INFORMÁTICA. Instruções: Para responder às questões de números 71 e 72, considere o texto a seguir:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INFORMÁTICA. Instruções: Para responder às questões de números 71 e 72, considere o texto a seguir:"

Transcrição

1 INFORMÁTICA Prova de Agente Fiscal de Rendas do ICMS-SP/ FCC. Por Ana Lucia Castilho* Instruções: Para responder às questões de números 71 e 72, considere o texto a seguir: A equipe de TI da empresa A necessita de um módulo de software que pesquise a situação fiscal de seus clientes. Como a entrega do projeto está atrasada, decidiu-se utilizar um web service de uma empresa B. Para saber se o serviço atende às necessidades da empresa, a equipe de TI fez uma busca em um serviço de diretório no qual a empresa B publicou a descrição. Nessa descrição foram disponibilizadas informações como, por exemplo, as funções que o serviço possui, as informações de entrada necessárias para que o serviço possa ser executado e os tipos de resultados que o serviço disponibiliza. Para publicar essas informações, a empresa B utilizou uma linguagem baseada no padrão XML. Após buscar no serviço de diretório e constatar que o serviço atendia às necessidades da empresa, a equipe de TI contratou o serviço. Desenvolveu-se, então, um módulo de software que troca mensagens entre a aplicação e o web service utilizando o protocolo SOAP, baseado em XML. As mensagens são transmitidas utilizando-se o protocolo HTTP em conjunto com outros padrões web. 71. O serviço de diretório citado no texto e a linguagem utilizada para publicar a descrição do serviço são, respectivamente, a) UDDI e XSL. b) EDI e BPEL. c) WS-RPC e XSLT. d) EDI e WS-Inspection. e) UDDI e WSDL. BPEL (Business Process Execution Language): é uma linguagem utilizada para definição e execução de um processo de negócio através da orquestração de web services. Permite a realização de SOA através de uma abordagem top-down para composição, orquestração e coordenação de web services de forma simplificada. BPEL é a junção de duas linguagens de workflow Web Services Flow Language (WSFL) e XLANG. WSFL é uma linguagem da IBM para a descrição de composição de web services. XLANG é uma linguagem da Microsoft para especificação de troca de mensagens entre web services, oferecendo uma forma para orquestrar aplicações.

2 EDI (Electronic Data Interchange): significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer. UDDI (Universal Description, Discovery and Integration): Diretório de informações que cataloga informação sobre organizações e os seus web services. Serviço UDDI: WSDL e SOAP. WSDL (Web Services Description Language): Documento XML usado para descrever e localizar web services. XML (Extensible Markup Language): é uma linguagem informática com grande flexibilidade geralmente usada na construção de páginas Web. Essa linguagem foi criada pelo W3C (World Wide Consortium) com o objetivo de superar algumas limitações do HTML, principalmente no que diz respeito ao comércio eletrônico. Tem como base a linguagem SGML (Standard Generalized Markup Language), mantidas as funcionalidades mais úteis na criação de páginas Web e removidas as opções de maior complexidade. Uma das principais características do XML é o fato de permitir que várias outras aplicações de software consigam interpretar o significado e o contexto do seu conteúdo. Por outro lado, ao contrário do HTML, o XML permite que as suas tags possam ser definidas pelos web designers e programadores. Além disso, o XML faz recurso de folhas de estilo (stylesheets) que definem o aspecto do documento, permitindo assim que este possa ser definido em vários aspectos. XSL (Extensible Stylesheet Language): é uma linguagem de formatação XML de dados de saída para: tela, papel ou outros meios de comunicação. O XSL começou como uma XML, mas é mais do que uma linguagem de folhas de estilo simplesmente com os seus três componentes. XSLT (Extensible Stylesheet Language Transformations): é a linguagem de transformação que permite, por exemplo, definir uma transformação de XML para algum outro formato. Ou seja, você pode usar XSLT para produzir HTML ou para um XML estrutura. Você pode até mesmo usá-lo para produzir um texto simples ou para colocar a informação em algum formato de documento. Web services: quando a Internet começou a se popularizar, por volta do meio dos anos 90, as tecnologias presentes permitiam a você se conectar a um site e baixar o seu conteúdo. O HTML (Hiper Text Markup Language) era a linguagem de fato que permitia a apresentação da informação presente na rede. Nos últimos anos, porém, novas tecnologias e frameworks de desenvolvimento estão surgindo, permitindo uma maior integração entre os diversos aplicativos e serviços disponíveis na internet. Esse novo modelo em crescimento deve tratar tarefas complexas, como o gerenciamento de transações, por meio da disponibilização de serviços distribuídos que utilizem interfaces de acesso simples e bem definidas. Esses serviços ou aplicativos distribuídos são conhecidos como Web Services.

3 Os Web Services são baseados em quatro protocolos-padrão, usados pelos principais fabricantes de tecnologias: XML, SOAP, UDDI e WSDL. O XML, um primo avançado do HTML, é um método para descrever dados. O SOAP é simplesmente um protocolo que define como determinada aplicação fala com os SW para realizar uma tarefa. O UDDI funciona como páginas amarelas dos SW, dizendo o quê e onde está disponível. Finalmente, WSDL é a linguagem que permite descrever esses serviços. Para ilustrar a utilização de Web Services em uma situação real, imaginemos um site de vendas pela Internet, que precisa validar o crédito do comprador antes de proceder com a venda. O sistema, então, acessa um serviço (Web Service) que cuida de todos os passos necessários à verificação de crédito: checa o histórico das compras efetuadas pelo consumidor na empresa, a situação de crédito do consumidor no sistema público etc. O Web Service obtém esses dados e retorna a situação de crédito deste consumidor para o site. Esse é apenas um exemplo, entre tantos, de utilização de Web Services. Gabarito: E 72. Segundo o texto, a troca de mensagens entre a aplicação e o web service utiliza o protocolo SOAP. Uma mensagem SOAP é um documento XML que pode conter diversos elementos. Sobre esses elementos, é correto afirmar que a) o elemento SOAP é o elemento raiz de uma mensagem, e define que o documento XML é uma mensagem SOAP. b) um elemento Fault não pode aparecer mais que uma vez em uma mensagem SOAP. c) se um elemento Fault está presente na mensagem, ele deve aparecer como um elemento filho do elemento Header. d) se o elemento Header estiver presente na mensagem SOAP, ele deve ser o primeiro elemento filho do elemento SOAP. e) o elemento Fault é obrigatório e é usado para recuperar mensagens de erro e informações de status resultantes do envio da mensagem. SOAP (Simple Object Access Protocol ou Protocolo Simples de Acesso a Objetos): é um protocolo para troca de informações estruturadas em uma plataforma descentralizada e distribuída. Ele se baseia na XML para seu formato de mensagem e, normalmente, em outros protocolos da camada de aplicação, mais notavelmente em Chamada de Procedimento Remoto (RPC) e Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), para negociação e transmissão de mensagens. SOAP pode formar a camada-base de uma pilha de protocolos de web services, fornecendo um framework de mensagens básico sob o qual os serviços web podem ser construídos. Esse protocolo baseado em XML consiste em três partes: um envelope, que define o que está na mensagem e como processá-la, um conjunto de regras codificadas para expressar instâncias dos tipos de dados definidos na aplicação e uma convenção para

4 representar chamadas de procedimentos e respostas. Sua especificação define um framework que provê maneiras para se construir mensagens que podem trafegar através de diversos protocolos e que foi especificado de forma a ser independente de qualquer modelo de programação ou outra implementação específica. Por não se tratar de um protocolo de acesso a objetos, o acrônimo não é mais utilizado. Geralmente, servidores SOAP são implementados utilizando-se servidores HTTP, embora isso não seja uma restrição para funcionamento do protocolo. Construção de uma mensagem SOAP Mensagem SOAP: é um documento XML comum, contendo um elemento chamado Envelope que identifica este documento como uma mensagem SOAP, um elemento Header que contém informações sobre o cabeçalho do documento, e um elemento Body que é o corpo do documento contendo informações de chamada e resposta. Dentro do corpo contém um elemento Fault, que possui erros e informações de status. O elemento Fault do SOAP é o de falha, no qual estão contidos erros e informações de status de uma mensagem SOAP. Este elemento é opcional e quando estiver presente deve aparecer como um elemento filho do elemento Body. Ele pode conter os seguintes subelementos:

5 Subelemento Descrição Faultcode Código de identificação de erro Faultstring Explicação legível da falha Faultactor Informações sobre o que pode ter provocado a falha Detail Informações específicas sobre o erro Gabarito: B Site visitado: em 24/10/2013. * Ana Lucia Castilho é autora do livro Informática para Concursos, que contempla o conteúdo programático de Informática do concurso do ICMS-RJ 2014, sobretudo os capítulos 2, 3, 6, 9 e 11.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles.

contidos na descrição do serviço para localizar, contactar e chamar o serviço. A figura mostra os componentes e a interação entre eles. Web Services Web Service é um componente de software identificado por uma URI que independe de implementação ou de plataforma e pode ser descrito, publicado e invocado sobre uma rede por meio de mensagens

Leia mais

Introdução a Web Services

Introdução a Web Services Introdução a Web Services Mário Meireles Teixeira DEINF/UFMA O que é um Web Service? Web Service / Serviço Web É uma aplicação, identificada por um URI, cujas interfaces podem ser definidas, descritas

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas

Desenvolvimento de Aplicações Distribuídas SOA e Web Services Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas e Informática DAD (2019/01) Tópicos Apresentação da disciplina Introdução Desafios e características Arquitetura

Leia mais

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services

Web Services - Definição. Web Services - Introdução. Universidade Federal de Santa Catarina. DSOOII Web Services Universidade Federal de Santa Catarina DSOOII Web Services Web Services - Introdução Havia inconsistência de plataformas, sistemas operacionais e/ou linguagens de programação; Acadêmicos: Ariane Talita

Leia mais

PROGRAMA DE MBA em Gestão e Engenharia do Produto. O Produto Internet e suas Aplicações

PROGRAMA DE MBA em Gestão e Engenharia do Produto. O Produto Internet e suas Aplicações Universidade de São Paulo Escola Politécnica Programa de Educação Continuada em Engenharia PROGRAMA DE MBA em Gestão e Engenharia do Produto O Produto Internet e suas Aplicações Tecnologias de Informação

Leia mais

2 Conceitos relativos a Web services e sua composição

2 Conceitos relativos a Web services e sua composição 15 2 Conceitos relativos a Web services e sua composição A necessidade de flexibilidade na arquitetura das aplicações levou ao modelo orientado a objetos, onde os processos de negócios podem ser representados

Leia mais

PMR3507 Fábrica digital

PMR3507 Fábrica digital LSA Laboratório de Sistemas de Automação www.pmrlsa.poli.usp.br PMR3507 Fábrica digital Do EDI ao SOA Escola Politécnica da Universidade de São Paulo Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas

Leia mais

Comentários: Desenvolvimento de Sistemas Rogério Araújo

Comentários: Desenvolvimento de Sistemas Rogério Araújo Comentários: Desenvolvimento de Sistemas Rogério Araújo rgildoaraujo@gmail.com 1 Técnico de informática no Ministério Público Federal Professor da Equipe Itnerante Desenvolvimento de Sistemas Certificações

Leia mais

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde

Projeto. Observatório Nacional de Clima e Saúde Projeto Observatório Nacional de Clima e Saúde Coordenação Técnica Institucional: Fiocruz e INPE Coordenação Nacional CGVAM- Coordenação Geral de Vigilância Ambiental Secretaria de Vigilância em Saúde

Leia mais

Kassius Vargas Prestes

Kassius Vargas Prestes Kassius Vargas Prestes Agenda 1. Introdução Web Services 2. XML, SOAP 3. Apache Tomcat 4. Axis 5. Instalação Tomcat e Axis 6. Criação de um Web Service 7. Criação de um cliente Baixar http://www.inf.ufrgs.br/~kvprestes/webservices/

Leia mais

UFG - Instituto de Informática

UFG - Instituto de Informática UFG - Instituto de Informática Especialização em Desenvolvimento de Aplicações Web com Interfaces Ricas EJB 3.0 Prof.: Fabrízzio A A M N Soares professor.fabrizzio@gmail.com Aula 13 Web Services Web Services

Leia mais

Desenvolvimento de Aplicações Corporativas Avançadas. Web Services

Desenvolvimento de Aplicações Corporativas Avançadas. Web Services Desenvolvimento de Aplicações Corporativas Avançadas Web Services Agenda Introdução Web Service Arquitetura Soluções Passos básicos Implementando com Apache Axis Novos protocolos Conclusão O cenário de

Leia mais

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos

UNIVERSIDADE. Sistemas Distribuídos UNIVERSIDADE Sistemas Distribuídos Ciência da Computação Prof. Jesus José de Oliveira Neto Web Services Web Services Existem diferentes tipos de comunicação em um sistema distribuído: Sockets Invocação

Leia mais

Engenharia de Software Orientada a Serviços

Engenharia de Software Orientada a Serviços Engenharia de Software Orientada a Serviços Paulo Cesar Masiero Engenharia de Software Roteiro Contexto Arquiteturas Orientadas a Serviços Serviços como componentes reusáveis Engenharia de Serviços Desenvolvimento

Leia mais

TECNOLOGIA WEB INTRODUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS ESTÁTICAS HTML / XHTML

TECNOLOGIA WEB INTRODUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS ESTÁTICAS HTML / XHTML INTRODUÇÃO CONSTRUÇÃO DE PÁGINAS ESTÁTICAS HTML / XHTML 1 INTRODUÇÃO TECNOLOGIA WEB Começaremos desvendando o poder do desenvolvimento de aplicações baseadas na Web com a XHTML (Extensible HyperText Markup

Leia mais

O Processo da Descoberta de um Serviço: Discovery

O Processo da Descoberta de um Serviço: Discovery UDDI é a parte chave para o sucesso de Web Services. UDDI cria um padrão ide plataforma interoperável que habilita empresas, negócios e aplicações a rapidamente, facilmente e dinamicamente descobrirem

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS. Prof. Marcelo de Sá Barbosa

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DISTRIBUIDOS. Prof. Marcelo de Sá Barbosa Prof. Marcelo de Sá Barbosa LISTA DE EXERCÍCIOS GRUPO 1: MÓDULO 1: Caracterização de Sistemas Distribuídos; Internet; Intranets; Computação Móvel e Ubíqua; Compartilhamento de recursos e a web; Serviços

Leia mais

O que se espera para o futuro dos Web Services? As tecnologias são respectivamente JSON e REST.

O que se espera para o futuro dos Web Services? As tecnologias são respectivamente JSON e REST. Web Services Por que os Web Services são atrativos para a integração de sistemas? Pois os Web services são componentes que possibilitam que as aplicações se comuniquem utilizando protocolos padrão da internet

Leia mais

SOLUÇÃO DE INTEGRAÇÃO PARA O SISPORTOS

SOLUÇÃO DE INTEGRAÇÃO PARA O SISPORTOS SOLUÇÃO DE INTEGRAÇÃO PARA O SUMÁRIO 1.Introdução......3 1.1.Cenário...3 1.2.Premissas...3 2.Modelo da Arquitetura da Solução...3 3.Propósito da Solução Integração com o Web Services para o...5 4.Interoperabilidade...6

Leia mais

Protótipo de Protocolo de Aplicação para Troca de Documentos da Área Extra Judicial. Acadêmico: Fabrício Bento Orientador: Paulo Fernando da Silva

Protótipo de Protocolo de Aplicação para Troca de Documentos da Área Extra Judicial. Acadêmico: Fabrício Bento Orientador: Paulo Fernando da Silva Protótipo de Protocolo de Aplicação para Troca de Documentos da Área Extra Judicial Acadêmico: Fabrício Bento Orientador: Paulo Fernando da Silva Conteúdo Introdução Fundamentação teórica Desenvolvimento

Leia mais

Programação para Web

Programação para Web Colégio Estadual João Manoel Mondrone Ensino Fundamental, Médio, Profissional e Norm Técnico em Informática Programação para Web Profª Ana Paula Mandelli anapaula_mandelli@hotmail.com O que é a COMUNICAÇÃO?

Leia mais

GERENCIAMENTO BASEADO NA WEB. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC.

GERENCIAMENTO BASEADO NA WEB. Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. GERENCIAMENTO BASEADO NA WEB Baseado em slides gentilmente cedidos pelo Prof. João Henrique Kleinschmidt da UFABC. Gerenciamento baseado na Web 2 Web browser Acesso ubíquo Interface Web vs Gerenciamento

Leia mais

Sérgio Koch Van-Dall

Sérgio Koch Van-Dall PROTÓTIPO PARA ATUALIZAÇÃO ASSÍNCRONA DE DADOS UTILIZANDO WEB SERVICES Sérgio Koch Van-Dall sergiod@inf.furb.br Orientador: Prof. Paulo Fernando da Silva UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU CURSO DE CIÊNCIAS

Leia mais

Web Services. Sistemas Distribuídos Marcos Costa

Web Services. Sistemas Distribuídos Marcos Costa Web Services Sistemas Distribuídos Marcos Costa masc@cin.ufpe.br Definição! WebServices.org! Web Services are encapsulated, loosely coupled contracted functions offered via standard protocols 2 Definição

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aula 04 Prof. Diemesleno Souza Carvalho diemesleno@iftm.edu.br http://www.diemesleno.com.br Na aula passada vimos... Na aula passada vimos... Unidade I - Conceitos básicos sobre

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Introdução à Computação Jordana Sarmenghi Salamon jssalamon@inf.ufes.br jordanasalamon@gmail.com http://inf.ufes.br/~jssalamon Departamento de Informática Universidade Federal do Espírito Santo Agenda

Leia mais

Web Services. Professor: Ricardo Luis dos Santos IFSUL Campus Sapucaia do Sul

Web Services. Professor: Ricardo Luis dos Santos IFSUL Campus Sapucaia do Sul Web Services Professor: Ricardo Luis dos Santos IFSUL 2015 Rápida revisão da última aula 3 Rápida revisão da última aula 1 Listar o filme com o id 475 2 Listar todos os filmes com o título que inicia com

Leia mais

Introdução a Web Services

Introdução a Web Services Introdução a Web Services Mário Meireles Teixeira DEINF/UFMA O que é um Web Service? Web Service / Serviço Web É uma aplicação, identificada por um URI, cujas interfaces podem ser definidas, descritas

Leia mais

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22

Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/ :04:22 Dreamweaver CC_15x21.indd 1 06/04/2015 11:04:22 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 3 CAPÍTULO 1 Iniciando e conhecendo o Dreamweaver... 8 Interfaces... 21 Criando e configurando sites... 22 CAPÍTULO 2 Criando arquivos...

Leia mais

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O

M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O M V C, J S O N E X M L P R O F. M E. H É L I O E S P E R I D I Ã O A P L I C A Ç Õ E S M O N O L Í T I C A S Na época dos computares independentes um aplicativo era desenvolvido para ser usado em uma única

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Mestrado em Sistemas de Telecomunicações. Disciplina: Fundamentos de Sistemas Multimídia.

Universidade Federal Fluminense Mestrado em Sistemas de Telecomunicações. Disciplina: Fundamentos de Sistemas Multimídia. Universidade Federal Fluminense Mestrado em Sistemas de Telecomunicações Disciplina: Fundamentos de Sistemas Multimídia Web Services Aluno: Leonardo Severo Alves de Melo leonardo.severo@ig.com.br Introdução

Leia mais

Sistemas distribuídos. Prof. Emiliano Monteiro

Sistemas distribuídos. Prof. Emiliano Monteiro Sistemas distribuídos Prof. Emiliano Monteiro Serviços web (web services) Nos serviços web um cliente específico de uma determinada aplicação interage pela Internet com um serviço que possui uma interface

Leia mais

Aula 12 -QS -Engenharia de SW Orientada a Serviço

Aula 12 -QS -Engenharia de SW Orientada a Serviço Aula 12 -QS - Engenharia de SW Orientada a Serviço Prof. Ms. Luiz Alberto Contato: lasf.bel@gmail.com Roteiro Contexto Arquiteturas Orientadas a Serviços Engenharia de Serviços Desenvolvimento de Software

Leia mais

Livro 10 Gerenciamento de Projetos com PMI SOA

Livro 10 Gerenciamento de Projetos com PMI SOA 1 Sumário Parte I - Gerenciamento de Projetos com PMI Parte II - SOA PMI SOA Introdução; Certificação PMP; Introdução; PMBOK Introdução; Áreas de Conhecimento; Conjuntos de Conhecimento; Processos; Estruturas

Leia mais

Web Services. Tópicos. Introdução (1/3) CONTEXTO HISTÓRICO WEB SERVICES Conclusões

Web Services. Tópicos. Introdução (1/3) CONTEXTO HISTÓRICO WEB SERVICES Conclusões Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Faculdade de Informática Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Web Services Conceitual Juliano Moraes, Marcus Breda, Paulo Gil, Rafael

Leia mais

SERVIÇOS WEB. Frankley Gustavo F. Mesquita, Tamiris Souza Fonseca. 27 de junho de 2016

SERVIÇOS WEB. Frankley Gustavo F. Mesquita, Tamiris Souza Fonseca. 27 de junho de 2016 Frankley Gustavo F. Mesquita Tamiris Souza Fonseca 27 de junho de 2016 Sumário 1 2 3 4 5 6 7 8 O padrão Web foi desenvolvido pelo Laboratório Europeu de Física de Partículas (CERN - European Particle Physics

Leia mais

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2

Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Curso Tecnológico de Redes de Computadores 5º período Disciplina: Tecnologia WEB Professor: José Maurício S. Pinheiro V. 2009-2 Aula 2 Computação em Nuvem Desafios e Oportunidades A Computação em Nuvem

Leia mais

Microsoft.NET. Desenvolvimento Baseado em Componentes

Microsoft.NET. Desenvolvimento Baseado em Componentes Microsoft.NET Lirisnei Gomes de Sousa lirisnei@hotmail.com Jair C Leite jair@dimap.ufrn.br Desenvolvimento Baseado em Componentes Resolução de problemas específicos, mas que podem ser re-utilizados em

Leia mais

Service Oriented Architecture SOA

Service Oriented Architecture SOA Service Oriented Architecture SOA Arquitetura orientada aos serviços Definição: Arquitetura de sistemas distribuídos em que a funcionalidade é disponibilizada sob a forma de serviços (bem definidos e independentes)

Leia mais

A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br

A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br A Web, o Design, o Software Livre e outras histórias... Eduardo Santos - www.agni.art.br Surgimento da WEB e HTML Início da década de 90 HTML (acrônimo para a expressão HyperText Markup Language, que significa

Leia mais

Estrutura Apresentação

Estrutura Apresentação Troca de Informação de Negócio para Negócio - Do Edi ao XML/EDI e Realizado por: Pedro Filipe Marques Orientado por: Prof. Doutor Luís Borges Gouveia Engenharia da Comunicação Universidade Fernando Pessoa

Leia mais

Rui Carneiro, Rui Pereira, Tiago Orfão

Rui Carneiro, Rui Pereira, Tiago Orfão Geração de Gráficos SVG através de PHP Rui Carneiro, Rui Pereira, Tiago Orfão Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, R. Dr. Roberto Frias, 4200-465 Porto. {ei04073,ei04077,ei03102}@fe.up.pt

Leia mais

SERVIÇO CONTRATO Especificação das operações de Serviço

SERVIÇO CONTRATO Especificação das operações de Serviço SERVIÇO Especificação das operações de Serviço 1.0 01/07/2014 1 de 8 Histórico de Revisões Data Versão Descrição Elaboração Inicial da especificação da operação de serviço 17/06/2014 0.1 ImportarArquivoContratoCCEAL.

Leia mais

Utilização de XML no Desenvolvimento de Hiperdocumentos Educacionais

Utilização de XML no Desenvolvimento de Hiperdocumentos Educacionais 1 Utilização de XML no Desenvolvimento de Hiperdocumentos Educacionais Fabiano Fagundes, Parcilene F. Brito, Fernando L. Oliveira, Jackson G. Souza, Carlos H. Tolentino Resumo O desenvolvimento colaborativo

Leia mais

Engenharia de Software Orientada a Serviços

Engenharia de Software Orientada a Serviços Engenharia de Software Orientada a Serviços Paulo Cesar Masiero Engenharia de Software Roteiro Contexto Arquiteturas Orientadas a Serviços Engenharia de Serviços Desenvolvimento de Software como Serviço

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DIEGO RABELO MACIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DIEGO RABELO MACIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO DIEGO RABELO MACIEL IMPLEMENTAÇÃO DE UM DISCO VIRTUAL SEGURO BASEADO EM WEB SERVICES São Luís 2007

Leia mais

Desenvolvendo um protótipo do UDDI. Luís Fernando Jordan. 1. Introdução. 1.1 Apresentação.

Desenvolvendo um protótipo do UDDI. Luís Fernando Jordan. 1. Introdução. 1.1 Apresentação. Desenvolvendo um protótipo do UDDI. Luís Fernando Jordan. 1. Introdução. 1.1 Apresentação. Este Trabalho é um resumo do trabalho de conclusão do curso de ciência da computação, apresentado pelo aluno Luís

Leia mais

Aula 12 Modelagem de Processos de Negócio Prof. Filipe Wall Mutz

Aula 12 Modelagem de Processos de Negócio Prof. Filipe Wall Mutz Aula 12 Modelagem de Processos de Negócio Prof. Filipe Wall Mutz Introdução Devido a dinâmica do mundo dos negócios, empresas frequentemente se veem com processos obsoletos e ineficientes. Novas tecnologias

Leia mais

Programação Cliente em Sistemas Web

Programação Cliente em Sistemas Web Programação Cliente em Sistemas Web WEBSERVICES Cap 18. - Sistemas distribuídos e serviços web em Deitel, H.M, Sistemas Operacionais, 3 ª edição, Pearson Prentice Hall, 2005 Fonte: Rodrigo Rebouças de

Leia mais

SOAP. Web Services & SOAP. Tecnologias de Middleware 2004/2005. Simple Object Access Protocol. Simple Object Access Protocol SOAP

SOAP. Web Services & SOAP. Tecnologias de Middleware 2004/2005. Simple Object Access Protocol. Simple Object Access Protocol SOAP Web Services & SOAP Tecnologias de Middleware 2004/2005 SOAP Simple Object Access Protocol Os web services necessitam de comunicar entre eles e trocar mensagens. O SOAP define a estrutura e o processamento

Leia mais

AUTOMATIZAÇÃO NA COTAÇÃO DE LIVROS UTILIZANDO WEB SERVICE. Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Departamento de Informática e Estatística INE

AUTOMATIZAÇÃO NA COTAÇÃO DE LIVROS UTILIZANDO WEB SERVICE. Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Departamento de Informática e Estatística INE AUTOMATIZAÇÃO NA COTAÇÃO DE LIVROS UTILIZANDO WEB SERVICE. Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Departamento de Informática e Estatística INE Felipe Machado Rovaris ABSTRACT This article has as

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES UTILIZANDO WEB SERVICE 1. Kellen Kristine Perazzoli 2 ; Manassés Ribeiro 3

INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES UTILIZANDO WEB SERVICE 1. Kellen Kristine Perazzoli 2 ; Manassés Ribeiro 3 INTEGRAÇÃO DE APLICAÇÕES UTILIZANDO WEB SERVICE 1 Kellen Kristine Perazzoli 2 ; Manassés Ribeiro 3 INTRODUÇÃO Atualmente empresas de diversos portes estão encontrando nos web services soluções para seus

Leia mais

Como Transformar Organizações Rígidas em Organizações Inovadoras

Como Transformar Organizações Rígidas em Organizações Inovadoras Como Transformar Organizações Rígidas em Organizações Inovadoras Tadeu Cruz Prof. M.Sc. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS É proibido a reprodução total ou parcial de qualquer forma ou por qualquer meio sem

Leia mais

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos. 1/29

Invocação Remota. Prof. Leonardo Barreto Campos.   1/29 Invocação Remota Prof. Leonardo Barreto Campos 1/29 Sumário Introdução Chamada de Procedimento Remoto Invocação a Método Remoto Leitura Complementar Bibliografia 2/29 Introdução Essa aula trata como os

Leia mais

XSL - extemsible Stylesheet Language. Prof. Antonio Almeida de Barros Jr.

XSL - extemsible Stylesheet Language. Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. XSL - extemsible Stylesheet Language Prof. Antonio Almeida de Barros Jr. Agenda Conceitos XSLT - XSL Transformations Iteração e Classificação Processamento Condicional Copiando Nodos Variáveis Estude de

Leia mais

2ª edição. Daniel Adorno Gomes. Novatec

2ª edição. Daniel Adorno Gomes. Novatec 2ª edição Daniel Adorno Gomes Novatec Copyright 2010, 2014 da Novatec Editora Ltda. Todos os direitos reservados e protegidos pela Lei 9.610 de 19/02/1998. É proibida a reprodução desta obra, mesmo parcial,

Leia mais

U NIVERSIDADE F EDERAL DE P ERNAMBUCO

U NIVERSIDADE F EDERAL DE P ERNAMBUCO U NIVERSIDADE F EDERAL DE P ERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA 2015.1 Extensão do Dataset OpenCIn com Dados Referentes às Notícias e Eventos Relacionados ao Centro de Informática

Leia mais

11/20/10. Resoluções: Teste de Áudio. Não suporto esses malucos de TI. Só inventam despesas. Não acredito que teremos que pagar por mais softwares.

11/20/10. Resoluções: Teste de Áudio. Não suporto esses malucos de TI. Só inventam despesas. Não acredito que teremos que pagar por mais softwares. Não suporto esses malucos de TI. Só inventam despesas. Não acredito que teremos que pagar por mais softwares. Teste de Áudio Quero adaptar os softs que já temos e você não sabe como faz e diz que não é

Leia mais

XML - Extensible Markup Language

XML - Extensible Markup Language Por Sergio Crespo XML - Extensible Markup Language Extensible Markup Language (XML) é linguagem de marcação de dados (meta-markup language) que provê um formato para descrever dados estruturados. Isso

Leia mais

Programação para Internet. Professor Pedro Ramires 1º Informática

Programação para Internet. Professor Pedro Ramires 1º Informática Programação para Internet Professor Pedro Ramires 1º Informática Introdução a Web HTML é a sigla em inglês para HiperText Markup Language, que em português significa linguagem para marcação de hipertexto.

Leia mais

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo

Curso Online de E-commerce. Plano de Estudo Curso Online de E-commerce Plano de Estudo Descrição do programa O programa oferece metodologias e técnicas necessárias para a implementação de soluções web baseadas no CMS para o suporte, estratégias

Leia mais

Análise e projeto de sistemas

Análise e projeto de sistemas Análise e projeto de sistemas Conteúdo: UML O processo de desenvolvimento de software Prof. Patrícia Lucas A linguagem de modelagem unificada (UML) A UML teve origem em uma tentativa de se unificar os

Leia mais

Programação para Internet Avançada. 4. Web Services. Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt

Programação para Internet Avançada. 4. Web Services. Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt Programação para Internet Avançada 4. Web Services Nuno Miguel Gil Fonseca nuno.fonseca@estgoh.ipc.pt São módulos de aplicações de negócios que expõem as regras do negócio como serviços na Internet através

Leia mais

Simple Object Access Protocol Entendendo o Simple Object Access Protocol (SOAP)

Simple Object Access Protocol Entendendo o Simple Object Access Protocol (SOAP) por Marcus Rommel Barbosa Leopoldo Simple Object Access Protocol Entendendo o Simple Object Access Protocol (SOAP) Neste artigo vamos fazer uma análise geral da base da tecnologia SOAP. Conheceremos as

Leia mais

Serviços para a Web Semântica

Serviços para a Web Semântica Serviços para a Web Semântica André Desessards Jardim Universidade Católica de Pelotas Centro Politécnico Mini Curso Web Semântica Serviços para a Web Semântica, assim como serviços web convencionais,

Leia mais

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web

Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web Tecnologias de Desenvolvimento de Páginas web HTML DHTML CSS Javascript Visual Basic Script Java HTML Hypertext Markup Language HTML Hypertext Markup Language Linguagem com a qual se definem as páginas

Leia mais

Arquitetura da World Wide Web. WWW: Histórico. WWW: Usos. WWW: Histórico. WWW Tecnologias Fundamentais. Comércio Eletrônico na WWW

Arquitetura da World Wide Web. WWW: Histórico. WWW: Usos. WWW: Histórico. WWW Tecnologias Fundamentais. Comércio Eletrônico na WWW Arquitetura da World Wide Web World Wide Web Sistema de informação em escala global acessível em tempo real através de redes de computadores como a Internet. Comércio Eletrônico na WWW Wagner Meira Jr.,

Leia mais

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo

Desenvolvimento Web. Introdução Geral. Prof. Vicente Paulo de Camargo Introdução Geral Prof. Vicente Paulo de Camargo Web e Internet A Internet é uma rede de computadores que conecta milhões de computadores Se comunicam através do protocolos específicos A Web é uma forma

Leia mais

Sistemas Distribuídos

Sistemas Distribuídos Sistemas Distribuídos LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO Prof. Adriano Avelar Site: www.adrianoavelar.com Email: eam.avelar@gmail.com Mecanismos de Comunicação Protocolos de Aplicação Mecanismos de comunicação

Leia mais

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo

Curso online de. Formação em Front-End. Plano de Estudo Curso online de Formação em Front-End Plano de Estudo Descrição do programa O Programa de Desenvolvimento Web lhe oferece conhecimentos para desenvolver habilidades necessárias para se tornar um Desenvolvedor

Leia mais

Professor Alexsander Pacheco INTERNET - parte I INTERNET Parte 1 Professor Alexsander Pacheco Autor do livro Informática Um manual prático para concursos da Editora Fortium (Brasília - DF) E-mail: prof_alx@yahoo.com.br

Leia mais

Serviços Web: Arquitetura

Serviços Web: Arquitetura Sistemas Distribuídos Mauro Lopes Carvalho Silva Professor EBTT DAI Departamento de Informática Campus Monte Castelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Maranhão Objetivos Nesta aula

Leia mais

MADALENA PEREIRA DA SILVA SLA Sociedade Lageana de Educação DCET Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica

MADALENA PEREIRA DA SILVA SLA Sociedade Lageana de Educação DCET Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica MADALENA PEREIRA DA SILVA SLA Sociedade Lageana de Educação DCET Departamento de Ciências Exatas e Tecnológica Desenvolvimento de Web Services com SOAP. 1. Introdução. Com a tecnologia de desenvolvimento

Leia mais

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP

Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Gerenciamento de Redes: Protocolo SNMP Protocolo SNMP (do inglês Simple Network Management Protocol Protocolo Simples de Gerência de Rede) é um protocolo usado para gerenciar redes TCP/IP complexas. Com

Leia mais

Uso da Internet. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates

Uso da Internet. Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas. Professor: Thiago Silva Prates Uso da Internet Disciplina: Gestão da Tecnologia de Sistemas Professor: Thiago Silva Prates Uso da Internet nos negócios Com a evolução dos Sistemas de Informações nas organizações, da melhoria na infraestrutura,

Leia mais

SOA Introdução. SOA Visão Departamental das Organizações

SOA Introdução. SOA Visão Departamental das Organizações 1 Introdução A Organização é a forma pela qual nós coordenamos nossos recursos de todos os tipos para realizar o trabalho que nos propusemos a fazer. A estrutura de nossas organizações manteve-se basicamente

Leia mais

Conceitos Básicos. Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI. Disciplina: Banco de Dados

Conceitos Básicos. Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI. Disciplina: Banco de Dados Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica Instituto de Ensino Superior - FUCAPI Conceitos Básicos Disciplina: Banco de Dados Prof: Márcio Palheta, Esp Manaus - AM ROTEIRO Introdução Dados

Leia mais

U NIVERSIDADE F EDERAL DE P ERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA

U NIVERSIDADE F EDERAL DE P ERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA U NIVERSIDADE F EDERAL DE P ERNAMBUCO GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO CENTRO DE INFORMÁTICA 2014.2 OpenCIn Dados Abertos e Interligados Acerca dos Docentes do Centro de Informática PROPOSTA DE TRABALHO

Leia mais

Linha de Produto para BPM

Linha de Produto para BPM Linha de Produto para BPM Prof. Dr. Marcelo Fantinato m.fantinato@usp.br Sistemas de Informação, EACH/USP Agenda Fundamentos LP para BPM Estabelecimento de Contratos Exemplo de Aplicação Trabalhos em Andamento/Próximos

Leia mais

5 Implementação 5.1 Plataforma 5.2 Arquitetura

5 Implementação 5.1 Plataforma 5.2 Arquitetura 5 Implementação Neste capítulo são apresentados os detalhes sobre a implementação da ferramenta. São discutidas as tecnologias envolvidas, assim como as limitações e problemas encontrados durante o desenvolvimento.

Leia mais

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB

INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB INTRODUÇÃO A PROGRAMAÇÃO PARA WEB PROF. ME. HÉLIO ESPERIDIÃO Navegador O navegador também conhecido como web browser é um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA PLATAFORMA DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS WEB COREOGRAFADOS POR INTERPRETAÇÃO DE DOCUMENTOS WS-CDL

UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA PLATAFORMA DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS WEB COREOGRAFADOS POR INTERPRETAÇÃO DE DOCUMENTOS WS-CDL UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E DA NATUREZA MESTRADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PLATAFORMA DE EXECUÇÃO DE SERVIÇOS WEB COREOGRAFADOS POR INTERPRETAÇÃO DE DOCUMENTOS WS-CDL

Leia mais

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar

REDES DE COMPUTADORES Prof. Ricardo Rodrigues Barcelar - Aula 7 - MODELO DE REFERÊNCIA TCP O modelo de referência TCP, foi muito usado pela rede ARPANET, e atualmente usado pela sua sucessora, a Internet Mundial. A ARPANET é de grande utilidade para entender

Leia mais

Arquitetura Orientada a Serviços A Evolução de Estruturas Complexas a partir de Estruturas Simples. Neil Paiva Tizzo GEINFO

Arquitetura Orientada a Serviços A Evolução de Estruturas Complexas a partir de Estruturas Simples. Neil Paiva Tizzo GEINFO Arquitetura Orientada a Serviços A Evolução de Estruturas Complexas a partir de Estruturas Simples Neil Paiva Tizzo GEINFO - 2010 Objetivos Apresentar a Arquitetura Orientada a Serviços (SOA) como uma

Leia mais

Planificação Anual da disciplina de Redes de Comunicação 12º PI

Planificação Anual da disciplina de Redes de Comunicação 12º PI M ó d u l o 4 - D e s e n v o l v i m e n t o d e P á g i n a s W e b E s t á t i c a s 1. Construção base de páginas Web. a. Estrutura de páginas Web b. Etiquetas comuns em páginas Web. c. Hiperligações.

Leia mais

3 Serviços na Web (Web services)

3 Serviços na Web (Web services) 3 Serviços na Web (Web services) 3.1. Visão Geral Com base na definição do Word Wide Web Consortium (W3C), web services são aplicações autocontidas, que possuem interface baseadas em XML e que descrevem

Leia mais

CAPÍTULO 36 Como utilizar os serviços da Web

CAPÍTULO 36 Como utilizar os serviços da Web CAPÍTULO 36 Como utilizar os serviços da Web Os serviços da Web são uma tecnologia emergente que possibilitam à páginas da Web acessar aplicativos distribuídos. Ao oferecer tanto acesso a informações e

Leia mais

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica

Mestrado em Engenharia Física Tecnológica 25 a Aula - Construção de Páginas Web Programação Mestrado em Engenharia Física Tecnológica Samuel M. Eleutério sme@tecnico.ulisboa.pt Departamento de Física Instituto Superior Técnico Universidade de

Leia mais

Web services. Um web service é qualquer software que está disponível através da Internet através de uma interface XML.

Web services. Um web service é qualquer software que está disponível através da Internet através de uma interface XML. Web services Um web service é qualquer software que está disponível através da Internet através de uma interface XML. XML é utilizado para codificar toda a comunicação de/para um web service. Web services

Leia mais

Webservices LEANDRO MENDES FERREIRA

Webservices LEANDRO MENDES FERREIRA Webservices LEANDRO MENDES FERREIRA Webservices - Agenda CONCEITOS RPC HTTP SOAP RESTFUL CONCEITOS Conceitos Básicos XML (extensible Markup Language) Liguagem de marcação para descrição de documentos de

Leia mais

http://rogerioaraujo.wordpress.com Série Rações Semanais Xpath e XSLT Rogério Araújo

http://rogerioaraujo.wordpress.com Série Rações Semanais Xpath e XSLT Rogério Araújo http://rogerioaraujo.wordpress.com Série Rações Semanais Xpath e XSLT Rogério Araújo http://rogerioaraujo.wordpress.com Série Rações Semanais Xpath e XSLT Rogério Araújo Questões A persistência é o menor

Leia mais

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB

INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB INTRODUÇÃO ÀS APLICAÇÕES PARA WEB Material cedido pelo prof. Francisco Dantas Nobre Neto Professor: Rhavy Maia Guedes E-mail: rhavy.maia@gmail.com, rhavymg.wordpress.com Sites vs Aplicativos Web Aplicativos

Leia mais

Web Services. Integração de aplicações na Web. Sistemas Distribuídos

Web Services. Integração de aplicações na Web. Sistemas Distribuídos Web Services Integração de aplicações na Web Integração de Aplicações na Web Interoperação entre ambientes heterogêneos desafios diversidade de componentes: EJB, CORBA, DCOM... diversidade de linguagens:

Leia mais

PROVIDING DEPENDABILITY FOR WEB SERVICES

PROVIDING DEPENDABILITY FOR WEB SERVICES PROVIDING DEPENDABILITY FOR WEB SERVICES Dário Lima Pedro Venâncio a16435 m2610 Sistemas Distribuídos e Tolerância a Falhas 1 Esta tecnologia tem como finalidade proporcionar interoperabilidade para aplicações

Leia mais

2 Metodologias para Projetos de Aplicações Hipermidia

2 Metodologias para Projetos de Aplicações Hipermidia 2 Metodologias para Projetos de Aplicações Hipermidia O processo de desenvolvimento de aplicações é o objeto de diversas pesquisas, principalmente no caso das aplicações voltadas para a Internet, que diferem

Leia mais

STD29006 Sistemas Distribuídos

STD29006 Sistemas Distribuídos STD29006 Sistemas Distribuídos Serviços Web Prof. Emerson Ribeiro de Mello Instituto Federal de Santa Catarina IFSC campus São José mello@ifsc.edu.br http://docente.ifsc.edu.br/mello/std 22 de setembro

Leia mais

Manual de Integração. Tecnologia: WebServices SOAP XML. Área: CDC. Produto: CDC Simplificada (Juridica) Versão: 1.0. Autor: Angelo Bestetti Junior

Manual de Integração. Tecnologia: WebServices SOAP XML. Área: CDC. Produto: CDC Simplificada (Juridica) Versão: 1.0. Autor: Angelo Bestetti Junior Manual de Integração Tecnologia: WebServices SOAP XML Área: CDC Produto: CDC Simplificada (Juridica) Versão: 1.0 Autor: Angelo Bestetti Junior Conteúdo Introdução... 3 Considerações Iniciais... 4 Privacidade...

Leia mais