Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02"

Transcrição

1 Especialização em Engenharia de Avaliação e Perícia - Turma 02 Apresentação Previsão de Início - Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 02 - Campus Stiep No Brasil, a Engenharia de Avaliações sempre foi praticada por profissionais do sistema CONFEA/CREA e, atualmente, também do CAU, conforme regulamenta a NBR 14653/2011. Aliado a esse fato, atualmente, as empresas brasileiras estão em pleno processo de mudança de uma visão corretiva em relação à Perícias e Avaliações, para uma visão preventiva, de modo a evitar prejuízos econômicos, ações judiciais e danos à imagem corporativa. Verifica-se, portanto, uma grande e crescente necessidade do mercado por profissionais do ramo da engenharia, arquitetura e, inclusive, agronomia em perícia e avaliações. É com o objetivo de suprir esta carência que a UNIJORGE oferece o curso de Pós-Graduação em Engenharia de Avaliação e Perícia. Objetivos Os objetivos do curso são: Dotar os profissionais do conhecimento necessário para a realização de Avaliações e Perícias de Engenharia nos seus mais diversos ramos; Qualificar os profissionais através da difusão das mais atualizadas técnicas utilizadas neste campo de conhecimento da engenharia; Fornecer um panorama atualizado da Engenharia de Avaliações e Perícias proporcionando atuação mais eficaz num cenário moderno, dinâmico e competitivo; Formar especialistas em Avaliações e Perícias de Engenharia; Preparar os profissionais para elaboração de laudos compatíveis com a situação fática, as normas técnicas e legislação pertinente. Público alvo O curso é destinado a profissionais de nível superior com registro no CREA ou no CAU. Estrutura Curricular:

2

3 DISCIPLINA EMENTAS 1 Planejamento Individual de Carreiras Carreira. Planejamento individual de carreira. Mercado de trabalho. Postura profissional. Legislação profissional. Elaboração de currículo. Comportamento em entrevistas. Redes sociais. Networking. 2 Metodologia e Técnicas de Pesquisa Científica Conhecimento e método científico. Projeto de Pesquisa. Processo de Pesquisa. Análise de Dados. Relatórios. Monografia. Artigos Científicos. 3 Avaliação de Imóveis Urbanos, Glebas Urbanizáveis e Aluguéis Conceitos e ferramentas aplicáveis à engenharia de avaliações de imóveis urbanos. Conceitos, definições, metodologias avaliatórias, aspectos de mercado e seu diagnóstico e Normas Técnicas pertinentes. 4 Avaliação em Desapropriação e Servidão Conceitos e ferramentas aplicáveis às avaliações de imóveis em casos de desapropriação e servidão. Noções de direito, definições, metodologia e Normas Técnicas. 5 Engenharia Legal Noções de Direito necessários à Perícia. Atribuições profissionais. Legislação pertinente e procedimentos na área pericial, com aspectos práticos do dia-a-dia do perito. Ética e postura do Perito e Assistente Técnico. Principais conhecimentos da atividade do perito judicial e da inter-relação da área jurídica com a área técnica. Código de Processo Civil (CPC). 6 Laudo Pericial Técnica de redação e elaboração de Laudos de Perícias e Avaliações de Engenharia (judicial e extrajudicial). Requisitos imprescindíveis do Laudo; Laudo (Perito), Parecer Técnico (Assistente Técnico), laudos extrajudiciais. Emprego de imagens, ilustrações, anexos, apêndices. Resposta a Quesitos. Erros mais comuns. Dicas de linguagem, formatação e entrega do Laudo; Modelos de Petições e Laudos.

4 7 Perícia em Ações Reais Imobiliárias Conceitos, definições, tipos de ação, legislação pertinente. Análise da posse e título da propriedade imobiliária (ações de reintegração e manutenção de posse; interdito proibitório; usucapião; reivindicatória; demarcatória; divisória; extinção de condomínio; retificação de registro; desapropriação e discriminatória). Casos práticos - exemplos reais em processos judiciais. 8 Inspeção Predial e Vistoria Cautelar de Vizinhança Conhecimentos sobre inspeção e manutenção predial, metodologia, procedimentos, legislação municipal e Norma de Inspeção Predial do IBAPE. Apresentação de casos práticos. 9 Inferência Estatística Aplicada à Avaliação Apresentar de forma teórica e prática o uso da Inferência Estatística como ferramenta para avaliações imobiliárias em conformidade com as exigências da norma ABNT NBR , com ênfase para a Parte 2 - Avaliação de Imóveis Urbanos. As aulas serão em laboratório de informática com utilização de software específico. 10 Avaliação de Imóveis Rurais Identificação do valor de propriedades rurais (fazendas e empreendimentos de base rural), através dos métodos comparativo direto de dados de mercado, evolutivo e da capitalização da renda, com base na norma ABNT NBR , com ênfase para a Parte 3 - Avaliação de Imóveis Rurais. São apresentados métodos para avaliação de imóveis rurais considerando o tratamento por fatores e o tratamento científico (regressão linear), identificando o valor dos componentes das fazendas como um conjunto único ou isoladamente em: terras, produções vegetais, construções e instalações, máquinas e equipamentos, semoventes e recursos naturais. 11 Perícia em Edificações I Conceitos e definições, diferenças nos tipos de perícias em edificações, diferenças entre Perícias, Vistorias e Inspeções, apresentar a visão sistêmica da edificação. Finalidades de cada segmento da Perícia em edificações, particularidades da Perícia Judicial em edificações.

5 Apresentação de casos práticos. 12 Perícia em Edificações II Principais patologias nos sistemas Hidráulicos e Impermeabilização, focando a Perícia de Engenharia; Apresentar proposta de metodologia para realização de prova pericial de vícios, defeitos e não-conformidades construtivas de edificações; Detalhar e comentar tópicos selecionados da legislação básica e das normas técnicas aplicáveis às perícias em edificações. Apresentação de casos práticos. 13 Avaliação com auxílio de Geoprocessamento Apresentação; Geotecnologias; Obtenção e representação de dados geográficos; Bases Cartográficas; Sistemas de Informações Geográficas (SIG); Planta de Valores Georreferenciadas; Aplicações práticas e Estudos de Casos. 14 Perícia Ambiental e Avaliação Ambiental Imobiliária Apresentação de conceitos. Informações básicas sobre as perícias ambientais. Avaliação de passivos ambientais. Inspeção Imobiliária Ambiental. 15 Avaliação Econômica e Análise de Investimentos 16 Patologia de Revestimento e Fachada 17 Avaliação e Perícias de Máquinas, Equipamentos e Instalações Industriais Conceitos e definições, Norma técnica, aspectos de mercado e diagnósticos, avaliações de empreendimentos e fluxo de caixa. Introdução à análise de risco. Avaliações patrimoniais de complexos industriais e empreendimentos. Apresentação de casos práticos. Apresentar patologias relacionadas ao concreto, às alvenarias e aos revestimentos (argamassas e cerâmicas), em aspectos de maior auxílio à Perícia. Expor as principais manifestações patológicas e seus mecanismos de causas e origens. Apresentação de casos práticos. Avaliação de máquinas e complexos industriais para as diversas finalidades empresariais. Avaliação para fins de seguros (valores em risco), valores patrimoniais e valores de desmonte. Conceituação, visão normativa. Discussão de casos práticos.

6 18 Patologia de Fundações e Estruturas Apresentar patologias relacionadas às fundações e estruturas, em aspectos de maior auxílio à Perícia. Expor as principais manifestações patológicas e seus mecanismos de causas e origens. Apresentação de casos práticos. 19 Aula Prática de Perícias 20 Aula Prática de Avaliações 21 Trabalho de Conclusão de Curso Duração do curso O curso terá duração de 18 meses, considerando, nesse tempo, o período destinado à elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Carga Horária 408 horas Número de vagas 40 vagas por turma. Dias e Horários As aulas serão ministradas quinzenalmente, no campus Stiep, sendo: Sextas-Feiras, das 18h45 às 22h25, e Sábados, das 8h30min às 12h10min e das 13h30min às 17h10min. Seleção O candidato passará por uma avaliação que definirá a sua capacitação para o ingresso no curso. Essa avaliação consistirá de análise do currículo. Inscrição Período Inscrições abertas Local Pelo site: pos.unijorge.edu.br Pré-Requisito Ser portador de diploma de nível superior.

7 Documentação Original e cópia de RG, CPF e diploma de nível superior; 01 (uma) foto 3x4. Coord. Pós-graduação IBAPE/UNIJORGE Arqª Carmem Suely Vieira c.suely.coordposgrad@gmail.com / Investimento Valor do Curso: R$ 9.972,00 Mensalidade: 18 x R$ 554,00* *Esse valor refere-se à mensalidade média do curso, podendo ocorrer variações a cada mês. Lembrando que a matrícula da pós Unijorge é semestral e o aluno paga a mensalidade proporcional à carga horária cursada no semestre vigente. Não há alteração no valor total do curso. 10% de desconto para profissionais filiados ao IBAPE/BA com anuidade em dia, a partir da segunda mensalidade. 10% de desconto, concedido à todos os alunos matriculados, para pagamento à vista do valor integral do curso. 20% de desconto, concedido à ex-alunos da UNIJORGE, a partir da segunda mensalidade. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente. Ver regras em Programa de Benefícios. 5% de desconto, concedido à parentes (segundo grau) de alunos e ex-alunos da UNIJORGE, a partir da segunda mensalidade. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente. Ver regras em Programa de Benefícios. Consulte informações de descontos, através de Convênios, na página Programa de Benefícios. O desconto é autorizado mediante solicitação, no portal do aluno, até o 15º dia do mês. A primeira mensalidade deverá ser paga integralmente. Consulte-nos sobre o programa de financiamento em parceria com o Banco Santander. Consulte-nos para formação de grupos específicos. Clique aqui e saiba mais sobre Programa de Benefícios. Informações adicionais Todos os cursos de especialização da UNIJORGE são realizados em conformidade com a Resolução 01/2007 (8 de junho de 2007) da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação Lato Sensu. É reservado à UNIJORGE o direito a: cancelar o curso caso não seja atingido o número mínimo de alunos matriculados; unir turmas distintas para cumprimento de uma ou mais disciplinas comuns de suas grades curriculares.

Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO

Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO Especialização em Enfermagem em Emergência - NOVO Apresentação Previsão de Início - Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação em Enfermagem em Emergência surge para atender a

Leia mais

Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde

Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde Especialização em Serviço Social e Práticas em Saúde Apresentação CAMPUS COMÉRCIO Inscrições Abertas Turma 02 --> Turma Iniciada: 03/05/2013 Últimas vagas até o dia 05/07/2013. *Alunos matriculados após

Leia mais

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado

Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Especialização em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Recuperação Anestésica e Central de Material Esterilizado Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 08 --> A evolução na arte de exercer a enfermagem

Leia mais

Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO

Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO Especialização em Anatomia e Biomecânica do Sistema Locomotor - NOVO Apresentação Previsão de Início Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O curso de Especialização em Anatomia e Biomecânica

Leia mais

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens

Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Especialização em Estudos Culturais, História e Linguagens Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Turma 07 -->Previsão de Início: Agosto *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar

Leia mais

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO

Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Especialização em Fisiologia do Exercício - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O objetivo do curso é prover o profissional de conhecimentos atualizados

Leia mais

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES

A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES A EMPRESA BRAZZO PERÍCIAS E AVALIAÇÕES Criada com objetivo de oferecer serviços de Perícia, Assistência técnica, Vistoria, Inspeção Predial, Auditoria e Consultoria nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura.

Leia mais

Especialização em Enfermagem do Trabalho - NOVO

Especialização em Enfermagem do Trabalho - NOVO Especialização em Enfermagem do Trabalho - NOVO Apresentação Previsão de Início - Julho/2013 Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação em Enfermagem do Trabalho surge para atender a

Leia mais

21/10/2019 Segunda-feira Cursos Pré Congresso

21/10/2019 Segunda-feira Cursos Pré Congresso 21/10/2019 Segunda-feira Cursos Pré Congresso 08:00 12:00 Básico de avaliação de imóveis urbanos com uso da inferência estatística Avançado de avaliação de imóveis urbanos com uso da inferência estatística

Leia mais

SUMÁRIO CAPÍTULO I - PRINCÍPIOS DA PERÍCIA JUDICIAL 31

SUMÁRIO CAPÍTULO I - PRINCÍPIOS DA PERÍCIA JUDICIAL 31 SUMÁRIO CAPÍTULO I - PRINCÍPIOS DA PERÍCIA JUDICIAL 31 A AÇÃO JUDICIAL 31 Fases do Processo Judicial 32 Principais Tipos de Ação Judicial 33 Meios de Prova 34 A PROVA PERICIAL 35 Principais Tipos de Ação

Leia mais

Grade Técnica. Cursos Pré Congresso. 21/10/2019 Segunda-feira. Horário. 08h00 às 18h00. Sala 1. Sala 2. Sala 3. Sala 4. Sala 5. Sala 6.

Grade Técnica. Cursos Pré Congresso. 21/10/2019 Segunda-feira. Horário. 08h00 às 18h00. Sala 1. Sala 2. Sala 3. Sala 4. Sala 5. Sala 6. 21/10/2019 Segunda-feira Cursos Pré Congresso 08h00 às 18h00 Básico de avaliação de imóveis urbanos com uso da inferência estatística Avançado de avaliação de imóveis urbanos com uso da inferência estatística

Leia mais

Especialização Multidisciplinar em Hemoterapia e Hematologia - NOVO

Especialização Multidisciplinar em Hemoterapia e Hematologia - NOVO Especialização Multidisciplinar em Hemoterapia e Hematologia - NOVO Apresentação Previsão de Início - Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep A Pós-Graduação multidisciplinar em Hemoterapia

Leia mais

21/10/2019 Segunda-feira Cursos Pré Congresso

21/10/2019 Segunda-feira Cursos Pré Congresso 21/10/2019 Segunda-feira Cursos Pré Congresso Programação Preliminar! Sujeita a alterações! 08:00 12:00 Básico de avaliação de imóveis urbanos com uso da inferência Avançado de imóveis urbanos com uso

Leia mais

Especialização em Gestão de Segurança da Informação

Especialização em Gestão de Segurança da Informação Especialização em Gestão de Segurança da Informação Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições Abertas Turma 06 --> Com a ampliação da utilização das Tecnologias da Informação em todos os setores produtivos

Leia mais

Especialização em Qualidade e Governança de TI

Especialização em Qualidade e Governança de TI Especialização em Qualidade e Governança de TI Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 06 --> A demanda por implantação de melhores práticas de gestão na área de TI tem se ampliado de forma

Leia mais

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações

MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações MBA em Gestão de Proc. de Negócios, Qualidade e Certificações Apresentação CAMPUS STIEP Inscrições em Breve Turma 14 --> *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas

Leia mais

Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais

Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais Especialização em Ecologia e Intervenções Ambientais Apresentação CAMPUS IGUATEMI Previsão agosto Turma 10 --> Inscrições em Breve *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas

Leia mais

Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional - NOVO

Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional - NOVO Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica Funcional - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O curso de Especialização em Fisioterapia Traumato-Ortopédica

Leia mais

Turma realizada Fotos após chamada

Turma realizada Fotos após chamada Turma realizada Fotos após chamada CURSO "USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL" IBAPE-RJ - Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Escola de Arquitetura

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2019

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2019 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2019 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação FGVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (FGVlaw) torna

Leia mais

ARQUITETURA E ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS ASSISTÊNCIA TÉCNICA JUDICIAL AUTOVISTORIAS

ARQUITETURA E ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS ASSISTÊNCIA TÉCNICA JUDICIAL AUTOVISTORIAS ARQUITETURA E ENGENHARIA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS ASSISTÊNCIA TÉCNICA JUDICIAL AUTOVISTORIAS Sobre a ObjetivaBR Com vasta experiência no mercado, consolidada em seus 30 anos de atuação, a ObjetivaBR visa

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO nº 023 /97 Autoriza a reformulação do Curso de Especialização em Ciência da Computação e Informática, que passa a denominar-se Curso de Especialização

Leia mais

AGOSTO 2017 CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO

AGOSTO 2017 CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO Engº civil Elcio Avelar Maia AGOSTO 2017 CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO CASOS ESPECIAIS DE PERÍCIAS VÍCIOS CONTRUTIVOS X FALTA (FALHAS) DE MANUTENÇÃO FATOS

Leia mais

NOVA DENOMINAÇÃO - CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO DE JANEIRO Conforme Portaria do Confea nº426, de 16/12/2011

NOVA DENOMINAÇÃO - CONSELHO REGIONAL DE ENGENHARIA E AGRONOMIA DO RIO DE JANEIRO Conforme Portaria do Confea nº426, de 16/12/2011 HABILITAÇÃO LEGAL (Para fins do que estabelece a Lei Federal 5.194 de 24/12/1966, as resoluções Nº 205, 1.010 e 345 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia - CONFEA - e a norma NBR 14.653

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2017 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação GVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (GVlaw) torna

Leia mais

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - NOVO

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - NOVO Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho - NOVO Apresentação Previsão de Início - Julho Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O curso de Especialização em Engenharia de Segurança do

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP

RESOLUÇÃO Nº 1073/2016. Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP RESOLUÇÃO Nº 1073/2016 Comissão de Educação e Atribuição Profissional CEAP Resolução nº 473/2002 - Institui Tabela de Títulos Profissionais do Sistema Confea/Crea e dá outras providências. Organização

Leia mais

Especialização em Negócios e Finanças

Especialização em Negócios e Finanças Especialização em Negócios e Finanças Apresentação CAMPUS IGUATEMI Inscrições em Breve Nova Turma -->Turma02 *Alunos matriculados após o início das aulas poderão cursar as disciplinas já realizadas, em

Leia mais

EDITAL Nº. 019/2019 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES 2019/2 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 019/2019 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES 2019/2 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 019/2019 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES 2019/2 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições estatutárias,

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2018

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2018 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 1º SEMESTRE/2018 ABERTURA A IBE-FGV, em parceria com o programa de Pós Graduação GVlaw pós graduação lato sensu FGV DIREITO SP (GVlaw) torna

Leia mais

EDITAL Nº 08/2018, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018

EDITAL Nº 08/2018, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM Estrada da Igara, Km 04, Senhor do Bonfim BA, CEP: 48970-000 Fone/Fax: (74) 3542-0000 Email: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Leia mais

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL EM MUNICÍPIOS Ingresso 1º sem de 2019

EDITAL CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO AMBIENTAL EM MUNICÍPIOS Ingresso 1º sem de 2019 Programa de Pós Graduação Lato Sensu Gestão Ambiental em Municípios Universidade Federal do Rio Grande Escola de Engenharia Campus Carreiros: Av. Itália km 8 Bairro Carreiros Caixa Postal 474, Rio Grande,

Leia mais

Nome: Conteúdo: Contato (site/ ):

Nome: Conteúdo: Contato (site/ ): : Fichas de Materiais e Serviços - Portas, Forros e Telhados O livro oferece aos profissionais da construção civil uma ferramenta prática de trabalho para as etapas de projeto, especificação, construção,

Leia mais

Departamento Regional de São Paulo. Vicente de Azevedo. Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Motores de Combustão Interna

Departamento Regional de São Paulo. Vicente de Azevedo. Regulamento do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Motores de Combustão Interna [Digite uma citação do documento ou o resumo de um ponto interessante. Você pode posicionar a caixa de texto em qualquer lugar do documento. Use a guia Ferramentas de Desenho para alterar a formatação

Leia mais

Universidade de Pernambuco UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Coordenação Setorial de Programa de Pós- Graduação e Pesquisa CPG E D I T A L

Universidade de Pernambuco UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Coordenação Setorial de Programa de Pós- Graduação e Pesquisa CPG E D I T A L Universidade de Pernambuco UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Coordenação Setorial de Programa de Pós- Graduação e Pesquisa CPG E D I T A L A Coordenação Setorial de Pós-Graduação e Pesquisa da

Leia mais

Terça Quarta Quinta Tópicos Especiais em Ciências Geográficas: Educação Ambiental com Vistas à Autonomia do Sujeito

Terça Quarta Quinta Tópicos Especiais em Ciências Geográficas: Educação Ambiental com Vistas à Autonomia do Sujeito SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - REGIONAL JATAI UNIDADE ACADÊMICA ESPECIAL DE ESTUDOS GEOGRÁFICOS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA EDITAL N o 02/2018 A COORDENAÇÃO DO PROGRAMA

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina AGF494 Avaliação e Perícia

Programa Analítico de Disciplina AGF494 Avaliação e Perícia 0 Programa Analítico de Disciplina Campus de Florestal - Campus de Florestal Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 2 2 Períodos - oferecimento: I e II

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO EM CONTROLADORIA E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO Objetivos do Curso O foco do curso é de formar pessoas aptas de gestão capacitada na área de controladoria e planejamento

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PROCESSO SELETIVO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PROCESSO SELETIVO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PROCESSO SELETIVO - PERÍODO LETIVO: 2º SEMESTRE DE 2018 MANUAL DO CANDIDATO O (ênfase em Finanças) é reconhecido pelo MEC e recomendado pela

Leia mais

Especialização em Fisioterapia Respiratória e UTI - NOVO

Especialização em Fisioterapia Respiratória e UTI - NOVO Especialização em Fisioterapia Respiratória e UTI - NOVO Apresentação Previsão de Início Agosto Inscrições em Breve - Turma 01 - Campus Stiep O foco deste curso é promover ao profissional conhecimentos

Leia mais

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Antonio Adolpho Lobbe

Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo. Faculdade de Tecnologia SENAI Antonio Adolpho Lobbe Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial Departamento Regional de São Paulo Faculdade de Tecnologia SENAI Antonio Adolpho Lobbe REGULAMENTO PÓS-GRADUAÇÃO 2016 Faculdade de Tecnologia SENAI Antonio Adolpho

Leia mais

ISO 9001 : De 02/07/2012 a 06/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 36 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min

ISO 9001 : De 02/07/2012 a 06/07/2012. Local: Hotel a definir Rio de Janeiro. Carga Horária: 36 horas. Horário: das 8h30min às 17h30min ISO 9001 : 2008 Vícios Construtivos em Edificações - Diagnóstico & Manutenção De 02/07/2012 a 06/07/2012 Local: Hotel a definir Rio de Janeiro Carga Horária: 36 horas Horário: das 8h30min às 17h30min (exceto

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS E INTERNET

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS E INTERNET PROCESSO SELETIVO 2018-1 EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM DESENVOLVIMENTO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS E INTERNET GOIÂNIA GO PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MOBILE EM DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE PARA A Faculdade

Leia mais

EDITAL Nº. 019/2018 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES 2019/1 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 019/2018 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES 2019/1 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 019/18 PROCESSO SELETIVO DE VAGAS REMANESCENTES 19/1 TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições estatutárias,

Leia mais

Universidade de Pernambuco UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Coordenação Setorial de Programa de Pós- Graduação e Pesquisa CPG E D I T A L

Universidade de Pernambuco UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Coordenação Setorial de Programa de Pós- Graduação e Pesquisa CPG E D I T A L Universidade de Pernambuco UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Coordenação Setorial de Programa de Pós- Graduação e Pesquisa CPG E D I T A L A Coordenação Setorial de Pós-graduação e Pesquisa da

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: ROBERTO DE MEDEIROS JUNIOR COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

Leia mais

EDITAL N. 10/2018 PPG/CPG/UEMA

EDITAL N. 10/2018 PPG/CPG/UEMA EDITAL N. 10/2018 PPG/CPG/UEMA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) torna público, para o conhecimento dos interessados, que, no período de 5 de fevereiro

Leia mais

EDITAL N. 10/2018 PPG/CPG/UEMA

EDITAL N. 10/2018 PPG/CPG/UEMA EDITAL N. 10/2018 PPG/CPG/UEMA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) torna público, para o conhecimento dos interessados, que, no período de 5 de fevereiro

Leia mais

1.NOME DO CURSO 2. OBJETIVO 3.JUSTIFICATIVA

1.NOME DO CURSO 2. OBJETIVO 3.JUSTIFICATIVA A Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, oferta a especialização de Pós-graduação Lato Sensu em MBI EM MODA E ECONOMIA CRIATIVA a ser realizada na Faculdade Senai Ítalo Bologna. 1.NOME DO CURSO PÓS-GRADUAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PÓS-GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL

UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PÓS-GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI URCA PÓS-GRADUAÇÃO EM GERENCIAMENTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL Plano da Disciplina de Perícias de Engenharia e Redação de Laudos CARGA HORÁRIA: 02 Créditos 30h/aula PROFESSOR:

Leia mais

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2 PÓS-GRADUAÇÃO PODER EXECUTIVO 2.1 CRIAÇÃO DE CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIDADE RESPONSÁVEL: Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPESQ) LEGISLAÇÃO: Resolução nº 1 CNE/CES/MEC, de 08 de

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO-GERAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 1068/2019

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO-GERAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 1068/2019 PRÓ-REITORIA ACADÊMICA COORDENAÇÃO-GERAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 1068/2019 PROCESSO SELETIVO PARA OS S DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PRESENCIAL 3º E 4º BIMESTRE LETIVO DE

Leia mais

VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 07/2018

VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 07/2018 VICE-DIRETORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO NUPPE EDITAL Nº 07/2018 A Católica do Tocantins, através do Núcleo de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, torna público que estão abertas

Leia mais

EDITAL Nº 001/2017 FAI

EDITAL Nº 001/2017 FAI EDITAL Nº 001/2017 FAI A FACULDADE ITAPURANGA FAI divulga processo seletivo para formação de cadastro de reserva para o cargo de Professor para o(s) curso(s) de graduação em Administração e Ciências Contábeis.

Leia mais

EDITAL Nº 34/UNOESC-R/2015. Abre inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina.

EDITAL Nº 34/UNOESC-R/2015. Abre inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina. EDITAL Nº 34/UNOESC-R/2015 Abre inscrições para o Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade do Oeste de Santa Catarina. O Reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina Unoesc,

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PROCESSO SELETIVO

MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PROCESSO SELETIVO MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO (ênfase em Finanças) - PROCESSO SELETIVO - PERÍODO LETIVO: 1º SEMESTRE DE 2019 MANUAL DO CANDIDATO O Mestrado Profissional em Administração (ênfase em Finanças) é

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO II DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO II DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO 1 - II DA UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA Port.R-050/1, de 27/03/1. O Reitor pro tempore da Universidade Metodista de Piracicaba Unimep, no exercício de suas atribuições,

Leia mais

3. DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

3. DURAÇÃO, HORÁRIO E LOCAL DE FUNCIONAMENTO DO CURSO EDITAL N. 17/2018 PPG/CPG/UEMA A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Maranhão (PPG/UEMA) torna público, para o conhecimento dos interessados, que no período de 16 de fevereiro

Leia mais

1 - INFORMAÇÕES GERAIS

1 - INFORMAÇÕES GERAIS FUNDAÇÃO ADOPHO BÓSIO DE EDUCAÇÃO NO TRANSPORTE FABET FACULDADE DE TECNOLOGIA PEDRO ROGÉRIO GARGIA FATTEP PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EDITAL Nº 01/2014 DOS CURSOS DE: MBA em Gestão

Leia mais

"PERÍCIAS JUDICIAIS DE ENGENHARIA"

PERÍCIAS JUDICIAIS DE ENGENHARIA Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia de Materiais e Construção Curso de Especialização em Construção Civil Monografia "PERÍCIAS JUDICIAIS DE ENGENHARIA"

Leia mais

Universidade de Pernambuco UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Coordenação Setorial de Programa de Pós- Graduação e Pesquisa CPG E D I T A L

Universidade de Pernambuco UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Coordenação Setorial de Programa de Pós- Graduação e Pesquisa CPG E D I T A L Universidade de Pernambuco UPE Escola Politécnica de Pernambuco POLI Coordenação Setorial de Programa de Pós- Graduação e Pesquisa CPG E D I T A L A Coordenação Setorial de Pós-graduação e Pesquisa da

Leia mais

1.NOME DO CURSO 2. OBJETIVO 3.JUSTIFICATIVA

1.NOME DO CURSO 2. OBJETIVO 3.JUSTIFICATIVA A Faculdade de Tecnologia SENAI Ítalo Bologna, oferta a especialização de Pós-graduação Lato Sensu em INSTRUMENTAÇÃO E CONTROLE DE PROCESSOS INDUSTRIAIS a ser realizada na Faculdade Senai Ítalo Bologna.

Leia mais

EDITAL Nº 07/FAPAC/ITPAC PORTO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL

EDITAL Nº 07/FAPAC/ITPAC PORTO PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL EDITAL Nº 07/FAPAC/ITPAC PORTO 2018-2 PROCESSO SELETIVO DE INGRESSO PARA TRANSFERÊNCIA EXTERNA, PORTADOR DE DIPLOMA E ALUNO ESPECIAL A FAPAC - Faculdade Presidente Antônio Carlos, mantida pelo ITPAC PORTO

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017 EDITAL DO PROCESSO SELETIVO CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º SEMESTRE/2017 ABERTURA A Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV DIREITO SP) torna pública a abertura das inscrições

Leia mais

REGULAMENTO DE HONORÁRIOS PARA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA

REGULAMENTO DE HONORÁRIOS PARA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA INSTITUTO DE ENGENHARIA LEGAL REGULAMENTO DE HONORÁRIOS PARA AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA 1.0 INTRODUÇÃO O INSTITUTO DE ENGENHARIA LEGAL (IEL), criado em 1953, é a única entidade do Estado do Rio

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº. 053 /03

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO DELIBERAÇÃO Nº. 053 /03 DELIBERAÇÃO Nº. 053 /03 Aprova a reformulação do Curso de Especialização em Direito Civil Constitucional. O CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, no uso da competência que lhe atribui o artigo

Leia mais

MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL

MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO E ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Objetivos do Curso O curso tem por objetivo capacitar os participantes no desenvolvimento de competências relacionadas com a utilização dos

Leia mais

QUESTIONAMENTOS DIAGNÓSTICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

QUESTIONAMENTOS DIAGNÓSTICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL QUESTIONAMENTOS DIAGNÓSTICOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL A investigação técnica de diagnósticos de manifestações patológicas ou níveis de desempenho, na construção civil, assemelha-se àquela visando os diagnósticos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESPECIALIZAÇÃO EM ESTRATÉGIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS CONTEMPORÂNEAS A Coordenação do Curso de Especialização em Estratégia e Relações Internacionais contemporâneas

Leia mais

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO ÁGIL DE PROJETOS FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: ROBERTO DE MEDEIROS JUNIOR COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE ANÀPOLIS - GOIÀS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 01/2019

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE ANÀPOLIS - GOIÀS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 01/2019 FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE ANÀPOLIS - GOIÀS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU TERMO ADITIVO Nº 01 AO EDITAL 01/2019 Seleção de candidatos às vagas no curso de Pós-Graduação lato sensu

Leia mais

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU REGULAMENTO DO OBJETIVO Art. 1.º Os cursos de pós-graduação lato sensu do SENAI de São Paulo, obedecem o que dispõe a Resolução CNE/CES

Leia mais

UNIVERSIDADE DE VASSOURAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenação Geral de Pós-Graduação Lato Sensu EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

UNIVERSIDADE DE VASSOURAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenação Geral de Pós-Graduação Lato Sensu EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DE VASSOURAS Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Coordenação Geral de Pós-Graduação Lato Sensu EDITAL PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Edital da PRPPG Lato Sensu de 22 de junho de 2018. O Pró-Reitor

Leia mais

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016

EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 EDITAL PÓS Nº 002/2016 INSCRIÇÕES E MATRÍCULAS PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUÇÃO - LATO SENSU 2º SEMESTRE 2016 Gilceia Maria Lodi, diretora geral da Faculdade de Enfermagem Luiza de Marillac, no uso de suas

Leia mais

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 20.1A

ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO A EDITAL Nº 20.1A ADMISSÃO PARA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO 2017.1A EDITAL Nº 20.1A SUMÁRIO 1. Da validade 3 2. Das inscrições 3 3. Das entrevistas, avaliação de currículo e de histórico escolar 3 4. Da classificação 3 5.

Leia mais

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 006/2017 PROCESSO SELETIVO 2017/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 006/17 PROCESSO SELETIVO 17/2 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições regimentais e em

Leia mais

Art. 4. Os cursos de pós-graduação são organizados em módulos, cada um deles correspondendo a uma área do conhecimento a ser transmitido ao aluno.

Art. 4. Os cursos de pós-graduação são organizados em módulos, cada um deles correspondendo a uma área do conhecimento a ser transmitido ao aluno. TÍTULO I DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO E SEUS OBJETIVOS: Artigo 1. Os cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos no Centro de Pós-Graduação da FIAP têm como objetivo formar e capacitar profissionais para

Leia mais

Revisão da ABNT NBR Perícias de Engenharia na construção civil

Revisão da ABNT NBR Perícias de Engenharia na construção civil Clemenceau Saliba Chiabi Octavio Galvão Neto Frederico Correia Lima Coelho Revisão da ABNT NBR 13.752 Perícias de Engenharia na construção civil 27 de março de 2018 Brasília/DF. 1 2 ABNT NBR 13.752 Perícias

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EDITAL N 17/2019 A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa, da Universidade Franciscana, torna público que estarão abertas, a partir de 28 de junho de 2019, as inscrições para seleção aos cursos presenciais

Leia mais

EDITAL Nº. 024/2016 PROCESSO SELETIVO 2017/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA ALTERAÇÃO

EDITAL Nº. 024/2016 PROCESSO SELETIVO 2017/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA ALTERAÇÃO EDITAL Nº. 024/2016 PROCESSO SELETIVO 2017/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA ALTERAÇÃO O Diretor Superintendente da Faculdade Alves Faria ALFA, no uso de suas atribuições

Leia mais

Alterações da Norma ABNT NBR

Alterações da Norma ABNT NBR Alterações da Norma ABNT NBR 14.653-1 Eng. Civil e Eletricista Frederico Correia Lima Coelho Presidente do IBAPE Nacional Eng. Civil Radegaz Nasser Júnior Conselheiro do IBAPE Nacional 1 Normalização no

Leia mais

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM LEAN MANUFACTURING 2. VAGAS OFERECIDAS, PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM LEAN MANUFACTURING 2. VAGAS OFERECIDAS, PERÍODO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO CURSO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: MARCOS HOLLERWEGER COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: RONALDO

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JOINVILLE DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE Marcos Hollerweger COORDENAÇÃO DA FACULDADE Denise Maria Rengel COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nilton Manoel Lacerda

Leia mais

ADMISSÃO DE PORTADOR DE DIPLOMA

ADMISSÃO DE PORTADOR DE DIPLOMA ADMISSÃO DE PORTADOR DE DIPLOMA 2017.2 EDITAL Nº 03 SUMÁRIO 1 Da Validade... 3 2. Das Inscrições... 4 3. Da Avaliação... 4 4. Do Resultado... 4 5. Da Matrícula... 5 6. Do regime escolar e semestralidade...

Leia mais

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES

I DA DENOMINAÇÃO E INFORMAÇÕES DOS CURSOS II DAS INSCRIÇÕES EDITAL 029/2017 DE 03 DE JANEIRO DE 2018 PROCESSO DE INSCRIÇÃO PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU - 2018.1 Especialização em Fundamentos e Filosofia da Maçonaria A Faculdade Maria Milza FAMAM torna público o Edital

Leia mais

MBA EM LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS

MBA EM LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS MBA EM LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS O MBA em Liderança e Gestão de Pessoas tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais na área de gestão de pessoas, possibilitando

Leia mais

ADITAMENTO AO EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ADITAMENTO AO EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ADITAMENTO AO EDITAL DE SELEÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2016.1 O Diretor Executivo do, no uso das atribuições que lhe confere o Regimento Interno do SENAI CETIQT, tendo em vista o que dispõe o Decreto

Leia mais

EDITAL Nº 009/2019, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019

EDITAL Nº 009/2019, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2019 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO CAMPUS SENHOR DO BONFIM Estrada da Igara, Km 04, Senhor do Bonfim BA, CEP: 48970-000 Fone/Fax: (74) 3542-4000 Email: gabinete@bonfim.ifbaiano.edu.br

Leia mais

EXTRATO DO EDITAL Nº 38/2014-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA

EXTRATO DO EDITAL Nº 38/2014-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA EXTRATO DO EDITAL Nº 38/2014-UEPA PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM INTERPRETAÇÃO DA LINGUAGEM ARTÍSTICA A Universidade do Estado do Pará/UEPA, através do Centro de Ciências

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DIGITAL DA INDÚSTRIA AVANÇADA

PÓS-GRADUAÇÃO EM SEGURANÇA DIGITAL DA INDÚSTRIA AVANÇADA FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: ROBERTO DE MEDEIROS JUNIOR COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

Leia mais

NBR Aspectos polêmicos da NBR : Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016

NBR Aspectos polêmicos da NBR : Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016 NBR 14.653-1 Aspectos polêmicos da NBR 14653-1: Avaliação de bens -Procedimentos Gerais. Sérgio Antão Paiva Teresina 2016 Responsabilidade pela vistoria Na NBR 14.653-1 atual : 7.3.2 A vistoria deve ser

Leia mais

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Processos Industriais

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU. Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Processos Industriais FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JOINVILLE DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE Marcos Hollerweger COORDENAÇÃO DA FACULDADE Denise Maria Rengel COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nilton Manoel Lacerda

Leia mais

CONSIDERAÇÕES INICIAIS

CONSIDERAÇÕES INICIAIS CONSIDERAÇÕES INICIAIS PERÍCIA AGRONÔMICA IMPORTÂNCIA PERÍCIA AGRONÔMICA Atuação como perito judicial; Ação de desapropriação de imóvel rural; Ação de inventário de imóvel rural; VALORAÇÃO DA INDENIZAÇÃO

Leia mais

EDITAL Nº. 010/2017 PROCESSO SELETIVO 2018/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA

EDITAL Nº. 010/2017 PROCESSO SELETIVO 2018/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA EDITAL Nº. 0/2017 PROCESSO SELETIVO 2018/1 VAGAS REMANESCENTES TRANSFERÊNCIA EXTERNA E PORTADOR DE DIPLOMA O Reitor do UNIALFA Centro Universitário Alves Faria, no uso de suas atribuições regimentais e

Leia mais