SED 2.0. Guia Rápido. Instalando e Utilizando o Sistema Eletrônico de Documentos MODO CLÁSSICO. Nesta Edição

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SED 2.0. Guia Rápido. Instalando e Utilizando o Sistema Eletrônico de Documentos MODO CLÁSSICO. Nesta Edição"

Transcrição

1 SED 2.0 Guia Rápido Instalando e Utilizando o Sistema Eletrônico de Documentos MODO CLÁSSICO Nesta Edição 1 Instalando o SED Configurando a Conexão com o Banco de Dados 3 Primeiro Acesso ao Sistema Chave de Validade Manutenção de Usuários 4 Parametrizando o Sistema Configurar Dados da Instituição Parâmetros do Sistema Parâmetros da Digitalização [MODO CLÁSSICO] 5 Utilitários do Sistema 6 Cadastros Auxiliares Cadastro de Interessados Classificação de Documentos Tipos de Documentos Cadastro de Autores Tipo de Autores Arquivamento 7 Cadastro de Documentos 8 Cadastro de Arquivo Físico 9 Digitalização de Documentos ABBYY Fine Reader [PDF/A] 10 Pesquisa Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema Eletrônico de Documentos

2 PÁGINA 2 Introdução O objetivo desse Guia é fornecer informações específicas de como executar as instalações do Sistema e descrever de forma detalhada as principais configurações necessárias para a correta utilização do mesmo. Instalando o SED 2.0 Para Instalar ou atualizar o SED para versão 2.0 acesse o link clique em Instaladores do SED,

3 PÁGINA 3 Utilizando o Instalador completo execute o Arquivo Instalar_sed2.exe, a tela a seguir será exibida, clique em Avançar para continuar a instalação. A tela a seguir mostra o local onde os arquivos de instalação serão descompactados. Clique no botão Avançar para continuar a Instalação:

4 PÁGINA 4 A próxima etapa é muito importante de deve se atentar entre as opções disponíveis, as opções são: 1. Módulo Terminal: Essa opção instala somente os arquivos necessários para o funcionamento do programa em máquinas terminais, ou seja, máquinas clientes que não contam com banco de dados local; 2. Módulo Servidor Normal: Essa opção instala o programa em modo completo para servidor, dispõe de todos os recursos da opção anterior mais os arquivos de banco de dados. Deve se usada nas situações onde não haverá a necessidade de processamento de OCR no servidor (página 55); 3. Módulo com Servidor OCR: Essa opção é completa, dispõe de todos os recursos das duas opções anteriores mais o módulo de processamento de OCR no servidor. Deve ser usado nas situações onde o módulo Servidor OCR se faz necessário. Na tela a seguir clique no botão Avançar e depois no botão Instalar para prosseguir com a Instalação:

5 PÁGINA 5 Aguarde o término da Instalação: Se já houver uma instalação do FireBird na maquina cancele a próxima opção, ou verifique o Guia Instalando FireBird para saber como proceder com a instalação.

6 PÁGINA 6 Clique no botão Concluir para finalizar o processo de instalação. Configurando a Conexão com o Banco de Dados Para Configurar a Conexão com a Base de Dados, execute o aplicativo confdb_sed.exe, que será descompactado na pasta de Instalação do Sistema. Estando de acordo com o padrão, deverá se encontrar no caminho C:\FIORILLI\SED\ :

7 PÁGINA 7 A seguir configure conforme mostra as etapas abaixo: 1/5 Tipo de Conexão com o Banco de Dados: selecione a opção de rede TCP/IP (Rede) e informe o nome do Servidor. Se estiver configurando uma conexão local, informe localhost e clique no botão Avançar : Avançar : 2/5 Selecione o Sistema Operacional do Servidor: opte entre Windows ou Linux e clique em

8 PÁGINA 8 3/5 Caminho Local do Banco de Dados no Servidor: informe o caminho dos arquivos do banco de dados ( SEDFIORILLI.FDB ) e definições de tabelas ( TABDEF.FDB ) no servidor, independente de estar configurando um terminal ou o Servidor. Siga os exemplos da tela abaixo e clique em Avançar : 4/5 Caminho da Rede (Servidor): informe o caminho dos arquivos Banco de Dados e Executáveis do programa na Rede. Toda vez que o usuário faz uma atualização no servidor, o sistema usa este caminho para fazer a atualização ao acessar o sistema no terminal, os campos devem ser preenchidos como mostra a figura abaixo, usando as barras invertidas e o nome do seu SERVIDOR. A seguir clique em Avançar :

9 PÁGINA 9 5/5 Informe os Campos: Exercício: informe o Exercício Atual; Porta: informe a porta Padrão 3050 de conexão com o servidor do banco de dados; Nome do Arquivo do Banco de Dados: Selecione a opção SEDFIORILLI.FDB que é a padrão; Selecione o Caminho do Arquivo DLL para Conexão: arquivo fbclient.dll da pasta de instalação do Sistema; Ativar Opção de Escolha do Banco de Dados (Multi-Empresa): deixe está opção desmarcada. Marque somente se desejar acessar mais de uma base de dados na mesma máquina: Após cumprir as 5 etapas, clique no botão Testar Conexão : A configuração estando correta aparecerá esta mensagem: COLLATE WIN_PTBR Encontrado Com Sucesso. Clique no botão OK : Observação: se não aparecer a mensagem acima, confira as configurações de cada etapa. Persistindo, entre em contato com o seu Representante.

10 PÁGINA 10 abaixo: A seguir clique no botão Concluir, para finalizar o processo de configuração, aparecerá à mensagem Importante: se a Configuração de um Terminal estiver correta e na entidade existem mais terminais para configurar, basta instalar o sistema em modo terminal e copiar o arquivo sed.ini para que o sistema localize os parâmetros já configurados. Primeiro Acesso ao Sistema Acesse o Sistema pelo atalho: A Tela de Login e Senha abrira: Usuário e Senha Inicial: Usuário = FIORILLI; Senha = 123; Entrar: para iniciar.

11 PÁGINA 11 Entre no Sistema acessando o menu Configurações e Parâmetros item Chave de Validação, para conferir a data de validade da Chave. Se ela estiver vencida não será possível incluir informações no banco de dados porque os botões de Inclusão ficarão desabilitados: Se a data de validade estiver vencida insira uma nova chave e clique em Salvar. A seguir, será necessário cadastrar os usuários. Para incluir um usuário e definir suas permissões clique no menu Apoio item Plano de Senhas : Manutenção de Usuários Nesta tela o administrador poderá: Inserir, Alterar ou Excluir um usuário. Como todas as telas de cadastro e manutenção seguem o mesmo Layout, a instrução para cadastrar um novo usuário será a mesma para os demais cadastros. Aba Cadastro: clique no botão Inserir e preencha os campos:

12 PÁGINA 12 Nome: nome completo do usuário; Login: nome ou apelido, usado para acessar o sistema; Senha: senha usada para acessar o sistema; Nível: 02 Administrador: dá permissão as ferramentas do Sistema; 01 Usuário: restringe permissão a algumas ferramentas do Sistema. Cargo: descrição do cargo do usuário; Aba Permissão Detalhada : é possível liberar o acesso a cada menu do sistema, permitindo ou bloqueando o usuário para: Inclusão ; Alteração ; Exclusão ; Layout e Impressão. Clique no botão Alterar e defina as permissões de acesso para este usuário em cada menu do sistema, depois clique no botão Ok para salvar as permissões:

13 PÁGINA 13 A partir de agora toda vez que o usuário fazer o Login com seu Usuário e Senha, o sistema se adequará conforme as suas permissões de acesso aos menus. Para entrar com seu Login saia do sistema e acesse-o novamente. Parametrizando o Sistema Clique no menu Configurações e Parâmetros, item Cadastro da Entidade : Preencha a tela a seguir com os dados da instituição. Estas informações deverão ser cadastradas uma única vez. O CNPJ será usado na liberação da chave de licença do sistema:

14 PÁGINA 14 Clique no menu Configurações e Parâmetros, item Parâmetros do Sistema : Na aba Opções de Abas é possível personalizar a tela de cadastro de documentos conforme itens descritos a seguir: Mostrar Aba de Cadastro de Autores para o Documento: marque/desmarque para escolher entre exibir ou ocultar a entrada dessa informação no momento do cadastro dos documentos. Mostrar Aba de Cadastro de Arquivo Físico: marque/desmarque para escolher entre exibir ou ocultar a entrada dessa informação no momento do cadastro dos documentos. Mostrar Aba de Pesquisa Rápida: marque/desmarque para escolher entre exibir ou ocultar a entrada dessa informação no momento do cadastro dos documentos.

15 PÁGINA 15 Na aba Opções de Preenchimento é possível personalizar a obrigatoriedade do preenchimento dos campos da tela de cadastro de documentos conforme itens descritos a seguir: Obrigar o preenchimento do Campo Interessado: marque/desmarque para obrigar ou não o preenchimento do campo. Obrigar o preenchimento do Campo Resumo: marque/desmarque para obrigar ou não o preenchimento do campo, para o campo resumo ainda será possível estipular a quantidade mínimo de caracteres a ser preenchido no campo, preencha com 0 (zero) para ignorar esse controle. Obrigar o preenchimento do Campo Tipo do Documento: marque/desmarque para obrigar ou não o preenchimento do campo. Obrigar o preenchimento do Campo Classificação do Documento: marque/desmarque para obrigar ou não o preenchimento do campo. Obrigar o preenchimento do Campo CAIXA em Localização do Documento: marque/desmarque para obrigar ou não o preenchimento do campo. Obrigar o preenchimento do Campo PASTA em Localização do Documento: marque/desmarque para obrigar ou não o preenchimento do campo.

16 PÁGINA 16 Na aba Opções de OCR é possível personalizar a indexação das palavras salvas no OCR: Validar Palavras do OCR com Dicionário: marque/desmarque para validar ou não o resultado do reconhecimento do OCR (Optical Character Recognition - Reconhecimento ótico de caracteres), quando marcado essa opção o sistema irá validar as palavras usando como base alguns dos dicionários mais populares mundo, são eles: Português Brasileiro, Português Portugal, Inglês, Espanhol, Alemão, Italiano e Francês. Dessa forma o sistema irá otimizar o armazenamento das palavras que resultara numa melhor performance do sistema, agilizando as pesquisar e diminuindo o tamanho do arquivo de banco de dados, é aconselhável que se use essa opção. Salvar Números que Não Contam no Dicionário: marque/desmarque para escolher entre salvar números na indexação ou não, marque essa opção se acha relevante que o sistema use números além de palavras no momento das pesquisas por texto dos documentos.

17 PÁGINA 17 Parâmetros da Digitalização Clique no menu Configurações e Parâmetros, item Parâmetros da Digitalização : Nessa tela será definido o tipo de processamento que será adotado e também todos os parâmetros que o sistema irá usar para localizar os documentos e vincula-los ao sistema. MODO CLÁSSICO: processamento do OCR em tempo real significa que a cada documento digitalizado o sistema fará o reconhecimento do OCR e indexação, ou seja, o operador só poderá seguir para o próximo documento após a conclusão desse processo, é o mesmo recurso disponibilizado na versão 1.0. MODO AVANÇADO: processamento do OCR no servidor significa que haverá a necessidade de um reconhecimento do OCR e indexação posterior ao cadastro do documento, o operador do sistema irá vincular ao cadastro um documento do tipo imagem agilizando assim o seu cadastramento, detalhes dessa utilização vide Guia rápido de utilização do SED 2.0 Módulo 1 Servidor de OCR. Configuração do MODO CLÁSSICO. Escolha o tipo de processamento. ajuda. Use os botões para alterar os parâmetros, localizar um diretório, limpar o campo de parâmetros e botão de

18 PÁGINA 18 Configurações Locais e Parâmetros do Sistema: Selecione o Arquivo Executável do Aplicativo do Scanner: opção personalizada. Só terá efeito na máquina local, deve ser selecionado o programa que será usado, pode ser o padrão disponibilizado pelo suporte do Scanner ou outro que prefira. Selecione o Diretório Temporário onde serão Salvos os Arquivos da Digitalização: Esta opção deve ser direcionada a uma pasta local do Windows, pois esse parâmetro só terá efeito na maquina local. Selecione o Diretório onde ficaram armazenados os Arquivos da Digitalização: Selecione aqui onde vão ser armazenados definitivamente os arquivos digitalizados sendo um caminho local ou pasta na rede compartilhada; Nome do Arquivo Temporário: Preencha com o nome do arquivo gerado pelo programa do scanner, não é necessário informar a extensão do arquivo; [x] Esse Terminal Será Usado para Digitalização de Documento: Marque esse opção somente para os terminais que realmente vão trabalhar em conjunto com o Scanner. Botão Padrão : Clique sobre esse botão para selecionar os valores padrões de uma instalação local normal, qualquer alteração deve ser corrigida manualmente. (Essa opção sobrescreve os parâmetros acima) Observação: Para que os terminais visualizem os arquivos digitalizados é necessário acesso ao diretório onde serão armazenados as imagens e arquivos em anexos, o acesso a esse diretório pode ser por meio de compartilhamento ou mapeamento, a visualização se fara automaticamente.

19 PÁGINA 19 Utilitários do Sistema No Menu Configurações e Parâmetros temos ainda alguns itens que ajudarão o Usuário na manutenção do sistema, além daqueles já descritos acima: Plano de Senhas e Chave de Validação : No item Atualização da Base de Dados o Usuário fará a atualização automática do sistema. Esta atualização possibilita alterações na estrutura da base de dados de acordo com o aprimoramento do Sistema. Clique no botão Ok para atualizar: No item Consulta SQL o usuário poderá fazer consultas por SQL na sua base de dados. Esta opção deve ser usada quando solicitada por um Consultor/Técnico da Fiorilli, ou se o usuário tiver conhecimento avançado em banco de dados:

20 PÁGINA 20 No item Atualizações via Internet o usuário poderá fazer a atualização do Sistema SED, ao acessar este item o sistema principal se fecha e automaticamente é iniciado o gerenciador de downloads. O usuário deve verificar as atualizações disponíveis clicando sobre o botão Verificar Atualizações, e em seguida fazer download dos arquivos necessários. Esta atualização deve ser feita com frequência a fim de manter os módulos atualizados evitando erros de processamento.

21 PÁGINA 21 No item Cópia de Segurança o usuário poderá fazer cópia da base de dados, os chamados Backups, ao acessar este item, o sistema principal se fecha e automaticamente é iniciado o utilitário de Backup, responsável pela cópia de segurança: Observação: maiores detalhes sobre Backups no Guia Rápido Gerenciador de Backups. No item Troca de Exercício o usuário poderá alterar entre um exercício de trabalho e outro sem a necessidade de sair do sistema nem precisar fazer um novo Login:

22 PÁGINA 22 Cadastros Auxiliares A primeira etapa será preencher as tabelas auxiliares, para isso acesse o menu Cadastros Auxiliares : Cadastro de Interessados O cadastro de Interessado será vinculado ao cadastro de documentos e deve conter os dados de pessoas físicas ou jurídicas como fornecedores e ou contribuintes. Clique no botão Inserir, preencha os campos seguintes e clique no botão Salvar para gravar as informações.

23 PÁGINA 23 Classificação dos Documentos Tabela de classificação, temporalidade e destinação de documentos de arquivo, desenvolvida pelo CONARQ (Conselho Nacional de Arquivos). Essas informações serão usadas na classificação dos documentos digitalizados, não será necessário alterá-las.

24 PÁGINA 24 Tipos dos Documentos A tabela de Tipos de documentos deve ser utilizada como um facilitador auxiliando o operador do sistema que não precisará de conhecimentos mais profundos sobre classificação de documentos. Assim podemos deixar o sistema previamente configurado relacionando um tipo de documento ao código de classificação do CONARQ. No momento em que o usuário estiver cadastrando um documento ele não precisará consultar a tabela do CONARQ para localizar uma codificação, basta selecionar um tipo de documento e a informações estarão disponíveis em tela. Clique no botão Inserir descreva o tipo de documento e selecione o código correspondente na tabela do CONARQ, clique em Salvar para gravar as informações.

25 PÁGINA 25 Cadastro de Autores Antes de preencher o cadastro de autores será necessário criar uma tabela de tipos de autores, são eles, por exemplo: PREFEITO MUNICIPAL, PRESIDENTE DA CÂMARA, VEREADOR, MESA DIRETORA, ETC. O preenchimento é simples basta informar uma descrição e clicar no botão Salvar para gravar. O usuário pode ir cadastrando os autores de acordo com a necessidade, esse procedimento pode ser feito direto da tela de cadastro de documentos.

26 PÁGINA 26 Cadastro de Arquivamento. O cadastro de arquivamento está vinculado ao cadastro de documentos a fim de facilitar a localização, nada mais é do que um endereçamento do documento ou processo, que estão armazenados em caixas, envelopes etc. Estão divididos em quatro níveis no sistema: gabinete ; Local: Sala ou departamento onde estão armazenados esses documentos exemplo: Arquivo Morto, Sala do Armário: Armário ou prateleira onde encontrar a documentação exemplo: armário UM, armário branco, armário fechado ; Caixa: Localização especifica da documentação exemplo: caixa a-z, caixa JAN-1990, caixa A, caixa 1 ; Pasta: Subdivisão dentro das caixas, exemplo: envelope pardo, envelope branco, pasta de processos. Todas as telas de cadastros são semelhantes a tela de cadastro de locais. Cadastro de Locais Cadastro de Armários Cadastro de Caixas Cadastro de Pastas

27 PÁGINA 27 Cadastro de Documentos Antes de iniciarmos a digitalização de documentos precisamos fazer o cadastro individual do documento, para isso acesse a tela pelo botão Doc. Digitalizados à tela abaixo mostra o cadastro. Na aba Dados : Código: número sequencial disponibilizado automaticamente pelo sistema; Exercício: informe o exercício do documento a ser digitalizado; Data do Documento: preencha com a data do documento; Nº do Documento: informe o numero do documento; Data de Aprovação das Contas: essa data de ser informada, pois é com essa informação que o sistema faz a contagem de tempo necessário para armazenamento dos documentos, isso seguindo a classificação do CONARQ;

28 PÁGINA 28 Interessado: selecione o interrado conforme informação do documento, caso não haja o mesmo cadastrado, efetue o cadastro; Documento não Publicável: Marque essa opção caso queria ocultar esse documento numa eventual publicação. Descrição Resumida do Documento: Insira aqui todas as informações que achar necessário para buscas futuras, essa informação será utilizada nas pesquisas de documentos e sua obrigatoriedade poder ser configurada (página 15). Tipo de Documento: Selecione o tipo de documento para identificar a classificação do documento, tendo feito o relacionamento de tipos de documentos com a classificação do CONARQ (pagina 9) as informações serão exibidas automaticamente como mostra a figura abaixo. Caixa / Pasta do Arquivo: Selecione a caixa e ou se precisar a pasta onde se encontram os documentos ou local de destino, a identificação das caixas devem ser feita de maneira clara objetivando a fácil localização dos documentos, caso a destinação final dessa caixa seja a eliminação, cria uma referência que demostre essa condição e vincule ao cadastro. Marque as opções: Usar Última Caixa: marque essa opção se desejar que o sistema lembre no próximo cadastro qual foi a ultima caixa usada para armazenar os documentos. Iniciar Digitalização após Inserir: marque essa opção se desejar iniciar o processo de digitalização de documentos assim que o cadastro for salvo, a digitalização será demonstrada detalhadamente nos próximos tópicos. O sistema mostra ainda na tela de cadastro, informações de logs, usuario que incluiu e alterou o registro, data e hora de inclusão e alteração do cadastro.

29 PÁGINA 29 Na aba Autores : Essa aba se destina ao cadastro de autores de documentos, especificamente documentos digitalizados do legislativo quando houver a necessidade de controle em tempo real, ou seja, não há necessidade de preencher essas informações quando se tratar de digitalização de documentos antigos. Para vincular um autor ao cadastro selecione o tipo, nome e clique no botão adicionar, as informações serão exibidas no Grid. Para adicionar um novo autor utilize os botões no canto inferior da tela. Na aba Arquivo Físico : Nessa aba devem ser informados os dados do arquivamento a fim de facilitar a localização física de um documento e ou processo que está arquivado ou armazenado nas dependências da instituição. Local: Sala ou departamento onde estão armazenados esses documentos exemplo: Arquivo Morto, Sala do gabinete ; Armário: Armário ou prateleira onde encontrar a documentação exemplo: armário HUM, armário branco, armário fechado ; Caixa: Localização especifica da documentação exemplo: caixa a-z, caixa JAN-1990, caixa A, caixa 1 ; Pasta: Subdivisão dentro das caixas, exemplo: envelope pardo, envelope branco, pasta de processos.

30 PÁGINA 30 Na aba Digitalização : Nessa aba ficam relacionada todos os documentos digitalizados para o cadastro em questão, podemos visualizar no Grid os itens vinculados ao cadastro, os botões na lateral esquerda do sistema só ficaram habilitados quando o cadastro não estiver em modo de inserção ou alteração. Comandos da Lista de Documentos: Botão Adicionar : clique para adicionar novos documentos a lista de digitalizações. Botão Excluir : Clique para excluir um item da lista de digitalizações. Botão Alterar : Clique para alterar um item da lista de digitalizações. Botão Visualizar : Clique para Visualizar um item da lista de digitalizações.

31 PÁGINA 31 Adicionando Documentos Digitalizados. Após clicar sobre o botão Adicionar a tela de Documentos em Anexo, será exibida essa tela é responsável pela captura dos arquivos gerados pelo Scanner. Preencha devidamente os campos Tipo de Documento, Número e Data, todos referentes ao documento a ser digitalizado. Comandos da Tela de Documentos em Anexo: Botão Scanner PDF : Clique para iniciar o processo de digitalização dos documentos, esse botão executa a interface do programa configurado para o scanner e deverá ser usado exclusivamente para arquivos no formato PDF ou PDF/A. Botão Scanner Imagem : Clique para iniciar o processo de digitalização dos documentos, opção exclusiva arquivos de imagem (tif, tiff). Botão Abrir Arquivo : Clique para selecionar uma arquivo salvo em disco, seja ela uma imagem (tif, tiff) ou um arquivo PDF. Botão Limpar : Clique para excluir o resultao de uma digitalização.

32 PÁGINA 32 Utilizando o ABBY FineReader. Vale salientar que se o objetivo da digitalização for um trabalho mais detalhado que exija uma melhor performance do resultado, seja ele relativo a capacidade de digitalização (processamento páginas por minuto) ou seja pelo melhor resultado de OCR (reconhecimento de caracteres), possa haver a necessidade da utilização de software de terceiros, nós testamos a ferramenta da ABBYY, o FineReader 11 (software necessita de licenciamento), o resultado foi satisfatório mas a Fiorilli Software deixa claro que não comercializa esse produto e a utilização dele é de total responsabilidade de você cliente, o SED (Sistema Eletrônico de Documentos) funcionará com qualquer outro aplicativo desde que atenda os requisitos mínimos, inclusive todo scanner traz com sigo um programa semelhante. Ao clicar no botão Scanner PDF para executar o software que será utilizado para acessar as funções do Scanner, esse aplicativo foi parametriza como mostra na segunda coluna da página 6 desse guia. Apresentação. A tela abaixo mostra o ABBYY FineReader 11 Professional Edition. Configurando. Acesse o menu Ferramentas sub menu Opções

33 PÁGINA 33 Na aba Documento selecione o Idioma Seleção automática. Na aba Digitalizar/Abrir marque a opção Ler automaticamente as imagens da página capturada selecione o Driver referente ao Scanner que será utilizado e marque a opção Usar interface nativa

34 PÁGINA 34 Na aba Ler marque a opção Leitura rápida e Utilize apenas padrão internos Na aba Salvar selecione a aba PDF/A (*) selecione o tamanho de papel padrão Automático e em configurações da imagem selecione Equilibrado, como mostra a figura abaixo.

35 PÁGINA 35 (*)PDF/A se refere a um tipo de documento PDF com recursos de pesquisa de texto completo, esse formato digital permite dar acesso ao usuário final uma representação fiel do documento original, em um único arquivo digital, podendo conter múltiplas páginas e também imagens fixas. A resolução mínima de 300 dpi colorido com escala 1:1 devem ser mantidas. Na aba Exibir deixe os parâmetros como mostra a figura abaixo. Na aba Avançada deixe os parâmetros como mostra a figura abaixo. Clique no botão OK para salvar as configurações definidas. Obs. Essas configurações devem ser especificadas apenas uma vez, não terá necessidade de refaze-las novamente.

36 PÁGINA 36 Digitalizando Documento. Com o ABBYY FineReader iniciado clique no botão Digitalizar, como mostra a figura abaixo. Na tela a seguir verifique se os parâmetros estão corretos: Resolução: 300 dpi (atende as normas do CONARQ); Modo de Cor: Colorido (atende as normas do CONARQ); Tamanho do papel: A4 (210x297 mm.).

37 PÁGINA 37 Clique no botão Digitalizar para iniciar o processo, iniciando o processo de digitalização: O resultado será exibido como uma imagem no centro do programa, como mostra a imagem abaixo.

38 PÁGINA 38 Salvar Documento. O ABBYY FineReader fornece uma grande opção de tipos de documentos, deveremos usar o tipo PDF/A selecionando a opção Salvar como Documento PDF/A. O local e nome do arquivo devem ser os mesmos informados nos parâmetros (pagina 18).

39 PÁGINA 39 Selecione o local onde será salvo os aquivos temporários, da proxima vez não será necessário selecionar esse caminho, poís o Abbyy Finer Reader lembra o ultimo diretorio usado, informe o nome do arquivo do mesmo jeito que foi parametrizado e clique em Salvar. Ao fechar o Abby Fine Reader será se solicitado se deseja salvar as alterações do documento, clique em Não.

40 PÁGINA 40 Processando e Anexando Documento. Ao fechar o ABBYY FineReader salvando o arquivo na pasta temporaria com o nome especifico informado nos parâmetros, o sistema automaticamente vinculára o documento ao SED 2.0, processando as informações obtidas pelo OCR e salvando-as no banco de dados, como mostra a imagem abaixo. Automáticamento o sistema reconhece o número de paginas do documento anexado, o usuario deve preencher os campos Tipo de Documentos, Número e Data, clique no botão Salvar para finalizar o processo de digitalização. O resultado final fica demonstrado abaixo, uma copia fiel do documento original colorido e com todas as suas caracteristicas preservadas.

41 PÁGINA 41 Pesquisando Documentos Digitalizados A pesquisa é um recurso bem explorado no SED, para acessa a tela de pesquisa clique no botão localizado na barra lateral à esquerda Pesquisar Doc.. A pesquisa pode ser feita utilizando os filtros descritos abaixo, todos os filtros podem ser usados em conjunto aumentando assim a precisão na busca. Exercício; Data do Documento; Número do Documento; Tipo do Documentos; Interessado; Classificação CONARQ. Ainda é possível pesquisar Documentos utilizando a busca por palavras, temos as seguintes opções: Descrição Resumida: esse campo se refere ao cadastro do documento, informação digitada pelo usuario. Corpo do Documento: essa informação foi obtida pelo resultado do OCR aplicado sobre a digitalização, esse reconhecimento de caracteres não é 100% preciso, pois nem sempre é possivel reconhecer todas as palavras e isso depende do estado em que se encontra o documento que foi digitalizado, estado de conservação, fontes utilizados na impressão, etc, mesmo assim o resultado é muito interessante. A busca por palavras segue os seguintes criterios de pesquisa: Palavras Separadas: é possivel localizar mais de uma palavra sem que elas estejam na sequencia ou seja, uma vez pesquisado o texto JOSÉ SILVA, o resultado pode ser: (SILVA JOSÉ), (JOSE DA SILVA), (SR. SILVA JOSE) e assim por diante.

42 PÁGINA 42 Palavras Juntas: é possivel localizar mais de uma palavra mas elas teram que está na mesma sequencia ou seja, uma vez pesquisado o texto JOSÉ SILVA, só aparecerá resultados onde o texto JOSÉ SILVA seja encontrado. Não Contém a Palavra: mostrará o resultado onde não haja a ocorrência das palavras descritas. Vejamos o resultado para uma busca simples, queremos saber quais documentos onde no corpo do documento contenha as palavras pessoa e carentes, descreva as palavras e clique no botão Pesquisar Documentos. A foram encontrados 1907 Registro com as palavras pessoa e carentes, a coluna OCOR.* mostra quantas vezes houve a ocorrência dessas palavras no documento encontrado. Para visualizar os documentos use as opções: Abrir Documento: selecione o documento na lista e clique no botão para visualiza-lo, o SED tem um modulo de visualização independente de qualquer programa externo com o Adobe Reader. Na tela de visualização o usuario terá todos os controles, como zoom, impressão, mover entre as páginas, localizar palavras, etc. Para visualizar os detalhes :

43 PÁGINA 43 Ver Detalhes: selecione o documento na lista e clique no botão para visualizar os detalhes da localização das palavras, a tela mostra quais palavras foram localizadas, em quais páginas elas estão e quantas ocorrências forma encontradas. Selecione o item da lista e clique em Localizar Palavra o sistema irá exibir o documento com a palavra já selecionada, facilitando assim a sua localização e desmonstrando rapidamente o seu contesto.

44 PÁGINA 44

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados

SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição Configurando a Conexão com o Banco de Dados SSE 3.0 Guia Rápido Parametrizando o SISTEMA DE SECRETARIA Nesta Edição 1 Configurando a Conexão com o Banco de Dados 2 Primeiro Acesso ao Sistema Manutenção de Usuários 3 Parametrizando o Sistema Configura

Leia mais

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução

SCIM 1.0. Guia Rápido. Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal. Introdução SCIM 1.0 Guia Rápido Instalando, Parametrizando e Utilizando o Sistema de Controle Interno Municipal Introdução Nesta Edição O sistema de Controle Interno administra o questionário que será usado no chek-list

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc

Procedimentos para Instalação do Sisloc Procedimentos para Instalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 3. Instalação da base de dados Sisloc... 16 Passo a passo... 16 4. Instalação

Leia mais

Manual do Visualizador NF e KEY BEST

Manual do Visualizador NF e KEY BEST Manual do Visualizador NF e KEY BEST Versão 1.0 Maio/2011 INDICE SOBRE O VISUALIZADOR...................................................... 02 RISCOS POSSÍVEIS PARA O EMITENTE DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA.................

Leia mais

Fox Gerenciador de Sistemas

Fox Gerenciador de Sistemas Fox Gerenciador de Sistemas Índice 1. FOX GERENCIADOR DE SISTEMAS... 4 2. ACESSO AO SISTEMA... 5 3. TELA PRINCIPAL... 6 4. MENU SISTEMAS... 7 5. MENU SERVIÇOS... 8 5.1. Ativação Fox... 8 5.2. Atualização

Leia mais

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição

SSE 3.0. Guia Rápido. Módulo Secretaria. Nesta Edição SSE 3.0 Guia Rápido Módulo Secretaria Nesta Edição 1 Acessando o Módulo Secretaria 2 Cadastros Auxiliares 3 Criação de Modelos Definindo o Layout do Modelo Alterando o Layout do Cabeçalho 4 Parametrização

Leia mais

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR

GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR GUIA INTEGRA SERVICES E STATUS MONITOR 1 - Integra Services Atenção: o Integra Services está disponível a partir da versão 2.0 do software Urano Integra. O Integra Services é um aplicativo que faz parte

Leia mais

Escritório Virtual Administrativo

Escritório Virtual Administrativo 1 Treinamento Módulos Escritório Virtual Administrativo Sistema Office Instruções para configuração e utilização do módulo Escritório Virtual e módulo Administrativo do sistema Office 2 3 1. Escritório

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Procedimentos para Instalação do SISLOC

Procedimentos para Instalação do SISLOC Procedimentos para Instalação do SISLOC Sumário 1. Informações Gerais...3 2. Instalação do SISLOC...3 Passo a passo...3 3. Instalação da Base de Dados SISLOC... 11 Passo a passo... 11 4. Instalação de

Leia mais

Objetivo. Este documento tem como objetivo demonstrar o conceito, o processo de instalação e o funcionamento do SITEF (Tef dedicado).

Objetivo. Este documento tem como objetivo demonstrar o conceito, o processo de instalação e o funcionamento do SITEF (Tef dedicado). Sitef - Instalação Objetivo Este documento tem como objetivo demonstrar o conceito, o processo de instalação e o funcionamento do SITEF (Tef dedicado). O que é Sitef? O SiTef (ou tef dedicado) é um conjunto

Leia mais

Manual do sistema SMARsa Web

Manual do sistema SMARsa Web Manual do sistema SMARsa Web Módulo Gestão de atividades RS/OS Requisição de serviço/ordem de serviço 1 Sumário INTRODUÇÃO...3 OBJETIVO...3 Bem-vindo ao sistema SMARsa WEB: Módulo gestão de atividades...4

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

Manual Captura S_Line

Manual Captura S_Line Sumário 1. Introdução... 2 2. Configuração Inicial... 2 2.1. Requisitos... 2 2.2. Downloads... 2 2.3. Instalação/Abrir... 3 3. Sistema... 4 3.1. Abrir Usuário... 4 3.2. Nova Senha... 4 3.3. Propriedades

Leia mais

Manual Administrador - Mídia System

Manual Administrador - Mídia System Manual Administrador - Mídia System Logo após cadastrarmos sua Empresa em nosso sistema, será enviado um e-mail confirmando as informações de acesso do Administrador do sistema. Obs: Caso não tenha recebido

Leia mais

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação

Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Manual de Navegação e Operação Portal do Senac: Área Exclusiva para Alunos Índice 1. Introdução... 4 2. Acessando a área exclusiva... 5 3. Trocando a senha... 6 4. Mensagens... 7 4.1. Conhecendo a tela principal... 7 4.2. Criando uma

Leia mais

Instalando software MÉDICO Online no servidor

Instalando software MÉDICO Online no servidor Instalando software MÉDICO Online no servidor A máquina denominada Servidora é a que armazenará o banco de dados do software (arquivo responsável pelas informações inseridas), compartilhando com as demais

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual

Aplicativo da Manifestação do Destinatário. Manual Aplicativo da Manifestação do Destinatário Manual Novembro de 2012 1 Sumário 1 Aplicativo de Manifestação do Destinatário...4 2 Iniciando o aplicativo...4 3 Menus...5 3.1 Manifestação Destinatário...5

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Portaria Express 3.0

Portaria Express 3.0 Portaria Express 3.0 A portaria do seu condomínio mais segura e eficiente. Com a preocupação cada vez mais necessária de segurança nos condomínio e empresas, investe-se muito em segurança. Câmeras, cercas,

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174

Versão Liberada. www.gerpos.com.br. Gerpos Sistemas Ltda. info@gerpos.com.br. Av. Jones dos Santos Neves, nº 160/174 Versão Liberada A Gerpos comunica a seus clientes que nova versão do aplicativo Gerpos Retaguarda, contendo as rotinas para emissão da Nota Fiscal Eletrônica, já está disponível. A atualização da versão

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA.

VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. VIAÇÃO SÃO BENTO LTDA. SISTEMA AUTOMÁTICO DE BILHETAGEM ELETRÔNICA MANUAL DO VTWEB CLIENT CADASTROS /PEDIDOS E PROCEDIMENTOS Resumo Esse manual tem como o seu objetivo principal a orientação de uso do

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0)

Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária (SIS 1.0) Parte:Manual Atualização: OriginalPágina 1 Manual de Instalação e Utilização do Sistema Integrado de Secretária () Instalação Se houver alguma versão do FireBird Instalada na máquina desinstale antes de

Leia mais

OCOMON PRIMEIROS PASSOS

OCOMON PRIMEIROS PASSOS OCOMON PRIMEIROS PASSOS O OCOMON ainda não possui um arquivo de Help para atender a todas questões relacionadas ao sistema. Esse arquivo serve apenas para dar as principais instruções para que você tenha

Leia mais

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO

MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO MANUAL EXPORTAÇÃO IMPORTAÇÃO Diretoria de Vigilância Epidemiológica/SES/SC 2006 1 Módulo 04 - Exportação e Importação de Dados Manual do SINASC Módulo Exportador Importador Introdução O Sistema SINASC

Leia mais

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

Manual do AP_Conta. Manual do AP_Conta. Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 2014 Manual do AP_Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS 0 Sumário 1. Sobre esse manual... 3 2. Habilitando e Configurando o AP_Conta... 4 3. Habilitação e Licenciamento...

Leia mais

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes

Menu Utilitários. Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Atualização do Banco de Dados Atualização e organização dos arquivos existentes Rotina responsável pelo rastreamento de possíveis arquivos não indexados, danificados ou inexistentes. Este processo poderá

Leia mais

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet.

Está apto a utilizar o sistema, o usuário que tenha conhecimentos básicos de informática e navegação na internet. 1. Descrição Geral Este manual descreve as operações disponíveis no módulo VTWEB Client, cuja finalidade é gerenciar cadastros de funcionários, realização de pedidos e controle financeiro dos pedidos.

Leia mais

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6

SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS. MÓDULO DO CERTIFICADOR MANUAL DE OPERAÇÃO Versão 2.4.6 SISTEMA DE PRODUTOS E SERVIÇOS CERTIFICADOS Versão 2.4.6 Sumário Fluxograma básico do processo de envio de remessa... 5 Criar novo certificado... 6 Aprovar certificado... 16 Preparar e enviar remessa...

Leia mais

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS

PAINEL GERENCIADOR DE E-MAILS Este manual foi criado com o objetivo de facilitar o gerenciamento de suas contas de e-mail. Com ele, o administrador poderá criar e excluir e-mails, alterar senha, configurar redirecionamento de contas,

Leia mais

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador.

O programa Mysql acompanha o pacote de instalação padrão e será instalado juntamente com a execução do instalador. INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação

www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação www.neteye.com.br NetEye Guia de Instalação Índice 1. Introdução... 3 2. Funcionamento básico dos componentes do NetEye...... 3 3. Requisitos mínimos para a instalação dos componentes do NetEye... 4 4.

Leia mais

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS

CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO SUBSECRETARIA DE PLANEJAMENTO, ORÇAMENTO E ADMINISTRAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL DE MODERNIZAÇÃO E INFORMÁTICA CONTRA CONTROLE DE ACESSOS E MODULARIZADOR DE SISTEMAS MANUAL

Leia mais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais

Agendamento para Importação de Notas Fiscais LIBERAÇÃO DE ATUALIZAÇÃO CORDILHEIRA VERSÃO 2 (Orientamos aos clientes que utilizam banco de dados SQL, para efetuarem a atualização preferencialmente após o encerramento das atividades do dia, acessando

Leia mais

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0

Manual de Instalação ( Client / Server ) Versão 1.0 1 pág. PROCEDIMENTO DE INSTALAÇÃO DO SGCOM ATENÇÃO: É OBRIGATÓRIO UMA CONEXÃO COM A INTERNET PARA EXECUTAR A INSTALAÇÃO DO SGCOM. Após o Download do instalador do SGCOM versão Server e Client no site www.sgcom.inf.br

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO GUIA PRÁTICO DE INSTALAÇÃO 1 1. PROCEDIMENTOS ANTES DA INSTALAÇÃO SIGEP WEB - Gerenciador de Postagens dos Correios 1.1. Solicitar Senha para Fechamento de PLP Solicitar ao seu consultor comercial a senha

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email]

MANUAL COTAÇAO WEB MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA. [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL COTAÇAO WEB [Digite seu endereço] [Digite seu telefone] [Digite seu endereço de email] MANUAL MANUAL AVANÇO INFORMÁTICA AVANÇO INFORMÁTICA Material Desenvolvido para a Célula Materiais Autor: Equipe

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA PED MANUAL INTERNET

SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA PED MANUAL INTERNET SISTEMA INTEGRADO DE ADMINISTRAÇÃO DA RECEITA MANUAL INTERNET ÍNDICE Sistema Integrado de Administração da Receita 1 INTRODUÇÃO GERAL... 4 2 INTRODUÇÃO AO... 4 2.1 OBJETIVOS... 4 2.2 BENEFÍCIOS... 4 2.3

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY

MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY MANUAL DE INSTALAÇÃO DO ODONTO TECHNOLOGY 1 Índice I - Prefácio...3 II - Instalação do tipo servidor...4 III Obter o nome do computador servidor...17 IV Instalação do tipo cliente...19 V Como inserir a

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Manual de Utilização Índice 1 Introdução...2 2 Acesso ao Sistema...3 3 Funcionamento Básico do Sistema...3 4 Tela Principal...4 4.1 Menu Atendimento...4 4.2 Menu Cadastros...5 4.2.1 Cadastro de Médicos...5

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

RESUMO DE CATALOGAÇÃO

RESUMO DE CATALOGAÇÃO RESUMO DE CATALOGAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DISTINTA Contatos: Cirineo Zenere (c.zenere@pucpr.br) Eulália M. Soares (eulalia.soares@pucpr.br) Josilaine O. Cezar (josilaine.cezar@pucpr.br) SUMÁRIO INICIANDO A CATALOGAÇÃO...2

Leia mais

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise

Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Cartilha da Nota Fiscal Eletrônica 2.0 Hábil Empresarial PROFISSIONAL & Hábil Enterprise Koinonia Software Ltda (0xx46) 3225-6234 Índice I Índice Cap. I Introdução 1 1 Orientações... Iniciais 1 Cap. II

Leia mais

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Guia de referência. A-61640_pt-br Capture Pro Software Guia de referência A-61640_pt-br Iniciando o Kodak Capture Pro Software Este guia foi projetado para fornecer instruções simples para início rápido, incluindo a instalação e a inicialização

Leia mais

Outlook 2003. Apresentação

Outlook 2003. Apresentação Outlook 2003 Apresentação O Microsoft Office Outlook 2003 é um programa de comunicação e gerenciador de informações pessoais que fornece um local unificado para o gerenciamento de e-mails, calendários,

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: PROPOSTAS VERSÃO 1.1 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 10/11/2011 1.0 Criação do documento. Aline Oliveira - MINC 07/01/2013 1.1 Atualização do

Leia mais

Sistema de Controle de Cheques GOLD

Sistema de Controle de Cheques GOLD Sistema de Controle de Cheques GOLD Cheques GOLD é um sistema para controlar cheques de clientes, terceiros ou emitidos. Não há limitações quanto as funcionalidades do programa, porém pode ser testado

Leia mais

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital

Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Página 1 de 7 Passo a Passo do Checkout no SIGLA Digital Este é um dos principais módulos do Sigla Digital. Utilizado para vendas no balcão por ser uma venda rápida, mais simples, onde não é necessário

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas

QUALIDATA Soluções em Informática. Módulo CIEE com convênio empresas FM-0 1/21 ÍNDICE 1. MÓDULO DESKTOP(SISTEMA INSTALADO NO CIEE)... 2 Cadastro de Ofertas de Empregos:... 2 Cadastro de Eventos:... 3 Cadastro de Instituições do Curriculum:... 5 Cadastro de Cursos do Curriculum:...

Leia mais

Gestão Comercial GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO ORYON. www.projectinfo.com.br

Gestão Comercial GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO ORYON. www.projectinfo.com.br Gestão Comercial GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO DO ORYON www.projectinfo.com.br Parabéns por adquirir o Oryon Gestão Comercial: uma poderosa ferramenta para a administração comercial. Agilidade nas vendas,

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica

Manual do Sistema Vida Controle de Contatos Editorial Brazil Informatica Manual do Sistema "Vida Controle de Contatos" Editorial Brazil Informatica I Vida Controle de Contatos Conteúdo Part I Introdução 2 1 Vida Controle... de Contatos Pessoais 2 Part II Configuração 2 1 Configuração...

Leia mais

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios

Portal Sindical. Manual Operacional Empresas/Escritórios Portal Sindical Manual Operacional Empresas/Escritórios Acesso ao Portal Inicialmente, para conseguir acesso ao Portal Sindical, nos controles administrativos, é necessário acessar a página principal da

Leia mais

Processo de Controle das Reposições da loja

Processo de Controle das Reposições da loja Processo de Controle das Reposições da loja Getway 2015 Processo de Reposição de Mercadorias Manual Processo de Reposição de Mercadorias. O processo de reposição de mercadorias para o Profit foi definido

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição

SCPI 8.0. Guia Rápido. Parametrizando o Módulo CONTAS. Introdução. Informações da Entidade. Nesta Edição SCPI 8.0 Guia Rápido Parametrizando o Módulo CONTAS Introdução Nesta Edição 1 Informações da Entidade 2 Cadastro das Entidades 3 Cargos e Nomes 4 Parâmetros Gerais Antes de iniciar os trabalhos diários

Leia mais

Manual Sistema Curumim. Índice

Manual Sistema Curumim. Índice Versão 1.0 Índice 1. Instalação do Sistema... 3 2. Botões e Legenda... 4 3. Login do Sistema... 5 4. Tela Principal... 6 5. Dados Cadastrais da Empresa... 7 6. Aluno Cadastro... 8 7. Aluno - Cadastro de

Leia mais

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova.

Vamos criar uma nova Página chamada Serviços. Clique em Adicionar Nova. 3.5 Páginas: Ao clicar em Páginas, são exibidas todas as páginas criadas para o Blog. No nosso exemplo já existirá uma página com o Título Página de Exemplo, criada quando o WorPress foi instalado. Ao

Leia mais

Guia Site Empresarial

Guia Site Empresarial Guia Site Empresarial Índice 1 - Fazer Fatura... 2 1.1 - Fazer uma nova fatura por valores de crédito... 2 1.2 - Fazer fatura alterando limites dos cartões... 6 1.3 - Fazer fatura repetindo última solicitação

Leia mais

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO

DPAlmox - Windows MANUAL DO USUÁRIO - Windows MANUAL DO USUÁRIO DPSISTEMAS www.dpsistemas.com.br 1. Registrando o programa... 3 2. Entrando no programa Login... 5 3. Tela Principal do Sistema... 6 4. Utilizando os botões de navegação...

Leia mais

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0

Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Manual Módulo Livro Caixa Livro Caixa Atualizada com a versão 1.3.0 Noções Gerais: Pg. 02 Instruções para instalação Pg. 02 Ferramentas úteis Pg. 04 Menu Arquivos Empresas Usuárias Pg. 05 Ativar Empresa

Leia mais

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X.

Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Caso já seja usuário do SCAW siga as instruções a partir da página X. Para iniciar o sistema dê um duplo clique no ícone, que se encontra na área de trabalho. 1 Login do sistema. Esta é a tela de login

Leia mais

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário

Cadastramento de Computadores. Manual do Usuário Cadastramento de Computadores Manual do Usuário Setembro 2008 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO 1.1 Conhecendo a solução...03 Segurança pela identificação da máquina...03 2. ADERINDO À SOLUÇÃO e CADASTRANDO COMPUTADORES

Leia mais

Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP.

Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP. Orientações, Dicas e Atalhos para registrar e consultar documentos no sistema ERP. 2 Acesso ao sistema: Usuário e Senha (previamente cadastrados). Mudar senha: Menu: Utilitários / Alterar Senha Digitar

Leia mais

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04

MANUAL DO SISTEMA. Versão 6.04 MANUAL DO SISTEMA Versão 6.04 Inventário Manual...2 Relatório de contagem...2 Contagem...3 Digitação...3 Inventário Programado...6 Gerando o lote...7 Inserindo produtos manualmente no lote...8 Consultando

Leia mais

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO

V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO V 1.0 LINAEDUCA - GUIA DE USO ARGO Internet ARGO.com.br 2013 Sumário 1. Instalação... 2 1.1 Windows... 2 2 Guia de Uso... 5 2.1 Inicialização... 5 2.1.1 Modo Casa... 5 2.1.2 Modo escola... 6 2.2 Cadastro

Leia mais

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon

MDaemon GroupWare. Versão 1 Manual do Usuário. plugin para o Microsoft Outlook. Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon MDaemon GroupWare plugin para o Microsoft Outlook Trabalhe em Equipe Usando o Outlook e o MDaemon Versão 1 Manual do Usuário MDaemon GroupWare Plugin for Microsoft Outlook Conteúdo 2003 Alt-N Technologies.

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Versão 1.0. Visão Transportador

MANUAL DE INSTRUÇÕES. Versão 1.0. Visão Transportador MANUAL DE INSTRUÇÕES Versão 1.0 Visão Transportador 2 Sumário Introdução... 3 Requisitos mínimos... 3 Acesso... 3 Primeiro acesso... 5 Navegando pelo sistema... 6 Menu Perfil... 7 Dados do Fornecedor...

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

SuperStore Sistema para Automação de Óticas

SuperStore Sistema para Automação de Óticas SuperStore Sistema para Automação de Óticas MANUAL DO USUÁRIO (Administrador) Contato: (34) 9974-7848 http://www.superstoreudi.com.br superstoreudi@superstoreudi.com.br SUMÁRIO 1 ACESSANDO O SISTEMA PELA

Leia mais

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP

PMAT. Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações. Manual. Desenvolvido pelo BNDES AS/DEGEP PMAT Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações Manual 1 Índice 1. O que é o Sistema de Análise e Acompanhamento de Operações PMAT... 3 2. Acessando o sistema pela primeira vez Download... 3 3. Fluxogramas

Leia mais

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema.

Instalação: permite baixar o pacote de instalação do agente de coleta do sistema. O que é o projeto O PROINFODATA - programa de coleta de dados do projeto ProInfo/MEC de inclusão digital nas escolas públicas brasileiras tem como objetivo acompanhar o estado de funcionamento dos laboratórios

Leia mais

Manual Instalação Pedido Eletrônico

Manual Instalação Pedido Eletrônico Manual Instalação Pedido Eletrônico 1 Cliente que não utiliza o Boomerang, mas possui um sistema compatível. 1.1 Instalação do Boomerang Inserir o CD no drive do computador, clicar no botão INICIAR e em

Leia mais

Manual do Usuário CFCWeb BA

Manual do Usuário CFCWeb BA ÍNDICE Acesso ao sistema... 2 Tela Principal... 3 Cadastro de Candidatos... 5 Agenda Teórico... 6 Agenda Prático... 7 Consulta Agendamentos do Candidato por Serviço... 9 Cadastro de Grade Horária... 10

Leia mais

Manual de uso PSIM Client 2010

Manual de uso PSIM Client 2010 MANUAL DE USO PSIM CLIENT VERSÃO 2010 ÍNDICE Manual de uso PSIM Client 2010 INSTALAÇÃO...2 INSTALAÇÃO LOCAL...2 INICIANDO O SISTEMA...13 UTILIZANDO O ÍCONE DA ÁREA DE TRABALHO...13 UTILIZANDO O MENU INICIAR...16

Leia mais

BH PARK Software de Estacionamento

BH PARK Software de Estacionamento BH PARK Software de Estacionamento WWW.ASASSOFTWARES.COM.BR Índice 1 Informações Básicas... 1 1.1 Sair da aplicação... 1 1.2 Travar aplicação... 1 1.3 Licenciando a aplicação... 1 1.4 Contrato de Manutenção...

Leia mais

Manual das funcionalidades Webmail AASP

Manual das funcionalidades Webmail AASP Manual das funcionalidades Webmail AASP 1. Configurações iniciais 2. Regras 3. Histórico da conta 4. Autorresposta 5. Dados de acesso (alterando senha de acesso) 6. Identidade (assinatura) 7. Redirecionamento

Leia mais

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos

CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos CONFIGURAÇÃO Cobian Backup Programa gratuito e de qualidade para realizar seus backups automáticos Publicado em 22/08/2010 por claudioboaventura Na primeira parte do artigo instalação sobre o excelente

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Tutorial contas a pagar

Tutorial contas a pagar Tutorial contas a pagar Conteúdo 1. Cadastro de contas contábeis... 2 2. Cadastro de conta corrente... 4 3. Cadastro de fornecedores... 5 4. Efetuar lançamento de Contas à pagar... 6 5. Pesquisar Lançamento...

Leia mais

Manual. Pedido Eletrônico

Manual. Pedido Eletrônico Manual Pedido Eletrônico ÍNDICE 1. Download... 3 2. Instalação... 4 3. Sistema de Digitação SantaCruz... 8 3.1. Configuração... 8 4. Utilização do Sistema Digitação SantaCruz... 11 4.1. Atualizar cadastros...11

Leia mais