TEMA: Inclusão Sócio Digital. Metareciclagem. Fernando Silva de Araújo. Desafiando a inovação tecnológica em benefício de uma comunidade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "TEMA: Inclusão Sócio Digital. Metareciclagem. Fernando Silva de Araújo. Desafiando a inovação tecnológica em benefício de uma comunidade."

Transcrição

1

2 TEMA: Inclusão Sócio Digital & Metareciclagem Desafiando a inovação tecnológica em benefício de uma comunidade. Fernando Silva de Araújo I Encontro Metropolitano de Oficineiros de Informática 29 de Outubro de 2011 Vila Velha

3 Projeto Comunidade Educadora de Inclusão Digital e Social Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo Paulo Freire

4 Apresentação O Projeto sempre se caracterizou como uma iniciativa inovadora; já realizamos e continuamos a realizar diferentes oficinas/cursos para membros da comunidade, usando as tecnologias como ferramentas de apoio desta aprendizagem. Deste de 2007 as oficinas/cursos são realizadas no laboratório de informática, que deixou de ser um simples espaço com computadores e se tornou um lugar de formação e compartilhamento de saberes, usando as tecnologias da comunicação e informação como base para o sucesso de cada participante.

5 Nossa Missão Promover a formação profissional, social e a inclusão digital de membros da Comunidade. Contribuindo, assim, para o enriquecimento do conhecimento de cada um, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania. Não apenas ensiná-las a usar o computador, mas melhorar as condições de vida da nossa comunidade. Através da democratização do acesso e com ajuda da tecnologia disponível, buscam-se a integração entre educação, tecnologia e cidadania, visando a transformação social

6 I Encontro Metropolitano de Informática Metodologia A metodologia utilizada consiste na criação de oficinas/cursos, preparação dos membros da comunidade para ingressar no mundo tecnológico e na formação profissional, atividades teóricas e práticas com os alunos e inovação e transferência tecnológica, as quais seguem: 1. As aulas são dinâmicas com ministração de conteúdos teóricos e práticos. Os participantes serão avaliados durante a oficina, bem como o cumprimento das atividades propostas. O método de avaliação tem como objetivo a instrução e a capacitação no processo de inclusão da comunidade na forma de aprendizado, mas também o fortalecimento da cidadania, e o conhecimento coletivo dos participantes.

7 I Encontro Metropolitano de Informática Metodologia 2. Durante cada módulo serão propostas atividades para avaliar o aproveitamento do aluno com a finalidade de auxiliar o mesmo em suas dificuldades e direcionar seu estudo para um método eficaz de aprendizado, a fim de obter um desempenho favorável para identificar as atitudes, comportamentos e habilidades dos alunos e avaliar o progresso de cada um. 3. A inovação e a transferência tecnológica é realizada através das aulas de reciclagem de equipamentos de informática e reapropriação de tecnologia objetivando a transformação social.

8 Inclusão Digital

9 Conceito Inclusão Digital: Termo "digital divide", que em inglês significa algo como "divisória digital". O erro de interpretação é comum, porque muita gente acha que incluir digitalmente é colocar computadores na frente das pessoas e apenas ensiná-las a usar Windows, Linux e pacotes de escritório. Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas "alfabetizar" a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Não apenas ensinando o bê-ábá do informatiquês, mas mostrando como ela pode se qualificar profissionalmente, ganhar dinheiro e melhorar suas condições de vida.

10 O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou (24/10) que a meta do governo federal é chegar a 2015 com cerca de 70% dos domicílios brasileiros conectados à Internet, segundo informações da Agência Brasil.

11

12

13

14

15 Pré histórico: O Primeiro HD em 1956 Qual a sua capacidade de armazenamento? 5 MB

16

17 Primeiro computador doméstico por menos de US$600 Agosto de 1977

18 Lisa (Apple). (1983). Valor estimado: mais de dólares.

19

20 Osborne, um dos primeiros portáteis do mundo:

21

22

23

24 EXCLUSÃO

25 Computadores do Futuro

26 Cursos\Oficinas Aplicação Tecnológica: 1. Treinamento em Informática; 2. Treinamento em Digitação; 3. Montagem e Manutenção de Computadores; 4. Informática Aplicada à Educação; 5. Informática Aplicada à Concurso Público; 6. Informática Junior;

27 RENZO, 70 ANOS

28 Cursos\Oficinas Aplicação Administrativa: 1. Secretariado; 2. Telemarketing; 3. Assistente Administrativo;

29 Dados Estatísticos

30 Alunos Formados º S º S º S

31 I Encontro Metropolitano de Informática Cursos\Oficinas º S º S º S º S

32 Formaturas

33 2007

34 2008

35 2009 1º Semestre

36 2009 2º Semestre

37 2010

38 2011 1º Semestre

39 Motivação & Homenagens Se você não sabe para que porto está navegando, nenhum vento lhe será favorável Sêneca

40

41

42 Modelo Certificado

43

44 Oficina On-line É o portal de relacionamento educacional que facilita a vida dos participantes da comunidade, que podem interagir por meio das ferramentas em um modelo de curso on-line. Deste ambiente virtual e possível comunicar-se com seus professores, fazer amizades, consultar suas notas e obter materiais, ver as datas importantes de suas turmas, criar sua agenda e compartilhar compromissos.

45 IV Fórum de Tecnologia em Software Metareciclagem

46 Conceito Metareciclagem Meta é um prefixo de origem grega que quer dizer "mudança"; somada à palavra Reciclagem: atualização de conhecimentos; reaproveitamento. MetaReciclagem também é transformação, reciclagem das ideias, concepções; Meta da metamorfose; de mudar a visão em relação ao que está a nossa volta, para conseguirmos enxergar além dos padrões e das imposições de uma sociedade formada por grandes grupos detensores de poder. MetaReciclagem, mudança, liberdade de ir muito além na reciclagem de equipamento de informática.

47 Projeto Bazar Digital

48 O projeto Bazar Digital é uma iniciativa do Escola Aberta da UMEF Alger Ribeiro Bossois em parceria com Prefeitura Municipal de Vila Velha. Os alunos do curso de montagem e manutenção de computadores do Programa Escola Aberta reúne-se todos os sábados no laboratório de informática da escola, com a proposta de aprimorar seus conhecimentos e recuperar alguns equipamentos de informática.

49 Durante o ano de 2010 os alunos com frequência e participação ativa no Bazar Digital concorreram a um ingresso para o Campus Party que é considerado o maior evento de inovação tecnológica, Internet e entretenimento eletrônico em rede do mundo. Um encontro anual realizado de 17 a 23 de Janeiro de 2011 em São Paulo, que reuniu, durante sete dias, milhares de participantes com a finalidade de compartilhar conhecimento, trocar experiências e realizar todo o tipo de atividades relacionadas a computadores, às comunicações e às novas tecnologias.

50 O jovem que se destacou no projeto Bazar Digital foi Luan Filipe, segundo ele: "O campus Party com certeza é uma grande experiência pra mim, primeiramente porque é a minha primeira grande viagem de toda a minha vida. Eu vi tanta coisa aqui que nunca tinha visto na minha vida, tudo de novo das mais novas tecnologias. Foi até bem melhor do que havia pensado, palestras muito interessantes, tanta coisa pra ver em tão pouco tempo, e claro se eu puder vir no próximo ano estarei aqui. Uma das coisas mais interessantes foram os estandes com novidades de todos os tipos, e é claro os jogos novos que funcionam através da luz, simuladores de todos os tipos".

51 Maior Evento de Tecnologia do Mundo. Centro dos Imigrantes São Paulo 11 a 17 de Janeiro de 2011 Mais de 6 mil pessoas

52 Nosso PROJETO Ganhou Prêmio Nacional : 3 ingressos De 6 a 12 de fevereiro de 2012 Anhembi Parque, São Paulo, SP.

53 1 Venda, doação e troca: você que quer comparar peças de computador ou quem sabe trocar um equipamento o serviço oferece está possibilidade. E ainda é possível doar equipamentos de informática para que o bazar possa reciclar e repassar para unidades sociais.

54 2 Instalação de Software Livre: Os computadores reciclados e montados pelo bazar digital preferencialmente são configurados na base de software livre.

55 3 Oficinas: Promove a formação de participantes e colaboradores no uso do software livre incentivando uma rede colaborativa orientando os métodos de metareciclagem.

56 4 Reciclagem: Recuperar e reaproveitar equipamentos velhos de informática, transformando os em objetos utéis.

57 I Encontro Metropolitano de Informática 5 S.O.S Ajuda Técnica: Suporte técnico para computadores e equipamentos de informática da escola ou unidade social.

58 O QUE FAZER COM MONITOR E GABINETE VELHO?

59 Revisteira Lixeiras RECICLANDO O LIXO ELETRÔNICO

60 Turma de Montagem e Manutenção de Computadores 2011

61 O QUE IV Fórum FAZER de Tecnologia COM em Software TECLADO VELHO?

62 Bolsa de Teclado

63 Reciclando o Lixo Eletrônico

64 Formada por jovens alunos do curso de montagem e manutenção do programa escola aberta que realizam seu treinamento voluntario em unidades sociais. A cooperativa digital oferece suporte técnico nos computadores dos usuários de sua comunidade por um preço inferior ao do mercado de assistência técnica.

65 Fernando Silva de Araújo Instrutor de Informática Prefeitura Municipal de Vila Velha Governo Federal Programa Escola Aberta Contato: SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini

Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Tecnologias Aplicadas ao Ensino Superior Prof. Esp. André Luís Belini Aula 03 Software Livre e Educação O que o Software Livre tem a ver com a Educação A liberdade do software tem um papel especialmente

Leia mais

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial

Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação Especial 4ª Jornada Científica e Tecnológica e 1º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 16, 17 e 18 de outubro de 2012, Muzambinho MG Projeto APAE de Muzambinho Experiências na Aplicação da Informática na Educação

Leia mais

Missão, Visão e Valores

Missão, Visão e Valores Missão, Visão e Valores Missão Promover a inclusão social de populações menos favorecidas, utilizando as tecnologias da informação e comunicação como um instrumento para a construção e o exercício da cidadania.

Leia mais

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal

Estratégia de Governança Digital do Governo Federal Estratégia de Governança Digital do Governo Federal São Paulo, 24 de fevereiro de 2016 Agenda Contexto da TI na APF Estratégia de Governança Digital - Histórico - Conceito - Elaboração - Monitoramento

Leia mais

4.536/ , APRESENTAÇÃO

4.536/ , APRESENTAÇÃO 1 - APRESENTAÇÃO A Diretoria do Instituto de Ação Comunitária Integração (IACI), após estudos, apresenta nos itens a seguir o que é e como será desenvolvido o Projeto de Inclusão Digital também designado

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA

A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA Patrocínio, MG, junho de 2017 A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS SCRATCH E KTURTLE NO ENSINO E PRATICA DA INFORMATICA Clanderlei Pereira de Souza (IFTM Campus Uberlândia Centro) 1 Walteno Martins Parreira Júnior

Leia mais

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO. Estratégia de Governança Digital. do Governo Federal

MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO. Estratégia de Governança Digital. do Governo Federal Estratégia de Governança Digital do Governo Federal Histórico da Governança Digital 2000 Comitê Executivo de Governo Eletrônico 2005 eping: padrões de interoperabilidade 2010 Estratégia Geral de TI (EGTIC)

Leia mais

Visite mosyle.com e blog.mosyle.com Mosyle. Todos os direitos reservados.

Visite mosyle.com e blog.mosyle.com Mosyle. Todos os direitos reservados. o que é BYOD? Visite mosyle.com e blog.mosyle.com 2015 Mosyle. Todos os direitos reservados. Durante o planejamento de um projeto digital com tablets, uma série de dúvidas preocupa as escolas. Esses questionamentos

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Sobre a NDD A empresa catarinense especialista em desenvolvimento de softwares há 14 anos, está presente em mais de 10 países e conta com uma rede de mais de 20.000 clientes ao redor do mundo. A NDD tem

Leia mais

Como podemos ajudar? Acesse o site A gente inova, você transforma.

Como podemos ajudar? Acesse o site  A gente inova, você transforma. PRODUZIDO POR CRIAX COMUNICAÇÃO EM ABRIL DE 2011 Soluções Microsoft para Educação Como podemos ajudar? Se você quer potencializar os processos de ensino e aprendizagem da sua instituição, oferecer aos

Leia mais

Showcase Big Brain Education

Showcase Big Brain Education 1 Showcase Big Brain Education 2 Objetivo O objetivo deste documento é apresentar cases educacionais no programa Big Brain Education O Programa Vantagens: Acesso ao conhecimento de qualquer lugar, a qualquer

Leia mais

Aprende a descodificar o teu mundo

Aprende a descodificar o teu mundo Concurso de Ideias Aprende a descodificar o teu mundo Mês Internacional das Bibliotecas Escolares 2016 Dados da Ideia Inovadora 1. Nome da Ideia Realidade Virtual nas escolas 2. Nome do(a) professor(a)

Leia mais

16 de março 2017 SÉRIE DE WEBINARS AF para ASH. Plataforma Online. O Fortalecimento dos Ambientes Favoráveis para o setor de ASH

16 de março 2017 SÉRIE DE WEBINARS AF para ASH. Plataforma Online. O Fortalecimento dos Ambientes Favoráveis para o setor de ASH 16 de março 2017 SÉRIE DE WEBINARS AF para ASH Plataforma Online O Fortalecimento dos Ambientes Favoráveis para o setor de ASH VISÃO DE CONJUNTO 1) Objetivos do Fortalecimento dos AF para ASH 2) A Plataforma:

Leia mais

PROGRAMAS E PLANOS DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

PROGRAMAS E PLANOS DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS U F M S PROGRAMAS E PLANOS DE CAPACITAÇÃO E QUALIFICAÇÃO DOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS PRINCIPIOS E DIRETRIZES LEI 11.091/05 - PCCTAE PDI UFMS Dec. 5.825/06 Res. CD 055/05 PRH/UFMS Res CD 056/06 PDI/PCCTAE

Leia mais

O que são TICs? 1

O que são TICs?  1 O que são TICs? http://leonardobcampos.blogspot.com/ leonardobcampos@gmail.com 1 Sumário Introdução; Histórico das TIC no Brasil; Exemplos; Aplicações; Bibliografia; http://leonardobcampos.blogspot.com/

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS.

PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS. PREFEITURA MUNICIPAL DE NOVO HAMBURGO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E DESPORTO SMED CEPIC/NTE Vale do Sinos UFRGS/LEC/UNISINOS Formadores: Ana Elisa Raimann Franke Gislaine Barreto Glaeser Jorge da Silva Brandão

Leia mais

NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO

NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO NTICS NA EDUCAÇÃO: CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES PARA UTILIZAÇÃO DO LINUX EDUCACIONAL NA REDE PÚBLICA DE ENSINO Adeilson Marques da Silva Cardoso 1, Moisés Laurence de Freitas Lima Junior 1, Jucilene de Oliveira

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Projeto de Extensão: Escola Cidadã Alfabetização e Inclusão Digital

CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. Projeto de Extensão: Escola Cidadã Alfabetização e Inclusão Digital CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX CURSO: ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Projeto de Extensão: Escola Cidadã Alfabetização e Inclusão Digital Professor Titular: Professor Auxiliar: Profª. Daniela

Leia mais

"Uma Escola para a vida"

Uma Escola para a vida "Uma Escola para a vida" Juventude Brasileira Há 7 milhões de jovens desempregados 20,8 milhões de jovens não estudam nem trabalham 30 milhões trabalham na informalidade ou em condições precárias E a maior

Leia mais

CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo

CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo CVSP - Centro de Voluntariado de São Paulo Quem Somos O CVSP, fundado em 1997, é uma organização social da sociedade civil, sem fins lucrativos, apolítica, apartidária e sem vínculos religiosos. A Nossa

Leia mais

Coordenação: Graduandos Ministrantes:

Coordenação: Graduandos Ministrantes: Coordenação: Profª. Esp. Darlene Del -Tetto. Graduandos em Licenciatura em Informática- 4º sem. Graduandos Ministrantes: Andréa de Castro, Elias Ataide, Fauze Nassarden, Onielma Ferreira, Paula Rabelo

Leia mais

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC

PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC PLANO DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DO PRONATEC Dados da Instituição Razão Social Esfera Administrativa Site de Instituição e do Programa Universidade Federal de Viçosa - Campus UFV Florestal

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO ECOTEC

RELATÓRIO DE PROJETO ECOTEC RELATÓRIO DE PROJETO ECOTEC GABRIELA RIZZO SANTANGELO MATEUS ROBERTO DYONISIO SOFIA ARIAS MENDES ORIENTADORA: KÊNIA CRISTINE CARLOS DA SILVA São Roque Agosto - 2017 RELATÓRIO DE PROJETO ECOTEC Gabriela

Leia mais

GRUPO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - GIDRH

GRUPO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - GIDRH PLANO LOCAL 2011 GRUPO INTERDISCIPLINAR DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS - GIDRH Introdução A crescente importância e valorização do Fator Humano nas empresas impõem desafios para as organizações

Leia mais

A missão da Interservice

A missão da Interservice A missão da Interservice A Interservice Consultoria e Treinamento, têm suas competências orientadas para viabilizar projetos sociais e empresariais, voltados para: - Educação Profissionalizante - Consultoria

Leia mais

Título: Pesquisadores: Aluno de Iniciação Científica: Desenvolvimento de atividades em Educação a Distancia usando o software TelEduc.

Título: Pesquisadores: Aluno de Iniciação Científica: Desenvolvimento de atividades em Educação a Distancia usando o software TelEduc. Universidade do Estado de Minas Gerais Fundação Educacional de Ituiutaba Curso de Bacharelado em Engenharia de Computação Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação Título: Desenvolvimento de atividades

Leia mais

Caderno de apoio. Gestores Escolares

Caderno de apoio. Gestores Escolares Caderno de apoio Gestores Escolares 1 ÍNDICE Apresentação... 3 Escola Digital e os Gestores Escolares... 4 AÇÕES DO DIRETOR ESCOLAR Navegue pela plataforma... 4 Analise resultados e escolha projetos pedagógicos...

Leia mais

Programa de Formação em Tecnologia Programa para Professores da Rede Pública Estadual

Programa de Formação em Tecnologia Programa para Professores da Rede Pública Estadual Programa de Formação em Tecnologia para Professores da Rede Pública Estadual 9 de outubro de 2008 Objetivos do Programa Visão: promover a habilidade no uso das TIC para enfrentar as demandas da sociedade

Leia mais

Nosso objetivo. Nas próximas telas você verá o que o SophiA pode fazer para auxiliar sua IES a cumprir esta missão.

Nosso objetivo. Nas próximas telas você verá o que o SophiA pode fazer para auxiliar sua IES a cumprir esta missão. Nossa empresa alia seus mais de 23 anos de experiência no mercado à paixão por educação e tecnologia para desenvolver a solução SophiA Gestão Acadêmica. Este é um sistema flexível, que apresenta excelente

Leia mais

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância

Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Objetos de Aprendizagem para professores da Ciberinfância Profa. Dra. Patricia Alejandra Behar Profa. Dra. Leni Vieira Dornelles Mestranda Ana Paula Frozi Mestranda Caroline Bohrer do Amaral Contexto das

Leia mais

A DEMOCRATIZAÇÃO AO USO DE COMPUTADORES E A ESCOLA D. D. CHIESA 1 ; C. B. LOUREIRO 2

A DEMOCRATIZAÇÃO AO USO DE COMPUTADORES E A ESCOLA D. D. CHIESA 1 ; C. B. LOUREIRO 2 A DEMOCRATIZAÇÃO AO USO DE COMPUTADORES E A ESCOLA D. D. CHIESA 1 ; C. B. LOUREIRO 2 RESUMO: Este artigo tem como propósito refletir sobre o verdadeiro sentido de inclusão digital aliado a aplicação de

Leia mais

Inclusão Digital. Alberto Felipe Friedrichs Barros

Inclusão Digital. Alberto Felipe Friedrichs Barros Inclusão Digital Alberto Felipe Friedrichs Barros Em um cenário globalizado, as tecnologias da informação ganham cada vez mais prestígio e sua utilização está presente em vários segmentos sociais As TIC

Leia mais

Cooperativa de crédito mutuo dos professores da Região metropolitana de Porto Alegre. Projeto político pedagógico. Sala Verde PADRE AMSTAD

Cooperativa de crédito mutuo dos professores da Região metropolitana de Porto Alegre. Projeto político pedagógico. Sala Verde PADRE AMSTAD Cooperativa de crédito mutuo dos professores da Região metropolitana de Porto Alegre Projeto político pedagógico Sala Verde PADRE AMSTAD Identificação do projeto: Email: educredi@educredi.com.br Av. Getulio

Leia mais

Práticas Ambientais na Universidade Feevale

Práticas Ambientais na Universidade Feevale Práticas Ambientais na Universidade Feevale Engenheira de Gerenciamento Ambiental Sheila Maria Leuck Novembro/2014 Universidade Feevale Missão: Promover a produção do conhecimento, a formação dos indivíduos

Leia mais

POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS

POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS POLÍTICA DE MANUTENÇÃO E AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS Laboratórios da Área da Informática Política de Manutenção e Aquisição de Equipamentos Laboratórios da Área de Informática Universidade Anhembi Morumbi

Leia mais

Associação QEdu. Use dados. Transforme a educação. São Paulo, 22 de Fevereiro de 2018

Associação QEdu. Use dados. Transforme a educação. São Paulo, 22 de Fevereiro de 2018 Associação QEdu Use dados. Transforme a educação. São Paulo, 22 de Fevereiro de 2018 Agenda 1. A importância dos dados para tomadas de decisão 2. Sobre a Associação QEdu 3. Usando dados para transformar

Leia mais

ENVELHECENDO CONECTADO : A EDUCAÇÃO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA E INCLUSÃO DO PÚBLICO ADULTO E IDOSO

ENVELHECENDO CONECTADO : A EDUCAÇÃO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA E INCLUSÃO DO PÚBLICO ADULTO E IDOSO ENVELHECENDO CONECTADO : A EDUCAÇÃO DIGITAL COMO FERRAMENTA DE EXERCÍCIO DA CIDADANIA E INCLUSÃO DO PÚBLICO ADULTO E IDOSO Maria Clara Domingos de Araújo Sousa (1); Claudio José dos Santos Júnior (2);

Leia mais

Produção Textual na Cultura Digital

Produção Textual na Cultura Digital Produção Textual na Cultura Digital Sobre o projeto A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países da América Latina e

Leia mais

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação

ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO. Fator de pontuação RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC I ANEXO IV FORMULÁRIO DE PONTUAÇÃO POR CRITÉRIO Fator de pontuação Unidade Quantidade Máximas de unidades Quantidade de unidades comprovadas obtida I - Experiência

Leia mais

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012

Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 2012 IDENTIFICAÇÃO Conjunto das Instituições formadoras respondentes do Censo Ead.BR 2012 O Censo 2012, realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED objetiva tornar disponíveis informações

Leia mais

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( )

PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN ( ) PROPOSTA DE TRABALHO PARA A COORDENAÇÃO DO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO EMPRESARIAL DA FATEC PIRACICABA DEPUTADO ROQUE TREVISAN (2018-2020) Proponente e candidata à coordenação: Professora Ms

Leia mais

1. DO OBJETO 1.1 O presente Edital tem como objeto a seleção de candidatos visando o desenvolvimento das atividades descritas no item 2.2.

1. DO OBJETO 1.1 O presente Edital tem como objeto a seleção de candidatos visando o desenvolvimento das atividades descritas no item 2.2. EDITAL SEDETEC Nº 01/2013, DE 26 DE AGOSTO DE 2013 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA CHAMADA PARA INSCRIÇÕES NO PROJETO DE EXTENSÃO DISSEMINAÇÃO DA CULTURA DO EMPREENDEDORISMO E DA INOVAÇÃO DA UFJF

Leia mais

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office

UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office UNIDADE 2 Ferramentas do Pacote Office Olá! Aqui estamos nós outras vez! Agora para dar início à unidade 2. Hardware e Software Sabemos que a área de informática é uma das que mais vivencia mudanças na

Leia mais

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS

REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS REA RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS Carla Barros Amaral Irene Mari Pereira João José Bignetti Bechara EDM 5053 - Ambientes Virtuais de Aprendizagem Apoiados por recursos da Web. Novos Desafios. Novas Competências

Leia mais

RELAT RELA ÓRIO T ANUAL ANU AL 2016

RELAT RELA ÓRIO T ANUAL ANU AL 2016 RELATÓRIO ANUAL 2016 A Organização da Sociedade Civil - OSC, Instituto Tibagi, é uma instituição que trabalha para a qualidade de vida de adolescentes e jovens. Sua missão é auxiliá-los a se tornarem autônomos,

Leia mais

PROGRAMMING Aulas desplugadas e colaborativas no 1 ano do bilíngue: programação além do mundo virtual.

PROGRAMMING Aulas desplugadas e colaborativas no 1 ano do bilíngue: programação além do mundo virtual. PROGRAMMING Aulas desplugadas e colaborativas no 1 ano do bilíngue: programação além do mundo virtual. Daniela Ruschel Luciana de Souza Brentano Instituição Evangélica de NH Inserir a programação no cotidiano

Leia mais

Conecte-se e assuma o controle

Conecte-se e assuma o controle Conecte-se e assuma o controle A RealVNC inventou a tecnologia de compartilhamento de tela VNC há mais de vinte anos. Hoje, oferecemos um compartilhamento de tela seguro para uma grande variedade de aplicativos

Leia mais

Soluções para universidades corporativas

Soluções para universidades corporativas Soluções para universidades corporativas Módulos Funcionalidades EDITOR E-LEARNING TREINAMENTO PRESENCIAL VÍDEOS BASE DE CONHECIMENTO FÓRUM VISÃO EMPRESA VISÃO ALUNO VIDEOCONFERÊNCIA CHAT WEBINAR SCORM

Leia mais

OPORTUNIDAD ES : A EXPERIÊNCIA DA OFERTA DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PELA SECTI - ES

OPORTUNIDAD ES : A EXPERIÊNCIA DA OFERTA DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PELA SECTI - ES OPORTUNIDAD ES : A EXPERIÊNCIA DA OFERTA DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA PELA SECTI - ES Renata Resstel - SECTI Aline Freitas da Silva Xavier - Ifes/UEMG Angela Maria Bissoli

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO Projeto Curupira

INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO Projeto Curupira Pavilhão do Conhecimento, Parque das Nações Lisboa, 6 e 7 de Dezembro de 2013 INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A EXPERIÊNCIA DO Projeto Curupira Autores: Dalmir Pacheco, Liliane Melo, Lúcia

Leia mais

Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER)

Faculdade de Ciências e Educação de Rubiataba (FACER) Atividades complementares As atividades complementares permeiam todo o currículo do curso, dando-lhe maior flexibilidade no trato dos mais diversos temas e assuntos, voltados para a promoção da interdisciplinaridade.

Leia mais

Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba 2015

Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba 2015 Fórum de Cidades Digitais da Região Metropolitana de Curitiba 2015 Morretes em busca da Cidade Digital Inteligente Prefeitura de Morretes Secretaria de Administração Depto de Tecnologias da Informação

Leia mais

PROJETO PEQUENO CIDADÃO SÃO CARLOS

PROJETO PEQUENO CIDADÃO SÃO CARLOS RELATÓRIO MENSAL SETEMBRO No dia 01/09 realizamos a nossa segunda reunião da comissão de formatura de 2009. Participou toda a equipe pedagógica do Projeto. O Tema definido para a formatura deste ano é

Leia mais

Estudos Independentes: Caminho para criação de estratégias de Aulas Invertidas Prof. Dr. Ronaldo Barbosa (UniMetrocamp)

Estudos Independentes: Caminho para criação de estratégias de Aulas Invertidas Prof. Dr. Ronaldo Barbosa (UniMetrocamp) Estudos Independentes: Caminho para criação de estratégias de Aulas Invertidas Prof. Dr. Ronaldo Barbosa (UniMetrocamp) Mundo em transformação Tela do UOL do dia 14 de abril Mundo em transformação Texto/atualidade:

Leia mais

EACH oferece palestras, cursos e disciplinas para idosos 23/07/2010

EACH oferece palestras, cursos e disciplinas para idosos 23/07/2010 Edição 18 de 20 a 26 de julho de 2010 VISITE A PÁGINA DA SALA DE IMPRENSA DA EACH. ALÉM DO CLIPPING SEMANAL, VOCÊ PODERÁ ENCONTRAR OUTRAS NOTÍCIAS IMPORTANTES SOBRE A NOSSA ESCOLA http://each.uspnet.usp.br/each/sala-imprensa.php

Leia mais

VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão

VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão VIII Congresso Nacional de Excelência em Gestão Integração Indústria Universidade para a Sustentabilidade: Ações do IEL/Sistema FIRJAN 8 de junho de 2012 Alberto Besser Superintendente IEL-RJ Quem Somos

Leia mais

Projetar é planejar. Saber onde se quer chegar. Escolher o caminho, definir as ações, prazos, custos...

Projetar é planejar. Saber onde se quer chegar. Escolher o caminho, definir as ações, prazos, custos... Rede de projetos Projeto Projetar é planejar. Saber onde se quer chegar. Escolher o caminho, definir as ações, prazos, custos... Que caminho seguir? Podemos Todos ter são importantes! vários tipos Projeto

Leia mais

CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL

CONEXÃO VERDE IASEA REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL CONEXÃO VERDE REDE NACIONAL DE ENSINO SOCIOAMBIENTAL IASEA INSTITUTO PARA APRENDIZAGEM SOCIAL, EMOCIONAL E AMBIENTAL 1. APRESENTAÇÃO Conexão Verde é uma rede de aprendizagem e colaboração que envolve jovens

Leia mais

Columbia Women s Leadership Network in Brazil

Columbia Women s Leadership Network in Brazil Columbia Women s Leadership Network in Brazil 3 Fundada em Nova York em 1754, a Columbia University é uma universidade líder em pesquisa reconhecida por sua excelência acadêmica. Membro da Ivy League,

Leia mais

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir

INOVAÇÃO EDUCATIVA_. Esse é o nosso jeito de fazer, nossa missão e razão de existir INOVAÇÃO EDUCATIVA_ Escolhemos inventar o futuro por meio da Inovação Educativa Acreditamos na educação disruptiva, personalizada e em linha com os avanços tecnológicos Movidos por um sentimento voluntário,

Leia mais

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online

Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Escola na nuvem: ferramentas gratuitas de produção online Sobre o programa A Fundação Telefônica Vivo atua há 20 anos no Brasil e integra uma rede de 17 fundações do Grupo Telefônica, presentes em países

Leia mais

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola

ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola 6 ideias para aprimorar a capacitação dos profissionais de sua escola A atividade docente exige, além de vocação, conhecimento técnico e atualização profissional constante, que deve andar lado a lado das

Leia mais

Introdução à Informática

Introdução à Informática Conteúdo Complementar Introdução à Informática FORMAÇÃO TÉCNICA Curso Técnico em Agronegócio Introdução à Informática Sumário Ferramentas colaborativas na Internet 5 Armazenamento de arquivos online 6

Leia mais

Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC

Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC Núcleo de Inovação Tecnológica da UESC Resultados das ações do NIT-UESC (2016) Eventos e capacitações Eventos e capacitações 8 eventos do Programa Ideação e Empreendedorismo Oficina: Análise e Pesquisa

Leia mais

A Competência como Produto da Aprendizagem

A Competência como Produto da Aprendizagem CONHECIMENTOS A Competência como Produto da Aprendizagem HABILIDADES ATITUDES 32º CONGRESSO BRASILEIRO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO P-74 - CASE UNIBB - Universidade Corporativa Banco do Brasil ANA

Leia mais

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura.

A seguir, apresentamos os itens que compõem cada um dos indicadores de Instituição, Curso e Infraestrutura. A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Pitágoras de Uberlândia opera em consonância com a Lei nº 10.861 e tem atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados da IES, tendo

Leia mais

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Angélica/Ipezal MS Março de 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Plano

Leia mais

Projeto Educação na Interdisciplinaridade. Sustentabilidade na Escola. Oficina de Garagem

Projeto Educação na Interdisciplinaridade. Sustentabilidade na Escola. Oficina de Garagem Projeto Educação na Interdisciplinaridade Sustentabilidade na Escola Oficina de Garagem São Paulo 2016 Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas mudam o mundo Paulo Freire Apresentação

Leia mais

Sustentabilidade nos Negócios

Sustentabilidade nos Negócios Sustentabilidade nos Negócios A Sociedade mudou e os indivíduos se organizam em rede Uma nova sociedade exige um novo jeito de fazer negócios e uma nova liderança! Negócios lucrativos criados a partir

Leia mais

CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UEPG COM AÇÕES EXTENSIONISTAS NO ENSINO MÉDIO E EM ENTIDADE ASSISTENCIAL

CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UEPG COM AÇÕES EXTENSIONISTAS NO ENSINO MÉDIO E EM ENTIDADE ASSISTENCIAL 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO CURSOS DE COMPUTAÇÃO DA UEPG COM AÇÕES EXTENSIONISTAS

Leia mais

Aula 6 Livro físico.

Aula 6 Livro físico. Conteúdos da aula 1. Material didático 2. Formatos 3. 2 1. Material didático Nessa aula, teremos como foco a apresentação do material didático da etb Material didático pode ser definido amplamente como

Leia mais

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2016

PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2016 PROGRAMA TALENTOS DA EDUCAÇÃO 2016 O programa Talentos da Educação é uma iniciativa da Fundação Lemann para apoiar pessoas talentosas e comprometidas com a melhoria da educação no Brasil. A proposta é

Leia mais

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS

LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS LÉO MATOS INFORMÁTICA - SISTEMA OPERACIONAL WINDOWS 1. CONCEITO É um sistema operacional proprietário do tipo Payware (Comercial) da Empresa Microsoft Corporation. 1.1 CARACTERÍSTICAS a) Multitarefas e

Leia mais

Um papel importante na sua vida

Um papel importante na sua vida Um papel importante na sua vida Missão Melhoria da qualidade de vida de comunidades que vivem no entorno de áreas degradadas pelo homem, com ações sócio-educativas ambientais, e de geração de renda, propiciando

Leia mais

CRONOGRAMA CARGOS, VAGAS E FUNÇÕES. BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA

CRONOGRAMA CARGOS, VAGAS E FUNÇÕES. BELO HORIZONTE E REGIÃO METROPOLITANA Atividade CRONOGRAMA Período Divulgação no Site 15/01/2017 Prazo para cadastro de currículos 15/01/2017 a 22/01/2017 Publicação da relação de candidatos habilitados para realização da prova Até 26/01/2017

Leia mais

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA

OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA CAPÍTULO 3 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Relatório de Tecnologias no Ensino Fundamental II Fevereiro / 2017 27 OS QUATRO PILARES DA TECNOLOGIA NA ESCOLA Para incluir a tecnologia na escola

Leia mais

Sistema OCB/AM FECOOP NORTE - OCB/AM - SESCOOP/AM CALENDÁRIO 2016 I SEMESTRE

Sistema OCB/AM FECOOP NORTE - OCB/AM - SESCOOP/AM CALENDÁRIO 2016 I SEMESTRE CALENDÁRIO 2016 I SEMESTRE JANEIRO DE 2016 08 a 14 - Módulo Informática: Aprendiz Cooperativo II -Turma A e B. 11 a 31 - Cursos por demandas de Cooperativas: Cooperativismo básico. 13 - Vídeo Conferência

Leia mais

Agenda. O que é Exclusão Digital? Números Conseqüências Proposta de Solução Poção Mágica Fábula do Beija-Flor O que posso fazer hoje?

Agenda. O que é Exclusão Digital? Números Conseqüências Proposta de Solução Poção Mágica Fábula do Beija-Flor O que posso fazer hoje? Exclusão Digital Agenda O que é Exclusão Digital? Números Conseqüências Proposta de Solução Poção Mágica Fábula do Beija-Flor O que posso fazer hoje? Bate-papo O que é Exclusão Digital? A Exclusão O que

Leia mais

Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP

Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP Formação de professores a distância e em serviço através de ambientes digitais A VIVÊNCIA DO PROINESP Lucila M. Costi Santarosa Mára Lúcia Carneiro Liliana M. Passerino Marlise Geller Projeto Nacional

Leia mais

Portfólio de Produtos

Portfólio de Produtos Portfólio de Produtos 1 Pessoas Alguns sintomas que podem revelar o que está acontecendo no seu RH... Muito focado em tarefas operacionais. Não sabe quais são as atividades prioritárias. Não sabe quais

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO CURSO: TÉCNICO EM SECRETARIADO FORMA/GRAU:( )integrado ( x )subsequente ( ) concomitante ( ) bacharelado ( ) licenciatura ( ) tecnólogo MODALIDADE: ( x )

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ANEXO II EDITAL N 01/2016, DE 19 DE MAIO DE 2016 PROCESSO SELETIVO EXTERNO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A-01 - ASSESSOR TECNICO III COORDENADOR/SUPERVISOR PEDAGOGICO SAÚDE UNIDADE TERESINA; B-01 - ASSESSOR TECNICO

Leia mais

Proposta Wizard Nova Veneza

Proposta Wizard Nova Veneza Proposta Wizard Nova Veneza Sobre a Wizard Com uma metodologia totalmente diferenciada, a Wizard aposta em cursos que acompanham as características particulares de cada aluno, preparando-o para aproveitar

Leia mais

Faculdade Una de Uberlândia INFRAESTRUTURA

Faculdade Una de Uberlândia INFRAESTRUTURA Faculdade Una de Uberlândia INFRAESTRUTURA FACULDADE UNA DE UBERLANDIA INFRAESTRUTURA FÍSICA E VIRTUAL DESTINADA AO CURSO Os espaços físicos da IES possuem infraestrutura adequada que atende as necessidades

Leia mais

Apresentação para Clientes

Apresentação para Clientes 3º setor Software Híbrido Apresentação para Clientes 1. A Empresa A Conplan Sistemas de Informática Ltda foi fundada em 2007, onde atua, desde então, no mercado de desenvolvimento de softwares. Atualmente,

Leia mais

VEJA O QUE A PODE FAZER POR VOCÊ! TECNOCOMPY. Temos certeza, um de nossos cursos foi feito pra você!

VEJA O QUE A PODE FAZER POR VOCÊ! TECNOCOMPY.  Temos certeza, um de nossos cursos foi feito pra você! VEJA O QUE A TECNOCOMPY PODE FAZER POR VOCÊ! Temos certeza, um de nossos cursos foi feito pra você! TENHAUMA CARREIRA DE SUCESSO, VENHA ESTUDAR CONOSCO! Nossos Cursos Os cursos da Tecnocompy Sistema de

Leia mais

RELAÇÃO DE PROJETOS POR PRIORIDADE

RELAÇÃO DE PROJETOS POR PRIORIDADE Câmpus Gaspar Limite Orçamentário: R$ 1.735.671 Manutenção: R$ 1.554.560 Limite Orçamentário para Projetos:R$ 181.111 Projeto 09GAS-P0301/17 - ACOMPANHAMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM GUT Total

Leia mais

CURRICULUM VITAE ALEXANDRE KUCHAK

CURRICULUM VITAE ALEXANDRE KUCHAK CURRICULUM VITAE ALEXANDRE KUCHAK CURRICULUM VITAE 1. DADOS PESSOAIS Nome: Alexandre Kuchak Filiação: Ervino Kuchak Mercedes Prauchner Kuchak Sexo: Masculino Data de Nascimento: 27/09/1980 (35 anos) CPF:

Leia mais

Evolução no ENADE (% de cursos com nível satisfatório) Qualidade da Educação Indicadores do Ministério da Educação (MEC)

Evolução no ENADE (% de cursos com nível satisfatório) Qualidade da Educação Indicadores do Ministério da Educação (MEC) Qualidade da Educação Indicadores do Ministério da Educação (MEC) O Ministério da Educação (MEC), através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), analisa as instituições, os cursos

Leia mais

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012 Pontifícia Universidade Católica de São Paulo Programa de Pós-Graduação em educação: Currículo PROJETO UCA - Um Computador por Aluno Encontro entre Escolas de São Paulo orientadas pela PUC/SP 04/05/2012

Leia mais

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014.

ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. ALUNO DIGITAL Formação para Estudantes Monitores do PROUCA Ensino Fundamental 6º, 7º e 8º 30 horas Erechim, maio de 2014. Prefeitura de Erechim Prefeito Paulo Alfredo Polis Vice-Prefeita Ana Lúcia de Oliveira

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS, DA TEORIA À PRÁTICA

PLANO DE NEGÓCIOS, DA TEORIA À PRÁTICA PLANO DE NEGÓCIOS, DA TEORIA À PRÁTICA LUZ, V. V. DA¹, VASQUES, A. F. ¹, SCHEBEK, J.P.H.R.¹, OLIVEIRA, L. R. DE² ¹ Estudantes do Curso Superior do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Bagé RS Brasil

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE EBT E PEGO DO CURSO INTENSIVO DE PREPARAÇÃO DE MÃO DE OBRA INDUSTRIAL (CIPMOI UFMG)

AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE EBT E PEGO DO CURSO INTENSIVO DE PREPARAÇÃO DE MÃO DE OBRA INDUSTRIAL (CIPMOI UFMG) AVALIAÇÃO DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS ALUNOS DOS CURSOS DE EBT E PEGO DO CURSO INTENSIVO DE PREPARAÇÃO DE MÃO DE OBRA INDUSTRIAL (CIPMOI UFMG) Cidiney José da SILVA José Affonso Moreira PENNA Simão Resende

Leia mais

Porque contribuir com a Vida Jovem QUEM SOMOS

Porque contribuir com a Vida Jovem QUEM SOMOS Porque contribuir com a Vida Jovem QUEM SOMOS Há 25 anos investindo na formação integral de crianças e adolescentes, atualmente oferecendo cursos de capacitação profissional e atendimento psicossocial.

Leia mais

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO

Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO Sistema CFQ/CRQ Planejamento Estratégico 2018-2028 INOVAÇÃO & INTEGRAÇÃO A importância do pensar e agir estrategicamente nos dias atuais 1. Ter uma unica gestão estratégica 2. Ter um direcionamento estratégico

Leia mais

Curso Especialista em Produção em Restauração e Desenho de Cozinhas

Curso Especialista em Produção em Restauração e Desenho de Cozinhas Curso Especialista em Produção em 3 créditos - 75 horas letivas Formação Online A Academia de formação AHRESP tem como objetivo profissionalizar o setor da restauração e hotelaria ao nível gastronómico

Leia mais

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010

Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Angélica/Ipezal MS Março de 2010 Escola Estadual Luis Vaz de Camões Ipezal/Angélica - MS PLANO DE AÇÃO (PSTE) 2010 Plano

Leia mais

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM - PRA

PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM - PRA PROGRAMA DE RECUPERAÇÃO DA APRENDIZAGEM - PRA Em consonância com o artigo 177, parágrafo 2º da Constituição Federal Brasileira que determina que [...] cada sistema de ensino terá obrigatoriamente serviços

Leia mais

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de

10/8/2011. Administração de Recursos Humanos TREINAMENTO: DESENVOLVIMENTO: Concluindo: T&D é o processo educacional aplicado de TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAL Administração de Recursos Humanos É o processo de desenvolver qualidades nos RHs para habilitá-los a serem mais produtivos e contribuir melhor para o alcance dos

Leia mais

PROGRAMAS DE EXTENSÃO IESol E MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG: TARDE DE CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E RECICLAGEM

PROGRAMAS DE EXTENSÃO IESol E MUSEU DA COMPUTAÇÃO DA UEPG: TARDE DE CONHECIMENTO, TECNOLOGIA E RECICLAGEM 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais