Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: Prof. Me. Livaldo dos Santos"

Transcrição

1 Unidade IV PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. Me. Livaldo dos Santos

2 Objetivos Entender o significado de orçamento. Identificar os princípios de planejamento. Conhecer as etapas de estruturação do orçamento. Conhecimentos em linhas gerais: componentes de preparação do orçamento; etapa operacional e suas consequências. resultados obtidos na etapa financeira.

3 Estudo de orçamentos objetivos Contemplar os métodos, programas e programações: procedimentos da área de finanças; realização e configuração do orçamento empresarial nas organizações. Destacar ao longo da explanação: significado; sua posição dentro da hierarquia das decisões.

4 Estudo de orçamentos objetivos Destacar ao longo da explanação: ferramentas utilizadas; importância dentro da evolução e manutenção da organização. Conhecer passo a passo como é a empresa: o que ela pretende; qual a melhor forma de desempenhar a ação; quais são os resultados advindos dessa ação.

5 Questões iniciais para reflexão Em que consiste o artefato denominado orçamento empresarial? Por que os princípios de planejamento são importantes no andamento do processo? Existiria uma sequência preferencial na estruturação do orçamento? Quais seriam as etapas do orçamento? O que deveria ser feito para compatibilizar as decisões de longo prazo com as de médio e curto prazos?

6 Questões iniciais para reflexão O que ocorre quando o plano estratégico não precede a montagem do orçamento? Como obter informações externas para a montagem das premissas financeiras? O que é necessário para o bom desenvolvimento do pré-planejamento? Como evitar que ele seja um orçamento forçado? Números que se harmonizam com o passado em vez de números que decorrem de ações decididas.

7 Orçamento conceitos e elementos Plano financeiro para implementar a estratégia da empresa para determinado exercício. Significa mais do que uma estimativa. Compromisso dos gestores em termos de metas a serem alcançadas. Conjunto de prioridades e diretrizes: para um ou vários períodos; proporciona condição de avaliação de desempenho da entidade; d áreas internas; seus gestores.

8 Orçamento conceitos e elementos Considerado um dos pilares da administração. Ferramenta essencial: transparência do sistema de negócios da organização (accountability); alcance dos seus resultados. Fundamental por planejar e acompanhar a evolução. Viabiliza a existência da governança corporativa: de maneira estruturada, t negociada e justa.

9 Orçamento Conjunto de planos e políticas: formalmente estabelecidos; expressos em resultados financeiros. Permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa. Viabiliza executar os acompanhamentos necessários para o alcance desses resultados: que possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos. id O orçamento em uma empresa industrial deve ser criado levando-se em consideração etapas previamente definidas.

10 Tipos de orçamentos Orçamento de vendas. Orçamento de produção. Orçamento de matérias-prima. Orçamento de mão de obra direta. Orçamento de custos indiretos de fabricação. Orçamento de custo de produção.

11 Tipos de orçamentos Orçamento de despesas gerais, administrativas e de vendas. Orçamento de capital (investimentos). Orçamento de aplicações financeiras e financiamentos. Orçamento de caixa. Orçamento de resultado.

12 Interatividade Considerando o orçamento uma ferramenta operacional importante, pode-se considerar como verdadeiro que orçamento é: I. Conjunto de planos e políticas formalmente estabelecidos. II. Expresso em resultados financeiros. III. Permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa. IV. Viabiliza executar os acompanhamentos necessários para o alcance dos resultados. V. Criado levando-se em consideração etapas previamente definidas... a) Somente II e III estão corretas. b) Somente II e IV estão corretas. c) Somente I, III e V estão corretas. d) Somente I, II e V estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

13 Sistema de orçamento A empresa é um sistema que aumenta os recursos que são investidos. Recursos têm um valor econômico: resultados esperados das atividades exercidas; expressos em valores. Ferramenta de planejamento e controle de resultados econômicos e financeiros. Modelo de mensuração que avalia e demonstra por meio das projeções: os desempenhos econômicos e financeiros da empresa; as unidades que os compõem.

14 Sistema de orçamento Cronograma de planejamento: forma utilizada nas projeções mensais; números que serão realizados dentro do mês; soma do trimestre fechamento do ano base. Ideia futura do que pode ocorrer dentro da organização.

15 Sistema de orçamento

16 Sistema de orçamento

17 Vantagens e limitações Fixação de objetivos e políticas para a empresa. O hábito do exame prévio e minucioso, antes da tomada das decisões importantes. Estimativas sujeitas a erros maiores ou menores. Resultados econômicos e financeiros projetados.

18 Vantagens e limitações Decisões financeiras podem ser tomadas com maior grau de acerto. O plano de resultados não garante o resultado projetado: deve ser monitorado e adaptado às circunstâncias. Aumenta o grau de participação da administração na fixação de objetivos.

19 Vantagens e limitações O custo de implantação e manutenção do sistema não permite sua utilização plena. Os administradores qualificam e datam as atividades sob sua responsabilidade: obriga a tomar decisões mais consistentes. Os atrasos na emissão de dados são prejudiciais.

20 Vantagens e limitações Facilita a delegação de poderes. As dificuldades de implementação de ajustes geram desconfiança em relação aos resultados projetados. Identifica os pontos de eficiência ou ineficiência do desempenho. Melhora a utilização dos recursos: ajuste às atividades prioritárias. Quando existe alta volatilidade das variáveis i econômicas e financeiras, i os resultados projetados sofrem fortes distorções. Os controles gerenciais tornam-se mais objetivos.

21 Modelos de orçamento projetos dinâmicos O orçamento específico é subdividido: idid suborçamentos em forma de quadros explicativos; facilitam os cálculos e a visualização da integração entre eles. Análise das movimentações financeiras: elaboração das demonstrações do fluxo de caixa projetado; demonstração do resultado projetado. balanço patrimonial. A fase do planejamento orçamentário envolve a projeção de cenários econômicos: uma das mais importantes.

22 Projeções de inflatores variações de indicadores econômicos

23 Projeções de inflatores variações de indicadores econômicos

24 Interatividade Analisando o sistema de orçamento, entre as vantagens apresentadas, pode-se citar: I. Fixação de objetivos e políticas para a empresa. II. Estabelecimento de políticas de treinamento. III. O hábito do exame prévio e minucioso antes da tomada das decisões importantes. IV. Estimativas corretas e precisas, para períodos de curto e médio prazos. V. Resultados econômicos e financeiros projetados. a) Somente II e III estão corretas. b) Somente II e IV estão corretas. c) Somente I, III e V estão corretas. d) Somente I, II e V estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

25 Projeção de taxas de juros

26 Critérios gerais Todos os cálculos l devem seguir critérios i únicos: mesmas fórmulas e mesmos dados; mesmo resultado, independentemente de quem o faça. Os seguintes critérios devem ser seguidos: arredondamento de valores critérios de arredondamento; de 0 a 4 (despreza); de 5a9(arredonda para a unidade seguinte); exemplo 128,4 = , 5 ou 128,6 = 129.

27 Alíquota de cálculo de encargos sociais e provisões Com base em dados históricos, elabora-se a tabela para o cálculo de encargos sociais. Serão utilizados no decorrer da montagem da tabela a seguir: estimativas imprescindíveis para apurações dos valores. Contribuição ao INSS sobre os salários da área de produção é calculada com a alíquota de 23%. Contribuição das áreas de administração e de vendas é calculada com a alíquota de 21,5% sobre 40% do salário bruto: 8,6% sobre o salário bruto; a remuneração total é superior ao salário de contribuição do INSS.

28 Alíquota de cálculo de encargos sociais e provisões Devem ser utilizadas alíquotas de contribuições da época da elaboração do orçamento. As alíquotas utilizadas no exemplo desenvolvido têm somente a finalidade didática.

29 Projeção do balanço patrimonial -

30 Projeção do balanço patrimonial

31 Elaboração de quadros orçamentários Com base em cenários econômicos e premissas básicas. Desenvolvimento da fase de projeções e simulações de resultados. São revisados algumas vezes até que o resultado operacional atinja um nível satisfatório. Os cálculos, no modelo de um orçamento, iniciam-se com o orçamento de vendas. São fornecidos dados e informações para preenchimento e cálculo dos quadros: à medida que se tornarem necessários.

32 Projeção de preços unitários de vendas

33 Venda por filial e produtos

34 Interatividade Sobre a elaboração dos quadros orçamentários, pode-se afirmar que: I. Baseiam-se em cenários econômicos. II. Mantém-se as projeções e simulações de resultados. III. Não são revisados devido a custos. IV. O orçamento de vendas inicia os cálculos. V. São fornecidos dados e informações para preenchimento e cálculos. a) Somente I, IV e V estão corretas. b) Somente I e V estão corretas. c) Somente I, II e IV estão corretas. d) Somente II e III estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

35 Venda por filial e produtos

36 Venda por filial e produtos

37 Vendas por filial e produtos em reais

38 Orçamento de produção O t d d Orçamento de vendas: quantidades, valor unitário; impostos previstos em cada unidade de vendas e totais. Orçamento de produção é a continuidade do processo. Determina a quantidade de produtos que devem ser produzidos: em função das vendas planejadas; políticas de estoques de produtos acabados. A prática de estoques é diferente para cada produto. Estoques finais de produtos acabados têm políticas determinadas.

39 Orçamento de produção exemplo de elaboração Produto tradicional : 20% da venda prevista do mês seguinte. Produto moderno : 10% da venda prevista do mês seguinte. Orçamento de vendas do mês de abril é igual ao do mês de março. Estima-se que 5% da quantidade a acabar do produto tradicional não são terminados no mês. O produto moderno não apresenta saldo de produtos em fase de elaboração.

40 Orçamento de produção exemplo de elaboração Fórmula básica da movimentação de estoques é dada pela equação 4.2. Estoque final = estoque inicial + entrada saída. Entradas corresponde à produção em quantidade ou valor. Saídas corresponde a vendas ou consumo. É possível calcular qualquer dos termos: matérias-primas, i produtos em elaboração e produtos acabados.

41 Orçamento de produção exemplo de elaboração

42 Orçamento de produção exemplo de elaboração

43 Orçamento de matérias-primas Determina a quantidade d e o valor de matérias-primas: a consumir, a comprar. Permite o cálculo dos impostos incidentes sobre as compras. As matérias-primas são consumidas em cada produto de acordo com uma proporção.

44 Orçamento de matérias-primas

45 Consumo de matéria-prima por produto

46 Interatividade Considerando aspectos importantes para o entendimento do orçamento de produção, pode-se afirmar que: I. Depende diretamente do orçamento de vendas. II. O orçamento de recursos humanos é a continuidade do processo. III. Determina a quantidade de clientes que procurarão pelos produtos. IV. Considera os estoques da mesma forma que o orçamento de matérias-primas. V. Aponta a necessidade de treinamento dos colaboradores. a) Somente II, IV e V estão corretas. b) Somente I e IV estão corretas. c) Somente II, III e IV estão corretas. d) Somente I, II e V estão corretas. e) Todas as alternativas estão corretas.

47 ATÉ A PRÓXIMA!

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO

DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO DESENVOLVIMENTO DE ORÇAMENTO Orçamento empresarial Orçamento empresarial é representado pelo orçamento geral que, por sua vez, é composto pelos orçamentos específicos. O orçamento geral retrata a estratégia

Leia mais

Sistema de informações gerenciais

Sistema de informações gerenciais Capítulo 15 INSTRUMENTOS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE FINANCEIRO 15.1 Controle e Informações Gerenciais 15.1 Controle e informações gerenciais 15.2 Planejamento de resultados 15.3 orçamentos Administração

Leia mais

Conceito de Orçamento INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO 16/08/2016

Conceito de Orçamento INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO 16/08/2016 Conceito de Orçamento INTRODUÇÃO AO ORÇAMENTO O orçamento compreende um conjunto de ações sistematizadas que têm como objetivo projetar e controlar os resultados financeiros da empresa em um determinado

Leia mais

Capítulo Planejamento Orçamentário DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO. Aspectos preliminares importantes. Planejamento orçamentário

Capítulo Planejamento Orçamentário DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO. Aspectos preliminares importantes. Planejamento orçamentário Capítulo 16 DESENVOLVIMENTO DE UM MODELO DE ORÇAMENTO 16.1 Planejamento Orçamentário 16.1 Planejamento orçamentário 16.2 Elaboração de quadros orçamentários 16.3 Projeções de resultados Administração Financeira:

Leia mais

Quantidade ///////////////////

Quantidade /////////////////// PASSO 01: A fábrica de facas multifunção para cozinha (filés, vegetais e pães) Vergara S/A pretende elaborar o orçamento para o segundo trimestre de 2018. Sendo que, a estimativa de vendas para o segundo

Leia mais

Empresa 4 BETA Balanço Patrimonial em 31/12/X0

Empresa 4 BETA Balanço Patrimonial em 31/12/X0 1. Cenário: 1 A Empresa sec 5fabrica somente o produto. O processo orçamentário começa em outubro, antes do final do período contábil a 31 de Dezembro. Os resultados esperados no ano corrente, a se encerrar

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL (parte 2)

ORÇAMENTO EMPRESARIAL (parte 2) ORÇAMENTO EMPRESARIAL (parte 2) 2) TIPOS DE ORÇAMENTO 2.1) Orçamento de Tendências Uma prática muito comum tem sido utilizar os dados passados para projeções de situações futuras. Tal prática tem dado

Leia mais

Orçamento 29/08/2016. Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Estoque Final. Orçamento de custos indiretos de fabricação

Orçamento 29/08/2016. Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Estoque Final. Orçamento de custos indiretos de fabricação Orçamento Vendas Estoque Final Produção matéria-prima direta mão-de-obra direta custos indiretos de fabricação Custo dos Produtos Vendidos investimentos financiamentos Caixa despesas de vendas e administrativas

Leia mais

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi

Sumário. Prefácio à 11 a edição, xvii. Prefácio à 10 a edição, xix. Prefácio à 9 a edição, xxi Sumário Prefácio à 11 a edição, xvii Prefácio à 10 a edição, xix Prefácio à 9 a edição, xxi Parte I Administração financeira e mercados financeiros, 1 1 introdução à administração financeira, 3 1.1 Administração

Leia mais

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1

Sumário. Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 Sumário Prefácio à 12 a Edição, xvii Parte I Administração Financeira e Mercados Financeiros, 1 1 Introdução à Administração Financeira, 3 1.1 Administração financeira nas empresas, 3 1.1.1 Objetivos das

Leia mais

Orçamento. (continuação) 27/09/2016. Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Estoque Final

Orçamento. (continuação) 27/09/2016. Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Estoque Final Orçamento (continuação) Vendas Estoque Final Produção matéria-prima direta mão-de-obra direta custos indiretos de fabricação Custo dos Produtos Vendidos investimentos financiamentos Caixa despesas de vendas

Leia mais

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho

Aula FN. FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho Finanças para Empreendedores Prof. Pedro de Carvalho FINANÇAS Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br Finanças para Empreendedores Prof. Simulação de um orçamento para o fornecimento de materiais e serviços para uma rede LAN, em uma empresa.

Leia mais

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE I - Planejamento, programação e controle

TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE. UNIDADE I - Planejamento, programação e controle TÉCNICAS DE PLANEJAMENTO E CONTROLE UNIDADE I - Planejamento, programação e controle 1.13. Planejando o projeto O planejamento precede as outras funções clássicas de gerência, como organização, alocação

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL CONCEITOS E APLICAÇÕES PROF. SILVIA FLORES ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ORÇAMENTO EMPRESARIAL CONCEITOS E APLICAÇÕES PROF. SILVIA FLORES ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO EMPRESARIAL CONCEITOS E APLICAÇÕES PROF. SILVIA FLORES ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ORÇAMENTO É um plano administrativo que cobre todas as operações da empresa, para um período de

Leia mais

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA UMA VISÃO DE UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CONTROLE FINANCEIRO RESUMO

GESTÃO ORÇAMENTÁRIA UMA VISÃO DE UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CONTROLE FINANCEIRO RESUMO GESTÃO ORÇAMENTÁRIA UMA VISÃO DE UM INSTRUMENTO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E CONTROLE FINANCEIRO RESUMO No mundo globalizado, sem um sistema gerencial ágil que produza informações confiáveis, uma empresa

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS

SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS SUMÁRIO CAPÍTULO 1 FINANÇAS CORPORATIVAS... 1 1.1 Comportamento financeiro da economia... 1 1.1.1 Produção e lucro... 1 1.1.2 Inter-relação entre os aspectos econômicos e financeiros... 3 1.2 Objetivos

Leia mais

TEMA 3 ETAPAS DA MONTAGEM DO ORÇAMENTO: CONTEÚDOS, CONCEITOS E ASPECTOS RELEVANTES

TEMA 3 ETAPAS DA MONTAGEM DO ORÇAMENTO: CONTEÚDOS, CONCEITOS E ASPECTOS RELEVANTES TEMA 3 ETAPAS DA MONTAGEM DO ORÇAMENTO: CONTEÚDOS, CONCEITOS E ASPECTOS RELEVANTES 1 PLANO FINANCEIRO 2 PRINCÍPIOS GERAIS DE PLANEJAMENTO DIRETRIZES CENÁRIOS PREMISSAS PRÉ-PLANEJAMENTO PLANO DE MARKETING

Leia mais

passos para o planejamento financeiro de uma empresa

passos para o planejamento financeiro de uma empresa 5 passos para o planejamento financeiro de uma empresa 5 passos para o planejamento financeiro de UMA empresa Organizar diretrizes e projeções, minimizar riscos, analisar os resultados e reconhecer oportunidades

Leia mais

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital

Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital Banco Industrial do Brasil S.A. Gerenciamento de Riscos de Capital 2014 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL... 4 4. PLANO DE CAPITAL... 7 2 1. Introdução

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 2017

GESTÃO DE CAPITAL 2017 GESTÃO DE CAPITAL 2017 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO CONTENDO A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL, EM CUMPRIMENTO AO ART. 7, 3º DA RESOLUÇÃO 3.988 DE 30 DE JUNHO DE 2011. Banco ABC Brasil

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O processo de gestão das organizações pode ser dividido em 3 etapas: Planejamento ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Execução Controle Planejamento Planejamento e Controle É uma função

Leia mais

Planejamento e Postura Estratégica

Planejamento e Postura Estratégica Planejamento e Postura Estratégica Gestão de Negócios Fabio Queda Silva Conceito de Planejamento Conceituação de Planejamento Um processo desenvolvido para o alcance de uma situação desejada de maneira

Leia mais

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização

Disciplina: Orçamento Empresarial. Contextualização Disciplina: Orçamento Empresarial Contextualização A complexidade do ambiente onde as empresas atuam requer a adoção de estratégias e ferramentas adequadas para lidar com os constantes desafios e com a

Leia mais

Exercícios das AS- planejamento orçamentário e empresarial

Exercícios das AS- planejamento orçamentário e empresarial Exercícios das AS- planejamento orçamentário e empresarial Unidade I - Planejamento Estratégico Pergunta 1 Assinale a alternativa que melhor descreve o planejamento estratégico: a. Os dados são difíceis

Leia mais

Professor Alexandre Silva de Oliveira, Dr. ADMINISTRAÇÃO DE O ORÇAMENTO E A EMPRESAS

Professor Alexandre Silva de Oliveira, Dr. ADMINISTRAÇÃO DE O ORÇAMENTO E A EMPRESAS O ORÇAMENTO E A ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS Professor Alexandre Silva de Oliveira, Dr. 1 O Orçamento e as Funções da Administração 1.1 Conceito de Administração 1.2 O que é Orçamento? 2 O Orçamento e o Planejamento

Leia mais

Orçamento Empresarial Unidade 02 Conceitos

Orçamento Empresarial Unidade 02 Conceitos ORÇAMENTO EMPRESARIAL Unidade 02 ORÇAMENTO CONCEITOS E OBJETIVOS Controlar, é essencialmente, acompanhar a execução de atividades da maneira mais rápida e simples, e comparar o desempenho efetivo com o

Leia mais

Gestão Econômica. Tópicos. Prof. Carlos Alberto Pereira

Gestão Econômica. Tópicos. Prof. Carlos Alberto Pereira Gestão Econômica Prof. Carlos Alberto Pereira Tópicos Visão Sistêmica da Empresa Eficácia Empresarial e Resultado Econômico Processo de Gestão e Sistemas de Informações Papel da Controladoria Mensuração

Leia mais

ORÇAMENTO DE VENDAS TOTAL = ,00 DADO 1. Demonstrativo 1. Preço de Venda. Unidades. Vendas Totais. Produto

ORÇAMENTO DE VENDAS TOTAL = ,00 DADO 1. Demonstrativo 1. Preço de Venda. Unidades. Vendas Totais. Produto ORÇAMENTO INDUSTRIA TÊXTIL SÃO JOSÉ ORÇAMENTO DE VENDAS Demonstrativo 1 Produto Unidades Preço de Venda Vendas Totais C de Casal 5000 210,00 1050000,00 C de Solteiro 6000 180,00 1080000,00 C de Criança

Leia mais

Orçamento. (continuação) 06/09/2016. Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Estoque Final

Orçamento. (continuação) 06/09/2016. Orçamento de Vendas. Orçamento de Produção. Orçamento de Estoque Final Orçamento (continuação) Vendas Estoque Final Produção matéria-prima direta mão-de-obra direta custos indiretos de fabricação Custo dos Produtos Vendidos investimentos financiamentos Caixa despesas de vendas

Leia mais

Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS

Prof. M.e Livaldo dos Santos. Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Prof. M.e Livaldo dos Santos Unidade II PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS Objetivos Compreender o significado de planejamento operacional. Entender o papel do planejamento operacional

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

Princípios de Finanças

Princípios de Finanças Princípios de Finanças MBA Estácio 08/06/2017 Prof. Lucas S. Macoris PLANO DE AULA Princípios de Finanças Aula 1 Boas vindas e Introdução Aula 5 Contabilidade Gerencial Aula 2 Conceitos de Contabilidade

Leia mais

Gestão Integrada de Custos e Orçamentos Objetivos Gerais: A Gestão Integrada de Custos e Orçamentos permite detetar e eliminar desperdícios e otimiza ações estratégicas para o controle de gastos. Ao adotar

Leia mais

POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A.

POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A. POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A. DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS EM 31 DE DEZEMBRO DE 2010 POLO CAPITAL SECURITIZADORA S.A. Demonstrações Financeiras Em 31 de Dezembro de 2010 Conteúdo Relatório dos Auditores

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 2018

GESTÃO DE CAPITAL 2018 GESTÃO DE CAPITAL 2018 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO CONTENDO A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL, EM CUMPRIMENTO AO ART. 56, 2º DA RESOLUÇÃO 4.557 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2017. Banco ABC

Leia mais

Relatório da Administração QGMI Construção S.A.

Relatório da Administração QGMI Construção S.A. Relatório da Administração QGMI Construção S.A. Senhores Acionistas, Em cumprimento às disposições estatuárias, submetemos a apreciação de V.Sas. o relatório anual da administração e as demonstrações financeiras

Leia mais

Disciplina: GST0195 / ORÇAMENTO EMPRESARIAL

Disciplina: GST0195 / ORÇAMENTO EMPRESARIAL Visualizar Prova Página 1 de 5 000942498599044659699280420149928042014 Nome do(a) Aluno(a): Disciplina: GST0195 / ORÇAMENTO EMPRESARIAL Matrícula: Data: / / 1. Questão (Cód.:231321) de 0,80 A visão orçamentária

Leia mais

Página 25 ATOS OFICIAIS. Atos Oficiais Administrativos publicados simultaneamente, impresso e online:

Página 25 ATOS OFICIAIS. Atos Oficiais Administrativos publicados simultaneamente, impresso e online: Página 25 Barreiras, 01 de julho de 2011 Página 26 Barreiras, 01 de julho de 2011 ANEXO II.C PREFEITURA MUNICIPAL DE BREJOLÂNDIA AVALIAÇÃO DO CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS RELATIVAS AO ANO DE 2010 1 RECEITAS

Leia mais

Roberto César Faria e Silva ORÇAMENTO. Aluno:

Roberto César Faria e Silva ORÇAMENTO. Aluno: Roberto César Faria e Silva ORÇAMENTO Aluno: SUMÁRIO 1. CONCEITOS 3 2. ORÇAMENTO DE VENDAS 8 3. GASTOS 10 4. ORÇAMENTO DE CUSTOS DOS MATERIAIS DIRETOS 11 5. ORÇAMENTO DOS CUSTOS DE MÃO-DE-OBRA DIRETA 16

Leia mais

Mini case #5. Cia Industrial Lemos Machado S. A. Solução

Mini case #5. Cia Industrial Lemos Machado S. A. Solução Mini case #5 Cia Industrial Lemos Machado S. A. Solução Balanço Patrimonial 3º. Quadrimestre 2012 Ativo Circulante Caixa 6.000,00 Títulos negociáveis 4.016,40 Duplicatas a receber 13.000,00 Estoques Matérias

Leia mais

ESCOLA DE NEGÓCIOS E GESTÃO

ESCOLA DE NEGÓCIOS E GESTÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA EMPRESARIAL A decisão de oferecer um curso de Gestão Financeira Empresarial se deve a demanda estimada na região, buscando atender às expectativas de formação profissional. Atualmente,

Leia mais

PROCESSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO

PROCESSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO 3 Planejamento de Caixa PROCESSO DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO O planejamento financeiro é um aspecto importante das operações das empresas porque fornece um mapa para a orientação, a coordenação e o controle

Leia mais

Relatório da Administração Queiroz Galvão Tecnologia em Defesa e Segurança S.A.

Relatório da Administração Queiroz Galvão Tecnologia em Defesa e Segurança S.A. Relatório da Administração Queiroz Galvão Tecnologia em Defesa e Segurança S.A. Senhores Acionistas, Em cumprimento as disposições estatuárias, submetemos a apreciação de V.Sas. o relatório anual da administração

Leia mais

Professora: Mestre Greyce Lara Pereira Disciplina: Orçamento Empresarial 7º Período Turma: Única Data: 13/02/2017 NOTAS DE AULA

Professora: Mestre Greyce Lara Pereira Disciplina: Orçamento Empresarial 7º Período Turma: Única Data: 13/02/2017 NOTAS DE AULA Professora: Mestre Greyce Lara Pereira Disciplina: Orçamento Empresarial 7º Período Turma: Única Data: 13/02/2017 NOTAS DE AULA Temática: Organização do Sistema de Orçamento Referências: PADOVEZE, Clóvis

Leia mais

FECG-SP. Curso de Gestão Financeira E Orçamentária PROF. EDUARDO ANTONIO STANISCI PEDRO

FECG-SP. Curso de Gestão Financeira E Orçamentária PROF. EDUARDO ANTONIO STANISCI PEDRO FECG-SP Curso de Gestão Financeira E Orçamentária 2016 PROF. EDUARDO ANTONIO STANISCI PEDRO SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. CUSTEIO POR ABSORÇÃO 5 3. CUSTEIO VARIÁVEL 4. BIBLIOGRAFIA 7 8 5. SLIDES 9 2 CURSO

Leia mais

Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação

Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração e interpretação da Demonstração dos Fluxos de Caixa de acordo com a nova legislação societária. Entendendo o Fluxo de Caixa Guia prático para elaboração

Leia mais

Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais

Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais Estudos Técnicos/CNM agosto de 2017 Impacto do aumento do salário mínimo nas contas municipais O governo brasileiro apresenta, atualmente, uma política salarial ativa que aumenta o valor real do salário

Leia mais

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Capital

Estrutura de Gerenciamento de Risco de Capital Estrutura de Gerenciamento de Risco de Capital BANCO CARGILL 1/7 O documento à seguir trata da estrutura de risco de capital, bem como seus principais processos e procedimentos. OBJETIVO O objetivo desta

Leia mais

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde

PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde PROAMA Programa de Aceleração da Maturidade de Gestão da Saúde O que Maturidade de Gestão? A maturidade de gestão é a capacidade da instituição (hospital) alcançar resultados com os recursos disponíveis.

Leia mais

27/03/2017 A EMPRESA RISCA S.A. A EMPRESA E SEUS PRODUTOS

27/03/2017 A EMPRESA RISCA S.A. A EMPRESA E SEUS PRODUTOS A EMPRESA RISCA S.A. A EMPRESA E SEUS PRODUTOS 1 PROJETANDO CONSUMO DE MATÉRIAS-PRIMAS NA PRODUÇÃO Nesta quarta fase, o objetivo é o de abastecer a fábrica com as matériasprimas necessárias. Para isso,

Leia mais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais

Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. Balanços patrimoniais Balanços patrimoniais em 31 de dezembro de 2014 e 2013 Ativo Nota 2014 2013 Passivo Nota 2014 2013 (Ajustado) (Ajustado) Circulante Circulante Caixa e equivalentes de caixa 5 48.650 835 Fornecedores 10

Leia mais

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA

PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA PROJETO INTEGRADO AULA 4 GERENCIAMENTO DOS CUSTOS PROF.: KAIO DUTRA Gerenciamento do Tempo O gerenciamento dos custos do projeto inclui os processos envolvidos em planejamento, estimativas, orçamentos,

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso:Bacharelado em Administração Disciplina:Administração Orçamentária Código: MAR15 Professor(a): Albenice Freire Nunes Lisbôa e-mail: albenice.lisboa@fasete.edu.br

Leia mais

Unidade I CONTROLADORIA E ORÇAMENTOS. Profª Ma. Divane A.Silva

Unidade I CONTROLADORIA E ORÇAMENTOS. Profª Ma. Divane A.Silva Unidade I CONTROLADORIA E ORÇAMENTOS Profª Ma. Divane A.Silva Controladoria e Orçamentos A disciplina está dividida em duas Unidades: Unidade I 1. Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do 2. O

Leia mais

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações.

Álgebra. Racionalização. Sistemas lineares. Progressões. Funções. Aplicações. S 1º Período Contabilidade I Conceituação da Contabilidade. O patrimônio. Demonstrativos Contábeis. Regime de Contabilidade. Apuração de Resultados. Método das partidas dobradas. Livros Contábeis e apuração

Leia mais

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5

parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 Prefácio, xiii Nota à Quinta Edição, xv Nota à Quarta Edição, xvii Nota à Terceira Edição, xix Nota à Segunda Edição, xxi Introdução, 1 parte I Uma estrutura para planejamento e controle, 5 1 Contabilidade

Leia mais

CURSO: ADMINISTRAÇÃO

CURSO: ADMINISTRAÇÃO CURSO: ADMINISTRAÇÃO EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: MATEMÁTICA APLICADA A ADMINISTRAÇÃO Equações do primeiro e segundo graus com problemas. Problemas aplicando sistemas; sistemas com três incógnitas

Leia mais

AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE A PROJEÇÃO DO CAPITAL DE GIRO

AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE A PROJEÇÃO DO CAPITAL DE GIRO AS DÚVIDAS MAIS FREQUENTES SOBRE A PROJEÇÃO DO CAPITAL DE GIRO Clientes, Estoques e Fornecedores. Fórmulas e Significados Francisco Cavalcante (francisco@fcavalcante.com.br) Sócio-Diretor da Cavalcante

Leia mais

Tema 4 CONTROLE ORÇAMENTÁRIO: A REALIMENTAÇÃO DO SISTEMA

Tema 4 CONTROLE ORÇAMENTÁRIO: A REALIMENTAÇÃO DO SISTEMA Tema 4 CONTROLE ORÇAMENTÁRIO: A REALIMENTAÇÃO DO SISTEMA 1 INSTRUMENTOS IMPORTANTES NA MONTAGEM DO SISTEMA DE CONTROLE ORÇAMENTÁRIO ORÇAMENTO ELABORADO APROVAÇÃO DIVULGAÇÃO APURAÇÃO DO REALIZADO SISTEMA

Leia mais

Mini case 5. Cia Industrial Pitanga Siqueira S. A. Solução

Mini case 5. Cia Industrial Pitanga Siqueira S. A. Solução Mini case 5 Cia Industrial Pitanga Siqueira S. A. Solução Balanço Patrimonial 1º. Quadrimestre 2011 Ativo Circulante Caixa 6.000,00 Títulos negociáveis 4.016,40 Duplicatas a receber 13.000,00 Estoques

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Administração Orçamentária Código: Professor: Me. Arivaldo Ferreira de Jesus e-mail: CH Teórica: 60h Prática:

Leia mais

Unidade I. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli

Unidade I. Avaliação de Desempenho. Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Unidade I Avaliação de Desempenho Profª. Ana Paula de Andrade Trubbianelli Avaliação / desempenho Avaliação: apreciação, análise Desempenho: possibilidade de atuação Conceituação de avaliação de desempenho

Leia mais

FINANÇAS ANALISTA FGV

FINANÇAS ANALISTA FGV FINANÇAS ANALISTA FGV ANALISTA FGV - FINANÇAS 1. COORDENAÇÃO Coordenação Acadêmica: Profa. Ilda Maria de Paiva Almeida Spritzer, Doutora 2. APRESENTAÇÃO O programa tem uma abordagem de ensino centrada

Leia mais

PLANOS DE NEGÓCIOS E RISCOS DE MERCADO

PLANOS DE NEGÓCIOS E RISCOS DE MERCADO PLANOS DE NEGÓCIOS E RISCOS DE MERCADO E a Governança Corporativa Economista Ricardo R. Hingel 1 Ricardo R. Hingel é Economista e Consultor de Empresas. Foi Diretor Técnico da Secretaria de Desenvolvimento

Leia mais

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida

CONTROLADORIA. Prof. João Carlos de Almeida CONTROLADORIA Prof. João Carlos de Almeida jalmeida@ecmcobtabil.com.br 1 João Carlos de Almeida Consultor Financeiro Especialista em Custos, Contabilidade e Planejamento com 30 anos de experiência no mercado

Leia mais

Objetivos operacionais

Objetivos operacionais QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO - 2016 Ultima Actualização: 2016-06-09 Organismo: Camões, Instituto da Cooperação e da Língua Missão: Propor e executar a política de cooperação portuguesa e coordenar

Leia mais

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul

Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Desdobrando o Mapa Estratégico da Justiça Federal do Rio Grande do Sul Marcelo De Nardi Porto Alegre, 04 de julho de 2011. CONTEXTUALIZAÇÃO Poder Judiciário no Contexto da Gestão Pública Nacional Processos

Leia mais

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas

17 de novembro de Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas 17 de novembro de 2016 Como a Controladoria pode melhorar a performance da empresa: insights da prática e das pesquisas Agenda Nossa missão Estrutura Processo Orçamentário Orçamento Matricial Despesas

Leia mais

Relatório da Administração Engetec Participações em Engenharia e Construção S.A.

Relatório da Administração Engetec Participações em Engenharia e Construção S.A. Relatório da Administração Engetec Participações em Engenharia e Construção S.A. Senhores Acionistas, Em cumprimento as disposições estatuárias, submetemos a apreciação de V.Sas. o relatório anual da administração

Leia mais

ORÇAMENTO EMPRESARIAL

ORÇAMENTO EMPRESARIAL ORÇAMENTO EMPRESARIAL Engenharia de Produção Prof. Flávio Smania Ferreira flavioferreira@live.estacio.br http://flaviosferreira.wordpress.com PLANO DE ENSINO Ementa: A natureza do processo de planejamento

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução de Auditoria.

NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução de Auditoria. NBC TA 320 Materialidade no Planejamento e na Execução de Auditoria. Índice Item Introdução Alcance 1 Materialidade no contexto de auditoria 2 6 Data de vigência 7 Objetivo 8 Definição 9 Requisitos Determinação

Leia mais

Orçamento Empresarial PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI

Orçamento Empresarial PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI Orçamento Empresarial PROFA. DRA. NATÁLIA DINIZ MAGANINI Planos de Produção 2 Após o departamento comercial finalizar o orçamento de vendas e enviá-lo a área de orçamento, a primeira etapa está cumprida.

Leia mais

São José dos Campos, 13/09/2011

São José dos Campos, 13/09/2011 Clóvis Luís Padoveze São José dos Campos, 13/09/2011 1 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 2 Controladoria como Ciência Consiste em corpo de doutrinas e conhecimentos

Leia mais

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE

ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE DISCIPLINAS DA SÉRIE ANEXO 01 (Conteúdo do EXIN 2016.2 Ciências Contábeis - Campus Mossoró) 3ª SÉRIE CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA II DIREITO TRIBUTARIO LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA ORÇAMENTO PUBLICO TEORIA

Leia mais

PROGRAMAS DE TREINAMENTO GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E LUCRATIVIDADE 1GESTÃO DE CUSTOS

PROGRAMAS DE TREINAMENTO GESTÃO ESTRATÉGICA DE CUSTOS E LUCRATIVIDADE 1GESTÃO DE CUSTOS 1 1GESTÃO DE CUSTOS Evoluir de um foco nos gastos em si para o foco nas atividades geradoras desses gastos; criar um ambiente no qual o desperdício seja inaceitável; assegurar-se de os serviços realizados

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

Treinamento para o Setor Público é na casp online!

Treinamento para o Setor Público é na casp online! S DE ATUAÇÃO: - Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Administração Financeira e Orçamentária (Patrimônio, Almoxarifado e Custos) Legislativo Saúde Tributário Fiscal Comunicação O objetivo da Online

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

O QUE É UMA PROJEÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - PARTE III

O QUE É UMA PROJEÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS - PARTE III O QUE É UMA PROJEÇÃO DE DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS -! Periodicidade e extensão das projeções.! Projeção de empresas sazonais.! Check-List de um banco de premissas. Fábio Vianna(f_c_a@uol.com.br) Administrador

Leia mais

DIRETRIZES DO PLANO DE NEGÓCIOS

DIRETRIZES DO PLANO DE NEGÓCIOS DIRETRIZES DO PLANO DE NEGÓCIOS 1. CONDIÇÕES GERAIS DO PLANO DE NEGÓCIOS 1.1 O PLANO DE NEGÓCIOS a ser elaborado é de exclusiva responsabilidade da LICITANTE e deverá ser consistente, em si e com a PROPOSTA

Leia mais

Gestão Financeira. Plano de Aula - 12 Aulas (Aulas de 1 hora)

Gestão Financeira. Plano de Aula - 12 Aulas (Aulas de 1 hora) 6640 - Gestão Financeira Plano de Aula - 12 Aulas (Aulas de 1 hora) Aula 1 Capítulo 1 - Introdução 1. I ntrodução...25 1.1. Controle Financeiro...30 1.2. Projeção Financeira...30 1.3. Responsabilidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA Professor: Luis Guilherme Magalhães professor@luisguilherme.adm.br www.luisguilherme.adm.br (62) 9607-2031 ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES A análise é feita a partir, principalmente, do Balanço Patrimonial e

Leia mais

D. (49) N, 2º

D. (49) N, 2º CONTROLLER (CÓDIGO 1896) Para empresa de médio porte Atividades a serem desenvolvidas: - Análise de produtividade da fábrica; - Elaborar e apresentar as análises de indicadores de resultados; - Análise

Leia mais

Hotel Ibis RJ Porto Atlântico Informações Financeiras Intermediárias de Propósito Especial Referente ao Segundo Trimestre de 2017.

Hotel Ibis RJ Porto Atlântico Informações Financeiras Intermediárias de Propósito Especial Referente ao Segundo Trimestre de 2017. Hotel Ibis RJ Porto Atlântico Informações Financeiras Intermediárias de Propósito Especial Referente ao Segundo Trimestre de 2017. BALANÇO PATRIMONIAL EM 30 DE JUNHO DE 2017 ATIVOS 30/06/2017 31/12/2016

Leia mais

GRUPO AGIPLAN. Relatório Anual 31 de dezembro de 2013 e de Conta com a gente.

GRUPO AGIPLAN. Relatório Anual 31 de dezembro de 2013 e de Conta com a gente. GRUPO AGIPLAN Relatório Anual 31 de dezembro de 2013 e de 2012 Conta com a gente. 1 Conteúdo... 3-5 Balanços Patrimoniais... 6-7 Demonstrações de Resultados...8 2 Prezados senhores, Apresentamos o do Grupo

Leia mais

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013

Demonstrações financeiras em 31 de março de 2014 e 30 de setembro de 2013 BRB - Fundo Mútuo de Privatização FGTS PETRO- BRAS (CNPJ: 03.911.561/0001-30) Administrado pela BRB - Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários S.A. (CNPJ: 33.850.686/0001-69) 31 de março de 2014

Leia mais

Lucas Abreu Roberta Cruz

Lucas Abreu Roberta Cruz Lucas Abreu Roberta Cruz O orçamento de produção é uma estimativa de bens que devem ser fabricados durante o exercício orçamentário. Compreende o estabelecimento de políticas em relação ao níveis de produção

Leia mais

UNIDADE ORÇAMENTÁRIA FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE

UNIDADE ORÇAMENTÁRIA FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE Página 1 de 11 UNIDADE ORÇAMENTÁRIA FUNDAÇÃO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE JANEIRO A OUTUBRO DE 2018 Página 2 de 11 Página 3 de 11 O Relatório Institucional de Monitoramento Setorial é elaborado a partir de

Leia mais

Planejamento financeiro e orçamento empresarial. Finanças e contábil

Planejamento financeiro e orçamento empresarial. Finanças e contábil Planejamento financeiro e orçamento empresarial Por Julio Diniz Jr. CONCEITOS A DESTACAR Crescimento da empresa, planejamento, orçamento; Investimentos produtivos, financeiros e financiamentos; Visão,

Leia mais

A avaliação da magnitude, da distribuição no tempo e do risco dos fluxos de caixa futuros é a essência do orçamento de capital.

A avaliação da magnitude, da distribuição no tempo e do risco dos fluxos de caixa futuros é a essência do orçamento de capital. Fluxo de Caixa o administrador financeiro precisa preocupar-se com o montante de fluxo de caixa que espera receber, quando irá recebê-lo e qual a probabilidade de recebê-lo. A avaliação da magnitude, da

Leia mais

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL JARAGUAENSE - FERJ BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE Valores expressos em Reais. ATIVO Notas 2010 2009

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL REGIONAL JARAGUAENSE - FERJ BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE Valores expressos em Reais. ATIVO Notas 2010 2009 BALANÇOS PATRIMONIAIS EM 31 DE DEZEMBRO DE ATIVO Notas 2010 2009 CIRCULANTE Caixa e bancos 422.947 20.723 Contas a receber 4 698.224 903.098 Outras contas a receber 5 3.304.465 121.908 Estoques 14.070

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Profª. ILDA MARIA DE PAIVA ALMEIDA SPRITZER 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ANALISTA FGV

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Profª. ILDA MARIA DE PAIVA ALMEIDA SPRITZER 2. APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA ANALISTA FGV ANALISTA 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Profª. ILDA MARIA DE PAIVA ALMEIDA SPRITZER Doutora em Engenharia de Produção e Mestre em Administração pela COPPE/UFRJ. Graduada em Administração pela EBAPE/FGV. Professora

Leia mais

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório

Projeto - Feedback. Plano de Gerenciamento do Projeto Relatório Projeto - Feedback Plano de Gerenciamento do Projeto ÍNDICE 1 SUMÁRIO EXECUTIVO 1.1 Introdução 1.2Objetivo do Projeto 1.3 Justificativa do Projeto 2 ESCOPO 2.1 Plano de Gerenciamento do Escopo 2.2 Escopo

Leia mais

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse:

AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO ETEC HORÁCIO AUGUSTO Não fique sem o conteúdo, acesse: INTRODUÇÃO AULA 2 CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. PROCÓPIO A contabilidade gerencial utilizar-se de temas de outras disciplinas, ela se caracteriza pôr ser uma área contábil autônoma, pelo tratamento dado

Leia mais

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA

ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA ANEXO II REQUISITOS, ATRIBUIÇÕES E REMUNERAÇÕES DOS CARGOS CARGO/GRUPO ATRIBUIÇÕES REQUISITOS REMUNERA Analista de Informática de Sistemas Codificar e manter aplicações e classes Executar análise, diagnóstico

Leia mais

COMO CALCULAR CORRETAMENTE A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE UMA EMPRESA NUM DETERMINADO PERÍODO

COMO CALCULAR CORRETAMENTE A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE UMA EMPRESA NUM DETERMINADO PERÍODO COMO CALCULAR CORRETAMENTE A CAPACIDADE DE PAGAMENTO DE UMA EMPRESA NUM DETERMINADO PERÍODO Cálculo do indicador de cobertura do serviço da dívida. Determinação da geração de caixa operacional. O ajuste

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PROVA PARA TRANSFERÊNCIA. 1. Considerar (V) verdadeiro ou (F) falso, quanto às vantagens do organograma linear em uma organização.

ADMINISTRAÇÃO PROVA PARA TRANSFERÊNCIA. 1. Considerar (V) verdadeiro ou (F) falso, quanto às vantagens do organograma linear em uma organização. ADM 1 ADMINISTRAÇÃO PROVA PARA TRANSFERÊNCIA 1. Considerar (V) verdadeiro ou (F) falso, quanto às vantagens do organograma linear em uma organização. (V) Permite a visualização das responsabilidades e

Leia mais

1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital:

1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital: 1. Esta Política Institucional de Gerenciamento de Capital: Política Institucional de Gerenciamento de Capital a) é elaborada por proposta da área de Controles Internos e Riscos da Confederação Nacional

Leia mais