REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM"

Transcrição

1 1. Objetivo REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas e inclui: Radiologia Convencional, Radiologia Vascular e Intervencionista, Radiologia Pediátrica, Mamografia, Neurorradiologia, Ultrassonografia, Medicina Nuclear, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Doppler Esplâncnico e Vascular e Densitometria Óssea. O Curso de Aperfeiçoamento em RDI deverá oferecer uma educação de qualidade ampla e profunda em todas as disciplinas associadas à especialidade. O Aperfeiçoamento em Medicina Nuclear poderá ser feito separadamente. No entanto, o médico aperfeiçoando deverá rodar nas diversas subespecialidades radiológicas, com programa e tempo definidos. 2. Acesso dos candidatos ao Curso de Aperfeiçoamento em RDI Acesso direto, sem pré-requisito, afora graduação em medicina, por meio de prova de seleção constituída de questões de medicina geral (matérias do curso de graduação). OBS.: não se deve exigir do candidato conhecimentos específicos na área de radiologia. A convocação para o processo seletivo deverá ser feita por meio de edital, que deverá ser divulgado nos meios de comunicação, disponibilizado no site e afixado na sede da instituição CREDENCIADA, com, no mínimo, 30 (trinta) dias de antecedência da data da realização das provas. Após sua divulgação, o Edital somente poderá ser modificado até 10 (dez) dias antes da data de realização das provas, sendo que eventuais modificações deverão ser divulgadas pelos mesmos meios utilizados para a divulgação do edital. O Edital e suas eventuais modificações deverão ser encaminhados para a Comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CEAR-CBR), para conhecimento, na data de sua divulgação. No Edital de convocação para o processo seletivo para os Cursos de Aperfeiçoamento em Radiologia e Diagnóstico por Imagem deverão constar, no mínimo, as seguintes informações: Nome e endereço da Instituição; Coordenador do Curso; Requisitos mínimos que devem ser atendidos pelos candidatos Quantidade de vagas disponíveis para o curso; Detalhes do Curso, tais como período de duração, carga horária, dias e horários das aulas, etc.; Tipo de avaliação que será utilizada (provas de múltipla escolha, provas discursivas, provas práticas, entrevistas, etc) e número de questões. Local, período e valor das inscrições para o processo seletivo; Dias, horários e locais da realização das provas; Documentos que deverão ser apresentados pelos candidatos no ato da realização das provas;

2 Programa de estudos, contendo as matérias que poderão ser abordadas na prova; Bibliografia recomendada; Metodologia de correção das provas e avaliação dos candidatos; Data e modo de divulgação dos gabaritos; Data e modo de divulgação da lista de aprovados; Recursos cabíveis, procedimento e prazos para interposição. Se a CREDENCIADA cobrar taxas de inscrição, matrícula ou mensalidade, os valores deverão constar no edital. Uma vez divulgado, o Edital deverá ser rigorosamente observado e cumprido pela Entidade Credenciada como forma de evitar prejuízos aos candidatos e prevenir eventuais danos à imagem da Entidade Credenciada e do CBR. As inscrições e seleções para os Cursos de Aperfeiçoamento não podem fazer qualquer tipo de discriminação do candidato quanto a sexo, religião, estado civil, raça, cor, etc.. Caso haja denúncias de prática de discriminação pela Instituição de Ensino, o credenciamento será suspenso, até que o caso seja apurado. 3. Período de treinamento O programa compreende um período de três anos de formação supervisionada em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, em nível de Aperfeiçoamento, incluindo trinta dias de férias anuais. Os serviços poderão solicitar períodos opcionais (A4), em áreas específicas como Neurorradiologia, Angiorradiologia, Radiologia Intervencionista, Radiologia Pediátrica, Imaginologia do Sistema Musculoesquelético, etc. O serviço poderá oferecer também treinamento avançado em tomografia e ressonância magnética. 4. Local do Curso Hospital geral (preferencialmente 80% do programa). 5. Relação preceptores/aperfeiçoandos A relação ideal é de um preceptor em tempo parcial (mínimo 20 horas) para três médicos aperfeiçoando ou de um preceptor em tempo integral (mínimo 40 horas) para cada seis médicos aperfeiçoandos. 6. Equipamentos mínimos necessários Aparelho de Raio X convencional com mesa Bucky e Bucky vertical Aparelho de Raio X contrastado com mesa basculante e intensificador de imagem Aparelho de Mamografia de alta resolução Aparelho de Ultrassom de rotina e endocavitário com transdutores convexos e lineares Aparelho de Doppler colorido Aparelho de Tomografia computadorizada (preferencialmente multislice ) Aparelho de Ressonância magnética de alto campo OBS.: Recomenda-se que o serviço credenciado participe dos Programas de Qualidade do CBR (selos de qualidade disponíveis).

3 7. Número mínimo de procedimentos (exames e/ou laudos-relatórios) a serem realizados pelo médico aperfeiçoando a cada ano de treinamento (cinco mil). 8. Cursos obrigatórios e opcionais CURSOS OBRIGATÓRIOS DURAÇÃO EM MESES Mamografia 4 Radiologia Geral e Contrastada (Densitometria Óssea) 10 Radiologia Intervencionista 2 Ressonância Magnética 4 Tomografia Computadorizada 5 Ultrassonografia 8 Férias 3 CURSO OPTATIVO DURAÇÃO EM MESES Medicina Nuclear 2 9. Programa de treinamento Primeiro Ano (R1) Ao final do primeiro ano de treinamento em RDI, o Médico Residente deverá: conhecer os princípios físicos de cada método de Diagnóstico por Imagem, seu uso racional, suas indicações, contra-indicações e limitações; saber indicar corretamente o método mais adequado e eficiente para cada situação/indicação clinica; realizar os exames básicos e emitir os respectivos laudos, sempre sob supervisão nas seguintes áreas: - Radiodiagnóstico: 40% da carga horária anual; - Ultrassonografia: 30% da carga horária anual; - Mamografia: 10% da carga horária anual; - Tomografia Computadorizada: 10% da carga horária anual; - Emergências radiológicas: 10% da carga horária anual. OBS: Este percentual corresponde apenas a carga horária em atividades práticas (80% da carga total) Segundo Ano (R2) Durante o segundo ano de treinamento em RDI o Médico Residente deverá participar de exames e atividades clínicas radiológicas nos diversos módulos e a extensão e complexidade devem crescer gradualmente, paralelamente à experiência, sempre sob supervisão nas seguintes áreas: - Radiodiagnóstico: 20% da carga horária anual; - Ultrassonografia, incluindo Doppler colorido: 30% da carga horária anual; - Tomografia Computadorizada: 20% da carga horária anual - Mamografia: 20% da carga horária anual; - Densitometria Óssea: 5 % da carga horária anual.

4 - Medicina Nuclear: 5% da carga horária anual; - Emergências radiológicas: 10% da carga horária anual; OBS: Este percentual corresponde apenas a carga horária em atividades práticas (80% da carga total) Terceiro Ano (R3) Durante o terceiro ano de treinamento em RDI o Médico Residente deverá consolidar o treinamento em exames e atividades clínicas radiológicas com maior complexidade em relação aos anos anteriores, incluindo procedimentos invasivos, sempre sob supervisão nas seguintes áreas: - Radiodiagnóstico: 10% da carga horária anual; - Ultrassonografia, incluindo Doppler colorido: 15% da carga horária anual; - Mamografia: 10% da carga horária anual; - Tomografia Computadorizada:30% da carga horária anual; - Ressonância Magnética: 20% da carga horária anual; - Radiologia Intervencionista: 5% da carga horária anual; - Emergências radiológicas: 10% da carga horária anual. OBS: Este percentual corresponde apenas a carga horária em atividades práticas (80% da carga total). 10. Convênios com outras Instituições de Saúde para complementar o treinamento Dois meses a cada ano, desde que estejam comprovados os equipamentos disponíveis e o número de exames realizados no ano anterior pelo serviço e garantida a supervisão dos médicos aperfeiçoandos por preceptores qualificados. Não é permitido convênio global para o terceiro ano. 11. Avaliação AVALIAÇÃO OBRIGATÓRIA DO MÉDICO APERFEIÇOANDO Avaliações (internas) Sugere-se avaliações teóricas e práticas De desempenho (por escala de valores) Monografia de Conclusão ou, preferencialmente Trabalho Científico (como autor principal) publicado em revista indexada com corpo editorial. Avaliação do CBR para residentes e aperfeiçoandos FREQUÊNCIA MÍNIMA Trimestral Após cada área de treinamento Ao final do programa Anual Anualmente, no 2º domingo do mês de dezembro, todos os residentes em RDI no Brasil, deverão participar da Avaliação Anual dos Médicos Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do CBR. Dada a importância dessa avaliação continuada, ao final de cada ano de treinamento, a Comissão de Ensino e Residência do CBR propõe à CNRM a adoção da Avaliação Anual do CBR como um requisito obrigatório para a obtenção do Título de Especialista em RDI pela CNRM MEC.

5 12. Certificação No final de três anos, para se submeter às provas teóricas e/ou práticas para receber o Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, o médico aperfeiçoando deverá seguir as normas específicas do Exame de Suficiência promovidas pelo CBR e disponíveis anualmente no site. Para receber a titulação de especialista na área, o médico aperfeiçoando deverá comprovar aprovação no Exame de Suficiência do Colégio Brasileiro de Radiologia. 13. Direção e Supervisão Responsável pelo Curso de Aperfeiçoamento em RDI (Supervisor ou Coordenador). O chefe do programa deve ser responsável pelo aspecto amplo do treinamento em diagnóstico por imagem, o que inclui a instrução e a supervisão da programação dos aperfeiçoandos. O responsável pelo Serviço, se possível com titulação acadêmica, deve ser um dos professores da instituição ou um dos médicos assistentes, radiologista titulado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia (adimplente) e, durante sua atividade diária, dedicar tempo suficiente para cumprir as necessidades e as responsabilidades inerentes aos objetivos do programa. Deve também possuir a devida autoridade para organizar e atuar com qualificação nas responsabilidades administrativas e acadêmicas, para atingir seu objetivo educacional. Ser responsável também pela avaliação e qualificação do corpo docente. Um curriculum vitae completo deverá ser enviado à Comissão de Ensino, Aperfeiçoamento e Residência do Colégio Brasileiro de Radiologia (CEAR-CBR) e mantê-lo atualizado, no mínimo, a cada período de revisão do programa de aperfeiçoamento, de acordo com os padrões de controle existentes (cinco anos). 14. Alteração no programa ou no número de aperfeiçoandos O chefe do programa é o responsável pela notificação imediata à CEAR-CBR, por escrito, de qualquer alteração importante em seu programa de ensino. A aprovação da CEAR-CBR é obrigatória toda vez que houver mudança, aumento ou redução no número dos aperfeiçoandos ou alguma alteração estrutural de importância no formato do programa. Na eventualidade de uma proposta de mudança importante na programação, esta somente poderá ocorrer após opinião da CEAR-CBR, que, para analisá-la, poderá requerer uma inspeção (vistoria) local. 15. Os médicos preceptores Os médicos responsáveis pelo ensino dos aperfeiçoandos deverão ser qualificados e atualizados nas áreas a que se propõem a instruir e a supervisionar, devendo contribuir com o tempo suficiente para sua atividade. É recomendável no mínimo, um médico responsável de ensino em cada uma das subespecialidades. A evidência de conhecimento na subespecialidade deve ser documentada por atividades clínicas na área e/ou por publicações e pesquisas nesta subespecialidade.

6 Os preceptores e os responsáveis pelas subespecialidades devem ser membros titulares do Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e enviar à CEAR-CBR, um curriculum vitae resumido e atualizado a cada 5 anos. 16. Responsabilidade da Instituição A Instituição deve fornecer apoio para o supervisor/coordenador do programa, no que concerne à seleção dos aperfeiçoandos, na avaliação do programa de treinamento e nas atividades gerais do Curso de Aperfeiçoamento em RDI. 17. Instituições afiliadas Quando outras Instituições participarem em parte do atendimento dos pacientes e houver rodízios de aperfeiçoandos nesses locais, essas Instituições deverão ser: - supervisionadas pelo coordenador do Curso de Aperfeiçoamento em RDI - o qual deverá nomear responsáveis didáticos, médicos da equipe desse serviço afiliado, titulares do CBR, com qualificação para o ensino, além do atendimento clínico; - determinar os rodízios que ocorrerão nas Instituições afiliadas; a quantidade de rodízios fora da Instituição oficial não deverá exceder a quatro meses no programa de três anos. O objetivo da participação da instituição afiliada deve ser bem definido e, como princípio básico, complementar o Curso de Aperfeiçoamento em RDI da instituição. A instituição aprovada, sempre que possível, não deve estar localizada a uma distância muito grande, que impeça os aperfeiçoandos de atenderem às conferências ou reuniões importantes de rotina do programa. Exceções serão aceitas, quando não existir instituição com competência educacional para o objetivo, próxima à instituição oficial. 18. Supervisão de aperfeiçoandos e carga de trabalho A responsabilidade e independência fornecida ou dada ao aperfeiçoando dependem de seu conhecimento, tempo de treinamento, tempo de aprendizado e de sua habilidade manual. Obs.: A supervisão dos procedimentos do aperfeiçoando é necessária para que o aprendizado seja adequado e para que não se aprenda reproduzindo erros. A carga horária básica do aperfeiçoando será sempre a mesma recomendada pela Comissão Nacional de Residência Médica. Os plantões noturnos, presenciais ou à distância, devem refletir um conceito de responsabilidade e qualidade para o atendimento e cuidado adequado ao paciente. O programa e os preceptores devem prever orientação sobre a importância de os aperfeiçoandos efetuarem suas tarefas com responsabilidade e que também tenham cuidado com os equipamentos. É preciso que o aperfeiçoando busque integração com as áreas clínicas e cirúrgicas e que tenha interesse pela anamnese e exame físico do paciente. 19. Pesquisa O programa de Aperfeiçoamento em RDI deve permitir um ambiente no qual o aperfeiçoando seja encorajado a se engajar em atividades de pesquisa, com a supervisão de preceptores.

7 Esses projetos podem ter a forma de pesquisas básicas em laboratório com animal, trabalhos envolvendo a área clínica, auxílios de teses, temas livres para jornadas ou congressos, etc., estabelecendo oportunidade para o aperfeiçoando descobrir se é portador de tendência à Medicina Acadêmica e a elaborar trabalhos científicos. 20. Ambiente Educacional A educação na área de Diagnóstico por Imagem deve ocorrer em um ambiente educacional onde exista encorajamento de reuniões interdepartamentais, troca de experiências e conhecimento com os aperfeiçoandos dos outros programas da instituição. 21. Número mínimo de aperfeiçoandos para aprovação do programa Nível 1: 2 Nível 2: 2 Nível 3: Arquivo didático/científico O serviço deve providenciar e manter um arquivo didático/científico com casos de praticamente todos os aspectos de diagnósticos, para possibilitar uniformização no ensino: - Arquivo de casos clínicos com os respectivos exames radiológicos. - Arquivo de casos radiológicos para aprendizado de patologias e imagens. 23. Biblioteca Livros básicos da especialidade, com fácil acesso aos aperfeiçoandos. Periódicos de Diagnóstico por Imagem, sendo obrigatórias: Radiologia Brasileira e Revista da Imagem. Outros livros e periódicos são optativos. 24. Videoteca Os serviços devem ser incentivados a montar videotecas ou estabelecer convênios com sociedades de classe que as possuam, estimulando a utilização desse método de ensino. 24. Internet É indispensável que a instituição ou serviço disponibilize acesso à rede mundial de informática (internet).

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI 1. Objetivo O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL - USGERAL

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL - USGERAL REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL - USGERAL 1. Objetivo A disponibilidade atual de equipamentos menores e menos dispendiosos, aliada

Leia mais

1.1 O Curso iniciará em 01 de março de 2018 e tem duração de 03 (três) anos.

1.1 O Curso iniciará em 01 de março de 2018 e tem duração de 03 (três) anos. EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM A Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo e a Clínica Kozma, com sede na Rua Uruguai, 2050,

Leia mais

Edital de Seleção 2017 Curso de Aperfeiçoamento Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Nível IV

Edital de Seleção 2017 Curso de Aperfeiçoamento Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Nível IV Clínica Ultra-Med Diagnósticos O curso de Diagnóstico por Imagem Nível IV da Clínica Ultra-Med Diagnósticos, realizados nas diversas unidades da mesma, em parceria com o Hospital Escola Álvaro Alvim e

Leia mais

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA SUBESPECIALIZAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - NÍVEL 4 (FELLOW)

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA SUBESPECIALIZAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - NÍVEL 4 (FELLOW) EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PARA SUBESPECIALIZAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - NÍVEL 4 (FELLOW) A Clínica Radiológica da Cidade de Passo Fundo Clínica Kozma, com sede na Rua Teixeira Soares,

Leia mais

Edital de Seleção 2017 Curso de Aperfeiçoamento Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Nível I

Edital de Seleção 2017 Curso de Aperfeiçoamento Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Nível I Edital de Seleção 2017 Curso de Aperfeiçoamento Médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Nível I Hospital Evangélico de Vila Velha HEVV - Espírito Santo. Coordenador : Dr. Libório Mule Junior 1. Vagas:

Leia mais

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PARA O ANO DE 2018 em conformidade com as regras do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) O serviço

Leia mais

Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem 1/9 (DE ACORDO COM: REQUISITOS MÍNIMOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA RECOMENDADOS PELA CNRM) 1 Especialidade

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA HOSPITAL REGINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA HOSPITAL REGINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA HOSPITAL REGINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. INTRODUÇÃO A Comissão de Ensino do Curso de Aperfeiçoamento

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS HOSPITAL MÃE DE DEUS

ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS HOSPITAL MÃE DE DEUS 1 ASSOCIAÇÃO EDUCADORA SÃO CARLOS HOSPITAL MÃE DE DEUS EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Curso de Aperfeiçoamento em e Diagnóstico por Imagem - Credenciado pelo Colégio Brasileiro de 1. INTRODUÇÃO A Comissão

Leia mais

Programa Reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Programa Reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem EDITAL E NORMAS DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - NÍVEL SUB4 (R4) NAS ÁREAS DE RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZA Programa Reconhecido

Leia mais

Ultrassonografia. Caderno do Curso

Ultrassonografia. Caderno do Curso Ultrassonografia Caderno do Curso CADERNO DO CURSO Especialização Médica Ultrassonografia Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada

Leia mais

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT SERVIÇO: Serviço: Nome do responsável: CNPJ: Endereço: UF: Telefone serviço: ( ) Telefax: ( ) E-mail:

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO DA ARTE EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Leia mais

EDITAL Nº 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM MEDICINA NA ÁREA DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM.

EDITAL Nº 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM MEDICINA NA ÁREA DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. EDITAL Nº 03/2018 PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM MEDICINA NA ÁREA DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. MP CENTRO DE DIAGNÓSTICO AVANÇADO LTDA. A MP Centro de Diagnóstico Avançado

Leia mais

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. Coordenador: Dr. Douglas J. Racy 2. Para Médicos Radiologistas: 2.1 Pré-requisitos: Graduação no curso de medicina realizado no Brasil e Residência médica credenciada ou estágio de no mínimo 3 anos

Leia mais

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA SELEÇÃO DE DOCENTES Módulos II e III do Curso Técnico em Radiologia

EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA SELEÇÃO DE DOCENTES Módulos II e III do Curso Técnico em Radiologia Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Saúde Pública Centro de Formação de Pessoal para os Serviços da Saúde Dr. Manoel da Costa Souza CEFOPE EDITAL DE CREDENCIAMENTO PARA SELEÇÃO

Leia mais

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Radiologia e Oncologia Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº CEP 05403-010 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 2661-7068 Processo Seletivo

Leia mais

REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO REGIMENTO DA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE E DA RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Em conformidade com as Resoluções CoCEx nº 6276 de 21

Leia mais

Radiologia - ivoxel Instituto de Diagnóstico por Imagem

Radiologia - ivoxel Instituto de Diagnóstico por Imagem Radiologia - ivoxel Instituto de Diagnóstico por Imagem PROCESSO SELETIVO PARA APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA GERAL (R4) (Processo seletivo em conjunto com Imagemedic Hospital Santa Luzia) 2019 DESCRIÇÃO

Leia mais

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR Sr. Presidente e Membros da Comissão Solicitamos à Sociedade

Leia mais

EDITAL E NORMAS DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - NÍVEL SUB4 (R4)

EDITAL E NORMAS DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - NÍVEL SUB4 (R4) EDITAL E NORMAS DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - NÍVEL SUB4 (R4) Programa Reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por

Leia mais

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia mais

Audiência Pública Projeto de Lei 3.661/2012 Projeto de Lei do Senado 26/2008

Audiência Pública Projeto de Lei 3.661/2012 Projeto de Lei do Senado 26/2008 Audiência Pública Projeto de Lei 3.661/2012 Projeto de Lei do Senado 26/2008 Lei nº 7.394, de 29 de outubro de 1985 Regula o exercício da profissão de Técnico em Radiologia, conceituando-se como tal todos

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO DA ARTE EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais

Leia mais

DISPOSIÇÕES GERAIS DAS VAGAS

DISPOSIÇÕES GERAIS DAS VAGAS EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL A Comissão de Aperfeiçoamento do CEDIM Centro de Ensino e Diagnósticos Ltda., comunica aos interessados a abertura

Leia mais

APRESENTAÇÃO DO GRUPO ULTRAMED / SRA

APRESENTAÇÃO DO GRUPO ULTRAMED / SRA APRESENTAÇÃO DO GRUPO ULTRAMED / SRA A ULTRAMED foi fundada em 02 de julho de 1984, em Londrina-PR, com a proposta de realizar diagnósticos por imagem. Em 2009 começou a expandir junto com grupo SRA para

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. Objetivo REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018 PARECER CREMEC N.º 6/2018 28/05/2018 Protocolo CREMEC nº 1792/2017 ASSUNTO: Telerradiologia e direção técnica INTERESSADO: Médico do trabalho PARECERISTA: Cons. Helvécio Neves Feitosa EMENTA: Nas instituições

Leia mais

Cursos de Aperfeiçoamento Médico - Subespecialidades para níveis 4 e 5 Radiologia e Diagnóstico por Imagem / Ultrassonografia / Imagem Cardíaca

Cursos de Aperfeiçoamento Médico - Subespecialidades para níveis 4 e 5 Radiologia e Diagnóstico por Imagem / Ultrassonografia / Imagem Cardíaca 1. Coordenador: Dr. Douglas Jorge Racy. 2. Para Médicos Radiologistas: Pré-requisitos: Graduação no curso de medicina realizado no Brasil e Residência médica credenciada ou estágio de no mínimo 3 anos

Leia mais

Relatório de Visita de Avaliação Dados do PRM

Relatório de Visita de Avaliação Dados do PRM Preenchimento dos Instrumentos de Avaliação Precedendo a visita, cada programa terá de preencher um relatório a ser entregue ao visitador. Este relatório, chamado Instrumento de Avaliação do Programa,

Leia mais

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Radiologia e Oncologia Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº CEP 05403-010 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 2661-7068 Processo Seletivo

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Edital 2017

PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Edital 2017 PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Edital 2017 Por este edital, Dr. Luiz Dias Dutra, responsável pelo Programa de Aperfeiçoamento do CERDIL Centro

Leia mais

Retificação Nº 001 Carga Horária

Retificação Nº 001 Carga Horária MINISTÉRIO DA SAÚDE HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO S.A. HOSPITAL CRISTO REDENTOR S.A. HOSPITAL FÊMINA S.A. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EMERGENCIAL Retificação Nº 001 Carga Horária O Grupo Hospitalar

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (A4) 2019

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (A4) 2019 EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA E TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA (A4) 2019 O Hospital do Açúcar em parceria com a Angioneuro torna público que estarão abertas

Leia mais

SERVIÇOS DE ENSINO E TREINAMENTO EM CIRURGIA DO QUADRIL (SET) CAPÍTULO I CREDENCIAMENTO DOS SERVIÇOS

SERVIÇOS DE ENSINO E TREINAMENTO EM CIRURGIA DO QUADRIL (SET) CAPÍTULO I CREDENCIAMENTO DOS SERVIÇOS SERVIÇOS DE ENSINO E TREINAMENTO EM CIRURGIA DO QUADRIL (SET) CAPÍTULO I CREDENCIAMENTO DOS SERVIÇOS Artigo 9º - O Serviço que se candidatar a Serviço de Ensino e Treinamento (SET) em Cirurgia do Quadril

Leia mais

CEDIM CENTRO DE ENSINO E DIAGNÓSTICOS LTDA EDITAL DE CONVOCAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA

CEDIM CENTRO DE ENSINO E DIAGNÓSTICOS LTDA EDITAL DE CONVOCAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA CEDIM CENTRO DE ENSINO E DIAGNÓSTICOS LTDA EDITAL DE CONVOCAÇÃO APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA (Credenciado pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem) ANO - 2017 COMISSÃO DE APERFEIÇOAMENTO

Leia mais

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER

CONSULTA FUNDAMENTAÇÃO E PARECER PARECER Nº 2546/2017- ASSUNTO: UPA - CONTRATAÇÃO DE MÉDICOS RADIOLOGISTAS AUSÊNCIA DE RESPONSÁVEL TÉCNICO - NECESSIDADE DE ADEQUAÇÕES PARECERISTA: CONS.º LUTERO MARQUES DE OLIVEIRA EMENTA: Necessidade

Leia mais

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Radiologia e Oncologia Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº CEP 05403-010 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 2661-7068 Processo Seletivo

Leia mais

Relatório de Dados do Processo

Relatório de Dados do Processo Relatório de Dados do Processo Dados da Instituição Instituição: COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO PROF EDGARD UF Instituição: BA Tipo do Processo: Recredenciamento Tipo do Programa ESPECIALIDADE Resolução:

Leia mais

EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2018

EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 EDITAL DO CONCURSO DE SELEÇÃO PARA RESIDÊNCIA MÉDICA 2018 O Presidente da FUNDAÇÃO HOSPITAL DA AGRO-INDÚSTRIA DO AÇÚCAR E DO ÁLCOOL DE ALAGOAS, Dr. Edgar Antunes Neto, no uso de suas atribuições, torna

Leia mais

ANEXO I. REGIMENTO INTERNO DA RESIDENCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu) CAPÍTULO I

ANEXO I. REGIMENTO INTERNO DA RESIDENCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu) CAPÍTULO I ANEXO I REGIMENTO INTERNO DA RESIDENCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu) CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º. - O presente regimento interno

Leia mais

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR Realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, inclusive em Hemodinâmica; Prescrever e ministrar tratamento para as diversas afecções

Leia mais

Pré-Requisito O curso é destinado a médicos que almejam atuar nas áreas as quais se destina este edital.

Pré-Requisito O curso é destinado a médicos que almejam atuar nas áreas as quais se destina este edital. Edital de Seleção ESPECIALIZAÇÃO (PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU) A coordenação acadêmica do CETRIM faz saber que o processo de seleção para o preenchimento das vagas para especialização (pós-graduação lato

Leia mais

Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história

Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história O programa de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI) do Hospital das Clinicas da

Leia mais

Resolução 027/99 - CONSEPE

Resolução 027/99 - CONSEPE Resolução 027/99 - CONSEPE Cria e Regulamenta a Residência em Medicina Veterinária no âmbito do Centro de Ciências Agroveterinárias CAV da Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC. O Presidente

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.

PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N. PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM DA MED IMAGEM S/C (A1) EDITAL N.º 01/16 Por este edital, o Dr. José Cerqueira Dantas, responsável pelo Programa

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1094, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015

RESOLUÇÃO Nº 1094, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 RESOLUÇÃO Nº 1094, DE 21 DE OUTUBRO DE 2015 Cria o Sistema de Acreditação dos Programas de Residência e Aprimoramento Profissional em Medicina Veterinária e dá outras providências. O CONSELHO FEDERAL DE

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE MÉDICOS COOPERADOS PARA ADMISSÃO NO CORPO CLÍNICO DO SERVIÇO PRÓPRIO DO HOSPITAL UNIMED MACEIÓ.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE MÉDICOS COOPERADOS PARA ADMISSÃO NO CORPO CLÍNICO DO SERVIÇO PRÓPRIO DO HOSPITAL UNIMED MACEIÓ. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO DE MÉDICOS COOPERADOS PARA ADMISSÃO NO CORPO CLÍNICO DO SERVIÇO PRÓPRIO DO HOSPITAL UNIMED MACEIÓ. EDITAL DE ABERTURA Nº 02/2019 MAIO 2019 O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DA

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

Colégio de Radiologia

Colégio de Radiologia Colégio de Radiologia Inquérito para atribuição de idoneidade e capacidade formativa aos serviços Assinale com (x) ou preencha as quadrículas, quando for caso disso. Escreva com letras maiúsculas. Se necessitar,

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO (A1) 2018

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO (A1) 2018 EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO (A1) 2018 Por este edital, o CTR Diagnóstico por imagem faz saber que estão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao preenchimento

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas para

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA PNPD

EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA PNPD EDITAL DE SELEÇÃO PARA BOLSA PNPD O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Uberlândia, torna público em 16 de janeiro de 2017 o regulamento do processo seletivo para

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA EDITAL Nº 03/2014 EDITAL DE SELEÇÃO DE "SUPERVISOR DA FORMAÇÃO" PARA O PROGRAMA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC) E SECRETARIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA RESIDÊNCIA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

REGIMENTO INTERNO DA RESIDÊNCIA MÉDICA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA REGIMENTO INTERNO DA RESIDÊNCIA MÉDICA DA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Artigo 1 o.- A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) através da Faculdade de Medicina e do Hospital de Clínicas, manterá

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP EDITAL DE SELEÇÃO Nº 011/PROPP/2011 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICO- VETERINÁRIA - PRMV R1 / TURMA 2012 A Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Anhanguera

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO (A1) 2017

EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO (A1) 2017 EDITAL PARA O PROCESSO SELETIVO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO (A1) 2017 Por este edital, a CTR Diagnóstico por Imagem faz saber que estão abertas as inscrições para a seleção dos candidatos ao preenchimento

Leia mais

EDITAL E NORMAS DO CONCURSO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 2017

EDITAL E NORMAS DO CONCURSO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 2017 EDITAL E NORMAS DO CONCURSO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 2017 Programa Reconhecido pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem O Hospital Bom

Leia mais

Coordenação de Ensino Gestão Pedagógica

Coordenação de Ensino Gestão Pedagógica Coordenação de Ensino Gestão Pedagógica EDITAL DO CURSO DE QUALIFICAÇÃO EM CARDIOLOGIA O HOSPITAL SÃO RAFAEL, instituição mantida pelo MONTE TABOR Centro Ítalo-Brasileiro de Promoção Sanitária, sediado

Leia mais

Maratona Brasileira dos Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Regulamento

Maratona Brasileira dos Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem. Regulamento Maratona Brasileira dos Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Regulamento 2016 Regulamento da Maratona Brasileira dos Residentes em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Capítulo 1 Da finalidade

Leia mais

Pós-Graduação. Lato Sensu. HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - FUNDAÇÃO PIO XII PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Lato Sensu) REGIMENTO. TÍTULO I Dos Objetivos

Pós-Graduação. Lato Sensu. HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - FUNDAÇÃO PIO XII PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Lato Sensu) REGIMENTO. TÍTULO I Dos Objetivos HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - FUNDAÇÃO PIO XII PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO () REGIMENTO TÍTULO I Dos Objetivos Art. 1 o O Programa de Pós Graduação em Oncologia (PLSO), vinculado ao Programa de Pós Graduação

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

João Anastacio Dias Diretor de Título de Ética e Defesa Profissional

João Anastacio Dias Diretor de Título de Ética e Defesa Profissional João Anastacio Dias Diretor de Título de Ética e Defesa Profissional A Especialização na Atuação do Médico do Trabalho BRASIL 1972: Portaria 3.236/72 Portaria 3.237/72 PNVT SESMT 27 DE JULHO DE 1972 1972

Leia mais

Condições para realização da inscrição para o processo seletivo do Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia:

Condições para realização da inscrição para o processo seletivo do Programa de Treinamento Médico em Oftalmologia: PROCESSO SELETIVO 2017 Programa de Treinamento Fellowship em Catarata HOSPITAL DE OLHOS DE BLUMENAU DISPOSIÇÕES PRELIMINARES O Hospital de Olhos de Blumenau oferece Programa de Treinamento Fellowship em

Leia mais

ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO

ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO CENTRO DE ESTUDOS CENE/CRER COMISSÃO DE ENSINO E TREINAMENTO CETO/CRER EDITAL DE SELEÇÃO PARA

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLÓGICA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLÓGICA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA O CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLÓGICA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM O Médico-Coordenador do Serviço de Radiologia e Diagnóstico por imagem do Hospital Bandeirantes

Leia mais

ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO

ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO ASSOCIAÇÃO GOIANA DE INTEGRALIZAÇÃO E REABILITAÇÃO CENTRO DE REABILITAÇÃO E READAPTAÇÃO DR. HENRIQUE SANTILLO CENTRO DE ESTUDOS CENE/CRER COMISSÃO DE ENSINO PESQUISA E TREINAMENTO CEPT/CRER EDITAL DE SELEÇÃO

Leia mais

ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE ESPÍRITO-SANTENSE AEBES

ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE ESPÍRITO-SANTENSE AEBES ASSOCIAÇÃO EVANGÉLICA BENEFICENTE ESPÍRITO-SANTENSE AEBES EDITAL DE ABERTURA DE SELEÇÃO PÚBLICA PARA PROGRAMA DE TREINAMENTO FELLOWSHIP DE CÓRNEA, DOENÇAS EXTERNAS OCULARES E CATARATA: ANO 2018 HEVV HOSPITAL

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL N 04/2008

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL N 04/2008 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA UNIVERSIDADE DE CRUZ ALTA VICE-REITORIA DE GRADUAÇÃO EDITAL N 04/2008 Abertura de inscrições do processo de seleção para colaboradores O Presidente da Fundação Universidade

Leia mais

FUNDAÇÃO PIO XII PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS

FUNDAÇÃO PIO XII PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS FUNDAÇÃO PIO XII PROCESSO SELETIVO PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA DE EMERGÊNCIA DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DE BARRETOS EDITAL DE SELEÇÃO PARA O ANO DE 2019 EDITAL N.º 03/2019 - IEP/HCB A

Leia mais

EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO 2016 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RECONHECIDO PELA CNRM/MEC HOSPITAL BRUNO BORN

EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO 2016 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RECONHECIDO PELA CNRM/MEC HOSPITAL BRUNO BORN EDITAL ABERTURA DE INSCRIÇÕES PROCESSO SELETIVO 2016 PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RECONHECIDO PELA CNRM/MEC HOSPITAL BRUNO BORN O Processo Seletivo de ingresso aos Programas de Residência Médica reger-se-á

Leia mais

Regulamento de Credenciamento e Descredenciamento Docente

Regulamento de Credenciamento e Descredenciamento Docente Regulamento de Credenciamento e Descredenciamento Docente DO CORPO DOCENTE Art. 1 O corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSUL) é integrado por

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA REGULAMENTO DO PROGRAMA DE ESTÁGIOS DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNESP CAMPUS DE ILHA SOLTEIRA Do Programa Artigo 1º O Programa de Estágios da Faculdade de Engenharia da UNESP Campus de Ilha Solteira

Leia mais

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE TREINAMENTO MÉDICO EM ECOCARDIOGRAFIA

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE TREINAMENTO MÉDICO EM ECOCARDIOGRAFIA EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA PROGRAMA DE TREINAMENTO MÉDICO EM ECOCARDIOGRAFIA O Médico-Coordenador do Serviço de ECOCARDIOGRAFIA do Hospital Bandeirantes, através do Instituto de Ensino e Pesquisa

Leia mais

EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO

EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO EDITAL 002/2016 EDITAL DE PROCESSO SELETIVO DE PROFESSORES RESPONSÁVEIS PARA ATUAÇÃO NOS CURSOS A DISTÂNCIA DO CLARETIANO - CENTRO UNIVERSITÁRIO O Magnífico Reitor do Claretiano - Centro Universitário,

Leia mais

2.1. Formação de Nível I ( corresponde a 36 meses do período de formação).

2.1. Formação de Nível I ( corresponde a 36 meses do período de formação). PROGRAMA DE FORMAÇÃO DO INTERNATO MÉDICO DE RADIOLOGIA (Versão para publicação sob a forma de Portaria) A formação específica no Internato Médico de Radiologia tem a duração de 60 meses (5 anos, a que

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM CADERNO DO PROGRAMA 2018

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM CIRURGIA VASCULAR

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM CIRURGIA VASCULAR PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EM CIRURGIA VASCULAR O programa de Estágio em Cirurgia Vascular será oferecido na área de Angiologia e Cirurgia Vascular, com duração de 2 (dois) anos, dedicação exclusiva

Leia mais

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM ! LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ SERVIÇO DE UROLOGIA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM O Departamento de Ensino

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Prezado Colega: A Diretoria da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço está dando continuidade ao processo de Reconhecimento de Serviços de Cirurgia de Cabeça e Pescoço. REGULAMENTAÇÃO DOS

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA DO TRAUMA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA DO TRAUMA EDITAL DE CONVOCAÇÃO AO CONCURSO DE PROFICIÊNCIA PARA OBTENÇÃO DO CERTIFICADO DE ÁREA DE ATUAÇÃO EM CIRURGIA DO TRAUMA - 2017 Pelo presente edital a Associação Médica Brasileira (AMB), o Colégio Brasileiro

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº DE OUTUBRO DE 2001 (Revogada pela Resolução nº 402/03)

RESOLUÇÃO Nº DE OUTUBRO DE 2001 (Revogada pela Resolução nº 402/03) RESOLUÇÃO Nº 369 25 DE OUTUBRO DE 2001 (Revogada pela Resolução nº 402/03) 925 Ementa: Dispõe sobre a regulamentação de cursos de pós-graduação lato sensu. O CONSELHO FEDERAL DE FARMÁCIA, no uso das atribuições

Leia mais

Prova de Seleção para Residência em Clínica Médica Edital de Convocação ANO 2017

Prova de Seleção para Residência em Clínica Médica Edital de Convocação ANO 2017 FUJICARE Cuidados em Saúde Av. Iguaçu, 1236 Rebouças Curitiba PR Fone: (41) 3259-6730 E-mail: residenciamedica@fujicare.com.br Prova de Seleção para Residência em Clínica Médica Edital de Convocação ANO

Leia mais

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL CALIPER ESCOLA DE IMAGEM EDITAL DE SELEÇÃO

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL CALIPER ESCOLA DE IMAGEM EDITAL DE SELEÇÃO PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL CALIPER ESCOLA DE IMAGEM EDITAL DE SELEÇÃO Direção: Prof. Dr. Manoel Sarno e Prof. Dr. Marcelo Aquino Coordenador: Prof. Dr. Manoel Sarno Adjunto:

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

Validação. Revalidação. Av. Paulista, 37 7 andar cj.71 São Paulo/SP CEP Telefone (11)

Validação. Revalidação. Av. Paulista, 37 7 andar cj.71 São Paulo/SP CEP Telefone (11) NORMAS BÁSICAS PARA INSCRIÇÃO NO PROGRAMA DE QUALIDADE EM RESSONÂNCIA MAGNÉTICA Validação Revalidação (versão atualizada: 01.08.2017) radiologia@cbr.org.br www.cbr.org.br 0 1) Inscrições Antes de realizar

Leia mais

EDITAL INTERNO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES-PESQUISADORES

EDITAL INTERNO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES-PESQUISADORES EDITAL INTERNO PARA CREDENCIAMENTO DE DOCENTES-PESQUISADORES A Coordenadora do Programa de Estudos de Pós-Graduação em Psicologia Experimental:, no uso de suas atribuições, e com base em decisão do Colegiado

Leia mais

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL CREDENCIADO PELO COLÉGIO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL CREDENCIADO PELO COLÉGIO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL CREDENCIADO PELO COLÉGIO BRASILEIRO DE RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM CALIPER ESCOLA DE IMAGEM EDITAL DE SELEÇÃO Direção: Prof. Dr. Manoel Sarno

Leia mais