Olimpíada Brasileira de Física a Fase. Prova para alunos de 1 o e 2 o anos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Olimpíada Brasileira de Física a Fase. Prova para alunos de 1 o e 2 o anos"

Transcrição

1 Olipíada Brasileira de Física a Fase Prova para alunos de 1 o e 2 o anos Leia atentaente as instruções abaixo: 1 Esta prova destina-se exclusivaente a alunos de 1 o e 2 o anos. 2 A prova conté vinte questões. Escolha oito para resolver, confore quadro abaixo. Cada questão te valor áxio de 6 (seis) pontos. Série Resolver 1 o ano quaisquer 8 probleas quaisquer 8 probleas dentre os seguintes: 2 o ano 2, 4, 6, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, Resolva as questões no Caderno de Resoluções, que se encontra e separado. 4 Identifique-se corretaente no Caderno de Resoluções. 5 A duração desta prova é de 4 horas. 6 Para a resolução das questões desta prova use, quando for o caso, os seguintes dados: aceleração da gravidade próxia à superfície da Terra: g = 10 /s 2 π = 3 densidade da água: ρ = 1,0 g/c 3 sen 30 o = cos 60 o = 0,50 sen 60 o = cos 30 o = 0,87

2 Olipíada Brasileira de Física/2004 2ª Fase 1º e 2º anos 1 OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA a Fase 1 o e 2 o anos QUESTÃO 1 (soente para 1 o ano) Ua bolinha de aço, abandonada a 1 de altura de u piso uito duro, realiza u oviento periódico de subida e descida, por tepo indeterinado se desconsideraros as perdas de energia na resistência do ar e nas colisões co o solo. De que altura deve-se abandonar, siultaneaente co a prieira, ua segunda bolinha para que a sua terceira colisão co o solo coincida co a quinta colisão da prieira bolinha? QUESTÃO 2 (1 o e 2 o anos) Dois rapazes brinca de tênis na praia. U deles dá ua raquetada na bola a 2,45 de altura, ipriindo-lhe ua velocidade de 72 k/h na horizontal. Qual deve ser a velocidade ínia do outro rapaz, situado inicialente a 20,3 à frente do prieiro, para que consiga aparar a bola antes que ela bata na areia? QUESTÃO 3 (soente para 1 o ano) E u plano inclinado cujo coeficiente de atrito cinético é µ, coloca-se dois blocos de assas e M, dispostos confore a figura abaixo, tais que, ao sere abandonados, o bloco de assa M desce. h M Considerando os fios e a polia ideais, deterine a velocidade dos blocos quando o bloco de assa M chegar ao solo. QUESTÃO 4 (1 o e 2 o anos) A figura representa dois baldes de assas M 1 e M 2, contendo cada u ua quantidade de areia de assa M. M 2 M 1 Considere a polia e os fios ideais. Supondo que a assa M 2 seja ligeiraente aior que a assa M 1 a) Qual a quantidade de areia que deve ser transferida do balde de assa M 1 para o balde de assa M 2 para que a aceleração do sistea auente de u fator f? b) Qual o aior valor de f possível? QUESTÃO 5 (soente para 1 o ano) U otorista, trafegando a 72 k/h, avista ua barreira eletrônica cuja velocidade áxia peritida é de 40 k/h. Quando está a 100 da barreira ele aciona continuaente o freio do carro e passa por ela a 36 k/h. Considerando que a assa do carro co os passageiros é de 1000 kg, a) qual a força resultante, suposta constante, sobre o carro ao longo desses 100? b) qual o trabalho dessa força resultante? QUESTÃO 6 (1 o e 2 o anos) U bloco de assa é abandonado sobre o trilho e desliza, a partir do ponto A, coo representado na figura abaixo. A C h A R B O coeficiente de atrito cinético entre o trilho e o bloco no trajeto AB é µ. A seção circular que se inicia no ponto B, não te atrito. a) Qual a enor velocidade que o bloco deve ter no ponto B para que consiga passar pelo ponto C? b) Qual a altura h A para que isso ocorra?

3 Olipíada Brasileira de Física/2004 2ª Fase 1º e 2º anos 2 QUESTÃO 7 (soente para 1 o ano) A figura abaixo representa u sistea conservativo. k -A 0 A O corpo é deslocado até a posição A e, e seguida, liberado, passando a oscilar entre as posições A e A. Reproduza a tabela abaixo no Caderno de Resoluções e coplete-a co os valores das energias cinética e potencial do corpo nas posições dadas. E cinética Posição A A/2 0 A/2 A E potencial Utilizando esses valores, esboce u gráfico das curvas das energias cinética e potencial e função da posição. Trace as duas curvas e u eso sistea de eixos coordenados. QUESTÃO 8 (1 o e 2 o anos) Ua bola, de assa igual a 100 g, é abandonada de ua altura de 1,25, bate no chão e torna a subir até a altura de 0,80. Desprezando a resistência do ar, deterine: a) o coeficiente de restituição; b) o ipulso do chão sobre a bola; c) a força áxia exercida pelo chão sobre a bola, considerando que a colisão dure 20 s e que a variação da força co o tepo seja coo no gráfico abaixo. F(N) t(s) QUESTÃO 9 (1 o e 2 o anos) Ua partícula é lançada verticalente, a partir do solo, co velocidade inicial v o. Adote u sistea referencial co orige no chão e positivo para cia. a) A partir do teorea ipulso-quantidade de oviento, soente, deterine ua expressão que forneça a velocidade da partícula e função do tepo. b) A partir do teorea-trabalho energia cinética, soente, deterine ua expressão que forneça a velocidade da partícula e função do deslocaento vertical. QUESTÃO 10 (1 o e 2 o anos) Considere u planeta co 1/4 da densidade édia da Terra e raio três vezes o raio da Terra. Sendo g o ódulo da aceleração da gravidade na superfície da Terra qual será a aceleração da gravidade g p na superfície do planeta? QUESTÃO 11 (1 o e 2 o anos) Ua janela basculante de assa M é antida aberta por ua haste pivotante de assa desprezível, coo representado na figura a seguir: 60 o L L Tanto a janela, quanto a haste possue copriento L. Se a janela está aberta na posição indicada na figura, a) deonstre que a força que a haste exerce sobre a janela está na direção da haste; b) deterine o ódulo dessa força.

4 Olipíada Brasileira de Física/2004 2ª Fase 1º e 2º anos 3 QUESTÃO 12 (1 o e 2 o anos) A superfície livre da água e ua caixa de descarga residencial está a ua altura de 25 c de sua base, onde existe u orifício de diâetro 5 c para a saída da água. U tapão de assa desprezível fecha o orifício, devido à ação da pressão da água. A descarga é disparada por eio de ua alavanca, tabé de assa desprezível, co apoio a 3 c da vertical sobre o tapão e haste de acionaento de 12 c. U esboço da caixa está na figura abaixo. 3c 12c F 25c tapão Qual a intensidade da força vertical F necessária para liberar o tapão? QUESTÃO 13 (1 o e 2 o anos) Ao se construir ua escala teroétrica arbitrária X, verificou-se que a teperatura de 40 X coincide co a da antiga escala de teperatura Réaur, que adota coo pontos fixos 0 R e 80 R. Verificou-se ainda que a teperatura de 75 X coincide co a da escala Celsius. Deterine na escala X a leitura de 0 C e a leitura de 80 R. QUESTÃO 14 (1 o e 2 o anos) U coletor de energia solar para aqueciento de água consiste de ua caixa co parede de vidro e fundo pintado de preto, que funciona coo ua estufa. A luz solar penetra pela parede transparente de vidro e a energia é absorvida pelo fundo negro, aquecendo-o. Essa energia é então transferida para a água, que passa dentro do coletor através de canos dispostos e vai-e-ve, aquecendo-a. Considere u sistea seelhante a esse no qual a água de u reservatório de 450 L, tericaente isolado, inicialente a 19 o C circula continuaente através desse dispositivo e atinge 39 o C após 8 horas de exposição solar. Desprezando as perdas de energia para o abiente, qual é a potência édia desse coletor de energia solar? Dados: calor específico da água = 4, J/kg o C e a densidade da água = 1,0 kg/l. QUESTÃO 15 (1 o e 2 o anos) U antigo relógio de pêndulo de aço (coeficiente de dilatação linear α = 10x10-6 o C -1 ) funciona corretaente durante o inverno. No verão, ele passa a atrasar o equivalente a 2 in por ês. Deterine a diferença entre as teperaturas édias de verão e inverno. QUESTÃO 16 (1 o e 2 o anos) Ua extreidade de ua barra de etal, de 5,0 c 2 de seção transversal e 50 c de copriento, é antida a 100 o C, e a outra extreidade está e contato co gelo fundente. Desprezando perda de energia por irradiação, quanto gelo fundirá e 1 h? Dados: condutividade do etal = 0,9 cal/(c s oc), calor latente de fusão do gelo = 80cal/g. QUESTÃO 17 (1 o e 2 o anos) U balão de ar quente te a assa de 100 kg, excluindo o ar, e volue de O ar externo está à teperatura de 15 o C, pressão de 100 kpa, densidade de 1,25 kg/ 3 e te assa olecular igual a 30 g/ol. A que teperatura deve ser aquecido o ar dentro do balão para que suba? Dado: Constante Universal dos Gases, R, igual a 8 J ol/k

5 Olipíada Brasileira de Física/2004 2ª Fase 1º e 2º anos 4 QUESTÃO 18 (1 o e 2 o anos) Ua aostra de 0,100 ols de u gás ideal sofre a transforação representada na figura abaixo. V( 3 ) T(K) Nessa transforação, o gás recebe ua quantidade de calor igual a 270 J. Considerando que a constante universal dos gases, R, vale 8 J ol/k, calcule a variação da energia interna do gás nesse processo. QUESTÃO 19 (1 o e 2 o anos) Parte do gráfico da distância-iage, i, e função da distância-objeto, o, edidas ao longo do eixo principal de u espelho esférico, é ostrada abaixo: i (c) o (c) Deterine: a) a distância focal do espelho; b) o tipo de espelho (se côncavo ou convexo). Se a distância-objeto for igual a 5 c, deterine: c) a distância-iage; d) o auento linear transversal; e) a natureza da iage (se real ou virtual, direita ou invertida). QUESTÃO 20 (1 o e 2 o anos) U raio de luz onocroático, vindo do ar, incide na face AB do prisa representado na figura e eerge rasante, paralelo à face AC, até encontrar ua lâina de faces paralelas, justaposta à face BC. A 53 o n ar B n 2 53 o C D n 3 F d Dados: n ar = 1,0 (índice de refração do ar); n 3 = 1,6 (índice de refração do aterial da lâina); D = 2,0 c (espessura da lâina de faces paralelas); c = 3, /s (velocidade da luz no ar). sen 53 o = 0,80; sen 37 o = 0,60; sen 23 o = 0,40; cos 30 o = 0,87; Deterine: a) A velocidade da luz no interior do prisa. b) O ângulo de refração. c) O desvio lateral d sofrido pelo raio de luz.

LISTA 2 - COMPLEMENTAR. Cinemática e dinâmica

LISTA 2 - COMPLEMENTAR. Cinemática e dinâmica UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO INSTITUTO DE FÍSICA 4323101 - Física I LISTA 2 - COMPLEMENTAR Cineática e dinâica Observe os diferentes graus de dificuldade para as questões: (**, (*** 1. (** O aquinista de

Leia mais

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton

(FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Semestre de Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâmica e Aplicações das Leis de Newton 4300111 (FEP111) Física I para Oceanografia 2 o Seestre de 2011 Lista de Exercícios 2 Princípios da Dinâica e Aplicações das Leis de Newton 1) Três forças são aplicadas sobre ua partícula que se ove co

Leia mais

PROVA DE FÍSICA II. Considere g = 10,0 m/s 2. O menor e o maior ângulo de lançamento que permitirão ao projétil atingir o alvo são, respectivamente,

PROVA DE FÍSICA II. Considere g = 10,0 m/s 2. O menor e o maior ângulo de lançamento que permitirão ao projétil atingir o alvo são, respectivamente, PROVA DE FÍSCA 01. O aratonista Zé de Pedreiras, no interior de Pernabuco, correu a ua velocidade édia de cerca de 5,0 léguas/h. A légua é ua antiga unidade de copriento, coo são o copriento do capo de

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 32 COLISÕES REVISÃO

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 32 COLISÕES REVISÃO FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 32 COLISÕES REVISÃO Fixação 1) Duas partículas A e B, de assas A = 1,0 kg e B = 2,0 kg, ove-se inicialente sobre a esa reta, coo ilustra a figura, onde estão assinalados os sentidos

Leia mais

a) Calcular a energia cinética com que a moeda chega ao piso.

a) Calcular a energia cinética com que a moeda chega ao piso. Dados: Considere, quando necessário: g = 10 /s ; sen 30 = cos 60 = 1/; cos 30 = sen 60 = 3/; calor específico da água = 1 cal/g C. 1) Ua pessoa deixa ua oeda cair, e, então, ouve-se o barulho do choque

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Segunda Chamada (SC) 1/8/2016 UNIVESIDADE FEDEAL DO IO DE JANEIO INSTITUTO DE FÍSICA Fisica I 2016/1 Segunda Chaada (SC) 1/8/2016 VESÃO: SC As questões discursivas deve ser justificadas! Seja claro e organizado. Múltipla escolha (6

Leia mais

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C Física Geral I 1º seestre - 2004/05 1 TESTE DE AVALIAÇÃO 2668 - ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA 1487 - OPTOMETRIA E OPTOTÉCNIA - FÍSICA APLICADA 8 de Novebro, 2004 Duração: 2 horas + 30 in tolerância Indique

Leia mais

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 06 Unicamp IFGW

F-128 Física Geral I. Aula Exploratória 06 Unicamp IFGW F-18 Física Geral I Aula Exploratória 06 Unicap IFGW Atrito estático e atrito cinético Ausência de forças horizontais f e F v = 0 F= fe A força de atrito estático é áxia na iinência de deslizaento. r v

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 3º Ano Leia com atenção todas as instruções seguintes. Este exame é destinado exclusivamente aos alunos do 3º ano, sendo constituído por 8 questões. Todas as

Leia mais

Exemplo E.3.1. Exemplo E.3.2.

Exemplo E.3.1. Exemplo E.3.2. Exeplo E.1.1. O bloco de 600 kn desliza sobre rodas nu plano horizontal e está ligado ao bloco de 100 kn por u cabo que passa no sistea de roldanas indicado na figura. O sistea parte do repouso e, depois

Leia mais

80 km/ h e durante a segunda metade levou a velocidade de 40 km/ h. A sua

80 km/ h e durante a segunda metade levou a velocidade de 40 km/ h. A sua Instituto Superior Politécnico de Tete / Exae de Adissão de Física /. U autoóvel durante a prieira etade de tepo que estava e oviento levou a velocidade de velocidade édia é de: 8 k/ h e durante a segunda

Leia mais

0.1 Leis de Newton e suas aplicações

0.1 Leis de Newton e suas aplicações 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 1 0.1 Leis de Newton e suas aplicações 1. Responda os itens justificando claraente suas respostas a partir das Leis de Newton. (a) No eio de ua discussão, Maurício

Leia mais

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s.

m v M Usando a conservação da energia mecânica para a primeira etapa do movimento, 2gl = 3,74m/s. FÍSICA BÁSICA I - LISTA 4 1. U disco gira co velocidade angular 5 rad/s. Ua oeda de 5 g encontrase sobre o disco, a 10 c do centro. Calcule a força de atrito estático entre a oeda e o disco. O coeficiente

Leia mais

2007 3ª. fase Prova para alunos 1º. e 2º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2007 3ª. fase Prova para alunos 1º. e 2º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2007 3ª. fase Prova para alunos 1º. e 2º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 1o e 2o anos e contém vinte (20) questões. 02) Os alunos do 1o

Leia mais

Gabarito - FÍSICA - Grupos H e I

Gabarito - FÍSICA - Grupos H e I a QUESTÃO: (,0 pontos) Avaliador Revisor As figuras aaixo ostra duas ondas eletroagnéticas que se propaga do ar para dois ateriais transparentes distintos, da esa espessura d, e continua a se propagar

Leia mais

= 4 kg está em repouso suspenso por um fio a uma altura h do solo, conforme mostra a figura acima. Ao ser solto, choca-se com o corpo m 2

= 4 kg está em repouso suspenso por um fio a uma altura h do solo, conforme mostra a figura acima. Ao ser solto, choca-se com o corpo m 2 U varal de roupas foi construído utilizando ua haste rígida DB de assa desprezível, co a extreidade D apoiada no solo e a B e u ponto de u fio ABC co,0 de copriento, 100 g de assa e tensionado de 15 N,

Leia mais

2ª Fase. 1º e 2º Anos. Leia com atenção todas as instruções seguintes.

2ª Fase. 1º e 2º Anos. Leia com atenção todas as instruções seguintes. 2ª Fase Leia com atenção todas as instruções seguintes. As questões 01 a 16 são destinadas exclusivamente aos alunos do 1º e 2º anos, os quais devem escolher apenas 8 questões. O Caderno de Resolução com

Leia mais

Processo Seletivo/UFU - julho ª Prova Comum FÍSICA QUESTÃO 11

Processo Seletivo/UFU - julho ª Prova Comum FÍSICA QUESTÃO 11 TIPO 1 Processo Seletivo/UFU - julho 2007-2ª Prova Comum FÍSICA QUESTÃO 11 Uma pequena esfera de massa M 1, inicialmente em repouso, é abandonada de uma altura de 1,8 m de altura, posição A da figura abaixo.

Leia mais

SOLUÇÃO: sendo T 0 a temperatura inicial, 2P 0 a pressão inicial e AH/2 o volume inicial do ar no tubo. Manipulando estas equações obtemos

SOLUÇÃO: sendo T 0 a temperatura inicial, 2P 0 a pressão inicial e AH/2 o volume inicial do ar no tubo. Manipulando estas equações obtemos OSG: 719-1 01. Ua pequena coluna de ar de altura h = 76 c é tapada por ua coluna de ercúrio através de u tubo vertical de altura H =15 c. A pressão atosférica é de 10 5 Pa e a teperatura é de T 0 = 17

Leia mais

www.fisicanaveia.co.br www.fisicanaveia.co.br/ci Sistea Massa-Mola a Moviento Harônico Siples Força, Aceleração e Velocidade a a = +.A/ a = 0 a = -.A/ v áx v = 0 v = 0 - A + A 0 x F = +.A F el F = 0 F=f(t),

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 1 o e o anos e contém vinte (0) questões. Os alunos do 1 o ano devem escolher livremente oito (8) questões para

Leia mais

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i

Força impulsiva. p f p i. θ f. θ i 0.1 Colisões 1 0.1 Colisões Força ipulsiva 1. Ua pequena esfera de assa colide co ua parede plana e lisa, de odo que a força exercida pela parede sobre ela é noral à superfície da parede durante toda a

Leia mais

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são:

(A) 331 J (B) 764 J. Resposta: 7. As equações de evolução de dois sistemas dinâmicos são: MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 018/019 EIC0010 FÍSICA I 1º ANO, º SEMESTRE 18 de junho de 019 Noe: Duração horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). F(N)

1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). F(N) ÍSICA BÁSICA I - LISTA 3 1. Calcule o trabalho realizado pelas forças representadas nas figuras 1 e 2 (65 J; 56 J). () () 10 8 x() 0 5 10 15 ig. 1. roblea 1. 2 6 10 ig. 2. roblea 1. x() 2. U bloco de assa

Leia mais

Questão 37. Questão 39. Questão 38. Questão 40. alternativa D. alternativa C. alternativa A. a) 20N. d) 5N. b) 15N. e) 2,5N. c) 10N.

Questão 37. Questão 39. Questão 38. Questão 40. alternativa D. alternativa C. alternativa A. a) 20N. d) 5N. b) 15N. e) 2,5N. c) 10N. Questão 37 a) 0N. d) 5N. b) 15N. e),5n. c) 10N. U corpo parte do repouso e oviento uniforeente acelerado. Sua posição e função do tepo é registrada e ua fita a cada segundo, a partir do prieiro ponto à

Leia mais

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA

FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA FÍSICA - 1 o ANO MÓDULO 26 ENERGIA m g h E pg = t P = m g h 16 F (N) 8 0 2 4 S (m) Como pode cair no enem? (ENEM) Com o objetivo de se testar a eficiência de fornos de micro-ondas, planejou-se o aquecimento

Leia mais

Física A. Sky Antonio/Shutterstock

Física A. Sky Antonio/Shutterstock ísica A Sky Antonio/Shutterstock aulas 9 e 10 ísica A exercícios 1. Os princípios ateáticos da filosofia natural, conhecidos coo leis de ewton, fora publicados e 1686 e descreve as regras básicas para

Leia mais

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017

MESTRADO INTEGRADO EM ENG. INFORMÁTICA E COMPUTAÇÃO 2016/2017 MESTRDO INTEGRDO EM ENG. INFORMÁTIC E COMPUTÇÃO 2016/2017 EIC0010 FÍSIC I 1o NO, 2 o SEMESTRE 30 de junho de 2017 Noe: Duração 2 horas. Prova co consulta de forulário e uso de coputador. O forulário pode

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Olimpíada Brasileira de Física 2001 3ª Fase 1º e 2º Anos eia com atenção todas as instruções seguintes. As questões 01 a 16 são destinadas exclusivamente aos alunos do 1º e 2º anos, os quais devem escolher

Leia mais

Resoluções dos testes propostos

Resoluções dos testes propostos 1 T.318 Resposta: b y E ec.(o) E ec.() 0 0 gh 0 gh gh h O 0 x Q 0 Q gh T.319 Resposta: e De E C, e: E C. Portanto: E C Q Sendo E C 0 J e Q 0 N s, resulta: 0 ( 0) 10 kg De Q, teos: 0 10,0 /s T.30 Resposta:

Leia mais

PROVA PARA ALUNOS DO 1 E 2 ANO

PROVA PARA ALUNOS DO 1 E 2 ANO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: a 2 FASE o o PROVA PARA ALUNOS DO 1 E 2 ANO 1 Essa prova destina-se exclusivamente para alunos do 1 o e 2 o ano e contém vinte (20) questões. 2 Os alunos do 1 o ano

Leia mais

Revisão EsPCEx 2018 Dinâmica Impulsiva Prof. Douglão

Revisão EsPCEx 2018 Dinâmica Impulsiva Prof. Douglão 1. Para entender a iportância do uso do capacete, considere o exeplo de ua colisão frontal de u otoqueiro, co assa de 80 kg, co u uro. Suponha que ele esteja se deslocando co ua velocidade de 7 k h quando

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física a Fase. Prova para alunos de 1 o e 2 o anos

Olimpíada Brasileira de Física a Fase. Prova para alunos de 1 o e 2 o anos Olimpíada Brasileira de Física 004 3 a Fase Prova para alunos de 1 o e o anos Leia atentamente as instruções abaixo: 1 Esta prova destina-se exclusivamente a alunos de 1 o e o anos. A prova contém vinte

Leia mais

Assinale a opção que indica aproximadamente a variação da temperatura da água.

Assinale a opção que indica aproximadamente a variação da temperatura da água. Professor:Eduardo Sá Brito Sigwalt Frente:Física B Lista 0 CALORIMETRIA 01 1. (Unicap 018) U conjunto de placas de aqueciento solar eleva a teperatura da água de u reservatório de 500 litros de 0 C para

Leia mais

PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO O DIA GABARITO 1 7 FÍSICA QUESTÕES DE 11 A 20

PASES 2 a ETAPA TRIÊNIO O DIA GABARITO 1 7 FÍSICA QUESTÕES DE 11 A 20 PASES 2 a ETAPA TIÊNIO 2003-2005 1 O DIA GABAITO 1 7 FÍSICA QUESTÕES DE 11 A 20 11. Um projétil é lançado da origem de um sistema de coordenadas e segue uma trajetória parabólica, caindo a uma distância

Leia mais

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 2009 2ª. Fase Prova para alunos do 2º. e 3º. Ano LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 2º. e 3º. anos e contém dezesseis (16) questões. 02) Os alunos

Leia mais

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia )

Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) Parte I ( Questões de Trabalho Mecânico e Energia ) 1) Uma força horizontal de 20 N arrasta por 5,0 m um peso de 30 N, sobre uma superfície horizontal. Os trabalhos realizados pela força de 20 N e pela

Leia mais

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS

5ª LISTA DE EXERCÍCIOS 5ª LISTA DE EXERCÍCIOS DISCIPLINA: Física Geral e Experimental I CURSO: Engenharia de Produção Noturno. 2º termo Prof. Dr. Elton Aparecido Prado dos Reis 01 - Um grupo de pessoas, por intermédio de uma

Leia mais

Resoluções dos exercícios propostos

Resoluções dos exercícios propostos 1 P.380 Dados: t s; F 0 N Intensidade: I F t 0 I 40 N s Direção: a esa da força ertical Sentido: o eso da força de baixo para cia P.381 Dados: 0,6 kg; g 10 /s ; t 3 s P g 0,6 10 P 6 N Intensidade do ipulso:

Leia mais

PROVA PARA ALUNOS DO 1 E 2 ANO

PROVA PARA ALUNOS DO 1 E 2 ANO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: a 3 FASE o o PROVA PARA ALUNOS DO 1 E 2 ANO 1 Essa prova destina-se exclusivamente aos alunos do 1 o e 2 o ano e contém vinte (20) questões. 2 Os alunos do 1 o ano

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 2 o e 3º anos e contém dezesseis (16) questões. 2 Os alunos do 2º ano devem escolher livremente oito (8) questões

Leia mais

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL

INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS COMPONENTE CURRICULAR: FÍSICA CIOS DE RECUPERAÇÃO FINAL INSTITUTO GEREMÁRIO DANTAS Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Fone: (21) 21087900 Rio de Janeiro RJ www.igd.com.br Aluno(a): 1º Ano: C11 Nº Professora: Saionara Chagas Data: / /2016 COMPONENTE

Leia mais

2) (UFRJ) A figura a seguir mostra um objeto pontual P que se encontra a uma distância de 6,0 m de um espelho plano.

2) (UFRJ) A figura a seguir mostra um objeto pontual P que se encontra a uma distância de 6,0 m de um espelho plano. EXERCÍCIOS DE REVISÃO DO PRIMEIRO SEMESTRE (SETOR 1215) CARRILHO 1) A figura a seguir representa os perfis de dois espelhos planos E e E'. O raio de luz I incide obliquamente no espelho E, formando um

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 1 As Leis de Newton

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 1 As Leis de Newton uestão 1 Prof FGuiarães uestões Dinâica 1 s Leis de ewton (I) U físico acha se encerrado dentro de ua caixa hereticaente fechada, que é transportada para algu ponto do espaço cósico, se que ele saiba Então,

Leia mais

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária.

FÍSICA I. 02. Observa-se, na figura a seguir, uma corda fixa em suas extremidades na qual foi estabelecida uma onda estacionária. FÍSICA I Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Mecânica para Licenciatura em Matemática

Mecânica para Licenciatura em Matemática Mecânica para Licenciatura e Mateática-431232 Quinta lista de exercícios Trabalho de força constante 1. a) Calcule o trabalho realizado pela força que u levantador de pesos faz ao erguer, co velocidade

Leia mais

PROVA DE FÍSICA EFOMM 2005

PROVA DE FÍSICA EFOMM 2005 PROVA DE FÍSICA EFOMM 2005 1ª Questão: Seja u satélite geo-estacionário orbitando a Terra a 35000 K de distância e sabendo-se que o período de sua órbita é de 24 horas e o raio édio da Terra é de 6400

Leia mais

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r

As figuras acima mostram as linhas de indução de um campo magnético uniforme B r 1) No sistema mostrado abaixo, as roldanas e os fios são ideais e o atrito é considerado desprezível. As roldanas A, B, e C são fixas e as demais são móveis sendo que o raio da roldana F é o dobro do raio

Leia mais

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 1 a prova 22/09/2018. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 1 a prova 22/09/2018 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

FIS01183 Turma C/CC Prova da área 1 07/04/2010. Nome: Matrícula:

FIS01183 Turma C/CC Prova da área 1 07/04/2010. Nome: Matrícula: FIS1183 ura C/CC Prova da área 1 7/4/21 Noe: Matrícula: E todas as questões: Explicite seu raciocínio e os cálculos realizados e cada passo! BOA PROVA! Questão 1 (2,5 pontos) U teropar é forado por ua

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 4 Impulso e Quantidade de Movimento Questão 1

Prof. A.F.Guimarães Questões Dinâmica 4 Impulso e Quantidade de Movimento Questão 1 Prof..F.Guiarães Questões Dinâica 4 Ipulso e Quantidade de Moiento Questão (FUVST) Ua pessoa dá u piparote (ipulso) e ua oeda de 6 g que se encontra sobre ua esa horizontal. oeda desliza,4 e,5 s, e para.

Leia mais

1 a Questão: (2,0 pontos)

1 a Questão: (2,0 pontos) 1 a Questão: (,0 pontos) Para que um balão de borracha, cheio de gás, flutue no ar é necessário que seu peso total seja menor que o do ar por ele deslocado. Assim, é comum encher-se um balão de borracha

Leia mais

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO

PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO PROCESSO SELETIVO TURMA DE 2016 FASE 1 PROVA DE FÍSICA E SEU ENSINO Caro professor, cara professora, esta prova tem 2 partes; a primeira parte é objetiva, constituída por 14 questões de múltipla escolha,

Leia mais

GOIÂNIA, _16 / 11 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 4º Bim Data da Prova: 16/11/2016

GOIÂNIA, _16 / 11 / PROFESSOR: Jonas Tavares. ALUNO(a): L2 4º Bim Data da Prova: 16/11/2016 GOIÂNIA, _16 / 11 / 2016 PROFESSOR: Jonas Tavares DISCIPLINA: Física SÉRIE: 3º ALUNO(a): L2 4º Bim Data da Prova: 16/11/2016 No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente

Leia mais

Aluno (a): nº: Turma:

Aluno (a): nº: Turma: Aluno (a): nº: Turma: Nota Ano: 1º EM Data: / /2018 Trabalho Recuperação Final Professor (a): Lélio Matéria: Física Valor: 20,0 pts 1 O gráfico seguinte representa a projeção da força resultante que atua

Leia mais

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura:

Parte 2 - P1 de Física I NOME: DRE Teste 1. Assinatura: Parte 2 - P1 de Física I - 2017-2 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: Questão 1 - [1,0 pontos] Uma bola de massa m é lançada do solo com uma velocidade inicial de módulo v 0 em uma direção que faz um ângulo

Leia mais

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Departaento de Estudos Básicos e Instruentais 5 Oscilações Física II Ferreira 1 ÍNDICE 1. Alguas Oscilações;. Moviento Harônico Siples (MHS); 3. Pendulo Siples;

Leia mais

Exercícios de dinâmica retilínea

Exercícios de dinâmica retilínea Professor: Ivan Peixoto ALUNO(A): Nº TURMA: TURNO: DATA: / / COLÉGIO: Exercícios de dinâica retilínea 1. (1987) U extraterrestre faz ua experiência para deterinar g e Marte, co u tipo local de áquina de

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4*

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4* Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Física 1 - Turmas de 6 horas 2015/2 Oficinas de Física 1 Exercícios E4* 1) Um trabalhador de uma fábrica exerce uma força horizontal para empurrar

Leia mais

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI-UNITAU EXERCÍCIOS PARA ESTUDO DO EXAME FINAL - 2º EM - PROF. CARLINHOS - BONS ESTUDOS! ASSUNTO: POLIEDROS

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI-UNITAU EXERCÍCIOS PARA ESTUDO DO EXAME FINAL - 2º EM - PROF. CARLINHOS - BONS ESTUDOS! ASSUNTO: POLIEDROS ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI-UNITAU EXERCÍCIOS PARA ESTUDO DO EXAME FINAL - 2º EM - PROF. CARLINHOS - BONS ESTUDOS! ASSUNTO: POLIEDROS 1) Ache o núero de vértices de arestas e de faces dos

Leia mais

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1

Parte 2 - P2 de Física I Nota Q Nota Q2 Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Parte - P de Física I - 017- Nota Q1 88888 Nota Q Nota Q3 NOME: DRE Teste 1 Assinatura: AS RESPOSTAS DAS QUESTÕES DISCURSIVAS DEVEM SER APRESENTADAS APENAS NAS FOLHAS GRAMPEA- DAS DE FORMA CLARA E ORGANIZADA.

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS

APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS APOSTILA PREPARATÓRIA DE MEDICINA PROVAS DA UNIGRANRIO DE FÍSICA RESOLVIDAS E COMENTADAS AUTOR: SÍLVIO CARLOS PEREIRA TODO O CONTEÚDO DESTE MATERIAL DIDÁTICO ENCONTRA-SE REGISTRADO. PROTEÇÃO AUTORAL VIDE

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2013

Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 2013 Olipíada Brasileira de Física das Escolas Públicas 013 1 Fase 1 e anos B.1) s t t 0, é a função horária da posição do M U V, onde s v s e a s 0 0 ; 0 0 / / e a partir dela sabeos que a função horária da

Leia mais

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias

2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias 2ª Lista de Exercícios Fundamentos de Mecânica Clássica Profº. Rodrigo Dias Obs: Esta lista de exercícios é apenas um direcionamento, é necessário estudar a teoria referente ao assunto e fazer os exercícios

Leia mais

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova.

Física 1. 2 a prova 02/07/2016. Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. Física 1 2 a prova 02/07/2016 Atenção: Leia as recomendações antes de fazer a prova. 1- Assine seu nome de forma LEGÍVEL na folha do cartão de respostas. 2- Leia os enunciados com atenção. 3- Analise sua

Leia mais

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2

(d) K 1 > K 2 e K 2 < K 3 (e) K 1 = K 3 < K 2 Segunda Prova de Física I - 019/1 Instituto de Física Nas questões onde for necessário, considere que: todos os fios e molas são ideais; a resistência do ar é nula; a aceleração da gravidade tem módulo

Leia mais

TD DE FÍSICA 1 Solução das Questões de Cinemática (MRU, MRUV, Queda livre) PROF.: João Vitor

TD DE FÍSICA 1 Solução das Questões de Cinemática (MRU, MRUV, Queda livre) PROF.: João Vitor Soluções Resposta da questão 1: Usando a equação de Torricelli co a = g = 10 /s e ΔS h 0. v v0 g h v 0 10 0 400 v 0 /s. Resposta da questão : a) Dados: d 1 = 1 k = 1.000 ; v = 7, k/h = /s; Δ t in 10s.

Leia mais

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA

VESTIBULAR UFPE UFRPE / ª ETAPA VESTIBUAR UFPE UFRPE / 1999 2ª ETAPA NOME DO AUNO: ESCOA: SÉRIE: TURMA: FÍSICA 3 VAORES DE AGUMAS GRANDEZAS FÍSICAS Aceleração da gravidade: 1 m/s 2 Calor específico da água: 1, cal/g ºC Calor latente

Leia mais

SIMULADO DE FÍSICA. a) 26 m. b) 14 m. c) 12 m. d) 10 m. e) 2 m

SIMULADO DE FÍSICA. a) 26 m. b) 14 m. c) 12 m. d) 10 m. e) 2 m SIMULADO DE FÍSICA 1. Num estacionamento, um coelho se desloca, em seqüência, 12 m para o Oeste, 8 m para o Norte e 6 m para o Leste. O deslocamento resultante tem módulo. a) 26 m b) 14 m c) 12 m d) 10

Leia mais

Recuperação 2ºBimestre

Recuperação 2ºBimestre Recuperação ºBiestre Professor: LUTIANO Tura: Ano DATA: 6/ 06 / 017 LISTA CONTEÚDO: CALOR SENSÍVEL E CALOR LATENTE 1. (Pucrj 017) Dois blocos etálicos idênticos de 1kg estão colocados e u recipiente e

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA ª FASE 19 DE AGOSTO DE 2017

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA ª FASE 19 DE AGOSTO DE 2017 OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FÍSICA 2017 2ª FASE 19 DE AGOSTO DE 2017 NÍVEL III Ensino Médio 3ª Serie Ensino Técnico 4º série LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO 1 - Esta prova destina-se exclusivamente aos

Leia mais

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0

EN 2010 (A)0,8 (B) 1,0 (C) 2,0 (D) 3,0 (E) 4,0 EN 010 1. Uma pequena esfera de massa m está presa a um fio ideal de comprimento L = 0,4m, que tem sua outra extremidade presa ao teto, conforme indica a figura. No instante t = 0, quando o fio faz um

Leia mais

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s)

Fórmulas de Física CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): = v 0. v: velocidade final (m/s) PROFESSOR: GILBERTO ALUNO(A): CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS DATA: 20/05/19 000 Fórmulas de Física Em Física, as fórmulas representam as relações entre grandezas envolvidas em um mesmo fenômeno

Leia mais

2007 2ª. fase Prova para alunos do 1º. e 2º. Anos. 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 1º. e 2º. anos e contém vinte (20) questões.

2007 2ª. fase Prova para alunos do 1º. e 2º. Anos. 01) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do 1º. e 2º. anos e contém vinte (20) questões. 007 ª. fase Prova para alunos do º. e º. Anos LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 0) Essa prova destina-se exclusivamente a alunos do º. e º. anos e contém vinte (0) questões. 0) Os alunos do º. ano

Leia mais

Lista Geral de Dinâmica Trabalho e Energia. Equipe UFRJ OBF 1 E.M.

Lista Geral de Dinâmica Trabalho e Energia. Equipe UFRJ OBF 1 E.M. Lista Geral de Dinâmica Trabalho e Energia. Equipe UFRJ OBF 1 E.M. Professor: Francisco Schueler. 1) Um bloco de gelo se encontra em repouso no alto de uma rampa sem atrito, sendo sustentado por uma força

Leia mais

Centro de gravidade e centro de massa

Centro de gravidade e centro de massa FÍSI - INÂMI - ENTO E GVIE E ENTO E MSS entro de gravidade e centro de assa entro de gravidade de u sistea é o ponto onde o oento resultante é nulo. M + M 0 P d - P d 0 P d P d P ( - ) P ( - ) P - P P

Leia mais

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2

UERJ/DFNAE Física Geral - Lista /2 UERJ/DFNAE Física Geral - Lista 2-2018/2 1. Identifique as forças que atuam sobre os corpos indicados nas figuras. 2. Dois blocos de peso P, são mantidos em equilíbrio em um plano inclinado sem atrito,

Leia mais

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI-UNITAU EXERCÍCIOS PARA ESTUDO DO EXAME FINAL - 2º PP - PROF. CARLINHOS - BONS ESTUDOS!

ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI-UNITAU EXERCÍCIOS PARA ESTUDO DO EXAME FINAL - 2º PP - PROF. CARLINHOS - BONS ESTUDOS! ESCOLA DE APLICAÇÃO DR. ALFREDO JOSÉ BALBI-UNITAU EXERCÍCIOS PARA ESTUDO DO EXAME FINAL - 2º PP - PROF. CARLINHOS - BONS ESTUDOS! ASSUNTO: PRISMAS 1) Calcule a área total e o volue de u prisa hexagonal

Leia mais

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS

LEIS DE NEWTON DINÂMICA 3ª LEI TIPOS DE FORÇAS DINÂMICA É a parte da Mecânica que estuda as causas e os movimentos. LEIS DE NEWTON 1ª Lei de Newton 2ª Lei de Newton 3ª Lei de Newton 1ª LEI LEI DA INÉRCIA Quando a resultante das forças que agem sobre

Leia mais

Lista 5: Trabalho e Energia

Lista 5: Trabalho e Energia Lista 5: Trabalho e Energia NOME: Matrícula: Turma: Prof. : Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii. Responder a

Leia mais

Prof. A.F.Guimarães Questões Eletricidade 5 Corrente Elétrica

Prof. A.F.Guimarães Questões Eletricidade 5 Corrente Elétrica Questão Prof. A.F.Guiarães Questões etricidade 5 Corrente étrica (C MG) a carga +q ove se nua circunferência de raio co ua velocidade escalar v. A intensidade de corrente édia e u ponto da circunferência

Leia mais

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C

Física Geral I. 1º semestre /05. Indique na folha de teste o tipo de prova que está a realizar: A, B ou C Física Geral I 1º seestre - 2004/05 EXAME - ÉPOCA NORMAL 2668 - ENSINO DE FÍSICA E QUÍMICA 1487 - OPTOMETRIA E OPTOTECNIA - FÍSICA APLICADA 26 de Janeiro 2005 Duração: 2 horas + 30 in tolerância Indique

Leia mais

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Prova para alunos de 3º ano

Olimpíada Brasileira de Física ª Fase Prova para alunos de 3º ano Leia atentamente as instruções abaixo antes de iniciar a prova: 1 Esta prova destina-se exclusivamente a alunos de 3 o ano. 2 A prova contem vinte questões. 3 Cada questão contem cinco alternativas, das

Leia mais

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO: 1 Esta prova destina-se exclusivamente a alunos do 1 o e 2 o anos do Ensino Médio e contém dezesseis (16) questões. 2 Os alunos do 1 o ano devem escolher livremente

Leia mais

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015

Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1. prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Física Lista de Revisão Física 1 prof. Daniel Kroff e Daniela Szilard 17 de abril de 2015 1. Uma partícula move-se em linha reta, partindo do repouso

Leia mais

Questão 46. Questão 48. Questão 47. alternativa D. alternativa E. alternativa B

Questão 46. Questão 48. Questão 47. alternativa D. alternativa E. alternativa B Questão 46 No interior de um ônibus que trafega em uma estrada retilínea e horizontal, com velocidade constante de 90 km/h, um passageiro sentado lança verticalmente para cima um pequeno objeto com velocidade

Leia mais

Problemas propostos. Questões Demonstrativas

Problemas propostos. Questões Demonstrativas Problemas propostos Módulo 01 Nota: (i)ler atentamente o enunciado três ou mais vezes. (ii)traduzir o enunciado em um diagrama. (iii) Nomear as grandezas citadas e colocar seus valores, quando houver.

Leia mais

Capítulo 5 DINÂMICA θ α

Capítulo 5 DINÂMICA θ α Capítulo 5 DINÂMICA θ α DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 5 - DINÂMICA 5.1 Considere um pêndulo cónico com uma massa m 1 suspensa por um cabo de comprimento igual a 2,5 metros. 5.1.1 Determine a velocidade

Leia mais

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por

FÍSICA II. 02. Uma das extremidades de um fio de comprimento 3,0 m é presa a um diapasão elétrico; a outra passa por FÍSICA II Esta prova tem por finalidade verificar seus conhecimentos das leis que regem a natureza. Interprete as questões do modo mais simples e usual. Não considere complicações adicionais por fatores

Leia mais

Dinâmica aula 02 Atrito e Plano Inclinado

Dinâmica aula 02 Atrito e Plano Inclinado 1) figura abaixo ilustra três corpos, e C unidos por fio inextensível e de massa desprezível. s massas dos corpos são, respectivamente, iguais a 10 kg, 15 kg e 25 C kg. intensidade da força F é 100 N e

Leia mais

FATO Medicina. Lista Complementar Física ( Prof.º Elizeu)

FATO Medicina. Lista Complementar Física ( Prof.º Elizeu) FATO Medicina Lista Copleentar Física ( Prof.º Elizeu) 0. (Uerj 07) Pela seção de u condutor etálico subetido a ua tensão elétrica, atravessa 4,0 x 0 8 elétrons e 0 segundos. A intensidade édia da corrente

Leia mais

Estudo Dirigido de Plano Inclinado

Estudo Dirigido de Plano Inclinado Curso: Engenharia Civil Disciplina: Física Geral e Experimental I Período: 1 período Data: 30/03/2012 Prof.a: Érica Estanislau Muniz Faustino 1ª Etapa Estudo Dirigido de Plano Inclinado 1- O bloco representado

Leia mais

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO

PSVS/UFES 2014 MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO. O valor do limite 2ª QUESTÃO. O domínio da função real definida por 3ª QUESTÃO MATEMÁTICA 1ª QUESTÃO O valor do limite 3 x 8 lim é x 2 x 2 2ª QUESTÃO O domínio da função real definida por é 3ª QUESTÃO A imagem da função real definida por, para todo, é GRUPO 1 PROVA DE MATEMÁTICA

Leia mais

Primeira lista de MPD-42

Primeira lista de MPD-42 Prieira lista de MPD-4 Resolução facultativa 1) Considere dois aortecedores do tipo viscoso co coeficientes c 1 e c. Calcule o coeficiente de aorteciento equivalente quando os dois aortecedores estão e

Leia mais

0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3

0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3 0 0 A carga elétrica que passa nesse condutor nos 4 primeiros segundos vale 3 1 1 Sendo a carga elementar e = 1,6.10-19 C, a quantidade de elétrons que passa condutor nos 10 s vale 3,75.10 17. 2 2 A corrente

Leia mais

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y

Considerando o sistema isolado de forças externas, calcula-se que o módulo da velocidade da parte m 3 é 10 m/s, com a seguinte orientação: a) d) y 2 a EM Dione Dom Lista de Exercícios sobre Impulso, Quantidade de Movimento e Colisões - 2a Série - Física 1 1) Uma explosão divide um pedaço de rocha em repouso em três partes de massas m 1 = m 2 = 20

Leia mais

TE220 DINÂMICA DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS

TE220 DINÂMICA DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS TE0 DINÂMICA DE FENÔMENOS ONDULATÓRIOS Bibliografia: 1. Fundaentos de Física. Vol : Gravitação, Ondas e Terodinâica. 8 va edição. Halliday D., Resnick R. e Walker J. Editora LTC (008). Capítulos 15, 16

Leia mais

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar.

Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. Lista 6: Conservação da Energia NOME: Turma: Prof. : Matrícula: Importante: i. Nas cinco páginas seguintes contém problemas para se resolver e entregar. ii. Ler os enunciados com atenção. iii.responder

Leia mais

Comprimento do tubo L = 10,0 cm

Comprimento do tubo L = 10,0 cm 1 a QUESTÃO Valor: 1,0 O sistema da figura abaixo é um leve flutuador de vidro formado por um tubo cilíndrico, fechado na parte superior, ligado a um balão esférico que tem uma abertura na sua parte inferior,

Leia mais