Regime político: Democracia, Forma de governo: República, Forma de Estado: Federação esistemade Governo: Presidencialismo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regime político: Democracia, Forma de governo: República, Forma de Estado: Federação esistemade Governo: Presidencialismo."

Transcrição

1 REPÚBLICA DEMOCRÁTICA LIBERAL E PUPULISTA ( ) DUTRA, VARGAS, JK, JÂNIO E JANGO

2 Constituição de 1946 Princípios Básicos: Regime político: Democracia, Forma de governo: República, Forma de Estado: Federação esistemade Governo: Presidencialismo. Cinco anos de mandato para o presidente; Garantia de liberdade de expressão; Voto secreto e universal (excluindo-se analfabetos, soldados e cabos). Direitosi Trabalhistas: Legislação da Era Vargas foi preservada; Sindicatos atrelados ao governo restrições a greves.

3 Governo Dutra ( ) Contexto: Guerra Fria e anticomunismo. Promulgação da Constituição i de 1946; Abertura econômica; Alinhamento internacionali com os EUA (Guerra Fria): Rompimento de relações com URSS cancelamento do PCB. Liberalismo econômico facilidades para importações. Esgotamento de reservas financeiras. Retração da indústria nacional. Endividamento. Arrocho salarial = Reduçãodopoderdecomprado de dossalários; salários; Descontentamento de trabalhadores.

4 Governo Dutra ( ) Estabelecimento do Plano SALTE; Política de investimentos em setores públicos considerados prioritários: Saúde, Alimentação, Transporte e Energia. Sem dinheiro suficiente e competência administrativa, o governo realizou pouco dos objetivos. Conclusão da rodovia Rio São Paulo, denominada Rodovia, Presidente Dutra.

5 A Volta de Vargas: Nacionalismo econômico e política trabalhista. Getúlio (48,7%) venceu Eduardo Gomes (29,7%) da UDN. Procurou apagar a imagem de ditador e construiu umanova:de homem democrático: Eleito pelo voto direto nos braços do povo.

6 Oposição de Getúlio: UDN (União Democrática Nacional): Segunda maior força política. Antigetulistas. Contra a intervenção do Estado na economia. Contra as leis trabalhistas. Apoiavam o liberalismo e o alinhamento com os EUA. Banqueiros, grandes empresários ligados aos EUA, donos de veículos de comunicação. Exemplos: Carlos Lacerda, Assis Chateaubriand, Júlio Mesquita, família Marinho, José Sarney, Antônio Carlos Magalhães.

7 NACIONALISMO: Para Vargas, era preciso atacar a exploração das forças internacionais para que o país conquistasse sua independência econômica. Nacionalismo era combatido por representantes do EUA e de empresasestrangeiras instaladas no Brasil. Muitos adeptos desta política atuavam na mídia e no Congresso, ficaram chamados de Internacionalistas ou entreguistas.

8 NACIONALISMO: Campanha o Petróleo é nosso! Os nacionalistas queriam que a extração do petróleo tól fosse realizada por uma empresa estatal brasileira, seus oponentes defendiam a exploração por grupos internacionais. Campanha favorável aos nacionalistas, com a fundação em 1953 da Petrobrás. Governo ainda propôs a Lei dos Lucros Extraordinários (1953); Limitando a remessa de lucros da empresas estrangeiras ao exterior. Lei foi barrada no Congresso, devido a pressão de grupos internacionais.

9 Campanha O petróleo é nosso e criação da Petrobras

10 Outras realizações: Criação do BNDE investimentos industriais nacionais. Criação da Eletrobrás. TRABALHISMO: Aumento de (MAI/1954). 100% para o salário mínimo Atendendo à proposta do Ministro do Trabalho João Goulart (Jango). Reforço do sindicalismo; Apoio aos trabalhadores.

11 Crise política: Cíti Críticas generalizadas daoposição. iã UDN (Carlos Lacerda), empresários ligados aos EUA, setores das forças armadas (ESG) e dos meios de comunicação (Assis Chateaubriand). Denúncias de corrupção! Atentado da Rua Toneleros, no Rio de Janeiro (05/08/1954). Lacerda escapou com vida, mas o major da aeronáutica Rubem Vaz morreu. República do Galeão = Investigações conduzidas pela aeronáutica indicaram que o assassino cumpria ordens do chefe da guarda presidencial (Gregório Fortunato).

12 Atentado contra Carlos Lacerda

13 Crise política: O crime teve grande repercussão, a oposição iã multiplicava os ataques ao governo federal e tramava derrubar o presidente. 22 e 23 de agosto manifestações de oficias e militares que exigiam a renúncia de Getúlio Vargas. Isolado politicamente, escreveu uma cartatestamento ao povo brasileiro e, em seguida, suicidou secomumtironocoraçãonodia24de agosto de 1954.

14 Suicídio de Vargas

15 A MORTE DE VARGAS:

16 O FINAL DO MANDATO DE VARGAS (1954 Café Filho (PSD vice): aproximação com UDN. Afastamento por doença. 1956): Carlos Luz (PSD Presidente do Congresso Nacional) assume: Tentativa degolpe. Impedido pelo Marechal Henrique T. Lott Nereu Ramos (Presidente do Senado) completa o mandato (de 11 de novembro de 1955 a 31 de janeiro de 1956).

17 Governo Juscelino Kubitschek ( ) PSD + PTB Democrata, hábil politicamente. Presidente Bossa Nova. Clima de liberdade d política. Desenvolvimentismo. 50 anos em 5 Plano de Metas ênfase na indústria. Mas prometia investimentos na produção de energia, transportes, alimentos, indústria de base e educação.

18 Governo Juscelino Kubitschek ( ) Construção de 20 mil km de estradas entre elas Belém Brasília Usinas: Furnas e Três Marias. Implantação da Industria automobilística, que produzia mais de 300 mil veículos por ano Ampliação da produção de petróleo de 2 milhões para 5,4 milhões de barris; Criação do Conselho Nacional de Energia Nuclear; Criação da SUDENE Superintendência i do Desenvolvimentodo Nordeste. Tentativa de desenvolver o Nordeste (fracasso).

19

20 Construção de Brasília: Plano urbanístico traçado por Lúcio Costa eos projetos arquitetônicos coordenados por Oscar Niemayer. Três anos de obras, milhares de trabalhadores (Candangos) envolvidos dia e noite. Inauguração 21 de abril de 1960.

21 UMA NOVA CAPITAL SURGE DO NADA

22 Consequências da política desenvolvimentista: Ub Urbanização intensa e desordenada, d d ooeste eosudeste passaram ser o destino de milhares de brasileiros. Em 1960, 45% da população p total do país vivia nas cidades. Empréstimos endividamento externo. Multinacionais controlaram importantes setores da indústria (eletrodomésticos, automóveis, produtos químicos, farmacêuticos e cigarros). Inflação e concentração disparidades regionais. de renda, aumento das 1960 Rompimento com FMI. Emissão monetária.

23 A cultura nos anos 1950 e 1960 no Brasil: Anos Dourados: Início da Televisão no Brasil; Conquistas do futebol brasileiro; Surgimento da Bossa Nova.

24 Governo Jânio Quadros (1961): Jânio Quadros do PTN (apoiado pela UDN) PTN (Partido Trabalhista Nacional), de representação inexpressiva. venceu o marechal Henrique Teixeira Lott candidato PTB PSD. João Goulart, do PTB, foi eleito para vice. Herdeiro político do getulismo;

25 A Vassoura: símbolo da campanha eleitoral: Jânio chegou à presidência da república coroando uma carreira política rápida e repleta de sucessos. Fenômeno político; Político personalista e carismático; i Defesa da austeridade nos gastos públicos; Combate à inflação; Apoio da classe média e do proletariado;

26 Governo Jânio Quadros (1961): Política interna: conservadorismo econômico Congelamento de salários. Corte de subsídios para o trigo e o petróleo. Inflação. Moralismo: Proibição de brigas de galo. Proibição de corridas de cavalo em dias úteis. Proibição do uso do biquíni.

27 Governo Jânio Quadros (1961): Política externa independente não alinhamento. Reatou relações diplomáticas com URSS, CHINA e CUBA. Em 19 de agosto de 1961 condecorou Ernesto Chê Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul. Diante de tais atitudes, a UDN rompeu com o governo. Também fica sem apoio dos grandes empresário e dos grupos que dominavama Imprensa. E 25 d t d 1961 tit d i d Em 25 de agosto de 1961, uma atitude inesperada: a Renúncia!

28 Ernesto Chê Guevara com a Ordem do Cruzeiro do Sul.

29 João Goulart ( ) A Crise para a posse: João Goulart estava em visita oficial à China comunista, A presidência foi entregue ao Presidente da Câmara dos Deputados, Ranieri Mazzilli. Forte oposição dos militares e de setores conservadores (UDN e grandes empresários nacionais e estrangeiros); MEDO DO COMUNISMO!! Formação da campanha da legalidadelid d ou Frente Legalista: Liderada por Leonel Brizola (governador RS) e o comandante do III Exército, Gen. Machado Lopes. defesa pelo direito de posse de Jango; Líderes sindicais, trabalhadores, profissionais liberais,

30 A Crise para a posse: João Goulart O confronto parecia encaminhar para um Guerra Civil. Para que isso não ocorresse, foi negociado a Implementação do Parlamentarismo (1961); Jango assumiria a presidência com poderes limitados e vigiados pelo CongressoNacional. Tancredo Neves era o primeiro ministro. Realização do plebiscito it de 1963: vitória i do presidencialismo;

31 Adoção de uma política nacionalista e reformista; Plano Trienal de Desenvolvimento. e Organizado por Celso Furtado. Desapropriar latifundios improdutivos, encampar as refinarias particulares de petróleo, reduzir a dívida externa, diminuir a inflação e manter o crescimento econômico sem sacrificar os trabalhadores.

32 João Goulart ( ) 1964) Atuação intensa dos movimentos sociais: Ligas Camponesas ( de Francisco Julião); (UNE) União Nacional dos Estudantes, (JUC) Juventude Universitária Católica, (CGT) Central Geral dos Trabalhadores. Reivindicações sociais populares com a Reivindicações sociais populares com a intenção de transformar o Brasil numa sociedade mais justaeigualitária.

33 Movimentos Sociais: Manifestação das Ligas Camponesas criadas por Francisco Julião, no município de Vitória de Santo Antão em 1955 em Pernambuco.

34 Forte oposição: da UDN; Políticos de oposição recebiam verbas para as campanhas e depois de eleitos, eram subornados para votar contra Jango. Em oposição aos movimentos sociais surgem associações políticas, financiadas por empresários brasileiros e estrangeiros. IBAD Instituto Brasileiro de Ação Democrática; IPEAS Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais. Propaganda contra o governo por meio de: Livros, jornais,revistas, rádio e televisão.

35 João Goulart ( ) Em 13 de maio de 1964, comício da Central do Brasil. Presença de 300 mil pessoas. Anunciou as Reformas de Base: AGRÁRIA: facilitar o acesso à terra e melhorar a condição de vida no campo. EDUCACIONAL: Matricular todas as crianças brasileiras e combater o analfabetismo. ELEITOAL: Dar analfabeto o direito TRIBUTÁRIA: Corrigir as desigualdades sociais na distribuição dos deveres entre ricos e pobres, patrões e empregados. Lei de Remessa de Lucros: Descontentamento dos EUA e da oposição ligada a UDN.

36 Comício da Central do Brasil

37 Marcha da família com Deus e pela Liberdade; Manifestação organizada no dia 19 de março de 1964, em São Paulo. Contrária ao governo. Participaram: 500 mil pessoas. Entre 19 de março a 8 de junho de 1964, 49 marchas pelo país.

38 João Goulart ( ) 1964) Agitação política e social tomava corpo no país: Rebelião dos sargentos (em Brasília) que exigiam o direito de voto; Crescente número de greves: Militares responsabilizaram o governo pelo clima de desordem.

39 O Golpe Militar de o Em 31 de março de 1964 eclodiu a rebelião das forças armadas contra o governo de João Goulart. o O movimento contou com o apoio dos governadores: o Adhemar de Barros (São Paulo), Magalhães Pinto, (Minas Gerais), e Carlos Lacerda (estado da Guanabara). o Sem condições de resistir, João Goulart deixou Brasília rumo ao Uruguai como exilado político

40 ANEXOS

41

42

43

44

45

46

47

48

49

50

51

52

53

54

55

56

57

58

59 Fim

O Populismo; A República Liberal; Período Democrático. ( )

O Populismo; A República Liberal; Período Democrático. ( ) O Populismo; A República Liberal; Período Democrático. (1946 1964) Constituição de 1946 Princípios Básicos: Regime político: Democracia, Forma de governo: República, Forma de Estado: Federação e sistema

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) REPÚBLICA POPULISTA ( ) 1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático): Principal partido. Criado por Getúlio Vargas. Base rural. Industriais, banqueiros e latifundiários associados ao regime de Getúlio Vargas. Políticos

Leia mais

XIX. A República Populista

XIX. A República Populista XIX. A República Populista Constituinte de 1946 Polêmica do desenvolvimento; Partido Trabalhista Brasileiro PTB (nacionalismo radical); Partido Social Democrático PSD (desenvolvimentismo); União Democrática

Leia mais

HISTÓRIA E POLÍTICA DAS MASSAS NO BRASIL ( )

HISTÓRIA E POLÍTICA DAS MASSAS NO BRASIL ( ) HISTÓRIA E POLÍTICA DAS MASSAS NO BRASIL (1946-1964) FIM DO ESTADO NOVO Com a derrota do nazifascismo na Europa, Vargas decidiu antecipar-se aos seus adversários e liderou uma abertura democrática, fixando

Leia mais

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini

Modulo 11 - Brasil. Prof. Alan Carlos Ghedini Modulo 11 - Brasil Prof. Alan Carlos Ghedini www.inventandohistoria.com O populismo pode ser compreendido como: Uma forma de exercício político garantida pelo apoio da grande massa Um sistema no qual o

Leia mais

Populismo no Brasil ( )

Populismo no Brasil ( ) Populismo no Brasil (1945-1964) O Populismo foi um fenômeno da América Latina, característico de um mundo pós Segunda Guerra Mundial, momento que exigiase democratização. Fortalecimento das relações entre

Leia mais

OU Prof. Abdulah 3ºano/Pré-vestibular

OU Prof. Abdulah 3ºano/Pré-vestibular Governos Populistas Entregar? Brasileiros (1946-1964) Livro 6 / mód.23 e 24 Livro 7 / mód. 25 Extensivo Mega OU Prof. Abdulah 3ºano/Pré-vestibular Nacionalizar? PRINCIPAIS PARTIDOS PSD (Partido Social

Leia mais

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication

Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal. Public Domain Dedication MARCOS ROBERTO Imagem: Propaganda do Estado Novo (Brasil) / desconhecido / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication O período dos Governos Populistas no Brasil (1945-1964) é marcado

Leia mais

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar

O fim da. Quarta República. e o golpe civil-militar O fim da Quarta República e o golpe civil-militar Carlos Lacerda derrubador de presidentes Participou da ANL Contra o integralismo, os latifundiários e o imperialismo Preso durante o golpe do Estado Novo,

Leia mais

Revisão IV Brasil República

Revisão IV Brasil República Revisão IV Brasil República Prof. Fernando I- Era Vargas 1930-45; República Nova 1930-64 II- República Populista 1946-64 Democratização. Nacionalismo ou Liberalismo? II- República Populista 1946-64 1º

Leia mais

De Juscelino ao Golpe de 64 Prof. Márcio

De Juscelino ao Golpe de 64 Prof. Márcio De Juscelino ao Golpe de 64 Prof. Márcio O que vamos ver no capítulo O Governo de JK - o nacional-desenvolvimentismo - o plano de metas (pontos positivos e negativos) O Governo de Jânio Quadros - Política

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 11.1 Conteúdo: Anos 60 e Golpe Militar no Brasil

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 11.1 Conteúdo: Anos 60 e Golpe Militar no Brasil 11.1 Conteúdo: Anos 60 e Golpe Militar no Brasil Habilidades: Analisar o contexto da década de 1960 no Brasil e o golpe civil-militar Governo Jânio Quadros (1961) Ascensão muito rápida na política Estilo

Leia mais

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( )

A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL ( ) A REDEMOCRATIZAÇÃO DO BRASIL (1945--1964) CENÁRIO POLÍTICO BRASILEIRO ENTRE 1945-1964 -Principais partidos políticos: *PSD:Partido Social Democrático.(JK) *UDN:União Democrática Nacional;(Jânio) *PTB:Partido

Leia mais

A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA POPULISTA (1945 1964):

A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA POPULISTA (1945 1964): A REPÚBLICA DEMOCRÁTICA POPULISTA (1945 1964): 1. - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático): Principal partido. Criado por Getúlio Vargas. Base rural. Industriais, banqueiros e latifundiários

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA: PERÍODO DEMOCRÁTICO ( )

BRASIL REPÚBLICA: PERÍODO DEMOCRÁTICO ( ) BRASIL REPÚBLICA: PERÍODO DEMOCRÁTICO (1946-1964) VÍDEOAULAS 1 - PRINCIPAIS PARTIDOS: PSD (Partido Social Democrático): Principal partido. Criado por Getúlio Vargas. Base rural. Industriais, banqueiros

Leia mais

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira

República Populista ( ) Profª Ms. Ariane Pereira República Populista (1945-1964) Profª Ms. Ariane Pereira O populismo na América Latina Brasil: Getúlio Vargas; Argentina: Perón; México: Cárdenas; Semelhança: política de conciliação de classes sociais

Leia mais

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA

GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA CAPÍTULO 33 GOVERNOS POPULISTAS NA AMÉRICA LATINA Populismo e política de massas n Populismo: termo utilizado para designar as políticas, implantadas a partir da década de 1930, de aproximação dos governantes

Leia mais

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago

Populismo II e Regime Militar I. História C Aula 13 Prof. Thiago Populismo II e Regime Militar I História C Aula 13 Prof. Thiago O Homem da Vassoura Jânio Quadros surpreendeu e venceu as eleições de 1960, em partes devido a agressiva campanha política que prometia varrer

Leia mais

Governos. Populistas Brasileiros (1946-1964) Entregar? Nacionalizar? Prof. Abdulah 3ºano/Pré- vesjbular Aulas 20 e 21 (SAS)

Governos. Populistas Brasileiros (1946-1964) Entregar? Nacionalizar? Prof. Abdulah 3ºano/Pré- vesjbular Aulas 20 e 21 (SAS) Governos Entregar? Populistas Brasileiros (1946-1964) OU Prof. Abdulah 3ºano/Pré- vesjbular Aulas 20 e 21 (SAS) Nacionalizar? PRINCIPAIS PARTIDOS PSD (Par(do Social Democrá(co): Principal par*do. Criado

Leia mais

O PERÍODO DA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA: A REPÚBLICA BRASILEIRA COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS

O PERÍODO DA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA: A REPÚBLICA BRASILEIRA COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS O PERÍODO DA EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA: A REPÚBLICA BRASILEIRA 1946-1964 COLÉGIO PEDRO II PROFESSOR: ERIC ASSIS 1945-1946: FIM DO ESTADO NOVO E A REDEMOCRATIZAÇÃO Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Getúlio

Leia mais

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7

Sugestões de avaliação. História 9 o ano Unidade 7 Sugestões de avaliação História 9 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. O fim da ditadura de Vargas propiciou a criação de novos partidos. Relacione os partidos da primeira coluna com as ideias da segunda

Leia mais

JÂNIO QUADROS (1961): Sem base partidária: Teatral, contraditório, apresentava-se como a renovação política. Apoio da UDN UDN de porre

JÂNIO QUADROS (1961): Sem base partidária: Teatral, contraditório, apresentava-se como a renovação política. Apoio da UDN UDN de porre JÂNIO QUADROS (1961): Sem base partidária: PTN (Partido Trabalhista Nacional), de representação inexpressiva. Teatral, contraditório, apresentava-se como a renovação política. Vassoura símbolo de campanha

Leia mais

Professor Eustáquio Vidigal

Professor Eustáquio Vidigal Professor Eustáquio Vidigal www.centroestrategia.com.br Eleições Eduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico Dutra (General) PSD não entusiasmava ninguém Iedo Fiuza PCB VITÓRIA DE

Leia mais

3ª série História do Brasil

3ª série História do Brasil 3ª série História do Brasil Modernização Industrial 1945-1964 Cap. 21.1, 21.2, 21.3 Roberson de Oliveira O Governo Dutra 1946-1950 1. A Constituição de 1946 República Federativa Presidencialista; Direito

Leia mais

Governos populistas no Brasil

Governos populistas no Brasil Capítulo 40 Governos populistas no Brasil Aulas 40.1 O populismo 40.2 Apogeu e crise do populismo Capítulo 40 Governos populistas no Brasil 40.1 O populismo 40.1 O populismo Política das Massas Fenômeno

Leia mais

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo HISTÓRIA O BRASIL, O MUNDO E A PAZ NUCLEAR. Caderno 10» Capítulo 4. www.sejaetico.com.

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS Próximo HISTÓRIA O BRASIL, O MUNDO E A PAZ NUCLEAR. Caderno 10» Capítulo 4. www.sejaetico.com. CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS HISTÓRIA O BRASIL, O MUNDO E A PAZ NUCLEAR Caderno 10» Capítulo 4 www.sejaetico.com.br CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS A experiência democrática no Brasil (1945-1964)

Leia mais

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ):

Eurico Gaspar Dutra ( ): Getúlio Vargas ( ): Jucelino Kubitschek ( ): Jânio Quadros (1961): João Goulart ( ): Governos Eurico Gaspar Dutra (1946 1950): união com os EUA (Guerra Fria), Constituição de 1946 (redemocratizadora) Getúlio Vargas (1951 1954): governo nacionalista, Petrobrás, Eletrobrás, aumento de 100%

Leia mais

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II

INTEIRATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES DINÂMICA LOCAL INTERATIVA. AULA 7.1 Conteúdo: Era Vargas II 7.1 Conteúdo: Era Vargas II Habilidades: Contextualizar governo Vargas durante seu segundo mandato como Presidente A Volta da Democracia: Constituição de 1946; Influências da Guerra Fria; Marechal Dutra

Leia mais

A República Populista ( ) A longa Marcha para o golpe

A República Populista ( ) A longa Marcha para o golpe A República Populista (1930-1964) A longa Marcha para o golpe Lacerda escreveu muitos anos mais tarde: Nos da UDN preparávamos o banquete para comemorarmos a queda de Vargas (...). Com seu suicídio, Vargas

Leia mais

Prof. Thiago Oliveira

Prof. Thiago Oliveira Prof. Thiago Oliveira Depois da 2ª Guerra Mundial o Brasil passou por um período de grandes transformações no campo da política, economia e sociedade, superando o Estado Novo de Getúlio e experimentando

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Jânio Quadros e João Goulart

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Jânio Quadros e João Goulart HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 16 Terceira República (1946 1964) - II Governos Jânio Quadros e João Goulart Na área econômica, o governo se deparou com uma crise financeira aguda causada por

Leia mais

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek

HISTÓRIA. Professor Orlando Stiebler. MÓDULO 16 Terceira República ( ) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek HISTÓRIA Professor Orlando Stiebler MÓDULO 16 Terceira República (1946 1964) - II Governos Café Filho e Juscelino Kubitschek Com o suicídio de Vargas, em 1954, assumiu a Presidência, exercendo o cargo

Leia mais

Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA

Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA Professor Eustáquio GOVERNO DUTRA ELEIÇÕES üeduardo Gomes (Brigadeiro)UDN democracia e liberalismo econômico üdutra (General) PSD não entusiasmava ninguém üiedo Fiuza PCB VITORIA DE DUTRA ÒDUTRA ü Apoio

Leia mais

Período Populista (1945/64)

Período Populista (1945/64) Período Populista (1945/64) INTRODUÇÃO Período de Democracia, sem censura e eleições direta (o( o povo vota) para presidente. O mundo encontrava-se no Período de Guerra Fria : Capitalistas (EUA) X Socialistas

Leia mais

Democracia Populista ( )

Democracia Populista ( ) Aula 04 Democracia Populista (1945-1964) Durante a República Populista (1945-64) encontramos uma polarização sobre o futuro do desenvolvimento do capitalismo no Brasil. Havia um conjunto de forças que

Leia mais

DITADURA CIVIL MILITAR ( )

DITADURA CIVIL MILITAR ( ) DITADURA CIVIL MILITAR (1964 1985) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA MARCOS ROBERTO Construindo a ditadura

Leia mais

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco

Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Exercícios de Ditadura Militar: do golpe a Castelo Branco Material de apoio do Extensivo 1. Com a renúncia de Jânio Quadros, setores militares resolveram impedir a posse do Vice- Presidente João Goulart.

Leia mais

Recursos para Estudo / Atividades

Recursos para Estudo / Atividades COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2014 Disciplina: História Ano: 9 Professor (a): Rodrigo Turma:9.1/9.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos QUESTÃO 01 Descreva as principais características do populismo no Brasil: (valor 1,0) QUESTÃO 02 Após a Segunda Guerra Mundial, consolidou-se uma ordem político-econômica

Leia mais

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO

NOVA REPÚBLICA E NEOLIBERALISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS RAMIRO Todo exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL

BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL PROFESSOR: EQUIPE DE HISTÓRIA BANCO DE QUESTÕES - HISTÓRIA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================ 01- "Foi em 1930 que à frente da Revolução

Leia mais

Exercícios de República Liberal ( ) Parte I

Exercícios de República Liberal ( ) Parte I Exercícios de República Liberal (1946-1964) Parte I 1. (Enem) Zuenir Ventura, em seu livro "Minhas memórias dos outros" (São Paulo: Planeta do Brasil, 2005), referindo-se ao fim da "Era Vargas" e ao suicídio

Leia mais

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira

HISTÓRIA. História do Brasil. República Autoritária a 1984 Parte 1. Profª. Eulállia Ferreira HISTÓRIA História do Brasil Parte 1 Profª. Eulállia Ferreira Em 64 a nação recebeu um tiro no peito. Um tiro que matou a alma nacional, (...) Os personagens que pareciam fazer parte da história do Brasil

Leia mais

Janio Quadros foi eleito em 1961 e seu vice era João Goulart Herdou do governo JK o profundo antagonismo de forças internas e problema da inflação

Janio Quadros foi eleito em 1961 e seu vice era João Goulart Herdou do governo JK o profundo antagonismo de forças internas e problema da inflação Janio Quadros foi eleito em 1961 e seu vice era João Goulart Herdou do governo JK o profundo antagonismo de forças internas e problema da inflação Sete meses depois renuncia, assume Jango que estava em

Leia mais

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ]

9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 9º ano Fênix Caderno 3 Continuação História RAFA NORONHA = ] 2 Período Democrático (1945-1964) De 1945 à 1964 Brasil Liberal Apenas dois presidentes conseguiram terminar o seu mandato (Dutra e JK); um

Leia mais

Brasil: Nacionalismo x Entreguismo

Brasil: Nacionalismo x Entreguismo Brasil: Nacionalismo x Entreguismo 1. A Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem políticoeconômica

Leia mais

PERÍODO COLONIAL

PERÍODO COLONIAL PERÍODO COLONIAL 1530-1808 POLÍTICA ADMINISTRATIVA 1º - SISTEMA DE CAPITANIAS HEREDITÁRIAS 1534-1548 2º SISTEMA DE GOVERNO GERAL 1548-1808 PERÍODO COLONIAL 1530-1808 ATIVIDADES ECONÔMICAS CICLO DO AÇÚCAR

Leia mais

HISTÓRIA. aula América Latina

HISTÓRIA. aula América Latina HISTÓRIA aula América Latina América Latina Antigas colônias de exploração Independentes politicamente entre 1800-1850 México - 1821 5 6 4 3 2 1 Colômbia - 1819 Equador - 1822 Peru - 1824 Bolívia - 1825

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputado Pompeo de Mattos PDT/RS

CÂMARA DOS DEPUTADOS Deputado Pompeo de Mattos PDT/RS PROJETO DE LEI Nº DE 2015 (Do Sr. Pompeo de Mattos e outros) Inscreve o nome de João Belchior Marques Goulart no Livro dos Heróis da Pátria e dá outras providências. O Congresso Nacional decreta: Art.

Leia mais

Jornalista e político brasileiro Carlos Lacerda

Jornalista e político brasileiro Carlos Lacerda Jornalista e político brasileiro Carlos Lacerda AGOSTO: RUBEM FONSECA HTTP://EDUCACAO.UOL.COM.BR/BIOGRAFIAS/CARLOS - LACERDA.JHTM Carlos Lacerda 30/4/1914, Rio de Janeiro 21/5/1977,

Leia mais

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio

Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, O rompimento da república café-com-leite, com o apoio A Era do populismo Professor: Márcio Gurgel Os antecedentes da revolução de 1930 o Crise econômica provocada pela quebra da bolsa de valores de Nova York 1929, o O rompimento da república café-com-leite,

Leia mais

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização

HISTÓRIA. aula Regime Militar II e Redemocratização HISTÓRIA aula Regime Militar II e Redemocratização Governo Médici (1969-1974) Criação do INCRA Programa de Integração Nacional PIN Grandes rodovias (Cuiabá-Santarém e Transamazônica) Ampliação do mar territorial

Leia mais

JUCELINO KUBSCHEK. 50 anos em 5

JUCELINO KUBSCHEK. 50 anos em 5 JUCELINO KUBSCHEK 50 anos em 5 Introdução O governo JK foi um dos mais importantes governos presidenciais no nosso país. Juscelino Kubitschek é um dos homens mais famosos e respeitados da história do Brasil,

Leia mais

A República Populista ( )

A República Populista ( ) A República Populista (1930-1964) A Era Vargas (1930-1945) Revolução de 1930 Governo Provisório Governo Constitucional Estado Novo Getúlio Dornelles Vargas Revolução de 1930 Washington Luís rompe com a

Leia mais

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa

A DEMOCRACIA BRASILEIRA. Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Prof. Maurício Ghedin Corrêa A DEMOCRACIA BRASILEIRA Com o fim da Guerra fria, nos anos 1980, os EUA retiraram seu apoio as ditaduras latinoamericanas. A partir de 1982, as eleições

Leia mais

A Revolução de 1930: Causas

A Revolução de 1930: Causas A Revolução de 1930: Causas Crise do Sistema Oligárquico +Crise de 29 nos EUA Política de valorização do café Movimento Tenentista = camadas médias urbanas e trabalhadores, descontentes com o predomínio

Leia mais

Brasil: os anos mais repressivos do

Brasil: os anos mais repressivos do Brasil: os anos mais repressivos do regime militar Ago/69: Costa e Silva adoece e é afastado. Vice Pedro Aleixo é impedido de assumir. Ago-out/1969 Junta militar assume o poder e escolhe novo presidente.

Leia mais

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações.

REGIME MILITAR ( ) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. REGIME MILITAR (1964 1985) Dormia a nossa Pátria mãe tão distraída. Sem perceber que era subtraída. Em tenebrosas transações. CHICO BUARQUE DE HOLLANDA MARCOS ROBERTO Construindo a ditadura Crise política:

Leia mais

Conjuntura política: desafios para o avanço da categoria

Conjuntura política: desafios para o avanço da categoria Reunião ampliada da Federação Nacional dos Petroleiros Conjuntura política: desafios para o avanço da categoria Cacau Pereira C L A S S E CONSULTORIA E FORMAÇÃO SINDICAL CENÁRIO ECONÔMICO MUNDIAL 2019

Leia mais

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: Colégio Ser!

Getúlio Vargas e o Golpe de História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação:  Colégio Ser! Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 História 9.º ano Prof.ª Marilia C. C. Coltri Complementação: www.elton.pro.br Colégio Ser! Sorocaba Getúlio Vargas e o Golpe de 1930 Período eleitoral no Brasil: Washington

Leia mais

Um pouco da sua história e sua trajetória:

Um pouco da sua história e sua trajetória: Jânio Quadros Um pouco da sua história e sua trajetória: ria: Mandato: 31 de janeiro de 1961 até 25 de agosto de 1961 Vice-presidente: João Goulart Precedido por: Juscelino Kubitschek Sucedido por: Ranieri

Leia mais

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA

DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA DO REGIME MILITAR A NOVA REPÚBLICA Ditadura Militar Eventos Fundamentais: Goulart propõe as reformas de base Eleitoral Educacional Bancária / Tributária Agrária Marcha da TFP Tradição Família e Propriedade

Leia mais

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( )

Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo ( ) Aula 22 Era Vargas: Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) Setor 1605 1 Estado Novo (1937 1945) 2 O Fim da Era Vargas Prof. Edu Aula 22 - Era Vargas: Estado Novo (1937-1945) ealvespr@gmail.com 1.1 Era Vargas

Leia mais

História 5 o ano Unidade 7

História 5 o ano Unidade 7 História 5 o ano Unidade 7 Nome: Unidade 7 Data: 1. A Revolução de 1930 ocorreu: ( ) durante a construção de Brasília. ( ) durante as eleições para a presidência do Brasil naquele ano. ( ) logo após a

Leia mais

Redemocratização e eleições de 1945 No dia 2 de dezembro de 1945, foram realizadas eleições para a presidência da República e para a formação de uma

Redemocratização e eleições de 1945 No dia 2 de dezembro de 1945, foram realizadas eleições para a presidência da República e para a formação de uma Redemocratização e eleições de 1945 No dia 2 de dezembro de 1945, foram realizadas eleições para a presidência da República e para a formação de uma Assembléia Nacional Constituinte. Na ocasião, a chefia

Leia mais

Revisão República Brasileira

Revisão República Brasileira Revisão 2009 República Brasileira 09 Terminada a Segunda Guerra Mundial, o mundo descobriu horrorizado o assassinato de 6 milhões de judeus em campos de extermínio nazistas. O fato comoveu a opinião pública

Leia mais

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo

Era Vargas. Do Governo Provisório ao Estado Novo Era Vargas Do Governo Provisório ao Estado Novo Períodos Governo provisório (1930-1934) Tomada de poder contra as oligarquias tradicionais Governo Constitucional (1934-1937) Período legalista entre dois

Leia mais

TROPA DE ELITE TROPA DE ELITE HISTÓRIA

TROPA DE ELITE TROPA DE ELITE HISTÓRIA TROPA DE ELITE TROPA DE ELITE 2014 HISTÓRIA - 2014 O Governo João Goulart (1961-1964) Conhecido como Jango; Considerado um político de esquerda; Tentativa de impedimento de sua posse (militares e UDN);

Leia mais

Ditadura Civil-Militar Economia

Ditadura Civil-Militar Economia Sociologia Ditadura Civil-Militar Economia Prof. Ricardo Festi Brasil, um país subdesenvolvido? Segundo Celso Furtado, importante economista brasileira dos anos 50 e 60, os países subdesenvolvidos tiveram

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( )

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO ( ) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 29 OS GOVERNOS COLLOR E ITAMAR FRANCO (1990-94) Fixação 1) (PUC) As eleições presidenciais brasileiras, ocorridas neste ano, envolveram oito candidatos, concorrendo por partidos

Leia mais

O FIM DOS GOVERNOS POPULISTAS

O FIM DOS GOVERNOS POPULISTAS O FIM DOS GOVERNOS POPULISTAS (1956-1961) Juscelino Kubitschek (PSD-PTB) Posse conturbada: -Intervenção Henrique Teixeira Lott (Contra Café Filho e Carlos Luz) - Oposição de Carlos Lacerda -Governo Tranquilo

Leia mais

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 20 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961)

HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 20 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961) HISTÓRIA - 2 o ANO MÓDULO 20 O GOVERNO JÂNIO QUADROS (1961) Jânio foi à UDN de porre (Afonso Arinos de Mello) Como pode cair no enem (UERJ) Varre, varre, varre, varre, vassourinha. Varre, varre a bandalheira,

Leia mais

PROF: Amanda Fragoso 27/05/2017

PROF: Amanda Fragoso 27/05/2017 PROF: Amanda Fragoso 27/05/2017 TD HISTÓRIA DO BRASIL Era Vargas e Governos Populistas 01. (UECE 2015.2) Analise as proposições a seguir acerca do golpe de 1930 no Brasil, e assinale com V as proposições

Leia mais

POPULISMO NO BRASIL MARCOS ROBERTO

POPULISMO NO BRASIL MARCOS ROBERTO POPULISMO NO BRASIL MARCOS ROBERTO Entendendo conceitos: Democracia Populismo No governo democrático, há participação do povo por meio do voto secreto e universal. Existem vários partidos políticos disputando

Leia mais

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana.

História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. História B aula 15 História da URSS e a Revolução Mexicana. Para sair da crise: NEP Nova Política Econômica (1921) recuar nas propostas socialistas e adotar algumas medidas capitalistas (estimular novamente

Leia mais

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL:

DISCIPLINA: TÓPICOS EM HISTÓRIA DO BRASIL: Obtido em: http://www.fafich.ufmg.br/atendimento/ciclo-introdutorio-em-ciencias-humanas/programas-das-disciplinas-do-cich/programas-2017-1/%20-%20topicos%20em%20historia%20d CARGA HORÁRIA: 60 (sessenta)

Leia mais

O FIM DOS GOVERNOS POPULISTAS

O FIM DOS GOVERNOS POPULISTAS O FIM DOS GOVERNOS POPULISTAS (1956-1961) Juscelino Kubitschek (PSD-PTB) Posse conturbada: -Intervenção Henrique Teixeira Lott (Contra Café Filho e Carlos Luz) - Oposição de Carlos Lacerda -Governo Tranquilo

Leia mais

HISTÓRIA. aula República Nova

HISTÓRIA. aula República Nova HISTÓRIA aula República Nova Foto: Antonio Cruz/Abr Sarney Foto: Antonio Cruz/Abr Collor Foto: Antonio Cruz/Abr FHC Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República Lula Foto: Roberto Stuckert Filho/Presidência

Leia mais

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah

TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. Professor Davidson Abdulah TURMA FDV BREVE ANÁLISE DAS CONSTITUIÇÕES BRASILEIRAS Professor Davidson Abdulah CONSTITUIÇÃO CONCEITO A Constituição é um instrumento de hierarquia máxima, que visa regular as normas organizacionais e

Leia mais

SUMÁRIO. Prefácio 19 Apresentação 22 Introdução 25 O que é Conscienciologia 31 JK HOMO SAPIENS AGENS A família Kubitschek de Oliveira 36

SUMÁRIO. Prefácio 19 Apresentação 22 Introdução 25 O que é Conscienciologia 31 JK HOMO SAPIENS AGENS A família Kubitschek de Oliveira 36 SUMÁRIO Prefácio 19 Apresentação 22 Introdução 25 O que é Conscienciologia 31 JK HOMO SAPIENS AGENS 35 01. A família Kubitschek de Oliveira 36 02. Na infância: maturidade precoce 40 03. Na juventude: senso

Leia mais

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA

TENENTISMO ( ) Prof. OTTO TERRA TENENTISMO (1922-1926) TRANSFORMAÇÕES NO BRASIL NA VIRADA DE 1920 Industrialização substitutiva de exportações Crescimento dos centros urbanos (São Paulo / Rio de Janeiro) Mudanças no cenário Nacional

Leia mais

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores.

prefeitos das capitais, Os futuros governadores seriam submetidos à aprovação das Os futuros prefeitos seriam indicados pelos governadores. A ditadura militar Prof.:Márcio Gurgel O regime militar Duração ( 1964 1985 ), Presidentes generais do exército brasileiro, i Apoiaram o golpe: (políticos vindos da UDN e do PSD), Governo Castello Branco

Leia mais

Fonte: VAINFAS, Ronaldo et al. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI. Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2010.

Fonte: VAINFAS, Ronaldo et al. História: o mundo por um fio: do século XX ao XXI. Vol. 3. São Paulo: Saraiva, 2010. LISTA DE RECUPERAÇÃO 2º ANO HISTÓRIA DO BRASIL MATÉRIA: REPÚBLICA TRABALHISTA (1946-1964) 1. O Segundo Governo Vargas (1951-1954) foi marcado pela reorientação do eixo central da política econômica brasileira.

Leia mais

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas

ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas ola eu sou o Everton e vou falar do poder de vargas introdução vargas como era : o seu poder, como ele tomou posse e as tres fases politicas O PODER DE VARGAS ERA : PROVISÓRIO, CONSTITUCIONAL e ESTADO

Leia mais

ERA VARGAS ( )

ERA VARGAS ( ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JUNIOR exemplo (TODOS citado

Leia mais

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário

UDESC 2017/1 HISTÓRIA. Comentário HISTÓRIA Apesar da grande manifestação em São Paulo, no ano de 1984, com a presença de políticos como Ulisses Guimarães, a emenda Dante de Oliveira, que restabelecia as eleições presidenciais diretas,

Leia mais

TOTALITARISMO AUTORITARISMO

TOTALITARISMO AUTORITARISMO TOTALITARISMO & AUTORITARISMO Totalitarismo Tipo de Estado difundido na Europa entre as duas grandes guerras mundiais, que exerce um enorme controle sobre todas as atividades sociais, econômicas, políticas,

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) HISTÓRIA PROFº DIEGO FERNANDES CUSTÓDIO 1 - O PERÍODO PROVISÓRIO (1930 1934): Decretos-lei. Nomeação de interventores. Atrelamento de sindicatos ao governo. Criação do Ministério do Trabalho, Indústria

Leia mais

Better Call Getúlio Vargas

Better Call Getúlio Vargas Better Call Getúlio Vargas Getúlio Vargas é formado em advocacia e escolheu essa profissão para agradar seu irmão Viriato Vargas. Viriato Vargas tinha 2 sonhos, se tornar advogado e ser um homem com muito

Leia mais

BRASIL REPÚBLICA (1889 )

BRASIL REPÚBLICA (1889 ) Repressão do governo. Sem maiores consequências. REVOLTA DA VACINA: OSWALDO CRUZ Revolta dos Marinheiros ou Revolta da Chibata (RJ 1910): João Cândido (líder), posteriormente apelidado de Almirante Negro.

Leia mais

DESAFIOS. Dica: Lembrem-se a charge destaca, exagera determinados fatos e/ou características de um acontecimento ou personagem.

DESAFIOS. Dica: Lembrem-se a charge destaca, exagera determinados fatos e/ou características de um acontecimento ou personagem. DESAFIOS O exercício consiste em relacionar as charges postadas abaixo com o seu respectivo contexto social, político, econômico e cultural. Após ler as legendas e observar as imagens elabore uma dissertação

Leia mais

XXII. A República dos Generais I

XXII. A República dos Generais I XXII. A República dos Generais I Castelo Branco (04/64-03/67) Nova Ordem ; Conselho de Segurança Nacional. Serviço Nacional de Informações - SNI; Banco Nacional da Habitação - BHN; Instituto Nacional de

Leia mais

A REPÚBLICA DA ESPADA ( )

A REPÚBLICA DA ESPADA ( ) A REPÚBLICA DA ESPADA ( 1889-1894) A proclamação da República foi um golpe militar, sem participação popular, que contou com o apoio dos fazendeiros progressistas do oeste paulista e das camadas médias

Leia mais

wwww.concursovirtual.com.b

wwww.concursovirtual.com.b ECONOMIA ECONOMIA BRASILEIRA PARTE 1 ECONOMIA BRASILEIRA 1 2 1 PERÍODO 1930 1980 PERÍODO 1930 1980 3 4 2 PERÍODO 1930 1980 PERÍODO 1930 1980 5 6 3 POPULAÇÃO BRASILEIRA PERÍODO 1930 1980 PERÍODO 1930 1980

Leia mais

História da América Latina

História da América Latina História da América Latina Primeira metade do século XX - Revolução Mexicana peronismo e cardenismo Parte 8 Prof.ª Eulália Ferreira Atuação de Perón na Argentina - Elemento do governo militar pró-fascista

Leia mais

Vozes da legalidade: política e imaginário na era do rádio

Vozes da legalidade: política e imaginário na era do rádio Revista Famecos mídia, cultura e tecnologia Vozes da legalidade: política e imaginário na era do rádio Voices of legality: politics and imaginary in the radio era Daniel Arruda Coronel Doutor em Economia

Leia mais

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje

A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A redemocratização do Brasil: de 1985 aos dias de hoje A fase da redemocratização teve como característica o resgate da democracia e de seu pleno funcionamento e da cidadania para os brasileiros. Presidentes

Leia mais

GOVERNO DEODORO DA FONSECA

GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO DEODORO DA FONSECA GOVERNO PROVISÓRIO (1889/1891) 1- Primeiras medidas: Fim do Senado vitalício e do conselho de Estado, Dissolução da Câmara dos Deputados, Separação entre Igreja e Estado (extinção

Leia mais