DISCIPLINA: RECURSO SOLO. Áreas Degradadas e Áreas Contaminadas. Profa. Wanda R. Günther HSA/FSP/USP

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DISCIPLINA: RECURSO SOLO. Áreas Degradadas e Áreas Contaminadas. Profa. Wanda R. Günther HSA/FSP/USP"

Transcrição

1 DISCIPLINA: RECURSO SOLO Áreas Degradadas e Áreas Contaminadas Profa. Wanda R. Günther HSA/FSP/USP

2 SURGIMENTO DE CASOS DE POLUIÇÃO OU CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL E ÁREAS CONTAMINADAS... ASSUNTO AINDA RECENTE... Fotos: André Luiz Bonacin Silva

3 NOTÍCIAS NA IMPRENSA Ultimamente aparecem com freqüência... POLUIÇÃO No Estado, que passou recentemente por casos de contaminação, 40% das empresas não têm licença ambiental. Descontrole cria "bombas-relógio" em SP CHUMBO Em Bauru, já são 263 pessoas contaminadas Laudo do Instituto Adolfo Lutz divulgado ontem pela Direção Regional da Saúde de Bauru (SP) constatou níveis elevados de contaminação por chumbo em mais 50 crianças e uma gestante que vivem perto da Fábrica de baterias Acumuladores Ajax. Com esses dados, sobe para 263 o número de pessoas que apresentaram índice acima de dez miligramas de chumbo por decilitro de sangue -limite aceito pela OMS. (DA AGÊNCIA FOLHA)

4 PROBLEMAS ADVINDOS DA DEGRADAÇÃO E CONTAMINAÇÃO AMBIENTAL POR ATIVIDADES HUMANAS... Fotos: André Luiz Bonacin Silva

5 ÁREAS CONTAMINADAS CONCEITUAÇÃO BÁSICA MANUAL DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS - CETESB: Define-se como área contaminada (AC) quando já se tem a comprovação da contaminação. Nesta área, os poluentes ou contaminantes podem concentrar-se em subsuperfície nos diferentes compartimentos do ambiente, solo, água subterrânea, etc. Assim esses contaminantes alteram as características naturais de qualidade e determinam impactos negativos e/ou risco sobre os bens a proteger, localizados na própria área ou em seus arredores.

6 OUTROS TERMOS E CORRELAÇÕES Brownfields: instalações industriais e comerciais abandonadas, vagas e subutilizadas cuja reutilização é dificultada por problemas reais ou percebidos de contaminação ambiental - EPA (1999) in SÁNCHEZ (2003). Foto: André Luiz Bonacin Silva Fonte: SÁNCHEZ, L.E. (2003) Palestra - Possibilidades e Desafios na Revitalização de Áreas Contaminadas no Brasil Contaminadas no Brasi, São Paulo, 2003, evento Ekos Brasil.

7 CORRELAÇÃO DE CONCEITOS Fonte: SÁNCHEZ (2003) Fonte: SÁNCHEZ, L.E. (2003) Palestra - Possibilidades e Desafios na Revitalização de Áreas Contaminadas no Brasil Contaminadas no Brasi, São Paulo, 2003, evento Ekos Brasil.

8 SOLO ÁREAS CONTAMINADAS Solo é a camada superior da crosta terrestre, constituída por minerais, matéria orgânica, água, ar e organismos vivos. (ANTEPROJETO DE LEI EM SÃO PAULO SOBRE PROTEÇÃO DA QUALIDADE DO SOLO E GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS).

9 QUANTO AOS MEIOS: MEIOS CONSIDERADOS: SOLO, ÁGUAS (SUPERFICIAIS, INTERSTICIAIS, SUBTERRÂNEAS), AR, BIÓTICO E HOMEM INTERFACES QUANTO AOS CONTAMINANTES: CARACTERÍSTICAS MOBILIDADE X FIXAÇÃO TRANSPORTE PERSISTÊNCIA

10 ÁREAS CONTAMINADAS

11 ÁREA CONTAMINADA Área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação causada pela introdução de quaisquer substâncias ou resíduos que nela tenham sido depositados, acumulados, armazenados, enterrados ou infiltrados de forma planejada, acidental ou até mesmo natural. Nessa área, os poluentes ou contaminantes podem concentrar-se em subsuperfície nos diferentes compartimentos do ambiente, como por exemplo no solo, nos sedimentos, nas rochas, nos materiais utilizados para aterrar os terrenos, nas águas subterrâneas ou, de uma forma geral, nas zonas não saturada e saturada, além de poderem concentrar-se nas paredes, nos pisos e nas estruturas de construções.

12 TRANSPORTE DE CONTAMINANTES Os poluentes ou contaminantes podem ser transportados a partir desses meios, propagando-se por diferentes vias, como o ar, o próprio solo, as águas subterrâneas e superficiais, alterando suas características naturais de qualidade e determinando impactos negativos e/ou riscos sobre os bens a proteger, localizados na própria área ou em seus arredores. Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), são considerados bens a proteger: a saúde e o bem-estar da população; a fauna e a flora; a qualidade do solo, das águas e do ar; os interesses de proteção à natureza/paisagem; a ordenação territorial e planejamento regional e urbano; a segurança e ordem pública.

13 Origem das áreas contaminadas Desconhecimento, em épocas passadas, de procedimentos seguros para o manejo de substâncias perigosas; Desrespeito a procedimentos seguros; Ocorrência de acidentes ou vazamentos durante o desenvolvimento dos processos produtivos, de transporte ou de armazenamento de matérias primas e produtos.

14 RESÍDUOS PERIGOSOS 14

15 CONTAMINAÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 15

16

17 COMPOSTOS ORGÂNICOS EM SUBSUPERFÍCIE Compostos orgânicos formam dois grupos principais com comportamentos distintos nos aquíferos. Há os compostos orgânicos: menos densos que a água (LNAPLs light non-aquous phase liquid, como PAHs, gasolina etc.) mais densos (DNAPLs dense non-aquous phase liquid, como TCE, entre outros). A contaminação, em ambos os casos, pode dar-se nas fases vapor, adsorvida (retida) ao solo, residual, livre e/ou dissolvida à água. Uma diferença principal nota-se pela fase livre estar acima (LNAPLs) ou abaixo (DNAPLs) da água (zona saturada).

18 COMPOSTOS ORGÂNICOS EM SUBSUPERFÍCIE FIGURA 1 LNAPLs: Light nonaquous phase liquid (ex. hidrocarbonetos) FIGURA 2 DNAPLs: Dense nonaquous phase liquid (ex. organoclorados)

19 Cadastro Áreas Contaminadas

20 GESTÃO URBANA: convive com a necessidade imediata de recuperação de ÁREAS DEGRADADAS E ÁREAS CONTAMINADAS visa adaptá-las a NOVO USO E FUNÇÃO DESENVOLVIMENTO URBANO LOCAL REVITALIZAÇÃO Instrumento do Desenvolvimento urbano sustentável 20

21 ÁREAS CONTAMINADAS CENÁRIO 1 PROCESSOS PRODUTIVOS EM ATIVIDADE Gerador de resíduos da produção Potencial gerador de contaminação Manejo inadequado dos resíduos Controle ambiental insuficiente ou ineficaz Acidentes Ambientais GESTÃO AMBIENTAL GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS 21

22 ÁREAS CONTAMINADAS CENÁRIO 2 PASSIVOS AMBIENTAIS Indústria desativada Deposição de resíduos industriais ÁREAS CONTAMINADAS O responsável é identificado O responsável não é identificado REMEDIAÇÃO REVITALIZAÇÃO VIGILÂNCIA À SAÚDE Perigo Exposição Risco à saúde 22

23 REMEDIAÇÃO OPÇÕES: Segundo a EPA - agência de proteção ambiental dos EUA, existem algumas abordagens principais para a remediação de áreas contaminadas: mudar o uso da área para minimizar o risco; remover os contaminantes para a eliminação do risco; reduzir a concentração dos contaminantes; contê-los para eliminar ou minimizar risco.

24 Contaminantes possíveis no solo (Diagnóstico em SP 2004 CETESB) Constatação de grupos contaminantes Fonte: CETESB (2004) Relação de áreas contaminadas no Estado de São Paulo inventário da CETESB. Disponível em:

25 GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS (CETESB) Conjunto de medidas que asseguram o conhecimento das características das áreas contaminadas e a definição das formas de intervenção mais adequadas, visando minimizar os danos e/ou riscos aos bens a proteger, gerados pela existência destas áreas. (Manual de Gerenciamento de Áreas Contaminadas)

26 GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS SISTEMÁTICA DA CETESB O gerenciamento de áreas contaminadas visa minimizar os riscos a que estão sujeitos a população e o meio ambiente por meio de um conjunto de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas áreas e dos impactos por elas causados, proporcionando os instrumentos necessários à tomada de decisões quanto às formas de intervenção mais adequadas. ETAPAS SUGERIDAS - CETESB: Definição da região de interesse Identificação de áreas com potencial de contaminação Avaliação preliminar Investigação confirmatória Investigação detalhada Avaliação de risco Concepção da remediação Projeto de remediação Remediação da AC Monitoramento AC

27 GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS - GACs (CETESB) A metodologia utilizada no gerenciamento de ACs baseia-se em etapas sequenciais, em que a informação obtida em cada etapa é a base para a execução da etapa seguinte. São considerados dois processos como base para o GACs: IDENTIFICAÇÃO e RECUPERAÇÃO. Durante a execução destas etapas, em função do nível de informação referente a cada uma das áreas de estudo, estas podem ser classificadas EM ÁREAS POTENCIALMENTE CONTAMINADAS (APs), ÁREAS SUSPEITAS DE CONTAMINAÇÃO (ASs) e ÁREAS CONTAMINADAS (ACs), subdivididas e 4 categorias. Dentre os instrumentos de GACs, propôs-se a adoção de VALORES DE REFERÊNCIA DE QUALIDADE e INTERVENÇÃO. Fonte: CETESB (2014)

28 Escolha de critérios CETESB: Como adequação das metodologias internacionais, para as condições do Estado de São Paulo, propõe-se três níveis de valores orientadores: Valor de referência de qualidade - R, que indica o nível de qualidade para um solo considerado limpo ou a qualidade natural das águas subterrâneas; Valor de alerta - A, que indica uma possível alteração da qualidade natural dos solos e águas subterrâneas, com caráter preventivo e quando excedido, requer monitoramento, identificação das fontes de poluição e seu controle. Valor de intervenção - I, que indica o limite de contaminação acima do qual, existe risco potencial de efeito deletério sobre a saúde humana, havendo necessidade de uma ação imediata na área, a qual inclui uma investigação detalhada e a adoção de medidas emergenciais, visando a minimização das vias de exposição como a restrição do acesso de pessoas à área e suspensão do consumo de água subterrânea.

29 VALORES ORIENTADORES PARA SOLOS E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (CETESB) Fonte: CETESB (2014)

30 VALORES ORIENTADORES PARA SOLOS E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (CETESB) Fonte: CETESB (2014)

31 VALORES ORIENTADORES PARA SOLOS E ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (CETESB, 2014)

2) Como ocorre um processo de contaminação?

2) Como ocorre um processo de contaminação? Perguntas Frequentes : Áreas Contaminadas 1) O que é uma área contaminada? A Lei Estadual n 13.577, de 8 de julho de 2009, estabelece que área contaminada é uma área, terreno, local, instalação, edificação

Leia mais

GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS O que é uma Área Contaminada (AC)? Área contaminada pode ser definida como um local onde foi comprovada a existência de poluição ou contaminação, causada pela introdução de substâncias ou resíduos, por

Leia mais

FENSEG Federação Nacional de Seguros Gerais

FENSEG Federação Nacional de Seguros Gerais Federação Nacional de Seguros Gerais Gerenciamento de Áreas Contaminadas Estratégias, Legislação e Oportunidades (Lei 13.577 e Decreto 59.263) Sindicato da Seguradoras de São Paulo São Paulo, Abril de

Leia mais

ÁREAS CONTAMINADAS E RECURSOS HÍDRICOS

ÁREAS CONTAMINADAS E RECURSOS HÍDRICOS ÁREAS CONTAMINADAS E RECURSOS HÍDRICOS Eng. Alfredo C. C. Rocca Gerente da Divisão de Áreas Contaminadas da CETESB ÁREA CONTAMINADA Local onde há comprovadamente passivo de contaminação de solo e água

Leia mais

SEMINÁRIO SUL-BRASILEIRO DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

SEMINÁRIO SUL-BRASILEIRO DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS SEMINÁRIO SUL-BRASILEIRO DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS A SITUAÇÃO ATUAL DO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL FRENTE A RESOLUÇÃO CONAMA nº420/2009 Eng. Quím. Mário

Leia mais

Aspectos Normativos DD038/2017

Aspectos Normativos DD038/2017 Aspectos Normativos DD038/2017 Eng. Rodrigo César de Araújo Cunha, Dr. Setor de Avaliação e Auditoria de Áreas Contaminadas CETESB Área contaminada Área onde há comprovadamente poluição causada por quaisquer

Leia mais

CONTAMINAÇÃO DE SOLOS: LEGISLAÇÃO APLICÁVEL

CONTAMINAÇÃO DE SOLOS: LEGISLAÇÃO APLICÁVEL CONTAMINAÇÃO DE SOLOS: LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Otávio Eurico de Aquino Branco Março de 2015 INTRODUÇÃO SUMÁRIO BASE LEGAL DA AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO DE SOLOS GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS FUNDAMENTOS

Leia mais

Áreas Contaminadas Aspectos Técnicos e Legais

Áreas Contaminadas Aspectos Técnicos e Legais COMPANHIA AMBIENTAL DO ESTADO DE SÃO PAULO Vice Presidência Áreas Contaminadas Aspectos Técnicos e Legais Rodrigo César de Araújo Cunha Setor de Recursos para Investigação e Remediação de Áreas Contaminadas

Leia mais

Engª Ambiental Larissa C. Lopes Cal AGOSTO 2017 GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS E O MERCADO IMOBILIÁRIO

Engª Ambiental Larissa C. Lopes Cal AGOSTO 2017 GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS E O MERCADO IMOBILIÁRIO Engª Ambiental Larissa C. Lopes Cal AGOSTO 2017 GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS E O MERCADO IMOBILIÁRIO Tópicos Definição de Áreas Contaminadas Arcabouço legal e técnico Etapas do Gerenciamento de

Leia mais

CONTAMINAÇÃO DE SOLOS: LEGISLAÇÃO APLICÁVEL. Otávio Eurico de Aquino Branco Maio de 2016

CONTAMINAÇÃO DE SOLOS: LEGISLAÇÃO APLICÁVEL. Otávio Eurico de Aquino Branco Maio de 2016 CONTAMINAÇÃO DE SOLOS: LEGISLAÇÃO APLICÁVEL Otávio Eurico de Aquino Branco Maio de 2016 SUMÁRIO INTRODUÇÃO BASE LEGAL DA AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO DE SOLOS GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS COMENTARIOS

Leia mais

Gerenciamento de Áreas Contaminadas do Estado do Rio Janeiro

Gerenciamento de Áreas Contaminadas do Estado do Rio Janeiro qqaaa Gerenciamento de Áreas Contaminadas do Estado do Rio Janeiro Cadastro de Áreas Contaminadas e Reabilitadas 1ª Edição Instituto Estadual do Ambiente FICHA TÉCNICA Diretora de Licenciamento Ambiental

Leia mais

Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo

Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo CETESB Companhia Ambiental do Estado de São Paulo Elton Gloeden (Gerente do Departamento de Áreas Contaminadas) Novembro de 2012 GERENCIAMENTO

Leia mais

Atualidades sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo

Atualidades sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo Atualidades sobre o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo CETESB Companhia Ambiental do Estado de São Paulo Novembro 2011 GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS Conjunto de medidas que

Leia mais

IV Fórum de Recursos Hídricos

IV Fórum de Recursos Hídricos IV Fórum de Recursos Hídricos CRQ-IV São Paulo, 17 de março de 2016 Panorama da Situação Atual das Áreas Contaminadas Eng. Rodrigo César de Araújo Cunha, Dr. Setor de Avaliação e Auditoria de Áreas Contaminadas

Leia mais

Os Novos Procedimentos para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo

Os Novos Procedimentos para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo Os Novos Procedimentos para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo Base Legal no Estado de São Paulo Lei 13.577, de 08/07/09 - dispõe sobre diretrizes e procedimentos para a proteção

Leia mais

Unidade 4 A Terra e o solo

Unidade 4 A Terra e o solo Sugestões de atividades Unidade 4 A Terra e o solo 6 CIÊNCIAS 1 Ciências Solo e erosão 1. Apesar da exuberância da Floresta Amazônica, é comum dizer que o solo amazônico não contém grande quantidade de

Leia mais

ÁREAS CONTAMINADAS: GERENCIAMENTO E ESTUDO DE CASO. Otávio Eurico de Aquino Branco Abril de 2013

ÁREAS CONTAMINADAS: GERENCIAMENTO E ESTUDO DE CASO. Otávio Eurico de Aquino Branco Abril de 2013 ÁREAS CONTAMINADAS: GERENCIAMENTO E ESTUDO DE CASO Otávio Eurico de Aquino Branco Abril de 2013 SUMÁRIO INTRODUÇÃO BASE LEGAL DA AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO DE SOLOS GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS PANORAMA

Leia mais

Decisão de Diretoria 038/2017/C ENG. RODRIGO CÉSAR DE ARAUJO CUNHA, DR.

Decisão de Diretoria 038/2017/C ENG. RODRIGO CÉSAR DE ARAUJO CUNHA, DR. Decisão de Diretoria 038/2017/C ENG. RODRIGO CÉSAR DE ARAUJO CUNHA, DR. Evolução do número de áreas cadastradas CETESB, 2017 DISTRIBUIÇÃO DAS ACs POR ATIVIDADE 1002/917 (17,7%) 300/278 (5,3%) 172/156 (3%)

Leia mais

Os Novos Procedimentos para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo

Os Novos Procedimentos para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo Os Novos Procedimentos para o Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo Base Legal no Estado de São Paulo Lei 13.577, de 08/07/09 - dispõe sobre diretrizes e procedimentos para a proteção

Leia mais

GESTÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO

GESTÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO FEDERAÇÃO DAS INDUSTRIAS DO ESTADO DE SÃOPAULO - FIESP XII SEMANA FIESP-CIESP DE MEIO AMBIENTE 07 A 09 DE JUNHO DE 2010 GESTÃO DE ÁREAS CONTAMINADAS NO ESTADO DE SÃO PAULO Eng. Alfredo C. C. Rocca Gerente

Leia mais

Toxicologia Ambiental: um olhar para as áreas contaminadas. Prof. Dr. Fábio Kummrow

Toxicologia Ambiental: um olhar para as áreas contaminadas. Prof. Dr. Fábio Kummrow Toxicologia Ambiental: um olhar para as áreas contaminadas Prof. Dr. Fábio Kummrow fkummrow@unifesp.br 20/01/2017 Definição de área contaminada (CETESB): Uma área contaminada pode ser definida como uma

Leia mais

Setor Imobiliário: A Importância da Recuperação de Áreas Industriais

Setor Imobiliário: A Importância da Recuperação de Áreas Industriais Setor Imobiliário: A Importância da Recuperação de Áreas Industriais Dr. José Francisco Heitzmann Jr. Tópicos Contexto Histórico Legislação Metodologias de Avaliação Técnicas de Investigação / Remediação

Leia mais

Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas. Rodrigo Cunha CETESB

Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas. Rodrigo Cunha CETESB VI Seminário de Políticas de Gestão da Qualidade do Solo e das Águas Subterrâneas AVALIAÇÃO DE RISCO NOVOS PROCEDIMENTOS ADOTADOS PELA CETESB Rodrigo Cunha CETESB São Paulo, 25 de setembro de 2008 PROCEDIMENTO

Leia mais

ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DE RISCO POR RESÍDUOS PERIGOSOS NO BAIRRO MANSÕES SANTO ANTÔNIO MUNICÍPIO DE CAMPINAS SÃO PAULO I. INTRODUÇÃO

ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DE RISCO POR RESÍDUOS PERIGOSOS NO BAIRRO MANSÕES SANTO ANTÔNIO MUNICÍPIO DE CAMPINAS SÃO PAULO I. INTRODUÇÃO ESTUDOS DE AVALIAÇÃO DE RISCO POR RESÍDUOS PERIGOSOS NO BAIRRO MANSÕES SANTO ANTÔNIO MUNICÍPIO DE CAMPINAS SÃO PAULO I. INTRODUÇÃO 2005 1.1. Metodologia de avaliação de risco da ATSDR O processo de industrialização

Leia mais

SEMINÁRIO SUL-BRASILEIRO DE Gerenciamento de Áreas Contaminadas ABES-RS

SEMINÁRIO SUL-BRASILEIRO DE Gerenciamento de Áreas Contaminadas ABES-RS AS AÇÕES DAS INDÚSTRIAS NO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS E OS PROBLEMAS ENFRENTADOS SEMINÁRIO SUL-BRASILEIRO DE Gerenciamento de Áreas Contaminadas ABES-RS Torvaldo Antônio Marzolla Filho Coordenador

Leia mais

clorados, continuam a migrar através do nível d água e da zona saturada até que seja atingida uma barreira impermeável (Alvarez-Cohen, 1993).

clorados, continuam a migrar através do nível d água e da zona saturada até que seja atingida uma barreira impermeável (Alvarez-Cohen, 1993). 1 Introdução A zona vadosa, ou não saturada, constitui um domínio através do qual a água de recarga deve passar para atingir o nível do lençol freático. Os estudiosos da ciência dos solos foram os pioneiros

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA ANALISE DOS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO NA REABILITAÇÃO DE BROWNFIELDS URBANOS

A IMPORTÂNCIA DA ANALISE DOS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO NA REABILITAÇÃO DE BROWNFIELDS URBANOS A IMPORTÂNCIA DA ANALISE DOS RISCOS DE CONTAMINAÇÃO NA REABILITAÇÃO DE BROWNFIELDS URBANOS Magda Adelaide Lombardo (Professora Titular da Universidade Estadual Paulista / Centro de Análise e Planejamento

Leia mais

Conhecendo as Bases da Legislação Ambiental e sua Aplicação na Gestão de Áreas Contaminadas

Conhecendo as Bases da Legislação Ambiental e sua Aplicação na Gestão de Áreas Contaminadas Conhecendo as Bases da Legislação Ambiental e sua Aplicação na Gestão de Áreas Contaminadas Fernando Tabet Tabet, Paulino, Bueno & Franco Advogados Causas de Contaminação Poluição Continuada (acidental

Leia mais

BEPA 2014;11(125):25-32

BEPA 2014;11(125):25-32 Artigo de Atualização Vigilância em Saúde de populações expostas a solo contaminado Vigisolo no estado de São Paulo * Health Surveillance of exposed populations to a contaminated soil Vigisolo in São Paulo

Leia mais

Áreas contaminadas no contexto urbano

Áreas contaminadas no contexto urbano Áreas contaminadas no contexto urbano O desafio da revitalização de áreas contaminadas como instrumento da gestão sustentável do solo urbano Andreas Marker Evolução das políticas voltadas a Proteção do

Leia mais

A importância do Gerenciamento de Áreas Contaminadas na proteção das águas subterrâneas São Paulo 19 de dezembro de 2013

A importância do Gerenciamento de Áreas Contaminadas na proteção das águas subterrâneas São Paulo 19 de dezembro de 2013 A importância do Gerenciamento de Áreas Contaminadas na proteção das águas subterrâneas São Paulo 19 de dezembro de 2013 Mateus Delatim Simonato Hidrogeólogo, Msc. Tupã SP Aquíferos no Estado de São Paulo

Leia mais

III SEMINÁRIO SUL BRASILEIRO DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

III SEMINÁRIO SUL BRASILEIRO DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS III SEMINÁRIO SUL BRASILEIRO DE GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS PROCEDIMENTOS DA FEPAM NO LICENCIAMENTO DE ÁREAS COM POTENCIAL DE CONTAMINAÇÃO NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL Eng. Quím. Mário Kolberg

Leia mais

Eliminação e Recuperação de Lixões em Minas Gerais: estágio atual e perspectivas

Eliminação e Recuperação de Lixões em Minas Gerais: estágio atual e perspectivas SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Eliminação e Recuperação de Lixões em Minas Gerais: estágio atual e perspectivas Cíntia Guimarães dos Santos Gerência de Áreas Contaminadas/GERAC

Leia mais

Responsabilidade Civil e a Gestão de Áreas Contaminadas. Annelise Monteiro Steigleder

Responsabilidade Civil e a Gestão de Áreas Contaminadas. Annelise Monteiro Steigleder Responsabilidade Civil e a Gestão de Áreas Contaminadas Annelise Monteiro Steigleder Áreas Contaminadas Local onde há poluição ou contaminação, potencial ou efetiva, causada pela introdução de substâncias

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA GERENCIAMENTO DE

PROCEDIMENTO PARA GERENCIAMENTO DE PROCEDIMENTO PARA GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS AESAS ELTON GLOEDEN CETESB Setembro de 2008 PROCEDIMENTO PARA GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS RD 007/00/C/E (18.01.2000) RD 023/00/C/E (15.06.2000)

Leia mais

Geotécnica Ambiental. Aula 1 : Introdução a Geotecnia

Geotécnica Ambiental. Aula 1 : Introdução a Geotecnia Geotécnica Ambiental Aula 1 : Introdução a Geotecnia Geotecnia - Terça-feira Mês Dia Aula Assunto fevereiro 3 Aula 1 Introdução a geotecnia/ Revisão sobre solos 10 Aula 2 Revisão sobre solos 17 NÃO HAVERÁ

Leia mais

Decisão de Diretoria 038/2017/C Aspectos Técnicos e Administrativos

Decisão de Diretoria 038/2017/C Aspectos Técnicos e Administrativos Decisão de Diretoria 038/2017/C Aspectos Técnicos e Administrativos WORKSHOP ABES - FEPAM RODRIGO CÉSAR DE ARAUJO CUNHA Porto Alegre, 23 de Agosto de 2017 Evolução do número de áreas cadastradas CETESB,

Leia mais

Resolução CONAMA 420/09 e Gerenciamento de Áreas Contaminadas em Âmbito Nacional

Resolução CONAMA 420/09 e Gerenciamento de Áreas Contaminadas em Âmbito Nacional Resolução CONAMA 420/09 e Gerenciamento de Áreas Contaminadas em Âmbito Nacional Agosto/2011 Gerenciamento de Áreas Contaminadas Conjunto de medidas que assegurem o conhecimento das características dessas

Leia mais

I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo MESA REDONDA 6 Fundo para Áreas Contaminadas no Brasil. Aspectos Institucionais

I Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo MESA REDONDA 6 Fundo para Áreas Contaminadas no Brasil. Aspectos Institucionais I Congresso Internacional de Subterrâneo MESA REDONDA 6 Fundo para Áreas Contaminadas no Brasil Aspectos Institucionais Sérgia de Souza Oliveira MMA/SMCQ/DQAM Setembro/2009 Áreas Contaminadas Na década

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA POR

AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA POR AVALIAÇÃO DE RISCO À SAÚDE HUMANA POR METAIS PESADOS SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO - BAHIA CAPÍTULO I INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO Há mais de 25 anos as instituições públicas, a sociedade e a comunidade que vive

Leia mais

Cavas de Mina: Uso para disposição de resíduos Possibilidades e Restrições Riscos de contaminação e cuidados ambientais relacionados à disposição de r

Cavas de Mina: Uso para disposição de resíduos Possibilidades e Restrições Riscos de contaminação e cuidados ambientais relacionados à disposição de r 21/10/2003 Cavas de Mina: Uso para disposição de resíduos Possibilidades e Restrições Riscos de contaminação e cuidados ambientais relacionados à disposição de resíduos sólidos ESSENCIS SOLUÇÕES AMBIENTAIS

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 A nova Norma Regulamentadora NR-20, em seu item 20.14.2, determina que a empresa deve elaborar o plano de resposta

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS e ÁREAS CONTAMINADAS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP

RESÍDUOS SÓLIDOS e ÁREAS CONTAMINADAS. Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP RESÍDUOS SÓLIDOS e ÁREAS CONTAMINADAS Profa. Dra. Wanda M. Risso Günther FSP/USP 1 POLUIÇÃO DO SOLO MOTIVO DE PREOCUPAÇÃO ATUAL DEVIDO A: Aspectos de proteção à Saúde Pública e ao Ambiente Publicidade

Leia mais

Aspectos jurídicos DD CETESB 38/2017

Aspectos jurídicos DD CETESB 38/2017 Aspectos jurídicos DD CETESB 38/2017 Lina Pimentel Garcia 25/05/2017 Aspectos Gerais Resumo do histórico da legislação de áreas contaminadas 2007: Primeiro manual de gerenciamento da CETESB (DD 103/2007);

Leia mais

Lauralice de C. F. Canale Prof. Associada EESC/USP

Lauralice de C. F. Canale Prof. Associada EESC/USP LUBRIFICANTES&LUBRIFICAÇÃO INDUSTRIAL R. Carreteiro P.N. Belmiro ASM Handbook Volume 18 CURSO DE GESTÃO DE ÓLEO LUBRIFICANTE AUTOMOTIVO USADO Eng. Mecânico Carlos Alexandre Thalheimer Lauralice de C. F.

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS

DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS GLOSSÁRIO Danilo José P. da Silva Série Sistema de Gestão Ambiental Viçosa-MG/Janeiro/2011 Glossário

Leia mais

Contaminação de aqüíferos por compostos imiscíveis à água subterrânea

Contaminação de aqüíferos por compostos imiscíveis à água subterrânea Contaminação de aqüíferos por compostos imiscíveis à água subterrânea World Bank Dr. Ricardo Hirata Instituto de Geociências - USP GW-MATE - World Bank rhirata@usp.br Quem são os DNAPL (dense nonaqueous

Leia mais

Gestão e Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Gestão e Gerenciamento de Áreas Contaminadas Gestão e Gerenciamento de Áreas Contaminadas São Paulo, 1 de junho de 2017 Sobre o IPT Fundado em 1899 Pioneirismo em áreas de metrologia, construção civil, meio ambiente e transportes Vinculado à Secretaria

Leia mais

ANÁLISE DE RISCO Gerenciamento de Rotas de Exposição

ANÁLISE DE RISCO Gerenciamento de Rotas de Exposição Gerenciamento de Rotas de Exposição Alex Barbieri 08 de Dezembro de 2005 GEOKLOCK Av. Nações Unidas, 13.797 - Bl.II - 14º Andar - 04794-000 São Paulo - SP - Brasil csdgeo@geoklock.com.br - www.geoklock.com.br

Leia mais

Seminário Riscos e Seguros Ambientais

Seminário Riscos e Seguros Ambientais Seminário Riscos e Seguros Ambientais Ferramentas de Apoio para Gestão e Transferência de Riscos Ambientais Análise prática para orientação preliminar aos potenciais segurados 27.04.2016 Horário da Palestra:

Leia mais

Gestão de Áreas Contaminadas baseada na Lei Engº Rodrigo César de Araújo Cunha, Dr. Setor de Áreas Contaminadas CETESB

Gestão de Áreas Contaminadas baseada na Lei Engº Rodrigo César de Araújo Cunha, Dr. Setor de Áreas Contaminadas CETESB Gestão de Áreas Contaminadas baseada na Lei 13577 Engº Rodrigo César de Araújo Cunha, Dr. Setor de Áreas Contaminadas CETESB DISTRIBUIÇÃO POR ATIVIDADE 471 (13%) 147 (4%) 96 (3%) Outras fontes 25 (1%)

Leia mais

Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos e seus Impactos Ambientais. Angélica S. Gutierrez

Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos e seus Impactos Ambientais. Angélica S. Gutierrez Tratamento de Resíduos Sólidos Orgânicos e seus Impactos Ambientais Angélica S. Gutierrez OBJETIVO Compreender o impacto causado pelos resíduos sólidos orgânicos no solo e na água subterrânea. Leis ambientais

Leia mais

Aplicação de Peróxido de Hidrogênio como Agente Remediador em Área Impactada por Contaminantes Organoclorados

Aplicação de Peróxido de Hidrogênio como Agente Remediador em Área Impactada por Contaminantes Organoclorados Aplicação de Peróxido de Hidrogênio como Agente Remediador em Área Impactada por Contaminantes Organoclorados Alaine Cunha Servmar Serviços Técnicos Ambientais Ltda. VIII Seminário Internacional sobre

Leia mais

1.2. Aspectos Legais. Constituição Federal

1.2. Aspectos Legais. Constituição Federal 15 1 Introdução O desenvolvimento industrial do ultimo século, ocorreu, em sua maioria, de forma desordenada, acarretando inúmeros problemas de contaminação de solos e águas subterrâneas com resíduos perigosos

Leia mais

Mesa Redonda sobre Produtos Remediadores

Mesa Redonda sobre Produtos Remediadores Mesa Redonda sobre Produtos Remediadores (CONAMA 314) São Paulo, Setembro de 2013 Alexandre Maximiano, MsC. Diretor Técnico AESAS TECNOHIDRO Projetos Ambientais São Paulo, SP copyright 2013. Alexandre

Leia mais

TECNOHIDRO Projetos Ambientais

TECNOHIDRO Projetos Ambientais Gerenciamento de Áreas em Minas Gerais Seminário FEAM: Avaliação de Risco a Saúde Humana no Gerenciamento de Áreas FEAM-MG Belo Horizonte, 17 de agosto de 2011 TECNOHIDRO Projetos Ambientais Alexandre

Leia mais

Investigação de PASSIVO AMBIENTAL. Entendendo o que é

Investigação de PASSIVO AMBIENTAL. Entendendo o que é Investigação de PASSIVO AMBIENTAL Entendendo o que é PASSIVO AMBIENTAL Diversos tipos de atividades econômicas desempenhadas por empresas utilizam recursos naturais, sendo que o resultado desta ação pode

Leia mais

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1

EBI 123 de Pedome. Diana Dinis Nº7. Inês Marques Nº9. Sónia Nunes Nº20. Vera Oliveira Nº23 8ºB 1 Poluição do Solo Trabalho elaborado por: Diana Dinis Nº7 Inês Marques Nº9 Sónia Nunes Nº20 Vera Oliveira Nº23 Turma: Disciplina: Ciências Naturais Professora: Raquel Soares 1 Índice Poluição do Solo...

Leia mais

Avaliação de risco e legislação ambiental

Avaliação de risco e legislação ambiental VII Seminário Internacional sobre Remediação e Revitalização de Áreas Contaminadas Avaliação de risco e legislação ambiental Ana Luiza Silva Spínola 21 de outubro de 2010 Contextualização Planejamento

Leia mais

A contaminação do solo e a destinação de resíduos sólidos

A contaminação do solo e a destinação de resíduos sólidos A contaminação do solo e a destinação de resíduos sólidos A prevenção da contaminação do solo nos Postos de Serviços e a destinação das embalagens de óleo em conformidade com a Política Nacional de Resíduos

Leia mais

Indústria Comércio Resíduo Acidentes Desconhecida. Figura Distribuição das áreas contaminadas em relação à atividade (CETESB, 2006).

Indústria Comércio Resíduo Acidentes Desconhecida. Figura Distribuição das áreas contaminadas em relação à atividade (CETESB, 2006). 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 757 Posto de Combustível 800 700 600 500 400 300 200 127 100 38 32 3 2 0 Indústria Comércio Resíduo Acidentes Desconhecida Figura822.10.18. Distribuição das áreas

Leia mais

Metodologia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Metodologia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas Metodologia de Gerenciamento de Áreas Contaminadas Geol. Giovanna Setti Galante Presidente AESAS Superintendente Essencis Soluções Ambientais 17/08/2011 PASSIVOS - Como são gerados? Custos? Contaminação?

Leia mais

A experiência do Estado de São Paulo e a visão da Câmara dos Deputados. Deputado Federal Arnaldo Jardim

A experiência do Estado de São Paulo e a visão da Câmara dos Deputados. Deputado Federal Arnaldo Jardim ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental 2º Seminário Regional Sudeste sobre Resíduos Sólidos Desafios das Políticas para uma Gestão Integrada de Resíduos Sólidos A experiência do

Leia mais

Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado - VIGISOLO MÓDULO III - LEGISLAÇÕES

Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado - VIGISOLO MÓDULO III - LEGISLAÇÕES Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Solo Contaminado - VIGISOLO MÓDULO III - LEGISLAÇÕES Site PISAST http://pisast.saude.gov.br:8080/pisast/saudeambiental/legislacao-relacionada/legislacaorelacionada

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM NATAL SOB A ÓTICA DO PRINCÍPIO DO POLUIDOR PAGADOR. Gilka da Mata Dias 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM NATAL SOB A ÓTICA DO PRINCÍPIO DO POLUIDOR PAGADOR. Gilka da Mata Dias 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO DE ADEQUAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS EM NATAL SOB A ÓTICA DO PRINCÍPIO DO POLUIDOR PAGADOR Gilka da Mata Dias 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende avaliar o Projeto de Adequação

Leia mais

O que são Áreas Contaminadas???

O que são Áreas Contaminadas??? O que são Áreas Contaminadas??? Uma área contaminada pode ser definida como uma área, local ou terreno onde há comprovadamente poluição ou contaminação, causada pela introdução de quaisquer substâncias

Leia mais

III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Porto Alegre, 11 e 12 de novembro de 2015

III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas. Porto Alegre, 11 e 12 de novembro de 2015 III Seminário Sul-Brasileiro Gerenciamento de Áreas Contaminadas Porto Alegre, 11 e 12 de novembro de 2015 Evolução e Perspectivas do Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Estado de São Paulo Eng. Rodrigo

Leia mais

Remediação para Postos de Serviço

Remediação para Postos de Serviço Remediação para Postos de Serviço MODULO 3 Gestores e Técnicos Ambientais Processos de Remediação Projeto de Remediação Conteúdo Programático MODULO III Outros aspectos que devem ser considerados: Condição

Leia mais

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água

Pressão antropogénica sobre o ciclo da água O CICLO DA ÁGUA Pressão antropogénica sobre o ciclo da água 2. Poluição difusa 3. Poluição urbana 1. Rega 8. Barragens 7. Erosão do solo 4. Poluição industrial 5. Redução das zonas húmidas Adaptado de:

Leia mais

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL Prof. Marcelo da Rosa Alexandre

QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL Prof. Marcelo da Rosa Alexandre QUÍMICA ANALÍTICA AMBIENTAL 106213 Prof. Marcelo da Rosa Alexandre INFLUÊNCIA HUMANA SOBRE O MEIO AMBIENTE Industrialização Efeitos sobre habitat e saúde Preocupação ambiental Poluentes no Meio Ambiente

Leia mais

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Os riscos de gases e vapores nocivos no subsolo. Marcela Maciel de Araújo

COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº Os riscos de gases e vapores nocivos no subsolo. Marcela Maciel de Araújo COMUNICAÇÃO TÉCNICA Nº 173943 Os riscos de gases e vapores nocivos no subsolo Marcela Maciel de Araújo Palestra apresentada no 1.Seminário Indústria & Meio Ambiente: Bacia Alto Tietê, Suzano SESI, 2015.

Leia mais

LICENÇA DE OPERAÇÃO E RECUPERAÇÃO

LICENÇA DE OPERAÇÃO E RECUPERAÇÃO O Instituto Estadual do Ambiente - INEA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei nº 5.101, de 4 de outubro de 2007 e pelo Decreto nº 41.628, de 12 de janeiro de 2009, e suas modificações

Leia mais

CÓDIGO NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO ESTADO DE SÃO PAULO: COMO DESARMAR ESSA BOMBA RELÓGIO?

CÓDIGO NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO ESTADO DE SÃO PAULO: COMO DESARMAR ESSA BOMBA RELÓGIO? CÓDIGO 11241 - NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO ESTADO DE SÃO PAULO: COMO DESARMAR ESSA BOMBA RELÓGIO? Dra. Claudia Varnier Dr. Ricardo Hirata, Dr. José Luiz Albuquerque Filho, José Eduardo Campos, MSc.

Leia mais

Avaliação e Remediação Ambiental no Contexto da Resolução 420/2009. Seminário Sul-Brasileiro de Gerenciamento de Áreas Contaminadas

Avaliação e Remediação Ambiental no Contexto da Resolução 420/2009. Seminário Sul-Brasileiro de Gerenciamento de Áreas Contaminadas Avaliação e Remediação Ambiental no Contexto da Resolução 420/2009. Seminário Sul-Brasileiro de Gerenciamento de Áreas Contaminadas Marilda M. G. Ramos Vianna Porto Alegre, 3 e 4 setembro de 2012 INCT-EMA/CEPEMA

Leia mais

GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS E SUA RECUPERAÇÃO

GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS E SUA RECUPERAÇÃO GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS E SUA RECUPERAÇÃO Geol. Giovanna Cristina Setti Galante Presidente AESAS Assoc. Bras. de Empresas de AESAS Fundada em 18/04/2002, conta atualmente com 19 associados

Leia mais

CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO

CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO CARGAS DIFUSAS URBANAS DE POLUIÇÃO Urbanização População aumenta Edificação aumenta Rejeitos aumentam Demanda aumenta Área impermeável Drenagem é aumenta modificada Problemas de Recursos Hídricos Clima

Leia mais

SANEAMENTO E AMBIENTE: 3º ENCONTRO DA ENGENHARIA. Confinamento de Resíduos Industriais: técnicas e materiais

SANEAMENTO E AMBIENTE: 3º ENCONTRO DA ENGENHARIA. Confinamento de Resíduos Industriais: técnicas e materiais SANEAMENTO E AMBIENTE: 3º ENCONTRO DA ENGENHARIA Confinamento de Resíduos Industriais: técnicas e materiais Riscos de contaminação do solo e da água subterrânea Eng. Quím. Mário Kolberg Soares GERENCIAMENTO

Leia mais

VOLTA GRANDE IV III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo

VOLTA GRANDE IV III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo VOLTA GRANDE IV III Congresso Internacional de Meio Ambiente Subterrâneo Outubro/2013 HARSCO Beneficiamento de escória Volta Grande IV Células I e II APE02 Out/1985 Concessão de Licença de Instalação de

Leia mais

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus UnisulVirtual. TÍTULO: Solo Contaminado na USP Leste (São Paulo)

Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus UnisulVirtual. TÍTULO: Solo Contaminado na USP Leste (São Paulo) Universidade do Sul de Santa Catarina Unisul Campus UnisulVirtual Unidade de Aprendizagem: Conservação e Recuperação Ambiental Curso: Gestão Ambiental Professor: Jairo Afonso Henkes, M. Sc. Nome do aluno:

Leia mais

A importância do descarte correto de EPI s

A importância do descarte correto de EPI s A importância do descarte correto de EPI s LEI DE CRIMES AMBIENTAIS Os epi s após serem usados devem ser descartados quando não oferecem mais os níveis de proteção exigidos. Recentemente a diretriz de

Leia mais

LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS LIC. Riscos Ambientais Potenciais na Avaliação de Imóveis Urbanos

LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS LIC. Riscos Ambientais Potenciais na Avaliação de Imóveis Urbanos LEVANTAMENTO DE INDÍCIOS DE CONTAMINAÇÃO EM IMÓVEIS URBANOS LIC Riscos Ambientais Potenciais na Avaliação de Imóveis Urbanos Resumo Executivo Riscos Potenciais Listas Públicas de Áreas Contaminadas Atividades

Leia mais

Incinerados Reduzir Reutilizar Reciclar. com produzindo. contaminação. sanitários. Aterros. céu aberto. Lixeira a

Incinerados Reduzir Reutilizar Reciclar. com produzindo. contaminação. sanitários. Aterros. céu aberto. Lixeira a 64 BioDesafios 12 ọ Ano Guia do Professor 5 Mapa de conceitos Eliminar materiais sólidos Degradação dos recursos pode ser minimizada através de Tratamento de resíduos Águas residuais Resíduos sólidos Política

Leia mais

PHD Hidrologia Aplicada. Águas Subterrâneas (2) Prof. Dr. Kamel Zahed Filho Prof. Dr. Renato Carlos Zambon

PHD Hidrologia Aplicada. Águas Subterrâneas (2) Prof. Dr. Kamel Zahed Filho Prof. Dr. Renato Carlos Zambon PHD2307 - Hidrologia Aplicada Águas Subterrâneas (2) Prof. Dr. Kamel Zahed Filho Prof. Dr. Renato Carlos Zambon 1 área de recarga do aquífero confinado superfície piezométrica do aquífero confinado lençol

Leia mais

Sistema Estadual do Meio Ambiente- SISEMA

Sistema Estadual do Meio Ambiente- SISEMA Sistema Estadual do Meio Ambiente- SISEMA RELATÓRIO DA LISTA DE ÁREAS CONTAMINADAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS - 2009 Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Secretária de Estado de Meio Ambiente

Leia mais

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL A PUMA TAMBORES, com o objetivo de divulgar a sua política ambiental e conscientizar seus fornecedores e prestadores de serviços quanto aos aspectos ambientais, elaborou este Manual de Requisitos Ambientais

Leia mais

DECISÃO DE DIRETORIA Nº 103/2007/C/E, de 22 de junho de 2007.

DECISÃO DE DIRETORIA Nº 103/2007/C/E, de 22 de junho de 2007. COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL Referente ao Relatório à Diretoria Nº 001/2007/C/E, de 11/06/2007 Processo 2/2006/321/P Relatores: Otavio Okano e Marcelo Minelli DECISÃO DE DIRETORIA Nº

Leia mais

Intrusão de Vapores em Ambientes Fechados: Conceitos Básicos, Avaliação e Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Brasil

Intrusão de Vapores em Ambientes Fechados: Conceitos Básicos, Avaliação e Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Brasil Intrusão de Vapores em Ambientes Fechados: Conceitos Básicos, Avaliação e Gerenciamento de Áreas Contaminadas no Brasil José Carlos Rocha Gouvêa Júnior jose.gouvea@csn.com.br Gerente de Projetos e Passivos

Leia mais

Gestão de Áreas Contaminadas - o caso da USP Leste

Gestão de Áreas Contaminadas - o caso da USP Leste Gestão de Áreas Contaminadas - o caso da USP Leste Fabiana Alves Cagnon, Msc Geóloga São Paulo, agosto 2016 Fabiana Alves Cagnon é geóloga formada na USP, com mestrado em Hidrogeologia (USP) e tem 20 anos

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS

PROCEDIMENTO PARA GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS (a que se refere o artigo 1º da Decisão de Diretoria nº 103/2007/C/E) PROCEDIMENTO PARA GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS SUMÁRIO SUMÁRIO...1 LISTA DE SIGLAS... 2 1 INTRODUÇÃO...3 2 DEFINIÇÕES...4 3

Leia mais

1º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água NORMAS TÉCNICAS ABNT

1º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água NORMAS TÉCNICAS ABNT 1º Encontro Preparatório da Engenharia e Agronomia para o 8º Fórum Mundial da Água NORMAS TÉCNICAS ABNT Campinas, 23 de Março de 2017 Química Monica Betterelli Diretora de Qualidade da AESAS Associação

Leia mais

A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE CUBATÃO. 25 anos

A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE CUBATÃO. 25 anos A RECUPERAÇÃO AMBIENTAL DE CUBATÃO 25 anos Cronologia Ambiental 1922 Instalação da primeira indústria em Cubatão (Santista de Papel) 1975 1976 18 Indústrias já estão instaladas em Cubatão Lei de Controle

Leia mais

8º Fórum Mundial da Água (Reunião Preparatória) CREA-SP

8º Fórum Mundial da Água (Reunião Preparatória) CREA-SP 8º Fórum Mundial da Água (Reunião Preparatória) CREA-SP Campinas, 23 de março de 2017 Geol. MSc. Rivaldo Mello Diretor Associação Brasileira de Empresas de Consultoria e Engenharia Ambiental Temas 1ª Parte

Leia mais

6510 Regulamentação da Lei Federal Alemã de Proteção do Solo e de AC (RLFPS)

6510 Regulamentação da Lei Federal Alemã de Proteção do Solo e de AC (RLFPS) 6510 Regulamentação da Lei Federal Alemã de Proteção do Solo e de AC (RLFPS) 1 Introdução A lei federal alemã de proteção de solos de áreas contaminadas e sua regulamentação representam o instrumento normativo

Leia mais

O Programa Atuação Responsável Gerenciamento do solo e sub-solo nas instalações industriais químicas

O Programa Atuação Responsável Gerenciamento do solo e sub-solo nas instalações industriais químicas O Programa Atuação Responsável Gerenciamento do solo e sub-solo nas instalações industriais químicas VI SEMINÁRIO DE POLÍTICAS DE GESTÃO DA QUALIDADE DO SOLO E DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS Centro Brasileiro

Leia mais

Áreas Contaminadas. Gerenciamento Estratégico. Renata Campetti Amaral Sócia Walter Hellmeister Consultor. Março/2016

Áreas Contaminadas. Gerenciamento Estratégico. Renata Campetti Amaral Sócia Walter Hellmeister Consultor. Março/2016 Áreas Contaminadas Gerenciamento Estratégico Renata Campetti Amaral Sócia Walter Hellmeister Consultor Março/2016 2016 Trench, Rossi e Watanabe Advogados Introdução Direito Ambiental Cenário Atual e Tendências

Leia mais

Avaliação e investigação de uma. e casos práticos. Victor Gustavo Chiari Engenheiro Civil 04/10/2013

Avaliação e investigação de uma. e casos práticos. Victor Gustavo Chiari Engenheiro Civil 04/10/2013 Avaliação e investigação de uma área contaminada: abordagem e casos práticos Victor Gustavo Chiari Engenheiro Civil 04/10/2013 THE HOLDING GROUP SECI Engenharia Ambiental Engenharia Mecânica Real Estate

Leia mais

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA APLICADOS À PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS

MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA APLICADOS À PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS PHA3334 - Exploração de Recursos Naturais MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E DA ÁGUA APLICADOS À PRESERVAÇÃO DOS ECOSSISTEMAS Grupo 3 Alex Turkie Farina Douglas Vieira Flávio Utumi João Vitor Lucas Mendes

Leia mais

Hsa GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos. PROFa. WANDA R. GÜNTHER Departamento Saúde Ambiental FSP/USP

Hsa GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS. Resíduos Sólidos. PROFa. WANDA R. GÜNTHER Departamento Saúde Ambiental FSP/USP Hsa 109 - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Resíduos Sólidos PROFa. WANDA R. GÜNTHER Departamento Saúde Ambiental FSP/USP E-mail: wgunther@usp.br Resíduos Sólidos Interrelação: Ambiente Saúde HOMEM MEIO AMBIENTE

Leia mais

Principais Aspetos do Projeto-Lei Prosolos Prevenção da Contaminação e Remediação do Solo. Inv. Celeste Jorge LNEC e CPGA

Principais Aspetos do Projeto-Lei Prosolos Prevenção da Contaminação e Remediação do Solo. Inv. Celeste Jorge LNEC e CPGA Principais Aspetos do Projeto-Lei Prosolos Prevenção da Contaminação e Remediação do Solo Inv. Celeste Jorge LNEC e CPGA Sumário Introdução Funções do Solo Ameaças do Solo Projeto-Lei 2 Introdução O ano

Leia mais