Partes Interessadas 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Partes Interessadas 1"

Transcrição

1 1 Objetivos da aula de hoje Saber identificar as partes interessadas em um projeto; Reconhecer a importância de saber quais são as partes interessadas; Lidar com conflitos entre as partes interessadas Relações das pessoas com projetos Projetos são iniciados, planejados, executados, controlados e encerrados por pessoas (VALLE, 2010). As pessoas são o elo fundamental do gerenciamento de projetos. Stakeholders o que são? Significado do termo (contexto mundo corporativo): Stake participação, interesse ou o financiador de algum empreendimento. Holder alguém que detém (possui) alguma coisa ou, no contexto corporativo, alguém que ocupa uma posição oficial importante em uma organização. Stakeholders portanto, são todas as partes interessadas (pessoas ou organizações) envolvidas no projeto, que possam ser afetadas ou exercer alguma influência, positiva ou negativa, nos seus objetivos e resultados finais. Pode-se dizer também que são alguém que pode encontrar um motivo para ter interesse, seja direto ou indireto, em seu projeto YOUNG (2011). Podem agir de maneira independente ou representar grupos que acreditem ter o direito de influenciar seu projeto de alguma forma. Tipos de stakeholders Patrocinadores (sponsor) investidores, diretores, superintendentes, clientes (internou e externos); Participantes gerente de projeto, equipe de projetos, agencias reguladoras, fornecedores, empreiteiros, especialistas etc.; Externos ambientalistas, lideres e grupos de comunidades, mídia, familiares dos integrantes do projeto etc. Obs.: Gerente do projeto uma das partes interessadas mais importantes. Conhecimentos necessários ao gerente de projeto Conjunto básico de conhecimentos imprescindíveis para que uma pessoa possa desempenhar as funções de gerente de projeto: 1 MAXIMIANO (2010) Cap. 1 pág. 21, YOUNG (2011) Cap.6 e VALLE (2010) Cap.6.

2 Conhecimento de técnicas de gerenciamento de projetos conhecimento específico da área de gerenciamento de projetos (se sobrepõe a qualquer outra área de conhecimento); Conhecimento de normas e regulamentos da área de aplicação segmento de mercado foco do projeto (setor automotivo, financeiro etc.). deve ter conhecimento da área onde estará gerenciando o projeto. Entendimento do ambiente do projeto contexto geral onde o projeto será planejado e implementado (social, econômico e ambiental). Têm impactos intencionais e não-intencionais positivos e negativos; Conhecimento e habilidades de gerenciamento em geral inclui planejamento, organização, formação de pessoal, execução e controle de operações de uma empresa existente. Contextos a serem considerados no planejamento de um projeto: Ambiente cultural e social como o projeto afeta e é afetado pelas pessoas aspectos econômicos, demográficos, éticos, religiosos, étnicos, educacionais e outros considerados relevantes no contexto do projeto; Ambiente internacional e político familiarização da equipe leis internacionais, nacionais, religiosas e locais e do atual contexto político e religioso da localidade de execução do projeto; Ambiente físico - Habilidades de gerenciamento em geral: Contabilidade e gerenciamento financeiro Compras e aquisições; Vendas e marketing; Contratos e legislação comercial; Fabricação e distribuição; Logística e cadeia de abastecimento; Planejamentos estratégico, tático e operacional; Estruturas organizacionais, comportamento organizacional, administração de pessoal; Práticas de saúde e segurança; Tecnologias da Informação. Habilidades interpessoais: Liderança; Comunicação; Influência sobre a organização; Motivação; Negociação e gerenciamento de conflitos; Resolução de problemas.

3 Estilos de liderança Os estilos de liderança podem influenciar no grau de responsabilidade da parte interessada de acordo com seu papel no projeto. O quadro 1 mostra quatro estilos diferentes de liderança que combinam as duas responsabilidades fundamentais relacionadas ao comportamento dos líderes: liderança de pessoas e o desempenho de tarefas. Quadro 1 Estilos diferentes de liderança. (fonte: VALLE, 2010, quadro 6). Nível de responsabilidade dos intervenientes (stakeholders ou partes interessadas) Na composição da equipe de um projeto, os intervenientes possuem diversos níveis de responsabilidade. Estes níveis podem ser alterados no decorrer do projeto. Variações no nível de autoridade e responsabilidade vão deste contribuições eventuais em estudos até o patrocínio total do projeto.

4 Figura 1 Níveis de Responsabilidade das partes interessadas (stakeholdes). Fonte: VALLE (2011) Figura 32. O relacionamento entre as partes interessadas deve ser uma preocupação constante do gerente do projeto, pois elas podem ter influências positivas ou negativas no projeto e isso vai depender da sua habilidade em lidar com elas. Gerenciamento dos intervenientes (stakeholders ou partes interessadas) Processo importante na estratégia do gerenciamento de projetos, pode ser dividido em duas fases: identificação e análise. - Identificação dos intervenientes (stakeholders ou partes interessadas) O quadro 2 mostra uma das formas de se realizar essa tarefa através de categorias de atuação dos intervenientes, as designações (responsabilidades) e os intervenientes envolvidos em cada uma das categorias. A lista de intervenientes, criada nas fases iniciais do projeto, deve ser revisada regularmente, pois novos intervenientes podem surgir mais tarde. A importância relativa dos intervenientes também pode variar ao longo do projeto.

5 Quadro 2 Como identificar os intervenientes (stakeholders ou partes interessadas). Fonte: VALLE (2010), quadro 7. Outra forma de identificar os intervenientes é relacionando todos os departamentos da empresa que pareçam ter alguma influncia ou interesse em seu projeto e depois identificar as pessoas (em especial gerentes que controlam recursos humanos) em cada departamento.

6 Alguns dos pontos a serem relacionados são: Departamento financeiro; Departamento de vendas e marketing; Departamento de desenvolvimento; Departamento de planejamento estratégico; Departamento de produção; Consultores; Empresas terceirizadas; Fornecedores; Terceirizados da cadeia de abastecimento; Outras divisões ou locais; Corpos estatutários; Departamentos do governo; O público. - Análise dos intervenientes (stakeholders ou partes interessadas) O segundo passo pode ser realizado através das ações abaixo: Comprometimento necessário necessidades de ações, crença ou buy-in, entendimento e conscientização; Suporte do interveniente (stakeholder ou parte interessada) contrato (apoiador ou opositor) e confiança (confiante ou não); Prioridades do interveniente (stakeholder ou parte interessada) foco em custo, prazo, qualidade do produto, interesses no projeto e critérios de sucesso; Previsão de comportamento volatilidade, reação a eventos futuros, impacto potencial do comportamento futuro; Poder do interveniente (stakeholder ou parte interessada) posicional ou pessoal, forças, fraquezas e alianças, impacto nos objetivos do projeto; Influência do interveniente (stakeholder ou parte interessada) tomador de decisão, facilitadores (gatekeepers), formadores de opiniao. Outra forma de análise é a descrita por YOUNG (2011), cap.6, pag. 80: - pensar sobre as pessoas que (com a equipe): Você precisa ter a seu lado durante o projeto; Serão afetadas de alguma maneira pelo projeto em alguma de suas etapas; Ficarão somente observando o que você estiver fazendo no projeto. - perguntas a serem respondidas: 1. Quem é o cliente primário, o cliente secundário e o patrocinador?

7 2. Quem decidiu que esse programa/projeto deveria seguir em frente? 3. Que organizações, divisões e funções têm algum interesse no projeto? 4. Que locais estarão envolvidos? 5. Quem, em cada local, tem probabilidade de ser um interessado? 6. É possível que alguma outra organização seja envolvida? 7. Quem de fora da empresa pode ter algum interesse? 8. Quem tem probabilidade de influenciar diretamente o trabalho desse programa/projeto? 9. Quem tem probabilidade de influenciar indiretamente o trabalho desse programa/projeto? 10. Quem tem probabilidade de ser diretamente afetado pelo trabalho e/ou resultados desse programa/projeto? 11. Quem tem probabilidade de ser indiretamente afetado pelo trabalho e/ou resultados desse programa/projeto? 12. Quem são provavelmente os observadores que poderiam escolher influenciar esse programa/projeto? Interessados mais importantes - O patrocinador do projeto Pessoa em nome da organização, que dá ao gerente de projeto a responsabilidade pela sua realização. Responsabilidades essenciais de um patrocinador: Responder rapidamente aos problemas que requerem decisões de nível superior; Sustentar uma prioridade claramente definida para o projeto dentro da organização; Manter a orientação do projeto evitar aumentos sutis de abrangência do projeto ( defasagem de abrangência ); Assegurar que o projeto permaneça focado nas necessidades estratégicas da organização; Manter um relacionamento de trabalho com o cliente; Influenciar seus pares no sentido de oferecer oportunamente recursos humanos e serviços de vários setores diferentes para o projeto; Demonstrar preocupação pelo sucesso por meio de uma liderança perceptível; Influenciar outros interessados na aprovação e encerramento das fases do projeto. - O cliente Identificar claramente quem realmente é seu cliente e quem é seu principal contato. Muitos projetos têm vários clientes, fora e dentro da organização.

8 Diferentes clientes possuem diferentes percepções do que querem com o projeto. Perguntas decisivas para identificar as expectativas dos clientes: Quem é seu cliente primário? Se tiver mais do que um, quem são eles? Quem são os principais contatos de cada cliente? Quais são os detalhes de contato de cada cliente ( , telefone etc.)? Quem pode ser designado com a função de representante dos clientes? Matriz de interesses dos intervenientes (stakeholders ou partes interessadas). Mapeia o grau de influência e de interesse de cada um no projeto. Sustentará o plano de abordagem para cada pessoa ou entidade relacionada ao projeto como mostra de forma esquemática a figura 2. Figura 2 Matriz de interesse dos intervenientes (stakeholders ou partes interessadas). Fonte: VALLE (2010) figura 33. Passos para o desenvolvimento da matriz: 1. Listar os intervenientes do projeto. 2. Identificar os critérios para expectativas e influências. 3. Dar peso a cada critério. 4. Atribuir percentual para cada conjunto de pesos (expectativas e influência).

9 5. Atribuir nota (de 1 a 3) para cada intersecção de parte interessada e critério de expectativa e influência. 6. Multiplicar a nota pelo peso e gerar somatório com valor final abaixo da coluna com percentual de expectativa e influência. 7. Calcular a média ponderada com os somatórios de expectativa e influência atualizando a coluna resultado. 8. Listar as expectativas e ações estratégicas para cada interveniente. Outro exemplo de Matriz de Interesse dos Intervenientes é a proposta por YOUNG (2011), que pode ser visualizada na figura 3. Figura 3 Matriz de Influência dos Interessados. Fonte: YOUNG (2011), ilustração 6.1. Nessa outra forma de criar a Matriz de Influência dos Interessados, são considerados quatro tipos de interessados, como seque: Tomador de decisão aquele que oferece recursos humanos ou resolve problemas; Influenciador direto aquele que contribui diretamente para o trabalho do projeto ou é influenciado pelas atividades do projeto; Influenciador indireto aquele com pouca ou nenhuma contribuição a dar, mas que pode ajudar a definir algumas ações para assegurar o sucesso; Observador aquele que aparentemente não é influenciado pelo projeto, mas pode decidir tentar influenciar suas atividades. Perguntas a serem feitas sobre cada um dos interessados: 1. Você precisa dele para oferecer recursos humanos? 2. Ele é afetado diretamente pelo trabalho?

10 3. Ele é afetado indiretamente pelo trabalho? 4. Ele não é afetado, mas ainda assim tem o poder de afetar o trabalho caso decida fazê-lo? Conclusão: a realização dos projetos depende de pessoas com diferentes tipos de perfis, e naturalmente conflitos poderão ocorrer entre os membros, como se pode visualizar na matriz de interesses. Conflitos Responsabilidades do gerente de projeto com relação a eventuais conflitos: não deixar que eles impactem o desempenho do projeto, transformar esses conflitos em força impulsora, identificar esses conflitos na fase inicial do empreendimento e traçar estratégias para tratamento deles. Exemplo de Plano Sumário para Resolução de Conflitos: 1. Reconhecer o conflito. 2. Estabelecer e acordar regras do processo. 3. Estabelecer e acordar metas básicas compartilhadas. 4. Separar os problemas das pessoas. 5. Juntar e compartilhar as informações coletadas sobre o conflito. 6. Explorar soluções, listando o máximo de alternativas possíveis. 7. Avaliar as soluções, procurando uma solução onde todos sejam beneficiados. 8. Selecionar a melhor solução. 9. Compartilhar a solução com os demais constituintes do projeto. 10. Registrar as informações pertinentes: questões em disputa (issues), data e local das reuniões; participantes e resultados das reuniões. Abrangência da atuação do gerente de projeto É atribuição do gerente de projeto gerenciar a atuação dos intervenientes, pois são eles que: requisitam, planejam, controlam, executam, realizam as entregas, avaliam e homologam as entregas. Cabe a ele fazer a integração e manter a harmonia entre todos os constituintes envolvidos no projeto sempre com foco nos objetivos e com o desempenho efetivo (eficiente e eficaz). O gerente de projeto utiliza 90% do seu tempo em comunicação com a equipe, clientes, fornecedores e parceiros. Deve gostar de trabalhar em equipe. Equipe de projeto Um dos mais importantes elementos de sucesso de um projeto é a montagem da equipe de apoio. Algumas delas são:

11 Criatividade na solução de problemas enfoque multidisciplinar; Especialização e divisão do trabalho promove economias de escala e aprendizado, minimiza os custos; Comprometimento da equipe com o sucesso do projeto implica em sucesso pessoal para cada membro da equipe. Fases para a composição da equipe do projeto 1. Formação os membros da equipe podem não ter papéis claros e possivelmente não se conhecem bem ou não se conhecem. Nesse estágio o líder deve exercer sua autoridade formas para orientar a equipe. 2. Conflito os membros da equipe podem desafiar a autoridade do líder existência do grupo tende a limitar a sua expressão individual. Comuns nessa fase são as lutas de poder, determinando as relações e hierarquia final do grupo; 3. Normas as regras de conduta ou normas determinam papéis e responsabilidades, criando um sentimento de trabalho de grupo e coesão; 4. Desempenho o grupo se transforma em equipe, onde cada um dos membros se dedica a uma tarefa específica, buscando alcançar os objetivos do projeto; 5. Encerramento quando o projeto é encerrado, causando a dissolução do grupo. O líder faz nessa fase um balanço da experiência, debate as lições aprendidas, aprende com os erros e se prepara para o próximo projeto.

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 02/08/2018 Thiago

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS

GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS GESTÃO DE PESSOAS E PROJETOS Stakeholders Definições, análise, necessidades e expectativas Ref. Gray e Larson, Cap. 10 - Liderança Prof. Luciel H. de Oliveira Gerenciamento dos stakeholders Interessados

Leia mais

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

GERENCIAMENTO DE PROJETOS GERENCIAMENTO DE PROJETOS O que é um projeto? PROJETO é o oposto de ROTINA Projeto é um empreendimento temporário conduzido para criar um produto ou serviço único. Projeto é um processo único, consistente

Leia mais

Processos do Projeto 1

Processos do Projeto 1 Processos do Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Processo de administrar um projeto. Diferença entre a administração de um projeto e os níveis da administração de projetos. Critérios para selecionar um

Leia mais

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS

FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Gerencia Industrial FUNDAMENTOS DE GERÊNCIA DE PROJETOS Existem cinco grupos de processos do gerenciamento de projetos: Início Planejamento Execução Monitoramento e Controle Encerramento 11/09/2017 Thiago

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos Gerenciamento das Partes Interessadas Prof. Robson Almeida Partes Interessadas Inclui os processos exigidos para identificar, analisar expectativas e gerenciar estratégias de

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Agosto de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Continuação do Domínio de Processos PO (PO4, PO5

Leia mais

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos;

Início, identificar uma necessidade ou oportunidade, o problema e sua solução, e a estimativa inicial dos custos e prazos; O projeto Os projetos estão sempre vinculados às organizações, são de caráter transitório e seu objetivo é satisfazer ou exceder as expectativas dos mercados ou das partes interessadas (stakeholders).

Leia mais

A estrutura do gerenciamento de projetos

A estrutura do gerenciamento de projetos A estrutura do gerenciamento de projetos Ciclo de vida e organização do projeto 1 Ciclo de Vida do Projeto Fases do Projeto são divisões de um projeto onde controle adicional é necessário para gerenciar

Leia mais

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento das Partes Interessadas (PMBoK 5ª ed.) Este é o capítulo 13 do PMBoK e é uma área muito importante para o PMI, pois antes de levar em consideração o cumprimento dos prazos, orçamento e qualidade,

Leia mais

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Aula 3 Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Objetivo Estudar habilidades necessárias ao gerente de projeto Discutir a montagem de equipes para administração e desenvolvimentos de projetos Conteúdo:

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

A Concepção de um Projeto 1

A Concepção de um Projeto 1 A Concepção de um Projeto 1 Iniciativas Lista de sistemas, processos, serviços e produtos que precisam ser aprimorados, modificados ou introduzidos, para tornar a empresa mais segura ou fazê-la crescer.

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Administração de Projetos

Administração de Projetos Administração de Projetos gerenciamento da integração Prof. Robson Almeida Antes, uma breve revisão Processos de Iniciação Iniciação Iniciação Escopo do Projeto Planejamento Iniciação Processos de Planejamento

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 02

Evandro Deliberal     Aula 02 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 02 Agenda O que é o PMI e o PMBOK, As responsabilidades, atribuições e habilidades

Leia mais

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1

Gestão de Projetos. Introdução. Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão de Projetos Introdução Prof. Dr. Braz Bello Junior Aula 1 Gestão Estratégica de Informação 2 Conceitos básicos Projeto é um esforço temporário, com início e término definidos, empreendido para criar

Leia mais

(esforço). Competência entendida segundo três eixos:

(esforço). Competência entendida segundo três eixos: em Gestão de Projetos Prof. Roberto Paixão Introdução Competência = com (conjunto) + petere (esforço). Competência entendida segundo três eixos: Características da pessoa; Formação educacional; Experiência

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte

Módulo Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Módulo 3 4. Contexto da organização 5. Liderança 6. Planejamento do sistema de gestão da qualidade 7. Suporte Sistemas de gestão da qualidade Requisitos 4 Contexto da organização 4.1 Entendendo a organização

Leia mais

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS

Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS Disciplina: Processos Organizacionais Líder da Disciplina: Rosely Gaeta NOTA DE AULA 05 FERRAMENTAS E MÉTODOS PARA A RACIONALIZAÇÃO DOS PROCESSOS 4 Técnicas de Apoio à Melhoria de processo: As Sete Ferramentas

Leia mais

CHECK-LIST ISO 14001:

CHECK-LIST ISO 14001: Data da Auditoria: Nome da empresa Auditada: Auditores: Auditados: Como usar este documento: Não é obrigatório o uso de um check-list para o Sistema de Gestão. O Check-list é um guia que pode ser usado

Leia mais

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras Núcleo de Pós Graduação Pitágoras MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Negócios Disciplina: Gestão Estratégica da Informação, do Conhecimento e Gerenciamento da Comunicação Aula - Gerenciamento da Comunicação

Leia mais

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS

INTRODUÇÃO PMBOK GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS GESTÃO DE PROJETOS 10/03/2015 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL INTRODUÇÃO 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 02 CONCEITOS PROJETO ESFORÇO TEMPORÁRIO COM A FINALIDADE DE CRIAR UM PRODUTO/ SERVIÇO ÚNICO!

Leia mais

Gerência de Projetos Introdução

Gerência de Projetos Introdução Gerência de Projetos Introdução sergio.angelim@cesar.org.br O que é um projeto? É um meio utilizado para organizar e implementar um planejamento estratégico e que é: Executado por pessoas; Limitado por

Leia mais

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu

GESTÃO DE PROJETO. PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto. Profª Andrea Padovan Jubileu GESTÃO DE PROJETO PMO Influências das estruturas organizacionais Ciclo de Vida do Projeto Profª Andrea Padovan Jubileu PMO (Project Management Office) Escritório para gerenciamento de projetos ou escritório

Leia mais

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza

Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK. Starch Souza Gerenciamento de Projetos com base no PMBOK Starch Souza starch.souza@gmail.com Objetivos da disciplina Apresentar as boas práticas de gerenciamento de projetos segundo o PMBOK slide 2 Programa da disciplina

Leia mais

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1

Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 Paulo Roberto Chiarolanza Vilela 1 AULA 04 TERMO DE ABERTURA DE PROJETO 2 Introdução Desenvolvimento do Termo de abertura Especificação do trabalho do projeto e Business Case Contrato e Ciclo de Vida do

Leia mais

Gestão da Tecnologia da Informação

Gestão da Tecnologia da Informação TLCne-051027-P0 Gestão da Tecnologia da Informação Disciplina: Governança de TI São Paulo, Setembro de 2012 0 Sumário TLCne-051027-P1 Conteúdo desta Aula Conclusão do Domínio de Processos PO (PO7 e PO8)

Leia mais

NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013

NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013 NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013 PLANEAMENTO ESTRATÉGICO Façá-lo na dependência de Deus Leitura: Isaias 30: 1-5 Versiculo chave: Vs 1 O Senhor declara: Ai de vós, filhos rebeldes, que fazeis projectos

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos MBA em EXCELÊNCIA EM GESTÃO DE PROJETOS E PROCESSOS ORGANIZACIONAIS Gerenciamento de s Planejamento e Gestão de s Prof. Msc. Maria C Lage Prof. Gerenciamento de Integração Agenda Gerenciamento da Integração

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br APRESENTAÇÃO DO PROFESSOR Nome: André Luís Belini

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: GESTÃO DE PROJETOS Aula N : 11 Tema: Gerenciamento

Leia mais

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini

Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR. Prof. Esp. André Luís Belini Planejamento e Controle de Projetos 5 TADS FSR Prof. Esp. André Luís Belini Seja a mudança que você quer ver no mundo Mahatma Ghandi 2 Principais variáveis de um projeto 3 Características e benefícios

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL AULA 13 AUDITORIA DE SISTEMAS Conceitos sobre auditorias Requisito da norma ISO 14.001: Auditoria interna: A organização deve assegurar que as auditorias internas do sistema

Leia mais

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação

Apresentação. Conteúdo. Conteúdo. Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Apresentação Conteúdo Revisão Conceitos Didática utilizada Papel da Integração Processo de iniciação Conteúdo Contexto do termo de abertura do projeto Processo do termo de abertura do projeto Contexto

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA

EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA EMPREENDEDORISMO E LIDERANÇA O que é empreender? Empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforços

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS

QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS QUESTIONÁRIO PARA PROVA DE GESTÃO DE PROJETOS 1. Quais são os níveis de escritórios no Projeto? As responsabilidades de um PMO, podem variar desde fornecer funções de suporte ao gerenciamento de projetos

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching

Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Personal & Executive Coaching e Leader Coaching Coaching é uma palavra vinda do Inglês que significa: "treinar ou ensinar algo a alguém". O Objetivo do Coaching é desenvolver no indivíduo as habilidades

Leia mais

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Marcelo Teixeira dos Santos

Gerenciamento de Projetos. Prof. Dr. Marcelo Teixeira dos Santos Gerenciamento de Projetos Prof. Dr. Marcelo Teixeira dos Santos Aula 5: EXECUTANDO O PROJETO Gerenciamento da Integração Gerenciamento da Qualidade Gerenciamento de Recursos Humanos Gerenciamento da Comunicação

Leia mais

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.

Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Projetos Visão Geral Esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Expressões usadas para definir projetos: Empreendimento único, não repetitivo; Sequência clara

Leia mais

Revisão da ISO 14001:2015. Fernanda Spinassi

Revisão da ISO 14001:2015. Fernanda Spinassi Revisão da ISO 14001:2015 Fernanda Spinassi Requisito 4 Contexto da Organização Está mais claramente definida a obrigação de monitorar e analisar criticamente as questões externas e internas da organização

Leia mais

Ementa 12/11/2009. Gerencia de projetos

Ementa 12/11/2009. Gerencia de projetos Gerência de Projetos II Recursos Humanos Prof. Rodrigo Rocha prof.rodrigorocha@yahoo.com http://www.bolinhabolinha.com Gerencia de projetos Histórico e fundamentos Metodologias Gerenciamento da Integração

Leia mais

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento da Integração de Projetos. Parte 03. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento da Integração de Projetos Parte 03 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e Gerenciamento

Leia mais

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Engenharia de Software e Gerência de Projetos Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Cronograma das Aulas. Hoje você está na aula Semana

Leia mais

Gestão da Imagem e Reputação Aula 1

Gestão da Imagem e Reputação Aula 1 Gestão da Imagem e Reputação Aula 1 Isabela Pimentel Aula 1: Mapeamento de Públicos de Interesse para o Planejamento Aula 2: Assessoria e Relacionamento com influenciadores Programação Aula 3: Imagem e

Leia mais

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco.

Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto. Introdução. Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. Capítulo 5 Gerenciamento do Escopo do projeto 1 Introdução Antes de iniciarmos vamos pensar um pouco. 2 Introdução 3 Introdução 4 Introdução 5 Introdução O projeto se inicia com a definição de quais objetivos

Leia mais

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1

Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Roteiro Prático para Administração de um Projeto 1 Objetivos da aula de hoje Saber planejar as etapas para administrar um projeto. Saber administrar as etapas de um projeto. Administrar um Projeto Administrar

Leia mais

Gerência de Projetos Prof. Persival Lopes -Aula 4-

Gerência de Projetos Prof. Persival Lopes -Aula 4- Gerência de Projetos Prof. Persival Lopes -Aula 4-16/03/2019 1 Organização do Projeto (Áreas de especialização Entendimento do ambiente do projeto) Influências organizacionais Os projetos fazem parte de

Leia mais

Política de Porta-Vozes. Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A

Política de Porta-Vozes. Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A Política de Porta-Vozes Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A Junho / 2018 1 Índice 1. INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

3. LIDERANÇA ANALISE E REFLEXÃO DO CRITÉRIO DE EXCELÊNCIA

3. LIDERANÇA ANALISE E REFLEXÃO DO CRITÉRIO DE EXCELÊNCIA 3. LIDERANÇA ANALISE E REFLEXÃO DO CRITÉRIO DE EXCELÊNCIA Esse Critério aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e controle externo sobre sua direção; ao engajamento,

Leia mais

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK

GESTÃO DE PROJETOS. Guia PMBOK Guia PMBOK - O guia PMBOK nada mais é que um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da

Leia mais

Gerenciamento de Recursos Humanos de Projetos. Parte 08. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza

Gerenciamento de Recursos Humanos de Projetos. Parte 08. Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301. Docente: Petrônio Noronha de Souza Gerenciamento de Recursos Humanos de Projetos Parte 08 Gerenciamento de Projetos Espaciais CSE-301 Docente: Petrônio Noronha de Souza Curso: Engenharia e Tecnologia Espaciais Concentração: Engenharia e

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU COORDENADORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1. Identificação do Curso a. Nome do Curso: Gestão de projetos b. Área: Engenharia e Tecnologia c. Linha de Pesquisa Relacionada: Ciências e Tecnologia aplicadas

Leia mais

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1

GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 GERÊNCIA DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES GSI 2016/1 Revisão O que é um sistema de informações? O que é um requisito? Qual é o papel do analista de requisitos em um sistema

Leia mais

07/03 Conceitos, definições e método de GP

07/03 Conceitos, definições e método de GP 07/03 Conceitos, definições e método de GP Definições projetos e atividades de rotina Planejamento estratégico e GP Definições - Stakeholders, sponsors, gerentes projeto Perfil do Gerenciador de projetos

Leia mais

GPS - Gestão de projeto de software. Professor Emiliano S. Monteiro

GPS - Gestão de projeto de software. Professor Emiliano S. Monteiro GPS - Gestão de projeto de software Professor Emiliano S. Monteiro Gerenciamento de Mudança Nível operacional Itil cobit Togaf RFC Request for change Gerenciamento de Mudança System Center: Microsoft Configurarion

Leia mais

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS

AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS AULA 2 GERENCIAMENTO DE PROJETOS Gestão de Projetos O que é um Projeto? O que é Gerência de Projeto? O que é um Projeto? Um empreendimento único e não-repetitivo, de duração determinada, formalmente organizado

Leia mais

Marketing de Negociação. Empreendedorismo II. Empreendedorismo II. Unidade II: LIDERANÇA.

Marketing de Negociação. Empreendedorismo II. Empreendedorismo II. Unidade II: LIDERANÇA. Marketing de Negociação Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Administração Habilitação em Marketing 7a. fase - semestre 2009/2 Prof. Adm. Marco Antonio Murara,Esp. Unidade II: LIDERANÇA. A fonte

Leia mais

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO.

empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. empreendedorismo UNIDADE iii- PROCESSO EMPREENDEDOR; AMBIENTES E CARACTERÍSTICAS DE NEGÓCIO. PROCESSO EMPREENDEDOR SE DESENVOLVE AO LONGO DO TEMPO E SE MOVE POR MEIO DE FASES DISTINTAS, MAS INTIMAMENTE

Leia mais

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima

Gerência de Projetos e Qualidade de Software. Prof. Walter Gima Gerência de Projetos e Qualidade de Software Prof. Walter Gima 1 OBJETIVOS O que é Qualidade Entender o ciclo PDCA Apresentar técnicas para garantir a qualidade de software Apresentar ferramentas para

Leia mais

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar

NAGEH Pessoas. Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015. Compromisso com a Qualidade Hospitalar Eixo: Capacitação e Desenvolvimento de Pessoal 28/09/2015 Agenda: 28/09/2015 8:30 as 9:00 h Recepção dos participantes 9:00 as 11:00 h Eixo: Capacitação e Desenvolvimento 11:00 as 11:30 h Análise de Indicadores

Leia mais

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F.

CICLO PDCA CICLO PDCA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DE Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO PLANEJAMENTO PROCESSO DE

Leia mais

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra!

Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Qual o nível de maturidade da Gestão de Configuração e Eliminação de Problemas na sua TI? Descubra nesta palestra! Valtomir Santos (Kid) Kid@hdibrasil.com.br Infraestrutura Negócio Gestão de Eventos Gestão

Leia mais

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa

Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar... Guimarães Rosa Clima organizacional Cada criatura é um rascunho,a ser retocado sem cessar..." Guimarães Rosa Conceitos básicos Clima Organizacional é o potencial de energia disponível para alavancar resultados. Perfil

Leia mais

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira

Administração de Recursos Humanos. Profa. Sandra Sequeira Administração de Recursos Humanos Profa. Sandra Sequeira Apresentação do Curso Ementa Objetivos Gerais Objetivos Específicos Agenda da Aula: Curiosidades ARH conceitos ARH histórico (ARH) Administração

Leia mais

Criação do Conhecimento como processo Sintetizador

Criação do Conhecimento como processo Sintetizador Criação do Conhecimento como processo Sintetizador Criação do Conhecimento como Processo Sintetizador Coleta de informações publicadas e não publicadas Coleta de informações externas Coleta de informações

Leia mais

Participação social e efetividade de organizações públicas: qual o verdadeiro papel dos stakeholders?

Participação social e efetividade de organizações públicas: qual o verdadeiro papel dos stakeholders? UFRN Participação social e efetividade de organizações públicas: qual o verdadeiro papel dos stakeholders? Universidade de Brasília www.ppga.unb.br Prof. Ricardo Corrêa Gomes rgomes@unb.br Motivação da

Leia mais

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO

1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO DIREÇÃO 1⁰ ANO - ADMINISTRAÇÃO INTRODUÇAÃ O AÀ ADMINISTRAÇAÃ O 3ª Função do processo administrativo DIREÇÃO 18 DE SETEMBRO DE 2018 Prof. Carlos Ronaldo Mafuci 3ª Funça o do Processo administrativo- Direção Os

Leia mais

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS

OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS OBTENDO RESULTADOS NO GERENCIAMENTO DE PROJETOS Delmer Aguiar Cesário, MBA, PMP Gerente de Engenharia / Produto & Processos COMAU LATAM Conceito de Engenharia Conceito de Gestão Gestão: É uma área do conhecimento

Leia mais

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders).

Gestão de Projetos. Requisito é a tradução das necessidades e expectativas dos clientes e das demais partes interessadas (stakeholders). Gestão de Projetos Tomar decisões e realizar ações de planejamento, execução e controle do ciclo de vida do projeto. Combinação de pessoas, técnicas e sistemas necessários à administração dos recursos

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL

LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL 1 LIDERANÇA EM ENFERMAGEM E GERÊNCIA DO CUIDADO EM UTI NEONATAL Drª. Zenith Rosa Silvino e Drª. Bárbara Pompeu Christovam Curso: II Curso de Assistência de Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal

Leia mais

Evandro Deliberal Aula 01

Evandro Deliberal     Aula 01 Evandro Deliberal evandro@deljoe.com.br https://www.linkedin.com/in/evandrodeliberal http://www.deljoe.com.br/professor Aula 01 Agenda Definição de projeto. Gerenciamento de Projetos Ciclo de Vida de um

Leia mais

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão

SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO. Missão SÍNTESE PROJETO PEDAGÓGICO Curso Superior de Tecnologia em Logística Campus: Nova Iguaçu Missão O Curso Superior de Tecnologia em Logística da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação de gestores

Leia mais

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas

OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DA QUALIDADE: Benefícios e Aplicações Práticas Rev. 00 de Março/2013 1/208 1/ 42 Rodrigo Sousa Atuação: Instrutor de treinamentos Consultor e Auditor em Sistemas de Gestão da Qualidade

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA DEPARTAMENTO DE CONSTRUC A O CIVIL GERENCIAMENTO DE PROJETOS SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL GESTÃO DA INTEGRAÇÃO DE PROJETOS Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2 Integração Processos necessários para assegurar

Leia mais

TERMO DE ABERTURA PROJETO PONTOCOB

TERMO DE ABERTURA PROJETO PONTOCOB TERMO DE ABERTURA PROJETO PONTOCOB Finalidade: Aplicabilidade: Controle do Documento: Esse documento contempla o Planejamento do Escopo do projeto PontoCob. Este documento é aplicável a todos os integrantes

Leia mais

Simulado "1.Introdução"

Simulado 1.Introdução Pá gina 1 de 7 Simulado "1.Introdução" Simulado do PMI por Antônio Augusto 17 de March de 2012 Pá gina 2 de 7 Disciplinas e temas deste simulado 01 - Introdução ao gerenciamento de projetos (3 questões)

Leia mais

Ciclo de vida do projeto x do

Ciclo de vida do projeto x do Gestão de Projeto Material Preparado pelo Prof. William Chaves de Souza Carvalho Ciclo de vida do projeto x do produto Ciclo de vida do produto Plano de Negócio Projeto Operações Retirada Ciclo de vida

Leia mais

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO

FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS DA QUALIDADE ISO 19011:2012 PROF. NELSON CANABARRO PRINCÍPIOS ISO 9001:2015 1. Foco no cliente 2. Liderança 3. Engajamento das pessoas 4. Abordagem de processo 5. Melhoria

Leia mais

QUADRO DE DISCIPLINAS

QUADRO DE DISCIPLINAS QUADRO DE DISCIPLINAS Disciplinas 1 Horas- Aula 2 1. Fundamentos do Gerenciamento de Projetos 24 2. Gerenciamento do Escopo em Projetos 24 3. Gerenciamento da Qualidade em Projetos 12 4. Gerenciamento

Leia mais

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria

2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria 2. Gerenciamento do Serviço de Auditoria Introdução 2.1. Todo o serviço de auditoria deve ser adequadamente planejado, supervisionado e gerenciado para assegurar que o serviço seja eficaz, eficiente e

Leia mais

Ementas. Certificate in Business Administration CBA

Ementas. Certificate in Business Administration CBA Ementas Certificate in Business Administration CBA Agosto 2012 Módulo Fundamental Administração Financeira EMENTA: Disciplina desenvolve a capacidade de contribuição para as decisões gerenciais aplicando

Leia mais

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de

As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de As Estratégias de Competição consistem nas intenções de uma empresa, divisão ou unidade estratégica de negócios (UEN) para competir nos domínios de seus produtos ou serviços. A Intenção Estratégica consiste

Leia mais

Gerenciamento de Projetos

Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Prof. Marcelo Musci AULA 2 Mar/2017 Faculdade Machado de Assis Fracasso e Sucesso em Projetos Fracasso e Sucesso em Projetos Causas de Fracasso Metas e objetivos mal estabelecidos

Leia mais

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA

PLANEJAMENTO CICLO PDCA PLANO DO PROJETO 29/03/17 GERENCIAMENTO DE PROJETOS. PROFª MSc. HELOISA F. CAMPOS GESTÃO DE ESCOPO ACT SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PLANEJAMENTO 2 SUBMETIDA E APROVADA A PROPOSTA DO PROJETO GESTÃO DE PROCESSO DE PLANEJAMENTO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti

Leia mais

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42

Norma Permanente. Página 1 de 8. Assunto: Engajamento com Partes Interessadas Código da Norma: NAD-42 Página 1 de 8 Índice Resumo: Estabelece as diretrizes para o engajamento com partes interessadas. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. PARTE INTERESSADA 3.2. ENGAJAMENTO DE PARTES INTERESSADAS

Leia mais

Alessandro Almeida 08/08/ Semestre de 2013 TADS-NC4

Alessandro Almeida   08/08/ Semestre de 2013 TADS-NC4 Alessandro Almeida www.alessandroalmeida.com 08/08/2013 2 Semestre de 2013 TADS-NC4 O que vi nas bancas de TCC? As orientações apresentadas nos próximos slides não representam o critério de avaliação do

Leia mais

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)?

O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O que é o programa Liderança Para a Mudança (LPM)? O Liderança para a Mudança é um programa de aprendizagem activa para o desenvolvimento dos enfermeiros como líderes e gestores efectivos num ambiente

Leia mais