GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM"

Transcrição

1 GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM 1. Certifique-se de ter todos os componentes listados abaixo: Um robô Curumim; Duas baterias próprias do Curumim; Um carregador de bateria com uma fonte de alimentação de 24v; Um receptor de vídeo, um cabo RCA e fonte de alimentação de 12v; Um rádio base e cabo USB; Um dispositivo de captura de vídeo* (USB); Computador com Windows XP ou Windows 7 de 32bits. 2. Certifique-se de ter todos os arquivos listados abaixo: a) Java JRE - máquina virtual java; b) Driver do Rádio Base; c) Codificador QRCode; d) Visual C 2005; e) Driver de captura de vídeo/usb*; f) Setup Curumim. Todos os arquivos podem ser baixados no seguinte link: < Utilizar o login xbot e a senha 1234xbot (sem as aspas). Instale os programas na mesma ordem em que foram citados (a, b, c, d, e, f). Observação: Para instalar o item b conecte o rádio base na porta USB do computador. Para ligação do Rádio Base deve-se conectar uma das pontas do cabo no rádio base e a outra ponta no computador, atentando que os formatos das pontas são diferentes. Figura 1 - Rádio base e cabo USB. 3. Testar as baterias do Curumim para verificar se é necessário carregar as baterias ou não. Para testar as baterias utilize o testador. Coloque as baterias no testador e veja a sinalização. * Dispositivo de captura de vídeo (USB) não é fornecido com o Curumim, mas é disponibilizado na página da Xbot para compra.

2 Figura 2 - Testador de bateria. Caso a sinalização indique que a carga está baixa é necessário carregar a bateria, para isso vá para o passo 4, caso a carga esteja alta, siga para o passo Carregar a bateria. Para carregar a bateria é necessário que o carregador esteja ligado na energia. É possível carregar as duas baterias ao mesmo tempo ou apenas uma bateria no lado A ou no lado B do carregador. Posicione a(s) bateria(s) no carregador e então irá acender uma luz verde para cada bateria que for colocada, indicando que a(s) bateria(s) está(ão) recebendo carga. Caso forem colocadas duas baterias e apenas uma luz verde acender, verifique a posição das baterias. Após as baterias estarem carregadas, a(s) luz(es) verde ficará piscando. Mesmo se não for utilizar as baterias, após carrega-las é necessário que retire do carregador, pois elas podem descarregar. Com as baterias carregadas, continue no passo 5. Figura 3 Baterias, carregador e fonte do carregador. O tempo de carregamento de uma bateria é de, aproximadamente, 3 a 4 horas. Tenha cuidado ao retirar a bateria do carregador, após estiver com carga completa, pois a bateria estará quente. ATENÇÃO: A fonte do carregador e a fonte do Receptor Wireless são diferentes, sendo que a do carregador tem um tamanho maior que a do Receptor e a tensão é de 24vcc enquanto que a do Receptor é de 12vcc. Observação: Se as baterias estiverem esgotadas, o recarregador pode não reconhecer as mesmas e não será possível recarregá-las. 5. Colocar as baterias no Curumim. Primeiramente coloque o Curumim de cabeça para baixo e retire a placa de metal desparafusando os parafusos com uma chave de fenda. A localização dos parafusos está indicada na Figura 4. Depois de feito isso, você verá o que a figura 6 mostra. Após colocar as baterias, parafuse novamente a placa de metal.

3 Observação 1: o robô pode funcionar com apenas uma bateria, porém o seu rendimento diminui 50%. Observação 2: após a utilização do robô, retire as baterias do mesmo, pois elas descarregam rapidamente se ficarem dentro do robô mesmo quando ele está desligado. Figura 4 - Localização das baterias no robô. 6. Ligar o Curumim. Identifique o botão preto que se encontra abaixo do LED central que pode ser visto na Figura 5. Pressione esse botão até que as luzes acendam. Após deixar de pressionar o botão, o LED central ficará aceso, indicando que o robô está ligado. Se a luz estiver verde significa que tem carga suficiente para utilizar o robô, se a luz estiver vermelha significa que a carga da bateria está baixa e precisa recarregar a bateria. O LED à esquerda indica quando tem algum problema de hardware e o LED à direita pisca sempre que o Curumim recebe um comando. Figura 5 - Indicadores luminosos do robô. 7. Instalação da câmera do Curumim. Para a utilização da câmera do Curumim é preciso conectar o receptor de vídeo no computador. Para conectar é preciso ter um cabo RCA 2 vias. Conecte uma via do cabo RCA no receptor de vídeo e a outra via conecta no computador (essa conexão no computador pode ser feita através de um módulo de aquisição USB junto com um adaptador RCA).

4 Figura 6 Receptor wireless de vídeo. ATENÇÃO: A fonte do carregador e a fonte do Receptor Wireless são diferentes, sendo que a do carregador tem um tamanho maior que a do Receptor e a tensão é de 24vcc enquanto que a do Receptor é de 12vcc. 8. Abrir o software do Curumim. Para usuários do Windows 7 é necessário executar o software do Curumim como administrador. Para executar como o software do Curumim como administrador clique com o botão direito no atalho do Curumim na sua área de trabalho >> clique em propriedades >> clique na aba Compatibilidade >> marque a opção Executar este programa como administrador >> clique em OK. Figura 7 - Configurando como administrador no Windows 7.

5 Antes que o usuário tenha acesso às funcionalidades principais do software Curumim, é obrigatório ao usuário fazer a configuração da porta e endereço de origem e destino da comunicação com o robô, já que sem essas configurações realizadas não seria possível se comunicar com o robô e o software não funcionaria de acordo com o proposto. Na aba Comunicação têm-se campos para o preenchimento adequado da porta serial e endereços de origem e destino a serem utilizados durante a comunicação com o robô. Inicialmente, deve-se preencher a porta a ser utilizada. Assim que o software Curumim é inicializado ele identifica as portas seriais disponíveis e as coloca no campo da porta serial como opções. Para identificar a porta serial que o rádio base está conectado, abra o Painel de Controle >> Sistema >> Aba Hardware >> Botão Gerenciador de Dispositivos >> Portas (COM & LPT) >> Localize o número junto com a palavra COM, por exemplo, USP Serial Port (COM3). Como indica a Figura 8. Figura 8 - Descobrindo a porta utilizada. Escolhida a porta serial que será utilizada, o usuário deve clicar no botão Definir Porta para registrar sua escolha. Na Figura 9 são indicados os pontos mencionados para a escolha e registro da porta serial.

6 Figura 9 - Procedimento para escolher a porta. 9. O próximo passo é a determinação do endereço de origem e destino. O usuário deve verificar o endereço contido na etiqueta do Rádio Base e preencher o campo do endereço de origem. Em seguida, deve-se verificar o endereço contido na etiqueta do robô e preencher no campo do endereço de destino e clicar no botão Definir Endereços para registrar as modificações. Na Figura 10 são indicados os pontos mencionados para a escolha e registro dos endereços. Figura 10 - Procedimento para registrar os endereços.

7 10. Registrados os campos, o usuário tem a sua disposição o botão Teste que é utilizado para verificar se o robô está respondendo ao software. Ao clicar no teste, o robô se movimentará para frente durante alguns segundos e uma janela de confirmação aparecerá. Caso isso não ocorra, o usuário deve verificar se os dados da porta serial e endereços estão corretos, se o robô está ligado e, por fim, se não há nenhum problema técnico com ele, como indicado pela janela que se abre nessa situação. Figura 11 - Mensagem de erro de comunicação. O usuário não é obrigado a fazer o teste, mas é recomendado que o fizesse para evitar futuros transtornos por não saber onde está o problema. Para finalizar, o usuário deve clicar no botão Concluir para que todas as alterações nos campos sejam confirmadas. Observação: Durante o uso do software o usuário pode alterar os dados da comunicação quando quiser, repetindo os passos já mencionados. 11. Movimentando o Curumim. Será exemplificada uma movimentação utilizando a programação em blocos. Selecione o ícone de Novo na barra de ferramentas ou selecione a opção Novo no menu Arquivo. Solicitado um novo programa será aberta uma janela em que o usuário deverá identificar o tipo do programa que deseja criar: em blocos ou em C/C++, como ilustrado na Figura 12. Para continuar no exemplo, selecione a opção Blocos e clique em OK. Figura 12 - Selecionando programação em blocos. Assim que confirmada a solicitação da criação de um programa em blocos serão abertas duas janelas: a do Menu de Blocos e a da Programação em Blocos, como estão ilustradas na Figura 13.

8 Figura 13 - Janelas para programação em blocos. Para criar o programa em blocos siga os passos mencionados a seguir consultando a Figura 14. Inicialmente, insira o bloco de Início (1º), para que inicie um programa. Clique no ícone Andar Reto (2º) e na janela que irá abrir (2º), coloque 500 na distância e clique em OK. Depois clique no ícone Rotacionar (3º) e na janela que irá abrir (3º), coloque 2 no Giro e clique em OK. Depois clique em Curva (4º) e na janela que irá abrir (4º), coloque 2 na abertura e clique em OK. E por último clique no ícone Término (5º). Depois de feito essa programação em blocos precisa ser feito a execução. Para executar clique no ícone Executar (6º) ou na palavra Executar no menu. Figura 14 - Programando em blocos.

9 12. Utilizando a câmera. Com o receptor wireless conectado, é possível visualizar a câmera do robô e utilizar as imagens geradas pelo mesmo. No software do Curumim, clique em Configurações e depois clique na aba Câmera. Na aba Câmera o usuário determina o nome padrão para os arquivos de fotos que podem ser gerados pelo robô durante a execução de seus movimentos. A nomeação dos arquivos de foto é feita pela junção do nome padrão determinado pelo usuário com uma numeração controlada pelo software Curumim. O usuário também pode determinar os locais onde as possíveis fotos serão armazenadas, escolhendo o diretório. Após escolha do nome padrão do arquivo de foto e o diretório para salvar as fotos, clique no botão OK para armazenar as alterações realizadas. A Figura 15 ilustra a aba Câmera. Figura 15 Aba de configuração da câmera.

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM

GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM GUIA RÁPIDO PARA INSTALAÇÃO DO CURUMIM Para poder utilizar o Curumim pela primeira vez, é necessário ter instalado no computador os seguintes arquivos: 1. Java JRE - máquina virtual java 2. Driver do Rádio

Leia mais

Manual AgoraOS System Bridge Milenial Comunicação Visual Ltda

Manual AgoraOS System Bridge Milenial Comunicação Visual Ltda Manual AgoraOS System Bridge Versão 10/02/2017 Contents 3 Introdução 4 Instalação 4 Configuração 7 Java 64 Bits 13 Impressora Não Fiscal Bematech 13 4 1 Manual AgoraOS System Bridge Introdução O AgoraOS

Leia mais

2- Executando Zed-FULL.exe como Administrador (o SO Windows7-8 requer essa configuração)

2- Executando Zed-FULL.exe como Administrador (o SO Windows7-8 requer essa configuração) ATENÇÃO! Este documento é preparado e testado com o software do PC instalado e atualizado (automaticamente) no link abaixo; http://www.istanbulanahtar.com//?smd_process_download=1&download_id=504 Por favor,

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 6 WINDOWS XP / VISTA / 7 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e Insira o CD- ROM de Instalação que acompanha sua máquina,

Leia mais

Este manual contém instruções para utilização do cabo adaptador USB para 4 portas seriais RS232 (F5141e FX 4S USB) (F5141e PWX FX 4S USB PWX)

Este manual contém instruções para utilização do cabo adaptador USB para 4 portas seriais RS232 (F5141e FX 4S USB) (F5141e PWX FX 4S USB PWX) Este manual contém instruções para utilização do cabo adaptador USB para 4 portas seriais RS232 (F5141e FX 4S USB) (F5141e PWX FX 4S USB PWX) Manual do Usuário Ver. 1.00 Todos os nomes e marcas registradas

Leia mais

Guia de instalação de impressora matricial Daruma DS-348 Windows 2000 Professional e Windows XP

Guia de instalação de impressora matricial Daruma DS-348 Windows 2000 Professional e Windows XP Guia de instalação de impressora matricial Daruma DS-348 Windows 2000 Professional e Windows XP 1 Índice Parte 1. Preparativos... 4 Parte 2. Instalação... 4 2.1 Cabo serial... 5 2.2 Cabo serial com conversor

Leia mais

Localizador de Defeitos

Localizador de Defeitos Manual de Instalação Rev. 4 Índice Índice...2 1 - Software...3 1.1 - Instalação...3 2 - Driver de comunicação...5 2.1 - Windows XP...5 2.2 - Windows Vista...7 2.3 - Windows 7...10 2.4 - Windows 8...13

Leia mais

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE

GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT VINCULAÇÃO D-SAT AO CNPJ DO CONTRIBUINTE GUIA RAPIDO DE INSTALAÇÃO D-SAT Este manual ensinará como você deve realizar o procedimento de instalação da USB do D-SAT, Vinculação do número de série, Ativação e Associação de Assinatura do Aplicativo

Leia mais

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS11/4DO4DI PROXSYS 1- Instalação de de softwares para o controlador CP-WS11/4DO4DI-OEM

Leia mais

TCI 120 Conversor de interface USB RS232

TCI 120 Conversor de interface USB RS232 TCI 120 Conversor de interface USB RS232 Manual de Instalação O conversor modelo TCI 120 é um conversor de interface USB - RS232 desenvolvido para emular uma porta serial RS232 à partir da interface USB

Leia mais

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota

Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Objetivo: Procedimento Instalação Impressora Servidor de impressão/quota Este procedimento tem como funcionalidade descrever os passos para instalação de impressora do Servidor de impressão/quota. Descrição:

Leia mais

Manual de Armazenamento de dados - Windows XP

Manual de Armazenamento de dados - Windows XP Manual de Armazenamento de dados - Windows XP Índice 1 - Equipamento 3. 2 - Instalação 3. 3 - Utilização 9. Atenção Leia as instruções contidas neste manual antes de operar o equipamento. 2 1 Equipamento

Leia mais

Roteiro de instalação

Roteiro de instalação Roteiro de instalação A primeira vez que for utilizada o tipo de comunicação USB, deve ser instalado o driver da Toledo do Brasil. Os sistemas operacionais compatíveis são: Windows XP; Windows Vista; Windows

Leia mais

TCI 7300-U. Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB. Manual de Instalação

TCI 7300-U. Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB. Manual de Instalação TCI 7300-U Cabo de programação MPI-PC p/ interface USB Manual de Instalação O cabo de programação TCI 7300-U atende as famílias de PLC s Siemens S7-300 e S7-400 utilizando o protocolo MPI, suporta as taxas

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO

GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO GUIA RÁPIDO de INSTALAÇÃO e CONFIGURAÇÃO ADAPTADORES WIRELESS 802.11G TL-WN422G TL-WN350G TL-WN350GD TL-WN321G TL-WN551G TL-WN510G TL-WN560G TL-WN620G TL-WN651G TL-WN610G TL-WN660G Rev1.0.0 090129 ÍNDICE

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64)

MANUAL DO USUÁRIO. Token SafeNet Authentication. Cliente 8.3 (x32 e x64) MANUAL DO USUÁRIO Token SafeNet Authentication Cliente 8.3 (x32 e x64) Índice O que é Token? 03 Instalação do Token 05 Verificação do Certificado 08 Troca de Senhas 12 Canais de comunicação DOCCLOUD Telefone:

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em token BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em token Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Token... 4 2. Mozilla Firefox... 9 3. Acessando o sistema... 12 4. Baixando e Instalando

Leia mais

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2

Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS. Figura 2 Instruções para instalação do software ESI[Tronic] + KTS Passo 1 É importante que o KTS esteja conectado ao computador (via porta USB ou serial) e na energia, vide figura 1. Observar também se o LED verde

Leia mais

II) INSTALAÇÃO DO SAJ WEBCONNECTION:

II) INSTALAÇÃO DO SAJ WEBCONNECTION: 1 O procedimento abaixo descrito instala o SAJ WEBCONNECTION, e pode ser utilizado por todos os funcionários do TJSP (Oficiais de Justiça, Escreventes, Diretores, Juízes). ADVERTÊNCIAS PRÉ INSTALAÇÃO!!!

Leia mais

AGST. Atualização de Firmware MP5000. Guia Rápido. Linha MP5000

AGST. Atualização de Firmware MP5000. Guia Rápido. Linha MP5000 Atualização de Firmware MP5000 Guia Rápido Linha MP5000 SUMÁRIO 1. Introdução...03 2. Interfaces de Comunicação...04 Fig. 2-01 Interfaces MP5000...04 3. Instalando o Driver USB...05 3.1. Passo 1: Executando

Leia mais

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C

Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows LG MG320C Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows MANUAL DE INSTRUÇÃO INSTALAÇÃO DA LISTA TELEFÔNICA - AGECEL LG MG320C VIA CABO DE DADOS Manual de Instrução: LG MG320c - Versão Windows 2/8 Introdução A

Leia mais

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther.

A instalação será feita através do link Setup Magni 2, situado no CD do Rasther. Requisitos básicos do sistema - Windows 98, Millenium, XP ou 2000. - Pentium III 500 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600

Leia mais

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard

Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3. para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 para utilização em MAC OS Snow Leopard Manual para emissão e configuração de Certificados Digitais tipo 3 Sumário Certificação Digital

Leia mais

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM Instruções FDT/DTM 1 Instalação 2 Instalar o Pactware. Este aplicativo pode ser obtido no site: https://www.vega.com/en/home_br/downloads Instalar o DTM de comunicação PROFIBUS da Vivace. O pacote de DTM

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO DO SOFTWARE CNCGRAF PRO 7 WINDOWS 7 / 8 / 8.1 / 10 PASSO 1: Certifique-se que sua Máquina de Corte Router esteja LIGADA e o CABO USB da mesma conectado ao seu computador/notebook

Leia mais

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11

Guia de instalação. software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 Guia de instalação software de conexão de dados CELULAR DE MESA 3G - EPFG11 INTRODUÇÃO O telefone celular de mesa 3G também pode ser utilizado como um modem 3G, proporcionando acesso a internet ao seu

Leia mais

Guia de Configurações do Wi-Fi

Guia de Configurações do Wi-Fi Guia de Configurações do Wi-Fi Conexões Wi-Fi com a Impressora Como conectar a um computador por meio de um roteador Wi-Fi Como conectar diretamente a um computador Como conectar a um dispositivo inteligente

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA

MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO. Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA MANUAL INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO SOFTWARE GUARDIÃO Sistemas de Alarme de Incêndio Wireless DF0023-G2-23/DF0023-G3-23 SISTEMAS DE SEGURANÇA Identificação Software Guardião Software Terminal Armazenamento Funções

Leia mais

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET

Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Manual de acesso ao Portal do Contribuinte - SIGET Versão 1.0 (Atualizado em 04/05/2016) - 2011 - Governo do Estado do Ceará - Todos os direitos reservados. Conteúdo Requisitos de Instalação... 3 Área

Leia mais

INSTALAÇÃO DO DRIVER DE CONTROLE MÁQUINA DE CORTE LASER

INSTALAÇÃO DO DRIVER DE CONTROLE MÁQUINA DE CORTE LASER INSTALAÇÃO DO DRIVER DE CONTROLE MÁQUINA DE CORTE LASER INSTALAÇÃO DRIVER DE CONTROLE WINDOWS XP/VISTA/7 PASSO 1: Insira o CD-ROM de Instalação que acompanha sua máquina, no leitor de CD/DVD de seu computador/notebook,

Leia mais

Roteador N150 WiFi (N150R)

Roteador N150 WiFi (N150R) Easy, Reliable & Secure Guia de Instalação Roteador N150 WiFi (N150R) Marcas comerciais Nomes de produtos e marcas são marcas comerciais ou marcas comerciais registradas de seus respectivos proprietários.

Leia mais

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador)

Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Sistema de Importação de Avaliações PAINT (Integrador) Download JAVA 7 32 bits Para a utilização do sistema, antes é necessário que você tenha instalado a versão 7.8 do Java Runtime Environment em seu

Leia mais

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO

Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Instalação de softwares e drivers USB para controlador CP-WS13/8DI8DO2AI2AO PROXSYS 1- Instalação de de softwares para o controlador

Leia mais

Manual de Armazenamento de dados - Windows 7

Manual de Armazenamento de dados - Windows 7 Manual de Armazenamento de dados - Windows 7 Índice 1 - Equipamento 3. 2 - Instalação 3. 3 - Utilização 9. Atenção Leia as instruções contidas neste manual antes de operar o equipamento. 2 1 Equipamento

Leia mais

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora

BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL. A3 em cartão + leitora BAIXA E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO DIGITAL A3 em cartão + leitora Sumário Orientações Iniciais... 3 1. Instalação do driver do Cartão e Leitora... 4 2. Mozilla Firefox... 6 3. Acessando o sistema... 9 4.

Leia mais

Manual de instrução e instalação MÓDULO WIFI VECTRA EX204 V5 VER 1.5

Manual de instrução e instalação MÓDULO WIFI VECTRA EX204 V5 VER 1.5 Manual de instrução e instalação MÓDULO WIFI VECTRA EX204 V5 VER 1.5 Versão: 05.2016 IMPORTANTE!!! - Ao configurar a posição do cabo interno do módulo WiFi para alterar o modo de funcionamento, sempre

Leia mais

Chave complementar em branco

Chave complementar em branco Chave complementar em branco Registrando o software rêmora São José, 16 de Abril de 2018 Após instalar o software rêmora, ao tentar registrar o produto o campo da chave complementar fica em branco. Para

Leia mais

OTUS X COMPACT. Manual do usuário

OTUS X COMPACT. Manual do usuário OTUS X COMPACT Manual do usuário CONTEÚDO I. Guia de Início Rápido... 3 1 Diagrama esquemático... 3 2. Indicação na tela de LCD... 4 3. Carregando... 4 II. Operação básica... 5 1. Ligando... 5 2. Desligando...

Leia mais

Manual de Instruções. Sonus. Dosimetro de ruido sem fio

Manual de Instruções. Sonus. Dosimetro de ruido sem fio Manual de Instruções Sonus Dosimetro de ruido sem fio Sumário 1. Introdução 3 2. Especificações do Produto 4 3. Descrição do Produto 6 4. Informações de Segurança 7 5. Operação 8 6. Manutenção 37 7. Termo

Leia mais

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO D-MFE VINCULAÇÃO D-MFE AO CNPJ DO CONTRIBUINTE

GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO D-MFE VINCULAÇÃO D-MFE AO CNPJ DO CONTRIBUINTE GUIA RÁPIDO DE INSTALAÇÃO D-MFE Este manual ensinará como você deve realizar o procedimento de instalação completa do D-MFE, Vinculação do número de série, Ativação e Associação de Assinatura do Aplicativo

Leia mais

Guia de Uso - Mobile ID

Guia de Uso - Mobile ID Guia de Uso - Mobile ID Sumário 1. Introdução 3 2. Objetivo 3 3. Requisitos 3 4. Instalação e Configuração do Aplicativo MobileID no ios 3 4.1. Instalação do Aplicativo MobileID 3 4.2. Configurando o Aplicativo

Leia mais

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez

Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira vez MAXIFY MB5310 Sistema Operacional Windows Instalação sem fio usando a instalação padrão 1 Instalando sua Multifuncional na sua rede pela primeira

Leia mais

Guia de Instalação Rápida TE100-MP1UN

Guia de Instalação Rápida TE100-MP1UN Guia de Instalação Rápida TE100-MP1UN V1 Índice Português 1 1. Antes de Iniciar 1 2. Como Instalar 2 3. Imprimindo 7 4. Enviando Fax 8 5. Scanner 9 Troubleshooting 10 Version 05.15.2010 1. Antes de Iniciar

Leia mais

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM Instruções FDT/DTM 1 Instalação 2 Instalar o Pactware. Este aplicativo pode ser obtido no site: https://www.vega.com/en/home_br/downloads Instalar o DTM de comunicação HART Driver Version 1.0.52. Esse

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO WCV EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA AL. DOS ANAPURUS, 1939 MOEMA - SÃO PAULO BRASIL

MANUAL DE OPERAÇÃO WCV EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA AL. DOS ANAPURUS, 1939 MOEMA - SÃO PAULO BRASIL MANUAL SCOPE MANUAL DE OPERAÇÃO WCV EQUIPAMENTOS ELETRÔNICOS LTDA AL. DOS ANAPURUS, 1939 MOEMA - SÃO PAULO BRASIL TEL/FAX (11) 5535-7200 / 5531-5945 / 5531-8784 http://www.wcv.com.br Página 2 de 13 Índice

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração

ProdCert Módulo Certificador. Manual de Instalação e configuração Módulo Certificador 29/11/2016 Página 2/9 1. Avisos importantes 1. 32 ou 64 bits? O ProdCert foi desenvolvido para sistemas operacionais Windows 32-bits, mas pode ser instalado e executado em Windows 64-bits

Leia mais

Características da VideoCAM Eye

Características da VideoCAM Eye Características da VideoCAM Eye Botão SnapShot 1 (INSTANTÂNEO) 2 Indicador de LED 3 Lente 4 Base giratória Instalação da VideoCAM Eye 1. Instale primeiro o driver e somente então conecte a VideoCAM Eye

Leia mais

Identificando Adaptador Buddy Lite. Identificando placa de vídeo. Porta USB do computador

Identificando Adaptador Buddy Lite. Identificando placa de vídeo. Porta USB do computador Identificando Adaptador Buddy Lite Conector Buddy Lite. Possui um plug USB à esquerda e dois Plugs PS2 à direita, no verde pluga-se o mouse e no roxo o teclado. Identificando placa de vídeo Placa de vídeo

Leia mais

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434

Descrição. Assunto. Conteúdo. Executante. Pré-requisitos. Procedimentos - Windows 7 31/07/2018 GLPI - FAQ - 434 Assunto Tutorial - Configurar wifi TRT18_Corporativa ou TRT18_OAB - Windows 7 e Windows 10 Conteúdo Descrição Orienta como conectar notebooks com Windows 7 ou Windows 10 à rede sem fio utilizada no Tribunal.

Leia mais

Configuração do assinador Shodō

Configuração do assinador Shodō Configuração do assinador Shodō O roteiro a seguir apresenta os procedimentos necessários para configuração e uso do assinador Shodō no PJe. Índice 1. Instalação/atualização e configuração do Java...2

Leia mais

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec

Manual de acesso. a rede cabeada UFPR. UFPR aspec Manual de acesso - a rede cabeada UFPR UFPR aspec Autenticação REDE CABEADA UFPR WINDOWS XP, VISTA, 7 e 10 Forma OPÇÃO 1 Para ser possível aos usuários da rede cabeada continuarem a ter acesso a rede da

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P

GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P GUIA DO CLIENTE VETTI INSTALANDO SEU KIT IP-Onvif 720P Utilize o usuário e senha padrão para ter acesso às configurações do aparelho USUÁRIO: easycam SENHA: vetti Conheça a tabela de resoluções: Definição

Leia mais

INSTALAÇÃO DE REDE BANDA LARGA

INSTALAÇÃO DE REDE BANDA LARGA INSTALAÇÃO DE REDE BANDA LARGA Roteador TP-Link Conectando os Cabos ao Roteador 1.1. Conecte seu PC (desktop e notebook) na porta n 1 (LAN 1) do roteador usando um cabo de rede; 1.2. Conecte o MODEM ADSL/Cable-Modem

Leia mais

CRIANDO E CONFIGURANDO O DDNS SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE432, SE504, SE508, SE516, SE604, SE608, SE708, SE724

CRIANDO E CONFIGURANDO O DDNS SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE432, SE504, SE508, SE516, SE604, SE608, SE708, SE724 CRIANDO E CONFIGURANDO O DDNS SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE432, SE504, SE508, SE516, SE604, SE608, SE708, SE724 Criando o DDNS no site através de um computador Acesse

Leia mais

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux)

Guia de instalação Impressora Térmica EPSON TM-88IV (Linux) 1. Passo Conecte a impressora à fonte de alimentação elétrica e em seguida acione o botão de ligar a impressora. Conecte um cabo de rede entre a impressora e a placa de rede de um computador qualquer.

Leia mais

Nota de aplicação AN A

Nota de aplicação AN A Nota de aplicação AN29102009A Instalação do SD20 Caso seja a primeira vez que um condicionador SD20 é conectado ao PC, será necessário à instalação do driver USB. O driver pode ser obtido gratuitamente

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Manual Coleta de Dados Hyperterminal

Manual Coleta de Dados Hyperterminal Manual Coleta de Dados Hyperterminal Objeto: DATABOOK Maio 2016 Coleta_de_Dados_Hyperterminal Pág. 1 De 14 Página em Branco Sumário 1. Conectando o equipamento no Computador:...4 2. Utilizando o Software

Leia mais

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista

Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista 5.0 5.3.7.5 Lab - Utilitário de Linha de Comando no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você usará o Windows para executar o utilitário de linha de comando

Leia mais

Gps Datalogger. Guia do usuário

Gps Datalogger. Guia do usuário Gps Datalogger Guia do usuário 1 1 Descrição do produto Cabo para descarga de dados no computador e recarga de bateria Tecla ON : Liga ou desliga Tecla PI : Registro de pontos de interesse Tecla TX : Inativa

Leia mais

EAD CR CAMPEIRO 7 Instruções Básicas de Instalação do

EAD CR CAMPEIRO 7 Instruções Básicas de Instalação do EAD CR CAMPEIRO 7 Instruções Básicas de Instalação do Sistema CR Campeiro Prof. Dr. Enio Giotto Departamento de Engenharia Rural Centro de Ciências Rurais Universidade Federal de Santa Maria Instalação:

Leia mais

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário

Sistema de Atendimento Telefônico Automático. Manual do Usuário Monitor Intelicon Sistema de Atendimento Telefônico Automático Manual do Usuário Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2008 :: Del Grande Comércio e Representações Ltda :: Todos os direitos

Leia mais

manual de instalação tr10-usb e tr11-usb

manual de instalação tr10-usb e tr11-usb tr10-usb e tr11-usb Feb/2014 Versão 1.01 Fevereiro de 2014 As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. Nenhuma

Leia mais

Guia de Instalação Rápida

Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida TL-WN320G 54 Mbps Adaptador sem fio USB 2.4 GHz 802.11g/b O Guia Rápido de Instalação o ajudará no procedimento de instalação para Windows 98/ME/2000/XP, incluindo instalação

Leia mais

Instruções para Download das Últimas Melhorias do Software para o Sistema GreenStar

Instruções para Download das Últimas Melhorias do Software para o Sistema GreenStar Instruções para Download das Últimas Melhorias do Software para o Sistema GreenStar Display GS2 1800 Display GS2 2100 Display GS2 2600 Display GS3 2630 Atualizado em julho de 2017 Página 1 Estas instruções

Leia mais

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul

Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Manual sobre configuração de VPN para acesso completo dos conteúdos digitais fora da rede da Unisul Configuração de VPN para os sistemas operacionais: Windows 8 Windows 7 Windows X Mac *Atenção: Em caso

Leia mais

Manual do usuário Smartwatch ELPROTZS / /10

Manual do usuário Smartwatch ELPROTZS / /10 Manual do usuário Smartwatch ELPROTZS0610001/02 10664809/10 Sumário 1. Manual de instruções... 3 1.1. Senha de segurança... 3 2. Descrição do Produto... 3 2.1. Descrição do Produto... 3 2.2. Produto inteligente...

Leia mais

Antes de instalar o software

Antes de instalar o software Antes de instalar o software Antes de usar a impressora, os drivers e o software Status Monitor devem ser instalados. O software se encontra no CD- ROM de instalação do software fornecido com a impressora.

Leia mais

Guia de Instalação do Lotus Notes 7

Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Guia de Instalação do Lotus Notes 7 Itens necessários antes da instalação: - Nome do usuário, senha e informações sobre o servidor. - Arquivo do ID do usuário - Instalador do Lotus Notes - Privilégio de

Leia mais

Guia de instalação do REIS

Guia de instalação do REIS Guia de instalação do REIS Este guia foi desenvolvido para explicar o processo de instalação e configuração do REIS em ambiente de produção. Organização do projeto: O projeto REIS é configurado em dois

Leia mais

Como configurar o Multiseg (celular e computador)

Como configurar o Multiseg (celular e computador) Para quais modelos de produto a informação serve? SE104, SE108, SE116, SE204, SE208, SE216, SE404, SE408, SE416, SE604, SE608, SE616, SE708, SE724 Qual o objetivo do material? Neste tutorial serve para

Leia mais

CashDriver Android Instalação

CashDriver Android Instalação CashDriver Android Instalação Descreve os processos de instalação e carga inicial Baseado na Release 13.11.015 BD:3 Versão 1 13/11/2013 Resumo da apresentação Pré- condições Atualização e configuração

Leia mais

Atualizações de Software Guia do Usuário

Atualizações de Software Guia do Usuário Atualizações de Software Guia do Usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca registrada da Microsoft Corporation nos Estados Unidos. As informações contidas neste

Leia mais

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e)

Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Manual de Instalação da Leitora para cartão e-cpf e Instrução para assinatura digital (SGP-e) SUMÁRIO 1- Qual o objetivo

Leia mais

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM

Exceeding Automation Limits. Instruções FDT/DTM Instruções FDT/DTM 1 Instalação 2 Instalar o Pactware. Este aplicativo pode ser obtido no site: https://www.vega.com/en/home_br/downloads Instalar o DTM de comunicação PROFIBUS da Vivace. O pacote de DTM

Leia mais

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS)

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS) Manual de configuração Open Broadcaster Software (OBS) Sumário Introdução...2 1 Configurando a câmera...3 2 Configurando o áudio...7 3 Configurações do Stream...8 4 Iniciando a transmissão...12 5 Ajustes

Leia mais

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP

Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Pacote de instalação dos componentes Selo Digital /SP Objetivo do Documento Nesse documento está especificado o procedimento que deve ser adotado para realizar a instalação e configuração dos Componentes

Leia mais

Guia de Instalação Rápida

Guia de Instalação Rápida Guia de Instalação Rápida TL-WN620G 108 Mbps Adaptador sem fio USB 108 Mbps SuperG 2.4 GHz 802.11g/b O Guia Rápido de Instalação o ajudará no procedimento de instalação para Windows 2000 e XP, incluindo

Leia mais

GUIA GPS DISCOVERY. Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração

GUIA GPS DISCOVERY. Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração GUIA GPS DISCOVERY Tutorial de soluções rápidas para possíveis erros de configuração Introdução Este guia foi feito para suprir as necessidades de conhecimento sobre os produtos Aquarius Brasil junto a

Leia mais

01- Instalação do driver da Sony UP-DR200

01- Instalação do driver da Sony UP-DR200 01- Instalação do driver da Sony UP-DR200 1.1- Insira o CD de instalação de sua impressora Sony UP-DR200 no leitor de seu micro. Conecte o cabo USB em seu micro, conecte o cabo de força e cabo USB à sua

Leia mais

Guia Rápido Roteador RE041. quickguide_rv1.indd 1 21/09/ :42:40

Guia Rápido Roteador RE041. quickguide_rv1.indd 1 21/09/ :42:40 Guia Rápido Roteador RE041 quickguide_rv1.indd 1 21/09/2012 14:42:40 quickguide_rv1.indd 2 21/09/2012 14:42:40 3 Sumário Sumário...3 1. Conectando o roteador...4 2. Login no roteador...6 3. Conectando

Leia mais

Lab - Configurar o Roteador sem fio no Windows Vista

Lab - Configurar o Roteador sem fio no Windows Vista IT Essentials 5.0 6.8.3.9 Lab - Configurar o Roteador sem fio no Windows Vista Introdução Imprima e preencha este laboratório. Neste laboratório, você vai configurar e testar as configurações sem fio no

Leia mais

Conteúdo da embalagem

Conteúdo da embalagem Marcas comerciais NETGEAR, o logotipo NETGEAR e Connect with Innovation são marcas registradas e/ou marcas comerciais registradas da NETGEAR, Inc. e/ou suas subsidiárias nos Estados Unidos e/ou em outros

Leia mais

Guia de instalação e configuração. Conexão de dados para Windows Vista, XP, 7, 8 e 10 CF 4201 e CF 4202

Guia de instalação e configuração. Conexão de dados para Windows Vista, XP, 7, 8 e 10 CF 4201 e CF 4202 Guia de instalação e configuração Conexão de dados para Windows Vista, XP, 7, 8 e 10 CF 4201 e CF 4202 Conexão de dados para Windows Vista, XP, 7, 8 e 10 CF 4201 e CF 4202 (celulares fixos GSM) Parabéns,

Leia mais

5. Procedimento de inicialização 6. Procedimento de reconfiguração 7. Acerca da Guia de Acesso Rápido 8. Declaração de Conformidade CE

5. Procedimento de inicialização 6. Procedimento de reconfiguração 7. Acerca da Guia de Acesso Rápido 8. Declaração de Conformidade CE CONTEÚDO 1. Conteúdo do pacote 2. Requisitos de configuração 3. Requisitos iniciais 4. Preparação 5. Procedimento de inicialização 6. Procedimento de reconfiguração 7. Acerca da Guia de Acesso Rápido 8.

Leia mais

Manual de Instalação do pacote SICWEB

Manual de Instalação do pacote SICWEB Manual de Instalação do pacote SICWEB A instalação do pacote SICWEB é simples, porém deve ser feita exatamente de acordo com as instruções deste manual. A instalação no servidor é diferente da instalação

Leia mais

Instalação do software GPSenha

Instalação do software GPSenha Atenção: Certifique-se de que a impressora esteja configurada (caso o cliente deseje, a impressora poderá sair configurada de fábrica conforme informado ao vendedor). Antes de iniciar a instalação, recomenda-se

Leia mais

Coletor Android Instalação

Coletor Android Instalação Coletor Android Instalação Descreve os processos de instalação e carga inicial Baseado na Release 13.07.032 Versão 1.5 25/07/2013 Notas da versão 1.4 Exclusão da opção de sincronismo utilizando L-Sync

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas FIGURA 1 1 Sumário 1. Introdução... Erro! Indicador não definido. 2. Especificações técnicas... 4 3. Alimentação... 7 4. LEDs auxiliares... 7 5. Software de TGE... 9 Comunicação Bluetooth... 10 Abrir ou

Leia mais

DS409slim. Guia de Instalação Rápida

DS409slim. Guia de Instalação Rápida DS409slim Guia de Instalação Rápida Instruções de Segurança Leia estas instruções de segurança cuidadosamente antes de usar o produto, e mantenha este manual em um local seguro para referência futura.

Leia mais

Kit de Configuração para Centro de Serviços«do Religador TripSaver II da S&C

Kit de Configuração para Centro de Serviços«do Religador TripSaver II da S&C Religador Montado em Chave Fusível TripSaver II da S&C Distribuição Aérea (15 kv e 25 kv) Guia de Início Rápido Kit de Configuração para Centro de Serviços«do Religador TripSaver II da S&C Conteúdo Seção

Leia mais

Página 1 de 17 MANUAL DESTART RÁPIDO DA ESTAÇÃO H21-002

Página 1 de 17 MANUAL DESTART RÁPIDO DA ESTAÇÃO H21-002 Página 1 de 17 MANUAL DESTART RÁPIDO DA ESTAÇÃO H21-002 Página 2 de 17 MANUAL DESTART RÁPIDO DA ESTAÇÃO H21-002 Índice 1. CONFIGURANDO E PROGRAMANDO A ESTAÇÃO H21-002 03 2. BAIXANDO DADOS DA ESTAÇÃO H21-002

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP Versão 1.0 Sumário INTRODUÇÃO... 3 INSTALAÇÃO... 3 CONFIGURAÇÃO DO SERVIDOR DE VIDEOCONFERÊNCIA... 6 UTILIZAÇÃO DO CMA DESKTOP... 7 INTRODUÇÃO Este manual tem por objetivo

Leia mais

ACESSANDO AS CÂMERAS IP NO CELULAR SEM O DVR SE180, SE181, SE182, SE183

ACESSANDO AS CÂMERAS IP NO CELULAR SEM O DVR SE180, SE181, SE182, SE183 ACESSANDO AS CÂMERAS IP NO CELULAR SEM O DVR SE180, SE181, SE182, SE183 Vá no computador em que deseja configurar a câmera e aperte as teclas ao mesmo tempo Windows + R Irá abrir uma janela, digite cmd

Leia mais

MANUAL DO SOFTWARE SPYLINK ANDROID

MANUAL DO SOFTWARE SPYLINK ANDROID MANUAL DO SOFTWARE SPYLINK ANDROID 1º PASSO >> configuração do google >> Segurança >> Verificar ameaças a segurança >> desmarcar ameaças a segurança 2º PASSO - para instalar o software no sistema android

Leia mais

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER)

MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) MANUAL DE EMISSÃO E INSTALAÇÃO DO CERTIFICADO TIPO A1 (INTERNET EXPLORER) VERSÃO 10 Atualizado em 30/12/2015 Página 1 de 21 A renovação online do certificado somente poderá ser feita uma única vez (e-cpf)

Leia mais