A Alma Uma perspectiva bíblica e luterana. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Alma Uma perspectiva bíblica e luterana. Jörg Garbers Ms. de Teologia"

Transcrição

1 A Alma Uma perspectiva bíblica e luterana Jörg Garbers Ms. de Teologia

2 A alma A palavra alma é a tradução das palavras: Nefesch (hebraico no AT) Psyche(grego no NT) Popularmente a alma......é uma parte divina no ser humano....é imortal.... separa-se do corpo depois da morte.... dorme até a volta de Cristo e a ressurreição dos mortos.... pode em forma de espíritos atormentar os vivos.

3 A alma A ideia da alma parte da tripartição (dividido em 3 partes) ou dicotomia (dividido em 2 partes) do ser humano: Corpo Alma Mente/Espírito Corpo Alma A ideia da divisão do corpo humano em partes tem a sua origem na filosofia grega. Os teólogos antigo combinaram os seus pensamentos com as ideias da filosofia grega. A teologia cristã não questionou isso por muito tempo. Por isso ainda hoje esse ensino é muito popular.

4 Platão Filósofo grego ( a.c.) Aluno do Sócrates Um dos pensadores mais importantes e influentes na cultura ocidental Muitos conceitos de Platão entraram na teologia da igreja antiga e permaneceram lá de uma ou outra forma até hoje Existe o mundo das ideias. As ideias tomam forma na matéria.

5 Platão A alma faz parte do mundo da ideias e toma forma na matéria ser humano. A alma é tripartida: pensar (cabeça), vontade/sentimentos (peito), Voluptividade(corpo inferior) O pensar é a parte imortal A alma faz parte do mundo das ideias e assim eterno e imortal. O corpo é visto como a algema da alma.

6 Platão Resultado tudo que é feito com a cabeça é bom e importante: Pensar Refletir Raciocinar Falar Etc. O corpo é mal e prende a alma Beber Comer teatro Ter sexo Etc. Em termos da cultura Aquele que estuda ou trabalha com a cabeça ganha mais e vale mais. Aquele que trabalha com as mãos ganha menos e vale menos.

7 Platão Na igreja Viver espiritualmente: Orar Pregar Ler a bíblia Louvar / Gospel Trabalho na comunidade O pastor como um ser superior Viver carnalmente Beber Comer Cinema Música sexo Etc.

8 O ser humano nos textos bíblicos Os textos bíblicos são escrito em línguas antigas. O AT foi escrito em hebraico (umas pequenas partes em aramaico). O NT foi escrito em grego. Os autores do NT foram na sua grande maioria (menos Lucas) judeus e pensaram de forma hebraica. Muitas vezes pode se perceber nos textos do NT ainda que eles pensam em hebraico e usam os conceitos do AT. A teologia luterana fundamente-se no principio somente a escritura. Por isso os conceitos a respeito da alma mudaram nos anos depois da reforma lentamente, mas de forma radical. O estudo das línguas bíblicas trouxe novos conhecimentos que hoje permeiam a teologia luterana. Infelizmente existe e está se mantendo uma discrepância entre os resultados da teologia e a opinião popular.

9 N e fesh A palavra ocorre 750 vezes no AT 600 vezes a LXX traduz a palavra com psyché. Isso já mostra a dificuldade da tradução. Olhando para os textos do AT descobrimos que a palavra n e fesch significa: Garganta/boca (Is 5.14 / Hab2.5) Garganta para respirar (Jer 2.24; 15.9) Pescoço (Sl ) Desejo, sentimento etc. (Hs4.8 / Ex 23.9) Vida (Pr8.35ss/ Ex 21.23s) Está substituindo o pronome: eu, tu, ele, elas, nós, vós, eles, elas (Gn12.13; 19.19)

10 N e fesh O significado na cultura hebraica O ser humano não tem, mas é n e fesch. Todo ser vivo, também os animais, é n e fesch. N e fesch é vida na sua íntegra. N e fesch é concreto, palpável e tomado do pó da terra. Alma no nosso sentido de palavra é uma tradução errada. N e fesch é a vida sob o aspecto da limitação e necessidade.

11 Ru a ch Ru a chconsta 389 vezes no AT 113 vezes a palavra designa o vento. 136 vezes a palavra é usada com Deus. 129 vezes a palavra é usada no contexto de animais, ídolos e do ser humano. A tradução frequente Espírito não consegue captar o significado e leva a um caminho errado.

12 Ru a ch A palavra designa: Vento como força de mudança Hálito como força de vida Espírito no sentido de capacitação Espírito no sentido de personalidade Vontade Ru a chconsta 389 vezes no AT é uma realidade que está intimamente ligada a Deus. A Ru a chconsta 389 vezes no AT obedece a Deus e pertence a ele, mas age e anima o mundo.

13 O ser humano no NT Os autores do NT são judeus e continuam pensando nos conceitos do AT. O grego não tem uma palavra tão abrangente como o hebraico. Encontramos as palavras psyche, soma e sarx. Normalmente se usa a palavra grega psychepara traduzir ou expressar o conceito da n e fesch. Textos como Mc e Lc 9.56 podem exemplificar que a palavra psychequer ser compreendida como vida.

14 Resumo e consequências O ser humano biblicamente falando não tem alma. O ser humano tem um corpo com diferentes funções. O ser humano é uma unidade de pensar, sentir e agir, de mente, alma e corpo. Na grande maioria das vezes seria bom substituir a palavra alma pela palavra vida.

15 Resumo e consequências Biblicamente falando o ser humano morre por completo e até a sua ressurreição permanece apenas o seu relacionamento com Deus. Deus não está esquecendo-se da sua criatura. A ressurreição e o nosso corpo ressurreto são atos criacionaisde Deus. Mais não podemos dizer. As almas não podem perturbar as pessoas vivas, pois elas não existem como algo independente do corpo e da vida humana. Porém o ser humano pode ser perturbado pelas suas lembranças e seu inconsciente.

16 Resumo e consequências O que acontece depois da morte? A Bíblia descreve isso a partir de duas posições diferentes: Na perspectiva de Deus onde não existe conceito de tempo pode-se dizer que logo após a morte estamos diante dele (Lc 23.43). Na perspectiva do ser humano as pessoas e a sua lembrança aguardam a ressurreição, pode-se usar o conceito do sono (1 Th4.13). Qualquer conceito da alma abre a porte para pensamentos do espiritismo e por isso devia ser evitado.

17 A Alma Uma perspectiva bíblica e luterana

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

As Bases da Fé Cristã

As Bases da Fé Cristã As Bases da Fé Cristã Romanos 14.1 15.13 Cristãos entre si: Brigas, divisões e julgamentos? Jörg Garbers Ms. de Teologia Resultados anteriores Sendo pecadores não podemos nos salvar Deus age: ele justifica

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte.

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 7: Jesus, o Filho de Deus - 2ª parte. Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 31 de maio de 2012. revisão, comentários e dúvidas sobre as aulas anteriores.

Leia mais

O Espírito Santo. Ontem e Hoje

O Espírito Santo. Ontem e Hoje O Espírito Santo Ontem e Hoje E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem

Leia mais

Escolha o assunto e os limites do estudo

Escolha o assunto e os limites do estudo Método Tópico Escolha o assunto e os limites do estudo Tema: unção (unção, ungir, ungido) descobrir o significado da unção no AT e NT. Quem era ungido por Deus (ou Jesus ou o Espírito Santo)? O que é a

Leia mais

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos!

Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Objeto de estudo: Os livros Apócrifos! Versículo-chave: 2Pe 1.21 porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito

Leia mais

CONCEITOS BASILARES. Vejamos um caso de Interpretação Bíblica:

CONCEITOS BASILARES. Vejamos um caso de Interpretação Bíblica: CONCEITOS BASILARES Claro está que para início de nossos estudos precisaremos compreender alguns conceitos primários e entre eles está o da Hermenêutica. Entenda-se pois Hermenêutica como um viés da Filosofia

Leia mais

As Bases da Fé Cristã

As Bases da Fé Cristã As Bases da Fé Cristã Romanos 8.1 39 Um vento diferente soprando na vida Jörg Garbers Ms. de Teologia Resultado 1-2 Judeus e Gentios são pecadores. Pecado é omissão e ação O pecado é um poder transpessoal.

Leia mais

Vivendo a interdependência na comunidade

Vivendo a interdependência na comunidade SIMBIOSE Vivendo a interdependência na comunidade Simbiose é uma relação mutuamente vantajosa entre dois ou mais organismos vivos de espécies diferentes; a simbiose implica uma inter-relação de tal forma

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Jhwh e os deuses Jörg Garbers Ms. de Teologia Escrita e pronúncia O textos hebraico antigo somente escreve

Leia mais

A caridade divina em São Tomás de Aquino

A caridade divina em São Tomás de Aquino RICARDO FIGUEIREDO A caridade divina em São Tomás de Aquino segundo o Comentário ao Evangelho de São João Índice Lista de siglas e abreviaturas 9 Prefácio, Professor Doutor José Jacinto Ferreira de Farias

Leia mais

O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO. Jörg Garbers Ms. De Teologia

O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO. Jörg Garbers Ms. De Teologia O EVANGELHO SEGUNDO JOÃO Jörg Garbers Ms. De Teologia O autor Não encontramos o nome do autor no evangelho. Jo 21.20-24 O autor conforme esses versículos é: Um discípulo de Jesus. O discípulo que Jesus

Leia mais

LIÇÃO 9 A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 9 A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 9 A NECESSIDADE DE TERMOS UMA VIDA SANTA Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO REFLETINDO A PESSOA DE JESUS Um cristão que vive em santidade reflete a pessoa de Cristo para o seu próximo

Leia mais

As Escrituras. Entendes o que lês? ED IPJG Família Cristã 15 de Julho de 2012 Max Alfredo Erhardt

As Escrituras. Entendes o que lês? ED IPJG Família Cristã 15 de Julho de 2012 Max Alfredo Erhardt As Escrituras Entendes o que lês? ED IPJG Família Cristã 15 de Julho de 2012 Max Alfredo Erhardt Bibliografia Simplesmente Cristão N. T. Wright Cap 13 A Bíblia e Seus Intérpretes Augustus Nicodemus Lopes

Leia mais

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da história, estrutura e teologia do AT Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução a literatura e a pesquisa dos escritos I Jörg Garbers Ms. de Teologia O nome provém da tradução

Leia mais

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento.

Curso de Teologia Prof. Márcio Ruben. Capítulo 2. Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Capítulo 2 Bibliologia Introdução Esta matéria trata da Bíblia: Sua formação, seu desenvolvimento e seu fechamento. Estudaremos os materiais utilizados: pergaminho, papiro, tipo de escrita, línguas utilizadas,

Leia mais

Conceitos Básicos e História

Conceitos Básicos e História Psicologia na Educação Aula 1 Conceitos Básicos e História Profa. Adriana Straube Nesta aula discutiremos sobre o conceito de psicologia. As origens da psicologia como ciência nascendo na Alemanha. História

Leia mais

TRIMESTRE MORTE E RESSURREIÇÃO LIÇÃO 12. www.classedaescolasabatina.com.br

TRIMESTRE MORTE E RESSURREIÇÃO LIÇÃO 12. www.classedaescolasabatina.com.br TRIMESTRE MORTE E RESSURREIÇÃO LIÇÃO 12 www.classedaescolasabatina.com.br LIÇÃO 11 relembrando LIÇÃO 11 relembrando CRISTO, O CRIADOR DO SÁBADO LIÇÃO 11 relembrando CRISTO, O CRIADOR DO SÁBADO CRISTO,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGADORES

FORMAÇÃO DE PREGADORES FORMAÇÃO DE PREGADORES Aarão = é o melhor pregador da Bíblia; O melhor pregador é aquele que sabe ouvir; A pregação é a arte de ouvir; O que todo pregador e animador deve ter (e procurar) é o DOM da PALAVRA

Leia mais

Você conhece a sua bíblia?

Você conhece a sua bíblia? Você conhece a sua bíblia? RECORDANDO... Um breve tratado sobre as Escrituras - 66 livros: 39 AT + 27 NT - Ela é a revelação de Deus - Autores diferentes mas uma mesma mente formadora Interpretando a Bíblia

Leia mais

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ

PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ PARÓQUIA SANTA RITA DE CÁSSIA DIOCESE DE JUNDIAÍ Material Estudo Bíblico Parte I Apresentação Pe Antônio 24/08 A BÍBLIA SAGRADA Palavra de Deus. Deus fala ao seu povo Deus se revela, se manifesta, intervém

Leia mais

Os quatro "passos" da leitura orante

Os quatro passos da leitura orante A leitura orante nada mais é do que a maneira como gerações e gerações de judeus e cristãos leram as Sagradas Escrituras, procurando nelas uma palavra do Deus vivo para a sua vida, em cada momento de sua

Leia mais

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante.

Cheios do Espírito. (Diferente de todos os outros homens, Jesus foi gerado de Deus na condição de homem espiritual e espirito vivificante. Cheios do Espírito A palavra cheio é mal compreendida quando se refere ao Espírito. Ela indica plenitude e não uma gradação, como muitos pensam. Muitos entendem que ser cheio do Espírito é gradativo, como

Leia mais

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA

A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA A NECESSIDADE DE ORAÇÃO DA IGREJA I - O QUE É ORAÇÃO? Biblicamente falando, oração é a comunhão expressa do ser criado para com o seu Criador, como a manifestação de dependência carinhosa do filho ao seu

Leia mais

PERÍODO GREGO e Psicologia

PERÍODO GREGO e Psicologia PERÍODO GREGO e Psicologia De 700 a. C. ao início Era Cristã: (») Apogeu Conhecimento Humano :: Riqueza na Pólis (++) Produtos e Recursos O homem livre para se dedicar à Arte e Filosofia : Especulação

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM arta-feira da 3ª Semana da Páscoa Qu 1) Oração Permanecei,

Leia mais

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave;

Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; Duas tarefas da aula anterior: 1ª) memorizar o versículo- chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Versículo-chave: Rm 15.4 Classificação dos livros

Leia mais

A Igreja Adventista é uma seita ou não?

A Igreja Adventista é uma seita ou não? A Igreja Adventista é uma seita ou não? No dicionário formal Seita entre outras coisas é definida como 3 doutrina ou sistema que se afasta da crença ou opinião geral. Olhando por esse conceito não apenas

Leia mais

Aula 3. Economia e crises econômicas numa perspectiva Reformada

Aula 3. Economia e crises econômicas numa perspectiva Reformada Aula 3 Aula 3 Economia e crises econômicas numa perspectiva Reformada Mc 10.42-44 https://www.youtube.com/watch?v=hcg_pu23yee Calvino teólogo e estudioso das escrituras A partir dos seus pensamentos reformados

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Página 21 LIÇÃO 2 DEUS PAI Ponto de partida: Cremos em Deus Pai, pessoal, espírito, eterno, infinito, imutável e insondável em seu Ser,

Leia mais

O corpo físico é mau e inferior à alma?

O corpo físico é mau e inferior à alma? O corpo físico é mau e inferior à alma? Compreendendo a natureza humana por Paulo Sérgio de Araújo INTRODUÇÃO Conforme a teoria das idéias (ou teoria das formas ) do filósofo grego Platão (428-347 a.c.),

Leia mais

Clóvis de Barros Filho

Clóvis de Barros Filho Clóvis de Barros Filho Sugestão Formação: Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (2002) Site: http://www.espacoetica.com.br/ Vídeos Produção acadêmica ÉTICA - Princípio Conjunto de conhecimentos (filosofia)

Leia mais

As Bases da Fé Cristã

As Bases da Fé Cristã As Bases da Fé Cristã Romanos 13 Os aspectos políticos da vida cristã Jörg Garbers Ms. de Teologia Resultado Cap. 12 A salvação traz mudanças A salvação quer ser vivida A vida em comunidade Os frutos principais

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 2. Em só Deus, eternamente subsistente em três pessoas distintas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo; Criador do Universo, de todas as

Leia mais

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos

SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos SEMANA 18 UMA IGREJA CHEIA DO ESPÍRITO SANTO BASEADO NA MEDITAÇÃO DO DIA 04/05/2019 Atos 4.31-37 Quebra-gelo (5min): Para você, o que significa ser cheio do Espírito Santo? bíblico e a meditação do dia

Leia mais

Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia. A volta de Cristo

Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia. A volta de Cristo Textos bíblicos e observações Jörg Garbers - Ms. de Teologia A volta de Cristo Introdução A palavra segunda vinda ou volta não ocorre no NT. Parusia: Estar presente / Presença Visita oficial de um príncipe

Leia mais

TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE. Jörg Garbers Ms. de Teologia

TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE. Jörg Garbers Ms. de Teologia TEMPO PARA A FAMÍLIA E PARA A COMUNIDADE Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução A família hoje talvez é o elo mais fraco na distribuição de tempo. Entre trabalho, lazer próprio, amigos, comunidade e sono

Leia mais

A natureza do Casamento

A natureza do Casamento A natureza do Casamento Rev. Rogério Ferreira de Almeida Baseado no livro: Deus Casamento e Família - Andreas J. Köstenberger Casamento como Sacramento Introdução O Conceito de casamento como sacramento

Leia mais

O DNA DE UMA IGREJA UNIDA

O DNA DE UMA IGREJA UNIDA O DNA DE UMA IGREJA UNIDA Quando estamos em procura da unidade como igreja não significa que todos se tornam iguais, ou que as diferenças desapareçam, Estamos unidos quando cada um abre mão do seu pensamento

Leia mais

Doutrina dos Anjos - Angelologia

Doutrina dos Anjos - Angelologia Doutrina dos Anjos - Angelologia Angelologia refere-se à doutrina dos anjos, tanto bons, quanto maus. De todas as doutrinas, esta é a menos estudada. Por isso, ela é a que mais possui misticismos no imaginário

Leia mais

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 19 Creio no Espírito Santo - 2

ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 19 Creio no Espírito Santo - 2 ESCOLA DA FÉ Paróquia Santo Antonio do Pari Aula 19 Creio no Espírito Santo - 2 Frei Hipólito Martendal, OFM. São Paulo-SP, 25 de outubro de 2012. revisão da aula anterior. Visitem o site do Vaticano.

Leia mais

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo

Pneumatologia - A Doutrina do Espírito Santo PNEUMATOLOGIA A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO AULA 2 Professor: Vlademir Hernandes IBCU - Escola Bíblica Out / Nov - 2016 16/10/2016 Recapitulação Introdução Posição desta igreja Curso de Teologia Por que

Leia mais

Espírito Santo na Bíblia. Tentativa de Resumo

Espírito Santo na Bíblia. Tentativa de Resumo Espírito Santo na Bíblia Tentativa de Resumo Etimologia Pneuma: espírito, vento; Pneuo: vento, hálito; Theopneustos: inspirado por Deus Uso Clássico Pneu-: movimento dinâmico do ar. Pneo: soprar (do vento

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 6 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. Plano de curso 1-Objetivo

Leia mais

Rapazes em Foco! O Projeto

Rapazes em Foco! O Projeto Rapazes em Foco! O Projeto Num momento em que os valores cristãos, cívicos e morais estão sendo duramente atacados por alguns grupos que pregam a libertinagem, e uma vida distanciada da vontade de Deus;

Leia mais

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus?

Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? A ESSÊNCIA DE TUDO, O Que Significa Ser Feito à Imagem de Deus? Nº3 Você já se perguntou o que significa ser feito à imagem e semelhança de Deus? Em Gênesis 1:26 27 (ESV), a Bíblia diz: E disse Deus: Façamos

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM ONDE NÃO HÁ FÉ, JESUS NÃO PODE FAZER MILAGRE! SITUANDO Marcos apresenta o crescimento do conflito vivido

Leia mais

"Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão entre nós?"

Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão entre nós? Mt 13,55-56 e Mc 6,3 igualmente dizem: "Este não é o carpinteiro, o filho de Maria, o irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E suas irmãs não estão entre nós?" Observe: apenas o "carpinteiro" é chamado de

Leia mais

EDITORA CULTURA CRISTÃ

EDITORA CULTURA CRISTÃ 1988, Editora Cultura Cristã. Originalmente publicado em inglês com o título 1959 by William Hendriksen pela Baker Academic direitos são reservados. Conselho Editorial Antônio Coine ) Filipe Fontes Heber

Leia mais

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano

Escola Ryle de Teologia. Grade Curricular 1º Ano Escola Ryle de Teologia Ensinando o poder do evangelho de Cristo Grade Curricular 1º Ano Introdução à Bíblia Como não se pode fazer teologia sem a Palavra de Deus, vamos dar início com esse tema. Este

Leia mais

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO

TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO TRINDADE O DEUS TRIUNO DO CRISTIANISMO Jörg Garbers Ms. De Teologia O QUE SIGNIFICA O TERMO? A palavra triuno pode ser facilmente subdividida em duas palavras: tri uno. Três elementos que formam uma unidade.

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia

Jörg Garbers Ms. de Teologia Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução ao livro Gênesis Autoria O livro foi escrito por várias pessoas. Reconhecemos hoje os seguintes grupos Escritos sacerdotais Escritos pré-sacerdotais Escritos pós-sacerdotais

Leia mais

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas...

Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9. Lição 25 A identidade da Igreja Lição 28 As celebrações da Igreja Batismo nas Águas... SUMÁRIO Prefácio aos alunos...7 APRESENTAÇÃO À IGREJA...9 Lição 25 A identidade da Igreja... 10 Lição 26 As marcas da Igreja... 15 Lição 27 Os ministérios da Igreja...19 Lição 28 As celebrações da Igreja

Leia mais

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto

DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus. Ministrante: Pastor Professor Alberto DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus Ministrante: CAPÍTULO 7 CAPÍTULO 7 Sobre o homem A Constituição Humana O corpo O homem Interior O espírito humano A alma humana O fôlego de vida nos animais Os

Leia mais

PLATÃO E O MUNDO IDEAL

PLATÃO E O MUNDO IDEAL Introdução: PLATÃO E O MUNDO IDEAL - A importância do pensamento de Platão se deve justamente por conseguir conciliar os mundos: dos Pré-Socráticos, com suas indagações sobre o surgimento do Cosmo (lê-se:

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Quer estudar teologia com qualidade?

Quer estudar teologia com qualidade? www.teologiafabi.com.br Quer estudar teologia com qualidade? 1 - O SIGNIFICADO DE TEOLOGIA E DE DOUTRINA 2 - DEFINIÇÃO DE DEUS 3 - A EXISTÊNCIA DE DEUS 4 - A NATUREZA DE DEUS 5 - A UNIDADE E TRINDADE DE

Leia mais

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3

Por onde andou Jesus? (Enquanto esteve morto) 13/05/16 3 VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA 13/05/16 2 Por

Leia mais

7ª Conferência Falando de Cristo

7ª Conferência Falando de Cristo 7ª Conferência Falando de Cristo Tema Geral Convivendo neste mundo sem Deus 1 Palestra 4 FEMININA OU FEMINISTA? A Presença do Feminismo na Igreja Evangélica 2 Introdução O movimento feminista é uma das

Leia mais

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 7º ENCONTRO

Buscando a excelência no casamento. Adalberto Vargas da Rosa 7º ENCONTRO 7º ENCONTRO Como amar sua esposa Amor é fundamentalmente um verbo I Co 13:4-7 Paciente e bondoso, no original grego, são particípios, relacionados ao verbo ser. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha,

Leia mais

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI)

A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) A REVELAÇÃO E A MISSÃO DE DEUS (MISSIO DEI) Teologia Bíblica da Missão de Deus RELEMBRAR A MISSÃO NOS EVANGELHOS 1. Jesus Cristo homem é o exemplo padrão para o exercício da Missão de Deus (intimidade

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

Aldery Rocha Júnior - Instituto Bíblico Roccastel Não reconhecido pelo MEC

Aldery Rocha Júnior - Instituto Bíblico Roccastel Não reconhecido pelo MEC BIBLIOLOGIA Aldery Rocha Júnior - Instituto Bíblico Roccastel Não reconhecido pelo MEC AULA 1 2 A importância de estudar Bibliologia. Tudo Deus faz em formato de livros, até nós. Sal 139:16 Os teus olhos

Leia mais

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE

O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Jörg Garbres Ms. De Teologia O ANTIGO TESTAMENTO ENTRE PASSADO E ATUALIDADE Introdução ao AT e sua importância Introdução O AT faz parte do Cânon da cristandade! O AT abrange 4/5 da Bíblia! O AT é testemunho

Leia mais

Gênesis Compreender os segredos da VIDA

Gênesis Compreender os segredos da VIDA Gênesis Compreender os segredos da VIDA Gn 4 Deus e a humanidade Jörg Garbers Ms. de Teologia Gn6 Introdução Aspectos históricos Narrativas do dilúvio fazem parte de muitas culturas mundialmente. No mundo

Leia mais

A leitura da Bíblia. questões centrais

A leitura da Bíblia. questões centrais questões centrais O que é a Bíblia? Quem é o autor e como escreveu? O que é o tema central? Por quê devo lê-la? Quando devo lê-la? Como? Requisitos? Como? Ajuda? Um novo propósito! o que é a Bíblia (1)

Leia mais

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia

BATISMO. Jörg Garbers Ms. de Teologia BATISMO HISTÓRIA E SIGNIFICADO Jörg Garbers Ms. de Teologia INTRODUÇÃO Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar

Leia mais

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo

EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo EBA- IBCU Out e Nov 12 Wagner Fonseca João Mengaldo TESTEMUNHAS DE JEOVÁ INTRODUÇÃO Nome Impronunciável Nome Impronunciável Ex 3. 13 Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e

Leia mais

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula

Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula PRIMEIR A IGREJA BATISTA DE CAMPO GRANDE-RJ Escola Bíblica Discipuladora Curso de Verão Módulo: QUEM É O HOMEM? Aula 8 08-04-2018 CONCEITUANDO: ESCATOLOGIA - "teoria a cerca das últimas coisas que vão

Leia mais

Slide 2

Slide 2 ( ) 5. Na pecaminosidade do homem, que o destituiu da glória de Deus e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo podem restaurá-lo a Deus (Rm;3:23; At.3:19). www.portalebd.org.br

Leia mais

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do

Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Quando para-se para refletir sobre o significado da palavra MARIA na vida dos cristãos, por diversas formas pode-se entendê-la: seja como a Mãe do Deus feito Homem Jesus Cristo, Mãe da Igreja ou ainda

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta matéria é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

CONSOLADOR, MESTRE E GUIA

CONSOLADOR, MESTRE E GUIA CONSOLADOR, MESTRE E GUIA UM ESTUDO SOBRE O ESPÍRITO SANTO Por William Farrand LIVRO DE ESTUDO AUTODIDÁTICO Universidade Global Instituto de Correspondência Internacional 1211 South Glenstone Avenue Springfield,

Leia mais

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um

PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS. Mensagem Um PROPAGAR O CRISTO RESSURRETO, ASCENDIDO E TODO-INCLUSIVO COMO O DESENVOLVIMENTO DO REINO DE DEUS Mensagem Um (Quinta-feira Primeirasessãodamanhã) Propagar o Cristo ressurreto como o Filho primogênito segundo

Leia mais

Imortalidade ou Ressurreição: Uma

Imortalidade ou Ressurreição: Uma Imortalidade ou Ressurreição: Uma Abordagem Bíblica Sobre a Natureza Humana e o Destino Eterno Natan Fernandes Silva 1 BACCHIOCCHI, Samuele. Imortalidade ou Ressurreição: Uma Abordagem Bíblica Sobre a

Leia mais

Interpretação Bíblica

Interpretação Bíblica IGREJA ALIANÇA EVANGÉLICA MISSIONÁRIA Interpretação Bíblica Disciplina 17/03/2011 Este material didático, é de grande importância para o estudo em seminário, visando a formação dos futuros líderes e obreiros

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

FRANCIS A. SCHAEFFER. Tradução FERNANDO GUARANY JR.

FRANCIS A. SCHAEFFER. Tradução FERNANDO GUARANY JR. A ARTE E A BíBLIA 1 FRANCIS A. SCHAEFFER Tradução FERNANDO GUARANY JR. Prefácio 9 1. A arte e a Bíblia 13 2. Algumas perspectivas sobre arte 41 E com a verdade vem a beleza, e com a beleza a liberdade

Leia mais

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.)

O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C A.C.) O CONHECIMENTO NA TERRA SÃO SOMBRAS PLATÃO (C.427-347 A.C.) Em 399 a.c., o mentor de Platão, Sócrates, foi condenado à morte como Sócrates não havia deixado nada escrito, Platão assumiu a responsabilidade

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 8 ARREPENDIMENTO Ponto de partida: O Arrependimento é uma das chamadas Doutrinas da Salvação. É essencial ao evangelho

Leia mais

Paracletologia SEFO 2013

Paracletologia SEFO 2013 Paracletologia SEFO 2013 1 ª Aula Fabio Codo Fábio Codo - http://teologiaaservicoevangelho.wordpress.com Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério Madureira Campo de Mogi das Cruzes Conteúdo Programático

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE

CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE CURSO DE FORMAÇÃO DE OBREIRO ON LINE AULA 5: ANTROPOLOGIA Baseado em Jeremias 9: 24, a Igreja Pentecostal Deus é Amor oferece a você, obreiro, a oportunidade aprofundar seu conhecimento na palavra de Deus

Leia mais

O que dizem os Adventistas sobre o Seol e o Hades

O que dizem os Adventistas sobre o Seol e o Hades O que dizem os Adventistas sobre o Seol e o Hades O Domicílio da Morte. O Antigo Testamento chama de sheol (hebraico) e Hades (grego) o lugar para onde vão as pessoas quando morrem. Nas Escrituras, sheol

Leia mais

Jörg Garbers Ms. de Teologia

Jörg Garbers Ms. de Teologia Jörg Garbers Ms. de Teologia Não podemos falar do OUTRO sem falar do SER HUMANO O SER HUMANO É A IMAGEM DE DEUS LEITURA DE GN 1.26-27 E disse Deus: Façamos o ser humano à nossa imagem, conforme a nossa

Leia mais

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU:

PARA NÃO ESQUECER. Blog IEBU: Duas tarefas realizadas na aula anterior: 1ª) memorizar o versículo-chave; 2ª) Aprender a classificar os livros do Antigo Testamento, enumerandoos sequencialmente. Parabéns à classe! Blog IEBU: www.iebu.wordpress.com

Leia mais

A CONSCIÊNCIA. - Realidade humana. - Espiritual. - Dirige-se para o sentido... para o supra sentido. - Dirige-se para o bem... - para o Sumo Bem.

A CONSCIÊNCIA. - Realidade humana. - Espiritual. - Dirige-se para o sentido... para o supra sentido. - Dirige-se para o bem... - para o Sumo Bem. A CONSCIÊNCIA - Realidade humana - Espiritual - Dirige-se para o sentido... para o supra sentido - Dirige-se para o bem... - para o Sumo Bem. DIMENSÃO RELIGIOSA DA CONSCIÊNCIA Ser religioso é ter encontrado

Leia mais

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 5 A IDENTIDADE DO ESPÍRITO SANTO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO O ESPÍRITO SANTO É DEUS A Santa Bíblia nos apresenta de forma detalhada o Espírito Santo como Deus e com características

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: ALUNO(A): N.º: TURMA: O SER HUMANO SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 9.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia

Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento. Jörg Garbers Ms. de Teologia Introdução e visão geral da História de Israel e dos textos do Antigo Testamento Jörg Garbers Ms. de Teologia 29.06.2013 08:00-09:30 Saudação / Apresentação / Bibliografia / Recapitulação das narrativas

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ O MISTÉRIO DA MORTE MARIA DO LIVRAMENTO SAMPAIO R. RODRIGUES SOBRAL 2014 O MISTÉRIO DA MORTE RESUMO: Nesse breve ensaio será abordado a temática morte sob vários olhares.

Leia mais

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé?

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O dom de Deus foi manifesto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (fé) que concede poder a todos que nela confiam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e

Leia mais

EVANGELISMO. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global

EVANGELISMO. Por Evaristo Filho. SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global EVANGELISMO Por Evaristo Filho SEMINÁRIO TEOLÓGICO EVANGÉLICO BÍBLICO SETEB Global http://seminarioevangelico.com.br setebonline@gmail.com 2 Apresentação da Disciplina Informações Gerais Pré-Tarefas Antes

Leia mais

Terceiro Ciclo - Amadurecer. LIÇÃO 8 Discernimento espiritual Texto Básico: 1Corintos

Terceiro Ciclo - Amadurecer. LIÇÃO 8 Discernimento espiritual Texto Básico: 1Corintos Terceiro Ciclo - Amadurecer LIÇÃO 8 Discernimento espiritual Texto Básico: 1Corintos 2.6-16 Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite

Leia mais

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia

EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia EXAME UNIDADE 1: Consolador, Mestre e Guia Nome: As seguintes afirmações ou são verdadeiras ou falsas. Indique com V ou F. 1. A existência do Espírito Santo é eterna. 2. O Espírito Santo é a Terceira Pessoa

Leia mais

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO

ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO ESBOÇOS DO ESTUDO-CRISTALIZAÇÃO Mensagem Doze O Deus Triúno processado, Sua obra e o resultado da Sua obra Leitura bíblica: Lv 26:1-13; 1Jo 5:20-21; Mt 28:19; 1Tm 3:15-16; Ef 2:21-22 I. Levítico26:1e2falamdenãofazerídolos,guardarosábado

Leia mais

FILOSOFIA MEDIEVAL E OUTROS TEMAS PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II

FILOSOFIA MEDIEVAL E OUTROS TEMAS PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II FILOSOFIA MEDIEVAL E OUTROS TEMAS PROFESSOR DANILO BORGES FILOSOFIA 9º ANO ENSINO FUNDAMENTAL II FILOSOFIA NA IDADE MEDIEVAL A IDADE MÉDIA INICIOU-SE NA Europa com as invasões germânicas ou bárbaras no

Leia mais

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 13 - UMA VIDA DE FRUTIFICAÇÃO Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO AMOR É A BASE DO FRUTO DO ESPÍRITO Como cristãos o nosso viver é Cristo e assim seremos coparticipantes de sua natureza

Leia mais

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA

Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA Hoje falaremos de A BÍBLIA OUTROS NOMES FATOS E PARTICULARIDADES DA BÍBLIA ANTIGO TESTAMENTO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O JUDAÍSMO ESTRUTURA DO ANTIGO TESTAMENTO CONFORME O PROTESTANTISMO

Leia mais

COSMOVISÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

COSMOVISÃO. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente COSMOVISÃO vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Cosmovisão: Palavra de origem alemã que significa visão do mundo ou a forma como uma pessoa vê o mundo, a vida, os homens e os princípios que sustentam

Leia mais

Cap. 6: PREGAÇÃO PURITANA. PROPOSTA: Tentar ir além do texto. Sugestões de respostas. Debate.

Cap. 6: PREGAÇÃO PURITANA. PROPOSTA: Tentar ir além do texto. Sugestões de respostas. Debate. Cap. 6: PREGAÇÃO PURITANA PROPOSTA: Tentar ir além do texto. Sugestões de respostas. Debate. Introdução As pessoas gostavam muito do sermão puritano. Por quê? (capítulo responde essa pergunta (?); até

Leia mais