MBA Gestão Financeira Controladoria e Auditoria. Coordenação: Agliberto Cierco

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MBA Gestão Financeira Controladoria e Auditoria. Coordenação: Agliberto Cierco"

Transcrição

1 MBA Gestão Financeira Controladoria e Auditoria Coordenação: Agliberto Cierco

2 Metodologia do TCC: O TCC se inicia na disciplina de Estratégia de Empresa, sendo acompanhado pela coordenação acadêmica do MBA, com prazo de entrega de 60 (sessenta) dias após o término do programa. O foco do MBA terá duas partes, a saber: A estratégia da empresa propriamente dita, e a ênfase em um tema específico do MBA, a ser escolhido pelo aluno, dentre eles Auditoria, Controles Internos, BSC, Análise das Demonstrações Financeiras e Projetos de Investimentos. Público Alvo: Este curso destina-se a profissionais graduados que visam assumir a Diretoria Financeira ou posições de comando em empresas; Profissionais que atuam em outras áreas, mas que percebam a importância do conhecimento de Finanças e de Contabilidade no seu desenvolvimento profissional; Executivos com responsabilidades crescentes e carentes de uma base conceitual adequada em Contabilidade; Empresas com programas de treinamento para profissionais da área de Contabilidade e Administração Financeira. Carga Horária do Curso: 432 HORAS-AULA Objetivo: O MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA tem o objetivo de capacitar os participantes a enfocarem os conceitos fundamentais e práticos de Finanças e de Contabilidade sob um ponto de vista analítico e prático, considerando o cenário econômico-financeiro nacional e internacional; Oferecer o nível de conhecimento necessário para que os participantes possam controlar e acompanhar os planos elaborados pelas empresas; Fornecer o conhecimento adequado de instrumentos técnicos para que os participantes possam analisar e tomar decisões a respeito de aplicações financeiras em moeda nacional e estrangeira; Capacitar os participantes a elaborarem o planejamento financeiro, econômico e fiscal de empresas; Prover os conhecimentos necessários de finanças que permitam aos participantes tomar decisões com base nas demonstrações financeiras.

3 Matérias do Produto 1 T*ACG - Administração de Capital de Giro T*ANAFIN - Análise Econômico Financeira T*API - Análise de Projetos de Investimentos T*ADF - Auditoria das Demonstrações Financeiras T*CONAVA - Contabilidade Avançada T*CONFIN - Contabilidade Financeira TE*CON06 - Controladoria T*ECOEMP - Economia Empresarial T*ESTREMPR - Estratégia de Empresas FGVSIM - FGV Management Business Simulation T*FINACORP - Finanças Corporativas T*GESTCUST - Gestão de Custos JNBSGEAD - Jogo de Negócios on-line BSG JNLDPEAD - Jogo de Negócios on-line LDP JNSIMEAD - Jogo de Negócios on-line SIM T*MATEFINA - Matemática Financeira T*OEFC - Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa T*PLANTRIB - Planejamento Tributário TE*VSPD06 - Visão Sistêmica e Processo Decisório - 24 Livro FGV EM VERMELHO: SÓ VALE UM DELES, COM 72 HORAS-AULA! ( ON LINE ) T*ACG - Administração de Capital de Giro Ciclo operacional e ciclo de caixa na empresa. - Contas a receber e contas a pagar. - Determinação do capital de giro. - Fontes e necessidades de capital de giro. - prazos médios e rotação dos estoques. T*ANAFIN - Análise Econômico Financeira A Importância das Notas Explicativas. - Analista Interno Versus Analista Externo. - Análise Vertical, Análise Horizontal, Diferenças Absolutas e Quocientes. - Critérios de Análise das demonstrações Contábeis:. - Indicadores de Liquidez, Estrutura de Capital,. - Prazo Médio de Pagamento e Prazo Médio de Recebimento.

4 - Preparação das demonstrações Financeiras Para Análise e Seus Objetivos. - Principais Indicadores Econômico-Financeiros:. - Principais Usuários das demonstrações Financeiras. - Relatório da Diretoria e Parecer de Auditoria. - Rentabilidade e Índices Operacionais de Giro do Estoque,. T*API - Análise de Projetos de Investimentos Analise de projetos em condições de incerteza. - Analise de viabilidade econômica. - Controles e Índices de rentabilidade. - Critérios de classificação de projetos de investimentos: VPL, TIR, payback simples e descontado, ILL, Break Even. - EVA e MVA. Estimativa dos resultados futuros esperados. - Indicadores do mercado: P/L. - Seleção de projetos de investimento e financiamento. T*ADF - Auditoria das Demonstrações Financeiras Adequação aos Princípios Contábeis. - Avaliação dos Controles Internos. - Identificação das demonstrações Contábeis e Responsabilidade do Auditor. - Normas de Execução do Trabalho. - Normas relativas à Pessoa do Auditor. - Noções gerais sobre Auditoria. - Papéis de Trabalho. - Planejamento e Supervisão. - Programas de Auditoria. - Tipos de Parecer de Auditoria: Limpo ou sem Ressalvas, Com Ressalva, Abstenção de Opinião e Adverso. T*CONAVA - Contabilidade Avançada Conceito de Controladas, Coligadas e Equiparadas. - Consolidação das demonstrações Financeiras. - Critérios de Contabilização do Resultado de Equivalência Patrimonial. - Eliminação do Lucro nos Estoques, Investimentos e Imobilizado.

5 Patrimonial. - Métodos de Avaliação de Investimentos: Método de Custo e Equivalência - Principais Aspectos da Instrução CVM Resultado não Realizado. T*CONFIN - Contabilidade Financeira Apropriação Pró Rata Temporis. - Apuração de Resultado e o Levantamento do Balanço. - Atualização Monetária de Balanço. - Balanço Patrimonial. - Conceitos Fundamentais de Contabilidade. - Contabilização de Receitas e despesas. - Critérios de Classificação. - Demonstrativo das Mutações Patrimoniais. - Demonstrativo de Resultado. - Depreciação. - Diferença entre Despesa, Custo e Investimento. - Estrutura e Elaboração de demonstrações Financeiras. - Método de Equivalência Patrimonial. - Método do Custo Corrigido. - Métodos de Avaliação de Investimentos. - Novas demonstrações Financeiras. - Patrimônio Líquido. - Patrimônio. - Período Contábil. - Principais Alterações da Lei 6. - Princípio da Contraposição de Receitas e despesas. - Princípio da Realização de Receitas. - Receitas e despesas Financeiras. TE*CON06 - Controladoria Administração da Liquidez. - Análises gerenciais. - Ciclo Financeiro Versus Ciclo Operacional. - Controles Internos E Suas Funções. - Elaboração de relatórios gerenciais. - Estoque, Tesouraria, Controle Patrimonial, Folha de Pagamentos.

6 - Ferramentas de controle. - Função da Controladoria. - Mapas de Acompanhamento E Controle, Sistemas de Custeio. - O Balanced Scorecard. - Origens E Aplicações de Recursos. - Política de Dividendos. - Procedimentos: Compras, Contas A Pagar, Pagamentos. - Responsabilidade e autoridade da controladoria e seu papel no processo de gestão empresarial. - Salvaguarda de Ativos E Passivos. - Vendas, Contas A Receber, Recebimentos. - a controladoria do seculo XXI. T*ECOEMP - Economia Empresarial Alavancagem dos Bancos. - Balanço Comercial e seus determinantes. - Balanço de Pagamentos e câmbio. - Ciclo de Negócios e a Inflação. - Ciclo de Negócios: Tendência de Longo Prazo e desvios Conjunturais. - Conta de Capital e seus determinantes. - Crise Recente: PROER. - Exemplos Modernos: URSS, EUA, África, China, Brasil. - Fluxo Circular Produto-Renda-despesa. - Inflação Inercial e Equação da Inflação. - Interação da Conta de Capital e do Balanço Comercial. - Modelo de Conjuntura. - Modelos Econômicos. - Moeda Bancária. - Moeda e Sistema Financeiro. - Monetaristas Versus Keynesianos. - O Modelo de Crescimento Harrod-domar: Equações Básicas. - PIB, PNB, Recessão, Expansão, Estabilização. - Papel da demanda Agregada. - Papel de Poupança e de Eficiência. - Papel do BACEN. - Papel do Banco Central. - Perturbações de Fluxo Circular. - Planos de Estabilização Brasileiros. - Propriedade da Moeda e suas Funções. - Regimes Monetários. - Tipos de desemprego. - decomposição de Pagamentos e Movimento de Reservas.

7 T*ESTREMPR - Estratégia de Empresas Análise do Ambiente Interno, Análise do Ambiente Externo. - Cenários. - Concorrentes, Substitutos, Novos Entrantes, Fornecedores e Compradores. - Estratégia nas Organizações. - Estratégias Competitivas. - Evolução do Planejamento. - Filosofias Empresariais. - Globalização. - Impactos no Planejamento Estratégico das Organizações. - Matriz de Oportunidades X Ameaças. - Metodologia de Implementação do Planejamento. - Missão Institucional. - Modelo das 5 Forças de Porter:. - Parâmetros de Avaliação. - Planejamento e Gestão Estratégica. - Produtos/Serviços e Clientes. - Vantagens Competitivas. - Visão Estratégica do Negócio. - Visão do Futuro. FGVSIM - FGV Management Business Simulation - 72 Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios; disciplina FGV MGM BS; calendário e avaliação do jogo; jogo de negócios BS online. Marketing e comercial: variáveis de marketing; venda dos produtos; atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matériaprima; produção; transporte; fábricas. Recursos humanos, finanças, estratégia e gestão: recursos humanos; finanças; estratégia e gestão. T*FINACORP - Finanças Corporativas Administração de Estoques. - Ações e Dividendos: Avaliação de Ações. - CMPC. - Capital Próprio e de Terceiros. - Capital de Giro e Estoques: Dimensionamento e Financiamento. - Com e sem Reinvestimentos. - Critérios para Classificação de Projetos. - Curto e Longo Prazo. - Custo de Capital.

8 Administrador - Custos do Capital Próprio e do Capital de Terceiros. - Dimensionamento da Necessidade do Capital de Giro. - Endividamento e Beneficio Fiscal. - Estrutura de Capital. - Fontes de Financiamentos. - Introdução a Análise de Risco. - Mercado Eficiente e Mercado Perfeito. - O Beta e o Modelo CAPM. - Payback Simples e descontado, TIR, VPL e Índice de Lucratividade. - Relevância e Teorias sobre Políticas de Dividendos. - Risco E Retorno. - Taxa Média de Retorno Contábil. - Visão Panorâmica de Finanças Corporativas: Papel e as Funções do Financeiro T*GESTCUST - Gestão de Custos Alavancagem. - Atividades que agregam e não agregam valor. - Centros de Custos de Apoio. - Centros de Custos de Produção. - Classificação dos Custos. - Conceito e objetivo. - Conceitos Básicos de Custos. - Critérios de Rateio. - Custeamento por Centros de Custos. - Custeio Variável/Direto. - Definição de Processos e Atividades. - Departamentalização e Rateio de Custos. - Despesas e Ganhos. - Fixos e Variáveis, Diretos e Indiretos. - Formação de Preço de Vendas. - Impostos Incidentes sobre o Preço. - Margem de Contribuição. - Mix de Produção e Vendas. - Ponto de Equilíbrio. - Preço, Margem e Mark Up. - Preços e Custos à Vista e à Prazo. - Procedimentos para coleta de dados. - Rateio convencional e direcionamento de Custos. - Restrições (Gargalos) Internos e Externos. - Roteiro de Implantação. - Sistema de Apuração de Custos por Absorção. - Sistema de Custeio por Atividade - ABC. - Sistema simplificado. - Teoria das Restrições.

9 JNBSGEAD - Jogo de Negócios on-line BSG Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios, calendário e avaliação do jogo, jogo de negócios on-line. Marketing e comercial: variáveis de marketing, venda dos produtos, atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matéria-prima, produção, transporte, fábricas. Recursos humanos,finanças, estratégia e gestão: recursos humanos, finanças, atividades do módulo. JNLDPEAD - Jogo de Negócios on-line LDP Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios, calendário e avaliação do jogo, jogo de negócios on-line. Marketing e comercial: variáveis de marketing, venda dos produtos, atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matéria-prima, produção, transporte, fábricas. Recursos humanos,finanças, estratégia e gestão: recursos humanos, finanças, atividades do módulo. JNSIMEAD - Jogo de Negócios on-line SIM Dinâmica do jogo e da disciplina: jogo de negócios, calendário e avaliação do jogo, jogo de negócios on-line. Marketing e comercial: variáveis de marketing, venda dos produtos, atividade comercial. Matéria-prima, produção, transporte e fábricas: matéria-prima, produção, transporte, fábricas. Recursos humanos,finanças, estratégia e gestão: recursos humanos, finanças, atividades do módulo. T*MATEFINA - Matemática Financeira Conceito de Juros Compostos. - Conceito de Juros Simples. - Desconto de Duplicatas. - Desconto de Títulos. - Equivalência de Fluxos de Caixa. - Equivalência de Taxas de Juros. - Juros Compostos. - Juros Simples. - Perpetuidades e Anuidades. - Períodos de Capitalização. - Problemas da TIR. - Sistemas de amortização. - Tabela Price, SAC, SAM. - Taxa de desconto.

10 - Taxas Anuais, Mensais e Diárias. - Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno. - Valor Presente e Valor Futuro. - Valor de Face e Valor de Mercado. - Valor do Dinheiro no Tempo. - Valor e Custo. T*OEFC - Orçamento Empresarial e Fluxo de Caixa Conceito de Orçamento. - Consolidação do Orçamento: Balanço Projetado, Resultado Projetado, fluxode-caixa Projetado. - Elaboração do Orçamento nas Diversas Áreas:. - Finalidade do Orçamento. - Implantação do Sistema Orçamentário. - Mecanismos Orçamentários. - Orçamento de Vendas, Produção Operacional, despesas Operacionais. T*PLANTRIB - Planejamento Tributário Apuração dos Impostos e Pagamentos: COFINS, IPI, ICMS, ISS e Imposto de renda. - Dedutibilidade de despesas, Perdas no Recebimento de Crédito,. - Fato Gerador, Base de Cálculos e Alíquotas. - Obrigação Tributária. - Rendimentos no Exterior e Preços de Transferência. TE*VSPD06 - Visão Sistêmica e Processo Decisório As competências necessárias ao decisor para melhor atuar nos diferentes subsistemas organizacionais. - Ciclo de vida das organizações. - O papel do Gestor Econômico e Financeiro. - O processo de tomada de decisões. - O processo decisório ao longo do ciclo de vida das organizações. - O sistema empresa e os subsistemas organizacionais. - Os desafios da decisão em um mundo complexo e interdependente. - Sistemas de trabalho de alto desempenho. - Teoria dos sistemas.

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Coordenação Acadêmica Prof. Carlos Alberto dos Santos Silva OBJETIVO: O MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria 1 OBJETIVO: Proporcionar aos participantes uma visão prática do ponto de vista de mercado e correta

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Coordenação Acadêmica: Betovem Coura, MSc.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Coordenação Acadêmica: Betovem Coura, MSc. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria. Coordenação Acadêmica: Betovem Coura, MSc. APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins

Leia mais

MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria ISCTE BUSINESS SCHOOL INDEG_GRADUATE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria www.strong.com.br/alphaville - www.strong.com.br/osasco

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA.

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. 2014 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. Carlos Alberto dos Santos Silva, Mestre 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma

Leia mais

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando Augusto Furtado Pinto A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração

Leia mais

MBA em Controladoria e Auditoria Carga Horária: 360 Aulas: sábados 8h30 18h Valor: R$ 380,00* JUSTIFICATIVA: Faculdade INESP

MBA em Controladoria e Auditoria Carga Horária: 360 Aulas: sábados 8h30 18h Valor: R$ 380,00* JUSTIFICATIVA: Faculdade INESP Pág. 1/6 MBA em Controladoria e Auditoria Carga Horária: 360 horas/ aulas presenciais + monografia orientada. Aulas: sábados das 8h30 às 18h, com intervalo para almoço. Valor: 16 parcelas de R$ 380,00*

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Código no SIGA: TMBAGFC*06_75 Coordenação Acadêmica: Prof. Jose Carlos Abreu, Doutor 1 OBJETIVO: proporcionar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria GFCA-07

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria GFCA-07 CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho, Mestre GFCA-07 1 OBJETIVO: PÚBLICO ALVO: Profissionais

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho, Mestre CÓDIGO NO SIGA: TMBAGFC*06/66 1) Análise

Leia mais

GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA Araçatuba GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA COORDENAÇÃO: Profº Carlos Alberto dos Santos Silva OBJETIVO GERAL O MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA tem o objetivo de capacitar

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA MBA EM GESTÃO FINANCEIRA CONTROLADORIA E AUDITORIA DURAÇÃO: 432 h/a 20 meses aproximadamente. AULAS: Segundas e terças, aulas quinzenais. HORÁRIO: Segundas e terças das 19h00 às 23h20. DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho Código SIGA: TMBAGFC*06/01 1 Objetivo OBJETIVO:

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA 2016 SIGA: TMBAGFCA15/16 Al. Tocantins, 125 Alphaville Barueri SP CEP 06455-020 - Fone: (11) 3711-1000 www.strong.com.br

Leia mais

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA

PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA 2015 SIGA: TMBAGFC*06_78 Avenida dos Autonomistas, 1400 Shopping União - Osasco SP CEP 06020-010 - Fone: (11)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Código no SIGA: TMBAGFC*06/57 Coordenação Acadêmica: Prof. André Limeira, Msc. 1 OBJETIVO: proporcionar

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho Código SIGA: TMBAGFC*06/01 1 Objetivo OBJETIVO:

Leia mais

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br

Prezado(a) Sr.(a.) Atenciosamente, Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas. comercial@trecsson.com.br Prezado(a) Sr.(a.) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso de

Leia mais

Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e São Carlos GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. COORDENAÇÃO: Profº Carlos Alberto dos Santos Silva

Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e São Carlos GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA. COORDENAÇÃO: Profº Carlos Alberto dos Santos Silva Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e São Carlos GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA COORDENAÇÃO: Profº Carlos Alberto dos Santos Silva OBJETIVO GERAL O MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA

Leia mais

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br

Sárgom Ceranto Marketing e Soluções Corporativas comercial@trecsson.com.br PREZADO (A) SENHOR (A) Agradecemos seu interesse em nossos programas de ensino e lhe cumprimentamos pela iniciativa de buscar o seu aperfeiçoamento profissional. Você está recebendo o programa do curso

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Custos e de Resultado. Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Custos e de Resultado. Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão de Custos e de Resultado Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho 1 APRESENTAÇÃO: Atualmente o mercado está hipercompetitivo.

Leia mais

se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho.

se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. O que é ser bem-sucedido? Para sua carreira, é fazer o MBA de uma das

Leia mais

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS

MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS MBA EM GESTÃO DO MARKETING ESTRATÉGICO - EMENTAS Branding Corporativo O que é Branding. O que é uma marca. História da Marcas. Naming. Arquitetura de Marcas. Tipos de Marcas. Brand Equity. Gestão de Marcas/Branding.

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Fundamentos

Gerenciamento de Projetos Fundamentos Gerenciamento de Fundamentos MBA EM GESTÃO DE PROJETOS - EMENTAS Definição de Projeto. Contexto e Evolução do Gerenciamento de. Areas de conhecimento e os processos de gerenciamento do PMI - PMBoK. Ciclo

Leia mais

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho.

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. O que é ser bem-sucedido?

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira. Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira. Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho 1 OBJETIVO: Formar executivos financeiros. Capacitar seus participantes

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA: CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: Objetivos Gerais: Atualizar e aprofundar

Leia mais

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. FERNANDO AUGUSTO F. PINTO MSc. - EBAPE - Fundação Getulio Vargas 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA. Prof. FERNANDO AUGUSTO F. PINTO MSc. - EBAPE - Fundação Getulio Vargas 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS SIGA: TMBAGFC*06/79 1. COORDENAÇÃO ACADÊMICA Prof. FERNANDO AUGUSTO F. PINTO MSc. - EBAPE - Fundação Getulio Vargas 2. FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS É uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos,

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Empresarial Coordenação Acadêmica FGV : Professora Denize Dutra CÓDIGO NO SIGA : VIANNA0/TMBAGE*1225-14 1. ECONOMIA EMPRESARIAL Fundamentos

Leia mais

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO MBA CONTROLADORIA, FINANÇAS E PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO 1. APRESENTAÇÃO O curso de MBA em Controladoria, Finanças e Planejamento Tributário desenvolvido pela FAACZ visa oferecer aos participantes instrumentais

Leia mais

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho.

Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. Pense antes de imprimir. A natureza agradece. MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria Se vencer na vida fosse apenas sobre trabalho, a expressão seria vencer no trabalho. O que é ser bem-sucedido?

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira. Conteúdo Programático. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA DE CURTO PRAZO / 100h CAPITAL DE GIRO liquidez e capital circulante líquido rentabilidade do ativo estratégias de gerência fontes de financiamento estudo de caso orçamento de caixa

Leia mais

MBA 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA WWW.IBS.EDU.BR

MBA 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA WWW.IBS.EDU.BR MBA 2012 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA WWWIBSEDUBR RESOLUÇÃO DO MEC: Os cursos de MBA Pós-Graduação Especialização da Fundação Getulio Vargas atendem aos requisitos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Estratégica de Esportes Coordenação Acadêmica: Ana Ligia Nunes Finamor CÓDIGO: 1 OBJETIVO Desenvolver visão estratégica, possibilitando ao

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial com Ênfase na Transformação Organizacional

MBA em Gestão Empresarial com Ênfase na Transformação Organizacional MBA em Gestão Empresarial com Ênfase na Transformação Organizacional Coordenação Acadêmica: Wankes da Silva Ribeiro Coordenação da Ênfase: Wankes Leandro Ribeiro JUSTIFICATIVA O MBA em Gestão Empresarial

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM CONTROLADORIA COM ÊNFASE EM IFRS E GESTÃO DE CUSTOS

MBA EXECUTIVO EM CONTROLADORIA COM ÊNFASE EM IFRS E GESTÃO DE CUSTOS MBA EXECUTIVO EM CONTROLADORIA COM ÊNFASE EM IFRS E GESTÃO DE CUSTOS O programa através das mais avançadas técnicas em controladoria e gestão de custos, prepara você para assumir posições de destaque na

Leia mais

Avaliação de Desempenho Empresarial

Avaliação de Desempenho Empresarial MBA EM CONTROLADORIA EMENTAS Noções gerais sobre Auditoria. Normas relativas à Pessoa do Auditor. Normas de Execução do Trabalho. Planejamento e Supervisão. Programas de Auditoria. Avaliação dos Controles

Leia mais

Ética e Direito empresarial

Ética e Direito empresarial MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS - EMENTAS A gestão empreendedora. Os fundamentos e as etapas do empreendedorismo. Características dos empreendedores. Empreendedorismo e Inovação, criatividade e empreendedorismo.

Leia mais

www.ceem.com.br CEEM FGV REFERÊNCIA EM ENSINO

www.ceem.com.br CEEM FGV REFERÊNCIA EM ENSINO CEEM FGV REFERÊNCIA EM ENSINO Ao aliarem tradição e vanguarda acadêmica, os cursos da Fundação Getulio Vargas (FGV) têm a marca da excelência em ensino e o reconhecimento internacional. Apontada como a

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL FINANÇAS E CONTROLADORIA CURSO DE PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EXECUTIVO EM GESTÃO EMPRESARIAL Com ênfase em FINANÇAS E CONTROLADORIA 1. COORDENAÇÃO Prof. ISNARD MARSHALL JUNIOR Doutor, Universidade Federal do

Leia mais

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial

Ementário do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial 01 ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS I EMENTA: Introdução à administração de recursos humanos; orçamento de pessoal; processo de recrutamento e seleção de pessoal; processo de treinamento e desenvolvimento

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO GESTÃO ESTRATÉGICA DE FINANÇAS 1 JUSTIFICATIVA A atividade empresarial requer a utilização de recursos financeiros, os quais são obtidos na forma de crédito e de

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Estratégica de Negócios Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica de Negócios tem por objetivo desenvolver a

Leia mais

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ementário e Bibliografia do curso de. Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA em Gestão Financeira Coordenação Acadêmica: Professor Fabiano Simões Coelho Código SIGA : TMBAGF*06/00 1 OBJETIVO: Formar executivos financeiros. Capacitar

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria de

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão Financeira e Controladoria Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão Financeira e Controladoria tem por objetivo o fornecimento

Leia mais

MBA Executivo - Auditoria e Finanças

MBA Executivo - Auditoria e Finanças MBA Executivo - Auditoria e Finanças Proposta do curso: O curso de MBA Executivo em Auditoria e Finanças possibilita ao profissional conhecer os fundamentos e as ferramentas de auditoria e gestão financeira.

Leia mais

Carga Horária: Total: 60 horas/aula Semanal: 04 aulas Créditos: 04 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo pelas DCN: Formação Profissional

Carga Horária: Total: 60 horas/aula Semanal: 04 aulas Créditos: 04 Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo pelas DCN: Formação Profissional DISCIPLINA: Contabilidade Gerencial CÓDIGO: 2ADM.0 VALIDADE: a partir de agosto de 200 TÉRMINO: Carga Horária: Total: 60 horas/aula Semanal: aulas Créditos: Modalidade: Teórica Classificação do Conteúdo

Leia mais

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS

APRESENTAÇÃO FGV APRESENTAÇÃO TRECSSON BUSINESS APRESENTAÇÃO FGV Criado em 1999, o FGV Management é o Programa de Educação Executiva Presencial da Fundação Getulio Vargas, desenvolvido para atender a demanda do mercado por cursos de qualidade, com tradição

Leia mais

MBA em GESTÃO EMPRESARIAL Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização. Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr.

MBA em GESTÃO EMPRESARIAL Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização. Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. MBA em GESTÃO EMPRESARIAL Curso de Pós-Graduação Lato Sensu Especialização 2016 Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 JUSTIFICATIVA: Este MBA visa ser o novo MBA em GE que substitui o MBA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO 1 A FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS A FGV é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 20 de dezembro de 1944, com o objetivo de ser um

Leia mais

Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04

Ciências Contábeis. Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 01 - ADMINISTRAÇÃO Fase: II Carga Horária: 60h/a Créditos: 04 Introdução à Administração. Antecedentes históricos da Administração. Escolas de Administração. Administração e suas perspectivas. Variáveis

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU (ESPECIALIZAÇÃO) MBA Executivo em Saúde Coordenação Acadêmica: Drª Tânia Regina da Silva Furtado APRESENTAÇÃO A FGV é uma instituição privada sem fins lucrativos, fundada

Leia mais

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica

Ementários. Disciplina: Gestão Estratégica Ementários Disciplina: Gestão Estratégica Ementa: Os níveis e tipos de estratégias e sua formulação. O planejamento estratégico e a competitividade empresarial. Métodos de análise estratégica do ambiente

Leia mais

Líder em consultoria no agronegócio

Líder em consultoria no agronegócio MPRADO COOPERATIVAS mprado.com.br COOPERATIVAS 15 ANOS 70 Consultores 25 Estados 300 cidade s 500 clientes Líder em consultoria no agronegócio 2. Finanças 2.1 Orçamento anual integrado Objetivo: Melhorar

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS 1 EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO SUPERIOR DE CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2011.1 BRUSQUE (SC) 2014 Atualizado em 6 de junho de 2014 pela Assessoria

Leia mais

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO

O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO O SEBRAE E O QUE ELE PODE FAZER PELO SEU NEGÓCIO Competitividade Perenidade Sobrevivência Evolução Orienta na implantação e no desenvolvimento de seu negócio de forma estratégica e inovadora. O que são

Leia mais

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS 1 CURSO DE EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS 2009.1A BRUSQUE (SC) 2014 2 SUMÁRIO 1ª FASE... 4 01 ADMINISTRAÇÃO... 4 02 CONTABILIDADE INTRODUTÓRIA I... 4 03 MATEMÁTICA... 4 04 METODOLOGIA CIENTÍFICA... 4 05 NOÇÕES

Leia mais

Objetivos 29/09/2010 BIBLIOGRAFIA. Administração Financeira I UFRN 2010.2 Prof. Gabriel Martins de Araújo Filho. Tópicos BALANÇO DE TAMANHO COMUM

Objetivos 29/09/2010 BIBLIOGRAFIA. Administração Financeira I UFRN 2010.2 Prof. Gabriel Martins de Araújo Filho. Tópicos BALANÇO DE TAMANHO COMUM Objetivos Administração Financeira I UFRN 2010.2 Prof. Gabriel Martins de Araújo Filho A EMPRESA NO MODELO DO BALANÇO PATRIMONIAL: análise das demonstrações financeiras Compreender a importância da padronização

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM CONTABILIDADE ESTRATÉGICA EMPRESARIAL

MBA EXECUTIVO EM CONTABILIDADE ESTRATÉGICA EMPRESARIAL MBA EXECUTIVO EM CONTABILIDADE ESTRATÉGICA EMPRESARIAL O programa do curso irá prepara-lo para ser um gestor de Negócios com aprofundamento em Técnicas financeiras e contábeis, atualizando-o sobre as mudanças

Leia mais

MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil

MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA Faculdade de Administração e Negócios IDE management Conveniada MBA em Gestão de Negócios Imobiliários e da Construção Civil Coordenação Acadêmica: Prof. Pedro Seixas Correa

Leia mais

MBA CONTROLES INTERNOS (COMPLIANCE)

MBA CONTROLES INTERNOS (COMPLIANCE) MBA CONTROLES INTERNOS (COMPLIANCE) Disciplinas Carga horária Gestão de Pessoas 12 Ética Empresarial 15 Cálculos Financeiros 18 Estatística 30 Contabilidade Societária e para Instituições Financeiras (com

Leia mais

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS

EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS EMENTÁRIO DAS DISCIPLINAS DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FINANÇAS Disciplina: Economia 30 h/a Mercado e seu equilíbrio: teoria do consumidor e a curva de demanda; Teoria da produção, custos, e a curva de

Leia mais

MBA Finanças (Turma II)

MBA Finanças (Turma II) MBA Finanças (Turma II) O MBA Executivo em Finanças do Ibmec é um programa de pós-graduação lato sensu para profissionais que necessitam de conhecimentos aprofundados na área de finanças. Ao longo do curso,

Leia mais

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. com ênfase em FINANÇAS E CONTROLADORIA

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL. com ênfase em FINANÇAS E CONTROLADORIA PÓS - GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL com ênfase em FINANÇAS E CONTROLADORIA SIGA: TMBAGE Av. Conselheiro Nébias, 159 Bairro Paquetá Santos SP - CEP 11015-001 - Fone: (13)

Leia mais

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72

ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade Geral - 4 72 ADM004 Metodologia Científica - 2 36 ADM005 Métodos Quantitativos - 4 72 Matriz Curricular do Curso de Administração 2015.1 1ª Fase CÓDIGO DISCIPLINAS PRÉ- REQUISITOS CRED ADM001 Interpretação e Produção de Textos - ADM002 Filosofia e Ética Empresarial - 2 36 ADM003 Contabilidade

Leia mais

ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE CONTROLE GERENCIAL PARA MELHORIA DA PERFORMANCE EMPRESARIAL. Prof. Elias Garcia egarcia@unioeste.br

ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE CONTROLE GERENCIAL PARA MELHORIA DA PERFORMANCE EMPRESARIAL. Prof. Elias Garcia egarcia@unioeste.br ANÁLISE DAS FERRAMENTAS DE CONTROLE GERENCIAL PARA MELHORIA DA PERFORMANCE EMPRESARIAL Prof. Elias Garcia egarcia@unioeste.br Prof. Elias Garcia Bacharel em Ciências Contábeis 1988 Especialização em Contabilidade

Leia mais

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS CORPORATIVAS E RELAÇÕES COM INVESTIDORES

MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS CORPORATIVAS E RELAÇÕES COM INVESTIDORES MBA EXECUTIVO EM FINANÇAS CORPORATIVAS E RELAÇÕES COM INVESTIDORES O programa irá proporcionar a você uma sólida formação na área de finanças contribuindo para que seja um profissional que tem soluções

Leia mais

Faculdades Integradas Teresa D Ávila

Faculdades Integradas Teresa D Ávila Faculdades Integradas Teresa D Ávila CURSO DE ADMINISTRAÇÃO Reconhecido pela Portaria Ministerial nº. 4.571 de 28/12/05 e publicado no DOU em 29/12/05. Componente Curricular: Administração Financeira de

Leia mais

Capítulo 3 Projeções contábeis e financeiras 63

Capítulo 3 Projeções contábeis e financeiras 63 Sumário Capítulo 1 Conceitos de matemática financeira 1 1.1 Introdução 1 1.2 Taxa de juro nominal e taxa de juro real 3 1.2.1 Fórmula 3 1.3 Capitalização simples 4 1.3.1 Fórmulas 4 1.4 Capitalização composta

Leia mais

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE

1º SEMESTRE 2º SEMESTRE 1º SEMESTRE 7ECO003 ECONOMIA DE EMPRESAS I Organização econômica e problemas econômicos. Demanda, oferta e elasticidade. Teoria do consumidor. Teoria da produção e da firma, estruturas e regulamento de

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO Gestão de Negócios Imobiliários e Construção Civil Coordenação Acadêmica: Pedro de Seixas Corrêa, MSc OBJETIVOS: O curso de pós-graduação lato sensu MBA

Leia mais

Análise Financeira II

Análise Financeira II UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO CAMPUS DE RIBEIRÃO PRETO FACULDADE DE ECONOMIA, ADM CONTABILIDADE DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Análise Financeira II Análise Financeira Empresarial da empresa Marcopolo S.A.

Leia mais

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES

ANEXO 01. CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES ANEXO 01 CURSO: Ciências Contábeis - UFRJ SELEÇÃO DE DOCENTES DISCIPLINA/FUNÇÃO PROGRAMA/ATIVIDADES PERFIL DOS CANDIDATOS 1 2 3 4 de Custos Intermediária Introdução à Adm e Comp Organizacional Economia

Leia mais

Ementas e bibliografia básica das disciplinas

Ementas e bibliografia básica das disciplinas Ementas e bibliografia básica das disciplinas Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva (10h) Conceitos gerais de gestão do conhecimento Conceitos gerais de inteligência competitiva Ferramentas

Leia mais

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS.

MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL. Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. MBA EM FINANÇAS E GOVERNANÇA CORPORATIVA MANUAL DO CANDIDATO Ingresso Agosto 2013 ESPM-SUL Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51) 3218-1400 Segunda

Leia mais

Tecnólogo. Portfólio Easy to Learn. em gestão FINANCEIRA

Tecnólogo. Portfólio Easy to Learn. em gestão FINANCEIRA Tecnólogo Portfólio Easy to Learn em gestão FINANCEIRA ÍNDICE Introdução à Gestão Empresarial...2 Fundamentos de Sistemas de Informação...2 Gerenciamento de Projetos...2 Empreendedorismo...2 Fundamentos

Leia mais

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze

A Controladoria no Processo de Gestão. Clóvis Luís Padoveze 1 A Controladoria no Processo de Gestão Clóvis Luís Padoveze Cascavel - 21.10.2003 2 1. Controladoria 2. Processo de Gestão 3. A Controladoria no Processo de Gestão 3 Visão da Ciência da Controladoria

Leia mais

Sumário. Parte 1 Contabilidade de Custos 1. Capítulo 1 Aspectos gerais 3

Sumário. Parte 1 Contabilidade de Custos 1. Capítulo 1 Aspectos gerais 3 Sumário Parte 1 Contabilidade de Custos 1 Capítulo 1 Aspectos gerais 3 1 Áreas da Contabilidade 3 2 Contabilidade de Custos 3 3 Contabilidade de Serviços 4 4 Contabilidade Industrial 4 5 Campo de aplicação

Leia mais

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA PROJETO INTEGRADOR. Suzano

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA PROJETO INTEGRADOR. Suzano CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO FINANCEIRA PROJETO INTEGRADOR Suzano PROJETO INTEGRADOR 1. Introdução O mercado atual de trabalho exige dos profissionais a capacidade de aplicar os conhecimentos

Leia mais

ANÁLISE FINANCEIRA VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA

ANÁLISE FINANCEIRA VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA ANÁLISE FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA NAS EMPRESAS INTEGRAÇÃO DOS CONCEITOS CONTÁBEIS COM OS CONCEITOS FINANCEIROS FLUXO DE OPERAÇÕES E DE FUNDOS VISÃO ESTRATÉGICA DA EMPRESA Possibilita um diagnóstico

Leia mais

www.faj.br/posgraduacao

www.faj.br/posgraduacao Pós-Graduação alavanca sucesso na carreira profissional Pesquisa coordenada pelo Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), em 2010, indica que as pessoas que não realizaram nenhum tipo

Leia mais

Rogério João Lunkes Contabilidade Gerencial Um Enfoque na Tomada de Decisão Visual Books Sumário Prefácio 1 1 Aspectos Fundamentais da Contabilidade Gerencial 3 1 1 A Evolução da Contabilidade Gerencial

Leia mais

I - FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FINANÇAS CORPORATIVAS, 1 1 O

I - FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FINANÇAS CORPORATIVAS, 1 1 O Sumário Prefácio, xiii Parte I - FUNDAMENTOS BÁSICOS DE FINANÇAS CORPORATIVAS, 1 1 O que são Finanças Corporativas?, 3 1 Introdução, 3 2 Objetivos empresariais, 4 3 Estratégias operacionais, 5 4 Estrutura

Leia mais

MBA em Gestão Empresarial

MBA em Gestão Empresarial REFERÊNCIA EM EDUCAÇÃO EXECUTIVA MBA em Gestão Empresarial Coordenação Acadêmica: Prof. Isnard Marshall Junior A Escola de Negócios de Alagoas. A FAN Faculdade de Administração e Negócios foi fundada em

Leia mais

MBA É COM A FGV MBA GESTÃO

MBA É COM A FGV MBA GESTÃO MBA É COM A FGV SUA MELHOR DECISÃO.. São José dos Campos - SP MBA GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA Coordenação Acadêmica: Prof. Isnard Marshall Junior, M Sc. ; Prof. Fernando Augusto Furtado

Leia mais

Prefácio, xvii. Parte I Ambiente da Análise Financeira, 1

Prefácio, xvii. Parte I Ambiente da Análise Financeira, 1 Prefácio, xvii Parte I Ambiente da Análise Financeira, 1 1 Amplitude da análise financeira, 3 1.1 Visão estratégica da empresa, 3 1.2 Que é análise financeira de empresas, 6 1.3 Análise financeira e áreas

Leia mais

Pós-Graduação em Finanças Empresariais MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso agosto 2010. ESPM Unidade Porto Alegre

Pós-Graduação em Finanças Empresariais MANUAL DO CANDIDATO. Ingresso agosto 2010. ESPM Unidade Porto Alegre Pós-Graduação em Finanças Empresariais MANUAL DO CANDIDATO Ingresso agosto 2010 ESPM Unidade Porto Alegre Rua Guilherme Schell, 350 Santo Antônio Porto Alegre/RS. Informações: Central de Candidatos: (51)

Leia mais

MBA Gestão de Riscos Financeiros, Corporativos e Compliance EMENTAS DISCIPLINAS

MBA Gestão de Riscos Financeiros, Corporativos e Compliance EMENTAS DISCIPLINAS MBA Gestão de Riscos Financeiros, Corporativos e Compliance EMENTAS DISCIPLINAS ESTRUTURA DO PROGRAMA O MBA Gestão de Riscos Financeiros, Corporativos e Compliance é composto pelas seguintes disciplinas,

Leia mais

MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc.

MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESPECIALIZAÇÃO MBA Executivo em Administração: Gestão de Negócios em Comércio e Vendas Coordenação Acadêmica: Prof. Fernando R. A. Marchesini, Msc. 1 OBJETIVOS: Conduzir

Leia mais

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas

Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Programa do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Pessoas Apresentação O programa de Pós-graduação Lato Sensu em Gestão de Pessoas tem por objetivo o fornecimento de instrumental que possibilite

Leia mais

Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISRAÇÃO FINANCEIRA

Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISRAÇÃO FINANCEIRA C U R S O D E C I Ê N C I A S C O N T Á B E I S Autorizado pela Portaria nº 1.393 de 04/07/01 DOU de 09/07/01 Componente Curricular: ADMINISRAÇÃO FINANCEIRA Código: CNB CH Total: 72H Pré-Requisito: Período

Leia mais

Avenida Jamaris, 100, 10º e 3º andar, Moema São Paulo SP 04078-000 55 (11) 5051-8880

Avenida Jamaris, 100, 10º e 3º andar, Moema São Paulo SP 04078-000 55 (11) 5051-8880 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA E DOS SERVIÇOS AUDITORIA CONSULTORIA EMPRESARIAL CORPORATE FINANCE EXPANSÃO DE NEGÓCIOS CONTABILIDADE INTRODUÇÃO A FATORA tem mais de 10 anos de experiência em auditoria e consultoria

Leia mais

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu

MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu MBA EM GESTÃO FINANCEIRA, CONTROLADORIA E AUDITORIA Curso de Especialização Pós-Graduação lato sensu 2010 Coordenação Acadêmica: Prof. José Carlos Abreu, Dr. 1 OBJETIVO: proporcionar aos participantes

Leia mais

OBJETIVO DA GESTÃO FINANCEIRA

OBJETIVO DA GESTÃO FINANCEIRA OBJETIVO DA GESTÃO FINANCEIRA Maximização do lucro. Maximizar o valor de mercado do capital dos proprietários. Suporte na realização da estratégia para criação de valor da organização. CONHECIMENTOS PARA

Leia mais

Administração Financeira II

Administração Financeira II Administração Financeira II Introdução as Finanças Corporativas Professor: Roberto César INTRODUÇÃO AS FINANÇAS CORPORATIVAS Administrar é um processo de tomada de decisões. A continuidade das organizações

Leia mais