RELATÓRIO ESTRATÉGICO SETOR DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "RELATÓRIO ESTRATÉGICO SETOR DE LICITAÇÕES E CONTRATOS"

Transcrição

1

2

3 RELATÓRIO ESTRATÉGICO SETOR DE LICITAÇÕES E CONTRATOS

4 INTRODUÇÃO Este relatório tem como objetivo divulgar as diversas ações implementadas por este setor no período de 2012/2013 de modo a prestar auxílio a elaboração da análise situacional deste RPPS, e futuramente a elaboração de seu planejamento estratégico de O propósito principal é divulgar com transparência as várias etapas do trabalho implementado, no ano de 2013 e sua comparação com o ano anterior, com a intencionalidade de aprimoramento da gestão. As ações desenvolvidas foram realizadas pelo corpo da Comissão de Licitação e do Pregoeiro com sua equipe de Apoio do IPMDC, sendo que o processo desenvolvido pautou-se na revisão e análise da forma de execução de processos licitatórios, com o objetivo de identificar as reais necessidades desta Autarquia e aprimorar o modo de execução dos mesmos, pautandose sempre nas regulamentações da Lei 8666/93 e /02, além das regulamentações municipais e deliberações do TCE/RJ.

5 DIAGNÓSTICO DE ATIVIDADES REALIZADAS

6 Formulação de um organograma do Processo Licitatório

7 Onde se coletam todos os elementos, preços, prazos, condições, tipos de contrato, preços máximos, enfim todas as informações que darão início ao procedimento licitatório mas que ainda não são de conhecimento público.

8 PREGÃO PRESENCIAL FASE INTERNA SETOR REQUISITANTE SOLICITAÇÃO DE ABERTURA DO PROCESSO JURÍDCO APROVAÇÃO DA MINUTA E ANÁLISE DE ENQUADRAMENTO TESOURARIA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA AUTORIZAÇÃO DA PRESIDÊNCIA / JUSTIFICATIVA DO OBJETO PREGOEIRO ELABORAÇÃO DA MINUTA DO EDITAL ANÁLISE DA CONTROLADORIA INTERNA SETOR REQUISITANTE ELABORAÇÃO DO TERMO DE REFERÊNCIA APROVAÇÃO DA PRESIDÊNCIA / AUTORIZAÇÃO AO CADASTRO DE FORNECEDORES PARA COTAÇÃO CPL ENQUADRAMENTO DA MODALIDADE LICITATÓRIA CADASTRO DE FORNECEDORES CONSULTA AO MERCADO FORMULAÇÃO DA ESTIMATIVA DE CONTRATAÇÃO AUTORIZAÇÃO DA PRESIDÊNCIA PARA REALIZAÇÃO DO CERTAME

9 Onde se torna de conhecimento público o certame.

10 PREGÃO PRESENCIAL FASE EXTERNA PUBLICAÇÃO DO AVISO HABILITAÇÃO ADJUDICAÇÃO PELO PREGOEIRO SESSÃO PÚBLICA CREDENCIAMENTO RECEBIMENTO DE ENVELOPES DECLARAÇÃO DO VENCEDOR HOMOLOGAÇÃO DA AUTORIDADE SUPERIOR PROPOSTA RECURSO

11 SETOR X PMDC PRESIDÊNCIA 11 4 CADASTRO FORNECEDORES 10 5 CPL 6 PREGOEIRO 7 JURÍDICO 11 8 CONTROLE INTERNO 9 TESOURARIA

12

13 DISPENSA DE LICITAÇÃO SOLICITAÇÃO DO OBJETO - SETOR REQUISITANTE JULGAMENTO DAS PROPOSTAS JUNTADA AOS AUTOS DE DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO JUSTIFICATIVA DA NECESSIDADE DO OBJETO MAPA COMPARATIVO DE PREÇOS AUTORIZAÇÃO DO ORDENADOR DE DESPESAS TERMO DE REFERÊNCIA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA EMISSÃO DE NOTA DE EMPENHO JUNTADA AOS AUTOS DOS ORIGINAIS DAS PROPOSTAS COTAÇÃO DE PREÇOS MÍNIMO 3 FORNECEDORES ASSINATURA DO CONTRATO, RETIRADA DA NOTA DE EMPENHO, AUTORIZAÇÃO DE COMPRA OU ORDEM DE SERVIÇO

14 ESTRUTURA DO TERMO DE REFERÊNCIA Com a nova organização da PMDC houve robusta modificação de exigências e dados prestados no termo de referência utilizados pelo IPMDC. Tendo como base o projeto da própria PMDC e licitações similares nos TCE/RJ e TCU, acrescentamos aos termos de referência desta Autarquia informações de suma contribuição para esclarecimento do objeto e completa compreensão dos serviços a serem prestados.

15 NOVO TERMO DE REFERÊNCIA

16 NOVO TERMO DE REFERÊNCIA

17 SETOR DE LICITAÇÕES Com o objetivo de implementar maior organização e velocidade ao trabalho de execução das licitações, além de criar um espaço reservado para realizar o pregão presencial foi criado em 2013 um Setor de concentração de trabalhos referentes aos certames licitatórios.

18

19 COMPARATIVAMENTE... O setor de Licitações implementado na gestão de 2013, reorganizou contratos vencidos sem termo aditivo, promovendo novos processos; Pesquisou, e ainda pesquisa, as necessidades básicas do Instituto quanto a compras e serviços; Procura dentro dos parâmetros e prazos legais tornar os certames licitatórios mais rápidos e eficientes com organização dos processos, compras e cotações.

20 PROCESSOS REALIZADOS EM 2012 TOTAL: 17 PROCESSOS QUANTIDADE DE PROCESSOS CONVITE DISPENSA PREGÃO 18% 59% 59% 23%

21 PROCESSOS REALIZADOS EM 2013 TOTAL: 18 PROCESSOS (REALIZADOS ATÉ JULHO/2013) QUANTIDADE DE PROCESSOS INEXIGIBILIDADE DISPENSA PREGÃO 28% 67% 67% 5%

22 2012 x 2013 QUANTIDADE DE PROCESSOS REALIZADOS 2013/ , , ,5

23 PROPOSTA ESTRATÉGICA METAS

24 OBJETIVOS E METAS Ante o exposto e em relação as medidas apresentadas, a seguinte meta é de intenção deste setor: 1. Otimizar os prazos da tramitação dos processos internos de compras e serviços, respeitando os limites mínimos estabelecidos em Lei de regulamentação, operacionalizando com a maior brevidade possível as necessidades desta Autarquia, de modo a prestar melhor serviço de atendimento aos seus beneficiários e funcionários próprios 2. Promover a transparência e segurança dos procedimentos licitatórios.

25 PARA TAL... Este setor propõe algumas medidas: 1. Melhor infra-estrutura física de trabalho; 2. Qualificação constante dos membros participantes da Comissão de Licitações, Pregoeiro e Equipe de Apoio, ante a participação em cursos, congressos e seminários; 3. Maior integração inter setorial, para melhor operacionalização dos tramites; 4. Implantação do pregão eletrônico.

26 INFRA-ESTRUTURA DE TRABALHO Formação de uma biblioteca atualizada de consulta. Melhora do equipamento de trabalho

27 QUALIFICAÇÃO Organização do I Simpósio de Licitações e Contratos do IPMDC; Participação em eventos, cursos e congressos de diversos organizadores e Instituições.

28 OPERACIONALIZAÇÃO Implementação de prazos para tramitação dos processos visando o cumprimento dos princípios basilares da Administração pública, como: eficiência e economicidade.

29 MORAES (1999, p ) : O princípio da eficiência é o que impõe à Administração Pública a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma eficaz, sem burocracia visandoaadoçãodetodososmeioslegaisemoraispossíveis para satisfação do bem comum. Obs.: eficiência, que ingressou como princípio no texto constitucional, através da EC nº 19/98, que a inseriu na cabeçadoart.37

30 Moraes (2004, p.320): Assim, princípio da eficiência é aquele que impõe à Administração Pública direta e indireta e a seus agentes a persecução do bem comum, por meio do exercício de suas competências de forma imparcial, neutra, transparente, participativa, eficaz, sem burocracia e sempre em busca da qualidade, primando pela adoção dos critérios legais e morais necessários para a melhor utilização possível dos recursos públicos, de maneira a evitar-se desperdícios e garantir-se uma maior rentabilidade social. Note-se que não se trata da consagração da tecnocracia, muito pelo contrário, o princípio da eficiência dirige-se para a razão e fim maior do Estado, a prestação dos serviços sociais essenciais à população, visandoaadoçãodetodosos meios legais emorais possíveis para satisfação do bem comum.

31 PREGÃO ELETRÔNICO Instituído pela Lei /2002 e regulamentado pelo Decreto Municipal 4710/2005 Julgamento das propostas antecede a fase de habilitação, admitindo que os licitantes renovem as suas propostas iniciais e que se reduza a quantidade de documentos analisados; O pregão independe do valor estimado do futuro contrato; Sepulta o contra-tempo dos impedimentos de realização de um novo procedimento em caso de insuficiência do licitado; Economicidade, haja vista que a Administração consegue obter, quando utiliza o pregão, sensível redução de preços.

32 PREGÃO ELETRÔNICO Minimiza a possibilidade de litígios; A Administração não precisa publicar as decisões na imprensa oficial para, então, abrir a contagem dos prazos para a interposição dos recursos; Os licitantes devem declinar, já na própria sessão, os motivos dos respectivos recursos;

33 PREGÃO ELETRÔNICO O pregão presencial apresenta todas as vantagens já citadas, no entanto é de se notar que o pregão eletrônico, por utilizar recursos de tecnologia da informação, apresenta vantagens ainda maiores: 1. Por desenvolver-se através da internet, não há tanto uso de papel 2. As propostas e quase todos os atos que lhe são pertinentes são enviados e recebidos por meio da internet, o que, acaba com várias formalidades e burocracia 3. O pregão eletrônico simplifica as atividades do pregoeiro. Isso porque, no pregão eletrônico, é o sistema que recebe todos os lances e já os ordena. 4. Com o uso da tecnologia da informação, as empresas ou pessoas distantes do lugar da licitação têm condições de participar dela sem maiores investimentos, fomenta-se a competitividade.

34 Exemplo: Site Pregão Eletrônico - Comprasnet

35

36 Fonseca (2005): Utilização de recursos de tecnologia da informação, onde a interação entre os agentes públicos responsáveis pela realização da licitação (Pregoeiro e Equipe de Apoio) e os licitantes/fornecedores dar-se por meio de provedor da Internet, permitindo, dessa forma, uma ampliação do universo de participantes e proporcionando uma maior transparência e publicidade ao rito do certame, tendo em vista que qualquer pessoa interessada pode acompanhar o desenvolvimento da sessão pública e ter acesso a todos os atos e procedimentos praticados desde a abertura até o encerramento dos trabalhos pertinentes ao procedimento licitatório.

37

38 Jessé Torres Pereira Júnior (2006, p.3) confirma: [...] passados cinco anos de sua utilização facultativa pela Administração Pública brasileira, é possível dizer que o pregão eletrônico proporciona economia entre 20% e 30% do valor estimado para cada contratação e que o procedimento ganha celeridade desconhecida das demais modalidades licitatórias, graças, sobretudo, ao menor prazo entre a publicação do edital e a abertura do certame; ao direito de interposição de recurso único contra as decisões do pregoeiro, ao final do procedimento, sem ofensa ao princípio constitucional do contraditório e da ampla defesa; à disputa de preço através de lances abertos e à inversão das fases do procedimento.

39

40

41

42

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA.

Licitação Pag 3.1 Descrição dos Fluxos de Trabalho 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Licitação Pag 3.1 3.1 FLUXOGRAMA LICITAÇÃO FASE INTERNA. Princípio da motivação (interesse / necessidade) Solicitação/Requisição Objeto Obras Serviços Compras Alienações Concessões Permissões Locações

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013)

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) Curso de Formação e Atualização para Pregoeiros PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS (DECRETO Nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, INCLUINDO

Leia mais

REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS.

REQUISITANTE: SECRETARIA MUNICIPAL DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS. PARECER/2018-PROGEM. REQUISITANTE: SECRETARIA DE VIAÇÃO E OBRAS PÚBLICAS. REFERÊNCIA: PROCESSO LICITATÓRIO Nº 60.507/2017-PMM - MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL (SRP) Nº 003/2018- CEL/SEVOP/PMM. OBJETO: AQUISIÇÃO

Leia mais

REQUISITANTE: SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE MARABÁ.

REQUISITANTE: SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE MARABÁ. PARECER/2018-PROGEM. REQUISITANTE: SERVIÇO DE SANEAMENTO AMBIENTAL DE MARABÁ. REFERÊNCIA: PROCESSO LICITATÓRIO Nº 60.506/2017-PMM - MODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL (SRP) Nº 002/2018- CEL/SEVOP/PMM. OBJETO:

Leia mais

PORTARIA N. 010/2018.

PORTARIA N. 010/2018. PORTARIA N. 010/2018. Institui a Comissão Permanente de Licitações, designa Pregoeiro, Equipe de Apoio e dá outras providências. O Diretor do SAAE Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de Penedo, Estado de

Leia mais

Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio

Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio Curso de Formação e Atualização de Pregoeiros e da Equipe de Apoio Principais Destaques: Determinações do TCU, Gratificações, Competência e Responsabilidades, Julgamento da Proposta, Preços Inexequíveis,

Leia mais

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS

CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS PÚBLICO ALVO: CURSO COMPLETO EM LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS Todos os profissionais da iniciativa privada que se dispõem a contratar com a Administração Pública; profissionais que desejam reciclar

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Licitação João Batista Rios Júnior* 1. O QUE É. Quando a administração pública no uso e gozo de suas atribuições convoca, mediante edital ou convite, empresas empenhadas em apresentar

Leia mais

Curso de Formação e Capacitação de Pregoeiros e Equipes de Apoio - Conteúdo Programático OFICINA DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS

Curso de Formação e Capacitação de Pregoeiros e Equipes de Apoio - Conteúdo Programático OFICINA DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS Curso de Formação e Capacitação de Pregoeiros e Equipes de Apoio - Conteúdo Programático OFICINA DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE Introdução ao Pregão e Noções gerais 1) Conceito proposto e características

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO A AESabesp através de sua Diretoria Cultural, realizará o de Licitação e Gestão de Contratos Pregão, RDC e SRP Sede da AESabesp, que será ministrado pela Prof.ª. Maryberg Braga Neto., na OBJETIVOS Capacitar

Leia mais

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática

CAPACITAÇÃO. Legislação e Prática CAPACITAÇÃO Funcionários Departamento de Compras e Licitações Membros da Comissão de Licitações Pregoeiro e Equipe de Apoio Legislação e Prática LICITAÇÃO Procedimento administrativo prévio à contratação

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 07/03 Ver também Alerta 001/2005 (MG de 22.03.05 ); Alerta 002/2008; IN 2/10 Estabelece normas de fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial nas Administrações

Leia mais

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS

FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS FOLHA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS 1) IDENTIFICAÇÃO Código do documento IT-IPN-0601.03 Revisão 03 Data 08/08/2016 Título CONFORMIDADE DE PROCESSO DE AQUISIÇÃO Classificação OSTENSIVO n o de páginas 05 n o

Leia mais

Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão

Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão Curso Geral de Licitações Contratações Diretas e Pregão Objetivo e Público Tem como objetivo preparar todos os profissionais envolvidos em certames licitatórios, Órgãos Públicos e Autarquias, familiarizando-os

Leia mais

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016

SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 Diário Oficial da União n. 108, de 08.06.2016, pag. 61. SECRETARIA DE GESTÃO ORIENTAÇÃO NORMATIVA Nº 2, DE 6 DE JUNHO DE 2016 O SECRETÁRIO DE GESTÃO DO MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E GESTÃO,

Leia mais

Norma de Procedimento

Norma de Procedimento Assunto: PREFEITURA DE VITÓRIA Controladoria Geral do Município Assessoria de Planejamento Organizacional Norma de Procedimento REALIZAÇÃO DE DESPESAS ADMINISTRATIVAS Código SPP-NP 02 Versão: Data da elaboração:

Leia mais

Licitações, Pregão e Contratos

Licitações, Pregão e Contratos Licitações, Pregão e Contratos Objetivo Destina-se Datas Carga horária Capacitar servidores municipais para a realização de licitações e gestão dos contratos da Administração Municipal. Aos profissionais

Leia mais

CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS INCLUINDO: RITO DA LICITAÇÃO FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E

CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS INCLUINDO: RITO DA LICITAÇÃO FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E CURSO COMPLETO DE LICITAÇÕES COM HABILITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIROS INCLUINDO: RITO DA LICITAÇÃO FASE INTERNA E EXTERNA, ELABORAÇÃO DE EDITAIS E TERMO DE REFERÊNCIA, PREGÃO PRESENCIAL, SISTEMA DE REGISTRO

Leia mais

Prefeitura Municipal de Penedo publica:

Prefeitura Municipal de Penedo publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VI Nº 947 Prefeitura Municipal de publica: Portaria N. 010/2018 - Institui a Comissão Permanente de Licitações, designa Pregoeiro, Equipe de Apoio e dá outras providências.

Leia mais

PARECER FINAL DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO

PARECER FINAL DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO PARECER FINAL DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO Parecer nº 1844/2018 CCI/PMNR Processo Licitatório: 9/2018-013 Modalidade: Pregão Presencial SRP Forma: Menor Preço por Lote Requerente: Comissão Permanente

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO PRESTAÇÃO DE CONTAS ANUAL CERTIFICADO Nº : 175166 UNIDADE AUDITADA : CEFET/CE CÓDIGO : 153009 EXERCÍCIO : 2005

Leia mais

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS

Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família. (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Projeto de Expansão e Consolidação da Saúde da Família (PROESF Fase 2) AQUISIÇÕES de BENS e CONTRATAÇÃO DE OBRAS Aquisições através das Regras do Banco Mundial O Artigo 42 5º da Lei 8.666 permite que os

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP, atualizado com a IN 05/MPOG Curso prático e atualizado com a Instrução Normativa 05 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Aborda

Leia mais

Prefeitura Municipal de Abaré publica:

Prefeitura Municipal de Abaré publica: Prefeitura Municipal de Abaré 1 Terça-feira Ano Nº 2971 Prefeitura Municipal de Abaré publica: Lei Nº 261, de - Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Poder Legislativo e dá outras providências.

Leia mais

LICITAÇÕES: EXCLUSIVO PARA EMPRESAS

LICITAÇÕES: EXCLUSIVO PARA EMPRESAS LICITAÇÕES: EXCLUSIVO PARA EMPRESAS Data: 21 e 22 de março de 2019 Carga horária: 16h/aula Horário: 8h30 às 17h30 (com intervalo para almoço) OBJETIVO Facilitador: Orlando Gomes da Silva. Consultor e Professor

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER PRÉVIO PARECER PRÉVIO Processo nº 37/2018 PMCC CPL Convite nº 2/2018 Solicitante: Presidente da CPL. Objeto: AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO DE IMPRESSÃO DE ALTA PERFORMANCE VISANDO ATENDER ÀS NECESSIDADES DO DEPARTAMENTO

Leia mais

Experiência com o RDC

Experiência com o RDC UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO - PROAD DEPARTAMENTO DE LICITAÇÕES - DPL Av. Desembargador Vitor Lima nº 222, 5º andar Florianópolis SC CEP 88040-400 Telefones: (48)

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Pregão eletrônico: vantagens para a administração pública Pregão eletrônico Danillo Moreira Dias da Silva* 1.Conceito Primeiramente, vale ressaltar a definição de licitação, para

Leia mais

ATA DE REUNIÃO DO PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES E JULGAMENTO DA PROPOSTA E DOCUMENTOS

ATA DE REUNIÃO DO PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES E JULGAMENTO DA PROPOSTA E DOCUMENTOS ATA DE REUNIÃO DO PREGOEIRO E EQUIPE DE APOIO RECEBIMENTO E ABERTURA DOS ENVELOPES E JULGAMENTO DA PROPOSTA E DOCUMENTOS PROCESSO LICITATÓRIO Nº. 732/2017 MODALIDADE Pregão Nº. 22/2017 ATA DE RECEBIMENTO

Leia mais

Operações de Licitação e Compras

Operações de Licitação e Compras Operações de Licitação e Compras Cartilha Orientativa Outubro/2016 Pró-Reitoria de Administração - Coordenação de Licitação e Compras SUMÁRIO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 APRESENTAÇÃO 02

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PREGÃO PRESENCIAL SRP nº 012/2018 PMI PROCESSO ADMINISTRATIVO N 079/2018 I DA CONSULTA Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de Registro de Preço,

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - 2ª EDIÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - 2ª EDIÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS - 2ª EDIÇÃO PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO Professor: Alexandre Cairo 10 a 12 de setembro Brasília, 10, 11 e 12 de Setembro de 2018 Carga

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica:

Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde 1 Quinta-feira Ano VI Nº 2317 Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde publica: Fluxos de Processos COGEM. Gestor - Evandro Santos Almeida / Secretário

Leia mais

Resposta à Impugnação da Interessada: Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./003/2016

Resposta à Impugnação da Interessada: Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./003/2016 Resposta à Impugnação da Interessada: Empresa: Otimisa Marketing e Eventos Ltda Referente: Edital Pregão Presencial nº CRESS-MG/6ªR./003/2016 Prezado Senhor, Em resposta à Impugnação ao edital tenho os

Leia mais

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação

PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO E SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS Oficina prática com simulação TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, Incluindo: Modalidade pregão para Estatais (em compatibilidade com a Lei

Leia mais

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE TAILÂNDIA PREFEITURA MUNICIPAL DE TAILANDIA CNPJ/MF Nº / COMISSÃO DE LICITAÇÃO

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE TAILÂNDIA PREFEITURA MUNICIPAL DE TAILANDIA CNPJ/MF Nº / COMISSÃO DE LICITAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE TAILANDIA CNPJ/MF Nº 22.941.355/0001-18 AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO Nº 9/2014-130201 O Município de TAILÂNDIA, através da(o) PREFEITURA MUNICIPAL DE TAILANDIA por intermédio do Pregoeiro,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Laje publica:

Prefeitura Municipal de Laje publica: Prefeitura Municipal de Laje 1 Terça-feira Ano V Nº 1187 Prefeitura Municipal de Laje publica: Lei nº 429 de 09 de outubro de 2017 - Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município e dá outras

Leia mais

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO

DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO DESPACHO DE HOMOLOGAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO: 01.100.208/2016 MODALIDADE: CONVITE Nº 01.100.208/2016 OBJETO: Contratação de empresa para prestação de serviço de coquetel para a Câmara Municipal, pelo período

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Município PARECER CGM

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Município PARECER CGM PARECER CGM Parecer nº 009/2017-CGM PROCESSO Nº PP060/2017 MODALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL INTERESSADO: SECRETARIA EXECUTIVA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO. OBJETO: Aquisição de caminhão

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP, atualizado com a nova IN 05/MPOG Curso prático e atualizado com a nova Instrução Normativa 05 do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão.

Leia mais

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS

CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS CONCEITOS BÁSICOS UTILIZADOS NA ÁREA DE COMPRAS PÚBLICAS Maria Aparecida Fontes Cal JANEIRO / 2017 LICITAÇÃO É o procedimento administrativo mediante o qual a Administração Pública seleciona a proposta

Leia mais

Apresentação e Treinamento do Portal dos Jurisdicionados

Apresentação e Treinamento do Portal dos Jurisdicionados Apresentação e Treinamento do Portal dos Jurisdicionados Portal dos Jurisdicionados Projeto de prestação de Contas Eletrônica via INTERNET. Processo Digital Fases do Projeto 1ª ) Licitações e Contratos

Leia mais

Lei /16 e Licitações

Lei /16 e Licitações Lei 13.303/16 e Licitações Rafael Da Cás Maffini Mestre e Doutor em Direito pela UFRGS, Professor de Direito Administrativo na UFRGS, Advogado, Sócio Diretor do escritório Rossi, Maffini, Milman & Grando

Leia mais

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA

Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Estado da Bahia PREFEITURA MUNICIPAL DE CARDEAL DA SILVA Pça. Divina Pastora, 300 - Tel. (0xx75) 3456.2104 CEP 48.390-000 Cardeal da Silva Bahia. C.N.P.J. N.º 14.126.254/0001-65 DECRETO Nº. 753/2007 De

Leia mais

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa:

Curso: Data e Local: Objetivo: Público Alvo: Programa: Curso: Licitações, Contratações Direta, Pregão e SRP Como evitar os principais vícios: Leis nº 8.666/93, nº 10.520/2002; Decreto nº 3.555/2000, Decreto nº 5.450/2005, Lei Complementar nº 123/2006, Decreto

Leia mais

CATEGORIAS, SUBCATEGORIAS E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO

CATEGORIAS, SUBCATEGORIAS E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO Edição 2017 12º Congresso Brasileiro de Pregoeiros ANEXO ÚNICO CATEGORIAS, SUBCATEGORIAS E CRITÉRIOS DE JULGAMENTO O envio de documentos obedecerá às cláusulas 2 e 4 do Regulamento. Para maiores informações,

Leia mais

PARECER JURÍDICO. a) Breves considerações a respeito do processo licitatório:

PARECER JURÍDICO. a) Breves considerações a respeito do processo licitatório: PARECER JURÍDICO ASSUNTO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE ENGENHARIA ESPECIALIZADA PARA REFORMA E ADEQUAÇÃO DO ESPAÇO DA FEIRA DO PRODUTOR DA CIDADE DE ABAETETUBA/PA. INTERESSADO: COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO.

Leia mais

SUMÁRIO. 2. Direito Administrativo Societário Uma introdução Alexandre Santos de Aragão

SUMÁRIO. 2. Direito Administrativo Societário Uma introdução Alexandre Santos de Aragão SUMÁRIO Colaboradores 1. História e Regime Constitucional da Atividade Empresarial Estatal Sergio de Andréa Ferreira 2. Histórico constitucional 3. O regime constitucional vigente 3.1 A ordem econômico-financeira

Leia mais

Superintendência de Logística

Superintendência de Logística Superintendência de Logística Superintendência de Logística 1. Superintendência de Logística. 2. Dispensa de licitação / cotação eletrônica. 3. Painel de Preços. 4. Pregão Eletrônico / Registro de Preços.

Leia mais

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes

Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes MAPA DO PROCESSO Página 1 de 18 Fornecedores Principais Entradas Requisitos das Entradas 1. Governo Federal 1.1 Políticas, legislação, normatização e diretrizes 1.1.1 Acesso às informações em tempo hábil

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL Nº 06/2014 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 10/2014

PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL Nº 06/2014 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 10/2014 PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 10/2014 Órgão Contemplado: Departamento de Administração OBJETO: Contratação de empresa para fornecimento de link de internet com velocidade de 20MB bits,

Leia mais

Noções sobre Licitação Conceitos

Noções sobre Licitação Conceitos Noções sobre Licitação Conceitos Fonte de Receita Empenho Nota de Empenho Liquidação de Despesa Ordenador de Despesa Licitação Edital Convite Tomada de Preços Concorrência Dispensa Inexigibilidade Pregão

Leia mais

SETOR DE PATRIMÔNIO E MATERIAL

SETOR DE PATRIMÔNIO E MATERIAL SETOR DE PATRIMÔNIO E MATERIAL Chefia Adjunta de Administração 07 de julho de 2010 Membros do setor: Atribuições do setor: Assessorar a Chefia Adjunta de Administração e as áreas técnicas e administrativas

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos da Impugnação e Esclarecimentos 2 - Divulgação 3 - Regras da Impugnação e Esclarecimentos

ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos da Impugnação e Esclarecimentos 2 - Divulgação 3 - Regras da Impugnação e Esclarecimentos VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 5: CONTRATAÇÕES POR LICITAÇÃO CAPÍTULO 3: IMPUGNAÇÃO E ESCLARECIMENTOS ANEXOS: 1 - Fluxo dos Subprocessos da Impugnação e Esclarecimentos 2 - Divulgação 3 - Regras da Impugnação

Leia mais

ESTUDOS PRELIMINARES ORGÃO

ESTUDOS PRELIMINARES ORGÃO ESTUDOS PRELIMINARES ORGÃO CONSELHO REGIONAL DE CONTABILIDADE DO RIO DE JANEIRO SETOR REQUISITANTE DEPADM/GERCOMP RESPONSÁVEIS PELA DEMANDA CECÍLIA BANDEIRA EMAIL compras@crcrj.org.br TELEFONE (21) 2216-9603

Leia mais

Painel I. Painel II PREGÃO PRESENCIAL A LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO

Painel I. Painel II PREGÃO PRESENCIAL A LICITAÇÃO NA MODALIDADE PREGÃO O curso Pregão Presencial Formação de Pregoeiro e Lei de Acesso a Informação tem o objetivo de capacitar os servidores e gestores públicos envolvidos na área e instrumentalizar os municípios para o seu

Leia mais

Trâmites para processo de aquisição comum (Pregão Eletrônico)

Trâmites para processo de aquisição comum (Pregão Eletrônico) Trâmites para processo de aquisição comum (Pregão Eletrônico) 1. Calendário de compras (data prevista) 2. Entrega / Análise / Recebimento provisório 3. Documentos Ok? Sim Não. Volta ao item 2 6. Participantes

Leia mais

CURSO DE PREGÃO PRESENCIAL E ELETRONICO - CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIRO

CURSO DE PREGÃO PRESENCIAL E ELETRONICO - CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIRO WAP 14/06/2017-00:08 CURSO DE PREGÃO PRESENCIAL E ELETRONICO - CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE PREGOEIRO DIAS: 04 e 05 de Julho de 2017 WAP INSCRIÇÕES ABERTAS!!! CURSO DE PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO - CAPACITAÇÃO

Leia mais

HABILITAÇÃO EM LICITAÇÕES

HABILITAÇÃO EM LICITAÇÕES HABILITAÇÃO EM LICITAÇÕES De acordo com a jurisprudência do TCU Atualizado até a IN 3/2018 - SEGES/MPDG SUMÁRIO 1. Introdução pag. 9 2. Interpretação das normas licitatórias pag. 11 3. Credenciamento pag.

Leia mais

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...

PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Modalidades Licitatórias 1.1 CONCORRÊNCIA 1. MODALIDADES LICITATÓRIAS QUEM PODE PARTICIPAR:...... Observar: Art. 27, V cumprimento do disposto no inciso XXXIII do art.

Leia mais

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO I LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO, JULGAMENTO

Leia mais

Licitações - Despacho de Anulação

Licitações - Despacho de Anulação Diário Oficial Eletrônico do Município de Bom Sucesso - Lei Municipal Nº 3392/24 Edição Nº 130, Ano IV Bom Sucesso, 30 de Outubro de 27 Licitações - Despacho de Anulação Processo Licitatório nº 091/27,

Leia mais

REGULAMENTO. XIII Prêmio 19 de Março

REGULAMENTO. XIII Prêmio 19 de Março XIII Prêmio 19 de Março REGULAMENTO 1. DESCRIÇÃO O PRÊMIO 19 DE MARÇO é um evento que ocorre anualmente, para comemorar o aniversário do primeiro Pregão realizado no Brasil. Seu objetivo é premiar aqueles

Leia mais

ESTADO DE SAO PAULO PAG. 1 ATA DE SESSAO PUBLICA UNICA

ESTADO DE SAO PAULO PAG. 1 ATA DE SESSAO PUBLICA UNICA ESTADO DE SAO PAULO PAG. 1 No dia 08 de agosto de 2014, as 13:00 horas reuniram-se na PREFEITURA MUNICIPAL DE BEBEDOURO o Pregoeiro, Senhor PAULO EDUARDO MARTINS, e a Equipe de Apoio, composta pelos Senhores

Leia mais

Prefeitura Municipal de Quijingue publica:

Prefeitura Municipal de Quijingue publica: Prefeitura Municipal de Quijingue 1 Quarta-feira Ano Nº 1027 Prefeitura Municipal de Quijingue publica: Lei. N. 27, de 08 de novembro de 2017 - Dispõe sobre a criação da Imprensa Oficial do Município e

Leia mais

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO

ESTADO DO PARÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE IGARAPÉ-AÇU Assessoria Jurídica PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO PREGÃO PRESENCIAL SRP Nº 011/2018 PMI PROCESSO ADMINISTRATIVO N 084/2018 Assunto: Processo Licitatório na modalidade pregão presencial, pelo sistema de registro de preço, destinado a futura

Leia mais

Estado do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Munícipio PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO

Estado do Pará PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FÉLIX DO XINGU Controladoria Geral do Munícipio PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO PARECER DE REGULARIDADE DO CONTROLE INTERNO Parecer CGM nº 006/2016 Solicitante: Departamento de Licitação Expediente: Processo Licitatório nº TP010/2015 Modalidade: Tomada de Preço Tratam os autos de

Leia mais

PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL Nº 49/2015 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 116/2015. Órgão Contemplado: Fundo Municipal de Assistência Social.

PROCESSO LICITATÓRIO PREGÃO PRESENCIAL Nº 49/2015 PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 116/2015. Órgão Contemplado: Fundo Municipal de Assistência Social. PROCESSO LICITATÓRIO PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 116/2015 Órgão Contemplado: Fundo Municipal de Assistência Social. OBJETO: Contratação de empresa/profissional para execução de Oficina de Manicure e Pedicure

Leia mais

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$

4 Vínculo com a Unifesp Juntar matrícula constante na Intranet. 9 Autorização da Magnífica Reitora Para valores acima de R$ INSCRIÇÃO EM EVENTO/CURSO/CONGRESSO FUNDAMENTO LEGAL: INEXIGIBILIDADE - 25 II, COMBINADO COM 13-VI- LEI Nº.666/93 1 Solicitação de Compra/Inscrição - Recurso Tesouro- Capacitação (caso seja Técnco-Administrativo)

Leia mais

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta

Direito Administrativo Professor Rodrigo Motta PREGÃO (LEI 10.520/02) 01) (ANALISTA DE GESTÃO / ADVOGADO / COMPESA / 2016 / FGV) Na aquisição de material de escritório para a Companhia Pernambucana de Saneamento COMPESA, decidiu-se utilizar o pregão

Leia mais

Divisão de Gestão de Materiais

Divisão de Gestão de Materiais Divisão de Gestão de Materiais Coordenadoria Administrativa do Complexo da Reitoria e Administração Central - ETAGAE Ciclo de Palestras Reitoria 27/02/14 Rua Sena Madureira, 1500 5 andar 11-3385-4209 Divisão

Leia mais

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE TAILÂNDIA FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CNPJ/MF Nº / COMISSÃO DE LICITAÇÃO

Estado do Pará GOVERNO MUNICIPAL DE TAILÂNDIA FUNDO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CNPJ/MF Nº / COMISSÃO DE LICITAÇÃO AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL (SRP) Nº 9/2014-200101 O Município de TAILÂNDIA, através do por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 09:00 horas do dia 06 de Fevereiro de 2014, fará realizar

Leia mais

Sistema AUDESP - TCESP

Sistema AUDESP - TCESP Sistema AUDESP - TCESP O projeto Auditoria Eletrônica de Órgãos Públicos é uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo no aperfeiçoamento do controle de gestão governamental que objetiva,

Leia mais

HISTÓRICO DE REVISÕES

HISTÓRICO DE REVISÕES PÁGINA: 1/17 DIRETORIA DE ADMINISTRAÇÃO DIRAD ÁREA GESTÃO DE COMPRAS/ QUALIDADE CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DO DOCUMENTO 010 TíTULO: LICITAR ELABORADO EM: 16/02/2017 REVISADO EM: 22/02/2017 APROVADO EM: 21/03/2017

Leia mais

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO ( SIMULAÇÃO NO SISTEMA COMPRASNET )

FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO ( SIMULAÇÃO NO SISTEMA COMPRASNET ) FORMAÇÃO DE PREGOEIRO COM NOÇÕES DE SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PREGÃO PRESENCIAL E ELETRÔNICO ( SIMULAÇÃO NO SISTEMA COMPRASNET ) TREINAMENTO INTEGRALMENTE ATUALIZADO, CONFORME DECRETO Nº 7.892, DE

Leia mais

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação

ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação ORIENTAÇÃO TÉCNICA Nº 01/2012-AUDIN Assunto: Formalização legal dos processos de dispensa de licitação Belém, 05 de dezembro de 2012. Conforme disposto no art. 2º da Lei nº 8.666/93 as obras, serviços,

Leia mais

Prefeitura Municipal de Ituberá publica:

Prefeitura Municipal de Ituberá publica: Prefeitura Municipal de Ituberá 1 Sexta-feira Ano Nº 1263 Prefeitura Municipal de Ituberá publica: Aviso de Alteração do Edital - Pregão Presencial Nº 014/2017 Objeto: Contratação de empresa especializada

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ MANUAL DE LICITAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ MANUAL DE LICITAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS BAGÉ MANUAL DE LICITAÇÃO DEFINIÇÕES BÁSICAS Para melhor entendimento das diversas terminologias utilizadas em licitação apresentamos a seguir

Leia mais

Painel I GESTÃO DA TRANSPARÊNCIA/LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO

Painel I GESTÃO DA TRANSPARÊNCIA/LEI DE ACESSO A INFORMAÇÃO O curso tem o objetivo de capacitar os servidores e gestores públicos envolvidos na área de atuação e instrumentalizar os municípios para o seu desenvolvimento institucional, aperfeiçoando o seu corpo

Leia mais

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO III LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: 60 VÍCIOS MAIS COMUNS NAS LICITAÇÕES E NOS CONTRATOS COMO EVITAR, QUANDO SANEAR E COMO RESOLVER Carga horária: 24h Curso 2: SISTEMA DE REGISTRO DE PREÇOS PLANEJAMENTO,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SCI SISTEMA DE CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PESQUEIRA CCI - Controladoria de Controle Interno SCI SISTEMA DE CONTROLE INTERNO SISTEMA DE CONTROLE INTERNO - SCI INSTRUÇÕES NORMATIVAS SABS Nº 001/2010-1 Aprovação em: 08/01/2010 Versão: 001 Ato de Aprovação: IN SABS Nº 001/2010-1 Unidade Responsável: Sistema de Aquisição de Bens

Leia mais

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório 2 - Regras da Conclusão do Processo Licitatório

ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório 2 - Regras da Conclusão do Processo Licitatório MÓD: 5 MANUAL DE LICITAÇÃO E GESTÃO VIG: 22.01.2018 1 MÓDULO 5: CONTRATAÇÕES POR LICITAÇÃO CAPÍTULO 5: CONCLUSÃO DO PROCESSO LICITATÓRIO ANEXOS: 1 - Fluxo do Subprocesso da Conclusão do Processo Licitatório

Leia mais

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Assessoria e Consultoria Jurídica - ACJUR Construindo Uma Nova História

PODER EXECUTIVO PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREACANGA Assessoria e Consultoria Jurídica - ACJUR Construindo Uma Nova História PARECER JURÍDICO 2018 - AJUR/PMJCR PROCESSO Nº: 2.123/2018 - PMJ. Assunto: licitação pregão presencial Nº 019/2018 PMJCR minuta de edital. Base Legal: Leis federais nº 10.520/02 e n 8.666/93, Lei Complementar

Leia mais

Prefeitura Municipal de Caravelas publica:

Prefeitura Municipal de Caravelas publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1513 Prefeitura Municipal de publica: Aviso de Publicação do Termo de Aditamento de Alteração da Planilha e Valor de Transporte Escolar - Pregão Presencial nº 010-2018

Leia mais

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS:

RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: iário Oficial do Município de Boquira - Bahia Poder Executivo Ano IX Nº 1214 26 de Janeiro de 2017 RESUMO DO DIÁRIO PUBLICAMOS NESTA EDIÇÃO OS SEGUINTES DOCUMENTOS: LICITAÇÕES AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO HOMOLOGAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL n.º 055/2018 PRC n.º 099/2018 Objeto: Aquisição de suplemento alimentar, em atendimento a solicitação da Secretaria Municipal de Saúde, conforme especificação detalhada constante

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE PACAJÁ CNPJ: / PODER LEGISLATIVO

CÂMARA MUNICIPAL DE PACAJÁ CNPJ: / PODER LEGISLATIVO ATA DE REUNIÃO DO PREGÃO PRESENCIAL Nº. 001/2018 OBJETO: AQUISIÇÃO DE COMBUSTIVEL, GASOLINA E ÓLEO DIESEL, PARA UTILIZAÇAO EM VEICULOS QUE PRESTAM SERVIÇOS PARA A CAMARA MUNICIPAL DE PACAJA, tendo como

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - ESTADO DO PARANÁ CONTROLADORIA INTERNA

CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - ESTADO DO PARANÁ CONTROLADORIA INTERNA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 02/2008 Dispõe sobre as normas gerais para realização de despesas no âmbito desta Câmara Municipal e dá outras providências. O Controlador Interno da Câmara Municipal de São José

Leia mais

FLUXO DOS PROCESSOS DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS/SERVIÇOS COMPRAS>LICITAÇÃO>CONTRATOS

FLUXO DOS PROCESSOS DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS/SERVIÇOS COMPRAS>LICITAÇÃO>CONTRATOS FLUXO DOS PROCESSOS DE SOLICITAÇÃO DE MATERIAIS/SERVIÇOS COMPRAS>LICITAÇÃO>CONTRATOS 1. Os orçamentários das unidades/setores da UFPR recebem a demanda dos professores e ou servidores, abrem processo administrativo

Leia mais

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS

PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS PROJETO II LICITAÇÕES E CONTRATOS Curso 1: COMO PLANEJAR A CONTRATAÇÃO E ESTRUTURAR O TERMO DE REFERÊNCIA PARA COMPRAS E SERVIÇOS CONTÍNUOS Curso 2: OS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS NO JULGAMENTO DAS LICITAÇÕES

Leia mais

CARTILHA PORTAL PETRONECT RITO DO PREGÃO E MODO DE DISPUTA ABERTO. Fornecedor

CARTILHA PORTAL PETRONECT RITO DO PREGÃO E MODO DE DISPUTA ABERTO. Fornecedor CARTILHA PORTAL PETRONECT RITO DO PREGÃO E MODO DE DISPUTA ABERTO Fornecedor Pesquisa das licitações O Rito do Pregão e o Modo de Disputa Aberto são publicadas no DOU e no Portal Petronect, conforme as

Leia mais

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM

PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM PARECER JURÍDICO PROCESSO ADMINISTRATIVO N 003/2018 PREGÃO PRESENCIAL N 001/2018 TIPO MENOR PREÇO POR ITEM LICITAÇÃO. PREGÃO PRESENCIAL.. AQUISIÇÃO DE COMBUSTÍVEIS, ÓLEOS E LUBRIFICANTES PARA VEÍCULOS,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CANAÃ DOS CARAJÁS CONTROLE INTERNO PARECER CGIM Processo: 014/2018/FMS - CPL Pregão Presencial: 006/2018 Exame Prévio de Minuta de Edital e Contratual de licitação, na modalidade Pregão Presencial Registro de Preços, menor preço por item

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO CONDE CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO FLUXO PROCESSUAL DE LICITAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO FRANCISCO DO CONDE CONTROLADORIA GERAL DO MUNICÍPIO FLUXO PROCESSUAL DE LICITAÇÃO A DE SÃO FRANCISCO DO CONDE BA., no uso de suas atribuições legais, com base no art. 22, da Lei Municipal n.º 457 de 26 de Dezembro de 2016 e art. 10, inciso I, da Resolução nº. 1.120 de 21 de dezembro

Leia mais

OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE UNIFORMES PARA USO DOS

OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE UNIFORMES PARA USO DOS PROCESSO N.º 004/2018-SAAE PREGÃO PRESENCIAL N.º 003/2018/SRP OBJETO: REGISTRO DE PREÇO PARA FUTURA E EVENTUAL AQUISIÇÃO DE UNIFORMES PARA USO DOS SERVIDORES DO SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO DE CANAÃ

Leia mais

Diário Oficial. Índice do diário. Atos Oficiais. Licitações. Outros. Contas Públicas. Prefeitura Municipal de Petrolina. Portaria - PORTARIAS

Diário Oficial. Índice do diário. Atos Oficiais. Licitações. Outros. Contas Públicas. Prefeitura Municipal de Petrolina. Portaria - PORTARIAS Páginas: 6 Atos Oficiais Portaria - PORTARIAS Licitações Pregão Presencial - PP 300/2015 Pregão Presencial - PP 315/2015 Outros Outros - Chamada Pública 003/2015 Outros - TP 007/2015 Contas Públicas Contratos

Leia mais

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO

Estado do Pará Governo do Município de Canaã dos Carajás Procuradoria Geral do Município PARECER JURÍDICO PARECER JURÍDICO Data: 13/04/2018 Processo Licitatório nº 338/2018/FME-CPL Pregão Presencial nº 020/2018/SRP Comissão Permanente de Licitação CPL Objeto: Eventual aquisição de gêneros alimentícios altamente

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAMARATI DE MINAS ESTADO DE MINAS GERAIS CNPJ: / Inscrição Estadual: ISENTO HOMOLOGAÇÃO PREGÃO PRESENCIAL n.º 020/2018 PRC n.º 032/2018 Objeto: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA E ASSESSORIA JUNTO À SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA, ACOMPANHAMENTO

Leia mais