Visita de estudo. Vista Alegre Aveiro & Troncalhada. 31 de Janeiro de 2008

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Visita de estudo. Vista Alegre Aveiro & Troncalhada. 31 de Janeiro de 2008"

Transcrição

1 Visita de estudo Vista Alegre Aveiro & Salinas-Marinha da Troncalhada 31 de Janeiro de 2008

2 Introdução Nestas Este O Centro serviço visitas, de nasceu Visitas além com da da paisagem o Vista intuito Alegre de única, dar proporciona-lhe a pode conhecer apreciar a história a o Museu, da Vista descoberta a Alegre Fábrica, dos e proporcionar o quase Bairro 200 Social anos um do de contacto séc. história XIX, mais e as de directo lojas, a Capela, com experiência o processo o Palácio de na e fabrico arte o Teatro. da da porcelana. porcelana, através de visitas guiadas pela Quinta da Vista Alegre.

3 > 2008 Vista alegre A famosa fábrica de porcelana

4 Fundação Influenciado Comprou também pelo sucesso pouco da Nascida fábrica depois terrenos de em vidro Ílhavo, envolventes, da Marinha Aveiro, Grande, num período total decide de 40 criar revoluções, hectares, uma e é fruto fábrica lançou-se do de sonho no porcelanas, seu do projecto. típico vidro e homem processos moderno químicos. do séc. XIX. José Ferreira Pinto Basto Começou por adquirir, em 1815, Este homem a Quinta deu da então Ermida, início a Foi (actualmente, uma assim família o fundador de o empresários lugar da e Vista arredores que se Alegre mantém pertencentes em relevante 1824, à após na o Fábrica actualidade. alvará Vista régio Alegre), de D. João à VI, marcando beira da Ria para de todo Aveiro, o sempre região rica a história em combustíveis, da região e das barro, suas areias gentes. brancas e finas e seixos cristalizados.

5 O Brasão da família O primeiro cartão de visita desta fábrica é exactamente uma comprida alameda de oliveiras, que tem o seu início num enorme arco em pedra,a ostentar no seu frontão o emblema da Vista Alegre. O brasão da família fundadora da empresa, ilustra por completo a mentalidade do seu patrono, que escreveu para sempre a história desta marca nacional.

6 Símbolo da Vista Alegre Curiosidade: ainda hoje todos os fornos da fábrica têm obrigatoriamente No de seu brasão constam dois elementos ostentar uma ferradura. Uma vontade predominantes: expressa pelo fundador e cumprida desde sempre. uma ema o único pássaro do mundo que não anda para trás; uma ferradura símbolo da sorte.

7 Palácio De estilo sóbrio, harmoniosamente integrado no seio das outras edificações da Quinta, o palácio foi a morada de sete gerações da família Pinto Basto.

8 Museu O Museu Histórico da Vista Alegre foi inaugurado em 1964 e situa-se nos mesmos terrenos da Fábrica. Aqui podemos observar a evolução histórica da porcelana nos últimos dois séculos e apreciar peças representativas da cerâmica e vidro Vista Alegre desde a sua criação até aos nossos dias.

9 Períodos da Vista Alegre 1º Período: a Vista Alegre dedicou-se nos seus primeiros tempos à produção de objectos em vidro muitos deles ornamentados com ouro e de uma perfeição invejável. Desenvolveram-se muitas experiências que levaram a que em 1832, fruto da prospecção do caulino no Porto e em Aveiro, a fábrica foi capaz de produzir loiças de pasta suficiente boa através da cozedura a altas temperaturas. Chamaram-nas loiças pó de pedra. As loiças tiveram tal impacto sobre as pessoas que foi proibida a exportação de matérias-primas para a produção de porcelana durante 20 anos. Os privilegiados foram, como é óbvio, os fabricantes nacionais.

10 2º Período (áureo): após a descoberta de consideráveis jazidas de caulino, as peças Vista Alegre alcançaram o seu expoente máximo em termos de perfeição e de riqueza de linhas. O principal destaque era François Rosseau, primeiro mestre de pintura e director da escola da fábrica. 3º Período: O mestre que se afirmou nesta época foi Gustave Fortier, que introduziu a pintura a pena nos seus trabalhos, na sua maioria alusivos a paisagens. Em 1861 instalou-se a primeira máquina a vapor, o que permitia o funcionamento em simultâneo de três fornos de cozedura.

11 4º Período: e 5º Período: são as fases mais complicadas. Altura em que a empresa passou por alguns apertos financeiros, que por consequência se reflectiu não só na qualidade, mas também na quantidade de peças produzidas. Apesar de tudo a fábrica conseguiu dar a volta à situação. 6º Período: os maiores progressos deram-se após a última fase. Além de o capital social da empresa ter sido aumentado e a unidade de produção alargada e modernizada, registou-se uma enorme renovação artística. Em meados de 1924 é que se dá essa restauração. Inicia-se aqui a verdadeira expansão, nacional e internacional da Vista Alegre.

12 7º Período: os contactos internacionais, a 7º Período: os contactos internacionais, a formação de quadros técnicos especializados, a aquisição da Empresa Electro-Cerâmica (principal concorrente) e da sociedade de porcelanas, levaram a Vista Alegre ao desenvolvimento técnico esperado e ao alargamento da oferta a novos mercados. Foi inaugurado, nas antigas oficinas de estamparia, o museu da fábrica, ainda hoje aberto ao público, e onde figura a história da casa.

13 8º Período: 1968 até ao nosso presente: foram dados importantes passos na modernização tecnológica e prestou-se mais atenção à formação de jovens pintores. Em 1983 criou o Gabinete de Orientação Artística (GOA) e, em 1985, o Centro de Arte e Desenvolvimento da Empresa (CADE), com a finalidade de fomentar a criatividade, contribuir para a formação nas áreas de desenho, pintura e escultura, apoiar a Fábrica técnica e artisticamente e fomentar o seu desenvolvimento. Em consequência desta orientação nascem as séries limitadas e numeradas, consideradas entre as melhores peças de porcelana produzidas neste final de século. Datam também deste período as séries especiais e as peças comemorativas. Em Maio de 2001 dá-se a fusão do Grupo Vista Alegre com o grupo Atlantis, formando o maior grupo nacional de Tableware e sexto maior do mundo nesse sector: o Grupo Vista Alegre Atlantis. A holding resultante actua em áreas tão diversas como porcelana de mesa, decorativa e de hotel, isoladores cerâmicos, decalques, faiança, cristal, vidro manual e automático e redes de retalho e distribuição.

14 A Fábrica de Porcelana Vista Alegre, pela sua história e tradição, mantém-se a mais emblemática das onze unidades industriais que compõem o grupo, produzindo cerca de 10 milhões de peças por ano, entre porcelana decorativa e doméstica. Em 2002 foi concluído um processo de reengenharia industrial, que permitirá aumentar essa capacidade e volume de produção e está em curso um projecto de integração dos dois centros produtivos de porcelana do grupo (FPVA e Chousa Nova).

15 A Capela da Nossa Senhora da Penha de França, edificada nos finais do séc. XIX foi classificada como Monumento Nacional pelo seu grande valor arquitectónico e artístico. Capela

16 Mais... A Vista alegre dispõe ainda de: A loja da fábrica; Sala de eventos e refeições; O teatro; O bairro social; um quartel de Bombeiros ; Creche [não activa actualmente]

17 ÁLBUM DE FOTOS

18 Em direcção a...

19 Visitamos as salinas de Aveiro... São elas as responsáveis por grande parte da produção de sal em Portugal.

20 Conclusão As salinas de Aveiro são fonte de extração de sal e ainda hoje têm um peso importante nessa região. Hoje a Vista Alegre, para além de ser líder de mercado em Portugal e possuir uma das melhores e mais bem equipadas fábricas de porcelana de todo o mundo, continua a desenvolver e a preservar a porcelana feita e trabalhada à mão, honrando a sua história e tradição. É sem dúvida uma instituição, em Portugal e no mundo, sinónimo de excelência e inigualável qualidade.

21 Bibliografia

22 Trabalho realizado por: Márcia Pinto 11º1C Nº.:19 Professora: Paula Silva

Vista Alegre. A. Raquel Reis, Catarina Correia, Leonor Duarte e Rita Martins 1

Vista Alegre. A. Raquel Reis, Catarina Correia, Leonor Duarte e Rita Martins 1 Vista Alegre A Vista Alegre surgiu no século XIX, tendo sido criada por José Ferreira Pinto Basto, que naquela época, era considerado um homem de sucesso e destaque na sociedade. Esta ideia nasce de um

Leia mais

Relatório da Visita de Estudo a Aveiro

Relatório da Visita de Estudo a Aveiro Relatório da Visita de Estudo a Aveiro Fábrica dos Ovos Moles Fábrica da Vista Alegre No âmbito das disciplinas de Geografia, Português e Educação Visual Escola Básica 2,3 de Ceira Trabalho realizado por:

Leia mais

Resultados de »» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 10,2% face ao ano anterior atingindo os 71,8 milhões de euros;

Resultados de »» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 10,2% face ao ano anterior atingindo os 71,8 milhões de euros; COMUNICADO Ílhavo, 23 de Março de 2016 Destaques Resultados de 2015»» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 10,2% face ao ano anterior atingindo os 71,8 milhões de euros;»» EBITDA de 6,8 Milhões

Leia mais

bebe, pois bebe á vontade acharás que é (muitas vezes) tão útil para a saude como para a vista alegre.

bebe, pois bebe á vontade acharás que é (muitas vezes) tão útil para a saude como para a vista alegre. Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel PALÁCIO O PALÁCIO DA VISTA ALEGRE (OU A CASA DA ADMNISTRAÇÃO) A data exacta da construção do palácio da Vista Alegre é incerta, mas presume-se que deverá ter sido contemporânea

Leia mais

História e Geografia de Portugal

História e Geografia de Portugal 6.º Ano História e Geografia de Portugal Joana Simas Localização Tempo 2.ª metade do século XIX (1851-1900) Espaço Portugal: Portugal na segunda metade do século XIX Contextualização Aspetos Políticos

Leia mais

Ilustração de Helena Zália AGENDA JUL-SET 2018

Ilustração de Helena Zália AGENDA JUL-SET 2018 Ilustração de Helena Zália AGENDA JUL-SET 2018 EXPOSIÇÕES 5 MAI - 31 AGO ILUSTRAÇÃO À VISTA A ilustração tem vindo a assumir uma importância crescente nas criações da Vista Alegre. Uma relação íntima demonstrada

Leia mais

Perfil institucional breve apresentação

Perfil institucional breve apresentação Perfil institucional breve apresentação Maio 2008 Core business Há mais de 40 anos que a SPAL desenha, produz e comercializa porcelana para uso doméstico e para o segmento de hoteleira. O grupo SPAL é

Leia mais

Resultados do 1º Semestre de 2015

Resultados do 1º Semestre de 2015 COMUNICADO Ílhavo, 31 de Agosto de 2015 Resultados do 1º Semestre de 2015 Destaques»» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 24% face ao período homólogo atingindo os 33,8 milhões de euros;»» EBITDA

Leia mais

Resultados do 3º Trimestre de (informação financeira não auditada)

Resultados do 3º Trimestre de (informação financeira não auditada) Resultados do 3º Trimestre de 2018 (informação financeira não auditada) Destaques Resultados do 3º Trimestre de 2018 >> Volume de negócios de 63,9 milhões de euros, aumenta 5% face ao período homólogo;

Leia mais

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel VISITA AO BAIRRO. Terreiro

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel VISITA AO BAIRRO. Terreiro Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel VISITA AO BAIRRO Terreiro É o centro integrador dos principais edifícios da Vista Alegre. No seu ponto central, a Capela de Nossa Senhora da Penha de França, monumento

Leia mais

Resultados do 1º Trimestre de 2017

Resultados do 1º Trimestre de 2017 COMUNICADO Ílhavo, 22 de Maio de 2017 Resultados do 1º Trimestre de 2017 Destaques»» Vendas crescem 10% no primeiro trimestre atingindo os 18,4 milhões de euros»» EBITDA de 2,5 milhões de euros, com um

Leia mais

Resultados do 1º Trimestre de 2015

Resultados do 1º Trimestre de 2015 COMUNICADO Ílhavo, 8 de Maio de 2015 Resultados do 1º Trimestre de 2015 Destaques»» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 33,7% face ao período homólogo atingindo os 16,5 milhões de euros;»» EBITDA

Leia mais

Resultados do Primeiro Trimestre de 2014

Resultados do Primeiro Trimestre de 2014 COMUNICADO Ílhavo, 26 de Maio de 2014 Resultados do Primeiro Trimestre de 2014 Destaques»» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 4% atingindo os 12 milhões de euros;»» Mercados de exportação cresceram

Leia mais

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena

Castelo de Leiria. Igreja de Santa Maria da Pena Castelo de Leiria Castelo medieval, artística e arquitetonicamente representativo das diversas fases de construção e reconstrução desde a sua fundação até ao século XX. Estruturas que compõem o conjunto

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2015/2016

Serviço Educativo Oferta Educativa 2015/2016 Serviço Educativo Oferta Educativa 2015/2016 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena dedica-se à preservação e divulgação o património natural e cultural do território ribeirapenense.

Leia mais

7 OUT - 30 DEZ FAZER SENTIDO

7 OUT - 30 DEZ FAZER SENTIDO AGENDA OUT-DEZ 2017 EXPOSIÇÕES 7 OUT - 30 DEZ FAZER SENTIDO Esta é uma exposição transversal aos vários espaços culturais do Município de Ílhavo, na qual que são revelados os trabalhos resultantes das

Leia mais

PENA PARQUE E PALÁCIO

PENA PARQUE E PALÁCIO PARQUE E PALÁCIO PENA O Palácio da Pena ergue-se no ponto mais alto da serra de Sintra, de onde se desfruta uma paisagem sublime sobre as colinas circundantes e sobre o Oceano Atlântico. O Palácio foi

Leia mais

Versão Pública. AC I Ccent. 4/2009 CERUTIL / VISTA ALEGRE ATLANTIS. Decisão de Não Oposição Da Autoridade da Concorrência

Versão Pública. AC I Ccent. 4/2009 CERUTIL / VISTA ALEGRE ATLANTIS. Decisão de Não Oposição Da Autoridade da Concorrência AC I Ccent. 4/2009 CERUTIL / VISTA ALEGRE ATLANTIS Decisão de Não Oposição Da Autoridade da Concorrência (alínea b) do n.º 1 do artigo 35.º da Lei n.º 18/2003, de 11 de Junho) 19/02/2009 DECISÃO DE NÃO

Leia mais

Resultados do exercício de 2018

Resultados do exercício de 2018 Resultados do exercício de 2018 Destaques Resultados do Exercício de 2018 >> Volume de negócios de 99 milhões de euros, aumenta 17% face ao período homólogo; >> EBITDA ajustado 1 de 18,4 milhões de euros,

Leia mais

Nova Fábrica de Papel inicia testes de produção na data prevista

Nova Fábrica de Papel inicia testes de produção na data prevista Informação à Imprensa 25.08.09 Nova Fábrica de Papel inicia testes de produção na data prevista Investimento de 550 milhões, gerador de elevado valor acrescentado, terá um impacto significativo na economia

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018

Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018 Serviço Educativo Oferta Educativa 2017/2018 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena tem por missão a preservação e divulgação o património cultural do território ribeirapenense. Os Serviços

Leia mais

Resultados do Primeiro Semestre de 2014

Resultados do Primeiro Semestre de 2014 COMUNICADO Ílhavo, 29 de agosto de 2014 Resultados do Primeiro Semestre de 2014 Destaques»» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 10% atingindo os 27 milhões de euros;»» Mercados de exportação

Leia mais

Projeto CER(amica) + Sustentável

Projeto CER(amica) + Sustentável Projeto CER(amica) + Sustentável SIAC Sistema de Apoio a Ações Coletivas Marisa Almeida / Alice Oliveira/Anabela Amado/ Regina Santos / Victor Francisco CTCV 25 Junho 2015 1 Agenda 1. Projeto Atividade

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO BÁSICO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO BÁSICO INSTITUTO POLITÉCNICO DE SETÚBAL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA NO ENSINO BÁSICO FICHA CURRICULUM VITAE EXEMPLO 1. IDENTIFICAÇÃO Nome Data de Nascimento

Leia mais

Histórias das tecnologias da informação e comunicação (2ª série)

Histórias das tecnologias da informação e comunicação (2ª série) SITIC Salão Internacional de Tecnologias da Informação e Comunicação FIL, Lisboa, 2 a 5 de Novembro de 2006 ( www.sitic.fil.pt ) Histórias das tecnologias da informação e comunicação (2ª série) Memórias

Leia mais

Wine is bottled poetry

Wine is bottled poetry Wine is bottled poetry Robert Louis Stevenson QUINTA DO SEIXO Enoturismo ou o Segmento e estratégico para a Portugal 30 de Junho de 2009 Centros QUINTA de DO Visitas SEIXOSogrape Vinhos COMUNICAÇÃO ATENDIMENTO

Leia mais

A visita de estudo à fábrica de vidro Jasmin

A visita de estudo à fábrica de vidro Jasmin A visita de estudo à fábrica de vidro Jasmin Dados recolhidos através de uma entrevista aberta feita ao mestre Manuel Antunes, director de produção da arte do vidro, utilizando um gravador áudio: 1. Quais

Leia mais

Convento de Cristo. Património Mundial. CP4-DR4-Formadora: Vitória Paiva Trabalho Realizado por Paulo Caiola

Convento de Cristo. Património Mundial. CP4-DR4-Formadora: Vitória Paiva Trabalho Realizado por Paulo Caiola Património Mundial CP4-DR4-Formadora: Vitória Paiva Trabalho Realizado por Paulo Caiola História, características A sua importância na identidade L o c a l i z a ç ã o Património Mundial O Classificado

Leia mais

Vidro utilitário e decorativo. Lisboa, Abril de 2011

Vidro utilitário e decorativo. Lisboa, Abril de 2011 Lisboa, Abril de 2011 Delimitação estatística CAE Rev.3 23132 Cristalaria NC 7013 - Objectos de vidro para serviço de mesa, cozinha, toucador, escritório, ornamentação de interiores ou usos semelhantes,

Leia mais

1 A punção ( ) 2 Ouro, a pincel ( )

1 A punção ( ) 2 Ouro, a pincel ( ) Marcas - Exposições 1 A punção (1824-1826) 2 Ouro, a pincel (1827-1835) 3 Ouro (em algumas peças a azul de mufla), pintura a pincel, apresentandose-nos, por isso, sob várias modalidades (1836-1851) 4 Encarnado

Leia mais

PRÉMIO JOÃO DE ALMADA 10.ª Edição

PRÉMIO JOÃO DE ALMADA 10.ª Edição CÂMARA MUNICIPAL DO PORTO Pelouro da Cultura / Direcção Municipal de Cultura Departamento de Museus e Património Cultural / Divisão de Património Cultural PRÉMIO JOÃO DE ALMADA 10.ª Edição RECUPERAÇÃO

Leia mais

Gabinete do Presidente

Gabinete do Presidente Câmara Municipal de Aveiro Gabinete do Presidente Nota de Imprensa N.º 130, de 17 de outubro de 2017 I BIENAL INTERNACIONAL DE CERÂMICA ARTÍSTICA DE AVEIRO A Câmara Municipal de Aveiro dá a conhecer o

Leia mais

Resultados do exercício de 2016

Resultados do exercício de 2016 COMUNICADO Ílhavo, 21 de Fevereiro de 2017 Resultados do exercício de 2016 Destaques»» O Resultado Líquido consolidado fechou positivo nuns expressivos 1,7 milhões de euros, invertendo assim o ciclo negativo

Leia mais

Resultados do 3º Trimestre de 2015

Resultados do 3º Trimestre de 2015 COMUNICADO Ílhavo, 27 de Novembro de 2015 Resultados do 3º Trimestre de 2015 Destaques»» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 15% face ao período homólogo atingindo os 50,3 milhões de euros;»»

Leia mais

Versão Pública DECISÃO DO CONSELHO DA AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA Ccent. 18/2004 SECIL BRITAS/ CARCUBOS 1 I - INTRODUÇÃO

Versão Pública DECISÃO DO CONSELHO DA AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA Ccent. 18/2004 SECIL BRITAS/ CARCUBOS 1 I - INTRODUÇÃO DECISÃO DO CONSELHO DA AUTORIDADE DA CONCORRÊNCIA Ccent. 18/2004 SECIL BRITAS/ CARCUBOS 1 I - INTRODUÇÃO 1. Em 03 de Junho de 2004, a Autoridade da Concorrência recebeu uma notificação relativa a um projecto

Leia mais

Resenha histórica Quinta de São Pedro do Areeiro

Resenha histórica Quinta de São Pedro do Areeiro O sonho de Viver num Palácio Palácio da Quinta de São Pedro Resenha histórica Quinta de São Pedro do Areeiro Na Quinta de São Pedro do Areeiro foi fundada, em 1864, a Antiga Fábrica de Lanifícios em Oeiras.

Leia mais

Alojamento. Lisboa Região. Lisboa. Lisboa Carmo Hotel

Alojamento. Lisboa Região. Lisboa. Lisboa Carmo Hotel Alojamento Região Carmo Hotel Hotelaria / Hotel / **** Morada: Rua da Oliveira ao Carmo, 1 a 3 Lg do Carmo 1200-307 Telefone: 00351 213264710 Fax: 00351 249530699 E-mail: booking@lisboacarmohotel.com 1/7

Leia mais

1ª Exposição dos Artesãos de Real

1ª Exposição dos Artesãos de Real 1ª Exposição dos Artesãos de Real Data: 19 /05 a 4 /06/2006 Rua Costa Gomes, 32 4700-262 BRAGA Tel: 253 307 310 Fax: 253 307 319 WEB: www.fuvigo.com E-mail: fuvigo@fuvigo.com 1ª Exposição dos Artesãos

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO

PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO ANO LETIVO 2013/2014 CULTURA Museu Da Indústria Têxtil MUSEU DA INDÚSTRIA TÊXTIL 2013-2014 Responsável pelo serviço: Eng. Paulo Peixoto Contactos

Leia mais

GUIMARÃES ANI MA ÇÃO SOC IAL DE VER ÃO JUL/2011

GUIMARÃES ANI MA ÇÃO SOC IAL DE VER ÃO JUL/2011 GUIMARÃES ANI MA ÇÃO SOC IAL DE VER ÃO JUL/2011 DIA 5 (TERÇA-FEIRA) Moinhos de Atelier de Os Sonhos da Roberta + Lenda da Oliveira Entidade Promotora: Museu de Alberto Sampaio Local: Museu de Alberto Sampaio

Leia mais

Serviço Educativo Oferta Educativa 2018/2019

Serviço Educativo Oferta Educativa 2018/2019 Serviço Educativo Oferta Educativa 2018/2019 Ecomuseu de Ribeira de Pena O Ecomuseu de Ribeira de Pena tem por missão a preservação e divulgação do património cultural do território ribeirapenense. Os

Leia mais

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE

PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO TURÍSTICO DA REGIÃO DO NORTE PROJECTOS DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO O desenvolvimento turístico da Região Norte constitui uma aposta fundamental e distintiva do ON.2 O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte). Essa aposta

Leia mais

EVENTOS QUE MARCAM A DIFERENÇA!

EVENTOS QUE MARCAM A DIFERENÇA! EVENTOS QUE MARCAM A DIFERENÇA! A Fundação de Serralves dispõe de um núcleo patrimonial edificado de grande importância natural e arquitectónica. O Museu de Arte Contemporânea, da autoria de Álvaro Siza,

Leia mais

Ficha viaje. Resumen del viaje. Circuito vinícola a sul de Portugal, com hotel e transfers em Mercedes Sedan Classe E.

Ficha viaje. Resumen del viaje. Circuito vinícola a sul de Portugal, com hotel e transfers em Mercedes Sedan Classe E. Tfno: Email: geral@joyatravel.com Web: http://www.joyatravel.com/ Ficha viaje Circuito de 7 dias em privado e em exclusivo por Lisboa, Óbidos, Alcobaça, Batalha, Fátima, Évora, Sintra, Cabo da Roca, Estoril

Leia mais

Actualmente, assume-se como um museu polinucleado, integrando os seguintes núcleos museológicos: 1/5

Actualmente, assume-se como um museu polinucleado, integrando os seguintes núcleos museológicos: 1/5 O Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior, também designado de MUSLAN, encontra-se sedeado na Covilhã, em instalações da Universidade da Beira Interior, que o tutela. Foi instituído pelo

Leia mais

1 PRINCIPAIS MENSAGENS

1 PRINCIPAIS MENSAGENS 1 PRINCIPAIS MENSAGENS Em 2010, a Sonae continuou a apresentar crescimentos de vendas dos seus negócios de retalho alimentar e especializado, a aumentar em 7% face ao ano transacto; as vendas em mercados

Leia mais

Resultados do 1º Semestre de 2018

Resultados do 1º Semestre de 2018 Resultados do 1º Semestre de 2018 Resultados do 1º Semestre de 2018 Destaques >> Volume de negócios de 42 milhões de euros, cresce de 2,3%; >> EBITDA de 7 milhões de euros, acima 11% face ao período homólogo;

Leia mais

FILMES PROIBIDOS ª EDIÇÃO CICLO DE CINEMA PORTUGUÊS MOAGEM CIDADE DO ENGENHO E DAS ARTES, FUNDÃO

FILMES PROIBIDOS ª EDIÇÃO CICLO DE CINEMA PORTUGUÊS MOAGEM CIDADE DO ENGENHO E DAS ARTES, FUNDÃO FILMES PROIBIDOS 2015 3ª EDIÇÃO CICLO DE CINEMA PORTUGUÊS MOAGEM CIDADE DO ENGENHO E DAS ARTES, FUNDÃO ORGANIZAÇÃO Município do Fundão, Luzlinar e Departamento de Comunicação e Artes da Universidade da

Leia mais

Palácio Nacional de Queluz Sintra

Palácio Nacional de Queluz Sintra Palácio Nacional de Queluz Sintra 23 Palácio Nacional de Queluz APRESENTAÇÃO A história do Palácio remonta aos finais do século XVI, mas é a partir de 1747 que ganha o estatuto de palácio real, como residência

Leia mais

Workshops de Olaria. Workshops. Quinta da Escola Centro de Educação Ambiental

Workshops de Olaria. Workshops. Quinta da Escola Centro de Educação Ambiental Workshops de Olaria Quinta da Escola Centro de Educação Ambiental Workshops 5 e 6 de Novembro 12 e 13 de Novembro 26 e 27 de Novembro 3 e 4 de Dezembro 10 e 11 de Dezembro Técnica de Olaria Técnica de

Leia mais

Formação Profissional: um instrumento de desenvolvimento dos Artesãos. Peniche, 07 de Junho de 2007

Formação Profissional: um instrumento de desenvolvimento dos Artesãos. Peniche, 07 de Junho de 2007 Formação Profissional: um instrumento de desenvolvimento dos Artesãos Peniche, 07 de Junho de 2007 Áreas de intervenção Qualificação Profissional de novos artesãos Formação Contínua de activos Prestação

Leia mais

Exposições. Exposição Fixa Melhor Àgua, Melhor Vida

Exposições. Exposição Fixa Melhor Àgua, Melhor Vida Exmos Senhores: Ao longo das últimas décadas, o crescimento populacional, o avanço tecnológico e as alterações nos estilos de vida conduziram a um preocupante desiquilíbrio ambiental à escala planetária.

Leia mais

PROJECTO DE LEI N.º 188/IX ELEVAÇÃO DE VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ A CIDADE. Exposição de motivos. 1 - Breve caracterização geográfica e demográfica

PROJECTO DE LEI N.º 188/IX ELEVAÇÃO DE VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ A CIDADE. Exposição de motivos. 1 - Breve caracterização geográfica e demográfica PROJECTO DE LEI N.º 188/IX ELEVAÇÃO DE VILA NOVA DE SANTO ANDRÉ A CIDADE Exposição de motivos 1 - Breve caracterização geográfica e demográfica A vila designada Vila Nova de Santo André, do município de

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES DO

CÂMARA MUNICIPAL DE VILA NOVA DE FAMALICÃO PLANO DE ATIVIDADES DO PLANO DE ATIVIDADES DO SERVIÇO EDUCATIVO DA CULTURA 2012/2013 MUSEU DA INDÚSTRIA TÊXTIL Responsável: Eng. Paulo Peixoto Contactos Telefone: 252 313 986 Morada: Rua José Casimiro da Silva Outeiro Calendário

Leia mais

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio

Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista. Outra designação: Igreja do Colégio Identificação do Monumento: Igreja de São João Evangelista Outra designação: Igreja do Colégio Localização: Largo do Município e Rua dos Ferreiros 9000 Funchal, Funchal, Madeira, Portugal Data: Construção:

Leia mais

Lista e especificação dos processos tecnológicos / operações unitárias envolvidos.

Lista e especificação dos processos tecnológicos / operações unitárias envolvidos. Eurocastt Aveiiro,, S..A.. FORMULÁRIIO LUA -- MEMÓRIIA DESCRIITIIVA-- MÓDULO IIII Liistta e especiiffiicação dos processos ttecnollógiicos // operações uniittáriias envollviidos Lista e especificação dos

Leia mais

1. Perfil e Estrutura Identidade e Competências. Carteira de Activos

1. Perfil e Estrutura Identidade e Competências. Carteira de Activos O presente Relatório Anual do Grupo Jerónimo Martins abrange o período de 1 de Janeiro de 2014 até 31 de Dezembro de 2014 e inclui as áreas de Distribuição e Serviços em Portugal, na Polónia e Colômbia,

Leia mais

Introdução. à do Azulejo em Portugal. João Pedro Monteiro. 3 de Março de 2009

Introdução. à do Azulejo em Portugal. João Pedro Monteiro. 3 de Março de 2009 à História do Azulejo em Portugal 3 de Março de 2009 João Pedro Monteiro A Arte do Azulejo em Portugal Sendo a utilização do azulejo comum a outros países, ela distinguiu-se em Portugal, assumindo especial

Leia mais

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A

PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A PATRIMÔNIO C E N T R O D E E N S I N O S U P E R I O R D O A M A P Á C E A P T É C N I C A S R E T R O S P E C T I VA A N A C O R I N A O QUE É MEMÓRIA? O QUE É MEMÓRIA? É a imagem viva de tempos passados

Leia mais

Palácio Nacional da Ajuda Lisboa

Palácio Nacional da Ajuda Lisboa Palácio Nacional da Ajuda Lisboa 22 Palácio Nacional da Ajuda APRESENTAÇÃO O Real Paço de Nossa Senhora da Ajuda, iniciado em 1796, veio substituir a Real Barraca, palácio mandado construir por D. José

Leia mais

Resultados de 2014. »» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 20,3% face ao ano anterior atingindo os 65,2 milhões de euros;

Resultados de 2014. »» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 20,3% face ao ano anterior atingindo os 65,2 milhões de euros; COMUNICADO Ílhavo, 13 de Março de 2015 Destaques Resultados de 2014»» As vendas consolidadas do Grupo VAA cresceram 20,3% face ao ano anterior atingindo os 65,2 milhões de euros;»» EBITDA de 2,3 milhões

Leia mais

Tradicional em Brasília

Tradicional em Brasília Tradicional em Brasília Um passeio mágico e histórico pelos pontos turísticos da planejada e excêntrica capital do Brasil! Brasília, única cidade no mundo construída no século XX a ser eleita Patrimônio

Leia mais

Serviço Educativo Municipal de Ílhavo. abr jun

Serviço Educativo Municipal de Ílhavo. abr jun Serviço Educativo Municipal de Ílhavo abr jun 2018 23 MILHAS Ao longo do ano: Por marcação: VISITA AOS EDIFÍCIOS 23 MILHAS Público em geral Limitado a 25 pessoas; Duração de 60 minutos Visita/Jogo HOJE

Leia mais

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Industrial no Portugal Oitocentista O Caso dos Lanifícios do Alentejo

Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Industrial no Portugal Oitocentista O Caso dos Lanifícios do Alentejo "27c ^zy Ana Maria Cardoso de Matos Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Industrial no Portugal Oitocentista O Caso dos Lanifícios do Alentejo Dissertação de Doutoramento em História Contemporânea apresentada

Leia mais

Parabéns Brites por nos mostrares um pouco do teu universo. Alhandra, maio de Ernesto Neves Artista Plástico 2004/09/29

Parabéns Brites por nos mostrares um pouco do teu universo. Alhandra, maio de Ernesto Neves Artista Plástico 2004/09/29 Assinala-se mais uma vez o protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, a União de Freguesias de Alhandra, São João dos Montes e Calhandriz e a Associação dos Artistas Plásticos do Concelho

Leia mais

Objetivo Temático OT 1 Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Objetivo Temático OT 1 Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação Designação do projeto Projeto Júpiter Código do projeto POCI-01-0249-FEDER-015727 Objetivo principal Construção de uma nova unidade industrial para a produção de componentes de segurança crítica em ferro

Leia mais

Bibliotecas municipais. Categoria: Bibliotecas

Bibliotecas municipais. Categoria: Bibliotecas A Biblioteca Municipal Gustavo Pinto Lopes integra a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, sendo o seu novo edifício o resultado do contrato-programa celebrado a 24 de março de 2004 entre a Câmara Municipal

Leia mais

REGENERAÇÃO nova fase do liberalismo em Portugal. Início da REGENERAÇÃO PORTUGAL, UMA SOCIEDADE CAPITALISTA DEPENDENTE.

REGENERAÇÃO nova fase do liberalismo em Portugal. Início da REGENERAÇÃO PORTUGAL, UMA SOCIEDADE CAPITALISTA DEPENDENTE. REGENERAÇÃO nova fase do liberalismo em Portugal Abril de 1851 Levantamento militar no Porto dirigido pelo Marechal Saldanha Início da REGENERAÇÃO João Carlos Saldanha de Oliveira e Daun. Marechal-duque

Leia mais

REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla. INVEST HUÍLA 2015 Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimento OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO

REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla. INVEST HUÍLA 2015 Fórum de Negócios e Oportunidades de Investimento OPORTUNIDADES DE INVESTIMENTO REPÚBLICA DE ANGOLA Governo Provincial da Huíla INVEST HUÍLA 2015 Fórum de Negócios e s de Investimento OPORTUNIDADES SECTOR TURISMO ÍNDICE IH.TU001 IH.TU002 IH.TU003 IH.TU004 IH.TU005 IH.TU006 IH.TU007

Leia mais

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida D E Z E M B R O

NEWSLETTER CULTURAL. Câmara Municipal de Almeida D E Z E M B R O NEWSLETTER CULTURAL Câmara Municipal de Almeida D E Z E M B R O 2 0 1 5 2 0 1 4 O Natal é um dos momentos que, por si só, vale pela importância que o reveste. É tempo de família, União, partilha e pelo

Leia mais

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha

Vista da Catedral de Colónia, Alemanha Arte Gótica A arte gótica, estilo artístico desenvolvido na Europa Ocidental, está diretamente ligada ao contexto histórico da época de sua criação. No fim da Idade Média, o velho continente se deparou

Leia mais

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural

Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Prémio Escolar Ano Europeu do Património Cultural Agrupamento de Escolas Figueira Norte Escola Secundária com 3ºCEB de Cristina Torres Professora Alcina Cardoso Alunos: Bruna Branco, Joana Oliveira, André

Leia mais

S C.F.

S C.F. Rif. 0562 Lionard Luxury Real Estate Via dei Banchi, 6 - ang. Piazza S. Maria Novella 50123 Firenze Italia Tel. +39 055 0548100 Fax. +39 055 0548150 Milão MAGNÍFICO CASTELO PARA VENDA NA LOMBARDIA DESCRIÇÃO

Leia mais

GABINETE DE EDUCAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL. Público-alvo: crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade

GABINETE DE EDUCAÇÃO E ANIMAÇÃO CULTURAL. Público-alvo: crianças com idades compreendidas entre os 8 e os 12 anos de idade Assunto: oficinas da Páscoa - 5 a 7, 11 e 12 de il de 2017 Horário: 10h00-13h00 / 14h00-17h00 Título: Ovos coloridos, ovos divertidos! - Páscoa em Belém 2017 Público-alvo: crianças com idades compreendidas

Leia mais

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE A REGIÃO VINHATEIRA DO ALTO DOURO OU ALTO DOURO VINHATEIRO

PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE A REGIÃO VINHATEIRA DO ALTO DOURO OU ALTO DOURO VINHATEIRO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE A REGIÃO VINHATEIRA DO ALTO DOURO OU ALTO DOURO VINHATEIRO A região vinhateira do Alto Douro ou Alto Douro Vinhateiro é uma área do nordeste de Portugal com mais de 26 mil hectares,

Leia mais

Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900.

Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900. Art Nouveau significa arte nova; Rompimento com as tradições; Surgiu em 1895, mas teve seu apogeu em 1900. O nome do movimento artístico deriva do nome da loja parisiense, L'art Nouveau, de artigos mobiliários.

Leia mais

ATO Associação Turismo de Óbidos

ATO Associação Turismo de Óbidos ATO Associação Turismo de Óbidos De acordo com o estipulado na alínea b) do número 2 do artigo 9º dos Estatutos da Associação Turismo de Óbidos segundo a qual a Assembleia Geral de Associados define os

Leia mais

Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa

Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa Museu Nacional de Arte Antiga Lisboa 14 Museu Nacional de Arte Antiga APRESENTAÇÃO O Museu Nacional de Arte Antiga está situado na rua das Janelas Verdes, em ligação com o Largo de Santos-o-Velho, a nascente,

Leia mais

Escola Cooperativa de Vale S. Cosme

Escola Cooperativa de Vale S. Cosme Escola Cooperativa de Vale S. Cosme CURSO PROFISSIONAL 10º ANO Tecnologias da Informação e Comunicação Ficha de Trabalho 9 O Formando: N.º Turma: 1. Abra o Microsoft FrontPage. 2. Crie um novo web site

Leia mais

Sociedade Comercial C. Santos. Há mais de 60 anos a cuidar do seu Mercedes-Benz!

Sociedade Comercial C. Santos. Há mais de 60 anos a cuidar do seu Mercedes-Benz! Sociedade Comercial C. Santos Há mais de 60 anos a cuidar do seu Mercedes-Benz! Índice Missão 1 Quem somos 2 Historial da Empresa Instalações Serviços Vendas - Novos 1 Vendas - Usados 2 Frotas 2 Após Venda

Leia mais

ais su Vi os lement E

ais su Vi os lement E Elementos Visuais O PONTO é o elemento básico de representação. A partir dele, todos os outros elementos gráficos e visuais poderão ser representados, construídos e estudados. O ponto, apesar de ser um

Leia mais

1. Perfil e Estrutura

1. Perfil e Estrutura O presente Relatório Anual do Grupo Jerónimo Martins abrange o período de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2016 e inclui as áreas de Distribuição e Agro-Alimentar em Portugal e a área de Distribuição na

Leia mais

Ficha de Unidade Curricular

Ficha de Unidade Curricular Ficha de Unidade Curricular Unidade Curricular Designação: Projecto de Design Industrial I Área Científica: Design de Produto (DP) Ciclo de Estudos: Licenciatura Carácter: Obrigatória Semestre: 2º ECTS:

Leia mais

Candal Park. Apresentação. Passado industrial... Presente empresarial. Valores. Missão VENHA CONHECER-NOS!

Candal Park. Apresentação. Passado industrial... Presente empresarial. Valores. Missão VENHA CONHECER-NOS! Apresentação Candal Park Passado industrial... Presente empresarial O Candal Park - Centro de Negócios e Empresas, encontra-se instalado na antiga fábrica Electro- -Cerâmica do Candal. Com uma localização

Leia mais

Grupo Portucel Soporcel vai distribuir milhares de plantas de Norte a Sul do País

Grupo Portucel Soporcel vai distribuir milhares de plantas de Norte a Sul do País Informação à Imprensa 19 de Março de 2014 Iniciativa Dá a Mão à Floresta Grupo Portucel Soporcel vai distribuir milhares de plantas de Norte a Sul do País Iniciativa assinala, pelo quarto ano consecutivo,

Leia mais

CARTA DO VOLUNTÁRIO DE MUSEUS E PALÁCIOS DO IMC. Identificação

CARTA DO VOLUNTÁRIO DE MUSEUS E PALÁCIOS DO IMC. Identificação CARTA DO VOLUNTÁRIO DE MUSEUS E PALÁCIOS DO IMC Identificação O Instituto dos Museus e da Conservação, I.P. (IMC) é o organismo do Ministério da Cultura responsável pela definição da política museológica

Leia mais

ADREPAL - Espaço Fortuna artes e ofícios Quinta do Anjo, Palmela tel: 212 871 068 www.espacofortuna.com e-mail: geral@espacofortuna.

ADREPAL - Espaço Fortuna artes e ofícios Quinta do Anjo, Palmela tel: 212 871 068 www.espacofortuna.com e-mail: geral@espacofortuna. ADREPAL - Espaço Fortuna artes e ofícios Quinta do Anjo, Palmela tel: 212 871 068 www.espacofortuna.com e-mail: geral@espacofortuna.com 1 ADREPAL Espaço Fortuna artes e ofícios Tel. 212 871 068 Fax. 212

Leia mais

Enquadramento legal visão. Depósito legal: que políticas? Mesa redonda. Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro 29 de Abril de Maria Luísa Santos

Enquadramento legal visão. Depósito legal: que políticas? Mesa redonda. Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro 29 de Abril de Maria Luísa Santos Depósito legal: que políticas? Mesa redonda Biblioteca Municipal Orlando Ribeiro 29 de Abril de 2009 Enquadramento legal visão histórica 1 Enquadramento legal: séc. s XVIII Alvará régio de 30 de Junho

Leia mais

Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo

Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo Forte de S. Francisco Xavier Castelo do Queijo Porto Praça Gonçalves Zarco 4100-274 Porto Tel: 22 618 10 67 3ª a Domingo : 13.00 às 18.00 Encerra: 2ª Fª Escolas, reformados e deficientes: gratuito. Restante

Leia mais

A Tradição Islâmica I Século XVI

A Tradição Islâmica I Século XVI A Tradição Islâmica I Século XVI As primeiras utilizações conhecidas do azulejo em Portugal, como revestimento monumental das paredes, foram realizadas com azulejos hispanomouriscos, importados de Sevilha

Leia mais

SALVADOR BUS - Saiba como funciona o ônibus turístico de Salvador

SALVADOR BUS - Saiba como funciona o ônibus turístico de Salvador SALVADOR BUS - Saiba como funciona o ônibus turístico de Salvador Uma das formas mais legais de "turistar" na capital baiana é através de um passeio no"salvador Bus", um ônibus com vista panorâmica que

Leia mais

Estrutura. Identidade e Competências

Estrutura. Identidade e Competências 14 1. Perfil e Estrutura Identidade e Competências Carteira de Activos Jerónimo Martins é um Grupo de Distribuição Alimentar, com posições de liderança de mercado na Polónia e em Portugal. Em 2013, o Grupo

Leia mais

Relatório do Plano de Atividades 2014

Relatório do Plano de Atividades 2014 Relatório do Plano de s 2014 Respostas Socais: Centro s Ocupacionais e Lar Residencial Data Objetivo Público-alvo Indicador de eficácia Janeiro Comemorar as datas anuais de maior importância no âmbito

Leia mais

Uma artista que revolucionou a cerâmica das

Uma artista que revolucionou a cerâmica das João B. Serra Hainsi Stael Von Holstein: Uma artista que revolucionou a cerâmica das Caldas Nasceu em Budapeste em 1913 e faleceu em Londres em 1961. A formação artística obteve-a primeiro em Viena de

Leia mais

BOM DIA CERAMICA 2017

BOM DIA CERAMICA 2017 BOM DIA CERAMICA 2017 city ALCOBAÇA AVEIRO programme Bom dia Cerâmica: colóquio nacional de cerâmica; exposição de cerâmica industrial coleção 2017; masterclass no Museu Raul da Bernarda; projeção de vídeos

Leia mais

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III

ART NOUVEAU. TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III TH3 Teoria, História e Crítica da Arquitetura e Urbanismo III ART NOUVEAU Pontifícia Universidade Católica de Goiás Departamento de Artes e Arquitetura Curso de Arquitetura e Urbanismo Prof. Ana Paula

Leia mais

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel PASSEIO PELA HISTÓRIA. A génese

Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel PASSEIO PELA HISTÓRIA. A génese Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel PASSEIO PELA HISTÓRIA A génese O local de nascimento da Vista Alegre é marcado pelo sistema lagunar que, a partir do século XVI, passou a ser conhecido por Ria de Aveiro

Leia mais

Wo W odies do Brasil 1

Wo W odies do Brasil 1 Woodies do Brasil 1 Woodies do Brasil Uma exposição sobre a história do uso da madeira na industria automotiva APRESENTAÇÃO A marcenaria automotiva constituiu uma indústria próspera e importante para a

Leia mais

Cúpulas Douradas / 10 dias 2018

Cúpulas Douradas / 10 dias 2018 Cúpulas Douradas / 10 dias 2018 St Petersburg Moscou / 10 dias Tour code: INCUP Guia em espanhol Categoria: Rússia Dia 01: St PETERSBURG Chegada em St Petersburg: "a Veneza do Norte", "a Palmira do Norte"

Leia mais

Projecto formativo Urbanatur: "Quem faz, ensina"

Projecto formativo Urbanatur: Quem faz, ensina Projecto formativo Urbanatur: "Quem faz, ensina" Formação em Reabilitação do Edificado e da Infra-estrutura. Conservação e Restauro do Património Arquitectónico. Projecto formativo Urbanatur À medida que

Leia mais