PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE Curso ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE Curso ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE 2012 Disciplina ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Professor MSC. ADOLFO FRANCESCO DE OLIVEIRA COLARES Carga Horária Semanal Curso ADMINISTRAÇÃO Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total 3 h 1 h 4 h 54 h h Turno/Horário NOTURNO Turma 4ADN Número de Créditos 4 EMENTA Informação gerencial. Tipos e usos de informação. Tratamento das informações versus atividades fins. SIG. Sistemas especialistas. Sistemas de apoio à decisão. Sistemas executivos. Tópicos em gerenciamento dos sistemas: integração, segurança, política de segurança. Uso estratégico da tecnologia da informação. Administração estratégica da informação. Desenvolvimentos de ambientes eficientes/eficazes da tecnologia da informação. Aplicação da tecnologia da informação nas diversas áreas da empresa para obtenção de vantagens competitivas. Globalização e estratégias competitivas. A informação e o novo mercado virtual. Sistema de Gestão Empresarial. Gerenciamento do Relacionamento com o cliente. COMPETÊNCIAS Obter a visão global de administração de sistemas de informação gerenciais, desde a conceituação elementar e a concepção de projetos empresariais até sua implantação total, de seus recursos e de sua aplicabilidade. Desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico nos processos de tomada de decisão e no desenvolvimento de sistemas de informação gerenciais. Desenvolver a capacidade para elaborar projetos empresariais de forma efetiva, com qualidade, produtividade, confiabilidade e economia, utilizando as tecnologias atuais e também, desenvolver a capacidade para realizar consultoria em gestão e em administração de sistemas de informações gerenciais. OBJETIVO GERAL Compreender como as organizações podem utilizar os Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) para resolver problemas organizacionais e criar vantagem competitiva, bem como ser capaz de desenvolver e gerenciar os SIG. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Compreender o que é um SIG e o seu papel nas organizações na era digital. - Conhecer a infraestrutura da Tecnologia da Informação dentro de uma organização. - Conhecer as principais aplicações de sistemas para a era digital. - Como desenvolver e gerenciar sistemas. - Como escolher o melhor sistema de informação gerencial de acordo com a realidade da organização.

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MENSAL (UNIDADES / SUBUNIDADES / CARGA HORÁRIA ) AGOSTO (18 horas aulas) AULA CH UNIDADES E SUBUNIDADES ESTRATÉGIAS DE ENSINO E AVALIAÇÃO 01/08/12 02 Apresentação da disciplina, do plano de ensino e do sistema de ensino e avaliação. Exposição oral participativa. 06/08/ /08/ /08/ /08/ /08/12 02 UNIDADE I: SISTEMA DE INFORMAÇÃO NA ERA DIGITAL O que é um sistema de informação? Não é apenas tecnologia: o papel das pessoas e das organizações. Dimensões dos sistemas de informação. Compreendendo os sistemas de informação: A abordagem de resolução de problemas. Um modelo para o processo de resolução de problemas. O papel do senso crítico na resolução de problemas. A conexão entre problemas, soluções e objetivos organizacionais. Os sistemas de informação e sua carreira: Como os sistemas de informação afetarão as carreiras relacionadas a negócios. Considerações sobre sistemas de informação e sua carreira. Projetos Práticos em SIG: Problemas de decisões gerenciais. Aperfeiçoamento a tomada de decisões: usando a internet como ferramenta. Resolvendo problemas organizacionais: o que há de novo em redes inteligentes? (UPS).. 22/08/12 02 Organizações SIG no seu Bolso.. 27/08/ ª Avaliação Parcial Avaliação parcial realizada em sala de aula. 29/08/ /09/12 02 UNIDADE II: E-BUSINESS GLOBAL E COLABORAÇÃO. Componentes de uma empresa: Organizando uma empresa: funções empresariais básicas. Processos de negócios. Administrando uma empresa e suas hierarquias. O ambiente de negócios. O papel dos sistemas de informação em uma empresa. SETEMBRO (16 horas aulas) Tipos de sistemas de informação empresariais: Sistemas para diferentes níveis de gerência. (Johnny`s Lunch).

3 05/09/ /09/ /09/ /09/ /09/12 02 Tipos de sistemas de informação empresariais: Sistemas que abrangem toda a empresa. Intranets e extranets. E-business, e-commerce e e-government. Sistemas de colaboração e trabalho em equipe: O que é colaboração? Benefícios empresariais da colaboração e do trabalho em equipe. Construindo uma cultura colaborativa. Ferramentas e tecnologias para colaboração e trabalho em equipe. Avaliando e selecionando ferramentas de colaboração. A função de sistemas de informação na empresa: O departamento de sistema de informação. Serviços de sistemas de informação. Projetos práticos em SIG (debate). CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ (Encontros Virtuais). Aula expositiva dialogada e debate em sala de aula. UNIDADE III: INFRAESTRUTURA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Infraestrutura de TI: Hardware Componentes da infraestrutura. Tipos de computador. Tecnologias de armazenamento, entrada e saída. Tendências contemporâneas de hardware. Infraestrutura de TI: Software Software de sistema operacional Software aplicativo e ferramentas de produtividade para PCs. (Computação Verde é boa para os negócios?). 24/09/12 02 Infraestrutura de TI: Software Softwares para a Web: Java, Ajax e HTML. Serviços da Web. Tendências de software. 26/09/ ª Avaliação Parcial. Avaliação em sala de aula.

4 01/10/12 02 OUTUBRO (18 horas aulas) Administração dos recursos de hardware e software: Planejamento de capacidade e escalabilidade. Custo total de propriedade de recursos tecnológicos. Utilização de provedores de serviços tecnológicos. Gerenciando a localização de software para empresas globais. 03/10/12 02 Projetos Práticos em SIG Problemas de decisões gerenciais UNIDADE IV: FUNDAMENTOS DA INTELIGÊNCIA DE NEGÓCIOS: GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DE BANCO DE DADOS. Fundamentos da inteligência de negócios: Gestão da informação e de banco de dados 08/10/12 02 relacional. Estabelecendo relacionamentos. Entidades e atributos. Organizando dados em um banco de dados 10/10/ /10/ /10/12 02 Sistemas de gestão de banco de dados: Operações de um DBMS relacional. Recursos dos sistemas de gestão de banco de dados. Banco de dados orientados a objeto. Segurança em sistemas de informação: vulnerabilidade dos sistemas e uso indevido, valor empresarial da segurança e do controle. Como usar os banco de dados para melhorar o desempenho e a tomada de decisão na empresa: Data warehouse. Inteligência empresarial, análise multidimensional de dados e data mining. Processamento análitico on-line (OLAP). Data mining, Banco de Dados e Web. Gestão de recursos de dados: Política de informação. Assegurando a qualidade dos dados. e estudo de caso (Receita Federal). UNIDADE V: TELECOMUNICAÇÕES, INTERNET E TECNOLOGIA SEM FIO. 24/10/ º Avaliação Parcial Provão Multidisciplinar Prova Multidisciplinar em sala de aula.

5 29/10/ /10/ /11/ /11/12 02 Telecomunicações, Internet e Tecnologia sem fio: Tendências e redes no mundo empresarial de hoje. O que é uma rede de computadores? Principais tecnologias de rede digital. Redes de Comunicação: Sinais: digital versus analógico. Tipos de rede. Meios de transmissão física. A internet global: O que é internet? Arquitetura e endereçamento da internet. Tecnologia e serviços de internet. A World Wide Web. A revolução sem fio: Sistemas celulares. Acesso à internet e redes de computação sem fio. Redes de sensores em fio e RFID. NOVEMBRO (16 horas aulas) Segurança em sistema de informação: Vulnerabilidade dos sistemas e uso indevido. Software mal-intencionado: vírus, worms, cavalo de Tróia e spywares. Hackers e cibe vandalismo. Roubo de identidade. Valor empresarial da segurança e do controle. Como estabelecer uma estrutura para segurança e controle. Segurança em sistema de informação: Tecnologias e ferramentas para garantir a segurança dos recursos de informação CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ e estudo de caso (Google Vs. Microsoft). e estudo de caso (Organizações O pior roubo de dados da história). 12/11/ ª Avaliação Parcial. Avaliação em sala de aula. UNIDADE VI: COMO DESENVOLVER E GERENCIAR SISTEMAS. 14/11/12 02 Resolução de problemas e desenvolvimento de sistemas. 19/11/ /11/12 02 Diferentes abordagens de desenvolvimento de sistemas. Como formatar e projetar sistemas: metodologias estruturadas e orientadas a objeto. Aula expositiva dialogada Aula expositiva dialogada 26/11/12 02 Gerência de Projetos Aula expositiva dialogada 28/11/12 02 Gerência de Projetos Aula expositiva dialogada

6 DEZEMBRO (04 horas aulas) CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ 03/12/12 02 Projeto Prático em SIG: Problemas de decisão gerencial Atividade em sala de aula 05/12/ /12/12 ou 17/12/12 Resolvendo problemas organizacionais (U.S Census Bureau) Exame Final Atividade em sala de aula Exame Final em sala de aula ESTRATÉGIAS DE ENSINO Aulas expositivas dialogadas com recurso de e quadro magnético. Estudos de caso. RECURSOS - Projetor multimídia () - Quadro Branco Magnético SISTEMA DE AVALIAÇÃO A avaliação do rendimento escolar da disciplina comportará a atribuição de até cem (100) pontos, distribuídos entre os procedimentos da Avaliação Continuada, desenvolvida da seguinte forma: I. 70 pontos - serão distribuídos em 06 (seis) procedimentos avaliatórios parciais, que serão distribuídos da seguinte forma: 1. Estudos de caso - 05 pontos. 2. Atividade interdisciplinar - 20 pontos 3. 1ª Avaliação Parcial - 10 pontos. 4. 2ª Avaliação Parcial - 10 pontos. 5. 3ª Avaliação Parcial Provão Multidisciplinar - 10 pontos. 6. 4ª Avaliação Parcial - 15 pontos. 30 pts. - Exame Final - 30 pontos. Nos termos do Regimento Interno considera-se aprovado na disciplina o aluno que tenha alcançado o quociente mínimo de frequência escolar (75%), e que haja obtido um total igual ou superior a sessenta (60) pontos na somatória da pontuação obtida nos procedimentos das Avaliações Continuada e do resultado obtido no Exame Final. Somente terá acesso ao Exame Final o aluno que tenha obtido a frequência mínima exigida no Regimento Interno (75%), e que tenha conquistado um mínimo de quarenta (40) pontos durante a Avaliação Continuada. Bibliografia Básica MILINARO, Luiz F. Ramos., RAMOS, Karoll Haussler C., Gestão de Tecnologia da Informação. Rio de Janeiro: LTC, REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação aplicada a sistemas de informação empresariais: o papel estratégico da informação e dos sistemas de informação nas empresas. 7. ed. São Paulo: Atlas, STAIR, Ralph M; REYNOLDS, George W. Princípios de Sistemas de Informação. 9ºEdição. São Paulo: Cengage Learning, Bibliografia Complementar ARAÚJO, Luiz César G. Organização, sistemas e métodos e as modernas ferramentas de gestão organizacional. São Paulo: Atlas, CASSARRO, Antonio Carlos. Sistemas de informações para tomada de decisões. 3. ed. São Paulo: Pioneira, CRUZ, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais: tecnologia da informação e a empresa do século XXI.

7 São Paulo: Atlas, LAUDON, Kenneth; Laudon, Jane, Sistemas de Informação Gerenciais, 9ª Edição, Editora Pearson - Prentice Hall (Grupo Pearson), CORNACHIONE JUNIOR, Edgar Bruno. Informática aplicada às áreas de contabilidade, administração e economia. 3ºEdição. São Paulo: Atlas, 2007.

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE 2011 Disciplina ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS Professor MSC. ADOLFO FRANCESCO DE OLIVEIRA COLARES Carga Horária Semanal Curso ADMINISTRAÇÃO Carga Horária

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis Disciplina Tecnologia da Informação Curso Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares salomaosoares@bol.com.br salomao.soares@cralmeida.com.br Carga Horária Semanal Carga

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TURNO: Noturno ETAPA: 5ª ANO: 2019 SEMESTRE: 1º TURMA: A PROFESSOR(A): Enir da Silva Fonseca

PLANO DE ENSINO. TURNO: Noturno ETAPA: 5ª ANO: 2019 SEMESTRE: 1º TURMA: A PROFESSOR(A): Enir da Silva Fonseca CURSO: Administração DISCIPLINA: Gestão da Informação CÓDIGO: NX811A CARGA HORÁRIA: 67 H TURNO: Noturno ETAPA: 5ª ANO: 2019 SEMESTRE: 1º TURMA: A PROFESSOR(A): Enir da Silva Fonseca PERFIL DO EGRESSO E

Leia mais

Fundamentos de sistemas de informação. Plano de ensino

Fundamentos de sistemas de informação. Plano de ensino Fundamentos de sistemas de informação Plano de ensino 1 Ementa Conceitos básicos de sistemas de informação e tecnologia de informação; Componentes de um sistema de informação (SI); Recursos de um SI; As

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Sistemas de Informações Gerenciais SIGLA: SIG TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 54 PRÁTICA: 18

PLANO DE ENSINO. DISCIPLINA: Sistemas de Informações Gerenciais SIGLA: SIG TURMA: A CARGA HORÁRIA TOTAL: 72 TEORIA: 54 PRÁTICA: 18 UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO - DEN DEPARTAMENTO: Sistemas de Informação PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: Sistemas

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Prof. Gildo de Almeida Leonel Profª Lillian Cherrine EMENTA 2 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 3 hs/aula semanais. CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60hs/aula Esta disciplina trata da questão do

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 7 Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2012/2

Leia mais

72h/a Teórica Prática Total Teórica Prática Total. 2h/a 2h/a 4h/a 36h/a 36h/a 72h/a 4

72h/a Teórica Prática Total Teórica Prática Total. 2h/a 2h/a 4h/a 36h/a 36h/a 72h/a 4 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina Negócios e Comércio Eletrônico Curso Administração Professor (a) Msc. Adolfo F. de O. Colares Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral 4h/a 72h/a Teórica

Leia mais

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL. Introdução. Prof. Cássio Marques

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL. Introdução. Prof. Cássio Marques SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GERENCIAL Introdução 2018 OBJETIVOS GERAIS Levar o aluno ao conhecimento dos termos técnicos próprios da tecnologia da informação bem como os principais tipos de hardwares e softwares

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina PRÁTICAS GERENCIAIS Curso ADMINISTRAÇÃO Turno/Horário NOTURNO Terça-feira: 20:40 às 22:30 Quarta-feira: 20:40 às 22:30 Professor(a): Ana Cristina Gonçalves da Silva Turma: 7º ADN Carga Horária

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2º SEMESTRE 2012

PLANO DE ENSINO 2º SEMESTRE 2012 Disciplina Curso TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CIÊNCIAS CONTÁBEIS Professor MSC. ADOLFO FRANCESCO DE OLIVEIRA COLARES Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Teórica Prática Total Teórica Prática Total

Leia mais

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação

DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Administração de Sistemas de Informação Profa. Msc. Cláudia Brazil Marques PLANO DE AULA 5 01.01. PROBLEMA Identificar as tendências em SI 01.02. CONHECIMENTOS (DCN, artigo 5º) Os papéis atribuídos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 72 h/a Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2011/1

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação

Programa Analítico de Disciplina EPR394 Tecnologia da Informação 0 Programa Analítico de Disciplina EPR39 Tecnologia da Informação Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO I D E N T I F I C A Ç Ã O Departamento: Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informações Gerenciais (SIG) Pré-Requisitos: - CH: 7 Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Semestre: 2011/2

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO 2º SEMESTRE/2011 Disciplina: Psicologia Organizacional Curso: Ciências Contábeis Turno/Horário: Noturno Professor: Geyza D Ávila Arruda Turma: Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral

Leia mais

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO EVER SANTORO EVER SANTORO DBA Oracle e desenvolvedor Java Processamento de dados MBA em Gestão Empresarial Mestre em Engenharia da Produção DBA Oracle desde 2001 Sun Certified

Leia mais

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Código: CTB-252 Pré-requisito:

Leia mais

PLANO DE ENSINO - MAT

PLANO DE ENSINO - MAT FACULDADE MUNICIPAL DE PALHOÇA Ano Letivo: 2015-2 Curso: Fase: 3ª Unidade Curricular EMENTA: PLANO DE ENSINO - MAT Administração Tecnologia e Gerenciamento da Informação Uso estratégico da tecnologia da

Leia mais

Turma: 1ARQV1 Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total 2 h 2 h 4h 24 h 48h 72h 04

Turma: 1ARQV1 Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total 2 h 2 h 4h 24 h 48h 72h 04 Disciplina MEIOS DE EXPRESSÃO E REPRESENTAÇÃO - I Professor (a) ROGÉRIO POLICARPO Carga Horária Semanal CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Curso ARQUITETURA E URBANISMO Carga Horária Semestral Turno/Horário

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:

CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: PLANO DE ENSINO CURSO: Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação SÉRIE: 1º período (semestral) DISCIPLINA: Princípios de Sistemas de Informação CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina Marketing Professor Cálidon Costa da Conceição Carga Horária Semanal Teórica Prática PLANO DE ENSINO Curso Administração Turno/Horário Noite Turma: 5º ADN Carga Horária Semestral Número de Créditos

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO AULA 00 - APRESENTAÇÃO DO PLANO DE ENSINO VERSÃO: 0.1 - SETEMBRO DE 2016 Professor: Luís Rodrigo E-mail: luisrodrigoog@gmail.com Apresentação q q q Professor Luís

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Disciplina: TECNOLOGIAS DE SUPORTE AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I 80 HORAS

PLANO DE ENSINO. Disciplina: TECNOLOGIAS DE SUPORTE AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I 80 HORAS PLANO DE ENSINO Disciplina: TECNOLOGIAS DE SUPORTE AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO I 80 HORAS Professor: LY FREITAS FILHO Objetivo: Proporcionar ao aluno o conhecimento dos conceitos, técnicas e tecnologias

Leia mais

SSC0120- Sistemas de Informação. Apresentação da Disciplina

SSC0120- Sistemas de Informação. Apresentação da Disciplina SSC0120- Sistemas de Informação Apresentação da Disciplina Simone S. Souza ICMC/USP 2017 Responsáveis pela disciplina Profa. Simone R. S. Souza srocio@icmc.usp.br Atendimento: sextas (10:00 12:00hs) sala:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Sistemas Gerenciais Código: Professor: Denise Xavier Fortes e-mail: denise.fortes@fasete.edu.br CH Teórica:

Leia mais

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc.

FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Angelo Augusto Frozza, M.Sc. Ementa Os conceitos de dado, informação e conhecimento; A Tecnologia da Informação como diferencial estratégico nas organizações;

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014 Disciplina Perícia, Avaliação e Arbitragem Curso Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares salomaosoares@bol.com.br Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Teórica

Leia mais

Sistemas de Informação

Sistemas de Informação Sistemas de Informação Marcelo Barsotti marcelobarsotti@marcelobarsotti.com Módulo 1 Orientações Iniciais e Tecnologia de Informação na atualidade Marcelo Barsotti marcelobarsotti@marcelobarsotti.com Pós

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2014. Curso Ciências Contábeis. 4 h/a h/a 72 h/a h/a 4 Disciplina Contabilidade Gerencial Curso Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares salomaosoares@bol.com.br salomao.soares@cralmeida.com.br Carga Horária Semanal Carga

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ANEXO I Plano de Ensino 2018-02 Universidade Federal do Espírito Santo Campus:Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Taciana de

Leia mais

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real.

Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Objetivos do Capítulo Fornecer exemplos dos principais tipos de sistemas de informação a partir de suas experiências com empresas do mundo real. Identificar os diversos desafios que um gerente pode enfrentar

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2013. Disciplina. Curso. Turno/Horário VESPERTINO QUARTA-FEIRA 14:00 às 15:40

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2013. Disciplina. Curso. Turno/Horário VESPERTINO QUARTA-FEIRA 14:00 às 15:40 Disciplina DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Curso DIREITO Turno/Horário VESPERTINO QUARTA-FEIRA 14:00 às 15:40 Professora CAMILA RODRIGUES ILÁRIO Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Teórica

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO Disciplina: PLANO DE ENSINO Código: SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ACCOUNTABILITY EMPRESARIAL 1.04.25.8 Carga Horária Teórica Carga Horária Prática Carga Horária Total Carga Horária Semanal 20 20 40 2 Período

Leia mais

O Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações

O Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Bacharelado em Sistemas de Informação O Papel dos Sistemas de Informação nas Organizações Prof. Luiz Matos Estes slides são concedidos

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2012

PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2012 PLANO DE ENSINO - 1º SEMESTRE/2012 Disciplina: Fundamentos Psicossociais da Educação Física Professor: Geyza D Ávila Arruda Curso: Educação Física Turno/Horário: Tarde Turma: 5 EDFV Carga Horária Semanal

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/ Curso. Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total 04 h/a - 04 h/a 72 h/a - 72 h/a 04

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/ Curso. Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total 04 h/a - 04 h/a 72 h/a - 72 h/a 04 Disciplina DIREITO FINANCEIRO.2 Curso Turno/Horário DIREITO NOITE Professor Arnaldo Santos Filho Turma: 7 º DIN Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Thais Ribeiro Gomes Mestrado/Administração 10 meses

PLANO DE ENSINO. Thais Ribeiro Gomes Mestrado/Administração 10 meses UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ Credenciada pelo Decreto Estadual nº 9.538, de 05/12/2013 www.unespar.edu.br PLANO DE ENSINO 1. IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO: 2019 CAMPUS: Apucarana CURSO: Administração GRAU:

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza

Sistemas de Informações Gerenciais Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza Sistemas de Informações Gerenciais Apresentação da disciplina e proposta didática Prof. MSc Hugo Vieira L. Souza Este documento está sujeito a copyright. Todos os direitos estão reservados para o todo

Leia mais

Fundamentos de Fundamentos de Sistemas de Geometria Analítica. Comunicação e Expressão I

Fundamentos de Fundamentos de Sistemas de Geometria Analítica. Comunicação e Expressão I 4.7.2 Representação Gráfica do Perfil de Formação Quadro I dos núcleos de formação do Curso de Sistemas de Informação para ingressantes a partir do 2º semestre de 2014 Período 1º 2º 3º Algoritmos e Programação

Leia mais

PROGRAMA. Disciplina: Administração de Sistema de Informação Código: ADM Professora: Profª. Drª. Taciana de Lemos Dias

PROGRAMA. Disciplina: Administração de Sistema de Informação Código: ADM Professora: Profª. Drª. Taciana de Lemos Dias UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019)

Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019) Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo Faculdade de Biblioteconomia e Ciência da Informação PLANO DE ENSINO (2019) I. IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA CURSO FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2012

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2012 PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2012 Disciplina: Fundamentos Psicossociais da Professor: Geyza D Ávila Arruda Curso: Turno/Horário: Tarde Turma: 4 EDFV Carga Horária Semanal Carga Horária Semestral Número

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40 CH Prática: 20 CH Total: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s):

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40 CH Prática: 20 CH Total: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s): PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informação Código: SIF11 Professor: Denise Xavier Fortes e-mail: denise.fortes@fasete.edu.br

Leia mais

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Sistemas de Informações Gerenciais Prof. Esp. André Luís Belini Bacharel em Sistemas de Informações MBA em Gestão Estratégica de Negócios Capítulo 5 (pág. 136 - PLT) Fundamentos da Inteligência de Negócios:

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 40 CH Prática: 20 CH Total: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s):

PLANO DE APRENDIZAGEM.   CH Teórica: 40 CH Prática: 20 CH Total: 60 Créditos: 03 Pré-requisito(s): PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informação Código: SIF11 Professor: Msc. Ricardo Azevedo Porto e-mail: CH Teórica: 40

Leia mais

15/9/2005 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Objetivo Geral

15/9/2005 ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO. Objetivo Geral ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DO SEMESTRE Objetivo Geral Administração de Sistemas de Informação (S.I) visa despertar no aluno a importância do papel que a Tecnologia

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação

Administração de Sistemas de Informação 1 Administração de Sistemas de Informação 2 Objetivos Identificar o uso da Tecnologia da Informação (TI); Conceitos fundamentais associados à Tecnologia da Informação; Conceitos de TI e de Sistemas de

Leia mais

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões

Sistema de Informação Gerencial. As Atividades Gerenciais. Atividades de Gestão. Gerenciar. Tomada de Decisão. A Tomada de Decisão e Tipos de Decisões Sistema de Informação Gerencial Aula 3 As Atividades Gerenciais Prof. Luciano Frontino de Medeiros Gerenciar O gestor não é aquele que executa as tarefas diretamente, mas aquele que assegura que elas sejam

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Tecnologia da Informação PLANO DE APRENDIZAGEM Professor: Me. Igor Peterson Oliveira Santos CH Total: 40h Créditos: 02 Pré-requisito(s):

Leia mais

Informática. 1o Período 08/08/2013

Informática. 1o Período 08/08/2013 Informática 1o Período 08/08/2013 Agenda 1-Apresentação da Disciplina 2-Conceitos básicos de Informática 2 1-Apresentação da Disciplina 3 Disciplina Informática 4 Professor Espedito Luciano Pereira de

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM BIOLOGIA Componente Curricular: PCCC 1 Integração de conteúdos do semestre por meio da informática

PLANO DE ENSINO. Curso: LICENCIATURA EM BIOLOGIA Componente Curricular: PCCC 1 Integração de conteúdos do semestre por meio da informática 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO Curso: LICENCIATURA EM BIOLOGIA Componente Curricular: PCCC 1 Integração de conteúdos do semestre por meio da informática Professor: HUMBERTO FIORAVANTE FERRO, DR Turma:

Leia mais

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2013. Curso DIREITO

PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2013. Curso DIREITO Disciplina LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRAVOS Professor(a) GILBERTO KENJI FUTADA Carga Horária Semanal 02h Curso DIREITO Carga Horária Semestral 36h Teórica Prática Total Teórica Prática Total Turno/Horário

Leia mais

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall

Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados by Prentice Hall Fundamentos da Inteligência de Negócios: Gerenciamento da Informação e de Bancos de Dados 5.1 2007 by Prentice Hall A Abordagem de Banco de Dados para Gerenciamento de Dados Banco de dados: conjunto de

Leia mais

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação

RAD Desenvolvimento de Sistemas de Informação RAD1604 - Desenvolvimento de Sistemas de Informação Prof. Ildeberto A. Rodello rodello@fearp.usp.br Profa. Silvia Dallavalle de Pádua dallavalle.silvia@gmail.com 1 Bibliografia p LAUDON, K. C; LAUDON,

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO PROGRAMA DE DISCIPLINA 4º ANO DISCIPLINA: CONTROLADORIA E SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL - SIG CARGA HORÁRIA: 90 horas/aula TIPO DA DISCIPLINA: Obrigatória ANO DE APLICAÇÃO: 2018 EMENTA Sistema de Empresa.

Leia mais

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros

Sistemas de Informação. Alberto Felipe Friderichs Barros Sistemas de Informação Alberto Felipe Friderichs Barros Introdução Como consumidor você precisa lidar com os sistemas de informações que dão suporte às operações de muitas lojas de varejo em que você faz

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ PLANO DE ENSINO - 2º SEMESTRE/2009 Disciplina TEORIA GERAL DA I Curso Turno/Horário NOTURNO Terça-feira: 19:00 às 20:40h Quinta-feira: 19:00 às 20:40h Professor (a): Ana Cristina Gonçalves da Silva Turma:

Leia mais

4 h/a ------ 4 h/a 72 h/a ----- 72 h/a 4

4 h/a ------ 4 h/a 72 h/a ----- 72 h/a 4 Disciplina Curso Contabilidade e Sistemas de Custos Ciências Contábeis Turno/Horário Noturno Professor(a): Salomão Dantas Soares salomaosoares@bol.com.br salomao.soares@cralmeida.com.br Carga Horária Semanal

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Contabilidade 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO 7 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA PLANO DE ENSINO 2017.1 1 IDENTIFICAÇÃO DISCIPLINA Automação de

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ. Turno/Horário 3ª Feira 1 o e 2 o h 5ª Feira - 3 o e 4 o h Professor(a) Nazaré da Silva Dias Ferrão Turma:7º ADN-1

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ. Turno/Horário 3ª Feira 1 o e 2 o h 5ª Feira - 3 o e 4 o h Professor(a) Nazaré da Silva Dias Ferrão Turma:7º ADN-1 PLANO DE ENSINO - 2 o SEMESTRE/2013 Disciplina Gestão Ambiental e Empresarial Curso Administração Turno/Horário 3ª Feira 1 o e 2 o h 5ª Feira - 3 o e 4 o h Professor(a) Nazaré da Silva Dias Ferrão Turma:7º

Leia mais

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1

1. Fundamentos do Sistema de Informação. Objetivos do Módulo 1 Objetivos do Módulo 1 Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco áreas dos sistemas de informação que esses profissionais

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ANEXO DA RESOLUÇÃO N o 30/2011, DO CONSELHO DE GRADUAÇÃO Instituto de Ciências Agrárias COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL 1. IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO COMPONENTE CURRICULAR: INFORMÁTICA BÁSICA

Leia mais

ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO

ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO UFMA - Universidade Federal do Maranhão Centro de Ciências Sociais Curso de Administração ANÁLISE DO PROCESSAMENTO DA INFORMAÇÃO MANUAL X AUTOMATIZADA EM VENDAS AUTÔNOMAS NO VAREJO SÉRGIO RICARDO ABREU

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Sistemas de Informação Disciplina: Sistemas de Informação Código: SIF11 Professor: Denise Xavier Fortes e-mail: denise.fortes@fasete.edu.br

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Universidade Federal de Campina Grande Centro de Engenharia Elétrica e Informática Unidade Acadêmica de Sistemas e Computação Curso de Bacharelado em Ciência da Computação Introdução à Computação APRESENTAÇÃO

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO

Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10. Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PLANO DE CURSO C U R S O D E E N G E N H A R I A D E P R O D U Ç Ã O Autorizado pela Portaria nº 1.150 de 25/08/10 DOU Nº 165 de 27/08/10 Componente Curricular: ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Código: ENGP-580

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus:Goiabeiras Curso: Administração Matutino Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Taciana

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Autorizado pela Portaria no 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: Administração de Sistemas de Informação Código: CTB-252 Pré-requisito: ------- Período Letivo:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DE RIBEIRÃO PRETO PROGRAMA DE DISCIPLINA Código da Disciplina: RAD1604 Versão: Nome da Disciplina: Requisito: Unidade: Departamento:

Leia mais

Curso Administração. Carga Horária Semestral Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total

Curso Administração. Carga Horária Semestral Número de Créditos Teórica Prática Total Teórica Prática Total . PLANO DE ENSINO - 2 o SEMESTRE/2011 Disciplina Administração de Recursos Humanos I Curso Administração Turno/Horário 4ª Feira 1 o e 2 o h 6ª Feira - 1º e 2ºh Professor(a) Nazaré da Silva Dias Ferrão

Leia mais

Introdução. Aula 2 de Sistemas de. Informação. Aplicar a tecnologia aos negócios; O negócio deve ser colocado na frente da tecnologia.

Introdução. Aula 2 de Sistemas de. Informação. Aplicar a tecnologia aos negócios; O negócio deve ser colocado na frente da tecnologia. Aula 2 Conceitos básicos b de Sistemas de Informação. Introdução Aplicar a tecnologia aos negócios; O negócio deve ser colocado na frente da tecnologia. Questionamentos importantes: O que nós queremos

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS

PLANO DE ENSINO EMENTA OBJETIVOS PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome do COMPONENTE CURRICULAR: Sistema de Informação e Comunicação para o Setor Público Curso: Bacharelado em Administração Pública Série/Período: Módulo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA CURSO DE BIBLOTECONOMIA 1 IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 2016.2 DISCIPLINA Automação de Unidades

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS ANEX O I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS ANEX O I. Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Curso: Administração Departamento Responsável: Data de Aprovação (Art. nº 91): Plano de Ensino Docente responsável: Taciana de Lemos Dias Qualificação / link para

Leia mais

FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO

FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO SEGUNDO PERÍODO FACULDADE DE CIÊNCIA DE ENGENHARIA DE SOFTWARE MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE PRIMEIRO PERÍODO ESW200 Introdução à Engenharia de Software 2 36 30 - ESW201 Prática de Programação I

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Professora: Jeane Souza da Silva Titulação: Especialista Curso: Agroindústria Turma: 3124 Período de Execução: 07/05/2018 a 01/09/2018 Componente Curricular/Disciplina: Elaboração

Leia mais

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS IV

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS IV Código: 7141 Disciplina: PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS IV Período: 8 Carga Horária: 60h C.H. Teórica: 0h C.H. Prática: 60h Créditos: 4 Ementa: Implementação dos conceitos fundamentais da orientação a

Leia mais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais

DIVISÃO DE REGISTROS ACADÊMICOS Registros Acadêmicos da Graduação. Ementas por Currículo 07/02/2012 19:25. Centro de Ciências Exatas e Naturais 7// 9:5 Centro de Ciências Exatas e Naturais Curso: 6 Sistemas de Informação (Noturno) Currículo: / ADM.96.-7 Funções Empresariais I Ementa: Introdução à administração. Conceitos de Organização e Administração.

Leia mais

Aula 01 - Introdução

Aula 01 - Introdução Disciplina: Projeto de Redes I Professor: Jéferson Mendonça de Limas 4º Semestre Aula 01 - Introdução 2014/2 18/08/14 1 2 de O que é Projeto de Redes? Ementa da Disciplina Fundamentos de Projetos de Redes

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO Ano Lectivo 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO Ano Lectivo 2013/2014 Programa da Unidade Curricular SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM GESTÃO Ano Lectivo 2013/2014 1. Unidade Orgânica Ciências da Economia e da Empresa (1º Ciclo) 2. Curso Turismo 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade

Leia mais

Pós-graduação em Engenharia de Produção

Pós-graduação em Engenharia de Produção Pós-graduação em Engenharia de Produção Sistemas de Informação na Produção Agenda Apresentação Ementa Objetivos Metodologia Critérios de Avaliação Cronograma previsto Sistemas de Informação na Produção

Leia mais

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados.

Aula 05. Infraestrutura de TI: hardware e software Pearson. Todos os direitos reservados. Aula 05 Infraestrutura de TI: hardware e software slide 1 Infraestrutura de TI: hardware e software 1. Quais os componentes da infraestrutura de TI? 2. Quais as principais tecnologias de hardware computacional,

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL

ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital OBJETIVOS Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo

Leia mais

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de PLANO DE CURSO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de , DOU de PLANO DE CURSO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecimento Renovado pela Portaria MEC nº 264 de 14.07.11, DOU de 19.07.11 Componente Curricular: TECNOLOGIA DE GESTÃO EM ADMINISTRAÇÃO Código: ADM-151 Pré-requisito: --- Período

Leia mais

MATRIZ DE EQUIVALÊNCIA DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

MATRIZ DE EQUIVALÊNCIA DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MATRIZ DE EQUIVALÊNCIA DO CURSO DE SISTEMAS DE 1 DISCIPLINAS DO PPC DE 2009-1 PASSÍVEIS DE APROVEITAMENTO NO PPC DE 2017-1 DISCIPLINA DO PPC DE 2009-1 CH NATUREZA CÓDIGO APROVEITA COMO NO PPC DE 2017-1

Leia mais

PLANO DE ENSINO. DEPARTAMENTO: DSI Departamento de Sistemas de Informação. DISCIPLINA: Sistemas de Informações Gerenciais

PLANO DE ENSINO. DEPARTAMENTO: DSI Departamento de Sistemas de Informação. DISCIPLINA: Sistemas de Informações Gerenciais UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: DSI Departamento de Sistemas de Informação DISCIPLINA: Sistemas de

Leia mais

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Sistemas de Informação Professores:Marcos Eduardo Muniz Godinho marcoseduardogodinho@brturbo.com.br

Leia mais

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini /

Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini   / Campus Capivari Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) Prof. André Luís Belini E-mail: prof.andre.luis.belini@gmail.com / andre.belini@ifsp.edu.br MATÉRIA: SIG Aula N : 06 Tema: Fundamentos da inteligência

Leia mais

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA

Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EMENTA Plano de Ensino IDENTIFICAÇÃO EIXO TECNOLÓGICO: Informação e Comunicação CURSO: Sistemas de Informação FORMA/GRAU: ( ) Integrado ( ) Subsequente ( ) Concomitante (X) Bacharelado ( ) Licenciatura ( ) Tecnólogo

Leia mais

Os Papéis Fundamentais das Aplicações de SI na Empresa

Os Papéis Fundamentais das Aplicações de SI na Empresa Os Papéis Fundamentais das Aplicações de SI na Empresa Os SI desempenham três papéis vitais em qualquer tipo de organização. Ou seja, eles apoiam em uma organização: As operações e processos da empresa;

Leia mais

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini

Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Gestão Estratégica da Informação Prof. Esp. André Luís Belini Apresentação do Professor Formação Acadêmica: Bacharel em Sistemas de Informação Pós graduado em Didática e Metodologia para o Ensino Superior

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N.

CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N. CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO MATRIZ CURRICULAR MATUTINO Fase N. Ordem Código COMPONENTE CURRICULAR Créditos Horas Prérequisitos 01 Introdução à informática 04 60 02 Matemática instrumental

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE ENSINO DEPARTAMENTO ANEXO I. Plano de Ensino Plano de Ensino Universidade Federal do Espírito Santo Campus: Goiabeiras Curso: Ciências Contábeis Departamento Responsável: Administração Data de Aprovação (Art. nº 91): Docente responsável: Juliana

Leia mais