Principais funções do Gestor e do Coordenador de Formação. Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Principais funções do Gestor e do Coordenador de Formação. Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo!"

Transcrição

1 Principais funções do Gestor e do Coordenador de Formação Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo!

2 ENQUADRAMENTO A formação profissional surge como um dos instrumentos indispensáveis para o desenvolvimento e qualificação de pessoas e das organizações. Desta forma, permite-se a correção de desequilíbrios existentes e a antecipação de transformações pretendidas, atuando a formação profissional como agente de mudança, sendo o papel do Coordenador e do Gestor de Formação fundamentais neste processo.

3 CRIAMOS CONDIÇÕES PARA O SUCESSO DE PESSOAS E ORGANIZAÇÕES O objetivo mais elevado da formação profissional, consiste em proporcionar ao indivíduo uma preparação adequada ao desempenho ótimo das suas funções, é da responsabilidade destes profissionais garantir a qualidade da formação e o respetivo impacto da mesma. Por outro lado, estes técnicos têm ainda que garantir que a formação proporciona às organizações o desenvolvimento e qualificação do seu Capital Humano, contribuindo para a criação de condições favoráveis à mudança de comportamentos e atitudes dos trabalhadores.

4 Gestor de Formação 1 Natureza da função O Gestor de Formação é responsável pela política de formação na entidade onde opera e pela sua gestão e coordenação geral. Assegura o planeamento, execução, acompanhamento, controlo e avaliação do plano de atividades, assim como a gestão dos recursos afetos à formação, as relações externas relativas à mesma, a articulação com os responsáveis máximos da entidade e com os destinatários da formação, a promoção das ações de revisão e melhoria contínua e a implementação dos mecanismos de qualidade da formação É um interlocutor privilegiado com o Sistema de Certificação e outras Entidades Oficiais, isto é, garante que as práticas formativas implementadas na entidade estão em harmonia com os requisitos de certificação ou de homologação ou de projeto adjudicado por terceiros. Garante a estabilidade através do exercício da função a tempo completo e vínculo laboral devidamente formalizado.

5 Requisitos do Gestor da Formação - DGERT 2 O que permite a DGERT às entidades formadoras do perfil do gestor da formação? 1 - Exercer a atividade a tempo completo (40 h/semana) 2 - Vínculo contratual 3 - Habilitação superior 4-3 anos de experiência em funções técnicas na área ou 150 h em gestão e organização de formação e área pedagógica 5 - CAP Formador ou CCP 6 - Pode acumular funções de coordenador 7 - Pode acumular funções de formador depois de cumprir as 40 horas semanais de gestor

6 Coordenador de Formação 1 Natureza da função O Coordenador de Formação é responsável por auxiliar o Gestor de formação na implementação pela política de formação na entidade onde opera e pela sua gestão e coordenação geral. Assegura o planeamento, execução, acompanhamento, controlo e avaliação dos cursos que lhe são afetos, assim como a gestão dos recursos, as relações externas relativas aos mesmos e com os destinatários da formação. Contribui ainda para a promoção das ações de revisão e melhoria contínua e a implementação dos mecanismos de qualidade da formação. É um interlocutor privilegiado com o Gestor da Formação, isto é, auxilia o mesmo a garantir que as práticas formativas implementadas na entidade estão em harmonia com os requisitos de certificação ou de homologação ou de projeto adjudicado por terceiros. Na maior parte das entidades o Gestor da Formação também acumula funções de coordenador de algumas ações.

7 Requisitos do Coordenador da Formação - DGERT 2 O que permite a DGERT às entidades formadoras do perfil do coordenador da formação? 1 - Exercer a atividade a tempo parcial ou completo 2 - Vínculo contratual 3 - Habilitação superior 4-3 anos de experiência em funções técnicas na área ou 150 h em gestão e organização de formação e área pedagógica ou profissionalização no ensino 5 - CAP Formador ou CCP 6 - Não pode acumular funções de coordenador e formador num mesmo curso

8 Saídas profissionais Principais saídas profissionais do gestor e coordenador de formação 1 - Entidades formadoras 2 - Institutos de línguas 3 - Universidades 4 - Escolas 5 - Escolas profissionais 6 - Empresas Departamentos Recursos Humanos, Consultadoria e Formação 7 - Associações 8 - Câmaras Municipais e outras entidades públicas de dimensão considerável 9 - CQEPs - Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional

9 Aumente a sua empregabilidade! Como? O curso de pós-graduação de Gestão e Coordenação da Formação permite, não só, conhecer e perceber o ciclo formativo mas ter uma visão completa e prática de todas as fases da formação, destacando-se a aposta na capacidade de criar ferramentas e saber como o fazer de futuro. Frequentemente, fala-se em como formar, mas raramente se fala sobre o que formar e quem formar. Na verdade, antes de se iniciar uma ação de formação, é necessário identificar quais as competências a desenvolver em determinado itinerário formativo, conceber meios, definir metodologias e procedimentos, entre outros. Estas tarefas são muitas vezes negligenciadas por aqueles que vendem e trabalham a formação formatada e não personalizada e à medida.

10 Formação dirigida Formadores que pretendam aprofundar conhecimentos, Técnicos de Formação, Coordenadores e Gestores, Técnicos de Orientação Profissional, Responsáveis de Recursos Humanos e Estudantes Universitários que pretendam empregabilidade na área. Competências a adquirir No final do curso os formandos deverão ser capazes de: Planear, acompanhar e avaliar ações de formação. Efetuar um diagnóstico empresarial e prever o respetivo plano de formação. Certificar uma entidade formadora.

11 TRABALHAMOS À MEDIDA DAS SUAS NECESSIDADES Itinerário Formativo Módulo I. Competências e capacidades do gestor da formação Perfil do gestor da formação; A linguagem específica da área: principais conceitos; O Atual cenário; Candidaturas e a sua formalização; Enquadramento legal; Plataformas oficiais: SIGO, SIIFSE e outras. Marketing na formação Modulo II. Ciclo formativo: metodologias e instrumentos Diagnóstico de necessidades da formação estudos inter e intraempresarial; Planeamento da formação; Conceção da formação; Organização e promoção da formação; Desenvolvimento e execução da formação; Avaliação da formação. Módulo III. Plano de formação na empresa Principais elementos segundo a norma da qualidade; e o Código do Trabalho; Estudo de caso.

12 TRABALHAMOS À MEDIDA DAS SUAS NECESSIDADES Itinerário Formativo Módulo IV. Certificação de entidades formadoras Definição de certificação; Vantagens e objetivos da certificação; Deveres da entidade certificada; Divulgação da certificação; Legislação de enquadramento e taxas; Certificação inicial e manutenção da certificação; As áreas de formação e a certificação; Requisitos da certificação; Requisitos de estrutura e organização interna; Requisitos de processo no desenvolvimento da formação; Requisitos de resultados e melhoria contínua Requisitos de processo no desenvolvimento da formação; As principais evidências e sua constituição: Dossier Técnico-Pedagógico, Manual de Qualidade e Plano de Intervenção Regulamento de Funcionamento Livro de reclamações; Balanço de atividades; Plataforma DGERT.

13 TRABALHAMOS À MEDIDA DAS SUAS NECESSIDADES A in formação tem este curso reconhecido pelo IEFP desde Ao longo dos tempos o mesmo tem sofrido atualizações de forma a responder ao contexto de enquadramento da formação profissional, tendo sempre em consideração os respetivos quadros comunitários. Contamos com uma equipa de formadores altamente qualificados e a atuar no setor da gestão e coordenação da formação. Este curso tem apoio dos formadores, que esclarecerão as suas dúvidas através de um fórum de discussão criado num grupo fechado e exclusivo para estes profissionais, onde poderá colocar as suas questões a qualquer momento durante a duração do curso e mesmo posteriormente.

14 Gosta de se relacionar com os outros? Já é formador? Esta oportunidade pode ser para si! curso de Pós-graduação em Gestão e Coordenação da Formação

15 PERFIL TIPO DE FORMADORES PREVISTOS FAMALICÃO PORTO Paula Costa Fernandes 42 anos Sócia Gerente e Fundadora Gestora e Coordenadora de Formação Pós-graduação em Marketing Digital IPAM Instituto Português de Administração e Marketing, Pós-graduação em Gestão da Formação, Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos pelo ISMAI Instituto Superior da Maia, Formadora Certificada pelo IEFP Instituto de Emprego e Formação Profissional, Designer de formação Consultora de Empresas e Entidades Formadoras na área da Formação e Desenvolvimento. Gestora de projetos formativos elaboração, implementação e avaliação de candidaturas cofinanciados pelo FSE e outras. Consultora na área da Certificação de Entidades Formadoras pela DGERT Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho. Coordenadora de equipas de projetos para a Homologação de cursos de formação pelas entidades certificadoras: IEFP Instituto do Emprego e Formação Profissional, ACT Autoridade para as Condições do Trabalho e DGAV Direção Geral de Alimentação e Veterinária, incluídos no SNCP Sistema Nacional de Certificação Profissional. Coordenadora de Projetos formativos no âmbito da Educação e Formação de Adultos e Sistema de Aprendizagem. Formadora, desde 1998, nas áreas pedagógica, inicial e contínua, gestão da formação, recursos humanos e comportamental. Sócio-gerente e fundadora da in formação INRH - Consultadoria em Recursos Humanos, desde Diretora e Coordenadora de Formação Várias entidades

16 a finalizar... NÃO PODEMOS PREVER O FUTURO MAS PODEMOS CONSTRUÍ-LO! Nos serviços que prestamos apostamos na experiência dos nossos Técnicos, Consultores e Formadores e acreditamos poder comprovar, a si, o nosso compromisso para o desenvolvimento do Capital Humano.

O curso de Gestão e Coordenação de Formação tem como objetivo principal planear, executar e avaliar ações de formação profissional.

O curso de Gestão e Coordenação de Formação tem como objetivo principal planear, executar e avaliar ações de formação profissional. 0. ENQUADRAMENTO Hoje em dia fala-se muito de formação, nos incentivos existentes à formação, através de por exemplo cheques-formação, mas raramente se fala sobre o que se formar e quem formar. No nosso

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Gestão e Coordenação da Formação em elearning INTRODUÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Gestão e Coordenação da Formação em elearning INTRODUÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Coordenação da Formação em elearning INTRODUÇÃO O sistema de certificação das entidades formadoras supervisionado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho

Leia mais

Programa de formação

Programa de formação Programa de formação -Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador- Curso : Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador Área: 146 Formação de professores e formadores

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL O Regulamento de Funcionamento da Formação Profissional é o instrumento regulador do funcionamento da atividade formativa desenvolvida pela Espaço

Leia mais

Especialização Gestão de Recursos Humanos EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro

Especialização Gestão de Recursos Humanos EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização Gestão de Recursos Humanos EDIÇÕES 2017 Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização Gestão de Recursos Humanos ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Recursos Humanos 100 horas (NOTA: com base no Catálogo

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTOR DE FORMAÇÃO.Certificado pela ANEF-Associação Nacional de Entidade Formadoras.Certificação CEPESE-DGERT-CNAEF-Área 345 Gestão e Administração Nível 6 ENQUADRAMENTO E OBJETIVOS DO

Leia mais

CURRICULUM VITÆ. NOME: Joana Patrícia Machadinho de Matos Correia de Barros DATA DE NASCIMENTO: 25/06/1981 NACIONALIDADE: Portuguesa

CURRICULUM VITÆ. NOME: Joana Patrícia Machadinho de Matos Correia de Barros DATA DE NASCIMENTO: 25/06/1981 NACIONALIDADE: Portuguesa CURRICULUM VITÆ IDENTIFICAÇÃO PESSOAL NOME: Joana Patrícia Machadinho de Matos Correia de Barros DATA DE NASCIMENTO: 25/06/1981 NACIONALIDADE: Portuguesa FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Psicologia Aplicada

Leia mais

Microsoft Excel Avançado

Microsoft Excel Avançado Microsoft Excel Avançado EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Microsoft Excel Avançado CURSO : Microsoft Excel Avançado - 50 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações) Coordenação Técnica Rui Pedro

Leia mais

Guia de Apoio. Orientações para Candidaturas Ano 2013 Regiões de Convergência, do Algarve e de Lisboa

Guia de Apoio. Orientações para Candidaturas Ano 2013 Regiões de Convergência, do Algarve e de Lisboa Guia de Apoio Orientações para Candidaturas Ano 2013 Regiões de Convergência, do Algarve e de Lisboa Tipologia de Intervenção 6.4 (Eixos 6, 8 e 9 do POPH) Qualidade dos Serviços e Organizações Formação

Leia mais

VOCÊ SABE. O que faz o formador? Quais os requisitos de acesso à profissão de formador? O que é a habilitação própria para a docência?

VOCÊ SABE. O que faz o formador? Quais os requisitos de acesso à profissão de formador? O que é a habilitação própria para a docência? VOCÊ SABE O que faz o formador? Quais os requisitos de acesso à profissão de formador? O que é a habilitação própria para a docência? Setembro 2014 www.in-formacao.com.pt Formador/a O formador é o técnico

Leia mais

Programação de Dispositivos Móveis

Programação de Dispositivos Móveis Programação de Dispositivos Móveis EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Programação de Dispositivos Móveis CURSO: Programação de Dispositivos Móveis - 50 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações)

Leia mais

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO PÓS-GRADUAÇÃO/ESPECIALIZAÇÃO EM SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO QUALIDADE, AMBIENTE, SEGURANÇA E RESPONSABILIDADE SOCIAL FORMAÇÃO SGS ACADEMY PORQUÊ A SGS ACADEMY? Criada, em 2003, como área de negócio da

Leia mais

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de Realização... 4 Metodologia... 4 Avaliação...

Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de Realização... 4 Metodologia... 4 Avaliação... Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de Realização... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de Organização da Formação... 5 Candidaturas...

Leia mais

Especialização Gestão de Recursos Humanos EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro

Especialização Gestão de Recursos Humanos EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização Gestão de Recursos Humanos EDIÇÕES 2018 Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização Gestão de Recursos Humanos ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Recursos Humanos - 75 horas (NOTA: com base no Catálogo

Leia mais

Especialização em Marketing Digital

Especialização em Marketing Digital Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Especialização em Marketing Digital ESPECIALIZAÇÃO Marketing Digital - 100 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações) Coordenação

Leia mais

Europass-Curriculum Vitae

Europass-Curriculum Vitae Europass-Curriculum Vitae Informação pessoal Apelido(s) / Nome(s) próprio(s) Morada Correio(s) electrónico(s) Maria Neves Rua do Passal, Nº 46, 1º D, 9500-096 Ponta Delgada Telemóvel 936602762 / 926592751

Leia mais

Microsoft Excel Avançado Macros e VBA EDIÇÕES 2017 RIO TINTO

Microsoft Excel Avançado Macros e VBA EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Microsoft Excel Avançado Macros e VBA EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Microsoft Excel Avançado Macros e VBA ESPECIALIZAÇÃO Microsoft Excel Avançado Macros e VBA - 100 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional

Leia mais

Especialização em Marketing Digital. Braga

Especialização em Marketing Digital. Braga Especialização em Marketing Digital Braga Especialização em Marketing Digital ESPECIALIZAÇÃO Marketing Digital - 100 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações) Coordenação Técnica Rui

Leia mais

REGULAMENTO ESPECIFICO N.º 10

REGULAMENTO ESPECIFICO N.º 10 Data 24/05/2016 1.ª Revisão Alterações no ponto: 7 e 12 REGULAMENTO ESPECIFICO N.º 10 1. Área temática: Proteção animal 2. Destinatários: Abegões, magarefes 1, operadores/ trabalhadores de linha de abate

Leia mais

GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações

GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações GTMMI, Lda. Regulamento Geral de Formações Objectivo Para além da prática clínica como actividade principal, o GTMMI desenvolve também actividades no âmbito da formação contínua e pós-graduada. Este presente

Leia mais

Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO

Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega, CRL REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO REGULAMENTO INTERNO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO 1. Âmbito O presente Regulamento Interno constitui o documento de referência para o funcionamento geral da atividade formativa da Dolmen Cooperativa de

Leia mais

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia Formação Inicial de Formadores em Gerontologia A FITI Federação das Instituições de Terceira Idade, entidade formadora certificada pela DGERT (Proc. 0456/2013 aprovado em 15/04/2013) promove o curso de

Leia mais

Guia de Apoio. Orientações para as candidaturas. Tipologia de Intervenção 6.4 (Eixo 6)

Guia de Apoio. Orientações para as candidaturas. Tipologia de Intervenção 6.4 (Eixo 6) Guia de Apoio Orientações para as candidaturas Tipologia de Intervenção 6.4 (Eixo 6) Qualidade dos Serviços e Organizações Formação e Sensibilização de Técnicos e Outros Profissionais de Reabilitação Profissional

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO DA QVO LEGIS (FORMADOR) Introdução. Apresentação da QVO LEGIS

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO DA QVO LEGIS (FORMADOR) Introdução. Apresentação da QVO LEGIS REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO DA QVO LEGIS (FORMADOR) Introdução Exmo(a). Formador(a), O presente documento - Regulamento Interno de Funcionamento da Formação da QVO LEGIS tem em vista o bom

Leia mais

A função de Gestor de Formação é obrigatória pelo sistema de certificação de entidades formadoras da DGERT (Portaria nº208/2013).

A função de Gestor de Formação é obrigatória pelo sistema de certificação de entidades formadoras da DGERT (Portaria nº208/2013). Nome do Curso Gestor de Formação (pós graduação) Objectivos do Curso A função de Gestor de Formação é obrigatória pelo sistema de certificação de entidades formadoras da DGERT (Portaria nº208/2013). Todas

Leia mais

PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO

PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO SISTEMA DE INCENTIVOS PROJETOS CONJUNTOSFORMAÇÃO-AÇÃO (FSE) PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO QUALIFICAÇÃO DAS PME I. Identificação e enquadramento do projeto: Aviso: AVISO N.º

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO DA QVO LEGIS (TUTOR) Introdução. Apresentação da QVO LEGIS

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO DA QVO LEGIS (TUTOR) Introdução. Apresentação da QVO LEGIS REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO DA QVO LEGIS (TUTOR) Introdução Exmo(a). Tutor(a), O presente documento - Regulamento Interno de Funcionamento da Formação da QVO LEGIS tem em vista o bom funcionamento

Leia mais

Apps para a Internet Em Visual Studio EDIÇÕES 2017 RIO TINTO

Apps para a Internet Em Visual Studio EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Apps para a Internet Em Visual Studio 20017. EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Apps para a Internet em Visual Studio 2017 CURSO: Apps para a Internet em Visual Studio 2017-50 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional

Leia mais

861 Proteção de Pessoas e Bens

861 Proteção de Pessoas e Bens 861 Proteção de Pessoas e Bens Brigada de Incêndio Destinatários Profissionais em exercício de funções na área de especialização do curso ou novos profissionais que pretendam a aquisição de competências

Leia mais

Após ser emitida a classificação do Auditor, não há qualquer compromisso da parte da CERTIF de integrar os formandos nas suas bolsas de auditores.

Após ser emitida a classificação do Auditor, não há qualquer compromisso da parte da CERTIF de integrar os formandos nas suas bolsas de auditores. Passada a fase de transição que decorreu entre setembro de 2015 e setembro de 2018, é necessário formar auditores que sejam capazes de fazer uma análise crítica aos indicadores do sistema de gestão das

Leia mais

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA

CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA ATIVIDADE FORMATIVA CENTRO MUNICIPAL DE CULTURA E DESENVOLVIMENTO REGRAS DE FUNCIONAMENTO DA As regras de funcionamento da actividade formativa do Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento, estão todas reunidas no presente

Leia mais

Nota Metodológica. 1. Taxas de certificação (conclusão), de empregabilidade e de prosseguimento de estudos (dados históricos)

Nota Metodológica. 1. Taxas de certificação (conclusão), de empregabilidade e de prosseguimento de estudos (dados históricos) GRELHA DE ANÁLISE E SELEÇÃO DE CANDIDATURAS TIPOLOGIA DE OPERAÇÕES: CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS (EFA) Nota Metodológica 1. Taxas de certificação (conclusão), de empregabilidade e de prosseguimento

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO 1

REGULAMENTO ESPECÍFICO 1 REGULAMENTO ESPECÍFICO 1 ÁREA TEMÁTICA: Distribuição, Venda e Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos DESTINATÁRIOS: Técnicos (alínea a) do artigo 3º do Despacho nº 666/2015 de 16 de janeiro.). CURSOS

Leia mais

Especialização em Técnicas de Vendas horas - Porto

Especialização em Técnicas de Vendas horas - Porto Especialização em Técnicas de Vendas - 100 horas - Porto Técnicas de Vendas ESPECIALIZAÇÃO Técnicas de Vendas 100 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações) Coordenação Pedagógica Rui

Leia mais

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa Designação do Curso: Área de Formação: 761 Serviços de Apoio a Crianças e Jovens Carga Horária: 100 horas presenciais + 160 horas estágio em contexto real de trabalho (facultativo) Descrição do curso:

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90 PROGRAMA DE CURSO Curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning) Nº Ação: 01 Local: Nº Horas: 90 Data início: Data fim: Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências

Leia mais

2º Ciclo em Educação e Formação de Adultos

2º Ciclo em Educação e Formação de Adultos 2º Ciclo em Educação e Formação de Adultos 2017-2019 PROPOSTA O 2º ciclo em Educação e Formação de Adultos da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP tem como objetivos: Desenvolver conhecimentos

Leia mais

Especialização em Programação de Dispositivos Móveis EDIÇÕES 2017 RIO TINTO

Especialização em Programação de Dispositivos Móveis EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Especialização em Programação de Dispositivos Móveis EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Especialização em Programação de Dispositivos Móveis ESPECIALIZAÇÃO Especialização em Programação de Dispositivos Móveis - 100

Leia mais

Grelha de Análise e Seleção de Candidaturas. Tipologia de Operações: Cursos Aprendizagem Dual. Nota Metodológica

Grelha de Análise e Seleção de Candidaturas. Tipologia de Operações: Cursos Aprendizagem Dual. Nota Metodológica Grelha de Análise e Seleção de Candidaturas Tipologia de Operações: Cursos Aprendizagem Dual Nota Metodológica 1 Taxas de certificação, de empregabilidade e de prosseguimento de estudos 1.1 Neste ponto

Leia mais

Pós-Graduação em Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho

Pós-Graduação em Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho 13 janeiro > 22 julho 2017 Certificado de Aptidão Profissional como Técnico Superior de Segurança no Trabalho. Atribuição de créditos e diplomas de PG e de Suporte Básico de Vida e possibilidade de aceder

Leia mais

Curso Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva

Curso Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva Informação sobre os 2 cursos do sistema da aprendizagem a promover pela Sporting Clube de Portugal, Futebol, SA Curso Técnico/a de Apoio à Gestão Desportiva ÍNDICE A. Enquadramento B. Benefícios C. Perfil

Leia mais

Formação e certificação de formadores Flexibilidade, diversidade e qualidade. Elsa Caramujo IEFP, I.P.

Formação e certificação de formadores Flexibilidade, diversidade e qualidade. Elsa Caramujo IEFP, I.P. Formação e certificação de formadores Flexibilidade, diversidade e qualidade Elsa Caramujo IEFP, I.P. Quadro de Regulação em Portugal Portaria nº 214/2011, de 30 de maio Estabelece o regime de formação

Leia mais

Especialização em Gestão da Qualidade. Coimbra Porto

Especialização em Gestão da Qualidade. Coimbra Porto Especialização em Gestão da Qualidade Coimbra Porto Especialização em Gestão da Qualidade ESPECIALIZAÇÃO Gestão da Qualidade 100 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações) Coordenação

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

Curso de Preparação para o Exame de Avaliação Profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados

Curso de Preparação para o Exame de Avaliação Profissional da Ordem dos Contabilistas Certificados ÍNDICE Apresentação, Destinatários e Objetivos... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário PREVISTO... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de Organização da

Leia mais

CURSO Certificação/Qualificação de Auditores Internos do Ambiente ISO 14001:2015

CURSO Certificação/Qualificação de Auditores Internos do Ambiente ISO 14001:2015 CURSO O curso de Certificação/Qualificação de Auditores Internos é constituído por 3 módulos com avaliação escrita: 1. Interpretação ISO 14001:2015 Requisitos associados à estrutura de Alto nível Anexo

Leia mais

Mini-MBA de Especialização em Análise e Gestão de Seguros Não Vida Coordenador: Pedro Milheiro Galha

Mini-MBA de Especialização em Análise e Gestão de Seguros Não Vida Coordenador: Pedro Milheiro Galha Mini-MBA de Especialização em Análise e Gestão de Seguros Não Vida Coordenador: Pedro Milheiro Galha Índice Designação do Curso... 2 Duração Total... 2 Destinatários... 2 Perfil de saída... 2 Pré-Requisito...

Leia mais

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Leia mais

Ângela Maria Martins Viegas. Técnica de RH / HR administrative assistant / Técnica de Recrutamento e Seleção

Ângela Maria Martins Viegas. Técnica de RH / HR administrative assistant / Técnica de Recrutamento e Seleção INFORMAÇÃO PESSOAL Ângela Maria Martins Viegas Rua 1º de Maio, nº 12, 1º Dto, Santa Joana 381-032 Aveiro 96 622 10 48 angelita.viegas@gmail.com Sexo Feminino Data de nascimento 16/04/1979 Nacionalidade

Leia mais

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição.

No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 1. OBJETIVOS GERAIS No final do curso os formandos deverão realizar a gestão de uma IPSS, promovendo a sustentabilidade da instituição. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Descrever a orgânica das Instituições Sociais;

Leia mais

Gestão da Formação em Manutenção de Aeronaves

Gestão da Formação em Manutenção de Aeronaves Projetos Especiais Training Software Gestão da Formação em Manutenção de Aeronaves A solução que organiza e dinamiza todos os processos inerentes à Formação na área da manutenção de aeronaves! Desafios

Leia mais

SIGO. Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa. Fórum Estatístico 2016 Lisboa, 13 de setembro de 2016

SIGO. Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa. Fórum Estatístico 2016 Lisboa, 13 de setembro de 2016 Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa Fórum Estatístico 2016 Lisboa, 13 de setembro de 2016 sigo@dgeec.mec.pt Paula Ferreira 1 Em Dezembro de 2005 foi constituído um

Leia mais

Manual de Avaliação para o Módulo de Escolha do Estudante

Manual de Avaliação para o Módulo de Escolha do Estudante Manual de Avaliação para o Módulo de Escolha do Estudante Investigação Laboratorial e Investigação Clínica Módulo de Escolha do Estudante Nome do Estudante: Tema do MEE: Nome do Tutor: Investigação Laboratorial

Leia mais

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral. Objetivo Especifico

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral. Objetivo Especifico 380 Direito Código do Trabalho Destinatários Gerentes e Administradores. Diretores de Recursos Humanos. Chefias de Departamentos que pretendam reinventar o seu capital humano e atingir elevados patamares

Leia mais

Curso de Mediaçã o de Conflitos

Curso de Mediaçã o de Conflitos Curso de Mediaçã o de Conflitos Objetivos Gerais/Competências visadas: Dotar os formandos de um conjunto de competências que permitam problematizar, analisar e refletir sobre situações práticas de gestão

Leia mais

Especialização em Gestão e Auditorias da Qualidade. Porto Aveiro Coimbra

Especialização em Gestão e Auditorias da Qualidade. Porto Aveiro Coimbra Especialização em Gestão e Auditorias da Qualidade Porto Aveiro Coimbra Especialização em Gestão e Auditorias da Qualidade ESPECIALIZAÇÃO Gestão e Auditorias da Qualidade - 75 horas (NOTA: com base no

Leia mais

ORÇAMENTO DE ESTADO 2015

ORÇAMENTO DE ESTADO 2015 ORÇAMENTO DE ESTADO 2015 APRESENTAÇÃO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA NOVEMBRO 2014 Execução das medidas integradas na Garantia Jovem, e coordenação geral da intervenção, de modo a garantir, em Portugal, aos

Leia mais

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Versão 2.1

APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL. Versão 2.1 empowering people APRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL Versão 2.1 O mundo está nas mãos daqueles que têm a coragem de sonhar e correr o risco de viver os seus sonhos... Paulo Coelho Página 2 de 8 QUEM SOMOS As atuais

Leia mais

Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas EDIÇÕES Porto Viseu

Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas EDIÇÕES Porto Viseu Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas EDIÇÕES 2017 Porto Viseu Especialização em Assessoria de Gestão de Empresas ESPECIALIZAÇÃO Assessoria de Gestão de Empresas 100 horas (NOTA: com base

Leia mais

MUDE PARA UMA NOVA EMPRESA, A SUA! APOSTE NA FORMAÇÃO!

MUDE PARA UMA NOVA EMPRESA, A SUA! APOSTE NA FORMAÇÃO! MUDE PARA UMA NOVA EMPRESA, A SUA! APOSTE NA FORMAÇÃO! IPN - INSTITUTO PEDRO NUNES APRESENTAÇÃO Criado em 1991, por iniciativa da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, o Instituto

Leia mais

Referencial do Curso Implementação de Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Ambiente e Segurança)

Referencial do Curso Implementação de Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Ambiente e Segurança) Referencial do Curso Implementação de Sistemas de Gestão Integrados (Qualidade, Ambiente e Segurança) [2010] 1. DATA DE INICIO: De acordo com o Plano de Formação 2. DATA DE FIM: De acordo com o Plano de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO AVANÇADA FORMAÇÃO CERTIFICADA EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO [E-LEARNING]

PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO AVANÇADA FORMAÇÃO CERTIFICADA EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO [E-LEARNING] E-LEARNING // 1ª EDIÇÃO // 27 ABRIL 2017 WWW.INSTITUTOCRIAP.COM FACEBOOK.COM/INSTITUTOCRIAP LINKEDIN.COM/COMPANY/CRIAP FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO [E-LEARNING] FORMAÇÃO

Leia mais

GUIA DO FORMANDO. 1. Objetivos Gerais. 2. Objectivos Específicos e Conteúdos Programáticos

GUIA DO FORMANDO. 1. Objetivos Gerais. 2. Objectivos Específicos e Conteúdos Programáticos GUIA DO FORMANDO Curso: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Duração: 90h. Coordenação da Formação: Conceição Nobre Rodrigues. Equipa de Formadores: Cláudia A. Senra, Margarida M. Guimarães, Paulo

Leia mais

BASES PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O SECRETARIADO CONJUNTO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL (SC POCTEP)

BASES PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O SECRETARIADO CONJUNTO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL (SC POCTEP) BASES PARA A CONTRATAÇÃO DE PESSOAL PARA O SECRETARIADO CONJUNTO DO PROGRAMA DE COOPERAÇÃO INTERREG V A ESPANHA-PORTUGAL 2014-2020 (SC POCTEP) 1.- INTRODUÇÃO Em conformidade com o disposto nos Regulamentos

Leia mais

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária REGULAMENTO DO FORMADOR AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Alvalade Office Center Praça de Alvalade, N.º 6 1º

Leia mais

Medida Cheque-Formação

Medida Cheque-Formação Medida Cheque-Formação Sofia David CTCV Coimbra 15/10/2015 1 O CTCV como entidade Formadora: Desígnios Apoiar as empresas no Desenvolvimento de Projetos que conduzam ao desenvolvimento de competências

Leia mais

Mini-MBA em Gestão do Marketing Digital

Mini-MBA em Gestão do Marketing Digital Mini-MBA em Gestão do Marketing Digital Objectivo Geral: Obter competências técnicas, actualizadas e com uma forte vertente prática no domínio do Marketing Digital. O formando ao concluir o Mini-MBA em

Leia mais

Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro

Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES 2017 Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização em Marketing Digital ESPECIALIZAÇÃO Marketing Digital - 100 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações)

Leia mais

Preparação de Responsáveis e Encarregados de Proteção de Dados

Preparação de Responsáveis e Encarregados de Proteção de Dados ÍNDICE Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 4 Datas de Realização e Horário PREVISTO... 5 Metodologia... 6 Pontos Fortes... 6 Avaliação... 6 Modalidade e Forma de

Leia mais

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017

CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 CATÁLOGO DE FORMAÇÃO 2017 A melhor forma de prever o futuro é criá-lo. Peter Drucker 1 Índice A Inforpreparação...3 Serviços...4 Cer ficações....4 Modalidades de Formação.5 Formação Empresas...6 Catálogo

Leia mais

Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro

Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES 2017 Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização em Marketing Digital ESPECIALIZAÇÃO Marketing Digital - 100 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações)

Leia mais

Elaboração e Gestão de Projectos de Investimento

Elaboração e Gestão de Projectos de Investimento Elaboração e Gestão de Projectos de Investimento Nome do Curso Elaboração e Gestão de Projectos de Investimento Objectivos do Curso Este curso visa dotar os participantes dos conhecimentos técnicos necessários

Leia mais

2º Ciclo em Educação e Formação de Adultos

2º Ciclo em Educação e Formação de Adultos 2º Ciclo em Educação e Formação de 2019-2021 PROPOSTA O 2º ciclo em Educação e Formação de da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP tem como objetivos: Desenvolver conhecimentos especializados

Leia mais

Manobrador de Equipamentos Industriais horas - Lobão (Santa Maria da Feira)

Manobrador de Equipamentos Industriais horas - Lobão (Santa Maria da Feira) Manobrador de Equipamentos Industriais - 100 horas - Lobão (Santa Maria da Feira) Manobrador de Equipamentos Industriais CURSO Manobrador de Equipamentos Industriais - 100 horas (Com base nos referenciais

Leia mais

DE 22 SETEMBRO DE 2017 JUNHO DE 2018 CANDIDATURAS ATÉ 12 DE SETEMBRO

DE 22 SETEMBRO DE 2017 JUNHO DE 2018 CANDIDATURAS ATÉ 12 DE SETEMBRO PORTO - LISBOA Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa DE 22 SETEMBRO DE 2017 JUNHO DE 2018 CANDIDATURAS

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO AVANÇADA FORMAÇÃO CERTIFICADA EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO [E-LEARNING]

PÓS-GRADUAÇÃO FORMAÇÃO AVANÇADA FORMAÇÃO CERTIFICADA EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO [E-LEARNING] E-LEARNING // 3ª EDIÇÃO // 05 MARÇO 2018 WWW.INSTITUTOCRIAP.COM FACEBOOK.COM/INSTITUTOCRIAP LINKEDIN.COM/COMPANY/CRIAP FORMAÇÃO AVANÇADA PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO [E-LEARNING] FORMAÇÃO

Leia mais

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização...

ÍNDICE. Apresentação Objetivos: Destinatários Estrutura Curricular Local de realização Datas de Realização... ÍNDICE Apresentação... 3 Objetivos:... 3 Destinatários... 3 Estrutura Curricular... 3 Local de realização... 4 Datas de Realização... 4 Horário... 4 Metodologia... 4 Avaliação... 4 Modalidade e Forma de

Leia mais

CURSO EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS

CURSO EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS CURSO DE EMPREENDEDORISMO E NEGÓCIOS Regime de e-learning Coordenação: Prof. Doutor Manuel Mouta Lopes Prof. Doutor João Pereira 2019-20 1 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ENQUADRAMENTO... 3 3. DESTINATÁRIOS...

Leia mais

Certificação de entidades formadoras Focus na qualidade

Certificação de entidades formadoras Focus na qualidade Certificação de entidades formadoras Focus na qualidade Conferência Qualidade ao serviço da Educação de Adultos Revisão por Pares : uma proposta inovadora? Lisboa, 4 de Maio 2017 Sistema de Certificação

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Curso Homologado pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional com a referência 121/FPIF/2014. PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes

Leia mais

DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020

DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020 PORTO Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020 CANDIDATURAS ATÉ

Leia mais

CURSO TéCNICO ESPECIALISTA EM EXERCíCIO FíSICO (TEEF) - PRé-LANçAMENTO

CURSO TéCNICO ESPECIALISTA EM EXERCíCIO FíSICO (TEEF) - PRé-LANçAMENTO CURSO TéCNICO ESPECIALISTA EM EXERCíCIO FíSICO (TEEF) - PRé-LANçAMENTO FORMADOR CORPO DOCENTE BWIZER Esta formação será conduzida por um corpo docente de excelência. Conhecimento teórico, atualização científica,

Leia mais

3. São realizadas duas edições do curso por ano, com início nos meses de fevereiro e de setembro.

3. São realizadas duas edições do curso por ano, com início nos meses de fevereiro e de setembro. Preâmbulo O Curso de Formação de Analistas Químicos (CFAQ) tem como principal objetivo formar técnicos com competências no domínio das técnicas de análise mais utilizadas em laboratório, de modo a criar

Leia mais

DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020

DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020 PORTO Coordenação Científica: Prof.ª Doutora Maria de Fátima Ribeiro Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa DE 19 SETEMBRO DE 2019 A 25 JUNHO DE 2020 CANDIDATURAS ATÉ

Leia mais

PORTUGAL Faça clique para editar o estilo apresentação. Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo!

PORTUGAL Faça clique para editar o estilo apresentação. Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo! apresentação PORTUGAL 2020 www.in-formacao.com.pt Não podemos prever o futuro mas podemos construí-lo! 03-02-2015 FAMALICÃO PORTO IN.03.03.00 1 INTRODUÇÃO O PORTUGAL 2020 é o Acordo de Parceria adotado

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA. Rui Fiolhais

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA. Rui Fiolhais APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA Rui Fiolhais AGENDA AS 5 MARCAS DO POPH I FORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ARRANQUE DO PROGRAMA II III I AS 5 MARCAS DO POPH AS 5 MARCAS DO POPH 1 O MAIOR PROGRAMA OPERACIONAL

Leia mais

CHEQUE FORMAÇÂO. Como Funciona?

CHEQUE FORMAÇÂO. Como Funciona? CHEQUE FORMAÇÂO Como Funciona? A medida Cheque- Formação é um incentivo à qualificação e formação profissional dos trabalhadores, sendo um apoio direto do estado, através do IEFP. As entidades empregadoras

Leia mais

Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro

Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização em Marketing Digital EDIÇÕES 2018 Porto Coimbra Viseu Aveiro Especialização em Marketing Digital ESPECIALIZAÇÃO Marketing Digital - 75 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações)

Leia mais

DIREÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIVISÃO DE ENCAMINHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS

DIREÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIVISÃO DE ENCAMINHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DIREÇÃO REGIONAL DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DIVISÃO DE ENCAMINHAMENTO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS O que são? Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional Os CQEP são estruturas do Sistema Nacional

Leia mais

SISTEMA DE INCENTIVOS PROJETOS CONJUNTOS - QUALIFICAÇÃO DAS PME

SISTEMA DE INCENTIVOS PROJETOS CONJUNTOS - QUALIFICAÇÃO DAS PME SISTEMA DE INCENTIVOS PROJETOS CONJUNTOS - QUALIFICAÇÃO DAS PME PROGRAMA OPERACIONAL COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO Melhor Turismo 2020 Formação Ação dirigida ao Setor do Turismo I. Identificação

Leia mais

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/14/00731 Relatório preliminar da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de Ensino Superior / Entidade Instituidora: Universidade De Aveiro A.1.a.

Leia mais

Desenho Técnico - CAD

Desenho Técnico - CAD Desenho Técnico - CAD EDIÇÕES 2017 RIO TINTO Desenho Técnico - CAD ESPECIALIZAÇÃO Desenho Técnico - CAD - 100 horas (NOTA: com base no Catálogo Nacional de Qualificações) Coordenação Técnica Rui Pedro

Leia mais

ESCLARECIMENTOS - Avisos n.ºs POISE e POISE

ESCLARECIMENTOS - Avisos n.ºs POISE e POISE ESCLARECIMENTOS - Avisos n.ºs POISE-24-2016-04 e POISE-31-2016-05 - De acordo com os artigos 111.º e 115.º do Regulamento (UE) n.º 1303/2013, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 17 de dezembro, conjugados

Leia mais

342 Marketing e Publicidade

342 Marketing e Publicidade 342 Marketing e Publicidade Análise de mercados e consumidores Destinatários Diretores e Gestores de Marketing, Marca e Vendas. Não existentes. Formação Continua. Requisitos de acesso Modalidade de Formação

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES/AS

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES/AS Entidade Formadora: Questão de Igualdade Entidade Promotora: Edufoco FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES/AS Apresentação do curso e condições de frequência Certificado de Autorização de Funcionamento

Leia mais

PROGRAMA DO CURSO. - Formação Pedagógica Inicial De Formadores. Presencial. (Curso homologado pelo IEFP / Acesso ao CCP)

PROGRAMA DO CURSO. - Formação Pedagógica Inicial De Formadores. Presencial. (Curso homologado pelo IEFP / Acesso ao CCP) PROGRAMA DO CURSO - Formação Pedagógica Inicial De Formadores Presencial (Curso homologado pelo IEFP / Acesso ao CCP) Em parceria com: Índice 1. Destinatários Pág. 3 2. Objetivo Geral Pág. 3 3. Objetivos

Leia mais

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB8CBR

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB8CBR GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB8CBR Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO E

Leia mais

R E G U L A M E N T O P A R A A M O B I L I D A D E E R A S M U S +

R E G U L A M E N T O P A R A A M O B I L I D A D E E R A S M U S + R E G U L A M E N T O P A R A A M O B I L I D A D E E R A S M U S + 2017 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 DISPOSIÇÕES GERAIS... 4 Objeto... 4 Objetivos... 5 Gestão do Programa... 5 Atribuições na Gestão do Programa...

Leia mais

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral

Destinatários. Requisitos de acesso. Modalidade de Formação. Objetivo Geral 812 Turismo e Lazer Animação Turística Destinatários Este curso destina-se a profissionais ligados ao turismo, assim como todos aqueles que tenham interesse nesta área, como estudantes de turismo, gestores

Leia mais