Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos. Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos. Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos"

Transcrição

1 Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos 1. Introdução: O aplicativo Previsão a Curto Prazo e Evolução dos Sistemas Convectivos denominado de FORTRACC, foi desenvolvido com o objetivo de obter a evolução temporal e a respectiva trajetória dos sistemas convectivos, os quais em geral estão associados com precipitações intensas e rajadas de vento. Durante o desenvolvimento do FORTRACC, almejou-se ainda a previsibilidade de evolução destes sistemas até 2 horas, com o intuito auxiliar órgãos responsáveis por tomada de decisões. A partir dos resultados do FORTRACC foi desenvolvido um aplicativo gráfico operacional para a disseminação dos resultados na internet. Este aplicativo é disposto dos seguintes módulos: Sistema de Visualização de Sistemas Convectivos a) Visualização principal dos Sistemas Convectivos: Visualização da imagem do canal do infra-vermelho do satélite GOES em tempo real ou passado. Sobreposição dos sistemas convectivos identificados pelo FORTRACC a partir do uso de diferentes cores que representam o estagio atual de desenvolvimento do sistema convectivo (Intensificação, Maturação e Dissipação). Finalmente, foi adicionado a direção de propagação e o tempo de vida previsto dos sistemas convectivos a partir de setas; b) Inspeção dos Sistemas Convectivos: A partir do item (a) o usuário pode navegar sobre a imagem disponibilizada e selecionar um sistema convectivo para observar a sua respectiva evolução temporal. Nesta opção várias propriedades observadas e previstas são apresentadas: Posição (latitude e longitude), tamanho, taxa de expansão, Temperatura média e mínima do sistema, variação temporal da temperatura, direção de propagação e classe do sistema convectivo observado (novo, continuo, fusão, separado). Além disso, algumas destas informações são disponibilizadas graficamente: a) gráfico estático: posição, evolução do tamanho, temperatura e fração convectiva; b) gráfico dinâmico: visualização da previsão de deslocamento da imagem do sistema convectivo; Esta opção requer que o usuário selecione a opção de animar. c) Estado de São Paulo: Disponibilizar as informações dos itens (a) e (b) somente sobre a região do estado de São Paulo com a resolução máxima (4 x 4 km) superposta com as linhas de transmissão das concessionárias

2 de energia elétrica. d) Banco de Dados: Disponibilizar todas as informações apresentadas nos itens (a), (b) e (c) a partir da seleção da data, ou seja, dia, mês e ano. Após esta seleção o usuário poderá selecionar o horário desejado. As informações apresentadas terão a mesma disposição dos itens (a), (b) e (c). e) Animação: Apresentar a evolução temporal dos sistemas convectivos sobre a América do Sul (item a) e do estado de São Paulo (item c) nas últimas 3, 6, 12 e 24 horas. 2. Apresentação do Aplicativo e Estágio Atual O aplicativo gráfico desenvolvido neste projeto já se encontra em funcionamento operacional nas maquinas do cptec. Os resultados propostos podem ser acessados na homepage: ( fase de testes, posteriormente será acessado na página A seguir são apresentados os produtos descritos nos itens (a) até (e) e o seu estágio atual de desenvolvimento e modificações a serem feitas. a) Pagina Principal. Esta pagina apresenta os produtos do item (a).

3 Figura 1. Pagina principal do sistema de visualização dos sistemas convectivos FORTRACC. A pagina principal, figura 1, ilustra a ultima imagem processada pelo FORTRACC. No atual estágio, está pagina é atualizada a cada 1 hora, (minuto 45 de cada hora). Nas próximas semanas estas informações serão atualizadas em sincronização com o aplicativo do FORTRACC, de modo a termos uma atualização a cada 30 minutos. A imagem dos sistemas convectivos apresentada ilustra a temperatura de brilho em diferentes escalas de cor. Sendo que quanto mais claro, menor a temperatura, e quanto mais escuro, maior a temperatura. A escolha de diferentes cores teve o intuito de discriminar os diferentes estágios de evolução dos sistemas convectivos detectados, sendo que as escalas de cores significam: verde estágio de intensificação, amarelo estágio de maturação e finalmente o vermelho o estágio de dissipação. Adicionalmente as cores, setas são ilustradas sobre cada sistema convectivo. A orientação das setas indica a direção de propagação dos sistemas convectivos, enquanto que a cor da cabeça da seta, significa o tempo previsto de vida para cada sistema, ou seja, branco de 0 à 2 horas, azul de 2 à 6 horas, e violeta maior que 6 horas. Quando o sistema está estacionado, um triângulo é utilizado. Além da apresentação dos sistemas convectivos, do lado esquerdo da pagina principal existem vários menus que realizam a chamada dos diferentes itens deste aplicativo

4 de visualização: Item (c) é representado pelo link, São Paulo; item (d) é representado pelo link Arquivo; e item (e) é representado pelo menu de horas da Animação dos Sistemas Convectivos do Brasil. b) Características da Evolução dos Sistemas Convectivos Na imagem principal, o usuário deverá clicar com o mouse sobre um sistema convectivo, caso o usuário clique em uma região que não contém informação, uma pagina aparecerá informando de que não existe informação disponível. Ao selecionar um sistema convectivo, uma nova pagina se abrirá conforme apresentado na figura 2 abaixo. Figura 3. Propriedades físicas do sistema convectivo. No gráfico apresentado na figura 2, as previsões de deslocamento e mudanças de temperatura, área e fração convectiva são representadas por círculos de diversas cores. A cor branca representa o estágio atual, a verde a previsão para 30 minutos, amarelo 60 minutos, azul 90 minutos e vermelho 120 minutos.

5 Caso o usuário esteja interessado em obter mais informações sobre a distribuição espacial e temporal (evolução temporal das imagens) prevista sobre o mapa do Brasil ou São Paulo em forma de Zoom, este deverá clicar sobre o botão Zoom do Cluster: Animar ao lado direto da pagina. Ao selecionar nesta opção uma nova pagina se abrirá, figura 3. Nesta nova pagina, uma série de imagens estarão disponíveis para animação. Sendo que a primeira imagem será a imagem do sistema convectivo atual e as restantes representarão a previsão de até 2 horas com um intervalo de 30 minutos, como o mesmo padrão de cores da figura 2, ou seja, a verde a previsão para 30 minutos, amarelo 60 minutos, azul 90 minutos e vermelho 120 minutos. Figura 3. Zoom sobre o sistema convectivo selecionado e menu de animação para ver o deslocamento do sistema convectivo com até 2 horas de previsão. Os botões significam: Iniciar iniciar a animação; Para parar a animação; -1 voltar manualmente uma imagem no tempo; +1 avançar uma imagem manualmente no tempo; Devagar diminuir a velocidade da animação; Rápido aumentar a velocidade da animação; Este sistema de Zoom deverá ser modificado de forma a termos uma grade fixa sobre o centro de massa do sistema convectivo. No atual momento a grade (mapa) pode mudar de acordo com a posição central. Além disso, serão adicionadas legendas sobre o esclarecimento das diferentes cores e na imagem será ilustrada a hora da imagem atual e prevista.

6 b) Estado de São Paulo A opção do estado de São Paulo é feita a partir do menu principal do lado esquerdo da página. Uma vez que o usuário efetua esta operação uma janela será aberta para entrar o nome do usuário e a senha. Esta página é de uso restrito. No presente momento ambos o usuário e senha são fortracc. Após informar as informações corretamente, uma página nova será aberta com um Zoom sobre o estado de São Paulo, conforme apresentado na figura 4. Figura 4. Pagina principal do menu Estado de São Paulo. Nesta página como na pagina principal da figura 1, todas as funções descritas no item (a) são as mesmas. Além disso, existe do lado direito desta página uma opção de Animação dos Sistemas Convectivos sobre o Estado de São Paulo nas ultimas 3, 6, 12 e 24 horas. Nas figursa 5 e 7 são ilustrados, os exemplos conforme descritos no item (b), figura 5 e 6, e a animação de todos os sistemas na região do estado de São Paulo, figura 7.

7 Figura 5. Propriedades físicas do sistema convectivo selecionado sobre pagina do estado de São Paulo.

8 Figura 6. Imagem de Zoom como da Figura 3, entretanto para um sistema sobre a página do estado de São Paulo.

9 Figura 7. Pagina de animação das últimas 3 horas dos sistemas convectivos observados dentro da área de abrangência da pagina do Estado de São Paulo. As funções dos botões seguem o mesmo padrão descrito na figura 3. A pagina do estado de São Paulo ainda requer modificações as quais estão em desenvolvimento. Neste processo serão incorporadas as linhas de transmissão de energia da EletroPaulo Elektro. Adicionalmente, serão inseridas mais legendas nas figuras de forma a orientar melhor o usuário sobre as informações visualizadas.

10 c) Banco de Dados O acesso ao banco de dados das imagens processadas anteriormente será feito após a seleção do link Arquivo no lado esquerdo da pagina Principal. Ao clicar neste link uma nova pagina será aberta. Nesta nova pagina o usuário deverá selecionar o dia, mês e ano, conforme apresentado na figura 8. Figura 8. Pagina de acesso ao banco de dados das imagens processadas. O usuário deve selecionar no menu o dia, mês e ano. Ao abrir esta pagina o usuário deverá selecionar os links dispostos, por exemplo: BR_ htm: que significa uma a imagem Brasil, no ano 2003, do mês 10, dia 14 as 02:15 UTC. O selecionar este link uma nova pagina conforme a figura 1 será aberta e todas as informações e resultados apresentados anteriormente estarão disponíveis. Os índices iniciados por BR e SP significam a apresentação das imagens sobre a América do Sul e São Paulo respectivamente. Este produto ainda requer modificações de correção e filtro, ou seja, serão indicados nos menus de escolha a indicação do dia, mês e ano. Além disso, será colocado acesso restrito quando o usuário acessar os links de SP. No presente momento estes links estão abertos.

11 d) Animação dos Sistemas Convectivos sobre a América do Sul. Neste produto o usuário deverá selecionar a opção na pagina principal no menu do lado esquerdo inferior. Existem vário opções de animações para as ultimas 3, 6, 12, e 24 horas de observações a partir da ultima imagem observada. A seguir é ilustrado um exemplo de uma animação, figura 9. Estas animações ilustram a distribuição espacial e evolução temporal dos sistemas convectivos observados nas ultimas horas selecionadas sobre a América do Sul. As cores e intensidades apresentadas são as mesmas que as apresentadas na figura 1. Figura 9. Pagina de animação dos sistemas convectivos observados sobre a América do Sul. Os botões de controle têm a mesma função dos descritos na figura 3.

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015

Fale Conosco MT Última Atualização 23/07/2015 Fale Conosco MT-611-00002-7 Última Atualização 23/07/2015 I. Objetivos Após este módulo de capacitação você será capaz de: 1. Abrir um chamado para relacionamento com o Cadastro de Fornecedores através

Leia mais

Manual Telemetria - Odômetro

Manual Telemetria - Odômetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Odômetro... 4 Componentes... 5 Faixas Odômetro... 5 Configura Faixa... 13 Detalhado Período... 22 Consolidado Dia... 25 Consolidado

Leia mais

Manual de Sistema Atendimento Eletrônico via internet para Concessionárias

Manual de Sistema Atendimento Eletrônico via internet para Concessionárias Manual de Sistema Atendimento Eletrônico via internet para Concessionárias PLANO DE CAPITALIZAÇÃO Para acessar a pagina do Plano de Capitalização volte para a Home e clique no link Plano de Capitalização

Leia mais

Introdução. Este manual foi construído de maneira a orientar na utilização do sistema, demonstrando passo-a-passo todas as suas funcionalidades.

Introdução. Este manual foi construído de maneira a orientar na utilização do sistema, demonstrando passo-a-passo todas as suas funcionalidades. Sumário Introdução... 4 1. Acesso... 5 2. Tela Inicial... 7 3. Menu Ações... 9 3.1 Conflitos... 9 3.2 Grade... 9 3.2.1 Filtros... 10 3.3 Novo Agendamento... 11 3.4 Meus Agendamentos... 14 4. Considerações

Leia mais

Manual de abertura de chamados técnicos de TI

Manual de abertura de chamados técnicos de TI Manual de abertura de chamados técnicos de TI SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Objetivo... 3 3. Entendendo o processo de atendimento... 3 4. Instruções de uso... 4 4.1 Como realizar o acesso ao GLPI... 4

Leia mais

DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO

DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO Data logger Bluetooth Low Energy (BLE) Sumário 1 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.5.1 2.5.2 2.6 2.7 2.8 2.9 2.10 2.11 Introdução Telas Login Menu DMA Dados Contínuos Análise Espectral

Leia mais

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula

Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Tutorial sobre o uso da ferramenta de autoria A Ferramenta de Autoria - Célula Célula é uma Ferramenta de Autoria para o padrão Ginga. Auxilia no processo de criação da interatividade na TV Digital e é

Leia mais

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS

COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO PORTAL ONLINE PARA ALUNOS E RESPONSÁVEIS Manual do Sistema de Gestão Educacional Sumário 1. Portal do Aluno / Responsável... 1 1.1. Informações Gerais...

Leia mais

Manual do cliente Pessoa Jurídica BÁSICO

Manual do cliente Pessoa Jurídica BÁSICO Manual do cliente Pessoa Jurídica BÁSICO www.seocar.com.br (19) 3892-8050 Avenida Santos Pinto nº 137 sala 61 Centro Serra Negra SP CEP: 13930-000 0 INTRODUÇÃO Obrigado por adquirir o sistema Seocar de

Leia mais

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno

Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno Manual Q-Acadêmico 2.0 Módulo Web - Aluno 1 Índice 1 Acessando o sistema via internet... 3 2 Funcionalidades... 6 2.1 Horário Individual... 7 2.2 Calendário Acadêmico... 8 2.3 Meus Diários...8 2.4 Boletim...

Leia mais

SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF. Manual do Usuário

SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF. Manual do Usuário SISTEMA DO ORGANOGRAMA DA UFF Manual do Usuário Março 2008 Sumário 1. Introdução... 3 2. Requisitos Necessários... 3 3. Consultas Públicas... 4 4. Acesso às Funcionalidades de Cadastro... 10 2 1. Introdução

Leia mais

Manual de Sistema Atendimento Eletrônico via internet para Concessionárias

Manual de Sistema Atendimento Eletrônico via internet para Concessionárias Manual de Sistema Atendimento Eletrônico via internet para Concessionárias TELAS DE ACESSO Para entrar no sistema de atendimento eletrônico para concessionárias Volkswagen digite o numero do CPF e a senha

Leia mais

Schaeffler Online. Manual de Operação

Schaeffler Online. Manual de Operação Schaeffler Online Manual de Operação 1 Índice 1. Solicitação de Novo Usuário...3 2. Recuperação de Senha...4 3. Login...5 4. Tela Inicial do Schaeffler Online...6 5. Cadastro de Pedidos...7 5.1. Cabeçalho

Leia mais

PROJ+ CÁLCULO ELÉTRICO

PROJ+ CÁLCULO ELÉTRICO PROJ+ CÁLCULO ELÉTRICO ELABORAÇÃO: Eng Fabrício Luis Silva Téc. Charles Pacheco Alves DT - Setor de Normatização Técnica Página 1 de 7 1 1. INTRODUÇÃO Este manual tem como objetivo orientar os usuários

Leia mais

Manual Telemetria - Horímetro

Manual Telemetria - Horímetro Sumário Apresentação... 2 Home... 2 Definição do Idioma... 3 Telemetria Horímetro... 4 Sensores... 5 Faixas Horímetro... 5 Configura Faixa Sensor... 14 Detalhado Período... 21 Consolidado Dia... 26 Consolidado

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00

MANUAL DE PROCEDIMENTOS - UTILIZAÇÃO DO APLICATIVO TICOMIA COMERCIAL FRANQUEADO MP CL UN 02-00 Objetivo... 3 Procedimentos... 4 1. ipad... 4 1.1. Instruções Gerais... 4 1.2. Informações sobre as telas... 4 2. Android... 6 2.1. Instruções Gerais... 6 2.2. Informações Sobre as Telas... 6 Departamento

Leia mais

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC.

Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. Este manual contém as principais funcionalidades e explicações a respeito do funcionamento do portal de vendas PULVITEC. É recomendado a utilização do browser Google Chrome e Firefox por questões de compatibilização

Leia mais

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA

Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Portal do Aluno EDUCAÇÃO BÁSICA Escritório de Projetos e Coordenadoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação AÇÃO EDUCACIONAL CLARETIANA Fazemos parte do Claretiano Rede de Educação Sumário 1. Portal

Leia mais

Sibele Loss Edimara Heis

Sibele Loss Edimara Heis Sibele Loss Edimara Heis 2016 TUTORIAL ETC Tela Inicial É a primeira tela que aparece ao se logar no sistema. Nesta tela encontram se as funcionalidades do ETC (Notificações, Documentos, Biblioteca, Mensagens,

Leia mais

RPPA. Coordenador. (51)

RPPA. Coordenador. (51) RPPA Coordenador (51) 3330 7771 suporte@qualitin.com 1 Capítulo Página 0 Fazendo seu login 4 0.1 Menu de navegação 9 1 Dashboard 12 2 Monitores 18 3 Agenda 24 4 Histórico 28 5- Análise 37 6 Pendências

Leia mais

LUMISOFT (Guia do usuário)

LUMISOFT (Guia do usuário) LUMISOFT (Guia do usuário) * O guia de utilização do Novo Lumisoft fornece informações completas sobre o seu uso, orientando os usuários sobre os novos recursos do programa, instruções, dicas e muito mais.

Leia mais

Manual do Usua rio - OAB Serviços

Manual do Usua rio - OAB Serviços Manual do Usua rio - OAB Serviços Versão 1.0 Autor: OAB Serviços 1 1. Instalando o aplicativo OAB Serviços (Android) Para realizar a instalação do aplicativo OAB Serviços é necessário acessar a Play Store

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Instalação do Instalador de cursos... 2 1.2. Conhecendo o Instalador de cursos... 5 1.2.1. Instalar Cursos... 5 1.2.2. Cursos Instalados... 8 1.2.3. Atualizações

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Software de apresentação Prof. Jonatas Bastos Power Point p Faz parte do pacote Microsoft Office; p Software com muitos recursos para construção

Leia mais

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00

Tutorial para Cadastro de Projeto de Pesquisa no sistema em pesquisa.ifes.edu.br R00 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO Autarquia criada pela Lei n o. 11.892, de 29 de dezembro de 2008 PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DIRETORIA

Leia mais

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3

SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 1 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB... 3 2.1.2 MANUAL DO USUÁRIO... 5 2.2 FUNCIONALIDADES... 5 2.2.1

Leia mais

DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO. Data Logger Bluetooth Low Energy (BLE)

DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO. Data Logger Bluetooth Low Energy (BLE) DynaPredict Web MANUAL DESCRITIVO Data Logger Bluetooth Low Energy (BLE) Sumário 1 2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8 2.9. Introdução Telas Login Menu Início DMA Dados Contínuos Análise Espectral Últimos

Leia mais

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria

Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria Manual para Abertura de Processo de Aposentadoria OBSERVAÇÕES ANTES DA ABERTURA DO PROCESSO a) Conferir se os documentos estão TODOS DIGITALIZADOS SEPARADAMENTE e estão salvos em uma pasta que você consiga

Leia mais

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente

Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente MT-212-00110-3 Última Atualização: 08/01/2015 Leilão Reverso - Monitor de Comercialização Proponente Índice I Como acessar um Leilão II Informações básicas III Anexos IV Painel de Lances V Envio de Lances

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRATOR

MANUAL DO ADMINISTRATOR MANUAL DO ADMINISTRATOR Sumário Introdução... 3 Estrutura e sua função... 3 Conceituação de itens do cabeçalho... 3 Acessibilidade... 4 Menu de Administração... 4 Criação de artigos... 6 Criação de Menu...

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS VERSÃO (64 bits) - BETA ÍNDICE 1. Instalador de cursos... 2 1.1. Versão 64 bits... 2 1.2. Instalação do Instalador de cursos... 2 2. Conhecendo o Instalador de Cursos... 5 2.1. Instalar Cursos... 6 Finalizando a instalação: Tela

Leia mais

WEB VIEWER - Versão 3.3.1

WEB VIEWER - Versão 3.3.1 WEB VIEWER - Versão 3.3.1 MANUAL DO USUÁRIO Elaborado por: Gustavo B. Teló em 13/08/12. 1. WEB VIEW O web view é um software que permite que o clientes da Unimed Grande Florianópolis possam visualizar

Leia mais

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor / 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem Papel Professor Versão 2.5.3 Manual GA, Papel Professor 2/ 37 Manual Gerenciador de Aprendizagem ACESSAR O GERENCIADOR DE APRENDIZAGEM...

Leia mais

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico

SGCD 2.0 Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico Sistema Gerenciador de Conteúdo Dinâmico O que é? É um sistema incorporado no site da Unesp para criação e atualização de páginas Web, por usuários autenticados em qualquer computador que possa conectar-se

Leia mais

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

ATIVIDADES COMPLEMENTARES ATIVIDADES COMPLEMENTARES 1 SUMÁRIO Apresentação... 3 Entrada no Portal / Login... 4 Contexto... 8 Pesquisa de alunos... 10 Pesquisa de Cursos / Habilitações... 12 Pesquisa de Atividades curriculares...

Leia mais

MODELO DE EQUIVALÊNCIA PARA SWAP DE FIBRAS ÓPTICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO

MODELO DE EQUIVALÊNCIA PARA SWAP DE FIBRAS ÓPTICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO MODELO DE EQUIVALÊNCIA PARA SWAP DE FIBRAS ÓPTICAS MANUAL DE UTILIZAÇÃO Página 1 de 8 INICIO Esta ferramenta (app) foi desenvolvida pela empresa Beijaflore do Brasil, www.beijaflore.com.br e Associação

Leia mais

Manual de utilização do sistema EditorWeb

Manual de utilização do sistema EditorWeb Manual de utilização do sistema EditorWeb Login Ao acessar o link http://editorweb.circulacao.org.br, aparecerá a tela de autenticação, conforme a fig. 1, abaixo. O filiado irá efetuar o acesso ao sistema

Leia mais

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0

MANUAL DO INSTALADOR DE CURSOS PORTÁTIL v.1.0 ÍNDICE 1. Instalador de Cursos Portátil... 2 2. Executando o Instalador de Cursos Portátil... 2 3. Realizando o login... 4 4. Tela Principal... 6 4.1. Menu Atualizações... 6 4.1.1. Internas... 7 4.1.2.

Leia mais

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP

Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Seja bem vindo a sua AMP! AULA MODELO PROFESSOR- AMP Vamos conhecer a estrutura da sua disciplina: A Tela inicial (Home) contém as suas disciplinas. Para acessa-la, basta selecionar uma disciplina, nesse

Leia mais

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS

INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS INSTRUÇÕES PARA PROCESSAMENTO DO ARQUIVO RETORNO DAS INSCRIÇÕES PAGAS A inscrição de um candidato para um concurso público, vestibular ou seleção no IFG é feita pela internet. O candidato é cadastrado

Leia mais

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps

Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Tutorial Localização de Aluno pelo Google Maps Conteúdo 1 Visualizar Mapa de Endereço de Alunos... 1 1.1 Como utilizar os dados apresentados... 2 2 Como inserir ou alterar coordenadas... 4 2.1 Coordenadas

Leia mais

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada

Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Aplicativo Mobile Usuário e Credenciada Portal do Aplicativo O aplicativo conta com um portal web (http://app.valeshop.com.br/). No portal você encontra: links para download do aplicativo, mapa com rede

Leia mais

Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE

Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE Manual de uso Monuv USUÁRIO DO TIPO CLIENTE Índice O manual de uso é uma importante ferramenta pois permite que usuários da plataforma estejam aptos a navegar com facilidade e utilizar todas as funções

Leia mais

PROCEDIMENTO DO CLIENTE

PROCEDIMENTO DO CLIENTE PROCEDIMENTO DO CLIENTE Título: Plug-in Slide Show Objetivo: Aprender a utilizar a ferramenta. Onde: Empresa Quem: Cliente Quando: Início A ferramenta de Slide show permite a criação de apresentações animadas

Leia mais

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online.

Este ambiente é utilizado em diversas instituições no mundo, sendo uma das principais plataformas educacionais online. Guia prático Moodle O que é Seja bem-vindo a plataforma Moodle. O Moodle é um sistema de gestão do ensino e aprendizagem, ou seja, é um aplicativo desenvolvido para ajudar o educador a criar cursos on-line,

Leia mais

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site Área Restrita Portal de Pedidos

ACESSO AO PORTAL. Para acessar o Portal entre no site  Área Restrita Portal de Pedidos Manual Portal 1 ACESSO AO PORTAL 2 Para acessar o Portal entre no site www.latinex.com.br Área Restrita Portal de Pedidos Insira Usuário e Senha, selecione LATINEX no quadro abaixo e clique em ACESSAR

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI CERTIDÃO DE ENCARGOS SETOR V1. Atualizado em 30.05.18 SUMÁRIO Manual Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2 Receber e Abrir Processo 2 Manual Simplificado 3 Documento

Leia mais

SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 1

SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 1 SIGA-GUANDU MANUAL DO USUÁRIO 2 SUMÁRIO 1. APRESENTAÇÃO... 3 1.1 SIGA-GUANDU... 3 2. FUNCIONALIDADES COMUNS AOS USUÁRIOS... 3 2.1 ACESSO AO SISTEMA... 3 2.1.1 ACESSANDO

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA SIMULADOR DA COBRANÇA DO USO DA ÁGUA

MANUAL DO SISTEMA SIMULADOR DA COBRANÇA DO USO DA ÁGUA MANUAL DO SISTEMA SIMULADOR DA COBRANÇA DO USO DA ÁGUA LOGIN: Leia o Manual. Para entrar no sistema é preciso cadastrar o usuário e senha. Para se cadastrar é só clicar em cadastre-se e preencher os dados

Leia mais

Manual do Usuário. Universidade Estadual de Roraima. Rua 7 de Setembro, 231, Canarinho. Boa Vista/RR. CEP:

Manual do Usuário. Universidade Estadual de Roraima. Rua 7 de Setembro, 231, Canarinho. Boa Vista/RR. CEP: Manual do Usuário Usando o Mantis para solicitar suporte Tela de Login Para ter acesso ao Mantis, você deverá digitar em seu navegador o link abaixo: http://intranet.uerr.edu.br. Basta digitar as mesmas

Leia mais

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:...

Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 1 Conteúdo Como gerar os arquivos pelo WinMFD da Bematech?... 3 Como saber a data do arquivo?... 9 Como copiar os arquivos gerados para o PENDRIVE:... 10 Como enviar os arquivos de cupom fiscal?... 11

Leia mais

aplicativo: Índice Situação: 20/06/2017

aplicativo: Índice Situação: 20/06/2017 A instrução aplicativo: passo a passo para o Com o presente aplicativo podem ser utilizados ebooks no formato "Adobe Digital Editions epub" e "Adobe Digital Editions PDF", eaudios como stream e download

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE

MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE MANUAL DO SISTEMA DE SUPORTE Depart. De Tecnologia da Informação Manual do sistema de suporte do setor de T.I. da Transpedrosa. Atualização 0.90.3. 1 Sumário Login...2 Abrir sistema...2 Autenticação...2

Leia mais

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

SISTEMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR

SISTEMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR SISTEMA DE ATIVIDADE COMPLEMENTAR MÓDULO ALUNO 1 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 PÁGINA PRINCIPAL... 4 Informações... 4 Minhas Atividades... 4 Minhas Solicitações... 4 Solicitar Atividade... 4 SOLICITAR ATIVIDADE

Leia mais

ECG-PS MÓDULO DE MEDIÇÕES. Manual de Operação. Março 2005

ECG-PS MÓDULO DE MEDIÇÕES. Manual de Operação. Março 2005 ECG-PS MÓDULO DE MEDIÇÕES Manual de Operação Março 2005 2555 Collins Avenue, Suite C-5 - Miami Beach FL - 33140 - U.S.A. Tel.: (305) 534-5905 Fax: (305) 534-8222 e-mail: info@galix-gbi.com INDICE 1.. INTRODUÇÃO...

Leia mais

Sumário. Prezado Usuário

Sumário. Prezado Usuário 1 Prezado Usuário Procurando sempre a melhoria em nossa forma de atendê-lo, a Central Analítica do IQ-USP conta agora com um novo sistema de cadastro de solicitações de análise on-line. Para facilitar

Leia mais

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR

PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR PROGRAMA ESPECIAL DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 2016 MANUAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (AVA) TUTOR Neste manual você encontrará tutoriais para as ferramentas

Leia mais

TREINAMENTO OPERADOR Interact Franquia Advance RS/SP Setembro 2014

TREINAMENTO OPERADOR Interact Franquia Advance RS/SP Setembro 2014 TREINAMENTO OPERADOR Interact Franquia Advance RS/SP Setembro 2014 1 Acesso ao Sistema SA Para acessar o sistema, clique no link da área de trabalho do sistema SA Strategic Adviser. Na tela de acesso inicial

Leia mais

Manual do Usuário SAGITTA

Manual do Usuário SAGITTA Universidade Federal do Pará Manual do Usuário SAGITTA Belém 2015 UFPA- Manual do Usuário SIG Apresentação Este manual tem como objetivo auxiliar os servidores e discentes da UFPA a realizarem a criação

Leia mais

Procedimento OGRC visão concessionária

Procedimento OGRC visão concessionária Procedimento OGRC visão concessionária Data criação 10/07/2014 Data atualização 06/08/2014 Versão 2.0 OGRC visão concessionária Página 1 Sumário ÍNDICE DAS REVISÕES... 3 1. Informações gerais... 4 2. Acesso

Leia mais

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0

Animação de Imagens. Manual do usuário. DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário DSA/CPTEC/INPE 27 de abril de 2016 Versão 1.0 Animação de Imagens Manual do usuário A nova ferramenta de animação de imagens do INPE/CPTEC/DSA é acessível por qualquer

Leia mais

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno

Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Manual de Acesso ao Ambiente Usuário: Aluno Índice 1. Objetivo. 2. Sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 3. Como acessar o Ambiente Virtual de Aprendizagem. 4. Como visualizar as disciplinas disponíveis

Leia mais

UM SISTEMA OPERACIONAL DE VISUALIZAÇÃO DE PRODUTOS METEOROLÓGICOS - PARTE II: Modelo9

UM SISTEMA OPERACIONAL DE VISUALIZAÇÃO DE PRODUTOS METEOROLÓGICOS - PARTE II: Modelo9 UM SISTEMA OPERACIONAL DE VISUALIZAÇÃO DE PRODUTOS METEOROLÓGICOS - PARTE II: Modelo9 José Fernando Pesquero Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Leia mais

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Brazilian Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de telas

JLR EPC. Guia de início rápido. Índice. Brazilian Portuguese Version 2.0. Guia passo a passo Guia de telas JLR EPC Guia de início rápido Índice Guia passo a passo......2-7 Guia de telas........8-11 Brazilian Portuguese Version 2.0 JLR JLR EPC Guia de início rápido 1. Início do aplicativo Problemas no log-in?

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Como acessar. No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual

Como acessar. No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual Manual de Uso Como acessar No site da Biblioteca, na parte inferior clique no logo da Biblioteca Virtual Como acessar Após clicar no link da Biblioteca Virtual, o usuário deve digitar seu login e senha

Leia mais

Para criar um novo Script, no menu principal selecione Vendas>Tele-Script (Figura 1). Figura1: Janela de Script para o Tele-Atendimento

Para criar um novo Script, no menu principal selecione Vendas>Tele-Script (Figura 1). Figura1: Janela de Script para o Tele-Atendimento ATENDIMENTO TELEMARKETING TELE SCRIPT Para controlar uma ação de vendas pelo Telemarketing é necessário que ela esteja atrelada a um script. Esse script serve para orientar a equipe de como deverá proceder.

Leia mais

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros

Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Tutorial para Acesso Portal dos Conselheiros Acesso ao Portal dos Conselheiros Para obter acesso ao sistema, siga corretamente os passos logo abaixo: Acesse o endereço no navegador, http://sistemas.docasdoceara.com.br/sispcon/.

Leia mais

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET

Guia de referência. Matrícula dos alunos pela INTRANET Guia de referência Matrícula dos alunos pela INTRANET 1 REMATRÍCULA DOS ALUNOS PELA INTRANET MANUAL DE PROCEDIMENTOS ETAPAS: 1. Atualização dos dados 2. Informações de pendências, quando houver 3. Escolher

Leia mais

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos

SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO. Conceitos Básicos SISTEMA ADM ERP - MANUAL DO USUÁRIO Conceitos Básicos Sumário Introdução... 3 Acessando o sistema e fazendo Login... 3 Elementos do Sistema... 5 Abas/Guias... 5 Barra de Ferramentas... 5 Cabeçalhos de

Leia mais

Guia de ajuda on-line FAQ V1.2

Guia de ajuda on-line FAQ V1.2 Guia de ajuda on-line FAQ V1.2 P: Como faço para encontrar voos no mapa? Clique em um ponto no mapa para iniciar uma pesquisa. A seguir, selecione a opção desejada no menu da tela para visualizar a informação

Leia mais

Manual Prático de Utilização da Aplicação WebMapping - MAPAS TEMÁTICOS SOBRE O BRASIL

Manual Prático de Utilização da Aplicação WebMapping - MAPAS TEMÁTICOS SOBRE O BRASIL Manual Prático de Utilização da Aplicação WebMapping - MAPAS TEMÁTICOS SOBRE O BRASIL A elaboração deste material visa atender as necessidades dos usuários da internet que acessam o website www.mediamabrasil.org.br

Leia mais

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE ATAS DE REUNIÕES

TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE ATAS DE REUNIÕES TUTORIAL PARA CRIAÇÃO DE ATAS DE REUNIÕES 1 Iniciando o processo É recomendado que antes de criar o processo e ata de reunião no SEI. Escreva a ata e passe por e-mail para que todos possam verificar e

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor

SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Manual do Professor SISTEMA DE GESTÃO PEDAGÓGICA Versão 1.0 1. Cadastro no sistema - Acesse o sistema pelo endereço: http://www.professor.ms.gov.br. - Clique no link na parte

Leia mais

Universidade Federal da Fronteira Sul MANUAL DO SERVIDOR PROGESP

Universidade Federal da Fronteira Sul MANUAL DO SERVIDOR PROGESP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SEI PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL V1. Atualizado em 25.07.2018 SUMÁRIO Manual Manual Simplificado Manual Manual Detalhado Passo Atividade Página(s) 1 Entrar no SEI 2 2

Leia mais

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4

1. ACESSO MENU PRINCIPAL Página Inicial Botões no Topo da Tela Campos para Exibição... 4 Página 1 de 17 SUMÁRIO 1. ACESSO... 2 2. MENU PRINCIPAL... 3 2.1 Página Inicial... 3 2.2 Botões no Topo da Tela... 4 2.3 Campos para Exibição... 4 2.4 Página da Turma... 5 3. MENU USUÁRIO... 5 3.1 Central

Leia mais

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal

TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal TUTORIAL DO BLOG IMES-CATANDUVA Profº M. Sc. Marcelo Mazetto Moala Profº Esp. Antonio Marcio Paschoal 1/32 O endereço do site da WordPress é: http://pt-br.wordpress.com/?ref=footer Este pode ser acessado

Leia mais

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico

Instruções de Acesso ao Portal Acadêmico Para acessar o Portal Acadêmico: Utilizar apenas o navegador Internet Explorer, pois somente este está homologado pelo fabricante para utilização do sistema; Desativar o bloqueador de Pop-ups no Internet

Leia mais

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação?

Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? Título: Como instalar e configurar o acesso ao sistema em um computador utilizado como estação? 1 DOWNLOAD DO ARQUIVO DE INSTALAÇÃO: 1.1 - Para realizar o download do arquivo de instalação acesse o link

Leia mais

Pesquisando Processos

Pesquisando Processos Pesquisando Processos Tela Inicial Site: Ensino a Distância PROCERGS Curso: PROA - Processos Administrativos v5.0 Livro: Pesquisando Processos Impresso por: Glauco Porciuncula Data: quarta, 13 Jan 2016,

Leia mais

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de

O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de Apresentação O uainov é uma plataforma de gerenciamento de ideias que permite que todas as pessoas de sua organização criem e aprimorem iniciativas de inovação de maneira colaborativa para as mais variadas

Leia mais

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor

Coordenação de Estágio Integrado. Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor Coordenação de Estágio Integrado Instruções para o cadastro do Plano de Trabalho Professor 4 de Novembro de 04 Fluxo do Processo O Plano de Trabalho é o instrumento em que estão descritos os objetivos,

Leia mais

MANUAL AJUSTE DE DISCIPLINAS

MANUAL AJUSTE DE DISCIPLINAS MANUAL AJUSTE DE DISCIPLINAS AJUSTE DE DISCIPLINAS Entre no site da FAP: www.fapce.edu.br e faça login no sistema acadêmico TOTVS, no banner PORTAL DO ALUNO, (menu ao lado direito da página) ou pelo link

Leia mais

Ferramenta Revisão. - Após habilitar a ferramenta, aparecerá uma nova linha de comandos, como abaixo:

Ferramenta Revisão. - Após habilitar a ferramenta, aparecerá uma nova linha de comandos, como abaixo: Ferramenta Revisão 1º Passo: Habilitar a ferramenta Revisão no Word, caso não esteja habilitado: 1) Menu: Ferramentas Personalizar; 2) Clicar na opção revisão e fechar a janela. - Após habilitar a ferramenta,

Leia mais

AVISOS. Avisos AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva

AVISOS. Avisos AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM TUTORIAL DO. Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva TUTORIAL DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM Avisos Autor(es) Natália Regina de Souza Lima, Scarlat Pâmela Silva 1 1. Avisos 2. Como Publicar Avisos 2 1. Avisos Utilizar o AVA 1, Ambiente Virtual de Aprendizagem,

Leia mais

Tutorial: como funciona o SysBackup

Tutorial: como funciona o SysBackup Tutorial: como funciona o SysBackup Assim que o Sistema Operacional for iniciado, será exibida a tela abaixo com a seguinte pergunta: ABRIR O SISTEMA DE BACKUP? Clique no botão SIM. ATENÇÃO: Caso o botão

Leia mais

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação

Tutorial para Usuários. Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Tutorial para Usuários Preenchimento de um template pelo Usuário e fluxo de aprovação Para logar no sitema, é necessário acessá-lo através do endereço www.templatetrack.com, preencher o campo login (com

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma

Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Manual Pedido Eletrônico Orgafarma Versão do manual: 1.0 Data: 15/12/2017 Autor: Vitor Souza Sumário Apresentação... 3 Primeiro acesso... 3 Tela principal... 6 Inclusão de pedidos... 6 Importação de pedidos...

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO...

Sumário APRESENTAÇÃO...3 ACESSO AO SISTEMA...4 FUNCIONALIDADES...5 SIG-PCJ... 3 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4 MANUAL DO USUÁRIO... SIG-PCJ Sumário APRESENTAÇÃO...3 SIG-PCJ... 3 ACESSO AO SISTEMA...4 ACESSANDO O SISTEMA VIA WEB...4... 4 FUNCIONALIDADES...5 NAVEGAÇÃO E CONSULTA... 5 FERRAMENTAS DE NAVEGAÇÃO DO MAPA...5 FERRAMENTAS DE

Leia mais

Agendamento de Exportação Usuário Externo

Agendamento de Exportação Usuário Externo Usuário Externo Com a implementação do módulo Agendamento de Exportação - Usuário Externo, a GRU Airport irá possibilitar via CMS (Sistema de Gerenciamento de Cargas), que os agendamentos para entregas

Leia mais

Guia do usuário Meus Dados (Internacional)

Guia do usuário Meus Dados (Internacional) Guia do usuário Meus Dados (Internacional) Este guia do usuário descreve os procedimentos para uso dos Meus Dados, portal que oferece aos funcionários da Ashland uma área centralizada para acessar e atualizar

Leia mais

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service

Sistema de Gestão da Qualidade Versão Código Página Manual do Sistema GLPI para Usuários de Perfil Self-service 1 182 1 Elaboração Nome André Alvim Tolentino Nome Eliane Borges Trindade de Lemos Cargo Tecnólogo Rede de Cargo Gerente de Computadores Aprovação Qualidade Data 11/02/17 Data 17/02/17 Assinatura Assinatura

Leia mais

Manual de Utilização do Webmail v1.1

Manual de Utilização do Webmail v1.1 Manual de Utilização do Webmail v1.1 (mail.ufvjm.edu.br) 1 Sumário Como Fazer o Login...3 Como Alterar a Senha...4 Como Enviar um E-mail...5 Como Criar uma Assinatura de E-mail...11 Como Criar Filtros...13

Leia mais