4 Premissas quanto aos Modelos de Despacho de Geração, Formação do Preço da Energia e Comercialização de Energia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Premissas quanto aos Modelos de Despacho de Geração, Formação do Preço da Energia e Comercialização de Energia"

Transcrição

1 61 4 Premssas quano aos Modelos de Despacho de Geração, Formação do Preço da Energa e Comercalzação de Energa 4.1. Inrodução A remuneração de uma geradora depende do modelo de despacho de geração e formação do preço da energa, e do modelo de comercalzação de energa adoados no país onde é realzado o nvesmeno. Com sso, nese capíulo são apresenadas as premssas adoadas nesa ese com relação a eses modelos. Cabe ressalar que ano o modelo de despacho de geração e formação do preço da energa quano o modelo de comercalzação de energa aqu adoados, são os aualmene em funconameno no Brasl. O modelo de despacho de geração e formação do preço da energa é enfocado no em 4.2. São apresenadas as caraceríscas do modelo de despacho de geração adoado como premssa nesa ese, sua formulação maemáca, e como a parr do despacho é obdo o valor econômco (preço) da energa. No em 4.3 são apresenadas as premssas quano ao modelo de comercalzação de energa, desacando as possíves esraégas de comercalzação que poderam ser adoadas por uma geradora. Nese mesmo em é deduzda a expressão que modela a remuneração líquda da geradora, ulzada nos modelos de omzação de porfólo de conraos de energa proposos nesa ese.

2 Premssas quano ao Modelo de Despacho de Geração e Formação do Preço da Energa Bascamene, exsem duas verenes quano aos modelos de despacho de geração e formação do preço da energa: Loose Pool e Tgh Pool [45]. No modelo Loose Pool, os geradores oferam as quandades de energa e respecvos preços pelos quas esão dsposos a gerá-la. Com base nesas oferas, é monada a curva de ofera de energa do ssema. Por ouro lado, os consumdores fazem proposas de preços para dversos paamares de consumo, a parr das quas é monada a curva de demanda de energa do ssema. A nerseção das curvas de ofera e de demanda do ssema defne o preço da energa e os geradores a serem despachados, que são aqueles cuos preços oferados são menores ou guas ao preço da energa. Enre os países que adoam o Loose Pool, pode-se car Iála [46], Colômba [47] e Inglaerra 1 [48]. Já no modelo Tgh Pool exse uma endade (operador ndependene do ssema) que defne o despacho de geração de forma cenralzada. O obevo é mnmzar o cuso de operação do ssema. O preço da energa é defndo com base no cuso margnal de operação, que reflee o acréscmo no cuso de operação do ssema devdo ao aumeno margnal da demanda. Exemplos de países de adoam o Tgh Pool são o Brasl e Chle [47]. Nese rabalho assume-se que o modelo de despacho de geração e formação do preço da energa é o Tgh Pool. Assume-se ambém que o ssema energéco é de predomnânca hdráulca, o que faz com que o problema de despacho energéco sea basane complexo. Dealhes a respeo do planeameno da operação energéca de um ssema hdroérmco, assm como do processo de formação do preço da energa em um modelo Tgh Pool são apresenados a segur. 1 A Inglaerra passou a adoar o Loose Pool a parr de março de Anes desa daa, era adoado o modelo Tgh Pool.

3 Planeameno da Operação Energéca de Ssemas Hdroérmcos em um Modelo Tgh Pool O obevo do planeameno da operação energéca é defnr uma políca de operação (despacho das undades geradoras) de modo suprr a carga, mnmzando o cuso de operação do ssema [45,49,50]. O cuso de operação de cada undade geradora é função do combusível por ela ulzado para a produção de energa. Usnas érmcas possuem um cuso explíco de operação, dado pelo cuso do combusível ulzado (gás naural, carvão, óleo ec.). Usnas hdrelércas ulzam a água para a produção de energa. A prncípo poder-se-a pensar que o cuso de operação de usnas hdrelércas é nulo, pos não há nenhum desembolso para comprar a água que esá armazenada nos reservaóros. Suponha enão que desea-se defnr o despacho horáro de um ssema fcíco composo por apenas duas usnas, uma érmca e uma hdráulca. A usna érmca pode fornecer no máxmo 10 MWh, a um cuso de operação de 1$/MWh. A usna hdráulca possu em seu reservaóro um volume de água que possbla o fornecmeno de apenas 20 MWh. Se realmene o cuso de operação da usna hdrelérca for nulo, e se for assumdo que a carga a ser suprda é de 20 MWh, o despacho de mínmo cuso resulane sera: Tabela 4.1 Despacho Resulane na Prmera Hora Despacho (MWh) Cuso de Operação ($) Usna Hdráulca 20 0 Usna Térmca 0 0 Défc de Energa 0 0 Noe que a água grás fo ulzada para aender a carga, resulando no menor cuso de operação para o ssema. Enreano, oda a água do reservaóro fo gasa na operação do ssema. Suponha enão que na próxma hora a mesma carga de 20 MWh deva connuar a ser aendda, e que nenhuma chuva ocorreu de modo a repor a água grás do reservaóro. Como não há mas água para o despacho da usna hdráulca, esa carga era que ser aendda aravés da usna érmca. Enreano a érmca só pode

4 64 fornecer 10 MWh, logo pare da carga era que ser corada, havendo défc de energa no ssema. O sumáro da operação do ssema é apresenado na Tabela 4.2, supondo-se cuso de défc de 500 $/MWh. Tabela 4.2 Despacho Resulane na Segunda Hora Despacho (MWh) Cuso de Operação ($) Usna Hdráulca 0 0 Usna Térmca * 1 = 10 Défc * 500 = 5000 A operação do ssema fo fea com cuso zero na prmera hora e cuso 5010 $ na segunda hora, resulando em um cuso oal de operação ao longo das duas horas de 5010 $. Na Tabela 4.3 é apresenada uma esraéga de operação alernava, na qual não sera necessáro corar carga no ssema. Tabela 4.3 Esraéga Alernava de Operação Operação - Hora 1 (MWh) Operação Hora 2 (MWh) Usna Hdráulca Usna Térmca Défc 0 0 O cuso de operação oal ao longo das duas horas da esraéga alernava apresenada na Tabela 4.3 é gual a 20 $ (10 $ na hora 1 e 10 $ na hora 2), bem mas baraa do que a esraéga de operação ncal. Com o exemplo apresenado verfca-se que no planeameno da operação energéca de um ssema hdroérmco exse uma relação enre a decsão omada em

5 65 um eságo 1 e sua conseqüênca fuura. Se no presene for gaso água em excesso e as afluêncas não forem sufcenes para repor a água dos reservaóros, no fuuro o cuso de operação do ssema pode vr a ser alíssmo, pos o aendmeno a carga erá que ser feo aravés do uso de geração érmca, ou porque pode aé ser necessáro corar carga devdo à fala de capacdade de geração no ssema. Por ouro lado, ulzando geração érmca em excesso no presene de modo a economzar a água dos reservaóros e um período de condção hdrológca favorável ver a ocorrer, no fuuro pode ser necessáro verer água dos reservaóros, o que represena um desperdíco de energa. Dz-se enão que o problema de planeameno da operação energéca de um ssema hdroérmco é acoplado no empo. A Fgura 4.1 lusra as conseqüêncas do processo de decsão de operação energéca de um ssema hdroérmco. Fgura 4.1 Conseqüêncas Operavas de um Ssema Hdroérmco Além de acoplado no empo, o problema de planeameno da operação energéca de um ssema hdroérmco é ambém esocásco, á que não exse cereza a respeo das afluêncas fuuras no momeno em que a decsão operava é omada. Na omada de decsão da operação de um ssema hdroérmco deve-se comparar o benefíco medao do uso da água e o benefíco fuuro de seu armazenameno. O benefíco do uso medao da água pode ser represenado aravés 1 No exemplo apresenado o eságo equvale a uma hora, porém podera ser uma semana, um mês ec.

6 66 de uma função chamada Função de Cuso Imedao (FCI), enquano que o benefíco de armazená-la no presene para o seu uso fuuro pode ser represenado aravés de uma Função de Cuso Fuuro (FCF). A palavra fuuro aqu não sgnfca apenas um eságo depos, e sm odos os eságos fuuros aé o fm do horzone de esudo 1. Esas duas funções esão lusradas na Fgura 4.2. O exo x do gráfco represena o volume fnal armazenado nos reservaóros das usnas hdrelércas do ssema, e o exo y represena o valor da FCF ou FCI expresso em undades moneáras. $ Fgura 4.2 Função de Cuso Imedao e Função de Cuso Fuuro Como é de se esperar, a FCI aumena com o volume fnal armazenado nos reservaóros. Iso ocorre porque a decsão de economzar água no presene esá relaconada a um maor gaso com geração érmca no eságo aual para o aendmeno a carga. Por ouro lado, a FCF dmnu com o volume fnal armazenado nos reservaóros, porque a decsão de economzar água no presene esá relaconada a um menor uso de geração érmca no fuuro. O uso ómo da água armazenada nos reservaóros é aquele que mnmza a soma do cuso de geração érmca no presene com o valor esperado do uso de geração 1 O horzone de esudo a ser adoado depende das caraceríscas dos reservaóros do ssema. Por exemplo, no Brasl, que é um país com reservaóros que possuem capacdade de armazenameno pluranual, ulza-se um horzone de 5 anos.

7 67 érmca aé o fm do horzone de esudo. Logo ese é o pono de mínmo da curva formada pela soma da FCI com a FCF, conforme apresenado na Fgura 4.3. Fgura 4.3 Decsão Óma para o Uso da Água Noe que ese pono é aquele onde as dervadas da FCF e da FCI em relação ao volume fnal armazenado nos reservaóros se gualam em módulo. Maemacamene: (FCI + FCF) V FCI FCF = + = 0 V V FCI V FCF = V As dervadas ( FCI/ V) e (- FCF/ V) são conhecdas como valores da água. Logo, ao conráro do exposo anerormene, a água armazenada nos reservaóros não é grás, e sm possu um valor relaconado ao cuso de oporundade de a economzarmos hoe para seu uso no fuuro.

8 Modelagem Maemáca do Problema de Planeameno da Operação Energéca de Ssemas Hdroérmcos De forma smplfcada 1, o problema de planeameno da operação energéca de ssemas hdroérmcos podera ser resolvdo aravés da solução do segune problema de programação lnear [45,49]: Mnmzar G,Def,u,s,V s.a. nh ρ = 1 u E a n T n c G + c = 1 = 1 = 1 + G + Def = D def Def = 1,...,T (4.1) (a) V V u s,mn G + 1,mn,mn,mn = V V u s G u u s V G s,max,max + a,max,max + m m U( ) m (u + s ) = 1,..., nh ; = 1,...,T = 1,...,nh ; = 1,...,T = 1,...,nh ; = 1,...,T = 1,..., nh ; = 1,...,T = 1,...,n ; = 1,...,T (b) (c) (d) (e) (f) onde: E a [.] operador valor esperado (as ncerezas esão nas afluêncas aos reservaóros) 1 Realmene a represenação é basane smplfcada, pos váras caraceríscas do problema não foram modeladas, enre elas: - a produção de energa de uma hdrelérca é uma função não lnear do volume armazenado em seu reservaóro; - o cuso de operação de uma ermelérca é uma função não lnear do seu nível de geração; - a dnâmca das ermelércas, que após parrem devem connuar em operação por um cero número de horas, e quando deslgadas devem permanecer paradas por um cero período (resrções mposas pelos processos de resframeno e aquecmeno das undades ermelércas). Esas caraceríscas fazem com que o problema sea do po nero-mso e não lnear. Além dsso, na formulação apresenada a esocascdade esá somene nas afluêncas, porém ambém exsem ncerezas quano à carga a ser aendda, cronograma de enrada em operação de novas undades geradoras, dsponbldade das usnas ec.

9 69 T horzone do planeameno da operação energéca n números de usnas ermelércas no ssema nh número de usnas hdrelércas no ssema c - cuso de operação da -ésma usna ermelérca do ssema G - despacho da -ésma usna ermelérca do ssema no eságo cdef - cuso de défc do ssema Def - défc de energa no eságo ρ - coefcene de produção (MWh/hm 3 ) da -ésma usna hdrelérca do ssema u - volume urbnado pela -ésma usna hdrelérca do ssema no eságo D - carga a ser suprda no eságo V - volume armazenado no reservaóro da -ésma usna hdrelérca no níco do eságo 1 V + - volume armazenado no reservaóro da -ésma usna hdrelérca no fnal do eságo (níco do eságo +1) s - volume verdo pela -ésma usna hdrelérca do ssema no eságo a - afluênca laeral que chega a -ésma usna hdrelérca do ssema no eságo U() - conuno de usnas hdrelércas a monane da -ésma usna hdrelérca do ssema,mn V - lme mínmo de armazenameno do reservaóro da -ésma usna hdrelérca do ssema no eságo,max V - lme máxmo de armazenameno do reservaóro da -ésma usna hdrelérca do ssema no eságo,mn u - lme mínmo para o volume urbnado pela -ésma usna hdrelérca do ssema no eságo

10 70,max u - lme máxmo para o volume urbnado pela -ésma usna hdrelérca do ssema no eságo,mn s - lme mínmo para o volume verdo pela -ésma usna hdrelérca do ssema no eságo,max s - lme máxmo para o volume verdo pela -ésma usna hdrelérca do ssema no eságo,mn G - despacho mínmo da -ésma usna ermelérca do ssema no eságo,max G - despacho máxmo da -ésma usna ermelérca do ssema no eságo A função obevo do problema (4.1) represena a mnmzação do valor esperado do cuso de operação do ssema ao longo de odo o horzone de planeameno da operação energéca. A ncereza do problema esá relaconada às afluêncas fuuras aos reservaóros, que não são conhecdas anecpadamene. A resrção (a) represena a equação de aendmeno à carga do ssema, e deve ser represenada para odo horzone de planeameno da operação. A resrção (b) represena a equação de balanço hídrco de cada uma das usnas hdrelércas do ssema. Ela ndca que o volume fnal no reservaóro de uma dada usna hdrelérca em um eságo é gual ao volume ncal nese mesmo eságo, menos o volume urbnado e verdo pela usna no eságo, mas a afluênca laeral que chega ao reservaóro da usna no eságo, mas o volume que chega ao reservaóro da usna devdo à decsão de vermeno ou urbnameno das usnas hdrelércas a monane. Esa resrção deve ser represenada para odas as usnas hdrelércas do ssema e odo o horzone de planeameno da operação. As resrções (c), (d) e (e) represenam os lmes mínmo e máxmo de armazenameno nos reservaóros das usnas hdrelércas, e volumes mínmo e máxmo de urbnameno e de vermeno desas usnas. Esas resrções ambém devem ser represenadas para odas as usnas hdrelércas do ssema e odo o horzone de esudo. Fnalmene a resrção (f) represena os lmes mínmo e máxmo de geração das usnas ermelércas do ssema, e deve ser represenada para odas as ermelércas e odo o horzone de esudo.

11 71 O longo horzone de planeameno da operação e a esocascdade das afluêncas fazem com que o problema de planeameno da operação energéca de um ssema hdroérmco sea de grande pore e de dfícl solução. Para faclar a solução do problema, geralmene ese é subdvddo em eapas (longo prazo, médo prazo e curo prazo). Na análse de longo prazo, a maor ênfase esá na represenação da esocascdade das afluêncas. Para al são represenados um grande número de cenáros de afluêncas fuuras aos reservaóros. Além dsso, muas vezes agrupa-se um deermnado conuno de usnas hdrelércas em reservaóros equvalenes. Na análse de médo prazo as usnas hdrelércas são represenadas ndvdualmene, porém o número de cenáros de afluêncas fuuras aos reservaóros é bem menor que aquele ulzado na análse de longo prazo. Na análse de curo prazo a ênfase esá na represenação dealhada do parque gerador. Desa forma a análse consdera em sua formulação a dnâmca das undades ermelércas, bem como uma represenação dealhada das funções de produção das undades hdrelércas. Enreano, as afluêncas aos reservaóros do ssema são assumdas conhecdas, á que no curo prazo esas podem ser prevsas com precsão razoável. Deve-se ressalar que os resulados obdos na análse de longo prazo são ulzados como dados de enrada para a análse de médo prazo. Da mesma forma, os resulados de médo prazo são dados de enrada para a análse de curo prazo. Esas nformações são passadas de uma eapa para a oura aravés da Função de Cuso Fuuro, que raduz para o modelo da eapa segune o mpaco da ulzação da água armazenada nos reservaóros Modelos Compuaconas Ulzados no Planeameno da Operação Energéca de Longo, Médo e Curo Prazos no Brasl Conforme á menconado, o modelo de despacho de geração adoado nesa ese é o aualmene vgene no Brasl. O obevo desa seção é fazer uma breve descrção dos modelos compuaconas ulzados pelo Operador Naconal do Ssema Elérco (o operador ndependene do Brasl) para o planeameno da operação energéca de longo, médo e curo prazo. Eses modelos compuaconas são o NEWAVE [51,52], o DECOMP [51,53] e o DESSEM [51,54,55], odos desenvolvdos pelo Cenro de Pesqusas de Energa Elérca CEPEL.

12 72 O modelo NEWAVE é o prmero da cadea, e fo desenvolvdo para o planeameno da operação energéca de longo prazo. Ele defne para cada mês do horzone de planeameno da operação, que é de 5 anos, a alocação óma dos recursos hídrcos e érmcos de forma a mnmzar o valor esperado do cuso de operação ao longo de odo o horzone do planeameno. O parque hdroelérco é represenado de forma agregada, agrupando-se as usnas hdrelércas em quaro reservaóros equvalenes (N, NE, S e SE/CO). O modelo NEWAVE smula um grande número de séres hdrológcas (afluêncas aos reservaóros) em paralelo, calculando assm, índces probablíscos de desempenho do ssema para cada mês da smulação. Denre os resulados obdos nos esudos desa eapa esão os oas mensas de geração érmca e hdráulca. O modelo DECOMP é o próxmo da cadea, e fo desenvolvdo para aplcação no horzone de médo prazo. Seu obevo é deermnar as meas de geração de cada usna de um ssema hdroérmco, sueo a afluêncas esocáscas, de forma a mnmzar o valor esperado do cuso de operação ao longo do período de planeameno de um ano, com dscrezação semanal para o prmero mês e mensal para os demas meses 1. A ncereza acerca das afluêncas aos dversos aproveamenos do ssema é represenada aravés de cenáros hdrológcos. Os cenáros hdrológcos podem ser represenados aravés de uma árvore de afluêncas com probabldades de ocorrênca assocadas a cada ramo. O modelo DESSEM é ulzado no planeameno de operação energéca de curo prazo. Ese modelo rabalha com horzone de uma a duas semanas, sendo os dos prmeros das dscrezados de 30 mnuos em 30 mnuos, e os demas das com dscrezação horára. A fm de que o despacho fornecdo pelo DESSEM esea basane próxmo do despacho que efevamene será colocado em práca, o modelo consdera em sua formulação a dnâmca das undades ermelércas, bem como uma represenação dealhada das funções de produção das undades hdrelércas. 1 Na práca, o ONS em rodado o DECOMP com horzone de apenas dos meses, sendo o prmero mês deermnísco, e o segundo mês esocásco.

13 73 Deve-se desacar que exse um acoplameno enre o NEWAVE e o DECOMP, e enre o DECOMP e o DESSEM. Ese acoplameno é feo aravés da Função de Cuso Fuuro, que raduz para o modelo da eapa segune (de mas curo prazo), o mpaco da ulzação da água armazenada nos reservaóros Processo de Formação do Preço da Energa no Modelo Tgh Pool do Brasl O valor econômco da energa no modelo Tgh Pool do Brasl é calculado com base no cuso margnal de operação, que reflee o acréscmo no valor esperado do cuso de operação do ssema ao longo de odo o horzone de planeameno da operação devdo a um aumeno margnal na demanda do ssema [45,56]. Como será mosrado a segur, maemacamene o cuso margnal de operação é dado pela varável dual assocada à resrção de aendmeno à carga do ssema no problema de planeameno da operação energéca. Consdere o problema genérco de programação lnear a segur: Mnmzar c x T x s.a. A x = b (4.2) x 0 Da eora de programação lnear [57], sabe-se que exse um problema dual assocado ao problema (4.2). A formulação dese problema dual é dada por: Maxmzar π b π (4.3) s.a. A T T π c onde π é o veor de varáves duas assocadas à resrção Ax = b de (4.2). Uma propredade mporane de problemas de programação lnear é que se a solução óma de (4.2) e * π é a solução óma de (4.3), enão: * x é

14 74 π T * b = c T x * Desa forma pode-se ver que: T (c x b * ) = π * Cada componene do veor * π é uma medda da varação do valor ómo de (4.2) em relação a uma varação nfnesmal do lado dreo da resrção assocada. Enão, reescrevendo o problema de planeameno da operação energéca de um ssema hdroérmco, porém agora represenando explcamene a ncereza acerca das afluêncas aravés de cenáros hdrológcos (modeladas aravés de S séres snécas), em-se 1 : T n z =,s Mnmzar Ea c G + cdef G,Def,u,s,V = 1 = 1 s.a. nh,s n,s,s ρ u + G + Def = D = 1 = 1,s Def = 1,...,T ; s = 1,...,S (4.4) + 1,s V,mn V,mn u,mn s,mn G,s,s,s = V u s,s V,s u,s s,s G,max V,max u,max s,max G,s + a,s,s + (u m + sm ) = 1,..., nh ; = 1,...,T ; s = 1,...,S m U() = 1,..., nh ; = 1,...,T ; s = 1,...,S = 1,..., nh ; = 1,...,T ; s = 1,...,S = 1,..., nh ; = 1,...,T ; s = 1,...,S = 1,..., n ; = 1,...,T ; s = 1,...,S 1 Noe que em relação ao problema (4.1), no problema (4.4) fo adconado o índce s, assocado ao cenáro hdrológco, às varáves do problema. Por exemplo, a varável, s G se refere ao despacho da - ésma usna ermelérca do ssema no eságo, assocado ao s-ésmo cenáro hdrológco.

15 75 Exse uma varável dual assocada a cada resrção do problema acma, obdas auomacamene quando da solução do problema. Sea enão as varáves duas =1, T, s=1,,s, assocadas às resrções de aendmeno a carga. Cada uma desas varáves mede a sensbldade do valor esperado do cuso de operação do ssema ao longo de odo o horzone de planeameno da operação em relação à varação nfnesmal da demanda do eságo, no cenáro hdrológco s, ou sea: s π, z * D s = π s * A varável s π represena o cuso margnal de operação do eságo assocado ao cenáro hdrológco s. Noe que com a solução do problema são fornecdos os cusos margnas de operação assocados a odos os eságos de empo e cenáros hdrológcos. Cada um deses s π são apenas esmavas ponuas, pos não pode-se prever a pror quas serão os fuuros cusos margnas de operação. Enreano, após a operação ser verfcada, pode-se resolver o problema (4.4) ulzando a afluênca verfcada do prmero eságo. Com sso em-se apenas um cenáro de afluênca no prmero eságo. A varável s π assocada à resrção de aendmeno a demanda assocada ao únco cenáro do prmero eságo represena o cuso margnal de operação do eságo em quesão. É com base nese cuso margnal de operação que é defndo o valor econômco da energa, que recebe a denomnação de preço da energa no mercado a vsa.

16 Premssas quano ao Modelo de Comercalzação de Energa Com relação ao modelo de comercalzação de energa 1, assume-se a exsênca de um mercado a vsa onde é realzada mensalmene a lqudação fnancera dos volumes de energa gerados e consumdos. O valor da energa nese mercado a vsa é dado pelo preço da energa no mercado a vsa, defndo com base no cuso margnal de operação do ssema. Além da exsênca do mercado a vsa, assume-se ambém que a energa pode ser comercalzada aravés de conraos blaeras, negocados dreamene enre geradoras e dsrbudoras ou grandes consumdores de energa. Com sso, uma geradora pode opar por comercalzar energa apenas no mercado a vsa, ou aravés de conraos blaeras. Cabe ressalar que mesmo que a geradora ope por comercalzar energa aravés de conraos blaeras, ela esará suea ambém à comercalzação no mercado a vsa, como será vso adane. A segur são feas algumas consderações com relação às esraégas de comercalzação acma, com o obevo de se deduzr uma expressão para represenar a remuneração líquda de uma geradora, a ser ulzada nas abordagens para omzação de porfólo de conraos de energa proposas nese rabalho Comercalzação de Energa Exclusvamene no Mercado a Vsa Quando uma geradora opa por comercalzar energa exclusvamene no mercado a vsa, oda a energa gerada é vendda pelo preço da energa no mercado a vsa. Logo a recea da geradora no nsane de empo é dada pelo volume de energa gerada mulplcado pelo preço da energa no mercado a vsa. Como para produzr energa, a geradora em um gaso que é função de seu cuso de operação, sua remuneração líquda no nsane de empo sera: 1 O modelo de comercalzação aqu adoado como premssa esá de acordo com as drerzes do processo de reesruuração do seor elérco braslero ncado em meados da década de 90. Além dsso, as Les e de 15 de março de 2004 ndcam que al modelo de comercalzação ambém esá de acordo com o Ambene de Conraação Lvre do novo processo de reesruuração ncado em 2003.

17 77 R = ( π cop) G (4.5) onde: π - preço da energa no mercado a vsa no nsane de empo cop - cuso de operação da usna G - despacho de geração no nsane de empo Verfca-se que sempre que a geradora não é despachada ( G = 0 ), sua remuneração líquda é nula. Verfca-se ambém que mesmo quando ela é despachada ( G > 0 ), exse uma ncereza muo grande com relação a sua remuneração líquda 1, pos esa depende do preço da energa no mercado a vsa, que vara connuamene em função da demanda, volume armazenado nos reservaóros, afluêncas aos reservaóros ec. Cabe ressalar que ssemas com geração de predomnânca hdráulca com grandes reservaóros, como o assumdo como premssa nesa ese, são proeados para assegurar o fornecmeno de energa em condções hdrológcas adversas, que não ocorrem com freqüênca. Com sso, na maora do empo há energa armazenada em excesso (água armazenada nos reservaóros), resulando em preços da energa no mercado a vsa muo baxos. Por ouro lado, quando um período de seca ocorre, os preços da energa no mercado a vsa se ornam basane elevados, podendo alcançar o cuso de raconameno do ssema. Como os períodos de baxos preços da energa no mercado a vsa ocorrem com freqüênca, podendo se esender por anos, a remuneração de uma geradora pura e exclusvamene com a venda de energa no 1 Embora haa ncereza com relação à remuneração líquda, a prncípo esa nunca é negava. O preço da energa no mercado a vsa reflee o cuso da energa produzda pela undade geradora mas cara despachada, enão, uma condção para que um gerador enha sdo despachado é que o preço da energa no mercado a vsa sea maor ou gual a seu cuso de operação, o que faz com que a remuneração líquda sea sempre posva. Tal conclusão não é verdadera se exsr algum grau de nflexbldade de geração.

18 78 mercado a vsa sera uma esraéga muo arrscada, pos provavelmene o capal nvesdo não sera recuperado [56] Comercalzação de Energa Va Conraos Blaeras (e Conseqüenemene ambém no Mercado a Vsa) Uma forma de reduzr a ncereza com relação à remuneração da geradora é aravés da comercalzação de energa aravés de conraos blaeras. Um conrao blaeral de comercalzação de energa pode ser caracerzado como um acordo frmado dreamene enre uma geradora e uma dsrbudora ou grande consumdor de energa, no qual a geradora se compromee a enregar um cero volume de energa durane um cero período, por um deermnado preço [58,59]. O volume de energa, período no qual a energa deve ser enregue e o preço da energa são especfcados no momeno em que o conrao é frmado. Com sso, durane oda a vgênca de um conrao blaeral, a energa é comercalzada a um preço fxo preesabelecdo enre as pares envolvdas, o que garane um fluxo deermnísco de recea para a geradora. Vale ressalar que uma geradora esará sempre suea a comercalzação no mercado a vsa, pos ese mercado funcona como um mercado de dferenças, onde são negocadas as dferenças dos volumes conraados e gerados ou consumdos. Por exemplo, se uma geradora possu um conrao blaeral no qual se compromee a enregar 1000 MWh, e seus geradores não são despachados pelo operador ndependene do ssema, esa é obrgada a adqurr os 1000 MWh no mercado a vsa, de modo a poder honrar o conrao blaeral. Por ouro lado, se ela é despachada em 1500 MWh, os 500 MWh adconas são venddos no mercado a vsa 1. Sea enão G o despacho do gerador no nsane de empo, π o preço da energa no mercado a vsa no nsane de empo, x o volume de energa que deve ser enregue no nsane de empo esabelecdo no conrao blaeral, p o preço da 1 Logo, a comercalzação de energa va conraos blaeras dmnu a ncereza com relação à remuneração da geradora, pos garane um fluxo deermnísco de recea. Enreano, não elmna oalmene a ncereza, á que a geradora esará sempre suea a comercalzação no mercado a vsa.

19 79 energa defndo no conrao e cop o cuso de operação da usna. As receas e despesas da geradora com a comercalzação de energa são: Recea com a venda de energa va conrao blaeral: p x Recea (ou despesa) no mercado a vsa devdo à dferença: π G x) ( Despesa com a produção de energa: cop G Logo, a remuneração líquda da geradora no nsane de empo é dada por: R = p x + π (G x) copg (4.6) Rearranando os ermos, a expressão acma pode ser rescra como: R = (p π ) x + ( π cop) G (4.7) A expressão (4.7) é válda se o gerador e a carga que frmaram o conrao blaeral esão localzados no mesmo submercado 1. Caso so não sea verdade, a 1 Submercados são regões enre as quas se localzam as prncpas resrções de ransmssão do ssema, e denro das quas as resrções de ransmssão podem ser gnoradas na eapa de planeameno da operação de longo e médo prazo. Com sso, os modelos de planeameno da operação de longo e médo prazo rabalham com represenação agrupada das barras localzadas em um mesmo submercado (represenação por barra únca). Exse enão uma resrção de aendmeno a carga para cada submercado, que além das varáves apresenadas na seção , nclu ambém varáves que represenam o nercâmbo enre os submercados, o que pode resular em preços da energa no mercado a vsa dferencados para cada submercado.

20 80 varável π que aparece na parcela ( p π ) x se refere ao preço da energa no mercado a vsa do submercado onde a carga esá localzada. Já a varável parcela π da ( π cop) G se refere ao preço da energa no mercado a vsa do submercado no qual a usna se localza. Conforme será vso no capíulo 5, a expressão ulzada para represenar a remuneração líquda da geradora nas abordagens para omzação de porfólo de conraos de energa proposas nesa ese, será uma generalzação de (4.7) para o caso onde exsem város conraos blaeras váldos no nsane de empo Conclusões Nese capíulo foram apresenadas as premssas relaconadas ao modelo de despacho de geração, de formação do preço da energa e de comercalzação de energa adoados nesa ese. As prncpas conclusões do capíulo são: Enquano que as usnas érmcas possuem um cuso explíco de operação, dado pelo cuso do combusível ulzado, as usnas hdrelércas possuem um cuso mplíco de operação, dado pelo cuso de oporundade de se economzar a água dos reservaóros no presene para seu uso fuuro. Com sso, na omada de decsão da operação de um ssema hdroérmco deve-se comparar o benefíco medao do uso da água e o benefíco fuuro de seu armazenameno. Devdo ao não conhecmeno das afluêncas fuuras aos reservaóros, o problema de planeameno da operação energéca de um ssema hdroérmco se caracerza como um problema de programação esocásca. O longo horzone de planeameno da operação e a esocascdade das afluêncas fazem com que o problema de planeameno da operação energéca de um ssema hdroérmco sea de grande pore e de dfícl solução, sendo necessáro sua subdvsão em eapas (longo prazo, médo prazo e curo prazo).

21 81 O valor econômco da energa no modelo Tgh Pool do Brasl, que é o adoado como premssa nesa ese, é calculado com base no cuso margnal de operação, e reflee o acréscmo no valor esperado do cuso de operação do ssema ao longo de odo o horzone de planeameno da operação devdo a um aumeno margnal na demanda do ssema. O cuso margnal de operação é dado pela varável dual assocada à resrção de aendmeno a demanda. Quano ao modelo de comercalzação de energa adoado como premssa nesa ese, a energa gerada pode ser comercalzada no mercado a vsa e aravés de conraos blaeras. Caso a geradora ope por comercalzar a energa gerada exclusvamene no mercado a vsa, sua remuneração líquda é nula caso ela não sea despachada. Mesmo quando ela é despachada, sua remuneração líquda é muo ncera, pos depende do preço da energa no mercado a vsa, que vara connuamene em função da demanda, volume armazenado nos reservaóros, afluêncas aos reservaóros ec. A ncereza com relação à remuneração da geradora pode ser reduzda aravés da comercalzação de energa aravés de conraos blaeras, pos eses garanem um fluxo deermnísco de recea para a geradora.

CAPÍTULO 2 PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO SPOT EM UM MERCADO COMPETITIVO DE ENERGIA ELÉTRICA

CAPÍTULO 2 PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO SPOT EM UM MERCADO COMPETITIVO DE ENERGIA ELÉTRICA CAPÍTULO 2 PLANEJAMEO DA OPERAÇÃO E FORMAÇÃO DO PREÇO SPOT EM UM MERCADO COMPETITIO DE ENERIA ELÉTRICA 2. IRODUÇÃO Ese capíulo apresena um resumo dos prncpas conceos relaconados ao planeameno da operação

Leia mais

Inserção de Variáveis Ambientais no Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos

Inserção de Variáveis Ambientais no Planejamento da Operação de Sistemas Hidrotérmicos Inserção de Varáves Ambenas no Planejameno da Operação de Ssemas Hdroérmcos VALLE, Ana Cláuda Marques, Escola de Engenhara Elérca e de Compuação, UFG, douoranda em Cencas Ambenas, PRPPG, UFG AGUIAR, Mara

Leia mais

3 Planejamento da Operação Energética no Brasil

3 Planejamento da Operação Energética no Brasil 3 Planeameno da Operação Energéca no Brasl 3.1 Aspecos Geras O ssema elérco braslero é composo por dos dferenes pos de ssemas: os ssemas solados, os quas predomnam na regão Nore do Brasl e represenam cerca

Leia mais

3. Modelos de Otimização no Contexto do Planejamento do Despacho Hidrotérmico

3. Modelos de Otimização no Contexto do Planejamento do Despacho Hidrotérmico . Modelos de Omzação no Coneo do Planeameno do Despacho Hdroérmco Embora o foco desa Tese esea no desenvolvmeno de um modelo probablísco alernavo para a geração de árvores de cenáros ulzadas em modelos

Leia mais

UMA ABORDAGEM PARA OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO DE CONTRATOS DE ENERGIA NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

UMA ABORDAGEM PARA OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIO DE CONTRATOS DE ENERGIA NO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GAE-15 19 a 24 Ouubro de 2003 Uberlânda - Mnas Geras GRUPO VI GRUPO DE ESTUDO DE ASPECTOS EMPRESARIAIS - GAE UMA ABORDAGEM PARA OTIMIZAÇÃO

Leia mais

5 Avaliação do Título Conversível pelo Método de Diferenças Finitas Implícito (DFI)

5 Avaliação do Título Conversível pelo Método de Diferenças Finitas Implícito (DFI) 5 Avalação do Tíulo Conversível pelo Méodo de Dferenças Fnas Implíco (DFI) 5. Meodologa - Premssas Ese modelo desenvolvdo para apreçameno do LYON faz uso da eora de opções desenvolvda por Black and Scholes

Leia mais

RIO DE JANEIRO RJ - BRASIL

RIO DE JANEIRO RJ - BRASIL PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA ARETHA DE SOUZA VIDAL CAMPOS PROJETO SUBMETIDO AO CORPO DOCENTE DO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DA ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO

Leia mais

CEPEL. Manual de Referência do Modelo DESSEM. Versão 8.2a (GTRD)

CEPEL. Manual de Referência do Modelo DESSEM. Versão 8.2a (GTRD) CEPEL Manual de Referênca do Modelo DESSEM Versão 8.2a GRD Julho de 2003 CEPEL Modelo DESSEM APRESENAÇÃO Ese relaóro em o obevo de servr como referênca para o conhecmeno da esraéga de solução e funconaldades

Leia mais

CONSIDERAÇÃO DAS PERDAS NA REDE ELÉTRICA NO MODELO DESSEM-PAT METODOLOGIA E ANÁLISE DE DESEMPENHO

CONSIDERAÇÃO DAS PERDAS NA REDE ELÉTRICA NO MODELO DESSEM-PAT METODOLOGIA E ANÁLISE DE DESEMPENHO CEPEL Cenro de Pesqusas de Energa Elérca Projeo DESSEM Relaóro Técnco: CONSIDERAÇÃO DAS PERDAS NA REDE ELÉTRICA NO MODELO DESSEM-PAT METODOLOGIA E ANÁLISE DE DESEMPENHO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. O

Leia mais

Neo-fisherianos e teoria fiscal do nível de preços

Neo-fisherianos e teoria fiscal do nível de preços Anono Lcha 4/março/07 Neo-fsheranos e eora fscal do nível de preços O objevo desas noas é desacar os prncpas elemenos da abordagem neofsherana e da eora fscal do nível de preços. Desacamos 4 pequenos modelos

Leia mais

2. FUNDAMENTOS DE CORRENTE ALTERNADA

2. FUNDAMENTOS DE CORRENTE ALTERNADA Fundamenos de CA 14. FUNDAENTOS DE CORRENTE ALTERNADA Aé o momeno nos preocupamos somene com ensões e correnes conínuas, ou seja, aquelas que possuem módulo e sendo consanes no empo, conforme exemplos

Leia mais

CAPÍTULO 4. Vamos partir da formulação diferencial da lei de Newton

CAPÍTULO 4. Vamos partir da formulação diferencial da lei de Newton 9 CPÍTUL 4 DINÂMIC D PRTÍCUL: IMPULS E QUNTIDDE DE MVIMENT Nese capíulo será analsada a le de Newon na forma de negral no domíno do empo, aplcada ao momeno de parículas. Defne-se o conceo de mpulso e quandade

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GOP

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GOP XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão.0 XXX.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recfe - PE GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS GOP MODELO ECONÔMICO

Leia mais

5 Sistemas Lineares com Coecientes Periódicos

5 Sistemas Lineares com Coecientes Periódicos 5 Ssemas Lneares com Coecenes Peródcos Ese capíulo raa de forma suscna do esudo da esabldade de soluções peródcas de ssemas dnâmcos não-lneares. Segundo Rand [83], a eora de Floque é a eora mas geral que

Leia mais

UMA ESTRATIÉGIA DE DECOMPOSIÇÃO POR RELAXAÇÃO LAGRANGEANA PARA A OTIMIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DLÁRU DA OPERAÇÃO DE

UMA ESTRATIÉGIA DE DECOMPOSIÇÃO POR RELAXAÇÃO LAGRANGEANA PARA A OTIMIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DLÁRU DA OPERAÇÃO DE UMA ESTRATIÉGIA DE DECOMPOSIÇÃO POR RELAXAÇÃO LAGRANGEANA PARA A OTIMIZAÇÃO DA PROGRAMAÇÃO DLÁRU DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS HIDROTÉRFVIICOS COM MODELAGEM DETALHADA DA REDE ELÉTRICA - APLICAÇÃO AO SISTEMA

Leia mais

MELP-MODELO DE PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DE LONGO PRAZO DO SISTEMA DE GERAÇÃO E TRONCOS DE INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS

MELP-MODELO DE PLANEJAMENTO DA EXPANSÃO DE LONGO PRAZO DO SISTEMA DE GERAÇÃO E TRONCOS DE INTERLIGAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS MELP-MODELO DE PLANEJAMENO DA EXPANSÃO DE LONGO PRAZO DO SISEMA DE GERAÇÃO E RONCOS DE INERLIGAÇÃO DE SISEMAS ELÉRICOS Mara Luza V. Lsboa CEPEL-Av. Um s/n o Cdade Unversára- CEP 21941-59 Ro de Janero/RJ

Leia mais

Erlon Cristian Finardi UFSC

Erlon Cristian Finardi UFSC GOP/015 1 a 6 de Ouubro de 001 Campnas - São Paulo - Brasl GRUPO IX GRUPO DE ESTUDOS DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS COMISSIONAMENTO DE UNIDADES HIDRÁULICAS NO PROBLEMA DA PROGRAMAÇÃO ENERGÉTICA ξ Edson

Leia mais

PCA e IMPCA. Capítulo. 5.1 Considerações Iniciais

PCA e IMPCA. Capítulo. 5.1 Considerações Iniciais Capíulo 5 PCA e IMPCA 5. Consderações Incas A análse de componenes prncpas (PCA) [URK, M. A. & PENLAND, A. P. (99)] é uma ransformação lnear orogonal de um espaço q-dmensonal para um espaço n-dmensonal,

Leia mais

5 Avaliação da Eficiência Computacional

5 Avaliação da Eficiência Computacional 5 Avalação da fcênca Compuaconal 5.1 Inrodução É desejado ncorporar o cálculo dos índces de adequação de ações de conrole de ensão ao programa SAN. O programa SAN esá sendo mplemenado com a esruura aual

Leia mais

PROF. DR. JACQUES FACON LIMIARIZAÇÃO POR ENTROPIA DE WULU

PROF. DR. JACQUES FACON LIMIARIZAÇÃO POR ENTROPIA DE WULU 1 PUCPR- Ponfíca Unversdade Caólca Do Paraná PPGIA- Programa de Pós-Graduação Em Informáca Aplcada PROF. DR. JACQUES FACON IMIARIZAÇÃO POR ENTROPIA DE WUU Resumo: Uma nova écnca de marzação baseada em

Leia mais

Módulo 2: Métodos Numéricos. (problemas de valores iniciais e problemas de condições-fronteira)

Módulo 2: Métodos Numéricos. (problemas de valores iniciais e problemas de condições-fronteira) Módulo : Méodos Numércos Equações dferencas ordnáras problemas de valores ncas e problemas de condções-fronera Modelação Compuaconal de Maeras -5. Equações dferencas ordnáras - Inrodução Uma equação algébrca

Leia mais

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização

4.1 Modelagem dos Resultados Considerando Sazonalização 30 4 METODOLOGIA 4.1 Modelagem dos Resultados Consderando Sazonalzação A sazonalzação da quantdade de energa assegurada versus a quantdade contratada unforme, em contratos de fornecmento de energa elétrca,

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 3. Lagrangeano Princípio da Mínima Ação Exemplos

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 3. Lagrangeano Princípio da Mínima Ação Exemplos MECÂNICA CÁSSICA AUA N o 3 agrangeano Prncípo da Mínma Ação Exemplos Todas as les da Físca êm uma esruura em comum: as les de uma parícula em movmeno sob a ação da gravdade, o movmeno dado pela equação

Leia mais

Planejamento da operação energética. baseado em curvas guias de armazenamento

Planejamento da operação energética. baseado em curvas guias de armazenamento Planejameno da operação energéca baseado em curvas guas de armazenameno Revsa Braslera de Energa Vol. 12 N o 2 Planejameno da operação energéca baseado em curvas guas de armazenameno RESUMO Mônca de S.

Leia mais

Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Problema de valor inicial (PVI)

Solução numérica de equações diferenciais ordinárias. Problema de valor inicial (PVI) Solução numérca de equações derencas ordnáras Problema de valor ncal PVI 4 5 Inrodução 4 5 Uma equação derencal ordnára é denda como uma equação que envolve uma unção ncógna e algumas das suas dervadas

Leia mais

Conceitos Básicos de Circuitos Elétricos

Conceitos Básicos de Circuitos Elétricos onceos Báscos de rcuos lércos. nrodução Nesa aposla são apresenados os conceos e defnções fundamenas ulzados na análse de crcuos elércos. O correo enendmeno e nerpreação deses conceos é essencal para o

Leia mais

COMPARAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS APLICADAS AO CONTROLE DE CHEIAS

COMPARAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS APLICADAS AO CONTROLE DE CHEIAS COMPARAÇÃO DE DIFERENTES METODOLOGIAS APLICADAS AO CONTROLE DE CHEIAS Marco Aurélo de Almeda Casro Adrano Alber de França Mendes Carnero Marnho Gomes de Andrade Deparameno de Engenhara Elérca Escola de

Leia mais

Departamento de Informática. Modelagem Analítica. Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação. Disciplina:

Departamento de Informática. Modelagem Analítica. Modelagem Analítica do Desempenho de Sistemas de Computação. Disciplina: Deparameno de Informáca Dscplna: Modelagem Analíca do Desempenho de Ssemas de Compuação Fluxos de Enrada Fluxos de Saída Le de Lle Faor de Ulzação rof. Sérgo Colcher colcher@nf.puc-ro.br rocesso de Chegada

Leia mais

CAPÍTULO 1 REPRESENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS. Sistema monovariável SISO = Single Input Single Output. s 1 s 2. ... s n

CAPÍTULO 1 REPRESENTAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE SISTEMAS. Sistema monovariável SISO = Single Input Single Output. s 1 s 2. ... s n 1 CAPÍTULO 1 REPREENTAÇÃO E CLAIFICAÇÃO DE ITEMA 1.1. Represenação de ssemas 1.1.1. semas com uma enrada e uma saída (IO) e sema monovarável IO = ngle Inpu ngle Oupu s e = enrada s = saída = ssema 1.1..

Leia mais

Tratamento de Dados 2º Semestre 2005/2006 Tópicos de Resolução do Trabalho 2 = 12

Tratamento de Dados 2º Semestre 2005/2006 Tópicos de Resolução do Trabalho 2 = 12 Traaeno de Dados º Seesre 5/6 Tópcos de Resolução do Trabalho Quesão a Para agrupar os dados e classes ora consderados os valores das rendas aé 5. ua vez que a parr dese valor os dados se enconra basane

Leia mais

Projeções de inflação

Projeções de inflação Projeções de nflação A experênca do Banco Cenral do Brasl Leonardo Po Perez Banco Cenral do Brasl Depep III Fórum Baano de Economa Aplcada Agoso de 23 Sumáro ) Inrodução Regme de Meas para Inflação no

Leia mais

Física I. 2º Semestre de Instituto de Física- Universidade de São Paulo. Aula 5 Trabalho e energia. Professor: Valdir Guimarães

Física I. 2º Semestre de Instituto de Física- Universidade de São Paulo. Aula 5 Trabalho e energia. Professor: Valdir Guimarães Físca I º Semesre de 03 Insuo de Físca- Unversdade de São Paulo Aula 5 Trabalho e energa Proessor: Valdr Gumarães E-mal: valdrg@.usp.br Fone: 309.704 Trabalho realzado por uma orça consane Derenemene

Leia mais

Método Primal Dual Barreira Logarítmica Para Resolução de um Modelo de Leilão Multiperíodo de Sistemas Hidrotérmicos

Método Primal Dual Barreira Logarítmica Para Resolução de um Modelo de Leilão Multiperíodo de Sistemas Hidrotérmicos Méodo Prmal Dual Barrera Logarímca Para Resolução de um Modelo de Lelão Mulperíodo de Ssemas Hdroérmcos Julo Cesar Breda Edméa Cássa Bapsa Anono Robero Balbo Leonardo Nepomuceno Depo de Engenhara Elérca

Leia mais

Análise de Projectos ESAPL / IPVC

Análise de Projectos ESAPL / IPVC Análse de Proecos ESAPL / IPV Tempo, apal, Juro e Taxa de Juro Juros Smples e Juros omposos apalzação e Facor de apalzação Descono e Facor de Acualzação As aplcações do rendmeno onsumo Não Geram Rendmenos

Leia mais

. Para cada conexão i é atribuído um peso φ

. Para cada conexão i é atribuído um peso φ Escalonador WF 2 Q O escalonador WF 2 Q [3] é uma aproxmação baseada em pacoes do GP, que em por obevo emular ese escalonador fluído o mas próxmo possível De acordo com Groux e Gan [1], o escalonador WF

Leia mais

2.1. Modelos Baseados em Premissas de Distribuições Simulação de Monte Carlo

2.1. Modelos Baseados em Premissas de Distribuições Simulação de Monte Carlo 2 Value-a-Rsk Anes de adenrar na seara que raa o ermo cenral dese capíulo, é neressane realzar uma cação da evolução hsórca do esudo do rsco. Joron (2003, p. 10) resume os prncpas rabalhos aravés da abela

Leia mais

5 Apreçamento de ESOs com preço de exercício fixo

5 Apreçamento de ESOs com preço de exercício fixo 5 Apreçameno de ESOs com preço de exercíco fxo Ese capíulo rá explorar os prncpas modelos de apreçameno das ESOs ulzados hoje em da. Neses modelos a regra de decsão é esruurada em orno da maxmzação do

Leia mais

AGG-232 SÍSMICA I 2011 SÍSMICA DE REFLEXÃO ANÁLISE DE VELOCIDADES

AGG-232 SÍSMICA I 2011 SÍSMICA DE REFLEXÃO ANÁLISE DE VELOCIDADES AGG-3 SÍSMICA I 0 SÍSMICA DE REFLEXÃO AÁLISE DE ELOCIDADES O objevo da análse de velocdades é deermnar as velocdades sísmcas das camadas geológcas em subsuperfíce. As velocdades sísmcas são ulzadas em

Leia mais

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 4. Carga de Noether- Simetrias e Conservação

MECÂNICA CLÁSSICA. AULA N o 4. Carga de Noether- Simetrias e Conservação MECÂNIC CLÁSSIC UL N o 4 Carga de Noeher- Smeras e Conservação Vamos ver o caso de uma parícula movendo-se no plano, porém descrevendo-a agora em coordenadas polares: r r d dr T T m dr m d r d d m r m

Leia mais

Instituto de Física USP. Física V Aula 30. Professora: Mazé Bechara

Instituto de Física USP. Física V Aula 30. Professora: Mazé Bechara Insuo de Físca USP Físca V Aula 30 Professora: Maé Bechara Aula 30 Tópco IV - Posulados e equação básca da Mecânca quânca 1. Os posulados báscos da Mecânca Quânca e a nerpreação probablísca de Ma Born.

Leia mais

5 Programação Matemática Princípios Básicos

5 Programação Matemática Princípios Básicos 5 Programação Maemáca Prncípos Báscos 5. Consderações Geras Ese capíulo em por objevo apresenar os conceos báscos de Programação Maemáca (PM), necessáros à compreensão do processo de omzação de dmensões,

Leia mais

VALORIZAÇÃO DA RESERVA OPERATIVA EM UM AMBIENTE COMPETITIVO PARA GERADORES HIDRELÉTRICOS

VALORIZAÇÃO DA RESERVA OPERATIVA EM UM AMBIENTE COMPETITIVO PARA GERADORES HIDRELÉTRICOS VALORIZAÇÃO DA RESERVA OPERATIVA EM UM AMBIENTE COMPETITIVO PARA GERADORES HIDRELÉTRICOS Juan Carlos Galvs M juancgalvs@gmal.com Jose Mara Yusa Loyo jmyusa@unzar.es Unversdade Esadual Paulsa LAPSEE-FEIS-UNESP

Leia mais

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre

Experiência IV (aulas 06 e 07) Queda livre Experênca IV (aulas 06 e 07) Queda lvre 1. Obevos. Inrodução 3. Procedmeno expermenal 4. Análse de dados 5. Quesões 6. Referêncas 1. Obevos Nesa experênca esudaremos o movmeno da queda de um corpo, comparando

Leia mais

Aprendizagem Estatística de Dados. Francisco Carvalho

Aprendizagem Estatística de Dados. Francisco Carvalho Aprendzagem Esaísca de Dados Francsco Carvalho A função de Densdade Normal Valor Esperado Caso conínuo [ f ] Caso dscreo f p d [ f ] f p D A função de Densdade Normal Caso Unvarado função de densdade p

Leia mais

2 Programação Matemática Princípios Básicos

2 Programação Matemática Princípios Básicos Programação Maemáca Prncípos Báscos. Consderações Geras Os objevos dese capíulo são apresenar os conceos de Programação Maemáca (PM) necessáros à compreensão do processo de omzação de dmensões e descrever

Leia mais

UFGD 2015 DANIEL KICHESE

UFGD 2015 DANIEL KICHESE Quesão 59: º) Deermnação dos ponos de nerseção: 5 5 º Pono : B 5 5 º Pono : C 5 5 º Pono : B C C º) Deermnação da Área: B 5 5 5 / e 0 e 5 5 5 5 e 0 5 5/ 5 5 0 0 0 5 5 Resposa: E Quesão 60: Número de blhees

Leia mais

PEREIRA JR, Amaro Olimpio Operação Independente por Subsistemas: Comportamento Estratégico para a Geração no Sistema Elétrico Brasileiro [Rio de

PEREIRA JR, Amaro Olimpio Operação Independente por Subsistemas: Comportamento Estratégico para a Geração no Sistema Elétrico Brasileiro [Rio de PEREIRA JR, Amaro Olmpo Operação Independene por Subssemas: omporameno Esraégco para a Geração no Ssema Elérco Braslero [Ro de Janero] 2005 IV, 128 p. 29.7 cm (OPPE/UFRJ, D.Sc., Planejameno Energéco, 2005)

Leia mais

4 Critérios para Avaliação dos Cenários

4 Critérios para Avaliação dos Cenários Crtéros para Avalação dos Cenáros É desejável que um modelo de geração de séres sntétcas preserve as prncpas característcas da sére hstórca. Isto quer dzer que a utldade de um modelo pode ser verfcada

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 XXX.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recfe - PE GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP PROCESSO

Leia mais

3 Análise de Demanda Condicionada

3 Análise de Demanda Condicionada 3 Análse de Demanda Condconada 3.1 Inrodução A análse Condconada da Demanda é uma écnca que quebra o consumo resdencal em pares, cada uma assocada a um uso fnal ou a um deermnado equpameno em parcular.

Leia mais

EN3604 FILTRAGEM ADAPTATIVA

EN3604 FILTRAGEM ADAPTATIVA EN3604 FILTRAGEM ADAPTATIVA Processameno de Snas em Arranjos Técncas de processameno consderando snas provenenes de um grupo de sensores espacalmene dsrbuídos. Poencal para melhorar SNR/ Cancelameno de

Leia mais

UMA METODOLOGIA DE PRÉ-DESPACHO AC COM BASE EM UM MODELO DE FPO NEWTON

UMA METODOLOGIA DE PRÉ-DESPACHO AC COM BASE EM UM MODELO DE FPO NEWTON UMA METODOLOGIA DE PRÉ-DESPACHO AC COM BASE EM UM MODELO DE FPO NEWTON Leonardo Nepomuceno, Takaak Ohsh, Secundno Soares DENSIS-FEEC-UNICAMP Caxa Posal 6101 CEP 13081-970 - Campnas SP Resumo Ese rabalho

Leia mais

defi departamento de física

defi departamento de física def deparameno de físca Laboraóros de Físca www.def.sep.pp.p Equações de Fresnel Insuo Superor de Engenhara do Poro Deparameno de Físca Rua Dr. Anóno Bernardno de Almeda, 431 400-07 Poro. Tel. 8 340 500.

Leia mais

Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade

Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade Ilumnação e oorealsmo: Radosdade Luís Paulo Pexoo dos Sanos hp://gec.d.umnho.p/mcgav/fr Premssas Todas as neracções da luz com os obecos são dfusas L x Θ L x, Θ Ω Expressa em ermos de radosdade W/m 2 r

Leia mais

Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade

Iluminação e FotoRealismo: Radiosidade Ilumnação e oorealsmo: Radosdade Luís Paulo Pexoo dos Sanos hp://gec.d.umnho.p/mcgav/fr Premssas Todas as neracções dos obecos com a luz são dfusas L( x Θ) = L( x), Θ Ω Podemos enão quanfcar a radosdade

Leia mais

2 O Modelo Teórico O Modelo Básico

2 O Modelo Teórico O Modelo Básico O Modelo Teórco Nese capíulo serão apresenadas as dversas hpóeses e as abordagens eórcas a serem esudadas nese rabalho. Prmeramene, será apresenado o modelo básco, que supõe separabldade neremporal. m

Leia mais

Planejamento Ótimo da Operação e Manutenção das Usinas do Sistema AES-Tietê

Planejamento Ótimo da Operação e Manutenção das Usinas do Sistema AES-Tietê Planejameno Ómo da Operação e Manuenção das Usnas do Ssema AES-Teê W.P.Lopes, AES Teê e P. S. F. Barbosa, Uncamp Resumo - A operação de ssemas hdroelércos é um ema que em desperado grandes desafos à pesqusa

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.568, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2011

CIRCULAR Nº 3.568, DE 21 DE DEZEMBRO DE 2011 CAPÍTULO : Crculares não Codfcadas 2 CIRCULAR Nº 3.568, DE 2 DE DEZEMBRO DE 20 Alera dsposvos das Crculares ns. 3.36, de 2 de seembro de 2007, 3.388, de 4 de unho de 2008, 3.389, de 25 de unho de 2008,

Leia mais

Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000

Nota Técnica sobre a Circular nº 2.972, de 23 de março de 2000 Noa Técnca sobre a rcular nº 2.972, de 23 de março de 2000 Meodologa ulzada no processo de apuração do valor da volaldade padrão e do mulplcador para o da, dvulgados daramene pelo Banco enral do Brasl.

Leia mais

3 Dados e Modelo Econométrico 3.1. A amostra de funcionários públicos

3 Dados e Modelo Econométrico 3.1. A amostra de funcionários públicos 3 Dados e Modelo Economérco 3.1. A amosra de funconáros públcos Os dados usados nese esudo êm como fone a Pesqusa Naconal de Amosra por Domcílo (PNAD, uma pesqusa domclar realzada anualmene no Brasl pelo

Leia mais

Controle Cinemático de Robôs Manipuladores

Controle Cinemático de Robôs Manipuladores Conrole Cnemáco de Robôs Manpuladores Funconameno Básco pos de rajeóra rajeóras Pono a Pono rajeóras Coordenadas ou Isócronas rajeóras Conínuas Geração de rajeóras Caresanas Inerpolação de rajeóras Inerpoladores

Leia mais

4 Modelagem e metodologia de pesquisa

4 Modelagem e metodologia de pesquisa 4 Modelagem e meodologia de pesquisa Nese capíulo será apresenada a meodologia adoada nese rabalho para a aplicação e desenvolvimeno de um modelo de programação maemáica linear misa, onde a função-objeivo,

Leia mais

CEPEL. Modelo DECOMP. Manual de Referência. Versão 12.0

CEPEL. Modelo DECOMP. Manual de Referência. Versão 12.0 CEPEL Modelo DECOMP Versão 2.0 Ouubro de 2004 CEPEL Modelo DECOMP Índce INTRODUÇÃO.... AGRADECIMENTOS... 2 O PROBLEMA DE PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO... 2 2. SISTEMAS PURAMENTE TÉRMICOS... 2 2.2 SISTEMAS HIDROTÉRMICOS...

Leia mais

METODOLOGIA NÃO-LINEAR PARA O CÁLCULO DA ENERGIA FIRME DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SIN

METODOLOGIA NÃO-LINEAR PARA O CÁLCULO DA ENERGIA FIRME DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SIN XVIII Congresso Braslero de Auomáca / 12 a 16-seembro-2010, Bono-MS METODOLOGIA NÃO-LINEAR PARA O CÁLCULO DA ENERGIA FIRME DAS USINAS HIDRELÉTRICAS DO SIN R. B. V. ROSA*, A. L. M. MARCATO*, T. P. RAMOS*,

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 XXX.YY 22 a 25 Novembro de 2009 Recfe - PE GRUPO - IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP SIMULAÇÃO

Leia mais

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA

EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA EXERCÍCIO: VIA EXPRESSA CONTROLADA Engenhara de Tráfego Consdere o segmento de va expressa esquematzado abaxo, que apresenta problemas de congestonamento no pco, e os dados a segur apresentados: Trechos

Leia mais

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP

SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GOP 21 14 a 17 Ouubro de 2007 Ro de Janero - RJ GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP MÉTODO DE PONTOS

Leia mais

Olinda - Pernambuco - Brasil. Gestão da Previsão de Consumo e Energia Não Faturada. Glauber Renato Colnago Rodolfo Miyasaki Edson Amaral

Olinda - Pernambuco - Brasil. Gestão da Previsão de Consumo e Energia Não Faturada. Glauber Renato Colnago Rodolfo Miyasaki Edson Amaral XVIII Semnáro Naconal de Dsrbução de Energa Elérca SENDI 008-06 a 10 de ouubro Olnda - Pernambuco - Brasl Gesão da Prevsão de Consumo e Energa Não Faurada Carlos Albero Fróes Lma Marley Apolnáro Sarava

Leia mais

2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS

2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS 22 2 ENERGIA FIRME DE SISTEMAS HIDRELÉTRICOS Como vsto no capítulo 1, a energa frme de uma usna hdrelétrca corresponde à máxma demanda que pode ser suprda contnuamente

Leia mais

ALEXANDRE NUNES ZUCARATO SIMULAÇÃO DE MERCADOS DE ENERGIA ELÉTRICA COM PREDOMINÂNCIA DE GERAÇÃO HIDRELÉTRICA

ALEXANDRE NUNES ZUCARATO SIMULAÇÃO DE MERCADOS DE ENERGIA ELÉTRICA COM PREDOMINÂNCIA DE GERAÇÃO HIDRELÉTRICA ALEXANDRE NUNES ZUCARATO SIMULAÇÃO DE MERCADOS DE ENERGIA ELÉTRICA COM PREDOMINÂNCIA DE GERAÇÃO HIDRELÉTRICA FLORIANÓPOLIS SC 003 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

Leia mais

Introdução à Computação Gráfica

Introdução à Computação Gráfica Inrodução à Compuação Gráfca Desenho de Consrução Naval Manuel Venura Insuo Superor Técnco Secção Auónoma de Engenhara Naval Sumáro Represenação maemáca de curvas Curvas polnomas e curvas paramércas Curvas

Leia mais

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos

Despacho Econômico de. Sistemas Termoelétricos e. Hidrotérmicos Despacho Econômco de Sstemas Termoelétrcos e Hdrotérmcos Apresentação Introdução Despacho econômco de sstemas termoelétrcos Despacho econômco de sstemas hdrotérmcos Despacho do sstema braslero Conclusões

Leia mais

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA MODELO DE APOIO À DECISÃO PARA UM PROBLEMA DE POSICIONAMENTO DE BASES, ALOCAÇÃO E REALOCAÇÃO DE AMBULÂNCIAS EM CENTROS URBANOS: ESTUDO DE CASO NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO RESUMO Ese argo apresena uma proposa

Leia mais

2 Estabilidade de Tensão

2 Estabilidade de Tensão Esabldade de Tensão. Inrodução O objevo desa seção é mosrar a possbldade de exsênca de fenômenos que se possa assemelhar a aqueles observados na operação de ssemas elércos, e assocados ao colapso de ensão.

Leia mais

5.1 O Processo TAR. é definida como um processo limiar auto-regressivo com h. regimes se puder ser representada por (5) ). Os termos ,...

5.1 O Processo TAR. é definida como um processo limiar auto-regressivo com h. regimes se puder ser representada por (5) ). Os termos ,... 5 O Modelo Não-Lnear Como vso no capíulo aneror, há espaço para uma análse mas profunda da função de reação do Banco Cenral do Brasl. Auores como Clarda, Gal e Gerler (2000) e Cogley e Sargen (2001) examnam

Leia mais

Díodo: Regime Dinâmico

Díodo: Regime Dinâmico Díodo: eme Dnâmco (exo apoo ao laboraóro) Inrodução Quando se esabelece m crcuo uma ensão ou correne varáves no empo o pono de funconameno em repouso do díodo ambém va varar no empo. A frequênca e amplude

Leia mais

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc.

ECONOMETRIA. Prof. Patricia Maria Bortolon, D. Sc. ECONOMETRIA Prof. Parca Mara Borolon. Sc. Modelos de ados em Panel Fone: GUJARATI;. N. Economera Básca: 4ª Edção. Ro de Janero. Elsever- Campus 006 efnções Geras Nos dados em panel a mesma undade de core

Leia mais

Parte III. Objetivo: estudar o deslocamento de um corpo quando esta rolando

Parte III. Objetivo: estudar o deslocamento de um corpo quando esta rolando Pare Objevo: esudar o deslocameno de um corpo quando esa rolando 1 Coneúdo programáco: 6. Movmeno de Roação Varáves da roação, Relação enre Cnemáca Lnear e Cnemáca Angular, Energa cnéca de roação, nérca

Leia mais

6 ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA)

6 ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA) ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA 7 6 ALOCAÇÃO POR ÚLTIMA ADIÇÃO (UA As desvantagens do método BM apresentadas no capítulo 5 sugerem que a alocação dos benefícos seja feta proporconalmente ao prejuízo causado

Leia mais

CIRCULAR Nº 3.634, DE 4 DE MARÇO DE 2013. Padrão. Padrão. max i. I - F = fator estabelecido no art. 4º da Resolução nº 4.

CIRCULAR Nº 3.634, DE 4 DE MARÇO DE 2013. Padrão. Padrão. max i. I - F = fator estabelecido no art. 4º da Resolução nº 4. CIRCULAR Nº 3.634, DE 4 DE MARÇO DE 2013 Esabelece os procedmenos para o cálculo da parcela dos avos ponderados pelo rsco (RWA) referene às exposções sueas à varação de axas de uros prefxadas denomnadas

Leia mais

2 Sistemas de Reconhecimento de Voz

2 Sistemas de Reconhecimento de Voz 2 Ssemas de Reconhecmeno de Voz O desenvolvmeno de nerfaces homem-máquna conroladas pela voz vsa subsur, em ceras aplcações, as nerfaces radconas as como eclados, panés e dsposvos smlares. Nese cenáro

Leia mais

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos

2 Metodologia de Medição de Riscos para Projetos 2 Metodologa de Medção de Rscos para Projetos Neste capítulo remos aplcar os concetos apresentados na seção 1.1 ao ambente de projetos. Um projeto, por defnção, é um empreendmento com metas de prazo, margem

Leia mais

Projeto de Inversores e Conversores CC-CC

Projeto de Inversores e Conversores CC-CC eparameno de Engenhara Elérca Aula. onversor Buck Prof. João Amérco lela Bblografa BAB, vo. & MANS enzar ruz. onversores - Báscos Não-solados. ª edção, UFS,. MOHAN Ned; UNEAN ore M.; OBBNS Wllam P. Power

Leia mais

Resultados Conclusões Referências ANEXOS I. Revisão sobre Modelos Lineares Generalizados, Modelos Lineares

Resultados Conclusões Referências ANEXOS I. Revisão sobre Modelos Lineares Generalizados, Modelos Lineares SUMÁRIO 1 LISTA DE TABELAS... 3 LISTA DE FIGURAS... 7 Prefáco... 15 1. Capíulo 1 O Ssema de Rsco de Crédo... 17 1.1. Inrodução... 17 1.2. Número e monane das operações... 18 1.3. Taxa de uros... 28 1.4.

Leia mais

CAPÍTULO 9 MODELOS DE REGRESSÃO COM VARIÁVEIS BINÁRIAS

CAPÍTULO 9 MODELOS DE REGRESSÃO COM VARIÁVEIS BINÁRIAS Economera Semesre 200.0 40 CAPÍTULO 9 MODELOS DE REGRESSÃO COM VARIÁVEIS BINÁRIAS OBJETIVOS Consderar modelos em que uma ou mas varáves explcavas são varáves nomnas (ambém chamadas de ndcadores, varáves

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-10a UNICAMP IFGW

F-128 Física Geral I. Aula exploratória-10a UNICAMP IFGW F-8 Físca Geral I Aula exploraóra-a UNICAMP IFGW username@f.uncamp.br Varáves roaconas Cada pono do corpo rígdo execua um movmeno crcular de rao r em orno do exo. Fgura: s=r Deslocameno angular: em radanos

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO - VII GRUPO DE ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GPL

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO - VII GRUPO DE ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GPL XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 XXX.YY a 5 Novembro de 009 Recfe - PE GRUPO - VII GRUPO DE ESTUDO DE PLANEJAMENTO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GPL HIDROTERM

Leia mais

Otimização no Planejamento Agregado de Produção em Indústrias de Processamento de Suco Concentrado Congelado de Laranja

Otimização no Planejamento Agregado de Produção em Indústrias de Processamento de Suco Concentrado Congelado de Laranja Omzação no Planeameno Agregado de Produção em Indúsras de Processameno de Suco Concenrado Congelado de Larana José Renao Munhoz Crova Agro Indusral Lda., 15800-970, Caanduva, SP (ose.munhoz@crova.com)

Leia mais

3 Algoritmos propostos

3 Algoritmos propostos Algortmos propostos 3 Algortmos propostos Nesse trabalho foram desenvolvdos dos algortmos que permtem classfcar documentos em categoras de forma automátca, com trenamento feto por usuáros Tas algortmos

Leia mais

QUANDO A LIVRE ENTRADA NÃO É SOCIALMENTE DESEJÁVEL: DISCUSSÃO DO ATUAL MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO

QUANDO A LIVRE ENTRADA NÃO É SOCIALMENTE DESEJÁVEL: DISCUSSÃO DO ATUAL MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO QUANDO A LIVRE ENTRADA NÃO É SOCIALMENTE DESEJÁVEL: DISCUSSÃO DO ATUAL MODELO DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO Edvaldo Alves de Sanana Resumo: Ese rabalho em como obevo prncpal mosrar que, em uma ndúsra organzada

Leia mais

3 Teoria de imunização

3 Teoria de imunização 33 3 Teora de munzação Como fo vso, o LM é um gerencameno conuno de avos e passvos como o nuo de dmnur ou aé elmnar os rscos enfrenados pelas nsuções fnanceras. Deses rscos, o rsco de axa de uros represena

Leia mais

Esse capítulo fornece o embasamento teórico aos capítulos que se

Esse capítulo fornece o embasamento teórico aos capítulos que se Base Teórca Base Teórca seguem. Esse capíulo ornece o embasameno eórco aos capíulos que se.. Processos Esocáscos Uma varável segue um processo esocásco quando ela se desenvolve ao longo do empo de manera

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ECONOMIA MACROECONOMIA III

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ECONOMIA MACROECONOMIA III UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR FACUDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS DEPARTAMENTO DE GESTÃO E ECONOMIA MACROECONOMIA III icenciaura de Economia (ºAno/1ºS) Ano ecivo 007/008 Caderno de Exercícios Nº 1

Leia mais

3 Modelos de Apreçamento de Opções

3 Modelos de Apreçamento de Opções 3 Modelos de Apreçameno de Opções Preços de fuuros na Bolsa de Valores, na práca, são defndos de forma lvre na BM&FBOVESPA a parr das relações apresenadas enre ofera e demanda. Para que a formação de as

Leia mais

Local branching aplicado ao problema de dimensionamento de lotes

Local branching aplicado ao problema de dimensionamento de lotes SERVIÇO DE PÓS-GRADUAÇÃO DO ICMC-USP Daa de Depóso: Assnaura: Local branchng aplcado ao problema de dmensonameno de loes Renao Andrade de Pava Orenadora: Franklna Mara Bragon de Toledo Dsseração apresenada

Leia mais

tmax tmin tmax A seguir, com base nas equações apresentadas, uma nova abordagem para o cálculo do ponto de pedido será formulada.

tmax tmin tmax A seguir, com base nas equações apresentadas, uma nova abordagem para o cálculo do ponto de pedido será formulada. A pesqusa Operaconal e os Recursos Renováves 4 a 7 de novembro de 003, Naal-RN PONTO DE PEDIDO BASEADO EM PREVISÕES Eduardo Saggoro Garca Unversdade Federal do Ro de Janero UFRJ edsg@ufr.br Vrgílo José

Leia mais

PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS TERMOELÉTRICOS UTILIZANDO ANÁLISE DE SENSIBILIDADE ASSOCIADA A PROCEDIMENTOS HEURÍSTICOS

PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS TERMOELÉTRICOS UTILIZANDO ANÁLISE DE SENSIBILIDADE ASSOCIADA A PROCEDIMENTOS HEURÍSTICOS PLANEJAMENTO DA OPERAÇÃO DE SISTEMAS TERMOELÉTRICOS UTILIZANDO ANÁLISE DE SENSIBILIDADE ASSOCIADA A PROCEDIMENTOS HEURÍSTICOS Ivo Chaves da Slva Junor TESE SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DA COORDENAÇÃO DO

Leia mais

Otimização da Programação Operacional de Unidades Hidrelétricas

Otimização da Programação Operacional de Unidades Hidrelétricas 1 Omzação da Programação Oeraconal de Undades Hdrelércas G. R. Colnago, FEM/UICAMP; P. B. Correa, FEM/UICAMP;. Ohsh FEEC/UICAMP; A. F. R. Araújo, CIn/UFPE; J.. F. Pllon FEM/UICAMP; A. G. Gomes FEM/UICAMP

Leia mais

Séries de Tempo. José Fajardo. Agosto EBAPE- Fundação Getulio Vargas

Séries de Tempo. José Fajardo. Agosto EBAPE- Fundação Getulio Vargas Séries de Tempo Inrodução José Faardo EBAPE- Fundação Geulio Vargas Agoso 0 José Faardo Séries de Tempo . Por quê o esudo de séries de empo é imporane? Primeiro, porque muios dados econômicos e financeiros

Leia mais

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP

XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP XX SNPTEE SEMINÁRIO NACIONAL DE PRODUÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Versão 1.0 22 a 25 Novembro de 2009 Recfe - PE GRUPO IX GRUPO DE ESTUDO DE OPERAÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS - GOP OTIMIZAÇÃO DA

Leia mais