Conhecer Deus João 8: de junho de Dois problemas que nos confunde, no conhecimento da verdade.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conhecer Deus João 8: de junho de Dois problemas que nos confunde, no conhecimento da verdade."

Transcrição

1 1 Introdução Conhecer Deus João 8: de junho de E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Um dos grandes debates de nossa época é: Existe verdade? Muitos duvidam que exista uma verdade universal no mundo A resposta da pergunta é sim. Existe uma verdade universal acessível. Nós podemos conhece- la Dois problemas que nos confunde, no conhecimento da verdade. 1. O primeiro problema é que confundimos fato e verdade. Os fatos são verdadeiros. Mas não há verdade intrínseca em todos os fatos. Os fatos são verdadeiros, do ponto de vista do acontecimeto. Mas muitos fatos não são lverdadeiro, no sentido da legitimidade. São e representam uma grande mentira. São verdadeiros porque aconteceram. Mas tem uma origem mentirosa, isto é, não são legítimos, do ponto de vista da moral e da ética. Por exemplo: O holocausto judeu é um fato. Por ser um fato, significa que ele aconteceu. Do ponto de vista dos fatos, o holocausto é uma verdade, pois ocorreu na história da humanidade. Não há como contestar.

2 2 Mas do ponto de vista da legitimidade, o holocausto, apesar de ser um fato verdadeiro, representa uma grande mentira: a de que os homens são dierentes em dignidade. Então, podemos dizer que o holocausto é uma grande mentira, no sentido de que ele representa uma grande mentira e fala em nome de uma mentira. Com isso entendemos que o conceito de verdade precisa estar além e acima dos fatos. 2. Em segundo lugar, também confundimos verdade com interpretação da realidade. Por isso é que muitas pessoas dizem asim: Cada um tem sua verdade. Mas essa afirmação é inconsistente. Não é que cada um tenha a sua própria verdade, mas que cada um tem sua interpretação da REALIDADE que podemos enxergar, e não da verdade. Realidade e Verdade são parecidos, mas não são a mesma coisa. Por exemplo: Duas testemunhas de um mesmo crime são ouvidas. Uma diz ao delegado que viu 6 bandidos e a outra afirma que eram 8. Qual está mentindo? Nenhuma. Apenas viram pedaços diferentes da mesma realidade. Realidade é um conceito temporal. Verdade universal é um conceito transcendente 2. Como é que o cristianismo lida com o conceito de verdade universal? De suas formas: 1. Explicando que a verdade não é um fato. É uma pessoa: Deus Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem a Pai senão por mim

3 3 Portanto, verdade, étudo aquilo que tem sua origem em Deus. É verdade, porque não apenas está alicerçada no fato, mas também na legitimidade. Tudo o que emana de Deus é verdade e é verdadeiro. Por ser o Criador, Deus é a origem e o ponto máximo da realidade. Por ser o Criador, Deus é a origem e o ponto máximo da verdade. Por ser o Criador, Deus é a origem e o ponto máximo do ser. Assim, as ações de bondade de um ser humano são verdade e legítimas, porque a bondade emana de Deus. Então, quando um ser humano age por bondade, age de acordo com a imagem de Deus que nele está. Age entào com legitimidade e com verdade, pois Deus é sua origem. 2. O Cristianismo lida com a verdade universal explicando que toda verdade legítima é revelada, porque é transcendente. Não é uma verdade apenas do fato ou da observação da realidade. Não é uma verdade do aprendizado, da filosofia, nem da meditação. A verdade é dada a nós. A verdade é revelada. Poranto, conhecer a verdade tem a ver com conhecer O Deus Eterno, origem de todas as coisas.

4 4 I - O que nos impede de conhecer a verdade? Vemos no texto 2 eposódios que nos ajudam a entender como nos afastamos de conhecer a verdade de Deus 1. Usar a verdade religiosa como uma lei, nos afasta de Deus, porque nos impede de conhecer a nós mesmos. A Bíblia nos foi dada para que conhecêssemos a Deus, a mesmos e a natureza humana. Mas nunca para que condenássemos as pessoas. Em João 8:3-6 é exatamente isso que os religiosos fizeram: Usaram a lei para acusar Jesus e uma adúltera. Com isso, afastaram- se de conhecer a si mesmsos e a Deus João 8:3-6 Os mestres da lei e os fariseus trouxeram- lhe uma mulher surpreendida em adultério. Fizeram- na ficar em pé diante de todos e disseram a Jesus: "Mestre, esta mulher foi surpreendida em ato de adultério. Na Lei, Moisés nos ordena apedrejar tais mulheres. E o senhor, que diz? " Eles estavam usando essa pergunta como armadilha, a fim de terem uma base para acusá- lo. Mas Jesus inclinou- se e começou a escrever no chão com o dedo. A lei de Deus não foi estabelecida para acusar, mas para nos fazer voltar a nós mesmos Para nos ajudar a refletir sobre nossos caminhos Para nos ajudar a conhecer a nos mesmos Foi exatamente isso que Jesus deixou implícito em sua resposta, no verso 7:

5 5 Se algum de vocês estiver sem pecador, seja o primeiro a lhe atirar a pedra 1. Eles nào podiam mais atirar a pedra: a. Eles se conheciam b. Eles sabiam que os outros que ali estavam também os conhecia. Para isso serve as Escrituras. Para nos ajudar no confronto de nós mesmos, e não para julgar os outros. 2 A presunção de achar que já conheço tudo o que preciso sobre Deus, nos afasta da verdade de Deus, porque mantêm meu coraçào fechado ao novo Confiar no o orgulho de ser religioso nos impede de compreender o que Deus está escancaradamente nos dizendo João 8:31-36 Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: "Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos. E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará". Eles lhe responderam: "Somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como você pode dizer que seremos livres? " Jesus respondeu: "Digo- lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado. O escravo não tem lugar permanente na família, mas o filho pertence a ela para sempre. Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. II Como podemos conhecer a verdade? É axiomático que se deixamos de conhecer a verdade por causa de nosso orgulho religioso, coração fechado ao novo de Deus, e resistência à verdade, só podemos conhecer a verdade, se estivermos dispostos a

6 6 considera- la com sinceridade, abrir nosso coração e, abandonar o orgulho religioso. 1 A verdade não é apenas um conhecimento; é uma revelação de Deus Ninguém poderá compreende- la se não for revelada Vemos isto de maneira muito clara em Mateus 16:13-17 (MT 16:13) "E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" (MT 16:14) "E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas." (MT 16:15) "Disse- lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?" (MT 16:16) "E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo." (MT 16:17) "E Jesus, respondendo, disse- lhe: Bem- aventurado és tu, Simão Barjonas, porque to não revelou a carne e o sangue, mas meu Pai, que está nos céus." Só conseguimos compreender que Jesus é de fato o salvador, se isto nos for revelado por Deus: Não foi a carne e nem o sangue que to revelou, mas o meu pai que está no Céu. O que foi revelado a Pedro? 1 Que Ele é o Cristo (Salvador) 2 Que Ele é o Filho do Deus vivo (Senhor) Esta é a revelação da verdade de Deus que aqueles judeus não conseguiam entender, porque a verdade nos é revelada. 2 Conhecemos Deus e sua verdade através da experiência pessoal. É ela que nos traz a revelação de Deus.

7 7 Foi assim que Abraão conheceu a Deus sacrifício de isaque Foi assim que Moisés conheceu a Deus Sarça Foi assim, pela experiência pessoal que Paulo conheceu a Deus Luz / queda do cavalo TRANSIÇÃO: Não será diferente conosco. Por isso, III. Precisamos entender Deus como a origem e o sentido de nossa vida Por isso, o encontro com ele devolve nossa dignidade e razão de existência: Para aqueles que estão com fome e sede espiritual e existencial, Ele é pão. "Eu sou o pão da vida; o que vem a mim, jamais terá fome; e o que crê em mim, jamais terá sede." (João 6:35) Por que só Jesus pode saciar nossa fome e sede? 3.2 Para os que estão em trevas Ele é luz "Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida." (João 8:12) 3.3 Para os que estão fora; excluídos do seu Reino, Ele é porta "Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo." (João 10:9)

8 8 3.4 Se você está ferido e sem alguém que lhe cure as feridas, Ele é o bom pastor "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas."(joão 10:11) 3.5 Para aqueles que estão espiritual e existencialmente mortos, Ele é a vida. "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá." (João 11:25) 3.6 Para os que não sabem qual o próximo passo na rota da vida, Ele é caminho "Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim." (João 14:6) IV. APELO: Como podemos conhecer a Deus e sua verdade? Por intermédio da compreensão destas coisas. Esta compreensão deverá nos conduzir a uma decisão chamada: ARREPENDIMENTO 1) Arrepender significa mudar de idéia com relação ao modo como vivemos, e abandonar o pecado. - Significa abrir mão de gerirmos nós mesmos o nosso viver, e entregar o controle de tudo a Cristo. - Significa reconhecer que nossos atos e atitudes entristecem a Jesus, e são a causa de ele ter morrido na cruz para nos salvar.

9 9 - Significa parar de viver sempre em função de agradar a nós mesmos, e passar a agradar a Deus. 2) Esta compreensão me leva a uma decisão: Receber a Jesus Cristo como Salvador e Senhor. A Bíblia diz que Jesus "veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu- lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". (João 1:11,12.) Para recebermos a Jesus basta que lhe peçamos, com humildade, que ente em nossa vida, que nos salve e nos transforme. "A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos. Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressucitou dentre os mortos, será salvo. Porque com o coração se crê para a justiça, e com a boca se confessa a respeito da salvação." (Romanos 10:8-10) 3) Esta decisão me leva a um posicionamento: segui- lo Ele não quer ser apenas uma religião para nós. Quer revelar- se e ser nosso senhor e nosso ajudador em todo o tempo Você pode encontrar a Deus e sua verdade, hoje! Basta convida- lo a entrar em sua vida "Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e cearei com ele e ele comigo." (Apocalipse 3:20)

02 DOUTRINA DE CRISTO

02 DOUTRINA DE CRISTO 02 DOUTRINA DE CRISTO Curso de Teologia VnBteo Este material é de uso exclusivo do aluno. 02. Doutrina de Cristo Por Eguinaldo Hélio de Souza A cristologia englobando os títulos pelos quais Cristo é revelado

Leia mais

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA

PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA PRIMEIRA IGREJA BATISTA EM ITAOCARA 4 Leis Espirituais 1. Lei Espiritual Deus AMA você e oferece um Plano maravilhoso para a sua vida. O Amor de Deus: "Com amor eterno te amei; também com amável benignidade

Leia mais

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ

COPYRIGHT TODOS OS DIREITOS RESERVADOS - SABER E FÉ Aviso importante! Esta disciplina é uma propriedade intelectual de uso exclusivo e particular do aluno da Saber e Fé, sendo proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo, exceto em breves citações

Leia mais

CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É

CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Afinal, Quem foi JESUS? psicólogo, líder, filósofo ou executivo? CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Talvez uma personagem CRENDO PLENAMENTE EM QUEM JESUS É Ou Tudo ou Nada

Leia mais

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE

2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE 0 2ª LIÇÃO - A PONTE DA ETERNIDADE por Apóstola Valnice Milhomens JUÍZO ANALISANDO A IMAGEM ACIMA Aqui estão duas montanhas separadas por um grande abismo. Ninguém pode passar para o outro lado. No lado

Leia mais

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa

Síntese do Novo Testamento (Curso de Formação Ministerial, 2014) Prof. Marco Aurélio Correa 1 Evangelho de João Este evangelho tem 21 capítulos. Evangelho do Filho de Deus / Divino. 1 - Autor: João, o apóstolo, ele foi o último dos apóstolos a morrer. 2 - Data: Alguns escritores acreditam que

Leia mais

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA

A 2 3:18 PNEUMATOLOGIA VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 PNEUMATOLOGIA OS DONS DO

Leia mais

O Arrependimento. E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão ( Mt 3:9 )

O Arrependimento. E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão ( Mt 3:9 ) O Arrependimento O arrependimento bíblico não se constitui em uma mudança de atitude promovida pela consciência humana. Uma vida integra diante dos homens diz de outro aspecto da vida cristã, e não do

Leia mais

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 )

Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça ( Rm 4:5 ) O justo viverá da fé O justo viverá da fé ou viverá de toda palavra que sai da boca de Deus? Ora, Cristo é a fé que havia de se manifestar ( Gl 3:24 ), o verbo encarnado, portanto, o justo viverá por Cristo

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração 30 DE DEZEMBRO Deus eterno e todo-poderoso, que

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus.

O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus. 1 Capítulo 1 O Verbo se faz carne Jo 1:1 No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo 1:2 Ele estava no princípio com Deus. Jo 1:3 Todas as coisas foram feitas por ele, e

Leia mais

MODERNIDADE LÍQUIDA. Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman.

MODERNIDADE LÍQUIDA. Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman. VERDADE QUE REVELA MODERNIDADE LÍQUIDA Descrições de líquidos são fotos instantâneas, que precisam ser datadas. Zygmunt Bauman. quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade João 16.12

Leia mais

Mateus Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem os homens dizem que o Filho do homem é?

Mateus Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem os homens dizem que o Filho do homem é? Mateus 16.13-23 13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem os homens dizem que o Filho do homem é? 14 Eles responderam: Alguns dizem que é João Batista; outros,

Leia mais

Capítulo 8 A mulher adúltera Jo 8:1 Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras.

Capítulo 8 A mulher adúltera Jo 8:1 Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. 1 Capítulo 8 A mulher adúltera Jo 8:1 Jesus, porém, foi para o Monte das Oliveiras. Jo 8:2 E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava. Jo 8:3

Leia mais

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste? COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste? COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27.46 COMPROMISSO EM ANUCIAR A VERDADE O DEUS DE NOSSO SENHOR

Leia mais

QUEM É JESUS PARA VOCÊ?

QUEM É JESUS PARA VOCÊ? QUEM É JESUS PARA VOCÊ? Hoje é muito fácil saber quem é Jesus em nosso meio, embora não seja tão comum você encontrar pessoas que tenham uma revelação profunda de quem ele é realmente. Jesus tornou-se

Leia mais

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão

Apêndice 2. A Atuação do Homem na Conversão 191 Apêndice 2 A Atuação do Homem na Conversão Todos concordam que é necessária uma resposta por parte do homem para que ele receba a graça de Deus. Alguns discordam de que seja necessária uma reposta.

Leia mais

1. O ESTUDO DE HOJE APRESENTA A JESUS COMO A VERDADE QUE LIBERTA O PERIGO DE MORRER SEM JESUS (JO )

1. O ESTUDO DE HOJE APRESENTA A JESUS COMO A VERDADE QUE LIBERTA O PERIGO DE MORRER SEM JESUS (JO ) JESUS É A VERDADE QUE LIBERTA texto básico - João 8.21-59 A Bíblia ensina que todo homem é pecador. E nessa condição todos estão despojados de qualquer liberdade. Jesus disse: Todo aquele que pratica o

Leia mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DAS QUATRO LEIS ESPIRITUAIS? 1 Primeira Deus ama você e tem

Leia mais

Uma dura mensagem. Muitos de seus discípulos disseram: Sua mensagem é dura. Quem é capaz de aceitá-la?. João 6:

Uma dura mensagem. Muitos de seus discípulos disseram: Sua mensagem é dura. Quem é capaz de aceitá-la?. João 6: Uma dura Muitos de seus discípulos disseram: Sua é dura. Quem é capaz de aceitá-la?. João 6:60 01.02.2017 slide 1 Uma dura Não é dos fortes a vitória Nem dos que correm melhor Mas dos fiéis e sinceros

Leia mais

Conhecer Deus Pessoalmente

Conhecer Deus Pessoalmente 1 2 Conhecer Deus Pessoalmente Introdução Conhecer Jesus.. p. 4 Lição 1 Conhecer a Salvação p. 12 Lição 2 Conhecer a Comunhão.. p. 17 Lição 3 Conhecer o Espírito Santo. p. 22 Lição 4 Conhecer o Crescimento.

Leia mais

A VONTADE DE DEUS e o meu coração

A VONTADE DE DEUS e o meu coração A VONTADE DE DEUS e o meu coração 2 Grupos de Pessoas seguem a Jesus DISCÍPULOS: Querem aprender Querem obedecer Coração aberto Têm fé RELIGIOSOS: Querem provas e sinais Querem provar que estão certos

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

CONVITE. c Mateus C

CONVITE. c Mateus C CONVITE Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas

Leia mais

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus.

Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. Assim como há leis físicas que governam o universo, há também leis espirituais que governam nosso relacionamento com Deus. 1ª Lei: "Deus ama você e tem um plano maravilhoso para sua vida" O amor de Deus

Leia mais

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1

O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 O Evangelismo é a força que move a Igreja! O Discipulado, Consolida. Pág. 1 LIÇÃO 7 NOVO NASCIMENTO Ponto de partida: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus Jo. 3.3. Nossa primeira

Leia mais

As religiões são a porta larga que conduz à perdição?

As religiões são a porta larga que conduz à perdição? As religiões são a porta larga que conduz à perdição? Os monges, padres, hindus e todos que procuram uma vida de ascetismo pessoal pensam alcançar a bem-aventurança prometida por Cristo despojando-se de

Leia mais

SIMBIOSE Sym Bios + Junto Vida

SIMBIOSE Sym Bios + Junto Vida Sym Junto SIMBIOSE + Bios Vida dois conceitos fundamentais: unidade diversidade MANDAMENTOS POSITIVOS Aceitem- se uns aos outros Perdoem- se uns aos outros Ensinem uns aos outros Ajudem uns aos outros

Leia mais

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO?

ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? ONDE ESTÁ A VERDADEIRA IGREJA DE JESUS CRISTO? Muitos dizem, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo é onde eu congrego; outros dizem é a Igreja católica, outros dizem é a Igreja dos protestantes, outros dizem

Leia mais

O chamado de Zaqueu. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente

O chamado de Zaqueu. vivendopelapalavra.com. Por: Helio Clemente O chamado de Zaqueu vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente Jesus ia para Jerusalém, disse aos discípulos que teria que passar por Jericó, esta era uma cidade amaldiçoada, como também os publicanos,

Leia mais

Coração de DISCÍPULO

Coração de DISCÍPULO Coração de DISCÍPULO DISCÍPULO μαθητης Do grego (Mathetes), aluno, seguidor adepto, aprendiz, instruído, criar o hábito de ser. Do latim (Discipulum), aluno. DISCÍPULO Usada mais de 250 vezes na Bíblia.

Leia mais

ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas.

ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas. ü Espaço para dúvidas e incertezas. ü Informações para diluir ou, ao menos, minimizar dúvidas e incertezas. Lee Strobel Evangelhos: Mateus Marcos Lucas João Jesus foi realmente um personagem histórico?

Leia mais

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP

Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP Presb. Solano Portela IPB Santo Amaro-SP João 3.22-36: 22 Depois disto, foi Jesus com seus discípulos para a terra da Judéia; ali permaneceu com eles e batizava. 23 Ora, João estava também batizando em

Leia mais

João 9:1-7, A CURA UM CEGO DE NASCENÇA

João 9:1-7, A CURA UM CEGO DE NASCENÇA João 9:1-7, 35-41 A CURA UM CEGO DE NASCENÇA Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: "Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? "Disse

Leia mais

O que realmente significa. ser cristão?

O que realmente significa. ser cristão? O que realmente significa ser cristão? CRER PLENAMENTE EM QUEM JESUS É O que realmente significa ser cristão? o que dizem? os cristãos Há duas razões principais pelas quais nossa inquietação com respeito

Leia mais

6 - O Poder do Reino

6 - O Poder do Reino 6 - O Poder do Reino Como você descreveria o Reino de Deus? O reino de Deus é baseado na graça de Deus, no relacionamento com Jesus e no poder do Espírito Santo. O favor de Deus está acessível a todos,

Leia mais

Orações Semanais para a Quaresma

Orações Semanais para a Quaresma Orações Semanais para a Quaresma Nesta Quaresma iremos realizar uma pequena oração no inicio ou no fim de cada reunião, pretendendo assim criar o hábito de oração em grupo, mas relembrando sempre que somos

Leia mais

Os discursos de despedida de Jesus Estudo 1 Jesus lava os pés dos discípulos

Os discursos de despedida de Jesus Estudo 1 Jesus lava os pés dos discípulos Os discursos de despedida de Jesus Estudo 1 Jesus lava os pés dos discípulos Novos valores - Os valores do Reino 1. Desafiam nossa visão de liderança e a grandeza do servir. 2. Desafiam a surpreender como

Leia mais

Qual parte você não entendeu? Diego Fernandes

Qual parte você não entendeu? Diego Fernandes Qual parte você não entendeu? Diego Fernandes Mateus 16 13 Chegando Jesus à região de Cesaréia de Filipe, perguntou aos seus discípulos: Quem os outros dizem que o Filho do homem é? 14 Eles responderam:

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração Quarta-feira da 5ª Semana da Quaresma Ó Deus de

Leia mais

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE

VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE VERDADES FUNDAMENTAIS DO EVANGELHO GERADORAS DE VIDAS 2 ARTE ATOS 2:41 41 De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, CONTEXTO:

Leia mais

O amor O faz diferente!

O amor O faz diferente! O amor O faz diferente! Quem eu deveria ser? Que as escrituras apresentam o homem como criatura de Deus Criado diretamente por Deus Colocado em posição exaltada Que o homem foi feito a imagem e semelhança

Leia mais

...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num

...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num ...impossível ler o livro e não ver o retrato dos nossos dias: gente que se esbarra, mas não se toca; vê, mas não repara; pessoas que caminham num breu em plena luz do dia, preocupadas apenas com suas

Leia mais

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.

Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 1 Capítulo 3 Jesus instrue Nicodemos accerca do novo nascimento Jo 3:1 E havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. Jo 3:2 Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi,

Leia mais

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM

27/02/2017. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM FÉ: Primeiro você coloca o pé, depois Deus coloca o chão. CUIDADO Algumas pessoas não conseguem entender o que significa fé. O que é fé e por que ela é importante? O QUE AS PESSOAS DIZEM Para muitos, a

Leia mais

Os americanos têm milhões de jovens ansiosos para viver e nós temos milhões de jovens ansiosos para morrer.

Os americanos têm milhões de jovens ansiosos para viver e nós temos milhões de jovens ansiosos para morrer. Os americanos têm milhões de jovens ansiosos para viver e nós temos milhões de jovens ansiosos para morrer. Representante da Al Qaeda após os episódios de 11 de setembro. Existe uma cruz no caminho de

Leia mais

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10).

Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10). ACHAMOS O CRISTO! Ministério Loucura da Pregação Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:10). No início do ministério terreno de Cristo, foi Ele batizado por João

Leia mais

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas

JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas Série: Um Natal de Esperança (02/04). JESUS: A ESPERANÇA DO NATAL CHEGOU! Baseado em Lucas 1.26-38 Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. O Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi, e ele

Leia mais

Heresias 4 Primeiros Séculos 1

Heresias 4 Primeiros Séculos 1 Heresias 4 Primeiros Séculos 1 Ebionistas 2 Gnos+cismo 3 Marcionismo 4 Arianismo Credo e Confissões 1 Credo Niceno Ε em um só Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus, gerado unigênito do Pai, isto é, da substância

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO ALUNO

ESTUDO BÍBLICO ALUNO LIÇÃO 07 PLANO DA SALVAÇÃO ESTUDO BÍBLICO ALUNO A palavra homem em muitas partes da Bíblia tem o significado genérico, inclui a raça humana, homens e mulheres. No livro de I Reis 8:46a, o rei Salomão dizia

Leia mais

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que CONDUZ à perdição ( Mt 7:13 )

Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que CONDUZ à perdição ( Mt 7:13 ) O caminho dos justos Desde o ventre materno os homens alienam-se de Deus, pois a geração de Adão (semente) é o meio pelo qual os homens juntamente alienam-se de Deus Desviaram-se todos, e juntamente se

Leia mais

Como nos tornamos parte da eclésia de Jesus? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Como nos tornamos parte da eclésia de Jesus? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 5 Como nos tornamos parte da eclésia de Jesus? Eu edificarei a minha igreja (eclésia), e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. - Mt 16:18 Imagens mentais sobre o que é a igreja Igreja = POSTO

Leia mais

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ

CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO NASCIMENTO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ CREMOS NA NECESSIDADE DO NOVO CURSO DE FORMAÇÃO DE LÍDERANÇA NASCIMENTO Pb. Márcio Tarcísio Mendonça Ferreira 5º) NA NECESSIDADE ABSOLUTA DO PELA GRAÇA DE

Leia mais

domingo, 10 de junho de 12 Anésio Rodrigues

domingo, 10 de junho de 12 Anésio Rodrigues Anésio Rodrigues Salmo 23 Mateus 6:25-33 O Deus-Pastor Anésio Rodrigues Provérbios 6:6 Observe a formiga, preguiçoso, Reflita nos caminhos dela e seja sábio! Provérbios 30 Salmo 29:3,4,7 A voz do Senhor

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES DE FREI CARLOS MESTERS,, O. CARM REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM 1) Oração QUINTA-FEIRA DA 3ª SEMANA DA PÁSCOA Ó Deus eterno

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ

A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ A BELA HISTORIA DE JESUS DE NAZARÉ AS PARABOLAS: A OVELHA PERDIDA Volume 14 Escola: Nome: Professor (a): Data: / / EU SOU O BOM PASTOR; O BOM PASTOR DÁ A SUA VIDA PELAS OVELHAS. 11 NUMERE AS OVELHINHAS

Leia mais

Primeiro Ciclo- Nascer

Primeiro Ciclo- Nascer Primeiro Ciclo- Nascer LIÇÃO 2 Arrependimento e fé Texto Básico: Marcos 1 dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho. Marcos 1.15 O que uma pessoa

Leia mais

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo

A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo A Doutrina Reformada chamada de Calvinismo I. O que é Calvinismo? É uma forma de ensinar a Bíblia, popularizada por João Calvino, o grande Reformador Protestante. Calvino tomou-a de Agostinho, e este tomou-a

Leia mais

Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens. Deus me ama tanto! IECC 02 de janeiro

Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens. Deus me ama tanto! IECC 02 de janeiro Princípios cristãos para o princípio de 2011 Série de mensagens Deus me ama tanto! IECC 02 de janeiro 1 Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus. 2 Ele veio a Jesus, à noite,

Leia mais

O que Marcelo nos fala? Hebreus Culto In Memoriam do irmão Marcelo dos Santos Reis. Leiamos a Bíblia Sagrada em Hebreus

O que Marcelo nos fala? Hebreus Culto In Memoriam do irmão Marcelo dos Santos Reis. Leiamos a Bíblia Sagrada em Hebreus O que Marcelo nos fala? Hebreus 11.1-6 Culto In Memoriam do irmão Marcelo dos Santos Reis Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 24/06/2012 Leiamos a Bíblia Sagrada em Hebreus 11.1-6. 2 Ora, a fé é a

Leia mais

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO

OS TRÊS OFÍCIOS DE CRISTO VASOS DE OURO Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém. 2 Pe. 3:18 CRISTOLOGIA OS TRÊS OFÍCIOS

Leia mais

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você.

VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE. Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. VIVER NO ESPÍRITO E NÃO NA CARNE Vocês não estão sob o domínio da carne, mas do Espírito, se de fato o Espírito de Deus habita em você. Rm 8:9 X CARNE ESPÍRITO X Por isso digo:vivam pelo Espírito, e de

Leia mais

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade.

Colossences 2,9: Porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. CRISTO É VERDADEIRAMENTE DEUS vivendopelapalavra.com Por: Helio Clemente A natureza divina: Cristo é verdadeiramente Deus, ele não é um homem elevado à divindade, mas, pelo contrário, ele é o Verbo de

Leia mais

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra. Casas Abertas Estudos Diversos Batismo O batismo cristão é uma de duas ordenanças que Jesus instituiu para a igreja: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É me dado todo o poder no céu e na terra.

Leia mais

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO?

É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? É POSSÍVEL QUE UM CRISTÃO VÁ PARA O INFERNO? A decisão de converter-se ao cristianismo é um ato individual. Ninguém pode fazer essa decisão em seu lugar, nem o próprio Deus. É uma decisão de abandonar

Leia mais

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017

História da Igreja. Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 História da Igreja Prof. Dener I Aula 1 I 19/03/2017 1. O que é a Igreja? É um edifício construído com pedras vivas. Também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes

Leia mais

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer.

Mc 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm quê comer. 1 Capítulo 8 A segunda multiplicação dos pães e peixes Mc 8:1 Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo quê comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes: Mc 8:2 Tenho compaixão

Leia mais

Que é a verdade? Melhor: Quem é a verdade? O que significa pertencer à verdade? Quais as consequências de pertencer à verdade que é Cristo?

Que é a verdade? Melhor: Quem é a verdade? O que significa pertencer à verdade? Quais as consequências de pertencer à verdade que é Cristo? Lição 7- JESUS, A VERDADE QUE VOCÊ CONHECE E PREGA Texto Bíblico: João 8.31,32; 14.6b; 18. No Evangelho de João, narra-se um encontro decisivo que culminou na morte de Jesus na cruz. É uma conversa entre

Leia mais

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida?

Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? Qual é a VONTADE DE DEUS para minha vida? A vontade específica de Deus para minha vida: [ ] É um mistério, só saberei quando acontecer. [ ] É algo revelado, que posso conhecer. 2 Eu quero SABER qual é

Leia mais

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico

REGULAMENTO OFICIAL. Alfabeto Bíblico REGULAMENTO OFICIAL Alfabeto Bíblico Tem como objetivo levar o competidor a encontrar na Bíblia versículos que comecem com cada letra do alfabeto da língua portuguesa e contenham em seu texto, uma palavra-chave,

Leia mais

As Verdades da Salvação que você precisa saber

As Verdades da Salvação que você precisa saber As Verdades da Salvação que você precisa saber João 5.39 Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim. Caro leitor, eu gostaria de lhe fazer

Leia mais

A parábola dos dois caminhos

A parábola dos dois caminhos A parábola dos dois caminhos O nascimento natural é a porta larga que dá acesso ao caminho largo de perdição, e o novo nascimento a porta de entrada que dá acesso ao caminho estreito que conduz a salvação.

Leia mais

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG

BRASIL 2016 P LANO RIGINAL. ORG BRASIL 206 M BRASIL 206 Pr. Daniel Spencer M BRASIL 206 A 3 a Mensagem Angélica e A JUSTIFICAÇÃO Pr. Daniel Spencer M O QUE É JUSTIFICAÇÃO (PELA FÉ)? C I T A Ç Ã O Não há um justo, nem um sequer. Porque

Leia mais

4 verdades sobre a vida. #2 A vida e a Morte 1 Coríntios 15:53-57 e João 6:47-58 Domingo, 21 de fevereiro de 2016

4 verdades sobre a vida. #2 A vida e a Morte 1 Coríntios 15:53-57 e João 6:47-58 Domingo, 21 de fevereiro de 2016 1 4 verdades sobre a vida. #2 A vida e a Morte 1 Coríntios 15:53-57 e João 6:47-58 Domingo, 21 de fevereiro de 2016 Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo

Leia mais

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer.

SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS. Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. SOMOS VENCEDORES EM CRISTO JESUS Quero usar a figura de um atleta - é alguém que sabe que tem um potencial pra vencer. Você sabia que no Reino de Deus todos nós somos atletas de Cristo? Paulo usa essa

Leia mais

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR

ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR LIÇÃO 03 VIDA ETERNA EM CRISTO ESTUDO BÍBLICO PROFESSOR Em todas as eras os homens têm procurado saber o segredo da vida após a morte. Dentro de algum tempo, cada um de nós teremos que encarar a eternidade.

Leia mais

Os profetas do Antigo Testamento já tinham anunciado que chegaria um dia no qual os sacrifícios de sangue seriam substituídos pelos sacrifícios

Os profetas do Antigo Testamento já tinham anunciado que chegaria um dia no qual os sacrifícios de sangue seriam substituídos pelos sacrifícios Os profetas do Antigo Testamento já tinham anunciado que chegaria um dia no qual os sacrifícios de sangue seriam substituídos pelos sacrifícios espirituais, no qual a Lei escrita, exterior, cederia o lugar

Leia mais

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO

A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO A VERDADE SOBRE JESUS CRISTO INTRODUÇÃO QUEM É JESUS CRISTO? Muitas pessoas, sistemas religiosos e filósofos sugeriram as mais variadas respostas à pergunta: Quem é Jesus Cristo? Para alguns, Jesus é um

Leia mais

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS)

BEM VINDOS 2. ADORAÇÃO COM MÚSICAS 3. MINISTRAÇÃO DA PALAVRA 4. ORAÇÃO 5. ORAÇÃO PELAS NECESSIDADES 6. OFERTA 7. ENCERRAMENTO (AVISOS) BEM VINDOS Muitos líderes desejam iniciar seu ministério e assim cumprir o chamado que Deus lhe fez. O primeiro passo para alcançar este propósito é o crescimento através de uma célula. Confira a seguir

Leia mais

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO

CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO CRISTO CUMPRIU E ACABOU COM O REGIME DO ANTIGO TESTAMENTO A glória de Jesus Cristo brilha ainda mais claramente quando O vemos em sua relação apropriada com o Antigo Testamento. Ele tem uma relação magnificente

Leia mais

A via crucis de Jesus. A via crucis de cada cristão. Recapitulando:

A via crucis de Jesus. A via crucis de cada cristão. Recapitulando: Recapitulando: A via crucis de Jesus Carregando a própria cruz, Jesus foi ao local chamado Lugar da Caveira (em aramaico, Gólgota). João 19.17 A via crucis de cada cristão Se alguém quiser acompanharme,

Leia mais

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011

1 Tessalonicenses 5.9. Pr. Fernando Fernandes. PIB em Penápolis, 20/02/2011 1 Tessalonicenses 5.9 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis, 20/02/2011 2 Destino é tudo que é determinado pela providência ou pelas leis naturais, que ainda pode vir a acontecer, no futuro, com o objetivo

Leia mais

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO

LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO LIÇÃO 6 SINCERIDADE E ARREPENDIMENTO DIANTE DE DEUS PROF. LUCAS NETO A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO NÃO EXISTE MERITOCRACIA DIANTE DO SENHOR O homem não possui nenhum mérito para merecer a salvação,

Leia mais

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade

13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade 13 Perguntas que você precisa responder antes de crer na Trindade Por Paulo Freri Nos últimos dias têm surgido inúmeros questionamentos quanto à autenticidade da doutrina da Trindade. Somos constantemente

Leia mais

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho

Pai. Deus. Espírito Santo. Filho Pai Deus Filho Espírito Santo Existe um único Deus que subsiste em três pessoas: O Pai, criador de todas as coisas visíveis e invisíveis; O Filho, que foi concebido por obra do Espírito Santo, e nasceu

Leia mais

Jo 12:2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele.

Jo 12:2 Fizeram-lhe, pois, ali uma ceia, e Marta servia, e Lázaro era um dos que estavam à mesa com ele. 1 Capítulo 12 Maria unga com ungüanto os pés de Jesus Jo 12:1 Foi, pois, Jesus seis dias antes da páscoa a Betânia, onde estava Lázaro, o que falecera, e a quem ressuscitara dentre os mortos. Jo 12:2 Fizeram-lhe,

Leia mais

1. Qual a necessidade de uma aliança?

1. Qual a necessidade de uma aliança? 1 Aliança, segundo Jesus de Nazaré Essência #3 (fim da série) Lc 22:14-20 (14) Quando chegou a hora, Jesus e os seus apóstolos reclinaram- se à mesa. (15) E disse- lhes: "Desejei ansiosamente comer esta

Leia mais

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51

O caminho para crer em Jesus. Jo 6,41-51 O caminho para crer em Jesus Jo 6,41-51 As autoridades dos judeus começaram a criticar, porque Jesus tinha dito: "Eu sou o pão que desceu do céu." E comentavam: - Esse Jesus não é o filho de José? Nós

Leia mais

TUDO ESTÁ CUSTOMIZADO

TUDO ESTÁ CUSTOMIZADO A FÉ DO MEU JEITO TUDO ESTÁ CUSTOMIZADO ESPIRITUALIDADE CUSTOMIZADA Idade_Média ESPIRITUALIDADE CUSTOMIZADA Idade_Média Modernidade ESPIRITUALIDADE CUSTOMIZADA Idade_Média Modernidade Pós_Modernidade ESPIRITUALIDADE

Leia mais

Não adulterarás Êxodo 20:14

Não adulterarás Êxodo 20:14 Não adulterarás Êxodo 20:14 11,96% das mulheres evangélicas já traíram seu marido (entre as mulheres da população geral: 11%) 24,68% dos homens evangélicos já traíram sua esposa (entre os homens da população

Leia mais

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial.

Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Quando Jesus morreu, já não era mais necessário observar as cerimônias do sistemas sacrificial. Jesus introduziu outras ordenanças que deveriam ser praticadas pelos cristãos. O LAVA-PÉS Disse-lhe Jesus:

Leia mais

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé?

O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O que vem primeiro: o arrependimento ou a fé? O dom de Deus foi manifesto e anunciado a todos os homens e é esta mensagem (fé) que concede poder a todos que nela confiam ( Jo 1:12 ). A palavra é viva e

Leia mais

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste?

E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, por que me desamparaste? E perto da hora nona exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni; isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? Mateus 27.46 COMPROMISSO EM ANUNCIAR A VERDADE 1 E perto da hora

Leia mais