Ementas constantes na Ficha 1 das Disciplinas que compõem o Currículo do Curso de Enfermagem previsto na Resolução 12/96-CEPE.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ementas constantes na Ficha 1 das Disciplinas que compõem o Currículo do Curso de Enfermagem previsto na Resolução 12/96-CEPE."

Transcrição

1 Ementas constantes na Ficha 1 das Disciplinas que compõem o Currículo do Curso de Enfermagem previsto na Resolução 12/96-CEPE Primeiro Período HC001 SOCIOLOGIA GERAL I Fundamentos das Ciências Sociais. Conceitos operacionais de análise sociológica: estrutura, organização, integração e funcionamento da sociedade. BA020 ANATOMIA GERAL ENFERMAGEM Identificar e relacionar as características constitucionais, forma, cor, localização, situação exposição com enfoque anátomo funcional. Os sistemas selecionados serão enfatizados de acordo com os objetivos da Enfermagem, ferecendo meios para desenvolver o raciocínio sobre constituição e função do corpo humano relacionado com as disciplinas afins. BC021 CITOLOGIA III Análise da célula sob o ponto de vista ultraestrutural e fisiológico. Suas alterações como unidade Biológica fundamental. BQ021 INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA E BIOFÍSICA Biofísica de Macromoléculas. Proteínas e sistemas tampões. Hemoglobina e o transporte de oxigênio. Enzimas. Membranas biológicas e transporte. Bioenergética e metabolismo celular. Estrutura e metabolismo de ácidos nucleicos. Regulação hormonal do metabolismo. HF074 ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA APLICADA À SAÚDE O conceito ocidental de Antropologia Filosófica. As teorias filosóficas sobre a natureza humana e suas concepções de saúde, doença e morte. Novas tendências da Antropologia Filosófica e o profissional da saúde. MN033 ENFERMAGEM COMO PROFISSÃO Ementa: Condicionantes filosóficos, culturais e econômicos do desenvolvimento da enfermagem como profissão. Estudo da profissão através dos fatos em sua origem e situação atual. Tendências, através da discussão das contribuições científicas e avanços sociais da profissão. Entidades representativas da categoria. ET002 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO II Evolução e interpretação da educação luso-brasileira nas fases colonial, monárquica e republicana, com ênfase sobre a educação brasileira. Concepções filosóficas dominantes nas diversas fases. As reformas pombalinas no ensino e as reformas educacionais brasileiras, com ênfase sobre as reformas nas últimas décadas. A educação no Paraná.

2 Segundo Período BP202 MICROBIOLOGIA - ENFERMAGEM Estudos dos microrganismos, objetivando morfologia, fisiologia, genética, papel patogênico e as relações parasita-hospedeiro, realçando seu interesse médicosanitário e também com iniciação dos alunos nos trabalhos de laboratório correspondentes. BF029 FISIOLOGIA HUMANA - ENFERMAGEM A disciplina de Fisiologia Humana para o curso de Enfermagem tem como objetivo o estudo das características e mecanismos de funcionamento do corpo humano, que o torna um ser vivo. Através do conhecimento básico de: Neurofisiologia. Sistemas Sensoriais. Sistemas Motores. Sistemas Neurovegetativos. Sistema Circulatório. Fisiologia Cardíaca. Fisiologia da Circulação Periférica. Fisiologia Respiratória. Fisiologia Renal. Fisiologia do Sistema Digestivo. Fisiologia Endócrina. Fisiologia da Reprodução Feminina e Masculina. MN075 SAÚDE E SOCIEDADE Historicidade do processo saúde-doença. História das políticas de saúde no Brasil e o contexto internacional. O sistema de saúde brasileiro e avaliação da conjuntura. EM075 METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE O Método na prática da Educação em Saúde: pressupostos, concepções, tendências e práxis. BP203 IMUNOLOGIA - ENFERMAGEM Imunologia Geral e Imunoquímica. Estudo das funções do sistema imune focalizando os fenômenos e fatores envolvidos na resistência, na imunidade e nas alterações anômalas, considerando também o estudo da natureza química das substâncias relacionadas com os processos. Enfoque especial para o Curso de Enfermagem. BC022 HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL III Anatomia microscópica dos quatro tecidos fundamentais e suas variedades. Ênfase morfo-funcional e interdependência tecidual. Estudo da Origem Embriológica e desenvolvimento dos Tecidos Animais. ET026 SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II Surgimento e desenvolvimento da sociologia da educação enquanto área de conhecimento que analisa as relações entre educação e sociedade - educação e socialização - educação e reprodução social - educação e transformação social - análise sociológica da escola brasileira na atualidade.

3 Terceiro Período MN077 SEMIOLOGIA DE ENFERMAGEM Instrumentos inerentes ao processo do enfermeiro. Metodologia da assistência em enfermagem. Práticas educativas grupais em saúde. CE055 BIOESTATÍSTICA - A Estatística descritiva. Índices e coeficientes de fatos vitais. Probabilidades. Noções de amostragem. estimação. Testes de hipóteses. Testes não-paramétricos. Regressão e Correlação linear. Aplicações de campo e laboratório.(uso de pacotes estatísticos ). MN088 METODOLOGIA DA PESQUISA EM SAÚDE Conceitos e finalidades da ciência, conhecimento científico. Principais correntes filosóficas. Normas para elaboração de trabalhos científicos. Projeto de pesquisa. Metodologia científica e sua importância na área da saúde. MS041 EPIDEMIOLOGIA - ENFERMAGEM Ementa: Evolução histórica do conceito de epidemiologia. Objeto de epidemiologia Determinação dos agravos. Sistemas de informação em saúde. Indicadores de saúde. Método epidemiológico. ET014 PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO IV Conceito, objeto e método da psicologia da educação. As áreas de interesse da psicologia da educação, o aluno e o professor. Teorias da aprendizagem. MN076 SAÚDE AMBIENTAL Ecologia e meio-ambiente. Interação entre os sistemas natureza e sociedade: uma relação complexa. O modelo de desenvolvimento e a lógica das mudanças. Impactos e causas dos problemas globais e suas repercussões nos ecossistemas e na biodiversidade. Indicadores ambientais. Meio ambiente humano, qualidade de vida e saúde. A bioética nas tecnociências. Políticas ambientais e organismos internacionais. Cidadania, direitos humanos e participação popular.

4 Quarto Período BP204 PARASITOLOGIA - ENFERMAGEM Estudo dos protozoários, helmintos e artrópodes parasitas do homem e/ou veiculadores de patogêneos sob o ponto de vista de sistemática, morfologia, biologia e tratamento, destacando com ênfase o ciclo biológico, as ações patogênicas, a sintomatologia, o diagnóstico laboratorial direto, os modos de infecção e infestação e as medidas profiláticas das doenças parasitárias do país. BP314 PATOLOGIA GERAL - ENFERMAGEM Tem por objetivo o ensino dos fenômenos gerais que presidem a gênese e a evolução das doenças e, em especial suas causas, mecanismos e conseqüências. Seu conteúdo programático corresponde ao ensino dos conceitos básicos e definições fundamentais das causas de agressões por agentes físicos, químicos e biológicos, dos processos gerais inflamações e neoplasias. BT019 FARMACOLOGIA - ENFERMAGEM Ações farmacológicas das drogas, bem como os fenômenos básicos dessas ações, para compreender a utilização das mesmas na terapêutica. MN078 SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM I Prevenção de infecções hospitalares. Materiais e equipamentos. Biosegurança. Procedimentos técnicos de conforto, higiene e movimentação. Teorias de enfermagem. MN037 ÉTICA APLICADA À ENFERMAGEM E LEGISLAÇÃO PROFISSIONAL Fundamentos éticos filosóficos. O comportamento ético. O conceito ético e as situações de vida e morte relacionados à saúde. Códigos de ética de enfermagem. Estudo de situações éticas e modo de ação. Legislação do ensino e do exercício de enfermagem. Bioética. EP001 ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DE ENSINO DE 1º E 2º GRAUS Objetivos, organização e importância da educação do grau médio.. Estrutura e problemas do planejamento e da administração do ensino de 2º grau. Legislação escolar pertinente.

5 Quinto Período MN079 SEMIOTÉCNICA DE ENFERMAGEM II Procedimentos técnicos de enfermagem. Imunização. Primeiros socorros. Terapêutica medicamentosa. Processo de enfermagem. MN089 ENFERMAGEM EM SAÚDE COLETIVA As práticas sanitárias e sua relação com o modo de produção no capitalismo. A Vigilância à Saúde como unidade orgânica das práticas de vigilância epidemiológica, vigilância sanitária e saúde do trabalhador. EP042 EDUCAÇÃO E TRABALHO Os Pressupostos da relação educação e trabalho. A divisão social e técnica do trabalho e a educação; trabalho manual e intelectual. O trabalho como princípio educativo: elemento de unidade do teórico e do prático, do técnico e do político. O progresso técnico e o processo de qualificação do trabalho. As diferentes formas de educação do trabalhador no Brasil.

6 Sexto Período HP071 PSICOLOGIA APLICADA À SAÚDE O emprego da psicologia na interação humana em todas etapas da evolução do homem, desde a vida intra-uterina até a senilidade. A sexualidade humana. MF016 DEONTOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM Responsabilidades fundamentais. Exercício profissional. O enfermeiro perante a classe. O enfermeiro perante os colegas e demais membros da equipe de saúde. Aspectos jurídicos relacionados ao exercício da enfermagem. BG023 - GENÉTICA E EVOLUÇÃO - ENFERMAGEM Noções básicas dos diferentes mecanismos que regem a transmissão hereditária das características normais e patológicas, abordando-as no contexto histórico e abrangendo todos os níveis da genética: molecular, individual, populacional e evolutivo. Métodos de estudo em genética humana são enfatizados, assim como, noções básicas do processo de aconselhamento genético. MA033 FUNDAMENTOS DE NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA Noções básicas de nutrientes e da água, grupos básicos de alimentos, alimentação nos diversos grupos etários. Dietoterapia básica, classificação de dietas. MN080 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM I Assistência de enfermagem à criança, ao adolescente e à mulher nas fases de crescimento, desenvolvimento, reprodução, concepção, nascimento no processo saúde-doença. Assistência de enfermagem à criança e adolescente portadores de necessidades especiais. EM001 DIDÁTICA I O histórico, o objetivo, a situação da didática. O contexto histórico das proposições didático-metodológicas: dos clássicos aos contemporâneos. O processo ensinoaprendizagem, nas tendências e correntes pedagógicas. Componentes didáticos: objetivos, conteúdos, métodos, recursos, avaliação e o planejamento escolar: pressupostos teóricos e o cotidiano escolar. O professor, o aluno e a mediação do conhecimento.

7 Sétimo Período MN081 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM II Assistência de enfermagem, na maturidade envelhecimento e terminalidade no processo saúde-doença. MN090 PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE A relação do sistema político, econômico e social com as escolas administrativas e os modelos assistenciais de saúde. As organizações e suas articulações no Sistema de Saúde. A administração no processo de trabalho de Enfermagem nas organizações de Saúde. Planejamento em saúde. Elaboração, análise e avaliação do planejamento na área de saúde, nos quais a Enfermagem está inserida. EM070 - METODOLOGIA DO ENSINO DE ENFERMAGEM O ensino da Enfermagem nas escolas de formação de auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem: pressupostos teóricos metodológicos, relação métodoconteúdo-avaliação.

8 Oitavo Período MN082 ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM III Assistência de enfermagem, na maturidade envelhecimento e terminalidade no processo saúde-doença. Análise da conjuntura da assistência do adulto e idoso. MN085 ADMINISTRAÇÃO DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE Instrumentalização do enfermeiro para o gerenciamento da assistência de enfermagem nas instituições prestadoras de assistência à saúde. Estilos gerenciais. Gestão de qualidade de serviços em saúde. EM074 PRÁTICA DE ENSINO E ESTÁGIO - Supervisionado de Enfermagem II Prática de ensino nas escolas de formação de auxiliares de enfermagem e técnicos de enfermagem pelas disciplinas de formação específica desses profissionais. Análise crítica da práxis educativa.

9 Nono Período MN086 ESTÁGIO SUPERVISIONADO I Vivência de situações reais da prática profissional.

10 Décimo Período MN087 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II Elaboração de monografia a partir da vivência de situações reais da prática profissional.

11 Disciplinas que compunham o atual Currículo e foram substituídas por outras MN083 FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO APLICADOS À ENFERMAGEM A relação do sistema político, econômico e social com as escolas administrativas e os modelos assistênciais à saúde. Estrutura organizacional e a articulação entre as instituições prestadoras de assistência à saúde. O desenvolvimento do processo de trabalho da enfermagem nos diferentes modelos assistênciais. MN084 PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE Planejamento em saúde, nas esferas local, municipal, estadual e federal. Elaboração, análise e avaliação dos projetos na área de saúde, nos quais a enfermagem está inserida, utilizando o planejamento normativo e estratégico à luz do método clínico-epidemiológico.

12 AJUSTE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM IMPLANTADO NO SEGUNDO SEMESTRE DE Criação de duas disciplinas de Monografia em Enfermagem: MN096 - Monografia em Enfermagem I, disciplina teórica com um crédito, a ser incluída no nôno período do Curso, tendo como pré-requisito as disciplinas - MN Metodologia da Pesquisa em Enfermagem e - MN082 - Assistência de Enfermagem III; MN098 - Monografia em Enfermagem II, disciplina teórica com três créditos, a ser incluída no décimo período do Curso, tendo como pré-requisito a disciplina MN096-Monografia em Enfermagem I. 2. Diminuição de um crédito em cada uma das disciplinas abaixo relacionadas, que passam a constar com outros códigos em razão da alteração da CH: MN088 - Metodologia da Pesquisa em Enfermagem; MN079 - Semiotécnica de Enfermagem II; MN081 - Assistência de Enfermagem II; MN090 - Planejamento e Administração em Saúde. 3. Alteração na periodização do Curso Justificativa: As alterações objeto deste ajuste, foram propostas como conseqüência das discussões que o corpo docente, discente, funcionários e enfermeiras tem realizado na construção do Projeto Político Pedagógico do Curso, procurando atender as novas diretrizes curriculares propostas para a Graduação de Enfermagem - Resolução nº 3 de 07/11/2001 do CNE/CES, e também avançando na construção e desenvolvimento da formação acadêmica dos futuros profissionais. Este ajuste curricular foi proposto para ser implantado no segundo semestre letivo de 2002, abrangendo a todos os alunos. Segue abaixo as fichas nº 1 constantes deste ajuste curricular.

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h

Enfermagem 1 SEMESTRE. Biologia 60h Enfermagem 1 SEMESTRE Biologia 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultraestrutura e função da célula e de seus componentes. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

Enfermagem em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Leitura e Produção de Texto Anatomia Descritiva e Topográfica I

Enfermagem em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS. Leitura e Produção de Texto Anatomia Descritiva e Topográfica I CENTRO UNFICADO DE EDUCAÇÃO BARRETOS LTDA. CURSO BACHARELADO - PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO em Saúde Ambiental 2-40 CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Iniciação à Pesquisa em 4-80 Leitura e Produção de Texto

Leia mais

PORTARIA Nº 153/PROGRAD, DE 04 DE JULHO DE 2018

PORTARIA Nº 153/PROGRAD, DE 04 DE JULHO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ PORTARIA Nº 153/PROGRAD, DE 04 DE JULHO DE 2018 Aprova Adição Curricular no Curso de aplicável à Resolução nº 13/08-CEPE. A COORDENADORA DE POLÍTICAS

Leia mais

Quadro 2. PPC 2015 Primeiro Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito Total 450 Segundo Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito

Quadro 2. PPC 2015 Primeiro Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito Total 450 Segundo Semestre Cód Disciplina Créditos Pré-requisito Quadro 2. Matriz Curricular 2015. PPC 2015 Primeiro Semestre ENF 1 Anatomia 120 8 (6T/2P) ENF 2 Citologia e Histologia Humana 60 4 (2T/2P) ENF 3 Introdução à Filosofia 60 4 (4T) ENF 4 Leitura e Produção

Leia mais

Matriz Curricular 2015

Matriz Curricular 2015 Matriz Curricular 2015 PPC 2015 Primeiro Semestre ENF 1 Anatomia 120 8 (6T/2P) ENF 2 Citologia e Histologia Humana 60 4 (2T/2P) ENF 3 Introdução à Filosofia 60 4 (4T) ENF 4 Leitura e Produção de Texto

Leia mais

Enfermagem. Ementa: Visa desenvolver habilidades de raciocínio e de produção de textos, leituras e redação de relatórios técnicos e científicos.

Enfermagem. Ementa: Visa desenvolver habilidades de raciocínio e de produção de textos, leituras e redação de relatórios técnicos e científicos. Enfermagem 1º Semestre Biologia, 60h Ementa: Biologia celular: composição, estrutura, ultra-estrutura e função da célula e de seus componente. Divisão celular: meiose e mitose. Reprodução: tipos e diversidade

Leia mais

Matriz Curricular 2 Regime e duração do Curso Quadro 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem

Matriz Curricular 2 Regime e duração do Curso Quadro 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem Matriz Curricular 2 Regime e duração do Curso Quadro 1 Matriz Curricular do Curso de Graduação em Enfermagem 1º período DCS05785 6 Bases biológicas do cuidado I Anatomia 0 120 120 DCS05707 4 Saúde e sociedade

Leia mais

1º Período Matriz Curricular NOVA

1º Período Matriz Curricular NOVA 1º Período Matriz Curricular NOVA 07:30 MA110 HS195 BA057 BA057 08:30 MA110 HS195 MA111 BA057 BA057 09:30 MA112 HS195 MA111 BQ067- BQ067-10:30 MA112 HS195 HP836 BQ067- BQ067-11:30 MA112 HP836 33 alunos

Leia mais

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular

PRIMEIRO PERÍODO. PRÉ- REQUISITO NDC107 Anatomia Humana Geral NDC113 Biologia Celular MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES n. 3, de 7 de novembro de 2001). PRIMEIRO PERÍODO NDC107 Anatomia Humana Geral 06 108 90 ----- NDC113 Biologia

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Enfermagem MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM GRADE 5 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2012 Cód. Disc. DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 6501-1 Anatomia I *

Leia mais

Estrutura Curricular de Enfermagem Vigência a partir do 1º semestre de Aprovada pela Resolução nº 36 CONSEPE 18/12/2009.

Estrutura Curricular de Enfermagem Vigência a partir do 1º semestre de Aprovada pela Resolução nº 36 CONSEPE 18/12/2009. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Estrutura Curricular de Enfermagem Vigência

Leia mais

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO

T P PRÉ-REQUISITO T P PRÉ-REQUISITO MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM 2012.2 1º SEMESTRE Anatomia Humana I 72 36 36 - Biologia Celular e Genética 72 36 36 - Introdução à Enfermagem 36 36 - Relações Étnico-raciais, Cultura e Saúde

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2016

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO INGRESSANTES A PARTIR DE 2016 BACHARELADO EM MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE INGRESSANTES A PARTIR DE 2016 PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Sociologia, Antropologia e Filosofia 2-40

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS

MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS BACHARELADO EM MATRIZ CURRICULAR - CURSO DE EM HORA-AULA DURAÇÃO DE 50 MINUTOS PRIMEIRO PERÍODO / 1 O ANO CIÊNCIAS SOCIAIS, HUMANAS E CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE Sociologia, Antropologia e Filosofia

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA) PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 1º SEMESTRE

INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA (INTA) PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 1º SEMESTRE 1 2.7. ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM 2015.2 1º SEMESTRE 1. Anatomia Humana 90 60 30 06 2. Antropologia Teológica 30 30 02 3. Biologia (Citologia/Genética) 60 45 15 04 4. Educação

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Vigência a partir de º SEMESTRE Pré-

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM Vigência a partir de º SEMESTRE Pré- Centro de Ensino Superior de Serra Talhada Ltda EPP Faculdade de Ciências Médicas Aggeu Magalhães FAMA CNPJ:18.692.635/0001-62 Av. Afonso Magalhães, 380, Bloco 7 SALA 1 Centro Serra Talhada/PE CEP: 56.912-380

Leia mais

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.

UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U. UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde Curso de Enfermagem Portaria nº 01-06/01/12 D.O.U.: 09/01/12 READEQUAÇÃO DE BASE CURRICULAR ENFERMAGEM 2013 1º 2º 3º Biologia

Leia mais

Humano/ O Sistema de Saúde no Brasil Carga horária total do semestre 360

Humano/ O Sistema de Saúde no Brasil Carga horária total do semestre 360 1 Componente curricular /1º Semestre T- P- CHT Pré-Requisito UR0101 Anatomia Humana I 30 30 60 - UR0202 Fisiologia Humana I 45 15 60 - UR0102 Bioquímica 60 0 60 - UR0103 Histologia Humana I 30 15 45 -

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 4º BIMESTRE CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Implicações da Biologia no Processo Educativo 24.11.14 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 24.11.14 21horas Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 26.11.14

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO Campus CEDETEG ENSALAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO Campus CEDETEG ENSALAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO 1ª SÉRIE ANUAL MANHÃ 07h30min Imunologia o Anatomia Humana Laboratório de Anatomia Humana Fisiologia Humana e Biofísica TA e TB Microbiologia TA Parasitologia TB SALA 6 BLOCO 1 08h20min Imunologia o Anatomia

Leia mais

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017

READEQUAÇÃO GRADE CURRICULAR DE ENFERMAGEM 2017 Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ Reconhecida Pela Portaria nº 1704 D.O.U 06/12/93 Recredenciada pela Portaria nº711, de 08/08/2013 D.O.U. 09/08/2013 PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO Centro de Ciências da Saúde

Leia mais

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM. TURMA: NOITE (1º Semestre)

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM. TURMA: NOITE (1º Semestre) TURMA: 319-1 NOITE (1º Semestre) 17:25 as 19:30 Biofísica 18:00 as 20:15 Bioquímica 18:00 as 19:30 História da Enfermagem 19:30 as 22:00 Citologia e Histologia (Teórica) 18:00 as 19:30 19:30 as 22:00 Anatomia

Leia mais

Carga Horária Semestral 60 min. Teoria Prática Total

Carga Horária Semestral 60 min. Teoria Prática Total CRÉDITOS Nº 1º Período 01 Anatomia Humana 60 30 90 6-02 Histologia e Embriologia 45 30 75 5-03 Biologia Celular e 45 15 60 4 - Molecular 04 Antropologia 30 30 2-05 Seminário de Introdução 15 15 1 - ao

Leia mais

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 BASES ECOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 BASES ECOLÓGICAS PARA DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL EMENTÁRIO E BIBLIOGRAFIAS BÁSICAS CURRÍCULO 2012 1º PERÍODO BIOQUÍMICA EMENTA: Aspectos estruturais, metabólicos e de integração das principais biomoléculas e sua relação com o funcionamento da célula,

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Nutrição Bacharelado.

Matriz Curricular do Curso de Graduação em Nutrição Bacharelado. NUTRIÇÃO, SAÚDE E SOCIEDADE Matriz Curricular do Curso de Graduação em Bacharelado. COMPONENTE CURRICULAR DIMENSÃO / CAMPO DE FORMAÇÃO CARGA HORÁRIA PRÉ REQUISITO 1º SEMESTRE Biologia Celular Anatomia

Leia mais

HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: MANHÃ (1º Semestre) HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: NOITE (1º Semestre)

HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: MANHÃ (1º Semestre) HORÁRIO AV2 ENFERMAGEM TURMA: NOITE (1º Semestre) TURMA: 119-1 MANHÃ (1º Semestre) 07/06/19 - sexta-feira 10:15 as 12:45 Bioquímica 10:15 as 12:45 Citologia e Histologia (Teórica) 07:30 as 10:00 Biofísica 07:30 as 09:10 Embriologia 18/06/19 - terça-feira

Leia mais

1º Período Matriz Curricular NOVA

1º Período Matriz Curricular NOVA 1º Período Matriz Curricular NOVA Horário Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado 07:30 MA110 HS195 BA057 BA057 08:30 MA110 HS195 MA111 BA057 BA057 09:30 MA112 HS195 MA111 BQ067- BQ067-10:30 MA112 HS195

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE

FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE ENFERMAGEM BACHARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE FACULDADE INTEGRADA BRASIL AMAZÔNIA - FIBRA CURSO DE BAARELADO MATRIZ CURRICULAR 1ºSEMESTRE EIXO TEMÁTICO 1: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL TEÓRICA PRATICA TOTAL TEÓRICA PRATICA TOTAL ANATOMIA HUMANA

Leia mais

CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA PERÍODO MATRIZ CURRICULAR 2017

CURSO DE NUTRIÇÃO CARGA HORÁRIA PERÍODO MATRIZ CURRICULAR 2017 CURSO DE NUTRIÇÃO PERÍODO MATRIZ CURRICULAR 2017 1 o Anatomia humana 60 1 o Fisiologia humana 60 1 o Citologia, embriologia e histologia 60 1 o Bioquímica geral 40 1 o Introdução à nutrição 40 1 o Metodologia

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Psicologia da Educação I 29.06.15 19horas Gestão Escolar e Organização do Trabalho Pedagógico I 29.06.15 21horas Implicações da Biologia no Processo Educativo 30.06.15 19horas História

Leia mais

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM

HORÁRIO AV1 ENFERMAGEM TURMA: 113-1 MANHÃ (1º Semestre) 7:30 AS 12:45 INFORMÁTICA (GRUPO A E GRUPO B) 7:30 AS 10:00 ANATOMIA HUMANA (PRÁTICA) 7:30 AS 10:00 BIOQUÍMICA 10:15 AS 11:55 CITOLOGIA E HISTOLOGIA (TEÓRICA) 26/03/15

Leia mais

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE ENFERMAGEM EM TURMA: º SEMESTRE

HORÁRIO DE AULAS DO CURSO DE ENFERMAGEM EM TURMA: º SEMESTRE TURMA: 2016.1-1º SEMESTRE 8:00 às 9:00 Metodologia História e enfermagem no contexto social Anatomia humana Antropologia Citologia Histologia 9:00 às 10:00 Metodologia História e enfermagem no contexto

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAIT INGRESSANTES EM 2017

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAIT INGRESSANTES EM 2017 GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM DA FAIT INGRESSANTES EM 2017 1º SEMESTRE História e Introdução à Enfermagem 40 ----- Eixo Integrador I 20 ----- Anatomia Humana I 60 ----- Citologia e Histologia

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 455/2012

RESOLUÇÃO N.º 455/2012 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 455/2012 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em, Grau: Bacharelado, sediado no Pólo Universitário de Rio

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, RESOLUÇÃO Nº 08/2015 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÃMARA SUPERIOR DE ENSINO Altera a estrutura curricular contida no Projeto Pedagógico do Curso

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 1º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 1º BIMESTRE 2015 CURSO DE PEDAGOGIA CURSO DE PEDAGOGIA Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional I 24.04.15 19horas Tecnologia Aplicada à Educação 24.04.15 21horas Fundamentos Filosóficos da Educação 27.04.15 19horas Gestão Escolar e Organização

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO MATRIZ CURRICULAR Curso: Graduação: Regime: Duração: Integralização: ENFERMAGEM BACHARELADO SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS A) TEMPO TOTAL - MÍNIMO = 04 (QUATRO) ANOS LETIVOS - MÁXIMO =

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

EMENTAS DAS DISCIPLINAS EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM Estudos em Morfologia Humana Estudo dos principais sistemas corporais através da abordagem anatômica, da biologia tecidual e do desenvolvimento.

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR. * 3º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Parasitologia Concepção, Ciclo Vital e Morte II

MATRIZ CURRICULAR. * 3º PERÍODO* Disciplinas / Atividades Pré-requisito C/H Parasitologia Concepção, Ciclo Vital e Morte II * 1º PERÍODO* Biodiversidade e bioética -------- 30 Biologia Celular -------- História, Sociedade e Cultura -------- Leitura e Conhecimento -------- Microbiologia e Imunologia Humana -------- Conhecimento

Leia mais

Quadro 6. Componentes curriculares obrigatórios (RETIRADO DO PPC 2016)

Quadro 6. Componentes curriculares obrigatórios (RETIRADO DO PPC 2016) Quadro 6. Componentes curriculares obrigatórios (RETIRADO DO PPC 2016) CÓDIGO Componente curricular /1º Semestre T P CHT Requisito Correquisito* UR0101 Anatomia Humana I 30 30 60 UR0102 Bioquímica 60 0

Leia mais

BACHARELADO EM ENFERMAGEM

BACHARELADO EM ENFERMAGEM BACHARELADO EM ENFERMAGEM PRIMEIRO PERÍODO LETIVO Comunicação Oral e Produção de Textos Científicos PRÉ REQUIITO EQUIVALÊNCIA 04 80 1.Português Instrumental 2.Português Instrumental para Produção de Textos

Leia mais

MATRIZ E FLUXO CURRICULAR

MATRIZ E FLUXO CURRICULAR MATRIZ E FLUXO CURRICULAR 2017.1 Período 1º 2º 3º Componente Curricular Carga Horária Teórica Prática EC/ES Total História e Fundamentos da 60 60 Bases da Anatomia Humana I (Anatomia Geral) 60 30 90 Bases

Leia mais

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia

MEDICINA. Estrutura Curricular. 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) História da Medicina e Epistemologia MEDICINA Estrutura Curricular 1º SEMESTRE (680hs) Medicina Comunitária (160hs) Integração à Comunidade I História da Medicina e Epistemologia Espiritualidade e Tanatologia em Saúde I Informática em Saúde

Leia mais

Matriz 1 - Enfermagem Semipresencial

Matriz 1 - Enfermagem Semipresencial Matriz 1 - Enfermagem Semipresencial 1º PERÍODO Projeto Integrador I 20 1 1 Ambientação em EAD 40 2 1 1 Primeiros Socorros 40 2 1 1 Sociologia e Antropologia 40 2 1 1 Ética e Bioética 40 2 1 1 Epidemiologia

Leia mais

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010

MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 370/2010 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura - Rio das Ostras O CONSELHO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA INGRESSANTES EM 2015 SEMESTRES DISCIPLINAS TOTAL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA INGRESSANTES EM 2015 SEMESTRES DISCIPLINAS TOTAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE FARMÁCIA INGRESSANTES EM 2015 SEMESTRES DISCIPLINAS TOTAL Anatomia Humana 60 Biologia Celular 60 1º Semestre Metodologia Científica 60 Química Geral e Inorgânica I 60 Química

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Terminologia Anatômica. Sistema Esquelético. Sistema Articular. Sistema Muscular. DISCIPLINA: SISTEMAS BIOLÓGICOS

Leia mais

Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem

Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem Matriz Curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem Tempo Mínimo: 4,5 anos (9 semestres) Tempo Máximo: 6 anos (12 semestres) : 4.260 h Atividades Complementares: 150 h Carga Horária Total do Curso:

Leia mais

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Graduação em Direito e Especialização ou Mestrado ou Doutorado.

ANEXO I QUADRO DE VAGAS. Graduação em Direito e Especialização ou Mestrado ou Doutorado. ANEXO I QUADRO DE VAGAS Código Curso Qtd. de vagas Perfil Regime de Trabalho Áreas de atuação DI400 Direito Direito Civil. DI2002 Direito Direito Constitucional; Teoria Geral do Processo. DI2003 Direito

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO 1. Anatomofisiologia do Sistema Locomotor 20 20 40 2. Sistemas Biológicos I 20 20 40 3. Tecidos Corporais I 20 20 40 4. Embriologia

Leia mais

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições,

A Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande, no uso de suas atribuições, SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO RESOLUÇÃO Nº 01/2005 Aprova o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Graduação em, do Centro

Leia mais

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR

ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR ATENÇÃO PARA O ANO DE 2007, NOVA GRADE CURRICULAR CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Turno: INTEGRAL Reconhecido pelo Decreto n.º 6.067, de 31.01.06, DOE. de 31.01.06. Para completar o currículo pleno

Leia mais

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA

CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA 1/15 CURSO DE ENFERMAGEM LICENCIATURA Todas as UNIDADES CURRICULARES do curso de Enfermagem têm como critério para aprovação, em conformidade com o capítulo V do regimento escolar: MA = P1 + P2 >= 7,0

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA:

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR EMENTA: CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS - 2017.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS101 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria

Pré-requisito Coreq Disciplina CCS101 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006. Natureza - Atividade Obrigatoria 1 de 7 Colegiado: - UFRB Nível:Graduação Início: 20062 Título: 01 - - CCS101 - INTRODUCAO A PSICOLOGIA - Ativa desde: 01/01/2006 CCS178 - HISTOLOGIA HUMANA - Ativa CCS179 - CITOLOGIA E GENÉTICA - Ativa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 82/2005

RESOLUÇÃO Nº 82/2005 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO Nº 82/2005 EMENTA: Estabelece o Currículo do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura. O CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA

Leia mais

DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR

DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SISTEMA DE GESTÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICA Graduação EMITIDO EM 05/06/2017 11:42 DADO S DA ESTRUTURA CURRIC ULAR Código: 2008.1 Matriz Curricular: ENFERMAGEM

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR 2017 1º PERÍODO 1. Anatomofisiologia do Sistema Locomotor 20 20 40 2. Sistemas Biológicos I 20 20 40 3. Tecidos Corporais I 20 20 40 4. Embriologia

Leia mais

FATENE MEDICINA VETERINÁRIA

FATENE MEDICINA VETERINÁRIA 1 FAENE MEDICINA VEERINÁRIA 4.4 Estrutura curricular Primeiro Período Letivo Introdução à Medicina Veterinária e Deontologia VE01 40 - - Ciências do Ambiente e Ecologia VE 02 40 - - Anatomia Descritiva

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE MEDICINA TOTAL DE HORAS DO CURSO 8070 TOTAL DE CRÉDITOS 544 P = PRELEÇÃO T = PRÁTICA E = ESTÁGIO P/T = TEÓRICO/PRÁTICO MÓDULO = PERÍODO 1 o CICLO MÓDULO I Unidade I MED 1000

Leia mais

No Quadro I estão resumidos os tipos de créditos exigidos para integralização do Curso de Medicina Veterinária da FATENE.

No Quadro I estão resumidos os tipos de créditos exigidos para integralização do Curso de Medicina Veterinária da FATENE. 1 Integralização do Curso O Curso de Medicina Veterinária poderá ser cumprido em um período de no mínimo 10 e no máximo 16 semestres. A FAENE exigirá do egresso do curso, para a sua integralização, a aprovação

Leia mais

Estrutura Curricular - vigência a partir de 2008 (Alteração homologada pela Resolução nº 36 CONSEPE, de 12/12/2008).

Estrutura Curricular - vigência a partir de 2008 (Alteração homologada pela Resolução nº 36 CONSEPE, de 12/12/2008). MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE CURSO DE GRADUÇÃO EM NUTRIÇÃO Estrutura Curricular - vigência a partir de 2008

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA

MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA Ciclo Básico Ciclo Básico MATRIZ CURRICULAR CURSO DE MEDICINA 1º S MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE I 1 PRIMÁRIA I HISTÓRIA DA MEDICINA E EPISTEMOLOGIA 20 POLÍTICAS DE SAUDE 20 ESPIRITUALIDADE E TANATOLOGIA

Leia mais

FACULDADE VERDE NORTE - FAVENORTE

FACULDADE VERDE NORTE - FAVENORTE ESTRUTURA CURRICULAR DE ENFERMAGEM 1º PERÍODO INTRODUÇÃO À ENFERMAGEM 40 00 40 33:20 ANTROPOLOGIA/SOCIOLOGIA 80 00 80 66:40 FUNDAMENTOS DA SAÚDE 60 00 60 50:00 PÚBLICA SAÚDE PÚBLICA PESP I METODOLOGIA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE ENFERMAGEM

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE ENFERMAGEM * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto - EAD -------- 60 Biologia celular -------- 60 Genética Humana -------- 60 Microbiologia e imunologia humana -------- 60 Processos bioquímicos -------- 60 Concepção,

Leia mais

Práticas Laboratoriais em Morfologia. 4 1/2 Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Bioquímica Estrutural (Bach.

Práticas Laboratoriais em Morfologia. 4 1/2 Zoologia dos Metazoa Basais e Lophotrochozoa Bioquímica Estrutural (Bach. Equivalência Disciplinas entre o currículo vigente (2005) e o currículo 2015 para a transição curricular do Curso Ciências Biológicas Bacharelado/Licenciatura (período INTEGRAL). Disciplinas do Currículo

Leia mais

DADOS DA ESTRUTURA CURRICULAR

DADOS DA ESTRUTURA CURRICULAR UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA SISTEMA DE GESTÃO DAS ATIVIDADES ACADÊMICA Graduação EMITIDO EM 27/09/2018 07:42 DADOS DA ESTRUTURA CURRICULAR Código: 2008.1 Matriz Curricular: ENFERMAGEM SANTO

Leia mais

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR

CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR CURSO: ENFERMAGEM EMENTAS 2018.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: ANATOMOFISIOLOGIA DO SISTEMA LOCOMOTOR Introdução ao estudo anatômico. Posição Anatômica. Termos de Posição Anatômica. Anatomofisiologia dos Sistemas

Leia mais

Matriz Curricular 2018

Matriz Curricular 2018 DIREÇÃO GERAL ENFERMAGEM INTEGRAL PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR PARA SISTEMA DE CRÉDITO 2019.1 a) RESOLUÇÃO n. 2, de 18 de junho de 2007: Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização

Leia mais

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSÃO 2010/2

GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSÃO 2010/2 GRADE CURRICULAR DO CURSO DE ENFERMAGEM VERSÃO 2010/2 1 PERÍODO FUND. DE GENÉTICA E EVOLUÇÃO 3 45 3 45 3 45 Estudar as bases citológicas e mendelianas da herança e a origem de alguns distúrbios genéticos

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia UFV Catálogo de Graduação 2014 173 ENFERMAGEM COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia marisa.lopes@ufv.br 174 Currículos dos Cursos do CCB UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

MATRIZ CURRICULAR CENTRO UNIVERSITÁRIO FACEX CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS * 1º PERÍODO* Biologia Celular -------- Zoologia dos Invertebrados I -------- Morfologia Vegetal -------- Leitura e Produção de Texto -------- Metodologia do Trabalho Científico -------- Prática como curricular

Leia mais

Concepção, ciclo vital e 60. Atividade interativa multidisciplinar I Carga horária total 390

Concepção, ciclo vital e 60. Atividade interativa multidisciplinar I Carga horária total 390 * 1º PERÍODO* Leitura e Produção de Texto - EAD -------- 60 Biologia celular -------- 60 Genética Humana -------- 60 Microbiologia e imunologia humana -------- 60 Processos bioquímicos -------- 60 Concepção,

Leia mais

MS055 Introdução à Saúde Coletiva Biossegurança em Odontologia

MS055 Introdução à Saúde Coletiva Biossegurança em Odontologia Primeiro Período Código Disciplina Co Requisito BQ055 BA029 ME027 ME028 Bioquímica Estrutural e Funcional Anatomia Odontológica I Biossegurança em Odontologia Metodologia de Ensino e Pesquisa Odontológica

Leia mais

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 008 ANTERIOR A 2016

FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 008 ANTERIOR A 2016 FACULDADE CNEC CAMPO LARGO CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM MATRIZ CURRICULAR MATRIZ CURRICULAR Nº 008 ANTERIOR A 2016 1º Anatomia I 80 1º Sociologia 40 1º Citologia, Histologia e Embriologia 80 1º História

Leia mais

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior

UFV Catálogo de Graduação ENFERMAGEM. COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior UFV Catálogo de Graduação 2012 119 ENFERMAGEM COORDENADOR Pedro Paulo do Prado Júnior pedro.prado@ufv.br 120 Currículos dos Cursos UFV Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta como

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE FISIOTERAPIA MATRIZ CURRICULAR 2013

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE FISIOTERAPIA MATRIZ CURRICULAR 2013 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA CURSO DE FISIOTERAPIA MATRIZ CURRICULAR 2013 1º Período 01 Anatomia Humana I 80 02 Biologia Celular, Molecular e Genética 60 20 80 03 Bioquímica Geral - 04 Biofísica - 05 Histologia

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FIBRA PRIMEIRO PERÍODO - EIXO TEMÁTICO: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL

MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FIBRA PRIMEIRO PERÍODO - EIXO TEMÁTICO: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA DA FIBRA PRIMEIRO PERÍODO - EIXO TEMÁTICO: O HOMEM COMO SER BIOLÓGICO E SOCIAL ANATOMIA HUMANA FISIOLOGIA HUMANA BIOLOGIA CELULAR E MOLECULAR PROFISSIO

Leia mais

18/01/2018 https://www1.ufrgs.br/portalensino/graduacaocurriculos/ajax/relatoriocurricular/impressaorelatoriocurricular.php?

18/01/2018 https://www1.ufrgs.br/portalensino/graduacaocurriculos/ajax/relatoriocurricular/impressaorelatoriocurricular.php? Período Letivo: 2018/1 Curso: NUTRIÇÃO Habilitação: NUTRIÇÃO Currículo: NUTRIÇÃO Créditos Obrigatórios: 158 Créditos Eletivos: 12 Créditos Complementares: 12 Total: 182 Obrigatória: 3480 Eletiva: 180 Nº

Leia mais

Credenciada pela Portaria MEC nº 1216, de 18/12/2013, D.O.U de 19/12/2013.

Credenciada pela Portaria MEC nº 1216, de 18/12/2013, D.O.U de 19/12/2013. MATRIZ CURRICULAR Curso: Bacharelado - Aut. Portaria MEC nº Nº 732 23/12/2013 DOU 24/12/2013. Integralização curricular: 5 anos (tpo mínimo) - 7 anos (tpo máximo) 1º SEMESTRE Produção Científica ENF 01

Leia mais

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA COORDENAÇÃO DO CURSO MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM A PARTIR DE

FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA COORDENAÇÃO DO CURSO MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM A PARTIR DE FACULDADE SÃO LUÍS DE FRANÇA COORDENAÇÃO DO CURSO MATRIZ CURRICULAR ENFERMAGEM A PARTIR DE 2018 1 1º Período DISCIPLINA CRÉDITOS CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA Teórica Prática TOTAL Bioquímica Biofísica Biologia

Leia mais

Disciplina Conjunto. HEP0157(1) Estatística Não Paramétrica HEP0158(1) Epidemiologia Perinatal

Disciplina Conjunto. HEP0157(1) Estatística Não Paramétrica HEP0158(1) Epidemiologia Perinatal Curso 00 Saúde Pública Saúde Pública Currículo 000000 ( Ativo ) s Optativas Oferecidas Eletivas HEP0() Estatística Não Paramétrica..................... 0 0 0 HEP08() Epidemiologia Perinatal........................

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Biomedicina

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM Curso de Biomedicina Cód. Disc. MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BIOMEDICINA GRADE 2 Currículo Pleno aprovado pelo Conselho de Curso para o ano de 2018 DISCIPLINAS 1º SEMESTRE CRÉD. CH TOTAL TEÓRICA PRÁTICA 3205-1 Cultura Religiosa

Leia mais

AGRONOMIA 2M. Edifício FC SALA 01 SEXTA-FEIRA 22 DE SETEMBRO 07:45 AS 09:25 09:45 AS 11:25

AGRONOMIA 2M. Edifício FC SALA 01 SEXTA-FEIRA 22 DE SETEMBRO 07:45 AS 09:25 09:45 AS 11:25 AGRONOMIA 2M Edifício FC SALA 01 Sociologia do desenvolvimento rural Física Ecologia Genética Anatofisiologia dos animais domésticos Entomologia básica Bioquímica fundamental Química analítica AGRONOMIA

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA POR DISCIPLINA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS

MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA POR DISCIPLINA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS MATRIZ CURRICULAR E CARGA HORÁRIA POR DISCIPLINA DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS PERÍODO 1 FA101 Anatomia Humana Obrig 4.0 2.0 60 30 90 Não há FA102 Embriologia Geral Obrig 3.0 45 45 Não há FA103 Citologia e

Leia mais

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2018 CURSO DE PEDAGOGIA

HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2018 CURSO DE PEDAGOGIA HORÁRIO DE PROVAS DO 2º BIMESTRE 2018 CURSO DE PEDAGOGIA Didática I 02.07.18 19horas Psicologia da Educação I 02.07.18 21horas Aspectos Sócio-Antropológicos da Educação 03.07.18 19horas Fundamentos da

Leia mais

MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO) INTEGRAL 04 anos / 08 semestres

MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO) INTEGRAL 04 anos / 08 semestres MEDICINA VETERINÁRIA (BACHARELADO) INTEGRAL 04 anos / 08 semestres DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS Administração e Economia Rural @ 60 Alimentos e Alimentação Animal 80 Anatomia Patológica Veterinária I 60 Anatomia

Leia mais

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO

LISTAGEM DAS UNIDADES DE ENSINO OFERTADAS PARA OS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2017/1 * EM REGIME DE DEPENDÊNCIA/ADAPTAÇÃO Administração Mercadológica I / Marketing/ Marketing na / Gestão e Marketing na Administração / Ciências Contábeis / Biomedicina / Educação Física / Enfermagem/ Farmácia / Fisioterapia / Nutrição / Psicologia/

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CONSELHO UNIVERSITÁRIO CÂMARA SUPERIOR DE ENSINO PORTARIA PRE/G/Nº / Adapta a transição da estrutura curricular do Curso de, câmpus Cajazeiras,

Leia mais

PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO MATRIZ CURRICULAR

PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO MATRIZ CURRICULAR PERFIL DE FORMAÇÃO - INTEGRALIZAÇÃO Período 1º 2º 3º 4º 5º 6º 7º 8º 9º 10º 11º 12º CH/total Carga horária/semestre 582 659 597 615 630 532 596 545 -- -- -- -- 4756 h Estágio Supervisionado em Regime de

Leia mais

HORÁRIO DE PROVA NPC II DIREITO

HORÁRIO DE PROVA NPC II DIREITO DE PROVA NPC II DIREITO DIREITO DO TRABALHO II DIREITO EMPRESARIAL III - TÍTULOS DE CRÉDITO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO_ 2009 DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO_2014 DIREITO PROCESSUAL CIVIL IV 9:00 308 DIREITO

Leia mais

170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia

170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM. COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia 170 Currículos dos Cursos do CCB UFV ENFERMAGEM COORDENADORA Marisa Dibbern Lopes Correia marisa.lopes@ufv.br UFV Catálogo de Graduação 2015 171 Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta

Leia mais

Currículo do Curso de Enfermagem

Currículo do Curso de Enfermagem Currículo do Curso de Bacharelado ATUAÇÃO O Curso de Graduação em da UFV apresenta como perfil do formando egresso/profissional o enfermeiro, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Profissional

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR NUTRIÇÂO CCS/ UFES Alterações Marcadas em Amarelo (2017/2)

MATRIZ CURRICULAR NUTRIÇÂO CCS/ UFES Alterações Marcadas em Amarelo (2017/2) MATRIZ CURRICULAR NUTRIÇÂO CCS/ UFES Alterações Marcadas em Amarelo (0/) MATRIZ CURRICULAR NUTRIÇÃO CCS/UFES VERSÃO 0 Aprovada pelo CCNUTRI em 0/0/0 º SEMESTRE Área de Formação Teóricas Exercício Laboratório

Leia mais

Reconhecido pelo Decreto Estadual nº 6.067, de , D.O.E. de

Reconhecido pelo Decreto Estadual nº 6.067, de , D.O.E. de CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM Turno: INTEGRAL Currículo nº. 03 Reconhecido pelo Decreto Estadual nº 6.067, de 31.01.06, D.O.E. de 31.01.06. Para completar o currículo pleno do curso superior de graduação

Leia mais

18 Núcleo Básico- Comum para Licenciatura e Bacharelado PRIMEIRO PERÍODO. CARGA HORÁRIA NDC132 Química Inorgânica I NDC138

18 Núcleo Básico- Comum para Licenciatura e Bacharelado PRIMEIRO PERÍODO. CARGA HORÁRIA NDC132 Química Inorgânica I NDC138 FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS LICENCIATURA E BACHARELADO LINHAS DE FORMAÇÃO: MEIO AMBIENTE E SAÚDE (Adequada conforme as exigências da Resolução CNE/CES

Leia mais

CURSO DE BIOMEDICINA TURMA ª AVALIAÇÃO REGIMENTAL Avaliação REGIMENTAL Disciplinas. Data da Prova

CURSO DE BIOMEDICINA TURMA ª AVALIAÇÃO REGIMENTAL Avaliação REGIMENTAL Disciplinas. Data da Prova CURSO DE TURMA 380116 QUÍMICA GERAL & FÍSICO-QUÍMICA 30/05 15h50 às 17h30, ÉTICA & LEGISLAÇÃO 31/05 15h50 às 17h30 GENÉTICA HUMANA 01/06 14h00 às 15h40 APENAS DIAS 09 E MATEMÁTICA APLICADA 02/06 14h00

Leia mais

RESOLUÇÃO N.º 472/2011

RESOLUÇÃO N.º 472/2011 MEC - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE CONSELHO DE ENSINO E PESQUISA RESOLUÇÃO N.º 472/2011 EMENTA: Estabelece o Ajuste Curricular do curso de Graduação em Ciências Biológicas, Titulação: Licenciatura,

Leia mais

Matriz 1 - Farmácia Semipresencial

Matriz 1 - Farmácia Semipresencial Matriz 1 - Farmácia Semipresencial 1º PERÍODO Projeto Integrador I 20 1 0 1 Sociologia e Antropologia 40 2 1 1 Primeiros Socorros e Biossegurança 40 2 1 1 Ambientação em EAD 40 2 1 1 Ética e Bioética 40

Leia mais

5.10 MATRIZ CURRICULAR

5.10 MATRIZ CURRICULAR 5.10 MATRIZ CURRICULAR A matriz curricular do Curso de atende a Resolução CNE/CP nº 02, de 01 de julho de 2015, ao Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de

Leia mais