Curso de Agricultura Biológica Geral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Curso de Agricultura Biológica Geral"

Transcrição

1 1 - Objectivo Geral Este curso tem como objectivo geral qualificar os técnicos com conhecimentos práticos e teóricos para o modo de produção biológico, tal como definido no Reg. (CEE) nº 2092/91 e respectivas actualizações. 2 - Objectivos Específicos No final do curso os participantes deverão ser capazes de: Colher amostras de terra, de folhas, de águas, de alimentos para animais, de fezes e de urina e planear a respectiva frequência e oportunidade; Elaborar um plano de fertilização; Relacionar as características físicas, químicas e biológicas de um solo com o desenvolvimento das plantas; Referir as práticas fundamentais da fertilização no modo de produção biológico e planear a sua aplicação; Controlar um processo de compostagem; Reconhecer a necessidade de utilização de um composto e determinar as condições da sua aplicação; Reconhecer as causas de erosão de um solo e activar os meios para a minimizar; Seleccionar a maquinaria de trabalho de solo, de acordo com as práticas aconselhadas no modo de produção biológico; Identificar quando e como regar, de acordo com a cultura e outros mecanismos; Identificar todos os recursos utilizáveis na protecção das culturas segundo o modo de produção biológico; Identificar os artrópodes auxiliares mais frequentes (mínimo: ao nível da ordem) e determinar as medidas a tomar para a sua preservação na exploração; Identificar os estragos e sintomas mais frequentes nas culturas e relacionar com os respectivos agentes causadores (pragas e doenças); Identificar as pragas mais frequentes e a sua posição sistemática (mínimo: ao nível da ordem); Calcular as concentrações e doses de produto fitofarmacêutico a aplicar; Utilizar correctamente o material de aplicação e segundo a boa prática fitossanitária; Identificar as principais infestantes e escolher os processos mais adequados para o seu controlo; Estabelecer o plano de conversão da exploração agrícola e/ou pecuária; Seleccionar as raças ou as estirpes a converter ou a introduzir na exploração, determinar o respectivo encabeçamento e planear a substituição; Planear a alimentação, movimentação e alojamento dos animais; Planear a utilização e armazenagem do estrume; Identificar os animais e os produtos de origem animal, permitindo a rastreabilidade. 3 - Metodologia Activa, centrada no participante, utilizando diversas técnicas de formação como exposição dialogada, demonstração, simulação, trabalho individual e de grupo. O curso será realizado em blended learning, misto é com formação presencial e formação a distância. 4 Destinatários Quadros técnicos e científicos, com idade mínima de 21 anos e com bacharelato ou licenciatura nas áreas das ciências agrárias ou da medicina veterinária; Professores de Escolas Profissionais Agrícolas; Recém Diplomados (bach. e licenc.) nas áreas das ciências agrárias ou da medicina veterinária.

2 Os candidatos ao curso devem declarar exercer ou vir a exercer a sua actividade produtiva na área do curso, sendo prioritários os candidatos associados de entidades reconhecidas para o modo de produção biológico 5 - Conteúdos Temáticos I. Preparação do grupo para a formação 3,5h (CT) - P Apresentação pessoal; Apresentação do programa do curso; Levantamento de expectativas dos participantes; Avaliação diagnostica. II. Introdução à Agricultura Biológica (AB) 7h (CT) - D Enquadramento da AB: Conceito de AB e objectivos; Breve historial da AB; Outros movimentos de agricultura alternativa; O agricultor e a conservação da natureza; Produção agrícola, qualidade e segurança alimentar; Regulamentação, controlo e certificação; Princípios de produção biológica nas explorações; AB em Portugal - situação actual. III. Fertilidade e Fertilização do solo - 21h (9,5CT + 11,5PS ) - 7P + 14D 1. Fertilidade do solo e nutrição vegetal em AB 3,5h (2,5CT + 1PS) Conceitos básicos da fertilidade do solo em AB; A importância da matéria orgânica; Actividade biológica do solo; Dinâmica dos nutrientes no solo em AB e a sua absorção pelas plantas; Processos de avaliação do estado de fertilidade do solo; A erosão do solo e as medidas para o seu controlo. 2. Fertilização do solo - práticas base 10,5h (3,5CT + 7PS) Fundamentos da fertilização em AB; Adições orgânicas - condições de sucesso; Sideração ou adubos verdes; Compostagem - Prática de campo; Rotações de culturas - Critérios para planificação da rotação; Exemplos de rotações; Restituições orgânicas das culturas e reciclagem de nutrientes; Consociações de culturas; Cobertura do solo. 3. Colheita da amostras de terra, folhas e água. 4. Fertilização do solo fertilizantes 7h (3,5CT + 3,5PS) Fertilizantes autorizados em AB; Composição dos adubos e rapidez da mineralização; Os excessos de nitratos no solo e nos alimentos; Cálculo do balanço do azoto no ciclo das culturas; Adições e perdas de matéria orgânica - cálculo do balanço húmico; Plano de fertilização exemplos e cálculos.

3 IV. Conservação do Solo 3,5h (2CT + 1,5PS) 1,5P + 2D 1. Preparação e manutenção do solo Práticas aconselhadas e práticas a evitar; Épocas e equipamentos mais apropriados. 2. Aspectos particulares da rega em AB Métodos de rega, solo e gastos de água; Qualidade da água de rega. 3. Estratégias de conservação do solo. V. Protecção das Plantas 21h (11CT + 10PS) 9P + 12D 1. Fauna auxiliar 10,5h (3,5CT + 7PS) Características identificativas nas ordens dos artrópodes auxiliares de maior frequência; Períodos de actividade e alvo alimentar; Métodos de quantificação - observação visual, técnica, das pancadas,... Auxiliares vertebrados; Exercício de identificação de artrópodes auxiliares; Formas de preservação da fauna auxiliar; Sebes - protecção da cultura e abrigo dos auxiliares. 2. Protecção fitossanitária em AB 3,5h (CT) Princípios gerais e a importância da prevenção; Selecção dos meios de protecção (luta genética, luta cultural, luta biológica, luta biotécnica, luta química e outros); Produtos fitofarmacêuticos (PF) autorizados; Finalidade, eficácia e efeitos secundários dos PF; Plantas ou extractos com propriedades pesticidas ou repelentes; Processos de desinfecção e desinfestação dos solos. 3. Aplicação dos PF 3,5h (2CT + 1,5PS) Escolha do material de aplicação; Calibração dos pulverizadores; Cálculos das quantidades de PF; Aplicações de PF em ambiente controlado; Factores de eficácia/economia de um tratamento; Boa prática fitossanitária na aplicação de PF; Exercício de cálculos sobre quantidades de produtos a aplicar; Realização de simulação de aplicação. 4. Gestão das adventícias (infestantes) 3,5h (2CT + 1,5PS) Medidas de controlo princípios gerais; Medidas culturais preventivas; Métodos preventivos específicos - solarização, cobertura do solo, falsa sementeira e outros; Métodos curativos controlo mecânico, controlo térmico e outros.

4 VI. Modo de produção biológico de produtos agrícolas de origem vegetal 31,5h (17,5CT + 14PS) 12P + 19,5D 1. Culturas: - Aromáticas, arvenses, citrinos, hortícolas, olival, pequenos frutos, pomoídeas, prunoídeas, vinha e outras: Preparação e manutenção do solo; Fertilização; As principais pragas: ciclos, inimigos naturais, estratégias e meios de protecção; As principais doenças: biologia, métodos de previsão, estratégias e meios de protecção; Gestão das adventícias (infestantes); Outros aspectos. 2. Exercício de identificação das pragas e doenças mais frequentes. VII. Modo de produção biológico de animais e de produtos de origem animal 21h (14CT + 7PS) 5P + 16D 1. Princípios gerais: ligação à terra, alimentação, profilaxia, etc 2. Bovinos, ovinos, caprinos e suínos Origem e conversão; Alimentação e gestão de pastagens; Alojamento e transporte de animais; Tratamentos veterinários; Gestão da produção; Gestão de efluentes. 3. Aves de capoeira Origem e conversão; Alimentação; Alojamento e transporte; Tratamentos veterinários; Gestão da produção; Gestão de efluentes. 4. Apicultura e produtos da apicultura Origem e conversão de abelhas e apiários; Localização dos apiários; Alimentação; Tratamentos veterinários; Gestão da produção; Colmeias e materiais utilizáveis em apicultura. 5. Produtos e matérias primas autorizados em MPB de animais. VIII. Acondicionamento e comercialização 7h (5CT+2PS) - D Transporte e armazenamento; Transformação e acondicionamento; Rotulagem dos produtos da AB; Comercialização.

5 IX. Controlo e certificação 3,5h (CT) - D Controlo e certificação: Controlo do modo de produção biológico; Registos a manter pelos operadores; Documentos relativos ao MPB; Certificação dos produtos da AB. X. Conversão para AB 3,5h (CT) - D 1. Avaliação do estado actual da exploração Factores favoráveis e desfavoráveis; Contaminações do exterior. 2. Plano de conversão XI. Visitas de estudo 14h (PS) - P Visitas a explorações em modo de produção biológico XII Conclusão 3,5h (CT) - P Avaliação de conhecimentos; Avaliação de reacção; Encerramento. Duração Total: 140 Horas (55,5P + 84,5D) Síntese Carga horária (horas) Módulos Presencial Distância I - Preparação do grupo para a formação 3,5 II - Introdução à Agricultura Biológica (AB) 7 III - Fertilidade e Fertilização do solo 7 14 IV - Conservação do Solo 1,5 2 V - Protecção das Plantas 9 12 VI - Modo de prod. biológico de produtos agrícolas de origem vegetal 12 19,5 VII. Modo de prod. biológico de animais e de produtos de origem animal 5 16 VIII. Acondicionamento e comercialização 7 IX. Controlo e certificação 3,5 X. Conversão para AB 3,5 XI. Visitas de estudo 14 XII. Conclusão 3,5 Duração Total 55,5 84,5 6 Avaliação Avaliação de Reacção: Modular e Final Avaliação da Aprendizagem: Formativa e Somativa Principais Instrumentos: Observação, fichas ou testes, trabalhos individuais e/ou de grupo

6 7 Mais Informações e Inscrições Coimbra Porto Pombal Peso da Régua Rua Antero de Quental, sala Coimbra Tel: Fax: sede@talentus.pt Rua Santos Pousada, sala Porto Tel: Fax: drnorte@talentus.pt Rua São João de Deus, nº Pombal Tel: Fax: cfpombal@talentus.pt Rua 1º de Dezembro, Ed. Miradouro, bl F Peso da Régua Tel: Fax: cfregua@talentus.pt Nomenclatura : SC Formação Sócio-Cultural; CT Formação Científico-Tecnológica; PS Formação Prática Simulada; P = Formação Presencial; D = Formação a Distância

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO Entidade Acção Agricultura Biológica Geral Nº OBJECTIVO GERAL Qualificar os técnicos com conhecimentos práticos e teóricos

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO Entidade Acção Protecção Integrada em aveleira Nº OBJECTIVO GERAL Qualificar os técnicos com competências teóricas e práticas,

Leia mais

JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 28 de Maio de 2008

JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 28 de Maio de 2008 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Quarta-feira, 28 de Maio de 2008 II Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DOS RECURSOS HUMANOS Avisos SECRETARIAREGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA Aviso SECRETARIAREGIONAL

Leia mais

Modo de Produção Biologico - Geral (50h)

Modo de Produção Biologico - Geral (50h) Modo de Produção Biologico - Geral (50h) Objetivo Geral Capacitar o participante implementar a prática do modo de Produção biologico (). Objetivo epecífico Identificar o princípio do modo de produção biológico

Leia mais

PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO

PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO A preencher pela entidade formadora Entidade Acção Produção Integrada Animal Nº Local Duração 211 horas Data a Laboral Pós-Laboral Misto Formação-acção Formação à distância

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO Entidade Acção Protecção Integrada em figueira Nº OBJECTIVO GERAL Qualificar os técnicos com competências teóricas e práticas,

Leia mais

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado)

PECUÁRIA BIOLÓGICA. (Reg. 2082/91, modificado) PECUÁRIA BIOLÓGICA (Reg. 2082/91, modificado) SATIVA Controlo e Certificação de Produtos Av. Visconde de Valmor, 11, 3º. 1000-289 Lisboa sativa@sativa.pt www.sativa.pt Introdução consumidores - preocupações

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO Entidade Acção Protecção Integrada em amendoeira Nº OBJECTIVO GERAL Qualificar os técnicos com competências teóricas e

Leia mais

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO PROTECÇÃO DAS PLANTAS Para se proteger é necessário ter inimigos. No caso das culturas agrícolas são as Pragas e as Doenças que ameaçam a qualidade e a quantidade das produções.

Leia mais

AGRICULTURA FAMILIAR

AGRICULTURA FAMILIAR AGRICULTURA FAMILIAR A ABIOP ASSOCIAÇÃO BIODINÂMICA PORTUGAL organiza um curso de agricultura familiar (pequenos produtores) com o fim de dotar os participantes com uma experiência de trabalhar a terra,

Leia mais

Data 20 de março a 09 de abril de ,5 5,5 5,5 3,5 4,5 3,0 4,0 5,0 6,0 5,5 5 3,0 3,5 3,5 3,5 3,5. 14h00-17h00. 14h00-14h00-14h h00-18h00

Data 20 de março a 09 de abril de ,5 5,5 5,5 3,5 4,5 3,0 4,0 5,0 6,0 5,5 5 3,0 3,5 3,5 3,5 3,5. 14h00-17h00. 14h00-14h00-14h h00-18h00 Local: ACIF-CCIM (Rua dos Aranhas, nº 26) Entidade Formadora: ACIF-CCIM Formador(es): Engª Patrícia Assunção e Engº Miguel Rodrigues Área de Formação: 621 Produção Agrícola e Animal Data e Horário: Dias

Leia mais

PLANO DA AÇÃO. (Cronograma / Plano de sessão/ Programa) Cursao de formação APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

PLANO DA AÇÃO. (Cronograma / Plano de sessão/ Programa) Cursao de formação APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS CRONOGRAMA Data: 44 ações a realizar entre 5 novembro de 2018 e 28 de novembro de 2019. N.º Horas: 35 Local: diversos concelhos da Região Autónoma da Madeira Horário: poderá ser manhã, tarde ou pós laboral,

Leia mais

O contributo da ESAC para a formação no âmbito do uso sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Maria José Cunha

O contributo da ESAC para a formação no âmbito do uso sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos. Maria José Cunha 20-03-2014 1 O contributo da ESAC para a formação no âmbito do uso sustentável dos Produtos Fitofarmacêuticos Maria José Cunha 20-03-2014 2 ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DE COIMBRA MISSÃO Formar profissionais

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade. Sessão 2 Recolha de informação

Eco new farmers. Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade. Sessão 2 Recolha de informação Eco new farmers Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade Sessão 2 Recolha de informação Module 6 Plano de conversão e rentabilidade Section 2 Recolha de informação www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

Programa da ação de formação

Programa da ação de formação Programa da ação de formação Ação de Formação: Curso de Formadores em Micologia-Cogumelos Silvestres (FM-CS) Duração: 98 horas Laboral Pós-Laboral Misto Formação-ação Formação a distância Objetivo geral

Leia mais

Sistema AGRIS - Categorias de Assuntos: A AGRICULTURA. A01 Agricultura - aspectos gerais. A50 Investigação B GEOGRAFIA E HISTÓRIA.

Sistema AGRIS - Categorias de Assuntos: A AGRICULTURA. A01 Agricultura - aspectos gerais. A50 Investigação B GEOGRAFIA E HISTÓRIA. Sistema AGRIS - Categorias de Assuntos: A AGRICULTURA A01 Agricultura - aspectos gerais A50 Investigação B GEOGRAFIA E HISTÓRIA B10 Geografia B50 História C EDUCAÇÃO, EXTENSÃO E INFORMAÇÃO C10 Educação

Leia mais

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica

AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional em Agricultura Biológica AGRICULTURA BIOLÓGICA, O que é? A Estratégia e Plano Acção Nacional AGROBIO Missão: Promover e divulgar a Agricultura Biológica em Portugal Desde 1985 7600 ASSOCIADOS (agricultores; empresas; consumidores)

Leia mais

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS MODULO - I.2 Meios de proteção das culturas Fevereiro 2015 1. Luta Biológica 2. Luta Cultural 3. Luta Genética 4. Luta Biotécnica

Leia mais

AGRICULTURA BIOLÓGICA Em Portugal e no Mundo Estratégia Nacional

AGRICULTURA BIOLÓGICA Em Portugal e no Mundo Estratégia Nacional AGRICULTURA BIOLÓGICA Em Portugal e no Mundo Estratégia Nacional AGROBIO Missão: Promover a agricultura biológica em Portugal, fornecendo meios que auxiliem o consumidor e o produtor a efetuarem as melhores

Leia mais

REALIZADO POR: Frederico Laranjeiro João Simões Carina Gomes Alexandra Pequerrucho

REALIZADO POR: Frederico Laranjeiro João Simões Carina Gomes Alexandra Pequerrucho REALIZADO POR: Frederico Laranjeiro João Simões Carina Gomes Alexandra Pequerrucho GESTÃO DA QUALIDADE 2004/2005 Agricultura Biológica Sistema de produção que utiliza todo um conjunto de técnicas, de modo

Leia mais

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 17 de outubro de Série. Número 181

JORNAL OFICIAL. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Segunda-feira, 17 de outubro de Série. Número 181 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Segunda-feira, 17 de outubro de 2016 Série Sumário SECRETARIA REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS Despacho n.º 402/2016 Aprova o programa da ação de formação profissional

Leia mais

Programa de ação de formação

Programa de ação de formação Programa de ação de formação Ação de Formação:Técnicos de Micologia-Cogumelos Silvestres (TM-CS) Duração: 80 horas Laboral Pós-Laboral Misto Objetivo geral Formação-ação Formação a distância Capacitar

Leia mais

JORNAL OFICIAL. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 30 de setembro de Série. Número 171

JORNAL OFICIAL. 2.º Suplemento. Sumário REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA. Sexta-feira, 30 de setembro de Série. Número 171 REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA JORNAL OFICIAL Sexta-feira, 30 de setembro de 2016 Série 2.º Suplemento Sumário SECRETARIA REGIONAL DE AGRICULTURA E PESCAS Despacho n.º 367/2016 Aprova o programa da ação de

Leia mais

Informação sobre os Cursos de Especialização Tecnológica (CET)

Informação sobre os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) Informação sobre os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) O Curso de Especialização Tecnológica (CET) é uma formação pós-secundária, que visa conferir qualificação profissional do nível 4 (Certificado

Leia mais

O curso será realizado em blended learning, misto é com formação presencial e formação a distância.

O curso será realizado em blended learning, misto é com formação presencial e formação a distância. 1 - Objectivo Geral Com este curso pretende-se capacitar os participantes com saberes e competências em conceitos, métodos e técnicas de gestão agrícola para acompanharem os agricultores nas suas acções

Leia mais

A Tomada de Decisão em Agricultura. Pedro Aguiar Pinto Agricultura I 25 de Setembro de 2014

A Tomada de Decisão em Agricultura. Pedro Aguiar Pinto Agricultura I 25 de Setembro de 2014 A Tomada de Decisão em Agricultura Pedro Aguiar Pinto Agricultura I 25 de Setembro de 2014 Sumário Agricultura. O que é? Decisão Lidar com a incerteza Informação e conhecimento Conhecimento - redução da

Leia mais

CADERNO DE CAMPO (a utilizar no âmbito do PRODER e da Portaria n.º 229-B/2008 de 6 de Março)

CADERNO DE CAMPO (a utilizar no âmbito do PRODER e da Portaria n.º 229-B/2008 de 6 de Março) CADERNO DE CAMPO (a utilizar no âmbito do PRODER e da Portaria n.º 229-B/2008 de 6 de Março) MODO PRODUÇÃO INTEGRADA MODO PRODUÇÃO BIOLÓGICO Associado Exploração Ano Quinta de Santa Maria, Apartado 137-5050-106

Leia mais

Implementação dos princípios gerais da proteção integrada

Implementação dos princípios gerais da proteção integrada Implementação dos princípios gerais da proteção integrada Miriam Cavaco Divisão de Gestão e Autorização de Produtos Fitofarmacêuticos Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária Seminário do Uso Sustentável,

Leia mais

CURSO APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS. Início Outubro

CURSO APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS. Início Outubro CURSO APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Início Outubro Duração 35h Horário(s) (a definir) OBJECTIVOS GERAIS - Capacitar os participantes para a manipulação e aplicação segura de produtos, minimizando

Leia mais

Encontro Técnico Blueprint- Protecção dos recursos hídricos da Europa Perspectivas para Portugal Práticas agrícolas e qualidade da água

Encontro Técnico Blueprint- Protecção dos recursos hídricos da Europa Perspectivas para Portugal Práticas agrícolas e qualidade da água Blueprint Protecção dos recursos hídricos da Europa Perspectivas para Portugal IPQ 9 Abril 2014 Encontro Técnico Blueprint- Protecção dos recursos hídricos da Europa Perspectivas para Portugal Práticas

Leia mais

621 Produção Agrícola e Animal

621 Produção Agrícola e Animal 621 Produção Agrícola e Animal Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos Destinatários Operadores de todas as áreas que apliquem ou venham a aplicar produtos fitofarmacêuticos. Requisitos de acesso Escolaridade

Leia mais

A Produção em Modo Biológico

A Produção em Modo Biológico A Produção em Modo Biológico HORTICULTURA QUINTA DO PAÇO ANTÓNIO JORGE SÁ 23 Abril 2008 Antes de instalar a horta Análise do solo; Melhoramento do solo e correcções; Trabalhos de preparação; Sistema de

Leia mais

CONTROLO E CERTIFICAÇÃO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA

CONTROLO E CERTIFICAÇÃO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA CONTROLO E CERTIFICAÇÃO EM AGRICULTURA BIOLÓGICA SATIVA Controlo e Certificação de Produtos Av. Visconde de Valmor, 11, 3º. 1000-289 Lisboa Tel: 217991100 Fax: 217991119 sativa@sativa.pt www.sativa.pt

Leia mais

PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO

PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO A preencher pela entidade formadora Entidade Acção Aperfeiçoamento em Máquinas e Equipamentos de Tratamento e Protecção das Plantas Nº Local Duração 35 horas Data a Laboral

Leia mais

PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO

PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO A preencher pela entidade formadora Entidade Acção Aplicação de Nº Local Duração 50 horas Data a Laboral Pós-Laboral Misto Formação-acção Formação à distância OBJECTIVO GERAL

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA DO DESENVOLVIMENTO RURAL E DAS PESCAS PROGRAMA DA ACÇÃO Entidade Acção Produção Integrada em Hortícolas: Família (batata, beringela, pimento, tomate) Nº OBJECTIVO GERAL Qualificar

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade. Sessão 3 Planeamento da conversão

Eco new farmers. Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade. Sessão 3 Planeamento da conversão Eco new farmers Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade Sessão 3 Planeamento da conversão Módulo 6 Plano de conversão e rentabilidade Sessão 3 Planeamento da conversão www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO

PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO PROGRAMA DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO A preencher pela entidade formadora Entidade Acção Distribuição e comercialização de Nº Local Duração 5 horas Data a Laboral Pós-Laboral Misto Formação-acção Formação à distância

Leia mais

Contributo das Hortas urbanas e biológicas para a sustentabilidade

Contributo das Hortas urbanas e biológicas para a sustentabilidade Contributo das Hortas urbanas e biológicas para a sustentabilidade Congresso Lider A 2012 Ecobairros e comunidades sustentáveis Jorge Ferreira jferreira@agrosanus.pt www.agrosanus.pt Perda de sustentabilidade

Leia mais

EMISSOR: Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas

EMISSOR: Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas DATA: Quinta-feira, 24 de Setembro de 2009 NÚMERO: 186 SÉRIE I EMISSOR: Ministério da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas DIPLOMA / ACTO: Decreto-Lei n.º 256/2009 SUMÁRIO: Estabelece os

Leia mais

Mestrado em Agro-Pecuária Ref.ª: FICHA DA UNIDADE CURRICULAR. Ano letivo: 2014/15 PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL. 1. Caracterização

Mestrado em Agro-Pecuária Ref.ª: FICHA DA UNIDADE CURRICULAR. Ano letivo: 2014/15 PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL. 1. Caracterização Mestrado em Agro-Pecuária Ref.ª: 5512003 Ano letivo: 2014/15 FICHA DA UNIDADE CURRICULAR PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL 1. Caracterização 1.1 - Área científica: 62 - Agricultura, Silvicultura e Pescas 1.2 - Tipo

Leia mais

Zulmira Lopes Divisão de Leite e Lacticínios 2006

Zulmira Lopes Divisão de Leite e Lacticínios 2006 Zulmira Lopes Divisão de Leite e Lacticínios 2006 Cabe a cada estado membro preservar o seu ecossistema, de modo a promover a sua sustentabilidade e o bem-estar da população. Promover a implementação

Leia mais

Prescrição e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos

Prescrição e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos Colégio de Engenharia Agronómica O ACTO DE ENGENHARIA AGRONÓMICA Ordem dos Engenheiros 6 de Janeiro de 2006 O Acto de Engenharia Agronómica Prescrição e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos Paulo Cruz

Leia mais

O papel do SNAA na implementação dos princípios gerais da proteção integrada em Portugal

O papel do SNAA na implementação dos princípios gerais da proteção integrada em Portugal Seminário Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos O papel do SNAA na implementação dos princípios gerais da proteção integrada em Portugal Felisbela Mendes & Miriam Cavaco Escola Superior Agrária

Leia mais

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS CURSO DE DISTRIBUIÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS MODULO - I.4 Agricultura Biológica Fevereiro 2015 I.4 Agricultura Biológica 1. Princípios gerais 2. Regulamento comunitário

Leia mais

Curso Técnico Superior em Defesa da Floresta 1º Ecologia 14-jan 14:00 25-jan 14:00 15-jul 10:00 02-set 10:00 J2.S4 1º Geografia e levantamentos 16-jan

Curso Técnico Superior em Defesa da Floresta 1º Ecologia 14-jan 14:00 25-jan 14:00 15-jul 10:00 02-set 10:00 J2.S4 1º Geografia e levantamentos 16-jan Curso Técnico Superior em Agrotecnologia 1º Ferramentas de comunicação técnica 14-jan 14:00 25-jan 14:00 15-jul 10:00 02-set 10:00 G3.Inf. 1º Segurança e saúde no trabalho 16-jan 14:00 28-jan 14:00 16-jul

Leia mais

Curso Técnico/ de Produção Agropecuária*

Curso Técnico/ de Produção Agropecuária* ÁREA DE INTEGRAÇÃO INGLÊS PORTUGUÊS DIREÇÃO GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (404329) Curso Técnico/ de Produção Agropecuária* COMPONENTE DE

Leia mais

6852 Diário da República, 1.ª série N.º de Setembro de 2009

6852 Diário da República, 1.ª série N.º de Setembro de 2009 6852 Diário da República, 1.ª série N.º 186 24 de Setembro de 2009 c) 20 % para a entidade que aplicou a coima; d) 60 % para o Estado. CAPÍTULO IV Disposições finais e transitórias Artigo 18.º Formulários

Leia mais

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo e Formação Profissional. Norma orientadora nº02/2009 1ª Revisão

DSATAR. Divisão de Formação e Associativismo e Formação Profissional. Norma orientadora nº02/2009 1ª Revisão DSATAR Divisão de Formação e Associativismo e Formação Profissional Norma orientadora nº02/2009 1ª Revisão Assunto: Homologação de cursos de formação, realizados com base em Unidades de Formação de Curta

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO Técnico de Produção Agrária 2010-2013 DISCIPLINA: Produção Agrícola Produção Vegetal TOTAL DE MÓDULOS: 7 1 30 Hortofloricultura II-Horticultura

Leia mais

Info Frutas & Hortícolas

Info Frutas & Hortícolas Info Frutas & Hortícolas Informação do Sector dos Frutos e Produtos Hortícolas www.cap.pt Abril de 2015 Produção primária de vegetais / Higiene nos géneros alimentícios O Regulamento (CE) n.º 852/2004,

Leia mais

EUREPGAP - PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES NO CONTROLO

EUREPGAP - PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES NO CONTROLO EUREPGAP - PRINCIPAIS NÃO CONFORMIDADES NO CONTROLO Luísa P. Bastos Lisboa, Dezembro de 2003 1 EUREPGAP - OBJECTIVOS SEGURANÇA ALIMENTAR PROTECÇÃO DO AMBIENTE CONDIÇÕES DE TRABALHO, SEGURANÇA E SAÚDE DOS

Leia mais

Programa da Ação de formação

Programa da Ação de formação Programa da Ação de formação A preencher pela entidade formadora Entidade Ação de Formação Operações de Resinagem N.º Local Duração 21 horas Data / / a / / Laboral Pós-Laboral Misto Formação-ação Formação

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas

Eco new farmers. Módulo 4 Produção animal. Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Eco new farmers Módulo 4 Produção animal Sessão 1 A produção animal em explorações biológicas Modulo 4 Produção Animal Secção 1 A produção animal em explorações biológicas www.econewfarmers.eu 1. Introdução

Leia mais

Programa da Ação de formação

Programa da Ação de formação Programa da Ação de formação A preencher pela entidade formadora Entidade Ação de Formação Podas e desramações N.º Local Duração 21 horas Data / / a / / Laboral Pós-Laboral Misto Formação-ação Formação

Leia mais

Gestão Efluentes Pecuários (GEP)

Gestão Efluentes Pecuários (GEP) Gestão Efluentes Pecuários (GEP) Poluição Difusa desafios para o futuro IPQ Caparica; 29 Maio 2013 H. Sales Henriques D.G. Agricultura e Desenvolvimento Rural De onde vêm? Dec.-lei 214/2008 Cria Regime

Leia mais

Sessão de Esclarecimento relativa à Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. -Princípios de proteção integrada - Miriam Cavaco

Sessão de Esclarecimento relativa à Lei n.º 26/2013, de 11 de abril. -Princípios de proteção integrada - Miriam Cavaco Sessão de Esclarecimento relativa à Lei n.º 26/2013, de 11 de abril -Princípios de proteção integrada - Miriam Cavaco DGAV, Oeiras, 08 de abril de 2014 Novo quadro regulamentar comunitário para produtos

Leia mais

Elenco Modular. Técnico de Produção Agropecuária 17/20. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês 76 76

Elenco Modular. Técnico de Produção Agropecuária 17/20. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês 76 76 1º Ano Componente Sociocultural 651 651 Português 102 102 M1 Módulo 1 M2 Módulo 2 M3 Módulo 3 Inglês 76 76 M1 Eu e o Mundo Profissional M2 Um Mundo de Muitas Línguas M3 O Mundo Tecnológico Francês - Iniciação

Leia mais

Programa da Ação de formação

Programa da Ação de formação Programa da Ação de formação A preencher pela entidade formadora Entidade Ação de Formação Tirador de cortiça N.º Local Duração 21 horas Data / / a / / Laboral Pós-Laboral Misto Formação-ação Formação

Leia mais

ESAS CREDITAÇÃO DE CET NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESAS. CET em Higiene e Segurança Alimentar

ESAS CREDITAÇÃO DE CET NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESAS. CET em Higiene e Segurança Alimentar ESAS 201-201 -CREDITAÇÃO DE CET NOS CURSOS DE LICENCIATURA DA ESAS CET em Higiene e Segurança Alimentar ESAS AC Unidades de Formação (UF) do CET ECTS Princípios Microbiologia 2 CB Microbiologia Alimentar

Leia mais

Implementação do Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos

Implementação do Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Implementação do Plano de Ação Nacional para o Uso Sustentável de Produtos Fitofarmacêuticos Ricardo Gomes Divisão de Gestão e Autorização de Produtos Fitofarmacêuticos Direção de Serviços de Meios de

Leia mais

DOSSIER Modo de Produção Integrada (PRODI) - Protecção e Produção Integrada das Culturas

DOSSIER Modo de Produção Integrada (PRODI) - Protecção e Produção Integrada das Culturas DOSSIER Modo de Produção Integrada (PRODI) - Protecção e Produção Integrada das Culturas Autoria: Isabel Magalhães - Eng.ª Agrónoma - DRAPC - Direcção de Serviços de Agricultura e Pescas MODO DE PRODUÇÃO

Leia mais

Licenciatura em Agricultura Biológica Ref.ª : FICHA DA UNIDADE CURRICULAR PROTEÇÃO DAS CULTURAS. Ano letivo:

Licenciatura em Agricultura Biológica Ref.ª : FICHA DA UNIDADE CURRICULAR PROTEÇÃO DAS CULTURAS. Ano letivo: Licenciatura em Agricultura Biológica Ref.ª : 1922006 Ano letivo: 2017-18 1. Caraterização FICHA DA UNIDADE CURRICULAR PROTEÇÃO DAS CULTURAS 1.1 - Área científica: 620 Agricultura, Silvicultura e Pescas

Leia mais

Mestrado em Energia e Bioenergia BALANÇO ENERGÉTICO DA UTILIZAÇÃO DE MISCANTHUS NA PRODUÇÃO DE ENERGIA EM PORTUGAL

Mestrado em Energia e Bioenergia BALANÇO ENERGÉTICO DA UTILIZAÇÃO DE MISCANTHUS NA PRODUÇÃO DE ENERGIA EM PORTUGAL Mestrado em Energia e Bioenergia BALANÇO ENERGÉTICO DA UTILIZAÇÃO DE MISCANTHUS NA PRODUÇÃO DE ENERGIA EM PORTUGAL Paulo Cipriano Orientação: Professora Doutora Ana Luísa Fernando Objectivo Verificar se

Leia mais

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro

O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS. LUSOFLORA SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 23 Fevereiro O PAPEL DA MATÉRIA ORGÂNICA NA FERTILIDADE E CONSERVAÇÃO DOS SOLOS 23 Fevereiro Aumento da população Alterações climáticas Aumento da produção https://www.jornaldobaixoguadiana.pt Aumento do Consumo alimentos

Leia mais

Estratégias de Proteção e Mecanismos legais para autorização de Produtos Fitofarmacêuticos

Estratégias de Proteção e Mecanismos legais para autorização de Produtos Fitofarmacêuticos Estratégias de Proteção e Mecanismos legais para autorização de Produtos Fitofarmacêuticos Jornada dos Pequenos Frutos Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu 23 de março de 2015 Felisbela Mendes

Leia mais

ENAAC - Grupo Sectorial Agricultura, Floresta e Pescas. Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas

ENAAC - Grupo Sectorial Agricultura, Floresta e Pescas. Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas ENAAC - Grupo Sectorial Agricultura, Floresta e Pescas Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações Climáticas 1 Estratégia de Adaptação da Agricultura e das Florestas às Alterações

Leia mais

EDITAL CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS

EDITAL CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS EDITAL CONCURSO DE ACESSO AOS CURSOS TÉCNICOS SUPERIORES PROFISSIONAIS (CTeSP) (ANO LETIVO 2018 2019) Ao abrigo do Decreto Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, em conjugação com o Decreto Lei nº 113/2014,

Leia mais

Desafios e Boas Práticas da Atividade Agrícola

Desafios e Boas Práticas da Atividade Agrícola Ria Formosa A Integridade do sistema lagunar e as atividades económicas 6 de março de 2015 João Caço Desafios e Boas da Atividade Agrícola Organização Organização Eixo Tecnológico Eixo Agrícola Grupo 2

Leia mais

E S C O L A S U P E R I O R A G R Á R I A

E S C O L A S U P E R I O R A G R Á R I A Licenciatura em Agricultura Biológica Ref.ª : 1921002 Ano lectivo: 2008-09 DESCRITOR DA UNIDADE CURRICULAR FERTILIDADE DO SOLO E NUTRIÇÃO VEGETAL 1. Unidade Curricular: 1.1 Área científica: 621 Produção

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica

Eco new farmers. Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica. Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Eco new farmers Módulo 1 - Introdução á agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica Módulo 1 Introdução à agricultura biológica Sessão 2 Princípios da agricultura biológica www.econewfarmers.eu

Leia mais

O espargo em agricultura biológica

O espargo em agricultura biológica O espargo em agricultura biológica Jorge Ferreira jferreira@agrosanus.pt www.agrosanus.pt I Encontro nacional de produtores de espargo Felgueiras, 25.01.2019 A agricultura biológica na União Europeia Regulamentação

Leia mais

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA - CICLO DE FORMAÇÃO PLANO CURRICULAR COMPONENTE DE FORMAÇÃO

CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE PRODUÇÃO AGROPECUÁRIA - CICLO DE FORMAÇÃO PLANO CURRICULAR COMPONENTE DE FORMAÇÃO PLANO CURRICULAR COMPONENTE DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA TOTAL (a) 320, II ou III (b) 220 220 Tecnologias da Informação e Comunicação 100 Educação Física 140 SUB-TOTAL 1000 200 1 1 SUB-TOTAL 0 200 5 Transformação

Leia mais

CADERNO DE CAMPO. Ano IDENTIFICAÇÃO DO BENEFICIÁRIO

CADERNO DE CAMPO. Ano IDENTIFICAÇÃO DO BENEFICIÁRIO CADERNO DE CAMPO Ano IDENTIFICAÇÃO DO BENEFICIÁRIO Nome: NIF: NIFAP: Morada: Cód. Postal - Localização: Concelho Freguesia Telef. Fax Telem. Email SEDE Morada: Cód. Postal - Telef. Fax Telem. Email PROMOTOR

Leia mais

Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV

Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV Assunto: COMERCIALIZAÇÃO DE REBENTOS Esclarecimento 11/2013 A presente nota de esclarecimento pretende elucidar os operadores de empresas do setor alimentar

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AGRICULTURA BIOLÓGICA

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AGRICULTURA BIOLÓGICA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE AGRICULTURA BIOLÓGICA Desde 1985 Pela Saúde da Terra e do Homem 7300 Associados de Norte a Sul do País Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida

Leia mais

REGRAS DE TRANSIÇÃO PARA OS PLANOS A ENTRAR EM VIGOR EM 2010/2011

REGRAS DE TRANSIÇÃO PARA OS PLANOS A ENTRAR EM VIGOR EM 2010/2011 REGRAS DE TRANSIÇÃO PARA OS PLANOS A ENTRAR EM VIGOR EM 2010/2011 As presentes regras de transição têm como objectivo regulamentar a passagem dos alunos de 1º e 2º ciclo (licenciatura e mestrado) do ISA

Leia mais

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC)

FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) FICHA DE UNIDADE CURRICULAR (UC) Ano/Semestre curricular Ano letivo 2016/17 Curso Unidade Curricular [designação e tipo/se é do tipo obrigatório ou optativo] (máx100 caracteres) Língua de ensino ECTS -

Leia mais

Agrícola. Substítulo. Programa de Ação (Portaria 259/2012 de 28 de agosto) Pinhal Novo_ g Fernanda Fenyves - DAOT

Agrícola. Substítulo. Programa de Ação (Portaria 259/2012 de 28 de agosto) Pinhal Novo_ g Fernanda Fenyves - DAOT Zona Vulnerável Título da Apresentação a Nitratos de Origem Agrícola Substítulo Programa de Ação (Portaria 259/2012 de 28 de agosto) Pinhal Novo_ 21-04-2017g Fernanda Fenyves - DAOT Agenda A importância

Leia mais

Evolução da Produção, Consumos Intermédios, VABpm e volume de trabalho Agrícolas. Taxa de variação. Taxa de Crescimento médio anual (%) 2017P

Evolução da Produção, Consumos Intermédios, VABpm e volume de trabalho Agrícolas. Taxa de variação. Taxa de Crescimento médio anual (%) 2017P Evolução da Produção, Consumos Intermédios, VABpm e volume de trabalho Agrícolas Produção pm preços correntes - milhões de euros 5 721 6 093 5 759 5 812 6 082 5 679 5 936 6 015 6 397 5 962 6 222 6 163

Leia mais

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO

HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO HORTICULTURA EM MODO BIOLÓGICO O SOLO 2 SOLO ARGILOSO 3 CARACTERÍSTICAS DE UM SOLO ARGILOSO São solos com teores de argila superiores a 35%. Possuem baixa permeabilidade e alta capacidade de retenção de

Leia mais

A Fertilização do mirtilo em modo de produção biológico

A Fertilização do mirtilo em modo de produção biológico A Fertilização do mirtilo em modo de produção biológico BioBaga Produção de Comercialização de pequenos frutos Objetivos BIOBAGA onde se localiza? BIOBAGA Certificações FERTILIZAÇÃO Fertilidade é a capacidade

Leia mais

É constituído por três tipos de acções:

É constituído por três tipos de acções: Programa Agricultores Guia Projecto de Requalificação Ambiental da Actividade Agrícola Projecto Referência a nível Nacional, no tema Ambiente / Sustentabilidade pela DGOTDU. Resulta de um protocolo de

Leia mais

Elenco Modular. Técnico de Produção Agrária 13/16. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês Francês - Iniciação 38 38

Elenco Modular. Técnico de Produção Agrária 13/16. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês Francês - Iniciação 38 38 1º Ano Componente Sociocultural 410 410 Português 100 100 M1 Textos de Carácter Autobiográfico 28 28 M2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos M3 Textos dos Media I M4 Textos Narrativos / Descritivos

Leia mais

Evolução da Produção, Consumos Intermédios, VABpm e volume de trabalho Agrícolas. Taxa de variação (%) Taxa de Crescimento médio anual (%) P

Evolução da Produção, Consumos Intermédios, VABpm e volume de trabalho Agrícolas. Taxa de variação (%) Taxa de Crescimento médio anual (%) P Evolução da Produção, Consumos Intermédios, VABpm e volume de trabalho Agrícolas Produção pm preços correntes - milhões de euros 5.721 6.093 5.759 5.812 6.082 5.679 5.936 6.015 6.397 5.962 6.222 6.163

Leia mais

Elenco Modular. Técnico de Produção Agrária 14/17. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês

Elenco Modular. Técnico de Produção Agrária 14/17. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês 1º Ano Componente Sociocultural 475 475 Português 100 100 M1 Textos de Carácter Autobiográfico 28 28 M2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos 23 23 M3 Textos dos Media I 23 23 M4 Textos Narrativos

Leia mais

Formação Pedagógica Inicial de Formadores Objetivos Gerais Este Curso, homologado pelo IEFP, visa dotar os participantes das técnicas, conhecimentos e competências necessárias á apresentação com sucesso

Leia mais

CONTROLO E CERTIFICAÇÃO NA PROTECÇÃO INTEGRADA

CONTROLO E CERTIFICAÇÃO NA PROTECÇÃO INTEGRADA CONTROLO E CERTIFICAÇÃO NA PROTECÇÃO INTEGRADA Gilberto Vicente Lisboa, Dezembro de 2003 1 VERIFICAÇÃO INDEPENDENTE O cumprimento do referencial da Protecção Integrada exige o controlo e certificação realizado

Leia mais

Serra do Saber. Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Serra do Saber. Formação Pedagógica Inicial de Formadores Formação Pedagógica Inicial de Formadores Fundamentação Este curso apresenta de uma forma clara e recorrendo a uma metodologia teórico-prática, os conhecimentos necessários para a formação de formadores

Leia mais

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

AGRICULTURA SUSTENTÁVEL AGRICULTURA SUSTENTÁVEL PENCIL-A Curso modular 50 horas Início 22 JULHO Map-Mark E-learning Bookmark Ação 18208 Fim 3 SETEMBRO USER Formadora PROF. DOUTORA ELIANA BARBOSA APRESENTAÇÃO Com este curso o

Leia mais

Plantas Aromáticas e Medicinais. Joaquim Morgado

Plantas Aromáticas e Medicinais. Joaquim Morgado Plantas Aromáticas e Medicinais Joaquim Morgado AIRV Viseu, 30 de Junho de 2011 www.ervital.pt bio@ervital.pt Empresa criada em 1997, tendo como actividade económica principal a produção, transformação

Leia mais

Eco new farmers. Módulo 5 Outras produções biológicas. Sessão 2 Apicultura

Eco new farmers. Módulo 5 Outras produções biológicas. Sessão 2 Apicultura Eco new farmers Módulo 5 Outras produções biológicas Sessão 2 Apicultura Módulo 5 Outras produções biológicas Sessão 2 Apicultura www.econewfarmers.eu 1. Introdução Nesta sessão irá aprender como gerir

Leia mais

O papel do SNAA na implementação dos princípios gerais de proteção integrada em Portugal

O papel do SNAA na implementação dos princípios gerais de proteção integrada em Portugal O papel do SNAA na implementação dos princípios gerais de proteção integrada em Portugal Miriam Cavaco & Felisbela Mendes DSMDS/Divisão de Gestão e Autorização de Produtos Fitofarmacêuticos Auditório do

Leia mais

Elenco Modular. Técnico de Produção Agrária 15/18. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês Francês - Iniciação 74 74

Elenco Modular. Técnico de Produção Agrária 15/18. 1º Ano Componente Sociocultural Português Inglês Francês - Iniciação 74 74 1º Ano Componente Sociocultural 571 571 Português 100 100 M1 Textos de Carácter Autobiográfico 28 28 M2 Textos Expressivos e Criativos e Textos Poéticos M3 Textos dos Media I M4 Textos Narrativos / Descritivos

Leia mais

CERTIS Controlo e Certificação, Lda. Manual de Registos Rubricas...

CERTIS Controlo e Certificação, Lda. Manual de Registos Rubricas... PEDIDO DE CERTIFICAÇÃO, ANALISE DE CANDIDATURA E DELIBERAÇÃO PARA MODOS DE PRODUÇÃO (MP2) N.º OC Entidade: 1 Identificação: Identificação do Cliente Morada Código postal - N.º de contribuinte Nome da unidade

Leia mais

ASSEMBLE1A LEGISLATIVA DA REGIA0 AUTONOMA DOS ACORES ARQUIVO

ASSEMBLE1A LEGISLATIVA DA REGIA0 AUTONOMA DOS ACORES ARQUIVO C8VRE4Zi\JI PRESIDP.NCit, 00 CONSFI.NO DE MINISTRO,, Em cumprimento do disposto no n." 1 do artigo 80." do Estatuto Politico-Administrativo - da Rcgiao AutOnoma dos Acores solicita-se a erniss.5o de pareccr,

Leia mais

Breves aspetos fitossanitários Mirtilo

Breves aspetos fitossanitários Mirtilo Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro Breves aspetos fitossanitários Mirtilo Estação Agrária de Viseu DSDARL/DAAP /EADão/Vanda Batista 20 janeiro 2017 Correto diagnóstico das doenças, bem

Leia mais

pios gerais da proteção integrada

pios gerais da proteção integrada Implementação dos princípios pios gerais da proteção integrada Miriam Cavaco Divisão de Gestão e Autorização de Produtos Fitofarmacêuticos Direção de Serviços de Meios de Defesa Sanitária Seminário do

Leia mais

WORKSHOP OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL. PAINEL 2 Administração pública

WORKSHOP OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL. PAINEL 2 Administração pública WORKSHOP OS DESAFIOS DA IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE REUTILIZAÇÃO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM PORTUGAL PAINEL 2 Administração pública O interesse do aproveitamento das águas residuais tratadas como origem alternativa

Leia mais