Djalma Campos Guimarães Filho

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Djalma Campos Guimarães Filho"

Transcrição

1 Palestra CREA-SP Djalma Campos Guimarães Filho CREA-SP

2 Para acessar o sistema CREANet, é necessário que seu navegador (browser) não restrinja a exibição de Popups. Clique aqui para saber como configurar seu navegador.

3 ********

4

5

6

7

8

9

10 Da ART de obra ou serviço A ART de obra ou serviço refere-se à execução de obras ou prestação de serviços objeto de um único contrato. Da ART de cargo ou função A ART de cargo ou função refere-se ao vínculo do profissional com pessoa jurídica para desempenho de cargo ou função técnica. Da ART de obra ou serviço de rotina A ART de obra ou serviço de rotina, denominada ART múltipla, especifica vários contratos referentes à execução de obras ou à prestação de serviços de rotina em determinado período.

11 Número da ART vinculado à ART principal do empreendimento ou à ART relativa ao contrato inicial no caso de subcontratação.

12

13 No caso do item 1, não será impressa na ART o termo individual. No caso dos itens 2, 3 e 4, os profissionais deverão indicar a participação técnica envolvida: a) A primeira ART do contrato deverá informar que corresponde ao primeiro registro da participação técnica. b) As demais ARTs deverão vincular-se à primeira ART do contrato, em função da participação técnica envolvida. 1. Individual: indica que a atividade, objeto do contrato, é desenvolvida individualmente pelo profissional. 2. Coautor: indica que uma atividade técnica caracterizada como intelectual, objeto de contrato único, é desenvolvida em conjunto por mais de um profissional de mesma competência. 3. Corresponsável: indica que uma atividade caracterizada como executiva, objeto de contrato único, é desenvolvida em conjunto por mais de um profissional de mesma competência. 4. Equipe: indica que diversas atividades complementares, objetos de contrato único, são desenvolvidas em conjunto por mais de um profissional com competências diferenciadas.

14 Identifica o número da ART do contrato à qual a ART de coautoria, corresponsabilidade ou equipe deverá vincular-se.

15 1. Inicial: relativa à primeira ou única anotação de responsabilidade técnica do profissional no respectivo contrato. 2. Complementar: relativa à anotação de responsabilidade técnica do mesmo profissional que, vinculada à ART inicial, complementa os dados anotados quando: a) houver alteração contratual que ampliar o objeto, o valor do contrato ou a atividade técnica contratada, ou prorrogar o prazo de execução; b) houver necessidade de detalhar as atividades técnicas, desde que não impliquem a modificação da caracterização do objeto ou da atividade técnica contratada. 3. Substituição: relativa à anotação de responsabilidade técnica que, vinculada à ART inicial, substitui os dados anotados quando: a) houver a necessidade de corrigir dados que impliquem a modificação da caracterização do objeto ou da atividade técnica contratada; ou b) houver a necessidade de corrigir erro de preenchimento de ART

16 Identifica o número da ART inicial à qual a ART deverá vincular-se em caso de forma de registro complementar ou substituição.

17 Se não for localizada a empresa para o nº digitado, o sistema informará:

18 EMPRESA EXEMPLO LTDA /

19

20 Informa o cadastro ou convênio firmado com o Crea que possibilita condições de excepcionalidade para registro da ART e serviços a ela relacionados.

21 Informa o nome completo da pessoa física ou a denominação da pessoa jurídica contratante. Informa o número da inscrição do contratante na Receita Federal. O padrão é BRASIL, devendo ser informado o endereço completo do contratante.

22

23 No caso de o contratante residir ou sua sede ser localizada no exterior, não será exigido o CEP, possibilitando o preenchimento dos campos de endereço.

24 Voltando para o endereço no BRASIL, clicar na lupa para pesquisa ou digitar o CEP.

25 Existindo o CEP, o Sistema trará todas as informações, devendo ser digitado o número e verificar o complemento, se for o caso.

26 Informa o número do contrato/convênio, quando existir. Quando existir, o profissional deverá preencher o número de identificação do contrato, subcontrato ou convênio. Informar o valor relativo ao Informa a Quando data de este campo não for preenchido, será impresso o desenvolvimento celebração do contrato da atividade escrito ou verbal. técnica: termo sem número. 1. valor do contrato, no caso de prestação de serviço. 2. custo da obra, no caso de execução de obra.

27 Informa o tipo de contratante da obra ou serviço, de acordo com as seguintes definições: 1. Pessoa física: pessoa natural. 2. Pessoa Jurídica de Direito Privado: empresário, sociedade de economia mista, empresa pública, fundação, associação, sociedade, organização religiosa e partido político. 3. Pessoa Jurídica de Direito Público: União, Estados, Distrito Federal, municípios, autarquias e demais entidades de caráter público criadas por lei.

28 Data prevista para início da atividade técnica relativa a obra Data ou prevista serviço contratado. de término da obra ou serviço. Informa o código constante do cadastro de obras públicas no caso em Identifica que a obra a que ou serviço fim utilizar destina recursos a obra ou públicos. serviço após sua realização. O profissional deverá informar o Informa número nome de cadastro completo da obra pública, do proprietário quando estiver do empreendimento identificado no e; edital Informa da licitação. o número da inscrição do proprietário na Receita Federal.

29 Identifica o nível de responsabilidade Identifica técnica a sobre atividade a atividade a ser a ser desenvolvida pelo pelo profissional próprio para profissional, a execução objeto individualmente da obra do ou contrato. ou prestação por do outros serviço. profissionais vinculados ao contrato. Identifica a obra ou o serviço Identifica o complemento da obra ou serviço que será realizado pelo profissional com o objetivo de detalhar sua especificidade. Informa a medida da parcela da obra ou serviço a ser executada pelo profissional.

30 Se necessário poderá ser incluída nova atividade técnica, para tanto clique aqui e repita os passos anteriores. Apresenta o valor calculado para registro da ART. Apresentará a informação isento conforme o caso.

31 CAMPINAS Declara Declara o a interesse aplicabilidade do profissional das regras às de atividades resolver profissionais possíveis conflitos relacionadas ou litígios na ART, originados conforme do as contrato seguintes por opções: meio de arbitragem, conforme texto abaixo: 1. Sim: Qualquer Declaro conflito atendimento ou litígio às originado regras de do acessibilidade presente contrato, previstas bem nas como sua normas interpretação técnicas da ou ABNT, execução, na legislação será resolvido específica por arbitragem, e no Decreto de nº acordo 5.296, com a de Lei 2 de nº dezembro 9.307, de de de setembro de 1996, por meio do Centro 2. Não: de Mediação Declaro que e Arbitragem as regras de acessibilidade CMA vinculado previstas ao Crea-XX, nas normas nos termos técnicas do regulamento da ABNT, na de legislação arbitragem específica que, expressamente, e no Decreto nº as 5.296, partes de 2 declaram concordar. dezembro de 2004, não se aplicam às atividades profissionais acima relacionadas. Informa resumidamente característica ou detalhe da obra ou serviço, ou apresenta esclarecimento sobre o contrato. Identifica a entidade de classe que, conveniada ao Crea, está apta para a execução de ações voltadas à verificação do exercício e das atividades profissionais ou ao aperfeiçoamento técnico e cultural dos profissionais diplomados nas profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea. Caso o profissional não deseje escolher qualquer das entidades de classe relacionadas, deverá informar o item nenhuma.

32 Apresenta a data do pagamento do boleto bancário. Informa o valor pago para registro da ART. Esta ART PREENCHIDA informação será disponibilizada no caso de Dados digitados no sistema impressão/reimpressão Esta informação será disponibilizada da ART após o no pagamento caso de Informa da impressão/reimpressão ART. o número da Certidão da ART de Acervo após o Técnico, pagamento caso ART CADASTRADA a ART da tenha ART. sido objeto de requerimento. Dados confirmados pelo profissional * Não possui valor jurídico. ART REGISTRADA Dados confirmados e boleto quitado

33

34

35 Imprimir ART

36

37 Imprimir Boleto

38

39 Observações: 1. A data de registro da ART será a data de quitação bancária do valor a ela correspondente. 2. Somente o pagamento identificado no sistema do Crea validará eletronicamente o registro da ART e possibilitará sua impressão definitiva. 3. No caso de agendamento eletrônico, o registro da ART somente será efetivado após a conclusão da transação bancária.

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO/DEFENSORIA

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO/DEFENSORIA MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO/DEFENSORIA A ART relativa à execução de obra ou à prestação de serviço, objeto de contrato único, deve ser registrada antes do início da respectiva atividade

Leia mais

RECEITUÁRIO AGRONÔMICO

RECEITUÁRIO AGRONÔMICO MANUAL DE PREENCHIMENTO DA ART MÚLTIPLA RECEITUÁRIO AGRONÔMICO A ART Múltipla de Receituário Agronômico especifica vários contratos referentes à execução de prestação de serviços de rotina em determinado

Leia mais

COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO SISTEMA CREAÁGIL

COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO SISTEMA CREAÁGIL COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART de Obra e Serviço on-line pelo Portal CreaÁgil.

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART MÚLTIPLA

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART MÚLTIPLA MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART MÚLTIPLA A ART Múltipla que substitui o registro de diversas ARTs específicas, no caso de execução de obras ou prestação de serviços de rotina, deve ser registrada até o

Leia mais

COMO PREENCHER ART PARA CONCESSÃO DE BLOCO DE NUMERAÇÃO DE RECEITAS

COMO PREENCHER ART PARA CONCESSÃO DE BLOCO DE NUMERAÇÃO DE RECEITAS COMO PREENCHER ART PARA CONCESSÃO DE BLOCO DE NUMERAÇÃO DE RECEITAS RECEITUÁRIO AGRONÔMICO - Para emissão de Receituário Agronômico em Software próprio SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos

Leia mais

COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO A POSTERIORI SISTEMA CREAÁGIL

COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO A POSTERIORI SISTEMA CREAÁGIL COMO PREENCHER ART DE OBRA E SERVIÇO A POSTERIORI SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART de Obra e Serviço a Posteriori

Leia mais

COMO SOLICITAR SUBSTITUIÇÃO DE ART REGISTRADA ATÉ 27/07/2016 SISTEMA CREAÁGIL

COMO SOLICITAR SUBSTITUIÇÃO DE ART REGISTRADA ATÉ 27/07/2016 SISTEMA CREAÁGIL COMO SOLICITAR SUBSTITUIÇÃO DE ART REGISTRADA ATÉ 27/07/2016 SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar os procedimentos para substituição de ART registrada até 27/07/2016. 2 Acesse através do endereço https://ecrea.creams.org.br/

Leia mais

ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA 2011

ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA 2011 ART ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE TÉCNICA TABELA 01 Contrato VALORES PARA PAGAMENTO COM CONTRATOS FORMALIZADOS Faixa Valor do Contrato Taxa 1ª Até 8.000,00 33,00 2ª De 8.000,01 a 15.000,00 83,00 3ª De 15.000,01

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART OBRA OU SERVIÇO A ART relativa à execução de obra ou à prestação de serviço, objeto de contrato único, deve ser registrada antes do início da respectiva atividade técnica,

Leia mais

COMO PREENCHER ART DE CARGO E FUNÇÃO SISTEMA CREAÁGIL

COMO PREENCHER ART DE CARGO E FUNÇÃO SISTEMA CREAÁGIL COMO PREENCHER ART DE CARGO E FUNÇÃO SISTEMA CREAÁGIL 1 OBJETIVO: Apresentar procedimentos para o preenchimento de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART de Cargo e Função on-line pelo Portal CreaÁgil.

Leia mais

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART

Anotação de Responsabilidade Técnica - ART Anotação de Responsabilidade Técnica - ART ART: FUNDAMENTO LEGAL A ART É O INSTRUMENTO QUE DEFINE, PARA OS EFEITOS LEGAIS, OS RESPONSÁVEIS TÉCNICOS PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADE TÉCNICA NO ÂMBITO DAS

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. Procedimentos para registro, baixa, cancelamento e anulação da ART e registro do Atestado

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 21 DE 08 DE DEZEMBRO 2010.

ATO ADMINISTRATIVO Nº 21 DE 08 DE DEZEMBRO 2010. ATO ADMINISTRATIVO Nº 21 DE 08 DE DEZEMBRO 2010. Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica ART, de Serviços e de Multas no exercício de

Leia mais

Versão SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO CREA-PE

Versão SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DE PERNAMBUCO CREA-PE INTRODUÇÃO O Crea-PE está dando um grande passo rumo à modernização em sua área de informatização: está substituindo o seu sistema de cadastro para melhorar o atendimento aos profissionais e empresas da

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO Nº 36, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2010 Dispõe sobre os valores de registro de ART devidas ao Crea-ES, para o exercício de 2011 e dá outras providências. O CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 24 DE 27 DE DEZEMBRO 2011.

ATO ADMINISTRATIVO Nº 24 DE 27 DE DEZEMBRO 2011. ATO ADMINISTRATIVO Nº 24 DE 27 DE DEZEMBRO 2011. Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica ART, de Serviços e de Multas no exercício de

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 26, 13 DE DEZEMBRO DE 2012

ATO ADMINISTRATIVO Nº 26, 13 DE DEZEMBRO DE 2012 ATO ADMINISTRATIVO Nº 26, 13 DE DEZEMBRO DE 2012 Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, de Serviços e de Multas no exercício

Leia mais

NOVA ART E ACERVO TÉCNICO

NOVA ART E ACERVO TÉCNICO MANUAL DE PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS NOVA ART E ACERVO TÉCNICO SEMINÁRIO SOBRE ART E ACERVO TÉCNICO Se houver interesse, encaminhar dúvidas ou sugestões de melhoria da versão preliminar até 03/12/2009

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 523, DE 3 DE OUTUBRO DE 2011

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 523, DE 3 DE OUTUBRO DE 2011 RESOLUÇÃO Nº 523, DE 3 DE OUTUBRO DE 2011 Fixa os valores de registro da Anotação de Responsabilidade Técnica ART e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA CONFEA,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ANEXO DA DECISÃO PL/SP Nº 1022/2014 ATO ADMINISTRATIVO Nº 28/2014 Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, de Serviços e de Multas

Leia mais

ATO ADMINISTRATIVO Nº 27/ 2013

ATO ADMINISTRATIVO Nº 27/ 2013 ATO ADMINISTRATIVO Nº 27/ 2013 Dispõe sobre os valores de Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas, de Anotação de Responsabilidade Técnica - ART, de Serviços e de Multas no exercício de 2014. CONSELHO

Leia mais

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART DESEMPENHO DE CARGO OU FUNÇÃO

MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART DESEMPENHO DE CARGO OU FUNÇÃO MANUAL DE PREENCHIMENTO DE ART DESEMPENHO DE CARGO OU FUNÇÃO A ART de cargo ou função relativa ao vínculo contratual do profissional com a pessoa jurídica para desempenho de cargo ou função técnica deve

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 517, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010

RESOLUÇÃO Nº 517, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 RESOLUÇÃO Nº 517, DE 24 DE SETEMBRO DE 2010 Fixa os valores de registro de ART e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA Confea, no uso das atribuições que lhe

Leia mais

Ficha Técnica. Manual de Procedimentos Operacionais. Supervisão. Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP. Elaboração

Ficha Técnica. Manual de Procedimentos Operacionais. Supervisão. Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP. Elaboração 1 Referência Ficha Técnica Manual de Procedimentos Operacionais Resolução n 1.025, de 30 de outubro de 2009 Revisão 00 Data 00/00/2009 Supervisão Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP Elaboração

Leia mais

Lei 5194 de 24 de dezembro de 1966

Lei 5194 de 24 de dezembro de 1966 Lei 5194 de 24 de dezembro de 1966 Art. 67º Embora legalmente registrado, só será considerado no legítimo exercício da profissão e atividades os profissionais ou pessoa jurídica que esteja em dia com o

Leia mais

ART de Obra ou Serviço

ART de Obra ou Serviço Resolução nº 1.025/2009 - Anexo I - Modelo A Página xx/xx Anotação de Responsabilidade Técnica - ART Lei nº 6.496, de 7 de dezembro de 1977 ART de Obra ou Serviço 1. Responsável Técnico 2. Dados do Contrato

Leia mais

A NOVA ART E ACERVO TÉCNICO. Resolução 1025/2009 Substitui a Resolução 1023/2008

A NOVA ART E ACERVO TÉCNICO. Resolução 1025/2009 Substitui a Resolução 1023/2008 A NOVA ART E ACERVO TÉCNICO Resolução 1025/2009 Substitui a Resolução 1023/2008 OBJETIVOS DA ART ART Sociedade Profissionais Creas Órgãos Públicos Identificação do Responsável Técnico Constituição do Acerto

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL

INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL INSTRUÇÕES PARA PREENCHIMENTO DA A.R.T. NACIONAL Este passo a passo visa instruir o preenchimento correto do formulário eletrônico da A.R.T. Nacional. O Crea-Minas disponibiliza aos profissionais e empresas

Leia mais

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

CREA-ES CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO ESPÍRITO SANTO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL ATO NORMATIVO Nº 57, DE 12 DE NOVEMBRO DE 2013 Dispõe sobre as alterações das tabelas de valores referentes ao registro de ART, Serviços, Multas e Anuidades de Pessoas Físicas e Jurídicas devidas ao Crea-ES,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.092, DE 19 DE SETEMBRO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 1.092, DE 19 DE SETEMBRO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº 1.092, DE 19 DE SETEMBRO DE 2017 Altera a Resolução nº 1.025, de 30 de outubro de 2009, que "dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional". O CONSELHO

Leia mais

TABELAS DE ANUIDADES 2015

TABELAS DE ANUIDADES 2015 1 Resolução nº. 528/2011, do Confea, alterada pela Resolução nº. 1.058/2014 Anuidade Profissional Art. 2º A anuidade profissional é devida a partir de 1º de janeiro de cada ano, podendo a mesma ser cobrada

Leia mais

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO

Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Eng. Civil Viviane Riveros Silva Oliveira Líder da Área de Fiscalização do CREA-TO Agente Administrativa da área Registro e Cadastro 2012-2016 Líder da área de Registro e ART 2012-2016 Líder de Área de

Leia mais

Cobrança registrada Troca de Boleto

Cobrança registrada Troca de Boleto Cobrança registrada Troca de Boleto Informação para o profissional: Por resolução da FEBRABAN, a partir de 2017 todos os boletos de cobrança deverão ser emitidos na modalidade cobrança registrada. Os boletos

Leia mais

Acesse o endereço abaixo em seu navegador de internet:

Acesse o endereço abaixo em seu navegador de internet: 1 Acesse o endereço abaixo em seu navegador de internet: https://portaldocliente.cma.com.br/primeiro-acesso 2 Para acessar o Portal pela primeira vez, informe seu CNPJ/CPF e o e-mail do contato financeiro

Leia mais

ITBI Online. Manual do Usuário

ITBI Online. Manual do Usuário ITBI Online Manual do Usuário MANUAL DO USUÁRIO Este manual foi desenvolvido para orientar o cidadão/contribuinte na utilização do sistema de ITBI Online da Prefeitura. Acesse o site da Prefeitura e nele

Leia mais

ARTs Múltiplas Mensais Receituário Agronômico

ARTs Múltiplas Mensais Receituário Agronômico ARTs Múltiplas Mensais Receituário Agronômico Preenchimento Passo a Passo Na página inicial do site do Crea-PR, clique em Profissional > Área Restrita, abrirá a tela de Login/Senha. O Login Profissional

Leia mais

ARTs Múltiplas Mensais Obra/serviço de rotina

ARTs Múltiplas Mensais Obra/serviço de rotina ARTs Múltiplas Mensais Obra/serviço de rotina Preenchimento Passo a Passo Na página inicial do site do Crea-PR, clique em Profissional > Área Restrita, abrirá a tela de Login/Senha. O Login Profissional

Leia mais

DOCUMENTO PADRÃO TI MANUAL FUNCIONAL PROJETO CRÉDITO CONSIGNADO

DOCUMENTO PADRÃO TI MANUAL FUNCIONAL PROJETO CRÉDITO CONSIGNADO MANUAL FUNCIONAL Documento Manual funcional Projeto Crédito Consignado Data redação 14/04/2013 Redator Daiane Jardim Catto Objetivo do Documento Manual descritivo quanto às funcionalidades do Projeto Crédito

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6

SUMÁRIO. 1. Conhecendo o sistema Certidões Negativas Cadastros das certidões... 6 SUMÁRIO 1. Conhecendo o sistema... 3 2. Certidões Negativas... 5 2.1 Cadastros das certidões... 6 2.2 Exclusões de Negativas cadastradas com erro... 7 3. Geração de Anexo de Nota Fiscal... 8 3.1. Como

Leia mais

PROCESSO SELETIVO - VESTIBULAR 1º SEMESTRE DE 2019 PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA

PROCESSO SELETIVO - VESTIBULAR 1º SEMESTRE DE 2019 PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA PROCESSO SELETIVO - VESTIBULAR 1º SEMESTRE DE 2019 PROCEDIMENTOS PARA A MATRÍCULA A matrícula só se efetiva com a realização nos prazos estabelecidos, dos 5 (cinco) procedimentos abaixo descritos, cujo

Leia mais

Renovação de Matrícula (ou Rematrícula)

Renovação de Matrícula (ou Rematrícula) Bem-vindos ao Centro Educacional Delta! Renovação de Matrícula (ou Rematrícula) Senhores responsáveis, a renovação de matrícula representa a satisfação e o interesse em manter o aluno na instituição no

Leia mais

Manter Profissionais por Entidade Manter Licitação Pesquisa de Licitantes... 69

Manter Profissionais por Entidade Manter Licitação Pesquisa de Licitantes... 69 ÍNDICE ÍNDICE... 2 TAREFAS SIMILARES... 5 Entrar no sistema... 5 Sair do sistema... 6 Navegação... 6 Pesquisar um registro... 7 Telas Complementares... 7 Cadastrar um novo registro... 8 Editar um registro

Leia mais

ÍNDICE. Obra ou Serviço... 4 Desempenho de Cargo e Função... 13 Múltipla - Obra ou Serviço de Rotina... 20 Múltipla - Receituário Agronômico...

ÍNDICE. Obra ou Serviço... 4 Desempenho de Cargo e Função... 13 Múltipla - Obra ou Serviço de Rotina... 20 Múltipla - Receituário Agronômico... ART+FÁCIL 1 CREA-SP 2 ÍNDICE Obra ou Serviço... 4 Desempenho de Cargo e Função... 13 Múltipla - Obra ou Serviço de Rotina... 20 Múltipla - Receituário Agronômico... 27 CREA-SP MANUAL DE PREENCHIMENTO DA

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CRAÍBAS

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS CONCURSO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CRAÍBAS Serviço Público Federal UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS PROGEP NÚCLEO EXECUTIVO DE PROCESSOS SELETIVOS COPEVE PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO DE CANDIDATOS CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

Tutorial para inclusão de unidade de ensino

Tutorial para inclusão de unidade de ensino Tutorial para inclusão de unidade de ensino Conteúdo 1 Cadastro de Unidade de Ensino... 2 1.1 - Guia Unidade de Ensino... 2 1.2 Dados do Boletim... 4 1.3 Cobranças... 4 1.4 Cantina... 4 2 Cadastro de Cursos...

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE 2009. RESOLUÇÃO Nº 1.025, DE 30 DE OUTUBRO DE 2009. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional, e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA

Leia mais

Manual de Procedimentos Operacionais. Requerimento de ART e Acervo Técnico

Manual de Procedimentos Operacionais. Requerimento de ART e Acervo Técnico Check List CAT sem registro de atestado CAT sem registro de atestado Preenchimento Se não houver dados, será solicitado o preenchimento. Se contiver rasura ou estiver ilegível, deverá ser recusado o requerimento.

Leia mais

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO

MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO MANUAL CADASTRAMENTO EXPORTA FÁCIL PRÉ-POSTAGEM DOCUMENTO Brasília Junho/2017 CADASTRO PRÉ-POSTAGEM O Exporta Fácil é uma linha de serviços destinada a pessoas jurídicas ou físicas que desejam expandir

Leia mais

Elaborado por: FFA ALINNE BARCELLOS BERND SIPOV/RS. Revisado em: 28/01/2016

Elaborado por: FFA ALINNE BARCELLOS BERND SIPOV/RS. Revisado em: 28/01/2016 Elaborado por: FFA ALINNE BARCELLOS BERND SIPOV/RS Revisado em: 28/01/2016 PASSO A PASSO PARA REGISTRO DE ESTABELECIMENTO NO SIPEAGRO 1. Acessar o site www.agricultura.gov.br e clicar em SIPEAGRO Sistema

Leia mais

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1

2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 1 2015 GVDASA Sistemas Inscrição 2 AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

Anexo da Decisão PL 1758/2017

Anexo da Decisão PL 1758/2017 SERVIÇOS Anexo da Decisão PL 1758/2017 (Atualização dos valores de anuidades, serviços e multas para o exercício 2018) As taxas de serviços devidas ao Confea e aos Creas no exercício 2018 constam na tabela

Leia mais

Tutorial de Preenchimento de ARTs. Contrato com a CAIXA

Tutorial de Preenchimento de ARTs. Contrato com a CAIXA Pág. 1 1) Estrutura de Preenchimento das ARTs: A ART Principal deve conter as informações do contrato com a Caixa. As ARTs Múltiplas devem conter as ordens de serviço do mês e estarem vinculadas à ART

Leia mais

Manual do cartório Pessoa Jurídica

Manual do cartório Pessoa Jurídica Manual do cartório Pessoa Jurídica Emissão, Alteração ou Baixa de CNPJ (REDESIM) Realização O que é a REDESIM? A Rede Nacional para a Simplifi cação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios,

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015)

Passo a Passo para Rematrícula Online 2016 (de 23 a 30/10/2015) Passo a Passo para Rematrícula Online (de 23 a 30/10/2015) 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o Login, que é o número da Matrícula do Aluno (Seta1) Dica: O número da matrícula

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO BOLETOS BANCÁRIOS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO BOLETOS BANCÁRIOS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO BOLETOS BANCÁRIOS Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600 suporte@digisat.com.br

Leia mais

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016

Passo a Passo para Rematrícula Online 2017 Período: 24 a 30/10/2016 Período: 24 a 30/10/20 1. Entrar no site do Colégio: www.riobranco.org.br a) Digitar o login, que é o número da matrícula do aluno (Seta1) Dica: o número da matrícula pode ser localizado na carteirinha,

Leia mais

Ficha Técnica. Manual de Procedimentos Operacionais. Supervisão. Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP. Documento original

Ficha Técnica. Manual de Procedimentos Operacionais. Supervisão. Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP. Documento original 1 Referência Ficha Técnica Manual de Procedimentos Operacionais Resolução n 1.025, de 30 de outubro de 2009 Revisão 01 Data 28/01/2011 Supervisão Comissão de Organização, Normas e Procedimentos CONP Documento

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL- POP UIR/DOP Nº 004

PROCEDIMENTO OPERACIONAL- POP UIR/DOP Nº 004 PROCEDIMENTO OPERACIONAL- POP UIR/DOP Nº 004 Data: 15/01/2009 Revisão em: 07/10/2016 Folha: 01/06 Anexos: 2 Título: Padronização da cobrança de taxas referentes aos serviços prestados no Crea-SP e demais

Leia mais

MANUAL DE AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS NO SANKHYA

MANUAL DE AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS NO SANKHYA NO SANKHYA ELABORADOR: CLEIDSON RAMOS MARTINS PROCESSOS: N/A ÁREA RESPONSÁVEL: SUPORTE À AR'S DATA VIGÊNCIA: 08/05/2017 DIRETORIA RESPONSÁVEL: TI Sumário 1. SANKHYA-W... 3 2. ACESSANDO O SANKHYA...3 3.

Leia mais

ART de Obra/Serviço Técnico

ART de Obra/Serviço Técnico ART de Obra/Serviço Técnico Preenchimento Passo a Passo Na página inicial do site do Crea-PR, clique em Profissional > Área Restrita, abrirá a tela de Login/Senha. O Login Profissional é o número da carteira,

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.058, DE 26 DE SETEMBRO DE 2014. Altera as Resoluções nº 479, de 2003; 524, 528, 529 e 530, de 2011 e revoga a Resolução nº 1049, de 2013. O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA Confea,

Leia mais

Processo Seletivo 2019/1. Nota do ENEM

Processo Seletivo 2019/1. Nota do ENEM Processo Seletivo 2019/1 Edital Modalidade Nota do ENEM Araguaína setembro de 2018 Fundação Educacional Dom Orione, mantenedora da Faculdade Católica Dom Orione Rua Santa Cruz nº 557, Centro Araguaína

Leia mais

TUTORIAL PARA ACESSO E USO DO PORTAL DO CLIENTE

TUTORIAL PARA ACESSO E USO DO PORTAL DO CLIENTE TUTORIAL PARA ACESSO E USO DO PORTAL DO CLIENTE (Linguagem orientada ao usuário) 1. ACESSO Para acessar o Portal do Cliente da Porto Engenharia utilize o seu navegador de internet para o endereço/site

Leia mais

2º passo: Cadastrar o Boleto de cobrança. Cadastros Financeiros Bancários Cobrança - Boletos

2º passo: Cadastrar o Boleto de cobrança. Cadastros Financeiros Bancários Cobrança - Boletos A seguir, vamos mostrar como configurar, cadastrar, gerar boletos e gerar/ receber remessas de boletos bancários. Os boletos bancários poderão ser gerados para qualquer lançamento de contas a receber.

Leia mais

MANUAL. Via Portal do Cidadão

MANUAL. Via Portal do Cidadão MANUAL Enviar Proposta de Licitações" Via Portal do Cidadão Para efetuar esta operação o usuário deverá acessar o portal balneariopicarras.atende.net rolar a página até o final, clicando na aba Enviar

Leia mais

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário

Manual de Consulta e impressão de 2ª. Via de boleto Bancário 1) Acessar o site www.speedo.com.br no navegador da internet. Na parte superior do Site a direita clicar em Acesso Exclusivo e selecionar a opção de Segunda Via. Observação: Não precisa preencher login

Leia mais

CHAMADA Nº 08/2010 CPGSS-CEI-PUC-GOIÁS/Fundaplub

CHAMADA Nº 08/2010 CPGSS-CEI-PUC-GOIÁS/Fundaplub CHAMADA Nº 08/2010 CPGSS-CEI-PUC-GOIÁS/Fundaplub A Coordenação de Pós-Graduação Stricto Sensu - CPGSS, vinculada à Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa da Pontifícia Universidade Católica de Goiás,

Leia mais

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet

Carnê de Pagamento. Copyright ControleNaNet Este manual é parte integrante do Software On-line Carnê de Pagamento Concebido pela equipe técnica de ControleNaNet. http://www.controlenanet.com.br Todos os direitos reservados. Copyright 2015-2017 ControleNaNet

Leia mais

HEMOCENTRO RP MGBF 001 MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas.

HEMOCENTRO RP MGBF 001 MANUAL DO GBF. 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. P. 1/13 1. Objetivo Sistematizar a gestão das bolsas fornecidas para as unidades conveniadas. 2. Procedimentos Acesso ao sistema GBF, digitar o link e depois teclar ENTER e após esse inserir usuário e

Leia mais

PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS:

PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS: PASSO A PASSO PARA ABERTURA DE CURSOS/EVENTOS: TELA INICIAL: Caso o servidor tenha mais de um vínculo, selecionar o vínculo SERVIDOR. Selecionar Menu Docente. Seguir o caminho Ações de Extensão > Submissões

Leia mais

Manual de Matrícula Web

Manual de Matrícula Web Manual de Matrícula Web Senac Solution Ensino Superior V.01 1. Matrícula Web 1.1 Aluno maior de idade sem indicação de Responsável Financeiro No momento que o candidato é convocado, o link de matrícula

Leia mais

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras

SCPO. Sistema de Comunicação Prévia de Obras Ministério do Trabalho Secretaria de Inspeção do Trabalho Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho Coordenação Geral de Normatização e Programas SCPO Sistema de Comunicação Prévia de Obras Manual

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO BOLETOS BANCÁRIOS

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO BOLETOS BANCÁRIOS MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO MÓDULO BOLETOS BANCÁRIOS Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Sala 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600 suporte@digisat.com.br

Leia mais

Vestibular de Verão 2017/2

Vestibular de Verão 2017/2 Vestibular de Verão 2017/2 Edital Modalidade: Enem Araguaína Junho de 2017 Fundação Educacional Dom Orione, mantenedora da Faculdade Católica Dom Orione Rua Santa Cruz nº 557, Centro Araguaína / TO CEP:

Leia mais

Manual do cliente Pessoa Jurídica

Manual do cliente Pessoa Jurídica Manual do cliente Pessoa Jurídica Emissão, Alteração ou Baixa de CNPJ (REDESIM) Realização O que é a REDESIM? A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, REDESIM,

Leia mais

ART Desempenho de Cargo/Função Técnica

ART Desempenho de Cargo/Função Técnica ART Desempenho de Cargo/Função Técnica Preenchimento Passo a Passo Atenção! Não basta apenas preencher a ART de Desempenho de Cargo/Função Técnica ao Crea-PR. Deverá ser protocolado Ingresso de Novos Responsáveis

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VAZANTE EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 03 CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018

PREFEITURA MUNICIPAL DE VAZANTE EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 03 CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE VAZANTE EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 03 CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2018 A Prefeitura Municipal de Vazante, através do Instituto de Educação e Desenvolvimento Social Nosso Rumo, torna pública

Leia mais

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças

Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças 2014 Manual prático de Ajuizamento de Iniciais Portal Processo Eletrônico Nova rotina de anexação de peças Orientações gerais para ajuizar iniciais com base na nova rotina de anexação de peças. TRIBUNAL

Leia mais

ART Desempenho de Cargo/Função Técnica para ingresso em Consórcio

ART Desempenho de Cargo/Função Técnica para ingresso em Consórcio ART Desempenho de Cargo/Função Técnica para ingresso em Consórcio DEVERÁ EXISTIR UMA ART DE DESEMPENHO CARGO/FUNÇÃO PARA CADA PROFISSIONAL INDICADO PARA SER O RESPONSAVEL TÉCNICO. Atenção 1: Em caso de

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.049, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA CONFEA RESOLUÇÃO Nº 1.049, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 RESOLUÇÃO Nº 1.049, DE 27 DE SETEMBRO DE 2013 Altera as tabelas de valores referentes ao registro de Anotação de Responsabilidade Técnica, serviços, multas e anuidades de pessoas físicas e jurídicas. O

Leia mais

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida.

Para emissão da NF-e, o CERTIFICADO DIGITAL deve estar instalado e configurado no computador onde será emitida. EMISSÃO DE NF-E IMPORTANTE SABER! Sugerimos que consulte a SEFAZ para auxiliá-lo sobre quais informações e campos devem ser preenchidos para a correta emissão da NF-e. Informaremos neste guia, apenas a

Leia mais

COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO

COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO COBRANÇA REGISTRADA CONDOMÍNIO SAMI ERP IMOBILIÁRIO 1. Cadastro de Bancos Acesse o módulo DIVERSOS/ CADASTROS/ DE BANCOS. Este programa cadastra e altera o cadastro dos bancos. O cadastro de banco é utilizado

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional.

RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA. Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. RESOLUÇÃO Nº 1025/09 CONFEA Dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica e o Acervo Técnico Profissional. PROCEDIMENTOS Registro Baixa Cancelamento Anulação da ART Registro do Atestado Emissão da

Leia mais

OBJETIVO Efetuar registro dos estudos e projetos finalizados, formalizando o recebimento dos mesmos pela Unidade Regional Proprietária.

OBJETIVO Efetuar registro dos estudos e projetos finalizados, formalizando o recebimento dos mesmos pela Unidade Regional Proprietária. 1 12 OBJETIVO Efetuar registro dos estudos e projetos finalizados, formalizando o recebimento dos mesmos pela Regional Proprietária. TERMOS/DEFINIÇÕES ART.: Anotação de Responsabilidade Técnica CONFEA:

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO PARANÁ CREA-PR Atualizado em 18/10/2017 ITENS MÍNIMOS QUE DEVEM CONSTAR NO ATESTADO DE CAPACIDADE TÉCNICA PARA FINS DE CERTIDÃO DE ACERVO TÉCNICO NOTAS IMPORTANTES PARA TODOS OS ATESTADOS: 1. Os atestados emitidos por

Leia mais

PASSO A PASSO PARA A COMPRA DO CERTIFICADO DIGITAL. Atenção: Este processo é de extrema importância para todas as Pessoas Jurídicas.

PASSO A PASSO PARA A COMPRA DO CERTIFICADO DIGITAL. Atenção: Este processo é de extrema importância para todas as Pessoas Jurídicas. PASSO A PASSO PARA A COMPRA DO CERTIFICADO DIGITAL Atenção: Este processo é de extrema importância para todas as Pessoas Jurídicas. O certificado digital será utilizado no envio das declarações junto à

Leia mais

Navegadores homologados para a utilização do Portal dos Pais/do Aluno:

Navegadores homologados para a utilização do Portal dos Pais/do Aluno: ORIENTAÇÕES PARA A REMATRÍCULA 2019 Navegadores homologados para a utilização do Portal dos Pais/do Aluno: Microsoft Internet Explorer 9.0; Mozilla Firefox 11 ou superior; Apple Safari 5 ou superior; Google

Leia mais

COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET

COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET COBRANÇA BANCÁRIA SICOOBNET Ao selecionar o menu "Cobrança", o usuário poderá realizar operações como inclusão de boleto, emissão de 2ª via, baixa, prorrogação, abatimentos e ainda, consultar os boletos,

Leia mais

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22

MANUAL OPERACIONAL SISTEMA DIGINOTA NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 NOTA FISCAL DE SERVIÇO DE COMUNICAÇÃO MODELO 21/22 Manual operacional do sistema DigiNota, Este documento tem por objetivo, mostrar as funcionalidades e operações do sistema DigiNota para emissões de notas

Leia mais

Guia do Usuário Menu Atendimento

Guia do Usuário Menu Atendimento Guia do Usuário Menu Atendimento Através do menu Atendimento, é possível acessar seu cadastro ou realizar um cadastro novo. Para realizar seu cadastro, selecione a opção Faça Seu Cadastro Faça seu Cadastro

Leia mais

Inscrição do Titular Telas do Sistema e orientações gerais

Inscrição do Titular Telas do Sistema e orientações gerais Inscrição do Titular Telas do Sistema e orientações gerais Para realizar a inscrição do Segurado Especial, as Entidades Representativas, deverão acessar a Internet, Portal da Previdência no endereço www.mps.gov.br

Leia mais