Conselho Federal de Engenharia e Agronomia Confea. 26 de março de 2012 Geógrafo e Professor Otaviano Eugênio Batista

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conselho Federal de Engenharia e Agronomia Confea. 26 de março de 2012 Geógrafo e Professor Otaviano Eugênio Batista"

Transcrição

1 Conselho Federal de Engenharia e Agronomia Confea 26 de março de 2012 Geógrafo e Professor Otaviano Eugênio Batista

2 Mudando a forma de pensar, agimos diferente. O sistema muda. A sociedade reconhece. O respeito e a credibilidade aparecem. Simples!

3 Decreto 3001, de 09 de outubro de 1880, de D. Pedro II: (...) Art. 1º - Os Engenheiros Civis, Geógrafos, Agrimensores e os Bacharéis formados em Matemáticas, nacionais ou estrangeiros, não poderão tomar posse de empregos ou comissões de nomeação do Governo sem apresentar seu títulos ou cartas de habilitação científica. (...)

4 Ponte Hercílio Luz Queda da bolsa de New York. 24 Out 1929 Aplicação da estrutura metálica e do concreto armado no Brasil. Leigos. Estrangeiros. Governo de Getúlio Vargas. 1930/ /54 (Adolpho Morales 1937/ anos) Edifício Martinelli. 1929

5 Regula o exercício das profissões de engenheiro, de arquiteto e de agrimensor. Art A fiscalização do exercício da Engenharia, da Arquitetura e da Agrimensura será exercida pelo Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e pelos Conselhos Regionais...

6 Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, que Regula o exercício das profissões de Engenheiro, (...) e Engenheiro Agrônomo, e dá outras providências.

7 Os Engenheiros Agrônomos. Os Geólogos. Os Geógrafos. Os Meteorologistas.

8 Os Técnicos. Os Tecnólogos.

9 Falta de legitimidade. Pouco estruturado. Ligação próxima ao executivo, o que o impedia de fiscalizar. Ausência de contribuição anuidade.

10 Aproximou-se do meio acadêmico, de forma tímida. Buscou reconhecer os profissionais técnicos. Interrompeu o exercício daqueles que detinham a arte de saber, mas sem formação. Passou a fiscalizar, em função do estado ter deixado de projetar e executar obras.

11 Criação e estruturação da Mútua. Eleições Diretas em vários âmbitos. Participação efetiva no parlamento, por meio do acompanhamentos dos projetos de leis. Organização de eventos com foco mais técnico e atual. Participação e compromisso em eventos internacionais. Busca de uma identidade única do Sistema. Fortalecimento das entidades de classe.

12 Ímpar mundialmente na organização e na estrutura. Peça chave no desenvolvimento e sustentabilidade do país. Esperança de dias melhores para a população em termos de qualidade de vida, emprego e desenvolvimento econômico.

13 O Sistema Confea/Crea Março de 2012 CREA Profis. AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO Profissionais Registrados: Empresas registradas: (*) Conselheiros Regionais: 1592 Entidades nacionais: 25 Entidades de Classe Superior : 530 Entidades de Classe Nível Médio: 36 Instituições de Ensino Superior: 210 Inspetorias: 525 Agentes de Fiscalização: 825 Títulos Profissionais: 307

14 A sociedade tem refletido e exigido aptidão profissional e tecnologia que atendam seus anseios e, consequentemente, o desenvolvimento do país.

15 O mercado: Para atender suas carências. Para torná-lo competitivo. Para cumprir as exigências.

16 As mudanças são rápidas, superiores as respostas dos profissionais em campo. É necessário atualização constante, inclusive fora do meio acadêmico. É necessário ir atrás, não adiar. Adequar o projeto original ao cenário atual.

17 Acelerar o conhecimento. Sintonizar com as exigências dos consumidores. Estar informado. (aumenta o poder de competitividade) Diversificar os campos de atuação, sem perda de foco. Preocupar-se com as questões ambientais, sustentabilidade. Estar ciente da concorrência acirrada. Descobrir talentos. Trabalhar em equipe. Considerar o racionalismo (fatos, dados equações), mas também a visão humana, de negócios, de criatividade, de inovação e artística.

18 Desconhecer o novo é estar fora da competição.

19 Conhecimento de utilização de materiais, máquinas, equipamentos e processos. Incorporação de novas tecnologias. Adequação e rapidez dos projetos e sua execução, superando as expectativas dos clientes. Aprimoramento do seu quadro técnico, por meio da difusão de conhecimentos. Relação estreita com o meio acadêmico.

20 Parte teórica e prática em sintonia. Conhecimentos adicionais de negócios, direito, psicologia, meio ambiente, TI, oratória, idioma estrangeiro e português. Espírito inovador e criativo. Atualização sistemática. Flexibilidade para mudanças. Entender que a graduação é a formação inicial.

21 Ciente de seu papel na transformação do país. Solução de problemas de ponta. Aproximação das empresas e profissionais visando solução técnica e de conteúdo. Utilização de recursos inovadores no ensino/aprendizagem. Buscar conteúdos e formação que atendam as necessidades do mercado.

22 Estimular e nortear o cumprimento ético. Baixar normas claras e atuais para que os Creas possam fiscalizar e julgar. consolidar a prática de atividades técnicas públicas. Estimular, organizar e patrocinar eventos nacionais para atualização dos profissionais. Posicionar-se tecnicamente perante a sociedade, em termos gerais e amplos.

23 Primar pela Ética. Adentrar na questão da qualidade e da tecnologia empregada, incluindo meio-ambiente, segurança e acessibilidade. Garantir que os trabalhos sejam conduzidos por profissionais legalmente habilitados e registrados. Defender e auxiliar a sociedade.

24 Compromisso social eficiente e eficaz. Primar pelos princípios de preservação ambiental sustentável. Posicionar-se com segurança, precisão e objetividade. Torna-se imprescindível para a sociedade. Consolidar a concessão de competências, com base na Resolução 1010, de 2005.

25 Extremamente especializado. Conhecimento informativo de todo o contexto. Interessado e atualizado nas pesquisas e inovações. Ciente das expectativas do mercado. Espírito criativo e inovador. Aconselhador.

26 Agir e se fazer presente como uma autarquia federal. Posicionar-se com segurança, objetividade e assertividade. Entender e se comprometer com os anseios sociais. Desprender-se do corporativismo. Antecipar-se e contribuir para evitar as catástrofes. Primar pela qualidade/tecnologia.

27 Ressalta o caráter social e humano das profissões. Possibilita a regulamentação da Lei. Flexibiliza a concessão de atividades, atribuições e competências profissionais. Possibilidade legal de fiscalizar a atividade profissional.

28 Ressaltar com mais propriedade seu caráter social. Abordar com mais eficiência a fiscalização da atividade profissional. Tornar-se essencial para o desenvolvimento do país. Ampliar seu poder de polícia. Incorporar o piso salarial dos profissionais.

29 Tornar-se essencial para o desenvolvimento do país. Cercear o número de profissões. Limitar a composição dos plenários dos Creas. Ampliar a composição do plenário do Confea. Incorporar a Engenharia Pública. Criar a Agronomia Pública. Incorporar a forma eleitoral do Sistema. Rigor e abrangência quanto aos leigos.

30 Natureza Jurídica: O Confea e os Creas são pessoas jurídicas de direito público - autarquias: Serviço autônomo, criado por lei, com personalidade jurídica, patrimônio e receita próprios, para executar atividades típicas da administração pública, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gestão administrativa e financeira descentralizada (Decreto-Lei nº 200, de 1967)

31 Toda tarefa de fiscalização atribuída ao Estado constitui atividade de polícia, a qual não pode ser delegada a particulares. Ao Estado é atribuído atividade de polícia e de serviços. Os serviços podem ser delegáveis, mas o poder de polícia é indelegável. Ao Sistema Confea/Crea foi repassada esta atividade de polícia, quando da sua instituição legal. O poder de polícia é auto executado, independentemente da intervenção judicial, com aplicação de sanções: multas, censuras, advertências, suspensão e limitação de direitos profissionais (suspensão e cancelamento do registro).

32 Art. 1º - As profissões de engenheiro, arquiteto e engenheiro-agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos seguintes empreendimentos:

33 O que estimular: Tecnologia Parte superior (da esquerda para direita): Torre Digital (Brasília), Ponte Estaiada (São Paulo) e Itaipu Binacional (Paraná) Parte inferior (da esquerda para direita): Roda de Falkirk (Escócia), Ilha Palm Jumeirah (Dubai) e Eurotunel (França/Inglaterra) 33

34 Qualidade de vida: Agricultura familiar Teleférico no complexo do alemão obras do PAC (RJ) Programa Minha casa, minha vida 34

35 VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL MERCADO DE TRABALHO SALÁRIO MÍNIMO PROFISSIONAL FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO O sistema pode e deve ser parceiro nestas questões, mas não priorizá-las como atividades finalísticas.

36 Verificação e a fiscalização do exercício e da atividade profissional. Unidade de ação. (Artigo 24 da Lei 5.194, de 1966: A aplicação do que dispõe esta Lei, a verificação e a fiscalização do exercício e atividades das profissões nela reguladas serão exercidas por um Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), e Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea), organizados de forma a assegurarem unidade de ação.

37 Registro; Anuidade; ART.

38 Qualidade Segurança Meio-Ambiente Acessibilidade Tecnologia

39 Atendimento Imagem Exigência Princípio único

40 a) a pessoa física ou jurídica que realizar atos ou prestar serviços, públicos ou privados, reservados aos profissionais de que trata esta Lei e que não possua registro nos Conselhos Regionais;

41 a) desempenho de cargos, funções e comissões em entidades estatais, paraestatais, autárquicas e de economia mista e privada; b) planejamento ou projeto, em geral, de regiões, zonas, cidades, obras, estruturas, transportes, explorações de recursos naturais e desenvolvimento da produção industrial e agropecuária; c) estudos, projetos, análises, avaliações, vistorias, perícias, pareceres e divulgação técnica; d) ensino, pesquisa, experimentação e ensaios; e) fiscalização de obras e serviços técnicos; f) direção de obras e serviços técnicos; g) execução de obras e serviços técnicos; h) produção técnica especializada, industrial ou agropecuária. O artigo 69 do Decreto 5.773, de 9 maio 2006, isentou os professores de registro nos Creas.

42 São atribuições do Conselho Federal: (...) f)baixar e fazer publicar as resoluções previstas para regulamentação e execução da presente Lei, e, ouvidos os Conselhos Regionais, resolver os casos omissos; /...

43 Parágrafo único - Nas questões relativas a atribuições profissionais, a decisão do Conselho Federal só será tomada com o mínimo de 12 (doze) votos favoráveis. Resolução 1015, de 2006, artigo 112

44 p) fixar e alterar as anuidades, emolumentos e taxas a pagar pelos profissionais e pessoas jurídicas referidos no Art. 63.

45 O artigo 76, da Lei 5.194, de 1966 prevê: As pessoas não habilitadas que exercerem as profissões reguladas nesta Lei, independentemente da multa estabelecida, estão sujeitas às penalidades previstas na Lei de Contravenções Penais.

46 Art O cancelamento do registro será efetuado por má conduta pública e escândalos praticados pelo profissional ou sua condenação definitiva por crime considerado infamante.

47 Os textos inseridos nos slides não podem ser considerados fora do contexto da explanação oral do autor, pois são apenas referencias para a palestra. Obrigado! otaviano.batista@confea.org.br

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º:

A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: A constituição do Brasil prevê em seu artigo 5º: XIII - é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer; Sistema Confea/Crea

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP LEI Nº 5.194/1966

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP LEI Nº 5.194/1966 LEI Nº 5.194/1966 DECRETO FEDERAL 23.196/1933 Engenheiros Agrônomos DECRETO FEDERAL 23.569/1933 Conselho de Engenharia e Arquitetura DECRETO-LEI Nº 8.620/1946 Conselho Federal e Regionais CRISTALIZA O

Leia mais

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL

ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL ÉTICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Disciplina: Ética e Legislação Profissional Assunto: Legislação Profissional / Confea/Crea Prof. Ederaldo da Silva Azevedo Aula 2 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 1.

Leia mais

Eng. Jovanilson Freitas

Eng. Jovanilson Freitas Palestrante: Eng. Jovanilson Freitas Coordenador Nacional das Coordenadorias de Câmaras Especializadas de Engenharia Elétrica- CCCEE / 2016; Presidente da Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas

Leia mais

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1)

ANEXO I BICICLETA ESCOLAR. Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) ANEXO I BICICLETA ESCOLAR Modelo de ofício para adesão à ata de registro de preços (GRUPO 1) Assunto: Adesão à ata de registro de preços nº 70/2010 do pregão eletrônico nº 40/2010. 1 2 BICICLETA 20 - AC,

Leia mais

O Sistema Confea/ Crea

O Sistema Confea/ Crea O Sistema Confea/Crea é regido pela Lei nº 5.194, de 24/dez/1966. O Sistema Confea/ Crea O Conselho Federal e os Conselhos Regionais são autarquias* dotadas de personalidade jurídica de direito público,

Leia mais

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC);

CREA-SC. Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); CREA-SC Fundado em 17 de março de 1958, após ser desmembrado do CREA 10ª REGIÃO (RS E SC); Congrega atualmente 50.000 profissionais registrados (37.000 de nível superior e 13.000 de nível técnico) e 12.700

Leia mais

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1

Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia. 10/17/2017 UTFPR Campus Curitiba DAELT Ética, Profissão e Cidadania 1 Ética, Profissão e Cidadania Professor Paulo Sérgio Walenia 1 Nesta seção os seguintes assuntos serão abordados: O Decretão A lei 5.194/66 O Salário Mínimo profissional 2 Decreto 23.569/33 Criados em 1933

Leia mais

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 ASSUNTO: PL-1.025/2002 - dispõe sobre o exercício da profissão de Físico e dá outras providências

Leia mais

Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015

Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015 Manual de Fiscalização Geógrafo Otaviano Eugênio Batista Brasília, 09 de Junho de 2015 Atividade típica da administração pública e de seus agentes, INDELEGÁVEL, para se fazer cumprir a preservação do direito

Leia mais

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO

CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 01 CREA-SP CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DE SÃO PAULO 02 No Brasil, existem profissões: Regulamentadas E não regulamentadas O Estado regulamenta uma profissão se entender que

Leia mais

RESOLUÇÃO CFESS nº 516 /2007 de 28 de dezembro de 2007

RESOLUÇÃO CFESS nº 516 /2007 de 28 de dezembro de 2007 RESOLUÇÃO CFESS nº 516 /2007 de 28 de dezembro de 2007 RESOLVE: Aprova a Proposta Orçamentária do Conselho Federal e Conselhos Regionais de Serviço Social da 1 a., 2 a., 3 a., 4 a., 5 a., 6 a., 7 a., 8

Leia mais

TEMAS CENTRAIS EIXOS TEMÁTICOS REFERENCIAMENTO DOS TEMAS AOS SEGUINTES ASPECTOS ESTRUTURANTES

TEMAS CENTRAIS EIXOS TEMÁTICOS REFERENCIAMENTO DOS TEMAS AOS SEGUINTES ASPECTOS ESTRUTURANTES 6º CONGRESSO ESTADUAL DE PROFISSIONAL DO CREA AIPANA HOTEL G R U P O L O U R I V A L C A R D O S O F Á B I O V I E I R A 17 e 18 de Julho 2013 P R O P O S T A N º ( 0 0 1 ) de Roraima Formulação de Propostas

Leia mais

ITEM 1 INFORMAÇÃO Nº 174/2011-GAC/ATE

ITEM 1 INFORMAÇÃO Nº 174/2011-GAC/ATE ITEM 1 PROTOCOLO: CF-2923/2011 INTERESSADO: Conselheiro Federal Kleber Souza dos Santos ASSUNTO: Participação no XXVII Congresso Brasileiro de Agronomia e IV CONPIA. INFORMAÇÃO Nº 174/2011-GAC/ATE Considerando

Leia mais

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia

Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia Introdução PROFISSÕES REGULAMENTADAS O QUE SÃO? POR QUE EXISTEM? CONSELHOS PROFISSIONAIS O QUE SÃO? O QUE FAZEM? Profissões regulamentadas * Medicina

Leia mais

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL FISCALIZAÇÃO ATUANTE

VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL FISCALIZAÇÃO ATUANTE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL FISCALIZAÇÃO ATUANTE 12 VIATURAS ENTREGUES EM AOS GERENTES REGIONAIS EM AGOSTO DE 2009 O eixo do sistema: S O C I E D A D E Confea Crea Mútua Entidades de Classe Instituições de

Leia mais

REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação. Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR

REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação. Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR REGISTRO PROFISSIONAL Atribuições, Atividades e Campos de Atuação Celso Roberto Ritter Superintendente CREA-PR Organização dos Títulos Profissionais Resolução 473/2002 Institui Tabela de Títulos Profissionais

Leia mais

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB.

PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S. Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. PRINCIPAIS NORMATIVOS PERTINENTES AO SISTEMA CONFEA/CREA S Leis, decretos, resoluções, atos do CREA/PB. LEIS Lei Nº 11000 (15/12/2004) Ementa: Altera dispositivos da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de

Leia mais

Brasília, 15 de abril de 2008.

Brasília, 15 de abril de 2008. Brasília, 15 de abril de 28. Considerações Iniciais Elevado numero de profissionais sem carteiras Tempo de espera de emissão Ações Desenvolvidas Otimização das Centrais de Digitalização Visita aos Crea

Leia mais

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização

Receituário Agronômico. Aspectos legais e a fiscalização Receituário Agronômico Aspectos legais e a fiscalização CONFEA / CREA O CONSELHO FEDERAL Órgão regulador das profissões. A ele compete baixar as Resoluções e demais normativos que dão corpo ao exercício

Leia mais

Projeto Fiscalização. Alinhamento Conceitual & Escopo. Ano I. Gerência de Planejamento e Gestão / Julho/2018

Projeto Fiscalização. Alinhamento Conceitual & Escopo. Ano I. Gerência de Planejamento e Gestão / Julho/2018 Projeto Fiscalização Alinhamento Conceitual & Escopo Ano I Gerência de Planejamento e Gestão / Julho/2018 Art. 24 - A aplicação do que dispõe esta Lei, a verificação e a fiscalização do exercício e atividades

Leia mais

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1

Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 Tipo de Frete Estado Capital Peso do pedido (até) Frete capital Frete interior 1 AC RIO BRANCO 5,00 57,23 65,81 1 AC RIO BRANCO 10,00 73,49 84,51 1 AC RIO BRANCO 15,00 84,98 97,73 1 AC RIO BRANCO 20,00

Leia mais

RESOLUÇÃO COFEN Nº 0463/2014

RESOLUÇÃO COFEN Nº 0463/2014 cofen.gov.br http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-no-04632014_26952.html RESOLUÇÃO COFEN Nº 0463/2014 Fixa o valor das anuidades, para o exercício de 2015, devidas aos Conselhos Regionais de Enfermagem

Leia mais

Mortos e Acidentes por Unidade Federativa

Mortos e Acidentes por Unidade Federativa e Acidentes por Unidade Federativa - 2016 Data: 23/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos, Caminhões, Ônibus Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Estados com maior número de mortes e acidentes - 2016 Este

Leia mais

FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS

FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS Promoção Realização 21 a 25 de setembro de 2009 Hotel Maksoud Plaza São Paulo FORMAÇÃO, QUALIFICAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PROFISSIONAL NAS ATIVIDADES DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS Ericson Dias Mello 1 Comunicados

Leia mais

O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DOS CONGRESSOS PROFISSIONAIS DE 2013

O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DOS CONGRESSOS PROFISSIONAIS DE 2013 O PROCESSO DE REALIZAÇÃO DOS CONGRESSOS PROFISSIONAIS DE 2013 Encontro de Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua Brasilia, 18 a 22 de fevereiro de 2013 1 SUMÁRIO 1. O PROCESSO DOS CONGRESSOS PROFISSIONAIS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 041/2013 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 45787/2013 INTERESSADO: FLÁVIO BOSKOVITZ ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O sr. Flávio Boskovitz, protocolou junto ao CREA-SP consulta

Leia mais

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Agente Administrativa da área Registro e Cadastro 2012-2016 Líder da área de Registro e ART 2012-2016 Líder de Área de

Leia mais

Comparativo da Receita

Comparativo da Receita Conselho Regional de Engenharia e Agronomia / RS CNPJ: 92.695.790/0001-95 Comparativo da 6.2.1.2 - RECEITA REALIZADA 93.700.00 4.853.314,53 56.470.895,88 37.229.104,12 6.2.1.2.1 - RECEITA CORRENTE 86.500.00

Leia mais

Comparativo da Receita

Comparativo da Receita CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA - CREA/RS CNPJ: 92.695.790/0001-95 Comparativo da 6.2.1.2 - RECEITA REALIZADA 93.700.00 5.560.504,58 62.031.400,46 31.668.599,54 6.2.1.2.1 - RECEITA CORRENTE

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO CREA-SP INFORMAÇÃO 113/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº 179163/2012 176799/2012 INTERESSADO: FRANCISCO JOSÉ VELA ASSUNTO: CONSULTA TÉCNICA 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO O profissional Engenheiro Civil Francisco José

Leia mais

TABELA I - OPERAÇÕES REALIZADAS PELAS DISTRIBUIDORAS

TABELA I - OPERAÇÕES REALIZADAS PELAS DISTRIBUIDORAS TABELA I - OPERAÇÕES REALIZADAS PELAS DISTRIBUIDORAS UF Gasolina Automotiva e Álcool Anidro Álcool Hidratado Óleo Combustível Gás Natural Veicular Internas Interesta-duais Internas Interestaduais Internas

Leia mais

ENGENHARIA A RECIPROCIDADE E MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

ENGENHARIA A RECIPROCIDADE E MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ENGENHARIA A RECIPROCIDADE E MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA ENGENHARIA Barragem de Itaipu, uma das maiores obras de engenharia do mundo Breve Histórico do Sistema Confea/Crea Principais razões que motivaram

Leia mais

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS EM CARGOS DE NÍVEL SUPERIOR E DE NÍVEL MÉDIO DEMANDA DE CANDIDATOS POR VAGA Nível superior Cargo 1: Contador DF Brasília/Sede da Administração Central 35 1820 52,00 Nível médio Cargo 2: Agente Administrativo AC Rio Branco/Sede da SRTE 2 1496 748,00 Nível médio Cargo 2: Agente

Leia mais

O Crea-RJ e suas Novas Perspectivas

O Crea-RJ e suas Novas Perspectivas O Crea-RJ e suas Novas Perspectivas O Sistema Confea/Crea Os Conselhos Federal e Regionais são autarquias dotadas de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal. O Sistema

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

CONSIDERAÇÕES INICIAIS CONSIDERAÇÕES INICIAIS PERÍCIA AGRONÔMICA IMPORTÂNCIA PERÍCIA AGRONÔMICA Atuação como perito judicial; Ação de desapropriação de imóvel rural; Ação de inventário de imóvel rural; VALORAÇÃO DA INDENIZAÇÃO

Leia mais

Crea Item Proposta Desdobramento. Integrar os modelos de ART e apresentar um modelo nacional implementado em todas os Regionais.

Crea Item Proposta Desdobramento. Integrar os modelos de ART e apresentar um modelo nacional implementado em todas os Regionais. Crea Item Proposta Desdobramento 1 PR IP/04/PR 2 DF OS/02/DF Integrar os modelos de ART e apresentar um modelo nacional implementado em todas os Regionais. Que seja alterado o sistema eleitoral do sistema

Leia mais

DEMANDA DE CANDIDATOS POR CARGO / UF NÍVEL SUPERIOR

DEMANDA DE CANDIDATOS POR CARGO / UF NÍVEL SUPERIOR EM CARGOS DE E DE NÍVEL INTERMEDIÁRIO Administrador AC 1 14 14.00 Administrador AL 1 53 53.00 Administrador AP 1 18 18.00 Administrador BA 1 75 75.00 Administrador DF 17 990 58.24 Administrador MT 1 55

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Acessos Quantidade de Acessos no Brasil Dividido por Tecnologia/Velocidade/UF

AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Acessos Quantidade de Acessos no Brasil Dividido por Tecnologia/Velocidade/UF AGÊNCIA NACIONAL DE TELECOMUNICAÇÕES Acessos Quantidade de Acessos no Brasil Dividido por Tecnologia/Velocidade/UF UF Tecnologia Velocidade Quantidade de Acessos AC ATM 12 Mbps a 34Mbps 3 AC ATM 34 Mbps

Leia mais

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas)

PROCESSO SELETIVO UFAL SiSU GERAL (5.168 vagas ofertadas) PROCESSO SELETIVO UFAL 2014 - SiSU 2014.1 - GERAL (5.168 vagas ofertadas) ALAGOAS AL 2.918 56,46% BAHIA BA 306 5,92% SERGIPE SE 96 1,86% PERNAMBUCO PE 627 12,13% PARAÍBA PB 24 0,46% RIO GRANDE DO NORTE

Leia mais

CREA/PR. Comparativo da Receita. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Parana CNPJ: / Página:1/5

CREA/PR. Comparativo da Receita. Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Parana CNPJ: / Página:1/5 Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Parana CNPJ: 76.639.384/0001-59 Comparativo da RECEITA REALIZADA 84.600.00 32.353.515,94 RECEITA CORRENTE 83.500.00 31.253.515,94 RECEITA TRIBUTÁRIA TAXAS

Leia mais

NBR Aspectos polêmicos da NBR : Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016

NBR Aspectos polêmicos da NBR : Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016 NBR 14.653-1 Aspectos polêmicos da NBR 14653-1: Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016 Responsabilidade pela vistoria Na NBR 14.653-1 atual : 7.3.2 A vistoria deve ser

Leia mais

Práticas de controle e fiscalização da CFEM

Práticas de controle e fiscalização da CFEM Práticas de controle e fiscalização da CFEM Marcos Antonio Cordeiro / DNPM-PA Eng. de Minas Belém-PA março de 2013 CONSTITUIÇÃO FEDERAL 1988: Art. 20 - São bens da União: IX - os recursos minerais, inclusive

Leia mais

PROPOSTAS EXCLUÍDAS COM JUSTIFICATIVA Proposta 1:

PROPOSTAS EXCLUÍDAS COM JUSTIFICATIVA Proposta 1: PROPOSTAS EXCLUÍDAS COM JUSTIFICATIVA Proposta 1: Descrição: APRESENTAR CAPITULAÇÃO PARA MULTA POR ANOTAÇÃO FORA DE ÉPOCA PARA AS OBRAS CONCLUÍDAS E/OU ANOTAÇÃO DE CARGO E FUNÇÃO EXTINTAS. OS/05/TO Justificativa:

Leia mais

Prouni Balanço das inscrições e resultados

Prouni Balanço das inscrições e resultados Prouni Balanço das inscrições e resultados Edição 2016/1 Janeiro/2016 Bolsas concedidas - 2005 a 2015: 1,74 milhão 69% bolsas integrais 86% cursos presenciais 74% turno noturno 52% estudantes negros Inscritos

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Junho 2010

Movimentação das Empresas do Segmento Junho 2010 Movimentação das Empresas do Segmento Junho 2010 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 05 3. Consolidado por Região... 06 4. Consolidado por Estado... 09 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais

INFORME SARGSUS. Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde

INFORME SARGSUS. Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde INFORME SARGSUS Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde 1 ESFERA MUNICIPAL 1.1 Relatório de Gestão Ano 2013 Até a presente data,

Leia mais

CFO Conselho Federal de Odontologia CNPJ: /

CFO Conselho Federal de Odontologia CNPJ: / Conselho Federal de Odontologia CNPJ: 61.919.643/0001-28 Comparativo da 6.2.1.2 RECEITA REALIZADA 68.994.40 31.610.621,02 6.2.1.2.1 RECEITA CORRENTE 49.354.40 11.970.621,02 6.2.1.2.1.01 RECEITA TRIBUTÁRIA

Leia mais

CFO Conselho Federal de Odontologia CNPJ: /

CFO Conselho Federal de Odontologia CNPJ: / Conselho Federal de Odontologia CNPJ: 61.919.643/0001-28 Comparativo da 6.2.1.2 RECEITA REALIZADA 42.800.00 7.625.961,16 6.2.1.2.1 RECEITA CORRENTE 42.800.00 35.094.038,84 35.094.038,84 7.705.961,16 6.2.1.2.1.01

Leia mais

EDITAL SG/MPU N.º 27, DE 2 DE OUTUBRO DE 2007.

EDITAL SG/MPU N.º 27, DE 2 DE OUTUBRO DE 2007. VA PUBLICADO NO DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO DE 4/10/2007, SEÇÃO 3, PÁG.. EDITAL SG/MPU N.º 27, DE 2 DE OUTUBRO DE 2007. Divulgar a distribuição de vagas do Concurso Público para provimento de cargos e formação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO, NORMAS E PROCEDIMENTOS - CONP PAUTA DA CONP - SESSÃO PLENÁRIA 1.384 ARQUIVAMENTO DELIBERAÇÃO: 097/2011-CONP REFERÊNCIA: PC CF-0672/2011 INTERESSADO: Sistema Confea/Crea ASSUNTO: Criação de comissão permanente de relações internacionais

Leia mais

CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo

CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo CARTA DE SERVIÇOS - COMPROMISSO COM A SOCIEDADE - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo 4. Atribuições do Crea-ES Art. 34 da Lei 5.194/66 - São atribuições dos Conselhos

Leia mais

Sistema CONFEA/CREA Fiscalização das Profissões de Base Tecnológica e Ética Profissional

Sistema CONFEA/CREA Fiscalização das Profissões de Base Tecnológica e Ética Profissional Sistema CONFEA/CREA Fiscalização das Profissões de Base Tecnológica e Ética Profissional Seminário de Gestão de Segurança de Barragens em Mineração Eng. Minas José Margarida da Silva Eng. Geólogo João

Leia mais

UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS

UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS UNIVERSSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS CENTRO DE ENGENHARIA E COMPUTAÇÃO LEI Nº 8 078, DE 11 DE SETEMBRO DE 1990 RESUMO DO CÓDIGO DO CONSUMIDOR ALUNOS CASSIO DA COSTA FRIAS 08200661 LUCAS RGU Petrópolis

Leia mais

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012

1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 1º SEMINÁRIO DE REPRESENTANTES DO SISTEMA CONFEA/CREA ANÁLISE DE PROJETOS DE LEI BRASÍLIA-DF 14 DE MARÇO DE 2012 ASSUNTO: PLS nº 491, de 18 de agosto de 2011 PROPONENTE: Marcelo Crivella DESTINATÁRIO:

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D TABELA BÁSICA / EDIÇÃO 2016 PRIMEIRA FASE REF ROD DATA - DIA HORA GR JOGO ESTÁDIO CIDADE 1ª 12/06 - Dom A1 Rondônia RO x Amazonas AM A1 Acre AC x Amapá AP A2 Tocantins

Leia mais

Auditoria da Controladoria Geral da União - CGU

Auditoria da Controladoria Geral da União - CGU União - CGU Informações do Sistema Confea/Crea 2015-2016 Informações do Sistema Confea/Crea 2015-2016 Informações levantadas pela União CGU nos seguintes Creas: Relatório de Auditoria Institucional do

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES DO SISTEMA CFA/CRAs EM 2010 (*)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES DO SISTEMA CFA/CRAs EM 2010 (*) EDITAL DE CONVOCAÇÃO DAS ELEIÇÕES DO SISTEMA CFA/CRAs EM 2010 (*) O PRESIDENTE DA COMISSÃO PERMANENTE ELEITORAL DO CONSELHO FEDERAL DE ADMINISTRAÇÃO, em cumprimento ao disposto na Lei 4.769, de 9 de setembro

Leia mais

Relatório da Ação Nacional de Fiscalização de Profissional e Empresa Estrangeira

Relatório da Ação Nacional de Fiscalização de Profissional e Empresa Estrangeira Relatório da Ação Nacional de Fiscalização de Profissional e Empresa Estrangeira Período 25 a 29 de julho de 2011 1 SUMÁRIO 1. Breve Histórico -------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV

Manual. Silvicultura - Exploração florestal. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo XXIV Manual A Engenharia nos Empreendimentos Silvicultura - Exploração florestal Anexo XXIV SILVICULTURA EXPLORAÇÃO FLORESTAL 1- Empreendimento Descrição: Entende-se como Silvicultura Exploração o empreendimento

Leia mais

IGD - Índice de Gestão Descentralizada - IGD M. Fortaleza - CE, 21 a 23 de Março de 2012

IGD - Índice de Gestão Descentralizada - IGD M. Fortaleza - CE, 21 a 23 de Março de 2012 IGD - Índice de Gestão Descentralizada - IGD M Fortaleza - CE, 21 a 23 de Março de 2012 MARCO LEGAL 1) Lei nº 12.058, de 13 de outubro de 2009, altera o Art. 8º da Lei 10.836/2004: Institucionaliza o IGD,

Leia mais

SESI EM NÚMEROS Um retrato do hoje

SESI EM NÚMEROS Um retrato do hoje SESI EM NÚMEROS 218 Um retrato do hoje 53.597 44.679 4.418 3.728 27.78 25.88 23.353 17.74 1.355 5.27 5.251 66 145.45 131.985 24.93 359.63 338.59 312.75 72.39 SESI EM NÚMEROS 218 - EDUCAÇÃO MATRÍCULAS BRASIL

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011

Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011 Movimentação das Empresas do Segmento Julho 2011 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 06 3. Consolidado por Região... 08 4. Consolidado por Estado... 14 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais

Evolução das estatísticas de acidentes por Estado

Evolução das estatísticas de acidentes por Estado Evolução das estatísticas de acidentes por Estado Data: 1/8/218 FILTROS: Acidentes: Todos Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Este material destaca a evolução das estatísticas de

Leia mais

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?)

A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) A POLÍTICA MINERAL E O NOVO MARCO REGULATÓRIO A DESCENTRALIZÃO DO REGIME DE LICENCIAMENTO MINERAL (?) Marcos Antonio Cordeiro/ DNPM-PA Belém-PA maio de 2013 M I S S Ã O Gerir o patrimônio mineral brasileiro

Leia mais

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas

Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART. Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Sistema Confea/Crea, Atuação Profissional e ART Engº Agrônomo Gustavo de Faria Freitas Conselhos Profissionais Autarquias federais criadas para regulamentar e fiscalizar o exercício profissional (OAB e

Leia mais

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X

Manual. Cartório de registro. A Engenharia nos Empreendimentos. Anexo X Manual A Engenharia nos Empreendimentos Cartório de registro Anexo X CARTÓRIO DE REGISTRO 1 Empreendimento Descrição: Cartório de Registro é o empreendimento cuja atividade exercida está sob a responsabilidade

Leia mais

IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA

IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA IMPACTO DO PISO NOS ESTADOS E MUNICÍPIOS SESSÃO ESPECIAL NA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DA CAMARA DOS DEPUTADOS BRASÍLIA - 19.05.2015 MILTON CANUTO DE ALMEIDA Consultor Técnico em: Financiamento, Planejamento

Leia mais

BRASIL SOLAR POWER EDIÇÃO 2017 RIO DE JANEIRO BRASIL

BRASIL SOLAR POWER EDIÇÃO 2017 RIO DE JANEIRO BRASIL BRASIL SOLAR POWER EDIÇÃO 2017 RIO DE JANEIRO BRASIL FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, Exigências Técnicas e Legais de Projetos de Sistemas Solares Fotovoltaicos Ana Constantina Sarmento Engª Eletricista

Leia mais

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS

ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS icat 15.5.213 ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA DO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO TRIBUTÁRIO DOS ESTADOS BRASILEIROS PONTUAÇÃO RESULTADO DOS ESTADOS BRASILEIROS 6 5 4 3 2 1 AC AL AP AM BA CE DF GO ES MA MT MS MG PA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESTADO DE SÃO PAULO - CREA-SP INFORMAÇÂO 109/2012 DAP/SUPCOL PROTOCOLO Nº. 157785/2012 INTERESSADO: Antonio de Sousa Neto ASSUNTO: Consulta Técnica 1. IDENTIFICAÇÃO E HISTÓRICO Consulta realizada pelo Senhor Antonio de Sousa Neto -

Leia mais

Movimentação das Empresas do Segmento Abril 2011

Movimentação das Empresas do Segmento Abril 2011 Movimentação das Empresas do Segmento Abril 2011 Índice 1. Consolidado Brasil... 03 2. Acumulado Brasil... 06 3. Consolidado por Região... 08 4. Consolidado por Estado... 14 5. Consolidado Brasil Comparativo

Leia mais

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo;

Considerando que a Lei n 6.664, de 26 de junho de 1979, disciplina a profissão. de geógrafo; 1 PROJETO DE RESOLUÇÃO Dispõe sobre as atividades, atribuição de títulos e competências profissionais para os diplomados nos campos profissionais abrangidos pelas diferentes Modalidades das Categorias

Leia mais

ESTRATÉGICO

ESTRATÉGICO 2019 2021 IDENTIDADE ORGANIZACIONAL DO CREA-RJ Missão Fiscalizar, orientar, aprimorar e controlar o exercício das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia, e da Meteorologia,

Leia mais

PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO EM ENTES FEDERATIVOS 2º CICLO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO

PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO EM ENTES FEDERATIVOS 2º CICLO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO PROGRAMA DE FISCALIZAÇÃO EM ENTES FEDERATIVOS 2º CICLO POR UNIDADE DA FEDERAÇÃO UF / Ação de Governo Valor a ser Fiscalizado AC R$ 99.891.435,79 Apoio à Alimentação Escolar na Educação Básica (PNAE) R$

Leia mais

SIT. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Seminário Internacional OIT. Boas Práticas na Inspeção do Trabalho

SIT. Secretaria de Inspeção do Trabalho. Seminário Internacional OIT. Boas Práticas na Inspeção do Trabalho SIT Secretaria de Inspeção do Trabalho Seminário Internacional OIT Boas Práticas na Inspeção do Trabalho Projeto Fortalecimento dos Serviços de Inspeção do Trabalho Dezembro/ 2010 Seminário Internacional

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF Atualizado em 16/04/2018 RESOLUÇÃO Nº 606, DE 23 DE JANEIRO DE 2018 Dispõe sobre as Tabelas de Custas e a Tabela de Porte de Remessa e Retorno dos Autos e dá outras providências.

Leia mais

Evolução da abordagem em clusters A experiência do Estado de Minas Gerais - Brasil

Evolução da abordagem em clusters A experiência do Estado de Minas Gerais - Brasil Evolução da abordagem em clusters A experiência do Estado de Minas Gerais - Brasil Objetivo Apresentar a evolução do posicionamento do Sebrae-MG na abordagem dos clusters/apls com foco na competitividade

Leia mais

O QUE É O CREA O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Crea, é a entidade que em cada estado do país fiscaliza, controla, orienta e aprimora na

O QUE É O CREA O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Crea, é a entidade que em cada estado do país fiscaliza, controla, orienta e aprimora na Conhecendo o CREA O que é, o que faz, sua estrutura, e esclarecimentos sobre suas reais atribuições O QUE É O CREA O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia Crea, é a entidade que em cada estado do

Leia mais

Mercado de Seguros Presente e futuro na visão da Susep. Joaquim Mendanha de Ataídes Superintendente Belo Horizonte, 13/04/2018

Mercado de Seguros Presente e futuro na visão da Susep. Joaquim Mendanha de Ataídes Superintendente Belo Horizonte, 13/04/2018 Mercado de Seguros Presente e futuro na visão da Susep Joaquim Mendanha de Ataídes Superintendente Belo Horizonte, 13/04/2018 A missão institucional da Susep Desenvolver os mercados supervisionados, assegurando

Leia mais

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social

O que é o CREA? Missão do CREA. Objetivos e Metas do CREA. Números do Sistema CONFEA/CREA. Ações do CREA. Ações de Interesse Social O que é o CREA? Missão do CREA Objetivos e Metas do CREA Números do Sistema CONFEA/CREA Ações do CREA Ações de Interesse Social Proposições das Parcerias e Convênios O que é o Crea? O que é o Crea? O Conselho

Leia mais

Esta engenharia tem muito pouco dessa disciplina. O profissional de química é formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório,

Esta engenharia tem muito pouco dessa disciplina. O profissional de química é formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório, Junho/2010.1 Esta engenharia tem muito pouco dessa disciplina. O profissional de química é formado para transformar uma coisa em outra, analisando em laboratório, por exemplo, as reações e a energia que

Leia mais

PNS propondo alterações na Lei nº 5.194, de 1966

PNS propondo alterações na Lei nº 5.194, de 1966 PNS propondo alterações na Lei nº 5.194, de 1966 PNS TEMÁTICA TEXTO DA PROPOSIÇÃO COMENTÁRIOS E/OU SUGESTÃO DE MINUTA TEXTO NORMA/AÇÃO CONTRIBUIÇÕES OITIVA 1 ESCOLAS 8 FISCALIZAÇÃO Alteração do art. 10

Leia mais

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL - STF Atualizado em 09/11/2016 RESOLUÇÃO Nº 581, DE 8 DE JUNHO DE 2016 Dispõe sobre as Tabelas de Custas e a Tabela de Porte de Remessa e Retorno dos Autos e dá outras providências.

Leia mais

Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos

Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos Nova Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos (e outras ocorrências envolvendo a atividade bancária) (2017-2018) Elaboração: Contraf-CUT e CONTRASP Fonte: Notícias da imprensa, SSP dos Estados e Sindicatos

Leia mais

Ciclo de Debates. Desafios do Saneamento Ambiental. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Brasília - DF - Setembro de 2017

Ciclo de Debates. Desafios do Saneamento Ambiental. Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Brasília - DF - Setembro de 2017 Ciclo de Debates Desafios do Saneamento Ambiental Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental Brasília - DF - Setembro de 2017 Agenda Apresentação da ABES Os desafios do saneamento ambiental

Leia mais

Programa de Relacionamento Corporativo com Grandes Clientes

Programa de Relacionamento Corporativo com Grandes Clientes Programa de Relacionamento Corporativo com Grandes Clientes V Brasil nos Trilhos Oficina de Trabalho do Comitê de Gente Brasília, 4 de Setembro 2012 Desafios Sistema Indústria Construir um novo pacto empresarial

Leia mais

RELATÓRIO SINDEC BARÔMETRO SOBRE PRODUTOS

RELATÓRIO SINDEC BARÔMETRO SOBRE PRODUTOS MINISTÉRIO DA JUSTIÇA SECRETARIA DE DIREITO ECONÔMICO DEPARTAMENTO DE PROTEÇÃO E DEFESA DO CONSUMIDOR COORDENAÇÃO GERAL DO SINDEC RELATÓRIO SINDEC BARÔMETRO SOBRE PRODUTOS Brasília, 31 de outubro de 2011

Leia mais

Candidatos por Vaga Processo Seletivo Simplificado / 2008: IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - ANALISTA CENSITÁRIO

Candidatos por Vaga Processo Seletivo Simplificado / 2008: IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - ANALISTA CENSITÁRIO Candidatos por Vaga Processo Seletivo Simplificado / 2008: IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - ANALISTA CENSITÁRIO UF MUNICÍPIO CARGO AC RIO BRANCO Análise de Sistemas / Suporte à

Leia mais

Pendências de Envio do Relatório de Gestão Municipal-2013 aos CMS

Pendências de Envio do Relatório de Gestão Municipal-2013 aos CMS INFORME SARGSUS Situação da Alimentação do Relatório de Gestão Ano 2013-2014 Informações sobre Plano e Programação Anual de Saúde 1 ESFERA MUNICIPAL 1.1 Relatório de Gestão Ano 2013 Até a presente data,

Leia mais

SiSU Balanço das inscrições e resultados e Prouni

SiSU Balanço das inscrições e resultados e Prouni SiSU Balanço das inscrições e resultados e Prouni Edição 2016/1 Brasília, 19 de Janeiro de 2016 Evolução do SiSU Vagas ofertadas (2010/1 2016/1) 10,9% 205.514 228.071 171.401 83.125 108.560 129.319 Cursos:

Leia mais

DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental. Assunto: Atribuições do Engenheiro Ambiental

DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental. Assunto: Atribuições do Engenheiro Ambiental Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departamento de Estudos Básicos e Instrumentais DEBI Curso de Engenharia Ambiental DISCIPLINA: Introdução à Engenharia Ambiental Assunto: Atribuições do Engenheiro

Leia mais

Áreas de negócio e de assistência técnica em todas UF

Áreas de negócio e de assistência técnica em todas UF São Paulo 11 AGO 11 Áreas de negócio e de assistência técnica em todas UF Até 60% 60% a 80% 80% a 100% UF META PROP. %PROP AC 3.939 4.921 125% AL 19.679 37.006 188% AM 22.238 19.127 86% AP 4.589 1.622

Leia mais

CREA-RS INTEGRANDO PROFISSIONAIS E SOCIEDADE

CREA-RS INTEGRANDO PROFISSIONAIS E SOCIEDADE CREA-RS INTEGRANDO PROFISSIONAIS E SOCIEDADE 1 O Sistema CONFEA/CREA Nova Sistemática Definição de Atribuições Profissionais 2 O que é o Sistema CONFEA/CREA? Composto pelo CONFEA, CREAs e Caixas de Assistência

Leia mais

Financiamento da Educação e Atualização do Piso do Magistério. Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime

Financiamento da Educação e Atualização do Piso do Magistério. Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Financiamento da Educação e Atualização do Piso do Magistério Carlos Eduardo Sanches Assessor da Undime Que recursos existem atualmente? 1. Art. 212 CF: aplicação de, no mínimo, 25% da receita resultante

Leia mais

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL

VI CONGRESSO BRASILEIRO DE GESTÃO AMBIENTAL O Biólogo no mercado de trabalho em Gestão Ambiental Prof. Dr. Murilo Damato Conselho Federal de Biologia CONSELHO FEDERAL DE BIOLOGIA -CFBio, Autarquia Federal, com personalidade jurídica de direito público,

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES

ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES ANEXO I QUADRO DE VAGAS E LOCALIDADES Referência: Vagas Provimento imediato de vagas e formação de Cadastro de Reserva. Vagas PD Vagas Reservadas para os candidatos Portadores de Deficiência. 1. Diretoria

Leia mais

PROPOSTAS ESTADUAL SISTEMATIZADAS-PES CREA-AC

PROPOSTAS ESTADUAL SISTEMATIZADAS-PES CREA-AC PROPOSTAS ESTADUAL SISTEMATIZADAS-PES CREA-AC 8º CEP-AC Rio Branco-AC, 11 e 12 de Julho de 2012 P R O P O S I Ç Ã O N º PES FP/01/AC Título da Proposição: ACERVO TÉCNICO DE ESTAGIÁRIO ATUALMENTE O PROFISSIONAL

Leia mais

[Nome da empresa] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

[Nome da empresa] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica [Nome da empresa] MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Brasília, 02 de Agosto de 2013 SISUTEC Mais uma opção para os participantes do ENEM Certificação do ensino médio

Leia mais