Regulamento das atividades Dos 8 aos 80

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Regulamento das atividades Dos 8 aos 80"

Transcrição

1 Agrupamento de Escolas Eugénio dos Santos Escola E. B. 2,3 Eugénio dos Santos Regulamento das atividades Dos 8 aos 80 Núcleo de Estágio de Educação Física 2012/13 Subdepartamento de Educação Física Departamento de Expressões

2 REGULAMENTO GERAL Cada equipa permanecerá em cada estação 5 minutos; A troca de estações será dada por uma buzina; Cada equipa possui uma carta de prova com indicação da sequência de jogos que irá realizar; A pontuação será atribuída segundo os critérios presentes no regulamento de cada jogo; Os professores responsáveis por cada estação terão a função de esclarecer possíveis dúvidas e de registar as pontuações de cada equipa; Todas as estações são compostas pelo seguinte material: - 1 Mesa - 2 Cadeiras - Folha de identificação da estação - Regulamento das atividades - Tabela de pontuação

3 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL A principal finalidade deste projeto passa por realizar uma atividade que receba os mais diversos intervenientes da comunidade escolar do Agrupamento de Escolas Eugénio dos Santos (alunos, professores, funcionários e encarregados de educação) e da comunidade envolvente (grupo Os Briosos da junta de freguesia de são João de Brito), onde possamos transmitir e promover os benefícios da prática de atividade física e criação de hábitos de vida saudável e, também, o convívio entre várias gerações (dos 8 aos 80 anos). OBJETIVOS ESPECÍFICOS Para atingir o nosso principal objetivo, selecionamos vários objetivos com maior especificidade. Estes servirão, também, como forma de avaliação do sucesso ou insucesso da implementação do projeto. Os objetivos traduzem-se em: Otimizar o clima educativo e as relações entre os intervenientes do ato pedagógico; Promover a interação entre as diversas gerações; Potenciar as relações com a comunidade próxima; Promover o gosto pela atividade física e o exercício; Relacionar a prática de atividade física com a prevenção de doenças cardiovasculares; Promover um primeiro contacto dos alunos do 4º ano com a sua futura escola, contribuindo desta forma para uma integração efetiva. (Plano Anual de Atividades, 2011/2012)

4 CORRIDA DE SACAS Corrida de sacas - 4 Sacas (serapilheira ou plástico grosso) - 2 Marcadores - 1 Pino - 1 Cronómetro - Cada percurso corresponde a 1 ponto. - O objetivo é fazer o maior número de percursos durante os 5 minutos que estão na estação. - Os jogadores iniciam dispostos em fila, partindo um de cada vez, com saca; - Durante os 5 minutos que estão na estação, os alunos vão fazendo um percurso tipo estafetas: o primeiro jogador vai a saltar até ao cone, contorna-o e volta até ao ponto de partida. Quando chega ao ponto de partida, tira a saca e passa ao jogador que se segue e, assim, sucessivamente; - Caso já tenham corrido os jogadores todos e ainda não tiver soado a buzina, o primeiro jogador volta a correr e, assim, sucessivamente; - O jogo só para quando tocar a buzina e contabilizam-se os percursos completos realizados; - Se um jogador for a meio de um percurso e soar a buzina, esse percurso não é contabilizado.

5 ÀS CEGAS - Marcadores - Obstáculos (pinos, barreiras, arcos) Às cegas - Cada percurso equivale a 1 ponto. - O objetivo é fazer o maior número de percursos durante os 5 minutos que estão na estação. - Os jogadores agrupam-se a pares. Em cada par, um elemento realiza o percurso de venda nos olhos (ceguinho) e o outro ajuda fornecendo indicações (guia); - O jogador que tem os olhos vendados procura executar o percurso sem tocar os obstáculos; - O seu par (guia) tem de lhe dar indicações, ajudando o colega a ultrapassar os obstáculos e a seguir com o percurso até ao fim; - O guia não acompanha o colega vendado, este coloca-se no ponto de chegada (meta) e, daí, dá todas as indicações; - O jogador vendado termina o percurso na meta, onde se encontra o guia; - Caso o jogador com venda saia do percurso ou toque nos obstáculos, terá de voltar ao início; - Se um jogador for a meio de um percurso e soar a buzina, esse percurso não é contabilizado.

6 MACACA - Fita adesiva - Pedrinhas Macaca - Cada ida+volta bem realizado equivale a 1 ponto. - O objetivo é fazer o maior número de percursos durante os 5 minutos que estão na estação. - Um jogador lança a pedrinha que terá de cair numa das casas. De seguida, esse jogador vai realizar o percurso da macaca, sendo que não pode entrar dentro da casa onde caiu a pedra. Quando chega ao final, tem de fazer o percurso contrário, apanhar a pedra e voltar à casa mãe ; - Cada aluno realiza 1 percurso; - Quando o primeiro jogador chega à casa mãe, o segundo lança a pedra e, assim, sucessivamente; - O jogo só para quando soar a buzina; - Se um jogador for a meio de um percurso e soar a buzina, esse percurso não é contabilizado.

7 COLHER DE PAU E BOLA DE TÉNIS Colher de pau e bola de ténis - Marcadores - Obstáculos - Colheres de pau - Bolas de ténis - Cada percurso equivale a 1 ponto e este só conta se a bola nunca cair. - O objetivo é fazer o maior número de percursos durante os 5 minutos que estão na estação. - Cada jogador segura no cabo da colher de pau que, por sua vez, suporta uma bola de ténis. Cada jogador terá de realizar um percurso, sem deixar cair a bola, sendo que também não a pode agarrar. Nesse percurso, o jogador terá de ultrapassar alguns obstáculos; - Quando o jogador consegue fazer o percurso sem deixar cair a bola e chega à partida/meta, o colega seguinte inicia o percurso e, assim, sucessivamente; - Caso o aluno deixe cair a bola, volta para o final da fila, esse percurso não conta e parte o colega seguinte; - Se um jogador for a meio de um percurso e soar a buzina, esse percurso não é contabilizado.

8 CHINQUILHO Chinquilho - Garrafas com areia - Bolas - Fita para marcar a zona/marca de lançamento - Por cada garrafa derrubada, a equipa ganha 1 ponto. - Se um jogador conseguir derrubar todas as garrafas com um só lançamento, a equipa ganha 20 pontos. - À vez, cada jogador realiza um lançamento atrás da marca traçada no chão, tentando acertar nas garrafas e derrubá-las; - As garrafas só voltam a ser colocadas depois de terem sido todas derrubadas, ou seja, se o primeiro jogador lança a bola e apenas derruba duas garrafas, por exemplo, não se volta a colocar essas garrafas de pé para o jogador seguinte lançar; - Se já todos os jogadores tiverem lançado e ainda não tiver tocado a buzina, continuam a lançar pela ordem definida.

9 ESTAFETAS DOS REBUÇADOS Estafetas dos rebuçados - Alguidar com rebuçados - Alguidar vazio - Obstáculos - Por cada rebuçado que conseguirem juntar dentro do alguidar inicialmente vazio, ganham 1 ponto. - Na partida, encontra-se um alguidar vazio e, mais à frente, encontra-se um alguidar com rebuçados. Os jogadores, um de cada vez, terão de se deslocar até ao segundo alguidar, retirar um, e somente um rebuçado, e trazê-lo até ao primeiro alguidar. Só quando o primeiro jogador chegar é que parte o segundo e, assim, sucessivamente, até soar a buzina; - O jogo só termina quando soar a buzina; - Se um jogador for a meio de um percurso e soar a buzina, esse percurso não é contabilizado.

10 BERLINDE Berlinde - 30 Berlindes - 6 Buracos - Por cada buraco acertado, soma-se 1 ponto. - O resultado é a soma de buracos percorridos por cada jogador. - À vez, os jogadores têm como objetivo percorrer todos os buracos (seis), pela ordem indicada; - O primeiro lançamento é realizado de pé, com a mão, para o primeiro buraco. Os seguintes são realizados ao nível do chão, com os dedos; - Quando um jogador erra um buraco, fica eliminado, passando a vez ao colega seguinte que recomeça do primeiro buraco.

11 SALTAR À CORDA Saltar à corda - 1 Corda grande Pontuação 1 : - Cada salto equivale a 1 ponto. - Ganha a equipa cujo somatório total de saltos seja maior. - O objetivo é todos os jogadores conseguirem realizar 30 saltos consecutivos (limite). - Salta um jogador de cada vez; - Os jogadores têm o objetivo de fazer o maior número de saltos consecutivos, sendo que o máximo é 30. Se algum jogador atingir os 30 saltos consecutivos, dá a vez a outro colega; - Os jogadores entram com a corda parada. 1 Exemplo prático: Nº de saltos Pontuação = x saltos x saltos x 1 ponto

12 ARCO E GANCHETA Arco e gancheta - 4 Arcos - 4 ganchetas - 10 Marcadores - Cada percurso equivale a 1 ponto. - O objetivo é fazer o maior número de percursos durante os 5 minutos que estão na estação. - Em situação de estafeta, um jogador de cada vez conduz o arco por um percurso sinalizado, contornando os marcadores em slalom; - O segundo parte após o primeiro chegar ao ponto de partida; - Caso o jogador perca o controlo do arco, terá de voltar ao início; - Se um jogador for a meio de um percurso e soar a buzina, esse percurso não é contabilizado.

13 MALHA Malha - 1 Malha - 1 Meco - 1 Arco (zona de lançamento) - Acertar e derrubar o meco equivale a 2 pontos. - Acertar sem derrubar o meco equivale a 1 ponto. - O registo é feito por cada lançamento (2 pontos, 1 ponto, ou 0 pontos (não regista)). - Ganha a equipa com maior número de lançamentos certeiros. - O objetivo é fazer o maior número de lançamentos certeiros durante os 5 minutos que estão na estação, de preferência com derrube. - Um de cada vez, o jogador lança a malha na zona de lançamento; - Depois de lançar e de ser verificado onde caiu a malha, o jogador que lançou vai buscar a malha e entrega-a ao jogador seguinte e, assim, sucessivamente; - Se já todos os jogadores tiverem lançado antes de soar a buzina, volta ao primeiro que lançou e continuam até esta soar.

14

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010

Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado JOGOS TRADICIONAIS. 27 de Janeiro de 2010 Escola B.I. c/ J.I. Dr. Manuel Magro Machado Santo António das Areias JOGOS TRADICIONAIS 27 de Janeiro de 2010 Corda de Tracção Tipo de Jogo: Equipa Material: 1 corda e 1 lenço (deverá estar atado a meio

Leia mais

Dafaction e 6 de Maio

Dafaction e 6 de Maio Regulamento Específico dos Jogos Tradicionais 1- GENERALIDADES A execução das atividades, elaboração do repetivo calendário competitivo, organização e administração dos jogos, é da responsabilidade da

Leia mais

IV Convívio de Benjamins da ADAL

IV Convívio de Benjamins da ADAL IV Convívio de Benjamins da ADAL A Associação de Atletismo de Leiria irá organizar com o apoio da Câmara Municipal da Batalha no dia 3 de Junho de 2017, entre as 10h00 e as 12h00, no Complexo Desportivo

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO DE ATLETISMO

REGULAMENTO TÉCNICO DE ATLETISMO REGULAMENTO TÉCNICO DE ATLETISMO 1. A competição de atletismo não obriga a existência de espaço formal para o Atletismo; 2. É uma competição inclusiva que não exige rigores técnico-regulamentares: correr,

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO

REGULAMENTO TÉCNICO ATLETISMO 1. A competição de atletismo não obriga a existência de espaço formal para o Atletismo; 2. É uma competição inclusiva que não exige rigores técnicos: correr, saltar e lançar, são os desafios; 3. A competição

Leia mais

Escalões: Minis (2013/2012); Benjamins A (2011/2010); Benjamins B (2009/2008); Infantis (2007/2006)

Escalões: Minis (2013/2012); Benjamins A (2011/2010); Benjamins B (2009/2008); Infantis (2007/2006) Pavilhão da Escola EB Vale do Este (Arnoso) Vila Nova de Famalicão Data: 4 de maio de 2019 - Horário: 10h00 Escalões: Minis (2013/2012); Benjamins A (2011/2010); Benjamins B (2009/2008); Infantis (2007/2006)

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. PROVAS POR ESCALÃO... 3 4. PROVAS POR ESCALÃO... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO... 4 7. SISTEMA

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO

Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. EXEMPLO Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 60 minutos com 30 minutos de tolerância. 8 Páginas

Leia mais

ESCOLA EB 2,3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO. 1º Meeting de Atletismo da Póvoa de Lanhoso Festa Final do Desporto Escolar

ESCOLA EB 2,3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO. 1º Meeting de Atletismo da Póvoa de Lanhoso Festa Final do Desporto Escolar ESCOLA EB 2,3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO 1º Meeting de Atletismo da Póvoa de Lanhoso Festa Final do Desporto Escolar 30 de Maio de 2009 1º Meeting de Atletismo da Póvoa de Lanhoso Festa Final do Desporto

Leia mais

Convívio Jovem. Grupo Alegre Unido. 25 Outubro de H Outubro 2014 Pelo Departamento de Atletismo do GAU

Convívio Jovem. Grupo Alegre Unido. 25 Outubro de H Outubro 2014 Pelo Departamento de Atletismo do GAU Convívio Jovem Grupo Alegre Unido 25 Outubro de 2014 15H00 10 Outubro 2014 Pelo Departamento de Atletismo do GAU Índice Introdução... 3 Evento Convívio Jovem GAU... 3 Regulamento das provas... 3 Estações...

Leia mais

REGULAMENTO DO KIDS ATHLETICS EM FAMÍLIA

REGULAMENTO DO KIDS ATHLETICS EM FAMÍLIA REGULAMENTO DO KIDS ATHLETICS EM FAMÍLIA 1. Introdução Os estagiários da Juventude Vidigalense vão levar a efeito no dia 07 de maio de 2016 o torneio Kids Athletics em Família, evento que visa unir gerações

Leia mais

TORNEIO DE ATLETISMO DE PAVILHÃO CFD D. MARIA II LOCAL - PAVILHÃO DA ESCOLA EB VALE DO ESTE - ARNOSO

TORNEIO DE ATLETISMO DE PAVILHÃO CFD D. MARIA II LOCAL - PAVILHÃO DA ESCOLA EB VALE DO ESTE - ARNOSO TORNEIO DE ATLETISMO DE PAVILHÃO CFD D. MARIA II LOCAL - PAVILHÃO DA ESCOLA EB VALE DO ESTE - ARNOSO REGULAMENTO 1. Neste Torneio poderão participar atletas do escalão deminis-(2011/2012),benjamins A (2009/2010),

Leia mais

IV Torneio de Atletismo de Pavilhão da Associação Papa Léguas de Famalicão - V. N de Famalicão -

IV Torneio de Atletismo de Pavilhão da Associação Papa Léguas de Famalicão - V. N de Famalicão - - V. N de Famalicão - 1. ENQUADRAMENTO O Torneio de Atletismo de Pavilhão tem como propósito uma abordagem do atletismo na criança e jovem de uma forma adequada ao seu processo de maturação e crescimento,

Leia mais

29 de Março de H00. Atletismo

29 de Março de H00. Atletismo 29 de Março de 2014 15H00 Atletismo 18/02/2014 Índice Introdução... 3 Evento Convívio Jovem GAU... 3 Regulamento das provas... 3 Estações... 4 40m planos... 4 Lançamento do dardo... 4 Salto em comprimento...

Leia mais

Cátia Lopes Nádia Silva Paulo Cunha Susana Leite 54214

Cátia Lopes Nádia Silva Paulo Cunha Susana Leite 54214 EXPRESSÃO MOTORA 2012/2013 Cátia Lopes 53157 Nádia Silva 53236 Paulo Cunha 53159 Susana Leite 54214 JOGO 1 Garrafa Protegida Nome: Garrafa Protegida Material: garrafas de plástico (conforme o número de

Leia mais

Convívio Kids Athletics

Convívio Kids Athletics Regulamento CDBBR Clube Desportivo do Bombarral ADAL Convívio Kids Athletics Escalão de Benjamins (aberto a não federados) Bombarral Inscrições: eventos@cdbbr.pt PAVILHÃO MUNICIPAL BOMBARRAL Domingo, 16

Leia mais

Torneio de Atletismo de Pavilhão Local: Centro Escolar do Cávado - Monsul

Torneio de Atletismo de Pavilhão Local: Centro Escolar do Cávado - Monsul Local: Centro Escolar do Cávado - Monsul Data: 5 de março de 2016 Horário: 09h30 às 12h30 Organização: *Centro de Formação Desportiva de Atletismo Gonçalo Sampaio Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio

Leia mais

Regulamento específico das modalidades

Regulamento específico das modalidades Festival de Jogos 6ª a 8ª séries 2013 Regulamento específico das modalidades Colégio Santa Dorotéia TAPABOL (MASC./ FEM.) 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de

Leia mais

Velocidade equilíbrio

Velocidade equilíbrio Andas (ou chancas) Velocidade equilíbrio Manter o equilíbrio em cima das andas e chegar o mais rapidamente possível à meta. Terreno de jogo: Espaço amplo ou caminho largo, onde se marca uma linha de partida

Leia mais

Jogos de Verão No Campo 2017

Jogos de Verão No Campo 2017 Jogos de Verão No Campo 2017 Índice Nome dos jogos:... 3 Data:... 3 Local:... 3 Abertura do Secretariado:... 3 Equipas:... 3 Classificações e prémios:... 3 Inscrições :... 3 Programa:... 3 Regulamento

Leia mais

Convívio Benjamins Porto Mós

Convívio Benjamins Porto Mós Convívio Benjamins Porto Mós 6 de Maio de 2017 10h00 às 12h00 Pavilhão Desportivo Municipal da Porto Mós Organização geral Cada equipa tem que ter no mínimo 6 atletas e no máximo 12 atletas, pelo que,

Leia mais

AARAM. Benjamins. Programa de Provas. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira

AARAM. Benjamins. Programa de Provas. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira AARAM Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira Benjamins Programa de Provas 2013/2014 COMPETIÇÕES PARA O ESCALÃO DE BENJAMINS B (10-11 ANOS) O presente programa tem como objectivo simplificar

Leia mais

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Versão 2.

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Versão 2. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 18 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Ficha de Registo da Observação 8 Páginas Versão 2 Prova 28 Ficha de Registo da Observação

Leia mais

FESTAND. MACIEIRA ANDEBOL CLUB 19 de Março de 2017 O MACIEIRA ANDEBOL CLUB. leva a efeito mais uma edição do Festand iniciação à modalidade

FESTAND. MACIEIRA ANDEBOL CLUB 19 de Março de 2017 O MACIEIRA ANDEBOL CLUB. leva a efeito mais uma edição do Festand iniciação à modalidade O leva a efeito mais uma edição do Festand iniciação à modalidade SEJAM BEM VINDOS FESTAND 19 de Março de 2017 Francisco César Coordenador Técnico 1. DETERMINAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS GERAIS DO TORNEIO

Leia mais

Circuito de Atletismo em Pavilhão

Circuito de Atletismo em Pavilhão 2018 Circuito de Atletismo em Pavilhão Departamento Técnico Associação de Atletismo do Porto Escalões-etários para 2017/2018 Escalão Idade Anos de Nascimento Benjamins A 7 a 9 anos 2009 2010 2011 Benjamins

Leia mais

Circuito de Atletismo de Rua

Circuito de Atletismo de Rua 2015 Circuito de Atletismo de Rua Objetivos: Promover e fazer crescer a modalidade em condições ideais para crianças e jovens quer em ambiente escolar quer no Clube. Projetado para ser abrangente, competitivo,

Leia mais

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 18 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Critérios de Classificação 6 Páginas Versão 2 a aplicar nos dias 7 e 8 de maio 18

Leia mais

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola

O TREINO. O treino deve ser dividido em: Treinos de especialização: Manejamento da cadeira de rodas eléctrica Condução e controle de bola O Treino O TREINO O treino é um processo pedagógico que visa desenvolver as capacidades técnicas, tácticas, psicológicas e de condução da cadeira de rodas dos praticantes e das equipas no quadro especifico

Leia mais

Jogos Rurais De Verão 2018 REGULAMENTO

Jogos Rurais De Verão 2018 REGULAMENTO Jogos Rurais De Verão 2018 REGULAMENTO 1. Organização Os Jogos Rurais de Verão é uma organização do município da Chamusca, através do seu Gabinete de Desporto. 2. Local e Programa- Horário Os Jogos Rurais

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos Tolerância: 30 minutos

Duração da Prova: 60 minutos Tolerância: 30 minutos Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2017 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Guião da Prova Duração da Prova: 60 minutos Tolerância: 30 minutos 9 Páginas

Leia mais

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá

Leia mais

AARAM. Benjamins. Programa de Provas Fun Athletics. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira

AARAM. Benjamins. Programa de Provas Fun Athletics. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira AARAM Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira Benjamins Programa de Provas Fun Athletics 2015/2016 COMPETIÇÕES PARA O ESCALÃO DE BENJAMINS B (10-11 ANOS) O presente programa tem como objectivo

Leia mais

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES

Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES Festival de Jogos 9ª ano e Ensino Médio/2017 REGULAMENTO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES TAPABOL 1) Os jogos terão 16 minutos de duração. Aos 8 minutos será feita a inversão de quadra. Vencerá a equipe que

Leia mais

OCR Portugal LAB. Kids Campus

OCR Portugal LAB. Kids Campus OCR Portugal LAB Kids Campus 1 Atividades 2ª Feira 3ª Feira 4ª Feira 5ª Feira 6ª Feira 10:30 Jogos de Jogos Dança Tradicionais 12:00 Almoço Almoço Almoço Almoço Almoço 13:00 Cinema Cartas Stop Mímica Karaoke

Leia mais

REGULAMENTO E ORGANIZAÇÃO

REGULAMENTO E ORGANIZAÇÃO REGULAMENTO E ORGANIZAÇÃO O 3ºKid s Athletics do Arneirense pertence ao circuito de Convívios de Benjamins da Associação Distrital de Atletismo de Leiria. Tem como objetivo abordar o Atletismo de formas

Leia mais

DSRLVT Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade. Regulamento de Perícias e Corridas de Patins

DSRLVT Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade. Regulamento de Perícias e Corridas de Patins 2015-2016 DSRLVT Coordenação Local do Desporto Escolar de Lisboa Cidade Regulamento de Perícias e Corridas de Patins 1 INTRODUÇÃO Pretende-se que os eventos sejam momentos especiais de convívio entre alunos

Leia mais

21 de novembro de 2015

21 de novembro de 2015 XIV Torneio de Atletismo de Pavilhão Local: Pavilhão da Escola Secundária Camilo Castelo Branco V. N de Famalicão 21 de novembro de 2015 Horário: 10h00 às 12h00 Organização:.Clube de Cultura e Desporto

Leia mais

DOCUMENTO DA MODALIDADE ATLETISMO

DOCUMENTO DA MODALIDADE ATLETISMO DOCUMENTO DA MODALIDADE ATLETISMO O Atletismo encontra-se contemplado nos programas de Educação Física dividido em 3 grandes grupos: corridas; saltos e lançamentos. CARACTERIZAÇÃO DO ATLETISMO CORRIDAS:

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

Este evento é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12anos (Benjamins A e B, Infantis) de ambos os sexos (equipas mistas).

Este evento é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12anos (Benjamins A e B, Infantis) de ambos os sexos (equipas mistas). Nave Desportiva de Alpiarça 18 de Fevereiro de 2017, a partir das 15h00 Organização Este torneio Kids Athletics é organizado pela Associação de Atletismo de Santarém. Conta com o apoio da Federação Portuguesa

Leia mais

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol 126 Recursos do Professor Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol Cooperar com os companheiros no alcance do objetivo do Andebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas

Leia mais

r ta n e lim a e id m irâ P

r ta n e lim a e id m irâ P Pirâmide alimentar O topo da pirâmide é representado pelos alimentos que devem ser usados com moderação pois além de calóricos podem levar à obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes entre outras enfermidades.

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 2ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Participação 5 Artigo 2.º Escalões Etários 5 Artigo 3.º Equipamento

Leia mais

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

DISCIPLINA: ESTAFETAS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS ESTAFETAS 192 DOMÍNIO DAS TÉCNICAS III FASE - APERFEIÇOAMENTO TÉCNICO B FASES / NÍVEIS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS I- Ensino / Aprendizagem - Aquisição da noção de transmissão, através de jogos. - Aquisição

Leia mais

Bateria de Exercícios

Bateria de Exercícios Bateria de Exercícios 2010/2011 Índice 1. RELAÇÃO CORPOR/VOLANTE... 4 1.1 O volante pingo de chuva I :... 4 1.2 O volante pingo de chuva II... 4 2. RELAÇÃO COM O OUTRO/PERCEPÇÃO DAS TRAJECTÓRIAS... 4 2.1

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! O que é o Basquetebol? O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos

Leia mais

Evento de corridas, saltos e lançamentos REGULAMENTO 3. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPAS 8. RECEPÇÃO DAS EQUIPAS 13. CENTRAL DE INFORMAÇÃO

Evento de corridas, saltos e lançamentos REGULAMENTO 3. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPAS 8. RECEPÇÃO DAS EQUIPAS 13. CENTRAL DE INFORMAÇÃO Kids athletics Evento de corridas, saltos e lançamentos REGULAMENTO 1. 6. REGRAS TREINADOR 11. EQUIPAMENTOS 2. QUADRO COMPETITIVO 7. INSCRIÇÃO DOS ATLETAS 12. SEGUROS 3. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPAS 8. RECEPÇÃO

Leia mais

Bombeiros Voluntários do Bombarral Secção de Atletismo ADAL

Bombeiros Voluntários do Bombarral Secção de Atletismo ADAL Bombeiros Voluntários do Bombarral Secção de Atletismo ADAL Convívio Kid's Athletics Bombarral 2016 REGULAMENTO PAVILHÃO MUNÍCIPAL BOMBARRAL SÁBADO, 5 DE MARÇO DE 2016 1 EQUIPAS a) As equipas deverão,

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Proposta de Planificação. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2013/2014 AEC Atividade Física e Desportiva Proposta de Planificação 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.2 1. Introdução A proposta de trabalho que se

Leia mais

Jog os Mina de Água. Regulamento

Jog os Mina de Água. Regulamento Jog os Mina de Água Regulamento 2017 Jog os Mina de Água 2017 COMEMORAÇÃO DO IV ANIVERSÁRIO DA JUNTA DE FREGUESIA MINA DE ÁGUA COMEMORAÇÃO DO XXVIII ANIVERSÁRIO DO MUNICIPIO AMADORA REGULAMENTO PODEM-SE

Leia mais

Bombeiros Voluntários do Bombarral Secção de Atletismo ADAL

Bombeiros Voluntários do Bombarral Secção de Atletismo ADAL Bombeiros Voluntários do Bombarral Secção de Atletismo ADAL Convívio Kids Athletics ( Benjamins e Infantis) Aberto a não federados Bombarral 2017 INSCRIÇÕES: atletismo@bvb.pt 1 REGULAMENTO EQUIPAS PAVILHÃO

Leia mais

Este torneio Kids Athletics é organizado pela Secção de Atletismo - Associação 20 km de Almeirim com o apoio da Câmara Municipal da Almeirim.

Este torneio Kids Athletics é organizado pela Secção de Atletismo - Associação 20 km de Almeirim com o apoio da Câmara Municipal da Almeirim. Pavilhão Desportivo de Benfica do Ribatejo, Almeirim 06 de Março de 2016, a partir das 10h Organização Este torneio Kids Athletics é organizado pela Secção de Atletismo - Associação 20 km de Almeirim com

Leia mais

CAPÍTULO. 8.2 Lançamentos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23

CAPÍTULO. 8.2 Lançamentos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23 8 CAPÍTULO Atletismo 8.2 Lançamentos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.2.indd 1 27/05/13 18:23 cap8.2.indd 2 27/05/13 18:23 CAPACIDADES ATLETISMO LANÇAMENTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE

Leia mais

REGIMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição

REGIMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO. Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição REGIMENTO ESPECÍFICO ATLETISMO Câmara Municipal de Lisboa e Juntas de Freguesia Olisipíadas 4ª edição Índice Preâmbulo 5 Artigo 1.º Participação 5 Artigo 2.º Escalões Etários 5 Artigo 3.º Constituição

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO 1º Tema: Atividades Físicas e Desportivas - Matérias Voleibol Regras: Número de jogadores por equipa - 6 Número de toques permitido por jogador consecutivamente

Leia mais

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação.

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 17 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Ficha de Registo da Observação 6 Páginas Prova 28 Ficha de Registo da Observação

Leia mais

Duração da Prova: 60 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Duração da Prova: 60 minutos. Tolerância: 30 minutos. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 18 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Duração da Prova: 60 minutos. Tolerância: 30 minutos. Páginas Versão 1 a aplicar

Leia mais

Introdução. Nome do Projecto: Convívio na Praia

Introdução. Nome do Projecto: Convívio na Praia Introdução A Juventude Vidigalense vai levar a efeito a segunda edição do Convívio na Praia, que se realizará no dia 3 de Julho de 2011, domingo, o evento que visa unir atletas, pais, sócios e directores

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO 2011/2012 PARTICIPAÇÃO Todos os jogos das modalidades colectivas serão disputados

Leia mais

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque

2012 / Programa Nestum Rugby nas Escolas. Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque 2012 / 2013 Programa Nestum Rugby nas Escolas Introdução ao Tag-Rugby e ao Bitoque Introdução O que é o TAG RUGBY? O Tag Rugby é usado como uma alternativa de ensino do rugby de XV nas escolas, ou como

Leia mais

Regulamento Individual de cada Jogo JOGO LOUCO

Regulamento Individual de cada Jogo JOGO LOUCO Regulamento Individual de cada Jogo JOGO LOUCO OBJECTIVO: Efetuar um percurso de ida e volta, num total de cerca de 40 metros, no menor tempo possível. PARTICIPANTES: 6 elementos de cada Equipa. DESENVOLVIMENTO:

Leia mais

Regulamento Olimpíadas Intergeracionais Viana do Castelo VIANA DO CASTELO 2017

Regulamento Olimpíadas Intergeracionais Viana do Castelo VIANA DO CASTELO 2017 VIANA DO CASTELO 2017 Preâmbulo A participação nos Jogos está organizada por comitivas concelhias. Cada comitiva é constituída por um delegado responsável pela comitiva, um responsável técnico e um mínimo

Leia mais

Clube de Atletismo da Nazaré

Clube de Atletismo da Nazaré Clube de Atletismo da Nazaré IV Convívio de Benjamins da Nazaré Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré 19 de Janeiro de 2019 10:00H Organização O IV Convívio de Benjamins da Nazaré é organizado pelo Clube

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE SETÚBAL

ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE SETÚBAL ASSOCIAÇÃO DE ATLETISMO DE SETÚBAL ------------------------------- REGULAMENTOS APROVADOS PARA A ÉPOCA 2011/2012 -------------------------------- CONVÍVIO BENJAMINS A TROFÉU REGIONAL DE BENJAMINS B CAMPEONATO

Leia mais

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto

Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas. Francisco Pinto Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização Caraterização O é uma modalidade individual, integrada por um conjunto de ações naturais, como são os casos dos saltos,

Leia mais

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Versão 2 a aplicar nos dias 7, 8, 9 e 10 de maio de 2019

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Versão 2 a aplicar nos dias 7, 8, 9 e 10 de maio de 2019 Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 2019 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho Duração da Prova: 60 minutos. Tolerância:

Leia mais

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico

AEC Atividade Física e Desportiva. Orientações pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2016/2017 AEC Atividade Física e Desportiva Orientações pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico A proposta de trabalho que se segue resulta de uma adaptação

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

Pressão de variabilidade

Pressão de variabilidade Pressão de variabilidade Atividade 1 Nome: Circuito com o pé Material: Cones; arcos; bolas; bastão e banco sueco Descrição: Será montado um circuito, dividido em três setores da seguinte forma: No primeiro

Leia mais

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação.

EXEMPLO. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Critérios de Classificação. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 17 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Critérios de Classificação 5 Páginas Prova 28 CC Página 1/ 5 CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018

na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 na Escola um jogo para todos Arbitragem 2017/2018 A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista marcadores (pontuação) O campo Divisões/Categorias Divisão Individual José Macedo

Leia mais

na Escola um jogo para todos

na Escola um jogo para todos na Escola um jogo para todos Arbitragem Este documento encontra-se: 2018/2019 www.motricidade.com/boccia https://motricidade.com/yourls/d A equipa de arbitragem árbitro secretariado juízes de linha cronometrista

Leia mais

PLANEAMENTO DAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE IV

PLANEAMENTO DAS SESSÕES DE PSICOMOTRICIDADE IV DATA: 01 de Março de 2012 1) Acertar no alvo Os arcos devem estar pendurados numa corda, a cerca de 2 metros de altura. Os clientes devem acertar com a bola dentro do arco da mesma cor, a aproximadamente

Leia mais

Matriz - Prova Global do Agrupamento Departamento de Educação Física Educação Física - 2º Ciclo

Matriz - Prova Global do Agrupamento Departamento de Educação Física Educação Física - 2º Ciclo Cambalhota à frente com pernas unidas Cambalhota à retaguarda com pernas unidas. Apresentação de uma sequência com Ligação entre os elementos.... Nível 1 Apresenta-se e tenta, mas não executa o exercício.

Leia mais

Voleibol de Praia Equuspolis, Golegã (19h00-22h00) Futebol de Praia Equuspolis, Golegã (19h00-21h00)

Voleibol de Praia Equuspolis, Golegã (19h00-22h00) Futebol de Praia Equuspolis, Golegã (19h00-21h00) PROGRAMA* DIA 7 DIA 8 DIAS 10, 11, 12 E 13 DIAS 14 DIA 15 DIAS 17,18, 19 E 20 DIAS 21, 22 E 23 DIAS 24, 25 E 26 DIA 27 E 28 DIA 29 Apresentação das Equipas Equuspolis Golegã (22h00) Desfile Cada equipa

Leia mais

Clube de Atletismo da Nazaré I Convívio de Benjamins e Infantis da Nazaré (II Zona Sul)

Clube de Atletismo da Nazaré I Convívio de Benjamins e Infantis da Nazaré (II Zona Sul) Clube de Atletismo da Nazaré I Convívio de Benjamins e Infantis da Nazaré (II Zona Sul) Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré 09 de Janeiro de 2016, a partir das 10H Organização O I Convívio de Benjamins

Leia mais

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em

Foi no ano de 1891 que o Dr. James. Naismith, um professor canadiano de. Educação Física na YMCA (Young. Men's Christian Association) em Foi no ano de 1891 que o Dr. James Naismith, um professor canadiano de Educação Física na YMCA (Young Men's Christian Association) em Massachussets (E.U.A.) inventou o basquetebol. Fig. 1 - James Naismith.

Leia mais

Arcos de Valdevez 26 a 28 de Setembro de 2018

Arcos de Valdevez 26 a 28 de Setembro de 2018 Arcos de Valdevez 26 a 28 de Setembro de 2018 Arcos de Valdevez 26 a 28 de Setembro de 2018 Contactos: 258 520 525 Email: desporto@cmav.pt Atletismo 1. Elementos por equipa Cada equipa é constituída

Leia mais

PROVAS TÉCNICAS REGULAMENTAÇÃO

PROVAS TÉCNICAS REGULAMENTAÇÃO PROVAS TÉCNICAS REGULAMENTAÇÃO No Final de cada concentração realizar-se-ão 4 provas técnicas, em simultâneo em cada ½ campo de basquetebol, sendo elas: manejo da bola ( oitos ); drible; lançamento na

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2016/17 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas Curriculares/de Aprendizagem Domínios/Subdomínios Conteúdos http://www.metasdeaprendizagem.minedu.pt/ensino-basico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4

Leia mais

Regulamento Geral. As inscrições serão recebidas até ao dia 22 de abril de 2016.

Regulamento Geral. As inscrições serão recebidas até ao dia 22 de abril de 2016. Regulamento Geral 1. Organização A organização dos Jogos de Praia é da responsabilidade do Grupo de Educação Física da Escola Secundária de Amora. 2. Data A actividade realizar-se-á no dia 13 de maio de

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Escola Básica de Eugénio de Castro Planificação Anual Ano Letivo 2012/13 Educação Física - 2º Ciclo 5º e 6º Ano Metas http://www.metasdea prendizagem.minedu.pt/ensinobasico/metas-deaprendizagem/metas/?area=3&level=4 JOGOS JOGOS DESPORTIVOS COLETIVOS (Futebol,

Leia mais

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Versão 2.

Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade Ficha de Registo da Observação. Versão 2. Prova de Aferição de Expressões Físico-Motoras Prova 28 2.º Ano de Escolaridade 19 Decreto-Lei n.º 17/16, de 4 de abril Decreto-Lei n.º 55/18, de 6 de julho Ficha de Registo da Observação 8 Páginas Versão

Leia mais

Atletismo. Atletismo. Atletismo. Atletismo. Atletismo 3/27/2014. Caraterização. A pista. Disciplinas. Velocidade

Atletismo. Atletismo. Atletismo. Atletismo. Atletismo 3/27/2014. Caraterização. A pista. Disciplinas. Velocidade Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto Caraterização A pista O é uma modalidade individual, integrada por um conjunto de ações naturais, como são os casos

Leia mais

Projeto - Let s play together like grandfather. Polónia

Projeto - Let s play together like grandfather. Polónia Projeto - Let s play together like grandfather Página web do projeto - http://letsplaytogetherlikegrandpa.weebly.com Legenda: **jogos comuns 1 - O jogo das caricas** Polónia Faz-se uma pista na terra ou

Leia mais

modalidade Basquetebol

modalidade Basquetebol modalidade Basquetebol Documento de apoio às aulas de Educação Física Criado em: 2017/Maio/19 Atualizado em: 2017/Maio/19 ref: Documento_de_apoio_n10_Basquetebol Basquetebol "Em 1891, na cidade de Springfield,

Leia mais

Alguns jogos que poderás fazer na tua aula de Educação Física:

Alguns jogos que poderás fazer na tua aula de Educação Física: JOGOS TRADICIONAIS E POPULARES Segundo alguns autores, é difícil distinguir-se jogo popular de jogo tradicional. No entanto, jogo popular é todo aquele que é jogado exclusivamente pelo povo, enquanto que

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE BENAVENTE Informação - Prova de Equivalência à Frequência 2º Ciclo do Ensino Básico 2015 Alunos com Necessidades Educativas Especiais Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 julho Aprovado

Leia mais

PROJETO PARA O DIA DA PRIMAVERA

PROJETO PARA O DIA DA PRIMAVERA PROJETO PARA O DIA DA PRIMAVERA Núcleo de Estágio de Educação Física Escola EB 2/3 Júlio Dinis Núcleo de Estágio: Bárbara Pinheiro Edgar Vieira João Ribeiro Sandra Barbosa Cooperante: Professor Óscar Teixeira

Leia mais

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar:

Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: Ténis (Regras) Conteúdos a abordar: O campo Acessórios permanentes Bola e raquete Servidor e recebedor Escolha de lado e serviço Serviço Falta de pé Execução do serviço Falta no serviço Segundo serviço

Leia mais

Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis CNPJ: / Telefone: (66)

Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis CNPJ: / Telefone: (66) ANEXO II do Edital N 001/2009 REGRAS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são: 1. Aux. Geral de Conservação

Leia mais

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores

O que é o Basquetebol? O Campo Jogadores Caraterização Educação Física Agrupamento de Escolas Martim de Freitas Francisco Pinto O que é o? A equipa e o Campo O é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos são introduzir

Leia mais

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016

EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 EDITAL DE RECUPERAÇÃO PARALELA SEMESTRAL 1º SEMESTRE/2016 Aluno: _ Ano: Professora: Disciplina: No Colégio Pentágono trabalhamos com a Recuperação Contínua e Paralela. A Recuperação Contínua ocorre durante

Leia mais

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal).

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal). HISTÓRIA A TRIPELA foi inventada em Portugal no ano 2008. O responsável pela sua criação, o Professor de Educação Física Rui Matos, inspirouse fundamentalmente no Futebol/Futsal e no Andebol para criar

Leia mais