ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE"

Transcrição

1 DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA DA CONTABILIDADE Fundamentos da Ciência Contábil. Princípios que norteiam sua atuação como geradora de informações úteis e confiáveis para o processo de gestão e controle dos patrimônios das entidades, relevantes à formação técnica do profissional contábil. Conceitos e procedimentos básicos para elaboração dos registros e demonstrativos contábeis. Conceito e conteúdo do Direito Tributário. Posição, autonomia e fontes do Direito Tributário. Tributos. Legislação tributária. Vigência. Obrigação tributária. Fato gerador: conceito. Lançamento: conceito, modalidades e revisão. Crédito tributário. Impostos da União, Estados e Municípios. Distribuição da receita tributária. Processo administrativo e judicial tributário. Abrange a legislação social e trabalhista que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, seus princípios, normas e instituições. Analisa relação de emprego, estabilidade, contrato de trabalho e sua extinção, remuneração e salário, duração do trabalho, FGTS, 13º salário, repouso semanal remunerado, férias, entre outros. Discute ainda questões essenciais do direto previdenciário. Trabalha os conceitos contábeis aplicados ao registro e controle dos fatos e eventos ocorridos no setor público, desenvolvendo a aplicação das técnicas contábeis de forma a gerar informações úteis à tomada de decisões e à instrumentalização do controle social e econômico do patrimônio público. O Processo Evolutivo da Contabilidade. Objetivos e Papel da Teoria da Contabilidade; Enfoques de Estudo da Teoria da Contabilidade; As Várias Abordagens da Teoria da Contabilidade; Ativo, Passivo, Receitas, Despesas, Perdas, Ganhos; Princípios da Contabilidade; Temas Emergentes em Contabilidade.

2 ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 4ª SÉRIE CONTABILIDADE DE CUSTOS Apresenta os fundamentos conceituais para fins de mensuração, avaliação e controle de estoques, assim como, os demais instrumentos dos sistemas de custos, possibilitando o entendimento estrutural necessário à utilização desses sistemas no processo de gestão e controle dos custos dos produtos e serviços. DISCIPLINAS DA SÉRIE CONTABILIDADE FISCAL CONTABILIDADE INTERMEDIARIA I Aspectos fiscais do IPI, ICMS e ISS. Contribuições sociais. Imposto de Renda na Fonte. Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ); Regimes de tributação: Contabilização dos Efeitos dos justes. Demonstração do Lucro Real. Apuração e Escrituração de Lucro Presumido e Simples Apuração do PIS e COFINS. Operações com mercadorias e os impostos incidentes sobre compras, vendas, devolução de compras e devolução de vendas: ICMS, ISS, IPI, PIS COFINS. Operações com Reservas do Patrimônio Líquido. Operações com fretes. ANC (Operações com Investimentos, Realizável a Longo Prazo, Imobilizado e Intangível), Contabilização da Depreciação, amortização e exaustão com valores residuais. Contabilização da Folha de Pagamento. Provisões Trabalhistas Reavaliação de ativo. Empréstimos de curto e de longo prazo. Demonstrações Contábeis: DLPA, DMPL. Notas Explicativas. CPC PME e Normas brasileiras de Contabilidade relativas ao conceito, conteúdo, estrutura e nomenclatura das demonstrações contábeis.

3 DISCIPLINAS DA SÉRIE DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES CONTABILIDADE PUBLICA CONTABILIDADE SOCIETARIA CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO Conceituação de Contabilidade Governamental. Estrutura do Plano de Contas. Classificação contábil e classificação orçamentária. Sistemas de contas: orçamentário, financeiro, patrimonial e de compensação. Estágios das receitas e das despesas. Prática de Escrituração contábil. Balanço Patrimonial, Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstração das Variações Patrimoniais e Demonstração dos Fluxos de Caixa. Patrimônio e Inventário na administração Pública. Controles e Avaliação. Prestação de Contas. Lei e Lei de Responsabilidade Fiscal: objetivos, transparência, controles e responsabilidade da área contábil. Estruturas de capital dos diversos tipos de sociedade e organizações de diferentes segmentos econômicos. Principais características das respectivas demonstrações contábeis. Formas de reorganização societária e aspectos técnicos específicos de ajustes de ativos e passivos, de forma a atender às normas contábeis e societárias vigentes. Benefícios a Empregados. Noções de cálculos atuariais. Métodos Baysianos em atuária. Cálculo das probabilidades de ocorrências, avaliando riscos, fixando prêmios, indenizações, benefícios e reservas técnicas. Fundamentos da Ciência Contábil. Princípios que norteiam sua atuação como geradora de informações úteis e confiáveis para o processo de gestão e controle dos patrimônios das entidades, relevantes à formação técnica do profissional contábil. Conceitos e procedimentos básicos para elaboração dos registros e demonstrativos contábeis. Conceito e conteúdo do Direito Tributário. Posição, autonomia e fontes do Direito Tributário. Tributos. Legislação tributária. Vigência. Obrigação tributária. Fato gerador: conceito. Lançamento: conceito, modalidades e revisão. Crédito tributário. Impostos da União, Estados e Municípios. Distribuição da receita tributária. Processo administrativo e judicial tributário.

4 DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA DA CONTABILIDADE Abrange a legislação social e trabalhista que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, seus princípios, normas e instituições. Analisa relação de emprego, estabilidade, contrato de trabalho e sua extinção, remuneração e salário, duração do trabalho, FGTS, 13º salário, repouso semanal remunerado, férias, entre outros. Discute ainda questões essenciais do direto previdenciário. Trabalha os conceitos contábeis aplicados ao registro e controle dos fatos e eventos ocorridos no setor público, desenvolvendo a aplicação das técnicas contábeis de forma a gerar informações úteis à tomada de decisões e à instrumentalização do controle social e econômico do patrimônio público. O Processo Evolutivo da Contabilidade. Objetivos e Papel da Teoria da Contabilidade; Enfoques de Estudo da Teoria da Contabilidade; As Várias Abordagens da Teoria da Contabilidade; Ativo, Passivo, Receitas, Despesas, Perdas, Ganhos; Princípios da Contabilidade; Temas Emergentes em Contabilidade.

5 ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 5ª SÉRIE CONTABILIDADE DE CUSTOS Apresenta os fundamentos conceituais para fins de mensuração, avaliação e controle de estoques, assim como, os demais instrumentos dos sistemas de custos, possibilitando o entendimento estrutural necessário à utilização desses sistemas no processo de gestão e controle dos custos dos produtos e serviços. DISCIPLINAS DA SÉRIE GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA DIREITO EMPRESARIAL CONTABILIDADE E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO CONTABILIDADE AVANÇADA Técnicas, ferramentas e métodos utilizados em análise de investimentos, cálculos de riscos e retornos em carteiras de ativos, financiamentos de curto e longo prazo, caais próprios ou de terceiros, custos, criação de valor para os acionistas e mercado, derivativos, mercados de opções e mercado futuro, proteção de ativos e investimentos e riscos envolvidos. Direito Comercial e sua Evolução. Sociedade. Espécies de Sociedades. Direito do Consumidor. Práticas Comerciais no Código de Defesa do Consumidor. Proteção Contratual. Responsabilidade do Fornecedor. Trabalha a utilização das técnicas contábeis para registro e controle dos eventos tributários e desenvolvimento de raciocínio crítico integrado à interpretação das respectivas normas fiscais, permitindo a realização de planejamento tributário lícito e útil para gestão dos resultados das organizações. Métodos de avaliação de investimento. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversão em moedas estrangeiras; ganhos e perdas de capital; juros sobre o capital próprio. Extinção de sociedades. Demonstração do valor adicionado; reavaliação de ativos.

6 DISCIPLINAS DA SÉRIE DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ESTRUTURA DAS DEMONSTRAÇÕES CONTABEIS CONTABILIDADE FISCAL TEORIA DA CONTABILIDADE CONTABILIDADE SOCIETARIA CONTABILIDADE INTRODUTORIA II Abrange a legislação social e trabalhista que regulam as relações individuais e coletivas de trabalho, seus princípios, normas e instituições. Analisa relação de emprego, estabilidade, contrato de trabalho e sua extinção, remuneração e salário, duração do trabalho, FGTS, 13º salário, repouso semanal remunerado, férias, entre outros. Discute ainda questões essenciais do direto previdenciário. Elaboração do conjunto das Demonstrações Contábeis, correlacionando-as com as respectivas notas explicativas explorando a visão geral desse conjunto no contexto da situação econômico financeira das organizações. Apuração e Escrituração contábil. Elisão (planejamento tributário). Apuração. Registro e Controle de Diferenças Temporárias. Contabilização dos Efeitos, dos Ajustes. Demonstração do Lucro Real. Apuração e Escrituração de Lucro Presumido e Simples. Evolução histórica do pensamento contábil. Base teórica e conceitual que estrutura a Contabilidade. Técnicas aplicadas à avaliação de ativos, passivos e patrimônio das organizações. Estruturas de capital dos diversos tipos de sociedade e organizações de diferentes segmentos econômicos. Principais características das respectivas demonstrações contábeis. Formas de reorganização societária e aspectos técnicos específicos de ajustes de ativos e passivos, de forma a atender às normas contábeis e societárias vigentes. Fundamentos da Ciência Contábil. Princípios que norteiam sua atuação como geradora de informações úteis e confiáveis para o processo de gestão e controle dos patrimônios das entidades, relevantes à formação técnica do profissional contábil. Conceitos e procedimentos básicos para elaboração dos registros e demonstrativos contábeis.

7 DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 6ª SÉRIE CONTABILIDADE DO SETOR PUBLICO CONTROLADORIA Trabalha os conceitos contábeis aplicados ao registro e controle dos fatos e eventos ocorridos no setor público, desenvolvendo a aplicação das técnicas contábeis de forma a gerar informações úteis à tomada de decisões e à instrumentalização do controle social e econômico do patrimônio público. O papel da controladoria. O sistema integrado de informações e o conceito de accountability. Conceito de sistema. A empresa como sistema, sua filosofia de negócio e objetivos. Modelos de gestão. Conceitos básicos de processo de gestão. Conceito de informação, sistema de informações e sistema contábil de informações. Controladoria: órgão, ramo do conhecimento, funções, perfil do controller. Avaliação de resultados e desempenhos. Gerenciamento da informação. DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES ETICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO ESTRATEGICA DE CUSTOS CONTABILIDADE DE CUSTOS Aborda os aspectos éticos e legais da profissão contábil, abrangendo a legislação correspondente, no que concerne à habilitação e ao exercício da profissão, de acordo com as determinações do respectivo Código de Ética e destaca a importância do papel do profissional contábil para a sociedade. Uso de técnicas de Contabilidade Gerencial para controle e gestão dos custos das organizações. Diferentes sistemas de custeio. Influência da gestão dos custos na determinação dos preços de produtos e serviços. Apresenta os fundamentos conceituais para fins de mensuração, avaliação e controle de estoques, assim como, os demais instrumentos dos sistemas de custos, possibilitando o entendimento estrutural necessário à utilização desses sistemas no processo de gestão e controle dos custos dos produtos e serviços.

8 DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA CONTABILIDADE AVANÇADA CONTABILIDADE FISCAL CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II CONTABILIDADE SOCIETARIA TEORIA DA CONTABILIDADE Técnicas, ferramentas e métodos utilizados em análise de investimentos, cálculos de riscos e retornos em carteiras de ativos, financiamentos de curto e longo prazo, caais próprios ou de terceiros, custos, criação de valor para os acionistas e mercado, derivativos, mercados de opções e mercado futuro, proteção de ativos e investimentos e riscos envolvidos. Métodos de avaliação de investimento. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversão em moedas estrangeiras; ganhos e perdas de capital; juros sobre o capital próprio. Extinção de sociedades. Demonstração do valor adicionado; reavaliação de ativos. Apuração e Escrituração contábil. Elisão (planejamento tributário). Apuração. Registro e Controle de Diferenças Temporárias. Contabilização dos Efeitos, dos Ajustes. Demonstração do Lucro Real. Apuração e Escrituração de Lucro Presumido e Simples. Fundamentos da Ciência Contábil. Princípios que norteiam sua atuação como geradora de informações úteis e confiáveis para o processo de gestão e controle dos patrimônios das entidades, relevantes à formação técnica do profissional contábil. Conceitos e procedimentos básicos para elaboração dos registros e demonstrativos contábeis. Estruturas de capital dos diversos tipos de sociedade e organizações de diferentes segmentos econômicos. Principais características das respectivas demonstrações contábeis. Formas de reorganização societária e aspectos técnicos específicos de ajustes de ativos e passivos, de forma a atender às normas contábeis e societárias vigentes Evolução histórica do pensamento contábil. Base teórica e conceitual que estrutura a Contabilidade. Técnicas aplicadas à avaliação de ativos, passivos e patrimônio das organizações.

9 DISCIPLINAS DA SÉRIE DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) AUDITORIA CUSTOS LOGISTICOS 7ª SÉRIE CONTABILIDADE GERENCIAL E ORÇAMENTARIA CONTABILIDADE DO SETOR PUBLICO CONTROLADORIA Conceitos básicos de Auditoria. Normas Técnicas e profissionais de Auditoria (NBC-T e NBC-P). Planejamento de Auditoria. Seleção da Amostra e Avaliação do Risco. Controle Interno. Papeis de Trabalho. Pareceres de Auditoria. Auditoria das Contas Patrimoniais. Auditoria das Contas de Resultados. Relatórios de Auditoria. Revisão pelos Pares. Aborda conceitos básicos de logística, assim como seus objetivos e processos, e os conceitos complementares que norteiam a sua gestão como valor, vantagem competitiva e logística integrada, destacando a apuração dos respectivos custos, além dos principais aspectos envolvidos na sua gestão. Aplicação de técnicas de Contabilidade Gerencial. Análise de Balanços, seu papel e funções na elaboração do planejamento estratégico, operacional e orçamentário. Contribuição para a análise crítica sobre a situação econômica e financeira das organizações. Trabalha os conceitos contábeis aplicados ao registro e controle dos fatos e eventos ocorridos no setor público, desenvolvendo a aplicação das técnicas contábeis de forma a gerar informações úteis à tomada de decisões e à instrumentalização do controle social e econômico do patrimônio público. O papel da controladoria. O sistema integrado de informações e o conceito de accountability. Conceito de sistema. A empresa como sistema, sua filosofia de negócio e objetivos. Modelos de gestão. Conceitos básicos de processo de gestão. Conceito de informação, sistema de informações e sistema contábil de informações. Controladoria: órgão, ramo do conhecimento, funções, perfil do controller. Avaliação de resultados e desempenhos. Gerenciamento da informação.

10 DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES ETICA E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL GESTÃO ESTRATEGICA DE CUSTOS CONTABILIDADE DE CUSTOS GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA CONTABILIDADE AVANÇADA CONTABILIDADE FISCAL Aborda os aspectos éticos e legais da profissão contábil, abrangendo a legislação correspondente, no que concerne à habilitação e ao exercício da profissão, de acordo com as determinações do respectivo Código de Ética e destaca a importância do papel do profissional contábil para a sociedade. Uso de técnicas de Contabilidade Gerencial para controle e gestão dos custos das organizações. Diferentes sistemas de custeio. Influência da gestão dos custos na determinação dos preços de produtos e serviços. Apresenta os fundamentos conceituais para fins de mensuração, avaliação e controle de estoques, assim como, os demais instrumentos dos sistemas de custos, possibilitando o entendimento estrutural necessário à utilização desses sistemas no processo de gestão e controle dos custos dos produtos e serviços. Técnicas, ferramentas e métodos utilizados em análise de investimentos, cálculos de riscos e retornos em carteiras de ativos, financiamentos de curto e longo prazo, caais próprios ou de terceiros, custos, criação de valor para os acionistas e mercado, derivativos, mercados de opções e mercado futuro, proteção de ativos e investimentos e riscos envolvidos. Métodos de avaliação de investimento. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversão em moedas estrangeiras; ganhos e perdas de capital; juros sobre o capital próprio. Extinção de sociedades. Demonstração do valor adicionado; reavaliação de ativos. Apuração e Escrituração contábil. Elisão (planejamento tributário). Apuração. Registro e Controle de Diferenças Temporárias. Contabilização dos Efeitos, dos Ajustes. Demonstração do Lucro Real. Apuração e Escrituração de Lucro Presumido e Simples.

11 DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 8ª SÉRIE CONTABILIADE SOCIAL E GOVERNANÇA CORPORATIVA PERICIA E ARBITAGEM Abrange conceitos de governança corporativa e accountability, no contexto amplo de responsabilidade social e transparência na elaboração de demonstrativos e relatórios que apresentem o valor agregado à sociedade pelos atos desenvolvidos pelas organizações. Contempla os conhecimentos teóricos e práticos das atividades de Perito Contábil, Árbitro e Avaliador, apresentando os procedimentos e técnicas utilizados no desenvolvimento dos trabalhos e redação dos respectivos laudos periciais e de arbitragem, de forma a propiciar a formação necessária ao exercício dessas funções pelo profissional contábil. DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES AUDITORIA CUSTOS LOGISTICOS CONTABILIDADE DO SETOR PUBLICO Conceitos básicos de Auditoria. Normas Técnicas e profissionais de Auditoria (NBC-T e NBC-P). Planejamento de Auditoria. Seleção da Amostra e Avaliação do Risco. Controle Interno. Papeis de Trabalho. Pareceres de Auditoria. Auditoria das Contas Patrimoniais. Auditoria das Contas de Resultados. Relatórios de Auditoria. Revisão pelos Pares. Aborda conceitos básicos de logística, assim como seus objetivos e processos, e os conceitos complementares que norteiam a sua gestão como valor, vantagem competitiva e logística integrada, destacando a apuração dos respectivos custos, além dos principais aspectos envolvidos na sua gestão. Trabalha os conceitos contábeis aplicados ao registro e controle dos fatos e eventos ocorridos no setor público, desenvolvendo a aplicação das técnicas contábeis de forma a gerar informações úteis à tomada de decisões e à instrumentalização do controle social e econômico do patrimônio público.

12 DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES CONTROLADORIA GESTÃO ESTRATEGICA DE CUSTOS GESTÃO FINANCEIRA AVANÇADA CONTABILIDADE AVANÇADA TEORIA DA CONTABILIDADE CONTABILIDADE FISCAL O papel da controladoria. O sistema integrado de informações e o conceito de accountability. Conceito de sistema. A empresa como sistema, sua filosofia de negócio e objetivos. Modelos de gestão. Conceitos básicos de processo de gestão. Conceito de informação, sistema de informações e sistema contábil de informações. Controladoria: órgão, ramo do conhecimento, funções, perfil do controller. Avaliação de resultados e desempenhos. Gerenciamento da informação. Uso de técnicas de Contabilidade Gerencial para controle e gestão dos custos das organizações. Diferentes sistemas de custeio. Influência da gestão dos custos na determinação dos preços de produtos e serviços. Técnicas, ferramentas e métodos utilizados em análise de investimentos, cálculos de riscos e retornos em carteiras de ativos, financiamentos de curto e longo prazo, caais próprios ou de terceiros, custos, criação de valor para os acionistas e mercado, derivativos, mercados de opções e mercado futuro, proteção de ativos e investimentos e riscos envolvidos. Métodos de avaliação de investimento. Consolidação das demonstrações contábeis. Conversão em moedas estrangeiras; ganhos e perdas de capital; juros sobre o capital próprio. Extinção de sociedades. Demonstração do valor adicionado; reavaliação de ativos. Evolução histórica do pensamento contábil. Base teórica e conceitual que estrutura a Contabilidade. Técnicas aplicadas à avaliação de ativos, passivos e patrimônio das organizações. Apuração e Escrituração Contábil. Elisão (planejamento tributário). Apuração. Registro e Controle de Diferenças Temporárias. Contabilização dos Efeitos, dos Ajustes. Demonstração do Lucro Real. Apuração e Escrituração de Lucro Presumido e Simples.

13 DISCIPLINAS SÉRIES ANTERIORES CONTABILIDADE INTRODUTORIA II Fundamentos da Ciência Contábil. Princípios que norteiam sua atuação como geradora de informações úteis e confiáveis para o processo de gestão e controle dos patrimônios das entidades, relevantes à formação técnica do profissional contábil, e introduzindo conceitos e procedimentos básicos para elaboração dos registros e demonstrativos contábeis.

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações.

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações. S 1º Período Contabilidade I Conceituação da Contabilidade. O patrimônio. Demonstrativos Contábeis. Regime de Contabilidade. Apuração de Resultados. Método das partidas dobradas. Livros Contábeis e apuração

Leia mais

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem:

Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano Em caso de empate na nota final no concurso, terá preferência o candidato que, na seguinte ordem: Olimpíadas Brasileiras de Contabilidade - Ano 2016 Sobre a Prova A prova objetiva será composta de 50 questões de múltipla escolha. A pontuação atribuída será de 1,5 (um e meio) ponto para cada questão,

Leia mais

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ

Ementário das Disciplinas do Currículo do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis do USJ CONTEÚDOS CURRICULARES: Conteúdos curriculares: ementas das disciplinas/componentes curriculares considerando a adequação dos conteúdos à carga horária (em horas/ créditos), a adequação da bibliografia

Leia mais

Ementas das Disciplinas Obrigatórias

Ementas das Disciplinas Obrigatórias Currículo/Semestre verão inverno Ementas das Disciplinas Obrigatórias Disciplina Código C.H. Ementa 1 1 Introdução ao ensino superior 200352 30h 1 2 Teoria da contabilidade 322031 30h 1 2 Conhecimentos

Leia mais

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica.

1ª Série. 6ECO093 ECONOMIA Noções de Microeconomia. Noções de Macroeconomia aplicada a Economia Brasileira. O processo de Globalização Econômica. 1ª Série 6ADM067 ADMINISTRAÇÃO Fundamentos da administração. A empresa como um sistema. As funções administrativas: planejamento, organização, direção e contro le. Sub-sistemas empresariais. Estruturas

Leia mais

Ação de Extensão. 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO. Núcleo de Negócios. Faculdade de Ciências Contábeis

Ação de Extensão. 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO. Núcleo de Negócios. Faculdade de Ciências Contábeis Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO Núcleo de Negócios Faculdade de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade da FHO é uma realização da Faculdade

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO UNI/RN

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO UNI/RN 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade do UNI/RN 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade do UNI/RN é uma realização do Curso de Ciências Contábeis. 2. Características: A Olimpíada Interna

Leia mais

Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Contábeis

Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Contábeis Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG Faculdade de Ciências Econômicas Departamento de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade da UFMG é uma

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS º PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2017.2 2º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTORIA II Escrituração dos principais atos e fatos decorrentes das operações praticados pelas organizações, bem como

Leia mais

EDITAL INTERNO 2ª Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES Departamento de Ciências Contábeis

EDITAL INTERNO 2ª Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES Departamento de Ciências Contábeis 1 1. Responsabilidade: EDITAL INTERNO 2ª Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES Departamento de Ciências Contábeis A Olimpíada Internas de Contabilidade da UFES é uma realização do Departamento de

Leia mais

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UnB:

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UnB: 1. Responsabilidade: Ação de Extensão 2ª Olimpíadas Internas de Contabilidade da UnB Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais A Olimpíada Internas de Contabilidade da UnB é uma realização do Departamento

Leia mais

II OLIMPIADA DE CONTABILIDADE DA UFRN

II OLIMPIADA DE CONTABILIDADE DA UFRN II OLIMPIADA DE CONTABILIDADE DA UFRN 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade da UFRN é uma realização de extensão do Departamento de Ciências Contábeis DCC. 2. Características: A Olimpíada

Leia mais

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UFES:

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UFES: Projeto de Extensão Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES Departamento de Ciências Contábeis 1. Responsabilidade: As Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFES é uma realização do Departamento

Leia mais

Sumário. Introdução. Patrimônio

Sumário. Introdução. Patrimônio Sumário Sumário Introdução 2 Objeto 3 Finalidade ou objetivo 4 Pessoas interessadas nas informações contábeis 5 Funções 6 Identificação dos aspectos patrimoniais 7 Campo de aplicação 8 Áreas ou ramos 9

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA EM JARAGUÁ DO SUL PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Fase Cód. Disciplinas I II III IV V Matriz Curricular do Curso de Graduação em Ciências

Leia mais

5. Inscrição na 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da AEDB:

5. Inscrição na 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da AEDB: 1. Responsabilidade: Ação de Extensão 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da AEDB Curso de Ciências Contábeis A Olimpíada Interna de Contabilidade da AEDB é uma realização do Curso de Ciências Contábeis.

Leia mais

AÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL DA 4ª OLIMPÍADA INTERNA DE CONTABILIDADE DA UFPE

AÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL DA 4ª OLIMPÍADA INTERNA DE CONTABILIDADE DA UFPE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ATUARIAIS COORDENAÇÃO DA GRADUAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS AÇÃO DE EXTENSÃO EDITAL DA

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS PERÍODO CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS 2019.1 1 PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL DA 2ª OLIMPÍADA INTERNA DE CONTABILIDADE DA FCC/UFBA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EDITAL DA 2ª OLIMPÍADA INTERNA DE CONTABILIDADE DA FCC/UFBA 1. Da responsabilidade: EDITAL DA 2ª OLIMPÍADA INTERNA DE CONTABILIDADE DA FCC/UFBA A Olimpíada Interna de Contabilidade da FCC/UFBA é uma realização da Faculdade de Ciências Contábeis e se constitui como

Leia mais

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I Estudo dos conceitos básicos da contabilidade, execução de lançamentos contábeis e a preparação dos demonstrativos

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ PANATLANTICA S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ PANATLANTICA S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Fluxo de Caixa 5 Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido DMPL - 01/01/2018

Leia mais

CONTABILIDADE PARA CONCURSOS PÚBLICOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS

CONTABILIDADE PARA CONCURSOS PÚBLICOS QUESTÕES RESOLVIDAS E COMENTADAS DESCRICAO_AREA DESCRICAO_TITULO ANO_EDICAO QTDTOMBO MICROSOFT PRESS DICIONÁRIO DE INFORMÁTICA.998 2 ORÇAMEMTO PÚBLICO 2.003 5 LEGISLAÇÃO DA PROFISSÃO CONTÁBIL 2.003 3 MANUAL DE PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS

Leia mais

PEPC 2018 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO:

PEPC 2018 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 LUCRO REAL PRESUMIDO E SIMPLES NACIONAL 2017 PE-01263 08h 8 8 8 8 0 0 SPED CONTABIL 2017 - COM NOVO TERMO DE SUBSTITUIÇÃO

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO A leitura como vínculo leitor/texto, através da subjetividade contextual, de atividades de retextualização e de

Leia mais

Funções contábeis: Técnicas contábeis: Campo de aplicação: Classificação geral: Áreas de atuação da contabilidade:

Funções contábeis: Técnicas contábeis: Campo de aplicação: Classificação geral: Áreas de atuação da contabilidade: Síntese Contábil Contabilidade: Contabilidade é a ciência que se ocupa do registro, por meio de técnicas próprias, dos atos e fatos da administração das entidades econômicofinanceiras, que possam ser

Leia mais

IV Olimpíada Interna de Contabilidade da UFPB

IV Olimpíada Interna de Contabilidade da UFPB SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE FINANÇAS E CONTABILIDADE IV Olimpíada Interna de Contabilidade da UFPB

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ FRAS-LE SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 31/03/ FRAS-LE SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 3 Demonstração do Resultado Abrangente 4 Demonstração do Fluxo de Caixa 5 Demonstração das Mutações

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CCO102 Contabilidade II

Programa Analítico de Disciplina CCO102 Contabilidade II Programa Analítico de Disciplina Departamento de Administração e Contabilidade - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária

Leia mais

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS

PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PRINCIPAIS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS Prof. Flávio Smania Ferreira 5 termo ADMINISTRAÇÃO GERAL e-mail: flavioferreira@live.estacio.br blog: http://flaviosferreira.wordpress.com Demonstrações Contábeis: Representa

Leia mais

Ementas das Disciplinas Curso de Ciências Contábeis

Ementas das Disciplinas Curso de Ciências Contábeis Ementas das Disciplinas Curso de Ciências Contábeis FUNDAMENTOS DO DIREITO EMPRESARIAL EMENTA: A ordem constitucional econômica brasileira. A intervenção estatal no setor econômico privado. O abuso do

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ FRAS-LE S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ FRAS-LE S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 3 Demonstração do Resultado Abrangente 4 Demonstração do Fluxo de Caixa 5 Demonstração das Mutações

Leia mais

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*.

EMENTÁRIO. Princípios de Conservação de Alimentos 6(4-2) I e II. MBI130 e TAL472*. EMENTÁRIO As disciplinas ministradas pela Universidade Federal de Viçosa são identificadas por um código composto por três letras maiúsculas, referentes a cada Departamento, seguidas de um número de três

Leia mais

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UFS:

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UFS: 1. Responsabilidade: Ação de Extensão 2ª Olimpíadas Internas de Contabilidade da UFS Departamento de Ciências Contábeis A Olimpíada Internas de Contabilidade da Universidade Federal de Sergipe é uma realização

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 (Valores expressos em reais)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 (Valores expressos em reais) BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E 2010 ATIVO Explicativa n o 31/12/2011 31/12/2010 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO Explicativa n o 31/12/2011 31/12/2010 CIRCULANTE CIRCULANTE Disponibilidades

Leia mais

SUMÁRIO. 3 PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO, 37 1 Introdução, 37

SUMÁRIO. 3 PRINCIPAIS GRUPOS DE CONTAS DO BALANÇO PATRIMONIAL E DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO, 37 1 Introdução, 37 SUMÁRIO 1 PANORAMA GERAL DA CONTABILIDADE NO MUNDO E NO BRASIL E UMA VISÃO GERAL DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, 1 1 Introdução, 1 2 Processo formal do IASB, 1 3 Histórico do IASB, 2 4 Adoção das IFRS no

Leia mais

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito AUD CMN SUSEP

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito AUD CMN SUSEP CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 0 40 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASSESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 LUCRO REAL 2018

Leia mais

Parte I Conceitos Básicos, Estrutura e Metodologia Operacional, 1 1 Patrimônio, 3

Parte I Conceitos Básicos, Estrutura e Metodologia Operacional, 1 1 Patrimônio, 3 Sumário Prefácio à Décima Edição, xxi Prefácio à Nona Edição, xxiii Prefácio à Oitava Edição, xxv Parte I Conceitos Básicos, Estrutura e Metodologia Operacional, 1 1 Patrimônio, 3 1.1 Objetivo e definição

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ FRAS-LE S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ FRAS-LE S.A. Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração do Fluxo de Caixa 6 Demonstração das Mutações

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ FRAS-LE SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ FRAS-LE SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 3 Demonstração do Resultado Abrangente 4 Demonstração do Fluxo de Caixa 5 Demonstração das Mutações

Leia mais

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1

sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 sumário Apresentação, xvii Introdução, 1 1 Estrutura conceitual básica e apresentação das demonstrações contábeis, 3 1.1 Introdução, 3 1.2 Finalidade da estrutura conceitual, 5 1.3 Objetivo do relatório

Leia mais

Sumário. Capítulo Conceito Bens Direitos Obrigações Patrimônio Líquido Estados Patrimoniais...

Sumário. Capítulo Conceito Bens Direitos Obrigações Patrimônio Líquido Estados Patrimoniais... Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos...1 1. Contabilidade...1 1.1. Conceitos...1 1.2. Campo de Aplicação...2 1.3. Funções da Contabilidade...2 1.4. Usuários da Informação Contábil...3 1.5. Técnicas Contábeis

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ - FACTU Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí - AEPU Autorizada pela Portaria MEC 1.

FACULDADE DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA DE UNAÍ - FACTU Associação de Ensino e Pesquisa de Unaí - AEPU Autorizada pela Portaria MEC 1. S 1º PERÍODO INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 72 H/A A organização e o Processo Administrativo. As funções: Produção, financeira, Marketing, Recursos Humanos, Funções Administrativas: Planejamento, Organização,

Leia mais

AÇÃO DE EXTENSÃO 2ª OLIMPÍADA INTERNA DE CONTABILIDADE DA UFCG UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

AÇÃO DE EXTENSÃO 2ª OLIMPÍADA INTERNA DE CONTABILIDADE DA UFCG UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS AÇÃO DE EXTENSÃO 2ª OLIMPÍADA INTERNA DE CONTABILIDADE DA UFCG UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1 RESPONSABILIDADE A Olimpíada Interna de Contabilidade da UFCG é uma realização do curso de Ciências

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 (Valores expressos em reais)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 (Valores expressos em reais) BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2013 E 2012 ATIVO NE 31/12/2013 31/12/2012 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO NE 31/12/2013 31/12/2012 CIRCULANTE CIRCULANTE Disponibilidades 4 85.142.911 86.881.544

Leia mais

Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Itu Mairinque Inscrição Estadual: CNPJ / Rod.

Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Itu Mairinque Inscrição Estadual: CNPJ / Rod. DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS SOCIETÁRIAS 2017 Balanço Patrimonial 2017 e 2016 CNPJ nº 50.235.449/0001-07 Balanço Patrimonial em 31 de dezembro de 2017 e 2016 Balanço Patrimonial Consolidado 2017 2016 Ativos

Leia mais

Reconhecido pelo Decreto n , de , D.O.U. de

Reconhecido pelo Decreto n , de , D.O.U. de CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação em Ciências Contábeis,

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1 AUDITOR FISCAL DA RECEITA FEDERAL CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Direito Administrativo : Regime Jurídico Administrativo e Princípios da Administração Pública Organização da Administração Pública Serviços Públicos

Leia mais

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

Sumário. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... Sumário Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 15 1. CONCEITO... 15 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 15 2.1. Escrituração... 16 2.2. Demonstrações contábeis... 16 2.3. Análise de balanços... 16 2.4.

Leia mais

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UnB:

5. Inscrição na Olimpíada Interna de Contabilidade da UnB: 1. Responsabilidade: Ação de Extensão 4ª Olimpíadas Internas de Contabilidade da UnB Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais A Olimpíada Internas de Contabilidade da UnB é uma realização do Departamento

Leia mais

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito QTG BCB SUSEP

PEPC 2019 CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: EPC Auditores Nome Código CH. ProGP Previc Perito QTG BCB SUSEP CAPACITADORA: 100 % AUDIT (PE-00028) CONTATO: 3242-2406 COACH CONTÁBIL PE-01023 40h 40 40 40 0 0 40 CAPACITADORA: 4M TREINAMENTOS EMPRESARIAIS E ASSESSORIA (PE-00022) CONTATO: 3465.7495 LUCRO REAL 2018

Leia mais

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Contabilidade Geral I

Ciências Contábeis. 1º Semestre. Contabilidade Geral I Ciências Contábeis 1º Semestre Contabilidade Geral I Visão global dos conceitos e técnicas contábeis. Fatos Contábeis, Inventários, Contas e Plano de Contas, Escrituração, Registro de Operações, Demonstrações

Leia mais

CONTABILIDADE GERENCIAL EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS 1º SEMESTRE

CONTABILIDADE GERENCIAL EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS 1º SEMESTRE CONTABILIDADE GERENCIAL EMENTÁRIO DO CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS CONTABILIDADE BÁSICA 1º SEMESTRE Ementa: Noções básicas de Contabilidade. Estudo do patrimônio. Estudo das variações patrimoniais. Elenco

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos...

SUMÁRIO. 1. Atos e fatos administrativos Fatos permutativos ou compensativos Fatos modificativos Fatos mistos... SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. Conceito... 17 2. Técnicas contábeis... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO APRESENTAÇÃO... 21

Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS EDITAL SISTEMATIZADO APRESENTAÇÃO... 21 Súmario APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO SINOPSES PARA CARREIRAS FISCAIS... 13 EDITAL SISTEMATIZADO... 15 APRESENTAÇÃO... 21 CAPÍTULO I NOÇÕES DE CONTABILIDADE... 23 1. Noções de contabilidade...23 1.1. Conceitos,

Leia mais

Rua Capitão Salomão, n.º 314. Fax (0XX) Telegramas SULGIPE N.º / N.º

Rua Capitão Salomão, n.º 314. Fax (0XX) Telegramas SULGIPE N.º / N.º BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2012 e 2011 Notas Explicativas 31.12.2012 31.12.2011 ATIVO CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 2.4 e 4 12.120 10.714 Consumidores e concessionárias 2.5 e

Leia mais

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2013

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2013 Elekeiroz S.. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2013 Balanço patrimonial tivo Circulante Nota 31 de dezembro de 2013 31 de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS COORDENAÇÃO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 2ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFF-VR 2018 1. Responsabilidade: 1.1. A Olimpíada Interna de Contabilidade da UFF-VR é uma atividade de extensão realizada pelo Departamento do curso de Ciências

Leia mais

Sumário. Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix

Sumário. Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix Sumário Apresentação, xvii Nota sobre os Autores, xix 1 Contabilidade Geral Rodrigo de Souza Gonçalves e Fernanda Fernandes Rodrigues, 1 Objetivos, 1 Introdução, 1 1 Plano de contas elaboração e utilização,

Leia mais

Auditoria de Impostos e Contribuições IRPJ - CSLL - PIS/PASEP COFINS ICMS IPI - ISS SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A

Auditoria de Impostos e Contribuições IRPJ - CSLL - PIS/PASEP COFINS ICMS IPI - ISS SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A EDMAR OLIVEIRA ANDRADE FILHO Advogado, contador e consultor tributário e societário. Doutor e mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP). É professor e palestrante em cursos

Leia mais

ATIVOS explicativa 31/12/11 31/12/10 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO explicativa 31/12/11 31/12/10

ATIVOS explicativa 31/12/11 31/12/10 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO explicativa 31/12/11 31/12/10 BALANÇOS PATRIMONIAIS LEVANTADOS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2011 E DE 2010 ATIVOS explicativa 31/12/11 31/12/10 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO explicativa 31/12/11 31/12/10 ATIVOS CIRCULANTES PASSIVOS CIRCULANTES

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-PE AJAC)

CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-PE AJAC) CONTROLE DE CONTEÚDO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL PERNAMBUCO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-PE AJAC) 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA DURAÇÃO: 432 h/a - 20 meses aproximadamente AULAS: Segundas e Terças ou Sábados (Quinzenais) DIAS E HORÁRIOS DISPONÍVEIS Segundas e Terças Sábados Segundas

Leia mais

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI

Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE Conselho Universitário - CONSUNI PROCESSO nº 78/17 PROCEDÊNCIA: PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO. ASSUNTO: PEDIDO DE ALTERAÇÃO DO EMENTÁRIO DO CURSO DE CIÊNCIAS

Leia mais

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1ª FASE Administração

DISCIPLINA CRED CH PRÉ-REQUISITOS 1ª FASE Administração CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS AUTORIZAÇÃO: Resolução n 88/98/CEE e Decreto n 3606/1998 RECONHECIMENTO: Decreto Estadual nº 51/2003 renovado pelo Decreto Estadual nº 1366/2017 PERÍODO DE CONCLUSÃO:

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E (Em R$ Mil) ATIVO

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E (Em R$ Mil) ATIVO CNPJ 47.902.648/0001-17 CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE DEZEMBRO DE 2009 E 2008 ATIVO ATIVO CIRCULANTE 2009 2008 Caixa e Bancos 164 637 Aplicações Financeiras 1.774 11.348 Contas a Receber 74.329 77.806

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO 2035 C/H 68

DIREITO EMPRESARIAL E SOCIETÁRIO 2035 C/H 68 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS (Currículo iniciado em 2012) ADMINISTRAÇÃO 1915 C/H 102 Breve histórico e fundamentos da administração. Perspectivas da administração: clássica,

Leia mais

1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFBA NAEX Núcleo de Apoio à Extensão, Tecnologia e Inovação

1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFBA NAEX Núcleo de Apoio à Extensão, Tecnologia e Inovação 1ª Olimpíada Interna de Contabilidade da UFBA NAEX Núcleo de Apoio à Extensão, Tecnologia e Inovação 1. Responsabilidade: A Olimpíada Interna de Contabilidade da FCC/UFBA é uma realização do NAEX - Núcleo

Leia mais

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CIA BRASILIANA DE ENERGIA Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2

DFP - Demonstrações Financeiras Padronizadas - 31/12/ CIA BRASILIANA DE ENERGIA Versão : 2. Composição do Capital 1. Proventos em Dinheiro 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 Proventos em Dinheiro 2 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 3 Balanço Patrimonial Passivo 5 Demonstração do Resultado 7 Demonstração do Resultado Abrangente

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JANEIRO DE 2015 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JANEIRO DE 2015 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JANEIRO DE 2015 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 6.487 Fornecedores 60.101 Contas a Receber 194.453

Leia mais

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2018

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2018 Elekeiroz S.. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2018 Balanço patrimonial 31 de dezembro de 2018 31 de dezembro de 2017 Passivo

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2016

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2016 Elekeiroz S.. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2016 Balanço Patrimonial 31 de dezembro de 2016 31 de dezembro de 2015 Passivo

Leia mais

CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA

CÓDIGO DISCIPLINAS CARGA HORÁRIA CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS Turno: MATUTINO/NOTURNO Matutino Currículo nº 9 Noturno Currículo nº 9 A partir de 2016 Reconhecido pelo Decreto n 83.799, de 30.07.79, D.O.U. de 31.07.79 Renovação

Leia mais

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017

Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Demonstração de Fluxo de Caixa (DFC) Contabilidade Intermediária II Fucamp/2017 Correção Exercícios de Fixação 2- Utilizando os dados apresentados pela Cia ABC no exemplo, na data de 20X0, considere que

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ DIGITEL SA INDUSTRIA ELETRONICA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/09/ DIGITEL SA INDUSTRIA ELETRONICA Versão : 1. Composição do Capital 1. Balanço Patrimonial Ativo 2 Índice Dados da Empresa Composição do Capital 1 DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 2 Balanço Patrimonial Passivo 3 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 5 Demonstração

Leia mais

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 23 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência

RESOLUÇÃO. Bragança Paulista, 23 de junho de José Antonio Cruz Duarte, OFM Vice-Reitor no exercício da Presidência RESOLUÇÃO CONSEPE 29/2009 APROVA O QUADRO DE EQUIVALÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, CURRÍCULOS 0002-B E 0003-B, DO CAMPUS DE BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO. O Vice-Reitor da Universidade

Leia mais

ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE

ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE ENCERRAMENTO DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 17/01/2013 LUCIANO PERRONE Introdução Enquadramento conforme as Novas Normas Contábeis IFRS. SOCIEDADES ANÔNIMAS DE CAPITAL ABERTO SOCIEDADES DE GRANDE PORTE

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 6 Demonstração do Fluxo de Caixa 7 Demonstração das Mutações

Leia mais

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2

ITR - Informações Trimestrais - 30/06/ LOJAS AMERICANAS SA Versão : 1. Balanço Patrimonial Ativo 1. Balanço Patrimonial Passivo 2 Índice DFs Individuais Balanço Patrimonial Ativo 1 Balanço Patrimonial Passivo 2 Demonstração do Resultado 4 Demonstração do Resultado Abrangente 6 Demonstração do Fluxo de Caixa 7 Demonstração das Mutações

Leia mais

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2017

Elekeiroz S.A. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2017 Elekeiroz S.. Demonstrações contábeis de acordo com as práticas contábeis adotadas no Brasil e com o IFRS em 31 de dezembro de 2017 31 de dezembro de 2017 Balanço patrimonial 31 de dezembro de 2016 Passivo

Leia mais

Sumário. Siglas e Abreviaturas, XV Apresentação, XIX Prefácio, XXI Prefácio à 2 a Edição, XXV Agradecimentos, XXVII

Sumário. Siglas e Abreviaturas, XV Apresentação, XIX Prefácio, XXI Prefácio à 2 a Edição, XXV Agradecimentos, XXVII Sumário Siglas e Abreviaturas, XV Apresentação, XIX Prefácio, XXI Prefácio à 2 a Edição, XXV Agradecimentos, XXVII Parte I Ambiente Contábil, 1 1 Contabilidade: Conceito, Definição, Objetivos e Responsabilidades,

Leia mais

CALENDÁRIO DE PROVAS INTERMEDIARIAS 2º SEMESTRE/2018 TURMA 1AC-1N

CALENDÁRIO DE PROVAS INTERMEDIARIAS 2º SEMESTRE/2018 TURMA 1AC-1N TURMA 1AC-1N 19:15/20:30 MATEMATICA AULA 20:45/22:00 MATEMATICA PROVA 19:15/20:30 PORTUGUES INSTRUMENTAL AULA 20:45/22:00 PORTUGUES INSTRUMENTAL PROVA 19:15/20:30 SOCIOLOGIA AULA 20:45/22:00 SOCIOLOGIA

Leia mais

Slide 21. Estudo de Caso. Simulação Contábil

Slide 21. Estudo de Caso. Simulação Contábil Slide 21 Estudo de Caso Simulação Contábil LANÇAMENTOS Slide 22 INVESTIMENTO DOS SÓCIOS COMPRA DE IMÓVEIS COMPRA DE VEÍCULOS MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS CONTRATAÇÃO DE SEGUROS COMPRA DE MERCADORIAS VENDA DE

Leia mais

BALANÇO PATRIMONIAL DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE

BALANÇO PATRIMONIAL DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE BALANÇO PATRIMONIAL DOS EXERCÍCIOS FINDOS EM 31 DE DEZEMBRO DE Notas Explicativas 31.12.2013 31.12.2012 ATIVO CIRCULANTE Caixa e equivalentes de caixa 2.4 10.864 12.120 Consumidores e concessionárias 2.5

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2014 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2014 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MAIO DE 2014 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 7.781 Fornecedores 39.445 Contas a Receber 184.893

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17

SUMÁRIO. Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceito de contabilidade e patrimônio... 17 1. CONCEITO... 17 2. TÉCNICAS CONTÁBEIS... 18 2.1. Escrituração... 18 2.2. Demonstrações contábeis... 18 2.3. Análise de balanços... 18 2.4.

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JUNHO DE 2014 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JUNHO DE 2014 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE JUNHO DE 2014 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 3.312 Fornecedores 37.129 Contas a Receber 187.764

Leia mais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Ativo Nota 2014 2013 Passivo Nota 2014 2013 (Ajustado) (Ajustado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 5 48.650 835 Fornecedores 10

Leia mais

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2014 (Em R$ Mil)

CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2014 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 31 DE MARÇO DE 2014 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 8.189 Fornecedores 30.623 Contas a Receber 165.388

Leia mais

Sumário. Capítulo 2. Conceitos Básicos...1. Patrimônio Contabilidade_Geral_Resumida_cap_00.indd 9 14/10/ :44:34

Sumário. Capítulo 2. Conceitos Básicos...1. Patrimônio Contabilidade_Geral_Resumida_cap_00.indd 9 14/10/ :44:34 Sumário Capítulo 1 Conceitos Básicos...1 1. Contabilidade: Conceitos, Objeto, Objetivo, Finalidade e Campo de Aplicação...1 2. Usuários da Informação Contábil...2 3. Principais Tipos de Sociedades Existentes

Leia mais

Sumário. Nota Preliminar, xvii. Introdução, 1

Sumário. Nota Preliminar, xvii. Introdução, 1 Nota Preliminar, xvii Introdução, 1 1 Comentários gerais, 3 1.1 Finalidade, 3 1.2 Do patrimônio, 4 1.3 Dos fatos, 5 1.3.1 Do fato administrativo permutativo, 5 1.3.2 Do fato administrativo modificativo,

Leia mais

CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2014 (Em R$ Mil)

CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2014 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 28 DE FEVEREIRO DE 2014 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Equivalentes de Caixa 6.548 Fornecedores 39.152 Contas a Receber 170.236

Leia mais

CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2013 (Em R$ Mil)

CNPJ / CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2013 (Em R$ Mil) CET - BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE NOVEMBRO DE 2013 CNPJ 47.902.648/0001-17 ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Caixa e Bancos 299 Fornecedores 39.642 Aplicações Financeiras 3.705 Provisão

Leia mais

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E 2014 (Valores expressos em reais)

BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E 2014 (Valores expressos em reais) BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2015 E 2014 ATIVO NE 31/12/2015 31/12/2014 PASSIVO E PATRIMÔNIO LÍQUIDO NE 31/12/2015 31/12/2014 CIRCULANTE CIRCULANTE Disponibilidades 4 90.705.601 82.095.096

Leia mais