semente e na parte aérea, para o aumento do

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos ALGODÃO JUNHO DE 2017

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos ALGODÃO JUNHO DE 2017 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos ALGODÃO JUNHO DE 2017 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas por suas

Leia mais

AEGRO Colhendo Conhecimento. 8 passos para um manejo integrado da lavoura

AEGRO Colhendo Conhecimento. 8 passos para um manejo integrado da lavoura 8 passos para um manejo integrado da lavoura Lavoura produtiva é Lavoura integrada A alta produtividade de grãos só é possível quando se adota o manejo integrado nas práticas agronômicas. Essas estratégias

Leia mais

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde.

Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. Avaliação Preliminar de Híbridos Triplos de Milho Visando Consumo Verde. XXIV Congresso Nacional de Milho e Sorgo - 01 a 05 de setembro de 2002 - Florianópolis - SC Monteiro, M. A. R1., Pereira Filho,

Leia mais

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin.

GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD. Professor Rodolfo Visentin. GEOGRAFIA AGRÁRIA CACD Professor Rodolfo Visentin. QUE É GEOGRAFIA AGRÁRIA A estrutura agrária reúne as condições sociais e fundiárias de um espaço, envolvendo aspectos referentes á legalidade das terras,

Leia mais

Genótipos de trigo irrigado para panificação, em dois locais de Minas Gerais, no ano de 2010

Genótipos de trigo irrigado para panificação, em dois locais de Minas Gerais, no ano de 2010 Genótipos de trigo irrigado para panificação, em dois locais de Minas Gerais, no ano de 2010 Joaquim Soares Sobrinho 1, Maurício Antônio de Oliveira Coelho 2, Júlio César Albrecht 3, Márcio So e Silva

Leia mais

MELO, Christiane de Oliveira 1 ; NAVES, Ronaldo Veloso 2. Palavras-chave: maracujá amarelo, irrigação.

MELO, Christiane de Oliveira 1 ; NAVES, Ronaldo Veloso 2. Palavras-chave: maracujá amarelo, irrigação. MARACUJÁ AMARELO (Passiflora edulis Sims. f. flavicarpa Deg.), NO ESTADO DE GOIÁS: ASPECTOS RELATIVOS À FENOLOGIA, DEMANDA HÍDRICA, FITOSSANIDADE E QUALIDADE DOS FRUTOS MELO, Christiane de Oliveira ; NAVES,

Leia mais

Comportamento de genótipos de trigo para macarrão, em dois locais de Minas Gerais, no ano de 2009

Comportamento de genótipos de trigo para macarrão, em dois locais de Minas Gerais, no ano de 2009 Comportamento de genótipos de trigo para macarrão, em dois locais de Minas Gerais, no ano de 2009 Joaquim Soares Sobrinho' Márcio Só e Sitve' Maurício Antônio de Oliveira Coemo' Aurinelza Batista Teixeira

Leia mais

MANEJO DAS PLANTAS INFESTANTES EM PLANTIOS DE ABACAXI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, MESORREGIÃO DO SUL BAIANO

MANEJO DAS PLANTAS INFESTANTES EM PLANTIOS DE ABACAXI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, MESORREGIÃO DO SUL BAIANO MANEJO DAS PLANTAS INFESTANTES EM PLANTIOS DE ABACAXI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, MESORREGIÃO DO SUL BAIANO Aristoteles Pires de Matos 1 ; Quionei Silva Araújo 2 ; Fábio José Pereira Galvão 3 ; Antônio

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE CANA-DE-AÇÚCAR DE CICLO MÉDIO/TARDIO NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. 1

PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE CANA-DE-AÇÚCAR DE CICLO MÉDIO/TARDIO NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. 1 PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE CANA-DE-AÇÚCAR DE CICLO MÉDIO/TARDIO NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. 1 Cassiano Peixoto Rosa 2, Vanini Korb 3, Divanilde Guerra 4, Jeorge Schwendler Dos Santos 5,

Leia mais

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos ALGODÃO DEZEMBRO DE 2016

DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos ALGODÃO DEZEMBRO DE 2016 DEPEC Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos ALGODÃO DEZEMBRO DE 2016 O DEPEC BRADESCO não se responsabiliza por quaisquer atos/decisões tomadas com base nas informações disponibilizadas por suas

Leia mais

o trabalho de zoneamento agrícola para o estado de Goiás e para

o trabalho de zoneamento agrícola para o estado de Goiás e para Zoneamento Agrícola - Cevada: Goiás e Distrito Federal, Safra 1999 Cunha, G.RY; Minella, E.'; Haas, J.C.'; Pasinato, A. 3 ; Dalmago, G.A. 4 Objetivo Definir municípios com aptidão para cultivo de cevada

Leia mais

AGRONEGÓCIO CAFÉ EM GOIÁS

AGRONEGÓCIO CAFÉ EM GOIÁS AGRONEGÓCIO CAFÉ EM GOIÁS II Simpósio de Pesquisa dos Cafés do Brasil MILHOMEM, S.V. 1 ; MILHOMEM, A.V. 2 E TEIXEIRA, S.M. 3 1 Estudante de Administração de Empresa da UCG Goiás, Bolsista Projeto Custos

Leia mais

EMBRAPA SOJA SOLUÇÕES PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS

EMBRAPA SOJA SOLUÇÕES PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS EMBRAPA SOJA SOLUÇÕES PARA SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS A PESQUISA E OS SISTEMAS DE PRODUÇÃO SUSTENTÁVEIS Os sistemas de produção agrícola atuais exigem, cada vez mais, conhecimento e informação qualificada

Leia mais

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS

BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS BRASIL: ESPAÇO AGRÁRIO E PROBLEMAS SÓCIOAMBIENTAIS AGRICULTURA: HISTÓRICO Os primeiros camponeses (habitantes do campo) foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos

Leia mais

PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO

PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO PALESTRA PARA O V CONGRESSO BRASILEIRO DE ALGODÃO TÍTULO: Sistema COEP de Produção de Algodão para Agricultura Familiar José Mendes de Araújo MSc Extensão Rural INTRODUÇÃO O cultivo do algodão é uma atividade

Leia mais

AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE PORTE BAIXO DE MAMONA (Ricinus communis L.) EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA EM TRÊS MUNICÍPIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE PORTE BAIXO DE MAMONA (Ricinus communis L.) EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA EM TRÊS MUNICÍPIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO AVALIAÇÃO DE LINHAGENS DE PORTE BAIXO DE MAMONA (Ricinus communis L.) EM CONDIÇÕES DE SAFRINHA EM TRÊS MUNICÍPIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO Cleusa Rosana de Jesus¹, Maurício Dutra Zanotto 1, José Geraldo

Leia mais

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle

Leia mais

DESEMPENHO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE ALGODOEIRO HERBÁCEO NO CERRADO DO SUL MARANHENSE

DESEMPENHO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE ALGODOEIRO HERBÁCEO NO CERRADO DO SUL MARANHENSE DESEMPENHO DE CULTIVARES E LINHAGENS DE ALGODOEIRO HERBÁCEO NO CERRADO DO SUL MARANHENSE José Lopes Ribeiro (Embrapa MeioNorte / jlopes@cpamn.embrapa.br), Valdenir Queiroz Ribeiro (Embrapa MeioNorte),

Leia mais

CULTIVARES DE SOJA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

CULTIVARES DE SOJA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO ENCONTRO REGIONAL SOBRE TECNOLOGIAS DE PRODUÇÃO DE MILHO E SOJA 61 CULTIVARES DE SOJA NA REGIÃO NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO LOPES, L.G. 1 CLEMENTE FILHO, A. 1 UNÊDA-TREVISOLI, S.H. 2 RECO, P.C. 3 BARBARO,

Leia mais

Imagem:https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fsitebarra.com.br%2F2012%2F01%2Ffruti

Imagem:https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fsitebarra.com.br%2F2012%2F01%2Ffruti Fruticultura Tropical Prof. Harumi Hamamura UniSALESIANO Lins Imagem:https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=&url=http%3A%2F%2Fsitebarra.com.br%2F2012%2F01%2Ffruti

Leia mais

Estande em Cebola: fator fundamental para o sucesso do empreendimento.

Estande em Cebola: fator fundamental para o sucesso do empreendimento. Estande em Cebola: fator fundamental para o sucesso do empreendimento. Nuno R. Madeira e Valter R. Oliveira 1 O sucesso na produção de cebola depende de vários fatores, a começar pela escolha da variedade,

Leia mais

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a

Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a pecuária é ativ considerada a Pecuária na fronteira agrícola A pecuária é considerada a atividade agrícola menos onerosa e mais eficiente para ocupar áreas e assegurar a posse da terra Moacyr Bernardino Dias-Filho Embrapa Amazônia

Leia mais

JANEIRO/2018. Relatório mensal sobre o desenvolvimento das lavouras de algodão em Goiás Safra 2017/2018

JANEIRO/2018. Relatório mensal sobre o desenvolvimento das lavouras de algodão em Goiás Safra 2017/2018 Relatório mensal sobre o desenvolvimento das lavouras de algodão em Goiás Safra 2017/2018 Luziânia, Cristalina, Piracanjuba, Morrinhos, Goiatuba, Itumbiara e Palmeiras de Goiás. Técnico Agrícola Rogério

Leia mais

Desafios e Perspectivas da Agricultura Irrigada. Eng. Agro. Marcos Brandão Braga

Desafios e Perspectivas da Agricultura Irrigada. Eng. Agro. Marcos Brandão Braga Desafios e Perspectivas da Agricultura Irrigada Eng. Agro. Marcos Brandão Braga Fundamentos sólidos para o aumento do consumo de alimentos Crescimento populacional, urbanização e participação dos países

Leia mais

PRODUÇÃO DE TOMATE PARA PROCESSAMENTO INDUSTRIAL

PRODUÇÃO DE TOMATE PARA PROCESSAMENTO INDUSTRIAL Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Hortaliças Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento PRODUÇÃO DE TOMATE PARA PROCESSAMENTO INDUSTRIAL Flávia M. V. T. Clemente Leonardo S.

Leia mais

Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09

Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09 Resultados de Pesquisa dos Ensaios de Melhoramento de Soja Safra 2008/09 Alberto Francisco Boldt; Engenheiro agrônomo, pesquisador do Instituto Mato-Grossense do Algodão IMAmt; Caixa Postal: 149, CEP 78.850-000;

Leia mais

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA

ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA ORIGEM DA AGRICULTURA E DA PECUÁRIA PRIMEIROS CAMPONESES Os primeiros camponeses foram caçadores e coletores, ou seja, eram somente extrativistas: retiravam os alimentos da natureza, sem qualquer controle

Leia mais

Avaliação de desempenho e recomendações das variedades de cana no Grupo Guarani

Avaliação de desempenho e recomendações das variedades de cana no Grupo Guarani Avaliação de desempenho e recomendações das variedades de cana no Grupo Guarani José Olavo Bueno Vendramini Gerente Técnico Corporativo Agenda Grupo Guarani Avaliação de Performance Varietal para Tomada

Leia mais

PROTOCOLO AGROAMBIENTAL DO SETOR SUCROENERGÉTICO ETANOL VERDE. Dep. ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO

PROTOCOLO AGROAMBIENTAL DO SETOR SUCROENERGÉTICO ETANOL VERDE. Dep. ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PROTOCOLO AGROAMBIENTAL DO SETOR SUCROENERGÉTICO ETANOL VERDE Dep. ARNALDO JARDIM SECRETÁRIO DE AGRICULTURA E ABASTECIMENTO PRODUÇÃO AGRÍCOLA E INDUSTRIAL PRODUÇÃO EM 2016/2017 CANA DE AÇUCAR PRODUÇÃO

Leia mais

Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste brasileiro

Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste brasileiro 91 Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia... Avaliação da precocidade e de sólidos solúveis em acessos de melancia do Banco Ativo de Germoplasma de Cucurbitaceas do Nordeste

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Semiárido Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento A CULTURA DO MELÃO 3ª edição revista e atualizada Embrapa Brasília, DF 2017 Coleção Plantar,

Leia mais

Tomate BRS SENA Primeiro híbrido nacional para processamento

Tomate BRS SENA Primeiro híbrido nacional para processamento Tomate BRS SENA Primeiro híbrido nacional para processamento Histórico do desenvolvimento e observações do desempenho em campo Projetos de Melhoramento Linhagens avançadas desenvolvidas a par6r de cruzamentos

Leia mais

A cultura do maracujá: Informações básicas para o produtor

A cultura do maracujá: Informações básicas para o produtor A cultura do maracujá: Informações básicas para o produtor Fábio Gelape Faleiro Cerrados Home-page do minicurso www.cpac.embrapa.br/minicursomaracuja A cultura do maracujá: Informações básicas para o produtor

Leia mais

PANORAMA DA CAFEICULTURA ARABICA NO BRASIL

PANORAMA DA CAFEICULTURA ARABICA NO BRASIL PANORAMA DA CAFEICULTURA ARABICA NO BRASIL Rodrigo Ticle Ferreira Projeto Educampo Café - Capal/Sebrae Campo Experimental de Café da Capal Triângulo/Alto Paranaíba ALTO PARANAÍBA-MG REGIÕES POLO ALTO PARANAÍBA-MG

Leia mais

Comportamento de genótipos de trigo para panificação, em dois locais de Minas Gerais, no ano de 2009

Comportamento de genótipos de trigo para panificação, em dois locais de Minas Gerais, no ano de 2009 Comportamento de genótipos de trigo para panificação, em dois locais de Minas Gerais, no ano de 2009 Joaquim Soares Sobrinho' Márcio Só e Silva 2 Maurício Antônio Aurinelza de Oliveira Coelno' Batista

Leia mais

DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL

DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO VEGETAL CHEFE DO DEPARTAMENTO: PROF. PEDRO CHRISTOFOLLETTI DISCIPLINA LPV 0480 FLORICULTURA E PLANTAS ORNAMENTAIS : PROF. PAULO HERCÍLIO OLERICULTURA : PROF. PAULO CESAR PROF.

Leia mais

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE HÍBRIDOS DE CANOLA (Brassica napus) CULTIVADOS EM UBERLÂNDIA, MG

DESEMPENHO AGRONÔMICO DE HÍBRIDOS DE CANOLA (Brassica napus) CULTIVADOS EM UBERLÂNDIA, MG DESEMPENHO AGRONÔMICO DE HÍBRIDOS DE CANOLA (Brassica napus) CULTIVADOS EM UBERLÂNDIA, MG Flavia Andrea Nery-Silva 1,5* ; Artur Carvalho Pereira 2,5 ; Gilberto Omar Tomm 3,5 ; Alberto Luiz Marsaro Junior

Leia mais

SUCO DE UMBU (Spondias tuberosa Arruda): UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO SEMI- ÁRIDO INTRODUÇÃO

SUCO DE UMBU (Spondias tuberosa Arruda): UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO SEMI- ÁRIDO INTRODUÇÃO SUCO DE UMBU (Spondias tuberosa Arruda): UMA ALTERNATIVA ECONÔMICA PARA A AGRICULTURA FAMILIAR NO SEMI- ÁRIDO José Barbosa dos Anjos 1, Nilton de Brito Cavalcanti 2, Elisabete Oliveira Costa 3 1 Engº Agrônomo

Leia mais

COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO MG

COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO MG COMPORTAMENTO AGRONÔMICO DE CULTIVARES DE TRIGO NO MUNICÍPIO DE MUZAMBINHO MG Gabriela M. TERRA 1 ; José S. de ARAÚJO 2 ; Otávio M. ARAÚJO 3 ; Leonardo R. F. da SILVA 4 RESUMO Objetivou-se avaliar 5 genótipos

Leia mais

DOSES DE FERTILIZANTES PARA O ABACAXIZEIRO PÉROLA NA MESORREGIÃO DO SUL BAIANO

DOSES DE FERTILIZANTES PARA O ABACAXIZEIRO PÉROLA NA MESORREGIÃO DO SUL BAIANO DOSES DE FERTILIZANTES PARA O ABACAXIZEIRO PÉROLA NA MESORREGIÃO DO SUL BAIANO Aristoteles Pires de Matos 1, Quionei Silva Araujo 2, Fábio José Pereira Galvão 3, Antônio Carlos Souza 4 1 Pesquisador, Embrapa

Leia mais

PLANTIO CONSORCIADO DE PIMENTA DEDO-DE-MOÇA COM ADUBOS VERDES: PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO E OCORRÊNCIA DE PRAGAS PROJETO DE PESQUISA

PLANTIO CONSORCIADO DE PIMENTA DEDO-DE-MOÇA COM ADUBOS VERDES: PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO E OCORRÊNCIA DE PRAGAS PROJETO DE PESQUISA PLANTIO CONSORCIADO DE PIMENTA DEDO-DE-MOÇA COM ADUBOS VERDES: PROMOÇÃO DE CRESCIMENTO E OCORRÊNCIA DE PRAGAS PROJETO DE PESQUISA PROFESSOR: MARCELO TAVARES DE CASTRO ALUNO: FABIOLA DOS REIS LIMA CURSO:

Leia mais

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Algodão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Algodão. Volume 1

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Algodão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Algodão. Volume 1 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Algodão Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento O Agronegócio do Algodão no Brasil 2 a edição revista e ampliada Volume 1 Napoleão Esberard

Leia mais

1ª APROXIMAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EXPANSÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO BRASIL

1ª APROXIMAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EXPANSÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO BRASIL 1ª APROXIMAÇÃO DO PLANEJAMENTO E EXPANSÃO DA AGRICULTURA IRRIGADA NO BRASIL ANÁLISE TERRITORIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGRICULTURA IRRIGADA Execução: ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura Luiz

Leia mais

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz

Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Universidade de São Paulo Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Produtos Hortícolas Da fazenda ao consumidor M.Sc. Gustavo Quesada Roldán Universidad de Costa Rica Doutorando em Fitotecnia ESALQ/USP

Leia mais

Ministério da Agricultura e do Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária MANGA Pós-Colheita

Ministério da Agricultura e do Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária MANGA Pós-Colheita Ministério da Agricultura e do Abastecimento Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária MANGA Pós-Colheita Heloísa Almeida Cunha Filgueiras Organizadora Embrapa Comunicação para Tranferência de Tecnologia

Leia mais

Avaliação de cultivares de milho com e sem pendão visando a produção de minimilho na região Norte do estado de Minas Gerais 1

Avaliação de cultivares de milho com e sem pendão visando a produção de minimilho na região Norte do estado de Minas Gerais 1 Avaliação de cultivares de milho com e sem pendão visando a produção de minimilho na região Norte do estado de Minas Gerais 1 Israel A. Pereira Filho 2, José C. Cruz 2, Valéria A. V. Queiroz 2, Antônio

Leia mais

Algodão orgânico no Brasil e no mundo x Combate ao bicudo-do-algodoeiro.

Algodão orgânico no Brasil e no mundo x Combate ao bicudo-do-algodoeiro. Algodão orgânico no Brasil e no mundo x Combate ao bicudo-do-algodoeiro. Arlindo de Azevedo Moura Abrapa Novembro de 2017 Dados de Algodão orgânico no Mundo: Praticamente 85% da produção de algodão no

Leia mais

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS EXPERIMENTAIS DE BATATA- DOCE ORIUNDOS DE SEMENTES BOTÂNICAS COM POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL.

SELEÇÃO DE GENÓTIPOS EXPERIMENTAIS DE BATATA- DOCE ORIUNDOS DE SEMENTES BOTÂNICAS COM POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL. SELEÇÃO DE GENÓTIPOS EXPERIMENTAIS DE BATATA- DOCE ORIUNDOS DE SEMENTES BOTÂNICAS COM POTENCIAL PARA A PRODUÇÃO DE ETANOL. Maiko Emiliano Souza 1 ; Ildon Rodrigues do Nascimento 2. 1 Aluno do Curso de

Leia mais

MATERIAL E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO

MATERIAL E MÉTODOS RESULTADOS E DISCUSSÃO 34. Comportamento de genótipos de trigo irrigado para determinação do valor de cultivo e uso (VCU4), em Coromandel, Ituiutaba e Rio Paranaíba, MG, no ano de 2007. SOARES SOBRINHO, J 1.; SO e SILVA, M 2.;

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA DA UERGS 2

PROJETO DE PESQUISA REALIZADO NO CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA DA UERGS 2 PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE BATATA-DOCE EM CONDIÇÕES NATURAIS DE CLIMA, SOLO E CONTROLE DE PRAGAS E DOENÇAS 1 PRODUCTIVITY OF SWEET POTATO CULTIVARS IN NATURAL CONDITIONS OF CLIMATE, SOIL AND CONTROL

Leia mais

Tabela 1. Dados comparativos da safra anterior em relação à atual.

Tabela 1. Dados comparativos da safra anterior em relação à atual. 11º Levantamento da Safra Baiana de Grãos De acordo com o décimo primeiro levantamento (realizado entre os dias 24 a 28 de julho de 2017), estima-se que nessa safra sejam colhidas 8.032,3 mil toneladas

Leia mais

PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE CANA-DE-AÇÚCAR DE CICLO PRECOCE NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1

PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE CANA-DE-AÇÚCAR DE CICLO PRECOCE NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 PRODUTIVIDADE DE CULTIVARES DE CANA-DE-AÇÚCAR DE CICLO PRECOCE NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL 1 Vanini Korb 2, Cassiano Peixoto Rosa 3, Divanilde Guerra 4, Jeorge Schwendler Dos Santos 5, Eduardo

Leia mais

Ministério da Agricultura

Ministério da Agricultura Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento Avaliação de Cultivares de Milho Visando à Produção de Minimilho na Região Norte do Estado de Minas Gerais ISSN 0100-9915 131 O minimilho é o nome dado

Leia mais

PRODUTIVIDADE E RENDIMENTO DE CALDO EM GENÓTIPOS DE CANA-DE- AÇÚCAR EM SANTA MARIA-RS

PRODUTIVIDADE E RENDIMENTO DE CALDO EM GENÓTIPOS DE CANA-DE- AÇÚCAR EM SANTA MARIA-RS PRODUTIVIDADE E RENDIMENTO DE CALDO EM GENÓTIPOS DE CANA-DE- AÇÚCAR EM SANTA MARIA-RS Jean Cecchin Biondo 1, Fagner Souto DiasErro: Origem da referência não encontrada, Jessica Hoch BoelterErro: Origem

Leia mais

Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa. r José Carlos Cruz 1. INTRODUÇÃO

Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa. r José Carlos Cruz 1. INTRODUÇÃO CRUZ, 1987 J.C. SEMEADURA DO MILHO 1. INTRODUÇÃO Amaldo Ferreira da Silva Antônio Carlos Viana Luiz André Correa r José Carlos Cruz O milho é a cultura mais largamente plantada no Brasil, com cerca de

Leia mais

ARRANJOS ESPACIAIS NO CONSÓRCIO DA MANDIOCA COM MILHO E CAUPI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, BAHIA INTRODUÇÃO

ARRANJOS ESPACIAIS NO CONSÓRCIO DA MANDIOCA COM MILHO E CAUPI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, BAHIA INTRODUÇÃO ARRANJOS ESPACIAIS NO CONSÓRCIO DA MANDIOCA COM MILHO E CAUPI EM PRESIDENTE TANCREDO NEVES, BAHIA JAEVESON DA SILVA 1, JOSÉ RAIMUNDO FERREIRA FILHO 2 1 Eng. Agr., DSc., Pesquisador da Embrapa Mandioca

Leia mais

SISTEMA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA CULTIVADA EM ÁREA DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA

SISTEMA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA CULTIVADA EM ÁREA DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA SISTEMA DE PLANTIO E PRODUTIVIDADE DA MAMONEIRA CULTIVADA EM ÁREA DE SEQUEIRO NO MUNICÍPIO DE CASA NOVA-BA Marcos Antonio Drumond 1, José Barbosa dos Anjos 2 e Luiz Balbino Morgado 3 Embrapa Semi-Árido

Leia mais