Sistema de Gestão Integrada - SGI/ABCZ

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sistema de Gestão Integrada - SGI/ABCZ"

Transcrição

1 Sistema de Gestão Integrada - SGI/ABCZ ORGANIZAÇÃO COM FOCO NA CONTRIBUIÇÃO PARA O AUMENTO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO MUNDIAL DE CARNE E LEITE, ATRAVÉS DO REGISTRO, MELHORAMENTO GENÉTICO E PROMOÇÃO DAS RAÇAS ZEBUÍNAS SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS E NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE NORMAS ISO 9001:2008 E ISO 14001:2004

2 O que é SGI? O Sistema de Gestão Integrada é um conjunto de processos, procedimentos e práticas que a organização escolhe implementar, buscando o aumento da eficiência através da melhoria da qualidade, redução de riscos de danos, proteção da saúde e da segurança do trabalhador, como também redução de danos ao meio ambiente e melhoria na eficiência do uso dos recursos ambientais. O estabelecimento de um SGI na empresa começa pelo comprometimento da alta direção através do entendimento de que este processo será benéfico, ainda que para isso a empresa incorrerá em custos que serão compensados ao longo do tempo com o aprimoramento dos processos, através de uma metodologia de busca pela melhoria contínua, e que englobe a busca pela melhoria e respeito ao meio ambiente e a seus colaboradores, bem como a outros aspectos relacionados ao seu negócio.

3 SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - SGI O SGI é a junção das NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 14001:2004 Norma ISO 9001: promove a adoção de métodos para ampliar a qualidade dos serviços prestados e, assim, aumentar a satisfação do cliente, seja interno ou externo. Norma ISO 14001: é uma ferramenta criada para auxiliar empresas a identificar, priorizar e gerenciar seus riscos ambientais como parte de suas práticas usuais. A norma faz com que a empresa dê uma maior atenção às questões ambientais mais relevantes de seu negócio. A NBR ISO exige que as empresas se comprometam com a prevenção da poluição e com melhorias contínuas do meio ambiente, como parte do ciclo normal de gestão empresarial.

4 Algumas ações da ABCZ Páginas eletrônicas para uso de clientes internos e externos; Pesquisa de satisfação de clientes internos e externos; Treinamento internos periódicos; Fornecimento anual de uniformes; Fornecimento de crachá funcional; Oferta de cursos de capacitação; Investimento em cursos para clientes internos; Incentivo para graduação, pós-graduação e especializações de clientes internos, com vista ao aumento do capital intelectual; Implementações de acessibilidade (elevadores banheiros - vagas estacionamento);

5 Algumas ações da ABCZ Dispenser de álcool gel; Ferramentas de limpeza com aviso de piso molhado e Implantação do 5S Escada externa e portas corta fogo; Hidrantes, extintores de incêndio, placas e lâmpadas indicadoras, brigada de incêndio; Coletores seletivos de lixo; Coleta seletiva de lixo.

6 Portal ABCZ Área Interna

7 IMPORTANTE!! No site SGI, estão todas as informações sobre o Sistema de Gestão Integradas, como: - Manual do SGI, - Política do SGI; - Planejamento; - Implementação e Operação; - Monitoramento e Medição e; - Análise Crítica do SGI.

8

9 O que é um Sistema de Gestão Integrado? É um Sistema de Gestão de Negócios baseado no ciclo do P-D-C-A (ou da MELHORIA CONTÍNUA), com foco na QUALIDADE do produto e prestação de serviços e na PROTEÇÃO AMBIENTAL (modelos adotados pelas Normas ISO 9001:08 e ISO 14001:04). Q e MA: Qualidade e Meio Ambiente

10 Então, um Sistema de Gestão de Negócios, integrado com a QUALIDADE na prestação de serviços e com o cuidado com o MEIO AMBIENTE, é um conjunto de atividades que busca RESULTADOS para uma Organização. Estes RESULTADOS podem ser: AUMENTO DE GANHOS FINANCEIROS; AUMENTO DA PRODUTIVIDADE; AUMENTO DA SATISFAÇÃO DE CLIENTES ATRAVÉS DA MELHORIA DA QUALIDADE DOS PRODUTOS; MELHORIA NA PERFORMANCE DO MEIO AMBIENTE; RECONHECIMENTO DA SOCIEDADE; Etc.

11 O QUE TODOS NÓS DA ABCZ PRECISAMOS CONHECER DO SGI?

12 A POLÍTICA TEM COMO COMPROMISSOS: SATISFAÇÃO DOS ASSOCIADOS E CLIENTES PREVENIR A POLUIÇÃO ATENDER AS LEGISLAÇÕES E OUTROS REQUISITOS APLICÁVEIS AO SGI MELHORIA CONTÍNUA DO SGI

13 ABCZ possui Licença Ambiental desde de março de 2013.

14 Água de Qualidade A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu ABCZ, desde o início do ano de 2015, vem dando tratamento de cloro aos poços artesianos do Parque Fernando Costa (que também abastecem a sede administrativa da ABCZ, em conformidade a Portaria Nº 2.914, de 12 de dezembro de Segundo o Art. 34 da PORTARIA Nº 2.914, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2011, é obrigatória a manutenção de, no mínimo, 0,2 mg/l de cloro residual livre ou 2 mg/l de cloro residual combinado ou de 0,2 mg/l de dióxido de cloro em toda a extensão do sistema de distribuição de água (reservatório e rede). Existe uma bomba dosadora automática no reservatório de água principal do Parque, que sempre aplica a quantidade de cloro entre 0,2 mg/l e 0,5 mg/l de cloro. E Semanalmente é feita a medição, através do clorímetro digital, da água nas torneiras da sede e do Parque, para garantir este padrão. Fazendo com que a água que consumimos na ABCZ seja qualidade.

15 IMPORTANTE: é necessário que todos conheçam os aspectos e impactos ambientais das atividades que desenvolvem na ABCZ!!!! Cada departamento possui a sua planilha, que pode ser encontrada no site SGI aspectos e impactos sgi - completas (uso somente do rd/sgi)

16 Informações: O pasto sombreado contribui decisivamente para manutenção da biodiversidade do sistema produtivo, criando um ambiente de proteção para a fauna, a flora e o bem-estar animal.

17

18 Você já sabe como separar os seus resíduos?

19 40

20 Manutenção dos Extintores Sede e PFC A manutenção dos extintores da sede do PFC é realizada anualmente. Antes do encaminhamento dos extintores para que a empresa prestadora de serviço, realizamos o esvaziamento de todos, juntamente com a Equipe de Brigadistas.

21

22

23 NO PARQUE FERNANDO COSTA ABCZ EXISTEM 25 JOGOS DE LIXEIRAS AZUIS/MARRONS, COMPOSTAS POR: 25 LIXEIRAS COM ADESIVOS RECICLÁVEIS (AZUL) 25 LIXEIRAS COM ADESIVOS NÃO RECICLÁVEIS (MARROM) COMPONDO O TOTAL DE 50 LIXEIRAS.

24 ECOPONTO Destinado aos resíduos dos estandes fixos e temporários do Parque Fernando Costa Localização: lado esquerdo da porta de entrada do Almoxarifado.

25

26 Destinação do Lixo Sede e PFC Os resíduos da Sede são armazenados inicialmente nos contêineres destinados à recolha de Papel, de Orgânico e de Plástico, após é recolhido e levado para a área de Separação de Resíduos, que se localiza próximo ao Pavilhão Multiuso, quando juntamente com os demais (metal, vidro e infectantes) será acondicionado em baias, de acordo com sua categoria. Por último, esses descartes são recolhidos por empresas que darão a destinação correta a eles.

27 O que pode e o que não pode ser descartado nas caçambas? O que pode? O que não pode? Palha Ração Resto de cocho Feno Qualquer outro resíduo que não consta na lista dos permitidos.

28 Melhoria Contínua Mesmo estimulando a conscientização dos tratadores e visitantes para o descarte correto nas caçambas, sempre ocorria o descarte inadequado. Então foram desenvolvidas placas que são fixadas nas caçambas, orientando os tratadores e visitantes sobre o descarte correto.

29

30 Informações Importantes!!! Limpeza adequada dos pavilhões Evitar o desperdício de água no banho dos animais

31 Economia de Água - Lavadores O banho do gado é algo indispensável para o julgamento. Porém existe uma grande preocupação com o gasto de água e sua economia. Estagiários do curso de Engenharia Ambiental, fazem a fiscalização nos lavadores, anotando o quanto de água é utilizada por animal, e orientando os tratadores a racionalizarem o recurso, tornando o processo eficiente.

32 Informações Importantes!!! Manutenção das luzes dos pavilhões apagadas durante o dia

33 O que você pode fazer para colaborar? Ajudar a manter materiais organizados, identificados e separados para atender as normas. Veja alguns exemplos:

34 Fotos tiradas antes da organização do Almoxarifado. Exemplos do que NÃO deve ser feito NUNCA.

35 Fotos tiradas depois da organização do Almoxarifado. Exemplos do que DEVE ser feito SEMPRE, durante todo ano.

36 Possíveis perguntas no momento da auditoria: 1)O que é o SGI e para que ele serve? Sistema de Gestão de Negócios integrado com a QUALIDADE e com o MEIO AMBIENTE. É um conjunto de atividades para buscar RESULTADOS para uma organização. 2)Você conhece a política da ABCZ? Satisfação dos associados e clientes Prevenir a poluição Atender as legislações e outros requisitos aplicáveis ao SGI Melhoria contínua do SGI 3)Você conhece os processos do seu departamento? Para essa pergunta responda primeiramente falando sobre o departamento como um todo, o que faz o seu departamento e depois fale da sua função dentro do seu departamento.

37 4)O que a ABCZ faz para contribuir com a sustentabilidade do Meio Ambiente? Separação de resíduos Consumo racional de água Consumo racional de energia elétrica Projetos sustentáveis em eventos 5)Onde você encontra a Planilha de Aspectos e Impactos do seu Departamento? E como você tomou conhecimento dela? A planilha está disponível no mural, com a gerência ou no site

38 6)Em caso de emergência, incêndio por exemplo, qual o procedimento a adotar? Abandonar a área e solicitar apoio do Corpo de Bombeiros, no 193 7)Já ouviu falar em relatório de Não conformidade? É tudo aquilo que não está de conformidade com as normas do SGI e é necessário ser tratado para manter a melhoria contínua.

39 8) Quais são as estratégias da ABCZ e o que é feito para atingi-las? Estratégia: pecuária, PMGZ, Pró-Genética, Comunicação, Pessoas/Estrutura. Como atingir: Mercado e Imagem, Processos e tecnologia, Pessoas e Aprendizagem, Econômico financeiro.

40 Em caso de dúvidas não existe em perguntar ou pesquisar, dedique-se, esse trabalho é nosso e será mérito de todos. leoferreira@abcz.org.br suporte@abcz.org.br /

3.2. COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS É a sistemática de segregar os resíduos de acordo com suas classes de risco nas áreas geradoras.

3.2. COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS É a sistemática de segregar os resíduos de acordo com suas classes de risco nas áreas geradoras. 1. OBJETIVO Estabelecer a sistemática para o processo de gerenciamento de resíduos nas áreas da ABCZ, visando a melhoria contínua na performance ambiental, a melhoria na eficiência do gerenciamento de

Leia mais

Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios

Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios Confira o passo a passo para implantar coleta seletiva em condomínios Coleta seletiva em condomínios nada mais é do que a coleta dos resíduos depois da separação prévia pelos apartamentos (ou casas) de

Leia mais

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL VERSÃO DE 05/06/2017 PROGRAMA GESTÃO AMBIENTAL NO PÓLO MOVELEIRO DE ARAPONGAS ECOSELO METODOLOGIA E ORIENTAÇÃO VERSÃO 20170610 (VERSÃO:

Leia mais

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS

nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS nº 09/2017 PMAS - Pense no Meio Ambiente SIRTEC Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional

Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos Sistemas de Gestão da Qualidade. Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADO - QUALIDADE, MEIO AMBIENTE, SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL Empresa: Cristal Raidalva Rocha OBJETIVO Implantação de Sistema Gestão Integrado SGI integração dos

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Projeto Coleta Seletiva Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta desejada: Descrição das Metas desejadas

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: RESÍDUOS

PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: RESÍDUOS PENSE NO MEIO AMBIENTE SIRTEC TEMA: RESÍDUOS Setembro/2014 Você conhece a Política Ambiental Sirtec? Disponível nos murais e no site da empresa PRINCÍPIOS DA POLÍTICA AMBIENTAL - SUSTENTABILIDADE Sustentabilidade

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante. Daniel Cavalcanti de Albuquerque

Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante. Daniel Cavalcanti de Albuquerque Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante Daniel Cavalcanti de Albuquerque Sistema de Gestão Ambiental nas Oficinas e Abrigos do Material Rodante Daniel Cavalcanti de Albuquerque

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

Guia básico: Coleta seletiva em condomínio

Guia básico: Coleta seletiva em condomínio Guia básico: Coleta seletiva em condomínio *Optamos por produzir um material com pouca elaboração gráfica para facilitar a vida de quem deseja imprimir o guia. Escolhemos a fonte tipográfica Ecofont como

Leia mais

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS Marisa Brasil Engenheira de Alimentos MBA em Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social Especialista em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico

Leia mais

ESTRUTURA ISO :2015

ESTRUTURA ISO :2015 Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ESTRUTURA ISO 14.001:2015 Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação Ambiental. Objetivos: Empresarias

Leia mais

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental

Política de Responsabilidade Sócio Ambiental Política de Responsabilidade Sócio Ambiental Sumário 1. FINALIDADE:... 4 2. ABRANGÊNCIA:... 4 3. DIVULAGAÇÃO... 4 4. IMPLEMENTAÇÃO... 4 5. SUSTENTABILIDADEE EM NOSSAS ATIVIDADES... 4 6. PLANOS DE AÇÕES...

Leia mais

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

AMPLITUDE 2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ.

2.1. Todas as atividades realizadas no escopo do SGI da ABCZ. 1. OBJETIVO Sistematizar em toda a Empresa a forma de identificar o potencial e de atender a acidentes e situações de emergência, bem como para prevenir e mitigar os impactos ambientais que possam estar

Leia mais

Desafios para a gestão integrada em saúde e meio ambiente

Desafios para a gestão integrada em saúde e meio ambiente Desafios para a gestão integrada em saúde e meio ambiente Ambiente diferenciado do meio empresarial Campus Santo Amaro - Centro Universitário rio SENAC 120 mil m2 de terreno 21 cursos de graduação e 7

Leia mais

Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa

Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa Como implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) em sua empresa Definição O Plano de Gerenciamento

Leia mais

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios

Módulo 8. NBR ISO Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios Módulo 8 NBR ISO 14001 - Interpretação dos requisitos: 4.4.6, 4.4.7, 4.5.1, 4.5.2, 4.5.3, 4.5.4, 4.5.5, 4.6 Exercícios 4.4.6 Controle Operacional A organização deve identificar e planejar aquelas operações

Leia mais

COP- COMUNICAÇÂO DE PROGRESSO Empresa Valtellina do Brasil

COP- COMUNICAÇÂO DE PROGRESSO Empresa Valtellina do Brasil COP- COMUNICAÇÂO DE PROGRESSO Empresa Valtellina do Brasil 19/04/2017 a 19/04/2018 Direção: Gianpietro Valtellina / Giacomo Marsala Endereços: Matriz Rua: Waldemar Martins Ferreira, nº 67 São Bernardo

Leia mais

RELATORIO DE COLETA SELETIVA

RELATORIO DE COLETA SELETIVA RELATORIO DE COLETA SELETIVA ABRIL E MAIO DE 2017 - FLUMINENSE FOOTBALL CLUB A Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS, instituída pela Lei nº 12.305/10, prevê técnicas e metodologias específicas

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Joaquin Bonnecarrere

Leia mais

SGI 006 Política Ambiental

SGI 006 Política Ambiental SGI 006 Ambiental Controle de Revisão Revisão D. Revisão Alteração Resp. Revisão D. Aprovação Aprovado Por 00 N/A Elaboração da Sistemática Kássio Soares N/A N/A 01 28/02/18 Revisão Geral do Documento

Leia mais

Sistema de Gestão Ambiental

Sistema de Gestão Ambiental PHA2218 Introdução à Engenharia Ambiental Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental Sistema de Gestão Ambiental Aula 10 Prof. Dr. Arisvaldo Méllo Prof.

Leia mais

Agenda Ambiental na Administração Pública

Agenda Ambiental na Administração Pública Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental SAIC Departamento de Cidadania e Responsabilidade Ambiental DCRS Agenda Ambiental na Administração Pública INDICADORES

Leia mais

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação

Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Três insumos que não podem faltar na sua construção: madeira, pedras e inovação Soluções Sebraetec para a Indústria da Construção Civil, Rochas Ornamentais, Plástico, Madeira e Metalmecânico PARA O SEU

Leia mais

Código PE-NOPD-8. Data: 29/04/2011

Código PE-NOPD-8. Data: 29/04/2011 1. Objetivo e campo de aplicação Este padrão tem como finalidade estabelecer a metodologia de descarte de resíduos e efluentes gerados no Laboratório de Macromoléculas e Colóides na Indústria de Petróleo

Leia mais

(SISTEMA HOENKA DE QUALIDADE),

(SISTEMA HOENKA DE QUALIDADE), A Empresa Operando desde agosto de 1989, explorando o segmento de solventes, de produtos químicos, petroquímicos em geral e álcoois, para fins industriais e prestação de serviços em cessão de espaço para

Leia mais

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade Infepi Soluções em Proteção Ltda. A empresa Infepi Soluções em Proteção Ltda é uma empresa de tecnologia da

Leia mais

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES

IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES IMPORTÂNCIA E APLICAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO NAS FÁBRICAS DE RAÇÕES 19.09.16 São procedimentos higiênicos, sanitários e operacionais aplicados em todo o fluxo de produção, desde a obtenção dos

Leia mais

Thayná Márcia Barbosa2, Pedro Henrique Soares Gomes3, Paloma Marques⁴, Glauco da Cruz Canevari⁵

Thayná Márcia Barbosa2, Pedro Henrique Soares Gomes3, Paloma Marques⁴, Glauco da Cruz Canevari⁵ 439 COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS NO CAMPUS I DA FACISA/ UNIVIÇOSA1 Thayná Márcia Barbosa2, Pedro Henrique Soares Gomes3, Paloma Marques⁴, Glauco da Cruz Canevari⁵ Resumoª: O modelo capitalista tem contribuído

Leia mais

GERAÇÃO DE RESÍDUOS. Planejamento e Gestão de Resíduos

GERAÇÃO DE RESÍDUOS. Planejamento e Gestão de Resíduos GERAÇÃO DE RESÍDUOS Planejamento e Gestão de Resíduos FONTES GERADORAS ORIGEM DE ACORDO COM A CLASSIFICAÇÃO Domiciliar Comercial Institucional Serviços Públicos (limpeza pública) Serviços de saúde Indústria

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão Medabil

Sistema Integrado de Gestão Medabil Sistema Integrado de Gestão Medabil Esta apresentação foi desenvolvida com a finalidade de orientar os provedores externos sobre os procedimentos exigidos pelos Sistema Integrado de Gestão da Medabil.

Leia mais

9- Preparação e respostas à emergências

9- Preparação e respostas à emergências Módulo 3 Etapas para implantação de um sistema de gestão integrado: planos de emergência, implantação dos processos comuns a todas as normas, documentação, vantagens, dificuldades, decisão e exercícios

Leia mais

gestão de resíduos? Vamos falar sobre

gestão de resíduos? Vamos falar sobre Vamos falar sobre gestão de resíduos? A humanidade está usando 20% a mais de recursos naturais do que o planeta é capaz de repor. Com isso, está avançando rápido para a extinção de alguns recursos naturais

Leia mais

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro

O uso de recursos da natureza. Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro O uso de recursos da natureza Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 10 e 11 de novembro IMPACTO E REFLEXOS DO LIXO Na sociedade má qualidade de vida e saúde perdas materiais e humanas ; atrai insetos

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)... Sumário 1. Política de Sustentabilidade...05 1.1. Declaração...05 1.2. Implementação da política...05 2. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...06 3. Estrutura do SGA...06 3.1. Agenda Ambiental Operacional...08

Leia mais

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba

Histórico e Realizações da CIPA Unesp Campus de Sorocaba (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) 06 de novembro de 2012 INFORMATIVO 2 Histórico e Realizações da Unesp Campus de Sorocaba Esse informativo pretende esclarecer sobre o histórico da

Leia mais

ANÁLISE DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS RESULTANTES DA COLETA SELETIVA DESENVOLVIDA PELA UEPG

ANÁLISE DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS RESULTANTES DA COLETA SELETIVA DESENVOLVIDA PELA UEPG ANÁLISE DOS MATERIAIS RECICLÁVEIS RESULTANTES DA COLETA SELETIVA DESENVOLVIDA PELA UEPG 30 Introdução: BERTONI, Aline Cristina CAMPOS, Sandro Xavier de CRUZ, Gilson Campos Ferreira da As Universidades

Leia mais

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS

GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS GUIA DE NORMAS INTERNAS PARA VISITANTES E TERCEIROS Seja bem-vindo a uma Unidade Operacional (Controlada) da TODOS OS VISITANTES E/OU PRESTADORES DE SERVIÇO SÃO OBRIGADOS A CUMPRIR AS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 48, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014

RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 48, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 RESOLUÇÃO ARES-PCJ Nº 48, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2014 Dispõe sobre a definição de Não Conformidades a serem verificadas na fiscalização da prestação dos serviços de água e esgoto, no âmbito dos municípios

Leia mais

Relatório de Sustentabilidade 2017

Relatório de Sustentabilidade 2017 Relatório de Sustentabilidade 2017 Princípios Ambientais Desenvolver produtos que ambientalmente corretos, em seus respectivos segmentos de mercado; Buscar contiuamente um desempenho ambiental por excelência

Leia mais

Distribuição de Mudas. Geração Solar Fotovoltaica. Ilhas de Claridade

Distribuição de Mudas. Geração Solar Fotovoltaica. Ilhas de Claridade Coleta Seletiva de Resíduos Programa de substituição dos copos descartáveis Distribuição de Mudas Geração Solar Fotovoltaica Ilhas de Claridade Projeto: Sistema de Gestão Ambiental - Ações que fazem a

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A IMPLANTAÇÃO DE UM ECOPONTO PILOTO NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA/PB Maria Victória de Sousa; Joevelly Vitória Alves da Silva; Cinthia Saska Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

ANÁLISE DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA REALIZADO NA UNIJUÍ 1 SYSTEM ANALYSIS ON SELECTIVE COLLECT PERFORMED AT UNIJUÍ

ANÁLISE DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA REALIZADO NA UNIJUÍ 1 SYSTEM ANALYSIS ON SELECTIVE COLLECT PERFORMED AT UNIJUÍ ANÁLISE DO SISTEMA DE COLETA SELETIVA REALIZADO NA UNIJUÍ 1 SYSTEM ANALYSIS ON SELECTIVE COLLECT PERFORMED AT UNIJUÍ Nicolli Lopes Dias 2, Gabriele Dal Carobo Karlinski 3, Joice Viviane De Oliveira 4 1

Leia mais

Fabian Oliveira (IFAM) Hemilly Silva (UCAM)

Fabian Oliveira (IFAM) Hemilly Silva (UCAM) Fabian Oliveira (IFAM) Hemilly Silva (UCAM) A redução de resíduos gerados no tratamento de água. Um estudo sobre a viabilidade da utilização do hipoclorito em comprimido na cidade de Manaus A produção

Leia mais

PMAS. Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente. Reunião nº 06/2017

PMAS. Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente. Reunião nº 06/2017 PMAS Resíduos perigosos Dia Mundial do Meio Ambiente Reunião nº 06/2017 POLÍTICA INTEGRADA DE SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PRINCÍPIOS POLÍTICA INTEGRADA Disponíveis nos murais e no site da empresa

Leia mais

Página 1 EMEF OTTO EWALD JUNIOR. Diretor: Claudio Luiz Fernandes Barboza. .: Fundação: 04/09/1970

Página 1 EMEF OTTO EWALD JUNIOR. Diretor: Claudio Luiz Fernandes Barboza.  .: Fundação: 04/09/1970 EMEF OTTO EWALD JUNIOR Diretor: Claudio Luiz Fernandes Barboza E-mail.: emefoej@correio1.vitoria.es.gov.br Fundação: 04/09/1970 Criação: Decreto nº 4.922 Endereço: Rua Daniel Abreu Machado, 546 Bairro:

Leia mais

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias

Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral. XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Consumo sustentável e a implantação da logística reversa de embalagens em geral XI SEMINÁRIO ABES Brasília, agosto de 2014 Patrícia Iglecias Direito ao Meio Ambiente e Proteção do Consumidor Parâmetro

Leia mais

Manutenção da ISO na Unisinos, aspectos relevantes da participação de funcionários, professores, alunos e terceirizados

Manutenção da ISO na Unisinos, aspectos relevantes da participação de funcionários, professores, alunos e terceirizados PAINEL 4: "GRANDES GERADORES, NOVAS ATITUDES NA PROMOÇÃO DE MUDANÇAS CULTURAIS NA SOCIEDADE Manutenção da ISO 14001 na Unisinos, aspectos relevantes da participação de funcionários, professores, alunos

Leia mais

Relatório. Campanha SOS Reciclagem. Você entrega seus resíduos plásticos e alumínios para reciclagem e ainda ajuda a proteger as tartarugas do Juruá

Relatório. Campanha SOS Reciclagem. Você entrega seus resíduos plásticos e alumínios para reciclagem e ainda ajuda a proteger as tartarugas do Juruá Relatório Campanha SOS Reciclagem Você entrega seus resíduos plásticos e alumínios para reciclagem e ainda ajuda a proteger as tartarugas do Juruá Projeto da Campanha SOS Reciclagem A Campanha SOS Reciclagem,

Leia mais

AVALIAÇÃO DE SIGNIFICÂNCIA AMBIENTAL

AVALIAÇÃO DE SIGNIFICÂNCIA AMBIENTAL AVALIAÇÃO DE SIGNIFICÂNCIA AMBIENTAL CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO Nº PROCESSO / ATIVIDADE ASPECTOS AMBIENTAIS IMPACTOS AMBIENTAIS SEVERIDADE OCORRÊNCIA CONTROLE AVALIAÇÃO DO GRAU DE SIGNIFICÂNCIA PLANO DE AÇÃO

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita

DIREITO AMBIENTAL. Sustentabilidade. Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)- Parte 1. Prof. Rodrigo Mesquita DIREITO AMBIENTAL Sustentabilidade Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P)- Parte 1 Prof. Rodrigo Mesquita O que é A3P? A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) é um programa que visa

Leia mais

A importância do descarte correto de EPI s

A importância do descarte correto de EPI s A importância do descarte correto de EPI s LEI DE CRIMES AMBIENTAIS Os epi s após serem usados devem ser descartados quando não oferecem mais os níveis de proteção exigidos. Recentemente a diretriz de

Leia mais

VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental

VI Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental III-039 - IMPLEMENTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS PRESTADORES DE SERVIÇOS DE SAÚDE, COM ÊNFASE PARA A PREVENÇÃO À POLUIÇÃO. Rita de Cassia Emmerich do Rêgo (1) Química pela

Leia mais

Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos 1. COMPETÊNCIAS E RESPONSABILIDADES 1.1 COMPANHIA DOCAS DO PARÁ Cabe a CDP, enquanto Autoridade Portuária, a implantação, o gerenciamento e a fiscalização de

Leia mais

IX Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Regional São Paulo

IX Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Regional São Paulo (ISO Em Processo de Implantação) IX Seminário de Tecnologia em Saneamento Ambiental da Regional São Paulo Vantagens de um sistema de gestão da qualidade nos serviços de saneamento básico Manoel Carlos

Leia mais

Eco Universidade Plano Ambiental para uma Universidade Socioambientalmente correta

Eco Universidade Plano Ambiental para uma Universidade Socioambientalmente correta Eco Universidade Plano Ambiental para uma Universidade Socioambientalmente correta Profa. Zuy Maria Magriotis Laboratório de Gestão de Resíduos Químicos Nossa localização Lavras A que distância estamos?

Leia mais

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação

Política. Página 1 de 6. Assunto: Política de Sustentabilidade Código da Norma: NSU-1. Área responsável: Gerência de Sustentabilidade e Comunicação Página 1 de 6 Índice Resumo: Estabelece os princípios para o desenvolvimento sustentável das atividades da empresa.. 1. OBJETIVO 2. ABRANGÊNCIA 3. DEFINIÇÕES 3.1. Desenvolvimento Sustentável 3.2. Responsabilidade

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO

MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO MEMORIAL DESCRITIVO SEGURANÇA DO TRABALHO Relatório de Segurança do Trabalho IABAS, referente as instalações de Equipamentos de Combate a Incêndio e condições de Segurança do Trabalho, destinados aos serviços

Leia mais

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO!

PASSOS ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE. PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! PASSOS DE ATITUDE SSMA SEGURANÇA, SAÚDE E MEIO AMBIENTE PArA QUe TOdOS NÓS TeNHAMOS SUCeSSO, VAMOS dar O PRIMEIRO PASSO! ÍNDICE Introdução Política de Segurança, Saúde e Meio Ambiente SSMA em caso de acidentes

Leia mais

GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11)

GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11) GESTÃO DE ÁGUA EM SERVIÇOS DE SAÚDE Jonas Age Saide Schwartzman Engenheiro Ambiental Instituições Afiliadas SPDM (11)97556-1795 AGENDA GLOBAL HOSPITAIS VERDES E SAUDÁVEIS OS 10 Objetivos da Agenda Global

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFRGS

SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL. Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFRGS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL Coordenadoria de Gestão Ambiental da UFRGS SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL O SGA é parte do Sistema de Gestão da UFRGS, englobando a estrutura organizacional, as atividades de planejamento,

Leia mais

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015

QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 QUADRO COMPARATIVO: ISO 14001:2004 X ISO 14001:2015 ISO 14001:2004 ISO 14001:2015 Introdução Introdução 1.Escopo 1.Escopo 2.Referências normativas 2.Refências normativas 3.Termos e definições 3.Termos

Leia mais

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE

CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE CARTILHA DE ORIENTAÇÃO AO VISITANTE Sejam bem-vindos à empresa Torata. Aqui primamos pela segurança em primeiro lugar. Por este motivo elaboramos esta Cartilha para vocês, a fim de informar sobre os nossos

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CONTROLE DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS.

IDENTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO E CONTROLE DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS. 1 de 5 REV. DESCRIÇÃO DAS REVISÕES Emissão inicial. ANÁLISE CRÍTICA ( ) APROVADO VISTO DATA COMENTÁRIOS: ( ) NÃO APROVADO ( ) ATENDER COMENTÁRIOS EMISSÃO REV. REV. 1 REV. 2 REV. 3 REV. 4 REV. 5 REV. 6

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

Informe interno, Edição 19 - Abril 2018

Informe interno, Edição 19 - Abril 2018 A Carbono participou do 35 Fórum de Tecnologia e Gestão em Tintas da Revista Paint&Pintura no dia 5 de abril em Novo Hamburgo-RS. Estiveram presentes vários fabricantes de tintas e vernizes da região.

Leia mais

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos)

Fontes de Recursos Ação. Curto Médio Longo (1 a 4 anos) (4 a 8 anos) (8 a 20 anos) 3.1 Instituir programa de coleta seletiva no município. 3.2 Realizar campanhas de sensibilização e educação socioambiental da população acerca da temática dos resíduos sólidos, quanto a importância da

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Tipo Ano Base RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Realização Responsável Técnico 2016 Julho/2017 Paulo Dias Assinatura do Responsável Assinatura do Diretor SUMÁRIO

Leia mais

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis

A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis 06/11/12 A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas Sustentáveis A importância desta certificação para as Compras Públicas Sustentáveis Seminário Internacional A Rotulagem Ambiental e as Compras Públicas

Leia mais

Tema: Tratamento de Resíduos Sólidos

Tema: Tratamento de Resíduos Sólidos Curso: Engenharia Tema: Tratamento de Resíduos Sólidos Grupo B: Anaclaudia Vilaronga Givanildo Alves dos Santos (Relator) Henrique Simões de Andrade Rene Tadeu da Veiga Vinicius Luiz de Souza Gobbe Vinicius

Leia mais

POLÍTICA AMBIENTAL CTM - FARMANGUINHOS POLÍTICA AMBIENTAL

POLÍTICA AMBIENTAL CTM - FARMANGUINHOS POLÍTICA AMBIENTAL Identificação: DSMS 06 POLÍTICA AMBIENTAL CTM - FARMANGUINHOS Aprovação: 04/05/2013 POLÍTICA AMBIENTAL Política Ambiental do Instituto de Tecnologia em Fármacos, unidade de Jacarepaguá, onde são fabricados

Leia mais

C O M O I M P L A N T A R U M P R O J E T O D E S E L E T I V A E M E M P R E S A S E C O N D O M Í N I O S

C O M O I M P L A N T A R U M P R O J E T O D E S E L E T I V A E M E M P R E S A S E C O N D O M Í N I O S C O M O I M P L A N T A R U M P R O J E T O D E COLETA S E L E T I V A E M E M P R E S A S E C O N D O M Í N I O S A Política Nacional de Resíduos Sólidos tornou a coleta seletiva uma obrigatoriedade nos

Leia mais

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS

PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Nº 05/2018 PMAS - Pense no Meio Ambiente Sirtec Tema: GESTÃO DE RESÍDUOS Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação. Peter Drucker

Leia mais

Modalidades do Prêmio. Regulamento. Participação

Modalidades do Prêmio. Regulamento. Participação Regulamento Participação Podem concorrer ao 10º Prêmio FIEB Desempenho Ambiental, empresas do setor industrial nas categorias MÉDIO E GRANDE PORTE e MICRO E PEQUENO PORTE (consultar classificação no site

Leia mais

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL A PUMA TAMBORES, com o objetivo de divulgar a sua política ambiental e conscientizar seus fornecedores e prestadores de serviços quanto aos aspectos ambientais, elaborou este Manual de Requisitos Ambientais

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ ESTADO DO PARANÁ

TERMO DE REFERÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ ESTADO DO PARANÁ TERMO DE REFERÊNCIA PARA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE PARANAVAÍ OBRIGATORIEDADE DO PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE SERVIÇOS

Leia mais

Responsabilidade Socioambiental

Responsabilidade Socioambiental Recurso Economia de Recursos Etapas Consumo de Papel e Oriundos de Madeira Manter acompanhamento do consumo do papel utilizado durante o expediente. Reaproveitar papéis na confecção de blocos de rascunho.

Leia mais

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados

Incorporadora e Construtora. 38 anos no mercado. 121 empreendimentos lançados Incorporadora e Construtora 38 anos no mercado 121 empreendimentos lançados 3,5 milhões de metros quadrados de área construída e em construção (24.475 unidades) EZ TOWERS certificação e diferenciais ambientais

Leia mais

São orientações de como evitar o uso de material descartável nessas ocasiões e também no dia a dia.

São orientações de como evitar o uso de material descartável nessas ocasiões e também no dia a dia. O uso abusivo de plásticos descartáveis tem trazido inúmeros problemas ao meio ambiente: descarte inadequado no solo, esgotamento dos aterros sanitários e poluição dos ambientes aquáticos. A lenta decomposição

Leia mais

Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS

Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS 1. Dados gerais 1.1 do empreendedor Razão social Nome fantasia CNPJ Alvará Tipo de atividade Número de licença ambiental (se

Leia mais

MODELO SIMPLIFICADO PARA CLÍNICA OU CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

MODELO SIMPLIFICADO PARA CLÍNICA OU CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO MODELO SIMPLIFICADO PARA CLÍNICA OU CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO INTRODUÇÃO Os resíduos do serviço de saúde ocupam um lugar de destaque, pois merecem atenção especial em todas as suas fases de manejo (segregação,

Leia mais

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ

Ficha de Informações de Segurança de Produto Químico FISPQ 1/8 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do produto: Empresa: Sany do Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Limpeza Ltda Endereço: Rua Loanda, 120 Emiliano Perneta Pinhais/PR - CEP 83.325-0

Leia mais

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ECOPONTO RESIDENCIAL SPAZIO ÚNICO. Relatório de Controle Mensal - Nº 12

SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ECOPONTO RESIDENCIAL SPAZIO ÚNICO. Relatório de Controle Mensal - Nº 12 SISTEMA DE GESTÃO DE RESÍDUOS ECOPONTO RESIDENCIAL SPAZIO ÚNICO Relatório de Controle Mensal - Nº 12 Uberlândia / MG Referente Maio / 2018 APRESENTAÇÃO O presente relatório apresenta os dados obtidos após

Leia mais

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017

11º ENTEC Encontro de Tecnologia: 16 de outubro a 30 de novembro de 2017 A APLICABILIDADE DA NORMA OHSAS 18001 NO SETOR MINERAL: ÊNFASE NA GEOLOGIA DE LONGO PRAZO Cristiana Aparecida da Silva 1 ; Francisco de Assis da Silva Junior 2 1,2 Universidade de Uberaba cristiana12silva@gmail.com

Leia mais

Plano de ação para o tema: Floresta-grupo 8

Plano de ação para o tema: Floresta-grupo 8 Plano de ação para o tema: Floresta-grupo 8 Melhorar a Biodiversidade; Desconhecimento da Floresta Aumentar o nº de espécies autóctones; Aumentar o conhecimento sobre a Floresta; Diferenciar espécies invasoras

Leia mais

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA)

RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Tipo Ano Base RELATÓRIO DE GERENCIAMENTO DE RISCO RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL (PRSA) Realização Responsável Técnico 2017 Julho/2018 Paulo Dias Assinatura do Responsável Assinatura do Diretor SUMÁRIO

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ DALGLISH GOMES COLETA SELETIVA E O AMBIENTE ESCOLAR RESUMO Um dos grandes problemas da atualidade é o lixo. Promover na escola da rede pública

Leia mais

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano.

EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE. Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. EITON EIRI EISO EIKETSU HITSUKE Programa que melhora a qualidade de vida do ser humano. O Programa 5S é um conceito que foi trazido do oriente para melhorar a qualidade de qualquer ambiente de trabalho,

Leia mais

O Papel da ERSAR na gestão dos resíduos de embalagem

O Papel da ERSAR na gestão dos resíduos de embalagem O Papel da ERSAR na gestão dos resíduos de embalagem Filomena Rodrigues Lobo 6-Mar-14 1 Estrutura da Apresentação 1. A ERSAR e a sua Missão 2. O Modelo Regulatório 3. Contributo específico para o fluxo

Leia mais

Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES

Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES Mesa Redonda: POLÍTICAS PARA SUSTENTABILIDADE NAS UNIVERSIDADES PERGUNTAS NORTEADORAS: 1) O que significa ambientalizar a universidade e o que se espera com isso? Ambientalização da universidade é a inserção

Leia mais

COMPROMISSO: Prometemos proteger o meio ambiente e o bem-estar dos nossos funcionários e clientes. SUB COMPROMISSO: Requisitos Ambientais da Scania.

COMPROMISSO: Prometemos proteger o meio ambiente e o bem-estar dos nossos funcionários e clientes. SUB COMPROMISSO: Requisitos Ambientais da Scania. Marcos Rogério Afonso Certificação (43) 4009-0780 1 1/6 PROCEDIMENTO DOS Nº: 13.01.01 COMPROMISSO: 13 SUB COMPROMISSO Nº: 01 PALAVRA CHAVE: Baterias, óleo, resíduos químicos.- MEIO AMBIENTE. COMPROMISSO:

Leia mais

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa

PEGADA ECOLÓGICA A PEGADA DE ALGUNS PAISES. Estados Unidos: 9,7 hectares / pessoa. Brasil: 2,2 hectares / pessoa. Etiópia: 0,47 hectares / pessoa PEGADA ECOLÓGICA Pegada Ecológica (também denominada de pegada carbônica ) é definida, portanto, como área de território ecologicamente produtivo (cultivos, pastos, florestas ou ecossistemas aquáticos)

Leia mais

Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios. Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA)

Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios. Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA) Inovação e Tecnologia na Gestão Sustentável na Construção de Edifícios Prof. Dayana Bastos Costa (UFBA) Gestão Sustentável na Construção de Edifícios A gestão sustentável na construção de edifícios deve

Leia mais

CONTROLE DE QUALIDADE E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EM PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES

CONTROLE DE QUALIDADE E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EM PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES CONTROLE DE QUALIDADE E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS EM PRODUÇÃO DE REFEIÇÕES Nutricionista Especialista Tecnologia de Alimentos UFMA Consultor em Implementação de Unidades de Alimentação e Nutrição. Controle

Leia mais

RELATÓRIO AMBIENTAL REG 44 JUNHO/2018 I - Providências/Acompanhamentos

RELATÓRIO AMBIENTAL REG 44 JUNHO/2018 I - Providências/Acompanhamentos I - Providências/Acompanhamentos 1. Fenômeno natural: Ressaca no Mar Entre os dias 26 e 28 houve ressaca no mar, causada por uma maré alta, as ondas chegaram até o jardim da praia, mas não houve danos

Leia mais

Telefone: (27) ESPAÇO ESPORTIVO DO PARQUE PEDRA DA CEBOLA

Telefone: (27) ESPAÇO ESPORTIVO DO PARQUE PEDRA DA CEBOLA PARQUE PEDRA DA CEBOLA Coordenadora: Luciana Pinaffo Email: pedradacebola@vitoria.es.gov.br Endereço: Rua João Batista Celestino, 11 Fundação: 05/11/1997 Bairro: Mata da Praia CEP: 29066-140 Telefone:

Leia mais