Programação. Folha Prática 6. Lab. 6. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação. Folha Prática 6. Lab. 6. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved."

Transcrição

1 Programação Folha Prática 6 Lab. 6 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved.

2 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 6 6ª semana SUBPROGRAMAS

3 Lab. 6 SUBPROGRAMAS 1. Revisão 1. Cabeçalho (tipo de retorno, nome e parâmetros) e corpo de uma função. 2. Protótipo: declaração da função. 3. Chamada da função. 4. Implementação da função. 5. Comunicação entre funções. 2. Objectivos No final deste módulo prático, o aluno deve ser capaz de: 1. Fazer a análise prévia dum problema, decompor um problema em sub-problemas, e depois, para cada um deles, identificar as entradas e a saída, bem como um algoritmo para cada sub-problema que produza a sua saída a partir das suas entradas. 2. Os subprogramas por ora tratados podem ter n entradas, mas só têm uma saída. 3. Programar em C usando subprogramas e estruturas de controlo. 3. Exercícios Exercício 6.1 (Par ou ímpar) Escreva um programa em C que determine que determine se um dado número inteiro é par ou ímpar. Deverá usar a função parouimpar, cujo protótipo a seguir se apresenta e que escreve no ecrã O número é par ou O número é ímpar consoante o inteiro passado como parâmetro seja par ou ímpar, respectivamente: void parouimpar (int);

4 Codifique também as funções par e impar e resolva o exercício com elas: int par (int); Retorna 1 se o inteiro passado como parâmetro for par e 0 caso contrário. int impar (int);. Retorna 1 se o inteiro passado como parâmetro for ímpar e 0 caso contrário. Exercício 6.2 (Maior de 3 números versão 1) Escreva um programa em C que determine o maior de três números inteiros. Deverá usar a função maiorderes, cujo protótipo a seguir se apresenta e que devolve o maior dos inteiros passados como parâmetro. int maiorderes (int, int, int); Exercício 6.3 (Maior de 3 números versão 2) Repita o exercício usando simplesmente a função maior que retorna o maior de dois números: int maior (int, int); Exercício 6.4 (Média de 2 números) Escreva um programa em C que determine a média de dois números inteiros. Deverá usar a função media, cujo protótipo a seguir se apresenta e que devolve a media dos inteiros passados como parâmetro. float media (int, int); Exercício 6.5 (Máximo e mínimo de N números) Escreva um programa em C que permita determinar o maior e o menor número duma sequência de N números inteiros dados pelo utilizador. O valor de N deverá ser superior ou igual a 2. Se não for o seu valor deverá ser pedido novamente até obter um valor válido. A introdução de números deverá terminar quando forem inseridos N números. Nessa altura a aplicação deverá mostrar o valor máximo e mínimo de entre os valores introduzidos. Deverá usar as funções maximo e minimo, cujos protótipos a seguir se apresentam: float maximo (float, float); Devolve o maior dos reais passados como parâmetros.

5 float minimo (float, float); Devolve o maior dos reais passados como parâmetros. Exercício 6.6 (abuada) Escreva um programa em C que apresente no ecrã a tabuada de N. Para isso deverá pedir ao utilizador o valor de N que deverá ser obrigatoriamente maior ou igual 1 e menor ou igual a 10. A tabuada apresentada é o exemplo para N = 2. 2 x 1 = 2 2 x 2 = 4 2 x 3 = 6 2 x 4 = 8 2 x 5 = 10 2 x 6 = 12 2 x 7 = 14 2 x 8 = 16 2 x 9 = 18 2 x 10 = 20 Deverá usar a função tabuada, cujo protótipo a seguir se apresenta e que escreve no ecrã a tabuada do inteiro passado como parâmetro: void tabuada (int); Exercício 6.7 (Quadrado de números) Escreva um programa em C que apresente no ecrã um quadrado de números como o que se segue. Para isso deverá pedir ao utilizador o valor de N que deverá ser obrigatoriamente maior ou igual 2. O quadrado apresentado é o exemplo para N = Deverá usar a função quadrado, cujo protótipo a seguir se apresenta e que escreve no ecrã um quadrado do tipo anterior onde o inteiro passado como parâmetro é o número de linhas: void quadrado (int); Exercício 6.8 (Árvore de Natal) Escreva um programa em C que desenhe no ecrã uma árvore de Natal como a que se segue.

6 * ** * ** * Deverá usar a função escrevecaracter, cujo protótipo a seguir se apresenta e que escreve o caracter passado no primeiro parâmetro tantas vezes quantas forem passadas no segundo parâmetro: void escrevecaracter (char, int); Exemplo: escrevecaracter ( *, 13) escreve 13 vezes o caracter * no ecrã. Deverá também pedir ao utilizador: o valor de B que representa o número de asteriscos (*) na base da árvore. O valor de B deverá ser obrigatoriamente ímpar e maior ou igual 3. o valor de L e A que representam, respectivamente a largura e a altura do tronco da árvore. A largura do tronco L deverá ser pelo menos 1 asterisco, deverá ser obrigatoriamente ímpar e não poderá ultrapassar metade de B, isto é metade do número de asteriscos da base. A altura do tronco A deverá ser pelo menos 2 asteriscos e também não deverá ultrapassar metade de B. Em caso de valores inválidos o programa deverá apresentar um erro e voltar a pedi-los. O exemplo da árvore acima tem uma base com B = 13 asteriscos, um tronco com largura L = 3 asteriscos e altura A = 4 asteriscos. Exercício 6.9 (Pirâmide de números) Escreva um programa em C que apresente num ecrã uma pirâmide de números como a que se segue. Para isso deverá pedir ao utilizador o valor de N que deverá ser obrigatoriamente maior ou igual 2. A pirâmide apresentada é o exemplo para N = Deverá usar as funções com os protótipos seguintes: void escrevecaracter (char, int); escreve o carácter passado no primeiro parâmetro tantas vezes quantas forem passadas no segundo parâmetro.

7 void escrevenumerosasc (int, int); escreve os números inteiros entre o primeiro parâmetro e o segundo em ordem crescente. void escrevenumerosdesc (int, int); escreve os números inteiros entre o primeiro parâmetro e o segundo em ordem decrescente. Exercício 6.10 (Pirâmide de números invertida) Altere o programa anterior para desenhar uma pirâmide de números invertida Exercício 6.11 (riângulos) Construa as seguintes funções: void escrevecaracter (char, int); escreve o carácter passado no primeiro parâmetro tantas vezes quantas forem passadas no segundo parâmetro. void triangulo1 (int); Recebe o número de caracteres que formam a base de um triângulo rectângulo. Desenha o triângulo usando a função escrevercaracter. Por exemplo, se base = 5, o triângulo a criar deve ser o seguinte: void triangulo2 (int base); Recebe o número de caracteres que formam a base de um triângulo rectângulo. Desenha o triângulo usando a função escrevercaracter. Por exemplo, se base = 5 o triângulo a criar deve ser o seguinte:

8 A função escrevercaracter deve ser usada dentro das funções triangulo1 e triangulo2 para escrever os caracteres ' ' (espaço) e '' (letra maiúscula). O programa principal deve pedir ao utilizador o tamanho da base e chamar as funções triangulo1 e triangulo2 para construir os triângulos. EXEMPLO DE INPU/OUPU: Introduza o tamanho da base: 6 Exercício 6.12 (riângulos versão 2) Altere as funções do exercício anterior para desenhar os seguintes triângulos e produzir o output que se segue quando o tamanho da base é 6:

Programação. Folha Prática 5. Lab. 5. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 5. Lab. 5. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 5 Lab. 5 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015 Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 5 5ª semana

Leia mais

Programação. Folha Prática 5. Lab. 5. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 5. Lab. 5. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 5 Lab. 5 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 5 5ª semana ESTRUTURAS

Leia mais

Programação. Folha Prática 7. Lab. 7. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 7. Lab. 7. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 7 Lab. 7 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015 Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 7 7ª semana

Leia mais

Instruções de repetição

Instruções de repetição Folha Prática Instruções de repetição 1 Instruções de repetição Repetição (e componentes associadas a qualquer repetição: inicialização, teste da condição de paragem e actualização) Repetição com teste

Leia mais

Instruções de repetição

Instruções de repetição Instruções de repetição Estruturas de controlo na linguagem C Repetição (e componentes associadas a qualquer repetição: inicialização, teste da condição de paragem e actualização) Repetição com teste à

Leia mais

Programação. Folha Prática 9. Lab. 9. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 9. Lab. 9. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 9 Lab. 9 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. LAB. 9 9ª semana SUBPROGRAMAS+STRUCTS+ARRAYS DE STRUCTS 1. Revisão.

Leia mais

Programação. Folha Prática 6. Lab. 6. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 6. Lab. 6. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 6 Lab. 6 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015 Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 6 6ª semana

Leia mais

Programação. Folha Prática 10. Lab. 10. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 10. Lab. 10. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 10 Lab. 10 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão. 2. Objectivos. 3. Exercícios LAB. 10 10ª semana

Leia mais

Desenho de algoritmos

Desenho de algoritmos Folha Prática Desenho de Algoritmos 1 Desenho de algoritmos Resolver as questões que se seguem usando fluxogramas ou uma outra linguagem para algoritmos. A. Instruções/acções de atribuição e leitura/escrita

Leia mais

1. Programação - Linguagem C /20

1. Programação - Linguagem C /20 . Programação - Linguagem C. Implemente um programa em C, que determine o maior e o menor número de uma sequência de números inteiros (elementos N). A introdução é feita pelo utilizador e esta deverá terminar

Leia mais

EMGI Programação. Ficha 7 Resolução. Programação 1 Calcular a hipotenusa de um triângulo rectângulo, sabendo as medidas dos seus catetos:

EMGI Programação. Ficha 7 Resolução. Programação 1 Calcular a hipotenusa de um triângulo rectângulo, sabendo as medidas dos seus catetos: Programação 1 Calcular a hipotenusa de um triângulo rectângulo, sabendo as medidas dos seus catetos: variáveis cat1, cat2, hipotenusa : real; escrever ( Escreva a medida do cateto 1: ); ler (cat1); escrever

Leia mais

Programação : Engenharia Informática 6619 : Tecnologias e Sistemas de Informação. Cap. 6 Subprogramas I Subprogramas I

Programação : Engenharia Informática 6619 : Tecnologias e Sistemas de Informação. Cap. 6 Subprogramas I Subprogramas I Programação 11543 : Engenharia Informática 6619 : Tecnologias e Sistemas de Informação Cap. 6 Subprogramas I Subprogramas I Sumário: Modelo de programação imperativa revisitado Relação hierárquica entre

Leia mais

Folha Prática 2. Lab. 2

Folha Prática 2. Lab. 2 Programação Folha Prática 2 Lab. 2 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2010 Copyright 2010 All rights reserved. 1. Revisão dos conceitos fundamentais da programação de computadores

Leia mais

Programação de Computadores ( ) Sexta folha de Problemas

Programação de Computadores ( ) Sexta folha de Problemas Programação de Computadores (2013-2014) Sexta folha de Problemas Matéria abordada: funções (passagem de parâmetros por valor), alcance das variáveis, ciclos (while, do while, for), switch; gama dos números

Leia mais

Programação. Folha Prática 4. Lab. 4. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 4. Lab. 4. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 4 Lab. 4 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015 Copyright 2010 All rights reserved. LAB. 4 4ª semana CONCEÇÃO DE ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE CONTROLO

Leia mais

Programação Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica 1º ano, 1º semestre. T. 05 Subprogramas I

Programação Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica 1º ano, 1º semestre. T. 05 Subprogramas I Programação Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica 1º ano, 1º semestre T. 05 Subprogramas I Sumário: Modelo de programação imperativa revisitado Relação hierárquica entre funções Diagrama de sintaxe

Leia mais

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08

Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 2007/08 Programação Universidade da Beira Interior Departamento de Informática 1. Faça o fluxograma e o respectivo programa que resolva equações de 2º grau (ax 2 +bx+c=0). O programa deverá pedir ao utilizador

Leia mais

Ficheiros de texto 1. Ficheiros de texto. 1. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro.

Ficheiros de texto 1. Ficheiros de texto. 1. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro. Ficheiros de texto 1 Ficheiros de texto 1. Implementar um programa que leia uma frase do teclado e a escreva num ficheiro. 2. Implementar um programa que procure num ficheiro uma palavra lida do teclado.

Leia mais

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP

Programação de Computadores 1 Lista 2. Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP Programação de Computadores 1 Lista 2 Prof. Álvaro A. F. de Souza DECSI - ICEA - UFOP 0.1 Vetores e Cadeias de Caracteres 1. Codifique um programa que leia e armazene duas notas de 10 alunos e calcule

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2002/ Valores

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2002/ Valores ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO (ENG. INFORMÁTICA) COMPUTADORES E PROGRAMAÇÃO I (ENG. ELECTROTÉCNICA) 2002/2003 TRABALHO PRÁTICO Nº

Leia mais

Linguagens de programação. Introdução ao C (continuação)

Linguagens de programação. Introdução ao C (continuação) Linguagens de programação Introdução ao C (continuação) M@nso 2003 Sumário Introdução à programação Linguagem C Repetição de instruções Ciclos com controlo inicial ciclo While ciclo For Ciclos com controlo

Leia mais

#include <stdio.h> main() { int i; // Cabeçalho for (i = 1; i <=20; i++) putchar( * ); putchar( \n ); puts( Numeros entre 1 e 5 );

#include <stdio.h> main() { int i; // Cabeçalho for (i = 1; i <=20; i++) putchar( * ); putchar( \n ); puts( Numeros entre 1 e 5 ); O todo é igual à soma das partes. Euclides. FUNÇÕES E PROCEDIMENTOS Embora sem saber, ao longo dos outros laboratórios, já foram utilizadas funções tais como printf, scanf, getchar, putchar, dentre outras

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Departamento de Engenharia Electrotécnica PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2011 / 2012 Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores 1º ano 1º semestre Trabalho nº 5 Funções http://tele1.dee.fct.unl.pt/pm

Leia mais

Introdução à Programação em C Input / Output

Introdução à Programação em C Input / Output Introdução à Programação em C Input / Output Resumo Aula Anterior Programa começa com função main() Sintaxe para definição de funções Definição de variáveis e atribuições Estruturas de controlo if-then

Leia mais

Introdução à Programação. Ciclos 1ª parte

Introdução à Programação. Ciclos 1ª parte Introdução à Programação Ciclos 1ª parte Sumário Ciclos while Exercícios com instruções condicionais e ciclos Ciclos (while) while ( ) ; Enquanto for diferente de zero

Leia mais

Programação das Aulas

Programação das Aulas Departamento de Ciência da Computação - IME - USP Programação das Aulas Segunda parte Nesta segunda fase da disciplina estudaremos: variáveis do tipo real (float); caracteres (char); operações com números

Leia mais

1ª Lista de Exercícios

1ª Lista de Exercícios Universidade Federal do Rio de Janeiro Data: 26/04/05 Disciplina: Computação I 1ª Lista de Exercícios 1) Faça um programa, em pseudo-código, que peça ao usuário que informe n números reais e então calcule

Leia mais

Série de Exercícios - Comandos Repetitivos 1. Codificar o algoritmo para imprimir os N primeiros números naturais pares.

Série de Exercícios - Comandos Repetitivos 1. Codificar o algoritmo para imprimir os N primeiros números naturais pares. Série de Exercícios - Comandos Repetitivos 1. Codificar o algoritmo para imprimir os N primeiros números naturais pares. 2. Codificar um algoritmo que simule o jogo de adivinhação: o jogador 1 escolhe

Leia mais

Para cada programa, por mais simples que seja, comece sempre por esboçar a solução desenhando um fluxograma.

Para cada programa, por mais simples que seja, comece sempre por esboçar a solução desenhando um fluxograma. Instruções de Repetição Objetivo A realização deste trabalho deverá permitir ao aluno a familiarização com a utilização de instruções de repetição em C. Para o efeito será proposto um conjunto de exercícios

Leia mais

Exercícios Repetição

Exercícios Repetição Curso de Engenharia de Controle e Automação Disciplina: Informática para a Automação Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 1.1 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que

Leia mais

Computação 2. Diego Addan Aula 3. Funções

Computação 2. Diego Addan Aula 3. Funções Computação 2 Aula 3 Funções Diego Addan diegoaddan@gmail.com Funções Função é um subprograma que auxilia o programa principal através da realização de uma determinada subtarefa. As funções são chamados

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 1º Semestre 2007/2008

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 1º Semestre 2007/2008 UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 1º Semestre 2007/2008 Introdução à Programação em C 28/01/2008 Leia com atenção as perguntas e justifique cuidadosamente todas as respostas 1. Descreva,

Leia mais

... Subprogramas Após fazer as tarefas previstas o nosso programa devolve o comando ao sistema operativo. Isto está numa hierarquia onde o nosso progr

... Subprogramas Após fazer as tarefas previstas o nosso programa devolve o comando ao sistema operativo. Isto está numa hierarquia onde o nosso progr 26 - Subprogramas Executar um programa é pedir ao sistema operativo (que é o programa principal de um computador) que passe o comando do computador para o nosso programa. ... Subprogramas Após fazer as

Leia mais

Objectivos. Programação I (2010/2011) 2 o Trabalho de Programação

Objectivos. Programação I (2010/2011) 2 o Trabalho de Programação Programação I (2010/2011) 2 o Trabalho de Programação Introdução As progressões aritméticas e geométricas são exemplos de sucessões numéricas onde o elemento n + 1 depende do elemento n e de uma constante.

Leia mais

Introdução à Programação. Ciclos 2ª parte

Introdução à Programação. Ciclos 2ª parte Introdução à Programação Ciclos 2ª parte Sumário Ciclos do while for Exercícios Ciclos (while) while ( ) ; Enquanto for diferente de zero ou verdadeira, é

Leia mais

Elementos Básicos de Programação

Elementos Básicos de Programação Capítulo 2 Elementos Básicos de Programação 1. Escreva um programa em Python que pede ao utilizador que lhe forneça dois números (x e y) equeescreveovalorde(x + 3 * y) * (x - y). Oseuprogramadevegerarumainteraçãocomoaseguinte:

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Convertendo um algoritmo em pseudocódigo para a linguagem C Professor: Danilo Giacobo Este documento explica como transformar um algoritmo escrito na forma pseudocódigo

Leia mais

Escreva a função e_caracter que verifica se um determinado caracter é um numero ou não. Escreva um Programa de teste da função.

Escreva a função e_caracter que verifica se um determinado caracter é um numero ou não. Escreva um Programa de teste da função. Engenharia informatica Escreva a função e_caracter que verifica se um determinado caracter é um numero ou não. Escreva um Programa de teste da função. #include Int e_caracter (char c) { Return(

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Estruturas de Repetição Aula nº M@nso 00 Sumário Repetição simples de instruções Enquanto para Repetição com controlo final Repete faz Repetição composta de instruções Eercícios Fluo de eecução Inicio

Leia mais

Programação 2012/2013 1º Semestre MEEC Laboratório 2 Semana de 22 de Outubro de 2012

Programação 2012/2013 1º Semestre MEEC Laboratório 2 Semana de 22 de Outubro de 2012 Programação 2012/2013 1º Semestre MEEC Laboratório 2 Semana de 22 de Outubro de 2012 1. Implemente os programas cujos fluxogramas foram definidos na aula de problemas da semana passada: Exercício 7- Calculo

Leia mais

Programação em C Funções e estruturas

Programação em C Funções e estruturas 0784 Programação em C Funções e estruturas [Escrever o subtítulo do documento] Tomé [Escrever o nome da empresa] 0784 Exercício 42 O programa simplesmente mostra texto, mesma no código é usada a função

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2009 / 2010

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2009 / 2010 Departamento de Engenharia Electrotécnica PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2009 / 2010 Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores 1º ano 2º semestre Trabalho nº 5 Funções e Vectores

Leia mais

Universidade Estadual do Maranhão Curso de Engenharia da Computação Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas

Universidade Estadual do Maranhão Curso de Engenharia da Computação Mestrado em Engenharia da Computação e Sistemas Notas de Aulas Sub-rotinas Prof. Dr. Luís Carlos Costa Fonseca São Luís 2013 Geralmente, problemas complexos exigem algoritmos complexos, mas sempre é possível dividir um problema grande em problemas menores.

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS. Aluno (s): 01 ATIVIDADE. Revisão de Conteúdo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - CAMPUS CAXIAS DISCIPLINA: Lab. de Programação PROF: MSc. Flávio Barros PERÍODO: 2 DATA: Aluno (s): 01 ATIVIDADE / / Revisão de Conteúdo

Leia mais

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores

Variáveis, Tipos de Dados e Operadores ! Variáveis, Tipos de Dados e Operadores Engenharias Informática Aplicada 2.o sem/2013 Profa Suely (e-mail: smaoki@yahoo.com) VARIÁVEL VARIÁVEL É um local lógico, ligado a um endereço físico da memória

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2007 / 2008

PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2007 / 2008 Departamento de Engenharia Electrotécnica PROGRAMAÇÃO DE MICROPROCESSADORES 2007 / 2008 Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e Computadores 1º ano 1º semestre Funções e Vectores http://tele1.dee.fct.unl.pt

Leia mais

Elementos Básicos de Programação

Elementos Básicos de Programação Capítulo 2 Elementos Básicos de Programação 1. Escreva um programa em Python que pede ao utilizador que lhe forneça dois números (x e y) equeescreveovalorde(x + 3 * y) * (x - y). Oseuprogramadevegerarumainteraçãocomoaseguinte:

Leia mais

Estruturas. K&R: Capitulo 6. Estruturas IAED, 2014/2015. Introdução às Estruturas Estruturas e Funções Vectores de Estruturas Typedef Exemplo

Estruturas. K&R: Capitulo 6. Estruturas IAED, 2014/2015. Introdução às Estruturas Estruturas e Funções Vectores de Estruturas Typedef Exemplo Estruturas K&R: Capitulo 6 Estruturas Introdução às Estruturas Estruturas e Funções Vectores de Estruturas Typedef Exemplo 2 1 Motivação Definir uma representação agregada na linguagem C para manipular

Leia mais

ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java.

ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java. P. Fazendeiro & P. Prata POO FP0/1 ESQUEMA AULA PRÁTICA 0 Familiarização com o Ambiente de Desenvolvimento NetBeans Construção do primeiro programa em java. 0 Iniciar o ambiente de desenvolvimento integrado

Leia mais

Introdução à Programação em C

Introdução à Programação em C Introdução à Programação em C Funções Resumo Aula Anterior Tabelas Strings (Tabelas de Caracteres) 2 1 Resumo Funções Definição Protótipo e implementação return e void Passagem por valor Exemplos 3 Funções

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Programação MIEA 1º Semestre Frequência Resolução 13/12/2016 1. Escreva uma expressão lógica em linguagem C para cada uma das seguintes condições: (a) o valor da variável

Leia mais

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR

UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR UNIVERSIDADE DA BEIRA INTERIOR Programação/Introdução à Programação 1º Semestre Teste prático 1 Resolução 2015/2016 1. [1.5 val] O preço de uma chamada por telemóvel segue as regras que constam na seguinte

Leia mais

Ficha de trabalho nº3

Ficha de trabalho nº3 Ficha de trabalho nº3 Linguagem de Programação C (strings, switch, os ciclos for, while e do..while, break, continue, ++, --, +=, -=) 1. Elabore um programa que pede ao utilizador o nome e a idade e de

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Aula Passada 1º Programa: olamundo.c #include // biblioteca padrão de E/S /* Programa Olá Mundo */ int main(void) { printf( Olá mundo\n ); //exibe Olá mundo

Leia mais

Lista de Exercícios - Listas Aula de Laboratório. 1. Considerando as seguintes declarações de uma lista encadeada:

Lista de Exercícios - Listas Aula de Laboratório. 1. Considerando as seguintes declarações de uma lista encadeada: Lista de Exercícios - Listas Aula de Laboratório 1. Considerando as seguintes declarações de uma lista encadeada: para representar o cadastro de alunos de uma disciplina, implemente uma função que insira

Leia mais

Engenharia de Software

Engenharia de Software Sumário Engenharia de Software Modelos de desenvolvimento de software Fases de desenvolvimento Programação modular Abordagem top-down e bottom-up Linguagens de programação: Compilação / Interpretação Aplicação

Leia mais

CADERNO DE EXERCÍCIOS ALGORITMOS

CADERNO DE EXERCÍCIOS ALGORITMOS J. EXERCÍCIOS SOBRE MODULARIZAÇÃO 77. Faça uma função que recebe um número inteiro por parâmetro e retorna verdadeiro se ele for par e falso se for ímpar. 78. Escreva um programa que leia o raio de um

Leia mais

1. Selecione a Estrutura de Dados que melhor representa os diretórios ou pastas de arquivos do computador.

1. Selecione a Estrutura de Dados que melhor representa os diretórios ou pastas de arquivos do computador. 1. Selecione a Estrutura de Dados que melhor representa os diretórios ou pastas de arquivos do computador. 1) Fila 2) Pilha 3) Árvore 4) Lista 5) Grafo 2. Selecione a Estrutura de Dados que melhor representa

Leia mais

Programação. Folha Prática 3. Lab. 3. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 3. Lab. 3. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 3 Lab. 3 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2015 Copyright 2010 All rights reserved. LAB. 3 3ª semana EXPRESSÕES E INSTRUÇÕES 1. Revisão de conceitos

Leia mais

Aula teórica 10 Tema 10. Selecção Instruções de selecção:

Aula teórica 10 Tema 10. Selecção Instruções de selecção: Aula teórica 10 Tema 10. Selecção Instruções de selecção: Selecção simples. Instrução if Selecção em alternativa. Instrução if Testes múltiplos Selecção múltipla. Instrução switch - case Objectivos da

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2006/2007

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA 2006/2007 ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE TOMAR DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA INFORMÁTICA INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO (ENG. INFORMÁTICA) COMPUTADORES E PROGRAMAÇÃO I (ENG. ELECTROTÉCNICA) 2006/2007 TRABALHO PRÁTICO Nº

Leia mais

Programação. Folha Prática 4. Lab. 4. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 4. Lab. 4. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal. Copyright 2010 All rights reserved. Programação Folha Prática 4 Lab. 4 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright 2010 All rights reserved. LAB. 4 4ª semana DESENHO E CONSTRUÇÃO DE ALGORITMOS 1. Revisão

Leia mais

2 Fluxogramas e Pseudocódigo. 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais

2 Fluxogramas e Pseudocódigo. 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais 2 Fluxogramas e Pseudocódigo 18 Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais 1 Algoritmos em linguagem informal e em linguagens formais Voltemos a considerar alguns algoritmos que traduzem

Leia mais

GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Prática: Linguagem Simbólica

GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Prática: Linguagem Simbólica GRADUAÇÃO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES Prática: Linguagem Simbólica MÉDIA DAS NOTAS DECLARAR VARIÁVEL float float float float float n1 n2 n3 n4 media MOSTRAR MENSAGEM USUÁRIO

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 7 Vetores Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 19/05/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Motivação Problema: Leia as notas de uma turma de cinco estudantes

Leia mais

PROGRAMAÇÃO A. Vetores

PROGRAMAÇÃO A. Vetores PROGRAMAÇÃO A Vetores DEFINIÇÃO Vetor também é conhecido como variável composta homogênea unidimensional. Isso quer dizer que se trata de um conjunto de variáveis de mesmo tipo, que possuem o mesmo identificador

Leia mais

Computação e Programação Exame Época de recurso

Computação e Programação Exame Época de recurso Nome : Número : Computação e Programação 2013-2014 Mestrado Integrado em Engenharia Civil Licenciatura Bolonha em Engenharia Geológica e de Minas DECivil Exame Época de recurso 29 de Janeiro de 2014 v

Leia mais

Estruturas de Repetição

Estruturas de Repetição Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003) Estruturas de Repetição Aula Tópico 4 (while, for) 1 Problema 10 Suponha que soma (+) e subtração (-) são as únicas operações disponíveis em C. Dados dois números

Leia mais

Folha Prática Tipos de dados estruturados (vetores e marizes) 1. Tipos de dados estruturados (vetores e matrizes)

Folha Prática Tipos de dados estruturados (vetores e marizes) 1. Tipos de dados estruturados (vetores e matrizes) Folha Prática Tipos de dados estruturados (vetores e marizes) 1 Tipos de dados estruturados (vetores e matrizes) - Arrays: Unidimensionais (vectores) Bidimensionais (matrizes) Multidimensionais (dimensão

Leia mais

Aula 07 Introdução à Programação Subprogramas

Aula 07 Introdução à Programação Subprogramas Aula 07 Introdução à Programação Subprogramas Prof. Gustavo Callou gustavo.callou@ufrpe.br gcallou@gmail.com Roteiro SubProgramas Procedimentos Funções Exercícios Gustavo Callou DEINFO/UFRPE 2 Sistema

Leia mais

Programação. Folha Prática 1. Lab. 1. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright Ó 2000 All rights reserved.

Programação. Folha Prática 1. Lab. 1. Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal Copyright Ó 2000 All rights reserved. Programação Folha Prática 1 Lab. 1 Departamento de Informática Universidade da Beira Interior Portugal 2016 Copyright Ó 2000 All rights reserved. LAB. 1 1ª semana INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO 1. Introdução

Leia mais

INF 1620 P4-27/06/02 Questão 1 Nome:

INF 1620 P4-27/06/02 Questão 1 Nome: INF 1620 P4-27/06/02 Questão 1 Considere o tipo que representa uma grandeza vetorial (com três componentes) dado por: struct vetor { float x; float y; float z; }; typedef vetor Vetor; Pede-se: (a) Escreva

Leia mais

2 Fluxogramas e Pseudocódigo

2 Fluxogramas e Pseudocódigo 2 Fluxogramas e Pseudocódigo Programação em C/C++ estrutura básica e conceitos fundamentais 1 Algoritmos em linguagem informal e em linguagens formais Voltemos a considerar alguns algoritmos que traduzem

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Aula 04 - Estruturas de Repetição Repetição com Teste no Final - Repita Até - GABARITO Professor: Danilo Giacobo Este guia irá lhe ajudar a entender o laço de repetição

Leia mais

Exercícios Data Modeling

Exercícios Data Modeling Exercícios Data Modeling I Algoritmos 1. Construir um algoritmo, em pseudo-código, para calcular o mínimo múltiplo comum entre 2 inteiros X e Y 2. Construir um algoritmo, em pseudo-código, para determinar

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS Departamento de Informática 205/2 ª LISTA DE EXERCÍCIOS Essa lista de exercícios deve ser resolvida integralmente usando o ambiente BOCA. Instruções gerais para o uso do BOCA: O BOCA é um programa que

Leia mais

Introdução a linguagem C. Introdução à Programação 06/07

Introdução a linguagem C. Introdução à Programação 06/07 Introdução a linguagem C Introdução à Programação 06/07 A LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO C A linguagem C foi criada, na década de setenta, por Dennis M. Ritchie; Apesar de se considerar uma linguagem de alto

Leia mais

Análise do problema. Desenvolvimento de programas. Desenvolvimento do algoritmo. Análise do problema

Análise do problema. Desenvolvimento de programas. Desenvolvimento do algoritmo. Análise do problema Desenvolvimento de programas 1 Análise do problema 2 Análise do problema Desenvolvimento do algoritmo Codificação do programa Compilação e execução Teste e depuração Conhecer exatamente o que o problema

Leia mais

Recursão. Aula 1. Liana Duenha. Faculdade de Computação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Recursão. Aula 1. Liana Duenha. Faculdade de Computação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Recursão Aula 1 Liana Duenha Faculdade de Computação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Algoritmos e Programação II, Análise de Sistemas, 2010 Martinez & Rubert (FACOM) Recursão APIIAS 1 / 25 Conteúdo

Leia mais

Algoritmos e Programação

Algoritmos e Programação Algoritmos e Programação Aula 2 Elementos fundamentais de Algoritmos, Conceitos de Variáveis Profa. Marina Gomes marinagomes@unipampa.edu.br 21/03/2017 Engenharia de Computação - Unipampa 1 Aula de Hoje

Leia mais

Conceito de procedimentos e funções

Conceito de procedimentos e funções Tópicos Introdução Como funcionam as funções Declaração de funções Exemplo de funções 1 Introdução As funções, são unidades de código desenhadas para cumprir uma determinada tarefa. Até agora, já utilizamos

Leia mais

Departamento de Informática PUC-Rio INF Estruturas de Dados Lista 2 Completa (Gerada em 8 de maio de 2006)

Departamento de Informática PUC-Rio INF Estruturas de Dados Lista 2 Completa (Gerada em 8 de maio de 2006) Departamento de Informática PUC-Rio INF1620 - Estruturas de Dados Lista 2 Completa 2006.1 (Gerada em 8 de maio de 2006) 1. Considerando a estrutura struct Ponto { int x; int y; para representar um ponto

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 2º Semestre 2013/2014

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 2º Semestre 2013/2014 UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS 2º Semestre 2013/2014 Programação em C 30/06/2014 Leia com atenção as perguntas e justifique cuidadosamente todas as respostas 1. Qual o objetivo de um

Leia mais

Funções de Entrada e Saída

Funções de Entrada e Saída inicio Escrita no ecrã (Saída de dados) Escrever( introduza o valor do raio ) Raio Leitura do valor do raio S Raio < 0 N O utilizador insere o valor do raio (Entrada de dados do teclado) Escrita no ecrã

Leia mais

Lista de exercícios 1 (Cast)

Lista de exercícios 1 (Cast) Lista de exercícios 1 (Cast) 1)Faça um programa que receba um caractere e retorna o valor decimal equivalente da tabela ascii, usando cast. 2)Faça um programa que receba dois caracteres, some os caracteres

Leia mais

Desenvolvimento de programas. Análise do problema. Análise do problema. Análise do problema. Desenvolvimento do algoritmo. Codificação do programa

Desenvolvimento de programas. Análise do problema. Análise do problema. Análise do problema. Desenvolvimento do algoritmo. Codificação do programa Desenvolvimento de programas 1 Análise do problema Desenvolvimento do algoritmo Codificação do programa Compilação e execução Teste e depuração Análise do problema 2 Conhecer exatamente o que o problema

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python

Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Exercícios: Funções 1. Crie uma função que recebe como parâmetro um número

Leia mais

Introdução à Programação em C

Introdução à Programação em C Introdução à Programação em C Tipos e Operadores Elementares Estruturas de Controlo Resumo Novidades em C Exemplo: Factorial Tipos de Dados Básicos Saltos Condicionais: if-then-else Valor de retorno de

Leia mais

Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C.

Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Olimpíadas de Informática Aulas preparatórias Introdução a Programação em C. Prof. Gemilson George E-mail: gemilson@geo.com.br Skype: gemilson_geo MSN: gemilsongeorge@gmail.com Facebook: gemilson Fone:

Leia mais

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Estruturas de repetição

Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação. Estruturas de repetição Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Computação Estruturas de repetição Prof. Renato Pimentel 1 Estruturas de repetição Utilização: Trecho de um algoritmo precisa ser executado mais de uma vez:

Leia mais

Desenvolvimento de programas

Desenvolvimento de programas 1 Desenvolvimento de programas Análise do problema Desenvolvimento do algoritmo Codificação do programa Compilação e execução Teste e depuração 2 Análise do problema Conhecer exatamente o que o problema

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS C1105 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EM C

UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS C1105 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EM C UNIVERSIDADE LUSÓFONA DE HUMANIDADES E TECNOLOGIAS C1105 INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO EM C 1º Semestre 2006/2007 27/02/2007 (D) Leia com atenção as perguntas e justifique todas as suas respostas. 1. Explique

Leia mais

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova

GEQ Prof. Paulo R. Coelho. Lista para prova GEQ007 2013 Prof. Paulo R. Coelho Lista para prova 7. Defina uma estrutura empregado para armazenar nome, data de nascimento, idade e salário de um empregado de uma empresa. Leia informações sobre 10 empregados

Leia mais

2. Considerando as seguintes declarações de uma lista encadeada

2. Considerando as seguintes declarações de uma lista encadeada Departamento de Informática PUC-Rio INF1620 - Estruturas de Dados Terceira Lista de Exercícios 2005.1 1. Considerando as seguintes declarações de uma lista encadeada char matricula[8]; char turma; float

Leia mais

Faculdade Anglo-Americano Curso de Ciência da Computação Linguagem de Programação. Lista de Exercícios 1

Faculdade Anglo-Americano Curso de Ciência da Computação Linguagem de Programação. Lista de Exercícios 1 Faculdade Anglo-Americano Curso de Ciência da Computação Linguagem de Programação Lista de Exercícios 1 1. O programa seguinte tem vários erros em tempo de compilação. Encontre-os. Main() int a=1; b=2,

Leia mais

Declarações. Identificadores e Tipos de Dados Básicos

Declarações. Identificadores e Tipos de Dados Básicos Declarações Identificadores e Tipos de Dados Básicos Introdução Um programa em C pode ser visto como uma seqüência de DECLARAÇÕES. De maneira geral, uma DECLARAÇÃO introduz um novo nome - um IDENTIFICADOR

Leia mais