Nome: Conteúdo: Contato (site/ ):

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Nome: Conteúdo: Contato (site/ ):"

Transcrição

1 : Fichas de Materiais e Serviços - Portas, Forros e Telhados O livro oferece aos profissionais da construção civil uma ferramenta prática de trabalho para as etapas de projeto, especificação, construção, assistência técnica e manutenção. São abordadas as características técnicas, de desempenho e os procedimentos de execução de portas, forros e telhados de diversos tipos de materiais. Também traz a relação de ferramentas, acessórios e equipamentos necessários para a execução dos serviços. Livro de referência, fundamental para eventuais atualizações das normas técnicas. Como Qualificar a Mão de Obra na Construção Civil Leitura obrigatória para os envolvidos em avaliação e qualificação profissional dos mestres de obras e dos encarregados das empresas construtoras de edifícios de médio e grande porte no Brasil. O livro traz um CD com o software PAM (Programa de Auxílio ao Método) para que o leitor possa acompanhar a utilização do método desenvolvido pelo autor no treinamento dos operários. Além de detalhar todos os processos que envolvem a capacitação profissional na construção civil o livro propõe uma metodologia que pode ser aplicada e adaptada à realidade específica de cada empresa e respectivos colaboradores. Projeto de Edifícios de Alvenaria Estrutural O manual compreende uma atual e ampla cobertura dos vários aspectos do projeto estrutural e reflete o estado da arte do projeto e prática de alvenaria no Brasil. Uma vez que os princípios do projeto da alvenaria são universais, grande parte do material apresentado é igualmente aplicável à construção em outros países. O livro é relevante não apenas para estudantes, como também para pesquisadores e engenheiros projetistas, e vem se juntar ao relativamente reduzido número de textos amplos sobre projeto de alvenaria disponíveis na literatura mundial.

2 Construção Passo-a-Passo Coletânea revisada de artigos técnicos ilustrados publicados nos 20 primeiros números da revista Equipe de Obra. Estruturas, fôrmas, armaduras, impermeabilização, drywall, alvenaria, telhados, revestimentos, pisos, caixas d água, instalações elétricas e hidráulicas são alguns dos temas abordados. A abordagem é didática, prática e direta. O livro Construção Passo a Passo obedece a alguns princípios fundamentais, como a boa técnica e o respeito às normas, o estímulo à inovação tecnológica e a defesa da segurança, saúde e higiene nos canteiros de obras. Tem a função de auxiliar os profissionais da construção civil nas tarefas do dia-a-dia, contribuindo para a manutenção da qualidade nas obras e a educação continuada de nossos profissionais. Trata-se de um manual de consulta, uma ferramenta para tirar dúvidas e descobrir o jeito certo de fazer as coisas. Enfim, um livro que deve estar sempre perto de quem constrói Concreto Leve Estrutural O livro prossegue com a avaliação dos efeitos desse agregado nas propriedades dos concretos. Resultados de estudos correlatos desenvolvidos em outros países são comparados com os obtidos pelo autor utilizando concretos com argila expandida brasileira. Com isso foi possível propor alguns modelos teóricos para previsão do comportamento desse material no estado endurecido. Como Preparar Orçamentos de Obras São abordados todos os passos do processo de orçamentação: levantamento de quantitativos, composição de custos unitários, cotação de insumos, curva ABC e custo indireto, além da técnica de fechamento do preço de venda e definição do BDI. Estudos de caso e dicas para o orçamentista agregam praticidade e realismo aos assuntos e servem para enfatizar a importância da boa teoria e alertar para os erros comuns observados. O autor traz para o meio técnico uma publicação que alia teoria e prática, sem o distanciamento da primeira e sem o empirismo da segunda.

3 Normas Técnicas para Engenharia Diagnóstica em Edificações Este livro é, portanto, uma obra a ser adquirida por todos aqueles que pretendem acompanhar a atual e irrefreável tendência dos diagnósticos em edificações, mercado profissional promissor e em franca ascensão. As ferramentas da Engenharia Diagnóstica em Edificações traduzidas pelos relatórios de vistoria, laudos de inspeção de perícia e de auditoria, assim como pelos pareceres de consultoria, requerem regras e diretrizes práticas atualizadas que envolvam os procedimentos executivos e os formatos de apresentação dos trabalhos, possibilitando o norteamento técnico dos seus profissionais responsáveis e de seus contratantes. Vistorias na Construção Civil Apresenta os seguintes tópicos: -Definição de vistorias - Requisitos de vistorias - Níveis de detalhamento dos trabalhos de vistoria - Aplicações das vistorias nas diversas fases de um produto imobiliário - Importância das vistorias na solução de conflitos no âmbito da construção civil - Casos práticos com as respectivas soluções - Diferenças e complementaridades entre vistoria e perícia - Diretrizes para a especificação de serviços de vistoria - Alguns tipos de vistoria: de confrontantes de obras, especiais em obras, programadas de edificações, para comercialização de imóveis usados e para imóveis locados. Auditoria de Qualidade de Obras Públicas O livro trata de todas as matérias concernentes à verificação da qualidade das obras contratadas pela Administração Pública. São discutidas e aplicadas com base em exemplos e por inúmeras fotografias e figuras, as responsabilidades civis e criminais dos construtores, dos projetistas, dos agentes públicos e de outros intervenientes em decorrência de vícios construtivos, solidez e segurança, funcionalidade, restrições de vizinhança e regulamentos administrativos.

4 Como Gerenciar Contratos com Empreiteiros - Manual de Gestão de Empreiteiros na Construção Civil Grande parte das preocupações dos engenheiros e arquitetos que trabalham com execução de obras se refere ao gerenciamento de empreiteiros. A gestão das equipes terceirizadas envolve diversos aspectos importantes, como produtividade, qualidade e segurança do trabalho que, se não forem gerenciados adequadamente, poderão comprometer o resultado final do empreendimento. Além das questões técnicas, é indispensável o conhecimento da legislação envolvida, a formulação de um bom contrato e os cuidados com a documentação dos funcionários presentes na obra. Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado - Volume 2 Texto didático destinado a alunos de Engenharia Civil e a profissionais que queiram aprofundar seus conhecimentos em Cálculo e Detalhamento de Estruturas Usuais de Concreto Armado. Todos os capítulos contêm exemplos didáticos, que mostram a aplicação prática dos conceitos teóricos contidos no texto básico. No final de cada capítulo, encontra-se bibliografia indicada para que os interessados possam se aprofundar nos respectivos assuntos. Avaliação de Imóveis - Manual de Redação de Laudos - 2 ed Nesse livro o leitor encontra todas as indicações necessárias para confecção de laudos de avaliação de imóveis de forma que a linguagem técnica do avaliador torne-se adequada e acessível ao magistrado.

5 Orçamento na Construção Civil - Consultoria, Projeto e Execução - 2ª edição Publicação indispensável para o leitor interessado ou atuante nas áreas de orçamento, contratação, planejamento, execução de obras e consultoria de projetos de engenharia civil ou arquitetura. Visa o estabelecimento de critérios e resultados justos para empresas e profissionais da construção civil, tanto na esfera pública quanto privada. Manual de Projeto de Edificações O manual recolhe e organiza as experiências sobre as técnicas e a arte do projeto de obras particulares e públicas. Projetar essas obras ficou mais fácil com um livro que oferece uma primeira orientação geral. Com a colaboração de colegas de várias partes do País e a consulta a vários Códigos de Edificações, esta publicação é uma ferramenta valiosa para arquitetos e engenheiros. Baseado na Lei no 8.266, de 20 de junho de 1975 (Código de Edificações), do município de São Paulo, trata-se de um texto de extrema utilidade, cuja atualização coube ao Engo. Manoel Henrique Campos Botelho (autor do livro Concreto Armado Eu Te Amo), ao arquiteto André Giannoni e ao advogado Vinicius C. Botelho. Engenharia Diagnóstica em Edificações O livro aborda aspectos teóricos e práticos da Engenharia Diagnóstica em Edificações desde o início do empreendimento, com a vistoria do terreno e vizinhança, passando pela fase da obra e finalizando na obra concluída e suas anomalias. Inclui o estudo de todas as ferramentas numa sequência lógica que facilita o entendimento até mesmo dos leigos no assunto. O panorama geral das vistorias, inspeções, auditorias, perícias e consultorias em edificações está devidamente apresentado. O detalhamento de cada particularidade dessas ferramentas também foi esmiuçado, destacando-se aspectos práticos a partir de modelos de relatórios, laudos e pareceres. A obra é robusta e apresenta visão técnica primorosa e inédita. Imprescindível na biblioteca dos peritos engenheiros e operadores do Direito.

6 Como Gerenciar as Compras de Materiais na Construção Civil Esta publicação tem como objetivo auxiliar os profissionais no gerenciamento eficaz das compras de materiais de construção. Trata-se, afinal, de uma atividade essencial, capaz de contribuir de forma significativa para o alcance dos objetivos estratégicos das empresas construtoras, promovendo a maior agilidade das operações e a melhoria contínua da qualidade dos produtos adquiridos. O sucesso demonstrado por organizações que adotam tal postura tem estimulado a gestão estratégica da função de compras e a adesão de um número cada vez maior de empresas na busca de uma dinâmica mais enxuta, a partir da eliminação de atividades que não agregam valor. Construção Passo-a-Passo Coletânea revisada de artigos técnicos ilustrados publicados nos 20 primeiros números da revista Equipe de Obra. Estruturas, fôrmas, armaduras, impermeabilização, drywall, alvenaria, telhados, revestimentos, pisos, caixas d água, instalações elétricas e hidráulicas são alguns dos temas abordados. A abordagem é didática, prática e direta. O livro Construção Passo a Passo obedece a alguns princípios fundamentais, como a boa técnica e o respeito às normas, o estímulo à inovação tecnológica e a defesa da segurança, saúde e higiene nos canteiros de obras. Tem a função de auxiliar os profissionais da construção civil nas tarefas do dia-a-dia, contribuindo para a manutenção da qualidade nas obras e a educação continuada de nossos profissionais. Trata-se de um manual de consulta, uma ferramenta para tirar dúvidas e descobrir o jeito certo de fazer as coisas. Enfim, um livro que deve estar sempre perto de quem constrói

7 Alvenaria Estrutural Esse livro trata da metodologia do projeto arquitetônico, apresenta detalhes e fotos de obras, mostra a execução de paredes de alvenaria estrutural e traz os requisitos de norma para manufatura dos blocos de concreto e ensaios para o controle tecnológico. O objetivo da publicação é auxiliar os profissionais da área de Construção Civil atuantes em projetos e obras a encontrarem respostas para as inúmeras perguntas que aparecem no desenvolvimento de um projeto ou da obra em alvenaria estrutural.

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA www.trconstrucao.eng.br Somos uma empresa de consultoria que atua no segmento de orçamento e planejamento para a construção civil. Atuamos no mercado de incorporação, arquitetura,

Leia mais

CAPACITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL. Eng. Rodolfo More Diretor Financeiro do Crea-SP

CAPACITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL. Eng. Rodolfo More Diretor Financeiro do Crea-SP CAPACITAÇÃO E ATRIBUIÇÃO PROFISSIONAL Eng. Rodolfo More Diretor Financeiro do Crea-SP Lei 5194/1966 Art. 34 - São atribuições dos Conselhos Regionais: f) organizar o sistema de fiscalização do exercício

Leia mais

ARQUITETURA E ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS ASSISTÊNCIA TÉCNICA JUDICIAL AUTOVISTORIAS

ARQUITETURA E ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS ASSISTÊNCIA TÉCNICA JUDICIAL AUTOVISTORIAS ARQUITETURA E ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS ASSISTÊNCIA TÉCNICA JUDICIAL AUTOVISTORIAS Sobre a ObjetivaBR Com vasta experiência no mercado, consolidada em seus 30 anos de atuação, a ObjetivaBR visa

Leia mais

COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO ALVENARIA ESTRUTURAL:

COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO ALVENARIA ESTRUTURAL: COMUNIDADE DA CONSTRUÇÃO WORKSHOP: ALVENARIA ESTRUTURAL ALVENARIA ESTRUTURAL: QUANDO E COMO USAR OTIMIZANDO RESULTADOS ENGº MILTON MEYER MPD ENGENHARIA SETEMBRO/2008 ENGº MILTON MEYER DIRETOR TÉCNICO Engenheiro

Leia mais

PROPOSTA DE NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA Procedimentos básicos executivos IBAPE/SP

PROPOSTA DE NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA Procedimentos básicos executivos IBAPE/SP PROPOSTA DE NORMA DE VISTORIA DE VIZINHANÇA Procedimentos básicos executivos IBAPE/SP - 2013 COORDENAÇÃO: Octavio Galvão Neto RELATORIA: Rejane Saute Berezovsky COLABORAÇÃO: Vanessa Pacola Francisco, Ronaldo

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA EMENTA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA EMENTA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome: Administração da construção Código: ECV 5307 Carga horária semanal: 04 h /a Carga horária semestral: 72 h / a Caráter: Teórico / prático Oferecimento: Curso de Engenharia

Leia mais

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP

DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP DIDIER ARANCIBIA ALVAREZ, PMP Arquiteta e Urbanista formada pela PUC PR, com especialização em Gerenciamento de Obras pela UFTPR e cursando Gestão Estratégica na UFPR. Possui certificação PMP Atua no mercado

Leia mais

APÊNDICE A.9 NONO SEMESTRE

APÊNDICE A.9 NONO SEMESTRE 151 APÊNDICE A.9 NONO SEMESTRE 151 152 Fundações ENG029 Pré-requisitos: Mecânica dos Solos I, Estrutura de Concreto Armado Número de professores: 1 II Fundações Rasas: Alicerces de Pedras, Blocos de Concreto

Leia mais

ESTUDO DE CASO PONTE SOBRE O RIO MOJU

ESTUDO DE CASO PONTE SOBRE O RIO MOJU ESTUDO DE CASO PONTE SOBRE O RIO MOJU VÍDEO ANTES DO ACIDENTE ANTES DO ACIDENTE DEPOIS DO ACIDENTE PRINCIPAIS CAUSAS HORÁRIO DE CHEIA DO RIO; SINALIZAÇÃO PRECÁRIA; FALTA DE DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO DOS

Leia mais

1.1 Indústria da Construção Civil É UMA INDÚSTRIA? 1.1 Indústria da Construção Civil. 1.1 Indústria da Construção Civil

1.1 Indústria da Construção Civil É UMA INDÚSTRIA? 1.1 Indústria da Construção Civil. 1.1 Indústria da Construção Civil 1.1 Indústria da Construção Civil Disciplina: Planejamento e Controle de Obras Aula 01 Introdução ao Planejamento de Obras Professora: Engª Civil Moema Castro, MSc. É UMA INDÚSTRIA? Indústria: toda atividade

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016) INTRODUÇÃO / OBJETIVO O Manual para Contratação

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 6 Projeto - Etapas Cristóvão C. C. Cordeiro Inserção no contexto de produção Objetivos de produção a serem alcançados; O projeto do produto e do processo O projeto

Leia mais

Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02

Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02 Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02 Apresentação Previsão de Início - Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 02 - Campus Stiep No Brasil, a Engenharia de Avaliações sempre foi

Leia mais

Orçamento de Obras. Introdução. Resumo

Orçamento de Obras. Introdução. Resumo Orçamento de Obras Introdução No Curso de Orçamento de Obras você verá que o orçamento é uma das mais importantes áreas no negócio da construção civil e pode determinar o sucesso ou fracasso de uma empresa

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 1 Apresentação da disciplina Cristóvão C. C. Cordeiro Tópicos principais 1. Apresentação da área de Construção Civil 2. Apresentação da disciplina 3. Apresentação

Leia mais

Planejamento e Organização de Obras Profª e Engª Civil Bárbara Silvéria

Planejamento e Organização de Obras Profª e Engª Civil Bárbara Silvéria Planejamento e Organização de Obras Profª e Engª Civil Bárbara Silvéria o Referência para acompanhamento; Benefícios: o Conhecimento pleno da obra; o Detecção de situações desfavoráveis; o Agilidade de

Leia mais

ORÇAMENTO E CALCULO DO CUSTO DE OBRAS

ORÇAMENTO E CALCULO DO CUSTO DE OBRAS ORÇAMENTO E CALCULO DO CUSTO DE OBRAS Realização 27 e 28 de Março de 2015 Este curso tem por objetivo tornar o aluno apto a elaborar orçamentos e calculo do custo de obras de: Edificações,Estruturas, Terraplanagem,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I

Programa Analítico de Disciplina ECV370 Construção Civil I 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 4 Períodos - oferecimento:

Leia mais

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES Criada com objetivo de oferecer serviços de Perícia, Assistência técnica, Vistoria, Inspeção Predial, Auditoria e Consultoria nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.

Leia mais

EDITAL nº 08/2019 LICITAÇÃO nº P.A. nº / OBJETO

EDITAL nº 08/2019 LICITAÇÃO nº P.A. nº / OBJETO EDITAL nº 08/2019 LICITAÇÃO nº 768.803 P.A. nº 6025.2019/0005686-3 1. OBJETO Contratação de serviços técnicos profissionais para elaboração de Projeto Executivo Estrutural para reforma do Estúdio de Gravação

Leia mais

Construção Civil. Construção Civil

Construção Civil. Construção Civil Construção Civil Alunos: Construção Civil Ana Luiza Santin Teixeira André Luiz Mendes Edson Neto de Oliveira Santos Gabriel Teixeira Nascimento e Melo Lucas Mathaus de Araújo Campos Victor Antônio Carvalho

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO EDITOR 15 PREFÁCIO 17 PRELIMINARES 18 ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS 20

APRESENTAÇÃO DO EDITOR 15 PREFÁCIO 17 PRELIMINARES 18 ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS 20 ORÇAMENTO NA CONSTRUÇÃO CIVIL : 3 ".. sumario APRESENTAÇÃO DO EDITOR 15 PREFÁCIO 17 PRELIMINARES 18 ESCLARECIMENTOS NECESSÁRIOS 20 RESPONSABILIDADE DO ORÇAMENTISTA PERANTE A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA 21 PARTE

Leia mais

PROC IBR EDIF /2014

PROC IBR EDIF /2014 INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC IBR EDIF 01.02.001/2014 01 - Fase Licitatória 01.02 - Análise das especificações, quantidades

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Patricio Ferreira de Almeida Neto, Asp Of

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Patricio Ferreira de Almeida Neto, Asp Of INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO Patricio Ferreira de Almeida Neto, Asp Of São José dos Campos, 16/11/2017 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio

Leia mais

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM BUSCA DA EXCELÊNCIA

SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM BUSCA DA EXCELÊNCIA SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM BUSCA DA EXCELÊNCIA SISTEMAS DE TRABALHO GESTÃO DE PESSOAS E PROCESSOS A AGENDA SISTEMAS DE TRABALHO Introdução Gestão de Pessoas Gestão de Processos 1 SISTEMAS DE TRABALHO -

Leia mais

Formação prática de construção em aço leve QUANTTE LSF. Portugal

Formação prática de construção em aço leve QUANTTE LSF. Portugal Formação prática de construção em aço leve QUANTTE LSF Portugal - 2017 - www.quantte.com A QUANTTE LSF A Quantte LSF é uma empresa de origem Brasileira que atua na elaboração de prontos e execução de obras

Leia mais

PROC IBR EDIF /2014

PROC IBR EDIF /2014 INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC IBR EDIF 01.02.005/2014 01 - Fase Licitatória 01.02 - Análise das especificações, quantidades

Leia mais

QUESTIONÁRIO SEGURO DE QUALIDADE ESTRUTURAL INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS

QUESTIONÁRIO SEGURO DE QUALIDADE ESTRUTURAL INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS QUESTIONÁRIO SEGURO DE QUALIDADE ESTRUTURAL INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS INCORPORADOR IMOBILIÁRIO CONSTRUTOR (se diferente do Incorporador) PRINCIPAIS SUB-EMPREITEIROS PARTICIPANTES DA OBRA Serviços a serem

Leia mais

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS

NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS NORMA DE DESEMPENHO: PANORAMA GERAL E DESAFIOS FUTUROS MARCIA MENEZES DOS SANTOS marciame@cte.com.br Estruturada em 6 partes Parte 1 Requisitos gerais Parte 2 Requisitos para sistemas estruturais Parte

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 012/2014 Análise das especificações, quantidades e preços das Vedações Internas e Externas

PROC-IBR-EDIF 012/2014 Análise das especificações, quantidades e preços das Vedações Internas e Externas INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 012/2014 Análise das especificações, quantidades e preços das Vedações Internas

Leia mais

ISO 9001 : De 02/07/2012 a 06/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 36 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min

ISO 9001 : De 02/07/2012 a 06/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 36 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min ISO 9001 : 2008 Vícios Construtivos em Edificações - Diagnóstico & Manutenção De 02/07/2012 a 06/07/2012 Local: Hotel a definir Rio de Janeiro Carga Horária: 36 horas Horário: das 8h30min às 17h30min (exceto

Leia mais

1º PASSO: 2º PASSO: CAPTAR E APLICAR RECURSOS DIAGNOSTICAR PROBLEMAS. imagem

1º PASSO: 2º PASSO: CAPTAR E APLICAR RECURSOS DIAGNOSTICAR PROBLEMAS. imagem Apresentação Para a realização de obras em condomínios é importante que todos os procedimentos sejam coordenados com planejamento e informação. Mais do que apenas vontade ou necessidade, a reforma de um

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 027/2014 Análise das especificações, quantidades e preços das Instalações Telefônicas e de Lógica

PROC-IBR-EDIF 027/2014 Análise das especificações, quantidades e preços das Instalações Telefônicas e de Lógica INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 027/2014 Análise das especificações, quantidades e preços das Instalações Telefônicas

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEP DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL TB736 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I PROF.: ALEXANDRE ARAÚJO BERTINI

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ DEP DE ENGENHARIA ESTRUTURAL E CONSTRUÇÃO CIVIL TB736 CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS I PROF.: ALEXANDRE ARAÚJO BERTINI 1. INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ORIENTAÇÃO PARA O TRABALHO PRÁTICO - 2006 O trabalho prático proposto nesta disciplina tem como principal objetivo levar o grupo a acompanhar e analisar os métodos

Leia mais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais

Lançamento. Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Lançamento Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais Processo de Projeto para

Leia mais

Todas as lindas flores e os suculentos frutos do futuro, dependem das sementes plantadas hoje. Provérbio Chinês

Todas as lindas flores e os suculentos frutos do futuro, dependem das sementes plantadas hoje. Provérbio Chinês MENSAGEM INICIAL: Todas as lindas flores e os suculentos frutos do futuro, dependem das sementes plantadas hoje. Provérbio Chinês Especialmente frente ao cenário atual, os profissionais e as empresas precisam

Leia mais

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP

NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS. Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP NORMA PARA PROCEDIMENTOS DE RECEBIMENTO E ENTREGA DE OBRAS Aspectos Práticos e Aplicação da Norma do IBAPE/SP 1 DOWNLOAD: www.ibape-sp.org.br 2 ABNT NBR 13752: Perícias de Engenharia na Construção Civil

Leia mais

Gerenciamento da Construção Civil

Gerenciamento da Construção Civil Gerenciamento da Construção Civil FSP - Faculdade Sudoeste Paulista Departamento. Engenharia Civil ENGª. M.Sc. Ana Lúcia de Oliveira Daré Cap. 5 - ORÇAMENTAÇÃO ORÇAMENTO DE OBRAS O que é? É um instrumento

Leia mais

GERENCIAMENTO DE OBRAS

GERENCIAMENTO DE OBRAS QUEM SOMOS Há mais de 20 anos no mercado de construção civil, oferecemos soluções completas em arquitetura, engenharia consultiva e administração de obras. Trabalhamos na elaboração de projetos arquitetônicos,

Leia mais

Implementar soluções técnicas de forma eficiente, oferecendo serviço de forma eficaz e com qualidade, trabalhando sempre com segurança.

Implementar soluções técnicas de forma eficiente, oferecendo serviço de forma eficaz e com qualidade, trabalhando sempre com segurança. QUEM SOMOS A SOMA ENGENHARIA presta consultoria na área de Engenharia Civil e Engenharia de Segurança do Trabalho, propondo soluções técnicas, através de ações objetivas, concretas e diretas, visando à

Leia mais

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI

ESCOLA DE ENGENHARIA - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL ENG EDIFICAÇÕES I TRABALHO PRÁTICO /1 PROF. RUY ALBERTO CREMONINI 1. INTRODUÇÃO O trabalho tem como objetivo o acompanhamento da execução de uma obra de edifício de múltiplos pavimentos (mais de 04 pavimentos) com estrutura em concreto armado moldado no local e vedações

Leia mais

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL EMENTA GESTÃO DE OBRAS DE EDIFICAÇÃO, TECNOLOGIA E DESEMPENHO DA CONSTRUÇÃO CIVIL DISCIPLINA: Boas práticas para execução de fundações EMENTA: Materiais e equipamentos necessários. Análise da capacidade

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 1ª ETAPA

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 1ª ETAPA CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES MINI CURSO 1ª ETAPA PERFIL DO PROFISSIONAL O Técnico em Edificações é o profissional que executa atividades específicas de sua área, nos termos e limites regulamentares, tais

Leia mais

A NORMA DE DESEMPENHO E O BIM EM PROJETOS DE INSTALAÇÕES

A NORMA DE DESEMPENHO E O BIM EM PROJETOS DE INSTALAÇÕES A NORMA DE DESEMPENHO E O BIM EM PROJETOS DE INSTALAÇÕES 1 2 Clientes: ESCRITÓRIOS DE ARQUITETURA 3 CONSTRUTORAS E INCORPORADORAS 4 EMPRESAS E INSTITUIÇÕES 5 6 7 Três anos depois de entrar em vigor, a

Leia mais

QUESTIONÁRIO SEGURO QUALIDADE ESTRUTURAL DEMAIS EMPREENDIMENTOS

QUESTIONÁRIO SEGURO QUALIDADE ESTRUTURAL DEMAIS EMPREENDIMENTOS QUESTIONÁRIO SEGURO QUALIDADE ESTRUTURAL DEMAIS EMPREENDIMENTOS PROPRIETÁRIO DA OBRA CONSTRUTOR (se diferente do Prorietário) PRINCIPAIS SUB-EMPREITEIROS PARTICIPANTES DA OBRA Serviços a serem executados:

Leia mais

PROC IBR EDIF /2014

PROC IBR EDIF /2014 INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC IBR EDIF 01.02.011/2014 01 - Fase Licitatória 01.02 - Análise das especificações, quantidades

Leia mais

AGOSTO 2017 ABNT/CB-002

AGOSTO 2017 ABNT/CB-002 AGOSTO 2017 ABNT/CB-002 Salvador Benevides ABNT NBR 15575 Norma de Desempenho de Edificação Normalização - Princípios gerais ATUALI- ZAÇÃO OU CRIAÇÃO PARIDADE SIMPLIFICA- ÇÃO CONSENSO TÉCNICO REPRESENTA

Leia mais

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS

O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS O FUTURO NÓS CONSTRUÍMOS Análise dos Critérios de Atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15.575 Estudo de caso em empresas do programa Inovacon-CE AGRADECIMENTOS Instituições de ensino INOVACON Programa

Leia mais

Fernando Baumgratz Ribeiro

Fernando Baumgratz Ribeiro Fernando Baumgratz Ribeiro graduado em engenharia civil em 1986 pela U.F.O.P (Universidade Federal de Ouro Preto); com aperfeiçoamento em Gestão de Projetos Vale/IBMEC e Extensão em Economia Mineral Vale/UFRJ.

Leia mais

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO

PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO PLANO DE CURSO SIMPLIFICADO CURSO: Orçamento de Obras na Construção Civil - 60 horas ÁREA: CONSTRUÇÃO MODALIDADE: APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL Plano de Curso Simplificado FP.EP.04.08 Revisão 1 20/08/2014

Leia mais

Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010

Manutenção e Restauro de Obras. Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 Manutenção e Restauro de Obras Prof. Aline Fernandes de Oliveira, Arquiteta Urbanista 2010 Manutenção e Restauro de Obras MANUAL DO PROPRIETÁRIO - Em sua última versão o texto da ISO-9001 [8] que trata

Leia mais

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

RELATÓRIO DE ESTÁGIO INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO São José dos Campos, 14/11/2017 Ana Luiza Ferron Zanella, Asp Of FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de Estágio Curricular

Leia mais

Nº COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174245 Uso do catálogo de desempenho de subsistemas: SINAT Fulvio Vittorino Palestra apresentado no Congresso SINDUSCON-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção,

Leia mais

DIRETRIZES TÉCNICAS VISTORIAS EM EDIFICAÇÕES. abril/2015 DT 005/14 DTPC

DIRETRIZES TÉCNICAS VISTORIAS EM EDIFICAÇÕES. abril/2015 DT 005/14 DTPC DIRETRIZES TÉCNICAS DE VISTORIAS EM EDIFICAÇÕES abril/2015 DT 005/14 DTPC 1 INSTITUTO DE ENGENHARIA Presidente: Camil Eid Vice Presidente Técnica: Miriana Marques Pereira Diretor de Engenharia de Produção:

Leia mais

Regulamento de Compras :

Regulamento de Compras : Capítulo I: das Disposições Gerais Regulamento de Compras : Artigo 1º. O presente Regulamento estabelece normas para a contratação de obras e serviços e compras, no âmbito da Associação Fundo de Incentivo

Leia mais

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6

PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6 PO - Procedimento Operacional Revisão: 02 Folha: 1 de 6 1. OBJETIVO Orientar a condução dos processos de de forma a garantir a uniformidade e eficiência dos procedimentos, ferramentas e técnicas utilizadas,

Leia mais

GERENCIAMENTO DE OBRAS

GERENCIAMENTO DE OBRAS QUEM SOMOS Há mais de 20 anos no mercado de construção civil, oferecemos soluções completas em arquitetura, engenharia consultiva e administração de obras. Trabalhamos na elaboração de projetos arquitetônicos,

Leia mais

Há 10 anos produzindo informação e conhecimento qualificado para o setor da construção. Moderna metodologia de análise para interpretar dados.

Há 10 anos produzindo informação e conhecimento qualificado para o setor da construção. Moderna metodologia de análise para interpretar dados. Produtos quem somos A CRIACTIVE Há 10 anos produzindo informação e conhecimento qualificado para o setor da construção Diferenciais Sistema desenvolvido para a indústria da construção, com informações

Leia mais

Equipagem Hospitalar: Planejamento, Implantação e Gestão Tecnológica

Equipagem Hospitalar: Planejamento, Implantação e Gestão Tecnológica Introdução Equipagem Hospitalar: Planejamento, Implantação e Gestão Tecnológica A equipagem hospitalar pode representar 50% do custo para implantação de novos empreendimentos em saúde. Além disto, sua

Leia mais

DIRETRIZES TÉCNICAS AUDITORIA EM EDIFICAÇÕES DT 008/15 DTPC

DIRETRIZES TÉCNICAS AUDITORIA EM EDIFICAÇÕES DT 008/15 DTPC DIRETRIZES TÉCNICAS DE AUDITORIA EM EDIFICAÇÕES DT 008/15 DTPC 1 DIRETRIZES TÉCNICAS DE AUDITORIA EM EDIFICAÇÕES Presidente: Camil Eid. Vice Presidente Técnica: Miriana Marques Pereira. Diretor de Engenharia

Leia mais

ÍNDICE BEM-VINDO UM MUNDO DE CONSTRUÇÕES EM ALTA PERFORMANCE SEGMENTOS DE ATUAÇÃO O QUE FAZEMOS GARANTIA DE QUALIDADE GESTÃO DE OBRAS PROJETOS EM BIM

ÍNDICE BEM-VINDO UM MUNDO DE CONSTRUÇÕES EM ALTA PERFORMANCE SEGMENTOS DE ATUAÇÃO O QUE FAZEMOS GARANTIA DE QUALIDADE GESTÃO DE OBRAS PROJETOS EM BIM BOOK DE ENGENHARIA ÍNDICE UM MUNDO DE CONSTRUÇÕES EM ALTA PERFORMANCE BEM-VINDO SEGMENTOS DE ATUAÇÃO 5 O QUE FAZEMOS 6 GARANTIA DE QUALIDADE 7 GESTÃO DE OBRAS 8 PROJETOS EM BIM 9 NOSSA EQUIPE 10 SOMOS

Leia mais

O R Ç A M E N T O E PLANEJAMENTO DE OBRAS

O R Ç A M E N T O E PLANEJAMENTO DE OBRAS O R Ç A M E N T O E PLANEJAMENTO DE OBRAS SERVIÇOS Nossos serviços são compostos de módulos flexíveis que podem ser combinados atendendo às necessidades específicas de cada cliente/empreendimento que permitem

Leia mais

Gabinete do Vereador Rodrigo Farah

Gabinete do Vereador Rodrigo Farah Lei n.º 2.963/2012 Ementa: Determina a realização periódica de inspeções em edificações no âmbito do Município de Niterói e dá outras providências. Art. 1º Ficam dispostas, nos termos desta Lei, regras

Leia mais

DIFUSÃO DA ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL

DIFUSÃO DA ARQUITETURA MODERNA NO BRASIL IDENTIFICAÇÃO acervo IPESP empreendimento EE Professora Maria do Carmo Lelis (GE Jd. Bandeirantes) município Araçatuba processo nº 11563/61 nome/uso atual Diretoria Regional de Ensino projeto padrão programa

Leia mais

A experiência da Construtora Tarjab no atendimento à Norma de Desempenho

A experiência da Construtora Tarjab no atendimento à Norma de Desempenho A experiência da Construtora Tarjab no atendimento à ABRIL / 2015 Eng. Carlos Alberto de Moraes Borges Diretor Presidente TARJAB Importância 1. Nivelar o mercado de construção civil diminuindo a concorrência

Leia mais

Apresentação - UFBA. Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras

Apresentação - UFBA. Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras Apresentação - UFBA Curso de Especialização em Gerenciamento de Obras Disciplina: Análise, Racionalização e Coordenação de Projetos Convidado: Alexandre José de Aragão Pedral Sampaio Engº Civil - UFBA

Leia mais

O projeto. Projeto Norma de Desempenho ABNT NBR 15575

O projeto. Projeto Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 O projeto Preocupado em qualificar suas empresas associadas para atender plenamente aos requisitos da norma, o Sinduscon NH firmou convênio em Março de 2012 com o Instituto Tecnológico de Desempenho ITT

Leia mais

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral

Curso Técnico Segurança do Trabalho. Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral Curso Técnico Segurança do Trabalho Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho MÄdulo 5 VisÇo Geral A NR18 é a norma que regulamenta a Segurança e Medicina do Trabalho na Indústria da Construção

Leia mais

Alvenaria estrutural

Alvenaria estrutural Estudo exploratório rio sobre a elaboração de projetos arquitetônicos Alvenaria desenvolvidos estrutural para o sistema de alvenaria estrutural Projeto de alvenaria O que é ALVENARIA ESTRUTURAL? Conceito:

Leia mais

Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional MÓDULO II

Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional MÓDULO II Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional MÓDULO II Viver ou trabalhar em condomínio é uma realidade que cresce em todas as cidades do país. Essa opção de moradia ou trabalho exige o

Leia mais

PLANEJAMENTO E CUSTO DE OBRAS

PLANEJAMENTO E CUSTO DE OBRAS PLANEJAMENTO E CUSTO DE OBRAS Introdução a Orçamentos Planejamento Técnico 1ª Fase: Viabilidade da Construção 2ª Fase: Planejamento Técnico-Econômico da Construção 3ª Fase: Controle Físico-Financeiro da

Leia mais

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Matthaeus Muniz Deusdará Ferreira Lopes, Asp Of

INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO. Matthaeus Muniz Deusdará Ferreira Lopes, Asp Of INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA CURSO DE ENGENHARIA CIVIL RELATÓRIO DE ESTÁGIO Matthaeus Muniz Deusdará Ferreira Lopes, Asp Of São José dos Campos, 14/11/2017 FOLHA DE APROVAÇÃO Relatório Final de

Leia mais

SEMINÁRIO IBRACON NORMAS BRASILEIRAS DE QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O CONTROLE DA QUALIDADE DO CONCRETO

SEMINÁRIO IBRACON NORMAS BRASILEIRAS DE QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O CONTROLE DA QUALIDADE DO CONCRETO SEMINÁRIO IBRACON NORMAS BRASILEIRAS DE QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA O CONTROLE DA QUALIDADE DO CONCRETO Prof. Simão Priszkulnik (Universidade. Mackenzie) Coordenador da Comissão de Estudos de Controle

Leia mais

Planejamento e Controle de Obras ENG 2334 PLANO DE ENSINO

Planejamento e Controle de Obras ENG 2334 PLANO DE ENSINO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS REC. PELO DEC. N.º 47.041, DE 17/10/1959 VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Planejamento e Controle de Obras ENG 2334 PLANO DE ENSINO E-mail: mayara@avantepg.com.br Plano

Leia mais

Orçamento de Obras. Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário. Impermeabilização. Disciplina: Construção Civil 4

Orçamento de Obras. Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário. Impermeabilização. Disciplina: Construção Civil 4 Disciplina: Construção Civil 4 Orçamento de Obras Aula 09 Levantamento de Quantitativo e Composição de Custo Unitário Impermeabilização 1 IMPERMEABILIZAÇÃO Passos para o levantamento de quantidades dos

Leia mais

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS:

SUPERFATURAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS: TREINAMENTO SUPERFATURAMENTO EM : ENTENDA E EVITE OS PRINCIPAIS ARTIFÍCIOS PROF. ANDRÉ MENDES 13 E 14 DE MAIO PORTO ALEGRE/RS DESTAQUES DO TREINAMENTO Como analisar a planilha orçamentária contratual?

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO ANEXO XIII - TERMO DE REFERÊNCIA APOIO OPERACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PREDIAIS E ORÇAMENTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

Módulo 5. Requisitos Complementares SiAC - Execução de Obras de Edificações

Módulo 5. Requisitos Complementares SiAC - Execução de Obras de Edificações Módulo 5 Requisitos Complementares SiAC - Execução de Obras de Edificações Serviços de Execução e Materiais Controlados A empresa construtora deve preparar uma lista própria de serviços de execução controlados

Leia mais

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTRATAÇÃO COM EFICIÊNCIA A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TREINAMENTO A ELABORAÇÃO DO PROJETO BÁSICO OU TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS NA PROF. ERIVAN FRANCA 28 E 29 DE MARÇO SÃO LUÍS/MA FAÇA SUA INSCRIÇÃO E GANHE ACESSO EXCLUSIVO AO GRUPO DE ESTUDOS

Leia mais

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO:

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO: Ministério da Educação CONSTRUÇÃO Universidade DE EDIFÍCIOS Federal Prof. do José Paraná de Almendra Freitas Jr. Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil Construção de edifícios Etapas TC-022

Leia mais

Escopo Abece rf01-versão corrigida ESCOPO DE SERVIÇOS PARA PROJETOS ESTRUTURAIS

Escopo Abece rf01-versão corrigida ESCOPO DE SERVIÇOS PARA PROJETOS ESTRUTURAIS Escopo Abece rf01-versão corrigida 1. APRESENTAÇÃO No Fluxo de Projeto observado no mercado, a divisão do desenvolvimento do trabalho de engenharia estrutural se dá em fases. Desta forma, a contratação

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 3ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIV362 Construção Civil I

Programa Analítico de Disciplina CIV362 Construção Civil I 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia Civil - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Antonio Carlos ZORZI

Antonio Carlos ZORZI Antonio Carlos ZORZI PRODUTIVIDADE NA CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS Alguns dos gargalos que considero que temos na construção imobiliária e que interferem na produtividade do setor - Baixíssima repetição e padronização

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS TRINDADE 1. Identificação Instituição Docente Curso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano - Campus Trindade Nelson Luis da Cunha Técnico Integrado em Edificações Unidade Curricular Tecnologia

Leia mais

GERENCIAMENTO DE OBRAS

GERENCIAMENTO DE OBRAS QUEM SOMOS Há mais de 20 anos no mercado de construção civil, oferecemos soluções completas em arquitetura, engenharia consultiva e administração de obras. Trabalhamos na elaboração de projetos arquitetônicos,

Leia mais

Catálogo Empresarial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo; CD CREA-SP Um Conselho Passado a Limpo I; CD CREA-SP Um Conselho

Catálogo Empresarial de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Estado de São Paulo; CD CREA-SP Um Conselho Passado a Limpo I; CD CREA-SP Um Conselho BIBLIOTECA ASSEAG Anos Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo; 7º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização I; 7º Simpósio Brasileiro de Impermeabilização II; 8º CNP Caderno de Textos Referenciais;

Leia mais

Inserir Foto da obra atualizada

Inserir Foto da obra atualizada RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES AGENTE DE OBRAS 1ª Medição Inserir Foto da obra atualizada Incorporação: Gafisa S/A Construção: Gafisa S/A Empreendimento: Gafisa Square Ipiranga Endereço da Obra: Av. Nazaré,

Leia mais

UMA CONSTRUTORA QUE TRABALHA PARA REALIZAR OS SONHOS DOS SEUS CLIENTES

UMA CONSTRUTORA QUE TRABALHA PARA REALIZAR OS SONHOS DOS SEUS CLIENTES UMA CONSTRUTORA QUE TRABALHA PARA REALIZAR OS SONHOS DOS SEUS CLIENTES R. General Mendes Pereira, 141, Ponto Central, F. de Santana-BA. 44.075-355 Tel.: 75 3022-3943 / 3015-2721 contato@engenhariald.com.br

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. 194/05/2016 DE 21/01/2016. PROCESSO Nº 411/2016. AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional MÓDULO II

Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional MÓDULO II Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional MÓDULO II Viver ou trabalhar em condomínio é uma realidade que cresce em todas as cidades do país. Essa opção de moradia ou trabalho exige o

Leia mais

Nº Catálogo de desempenho de subsistemas: oportunidade de melhoria de desempenho na construção de HIS.

Nº Catálogo de desempenho de subsistemas: oportunidade de melhoria de desempenho na construção de HIS. COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 174035 Catálogo de desempenho de subsistemas: oportunidade de melhoria de desempenho na construção de HIS Fulvio Vittorino Palestra apresentada no 88º Encontro Nacional da Indústria

Leia mais

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas

GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas GT DESEMPENHO/BA Eng. Priscila Freitas ENG. PRISCILA FREITAS Engenheira Civil, UEFS (2006) Especialista em Engenharia da Qualidade, UFBA (2007) Mestranda em Gestão e Tecnologia Industrial GETEC, SENAI

Leia mais

IFPB. PLANO DE ENSINO Ensino Superior

IFPB. PLANO DE ENSINO Ensino Superior PLANO DE ENSINO Ensino Superior DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Estruturas de Concreto I Cursos: Curso Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios Período: 4º Carga

Leia mais

ORIENTAÇÃO SOBRE OBRAS

ORIENTAÇÃO SOBRE OBRAS ORIENTAÇÃO SOBRE OBRAS Organograma da Superintendência Superintendência PAR Assessoria Diretoria Projetos Fiscalização Jurídico APRESENTAÇÃO EQUIPE Fiscalização Andréia Brito DRE Miracema, Guaraí e Colinas

Leia mais

PROC IBR EDIF /2014

PROC IBR EDIF /2014 INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC IBR EDIF 01.02.021/2014 01 - Fase Licitatória 01.02 - Análise das especificações, quantidades

Leia mais