Capitais Brasileiros no Exterior - Declaração Anual. Manual do Declarante. Índice. 1. Apresentação. 2. Instruções gerais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Capitais Brasileiros no Exterior - Declaração Anual. Manual do Declarante. Índice. 1. Apresentação. 2. Instruções gerais"

Transcrição

1 Capitais Brasileiros no Exterior - Declaração Anual Manual do Declarante Índice 1. Apresentação 2. Instruções gerais 2.1 Retificação da declaração 2.2 Punição 2.3 Atendimento ao declarante 3. Como fazer a declaração 3.1 Equipamento necessário 3.2 Como acessar o aplicativo 3.3 Iniciar uma declaração nova 3.4 Cadastro do receptor do capital brasileiro 3.5 Preenchimento das fichas de Modalidade de Aplicação 3.6 Validação 3.7 Finalização e verificação final 3.8 Impressão da Declaração e do Recibo 4. Instruções para preenchimento dos campos das fichas 4.1 Declarante 4.2 Depósito no Exterior 4.3 Derivativo Derivativo: Futuro / Termo / Swap Derivativo: Opção 4.4 Empréstimo em Moeda 4.5 Financiamento e Leasing / Arrendamento Mercantil Financeiro 4.6 Investimento Direto 4.7 Outros Investimentos 4.8 Portfólio Portfólio: BDRs Portfólio: Participação Societária Portfólio: Título de Dívida

2 1. Apresentação Este Manual contém as instruções para a Declaração Eletrônica dos Capitais Brasileiros no Exterior CBE anual para os seguintes anos-base: 2007, 2008, 2009, 2010 e Instruções gerais 2.1 Retificação da declaração Se necessária, a retificação será feita por intermédio do mesmo programa utilizado para fazer a declaração. 2.2 Penalidades A Medida Provisória 2.224, de , estabelece, em seu Art. 1º, multa de até R$ ,00 (duzentos e cinquenta mil reais) no caso de não fornecimento de informações regulamentares exigidas pelo Banco Central do Brasil e relativas a Capitais Brasileiros no Exterior, bem como em casos de prestação de informações falsas, incompletas, incorretas ou fora dos prazos e das condições previstas na regulamentação. 2.3 Atendimento ao declarante Para esclarecimento de dúvidas sobre a Declaração de Capitais Brasileiros no Exterior ou para a solução de problemas relativos ao seu preenchimento, o atendimento ao declarante será feito por meio do endereço eletrônico cbe@bcb.gov.br, ou pelo telefone (61)

3 3. Como fazer a declaração A declaração só pode ser feita em meio eletrônico e diretamente na página do CBE no sítio do Banco Central do Brasil na internet ( >> Câmbio e Capitais Estrangeiros >> Capitais Brasileiros no Exterior). Ressalte-se que a declaração fica gravada nos computadores desta Autarquia, com o acesso protegido por senha, podendo ser interrompida e retomada a qualquer momento, mesmo antes de finalizada. 3.1 Equipamento necessário Microcomputador com navegador Internet Explorer 5.0, ou superior, ou navegador Firefox 2.0 ou superior. 3.2 Como acessar o aplicativo Na página do CBE no sítio do Banco Central na internet: >> Câmbio e Capitais Estrangeiros >> CBE - Capitais Brasileiros no Exterior >> Declaração anual >> Anos anteriores. Caso já tenha feito declaração de CBE diretamente na página do Banco Central e possua a senha, preencha os campos solicitados na tela inicial do aplicativo. Caso não se lembre da senha, é possível recuperá-la clicando na opção Recuperar minha senha. Na tela Recuperação da senha de acesso, selecione o período-base para o qual a senha será recuperada, informe o CPF ou o CNPJ do declarante no local indicado e o endereço eletrônico ( ) do responsável, que terá que ser o mesmo que foi registrado na declaração anterior. A senha será enviada ao que tiver sido cadastrado na declaração anterior, no respectivo período-base. Caso não seja possível recuperar a senha, será necessário fazer novo cadastro. No caso de novo cadastro, os dados da declaração anterior não poderão ser recuperados. 3.3 Iniciar uma declaração nova Em Outras opções, clique no link Cadastrar declarante Será aberta a ficha para cadastramento do declarante (veja no item 4.1 as instruções para o seu preenchimento). Pressionado o botão Incluir após o preenchimento dessa ficha, será aberta uma página confirmando a inclusão. Clique em Continuar para prosseguir com o preenchimento da declaração. Caso os ativos no exterior estejam alocados em ao menos uma das seguintes modalidades, a saber, Empréstimo em moeda, Créditos comerciais e Leasing/Arrendamento Financeiro ou Investimento direto é necessário cadastrar o(s) receptor(es) do capital brasileiro. As instruções para o preenchimento de cada uma das fichas de modalidades de ativos encontram-se no item 4. Para abrir uma declaração já registrada, preencha as caixas CPF/CNPJ, Senha e Texto da Figura e, em seguida, clique em OK. É possível navegar entre modalidades, sub-modalidades e operações registradas selecionando a opção desejada no botão Declaração, na barra de menu.

4 3.4 Cadastro do receptor do capital brasileiro É necessário registrar em Cadastro, opção Receptores do capital brasileiro, o titular nãoresidente receptor de investimento direto ou devedor de operação de empréstimo em moeda, créditos comerciais e/ou leasing/arrendamento financeiro, observando as definições dos campos, a seguir: Nome: Pessoa jurídica com sede no exterior ou pessoa física residente no exterior, conforme caracterização na legislação tributária. Informações a este respeito podem ser obtidas no seguinte endereço: perguntao/perguntas/pergunta-109.htm; País: É o país de residência, sede ou domicílio do não-residente; CNAE: É a atividade econômica exercida pela(s) pessoa(s) jurídica(s) e por meio da qual e gerada sua receita, de acordo com a Classificação Nacional de Atividades Econômicas CNAE Aplica-se, por analogia, aos titulares não-residentes. Para auxiliar o preenchimento dos campos País e CNAE, o sistema provê uma caixa de pesquisa auxiliar. Para tanto, basta clicar na lupa à direita do campo a ser preenchido. 3.5 Preenchimento das fichas de Modalidade de Aplicação Em Declaração, na barra de menu, selecione a ficha correspondente à modalidade de aplicação a ser preenchida. Serão mostradas todas as operações da modalidade selecionada cadastradas até o momento. O aplicativo disponibilizará as opções de Detalhar, Alterar ou Excluir as operações mostradas, ou Incluir nova operação. Para incluir operação, clique a opção Incluir e, em seguida, preencha os campos, lembrando que os que forem precedidos por um asterisco são de preenchimento obrigatório. Na ficha Investimento direto, observe que todos os campos são de preenchimento obrigatório. É importante observar que nas fichas Derivativo-Opção, Portfólio-Título de dívida, Investimento direto e Portfólio-Participação societária há dois campos, Valor cotado em bolsa e Valor de aquisição, que são alternos. As instruções para o preenchimento de cada uma das fichas de modalidades de ativos encontram-se a partir do item 4. Para incluir o registro no sistema, clique em Salvar. Para incluir nova operação na mesma modalidade, clique em Voltar e, em seguida, em Incluir. Se desejar preencher outra modalidade de aplicação, selecione-a no menu Declaração Caso queira detalhar, alterar ou excluir algum item, selecione-o e clique no respectivo botão.para os itens Devedor, Receptor, Moeda e País, o sistema provê uma caixa de pesquisa auxiliar. Para tanto, basta clicar na lupa à direita do campo a ser preenchido.

5 3.6 Validação Em Declaração, na barra de menu, clique em Validação. Se não houver inconsistência na declaração, aparecerá a seguinte frase: Situação Validação realizada com sucesso. Caso haja inconsistência, será gerado automaticamente relatório de inconsistências no preenchimento das fichas da declaração. Para corrigir as inconsistências, basta clicar diretamento sobre as respectivas mensagens no relatório de erros. 3.7 Finalização e verificação final Concluída a validação, em Declaração, na barra de menu, clique em Finalizar declaração. Será mostrado um quadro com os dados do declarante. Se não houver pendência, clique em Finalizar. Serão mostrados na tela o número do protocolo da finalização e a frase Finalização efetuada com sucesso. 3.8 Impressão da Declaração e do Recibo Ao finalizar a declaração será fornecido ao declarante um protocolo que poderá ser impresso ou salvo pelo usuário. Para imprimir a declaração clique em Declaração completa, em Relatórios, na barra de menu. Caso queira imprimir apenas partes específicas da declaração, clique na opção correspondente à parte desejada. É possível configurar a orientação das páginas (vertical ou horizontal) nas quais os relatórios serão impressos. Para fazer isso, clique em Configurar relatórios, em Relatórios, na barra de menu.

6 4. Instruções para preenchimento dos campos das fichas Poderão ser preenchidas tantas fichas de cada modalidade quantas forem necessárias. Entretanto, sempre que coincidirem, quando aplicáveis, os prazos, a moeda, o país destinatário do capital e a pessoa não-residente, as operações poderão ser agregadas na mesma ficha. 4.1 Declarante É necessário registrar os dados do declarante, criar senha e prover informações adicionais observando as definições dos campos e/ou instruções de preenchimento, a seguir: Tipo de Pessoa: Refere-se à natureza jurídica do declarante; selecione Jurídica ou Física. CPF/CNPJ: CPF ou CNPJ do declarante, conforme o caso. Nome do declarante: Nome da pessoa física ou razão social da pessoa jurídica declarante. do declarante: Endereço eletrônico ( ) do declarante, ao qual serão encaminhados comunicados do Banco Central relativos ao CBE. Nome do responsável: Nome da pessoa responsável pela declaração. No caso de declarante pessoa física, o responsável é o próprio declarante, devendo ser repetido seu nome neste campo. CPF do responsável: CPF da pessoa responsável pela declaração. No caso de declarante pessoa física, o responsável é o próprio declarante, devendo ser repetido seu CPF neste campo. do responsável: da pessoa responsável pela declaração. No caso de declarante pessoa física, o responsável é o próprio declarante, devendo ser repetido seu neste campo. Telefone do responsável: Telefone da pessoa responsável pela declaração. No caso de declarante pessoa física, o responsável é o próprio declarante, devendo ser informado o seu telefone neste campo. Senha: Senha de no mínimo 6 e no máximo 10 caracteres alfanuméricos, a ser criada pelo declarante. Atenção: o sistema distingue letras maiúsculas e minúsculas. Confirmar Senha: Repita a senha informada no campo anterior. Como você tomou conhecimento da declaração?: Selecione, na caixa apropriada, a forma como você tomou conhecimento da declaração. Texto de segurança: Digite o texto de segurança da figura que aparece abaixo da caixa. Se não estiver compreensível, é possível mudá-lo, clicando em Alterar figura.

7 4.2 Depósito no Exterior Registram-se como Depósito no Exterior moeda corrente, cheques ou recursos creditados em instituição financeira em conta do cliente. As informações relativas aos Depósitos no Exterior devem ser preenchidas observando as definições dos campos e/ou instruções a seguir: Moeda: Refere-se à moeda em que é referenciado o Depósito. Valor do depósito: Deve ser informado o do depósito em 31 de dezembro do ano-base. Valor dos Rendimentos: Deve ser informado o somatório de todos os rendimentos líquidos recebidos durante o ano-base. País do depositário: Deve ser informado o país em que está localizada a instituição depositária. 4.3 Derivativo Derivativo: Futuro / Termo / Swap Derivativos são instrumentos financeiros cujo valor deriva de um ativo predeterminado para liquidação em uma data futura. Os derivativos são classificados, com base nas principais características que o distinguem, em três modalidades contratuais: os contratos futuros, os contratos a termo, e os contratos de swap. Swap, por sua vez, refere-se a operações que permitem a troca do fluxo de caixa de um ativo por outro ou ainda a mudança das datas de vencimento. As informações relativas aos Derivativos devem ser preenchidas observando as definições dos campos e/ou instruções a seguir: País de aquisição: Deve ser informado o país da instituição responsável pela administração do contrato. Moeda: Deve ser selecionada a moeda de referência do contrato, na qual deverão ser informados todos os valores nesta ficha. Valor dos ajustes recebidos e Valor dos ajustes pagos: Devem ser informados os valores dos ajustes recebidos e/ou dos ajustes pagos no ano-base, referentes às posições em aberto em 31 de dezembro, de acordo com a flutuação do ativo no exterior. Valor da margem de garantia atual: Deve ser informado o valor em 31 de dezembro do anobase da margem de garantia constituída para as posições em aberto.

8 4.3.2 Derivativo: Opção A Opção é um instrumento financeiro cujo valor deriva de um ativo predeterminado para liquidação em uma data, que confere ao adquirente o direito de se comprar ou vender determinado ativo em data futura. O declarante dessa modalidade, portanto, é o titular da Opção. As informações relativas às Opções devem ser preenchidos observando as definições dos campos e/ou instruções a seguir: País de aquisição: Deve ser informao o país em que foram adquiridas as opções. Moeda: Deve ser selecionada a moeda de referência da opção, com base na qual deverão ser informados todos os valores nesta ficha. Valor: Deve ser informado em Valor cotado em bolsa o valor das opções com base na cotação em bolsa de valores, em 31 de dezembro do ano-base. Se não forem cotadas em bolsa, informar em Valor de aquisição o valor e a data de aquisição das opções (data da primeira aquisição). 4.4 Empréstimo em Moeda Devem ser informados nesta ficha os valores relativos a empréstimos concedidos a pessoas físicas ou a pessoas jurídicas residentes ou domiciliadas no exterior, observando-se as definições dos campos e/ou instruções a seguir: Devedor não-residente: Deve ser selecionado, entre as pessoas não-residentes cadastradas pelo declarante (ver item 3.4), o receptor do empréstimo no exterior. Moeda: Deve ser selecionada a moeda do empréstimo, com base na qual deverão ser informados todos os valores nesta ficha. Valor original: Deve ser informado o montante da operação contratada, na moeda selecionada no campo Moeda. Data inicial: Deve ser informada a data em que ocorreu a remessa dos recursos para o exterior. Prazo original em meses: Deve ser informado o prazo total da operação, em meses. Se flexível ou indefinido, informar prazo menor ou igual a 12 para curto prazo e maior que 12 para longo prazo. Intercompanhia: Deve ser escolhido sim para operação contratada entre empresas não financeiras do mesmo conglomerado ou grupo. O campo é ativado tanto para declarante pessoa jurídica como para pessoa física.

9 Número de parcelas de principal a receber: Deve ser informada a quantidade de parcelas de principal ainda por receber, sejam vencidas ou vincendas. Número de parcelas de juros a receber: Deve ser informada a quantidade de parcelas de juros vencidas ainda não recebidas ou vincendas. Tipo de Juros: Deve ser slecionado Fixo quando a taxa de juros for um valor fixo durante todo o período da operação; deve ser selecionado Variável quando a taxa de juros for formada por uma base variável (Libor, Prime etc) acrescida ou diminuída por um spread. Taxa: Deve ser selecionada a taxa, caso o tipo de juros informado tenha sido Variável. Spread: Deve ser informado o spread, caso o tipo de juros selecionado tenha sido Variável. Após o registro do empréstimo e de acordo com o número de parcelas de principal e/ou de juros a receber, clique no botão Parcelas e preencha as informações solicitadas. Repita a operação conforme o número de parcelas de principal e/ou juros, vincendas e/ou vencidas que ainda não tenham sido pagas. Parcelas de principal: Devem ser informadas as datas de recebimento e os valores, na moeda selecionada no campo Moeda, da(s) parcela(s) de principal. Parcelas de juros: Devem ser informads as datas de recebimento e os valores, na moeda selecionada no campo Moeda, da(s) parcela(s) de juros. 4.5 Financiamento e Leasing / Arrendamento Mercantil Financeiro Financiamentos compreendem créditos concedidos a não-residentes para aquisição de mercadorias ou serviços exportados. Consideram-se, para efeitos de Capitais Brasileiros no Exterior, apenas os financiamentos concedidos com recursos próprios e que, quando vinculados à exportação de mercadorias, estejam registrados no Siscomex. Não inclui, portanto, valores de exportações brasileiras com prazo de pagamento de até 180 dias contados da data de embarque ou da prestação do serviço, que são considerados pagamento à vista. Leasing/Arrendamento mercantil financeiro compreendem os contratos em que um residente concede a um não residente o uso de ativo fixo exportado durante um tempo especificado em troca de pagamento. As informações relativas a Financiamento e Leasing / Arrendamento Mercantil Financeiro devem ser preenchidas observando as definições dos campos e/ou instruções a seguir: Financiado/Arrendatário não-residente: Deve ser selecionado, dentre as "pessoas nãoresidentes" cadastradas pelo declarante (ver item 3.4), o beneficiário do financiamento ou oarrendatário no exterior. Moeda: Deve ser selecionada a moeda do financiamento/leasing/arrendamento mercantil financeiro, com base na qual deverão ser informados todos os valores nesta ficha. Valor original: Deve ser informado o montante da operação contratada, na moeda selecionada no campo "Moeda", especificando o valor destinado ao financiamento de mercadoria / serviço ou leasing / arrendamento mercantil financeiro.

10 Prazo original em meses: Deve ser informado o prazo total da operação, em meses. Se flexível ou indefinido, informar prazo menor ou igual a12 meses para curto prazo e maior que 12 meses para longo prazo. Intercompanhia: Deve ser escolhido "sim" para operação contratada entre empresas nãofinanceiras do mesmo conglomerado ou grupo. O campo é ativado tanto para declarante pessoa jurídica, como pessoa física. Número de parcelas de principal a receber: Deve ser informada a quantidade de parcelas de principal ainda por receber, sejam vencidas ou vincendas. Número de parcelas de juros a receber: Deve ser informada a quantidade de parcelas de juros vencidas ainda não recebidas ou vincendas. Tipo de Juros: Deve ser selecionado "Fixo" quando a taxa de juros for um valor fixo durante todo o período da operação ou selecionar "Variável" quando a taxa de juros for formada por uma base variável (Libor, Prime etc.) acrescida ou diminuída de um spread. Após o registro da operação e de acordo com o número de parcelas de principal e/ou de juros a receber, clique no botão Parcelas e preencha as informações solicitadas. Repita a operação conforme o número de parcelas de principal e/ou juros, vincendas e/ou vencidas de não pagas. Parcelas de principal: Devem ser informadas as datas de vencimento e os valores, na moeda selecionada no campo "Moeda", da(s) parcela(s) de principal. Em contratos de leasing/arrendamento mercantil financeiro, o valor residual, base para aquisição do bem ou renovação do contrato, deve ser informado juntamente com a última parcela. Parcelas de juros: Devem ser informadas as datas de vencimento e os valores da(s) parcela(s) de juros, na moeda selecionada no campo "Moeda". 4.6 Investimento Direto Investimentos diretos compreendem participações iguais ou superiores a 10% no capital social de empresas com sede no exterior. Participações inferiores a 10% não constituem investimento direto e devem, portanto, ser declaradas na ficha Portfólio: Participação Societária. As informações relativas a Investimento Direto devem ser preenchidas observando as definições dos campos e/ou instruções a seguir: Receptor não-residente: Deve ser selecionada, dentre as Pessoas não-residentes cadastradas pelo declarante (ver item 3.4), a empresa receptora do investimento no exterior. Percentual de participação: Deve ser informado, em percentual, quanto o investimento detido pelo declarante representa no capital social da empresa receptora do investimento. Moeda do investimento: Deve ser selecionada a moeda do investimento, com base na qual deverão ser informados todos os valores nesta ficha.

11 Valor: Em Valor cotado em bolsa deve ser informado o valor da participação com base na cotação em bolsa de valores em 31 de dezembro do ano-base. Se a empresa não possuir ações cotadas em bolsa, devem ser informados o Valor de aquisição, que vem a ser o somatório dos valores investidos acrescidos dos aportes realizados desde então, e a Data de aquisição da primeira participação. Valor do reinvestimento: Reinvestimento é a participação proporcional do investidor no lucro líquido não distribuído pela empresa receptora do investimento. Deve ser informado o valor dos lucros reinvestidos, no ano-base, na mesma moeda em que se registra o investimento. Quando não houver lucros reinvestidos naquele período, deve ser informado 0 (zero). Valor dos lucros/dividendos: Deve ser informado o montante dos lucros distribuídos pela empresa receptora do investimento, ao longo do ano-base. Quando não houver lucros/dividendos recebidos naquele período, deve ser informado 0 (zero). 4.7 Outros Investimentos Devem ser informados nesta ficha os investimentos em bens imóveis e móveis mantidos no exterior. As informações relativas a Outros Investimentos devem ser preenchidas observando as definições dos campos e/ou instruções a seguir: Moeda do investimento: Deve ser selecionada a moeda, com base na qual deverão ser informados todos os valores nesta ficha. Valor de aquisição: Deves ser informado o valor de aquisição do investimento. Caso seja declarado mais de um bem, em um mesmo país, deve ser informado o somatório dos valores. Data de aquisição: Deve ser informada a data de aquisição do investimento de maior valor. Valor dos rendimentos: Devem ser informados os valores líquidos dos rendimentos gerados pelos Outros Investimentos (s) recebido(s) durante o ano-base. Os valores devem ser informados, na mesma moeda do investimento. País de aquisição: Deve ser informado o país de localização do imóvel ou do ativo de outra espécie declarado. Objeto do investimento: Deve ser indicado o objeto do investimento ou ativo: imóvel, obra de arte etc. Prazo: Deve ser selecionado "Curto" no caso de investimento efetuado sem a intenção de ser mantido por mais de 365 dias. Caso contrário, deve ser selecionado "Longo". 4.8 Portfólio Portfólio compreende investimentos em ações (inclusive na forma de BDRs) e em títulos de renda fixa. As informações relativas Portfólio devem ser preenchidas observando as definições dos campos e/ou instruções a seguir:

12 4.8.1 Portfólio: BDRs Apenas as instituições depositárias devem informar nesta ficha os valores de propriedade de investidores residentes, domiciliados ou com sede no Brasil, de forma individualizada, por programa autorizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Brazilian Depositary Receipts BDRs (Recibos de depósitos brasileiros): Compreendem certificados de depósito de valores mobiliários emitidos no Brasil por uma instituição depositária com lastro em valores mobiliários emitidos por pessoa jurídica estrangeira, no em mercado estrangeiro. Moeda do investimento: Deve ser selecionada a moeda do investimento, com base na qual deverão ser informados todos os valores. Valor: Em Valor cotado em bolsa deve ser informado o valor dos certificados com base na cotação em bolsa de valores em 31 de dezembro do ano-base. Se os certificados não forem cotados em bolsa, deve ser informado, em Valor de aquisição, o somatório dos valores adquiridos e a data de aquisição do primeiro dos certificados adquiridos. Valor dos rendimentos: Deve ser informado, na mesma moeda do investimento, o somatório de todos os rendimentos líquidos recebidos como dividendos, bonificações, direitos de subscrição etc. durante o ano-base. País emissor: Deve ser informado o país em que se localiza a empresa emissora dos valores mobiliários de lastro Portfólio: Participação Societária Devem ser informados os valores relativos a: participações inferiores a 10% do capital de empresas no exterior; fundos de ações e outros direitos relativos a participações societárias; e Depositary Receipts (DRs); DRs são certificados emitidos por instituição depositária com objetivo de negociação em bolsas de valores no exterior, representativos de ações emitidas por companhias abertas, negociadas em bolsa de valores, que ficam depositadas em custódia. Por exemplo, os American Depositary Receipts (ADRs) são os DRs emitidos nos Estados Unidos e lá negociados. Moeda do investimento: Deve ser selecionada a moeda do investimento, com base na qual deverão ser informados todos os valores nesta ficha. Valor: Em Valor cotado em bolsa deve ser informado o valor da participação com base na cotação em bolsa de valores em 31 de dezembro do ano-base. Se a empresa não tiver ações cotadas em bolsa, deve ser informado em Valor de aquisição o somatório dos valores adquiridos e Data de aquisição da primeira participação. Caso seja declarada mais de uma participação em empresas de um mesmo país, deve ser informado o somatório dos valores.

13 Valor dos rendimentos: Devem ser informados, na mesma moeda do investimento, os valores líquidos recebidos durante o ano-base a título de dividendos, bonificações, direitos de subscrição etc. País do emissor: Deve ser informado o país da sede da empresa emissora do título ou do direito de participação societária ou, ainda, do administrador do fundo de ações. País de aquisição: Deve ser informado o país onde foi adquirido o ativo da participação societária Portfólio: Título de Dívida Devem ser informadas as aplicações em títulos de dívida como bônus, notes, commercial papers e financial papers, certificados de depósito, aceites bancários, letras de tesouro, debêntures. Aplicações em Fundos de Investimentos no Exterior (FIEX) só devem ser informadas pelas instituições depositárias. Moeda do investimento: Deve ser selecionada a moeda do investimento, com base na qual deverão ser informados todos os valores nesta ficha. Valor: Em Valor cotado em bolsa deve ser informado o valor dos títulos com base na cotação em bolsa de valores em 31 de dezembro do ano-base. Se não forem cotados em bolsa, deve ser informado, em Valor de aquisição, o valor e data de aquisição dos títulos. Caso seja declarados mais de um título de emissão de um mesmo país, deve ser informado o somatório dos valores. Prazo original em meses: Deve ser informado o prazo total original da aplicação, em meses. Se flexível ou indefinido, deve ser informado o prazo menor ou igual a 12 meses ou maior que 12 meses, de acordo com o prazo pelo qual se pretende manter o investimento. Valor dos rendimentos: Devem ser informados os valores líquidos recebidos durante o ano-base, na mesma moeda do investimento. País emissor: Deve ser informado o país de sede da empresa emissora do título. No caso de aplicação em letras de tesouro, informar o país da instituição emissora ou da instituição administradora, caso a aplicação seja efetuada por meio de fundos de investimentos. País de aquisição/aplicação: Deve ser informado o país onde se deu a aquisição do título de dívida. Intercompanhia: Deve ser informado "sim" para títulos de dívida emitidos por empresas nãofinanceiras do mesmo conglomerado ou grupo. O campo é ativado tanto para declarante pessoa jurídica como pessoa física.

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO

VERITAE TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO TRABALHO PREVIDÊNCIA SOCIAL SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO LEX TRABALHO Orientador Empresarial Exterior Manual do Declarante de Capitais Brasileiros no Exterior Data Base 2009 - Divulgação CARTA-CIRCULAR

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 3385

CARTA-CIRCULAR Nº 3385 CARTA-CIRCULAR Nº 3385 Divulga o Manual do Declarante de Capitais Brasileiros no Exterior - Data-Base 2008. Em conformidade com a Circular nº 3.442, de 3 de março de 2009, que estabelece forma e condições

Leia mais

CARTA-CIRCULAR Nº 3.385, DE 23 DE MARÇO DE 2009

CARTA-CIRCULAR Nº 3.385, DE 23 DE MARÇO DE 2009 DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO DEPARTAMENTO DE MONITORAMENTO DO SISTEMA FINANCEIRO E DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO CARTA-CIRCULAR Nº 3.385, DE 23 DE MARÇO DE 2009 Divulga o Manual do Declarante de Capitais Brasileiros

Leia mais

CARTA-CIRCULAR N 3123

CARTA-CIRCULAR N 3123 CARTA-CIRCULAR N 3123 Documento normativo revogado pela Circular nº 3.718, de 11/9/2014. Divulga o Manual do Declarante de Capitais Brasileiros no Exterior Em conformidade com o disposto no art. 8. da

Leia mais

Assunto: Informações sobre administradores de carteira previstas na Instrução CVM nº 306/99

Assunto: Informações sobre administradores de carteira previstas na Instrução CVM nº 306/99 OFÍCIO CIRCULAR/CVM/SIN/Nº 003 /2000 Rio de Janeiro, 11 / 05 /2000 Assunto: Informações sobre administradores de carteira previstas na Instrução CVM nº 306/99 Prezados Senhores, O artigo 12 da Instrução

Leia mais

Poder de voto de residentes: informar o poder de voto na empresa declarante detido por residentes.

Poder de voto de residentes: informar o poder de voto na empresa declarante detido por residentes. Data Base 31.12.2010 Dados do declarante Participação no capital social do declarante Poder de voto de residentes: informar o poder de voto na empresa declarante detido por residentes. Poder de voto de

Leia mais

Capitais Brasileiros no Exterior - CBE PERGUNTAS MAIS FREQUENTES. Conteúdo

Capitais Brasileiros no Exterior - CBE PERGUNTAS MAIS FREQUENTES. Conteúdo Capitais Brasileiros no Exterior - CBE PERGUNTAS MAIS FREQUENTES Conteúdo 1. DÚVIDAS RELATIVAS À SENHA... 4 1.1 - Esqueci a minha senha e não consigo recuperá-la no site página do Banco Central?... 4 1.2

Leia mais

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo

O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo O Oficina Integrada é um sistema completo para o controle e gerenciamento de oficinas mecânicas. É o primeiro e único software que controla o fluxo em sua oficina. O sistema foi desenvolvido para ser utilizado

Leia mais

Ambiente de Pagamentos

Ambiente de Pagamentos GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA FAZENDA COORDENADORIA DA ADMINISTRAÇÃOTRIBUTÁRIA DIRETORIA DE INFORMAÇÕES Ambiente de Pagamentos Manual do Contribuinte Versão 26/09/2011 Índice Analítico 1.

Leia mais

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO

MANUAL ITCMD - DOAÇÃO MANUAL ITCMD - DOAÇÃO ACESSO AO SISTEMA ITCMD 2 CRIAÇÃO E PREENCHIMENTO DA DECLARAÇÃO 2 1º PASSO: ESCOLHA DO TIPO DE DECLARAÇÃO 2 2º PASSO: AJUDA INICIAL 3 3º PASSO: CADASTRAMENTO DE SENHA 3 4º PASSO:

Leia mais

Capitais Brasileiros no Exterior (CBE)

Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) Perguntas mais frequentes 2 Índice 1. Dúvidas relativas à senha 5 1.1 Esqueci a minha senha e não consigo recuperá-la no site do Banco Central? 5 1.2 Não consigo

Leia mais

SUMÁRIO MANUAL DE INCLUSÃO DE PESSOA JURÍDICA INSTRUÇÕES GERAIS...2. Bancárias...9 Principais Clientes...9 1. CABEÇALHO...3

SUMÁRIO MANUAL DE INCLUSÃO DE PESSOA JURÍDICA INSTRUÇÕES GERAIS...2. Bancárias...9 Principais Clientes...9 1. CABEÇALHO...3 SUMÁRIO INSTRUÇÕES GERAIS...2 1. CABEÇALHO...3 2. INFORMAÇÕES CADASTRAIS...4 Cliente...4 Contador...5 3. ENDEREÇOS...6 Sede Social...6 Endereço Anterior...6 Endereço Alternativo...6 4. INFORMAÇÕES DOS

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA

MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA SISTEMA IMASUL DE REGISTROS E INFORMAÇÕES ESTRATÉGICAS DO MEIO AMBIENTE MANUAL OPERACIONAL DO SISTEMA ESTADUAL DE CONTROLE DE PESCA Manual Operacional para uso exclusivo do módulo do Sistema Estadual de

Leia mais

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012)

NFE Nota Fiscal eletrônica. Versão 2.0 (07/2012) NFE Nota Fiscal eletrônica Versão 2.0 (07/2012) Sumário INTRODUÇÃO... 2 COMO OBTER AUTORIZAÇÃO PARA EMISSÃO DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA... 3 2º VIA DE SOLICITAÇÃO/AUTORIZAÇÃO DE IMPRESSÃO DE DOCUMENTOS FISCAIS...

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS

SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DIVISÃO DE CADASTRO DE RECURSOS HUMANOS Março/2008 Sumário Sistema Automatizado de Consignação...3 PRconsig...3 Orientações

Leia mais

Capitais Brasileiros no Exterior (CBE)

Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) Capitais Brasileiros no Exterior (CBE) Perguntas mais frequentes 2 Índice 1. Dúvidas relativas à senha 5 1.1 Como acessar a declaração? 5 1.2 Como recuperar senha? 5 1.3 Não consigo acessar minha declaração

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA DE EMISSÃO DE NOTA FISCAL ELETRÔNICA Apresentação Este sistema faz parte do Portal NFS Digital e tem o intuito de ser utilizado por emissores de Nota Fiscal de Serviços

Leia mais

Nota Fiscal Avulsa para MEI

Nota Fiscal Avulsa para MEI Nota Fiscal Avulsa para MEI Orientação geral quanto ao aplicativo de emissão da Nota Fiscal Avulsa para os contribuintes inscritos no Cadastro de Contribuintes de ICMS do Estado do Pará Sumário Avisos...3

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL

PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL PREFEITURA MUNICIPAL DO NATAL SECRETARIA MUNICIPAL DE TRIBUTAÇÃO M A N U A L D A NOTA FISCAL AVULSA ÍNDICE 1. Acesso ao Portal do Sistema...6 2. Requerimento de Acesso para os novos usuários...6 2.1 Tipo

Leia mais

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel

Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado. Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Cadastramento e compra de vale transporte para o Cartão Metrocard Metropolitano Integrado Em substituição ao Vale Transporte Temporário de Papel Acesso para cadastramento da empresa 2 Caso já tenha se

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA JURÍDICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. VINCULAR ENTIDADE 6 4. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 9 4.1. NADA CONSTA

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras. Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Cadastro e Habilitação Declaração de Inocorrência Sumário ORIENTAÇÕES GERAIS... 3 O que são Pessoas Obrigadas... 4 O que é o SISCOAF... 4 Quem deve

Leia mais

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas

Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares Locais, Tradicionais e Crioulas Ministério do Desenvolvimento Agrário Secretaria da Agricultura Familiar Departamento de Financiamento e Proteção da Produção Seguro da Agricultura Familiar Manual do Sistema de Cadastro de Cultivares

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.12 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.12 Pagueban...2 Bancos...2 Configurando Contas...5 Aba Conta Banco...5 Fornecedores Referências Bancárias...7 Duplicatas a Pagar...9 Aba Geral...10 Aba PagueBan...11 Rastreamento

Leia mais

MANUAL Inclusão de Proposta para licitação" Operando o Portal do Cidadão

MANUAL Inclusão de Proposta para licitação Operando o Portal do Cidadão MANUAL Inclusão de Proposta para licitação" Operando o Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal guaramirim.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

A pessoa que tenha imóvel cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural SNCR.

A pessoa que tenha imóvel cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural SNCR. QUEM PODE ACESSAR A DECLARAÇÃO ELETRÔNICA. A pessoa que tenha imóvel cadastrado no Sistema Nacional de Cadastro Rural SNCR. QUAIS TIPOS DE ATUALIZAÇÕES PODERÃO SER FEITAS Alteração por Aquisição de área

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE

MANUAL DO USUÁRIO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE MANUAL DO USUÁRIO DA LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE Introdução: Esporte é saúde. As pessoas que praticam esporte vivem melhor e mais. Esporte previne e combate doenças do corpo e da mente, torna as pessoas

Leia mais

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE

Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Manual de Utilização Portal de Serviços do Inmetro nos Estados - PSIE Sumário PRESTAÇÃO DE CONTAS DE ETIQUETAS DE REPARO...3 Figura 1.0...3 Figura 2.0...4 Figura 3.0...5 Figura 4.0...5 1. Proprietário

Leia mais

PAG CONTAS CARNÊ Agora ficou mais fácil pagar suas contas. PAG CONTAS CARNÊ. Geração de Boletos MANUAL DO USUÁRIO

PAG CONTAS CARNÊ Agora ficou mais fácil pagar suas contas. PAG CONTAS CARNÊ. Geração de Boletos MANUAL DO USUÁRIO PAG CONTAS CARNÊ Geração de Boletos MANUAL DO USUÁRIO MANUAL DE GERAÇÃO DE BOLETOS EMPRESAS CONVENIADAS 1) REQUISITOS DO SISTEMA: Primeiramente devemos possuir seguintes itens abaixo: - Microcomputador

Leia mais

Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores

Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores Guia de Preenchimento Cadastro de Operadores Data 07/2013 SUMÁRIO I. Introdução... 3 1. Sistema Cadastro de Operadores... 3 2. Código ANBIMA de Regulação e Melhores Práticas Negociação de Instrumentos

Leia mais

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro

1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro Atualizado: 22 / 04 / 2013 - FAQ - AI 1. Sistema de cadastramento para empresas NÃO cadastradas (cadastro inicial) 1.1. Links de acesso direto na área de cadastro 1.2. Informações gerais 1.3. Tabela Ação

Leia mais

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes

Manual Sistema Proac Editais. Dúvidas Frequentes Manual Sistema Proac Editais Dúvidas Frequentes Conteúdo 1. Acesso ao sistema... 3 1.1. Como efetuar Login... 3 1.2. Como recuperar a Senha... 3 1.3. Como fazer um Novo Cadastro de Proponente... 4 1.4.

Leia mais

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL.

SUA SENHA É SIGILOSA, PESSOAL E INTRANSFERÍVEL. DÚVIDAS MAIS FREQUENTES - DO CLIENTE 1. Qual o procedimento para se cadastrar na Guia Eletrônica? - Rolar a página e procure pelo item Novo Cliente? - Escolher o perfil: Próprio Interessado: Pessoa Física

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 26

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 26 Requerimento Eletrônico Página 1 / 26 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e Administradores

Leia mais

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município

E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica. Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município E&L Nota Fiscal de Serviços Eletrônica Manual do Ambiente do Prestador de Serviços do Município Após receber a confirmação de aceite do Credenciamento via e-mail já é possível efetuar o login no sistema

Leia mais

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio

Fundap. Programa de Estágio. Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio. Plano de Estágio Fundap Fundação do Desenvolvimento Administrativo Programa de Estágio Programa de Estágio Manual de Utilização do Sistema de Administração de Bolsas de Estágio Plano de Estágio Julho de 2008 SABE - Sistema

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 51

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 51 Requerimento Eletrônico Página 1 / 51 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento de Constituição... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e

Leia mais

1. A SPECTOS GERAIS 1.1 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS

1. A SPECTOS GERAIS 1.1 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS C A P Í T U L O I - C A D A S T R O D E P A R T I C I P A N T E S E I N V E S T I D O R E S 1. A SPECTOS GERAIS A CBLC administra dois sistemas de cadastro: o Sistema de Cadastro de Participantes e o Sistema

Leia mais

1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVO... 1 3. FORMAS DE ACESSO... 1 4. COMO ACESSAR O SISTEMA?... 1 5. ESQUECI MINHA SENHA, O QUE DEVO FAZER?... 2 6.

1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVO... 1 3. FORMAS DE ACESSO... 1 4. COMO ACESSAR O SISTEMA?... 1 5. ESQUECI MINHA SENHA, O QUE DEVO FAZER?... 2 6. 1. INTRODUÇÃO... 1 2. OBJETIVO... 1 3. FORMAS DE ACESSO... 1 4. COMO ACESSAR O SISTEMA?... 1 5. ESQUECI MINHA SENHA, O QUE DEVO FAZER?... 2 6. COMO FAZER UMA SOLICITAÇÃO DE VIAGEM?... 3 7. COMO FAZER A

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADIUS HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: Nº 10.446.951/0001-42

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADIUS HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: Nº 10.446.951/0001-42 LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O GRADIUS HEDGE FUNDO DE INVESTIMENTO MULTIMERCADO CNPJ: Nº Informações referentes à Abril de 2013 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o

Leia mais

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer?

14 - Como para gerar o boleto para pagamento do período das notas lançadas? 16 - Se no mês, o meu cliente não tiver movimento, o que devo fazer? Manual do Sistema SUMÁRIO 1 O que é o sistema GEFISCO? 2 - Como acessar o sistema GEFISCO? 3 - Como criar um login e uma senha? 4 - Esqueci minha senha, e agora? 5 - Como acessar o Livro Fiscal? 6 - Como

Leia mais

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES

Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Realizando Vendas no site do Cartão BNDES Fornecedor Atualizado em 16/07/2013 Pág.: 1/23 Introdução Este manual destina-se a orientar os fornecedores que irão registrar as vendas no site do Cartão BNDES,

Leia mais

PORTAL DE SERVIÇOS AUTOMATIZADOS À PREFEITURA

PORTAL DE SERVIÇOS AUTOMATIZADOS À PREFEITURA O Portal de Serviços Automatizados à Prefeitura disponibiliza ao contribuinte a emissão de faturas referente os débitos do IPTU, ISSQN e DÍVIDAS DIVERSAS, do exercício e dívida ativa, tanto negociada (parcelamentos)

Leia mais

Manual B/L Web GRIEG

Manual B/L Web GRIEG Manual B/L Web GRIEG Introdução Acesse o site www.grieg.com.br e no menu SERVIÇOS escolha a opção B/L VIA WEB ou clique no ícone abaixo para o redirecionamento automático. Em seguida, o cliente preencherá

Leia mais

MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS ARQUIVO XML

MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS ARQUIVO XML MANUAL DE ORIENTAÇÕES GERAIS ARQUIVO XML DIGITAÇÃO DE GUIAS PARA ENVIO ELETRÔNICO VIA WEB RECIFE - 2015 1 1. ACESSANDO O PORTAL TISS Para acessar o Portal TISS Digitação, o credenciado deverá acessar o

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

Parte I CADASTRO DE SACADO

Parte I CADASTRO DE SACADO Sicoob Coopercred Módulo Cedente Manual do Usuário (versão 2) ÍNDICE Parte I Cadastro de Sacado... 1 Parte II Emissão de Títulos... 1 Emitindo título com registro... 2 Emitindo título sem registro... 3

Leia mais

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras

SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras P á g i n a 1 SISCOAF Sistema de Controle de Atividades Financeiras Manual Operacional Cadastro e Habilitação P á g i n a 2 SUMÁRIO 1 Orientações gerais... 3 1.1 O que são Pessoas Obrigadas?... 4 1.2 O

Leia mais

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão

MANUAL DE SISTEMA. SisFies FIES Pós-graduação. Página1. Manual de Adesão SisFies FIES Pós-graduação Manual de Adesão Página1 Sumário 1 Configurações recomendadas... 3 2 Objetivos... 3 3 Acesso ao sistema... 4 3.1. Acessar com certificado digital 5 3.2. Acessar com CPF/CNPJ

Leia mais

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO

MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO MANUAL PARA CADASTRO E ACESSO AO SISTEMA BOLETO - PESSOA FÍSICA - DEZEMBRO 2009 SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CADASTRO 3 3. ACESSO ÀS FUNCIONALIDADES DO SISTEMA 6 3.1. NADA CONSTA 8 3.2. BOLETO BANCÁRIO 8

Leia mais

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB

SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB SISCOMEX EXPORTAÇÃO WEB MÓDULO COMERCIAL 2 ÍNDICE REGISTRO DE EXPORTAÇÃO RE 04 REGISTRO DE VENDA RV 16 REGISTRO DE CRÉDITO RC 24 3 REGISTRO DE EXPORTAÇÃO - RE 4 INCLUSÃO DE RE Na tela de inclusão de Registro

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DIRETORIA DE FISCALIZAÇÃO ANTECIPACÃO DE ICMS MANUAL DO USUÁRIO - CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA - Maio 2014 Sumário 1. Introdução...

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF)

Instruções para configuração e utilização do. fiscal (ECF) 1 Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão SEM Impressora de cupom fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa...3 2. Configurações dos Parâmetros......3 3. Cadastro de cliente...4

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO. Alma Web MANUAL DO USUÁRIO CONTRIBUINTE

SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO. Alma Web MANUAL DO USUÁRIO CONTRIBUINTE SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA DIRETORIA DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO Alma Web MANUAL DO USUÁRIO CONTRIBUINTE Versão 1.0 Belém PA Dezembro de 2012 1 SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Autenticação... 3 3. Painel

Leia mais

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira

Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Plano de Carreira Sistema de Apoio à Gestão de Planos de Carreira Manual do Usuário Página1 Sumário 1 Configurações Recomendadas... 4 2 Objetivos... 4 3 Acesso ao Sistema... 5 3.1. Acessar 6 3.2. Primeiro

Leia mais

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar.

1 Natuur Online Cadastre-se Nome, Login E-mail Cadastrar. 1 Essa é a tela de acesso do Natuur Online, clique aqui para acessar o site e siga o passo-apasso abaixo. Se esse é o seu primeiro acesso, clique em Cadastre-se. 2 - Preencha os dados solicitados com Nome,

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 21

REQUERIMENTO ELETRÔNICO. Requerimento Eletrônico. Página 1 / 21 Requerimento Eletrônico Página 1 / 21 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REQUERIMENTO ELETRÔNICO DE CONSTITUIÇÃO... 4 Novo Requerimento de Constituição... 5 Dados da Pessoa Jurídica... 7 Qualificação dos Sócios e

Leia mais

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New

Módulo Vendas Balcão. Roteiro passo a passo. Sistema Gestor New 1 Roteiro passo a passo Módulo Vendas Balcão Sistema Gestor New Instruções para configuração e utilização do módulo Vendas balcão com uso de Impressora fiscal (ECF) 2 ÍNDICE 1. Cadastro da empresa......3

Leia mais

SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS MPME MANUAL DE USUÁRIO INSTITUIÇÃO FINANCEIRA,

SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS MPME MANUAL DE USUÁRIO INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, MANUAL DE USUÁRIO INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, EXCETO BANCO DO BRASIL 1. ACESSO AO SISTEMA DE GARANTIAS PÚBLICAS (SGP/MPME) O acesso ao Sistema de Garantias Públicas SGP/MPME é feito através do site da ABGF

Leia mais

Manual para Envio de Petição Inicial

Manual para Envio de Petição Inicial Manual para Envio de Petição Inicial 1. Após abrir a página do PROJUDI, digite seu usuário e senha 1.1. Para advogados o usuário é o cpf.adv (ex: 12345678900.adv) 1.2. Após digitar os dados (login e senha),

Leia mais

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17

Manual Ciaf NFC-e Gratuito. Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 Manual Ciaf NFC-e Gratuito Cadastro de Clientes 2 Cadastro de Produtos 4 Caixa Diário 9 Cadastro de formas de Pagamento NFCe 13 Emissão NFC-e 17 1 Cadastro de Clientes Nesta opção iremos armazenar no sistema

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA.

O Tesouro Direto é um programa de venda de títulos públicos a pessoas físicas desenvolvido pelo Tesouro Nacional, em parceria com a BM&FBOVESPA. 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Tesouro Direto... 4 3. Compra de títulos... 5 4. Venda de títulos... 12 5. Consultas... 19 5.1 Extrato... 19 5.2 Cestas de compra... 20 5.3 Cestas de venda... 21

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O VIDA FELIZ FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 07.660.310/0001-81 OUTUBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Vida Feliz Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e

MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e MANUAL DE INSTALAÇÃO, CADASTROS E OPERAÇÃO DA XNFC-e SUMÁRIO 1. INSTALAÇÃO 2. CADASTROS 2.1. CADASTRO DE USUÁRIO 2.2. CADASTRO DE MODALIDADE 2.3. CADASTRO DE PRODUTO 3. OPERAÇÃO 3.1. VENDA 3.2. CANCELAMENTO

Leia mais

Como Tirar Sua Primeira Nota

Como Tirar Sua Primeira Nota Como Tirar Sua Primeira Nota Este Tutorial disponibilizado aos usuários do sistema NFS-e BeeWorker, demonstra o passo a passo de como utilizar o sistema para emissão da primeira nota fiscal de serviço.

Leia mais

PEDIDO Manual OPERACIONAL

PEDIDO Manual OPERACIONAL SISTEMA DE GESTÃO HDIAS HAMILTON DIAS (31) 8829.9195 8540.8872 www.hdias.com.br hamilton-dias@ig.com.br PEDIDO Manual OPERACIONAL Pagina 2 de 34 ÍNDICE Pedido... 4 Como Acessar... 4 Como Localizar Pedido...

Leia mais

Manual da Nota Fiscal Eletrônica

Manual da Nota Fiscal Eletrônica Manual da Nota Fiscal Eletrônica Memory Informática Tabela de Conteúdos Meu Usuário Meu Perfil --------------------------------------------------------- 4 Minha Empresa Configurar Minha Empresa -------------------------------------

Leia mais

Manual de Treinamento. Site de Sistema de Gestão de Crédito Pessoal

Manual de Treinamento. Site de Sistema de Gestão de Crédito Pessoal Manual de Treinamento Site de Sistema de Gestão de Crédito Pessoal Sumário Introdução...3 Nova Proposta...9 Propostas Existentes...40 Configurações do Usuário...43 Histórico Consolidado do Cliente...47

Leia mais

A) Acessar o site da RFB: http://receita.fazenda.gov.br, no menu EMPRESA clicar em CADASTRO CNPJ

A) Acessar o site da RFB: http://receita.fazenda.gov.br, no menu EMPRESA clicar em CADASTRO CNPJ PARA CRIAR CNPJ DA DIREÇÃO MUNICIPAL: 1. É preciso preencher o formulário de inscrição, pela internet 2. Aguardar que a Receita analise a inscrição (é preciso ir consultando pelo site) 3. Quando estiver

Leia mais

Manual BPNET. Portabilidade

Manual BPNET. Portabilidade 2014 Manual BPNET Portabilidade 1 Sumário CARACTERÍSTICAS... 3 PREMISSAS... 3 FLUXO... 3 PORTABILIDADE INSS... 4 CADASTRO DE INTENÇÃO DE PORTABILIDADE... 4 Passo 1 Dados de Validação... 4 Código de Segurança

Leia mais

Sistema de Prestação de Contas Siprec

Sistema de Prestação de Contas Siprec Sistema de Prestação de Contas Siprec Manual de Utilização Perfil Beneficiário Versão 1.3.4 Agosto de 2013 1 SUMÁRIO Manual do Usuário... 3 1. Objetivo do manual... 3 2. Sobre o sistema... 3 3. Quem deve

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Julho -2012 Conteúdo Sumário... 2... 3 Consultar Registros... 4 Realizar Atendimento... 9 Adicionar Procedimento... 11 Não Atendimento... 15 Novo Atendimento... 16 Relatórios Dados Estatísticos...

Leia mais

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015

LÂMINA DE INFORMAÇÕES ESSENCIAIS SOBRE O SPINELLI FUNDO DE INVESTIMENTO EM AÇÕES CNPJ 55.075.238/0001-78 SETEMBRO/2015 Esta lâmina contém um resumo das informações essenciais sobre o Spinelli Fundo de Investimento em Ações. As informações completas sobre esse fundo podem ser obtidas no Prospecto e no Regulamento do fundo,

Leia mais

CCS - Cadastro de Clientes do SFN Orientação sobre Produtos - Fase I. Versão 1.0.3

CCS - Cadastro de Clientes do SFN Orientação sobre Produtos - Fase I. Versão 1.0.3 CCS - Cadastro de Clientes do SFN Orientação sobre Produtos - Fase I Versão 1.0.3 Banco Central do Brasil, junho de 2007 1. OBJETIVO Este documento visa orientar as IF envolvidas na Fase I do Cadastro

Leia mais

Manual do Usuário Alteração de Empresa

Manual do Usuário Alteração de Empresa Manual do Usuário Alteração de Empresa Empro - Tecnologia & Informação São José do Rio Preto, São Paulo Sumário Introdução... 3 Acesso... 4 Alteração de empresa... 6 Identificação... 7 Questionário sobre

Leia mais

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento)

CIUCA Manual de Operação Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Cadastro das Instituições e Comissões de Ética no Uso de Animais CIUCA Versão 2.02 (Módulos I Cadastro e II - Credenciamento) Versão 1.01 (Módulo I Cadastro)

Leia mais

Para acessar o edital de chamamento público e realizar o credenciamento no Plano SC Saúde, acesse o endereço scsaude.sea.sc.gov.br

Para acessar o edital de chamamento público e realizar o credenciamento no Plano SC Saúde, acesse o endereço scsaude.sea.sc.gov.br Para acessar o edital de chamamento público e realizar o credenciamento no Plano SC Saúde, acesse o endereço scsaude.sea.sc.gov.br Clique no centro da página onde consta o ícone "Prestador de serviço faça

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS

MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS MANUAL OPERACIONAL DE SISTEMAS NETPAN CDC VEÍCULOS CONTATO COMERCIAL ÍNDICE 1. ACESSO AO SISTEMA... 3 1.1. ABERTURA DO INTERNET EXPLORER...3 1.2. ACESSO AO NETPAN...3 1.2.1. Tela Inicial...4 1.2.2. Digitando

Leia mais

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br

Aquisição de Créditos Eletrônicos. lojavirtual@sptrans.com.br Loja Virtual Aquisição de Créditos Eletrônicos 1 lojavirtual@sptrans.com.br O que é a Loja Virtual Ferramenta que possibilita a aquisição de créditos eletrônicos diretamente pelo site da SPTrans. 2 Quem

Leia mais

Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio.

Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio. Fazer um cálculo no produto RD Equipamentos e Agronegócio. 1) Logar no Kit Médias Empresas Clicar no ícone Tókio Marine Empresarial, que abrirá a tela de login, veja abaixo. Caso seja o primeiro acesso

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. Conteúdo 1. Descrição geral 2 2. Resumo das funcionalidades 3 3. Efetuar cadastro no sistema 4 4. Acessar o sistema 6 5. Funcionalidades do menu 7 5.1 Dados cadastrais 7 5.2 Grupos de usuários 7 5.3 Funcionários

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda a evolução da empresa nesse

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2

Manual SAGe Versão 1.2 Manual SAGe Versão 1.2 Cadastramento de Usuário (a partir da versão 12.08.01 ) Conteúdo Introdução... 2 Cadastramento... 2 Desvendando a tela inicial... 4 Completando seus dados cadastrais... 5 Não lembro

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA SERVELOJA A Serveloja soluções empresariais é uma empresa de tecnologia, especialista em consultoria, serviços financeiros e softwares. Disponibilizamos diversas soluções de cobranças

Leia mais

VEJA COMO GERAR CÓDIGO DE ACESSO E SOLICITAR A ANTECIPAÇÃO DA MALHA FISCAL IRPF, PASSO A PASSO:

VEJA COMO GERAR CÓDIGO DE ACESSO E SOLICITAR A ANTECIPAÇÃO DA MALHA FISCAL IRPF, PASSO A PASSO: VEJA COMO GERAR CÓDIGO DE ACESSO E SOLICITAR A ANTECIPAÇÃO DA MALHA FISCAL IRPF, PASSO A PASSO: No sítio da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br), acesse o Portal e-cac, usando Certificado Digital

Leia mais

Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Roteiro de orientações para uso do Contas Online FUNDO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FNDE Roteiro para registro de Prestação de Contas PNAE/2013 no SiGPC Contas Online Atualização: Agosto de 2013 Roteiro de orientações para uso do Contas Online

Leia mais

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg.

1. Tela de Acesso pg. 2. 2. Cadastro pg. 3. 3. Abas de navegação pg. 5. 4. Abas dados cadastrais pg. 5. 5. Aba grupo de usuários pg. Sumário 1. Tela de Acesso pg. 2 2. Cadastro pg. 3 3. Abas de navegação pg. 5 4. Abas dados cadastrais pg. 5 5. Aba grupo de usuários pg. 6 6. Aba cadastro de funcionários pg. 7 7. Pedidos pg. 12 8. Cartões

Leia mais

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE

Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE Fundação COELCE de Seguridade Social - FAELCE MANUAL DO PREVSYSTEM WEB Índice Objetivo... 2 Iniciando... 2 Menu de Opções... 3 Opção Participantes... 3 Opção Benefícios... 4 Opção Empréstimos... 4 Opção

Leia mais

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54

Manual de Utilização Sisamil - Sistema Integrado de Saúde Amil Manual de Utilização 1 54 Manual de Utilização 1 54 Estamos definitivamente na era digital. Era da velocidade cada vez maior da informação. Era da otimização do tempo. O novo Sistema Integrado de Saúde Amil, SiSAmil, mostra toda

Leia mais

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE

TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE TUTORIAL COM OS PROCEDIMENTOS DE GERAÇÃO DE BOLETOS CAIXA ECONÔMICA FEDERAL NO FINANCE Finance V10 New 2 Índice Como gerar Boleto Bancário pela Caixa Econômica... 3 Como efetuar a Conciliação por Extrato

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais