Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo?"

Transcrição

1

2 Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo?

3

4 A história de Jó: a) Um homem íntegro e temente a Deus que foi vítima da ação intimidadora do diabo a ponto de perder os seus bens, seus filhos e a sua própria saúde; b) Um homem que além de todas as perdas padeceu sob os conselhos de sua esposa e de três amigos da onça que tiraram férias para lhe ajudar; c) Um homem que derramou o seu coração diante de Deus e foi respondido através de um convite à humildade, à dependência e à confiança n Ele.

5 Algumas considerações: a) Diante do sofrimento algumas pessoas se tornam amargas e rancorosas para com a vida; b) Jó fez uma opção diferente: ponderou sobre a situação, aprendeu com ela e amadureceu interiormente;

6 PALESTRA IV

7 Um balanço do sofrimento (cap.42) 1. Então Jó respondeu ao SENHOR: 2. Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. 3. Tu perguntaste: Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber. 4. Tu disseste: Agora escute, e eu falarei; vou fazer-lhe perguntas, e você me responderá. 5. Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. 6. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza.

8 Um balanço do sofrimento (cap.42) Jó descobriu que em meio ao sofrimento: a) Deus estava lá. Então Jó respondeu ao SENHOR... (v.1)

9 Um balanço do sofrimento (cap.42) Jó descobriu que em meio ao sofrimento: a) Deus estava lá. b) Os planos de Deus não podem ser frustrados. Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado. (v.2)

10 Um balanço do sofrimento (cap.42) Jó descobriu que em meio ao sofrimento: a) Deus estava lá. b) Os planos de Deus não podem ser frustrados. c) Os propósitos de Deus nem sempre são compreendidos. Tu perguntaste: Quem é esse que obscurece o meu conselho sem conhecimento? Certo é que falei de coisas que eu não entendia, coisas tão maravilhosas que eu não poderia saber. (v.3)

11 Um balanço do sofrimento (cap.42) Jó descobriu que em meio ao sofrimento: a) Deus estava lá. b) Os planos de Deus não podem ser frustrados. c) Os propósitos de Deus nem sempre são compreendidos. d) Pôde conhecer a Deus de maneira muito mais profunda. Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram. (v.5)

12 Um balanço do sofrimento (cap.42) Jó descobriu que em meio ao sofrimento: a) Deus estava lá. b) Os planos de Deus não podem ser frustrados. c) Os propósitos de Deus nem sempre são compreendidos. d) Pôde conhecer a Deus de maneira muito mais profunda. e) Há espaço para a contrição e o arrependimento. Por isso menosprezo a mim mesmo e me arrependo no pó e na cinza. (v.6)

13 O desfecho da obra 7. Depois que o SENHOR disse essas palavras a Jó, disse também a Elifaz, de Temã: Estou indignado com você e com os seus dois amigos, pois vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó. 8. Vão agora até meu servo Jó, levem sete novilhos e sete carneiros, e com eles apresentem holocaustos em favor de vocês mesmos. Meu servo Jó orará por vocês; eu aceitarei a oração dele e não lhes farei o que vocês merecem pela loucura que cometeram. Vocês não falaram o que é certo a meu respeito, como fez meu servo Jó.

14 O desfecho da obra 9. Então Elifaz, de Temã, Bildade, de Suá, e Zofar, de Naamate, fizeram o que o SENHOR lhes ordenara; e o SENHOR aceitou a oração de Jó. 10. Depois que Jó orou por seus amigos, o SENHOR o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes. 11. Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o SENHOR tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro.

15 O desfecho da obra 12. O SENHOR abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos. 13. Também teve ainda sete filhos e três filhas. 14. À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque. 15. Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos. 16. Depois disso Jó viveu cento e quarenta anos; viu seus filhos e os descendentes deles até a quarta geração. 17. E então morreu, em idade muito avançada.

16 O desfecho da obra Depois de um longo período de tempo Deus decidiu abençoar a vida de Jó: a) Tornando-o novamente próspero em seus bens com o dobro de tudo o que chegou a possuir anteriormente. b) Reaproximando todos aqueles que haviam se distanciado dele durante o período de sofrimento. c) Concedendo-lhe a graça de ter mais dez filhos, sendo que sete nasceram homens e três nasceram mulheres.

17 O desfecho da obra Ao abençoar Jó Deus não estava: a) Recompensando-lhe por sua integridade até o momento b) Restituindo-lhe um direito que lhe fora negado por um tempo c) Mimando-o a fim de não perder o seu respeito e o seu amor Ao abençoar Jó Deus estava: a) Exercendo livremente a sua graça na direção de um filho seu b) Fazendo uso de um canal legítimo de comunicação do amor c) Declarando sua vitória frente a acusação feita por Satanás.

18 Com o objetivo de nutrir uma espiritualidade bíblica não se alimente da orientação daqueles que valorizam mais a prosperidade do que a intimidade com Deus. Com o objetivo de exercitar uma espiritualidade baseada na pessoa de Deus e não nos presentes de Deus desenvolva o hábito de compartilhar as bênçãos dele. Com o objetivo de enfrentar momentos de luta e sofrimento desenvolva algumas disciplinas espirituais afim de fortalecer seus vínculos com o Senhor.

19 Permanecer Nelson Bomilcar QUANDO NA DOR, NA TENTAÇÃO QUERO EM TUAS MÃOS AGARRAR PARA QUE NÃO VENHA A ME DESVIAR

20 QUERO PODER PERMANECER SEMPRE NOS TEUS CAMINHOS

21 PARA FIRMAR MEUS PÉS EM TI, Ó AUTOR DA VIDA MEU SENHOR!

22 QUANDO NA DOR, NA TENTAÇÃO QUERO EM TUAS MÃOS AGARRAR PARA QUE NÃO VENHA A ME DESVIAR

23 QUERO PODER PERMANECER SEMPRE NOS TEUS CAMINHOS

24 PARA FIRMAR MEUS PÉS EM TI, Ó AUTOR DA VIDA MEU SENHOR!

Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo?

Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo? Como posso crer em um Deus que se afirma totalmente bom e poderoso diante de tanto sofrimento na história e no mundo? E Deus viu tudo o que havia feito, e tudo havia ficado muito bom. Gênesis 1:31 Ele

Leia mais

O Livro de Jó nos ajuda a compreender essa questão, apresentando-nos três explicações:

O Livro de Jó nos ajuda a compreender essa questão, apresentando-nos três explicações: JÓ: AS RECOMPENSAS DO SOFRIMENTO Tiago 5.11 / Jó 42.1-17 O PROPÓSITO DO SOFRIMENTO Se Deus é bom e ama o seu povo, como sabemos que ele ama, por que Ele nos faz passar pelo sofrimento? Por que os filhos

Leia mais

Lição 11 para 10 de dezembro de 2016

Lição 11 para 10 de dezembro de 2016 Lição 11 para 10 de dezembro de 2016 Agora cinge os teus lombos, como homem; e perguntarte-ei, e tu me ensinarás. (Jó 38:3) Ao concluir o discurso de Eliú, Deus faz uma aparição repentina e espetacular.

Leia mais

Era o homem mais rico de todo o Oriente

Era o homem mais rico de todo o Oriente JÓ Homem Íntegro Reto Temente a Deus Se desvia do mal 7 filhos 3 filhas 7.000 ovelhas 3.000 camelos 500 juntas de bois 500 jumentas Era o homem mais rico de todo o Oriente E iam seus filhos à casa uns

Leia mais

Embora as tribulacões de Jó tenham sido grandes, estas chegaram ao fim. Como acabaram? O que podemos aprender delas?

Embora as tribulacões de Jó tenham sido grandes, estas chegaram ao fim. Como acabaram? O que podemos aprender delas? Lição 1 para 1º de outubro de 2016 Embora as tribulacões de Jó tenham sido grandes, estas chegaram ao fim. Como acabaram? O que podemos aprender delas? «Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou

Leia mais

A IMPREVISIBILIDADE DA VIDA HUMANA

A IMPREVISIBILIDADE DA VIDA HUMANA A IMPREVISIBILIDADE DA VIDA HUMANA Quebra Gelo Usar uma caixinha com tampa (pode ser um porta joias). A caixa deve estar cheia de balas. Passar para as mãos de cada discípulo da sua célula. Ao apanhar

Leia mais

O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus. Anésio Rodrigues

O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus. Anésio Rodrigues O chamado de Abraão e a experiência de Sara com Deus Anésio Rodrigues Povo meu, escuta a minha instrução, presta atenção no que eu vou dizer. Vou falar em comparações, vou expor enigmas do passado. Salmos

Leia mais

O tempo desgasta. mas não precisa destruir, pode se renovar

O tempo desgasta. mas não precisa destruir, pode se renovar O tempo desgasta mas não precisa destruir, pode se renovar 24/junho/2018 Permaneça Fiel Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Gênesis

Leia mais

Semana de 10/04/17 a 16/04/17

Semana de 10/04/17 a 16/04/17 Semana de 10/04/17 a 16/04/17 DENTRE MUITAS VOZES, OUÇA A VOZ DE DEUS! Estação Cultivo OBJETIVO: Levar as crianças a entenderem que apesar de ouvirmos muitas vozes, devemos sempre optar por seguir a voz

Leia mais

Duas faces da moeda Fernando Leite

Duas faces da moeda Fernando Leite Duas faces da moeda Fernando Leite 21.06.2015 Introdução: Mas ele nos concede graça maior. Por isso diz a Escritura: Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes. Tg 4.6 Portanto, submetam-

Leia mais

Moisés. Êxodo 20:1-5

Moisés. Êxodo 20:1-5 Moisés Êxodo 20:1-5 E Deus falou todas estas palavras: Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão. Não terás outros deuses além de mim. Moisés Moisés Josué Êxodo 20:1-5

Leia mais

O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, que podemos observar através de toda a Bíblia, está presente de forma especial no livro de Jó.

O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, que podemos observar através de toda a Bíblia, está presente de forma especial no livro de Jó. Lição 2 para 8 de outubro de 2016 O Grande Conflito entre Cristo e Satanás, que podemos observar através de toda a Bíblia, está presente de forma especial no livro de Jó. O Grande Conflito. O começo do

Leia mais

AS PROMESSAS DE DEUS.

AS PROMESSAS DE DEUS. AS PROMESSAS DE DEUS. Texto 2 Co 1.20 Introdução: Num tempo em que muitos cristãos se encontram abatidos e preocupados com vários problemas da vida, as promessas de DEUS são fundamentais. Essas promessas

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

As histórias de Amor da Bíblia!

As histórias de Amor da Bíblia! - Abraão era já de idade muito avançada e o SENHOR tinha-o abençoado de muitas maneiras. Um dia disse ao mais velho dos seus criados, que era quem olhava por tudo o que pertencia a Abraão: - Quero que

Leia mais

Últimos dias de Davi. Ao apogeu de Salomão

Últimos dias de Davi. Ao apogeu de Salomão Últimos dias de Davi Ao apogeu de Salomão Últimos dias de Davi Ao apogeu de Salomão Últimos dias de Davi Ao apogeu de Salomão Últimos dias de Davi Ao apogeu de Salomão 5ª Palestra: 1 Reis 3... se você

Leia mais

LIÇÃO evange ho 2 II TRI LUCAS O BATISMO E AS TENTAÇÕES

LIÇÃO evange ho 2 II TRI LUCAS O BATISMO E AS TENTAÇÕES II TRI 2015 DE LUCAS LIÇÃO evange ho 2 O BATISMO E AS TENTAÇÕES INTRODUÇÃO ESBOÇO Voz - Visão - Audição Preparando o Caminho Arrependimento - Batismo - Frutos Identificando Àquele que vem Identificação

Leia mais

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus!

O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS Quanto você tem desfrutado do poder que existe no amor do Pai Celestial por nós? Creia no amor de Deus! TEMA : O PODER DO AMOR DE DEUS POR NÓS ESTUDO PARA CÉLULAS Nº 066 Líder leia, junto com a célula, todos os textos (versículos) citados. Texto inicial : Jo 1.12 e 1 Jo 3:1-2 TADEL: (05JUN à 09JUN17) PERGUNTE

Leia mais

Ministério de Fé e Libertação

Ministério de Fé e Libertação DATA: 15.11.2014 PREGADORA: APOSTOLA ERNESTINA MATIAS TEMA- PORQUÊ É QUE DEUS PERMITE QUE SATANÁS ATAQUE OS SEUS FILHOS Primeiramente você deve colocar na sua mente que Deus é maior que tudo. O problema

Leia mais

O Deus que se importa!

O Deus que se importa! O Deus que se importa! O Deus que se importa! Quem é Deus? R. Deus é espírito, infinito, eterno e imutável em seu ser, sabedoria, poder, santidade, justiça, bondade e verdade. O Deus que se importa! Quando

Leia mais

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela.

DAVE Certo. Bem, temos dois erros opostos que podemos cair quando falamos de batalha espiritual. Um erro é ignorá-la. O outro é focar somente nela. BATALHA ESPIRITUAL Mateus 6:13, Efésios 6:11, Romanos 8:37 Em nossos últimos encontros, estivemos falando sobre oração e sobre as duas áreas críticas o ser perdoado, e o perdoar outras pessoas. Agora,

Leia mais

Reforma Protestante

Reforma Protestante Reforma Protestante Penitências são atos como: jejuns, vigílias, peregrinações que os fiéis ou a Igreja oferecem à Deus ao Pai Criador, como provas de que estão arrependidos dos seus pecados; praticados

Leia mais

Jacó, o ajudador de Deus

Jacó, o ajudador de Deus Jacó, o ajudador de Deus Série: Visões de Deus: Mensagem 02/16 Fernando Leite 14 Março 2010 Introdução A Sua expressão Pela fé Jacó, estando para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e adorou, apoiado

Leia mais

A História do Rei Ezequias

A História do Rei Ezequias A História do Rei Ezequias II Reis 20:1-21 22.04.2018 - Tela 1 A História do Rei Ezequias II Reis 20:1-21 1. Naquele tempo Ezequias ficou doente, e quase morreu. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo

Leia mais

Desafios de Deus em meio as decepções

Desafios de Deus em meio as decepções Desafios de Deus em meio as decepções Evangelho de João Capítulo 21 Em algum momento entre 2006 e 2007 1 Depois disso Jesus apareceu novamente aos seus discípulos, à margem do mar de Tiberíades. Foi assim:

Leia mais

Com Maria Desperta a. Luz. que há em TI

Com Maria Desperta a. Luz. que há em TI Com Maria Desperta a Luz que há em TI SONHA A PAZ! 3ª feira, dia 03 de janeiro de 2017 Mais uma etapa do grande desafio da tua vida: o 2º período! Começamos o mês de janeiro, o mês mais salesiano do ano,

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos

Leitura: Rom 8, 8-11 Carta de S. Paulo aos Romanos Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos a garantia de que querem a nossa alegria.

Leia mais

1ª Leitura - Ml 3,1-4

1ª Leitura - Ml 3,1-4 1ª Leitura - Ml 3,1-4 O Senhor a quem buscais, virá ao seu Templo. Leitura da Profecia de Malaquias 3,1-4 Assim diz o Senhor: 1Eis que envio meu anjo, e ele há de preparar o caminho para mim; logo chegará

Leia mais

A FELICIDADE Sl 128:1-4 Sl 84: 12 Sl 1:1-3 Sl 100:1-5 Pv 16:3

A FELICIDADE Sl 128:1-4 Sl 84: 12 Sl 1:1-3 Sl 100:1-5 Pv 16:3 A FELICIDADE Sl 128:1-4 Sl 84: 12 Sl 1:1-3 Sl 100:1-5 Pv 16:3 INTRODUÇÃO: Felicidade significa estado ou qualidade de quem é feliz. Ditoso. Contente. Alegre. Virtuoso. Satisfeito. Completamente realizado

Leia mais

DOCE PRESENÇA VERDADEIRO AMOR

DOCE PRESENÇA VERDADEIRO AMOR DOCE PRESENÇA Ludmila Ferber ISRC BR MKP 0400412 O Espí rito Santo está aqui Sua doce presença Podemos sentir Como brisa suave Em nossos corações Como um rio de graça Amor e perdão Presença que nos cura

Leia mais

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai!

Nº20A Domingo V da Quaresma Acreditai! Nº20A Domingo V da Quaresma - 6.4.2014 Acreditai! Nos amigos confiamos plenamente! Sabemos que jamais nos enganarão e que estarão presentes sempre que deles precisarmos. Nos amigos nós acreditamos: temos

Leia mais

A via crucis de Jesus. A via crucis de cada cristão. Recapitulando:

A via crucis de Jesus. A via crucis de cada cristão. Recapitulando: Recapitulando: A via crucis de Jesus Carregando a própria cruz, Jesus foi ao local chamado Lugar da Caveira (em aramaico, Gólgota). João 19.17 A via crucis de cada cristão Se alguém quiser acompanharme,

Leia mais

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS

ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Momento com Deus Crianças de 7 a 9 anos NOME: DATA: 09/06/2013 ISAQUE E REBECA: CASAMENTO E FILHOS Versículos para Decorar 1- Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo. Marcos 10:43b

Leia mais

Resgatando A Espiritualidade Através Da Nossa História

Resgatando A Espiritualidade Através Da Nossa História Resgatando A Espiritualidade Através Da Nossa História No princípio... pois todo todos o homem pecaram é e estão pecador destituídos e o homem da todo glória é de pecador Deus Rom.3.23 Éden Dilúvio Babel

Leia mais

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa

FEVEREIRO. 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR. Festa FEVEREIRO 2 de Fevereiro APRESENTAÇÃO DO SENHOR Festa Quando esta festa não ocorre ao domingo, escolhe-se apenas uma das seguintes leituras antes do Evangelho. LEITURA I Mal 3, 1-4 «Entrará no seu templo

Leia mais

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 26 de dezembro de 2010 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s O Reino de Deus Mateus 3:1,2 Naqueles dias surgiu João Batista, pregando no deserto da Judéia. Ele dizia: Arrependam-se, pois o Reino dos céus está próximo. Mateus 4:17 Daí

Leia mais

O QUE ACONTECERIA SE TIRÁSSEMOS O TEMPLO DA NOSSA IGREJA? Igreja Menonita na Etiópia

O QUE ACONTECERIA SE TIRÁSSEMOS O TEMPLO DA NOSSA IGREJA? Igreja Menonita na Etiópia O QUE ACONTECERIA SE TIRÁSSEMOS O TEMPLO DA NOSSA IGREJA? Igreja Menonita na Etiópia A IGREJA ALÉM DO TEMPLO João 2:13-22 Quando já estava chegando a Páscoa judaica, Jesus subiu a Jerusalém. No pátio do

Leia mais

Lição IX: O Caminho Rochoso

Lição IX: O Caminho Rochoso As incríveis Histórias de Deus continuam à medida que olhamos para as peças dos ensinamentos de Jesus, Sua morte e ressurreição, e o começo de sua igreja primitiva. Esse bimestre nós vamos comemorar a

Leia mais

QUAL É O PROPÓSITO DA VIDA?

QUAL É O PROPÓSITO DA VIDA? QUAL É O PROPÓSITO DA VIDA? HEDONISMO O prazer tem sempre o objetivo de diminuir a dor, sendo o único caminho para a conquista da felicidade Já que a vida é curta e não há sentido, que ela ao menos tenha

Leia mais

Capítulo 22 Balaque e Balaão Nm 22:1 Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó.

Capítulo 22 Balaque e Balaão Nm 22:1 Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó. 1 Capítulo 22 Balaque e Balaão Nm 22:1 Depois partiram os filhos de Israel, e acamparam-se nas campinas de Moabe, além do Jordão na altura de Jericó. Nm 22:2 Vendo, pois, Balaque, filho de Zipor, tudo

Leia mais

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão,

Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 1 Capitulo 14 2Sm 14:1 Conhecendo, pois, Joabe, filho de Zeruia, que o coração do rei estava inclinado para Absalão, 2Sm 14:2 Enviou Joabe a Tecoa, e tomou de lá uma mulher e disse-lhe: Ora, finge que

Leia mais

Na casa da Priscila, uma história incrível das Escrituras foi contada! Vamos ver?

Na casa da Priscila, uma história incrível das Escrituras foi contada! Vamos ver? Na casa da Priscila, uma história incrível das Escrituras foi contada! Vamos ver? Filha!! Bom dia!! Hoje é um dia muito, mas muito especial! Por que, mamãe? Ah!! Hoje é o aniversário da vovó e do vovô!

Leia mais

Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem

Leia mais

Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15

Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15 Introdução Os meus olhos estão sempre voltados para o Senhor, pois só ele tira os meus pés da armadilha. Sl 25.15 16 Volta-te para mim e tem misericórdia de mim, pois estou só e aflito. 17 As angústias

Leia mais

Sumário. O método 5 Os resultados 5

Sumário. O método 5 Os resultados 5 Sumário O método 5 Os resultados 5 Lição 1 Novo nascimento 7 Lição 2 Arrependimento do pecado 14 Lição 3 Fé e perdão 20 Lição 4 Obediência 26 Lição 5 A família de Deus 34 Lição 6 Cheios do Espírito Santo

Leia mais

Imitação de Cristo: sensibilidade à dor humana!

Imitação de Cristo: sensibilidade à dor humana! Imitação de Cristo: sensibilidade à dor humana! DESTAQUE DO DIA: Queridos filhos, os sinais extraordinários que Meu Filho vos oferece, certamente são obras do Seu poder divino, mas principalmente frutos

Leia mais

DOMINGO V DA QUARESMA

DOMINGO V DA QUARESMA DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei ressuscitar,

Leia mais

II DOMINGO DO TEMPO COMUM

II DOMINGO DO TEMPO COMUM II DOMINGO DO TEMPO COMUM Perdão, Senhor. «Falai, Senhor, que o vosso servo escuta» Leitura do Primeiro Livro de Samuel 1 Sam 3, 3b-10.19 Naqueles dias, Samuel dormia no templo do Senhor, onde se encontrava

Leia mais

SOMOS CERCADOS POR DEUS DE TODOS OS LADOS

SOMOS CERCADOS POR DEUS DE TODOS OS LADOS Introdução Jó é um personagem bíblico que ficou conhecido pelo seu sofrimento. Por 40 capítulos vemos a calamidade que se abateu sobre sua vida e família e, assim, pensamos que sua vida se resumiu nisso.

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. USE A CRIATIVIDADE E PINTE BEM BONITO O NOME A QUAL PERTENCE TODO O PODER. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder

Leia mais

Fé e Ação ANSIEDADE! PREOCUPAÇÃO! FRUSTRAÇÃO. Sintomas da Ansiedade. Sintomas da Ansiedade

Fé e Ação ANSIEDADE! PREOCUPAÇÃO! FRUSTRAÇÃO. Sintomas da Ansiedade. Sintomas da Ansiedade A VITÓRIA PERTENCE AOS QUE OUSAM CRER E AGIR COM BASE NA PALAVRA DE DEUS! Fé e Ação ANSIEDADE! PREOCUPAÇÃO!!1!2 Sintomas da Ansiedade Sintomas da Ansiedade Físicos! Palpitações Vertigens Transpiração excessiva

Leia mais

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO

HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO HAMARTIOLOGIA: DOUTRINA DO PECADO I - A ORIGEM DO PECADO 1. Em relação a Deus. Em Seu plano permitiu que suas criaturas (anjos e homens) tivessem a liberdade (livre arbítrio) de viver em amor e obediência

Leia mais

I HAVE A HOPE. Verse 1 Eu tenho uma esperança

I HAVE A HOPE. Verse 1 Eu tenho uma esperança I HAVE A HOPE Verse 1 Eu tenho uma esperança Tenho uma esperança, Tenho um futuro Tenho um destino que ainda está a me esperar Minha vida não acabou, um novo começo começou Tenho uma esperança, Tenho essa

Leia mais

AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA

AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA AS NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA 18/Nov/18 I Tessalonicenses 3.1-13 IGREJAS SÃO COMO FILHOS IGREJAS NASCEM, CRESCEM E AMADURECEM OUTRAS NÃO... NECESSIDADES DE UMA NOVA IGREJA Precisa de um pastor amoroso

Leia mais

Leitura: Ap 7, 9, 14b - 17 Leitura do Livro do Apocalipse. Evangelho: Jo 10, Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João

Leitura: Ap 7, 9, 14b - 17 Leitura do Livro do Apocalipse. Evangelho: Jo 10, Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João O Bom Pastor Jesus, és o meu pastor. Um pastor que me conhece e me protege do mal. Por isso, eu te sigo. Mas não é fácil seguir-te. Sigo- te com todo o amor pelo caminho pedregoso em que é preciso perdoar,

Leia mais

A Palavra de Deus manda que Seu povo não se conforme com este século (Rm 12:2). Pouquíssimas pessoas, ricas ou pobres, estão fora do alcance do

A Palavra de Deus manda que Seu povo não se conforme com este século (Rm 12:2). Pouquíssimas pessoas, ricas ou pobres, estão fora do alcance do Não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12:2). Verso para memorizar

Leia mais

pedindo a coisa certa 02 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal,

pedindo a coisa certa 02 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, pedindo a coisa certa 02 de Dezembro de 2011 Ministério Loucura da Pregação "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites." 1 / 6 (Tiago 4:3) Muitos dos nossos amados irmão

Leia mais

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL ESTUDO 7 satanás como acusador O mundo, a carne e o diabo Palavra Viva O mundo, a carne e o diabo SANTIFICAÇÃO Nossos três grandes inimigos: O M U N D O A C A R N E O D I A B O

Leia mais

Capítulo 43 Os irmãos de José desce outra vez ao Egito Gn 43:1 E a fome era gravíssima na terra.

Capítulo 43 Os irmãos de José desce outra vez ao Egito Gn 43:1 E a fome era gravíssima na terra. 1 Capítulo 43 Os irmãos de José desce outra vez ao Egito Gn 43:1 E a fome era gravíssima na terra. Gn 43:2 E aconteceu que, como acabaram de comer o mantimento que trouxeram do Egito, disse-lhes seu pai:

Leia mais

LIÇÃO 3 PG 7 a 10 anos ATITUDES DE CORAGEM

LIÇÃO 3 PG 7 a 10 anos ATITUDES DE CORAGEM LIÇÃO 3 PG 7 a 10 anos ATITUDES DE CORAGEM RESUMO BÍBLICO: Gênesis 45, Ester 7, 1ª Samuel 17, Mateus 3 CONCEITO-CHAVE: Deus nos fala através da sua Palavra que devemos ser corajosos para fazer a coisa

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus!

Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada, para seres a Mãe do Teu Filho Jesus! Oração ao acender as velas da coroa de Advento: No nosso caminho para a Luz, brilhas agora, ó Maria, como a Estrela de Esperança : Maria de Nazaré, Virgem Imaculada, fostes por Deus escolhida e preparada,

Leia mais

Versículo bíblico Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês. Jeremias 29:11

Versículo bíblico Sou eu que conheço os planos que tenho para vocês. Jeremias 29:11 As incríveis Histórias de Deus continuam à medida que olhamos para as peças dos ensinamentos de Jesus, Sua morte e ressurreição, e o começo de sua igreja primitiva. Esse bimestre nós comemoramos a Páscoa

Leia mais

2ª FEIRA 18 de março

2ª FEIRA 18 de março 2ª FEIRA 18 de março FESTA DE SÃO JOSÉ INTRODUÇÃO Bom dia a todos e boa semana! Amanhã é dia de São José, dia do Pai, dia de festa na nossa escola. São José é o padroeiro da nossa comunidade educativa.

Leia mais

MENSAGEM SÉRIA, HISTÓRIA ENGRAÇADA

MENSAGEM SÉRIA, HISTÓRIA ENGRAÇADA ORANDO COM JONAS MENSAGEM SÉRIA, HISTÓRIA ENGRAÇADA Com o recurso da comédia, Jonas é uma parábola que revela um sério conflito de Israel: a misericórdia e a graça de Deus. Vá depressa à grande cidade

Leia mais

Gn 47:2 E tomou uma parte de seus irmãos, a saber, cinco homens, e os pôs diante de Faraó.

Gn 47:2 E tomou uma parte de seus irmãos, a saber, cinco homens, e os pôs diante de Faraó. 1 Capítulo 47 José anuncia a Faraó a chegada de seu pai Gn 47:1 Então veio José e anunciou a Faraó, e disse: Meu pai e os meus irmãos e as suas ovelhas, e as suas vacas, com tudo o que têm, são vindos

Leia mais

Sob o controle de deus

Sob o controle de deus Até bem pouco tempo atrás Poderíamos mudar o mundo Quem roubou nossa coragem? Tudo é dor E toda dor vem do desejo De não sentirmos dor Legião Urbana Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

LIA. Infância e Outros Ídolos

LIA. Infância e Outros Ídolos LIA Infância e Outros Ídolos Infantolatria: as consequências de deixar a criança ser o centro da família Além das complicações na vida dos filhos, como dificuldade de socialização e insegurança, deixar

Leia mais

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39

AMOR DE DEUS. Rm 8 : 24 a 39 AMOR DE DEUS Rm 8 : 24 a 39 ESTE TEXTO NOS MOSTRA; O QUANTO DEUS ESTA DO NOSSO LADO O QUANTO DEUS NOS AMA O QUANTO HÁ FAVOR DE DEUS PARA NÓS E QUE SOMOS VITORIOSOS Vs 26 Quando ouvimos o evangelho e cremos

Leia mais

Capítulos 11 a 13 do livro de Gênesis (adaptado) para leitura em celular. Aprofundamento em:

Capítulos 11 a 13 do livro de Gênesis (adaptado) para leitura em celular. Aprofundamento em: missaocatolica.com Capítulos 11 a 13 do livro de Gênesis (adaptado) para leitura em celular. Aprofundamento em: https://missaocatolica.com/2018/01/28/siquem 1 Partes principais Gênesis 11, 26... 3 Gênesis

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e o meu coração

A VONTADE DE DEUS e o meu coração A VONTADE DE DEUS e o meu coração 2 Grupos de Pessoas seguem a Jesus DISCÍPULOS: Querem aprender Querem obedecer Coração aberto Têm fé RELIGIOSOS: Querem provas e sinais Querem provar que estão certos

Leia mais

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão.

Êx 32:3 Então todo o povo arrancou os pendentes de ouro, que estavam nas suas orelhas, e os trouxeram a Arão. 1 Capítulo 32 O bezerro de ouro Êx 32:1 Mas vendo o povo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e disse-lhe: Levanta-te, faze-nos deuses, que vão adiante de nós; porque quanto a este

Leia mais

No Caminho da Vontade de Deus

No Caminho da Vontade de Deus No Caminho da Vontade de Deus A Oração Que Produz Vitória A Oração Que Produz Benção Gênesis 18: 17-19 A ORAÇÃO QUE PRODUZ BENÇÃO Gênesis 18:17-19 E disse o Senhor: Ocultarei eu a Abraão o que faço, visto

Leia mais

CHAVE Nº 3: ORAÇÃO AFLITA Tiago 5: "Elias era um homem com uma natureza como a nossa, e ele orou com fervor para que não chovesse, e por três

CHAVE Nº 3: ORAÇÃO AFLITA Tiago 5: Elias era um homem com uma natureza como a nossa, e ele orou com fervor para que não chovesse, e por três CHAVE Nº 3: ORAÇÃO AFLITA Tiago 5: 17-18 - "Elias era um homem com uma natureza como a nossa, e ele orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. Em seguida,

Leia mais

Bíblia para crianças apresenta DEUS PROVA O AMOR DE ABRAÃO

Bíblia para crianças apresenta DEUS PROVA O AMOR DE ABRAÃO Bíblia para crianças apresenta DEUS PROVA O AMOR DE ABRAÃO Escrito por: Edward Hughes Ilustrado por: Byron Unger; Lazarus Adaptado por: M Maillot; Tammy S. Traduzido por: Berenyce Brandão Produzido por:

Leia mais

domingo, 3 de maio de 2009 A n é s i o R o d r i g u e s

domingo, 3 de maio de 2009 A n é s i o R o d r i g u e s A n é s i o R o d r i g u e s Atos 1:1-6 Atos 2:1-47 Atos 4:32-37 O Espírito Santo e o espírito da Igreja Atos 1:1-6 Atos 2:1-47 Atos 4:32-37 Ele vai reproduzir em mim, em nós, o mesmo espírito de Jesus

Leia mais

QUARESMA. A caminho da PÁSCOA

QUARESMA. A caminho da PÁSCOA A caminho da PÁSCOA QUARESMA Neste domingo começamos a nossa caminhada de preparação para a Páscoa. Este tempo de preparação para a Páscoa chama-se Quaresma, e dura quarenta dias, tantos quantos os dias

Leia mais

A minha revista contém estas histórias aqui:

A minha revista contém estas histórias aqui: ISSN 1984-9087 LITERATURA BATISTA Escola Bíblica Dominical CVI Nº 398 Copyright Convicção Editora Todos os direitos reservados Proibida a reprodução deste texto total ou parcial por quaisquer meios (mecânicos,

Leia mais

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto

Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Jesus, Nome sobre todo nome! João Gilberto Filipenses 2:9-11 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, Filipenses 2:9-11 para que ao nome de Jesus se dobre

Leia mais

1 OBRIGADO POR FAZER O DOWNLOAD! Temos uma gama gigantesca de material de formação e espiritualidade esperando por você! Nós somos a Comunidade Católica El Shaddai e nossa missão é realizar Obras de Misericórdia

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A

DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EIS O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO DOMINGO II DO TEMPO COMUM Ano A EUCARISTIA 19H DINAMIZAÇÃO DO 10º ANO DE CATEQUESE IGREJA MATRIZ DE VILA DO CONDE Cântico Inicial: Filho de Deus 1. Somos

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

Igreja Batista Fonte 22 Abril 2018 Ano XV Ed. 761 Impressão e distribuição interna. Programação Escola Bíblica

Igreja Batista Fonte 22 Abril 2018 Ano XV Ed. 761 Impressão e distribuição interna. Programação Escola Bíblica Igreja Batista Fonte 22 Abril 2018 Ano XV Ed. 761 Impressão e distribuição interna Atividades Nova Geração Capacitação Programação Escola Bíblica Um homem dará tudo o que tem... Há momentos em nossa vida

Leia mais

Revelação de Jesus Cristo: As coisas que estavam acontecendo e que irão acontecer.

Revelação de Jesus Cristo: As coisas que estavam acontecendo e que irão acontecer. APOCALIPSE - AS SETE IGREJAS - HELIO APOCALIPSE DE JOÃO (96 D.C.) Revelação de Jesus Cristo: As coisas que estavam acontecendo e que irão acontecer. As sete igrejas Sete candeeiros as igrejas; Sete estrelas

Leia mais

A V I V DA D E E JOS O É- AUL U A

A V I V DA D E E JOS O É- AUL U A COMO VIVER NO MUNDO ESTUDOS NA VIDA DE JOSÉ- AULA5 - GÊNESIS 41 VIVENDONO NO MUNDO COM A SABEDORIA DE DEUS Vivendo no mundo com a sabedoria de Deus: A vida de José até aos 30 anos Rejeição Escravidão Prisão

Leia mais

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer.

OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. OBJETIVO: Que a criança compreenda que recebeu de Jesus autoridade para vencer. VERSÍCULO PARA MEMORIZAR: É me dado todo o poder no céu e na terra (Mateus 28:18) OBJETIVO: Que a criança aprenda que Jesus

Leia mais

O BEZERRO DE OURO Lição 40

O BEZERRO DE OURO Lição 40 O BEZERRO DE OURO Lição 40 1 1. Objetivos: Ensinar que os israelitas pecaram quando desobedeceram aos mandamentos de Deus e adoraram o bezerro de ouro. Ajudar o aluno a ter um desejo para adorar somente

Leia mais

As ofertas de Abel e Caim

As ofertas de Abel e Caim As ofertas de Abel e Caim O fato de Deus aceitar a oferta comprova que Abel havia ganho nova vida, pois Deus é Deus de vivos e não de mortos ( Mc 12:27 ). Deus deu testemunho da justiça de Abel porque

Leia mais

Texto bíblico "Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu. Ele estava na congregação, no

Texto bíblico Este é aquele Moisés que disse aos israelitas: Deus lhes levantará dentre seus irmãos um profeta como eu. Ele estava na congregação, no Texto bíblico Então o sumo sacerdote perguntou a Estêvão: "São verdadeiras estas acusações? "Este é o mesmo Moisés que tinham rejeitado com estas palavras: Quem o nomeou líder e juiz? Ele foi enviado pelo

Leia mais

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA?

QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? SÉRIE Por que precisamos ser cheios do Espírito Santo mais do que tudo? QUAL O TEMPLO QUE DEUS HABITA AGORA? Espírito Santo grego: parakletos CONSOLADOR CONSELHEIRO AUXILIADOR AMIGO Aquele que está ao

Leia mais

Reações. 1. Críticos. 2. Eufóricos. 3. Missionais

Reações. 1. Críticos. 2. Eufóricos. 3. Missionais Reações 1. Críticos 2. Eufóricos 3. Missionais O Relato Bíblico Gênesis 6 1. Quando os homens começaram a multiplicar-se na terra e lhes nasceram filhas, 2. os filhos de Deus viram que as filhas dos homens

Leia mais

130 TEMPO DA QUARESMA A minha alma espera pelo Senhor, mais do que as sentinelas pela aurora. Porque no Senhor está a misericórdia e com Ele abundante

130 TEMPO DA QUARESMA A minha alma espera pelo Senhor, mais do que as sentinelas pela aurora. Porque no Senhor está a misericórdia e com Ele abundante 129 DOMINGO V DA QUARESMA LEITURA I Ez 37, 12-14 «Infundirei em vós o meu espírito e revivereis» Leitura da Profecia de Ezequiel Assim fala o Senhor Deus: «Vou abrir os vossos túmulos e deles vos farei

Leia mais

Wagner Fonseca

Wagner Fonseca 16.06.13 Wagner Fonseca Elementos da Maturidade Introdução Medidor de Maturidade!?! Roupas Linguajar Face Tempo de Igreja Tempo na Igreja 9 E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais

Leia mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? 1 Primeira Deus ama você e tem

Leia mais

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS

Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS Elia UM PROFETA EM BUSCA DE REFORMAS CORAÇÃO UMA POTENCIAL FÁBRICA DE ÍDOLOS Então Obadias dirigiu-se a Acabe e passoulhe a informação, e Acabe foi ao encontro de Elias. Quando viu Elias, disse-lhe: "É

Leia mais

O Que Devemos Saber Sobre a Oração

O Que Devemos Saber Sobre a Oração O Que Devemos Saber Sobre a Oração Os discípulos pediram para Jesus lhes ensinar a orarem! Mateus 6:9-15 Portanto, orem assim: Pai nosso, que estás no céu, que todos reconheçam que o teu nome é Santo.

Leia mais

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso.

Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Coragem! Coragem Possivelmente a qualidade mais importante rumo ao sucesso. Sem coragem para fazer o que precisa ser feito, tudo irá fracassar. Coragem para mudar, coragem para deixar para trás o que não

Leia mais