DigiLogger. Guia do Usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DigiLogger. Guia do Usuário"

Transcrição

1 DigiLogger Guia do Usuário

2 DigiLogger - Guia do Usuário Gravação ( Recorder ) Gravação ( Recorder ) Execução ( Player ) Execução ( Player ) DigiLogger II - habilita até dois canais mono ou um estéreo O DigiLogger é um sistema usado para gravação da programação da emissora para possível verificação pelo orgão competente do governo ( ANATEL ). O sistema também permite a gravação de evento de áudio para possível retrnsmissão. Neste caso a configuração de melhor qualidade que o sistema permite é recomendado. Uma das características exclusivas do sistema é a gravação em tempo real em formato de arquivo MP3, que permite uma maior utilização do espaço em disco. Portanto, aconselhamos a utilização do formato MP3 por ser o padrão mais utilizado. O DigiLogger é executado automáticamente na inicialização do sistema. Existem duas versões do sistema, para gravação de dois canais mono ou um estéreo ( DigiLogger II ), sendo que os dois canais mono podem ser atribuídos para duas emissoras. Já o ( DigiLogger IV), permite a gravação de até quatro emissoras em formato mono. Na figura acima está sendo mostrado o DigiLogger II, que habilita até dois canais. Já o DigiLogger IV habilita duas telas iguais à mostrada acima para a gravação de até quatro canais monos ( quatro emissoras ).

3 GRAVAÇÃO ( RECORDER ) - AUTO START - Com o Auto Start habilitado o sistema e a gravação é inicaida automaticamente quando o computador é ligado. Com a função de Auto Start habilitada, o sistema é executado quando o computador é ligado iniciando automaticamente a gravação. Para manter esta opção habilitada clique em Auto Start para marcar. FORMATO - Para escolher o formato para o tipo de arquivo clique na opção desejada. O formato Mpeg Layer 3 é o mais recomendado por gerar um arquivo mais compactado. Em formato é definido o tipo de compactação para o arquivo de áudio. Clique na opção desejada e em seguida inicie a gravação. Com isso será gerado o arquivo de acordo com a opção escolhida. O formato Mpeg layer 3 é o mais recomendado por ser o que gera um arquivo com maior compactação. Recomendações para melhor eficiencia e qualidade : 1 Canal - GSM 6.10-N.1 2 Canais - MPeg Layer 3 - N.4/5 DIAS À ARQUIVAR - Em Dias à Arquivar é definida a quantidade de arquivos à serem gravados no sistema. Em Dias à Arquivar é definida a quantidade de dias em que os arquivos serão gerados. Se por exemplo for marcada a quantidade 10, e a gravação começar no dia primeiro do mês, ao chegar no décimo primeiro dia os arquivos começam a ser apagados para novos serem gerados de acordo com os dias seguintes do mês. Com isso, o sistema terá sempre dez arquivos gravados no computador. Esta quantidade pode ser alterada a qualquer momento. Ao iniciar um novo dia de gravação o sistema verifica quantos arquivos na sequência existem armazenados e inicia um novo de acordo com os arquivos já existentes.

4 NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO - VU de gravação Nesta opção são exibidos os níveis de compactação do FORMATO de arquivos de áudio à serem gerados. Ao escolher um formato de áudio, é exibida nesta opção os respectivos níveis de compactação em ordem crescente. Para identificação destes níveis são exibidas as seguintes informações : N - Número de referencia KBits/s e Kb/s- representa o taxa do tamanho do arquivo a ser gerado. Quanto maior a taxa, maior será o arquivo e melhor a qualidade. SRate - Sampling Rate, representa a qualidade do áudio. Quanto maior a qualidade, maior o tamanho do arquivo. Canais - exibe se o modo será gravado em estéreo ou mono. Para o formato Mpeg Layer 3 é recomendado o número de referencia cinco ( 05 ).para gravação de áudio censura, pois consegue-se uma boa relação qualidade versus capacidade de armazenamento. CONTROLES DE GRAVAÇÃO - Neste controle é informado o nome do arquivo que está sendo gerado junto com o seu caminho completo no sistema. O nome do arquivo gerado representa o horário de inicio da gravação em Horas e Minutos. Em controles de gravação se encontram as seguintes funções : RECORD - Inicia a gravação manual. STOP - Interrompe a gravação. IN LEVEL - Ajuste para o nível de entrada de áudio IN CUE - Com esta opção marcada é possível ouvir o aúdio que está sendo gravado.

5 INFORMAÇÕES DA GRAVAÇÃO - Data e Hora corrente Cronômetro de gravação Versão Informações da configuração escolhida para o formato e nível de compactação do áudio e disponibilidade de gravação. De acordo com o exemplo acima : SB PCI 128 Record - exibe a placa de áudio ativa para gravação MP3 16,000 KHz; Stereo; 24 Kbps; NormalQ - o arquivo à ser gerado será: MP3 - formato do arquivo; 16,000 KHz - sampling Rate; Stereo - canais; 24 Kbps - taxa de compressão; NormalQ - Qualidade Normal Total - Total da capacidade fornecida pelo sistema. Disp ( disponível ) - Total disponível para gravação no sistema, relacionado ao nível escolhido EXECUÇÃO ( PLAYER ) - AJUSTE PARA CANAL DE EXECUÇÃO - Com este ajuste é possível escolher o canal que deseja-se ouvir em separado sem que um se misture com o outro. Se clicar no meio, como mostra a figura, os canais irão se misturar. VU de execução

6 CONTROLES DE EXECUÇÃO - Com os controles de execução ( Player ) é possível abrir um arquivo gravado para reprodução, efetuar Pausa e Stop na execução e ainda editar um arquivo gravado. Controles de execução ( Player ) Abre um arquivo para reprodução. Clique em Arquivo para abrir um arquivo gravado para reprodução. Em seguida escolha o arquivo que deseja abrir. Spots 12 armazena os arquivos gravados pelos canais 1 e 2. Escolha o dia que o arquivo foi armazenado e abra o diretório. OBSERVAÇÃO - O sistema é configurado para gravação de arquivos de 1 H, uma hora, em uma hora, mas pode ser alterado pela interrupção da gravação pelo STOP.

7 Clique no o arquivo contendo a hora e minuto gravado e em seguida clique em abrir. Reproduz um arquivo de áudio aberto no sistema. Pausa a reprodução Interrompe a reprodução. Executa o DigiEditor. um editor para arquivos pequenos.

8 PAINEL DE INFORMAÇÕES E AJUSTES ( PLAYER ) - Cronômetro da reprodução Data Corrente Posição Pitch Da mesma forma que o painel de informações do Recorder, o player fornece as características principais de sua operação. De acordo com o exemplo acima : SB PCI 128 Playback - exibe a placa de áudio ativa para reprodução. PCM 44,000 Hz; 16 Bit; Estéreo - o arquivo à ser reproduzido será: PCM - formato do arquivo; 44,000 Hz - sampling Rate; Estéreo - canais; 16 Bit - taxa de compressão; Pos (Posição) - marca a posição do arquivo que deseja iniciar a reprodução em Minutos, Segundos e Milisegundos, ou percorrer o arquivo durante a reprodução. Pitch - altera a velocidade da reprodução. FECHANDO E ABRINDO O DIGILOGGER - Para fechar clique em Sair Para fechar o Digilogger, certifique-se que tanto o Recorder como o Player estão em Stop, e em seguida clique em Sair.

9 Para Abrir o DigiLogger, clique no botão que representa os respectivos canais. Após fechar o DigiLogger, para abri-lo novamente, basta clicar sobre o botão que representa os respectivos canais. Lembre que se o sistema for reinicializado, o sistema DigiLogger só será inicializado automáticamente se a opção AUTO START estiver habilitada no canal. Função de AUTO START habilitada

10 DIGIEDITOR - O DigiEditor é um editor de áudio simples feito para a edição de pequenos arquivos de áudio. Para abrir o DigiEditor clique no respectivo botão dentro do canal desejado, que se encontra junto dos controles de execução ( Player ). Controles de execução ( Player ) DigiEditor aberto. Para abrir o editor, clique em DigiEditor. A tela do editor irá abrir junto com a tela do respectivo canal.

11 Após executar o DigiEditor, clique em Arir para escolher o arquivo de áudio que deseja trabalhar. Se preferir clique Novo para iniciar um novo projeto, como por exemplo gravar pelo DigiEditor algum trecho pequeno de áudio. Clique em Abrir Cria um Novo Projeto de edição. Abre um arquivo para ser editado. Salva um arquivo editado. Converte o arquivo para uma outra configuração como por exemplo para estéreo. É possível personalizar as configurações. Controles de reprodução, Pausa, Stop e Gravação. Recorta um trecho marcado na linha de edição. Copia um trecho marcado na linha de edição. Cola um trecho na linha de edição. Efetua mixagem em um trecho marcado na linha de edição. Retorna ou adianta operações realizadas. Insere silêncio antes e após o trecho marcado na linha de edição. Insere Fade In no trecho marcado. Insere Fade Out no trecho marcado. Inverte a posição do áudio na linha de edição. Inverte as características do áudio. Normaliza o áudio em 0 ( zero )DB. Insere efeito de ECO no trecho marcado.. Comprime ou espande o áudio no trecho marcado.. Aumenta ou diminui a visualização da linha da edição, ou posiciona-a na forma corrente 1:1. Amplifica um trecho marcado na linha de edição. Desamplifica um trecho marcado na linha de edição. Insere um trecho nulo na linha de edição. Insere silêncio no trecho marcado na linha de edição.

12 EDITANDO NO DIGIEDITOR - Para editar um trecho no DigiEditor, basta marcar o trecho escolhido clicando na linha de edição com o botão esquerdo do mouse e em seguida arratando-o para o segundo ponto e por fim soltando o botão do mouse. Com esta operação, é definido um trecho, no qual irá receber um alteração de acordo com as funções definidas na barra de ferramentas. Trecho marcado, pronto para ser editado. Após ter definido o trecho para a edição clique em uma das funções. O processo de alteração será visualizado na barra de tarefas do DigiEditor. Caminho completo do arquivo editado. Informações da edição Processo da função de edição executado apenas no trecho marcado na linha de edição.

13

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho)

Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Procedimentos para Instalação Sisloc (Estação de Trabalho) Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Instalação do Sisloc... 3 Passo a passo... 3 1. Informações Gerais Os procedimentos deste manual mostram

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Manual do Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer Visualizando imagens Copiando imagens para

Leia mais

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer. Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer. Visualizando imagens. Copiando imagens para o computador

Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer. Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer. Visualizando imagens. Copiando imagens para o computador Bem-vindo ao Picture Package DVD Viewer Iniciar e sair do Picture Package DVD Viewer Visualizando imagens Copiando imagens para o computador Editando imagens copiadas Editando partes desnecessárias dos

Leia mais

EBRcart2 digital cart machine

EBRcart2 digital cart machine EBRcart2 digital cart machine Limpa os cartuchos Abre um arquivo de roteriro.rot Salva um arquivo de roteiro.rot Salva com o mesmo nome Configura ções Mostra registro de reproduções Seleciona as páginas

Leia mais

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão

Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão Procedimentos para Instalação do Sisloc (Estação de Trabalho) versão 2017.10 Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Etapa 1: Instalação do Sisloc... 4 Passo a passo...4 3. Etapa 2: Configurando acesso

Leia mais

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK.

Clicando nesse botão aparecerá um menu no qual deve ser selecionada a porta serial em que o Rasther está ligada. Depois clique em OK. Requisitos básicos do sistema - Windows 98 ou milenium. - Pentium II 300 MHz (no mínimo). - 64 MB RAM. - Porta serial disponível. - 15 MB de espaço livre no HD. - Resolução de vídeo de 800X600 mode 16

Leia mais

Manual para uso do PRAAT. 1. Baixar o PRAAT na página (há versões para Mac, Windows e LINUX)

Manual para uso do PRAAT. 1. Baixar o PRAAT na página  (há versões para Mac, Windows e LINUX) Manual para uso do PRAAT 1. Baixar o PRAAT na página http://www.praat.org (há versões para Mac, Windows e LINUX) 2. Baixe a versão para Windows (praat5328_win32.exe) 3. Depois de salvar o PRAAT em um diretório

Leia mais

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Executar uma macro clicando em um botão da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido Página 1 de 8 Excel > Macros Executar uma macro Mostrar tudo Há várias maneiras de executar uma macro no Microsoft Excel. Macro é uma ação ou um conjunto de ações que você pode usar para automatizar tarefas.

Leia mais

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO

INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL WIRECAST 6 INSTALAÇÃO E CONFIGURAÇÃO TUTORIAL DE INSTALAÇÃO, CONFIGURAÇÃO E TRANSMISSÃO COM WIRECAST 6 OBS: Este tutorial tem como intuito auxiliar os clientes da SiteHosting, a fazerem a instalação

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos?

Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Como configurar integração com separador Centro de custo sem rateio de lançamentos? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas para integração com separador Centro

Leia mais

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares

Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem. Prof. Felipe Batistella Alvares Instituto Federal do Rio Grande do Sul Curso Técnico em Suporte e Manutenção em Informática Disciplina: Manipulação e Edição de Som, Vídeo e Imagem Prof. Felipe Batistella Alvares Edição Áudio Audacity

Leia mais

Receptor de TV. full seg

Receptor de TV. full seg Receptor de TV full seg ÍNDICE 1. Controle remoto...4 2. Operações básicas...4 3. Canais...5 4. Configuração de tempo...7 5. Imagens...7 6. Línguas...8 7. USB...9 8. Configuração PRV...10 OPERAÇÃO BÁSICA

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 P á g i n a 2 15 Sumário 1. Introdução... 4 2.

Leia mais

Aula 09 Áudio (Softwares)

Aula 09 Áudio (Softwares) Aula 09 Áudio (Softwares) Audacity Audacity é um editor de áudio que pode gravar, reproduzir e importar/exportar sons nos formatos WAV, AIFF, MP3 e OGG. Edite suas músicas usando cortes, copie e cole recursos

Leia mais

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5

1. Introdução O que fazer primeiro? Cadastro de produtos e serviços Cadastro de status da proposta 5 Índice 1. Introdução 3 1.1. O que fazer primeiro? 3 2. Cadastro de produtos e serviços 4 3. Cadastro de status da proposta 5 4. Como incluir uma proposta comercial 6 4.1. Alterando informações comerciais

Leia mais

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS

COMO CRIAR PEDIDOS A PARTIR DA CESTA DE PRODUTOS Esse guia considera que o catálogo já esteja atualizado, caso haja dúvidas de como atualizar o catálogo favor consultar o Guia de Atualização do Catálogo. Abra o programa e clique no botão Clique aqui

Leia mais

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS)

Sumário. Manual de configuração. Open Broadcaster Software (OBS) Manual de configuração Open Broadcaster Software (OBS) Sumário Introdução...2 1 Configurando a câmera...3 2 Configurando o áudio...7 3 Configurações do Stream...8 4 Iniciando a transmissão...12 5 Ajustes

Leia mais

Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle

Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle Cópias de segurança Fazendo uma cópia de segurança de seu curso em Moodle Cópia completa do curso Uma cópia completa do curso em que você é tutor é um arquivo em formato zip (compactado) contendo todas

Leia mais

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ

Fixo (41) Vivo (41) Tim (41) Claro (41) OI (41) Sistema Descomplicado CNPJ INTRODUÇÃO O Programa pode ser instalado em qualquer equipamento que utilize o sistema operacional Windows 95 ou superior, e seu banco de dados foi desenvolvido em MySQL, sendo necessário sua pré-instalação

Leia mais

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema?

Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Título: Como configurar e realizar o backup por dentro do sistema? Através desta opção, você poderá configurar a execução da cópia de segurança do seu banco de dados. É importante que você realize o Backup

Leia mais

COMO GRAVAR CD E DVD

COMO GRAVAR CD E DVD COMO GRAVAR CD E DVD Como copiar um CD utilizando o Nero Express Aprenda a copiar CDs de, forma prática, utilizando o Nero Express. 1. Coloque o CD que deseja copiar na gaveta da gravadora de CD, em seguida

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR

MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO SERVIDOR MANUAL DO USUÁRIO SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS VERSÃO 22.4.0 SERVIDOR SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO 3 2. INSTALAÇÃO DO SOFTWARE 4 3. UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA 17 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha?

Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Como configurar integração com separador Centro de custo e rateio conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os

Leia mais

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP

Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Tutorial Word 2007 FONTE: UNICAMP Índice: Apresentação _ 3 O que é o Word 3 Iniciando o Word _ 3 Representação Gráfica de Interface do Word _ 4 Abrindo um documento _ 5 Formatação de Texto _6 Inserindo

Leia mais

Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC

Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC Prezado Cliente Este documento descreve os procedimentos de segurança e operacionais para efetuar a atualização do instalador do MITAVVIC versão 7.60, com as implementações

Leia mais

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS

Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Tutorial de instalação e configuração do Software Giga VMS Passo 1 Execute o instalador do Software Giga VMS. Passo 2 Marque a opção Português (br). Passo 3 Clique em Próximo. Passo 4 Aguarde a instalação

Leia mais

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C

Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Manual Sistema de Automação de Pedidos Data C Ubá 2011 Sumário 1- Acesso... 3 2- Acesso do Representante... 3 2.1- Menu... 7 2.1.1- Arquivo > Sair... 10 2.1.2- Meus Pedidos> Lançamentos... 10 2.1.3- Meus

Leia mais

Escrito por Jéssica França Sex, 04 de Dezembro de :48 - Última revisão Sex, 04 de Dezembro de 2015

Escrito por Jéssica França Sex, 04 de Dezembro de :48 - Última revisão Sex, 04 de Dezembro de 2015 Controlador de Versões do Edifício - TQS CVE Na V19 foi lançado o controlador de versões do edifício (CVE). O CVE é uma ferramenta que faz uso do GIT ( https://git-scm.com/ ) para gerenciar pontos de restaurações

Leia mais

Informática para Concursos

Informática para Concursos Informática para Concursos Professor: Thiago Waltz Ferramentas Multimídia a) Ferramentas Multimídia Multimídia: Multimídia é a combinação, controlada por computador, de pelo menos um tipo de mídia estática

Leia mais

Gps Datalogger. Guia do usuário

Gps Datalogger. Guia do usuário Gps Datalogger Guia do usuário 1 1 Descrição do produto Cabo para descarga de dados no computador e recarga de bateria Tecla ON : Liga ou desliga Tecla PI : Registro de pontos de interesse Tecla TX : Inativa

Leia mais

Linguagem R R-Gui e R-Commander

Linguagem R R-Gui e R-Commander Linguagem R R-Gui e R-Commander 1 INSTALAÇÃO DO PROGRAMA BÁSICO E PACOTES O sistema é formado por um programa básico (R-Gui) e muitos pacotes com procedimentos adicionais. Tudo é gratuito e com código

Leia mais

Módulo Cronotacógrafo

Módulo Cronotacógrafo Módulo Cronotacógrafo Introdução O módulo Cronotacógrafo tem como objetivo efetuar o controle dos selos, marcas e modelos, equipamentos de aferição e dos serviços de realização de revisão, manutenção,

Leia mais

Podemos extrair áudio através de microfones, vídeos, compact disc (CD), digital vídeo disc (DVD) entre outras.

Podemos extrair áudio através de microfones, vídeos, compact disc (CD), digital vídeo disc (DVD) entre outras. Aula 08 Áudio Arquivos sonoros Em computação arquivo de som ou arquivo sonoro é um formato de arquivo que permite armazenamento de áudio digital. Em geral este arquivo armazena amostras de som em intervalos

Leia mais

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem?

Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? Título: Como configurar o Agente de Backup em Nuvem? 1- ACESSANDO O AGENTE DE BACKUP 1.1- Acesse o menu INICIAR do Windows, opção TODOS OS PROGRAMAS, na pasta DOMÍNIO CONTÁBIL, na pasta AGENTE DE BACKUP

Leia mais

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009

Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Estado Português Ficha de trabalho nº6 Outubro de 2009 Disciplina: Tecnologias da Informação e comunicação Curso CEF Sumário: Ambiente gráfico do Sistema operativo Windows XP/vista. Windows Movie Maker

Leia mais

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade?

Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Como configurar integração com separador e rateio Conforme percentual definido na Contabilidade? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre

Leia mais

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY]

[GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] [GUIA RÁPIDO: OFFICE SWAY] O Sway é uma ferramenta para a criação de materiais online, funcionando como um painel em que podem ser colocados elementos dinâmicos e interativos. Ele se baseia no conceito

Leia mais

CVE - Controle de Versões

CVE - Controle de Versões CVE - Controle de Versões Controlador de Versões do Edifício - TQS CVE Na V19 foi lançado o controlador de versões do edifício (CVE). O CVE é uma ferramenta que faz uso do GIT (https://git-scm.com/) para

Leia mais

PAINEL ELETRÔNICO MANUAL DE OPERAÇÃO

PAINEL ELETRÔNICO MANUAL DE OPERAÇÃO PAINEL ELETRÔNICO MANUAL DE OPERAÇÃO INDICE 1. INTRODUÇÃO 2. DESCRIÇÃO DO PAINEL 3. CONEXÃO 3.1. Conexão para operação em modo Stand-alone 4. OPERAÇÃO 4.1. Em Modo Stand-Alone 4.2. Ajuste do Relógio 5.

Leia mais

Ferramenta Revisão. - Após habilitar a ferramenta, aparecerá uma nova linha de comandos, como abaixo:

Ferramenta Revisão. - Após habilitar a ferramenta, aparecerá uma nova linha de comandos, como abaixo: Ferramenta Revisão 1º Passo: Habilitar a ferramenta Revisão no Word, caso não esteja habilitado: 1) Menu: Ferramentas Personalizar; 2) Clicar na opção revisão e fechar a janela. - Após habilitar a ferramenta,

Leia mais

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS

GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS GUIA DO PLANO DE AULA PORTAL EDUCACIONAL TOTVS SUMÁRIO Dúvidas e Apoio... 2 1 ACESSANDO ATIVIDADES ACADÊMICAS pelo Minha Unisinos... 2 2 ACESSANDO O PORTAL EDUCACIONAL (TOTVS) PELO DIÁRIO DE CLASSE...

Leia mais

TUTORIAL SCREENCAST O MATIC: Criando vídeos de captura de tela

TUTORIAL SCREENCAST O MATIC: Criando vídeos de captura de tela TUTORIAL SCREENCAST O MATIC: Criando vídeos de captura de tela Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 SUMÁRIO 1. Introdução 2 2. Criando uma conta

Leia mais

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário.

1º No módulo de Gestão Contábil é possível acessar o relatório através do menu Relatórios Diário. Relatório Diário Produto : TOTVS Gestão Contábil 12.1.1 Processo : Relatórios Subprocesso : Diário Data publicação da : 05/02/2014 Migração do relatório Diário para.net com base no relatório já existente

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS

WINRAR COMPACTADOR E DESCOMPACTADOR DE ARQUIVOS 1 Instalando Logo após a instalação do WinRAR, você define quais tipos de arquivos devem ser associados a ele, ou seja, aqueles arquivos que automaticamente executam o WinRAR após serem executados. Você

Leia mais

Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante

Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante Introdução O sistema possibilita diversas opções de recálculo de preços de venda, o Reajuste de Preço de Venda pelo Preço do Fabricante utiliza o preço

Leia mais

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS

Manual de Utilização do Convert Video. Passo Fundo, abril de Av. Presidente Vargas, 1305 / Sala 201 Passo Fundo RS Manual de Utilização do Convert Video Passo Fundo, abril de 2015 ÍNDICE 1) Acesso... 3 2) Permissões do Flash... 4 3) Configurações de Som... 5 4) Tela inicial do programa... 6 5) Funcionalidades da barra

Leia mais

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora.

Programas. Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Programas Existem vários programas gratuitos pela internet afora. Contudo, o foco aqui será no programa VIDEOPAD, um programa simples e de tamanho modesto capaz de fazer edições em nível profissional.

Leia mais

Como criar uma história

Como criar uma história O da Microsoft permite, a partir de um conjunto de imagens, fazer um vídeo, adicionando som (músicas ou narração por voz recorrendo ao microfone) e movimento (transições e efeitos). São estes movimentos

Leia mais

Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS

Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Manual do Software TM 507-PC TM 510-PC GERENCIADOR DE RELATÓRIOS Índice Tela principal 2 Configuração do software 3 Cadastro e alteração de clientes 4 Importação de testes 7 Busca de relatórios 12 Tabela

Leia mais

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial

Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial Comércio e Manutenção de Produtos Eletrônicos proxsys@proxsys.com.br Conversor USB/Serial Instalação drive USB controlador CP-WS12/OEM e conversores USB/Serial PROXSYS Conversor USB/RS485 ou USB/RS232

Leia mais

FUNCIONALIDADES DO STCPCONSOLE

FUNCIONALIDADES DO STCPCONSOLE O QUE É O STCPCONSOLE Revisão: 1.01 - Data: 11 de outubro de 2016 O STCPConsole é um sistema que tem como principal funcionalidade permitir que sejam realizadas atividades de monitoração de um determinado

Leia mais

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam.

O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. CamGuard O Camguard permite detectar e gravar vídeos facilmente com uma webcam. Para ativar o CamGuard, clique em no console do aplicativo da webcam da Kworld. A interface do CamGuard é exibida e apresenta

Leia mais

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS)

MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) MANUAL DO MÓDULO PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS (ORDEM DE SERVIÇOS) Digisat Tecnologia Ltda Rua Marechal Deodoro, 772 Edifício Mirage 1º Andar Salas 5 e 6 Centro Concórdia/SC CEP: 89700-000 Fone/Fax: (49) 3441-1600

Leia mais

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ:

MIDISUL (48) (48) CEP CNPJ: Conteúdo Introdução... 3 Tópicos... 3 Abrangência... 3 1. Acessar o Consulti... 4 2. Selecionar os Módulos do Consulti... 5 3. Selecionar as Empresas no Consulti... 5 4. Executar os Programas do Consulti...

Leia mais

Manual de Instalação do NB-TV 100

Manual de Instalação do NB-TV 100 Manual de Instalação do NB-TV 100 Conteúdo Versão 2.0 Capítulo 1 : Instalação da placa Cardbus do NB-TV 100...2 1.1 Conteúdo da Embalagem...2 1.2 Exigências do Sistema...2 1.3 Instalação do Hardware...2

Leia mais

Servidores de Rede - Hardware - RAID 24/06/2014 CURSO TÉCNICO EM REDES SERVIDORES DE REDE

Servidores de Rede - Hardware - RAID 24/06/2014 CURSO TÉCNICO EM REDES SERVIDORES DE REDE CURSO TÉCNICO EM REDES SERVIDORES DE REDE Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Gilson.Guedes.RO@Gmail.com 1 1 No VirtualBox, selecione a Máquina virtual do Servidor e Clique em configurações

Leia mais

Tutorial rápido CMAP TOOLS

Tutorial rápido CMAP TOOLS UFAL - Universidade Federal de Alagoas FEAC Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Tutorial rápido CMAP TOOLS Maceió 04 de Outubro de 2007 Sumário 1.0 Tela de Abertura do CMAP TOOLS... 3

Leia mais

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7

Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 Particionamento, formatação de discos rígidos, testes de desempenho e estresse do sistema no Windows 7 1 Introdução Para a realização de todos os testes foi usado uma máquina virtual com as seguintes configurações:

Leia mais

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados

Lembre-se: Estes testes garantirão que os sistemas TQS estão apresentando os resultados Madeira Tour Para abrir o programa que permite o acesso ao sistema TQS-Madeira, dê dois cliques sobre o ícone de atalho CAD TQS para Windows disponível na Área de trabalho do Windows. Então o TQS será

Leia mais

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000

Sumário REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 REGISTRADOR ELETRÔNICO DE PONTO - REP-1000 Versão 1.04 Março de 2010. Sumário As informações contidas neste manual estão sujeitas a alterações sem prévio aviso e não representam compromisso por parte do fabricante. As imagens aqui reproduzidas

Leia mais

Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha?

Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha? Como configurar integração sem separador e rateio Conforme cálculo da folha? Os dados a seguir foram elaborados para explicar as configurações a serem realizadas na integração entre os módulos Folha e

Leia mais

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria

Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Versão 1.0 Plataforma Biométrica Aplicativo para capturar biometria Manual de Instalação e Utilização Versão 1.0 (Fevereiro/2017) Tempro Software Conteúdo 1. CONTATOS... 3 2. REQUISITOS NECESSÁRIOS...

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES AULA 3 Pessoal, Apresento uma lista de exercícios (CESPE) complementar à aula 3 sobre o Windows. Ainda pretendo criar uma lista com exercícios específicos para Windows 7, pois não encontrei exercícios recentes

Leia mais

Apresentação do Microsoft Word

Apresentação do Microsoft Word Aula 01 Apresentação do Microsoft Word O Microsoft Word é um dos mais populares editores de textos utilizados atualmente, ou seja, é o primeiro a ser escolhido quando se deseja criar trabalhos científicos

Leia mais

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim

Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Manual do usuário EasyLock da Verbatim Aplicativo de proteção de senha para as unidades de memória flash USB da Verbatim Versão 1.00 Direitos reservados 2010 Verbatim Americas, LLC. Todos os direitos reservados.

Leia mais

S21. Analisador Estatístico de Arroz

S21. Analisador Estatístico de Arroz Manual S21 Analisador Estatístico de Arroz Índice S21 Analisador Estatístico de Arroz... 3 Classificador S21... 3 Menu Início... 5 Menu Controles... 8 Menu Resultados... 14 Menu Parâmetros... 16 S21 Analisador

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO PROGRAMA SMGPRO M EDIDORES ANALÓGICOS PARA ANÁLISE DE PRODUTIVIDADE

MANUAL DO USUÁRIO PROGRAMA SMGPRO M EDIDORES ANALÓGICOS PARA ANÁLISE DE PRODUTIVIDADE MANUAL DO USUÁRIO PROGRAMA SMGPRO M EDIDORES ANALÓGICOS PARA ANÁLISE DE PRODUTIVIDADE 1 INTRODUÇÃO O sistema de monitoração de grandezas de soldagem permite monitorar simultaneamente corrente e tensão

Leia mais

Caros Usuários Siga Brasil,

Caros Usuários Siga Brasil, Caros Usuários Siga Brasil, Fizemos a migração do sistema para a versão mais nova do SAP Business Objects, ferramenta que suporta esses importantes produtos do Senado Federal. Tentaremos mostrar de forma

Leia mais

BAUR Software para a gestão de dados de medição ITS Lite

BAUR Software para a gestão de dados de medição ITS Lite Manual de operação BAUR Software para a gestão de dados de medição ITS Lite (supervisor) Para equipamento para testes de óleo da BAUR B A U R G m b H R a i f f e i s e n s t r. 8 6 8 3 2 S u l z, A u s

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP

INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 05 WINDOWS XP Profª Danielle Casillo SUMÁRIO Painel de Controle 2 PAINEL DE CONTROLE Fornece

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V

MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO SISTEMA LUX NF-E V. 3.9.1 SUMÁRIO 1. CONFIGURAÇÕES DO SISTEMA... 3 1.1.CONFIGURAÇÃO DE PASTAS... 4 1.2 CONFIGURAÇÕES DE PROXY... 5 1.3 PROCESSOS AUTOMÁTICOS... 5 1.4 PROCESSOS AUTOMÁTICOS...

Leia mais

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D

Exemplo 1: Identificar um Elemento no Visualizador 3D Visualizador 3D O Visualizador 3D contém um grande conjunto de ferramentas que podem auxilia-lo nas edições finais do seu projeto, onde é possível fazer uma análise geral de como ficou o edifício, como

Leia mais

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR

Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão SERVIDOR Manual SISTEMA GERENCIADOR DE SENHAS Versão 22.4.0 SERVIDOR Índice I INTRODUÇÃO... 3 II INSTALAÇÃO DO SOFTWARE... 4 III UTILIZAÇÃO DO SOFTWARE... 6 ANEXO 1 GUIA DE REFERÊNCIA RÁPIDA... 16 ANEXO 2 SOLUÇÕES

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO

EXERCÍCIOS DE REVISÃO 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Exercícios Macros Gravadas Word 1/5 EXERCÍCIOS DE REVISÃO Antes de começar feche todos os arquivos abertos durante a aula e abra um documento novo. Os passos que deverão

Leia mais

Configurações do Servidor Escola

Configurações do Servidor Escola Configurações do Servidor Escola Assim que for feita a instalação do Servidor Gestor Escola na sua máquina, será criando um ícone na área de trabalho com o nome de Servidor Gestor Escola. Clique duas vezes

Leia mais

GRAVADOR DIGITALINTELICON

GRAVADOR DIGITALINTELICON GRAVADOR DIGITALINTELICON Manual do Usuário Del Grande Informática www.delgrande.com.br Copyright 2014 Del Grande Informática e Telecomunicações, Indústria e Comércio Ltda. Intelicon é marca registrada

Leia mais

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015

Sumário. 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5. Guia de uso Revisão 10/09/2015 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.5 Guia de uso Revisão 10/09/2015 Sumário 1. Acesso aos parâmetros... 2 2. Alterar imagem de fundo... 3 3. Alterando o

Leia mais

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1

Centro de Suporte. (Sistema Android) RCAMail Manual de Utilização Página 1 (Sistema Android) Manual de Utilização Página 1 Sumário 1. Acesso ao no Android (aplicativo E-mail )... 4 2. Tela inicial do aplicativo E-mail e suas pastas... 5 2.1 Pasta Entrada... 5 2.2 Pasta Rascunhos...

Leia mais

Suprimento >> Pedido >> Compra automática (Robô) >> Configurações >> Parâmetros de compra), representada pela Figura 1.

Suprimento >> Pedido >> Compra automática (Robô) >> Configurações >> Parâmetros de compra), representada pela Figura 1. Como configurar os parâmetros de compra? Número do documento: 165 Classificação: 5/5 de 1 votos Última atualização: Thu, Dec 15, 2016 4:30 PM O que é? A configuração dos Parâmetros de Compra tem o intuito

Leia mais

5. Aquisição e reprodução de som 5.1. Formatos de ficheiro 5.2. Software

5. Aquisição e reprodução de som 5.1. Formatos de ficheiro 5.2. Software Utilização do Sistema Multimédia 5.2. Software Gravar som analógico para digital: Obter um conjunto de amostras de sinal analógico por segundo. Quanto maior é o nº de amostras/seg. maior é a fidelidade

Leia mais

Manual de Instalação do Programa Conexão Digital Fiscal CDF. Versão 2.0.0

Manual de Instalação do Programa Conexão Digital Fiscal CDF. Versão 2.0.0 Manual de Instalação do Programa Conexão Digital Fiscal CDF Versão 2.0.0 1 Índice DESCRIÇÃO:... 3 REQUISITOS:... 3 1. INSTALAÇÃO PARA WINDOWS... 3 1.1. INSTALAÇÃO... 3 2. INSTALAÇÃO PARA LINUX... 11 2.1.

Leia mais

1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos Guia de uso Revisão 10/01/2014

1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros. Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos Guia de uso Revisão 10/01/2014 1 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros Configuração de Parâmetros DKWeb Alunos 1.30 Guia de uso Revisão 10/01/2014 2 DKWeb Alunos Configuração de Parâmetros 1. Acesso ao sistema Para acessar adicione

Leia mais

Os botões gráficos na parte superior da figura são a interface de operação do CamGesture.

Os botões gráficos na parte superior da figura são a interface de operação do CamGesture. CamGesture O CamGesture para a câmera Kworld permite que você controle o PC para realizar disparos, filmagens, gravações e arquivos de localização de multimídia por gestos (punhos). Para ativar o CamGesture,

Leia mais

BROFFICE.ORG IMPRESS

BROFFICE.ORG IMPRESS BROFFICE.ORG IMPRESS O Impress é um dos aplicativos do pacote openoffice.org que permite a criação e exibição de apresentações, cujo objetivo é informar sobre um determinado tema, serviço ou produto, possibilitando

Leia mais

COMO INSTALAR O CATÁLOGO

COMO INSTALAR O CATÁLOGO Este guia tem por finalidade detalhar as etapas de instalação do catálogo e assume que o arquivo de instalação já foi baixado de nosso site. Caso não tenho sido feita a etapa anterior favor consultar o

Leia mais

Uso do Easy Interactive Tools

Uso do Easy Interactive Tools Uso do Easy Interactive Tools Inicialização do Easy Interactive Tools Para iniciar o Easy Interactive Tools no seu computador, siga um destes passos: Windows: Clique duas vezes no ícone do Easy Interactive

Leia mais

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10

Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 PASSO-A-PASSO Manual de instalação do Microsoft SQL Server 2008 R2 Express no Windows 10 JS SoftCom Documentação Automação Dropbox Pasta 07 Manuais e Procedimentos Instalações SQL Server Informações CÓDIGO:

Leia mais

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum.

Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Instalação de SQL Server 2008 Segue abaixo um manual prático de como se instalar o SQL Server 2008 para rodá-lo com os sistemas da Secullum. Antes de instalar este software o mesmo requer alguns programas

Leia mais

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3

Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor / 33 Manual Coleção Interativa Papel Professor Versão 2.5.3 Manual Coleção Interativa Papel Professor 2/ 33 Manual Coleção Interativa ACESSAR A COLEÇÃO INTERATIVA...

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO)

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) 1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE CAMPUS JOÃO CÂMARA APRESENTAÇÃO ELETRÔNICA POWER POINT (CONTINUAÇÃO) Nickerson Fonseca Ferreira nickerson.ferreira@ifrn.edu.br

Leia mais

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO

PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO PAINEL ELETRÔNICO DE MENSAGENS MANUAL DE OPERAÇÃO ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. DESCRIÇÃO DO PAINEL 3. CONEXÃO 4. OPERAÇÃO 5. SOFTWARE DE CONFIGURAÇÃO 5.1. Instalando o software de configuração 5.2. Iniciando

Leia mais

Guia de uso do Audacity

Guia de uso do Audacity Guia de uso do Audacity Sumário 1 Instalação do microfone... 3 1.1 Microfone... 3 1.2 Identificando as portas de áudio no computador... 4 1.3 Testando as conexões de áudio... 4 2 Audacity... 5 2.1 Descrição

Leia mais

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação

Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação Universidade de São Paulo/Faculdade de Saúde Pública Curso de Saúde Pública Disciplina: HEP 147 Informática I Aula 4 Microsoft PowerPoint 2003: Criando uma Apresentação 1 Introdução ao Microsoft PowerPoint

Leia mais

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip)

Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip. Presserv Informática LTDA - ME Manual do usuário (Instalação do sistema WebVip) Presserv Informática Manual do usuário Instalação do sistema: WebVip 2006 Pagina 1 de 10 Para instalar o programa WebVip em seu computador, primeiramente você deve instalar o programa Apache2Triad que

Leia mais

Introdução a Tecnologia da Informação

Introdução a Tecnologia da Informação Introdução a Tecnologia da Informação Informática Básica Sistema Operacional Prof. Jonatas Bastos Sistema Operacional p Principal software do computador; p Viabiliza o funcionamento do hardware do computador

Leia mais

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4

Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Tutorial de Becape para restauração de disciplina Versão Moodle 2.4 Realização: Secretaria Geral de Educação a Distância da Universidade Federal de São Carlos 2018 Introdução Este documento tem como objetivo

Leia mais

Manual de utilização Zeus Direto

Manual de utilização Zeus Direto Manual de utilização Help Desk Unidade de Negócios D. Center 1 1. Configurando o Sistema... 3 2. Descritivo das Funções... 4 Diretório de Pedidos... 4 Diretório de Retornos... 5 3. Reativação de Arquivos...

Leia mais

TEORIA DE INFORMÁTICA 7º ANO 3º TRIMESTRE DE 2018

TEORIA DE INFORMÁTICA 7º ANO 3º TRIMESTRE DE 2018 TEORIA DE INFORMÁTICA 7º ANO 3º TRIMESTRE DE 2018 BAIXANDO ÁUDIOS E VÍDEOS DA INTERNET É possível baixar áudios e vídeos da internet para serem utilizados posteriormente. Para isso pode-se utilizar os

Leia mais