ABIOVE, ANEC, MMA e sociedade civil assinam Termo de Compromisso para a Transição da Moratória da Soja

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ABIOVE, ANEC, MMA e sociedade civil assinam Termo de Compromisso para a Transição da Moratória da Soja"

Transcrição

1 ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS INDÚSTRIAS DE ÓLEOS VEGETAIS - ABIOVE Nota à Imprensa ABIOVE, ANEC, MMA e sociedade civil assinam Termo de Compromisso para a Transição da Moratória da Soja Período de transição, até 31 de maio de 2016, visa fortalecer a implantação do Cadastro Ambiental Rural Brasília, 25 de novembro de 2014 Em solenidade no Ministério do Meio Ambiente (MMA), hoje, o Grupo de Trabalho da Soja (GTS), integrado por indústria, sociedade civil e governo, assume o compromisso de executar uma nova agenda para a transição da Moratória da Soja no Bioma Amazônia. Assinam o Termo de Compromisso a Ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, Carlo Lovatelli, coordenador do setor privado no GTS e presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), Paulo Adario, coordenador da sociedade civil no GTS e estrategista sênior de florestas do Greenpeace, e Sergio Mendes, diretor-geral da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec). A Moratória da Soja, instituída em 2006, tem vigência até 31 de dezembro deste ano. Porém, em função da necessidade de aperfeiçoar o sistema de governança oficial de uso e ocupação territorial no Bioma Amazônia, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR), a Moratória passará por um período de transição até 31 de maio de Essa decisão foi tomada de comum acordo pelo GTS. O grupo, reconhecido nacional e internacionalmente como uma instância voltada à melhoria da governança e à diminuição do desmatamento no Bioma Amazônia, considerou prioritário contribuir para a ampliação da base do CAR e para melhor adequar as secretarias estaduais de Meio Ambiente ao novo sistema de governança criado a partir do novo Código Florestal. Atualmente, o Brasil possui 5,6 milhões de imóveis rurais, segundo o Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), do Incra. Esses imóveis ocupam 60% da área total do Brasil ou 509 milhões de hectares. Dessas propriedades, 10% realizaram o CAR. Entretanto, a área já cadastrada é bem maior, uma vez que prevaleceu até agora o cadastramento de propriedades de maior porte, afirma Carlo Lovatelli. O sistema para cadastramento (SICAR)

2 começou a operar em maio deste ano. O conjunto das organizações integrantes do GTS assume hoje o compromisso de realizar o monitoramento por satélite da safra de soja nos municípios que possuam área superior a 5 mil hectares plantada com essa cultura no Bioma Amazônia. A data de referência para a Moratória também está sendo atualizada de julho de 2006 para julho de 2008, conforme estabelece o novo Código Florestal. O monitoramento por satélite continuará a ser feito pela empresa Agrosatélite e verificado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), para atestar que a metodologia e os procedimentos estão sendo seguidos. O objetivo do monitoramento por satélite é identificar plantios de soja, a partir de julho de 2008, em áreas desflorestadas no Bioma Amazônia e, por conseguinte, avaliar se existem hot spots, ou municípios com intenso desmatamento, de modo que sirva de orientação para providências por parte do governo e do GTS. Caberá ao MMA, por meio do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), fiscalizar os polígonos de soja plantada em desmatamentos após julho de Outro compromisso comum aos membros do GTS é a sensibilização e o apoio aos sojicultores para que eles atendam ao disposto no Código Florestal, sobretudo a implementação do CAR e do Programa de Recuperação Ambiental (PRA). O GTS apoiará os governos federal e estaduais na implementação do CAR e do PRA nos municípios prioritários produtores de soja no Bioma Amazônia, para que sejam atendidos os prazos do Código Florestal. A Abiove acredita que o cadastro trará segurança jurídica ao produtor rural e servirá como ferramenta essencial para que seja feita uma melhor gestão da propriedade rural. Além disso, o GTS promoverá programas de melhores práticas de produção e trabalhará para construir um novo mecanismo que concilie remuneração econômica adequada com a preservação das florestas. A soja não é um vetor importante de desmatamento do Bioma Amazônia. O sócio-diretor da Agrosatélite, Bernardo Rudorff, apresenta hoje, na solenidade no MMA, os resultados do mapeamento da soja no Bioma Amazônia. O mapeamento da soja em áreas desmatadas do Bioma Amazônia conclui que no 7º ano da Moratória da Soja (safra 2013/2014) foram identificados hectares com a oleaginosa, que correspondem a 0,9% do desmatamento acumulado naquele Bioma. Esse monitoramento faz parte do pacto firmado em julho de 2006 entre a Abiove e a Anec, para que toda soja originada de

3 áreas desmatadas no Bioma não possa ser comercializada. Embora os ha correspondam a um aumento de 61% na safra 2013/2014 em relação à colheita 2012/2013, essa área é muito pequena quando comparada à área desmatada no Bioma Amazônia desde julho de 2006, que foi de ha ( km²). Cabe ressaltar que 99,1% do desmatamento é causado por outras atividades econômicas que não a sojicultura. Podemos concluir, com base nesses levantamentos, que a soja não vem exercendo um papel importante no desflorestamento no Bioma Amazônia, menciona o relatório. O mapeamento da soja em desflorestamentos no Bioma Amazônia é um trabalho científico realizado pela Agrosatélite com base em imagens do Prodes/Inpe (Programa de Cálculo do Desflorestamento da Amazônia). Desde 1988, o Prodes realiza o monitoramento da floresta amazônica brasileira por imagens de satélite com resolução espacial de 20 a 30 metros. Nos últimos dez anos, o desmatamento se reduziu em cerca de cinco vezes no Bioma Amazônia e em 12 vezes no Mato Grosso, o principal estado produtor de soja. O trabalho realizado na safra 2013/2014 pela Agrosatélite mapeou 73 municípios nos estados de Mato Grosso, Pará e Rondônia, onde estão concentrados 98% da soja no Bioma Amazônia. O monitoramento por satélite, no âmbito da Moratória da Soja, é uma ferramenta valiosa, pois proporciona transparência e controle, permitindo verificar a cada ano em que municípios do Bioma Amazônia houve aumento do cultivo de soja e qual proporção desse aumento está em desacordo com o pacto firmado em 2006, destaca o presidente da Abiove. De toda soja plantada no Brasil, 30,1 milhões de hectares, 10%, ou 3 milhões de hectares, estão no Bioma Amazônia. Compromissos dos integrantes do GTS A Abiove e a Anec se comprometem, até 31 de maio de 2016, a não comercializar, adquirir e financiar soja oriunda de áreas desflorestadas no Bioma Amazônia após julho de 2008, bem como as que constem na lista de áreas embargadas por desmatamento do Ibama e/ou lista de trabalho análogo ao escravo do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As organizações da sociedade civil, participantes do GTS, se comprometem a: fornecer informações e assessoria técnica especializada no que se refere à correta e efetiva implementação do acordo; defender interna e externamente a criação de mecanismos de incentivo à remuneração por prestação de serviços ambientais e preservação de florestas nas propriedades rurais cobertas pelo termo de compromisso.

4 O Ministério do Meio Ambiente se compromete a: apoiar a implementação do CAR e do PRA, dando prioridade aos municípios produtores de soja no Bioma Amazônia, em estreita relação com os órgãos estaduais de meio ambiente; em cooperação com os demais órgãos do governo, defender em fóruns nacionais e internacionais o desenvolvimento de programas de reconhecimento à produção sustentável de soja no Brasil; articular incentivos aos produtores que adotem programas consistentes de proteção das florestas existentes em suas propriedades, bem como iniciativas de recomposição de Áreas de Preservação Permanente e de Reserva Legal. Caberá ao MMA, por meio do Ibama, a fiscalização dos polígonos de soja plantada em áreas desmatadas após julho de Produção de grãos e nova logística no Pará A Abiove e as suas empresas associadas estão comprometidas com a sustentabilidade da produção de soja no Bioma Amazônia e com o fortalecimento da governança ambiental pública e privada no Brasil. Além do compromisso com a transição da Moratória da Soja, a Abiove e as suas associadas assinaram, em agosto de 2014, o Protocolo de Responsabilidade Socioambiental de Grãos do Pará. O pacto envolve o governo estadual (secretarias de Agricultura, Fazenda, Meio Ambiente e Programa Municípios Verdes), o Ministério Público Federal e participantes da cadeia de produção, industrialização e comercialização de grãos. O Protocolo tem por objetivo evitar a aquisição de produtos agrícolas oriundos de áreas não inscritas no CAR do Pará, ou que tenham desmatado ilegalmente, conforme listas elaboradas por organizações credenciadas pelo Estado, estejam sob embargo ambiental ou, ainda, envolvidas em denúncias de trabalho degradante. Para validar o cumprimento do acordo, as empresas contratarão auditorias independentes que farão o controle da regularidade ambiental dos fornecedores. Embora a sojicultura seja uma atividade ainda pouco expressiva no Pará, ocupando apenas 237 mil hectares, ou seja, 0,19% do território paraense, o potencial de desenvolvimento da produção de grãos do estado, nos próximos anos, é promissor, sobretudo em função dos investimentos na melhoria da logística, como o novo corredor da BR 163, por onde escoará a produção ao porto graneleiro do distrito de Miritituba, em Itaituba. Com a nova infraestrutura rodoviária, hidroviária e portuária, a produção se dará em municípios próximos aos portos, e o frete interno, o item mais caro na atividade exportadora, será bastante reduzido, tornando a atividade mais competitiva.

5 O potencial crescimento na produção de soja na região reforça a importância de se implementar os mecanismos de governança ambiental previstos no Código Florestal, de modo a garantir o desenvolvimento sustentável na região. Nos 14 municípios onde se concentra a produção de soja no Pará, 78% das propriedades rurais já possuem o CAR, número 27% maior do que a média de 61% do estado. Fonte: Assessoria de Comunicação da Abiove ;

Uso dos dados PRODES pela cadeia produtiva de grãos

Uso dos dados PRODES pela cadeia produtiva de grãos Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Uso dos dados PRODES pela cadeia produtiva de grãos Bernardo Pires Gerente de Sustentabilidade Brasília DF 27 de setembro de 2018 Empresas associadas

Leia mais

Produção Sustentável de Soja

Produção Sustentável de Soja ABIOVE Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Produção Sustentável de Soja Fabio Trigueirinho Secretário 31 de outubro 2007 The Amazon Rain Forest Oficina sobre Licenciamento Ambiental

Leia mais

3º Aniversário da Moratória da Soja

3º Aniversário da Moratória da Soja 3º Aniversário da Moratória da Soja Relatório Anual GTS Grupo de Trabalho da Soja Carlo Lovatelli - ABIOVE Paulo Adário - Greenpeace Brasília DF 28 de julho de 2009 O que é a Moratória da Soja no Bioma

Leia mais

PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA MORATÓRIA NO DESMATAMENTO PARA SOJA NO BIOMA AMAZÔNIA

PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA MORATÓRIA NO DESMATAMENTO PARA SOJA NO BIOMA AMAZÔNIA PROPOSTA DE PLANO DE TRABALHO PARA A IMPLEMENTAÇÃO DA MORATÓRIA NO DESMATAMENTO PARA SOJA NO BIOMA AMAZÔNIA Reunião de entidades da sociedade civil Brasília, 19 de outubro de 2006 No dia 24 de julho de

Leia mais

Governança Ambiental no Cerrado. São Paulo, 10/09/2018

Governança Ambiental no Cerrado. São Paulo, 10/09/2018 Governança Ambiental no Cerrado São Paulo, 10/09/2018 Bioma Cerrado O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil; ocupa uma área de 204 milhões de ha, dos quais 103 milhões de ha estão cobertos por vegetação

Leia mais

Cadeia Produtiva da Soja e Biodiesel

Cadeia Produtiva da Soja e Biodiesel Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Cadeia Produtiva da Soja e Biodiesel Daniel Furlan Amaral Gerente de Economia 18 de agosto de 2017 Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do

Leia mais

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO

ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO ANEXO-UNDER 2 ESTADO DE MATO GROSSO CARACTERIZAÇÃO DO ESTADO O estado de Mato Grosso está localizado na região Centro-Oeste do Brasil, fazendo fronteira com os estados do Pará e Amazonas ao norte, Mato

Leia mais

RELATÓRIO: MAPEAMENTO E MONITORAMENTO DA MORATÓRIA DA SOJA.

RELATÓRIO: MAPEAMENTO E MONITORAMENTO DA MORATÓRIA DA SOJA. RELATÓRIO: MAPEAMENTO E MONITORAMENTO DA MORATÓRIA DA SOJA. MARÇO, 2008. RESUMO Para executar o Mapeamento e o Monitoramento da Moratória da Soja no Bioma Amazônia, a ABIOVE Associação Brasileira das Indústrias

Leia mais

Análise do Desmatamento na Amazônia Mato-grossense (Prodes 2018)

Análise do Desmatamento na Amazônia Mato-grossense (Prodes 2018) Análise do Desmatamento na Amazônia Mato-grossense (Prodes 2018) Mato Grosso segue como um dos estados que mais desmatam a Amazônia brasileira. De agosto de 2017 a julho de 2018, foram mapeados pelo Instituto

Leia mais

Governança Ambiental no Cerrado

Governança Ambiental no Cerrado Governança Ambiental no Cerrado Imagens: Agrosatélite, 2018. André Nassar Presidente da Abiove São Paulo, 10/09/2018 Bioma Cerrado O Cerrado é o segundo maior bioma do Brasil; ocupa uma área de 204 milhões

Leia mais

SOJA PLUS PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL DA SOJA BRASILEIRA

SOJA PLUS PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL DA SOJA BRASILEIRA SOJA PLUS PROGRAMA DE GESTÃO AMBIENTAL E SOCIAL DA SOJA BRASILEIRA 2010 1 - APRESENTAÇÃO DO PROJETO No final do século XIX, a soja chegou ao Brasil na condição de forragem para a prática da pecuária e

Leia mais

Programa Municípios Sustentáveis

Programa Municípios Sustentáveis Programa Municípios Sustentáveis Objetivo geral: Promover o desenvolvimento sustentável dos municípios da Amazônia Mato-grossense, através do fortalecimento da economia local, da melhoria da governança

Leia mais

O Estado de Mato Grosso

O Estado de Mato Grosso Logística e Meio Ambiente no Estado de Mato Grosso Governo do Estado de Mato Grosso 6º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial Abril 2009 O Estado de Mato Grosso 3 Biomas : Amazônia; Cerrado;

Leia mais

ABIOVE: boas notícias para 2017 são a safra recorde de mais de 101 milhões de t e o preço em patamar superior a US$ 10/bushel na Bolsa de Chicago

ABIOVE: boas notícias para 2017 são a safra recorde de mais de 101 milhões de t e o preço em patamar superior a US$ 10/bushel na Bolsa de Chicago 1 Nota à Imprensa Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE ABIOVE: boas notícias para 2017 são a safra recorde de mais de 101 milhões de t e o preço em patamar superior a US$ 10/bushel

Leia mais

Programa Novo Campo Praticando a Pecuária Sustentável na Amazônia. Novembro 2016

Programa Novo Campo Praticando a Pecuária Sustentável na Amazônia. Novembro 2016 Programa Novo Campo Praticando a Pecuária Sustentável na Amazônia Novembro 2016 ICV: QUEM SOMOS Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, fundada em 1991 Missão: Construir soluções compartilhadas

Leia mais

O Agronegócio Soja e a Sustentabilidade

O Agronegócio Soja e a Sustentabilidade O Agronegócio Soja e a Sustentabilidade Frente Parlamentar Ambientalista GT - Floresta Fabio Trigueirinho Secretário Brasília - DF 16 de outubro de 2008 DESMATAMENTO NO MUNDO E A FLORESTA AMAZÔNICA Florestas

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO, CONTROLE E ALTERNATIVAS AO DESMATAMENTO DO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO PARÁ

PLANO DE PREVENÇÃO, CONTROLE E ALTERNATIVAS AO DESMATAMENTO DO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASIL NOVO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Perspectivas Econômicas e Técnicas da Atividade Agropecuária com Adequação Ambiental

Perspectivas Econômicas e Técnicas da Atividade Agropecuária com Adequação Ambiental Perspectivas Econômicas e Técnicas da Atividade Agropecuária com Adequação Ambiental Perspectivas do mercado de grãos face à adequação ambiental: casos de sucesso em sustentabilidade no cultivo de soja

Leia mais

Sustentabilidade na Amazônia

Sustentabilidade na Amazônia ABIOVE Sustentabilidade na Amazônia ABAG Associação Brasileira de Agribusiness Carlo Lovatelli Presidente Alemanha 10 de Julho de 2006 Europa 6.4% sendo 90% na Rússia R América Tropical 34% Brasil 34%

Leia mais

ABIOVE. Criada em 1981 para. Porta-voz da indústria de óleos vegetais. entrevista

ABIOVE. Criada em 1981 para. Porta-voz da indústria de óleos vegetais. entrevista entrevista Por Lia Freire ABIOVE Porta-voz da indústria de óleos vegetais Além de representar as indústrias de óleos vegetais e dar suporte aos seus associados, a ABIOVE tem como proposta cooperar com

Leia mais

Regulamentação da CRA e PRA 27ª RO DA CÂMARA TEMÁTICA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO - CTASI Raimundo Deusdará Filho.

Regulamentação da CRA e PRA 27ª RO DA CÂMARA TEMÁTICA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO - CTASI Raimundo Deusdará Filho. Regulamentação da CRA e PRA 27ª RO DA CÂMARA TEMÁTICA DE AGRICULTURA SUSTENTÁVEL E IRRIGAÇÃO - CTASI Raimundo Deusdará Filho Diretor Geral/SFB O Brasil e as Florestas A cobertura florestal mundial é de

Leia mais

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO

O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO O AGRONEGÓCIO EM MATO GROSSO Sistema Famato Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso. Criada em 1965, é a representante máxima da estrutura que compõe o Sistema Sindical Rural do Estado

Leia mais

Progresso dos Compromissos para uma Cadeia de Valor Sustentável

Progresso dos Compromissos para uma Cadeia de Valor Sustentável 23 de dezembro de 2016 Progresso dos Compromissos para uma Cadeia de Valor Sustentável Oleaginosas & Grãos No final do ano de 2015, a Bunge anunciou uma série de compromissos para melhorar a sustentabilidade

Leia mais

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira

PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira PROGRAMA SOJA PLUS Programa de Gestão Ambiental e Social da Soja Brasileira São Paulo - SP 06 Abril 2010 1 PROGRAMA SOJA PLUS Conteúdo Importância da Soja Brasileira Justificativa para o Lançamento Metodologia

Leia mais

III ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

III ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL III ENCONTRO DOS MUNICÍPIOS COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Abril/2015 IMÓVEIS A SEREM INSCRITOS EM 2 ANOS Imóveis BR Área (ha) Estabelecimentos Agricultura familiar 4.367.902

Leia mais

MORATÓRIA DA SOJA Monitoramento em áreas recém-desmatadas e menores que 100 hectares

MORATÓRIA DA SOJA Monitoramento em áreas recém-desmatadas e menores que 100 hectares MORATÓRIA DA SOJA Monitoramento em áreas recém-desmatadas e menores que 100 hectares Greenpeace/rodrigo Baleia O Greenpeace apresenta neste relatório informações obtidas no monitoramento de áreas recém-desmatadas

Leia mais

APA Triunfo do Xingu. Apresentação

APA Triunfo do Xingu. Apresentação nº 05 APA Triunfo do Xingu Andréia Pinto, Paulo Amaral, Rodney Salomão, Sanae Hayashi e Carlos Souza Jr. Apresentação Este quinto número do boletim Transparência Florestal: APA Triunfo do Xingu apresenta

Leia mais

Desmatamento anual na Amazônia Legal ( )

Desmatamento anual na Amazônia Legal ( ) Setembro 2016 4.571 7.464 7.000 6.418 5.891 5.012 5.831 11.030 11.651 13.730 13.786 13.227 12.911 14.896 14.896 14.286 16.531 17.770 18.161 17.383 17.259 18.226 18.165 19.014 21.050 21.651 25.396 27.772

Leia mais

(PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NO MATO GROSSO)

(PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NO MATO GROSSO) GUIA PRA (PROGRAMA DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL NO MATO GROSSO) Este guia de perguntas e respostas tem o objetivo de ser um manual para orientar o produtor rural na adequação de sua propriedade ao novo Código

Leia mais

Transparência Florestal

Transparência Florestal Andréia Pinto, Sanae Hayashi, Paulo Amaral, Rodney Salomão, Carlos Souza Jr. e Laize Sampaio. APRESENTAÇÃO Este quarto número do Boletim anos (2006 a 2010). Transparência Florestal: A é uma unidade apresenta

Leia mais

DECRETO Nº 8.972, DE 23 DE JANEIRO DE 2017

DECRETO Nº 8.972, DE 23 DE JANEIRO DE 2017 DECRETO Nº 8.972, DE 23 DE JANEIRO DE 2017 Institui a Política Nacional de Recuperação da Vegetação Nativa. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, caput, inciso IV da

Leia mais

O grupo de Mapeamento será unido ao de Monitoramento.

O grupo de Mapeamento será unido ao de Monitoramento. ATA DE REUNIÃO Reunião do GTS - Grupo de Trabalho da Soja 19 de Dezembro de 2006 Brasília Sede do WWF Participantes: Afonso Champi - Cargill Carlo Lovatelli Abiove Carlos Klink TNC Carlos Scaramuzza WWF-Brasil

Leia mais

Roteiro Executivo. Extrato Geral do CAR. Benefícios do CAR. Capacitação e Formação de Técnicos. Recursos Investidos

Roteiro Executivo. Extrato Geral do CAR. Benefícios do CAR. Capacitação e Formação de Técnicos. Recursos Investidos Roteiro Executivo Extrato Geral do CAR Benefícios do CAR Capacitação e Formação de Técnicos Recursos Investidos Recursos e Projetos Captados pelo MMA para apoio à execução do CAR e PRA Arquitetura do SICAR

Leia mais

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29

folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/ :05:29 folder_car_bbfinal.indd 1 20/11/2013 11:05:29 O que é? O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. Objetivos? Promover a identificação

Leia mais

Sistema Estadual de REDD+ de Mato Grosso

Sistema Estadual de REDD+ de Mato Grosso Sistema Estadual de REDD+ de Mato Grosso Minuta do Anteprojeto de Lei Diálogos Setoriais OAB, 19 de abril de 2011 Grupo de Trabalho de REDD do Fórum Estadual de Mudanças Climáticas de MT Laurent Micol

Leia mais

Análise do potencial de oferta e demanda de CRA em Mato Grosso. Brasília, 25/03/2014

Análise do potencial de oferta e demanda de CRA em Mato Grosso. Brasília, 25/03/2014 Análise do potencial de oferta e demanda de CRA em Mato Grosso Brasília, 25/03/2014 O que é o ICV OSCIP com sede em Cuiabá-MT, fundada em 1991 Missão: Construir soluções compartilhadas para a sustentabilidade

Leia mais

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário -

a) Setor Primário - b) Setor Secundário - c) Setor Terciário - PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 7º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================= 01- Caracterize os setores da economia

Leia mais

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL

ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL ECONOMIA VERDE NA AMAZÔNIA: DESAFIOS NA VALORIZAÇÃO DA FLORESTA EM PÉ CONTRIBUIÇÃO DO GRUPO BANCO MUNDIAL Adriana Moreira, Banco Mundial Carlos Klink IFC NIVEL FEDERAL Programa de Áreas Protegidas da Amazônia

Leia mais

serão investidos pela Bunge Fertilizantes na produção de fósforo para aumentar a oferta do nutriente a diversas culturas.

serão investidos pela Bunge Fertilizantes na produção de fósforo para aumentar a oferta do nutriente a diversas culturas. agricultura sustentável R$ 3,2BilhõES serão investidos pela Bunge Fertilizantes na produção de fósforo para aumentar a oferta do nutriente a diversas culturas. resumo setorial Com o desafio de tornar a

Leia mais

Quais são os principais drivers do desflorestamento na Amazônia? Um exemplo de interdisciplinaridade.

Quais são os principais drivers do desflorestamento na Amazônia? Um exemplo de interdisciplinaridade. INCLINE workshop interdisciplinaridade FEA-USP - 10 de Março de 2015 Quais são os principais drivers do desflorestamento na Amazônia? Um exemplo de interdisciplinaridade. Natália G. R. Mello, PROCAM-USP

Leia mais

Apresentação. Figura 1. Localização da APA Triunfo do Xingu, Pará.

Apresentação. Figura 1. Localização da APA Triunfo do Xingu, Pará. Andréia Pinto, Paulo Amaral, Rodney Salomão, Carlos Souza Jr. e Sanae Hayashi Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia Imazon Apresentação Esta segunda edição do Boletim Transparência Florestal:

Leia mais

Tendências do Mercado da Soja: impactos sobre a pesquisa agrícola

Tendências do Mercado da Soja: impactos sobre a pesquisa agrícola XXXII Reunião de Pesquisa de Soja da Região Central do Brasil Tendências do Mercado da Soja: impactos sobre a pesquisa agrícola Fabio Trigueirinho Secretário Geral São Pedro SP 09 de agosto de 2011 Estrutura

Leia mais

Visão da ABIOVE sobre o impacto do novo Código Florestal na cadeia produtiva da soja

Visão da ABIOVE sobre o impacto do novo Código Florestal na cadeia produtiva da soja Visão da ABIOVE sobre o impacto do novo Código Florestal na cadeia produtiva da soja In what aspect will the Forest Code change the work / field operations of the Brazilian soy farmers? Does the changes

Leia mais

IV Simpósio da Cultura da Soja

IV Simpósio da Cultura da Soja IV Simpósio da Cultura da Soja Moratória da Soja: O Cultivo Responsável Fábio Trigueirinho - ABIOVE ESALQ Piracicaba 01 de Setembro de 2009 A Importância da Soja no Brasil A soja é a principal cultura

Leia mais

Boletim Informativo 2 anos 05 de maio de 2016

Boletim Informativo 2 anos 05 de maio de 2016 Boletim Informativo 2 anos 05 de maio de 2016 BRASIL Extrato Brasil Censo Agropecuário IBGE 2006 Área Passível de Cadastro¹ Área Total Cadastrada² Percentual de Área Cadastrada³ (hectares) (hectares) (%)

Leia mais

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE (PRODES/2015) ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO DESMATAMENTO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS

DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA MATO-GROSSENSE (PRODES/2015) ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO DESMATAMENTO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS DESMATAMENTO (PRODES/215) ANÁLISE DAS CARACTERÍSTICAS DO DESMATAMENTO E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS IMPLEMENTADAS JANEIRO 216 SUMÁRIO EXECUTIVO O estado de Mato Grosso é um estado chave na Amazônia brasileira

Leia mais

2018 será impactado positivamente pelo B10; infraestrutura, logística e legislações na área de transportes rodoviários preocupam

2018 será impactado positivamente pelo B10; infraestrutura, logística e legislações na área de transportes rodoviários preocupam 2018 será impactado positivamente pelo B10; infraestrutura, logística e legislações na área de transportes rodoviários preocupam Abiove projeta recorde de processamento de soja em 2018: 43 milhões de toneladas

Leia mais

Análise do desmatamento na área florestal de Mato Grosso de Agosto de 2014 a Janeiro de 2015

Análise do desmatamento na área florestal de Mato Grosso de Agosto de 2014 a Janeiro de 2015 de Agosto de 2014 a Janeiro de 2015 Ana Paula Valdiones, Alice Thuault, Laurent Micol, Ricardo Abad O desmatamento voltou a crescer na Amazônia e em Mato Grosso. Segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento

Leia mais

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais,

GERALDO ALCKMIN, GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, no uso de suas atribuições legais, DECRETO Nº 61.792, DE 11 DE JANEIRO DE 2016 Regulamenta o Programa de Regularização Ambiental - PRA no Estado de São Paulo, instituído pela Lei nº 15.684, de 14 de janeiro de 2015, e dá providências correlatas

Leia mais

Café da Manhã da Frente Parlamentar Ambientalista 04/05/2016

Café da Manhã da Frente Parlamentar Ambientalista 04/05/2016 Café da Manhã da Frente Parlamentar Ambientalista 04/05/2016 Extrato Geral do CAR Março 2016 ÁREA PASSÍVEL DE CADASTRO (em hectares) 1 ÁREA TOTAL CADASTRADA (em hectares) 2 ÁREA CADASTRADA (em %) 3 397.836.864

Leia mais

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016

Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas. Penedo, dezembro de 2016 Programa de Revitalização de Bacias Hidrográficas Penedo, dezembro de 2016 Revitalização de Bacias Hidrográficas A bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão. Água como elemento integrador

Leia mais

DE OLHO NO XINGU MONITORAMENTO DE PRESSÕES E AMEAÇAS PROGRAMA XINGU COMPONENTE MONITORAMENTO

DE OLHO NO XINGU MONITORAMENTO DE PRESSÕES E AMEAÇAS PROGRAMA XINGU COMPONENTE MONITORAMENTO DE OLHO NO XINGU MONITORAMENTO DE PRESSÕES E AMEAÇAS PROGRAMA XINGU COMPONENTE MONITORAMENTO Brasília, outubro de 2017 Rede de monitoramento territorial do Xingu Organizações na rede: - Associação Floresta

Leia mais

Programa Regularização Ambiental DF

Programa Regularização Ambiental DF Programa Regularização Ambiental DF Principais aspectos da estratégia adotada no Distrito Federal Raul Silva Telles do Valle advogado e consultor socioambiental; ex-coordenador de Política e Direito do

Leia mais

Boletim Informativo. 30 de abril de 2015

Boletim Informativo. 30 de abril de 2015 Boletim Informativo 30 de abril de 2015 BRASIL EXTRATO BRASIL ÁREA PASSÍVEL DE CADASTRO ÁREA TOTAL CADASTRADA ÁREA CADASTRADA 373.024.487 191.505.581 51,34 % Número de Cadastrados: 1.376.516 Observação:

Leia mais

Comunicado ABIOVE / ANEC. Comunicado: Background e Principais Desafios. A Cultura da Soja no Brasil: Economia, Tecnologia e Social

Comunicado ABIOVE / ANEC. Comunicado: Background e Principais Desafios. A Cultura da Soja no Brasil: Economia, Tecnologia e Social ABIOVE Sustentabilidade na Amazônia na Amazônia Legal ABAG ABIOVE Associação Brasileira de Agribusiness Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Carlo Lovatelli Presidente Presidente Carlo

Leia mais

Europa conhece pouco sobre avanços na governança ambiental brasileira - O mercado europeu não conhece

Europa conhece pouco sobre avanços na governança ambiental brasileira - O mercado europeu não conhece Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais ABIOVE Nº 98/2015 março Informativo digital sobre temas da cadeia produtiva da soja Road Show da Abiove e Aprosoja na Europa destaca a sustentabilidade

Leia mais

Reunião Banco do Brasil

Reunião Banco do Brasil Reunião Banco do Brasil Apresentação das geotecnologias desenvolvidas pela Divisão de Processamento de Imagens (DPI) Projetos TerraClass Amazônia e TerraClass Cerrado Luis Maurano (maurano@dpi.inpe.br)

Leia mais

Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica. Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI/BMU)

Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica. Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI/BMU) Biodiversidade e Mudanças Climáticas na Mata Atlântica Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI/BMU) Índice da Apresentação Lições aprendidas Projeto Proteção da Mata Atlântica II (2009 a 2012)

Leia mais

Para entender a. Moratória da Soja: o cultivo. responsável

Para entender a. Moratória da Soja: o cultivo. responsável Para entender a Moratória da Soja: o cultivo responsável CARTILHApags.indd 1 13/7/2007 19:04:26 Sumário 3 4 8 10 14 20 Apresentação Os desafios do ambiente O mercado da soja Moratória da soja Entendendo

Leia mais

Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios

Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios Componentes do Programa e papel dos principais participantes em apoio aos municípios Eixo 1: Fortalecimento da gestão ambiental municipal AGENDAS PRIORITÁRIAS 1. IMPLANTAR E/OU CONSOLIDAR O SISTEMA MUNICIPAL

Leia mais

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária

O Ordenamento Fundiário no Brasil. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária O Ordenamento Fundiário no Brasil Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA MISSÃO Implementar a política de reforma agrária e realizar

Leia mais

Especial ABIOVE. para a Rio+20? Janeiro de 2012 Agroanalysis 37

Especial ABIOVE. para a Rio+20? Janeiro de 2012 Agroanalysis 37 Especial ABIOVE Como o agronegócio está se preparando para a Rio+20? Janeiro de 2012 Agroanalysis 37 38 Especial ABIOVE Agroanalysis Janeiro de 2012 Agronegócio quer mostrar na Rio+20 agenda positiva em

Leia mais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais

Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida no Nordeste de Minas Gerais Programa Conservação e produção rural sustentável: uma parceria para a vida" no Nordeste de Minas Gerais Janaina Mendonça Pereira Bióloga e Mestre em Tecnologia, Ambiente e Sociedade: Recursos naturais

Leia mais

Informa. Questões fundiárias e o desmatamento na Amazônia. Analista Socioambiental e Coordenador de Capacitação em Gestão Ambiental - PQGA

Informa. Questões fundiárias e o desmatamento na Amazônia. Analista Socioambiental e Coordenador de Capacitação em Gestão Ambiental - PQGA Informa Outubro 15 nº 2 Questões fundiárias e o desmatamento na Amazônia Hélio Beiroz, Analista Socioambiental e Coordenador de Capacitação em Gestão Ambiental - PQGA As questões fundiárias estão no cerne

Leia mais

Programa Territórios Sustentáveis. Uma nova abordagem sobre sustentabilidade

Programa Territórios Sustentáveis. Uma nova abordagem sobre sustentabilidade Programa Territórios Sustentáveis Uma nova abordagem sobre sustentabilidade CONTEXTO E DESAFIOS Contexto e Desafios Contexto e Desafios Município Área (km 2 ) População Densidade demográfica Oriximiná

Leia mais

Potencial de aplicação da Cota de Reserva Ambiental em Mato Grosso

Potencial de aplicação da Cota de Reserva Ambiental em Mato Grosso Potencial de aplicação da Cota de Reserva Ambiental em Mato Grosso Laurent Micol, Ricardo Abad, Paula Bernasconi Resumo As propriedades rurais de Mato Grosso têm 17,5 milhões de hectares de oferta e 10,5

Leia mais

Gabinete do Deputado Beto Faro. O Projeto TerraClass NOTA

Gabinete do Deputado Beto Faro. O Projeto TerraClass NOTA Gabinete do Deputado Beto Faro O Projeto TerraClass NOTA Gerson Teixeira Brasília, em 05 de setembro de 2011 O governo federal anunciou no dia 02 de setembro, os resultados do Projeto TerraClass, que procedeu

Leia mais

O TRABALHO DECENTE NA CADEIA BRASILEIRA DA PALMA DE ÓLEO NOTA TÉCNICA Nº 002/2016

O TRABALHO DECENTE NA CADEIA BRASILEIRA DA PALMA DE ÓLEO NOTA TÉCNICA Nº 002/2016 O TRABALHO DECENTE NA CADEIA BRASILEIRA DA PALMA DE ÓLEO NOTA TÉCNICA Nº 002/2016 BELÉM 2016 1 A PALMA DE ÓLEO A palma de óleo (Elaeis guineensis Jacq.) é uma planta de origem africana cultivada no Brasil

Leia mais

POSICIONAMENTO GLOBAL RUMO A UMA CADEIA DE GRÃOS LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO NOVA VERSÃO AMAGGI.COM.BR

POSICIONAMENTO GLOBAL RUMO A UMA CADEIA DE GRÃOS LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO NOVA VERSÃO AMAGGI.COM.BR POSICIONAMENTO GLOBAL RUMO A UMA CADEIA DE GRÃOS LIVRE DE DESMATAMENTO E CONVERSÃO NOVA VERSÃO - 2019 Há mais de quatro décadas avançamos de forma sustentável em cada etapa da cadeia produtiva do agronegócio,

Leia mais

Fortalecimento do extrativismo sustentável: a participação do Ipea

Fortalecimento do extrativismo sustentável: a participação do Ipea Fortalecimento do extrativismo sustentável: a participação do Ipea Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada Júlio César Roma Técnico de Planejamento e Pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas

Leia mais

ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA APOIO:

ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA APOIO: ASSENTAMENTOS SUSTENTÁVEIS NA AMAZÔNIA REALIZAÇÃO: PARCEIROS: APOIO: 100% ESTABELECIMENTOS RURAIS NA AMAZÔNIA 90% 113.433 548.465 80% 70% 60% 89,5 50% 40% 761.357 2.457.094 30% 20% 10% 25,8 0% FONTE: CENSO,

Leia mais

Agronegócio em Mato Grosso. Abril 2013

Agronegócio em Mato Grosso. Abril 2013 Agronegócio em Mato Grosso Abril 2013 Brasil Visão Geral Brasil - Visão Geral Area 8,5 milhões km 2 (5º maior) População (2011) 195 milhões (6 º maior) PIB (2011) US$ 2,47 Trilhões (6 ª maior) Produção

Leia mais

Interações e Sinergias com Projeto FIP-Paisagem. Taiguara Alencar GIZ

Interações e Sinergias com Projeto FIP-Paisagem. Taiguara Alencar GIZ Interações e Sinergias com Projeto FIP-Paisagem Taiguara Alencar GIZ Sinergias - Portfolio FIP Produção Sustentável em Áreas previamente convertidas (FIP-ABC) Regularização Ambiental de Imóveis Rurais

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador JORGE VIANA I RELATÓRIO

PARECER Nº, DE Relator: Senador JORGE VIANA I RELATÓRIO PARECER Nº, DE 2016 Da COMISSÃO DE MEIO AMBIENTE, DEFESA DO CONSUMIDOR E FISCALIZAÇÃO E CONTROLE, em decisão terminativa, sobre o Projeto de Lei do Senado (PLS) nº 428, de 2015, do Senador Valdir Raupp,

Leia mais

Estratégia para priorização de emissão de cotas de reserva ambiental no Mato Grosso.

Estratégia para priorização de emissão de cotas de reserva ambiental no Mato Grosso. Estratégia para priorização de emissão de cotas de reserva ambiental no Mato Grosso. Andrea Azevedo Tiago Reis Marcelo Stabile Cecília Simões Ronaldo Weigand Jr. Ricardo Abad Consultoria Objetivos: Qualificar

Leia mais

Monitoramento Socioambiental da Pecuária no Brasil

Monitoramento Socioambiental da Pecuária no Brasil Briefing sobre Produção e Compra Responsável do Proforest 09 Monitoramento Socioambiental da Pecuária no Brasil O setor de pecuária bovina brasileira tem desenvolvido iniciativas para melhorar sua eficiência

Leia mais

6º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial ASPECTOS AMBIENTAIS NO PLANEJAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS LOGÍSTICOS

6º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial ASPECTOS AMBIENTAIS NO PLANEJAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS LOGÍSTICOS 6º Seminário Internacional em Logística Agroindustrial ASPECTOS AMBIENTAIS NO PLANEJAMENTO DA IMPLANTAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS LOGÍSTICOS Eng. Agr. Sérgio S Luis Pompéia Diretor da CPEA Piracicaba 8 de abril

Leia mais

Mapa das Florestas Intactas no Mundo

Mapa das Florestas Intactas no Mundo Mapa das Florestas Intactas no Mundo AMAZÔNIA Maior Floresta Tropical do Planeta Concentra Maior Biodiversidade do Mundo 17% da água doce disponível 15.000 rios 60% do Território Brasileiro 20 Milhões

Leia mais

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ARTIGO COM APRESENTAÇÃO ORAL - DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DIREITO AMBIENTAL NA AMAZÔNIA LEGAL: ASPECTOS CONSTITUCIONAIS E AMBIENTAIS APLICADOS AO DESMATAMENTO LUANA CRISTINA PEDREIRA LESSA, CLEYTON EDUARDO

Leia mais

Consulta Pública do RenovaBio Comentários e sugestões da ABIOVE

Consulta Pública do RenovaBio Comentários e sugestões da ABIOVE Consulta Pública do RenovaBio Comentários e sugestões da ABIOVE Daniel Amaral Gerente de Economia daniel@abiove.org.br Rio de Janeiro RJ 5 de junho de 2018 Glicerina é um co-produto Anexo, item 2.2, alínea

Leia mais

Ações Estratégicas do Agronegócio Soja Responsabilidade Ambiental do Setor

Ações Estratégicas do Agronegócio Soja Responsabilidade Ambiental do Setor Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Ações Estratégicas do Agronegócio Soja Responsabilidade Ambiental do Setor Carlo Lovatelli Presidente da São Paulo - SP 8 de novembro de 2011 1 A

Leia mais

DESMATAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ATRAVÉS DO PRODES NO ESTADO DO PARÁ

DESMATAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ATRAVÉS DO PRODES NO ESTADO DO PARÁ DESMATAMENTO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO ATRAVÉS DO PRODES NO ESTADO DO PARÁ Andrea de Souza Fagundes(*), Bruna Larissa Rosendo Pereira, Mauricio Castro Da Costa *Instituto de Estudos Superiore da Amazônia

Leia mais

Desafios da Gestão Florestal visando produção florestal sustentável. Tasso Rezende de Azevedo Diretor Geral Serviço Florestal Brasileiro

Desafios da Gestão Florestal visando produção florestal sustentável. Tasso Rezende de Azevedo Diretor Geral Serviço Florestal Brasileiro Desafios da Gestão Florestal visando produção florestal sustentável Tasso Rezende de Azevedo Diretor Geral Serviço Florestal Brasileiro A Reforma do Setor Florestal Serviço Florestal Brasileiro Leitura

Leia mais

AGRICULTURA E ALIMENTOS PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS

AGRICULTURA E ALIMENTOS PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS AGRICULTURA E ALIMENTOS 2017 BR PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ALIMENTOS Produção e Consumo Sustentável de Alimentos Em parceria com a FAO e Embrapa, criamos a iniciativa #SemDesperdício com o intuito

Leia mais

10 ANOS DA MORATÓRIA DA SOJA NA AMAZÔNIA: e a expansão para o Cerrado

10 ANOS DA MORATÓRIA DA SOJA NA AMAZÔNIA: e a expansão para o Cerrado 10 ANOS DA MORATÓRIA DA SOJA NA AMAZÔNIA: HIstória, impactos e a expansão para o Cerrado O Imaflora é uma organização brasileira, sem fins lucrativos, criada em 1995 para promover a conservação e o uso

Leia mais

As propriedades rurais de Mato Grosso têm 17,5 milhões de hectares de oferta e

As propriedades rurais de Mato Grosso têm 17,5 milhões de hectares de oferta e N O 2 ANO 3 DEZEMBRO DE 2013 LAURENT MICOL, RICARDO ABAD E PAULA BERNASCONI Resumo As propriedades rurais de Mato Grosso têm 17,5 milhões de hectares de oferta e 10,5 milhões de hectares de demanda potenciais

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASIL NOVO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PLANO MUNICIPAL DE MUDANÇAS DO CLIMA DO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO PARÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASIL NOVO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PLANO MUNICIPAL DE MUDANÇAS DO CLIMA DO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE BRASIL NOVO SECRETARIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE PLANO MUNICIPAL DE MUDANÇAS DO CLIMA DO MUNICÍPIO DE BRASIL NOVO PARÁ Setembro de 2016 Brasil Novo Pará MARINA RAMOS SPEROTTO Prefeita

Leia mais

II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico Cases Unidade Aracruz

II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico Cases Unidade Aracruz Não é possível exibir esta imagem no momento. II Seminário Governança de Terras e Desenvolvimento Econômico Cases Unidade Aracruz 1 Longo e grave histórico de conflitos( ES e BA ) Relacionamento com comunidades

Leia mais

OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO BRASIL ANÁLISE COM BASE NO CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR CARLOS ALBERTO DE CARVALHO EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE

OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO BRASIL ANÁLISE COM BASE NO CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR CARLOS ALBERTO DE CARVALHO EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE OCUPAÇÃO E USO DAS TERRAS NO BRASIL ANÁLISE COM BASE NO CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR CARLOS ALBERTO DE CARVALHO EMBRAPA MONITORAMENTO POR SATÉLITE A INTELIGÊNCIA TERRITORIAL TRABALHA COM CONCEITOS INSEPARÁVEIS

Leia mais

Monitoramento Ambiental Terra Legal -Sipam. VII Seminário Técnico Científico de Análise dos Dados do Desmatamento na Amazônia Legal

Monitoramento Ambiental Terra Legal -Sipam. VII Seminário Técnico Científico de Análise dos Dados do Desmatamento na Amazônia Legal Monitoramento Ambiental Terra Legal -Sipam VII Seminário Técnico Científico de Análise dos Dados do Desmatamento na Amazônia Legal Art. 5ºda Lei 11.952/09 (Requisitos para a regularização) IV Comprovar

Leia mais

Carvão. Vegetal. na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha

Carvão. Vegetal. na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha Carvão Vegetal na produção do Aço Verde. Solução renovável a favor de uma economia de baixo carbono. Imagem ArcelorMittal /Eduardo Rocha Carvão Vegetal Produto do setor de base florestal O Carvão Vegetal

Leia mais

A Implementação dos ODS e da Agenda 2030 no Brasil - Indicadores Nacionais Ambientais como Subsídio para Construção dos Indicadores ILAC

A Implementação dos ODS e da Agenda 2030 no Brasil - Indicadores Nacionais Ambientais como Subsídio para Construção dos Indicadores ILAC Ministério do Meio Ambiente - MMA A Implementação dos ODS e da Agenda 2030 no Brasil - Indicadores Nacionais Ambientais como Subsídio para Construção dos Indicadores ILAC Dezembro/2017 Implementação dos

Leia mais

Regularização fundiária de assentamentos consolidados. 2º Seminário de Municípios Sustentáveis Mato Grosso / 2014

Regularização fundiária de assentamentos consolidados. 2º Seminário de Municípios Sustentáveis Mato Grosso / 2014 Regularização fundiária de assentamentos consolidados 2º Seminário de Municípios Sustentáveis Mato Grosso / 2014 Novas perspectivas para a Reforma Agrária Qualificação dos projetos de assentamento, a governança

Leia mais

1º Workshop sobre o projeto FIP FM Cerrado MCTIC/INPE

1º Workshop sobre o projeto FIP FM Cerrado MCTIC/INPE 1º Workshop sobre o projeto FIP FM Cerrado MCTIC/INPE Monitoramento do Desmatamento do Cerrado Estado de Minas Gerais Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável SEMAD Instituto

Leia mais

Transparência das informações ambientais na Amazônia

Transparência das informações ambientais na Amazônia N O 6 ANO 4 NOVEMBRO DE 2015 Transparência ALICE THUAULT, EDILENE FERNANDES, ANA PAULA VALDIONES, LAURENT MICOL A ambientais é um elemento indispensável do controle ambiental na Amazônia brasileira. É

Leia mais

Produção Sustentável de Soja Ações Estratégicas

Produção Sustentável de Soja Ações Estratégicas ABIOVE Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais Produção Sustentável de Soja Ações Estratégicas The Amazon Rain Forest Fabio Trigueirinho Secretário 15 de outubro de 2007 Universidade Wageningen

Leia mais

ESTRATÉGIA. As ações do Pacto serão delineadas de acordo com as seguintes prioridades:

ESTRATÉGIA. As ações do Pacto serão delineadas de acordo com as seguintes prioridades: FINALIDADE A conservação da biodiversidade e de demais atributos da Mata Atlântica depende de um conjunto articulado de estratégias, incluindo a criação e a implantação de Unidades de Conservação, Mosaicos

Leia mais

Código Florestal, a Lei que pegou! Observatório do Código Florestal 12/06/18 São Paulo

Código Florestal, a Lei que pegou! Observatório do Código Florestal 12/06/18 São Paulo Código Florestal, a Lei que pegou! Observatório do Código Florestal 12/06/18 São Paulo A implementação do PRA em São Paulo Roberto Resende Iniciativa Verde Mais Florestas PRA São Paulo LINHA DO TEMPO 25/05/12

Leia mais