Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN"

Transcrição

1 FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL/ESPORTE ADAPTADO (EGRESSOS DA ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL DEFICIÊNCIA MENTAL) Hugo Mauricio Yamasaki 1 Rosangela Marques Busto 2 Maria Cristina Marquezine 3 RESUMO Tem o objetivo de analisar a atuação profissional dos egressos do Curso de Especialização em Educação Especial Área de Deficiência Mental que se graduaram em Educação Física. Os dados serão obtidos por questionário que será encaminhado aos professores de educação física na cidade de Londrina e região. O questionário buscará informações que demonstrem como está se dando a atuação dos professores de Educação Física, quais as dificuldades encontradas na sua atuação com educação especial/esporte adaptado e quais os prováveis caminhos para a solução dessas dificuldades. Palavra Chave: Formação profissional, Educação Física, Educação Especial, Esporte Adaptado. 1 - INTRODUÇÃO Com o surgimento do documento denominado de Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Brasil, Mec, 2001), novos caminhos terão que ser encontrados e colocados em prática e a sua aplicação deverá perpassar pela formação de profissionais que irão atuar em todas as área da Educação Especial. Este documento foi homologado em 11 de setembro de 2001, e têm, como uma de suas finalidades, o fornecimento de orientações que pudessem ajudar a normatização dos serviços previstos nos Artigos 58, 59 e 60, do Capítulo V, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDBEN (Brasil, 2001 a, Parecer Nº 17/2001, p. 1). Ainda de acordo com o mesmo parecer, esse Projeto de Resolução (Brasil, CNE/CEB, 2001b), baseado no documento Referencial para Educação Especial, teve o seu texto elaborado de forma a compreender dois temas: (a) Organização dos Sistemas de Ensino para o Atendimento ao Aluno que Apresenta Necessidades Educacionais Especiais; e (b) Formação de Professores. A partir de Projeto de Resolução sobre as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica (Brasil, 2001 a, Parecer Nº 17/2001, p. 33), estabelece em seu Artigo 3º que: 1 Bolsista do Programa de Iniciação Científica da Universidade Estadual de Londrina, membro do Grupo de Estudos Dimensões do Esporte Adaptado. 2 Docentes da Universidade Estadual de Londrina coordenadora do Grupo de Estudos Dimensões do Esporte Adaptado. 3 Docente da Universidade Estadual de Londrina

2 Por educação especial, modalidade de educação escolar, entende-se um processo educacional definido uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns de modo a garantir a educação escolar e promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades educacionais especiais, em todas as etapas e modalidades da educação básica (Brasil, 2001b, p.33). Em seu artigo 5º, o mesmo Projeto de Resolução estabelece quem deverá usufruir do atendimento as necessidades educacionais especiais, ao definir: Considera-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional apresentarem: I dificuldades acentuadas de aprendizagem ou limitações no processo de desenvolvimento que dificultem o acompanhamento das atividades curriculares, compreendidas em dois grupos: a) aquelas não vinculadas a uma causa orgânica específica; b) aquelas relacionadas a condições, disfunções, limitações ou deficiências; II dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis; III altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes (Brasil, 2001b, p. 34). Diante da alteração proposta pelo documento nacional e internacional, surgiu a necessidade de se repensar a preparação dos profissionais que vão atuar com a população com necessidades educacionais especiais. Atualmente no Paraná, sofrendo as forças das características regionais, a formação do professor e/ou recursos humanos de Educação Especial ocorre por meio do Curso de Especialização, nível de pós-graduação lato sensu, na medida em que a Secretaria de Estado e Educação não tem autorizado a abertura de cursos adicionais. A investigação de Marquezine (2006) avaliou o curso de especialização em Educação Especial da UEL por meio da percepção dos egressos que eram professores na cidade de Londrina, portanto faz-se necessário analisar a formação recebida por outros profissionais com graduação em ensino superior e que atuam com pessoas com necessidades especiais. 2 - JUSTIFICATIVA As mudanças ocorridas na legislação educacional nacional tem indicado a necessidade de se repensar a formação dos profissionais que deverão atuar na Educação Especial. As informações referentes as necessidades e peculiaridades do mercado de trabalho e atuação profissional dos profissionais de educação física são poucos e também sofreu inúmeras modificações que demandam a necessidade do acompanhamento dos profissionais que estão se formando e quais as dificuldades por eles encontradas.

3 Este trabalho vem justamente colaborar na busca dessas informações tendo em vista a proposta de reapresentar o Curso de Especialização de Educação Especial. 3 - OBJETIVO GERAL Analisar a atuação profissional dos Professores de Educação Física tendo como contexto os egressos do curso de Especialização em Educação Especial Área de Deficiência Mental, da Universidade Estadual de Londrina, como uma alternativa para formação de recursos humanos em Educação Especial/Esporte Adaptado. 4 - MÉTODO 4.1. PARTICIPANTES Será composto por todos os egressos do Curso de Especialização em Educação Especial, cuja graduação seja Educação Física e que estejam atuando na cidade de Londrina e região. Os participantes serão de ambos os sexos, com idades variando de 21 a 50 anos. Os indivíduos selecionados que se recusarem em participar serão excluídos do estudo DELINEAMENTO DA PESQUISA O tipo de pesquisa que se pretende realizar circunscreve-se como Estudo de Caso. Tal escolha se deu pelo fato do tema se enquadrar na categoria de estudo monográfico aprofundado e pesquisado em seus diferentes aspectos e por diferentes fontes de informação (Rodrigues, 1975; Ludke e André, 1986; Nunes et al, 1998). Neste estudo as fontes primordiais de dados serão: os alunos egressos DESCRIÇÃO DO AMBIENTE DE COLETA DE DADOS A coleta de dados por meio de questionário que será encaminhado via internet a todos os participantes. 4.4 INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA COLETA DE DADOS O instrumento de coleta de dados a ser utilizado no estudo: Questionário a ser utilizado com os egressos do curso de Educação Física. O instrumento terá questões elaboradas tendo como eixo à percepção do participante sobre a relação entre a formação acadêmica e a atuação profissional, ou seja, a percepção da proposta de formação acadêmica do curso x necessidades encontradas no campo de atuação profissional. Os dados coletados serão agrupados em categorias de análise, resguardando as características das respostas dos participantes, para que seja realizada uma análise qualitativa à luz da literatura.

4 4.5. PROCEDIMENTOS Esta pesquisa será realizada por meio de Estudo de Caso, dentro de uma abordagem quantitativa e qualitativa, envolvendo a reflexão crítica dos dados coletados junto a alunos egressos do curso. O procedimento de coleta de dados deste estudo deverá acontecer de acordo com as etapas abaixo: Etapa 1 Esta etapa será caracterizada pela identificação e localização dos participantes que serão envolvidos no Projeto. Etapa 2 Esta etapa será caracterizada pela elaboração dos questionários, incluindo a análise desses instrumentos por juízes e estudo piloto. Etapa 3 Esta etapa será caracterizada pelo contato direto via internet com os participantes, na fase de coleta de dados. Para tanto será enviado o questionário aos participantes. Etapa 4 Esta etapa será caracterizada pelo tratamento e análise dos dados coletados. Os dados coletados receberão o tratamento estatístico e análise qualitativa, e serão agrupados em categorias de análise, já previamente determinadas na elaboração do instrumento final de coleta de dados. Etapa 5 Elaboração de uma proposta de atualização do curricular para o curso na área de Educação Física, para que prepare os profissionais para atuar em organizações que atendam pessoas com necessidades especiais ou em organizações de atendimento a clientela não especial que desejem passar a atender também a clientela especial TRATAMENTO DOS DADOS Inicialmente serão criados dois bancos de dados utilizando Microsoft Office Access 2003 para armazenar os dados coletados nas entrevistas. O primeiro banco de dados será alimentado com as respostas dos questionários dos participantes. Para garantir a segurança do registro da distribuição das entrevistas nas categorias de análise, montamos um segundo banco de dados com o auxílio de um programa chamado AQUAD (HUBER, 1999; MURIAS; 1999), planejado para categorizar os dados de entrevista tratados de forma qualitativa. É por meio desse programa que fica registrada, sem risco de alteração, a distribuição recebida em cada uma das respostas dos questionários, inclusive as respostas descartadas, porque não há como apagá-las, depois de inseridas no banco. Durante a análise do material do estudo-piloto do questionário, serão estabelecidas algumas classes ou categorias de análise para iniciar a divisão das respostas dos participantes.

5 4.7. CONSIDERAÇÕES ÉTICAS O projeto de pesquisa e o termo de consentimento esclarecido serão submetidos à apreciação e aprovação pela Comissão de Bioética do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná, conforme resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. 5 - BIBLIOGRAFIA BÁSICA BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação básica. Resolução n.º 2 de 11 de setembro de a. Disponível em: < Acesso em:26 nov BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Projeto de resolução sobre diretrizes nacionais para a Educação Especial na Educação básica.. Brasília, 15 ago. 2001b. HUBER, Günter L. Programa informático de análisis de textos. AQUAD (Versión 5.61). Extremadura: Universidade de Extremadura, LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E. D. A pesquisa em Educação: abordagem qualitativa. São Paulo: EPU, MARQUEZINE, Maria Cristina. FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS/PROFESSORES DE EDUCAÇÃO ESPECIAL-DEFICIÊNCIA MENTAL E CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU: um estudo de caso Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências. Universidade de Estadual Paulista, Campus de Marília, Marília. MURIAS, Tibério Feliz. Funciones de AQUAD. Análisis of qualitative data. Pequeña ayuda en español. Extremadura: Universidade de Extremadura, CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Atividade/meses Levantamento Bibliográfico X X X X X X X X X X X X Elaboração de Instrumentos (Estudo Piloto) X X X Testagem dos Instrumentos (Estudo Piloto) X X X Localização dos Participantes X X X Coleta de Dados X X X Categorização dos Dados dos Questionários X X X Análise dos Dados Coletados X X X Discussão dos Dados Coletados X X X Elaboração do Relatório Final X X X Elaboração de Artigo para publicação X X X Apresentação de trabalho em eventos Técnico Científico. X X X

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN

Londrina, 29 a 31 de outubro de 2007 ISBN IDENTIFICAÇÃO E AVALIAÇÃO FÍSICA DOS DEFICIÊNTES FÍSICOS E VISUAIS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DA CIDADE DE LONDRINA Guilherme Sanches Valverde Rosangela Marques Busto Universidade Estadual de

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei n.º, de 2017 (Do Sr. Aureo)

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei n.º, de 2017 (Do Sr. Aureo) Projeto de Lei n.º, de 2017 (Do Sr. Aureo) Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB) para dispor sobre o cargo de Professor de Apoio Especializado em Educação Especial para atendimento ao

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior

Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal Catarinense Conselho Superior RESOLUÇÃO Nº 083 CONSUPER/2014 Dispõe sobre o Regulamento do NAPNE Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do IFC. O Presidente do do IFC, Professor Francisco José Montório Sobral,

Leia mais

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais

PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais PROJETO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA NO CAMPUS CSEH: 10 anos após as Diretrizes Curriculares Nacionais Isabela Cristina Neias Coronha* (IC) 1 ; Loçandra Borges de Moraes (PQ) 2 1 Acadêmica do

Leia mais

343 de 665 VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS ISSN

343 de 665 VIII SEMINÁRIO DE PESQUISA EM ESTUDOS LINGUÍSTICOS ISSN 343 de 665 ACESSIBILIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS: TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS DE LÍNGUA MATERNA ATRAVÉS DE JOGOS Sônia Souza Carvalho

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CAMPUS PROF. ALBERTO CARVALHO RETIFICAÇÃO Nº 2 DO EDITAL Nº. 01, DE 17 DE MARÇO DE 2015 PROCESSO SELETIVO O Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe vem através deste, em conformidade com o 7º Edital PRODAP,

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROET Nº 3 DE 20 DE ABRIL DE Assunto: Recuperação Paralela

INSTRUÇÃO NORMATIVA PROET Nº 3 DE 20 DE ABRIL DE Assunto: Recuperação Paralela Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal do Rio de Janeiro IFRJ Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico INSTRUÇÃO NORMATIVA PROET Nº 3 DE 20 DE ABRIL DE

Leia mais

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL Jorsinai de Argolo Souza 1 Isabel Cristina de Jesus Brandão 2 INTRODUÇÃO Este estudo tem como objetivo apresentar

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 14/2011-PROGRAD/UFC II ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2011 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal

Leia mais

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR IV Jornada de Didática III Seminário de Pesquisa do CEMAD 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro de 2017 ISBN:978-85-7846-384-7 A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES SOBRE PLANEJAMENTO E A AÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS Andrea Soares Wuo Aline Martins Varela Juliany Mazera Fraga Rita Buzzi Rausch Universidade Regional de Blumenau FURB Eixo Temático: Política

Leia mais

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PAULINO, Paulo Cesar 1 paulino@utfpr.edu.br MASCHIO, Marcelina Teruko Fujii 2 marcelina.maschio@ifms.edu.br RESUMO O presente trabalho buscou

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS

Universidade Federal de São Paulo PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS EDITAL PRAE nº 08/2017 PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À GESTÃO BIG/2018 A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), no uso de suas atribuições e em cumprimento ao Decreto no. 7.234, de 19 de julho de

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 009/ PROGRAD/UFC

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 009/ PROGRAD/UFC PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL 009/2012 - PROGRAD/UFC III ENCONTRO DE EXPERIÊNCIAS INOVADORAS DE DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR ENCONTROS UNIVERSITÁRIOS 2012 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade

Leia mais

APÊNDICE D PRODUTO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM

APÊNDICE D PRODUTO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM APÊNDICE D PRODUTO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS- UFAM PROPOSTA DE CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO-SENSU PARA OS FORMADORES Apresentação A Residência é

Leia mais

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ

DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ DEMANDAS E POTENCIALIDADES DO PROEJA NO ESTADO DO PARANÁ Prof. Dr. Domingos Leite Lima Filho (PPGTE/UTFPR) domingos@utfpr.edu.br Profa. Dra. Mônica Ribeiro (PPGE/UTFPR) monicars@ufpr.br Profa. Dra. Geórgia

Leia mais

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância

Programa de Estágio Docência em Educação a Distância 1 Programa de Estágio Docência em Educação a Distância CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. O Programa de Estágio Docência em Educação a Distância é destinado ao aprimoramento da formação de discentes

Leia mais

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO

PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ PLANO DE AÇÃO DO COORDENADOR DO CURSO DADOS GERAIS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: CST em Processos Químicos

Leia mais

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução

Palavras-chave: Educação Especial, Educação Infantil, Autismo, Interação. 1. Introdução HABILIDADES DE INTERAÇÃO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO NA ESCOLA Bianca Sampaio Fiorini Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília. Débora Deliberato Universidade

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - POSEDUC/UERN

CHAMADA PÚBLICA PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES PERMANENTES DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO - POSEDUC/UERN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE EDUCAÇÃO FE PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO POSEDUC Campus Central BR 110 KM 46 Rua Prof. Antônio Campos, s/n - Costa e Silva Telefax: (84)

Leia mais

Os alunos não bolsistas que realizarem Estágio de Docência na Graduação terão os créditos aproveitados para as disciplinas optativas.

Os alunos não bolsistas que realizarem Estágio de Docência na Graduação terão os créditos aproveitados para as disciplinas optativas. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA DISCIPLINAS INGRESSANTES A PARTIR DE 2013 Para conclusão dos níveis de Mestrado e Doutorado o aluno deverá completar a carga

Leia mais

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS

RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS FACULDADE DE INFORMÁTICA DE PRESIDENTE PRUDENTE CURSO DE GRADUAÇÃO: TECNÓLOGO EM JOGOS DIGITAIS RELATÓRIO CIRCUNSTANCIADO AÇÕES EDUCACIONAIS INCLUSIVAS EMERSON SILAS DORIA Coordenador do CST Jogos Digitais

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011

RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 COMISSÃO PROPRIA DE AVALIAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA- Ano: 2011 São Luis- MA 2011 1 RELATÓRIO DE ATIVIDADES EXECUTADAS PELA CPA - 2011 Programa de sensibilização de discente, coordenadores

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Aperfeiçoamento Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino

Leia mais

INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DOS ALUNOS NO ESNINO FUNDAMENTAL (5º. AO 9º. ANO) DE UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA

INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DOS ALUNOS NO ESNINO FUNDAMENTAL (5º. AO 9º. ANO) DE UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA INDICADORES DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO DOS ALUNOS NO ESNINO FUNDAMENTAL (5º. AO 9º. ANO) DE UMA ESCOLA PÚBLICA MINEIRA Priscila Moreira Corrêa; Lavine Rocha Cardoso Ferreira; Maria Isabel de Araújo

Leia mais

Diagnóstico eixo temático Perfil Institucional: OBJETIVOS E METAS METODOLOGIA

Diagnóstico eixo temático Perfil Institucional: OBJETIVOS E METAS METODOLOGIA Diagnóstico eixo temático Perfil Institucional: OBJETIVOS E METAS METODOLOGIA As ações relacionadas ao acompanhamento do Plano de Desenvolvimento Institucional 2014-2018 a fim de monitorar o documento

Leia mais

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s

PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR. ATUALIZAÇÃO DOS PPC s PROPOSTA DE DIRETRIZES PARA A INTEGRAÇÃO CURRICULAR ATUALIZAÇÃO DOS PPC s O PAPEL DOS DEPARTAMENTOS E DEMAIS AGENTES ENVOLVIDOS... ATUALIZAÇÃO DOS PPC s Contribuições da Comissão Central (DDE, DEP, DAEST,

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBID NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA Jessica Cristina de Carvalho Martins Resumo O presente trabalho apresenta os dados preliminares de uma pesquisa

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial

NOME DO CURSO: Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial NOME DO CURSO: Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva Nível: Especialização Modalidade: Presencial Parte 1 Código / Área Temática Código / Nome do Curso Etapa de ensino a que se destina Educação

Leia mais

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO O Projeto Pedagógico do Curso de Enfermagem do Centro Universitário do Cerrado - Patrocínio (UNICERP) fundamenta a ação pedagógica, a ser desenvolvida junto aos alunos, na

Leia mais

A VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR

A VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR A VISÃO DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE INCLUSÃO ESCOLAR Pagliarini, C.D. 1,* ; Flores, A. S. 1 ; Maltoni, K, L. 1 ; Escolano, A. C. M. 1 cibelepagliarini3@gmail.com 1 Faculdade de Engenharia

Leia mais

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EGRESSOS DA NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP/MARÍLIA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EGRESSOS DA NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP/MARÍLIA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E INCLUSÃO ESCOLAR: A PERCEPÇÃO DOS ALUNOS EGRESSOS DA NOVA GRADE CURRICULAR DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNESP/MARÍLIA Rosimar Bortolini Poker Fernanda Oscar Dourado Valentim Isadora

Leia mais

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel

Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel I Introdução Proposta de Plano de Trabalho para a CPA/Inatel A Comissão Própria de Avaliação do Inatel (CPA/Inatel) tem por finalidade o planejamento, o desenvolvimento, a coordenação e a supervisão da

Leia mais

PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação

PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação 1 CENTRO EDUCACIONAL VISCONDE DE TAUNAY CEVITA FACULDADES INTEGRADAS DE PARANAÍBA FIPAR COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO PLANO DE AÇÃO Comissão Própria de Avaliação 2010 2 APRESENTAÇÃO O Plano de Ação ora

Leia mais

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR: VISÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA.

EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR: VISÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PARTICULAR: VISÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. Beatriz A. Barboza do Nascimento Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho UNESP Mestranda do programa

Leia mais

EDITAL N.º 189/2014 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU

EDITAL N.º 189/2014 CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU EDITAL N.º 189/2014 CURSOS DE PÓSGRADUAÇÃO MODALIDADE LATO SENSU A REITORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias e, de acordo com a Resolução 62, de 26 de setembro

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48) 3721-3772 EDITAL N

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS INTEGRADOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS INTEGRADOS PREFEITURA MUNICIPAL DE BLUMENAU SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIRETORIA DE PROGRAMAS E PROJETOS INTEGRADOS Políticas da Educação Especial. Conferência Mundial sobre Educação para todos, JOMTIEN(1990)Tailândia.

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutores para

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutores

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutor para

Leia mais

Sistema Nacional de Educação

Sistema Nacional de Educação Sistema Nacional de Educação: organização e estrutura Sistema Nacional de Educação unidade dos vários aspectos ou serviços educacionais mobilizados por determinado país, intencionalmente reunidos de modo

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014

RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 RESOLUÇÃO Nº 79, DE 28 DE AGOSTO DE 2014 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal do Pampa, em sua 56ª Reunião Ordinária, realizada no dia 28 de agosto de 2014, no uso das atribuições que lhe são

Leia mais

PLANO DE ENSINO - OFICINA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ESALQ/USP PLANO DE ENSINO

PLANO DE ENSINO - OFICINA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR - ESALQ/USP PLANO DE ENSINO 1. Estrutura da Disciplina: PLANO DE ENSINO Instituição: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - USP. Curso: Licenciatura em Ciências Biológicas. Disciplina: Representações de Natureza. Disciplina

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NO PROCESSO DO ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Paula Roberta Galvão Simplício paularoberta.gs@gmail.com Leonara Evangelista de Figueiroa Leonara100@gmail.com

Leia mais

Cronograma de desenvolvimento das atividades

Cronograma de desenvolvimento das atividades Cronograma de desenvolvimento das atividades Tempo Necessário Etapa Base legal Planejamento Ação 1º semestre de 2018 Verificação da Composição dos Membros e atualização no site Pesquisa "Vestibulando:

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL (MODALIDADE PRESENCIAL) EDITAL PPPG Nº 29/2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO Fundação Instituída nos termos da Lei nº 5.152, de 21/10/1966 São Luís - Maranhão. Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTEGRAL

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSOS DE LICENCIATURAS A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS

SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSOS DE LICENCIATURAS A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS SELEÇÃO DE TUTORES PARA CURSOS DE LICENCIATURAS A DISTÂNCIA DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA. Área do Conhecimento (Tabela do CNPq):

PROJETO DE PESQUISA. Área do Conhecimento (Tabela do CNPq): PIBIFSP PROJETO DE PESQUISA TÍTULO DO PROJETO: Caracterização dos professores de Matemática que atuam na Educação Básica, na Região Metropolitana da Baixa Santista Área do Conhecimento (Tabela do CNPq):

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ CONSELHO SUPERIOR RESOLUÇÃO N 034, DE 02 DE SETEMBRO DE 2010 Aprova

Leia mais

Universidade do Estado de Minas Gerais. Fundação Educacional de Ituiutaba Curso de Engenharia de Computação. Curso de Sistemas de Informação

Universidade do Estado de Minas Gerais. Fundação Educacional de Ituiutaba Curso de Engenharia de Computação. Curso de Sistemas de Informação Universidade do Estado de Minas Gerais Fundação Educacional de Ituiutaba Curso de Engenharia de Computação Curso de Sistemas de Informação Título: Elaboração e Produção de Tutoriais Para Capacitação de

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA FACULDADES INTEGRADAS ADVENTISTAS DE MINAS GERAIS COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA Plano de Trabalho - 2009 Lavras 05/01/2009 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA PLANO DE TRABALHO 2009 # JANEIRO * Aplicação

Leia mais

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

1. DAS CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO A COORDENAÇÃO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL NA UFPE UAB/UFPE convid a os interessados a se inscreverem no processo de seleção simplificada para Cadastro de Reserva de Bolsistas CAPES como Tutor para

Leia mais

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DO MATO GROSSO DO SUL: ANÁLISE DOS ASPECTOS INCLUSIVOS Clarice Karen de Jesus Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Palavras chave:

Leia mais

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM QUÍMICA 1 Perfil do Curso O curso de Licenciatura em Química do IF SERTÃO-PE Campus Floresta destina-se a formação de professores para a educação básica, o ensino médio e

Leia mais

Art. 5. São atribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE):

Art. 5. São atribuições do Núcleo Docente Estruturante (NDE): REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) CAPÍTULO I Das considerações Preliminares Art. 1. O presente Regulamento dispõe sobre a composição e funcionamento dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE)

Leia mais

PROINFO EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA. Eliane Nascimento dos Santos 1 Fátima Garcia 2 INTRODUÇÃO

PROINFO EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA. Eliane Nascimento dos Santos 1 Fátima Garcia 2 INTRODUÇÃO PROINFO EM ESCOLAS DO CAMPO DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA- BA Eliane Nascimento dos Santos 1 Fátima Garcia 2 INTRODUÇÃO Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa em andamento,

Leia mais

MANUAL DE NORMAS Ato: Resolução Nº 039/2010- CONSUP

MANUAL DE NORMAS Ato: Resolução Nº 039/2010- CONSUP Pág. 1 de 8 CAPÍTULO I Da alocação de carga horária aos docentes Art. 1º Os docentes da carreira de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí

Leia mais

Normas e técnicas de elaboração de projeto de pesquisa, escolha da temática, elaboração, aprovação do pré-projeto de pesquisa.

Normas e técnicas de elaboração de projeto de pesquisa, escolha da temática, elaboração, aprovação do pré-projeto de pesquisa. 1. EMENTA Normas e técnicas de elaboração de projeto de pesquisa, escolha da temática, elaboração, aprovação do pré-projeto de pesquisa. 2. OBJETIVOS 2.1. Geral Ser capaz de definir um problema de investigação,

Leia mais

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Pró-Reitoria de Ensino de Graduação Núcleo UAB/UFSC Campus Prof. João David Ferreira Lima CEP 88040-900 Trindade - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil www.ead.ufsc.br / +55 (48) 3721-8325 EDITAL N

Leia mais

EDITAL Nº 03 DE 09 DE JUNHO DE 2016 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Abertura do edital 09/06/2016

EDITAL Nº 03 DE 09 DE JUNHO DE 2016 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC. Abertura do edital 09/06/2016 EDITAL Nº 03 DE 09 DE JUNHO DE 2016 SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA PROPOSTAS DE CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA - FIC O DIRETOR DO, no uso de suas atribuições legais, conferida pela Portaria 10, de 07

Leia mais

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL 1 A PROFISSIONALIDADE DO BACHAREL DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Joselene Elias de Oliveira UnB Fernanda Bartoly Gonçalves de Lima IFB RESUMO Este trabalho se propõe a realizar uma revisão bibliográfica

Leia mais

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE)

REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) O melhor plano é estudar aqui! REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) REGULAMENTO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE) 1 CAPÍTULO I Das considerações Preliminares Art. 1. O presente Regulamento

Leia mais

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7)

PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) PORTARIA Nº 300 DE 30 DE JANEIRO DE 2006 (D. O nº 22 Seção I 31/01/2006 Pág. 5 a 7) Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação Externa de Instituições de Educação Superior do Sistema Nacional de Avaliação

Leia mais

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS

AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: ANÁLISE COMPARATIVA DESSE PROCESSO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE JÚLIO DE CASTILHOS Resumo Francine L. Monteiro Universidade Franciscana - UNIFRA monteirofrancine@hotmail.com

Leia mais

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 021/2009

RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 021/2009 RESOLUÇÃO UnC-CONSEPE 021/2009 Regulamenta os Cursos Sequenciais de Educação Superior para a UnC O Reitor da Universidade do Contestado, no uso de suas atribuições, de acordo com o Art. 25 do Estatuto

Leia mais

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04

2 HORÁRIO DAS AULAS DIA DA SEMANA HORÁRIO CRÉDITOS Quarta-Feira 18h10 as 22h30 05 Quinta-Feira 18h10 as 21h40 04 PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: Pedagogia ANO/SEMESTRE: 2017/1 CURSO: Pedagogia FASE: 7 DISCIPLINA: Trabalho de Conclusaõ de Curso: projeto TURNO: Noturno CARGA HORÁRIA: 162 CRÉDITOS: 9 PROFESSORA: Jarbas

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA

PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA PROCESSO SELETIVO DE MONITORIA VOLUNTÁRIA A Faculdade Metropolitana de Manaus FAMETRO, através da Unidade de Saúde, torna público que no período de 28/08/17 a 01/09/17, estarão abertas as inscrições para

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutores

Leia mais

Resolução n 01/2014. Art. 1º. O credenciamento de professores junto ao Programa haverá de efetuar se em quatro categorias distintas:

Resolução n 01/2014. Art. 1º. O credenciamento de professores junto ao Programa haverá de efetuar se em quatro categorias distintas: Resolução n 01/2014 Ementa: estabelece normas disciplinando a classificação docente e critérios para a produção acadêmica necessária à permanência e ao ingresso no Corpo Docente do Programa de Mestrado

Leia mais

ANEXO III REGULAMENTO DE ATIVIDADE DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - LICENCIATURA

ANEXO III REGULAMENTO DE ATIVIDADE DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - LICENCIATURA ANEXO III REGULAMENTO DE ATIVIDADE DE CONCLUSÃO DE CURSO DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM SOCIOLOGIA - LICENCIATURA REGULAMENTO DE ATIVIDADE DE CONCLUSÃO DE CURSO SEÇÃO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º. Este dispositivo

Leia mais

O ENSINO DE ÁLGEBRA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO

O ENSINO DE ÁLGEBRA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO O ENSINO DE ÁLGEBRA NUM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO ESTADO DE SÃO PAULO Daniela Miranda Fernandes Santos FCT - UNESP Campus de Presidente Prudente Resumo. Este trabalho

Leia mais

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: OS DESDOBRAMENTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: OS DESDOBRAMENTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: OS DESDOBRAMENTOS DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS SILVA, Rosângela Leonel da¹ Universidade Estadual de Goiás - Unidade Universitária da UEG de Iporá ¹rosangela_leonelmaluf@hotmail.com

Leia mais

EDITAL Nº 01/ CLFD

EDITAL Nº 01/ CLFD UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE FILOSOFIA, SOCIOLOGIA E POLÍTICA CURSO DE LICENCIATURA EM FILOSOFIA NA MODALIDADE EAD EDITAL Nº 01/2016 - CLFD A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA UFPB CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGA RESOLUÇÃO N 03/2013 O Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

Leia mais

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO

O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS RESUMO INTRODUÇÃO O ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NAS ESCOLSA ESTADUAIS DE DOURADOS/MS Rodolfo Dias Pinto 1 Maria de Lourdes dos Santos 2 1 Bolsista do Programa de Projetos de Pesquisa na Licenciatura

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

UMA REFLEXÃO SOBRE A INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NO MUNDO DO TRABALHO.

UMA REFLEXÃO SOBRE A INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NO MUNDO DO TRABALHO. UMA REFLEXÃO SOBRE A INSERÇÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NO MUNDO DO TRABALHO. Ana Cristina de Carvalho FAETEC/UFF-CMPDI anacarvalhofaetec@gmail.com Prof.ª Dra. Ediclea Mascarenhas Fernandes

Leia mais

CONCEITOS BASICOS MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO

CONCEITOS BASICOS MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA CONCEITOS BASICOS MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO O Que é Conhecimento? Para Galliano (1986,p.17) diz que o conhecimento leva o homem a apropriar-se da realidade e,

Leia mais

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EGRESSOS UniSALESIANO

POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EGRESSOS UniSALESIANO POLÍTICA INSTITUCIONAL DE EGRESSOS UniSALESIANO I INTRODUÇÃO O UniSALESIANO conta com uma Política Institucional de Egressos vinculada às ações de marketing institucional e às ações da CPA Comissão Própria

Leia mais

CAPITULO I DA NATUREZA, FINALIDADES E OBJETIVOS DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO

CAPITULO I DA NATUREZA, FINALIDADES E OBJETIVOS DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO REGIMENTO DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO DA ESCOLA DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS - CAMPUS DE GUARULHOS CAPITULO I DA NATUREZA, FINALIDADES E OBJETIVOS DA CÂMARA TÉCNICA DE EXTENSÃO Seção I DA

Leia mais

Resumo Pretendo, nesta pesquisa, apresentar um estudo sobre a posição que a alfabetização ocupa

Resumo Pretendo, nesta pesquisa, apresentar um estudo sobre a posição que a alfabetização ocupa Curso de Pedagogia Título: O lugar da alfabetização nos referenciais curriculares de educação infantil: possíveis relações para formação do professor Raquel Muniz de Castro Resumo Pretendo, nesta pesquisa,

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO

REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO REGULAMENTO DO CURSO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL REGULAMENTO Regulamenta o funcionamento do curso de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização,

Leia mais

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E

A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E A TECNOLOGIA NAS DIRETRIZES CURRICULARES DA PEDAGOGIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DAS RESOLUÇÕES DE 2006 E 2015 1 Bruno Soares Machado 2 ; Rita Migliora 3 Introdução As possibilidades que se apresentam com a

Leia mais

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel

EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel EDITAL Nº 03/2019 SELEÇÃO DE TUTOR PRESENCIAL CLED/UAB/UFPel A Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) torna pública a abertura das inscrições e as normas que regerão o processo seletivo para BOLSISTA

Leia mais

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura)

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID. Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Ministério da Educação Anexos I e II 2º andar Caixa Postal 365 CEP - 70359-970 Brasília, DF - Brasil. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 06/2018 RETIFICADO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 06/2018 RETIFICADO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL PROGRAD Nº 06/2018 RETIFICADO A Universidade Federal Rural do Semi-Árido através

Leia mais

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA

SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA SELEÇÃO DE TUTOR PARA O CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) por meio do Centro de Educação a Distância (CEAD), torna público o Edital de Seleção de Tutor para

Leia mais

EDITAL PROGRAD/UFVJM 04/2018

EDITAL PROGRAD/UFVJM 04/2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI EDITAL PROGRAD/UFVJM 04/2018 A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri UFVJM

Leia mais

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG

Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG Caracterização do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação CEPAE/ PROGRAD/ UFG 1) Criação O Colégio de Aplicação foi criado pelo Decreto-lei n.º 9.053, de 12 de março de 1.966, e suas atividades

Leia mais

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO

ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO. Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REPENSAR O CURRÍCULO Andreia Cristina Santos Freitas 1 Roziane Aguiar dos Santos 2 Thalita Pacini 3 INTRODUÇÃO O ensino de ciências na Educação Infantil (EI) tem

Leia mais

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE TÍTULO DO PROJETO CURITIBA

FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE TÍTULO DO PROJETO CURITIBA 1 FACULDADES PEQUENO PRÍNCIPE DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO MESTRADO EM ENSINO NAS CIÊNCIAS DA SAÚDE TÍTULO DO PROJETO CURITIBA 2018 2 NOME DO MESTRANDO TÍTULO DO PROJETO Projeto de Dissertação

Leia mais

EDITAL Nº 02/2018 SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID)

EDITAL Nº 02/2018 SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES COORDENADORES DE ÁREA PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO DIVISÃO DE PRÁTICA DISCENTE EDITAL Nº 02/2018 SELEÇÃO INTERNA DE PROFESSORES COORDENADORES

Leia mais

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: CONTRIBUIÇÕES NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO EXECUTIVO Resumo Fabiana Antunes Machado 1 Dirce Aparecida Folleto de Moraes 2 O presente estudo tem como objetivo

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR

CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR 1 CARACTERIZAÇÃO METODOLÓGICA DAS DISSERTAÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO ESPECIAL DA UFSCAR Garrutti, E. A.; Hayashi, M. C. P. I. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial Universidade Federal de São Carlos.

Leia mais

Caderno de Prova 2 PR08. Educação Especial. ( ) prova de questões Objetivas. Professor de

Caderno de Prova 2 PR08. Educação Especial. ( ) prova de questões Objetivas. Professor de Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria Municipal de Educação Edital n o 001/2009 Caderno de Prova 2 PR08 ( ) prova de questões Objetivas Professor de Educação Especial Dia: 8 de novembro de 2009

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES TRATAMENTO ESTATÍSTICO DOS DADOS COLETADOS JUNTO AOS EGRESSOS DO PERÍODO DE

RELATÓRIO DE ATIVIDADES TRATAMENTO ESTATÍSTICO DOS DADOS COLETADOS JUNTO AOS EGRESSOS DO PERÍODO DE APRESENTAÇÃO RELATÓRIO DE ATIVIDADES TRATAMENTO ESTATÍSTICO DOS DADOS COLETADOS JUNTO AOS EGRESSOS DO PERÍODO DE 1995-2001 Benedito S. Lima Neto Coordenador do Projeto Juliana Milanez Estagiária outubro,

Leia mais