FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO"

Transcrição

1 FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Port.R-076/12, de 26/04/2012 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente regulamento estabelece as normas e orienta as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Farmácia, conforme estabelece a Resolução CNE/CES nº 2, de 19 de fevereiro de 2002, a qual institui as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Farmácia. Art. 2º Este regulamento tem como referencial ético e pedagógico a Política Acadêmica da Universidade Metodista de Piracicaba, no contexto do Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia. Art. 3º Qualquer situação não contemplada neste Regulamento deverá ser analisada pelo Conselho do Curso de Farmácia. CAPÍTULO II DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 4 o O objetivo do TCC é oferecer aos discentes do curso a oportunidade de desenvolver as habilidades de investigação e produção de conhecimento científico, para a formação do profissional farmacêutico. Art. 5 o O TCC é indispensável para a colação de grau do discente e consiste em uma pesquisa científica, de caráter individual em qualquer das áreas de conhecimento que compõem o currículo do curso, orientada por um docente e documentada na forma de monografia e ou artigo científico. Parágrafo único. Os artigos científicos deverão ser elaborados de acordo com as instruções definidas pelo periódico escolhido e devidamente informadas no TCC. Art. 6º Os trabalhos serão elaborados por meio de levantamento bibliográfico ou de pesquisa prática/experimental. Parágrafo único. Os trabalhos práticos que envolverem laboratórios e custos poderão ser realizados quando o professor orientador estiver vinculado a projetos de pesquisa ou extensão, com verba disponível ou caso o Conselho do Curso estabeleça normas orçamentárias específicas para este fim.

2 Art. 7º O discente que desenvolver, ao longo do curso, projetos de pesquisa e ou extensão, poderá utilizar as atividades desenvolvidas e os dados obtidos como temática de seus TCCs. CAPÍTULO III DA OPERACIONALIDADE DO TCC Art. 8º As atividades do TCC serão iniciadas quando o discente estiver matriculado na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Farmácia. 1 o O discente será auxiliado pela disciplina de Metodologia da Pesquisa em Farmácia para a escolha de um professor orientador e de uma temática a ser desenvolvida no TCC. 2 o O Termo de Assunção de Responsabilidade de Orientação de TCC (anexo 1) será distribuído pela disciplina de Metodologia da Pesquisa em Farmácia e deverá ser preenchido e assinado em 3 vias, sendo uma para o orientador, uma para o discente e outra para o professor da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Farmácia. 3º O discente deverá elaborar um projeto de TCC, durante o curso da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Farmácia, que fará parte do processo de avaliação da mesma. Art. 9º A escolha do orientador se fará mediante consenso entre o discente e o orientador, durante o curso da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Farmácia. Parágrafo único. Os casos de discentes que não conseguirem orientador, como descrito no caput deste artigo, deverão ser resolvidos junto à Coordenação de TCC. Art. 10. Nos casos em que seja realizada a troca de tema e/ou de orientador, deverá ser preenchido um novo Termo de Assunção de Responsabilidade de Orientação de TCC, a ser entregue pelo discente ao Coordenador de TCC, com anuências do orientador substituído, se este for docente da Unimep e do novo. Art. 11. O TCC será finalizado no último semestre do curso, quando o aluno estiver matriculado na disciplina de TCC. CAPÍTULO IV DA AVALIAÇÃO DO TCC Art. 12. A avaliação do TCC está sujeita aos critérios qualitativos da Unimep, sendo necessário o conceito mínimo C para aprovação. Art. 13. O discente reprovado no TCC com conceitos D ou E deverá cursar novamente a disciplina de TCC e reapresentar seu TCC.

3 CAPÍTULO V DA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE PESQUISA EM FARMÁCIA Art. 14. Na disciplina de Metodologia de Pesquisa em Farmácia, o discente deverá elaborar seu projeto de TCC, cabendo ao professor responsável: I. verificar as preferências dos discentes nas diversas áreas do conhecimento relacionadas ao Curso de Farmácia, para auxiliá-los com indicações de nomes de possíveis orientadores; II. envolver, auxiliar e avaliar os discentes em estratégias para realização de levantamentos bibliográficos, compreensão das regras oficiais para a inclusão de citações e referências bibliográficas, definição dos principais componentes de uma pesquisa científica na forma de monografia e artigo científico, bem como orientação sobre questões como plágio e ética na pesquisa científica; III. enviar cópias dos Termos de Assunção de Responsabilidade de Orientação de TCC preenchidos e assinados à Coordenação de TCC; IV. orientar o discente na elaboração do projeto de TCC, bem como proceder a avaliação do mesmo. CAPÍTULO VI DO COORDENADOR DE TCC Art. 15. A Coordenação de TCC será desempenhada pelo professor que estiver exercendo a Supervisão Geral dos Estágios em Farmácia, sendo o mesmo responsável também pela disciplina de TCC. Art. 16. Compete ao Coordenador de TCC: I. arquivar as cópias, devidamente preenchidas, dos termos de assunção de responsabilidade para orientação dos TCCs, enviadas pelo professor responsável pela disciplina de Metodologia da Pesquisa em Farmácia; II. manter discentes e orientadores informados sobre os prazos e procedimentos relacionados aos TCCs; III. organizar e divulgar ao Curso o cronograma para realização das defesas dos TCCs; IV. reservar as salas e equipamentos audiovisuais solicitados pelos professores orientadores para as apresentações dos TCCs; V. elaborar e emitir a ficha de avaliação dos TCCs; VI. emitir certificado de participação para orientadores e membros das bancas examinadoras; VII. registrar os conceitos finais dos TCCs; VIII. arquivar uma cópia da versão final dos TCCs na forma aprovada pelo Curso.

4 CAPÍTULO VII DO ORIENTADOR DO TCC Art. 17. O orientador do TCC deve ser, necessariamente, docente do Curso de Farmácia, das áreas específica, básica ou geral, sendo possível, a co-orientação interna ou externa. Parágrafo único. Fica a critério do orientador, sugerir ou aceitar indicações de coorientadores para o TCC, sendo estes internos ou externos, sendo que não há previsão de honorários para o co-orientador e nem de vínculo empregatício para professores externos. Art. 18. Compete ao orientador do TCC: I. preencher, assinar e entregar o Termo de Assunção de Responsabilidade do TCC (anexo 1) ao discente; II. no caso de co-orientador, este deverá preencher e assinar também a Declaração de Ausência de Vínculo Empregatício do Co-Orientador do TCC (anexo 2) e entregá-la ao discente; III. propor temas para realização de monografias e ou artigos científicos, referências bibliográficas, proposta de metodologias, normas de apresentação de trabalhos acadêmicos; IV. analisar a viabilidade de temas propostos pelos alunos; V. seguir as normas adotadas pela Unimep quanto aos aspectos éticos em pesquisa; VI. acompanhar e orientar a coleta de dados e a elaboração do TCC; VII. presidir e participar da banca examinadora do TCC de seus orientandos; VIII. sugerir os membros da banca examinadora para a apresentação do TCC; IX. acompanhar e conferir a versão final do TCC, após os apontamentos feitos pela banca examinadora; X. incentivar a divulgação dos trabalhos produzidos, oriundos do TCC sob sua responsabilidade; CAPÍTULO VIII DOS DISCENTES Art. 19. Compete aos discentes: I. cursar a disciplina de Metodologia da Pesquisa em Farmácia; II. entrar em contato com os docentes da sua área de interesse para viabilizar a orientação de seu TCC e efetivar o preenchimento e assinatura do Termo de Assunção de Responsabilidade de Orientação de TCC em 3 vias;

5 III. elaborar seu projeto de TCC, de acordo com as orientações da disciplina de Metodologia da Pesquisa em Farmácia; IV. manter contato com seu orientador, para o melhor desenvolvimento de seu trabalho, de acordo com as determinações do mesmo; V. entregar, com anuência do professor orientador, as cópias impressas do TCC para a banca examinadora 15 dias antes da apresentação oral, acompanhadas da ficha de avaliação do TCC fornecida pelo Curso e a cópia do TCC final, após os apontamentos feitos pela banca, ao Coordenador de TCC; VI. comparecer no dia, hora e local marcado pelo orientador e referendado pelo CONCUR de Farmácia, para apresentar oralmente o TCC; VII. fazer e entregar ao orientador, no prazo determinado pelo calendário, as correções sugeridas pela banca examinadora. CAPÍTULO IX DO CONSELHO DE CURSO DE FARMÁCIA Art. 20. O Conselho do Curso de Farmácia é o órgão deliberativo das atividades previstas na condução do TCC, ao qual compete: I. analisar e aprovar as alterações deste regulamento; II. resolver os casos omissos deste regulamento e interpretar seus dispositivos, expedindo os atos complementares necessários; III. analisar e deliberar, em grau de recurso, as decisões dos orientadores e das bancas de TCC; IV. aprovar as datas de apresentação dos TCCs. CAPÍTULO X DA BANCA EXAMINADORA Art. 21. O TCC será apresentado por escrito e oralmente, pelo discente, perante banca examinadora composta pelo professor orientador, que a preside, e por outros 2 membros. 1 o Os dois membros serão indicados pelo orientador ou pelo discente, com anuência do orientador. 2 o Um dos membros deve ser obrigatoriamente docente da Unimep e o outro, pode ser externo, desde que seja docente ou profissional de nível superior, que exerça atividades afins com o terma abordado no TCC. 3 o A banca examinadora somente poderá executar seus trabalhos com os três membros presentes.

6 CAPÍTULO XI DA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 22. A apresentação do TCC é feita por escrito e oralmente. Art. 23. As sessões de apresentação oral do TCC são públicas e serão realizadas de acordo com calendário publicado pelo Coordenador de TCC; Art. 24. Na apresentação oral, o discente tem 30 minutos (± 10 minutos) para apresentar o trabalho e cada componente da banca examinadora tem até 15 minutos para fazer a arguição, dispondo o discente, ainda, de 15 minutos para responder a cada um dos examinadores. Art. 25. A atribuição dos conceitos das avaliações se dará após o encerramento da etapa de arguição, para atribuição dos conceitos individuais por examinador. 1 o Deverá ser utilizado ficha de avaliação individual, fornecida pelo Curso, onde o avaliador registrará seus conceitos para cada item a ser considerado. 2 o A avaliação final do discente é o resultado do consenso das avaliações atribuídas pelos membros da comissão examinadora. 3 o Para aprovação o discente deve obter conceito igual ou superior a C na ponderação das avaliações individuais atribuídas pelos membros da banca examinadora. Art. 26. A banca examinadora, por maioria, pode sugerir ao discente que reformule aspectos de seu TCC. Parágrafo único. Quando sugerida a reformulação de aspectos do TCC, o discente deverá elaborar as correções e incorporar as mudanças sugeridas pela banca nos exemplares definitivos, sendo o cumprimento deste item condicionado ao registro do conceito final do TCC. Art. 27. O discente que não entregar o TCC impresso ou que não se apresentar para sua defesa oral, sem motivo justificado na forma da legislação em vigor, está automaticamente reprovado na disciplina de TCC.

7 Anexo 1 UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE FARMÁCIA TERMO DE ASSUNÇÃO DE RESPONSABILIDADE DE ORIENTAÇÃO DE TCC ALUNO: RA: ORIENTADOR (a) : TEMA: Eu, Prof.(a) assumo a responsabilidade de orientação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno (a) RA, ciente das normas do Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Farmácia. Piracicaba, de de (Assinatura do professor-orientador) (Assinatura do aluno)

8 Anexo 2 UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA CURSO DE FARMÁCIA DECLARAÇÃO DE AUSÊNCIA DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO DO CO- ORIENTADOR DO TCC ALUNO: RA: ORIENTADOR(a): TEMA: DECLARAÇÃO Eu,, declaro que a minha colaboração como co-orientador (a) do TCC do aluno(a), não caracteriza vínculo empregatício com a Universidade Metodista de Piracicaba e nem prevê pagamento de honorários. Piracicaba, de de (Assinatura do co-orientador) (Assinatura do coordenador do curso)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ - UFOPA INSTITUTO DE ENGENHARIAS E GEOCIÊNCIAS CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 01 / 2014 - DE 10

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I CONSIDERAÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Este regulamento visa orientar os alunos referente aos objetivos, critérios, procedimentos e mecanismos de

Leia mais

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 002/ DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO

ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 002/ DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO ATO DE DELIBERAÇÃO Nº 002/2017 12 DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM DIREITO O Decano da Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), no uso de suas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E:

RESOLUÇÃO Nº 02/ TNI R E S O L V E: RESOLUÇÃO Nº 02/2016 - TNI Regulamenta as atividades de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso Superior de Tecnologia em Negócios Imobiliários, do Setor de Educação Profissional e Tecnológica da

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO Resolução Nº 01/LedoC/2015 13/04/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO CURSO DE FARMÁCIA NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente regulamento tem

Leia mais

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito

Universidade Federal de Goiás Campus Jataí Curso de Direito RESOLUÇÃO N. 02/2011 CURSO DE DIREITO DA UFG/CAJ Estabelece o Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) no Curso de Direito da UFG/CAJ O Colegiado do da Universidade Federal de Goiás, Campus

Leia mais

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010

Catalão / GO, 04 de novembro de Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Catalão / GO, 04 de novembro de 2010. Resolução CONSUP CESUC 003/2010 Estabelece normas para a realização do Trabalho de Curso (TCC) obrigatório nos cursos de graduação do Centro de Ensino Superior de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ENFERMAGEM CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do Trabalho

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM FARMÁCIA RESOLUÇÃO/CCGF/CCS Nº. 04/2007 Normatiza o Trabalho de Conclusão do Curso de Graduação em Farmácia

Leia mais

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION

INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION RESOLUÇÃO Nº 01, de 30 de março de 2016. Fixa normas para Elaboração e Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Graduação em Pedagogia do INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO NOSSA SENHORA DE SION.

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I

REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I REGULAMENTO DA DISCIPLINA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE DO OESTE PAULISTA TÍTULO I DA DISCIPLINA E SEUS OBJETIVOS Artigo 1 A disciplina Trabalho de Conclusão de

Leia mais

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015

RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 RESOLUÇÃO EECA/UFG N O 04/2015 Estabelece normas para as disciplinas Trabalho de Conclusão de Curso 1 e Trabalho de Conclusão de Curso 2 dos Cursos de Graduação no âmbito da da. O Conselho Diretor da (EECA)

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS RESOLUC A O N 004/2016 CEMAT - CT, DE 20 DE MAIO DE 2016. Regulamenta a atividade acadêmica

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA FACULDADE ANGLO- AMERICANO Capítulo I Das disposições preliminares Art. 1º Este Regulamento tem por finalidade regulamentar

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O da Faculdade de Taquaritinga FTGA tem como missão: Formar um profissional do fármaco e do medicamento, capaz de exercer a Assistência Farmacêutica,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO DE FARMÁCIA RESOLUÇÃO CCGF Nº 01/2017 Normatiza o trabalho de Conclusão de Curso de Graduação de Farmácia de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 153 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013.

RESOLUÇÃO Nº. 153 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013. RESOLUÇÃO Nº. 153 DE 06 DE SETEMBRO DE 2013. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº.

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO DA MONOGRAFIA 1 CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1. O presente regulamento

Leia mais

Resolução nº 01/15-CCEP, de 17 de junho de 2015.

Resolução nº 01/15-CCEP, de 17 de junho de 2015. Resolução nº 01/15-CCEP, de 17 de junho de 2015. Substituir a resolução 01/13- COEP de 14 de fevereiro de 2013 Regulamenta a atividade acadêmica específica Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso

Leia mais

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso

Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Regimento do Trabalho de Conclusão de Curso Capítulo I Da Definição Art. 1 o O Trabalho de Conclusão de Curso, doravante denominado TCC, é um componente curricular da formação específica, obrigatório aos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2018 Sumário CAPÍTULO I... 3 DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS... 3 CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ASSESSORIA E GERENCIAMENTO EMPRESARIAL CAMPUS DE FOZ DO IGUAÇU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - Este Regulamento

Leia mais

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO NORMAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I Da concepção do trabalho de conclusão de curso Art. 1º - O trabalho de conclusão de curso (TCC) é uma atividade acadêmica avaliativa e obrigatória para

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GEOGRAFIA

REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GEOGRAFIA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE INTERDISCIPLINAR EM HUMANIDADES Licenciatura em Geografia REGULAMENTO ESPECÍFICO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA UFSM CURSO DE FARMÁCIA REGULAMENTO DAS DISCIPLINAS DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente regulamento tem por finalidade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o Trabalho de Conclusão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 120/2010/CONEPE

RESOLUÇÃO Nº 120/2010/CONEPE Aprova as Normas do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Graduação em Geologia - Bacharelado e dá outras providências. O, da Universidade Federal de Sergipe, no uso de suas atribuições legais,

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Curso de Graduação em Zootecnia da Universidade Federal de Santa Catarina. I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 02/2013/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) REGULAMENTO INTERNO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - Esta norma tem como objetivo regulamentar as atividades relacionadas à elaboração do Trabalho de

Leia mais

APÊNDICE C: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

APÊNDICE C: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO APÊNDICE C: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Dispõe sobre as ações que regulamentam o Trabalho de Conclusão de Curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal de Santa Catarina Capítulo

Leia mais

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC

ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC ANEXO 3 - Regulamento de TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I Dos Objetivos Art. 1º - O presente Regulamento tem por objetivo estabelecer

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO LICENCIATURA EM FÍSICA CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e avaliação do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014 UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS COLEGIADO DO CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO RESOLUÇÃO CCCC 2, DE 16 DE JUNHO DE 2014 Define norma pra o Trabalho de Conclusão de Curso.

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo I Definições e Finalidades REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração, apresentação e avaliação

Leia mais

13. Regulamento Interno do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

13. Regulamento Interno do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES 13. Regulamento Interno do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Licenciatura em Artes Visuais CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regimento tem por finalidade normatizar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE NUTRIÇÃO COORDENAÇÃO DO CURSO DE NUTRIÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC Goiânia 2015 Das Finalidades: REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO - TCC Art. 1º - A elaboração do TCC, conforme estabelecido pelas Diretrizes

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC INSTITUTO MASTER DE ENSINO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com a elaboração,

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE AGRONOMIA CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º - O presente regulamento normatiza as disciplinas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso

CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO. Capítulo II. Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso CAMPUS DO PANTANAL REGULAMENTO DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Capítulo I Da Natureza e objetivos do Trabalho de Conclusão de Curso Art.1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA RESOLUÇÃO CSTGP Nº 01/2015 Regulamenta o Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Superior

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1 - Atendendo a Resolução CNE/CES 10 de 16 de dezembro de 2004, e ao Projeto Pedagógigo do Curso de Ciência Contábeis

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

INSTITUTO EDUCACIONAL DE ALMENARA FACULDADE ALFA DE TEÓFILO OTONI. REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Teófilo Otoni 2018 REGULAMENTO do TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC Capítulo I Definições e Finalidades Art. 1º - O presente Regulamento tem por finalidade

Leia mais

Programa de Monografias

Programa de Monografias REGULAMENTO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO DA ESUV O Conselho Departamental da Escola de Estudos Superiores de Viçosa ESUV, no uso de suas atribuições, RESOLVE: I - padronizar as normas

Leia mais

30/11/2018 N Pg. 992

30/11/2018 N Pg. 992 Pg. 992 Anexo da Resolução Inbio nº 242, de 29 de novembro de 2018. REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS. Art.

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE QUÍMICA-BACHARELADO

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE QUÍMICA-BACHARELADO REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO Aprovado pela Resolução nº 004 de 20 de fevereiro de 2013, do Colegiado da Pró-Reitoria de Graduação. CAPÍTULO I - DO CONCEITO Art. 1º - O Trabalho de Conclusão

Leia mais

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Formiga Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica

Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Minas Gerais - Campus Formiga Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I. DAS FINALIDADES E DOS OBJETIVOS Art. 1º. O presente regulamento tem por objetivo normatizar as condições

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º O presente regulamento estabelece

Leia mais

Projeto Político Pedagógico

Projeto Político Pedagógico 11. REGULAMENTO INTERNO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art.1º O presente Regimento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas à disciplina de Trabalho

Leia mais

Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software

Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software Normas e Procedimentos de Trabalho de Conclusão de Curso do Bacharelado em Engenharia de Software Capítulo I Das Disposições Preliminares Art. 1. Este regulamento define as diretrizes técnicas, procedimentos

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL SUL-RIO-GRANDENSE CAMPUS PELOTAS DEPARTAMENTO DE GRADUAÇÃO E POS-GRADUAÇÃO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE ALIMENTOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA CAPÍTULO I DIRETRIZES PRELIMINARES Art. 1 O Trabalho de Conclusão de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Art. 1º. A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Engenharia de Alimentos é requisito parcial obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as

REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as REGULAMENTO GERAL DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º O presente Regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas com o TCC do currículo pleno do Curso

Leia mais

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do IFMT / Campus Campo Novo do Parecis

Regulamento de Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Matemática do IFMT / Campus Campo Novo do Parecis MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS GABINETE DA DIREÇÃO Regulamento

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013

RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 RESOLUÇÃO CONSEPE 105/2013 Estabelece regulamentos e normas para o Trabalho de Conclusão do Curso para o Curso de Licenciatura em Química da UEFS. O Reitor da Universidade estadual de Feira de Santana

Leia mais

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso

Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Proposta de Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso Art. 1º. Sujeitam-se à realização do Trabalho de Conclusão de Curso todos os alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da Faculdade

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO EM MEDICINA DA FACULDADE ASSIS GURGACZ CAPÍTULO I DOS PRINCÍPIOS E FINS Art. 1º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) consiste em um trabalho

Leia mais

TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR REGULAMENTO

TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR REGULAMENTO COORDENAÇÃO DE TGI TRABALHO DE GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR REGULAMENTO SÃO PAULO JUNHO DE 2007 CAPÍTULO 1 DA CONCEITUAÇÃO Art. 1º - O Trabalho de Graduação Interdisciplinar (TGI), atividade obrigatória

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA - UFSM CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS - CEFD REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E MODALIDADES

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E MODALIDADES REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA BACHARELADO E LICENCIATURA CAPÍTULO I NOMENCLATURA E MODALIDADES Art.1 O TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, consiste na elaboração e apresentação

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG CENTRO DE DESEMVOLVIMENTO SUSTETÁVEL DO SEMIÁRIDO - CDSA UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO UAEDUC RESOLUÇÃO CCCS Nº 04/2012 Regulamenta a elaboração,

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - SEDUC REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DA Esta Resolução foi publicada no Diário Oficial do Estado de Alagoas no dia 07 de março de 2019. CONSELHO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016

PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016 PORTARIA D.FCF/CAr. 15/2016 Dispõe sobre o Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC do Curso de Farmácia- Bioquímica da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unesp do Câmpus de Araraquara.

Leia mais

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016.

ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. ANEXO À RESOLUÇÃO Nº 001/2016 DO CONSELHO ACADÊMICO DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016. REGULAMENTO PARA O TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE TECNOLOGIA EM DESIGN DE INTERIORES DO IFMG CAMPUS SANTA

Leia mais

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PSICOLOGIA

REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PSICOLOGIA Mantida pela Instituição Adventista Nordeste Brasileira de Educação e Assistência Social REGULAMENTO PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE PSICOLOGIA SUMÁRIO Capítulo I 3 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Art. 1º. A realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Engenharia de Alimentos é requisito parcial obrigatório

Leia mais

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS

REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO MEDICINA Capítulo I DOS CONCEITOS Art. 1º Este Regulamento normatiza o funcionamento da atividade acadêmica de elaboração de Trabalho de Conclusão

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº. 36 DE 02 DE ABRIL DE 2012.

RESOLUÇÃO Nº. 36 DE 02 DE ABRIL DE 2012. RESOLUÇÃO Nº. 36 DE 02 DE ABRIL DE 2012. O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA, EXTENSÃO E CULTURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais e considerando o Parecer nº. 27/2012

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia Faculdade de Ciências da Saúde Departamento de Odontologia Curso de Odontologia Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso de Odontologia Maio 2014 Capítulo I - Conceito e Objetivos Art. 1o. - O Trabalho

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE RESOLUÇÃO Nº 01/2012 Regulamenta a execução e avaliação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC),

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CURSO DE GRADUAÇÃO EM GERONTOLOGIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) São Carlos 2015 SUMÁRIO Capitulo I Da definição e objetivos... 03 Capítulo II Da

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Das disposições preliminares

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO-TCC CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO CIENTÍFICA. CAPÍTULO I Das disposições preliminares MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO - IFBAIANO Rua Barão de Camaçari, 118 - Catu Bahia CNPJ: 10.724.903/0005-00

Leia mais

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO REGULAMENTO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O presente regulamento tem por finalidade normalizar as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Licenciatura em História das

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014.

RESOLUÇÃO Nº 16, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014. RESOLUÇÃO Nº 16, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2014. O COLEGIADO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL DA FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO E GEOGRAFIA da Fundação Universidade Federal de Mato

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS FACULDADE DE DIREITO 1 RESOLUÇÃO Nº 01, de 04 de abril de 2017. Estabelece normas para a orientação, elaboração e defesa dos Trabalhos de Conclusão do Curso no âmbito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Pará-UFPA.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO NORMAS GERAIS DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I. Do conteúdo do Trabalho de Conclusão de Curso. Art. 1º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), consiste na elaboração de um trabalho final, individual,

Leia mais

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA (Trabalho de Conclusão de Curso)

REGULAMENTO DE MONOGRAFIA (Trabalho de Conclusão de Curso) REGULAMENTO DE MONOGRAFIA (Trabalho de Conclusão de Curso) CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regulamento normatiza as atividades relativas ao trabalho de conclusão de curso, integrante do

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA

REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DO CURSO DE ENGENHARIA QUÍMICA (Resolução Nº 008/2013 da Pró-Reitoria de Graduação) CAPÍTULO I - DO CONCEITO, DA CARGA HORÁRIA E DA MODALIDADE Art. 1º - O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC será o resultado do desenvolvimento de projeto

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS E ENGENHARIAS FACULDADE DE GEOLOGIA REGULAMENTO N 02/2016 de 01 de março de 2016 Estabelece os procedimentos necessários à sistematização

Leia mais

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSODO CURSO DE PEDAGOGIA

REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSODO CURSO DE PEDAGOGIA 1 FACULDADE ADVENTISTA DA BAHIA REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSODO CURSO DE PEDAGOGIA Cachoeira, abril de 2011. 2 REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) DE PEDAGOGIA CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ZOOTECNIA CAPÍTULO I

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ZOOTECNIA CAPÍTULO I UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE BACHARELADO EM ZOOTECNIA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ZOOTECNIA CAPÍTULO I Das disposições preliminares Art.1º -

Leia mais

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Curso de Engenharia Civil

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Curso de Engenharia Civil Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) Curso de Engenharia Civil Este regulamento está embasado na Resolução CNE/CES nº 11, de 11 de março de 2002 da Câmara de Educação Superior do Conselho

Leia mais

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO UNIVERSIDADE ALTO VALE DO RIO DO PEIXE UNIARP CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO REGULAMENTO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MATRIZ CURRICULAR 2013 Fabieli Spessatto Coordenadora do Curso Caçador, 2016

Leia mais

ANEXO 10 REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

ANEXO 10 REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ANEXO 10 REGIMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO 74 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Este regimento dispõe sobre a propositura, oferta, aprovação e demais ordenamentos pertinentes à

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO EM ENGENHARIA ELÉTRICA CAPÍTULO I DOS CONCEITO E OBJETIVOS Art. 1º Art. 2º O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade integradora de conhecimentos

Leia mais

Capítulo I Disposições Preliminares

Capítulo I Disposições Preliminares UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM RELAÇÕES INTERNACIONAIS Resolução CGRI/CCSA n o 001/2014 Regulamenta a atividade de Trabalho de

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015.

R E S O L U Ç Ã O. Art. 2º Esta Resolução entra em vigor nesta data, alterando a Resolução CONSEACC/BP 14/2015. RESOLUÇÃO CONSEACC/BP 6/2017 ALTERA O REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC DO CURSO DE FARMÁCIA DO CAMPUS BRAGANÇA PAULISTA DA UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO USF. A Presidente do Conselho Acadêmico

Leia mais

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018.

Aprovado pela Resolução ad referendum nº 025, de 03 de setembro de 2018. Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Campus Alvorada REGULAMENTO PARA A REALIZAÇÃO DO TRABALHO

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TCC O Trabalho de Conclusão de Curso está estruturado sob a forma de elaboração de artigo científico, sendo este resultado de um trabalho integrado entre as disciplinas de

Leia mais

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I CONCEITUAÇÃO

REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I CONCEITUAÇÃO REGULAMENTO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) Capítulo I CONCEITUAÇÃO Artigo 1. A disciplina do Trabalho de Conclusão de Curso TCC, compõem o núcleo de atividades implementado no Projeto Pedagógico

Leia mais

Resolução 001/2009 CENEL. Capítulo I CONCEITUAÇÃO

Resolução 001/2009 CENEL. Capítulo I CONCEITUAÇÃO Resolução 001/2009 CENEL Dispõe sobre as ações que regulamentam matrícula, atividades e atribuição de notas e créditos referentes à disciplina Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, no âmbito do Colegiado

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS COORDENAÇÃO DO CURSO DE ZOOTECNIA NORMAS REGULAMENTARES REFERENTES AO COMPONENTE OBRIGATÓRIO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO Art. 1º - Este regulamento

Leia mais

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o

Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso para o COORDENADORIA DE ESTÁGIO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ZOOTECNIA Rod. Admar Gonzaga, 1346 - Itacorubi - CEP: 88034-001 - Florianópolis - SC (48) 3721-2650 Ato Normativo 04/2015/CCGZOT: Regulamenta as atividades

Leia mais