Lição 2 Modelos Estatísticos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Lição 2 Modelos Estatísticos"

Transcrição

1 37 Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o conceito de modelos estatísticos; identifi car a fi nalidade dos modelos estatísticos; identifi car exemplos de modelos estatísticos onde está presente a não-exatidão. Veja os temas que você irá estudar nesta lição: Tema 1 Conceito e fi nalidade dos modelos estatísticos. Tema 2 A defi nição do problema.

2 39 CONVERSA INICIAL Na lição 1, você teve a oportunidade de estudar os conceitos básicos da Estatística e sua aplicabilidade no universo das ciências exatas, com exemplos voltados para a realidade empresarial dos Correios. Para continuar essa viagem, você estudará, nesta lição, os modelos estatísticos existentes, seus benefícios e sua utilização. Vamos em frente? TEMA 1 CONCEITO E FINALIDADE DOS MODELOS ESTATÍSTICOS O que você imagina que sejam modelos estatísticos? Os modelos estatísticos são representações de situações reais por equações matemáticas, por fi guras como gráfi cos, por números de resumo, como tabelas e taxas, e outros. (...) A fi nalidade dos modelos é auxiliar na compreensão dos problemas, resumindoos e focalizando aspectos específi cos. São utilizados para representar idéias e conceitos. Walter, 2000 Pode ser uma teoria, uma hipótese, um resumo de dados etc.

3 40 Estatística Básica Qual é a finalidade dos Modelos Estatísticos? Diferentemente dos modelos matemáticos, que são exatos, os modelos estatísticos são utilizados para prever situações, tanto futuras quanto passadas. Quando você utilizar modelos estatísticos, lembrese que sempre há uma margem de erro, ou seja, em estatística nada é 100% exato. Isso não signifi ca que a estatística não tenha validade, mas que não é possível fazer previsões com 100% de acerto. Quando se fala de previsão, não há exatidão. Quantas vezes a meteorologia previu dia ensolarado e você chegou ao trabalho todo molhado? Lembra-se das pesquisas eleitorais que preveem um resultado com 2 pontos percentuais de erro para mais ou para menos?

4 41 Você deve estar se perguntando: por qual motivo devo utilizar os instrumentos da estatística para apresentar dados de forma tão próxima da realidade? Atualmente, a Estatística é uma mistura de ciência, tecnologia e lógica, contribuindo para que os problemas de várias áreas do conhecimento humano sejam investigados e solucionados. Os instrumentos estatísticos são utilizados para prever situações, avaliar e estudar as incertezas e os efeitos de algum planejamento, observação de fenômenos da natureza e principalmente os fenômenos sociais, como o aumento do poder de compra da Classe C, a redução da natalidade no país, o aumento da expectativa de vida do brasileiro, o aumento do êxodo rural, entre outros. Considerando seu estudo até o momento, e suas experiências pessoais, escreva nos espaços um benefício da utilização dos recursos da estatística no campo profi ssional. O crescente uso da Estatística vem ao encontro da necessidade de realizar análises e avaliações objetivas, fundamentadas em conhecimentos científi cos. As organizações modernas estão se tornando cada vez mais dependentes de dados estatísticos para obter informações essenciais sobre seus processos de trabalho e principalmente sobre a conjuntura econômica e social. As informações estatísticas são concisas, específi cas e efi cazes, fornecendo assim subsídios imprescindíveis para as tomadas racionais de decisão. Neste sentido, a Estatística fornece ferramentas importantes para que as empresas e instituições possam defi nir melhor suas metas, avaliar sua performance, identifi car seus pontos fracos e atuar na melhoria contínua de seus processos. Para mais informações acesse br/estatistica/default.asp Complemente as suas refl exões e sua resposta com a dica a seguir:

5 42 Estatística Básica Quando você utiliza a estatística com base em critérios científi cos e objetivos, você está evitando conclusões baseadas simplesmente na observação visual e em suas impressões pessoais. Atualmente, no ambiente empresarial, gestores, técnicos e diversos outros profi ssionais usam a estatística para traçar metas e linhas de ação. TEMA 2 A DEFINIÇÃO DO PROBLEMA Os conceitos, as dicas e os exemplos estudados até agora demonstram algumas das várias situações em que a estatística pode ser utilizada e estão relacionadas a um problema, ou seja, há uma razão, um motivo para que seja feita uma investigação, um levantamento de dados. Antes de efetuar o levantamento de dados é necessário definir o problema, normalmente para confirmar ou refutar uma hipótese. É nesta fase que você irá estabelecer exatamente o que quer: quando será feito o levantamento; quem irá fazê-lo; como será feito: de que forma; onde é possível fazê-lo; de quais recursos financeiros, humanos, tecnológicos você dispõe? Isto significa delimitar o universo da pesquisa, que é também chamado de população.

6 43 O universo pode ser composto por pessoas, documentos, indicadores econômicos, quantidade de objetos, um cadastro de empregados, tipos de objetos postais, agências, materiais de consumo etc. Veja um exemplo: Você deseja pesquisar a qualidade do prazo de encaminhamento de encomendas PAC em uma determinada unidade dos Correios, ou seja, o percentual de encomendas que estão dentro ou fora do prazo de encaminhamento. Acompanhe a organização dos elementos contidos nessa necessidade: Neste caso, você tem uma hipótese e quer comprovar se as encomendas estão sendo encaminhadas ou não dentro do prazo, isto é, a definição do problema. A população ou universo são as encomendas PAC da unidade selecionada. Agora falta você estabelecer um cronograma (prazo, período) e o responsável pela coleta e processamento dos dados.

7 44 Estatística Básica Nesta lição você aprendeu que: Modelos estatísticos são representações de situações reais por equações matemáticas exibidas na forma de gráfi cos, tabelas e outros. Existem diferentes tipos de modelos estatísticos, por exemplo: uma hipótese, uma teoria ou um resumo de dados. Os modelos estatísticos são caracterizados pela não-exatidão, cujo objetivo é auxiliar na compreensão de problemas e na representação de ideias e conceitos, por meio da interpretação de dados. Durante a fase de defi nição do problema é fundamental responder algumas questões básicas: O que se quer alcançar? Quando será realizado o levantamento de dados? Quem irá fazê-lo? Como? Onde?

8 45 EXERCÍCIO Instruções: 1. Este exercício tem o objetivo de consolidar a sua aprendizagem. 2. Após a conclusão, verifi que as Respostas e Comentários das Atividades de Autoavaliação da Aprendizagem, disponíveis no fi nal deste livro didático. 3. Se necessário, retorne aos conteúdos para reforçar a sua aprendizagem. 4. Este exercício não valerá nota. Questão nº 1 Assinale com um X a alternativa CORRETA em relação à definição de modelos estatísticos: A. ( ) São representações de levantamentos de dados matemáticos na forma de gráfi - cos, tabelas etc. B. ( ) São representações de previsões e estimativas matemáticas na forma de gráfi cos, tabelas etc. C. ( ) São representações de modelos matemáticos sem margem de erros na forma de gráfi cos, tabelas etc. D. ( ) São representações de situações reais por equações matemáticas na forma de gráfi cos, tabelas etc. Questão nº 2 Em relação ao objetivo dos modelos estatísticos, assinale a alternativa CORRETA: A. ( ) Demonstrar, com 100% de acerto, os resultados de uma pesquisa. B. ( ) Facilitar a atualização dos dados de uma amostra. C. ( ) Oferecer uma estética melhor na apresentação de um trabalho. D. ( ) Auxiliar na compreensão de problemas e na representação de ideias e conceitos.

9 46 Estatística Básica Questão nº 3 Sobre modelos estatísticos, escreva, nas afi rmativas a seguir, V para Verdadeiro e F para Falso: ( ) Os modelos estatísticos são semelhantes aos modelos matemáticos. ( ) As pesquisas estatísticas não apresentam margem de erros, ou seja, tudo é 100% confiável. ( ) Quando desejamos saber o peso da carga diária de um CDD, podemos usar um ou mais modelos estatísticos. ( ) A previsão do tempo e as pesquisas eleitorais são exemplos da aplicação de modelos estatísticos. Questão nº 4 Assinale AS ALTERNATIVAS que apresentam exemplos CORRETOS de modelos estatísticos onde está presente a não-exatidão: A. ( ) Previsão de chuva em toda a Região Norte e Nordeste do País no próximo domingo. B. ( ) O aumento salarial concedido pela Empresa na última data base foi de 9,63%. C. ( ) Pesquisas eleitorais indicam vitória do candidato A no 1º turno. D. ( ) Na Diretoria Regional de Brasília pessoas se inscreveram para o Concurso dos Correios: um recorde!

10 47 Parabéns! Você concluiu o estudo da lição 2! Faça, agora, uma autoavaliação da sua aprendizagem. Relembre os objetivos de aprendizagem apresentados no início desta lição: identifi car o conceito de modelos estatísticos; identifi car a fi nalidade dos modelos estatísticos; identifi car exemplos de modelos estatísticos onde está presente a não-exatidão. Verifi que agora: Se você então atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição, prossiga ao estudo da Lição 3, onde você estudará o processo de captação, tabulação, apresentação gráfi ca e entendimento de dados. não atingiu os objetivos de aprendizagem desta lição, retorne aos conteúdos necessários para reforçar a sua aprendizagem.

Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central

Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central 81 Lição 4 Medidas Descritivas Medidas de Tendência Central Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o objetivo das medidas de tendência central; identifi car o conceito

Leia mais

Lição 2 O Hábito da Leitura

Lição 2 O Hábito da Leitura Redação Técnica 43 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: reconhecer o conceito de leitura; identifi car os principais objetivos da leitura; selecionar alguns recursos utilizados para efetuar

Leia mais

Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas

Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas 57 Lição 3 Os Manuais e o ECT Normas Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: Identi car a estrutura do ECT Normas. Identi car os benefícios da pesquisa eletrônica no ECT Normas. Veja

Leia mais

Lição 3 A Organização Básica do Texto

Lição 3 A Organização Básica do Texto Redação Técnica 53 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: identifi car os meios de obtenção dos insumos para o planejamento da comunicação escrita; reconhecer os principais elementos estruturais

Leia mais

Estatística Básica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Estatística Básica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 13 1. Qual é a finalidade do? Este guia tem por fi nalidade fornecer a você informações claras e organizadas sobre a dinâmica e o funcionamento do curso Estatística Básica.

Leia mais

Estudo e Aprendizado a Distância. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Estudo e Aprendizado a Distância. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Estudo e Aprendizado a Distância 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Estudo e Aprendizado a Distância 13 1. Qual é a finalidade do? Este guia tem por fi nalidade fornecer a você informações claras e organizadas

Leia mais

Redação Técnica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Redação Técnica. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Redação Técnica 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE Redação Técnica 13 1. Qual é a finalidade do? Este guia tem por fi nalidade fornecer a você informações claras e organizadas sobre a dinâmica e o funcionamento

Leia mais

Lição 5 Um Pouco de Gramática

Lição 5 Um Pouco de Gramática 77 Ao fi nal desta lição, esperamos que você possa: identifi car algumas regras ortográfi cas; identifi car as principais regras de concordância. Conteúdo desta lição: Ortografi a. Concordância nominal

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Estatística Básica. 1ª Edição. Brasília/DF

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Estatística Básica. 1ª Edição. Brasília/DF DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Estatística Básica 1ª Edição Brasília/DF 2011 Copyright ECT/UniCorreios 2011 Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida por qualquer meio sem prévia autorização

Leia mais

Práticas Administrativas. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE

Práticas Administrativas. Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 11 Parte I GUIA DO PARTICIPANTE 13 GUIA DO PARTICIPANTE 1. Qual é a nalidade do? Este guia tem por nalidade fornecer a você informações claras e organizadas sobre a dinâmica e o funcionamento do curso

Leia mais

Especialização a distância em Saúde da Família - Modalidade a distância INTRODUÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA

Especialização a distância em Saúde da Família - Modalidade a distância INTRODUÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Especialização a distância em Saúde da Família - Modalidade a distância INTRODUÇÃO AO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA APRESENTAÇÃO DO MATERIAL IMPRESSO Apesar de todas as inovações hoje utilizadas

Leia mais

Estatística Básica. Parte II ESTATÍSTICA BÁSICA

Estatística Básica. Parte II ESTATÍSTICA BÁSICA 21 Parte II ESTATÍSTICA BÁSICA 23 Lição 1 Conceito, Origem e Objetivos da Estatística Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car o conceito de Estatística; identifi car

Leia mais

ADMINISTRATIVO Módulo 1

ADMINISTRATIVO Módulo 1 ADMINISTRATIVO Módulo 1 ÍNDICE CAPÍTULO 1...8 1.1 Administração...9 1.1.1 Empreendedor...10 1.1.2 Empreendedorismo... 11 1.1.3 Empresa...12 1.1.3.1 Administração nas Empresas...12 1.1.4 Funções Básicas

Leia mais

0127P18023 MATEMÁTICA: DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PARANÁ INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CÓDIGO DA COLEÇÃO

0127P18023 MATEMÁTICA: DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PARANÁ INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CÓDIGO DA COLEÇÃO MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PARANÁ ÁPNLD 2018 OBRAS APROVADAS 0127P18023 MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido

Leia mais

Estudo e Aprendizado a Distância

Estudo e Aprendizado a Distância DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Estudo e Aprendizado a Distância 1ª Edição Brasília/DF 2011 Copyright ECT/UniCorreios 2011 Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida por qualquer meio sem prévia

Leia mais

Parte II REDAÇÃO TÉCNICA

Parte II REDAÇÃO TÉCNICA Redação Técnica 21 Parte II REDAÇÃO TÉCNICA Redação Técnica 23 INTRODUÇÃO O mundo globalizado vem impondo novos desafi os às empresas. Vivemos buscando a efi cácia e o aumento constante da produtividade.

Leia mais

currículo de referência da rede estadual de educação de

currículo de referência da rede estadual de educação de currículo de referência da rede estadual de educação de MATEMÁTICA: goiás INTERAÇÃO E TECNOLOGIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste

Leia mais

Lição 2 Documentos Básicos dos Correios

Lição 2 Documentos Básicos dos Correios 37 Lição 2 Documentos Básicos dos Correios Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: Associar os Documentos Básicos dos Correios às respectivas nalidades. Identi car a constituição

Leia mais

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio Governador de Pernambuco Paulo Câmara Vice-governador de Pernambuco Raul Henry Secretário de Educação Frederico Amancio Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação Ana Selva Secretário Executivo

Leia mais

Sustentabilidade. Corporativa

Sustentabilidade. Corporativa Sustentabilidade Programa Gestão da Sustentabilidade er Programa voltado à construção de um modelo de gestão os sustentável, que combina o domínio dos conceitos e ferramentas essenciais às práticas e conteúdos

Leia mais

GUIA DO CLIENTE GUIA DO CLIENTE 1. ESCOLHA DO FOTÓGRAFO

GUIA DO CLIENTE GUIA DO CLIENTE 1. ESCOLHA DO FOTÓGRAFO 1. ESCOLHA DO FOTÓGRAFO O fotógrafo profi ssional precisa ter alguns atributos essenciais: conhecimento técnico sofi sticado, talento, cultura, sensibilidade, atualização profi ssional constante, efi ciência

Leia mais

SERGIPE 0127P18023 MATEMÁTICA: REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

SERGIPE 0127P18023 MATEMÁTICA: REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD REFERENCIAL CURRICULAR DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA SERGIPE PNLD 2018 OBRAS APROVADAS CÓDIGO DA COLEÇÃO MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade Plano de Aula - 56 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Sistema de Gestão da Qualidade Plano de Aula - 56 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5325 - Sistema de Gestão da Qualidade Plano de Aula - 56 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 1.1. O que é Qualidade?...25 1.2. Evolução da Qualidade...25 1.3. Principais Conceitos de Sistema de Gestão da Qualidade...27

Leia mais

Lição 4 Avaliação na EAD

Lição 4 Avaliação na EAD Estudo e Aprendizado a Distância 89 Após concluir o estudo desta lição, esperamos que você possa: identifi car a fi nalidade de um objetivo de aprendizagem; identifi car o conceito de avaliação da aprendizagem;

Leia mais

rio de janeiro 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

rio de janeiro 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD CURRÍCULO MÍNIMO PARA O ENSINO MÉDIO CMEM do estado do MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS rio de janeiro MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo

Leia mais

de Fotografia Concurso apmp Inscrições: de 28 de julho a 15 de agosto de 2014 Gestão 2013/2014 Imagens:

de Fotografia Concurso apmp Inscrições: de 28 de julho a 15 de agosto de 2014 Gestão 2013/2014 Imagens: V V Concurso APMP de Fotografia 1 Concurso apmp Imagens: www.freeimages.com de Fotografia Inscrições: de 28 de julho a 15 de agosto de 2014 Gestão 2013/2014 2 V Concurso APMP de Fotografi a V CONCURSO DE

Leia mais

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 34/2004

SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO. Corpo de Bombeiros INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 34/2004 SECRETARIA DE ESTADO DOS NEGÓCIOS DA SEGURANÇA PÚBLICA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO Corpo de Bombeiros SUMÁRIO INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 34/2004 Hidrante Urbano ANEXOS Hidrante Urbano 1 Objetivo 2

Leia mais

PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3...

PowerPoint CAPÍTULO 1... CAPÍTULO 2... CAPÍTULO 3... POWERPOINT 2010 INTRODUÇÃO O PowerPoint 2010 permite que os usuários criem rapidamente apresentações dinâmicas, de alto impacto, enquanto integra fl uxo de trabalho e maneiras de compartilhar informações

Leia mais

Gestão do Esporte no Brasil

Gestão do Esporte no Brasil Leandro Carlos Mazzei Flávia da Cunha Bastos Gestão do Esporte no Brasil Desafi os e perspectivas Coautores Fernando Castro Maroni José Arthur Fernandes Barros Luís Carlos Santana Michel Fauze Mattar Ricardo

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 427513 Sobre os Modelos Numéricos de Terrenos (MNT), é incorreto afirmar que: 1) é uma representação matemática computacional da distribuição de um fenômeno espacial que ocorre dentro de uma região

Leia mais

MICRODADOS RAIS E ESTUDOS SOBRE O MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL. Valdenice Portela Silva 1 Marcus Eugênio Oliveira Lima 2

MICRODADOS RAIS E ESTUDOS SOBRE O MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL. Valdenice Portela Silva 1 Marcus Eugênio Oliveira Lima 2 MICRODADOS RAIS E ESTUDOS SOBRE O MERCADO DE TRABALHO NO BRASIL Valdenice Portela Silva 1 Marcus Eugênio Oliveira Lima 2 Artigo recebido em: 20/07/2017 Aprovado em: 12/04/2018 Valdenice Portela Silva Marcus

Leia mais

DISTRITO FEDERAL 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA. currículo em movimento do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD

DISTRITO FEDERAL 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA. currículo em movimento do CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA currículo em movimento do PNLD 2018 OBRAS APROVADAS DISTRITO FEDERAL MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala

Leia mais

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Redação Técnica. 1ª Edição. Brasília/DF

DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS. Redação Técnica. 1ª Edição. Brasília/DF DIRETORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Redação Técnica 1ª Edição Brasília/DF 2011 Copyright ECT/UniCorreios 2011 Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida por qualquer meio sem prévia autorização da

Leia mais

Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana

Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana Conselho Nacional da Articulação da Juventude Salesiana Uma marca que identifica a AJS Brasil A AJS está comemorando seu 20 anos de criação em 2018. Foram muitos momentos ricos de protagonismo e articulação

Leia mais

MICROSOFT OFFICE ACCESS 2007

MICROSOFT OFFICE ACCESS 2007 MICROSOFT OFFICE ACCESS 2007 ÍNDICE CAPÍTULO 1 DEFINIÇÃO DE BANCO DE DADOS...07 MANIPULANDO BANCO DE DADOS...07 CAPÍTULO 2 INICIANDO O ACCESS...09 CONHECENDO A TELA...09 CAPÍTULO 3 CRIANDO UM BANCO DE

Leia mais

SAERJ2012 REVISTA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO REDE ESTADUAL SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

SAERJ2012 REVISTA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO REDE ESTADUAL SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO ISSN 19485456 SAERJ SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO REVISTA DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO REDE ESTADUAL SEÇÃO 1 A avaliação como meio para superar desafios SEÇÃO 2 Padrões de desempenho

Leia mais

Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM do estado da

Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM do estado da Orientações Curriculares para o Ensino Médio OCEM do estado da MATEMÁTICA: bahia INTERAÇÃO E TECNOLOGIA PNLD 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo

Leia mais

REGIME DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

REGIME DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE REGIME DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE CONTRIBUTOS PARA A TOMADA DE DECISÃO RECOMENDAÇÕES N.º 5/CCAP/2009 JUNHO DE 2009 Introdução O presente documento, juntamente com o Relatório sobre o acompanhamento

Leia mais

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DOS CENTROS DE INTELIGÊNCIA E MONITORAMENTO DE DEMANDAS DE MASSA NOS TRIBUNAIS BRASILEIROS

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DOS CENTROS DE INTELIGÊNCIA E MONITORAMENTO DE DEMANDAS DE MASSA NOS TRIBUNAIS BRASILEIROS PROPOSTA DE CRIAÇÃO DOS CENTROS DE INTELIGÊNCIA E MONITORAMENTO DE DEMANDAS DE MASSA NOS TRIBUNAIS BRASILEIROS BRASÍLIA - 2015 1. INTRODUÇÃO O Judiciário brasileiro recebe por ano um número excessivo de

Leia mais

Parecer Atuarial. Rio de Janeiro, 24 de janeiro de STEA: 45/2014/051. Ilma. Sra. Dra. Mariza Giannini M. D. Diretora Superintendente da FAPES

Parecer Atuarial. Rio de Janeiro, 24 de janeiro de STEA: 45/2014/051. Ilma. Sra. Dra. Mariza Giannini M. D. Diretora Superintendente da FAPES Parecer Atuarial Rio de Janeiro, 24 de janeiro de 2014. STEA: 45/2014/051 Ilma. Sra. Dra. Mariza Giannini M. D. Diretora Superintendente da FAPES Ref: Parecer Atuarial sobre a Avaliação Atuarial em 31/12/2013

Leia mais

Informações de Impressão

Informações de Impressão Questão: 537624 Image not found or type unknown Nas expressões abaixo, o pronome possessivo remete o leitor a algo enunciado anteriormente no texto. NÃO exerce essa função anafórica o pronome da expressão:

Leia mais

Análise de Regressão

Análise de Regressão Análise de Regressão Tópicos em Avaliação de Desempenho de Sistemas Aline Oliveira Camila Araujo Iure Fé Janailda aso2@cin.ufpe.br cga2@cin.ufpe.br isf2@cin.ufpe.br jbs4@cin.ufpe.br Agenda Parte I: Contextualização

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE DE TREINAMENTO Formulário 1. Histórico das Alterações. Histórico das Alterações

PROCEDIMENTO PARA LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE DE TREINAMENTO Formulário 1. Histórico das Alterações. Histórico das Alterações ANEXO 1 PROCEDIMENTO PARA LEVANTAMENTO DE NECESSIDADE DE TREINAMENTO Formulário 1. Histórico das Alterações Histórico das Alterações Data Rev Itens revisados Aprovação Nome Assinatura Data Elaborado por:

Leia mais

VICE-PRESIDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS

VICE-PRESIDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS VICE-PRESIDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS VICE-PRESIDÊNCIA DE GESTÃO DE PESSOAS Práticas Administrativas 1ª Edição Brasília/DF 2011 Copyright ECT/UniCorreios 2011 Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida

Leia mais

Representações especiais

Representações especiais Representações especiais A UU L AL A Você já sabe que há casos em que a projeção ortográfica normal não permite a interpretação satisfatória de todos os elementos da peça. Por isso, você aprendeu a interpretar

Leia mais

GRADUAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA 1

GRADUAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA 1 GRADUAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO ACADÊMICA 1 Iguatemy Maria de Lucena Martins 2 INTRODUÇÃO A qualidade da formação acadêmica na graduação e a gestão do ensino, além das práticas educativas inerentes à formação

Leia mais

Lógica de Programação

Lógica de Programação LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO -1- INDICE CAPÍTULO 1 O que é lógica...6 Áreas da lógica...10 CAPÍTULO 2 Lógica de programação...21 Conceito de algoritmo...25 CAPÍTULO 3 As variáveis...29 Diferença entre os tipos...37

Leia mais

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio

Governador de Pernambuco Paulo Câmara. Vice-governador de Pernambuco Raul Henry. Secretário de Educação Frederico Amancio Governador de Pernambuco Paulo Câmara Vice-governador de Pernambuco Raul Henry Secretário de Educação Frederico Amancio Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação Ana Selva Secretário Executivo

Leia mais

CAPÍTULO 6 RECURSOS E RESERVAS ENERGÉTICAS 1973 / Conteúdo

CAPÍTULO 6 RECURSOS E RESERVAS ENERGÉTICAS 1973 / Conteúdo RECURSOS E RESERVAS ENERGÉTICAS 1973 / 2002 Conteúdo CONCEITUAÇÃO RECURSOS E RESERVAS ENERGÉTICAS BRASILEIRAS EM 31.12.2002 RECURSOS E RESERVAS DE PETRÓLEO E GÁS NATURAL POTENCIAL HIDRELÉTRICO RECURSOS

Leia mais

Módulo 05 Abrindo e imprimindo planilhas

Módulo 05 Abrindo e imprimindo planilhas Módulo 05 Abrindo e imprimindo planilhas Apresentação do módulo 5 Apresentação do módulo 05 Boas vindas ao módulo 05 do curso Primeiros Passos no Excel. Iniciamos aqui o último módulo do nosso curso. Nele

Leia mais

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017

Reunião de Trabalho Professores Coordenadores. Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Reunião de Trabalho Professores Coordenadores Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Dirigente Regional de Ensino Junho/2017 Pauta Acolhimento; Aquecimento; o que nos dizem os registros? Refletindo

Leia mais

O pagamento do 13 o salário pelos Municípios brasileiros em

O pagamento do 13 o salário pelos Municípios brasileiros em 16 O pagamento do 13 o salário pelos Municípios brasileiros em 2009 51 A Confederação Nacional de Municípios CNM realizou uma pesquisa com cerca de 90% dos Municípios brasileiros para saber sobre o pagamento

Leia mais

com omissão de corte.

com omissão de corte. A UU L AL A Omissão de corte Você já aprendeu muitas noções sobre corte: corte total, corte composto, meio-corte e corte parcial. Você estudou também a representação em seção, que é semelhante à representação

Leia mais

REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO. Educação, Tecnologia e Comunicação. Escola de

REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO. Educação, Tecnologia e Comunicação. Escola de REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM EDUCAÇÃO Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação Reitor Gilberto Gonçalves Garcia Pró-Reitor Acadêmico Daniel Rey de Carvalho Pró-Reitor

Leia mais

Analista de Planejamento e Orçamento - APO CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES

Analista de Planejamento e Orçamento - APO CADERNO DE QUESTÕES INSTRUÇÕES Escola de Administração Fazendária Missão: Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das fi nanças públicas e a promoção da cidadania. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão CONCURSO

Leia mais

1 seu objetivo. Qual é o seu objetivo? Você deve estar pensando:

1 seu objetivo. Qual é o seu objetivo? Você deve estar pensando: 1 seu objetivo Qual é o seu objetivo? Você deve estar pensando: escrever essa proposta o mais rápido possível. Tudo bem, esse é um objetivo bastante razoável. Mas a proposta em si também precisa de um

Leia mais

3ª Gustavo Lopes. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Gustavo Lopes. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Gustavo Lopes 7º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da

Leia mais

MBA GESTÃO EM EAD E TUTORIA ONLINE

MBA GESTÃO EM EAD E TUTORIA ONLINE MBA GESTÃO EM EAD E TUTORIA ONLINE Desenvolver profi ssionais para gestão da modalidade de ensino a distância, formar tutores online, preparar gestores responsáveis pelas peculiaridades do seguimento e

Leia mais

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD

Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD Métricas e metas de treinamento: Guia para mensurar os resultados com treinamentos EAD SUMÁRIO 1. Intodução 2. Gestão orientada a resultados 3. Acompanhamento e análise de resultados 4. Conclusão 2 3 Introdução

Leia mais

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões

A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA A Estatística é aplicada como auxílio nas tomadas de decisão diante de incertezas para justificar cientificamente as decisões Governo Indústria Ciências Econômicas, sociais,

Leia mais

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA JURIS RATIONIS

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA REVISTA CIENTÍFICA ELETRÔNICA JURIS RATIONIS NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NA ELETRÔNICA JURIS RATIONIS 1 Da fi nalidade: A Revista Júris Rationis, revista científi ca semestral da escola do Direito, publica trabalhos inéditos sob a forma de artigo científi

Leia mais

Instruções sobre Farmacovigilância para a equipe de Propagandistas Vendedores da Eurofarma

Instruções sobre Farmacovigilância para a equipe de Propagandistas Vendedores da Eurofarma Instruções sobre Farmacovigilância para a equipe de Propagandistas Vendedores da Eurofarma 1 2 Prefácio O representante é o elo fundamental de relacionamento entre a empresa e nossos clientes, especialmente

Leia mais

Representações especiais

Representações especiais Representações especiais A UU L AL A Você já sabe que há casos em que a projeção ortográfica normal não permite a interpretação satisfatória de todos os elementos da peça. Por isso, você aprendeu a interpretar

Leia mais

REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS GENÔMICAS E BIOTECNOLOGIA. Saúde e Medicina. Escola de

REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS GENÔMICAS E BIOTECNOLOGIA. Saúde e Medicina. Escola de REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EM CIÊNCIAS GENÔMICAS E BIOTECNOLOGIA Escola de Saúde e Medicina Reitor Gilberto Gonçalves Garcia Pró-Reitor Acadêmico Daniel Rey de Carvalho

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD

DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD DIRETRIZES CURRICULARES do estado do PNLD GEOGRAFIA: PARANÁ LEITURAS E INTERAÇÃO 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala

Leia mais

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado.

Redação. O assunto é mais abrangente; o tema, por sua vez, é a delimitação de um aspecto a ser trabalhado. Redação E aí, galera do Me Salva! Tudo bem? Está chegando o grande dia, não é?! As provas do ENEM acontecerão logo logo, portanto, cá estamos para revisar este assunto: REDAÇÃO. A ideia é traçarmos um

Leia mais

Tomada de Decisões Relacionadas ao Balanço Patrimonial

Tomada de Decisões Relacionadas ao Balanço Patrimonial Tomada de Decisões Relacionadas ao Balanço Patrimonial Unidade 4 Hebert Sá 63 Sumário Introdução... 65 Objetivos... 66 Estrutura da Unidade... 66 Unidade 4: Tópico 1: Informações que Compõem o Passivo

Leia mais

Inequações do 1º grau

Inequações do 1º grau A UUL AL A Inequações do 1º grau Analisando as condições de vida da população brasileira, certamente encontraremos um verdadeiro desequilíbrio, tanto na área social como na área econômica. Esse desequilíbrio

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;

ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE. É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; ORIENTAÇÕES DE PLANO DE TRABALHO DOCENTE O QUE É UM PLANO? É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; É um norte para as ações educacionais;

Leia mais

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7

MICROSOFT WINDOWS 7 WINDOWS 7 WINDOWS 7 MICROSOFT WINDOWS 7 ÍNDICE CAPÍTULO 1 A HISTÓRIA DO COMPUTADOR...7 O COMPUTADOR...8 CAPÍTULO 2 O WINDOWS...12 UTILIZANDO O MOUSE E O TECLADO...15 CAPÍTULO 3 ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS...20 BARRA DE TAREFAS...21

Leia mais

Experiência. Relato de. Estágio em docência: o relato de experiência como recurso necessário na avaliação da aprendizagem

Experiência. Relato de. Estágio em docência: o relato de experiência como recurso necessário na avaliação da aprendizagem Relato de Experiência Estágio em docência: o relato de experiência como recurso necessário na avaliação da aprendizagem Natalia Lopes Braga 1 - nataliabraga1@hotmail.com Natália Parente Pinheiro 2 - nataliaparentep@gmail.com

Leia mais

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO

MESTRADO EM COMUNICAÇÃO REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM COMUNICAÇÃO Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação Reitor Gilberto Gonçalves Garcia Pró-Reitor Acadêmico Daniel Rey de Carvalho Pró-Reitor de

Leia mais

mil. exemplares distribuídos gratuitamente em clínicas, consultórios, hospitais e pontos específi cos com grande circulação de pessoas

mil. exemplares distribuídos gratuitamente em clínicas, consultórios, hospitais e pontos específi cos com grande circulação de pessoas O GUIA O Guia Médico de Jaraguá do Sul é um material voltado para a área da saúde em geral que reúne profi ssionais de diversos segmentos, tais como: médicos, clínicas médicas e odontológicas, laboratórios,

Leia mais

O Superintendente. Um diretor de EBD deve contribuir para a formação de sua equipe, encaminhando, entre outras coisas:

O Superintendente. Um diretor de EBD deve contribuir para a formação de sua equipe, encaminhando, entre outras coisas: O Superintendente Um diretor de EBD deve contribuir para a formação de sua equipe, encaminhando, entre outras coisas: Como contribuir para a formação de uma boa equipe? Reunião pedagógica periódica para

Leia mais

Projeto de educação. Curso de formação profi ssional de sommelier de cervejas

Projeto de educação. Curso de formação profi ssional de sommelier de cervejas Projeto de educação Curso de formação profi ssional Junho 2016 Sobre Doemens Fundada em 1895 e sediada em Munique (Alemanha), Doemens é uma instituição dedicada à educação e consultoria voltadas fortemente

Leia mais

RAIZ QUADRADA DE UM NÚMERO RACIONAL. Objectivos de Aprendizagem. No fim desta lição, você será capaz de: Consideremos o seguinte problema:

RAIZ QUADRADA DE UM NÚMERO RACIONAL. Objectivos de Aprendizagem. No fim desta lição, você será capaz de: Consideremos o seguinte problema: Lição N o 4 RAIZ QUADRADA DE UM NÚMERO RACIONAL Objectivos de Aprendizagem No fim desta lição, você será capaz de: Determinar a raiz quadrada de um número inteiro. Tem empo necessário para a comple pletar

Leia mais

REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EDUCAÇÃO FÍSICA. Saúde e Medicina. Escola de

REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EDUCAÇÃO FÍSICA. Saúde e Medicina. Escola de REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO E DOUTORADO EDUCAÇÃO FÍSICA Escola de Saúde e Medicina Reitor Gilberto Gonçalves Garcia Pró-Reitor Acadêmico Daniel Rey de Carvalho Pró-Reitor de Administração

Leia mais

MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO REGULAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM GESTÃO DO CONHECIMENTO E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Escola de Educação, Tecnologia e Comunicação Reitor Gilberto Gonçalves Garcia Pró-Reitor Acadêmico

Leia mais

PARTE II Empresas TIC do Minho (2003)

PARTE II Empresas TIC do Minho (2003) PARTE II Empresas TIC do Minho (2003) II.2. Caracterização por concelho II.2.2. Análise por sectores de actividade As tabelas 16 e 17 mostram os resultados da análise das 613 empresas TIC do Minho por

Leia mais

Guia Rápido ICG Ferramenta de Gestão por Indicadores

Guia Rápido ICG Ferramenta de Gestão por Indicadores Guia Rápido ICG Ferramenta de Gestão por Indicadores Para que serve o ICG? O ICG é um software que possibilita a medição e acompanhamento de itens de controle (KPIs) de maneira a otimizar processos e facilitar

Leia mais

são paulo 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA currículo do estado de CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO

são paulo 0127P18023 MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA currículo do estado de CÓDIGO DA COLEÇÃO PNLD MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: INTERAÇÃO E TECNOLOGIA currículo do estado de são paulo PNLD 2018 OBRAS APROVADAS MATERIAL DE DIVULGAÇÃO ESCALA E LEYA EDUCAÇÃO O conteúdo deste fascículo foi desenvolvido pela Escala Educacional

Leia mais

Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software

Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA - CAMPUS DE PRESIDENTE EPITÁCIO CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS MÓDULO V Sistema Mobi-Lar Engenharia de Software

Leia mais

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba

PLANEJAMENTO Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba PLANEJAMENTO 2017 Diretoria de Ensino da Região de Carapicuíba Pauta OBJETIVOS Apresentar os materiais oferecidos pela CGEB para o Planejamento e cronograma para início de 2018; Analisar os indicadores

Leia mais

ÍNDICE Departamento de Emissão e Tesouraria QUALIDADE DAS NOTAS DE EURO Recirculação Manual ENQUADRAMENTO 3

ÍNDICE Departamento de Emissão e Tesouraria QUALIDADE DAS NOTAS DE EURO Recirculação Manual ENQUADRAMENTO 3 ÍNDICE... ENQUADRAMENTO 3 ESCOLHA MANUAL características da qualidade 5 1. sujidade 7 2. manchas 8 3. graffi tis 9 4. descoloração 10 5. rasgos 11 6. buracos 12 7. mutilações 13 8. reconstituições 14 9.

Leia mais

Apresentação de resultados em power point: qual conteúdo utilizar

Apresentação de resultados em power point: qual conteúdo utilizar Se você tem uma empresa séria e minimamente organizada, se preocupa em saber se está alcançando seus objetivos. Uma das melhores forma de fazer isso é com uma apresentação de resultados em power point

Leia mais

EXCELÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO É DECISÃO ESTRATÉGICA ESSENCIAL

EXCELÊNCIA EM ADMINISTRAÇÃO É DECISÃO ESTRATÉGICA ESSENCIAL O PAPEL RELANÇA A COLUNA Competitividade em Foco Com novos temas e enfoque baseado na administração moderna e liderança do futuro nas empresas, a Revista O Papel relança este mês, com grande satisfação,

Leia mais

Secretariado. Secretariado -1-

Secretariado. Secretariado -1- -1- ÍNDICE Introdução...05 CAPÍTULO 1 Como surgiu...07 Código de ética...08 CAPÍTULO 2 Funcionário moderno...14 Necessidades do mercado de trabalho...14 Tecnologia da informação...15 Informações importantes

Leia mais

AE03-MISSÃO, VISÃO E VALORES

AE03-MISSÃO, VISÃO E VALORES 1 2 Nesta aula vamos apresentar os primeiros componentes do processo de administração estratégica: missão e visão e políticas empresariais e, ao final dela, você deverá ser capaz de compreender como se

Leia mais

Relatório Anual. Resumo Plano de Aposentadoria Complementar (PAC)

Relatório Anual. Resumo Plano de Aposentadoria Complementar (PAC) Relatório Anual Resumo Plano de Aposentadoria Complementar (PAC) Mensagem da Diretoria Transparência é um princípio fundamental para a gestão de empresas, entidades, associações e demais organizações privadas

Leia mais

AS 3 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UM LÍDER!

AS 3 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UM LÍDER! AS 3 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UM LÍDER! CAPA Renato Dip (11) 99182-7070 renato@rdipcoaching.com.br AS 3 COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS DE UM LÍDER! Olá! Nesse e-book trago para vocês um tema que está muito

Leia mais

Discutindo o programa de monitoria no CAP-UFSJ

Discutindo o programa de monitoria no CAP-UFSJ Discutindo o programa de monitoria no CAP-UFSJ Programa de monitoria - Finalidade instrumento para a melhoria dos cursos de graduação -Objetivos estimular a iniciação à docência promover a cooperação entre

Leia mais

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre

Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre Modelo de Proposta Preliminar de Projeto de Pesquisa Semestre 2015.1 1. Título do Projeto: Claro, conciso e suficientemente descritivo para definir o assunto tratado. Máximo de 17 palavras. 2. Nome do

Leia mais

COMO APRESENTAR DADOS DE FORMA IMPACTANTE

COMO APRESENTAR DADOS DE FORMA IMPACTANTE 100% 100% 100% 50% 25% 75% 100% 50% 25% 75% A B C D COMO APRESENTAR DADOS DE FORMA IMPACTANTE ÍNDICE Introdução 3 O que não pode faltar em uma apresentação de dados 4 Roteiro de uma apresentação de dados

Leia mais

Conjuntos. Ou ainda por diagrama (diagrama de Venn-Euler):

Conjuntos. Ou ainda por diagrama (diagrama de Venn-Euler): Capítulo 1 Conjuntos Conjunto é uma coleção de objetos, não importando a ordem ou quantas vezes algum objeto apareça, exemplos: Conjunto dos meses do ano; Conjunto das letras do nosso alfabeto; Conjunto

Leia mais

inovadores aluguel 21serviços contrato de serviço LINis o melhor diagnóstico centro de atendimento ao cliente consultoria especializada

inovadores aluguel 21serviços contrato de serviço LINis o melhor diagnóstico centro de atendimento ao cliente consultoria especializada contrato de serviço camas condecoradas com o Prêmio de design Red Dot análise pós-vendas ajuda com a configuração ideal de camas aluguel assistência na concepção do projeto período de crédito condições

Leia mais

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1

(Nova) Matemática, Licenciatura. Operando com números inteiros relativos através de fichas coloridas 1 (Nova) Matemática, Licenciatura Módulo de Pesquisa: Práticas de ensino em matemática, contextos e metodologias Disciplina: Fundamentos de Matemática I Unidade de Aprendizagem: Conjuntos, operações e equações

Leia mais