GGM /11/2010 Dirce Uesu Pesco Geometria Espacial

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GGM /11/2010 Dirce Uesu Pesco Geometria Espacial"

Transcrição

1 GGM /11/2010 Turma M2 Dirce Uesu Pesco Geometria Espacial

2 Postulados : - Por dois pontos distintos passa uma e somente uma reta - Três pontos não colineares determinam um único plano. - Qualquer que seja o plano, existem infinitos pontos nesse plano e infinitos fora dele. - Se dois pontos distintos de uma reta pertencem a um plano, então essa reta está contida no plano. Geometria Espacial Introdução- aula anterior Teorema 1: Se uma reta e um ponto são tais que o ponto não pertence à reta, então eles determinam um único plano que os contém.

3 Introdução-aula anterior Teorema 2: Se duas retas são concorrentes, então elas determinam um único plano que as contém. Teorema 3: Se duas retas são paralelas entre si e distintas, então elas determinam um único plano que as contém.

4 Paralelismo - Posições relativas : - entre retas - entre retas e planos - entre planos - Paralelismo entre retas - Paralelismo entre retas e planos - Paralelismo entre planos

5 Paralelismo Posições relativas entre duas retas no espaço Dadas duas retas distintas r e s, ou elas são concorrentes, ou paralelas ou reversas.

6 Paralelismo Posições relativas entre duas retas no espaço Dadas duas retas distintas r e s, ou elas são concorrentes, ou paralelas ou reversas. Lembrando da aula anterior Duas retas r e s são : - concorrentes se, e somente se, elas tem um ponto em comum.

7 Paralelismo Posições relativas entre duas retas no espaço Dadas duas retas distintas r e s, ou elas são concorrentes, ou paralelas ou reversas. Lembrando da aula anterior Duas retas r e s são : - concorrentes se, e somente se, elas tem um ponto em comum. - paralelas se são coplanares e não tem ponto em comum.

8 Paralelismo Posições relativas entre duas retas no espaço Dadas duas retas distintas r e s, ou elas são concorrentes, ou paralelas ou reversas. Lembrando da aula anterior Duas retas r e s são : - concorrentes se, e somente se, elas tem um ponto em comum. - paralelas se são coplanares e não tem ponto em comum. - Reversas se não são coplanares, ou seja, não existe plano que contenha as duas retas.

9 Paralelismo Posições Relativas de uma Reta e um Plano Uma reta r e um plano α podem apresentar em comum: - Dois pontos distintos;

10 Paralelismo Posições Relativas de uma Reta e um Plano Uma reta r e um plano α podem apresentar em comum: - Dois pontos distintos (reta contida no plano); r, r r

11 Paralelismo Posições Relativas de uma Reta e um Plano Uma reta r e um plano α podem apresentar em comum: - Dois pontos distintos (reta contida no plano); - Um único ponto (reta e plano concorrentes ou reta e plano secantes) r, r r r {P}

12 Paralelismo Posições Relativas de uma Reta e um Plano Uma reta r e um plano α podem apresentar em comum: - Dois pontos distintos (reta contida no plano); - Um único ponto (reta e plano concorrentes ou reta e plano secantes) - Nenhum ponto em comum (reta e plano paralelos) r, r r r {P} r

13 Paralelismo Posições Relativas de dois Planos Dois planos podem ocupar as seguintes posições relativas: - coincidentes ( ou iguais);

14 Paralelismo Posições Relativas de dois Planos Dois planos podem ocupar as seguintes posições relativas: - coincidentes ( ou iguais); - paralelos e distintos;

15 Paralelismo Posições Relativas de dois Planos Dois planos podem ocupar as seguintes posições relativas: - coincidentes ( ou iguais); - paralelos e distintos; - secantes (ou concorrentes). r

16 Paralelismo entre retas no espaço Postulados das paralelas (postulado de Euclides)

17 Paralelismo entre retas no espaço Postulados das paralelas (postulado de Euclides) Por um ponto fora da reta existe uma única reta paralela a uma reta dada. Exercício: Faça uma figura que represente o postulado.

18 Paralelismo entre retas no espaço Postulados das paralelas (postulado de Euclides) Por um ponto fora da reta existe uma única reta paralela a uma reta dada. Exercício: Faça uma figura que represente o postulado.

19 Paralelismo entre retas no espaço Postulados das paralelas (postulado de Euclides) Por um ponto fora da reta existe uma única reta paralela a uma reta dada. Exercício: Faça uma figura que represente o postulado.

20 Paralelismo entre retas no espaço Transitividade do paralelismo de retas Teorema: Se duas retas são paralelas a uma terceira, então elas são paralelas entre si.

21 Transitividade do paralelismo de retas Geometria Espacial Paralelismo entre retas no espaço Teorema: Se duas retas são paralelas a uma terceira, então elas são paralelas entre si. Exercício: Faça uma figura que represente a transitividade.

22 Transitividade do paralelismo de retas Geometria Espacial Paralelismo entre retas no espaço Teorema: Se duas retas são paralelas a uma terceira, então elas são paralelas entre si. Exercício: Faça uma figura que represente a transitividade.

23 Exemplo: Geometria Espacial Paralelismo entre retas no espaço Mostre que os pontos médios dos lados de um quadrilátero reverso são vértices de um paralelogramo.

24 Exemplo: Geometria Espacial Paralelismo entre retas no espaço Mostre que os pontos médios dos lados de um quadrilátero reverso são vértices de um paralelogramo.

25 Exemplo: Geometria Espacial Paralelismo entre retas no espaço Mostre que os pontos médios dos lados de um quadrilátero reverso são vértices de um paralelogramo.

26 Exemplo: Geometria Espacial Paralelismo entre retas no espaço Mostre que os pontos médios dos lados de um quadrilátero reverso são vértices de um paralelogramo. MP// BD e MP 1 2 BD NO // BD e NO 1 2 BD MP// NO e MP NO

27 Exemplo: Geometria Espacial Paralelismo entre reta e plano Se uma reta é paralela a um plano, então ela é paralela a uma reta contida no plano? Faça um desenho.

28 Exemplo: Geometria Espacial Paralelismo entre reta e plano Se uma reta é paralela a um plano, então ela é paralela a uma reta contida no plano? Faça um desenho. Sim, prove:

29 Exemplo: Geometria Espacial Paralelismo entre reta e plano Se uma reta é paralela a um plano, então ela é paralela a uma reta contida no plano? Faça um desenho. Sim, prove: r paralela ao plano α, e tome qualquer A contém r e A As retas r e s não se intersectam, pois s r

30 Proposição: Se uma reta não está contida no plano e é paralela a uma reta desse plano, então ela é paralela ao plano. Geometria Espacial Paralelismo entre reta e plano

31 Exemplo: Geometria Espacial Paralelismo entre reta e plano Se duas retas paralelas são dadas e uma delas é paralela a um plano, então a outra é paralela ou está contida no plano? Justifique. Exercícios: 1) Se uma reta é paralela a um plano e por um ponto do plano conduzimos uma reta paralela à reta dada, então a reta conduzida está contida no plano? Faça um desenho (pag 22 do livro) 2) Dadas duas retas reversa r e s, construa por s um plano paralelo a r. 3) Dadas duas retas reversa r e s. As retas paralelas a r, conduzidas por pontos de s, são coplanares? 4) Se uma reta r é paralela a dois planos secantes α e β, então r é paralela à reta de interseção entre α e β. Verdadeira ou Falsa? Faça um desenho.

32 Postulado da Interseção: Se dois planos distintos tem um ponto em comum, então eles têm pelo menos um outro ponto em comum. Teorema da Interseção: Se dois planos distintos tem um ponto em comum, então a interseção desses planos é uma única reta que passa por aquele ponto. Geometria Espacial Paralelismo entre planos e, ; e Q Q P Q Q P P, e ; e r P r r P P!,

33 Paralelismo entre planos Teorema da existência de planos paralelos: - Se um plano contém duas retas concorrentes, ambas paralelas a um outro plano, então esses planos são paralelos. - Se dois planos distintos são paralelos, então um deles contém duas retas concorrentes, ambas paralelas ao outro.

34 Exemplo: Geometria Espacial Paralelismo entre planos 1) Por um ponto P fora do plano α, construa um plano paralelo a α. 2) Se dois planos paralelos interceptam um terceiro, então as interseções são paralelas? Teorema da unicidade: Por um ponto fora de um plano passa um único plano paralelo ao plano dado.

35 Exemplo: Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F). a) Se dois planos distintos tem um ponto comum, então eles têm uma reta comum que passa pelo ponto. ( ) Geometria Espacial Paralelismo entre planos b) Dois planos distintos que têm uma reta comum são secantes. ( ) c) Se dois planos têm uma reta comum, eles são secantes. ( ) d) Se dois planos têm uma única reta comum, eles são secantes. ( ) e) Dois planos secantes tem interseção vazia. ( )

36 Teorema dos Três Planos Secantes Teorema dos três planos secantes: (pag 14 e 15) 1) Se três planos são distintos e dois a dois secantes, segundo três retas distintas, e duas dessas retas são concorrentes, então todas as três incidem num mesmo ponto. 2) Se três planos são distintos e dois a dois secantes, segundo três retas distintas, e duas dessas retas são paralelas, então todas as três retas são paralelas (duas a duas). Se três planos são distintos e dois a dois secantes, segundo três retas, ou essas retas passam por um mesmo ponto ou são paralelas duas a duas. Exercício: Faça figuras que representem esses resultados.

37 Exercício: Dado duas retas reversas e um ponto P. Analise as possíveis hipóteses: Caso 1: O ponto pertence a uma das retas. Caso 2: Caso 3: Geometria Espacial Duas retas reversas

38 Exercício: Geometria Espacial Duas retas reversas Dado duas retas reversas e um ponto P. Analise as possíveis hipóteses: Caso 1: O ponto pertence a uma das retas. Caso 2: O ponto e uma das retas determinam um plano paralelo à outra reta. Caso 3: O ponto e qualquer uma das retas determinam um plano não paralelo à outra.

39 Exercício: Geometria Espacial Duas retas reversas Dado duas retas reversas e um ponto P. Analise as possíveis hipóteses: Caso 1: O ponto pertence a uma das retas. Caso 2: O ponto e uma das retas determinam um plano paralelo à outra reta. Caso 3: O ponto e qualquer uma das retas determinam um plano não paralelo à outra

40 Exercício: Geometria Espacial Duas retas reversas Dado duas retas reversas e um ponto P. Analise as possíveis hipóteses: Caso 1: O ponto pertence a uma das retas. Caso 2: O ponto e uma das retas determinam um plano paralelo à outra reta. Caso 3: O ponto e qualquer uma das retas determinam um plano não paralelo à outra

41 Exercício: Geometria Espacial Duas retas reversas Dado duas retas reversas e um ponto P. Analise as possíveis hipóteses: Caso 1: O ponto pertence a uma das retas. Caso 2: O ponto e uma das retas determinam um plano paralelo à outra reta. Caso 3: O ponto e qualquer uma das retas determinam um plano não paralelo à outra

42 Exercício: Geometria Espacial Duas retas reversas Dado duas retas reversas e um ponto P. Analise as possíveis hipóteses: Caso 1: O ponto pertence a uma das retas. Caso 2: O ponto e uma das retas determinam um plano paralelo à outra reta. Caso 3: O ponto e qualquer uma das retas determinam um plano não paralelo à outra

43 Exercício: Geometria Espacial Exercícios 1) Construa por um ponto P uma reta que se apóia em duas retas reversas r e s dadas. (pag 24) 2) Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F). ( pag 25) a) Uma reta e um plano que tem um ponto em comum são concorrentes.( ) b) Se uma reta é paralela a um plano, então ela é paralela a qualquer reta do plano.( ) c) Uma reta e um plano são secantes t{em um único ponto em comum. ( ) d) Se duas retas distintas são paralelas a um plano, então elas são paralelas entre si. ( ) e) Por um ponto fora do plano passam infinitas retas paralelas ao plano. ( ) f) Dadas duas retas reversas, qualquer reta que encontra uma, encontra a outra. ( ) g) Dadas duas retas reversas, sempre existe reta que se apóie em ambas. ( ) h) Por qualquer ponto é possivel traçar uma reta que se apóia em duas retas reversas dadas. (F) Por quê?

44 Ângulo e Perpendicularismo entre retas Duas retas concorrentes, estão sempre em um mesmo plano. O ângulo entre duas retas concorrentes r e s tem como medida o menor ângulo entre os quatro determinados por r e s. Se todos os ângulos forem congruentes, dizemos que r e s são perpendiculares e que o ângulo entre o elas é 90.

45 Ângulo e Perpendicularismo entre retas o Caso r e s sejam paralelas, dizemos que o ângulo entre elas é 0. Para definir ângulo entre retas reversas, vamos recorrer a uma construção: Sejam r e s retas reversas e P um ponto qualquer. Por P trace as retas r e s paralelas a r e s respectivamente. O ângulo entre r e s é definido como o ângulo entre as retas concorrentes r e s

46 Definição: Geometria Espacial Retas Ortogonais e Perpendiculares Duas retas são ortogonais se, e somente se, são reversas e formam ângulo reto. Notação: Definição: Dizemos que duas retas são perpendiculares se, e somente se, são concorrentes e forma ângulo reto. Notação: Se duas retas formam um ângulo reto então elas são perpendiculares ou ortogonais.

47 Perpendicularidade- Reta e Plano Perpendiculares Definição: Uma reta e um plano são perpendiculares se, e somente se, eles têm um ponto comum e a reta é perpendicular a todas as retas do plano que passam por esse ponto comum.

48 OBS: Geometria Espacial Perpendicularidade- Reta e Plano Perpendiculares Se uma reta é perpendicular a um plano, então ela forma ângulo reto com qualquer reta do plano. Teorema Fundamental: Se uma reta é perpendicular a duas retas concorrentes de um plano, então ela é perpendicular ao plano.

49 Perpendicularidade- Reta e Plano Perpendiculares OBS: 1) Num plano α, há duas retas concorrentes. Se uma reta é perpendicular a uma delas e ortogonal a outra, então essa reta é perpendicular ao plano α. Faça uma figura que represente esse resultado. 2) Se uma reta é ortogonal a duas retas concorrentes de um plano, então ela é perpendicular ao plano. Faça uma figura que represente esse resultado. 3) Se uma reta forma ângulo reto com duas retas concorrentes de um plano, então ela é perpendicular ao plano. Faça uma figura que represente esse resultado.

50 Perpendicularidade- Reta e Plano Perpendiculares Teorema das três perpendiculares: (pag 41) Se uma reta a é perpendicular a um plano α num ponto O. Uma reta b de α não passa por O e uma reta c de α passa por O e é perpendicular a b em R. Se S é um ponto qualquer da reta a, então a reta SR é perpendicular à reta b. Faça uma figura que represente esse resultado.

51 Perpendicularidade- Reta e Plano Perpendiculares Teorema das três perpendiculares: (pag 41) Se uma reta a é perpendicular a um plano α num ponto O. Uma reta b de α não passa por O e uma reta c de α passa por O e é perpendicular a b em R. Se S é um ponto qualquer da reta a, então a reta SR é perpendicular à reta b. Faça uma figura que represente esse resultado.

52 Perpendicularidade- Reta e Plano Perpendiculares Teorema das três perpendiculares: (pag 41) Se uma reta a é perpendicular a um plano α num ponto O. Uma reta b de α não passa por O e uma reta c de α passa por O e é perpendicular a b em R. Se S é um ponto qualquer da reta a, então a reta SR é perpendicular à reta b. Faça uma figura que represente esse resultado.

53 Perpendicularidade- Reta e Plano Perpendiculares Teorema das três perpendiculares: (pag 41) Se uma reta a é perpendicular a um plano α num ponto O. Uma reta b de α não passa por O e uma reta c de α passa por O e é perpendicular a b em R. Se S é um ponto qualquer da reta a, então a reta SR é perpendicular à reta b. Faça uma figura que represente esse resultado.

54 Exercícios Exercício: Classifique em verdadeiro (V) ou falso (F). ( Veja pag 42) Resultados: Faça figuras que represente cada resultado. - Por um ponto P pode passar um único plano perpendicular a uma reta r. - Por um ponto P pode passar uma única reta perpendicular a um plano α. - Se dois planos são perpendiculares a uma mesma reta, então eles são paralelos entre si. - Se dois planos são paralelos, então toda reta perpendicular a um deles é perpendicular ao outro. - Se duas retas são paralelas, então todo plano perpendicular a uma deles é perpendicular à outra. - Se duas retas são perpendiculares a um mesmo plano, então elas são paralelas entre si.

55 Lista de exercícios: Fazer exercícios do livro: Fundamentos de Matemática Elementar- volume 10 Oswaldo Dolce e José Nicolau Pompeo Capítulos 2 e 3.

Geometria Espacial Curso de Licenciatura em Matemática parte II. Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR

Geometria Espacial Curso de Licenciatura em Matemática parte II. Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR Geometria Espacial Curso de Licenciatura em Matemática parte II Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR - 2014 1. Paralelismo de Retas L20 Postulado das Paralelas ( de Euclides )

Leia mais

Geometria Espacial Curso de Licenciatura em Matemática parte I. Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR

Geometria Espacial Curso de Licenciatura em Matemática parte I. Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR Geometria Espacial Curso de Licenciatura em Matemática parte I Prof.a Tânia Preto Departamento Acadêmico de Matemática UTFPR - 2014 1 1. Conceitos Primitivos e Postulados L1. Noções 1. Conceitos primitivos:

Leia mais

GEOMETRIA DE POSIÇÃO

GEOMETRIA DE POSIÇÃO GEOMETRIA DE POSIÇÃO 1- Conceitos primitivos 1.1- Ponto Não possui dimensão. Representado por letras maiúsculas. A B C 1.2 - Reta É unidimensional, possuindo comprimento infinito. Não possui largura ou

Leia mais

Conceitos Primitivos: são conceitos adotados sem definição.

Conceitos Primitivos: são conceitos adotados sem definição. Geometria Plana Geometria Espacial Conceitos Primitivos: são conceitos adotados sem definição. 1. Ponto P Características: Não possui dimensão Sua representação geométrica é indicada por letra maiúscula

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS. Professor Matheus Secco

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS. Professor Matheus Secco MATEMÁTICA Professor Matheus Secco MÓDULO 13 FUNDAMENTOS 1. FUNDAMENTOS Conceitos primitivos: ponto, reta e plano. Dois pontos distintos determinam uma única reta que pasa por eles.reta. Três pontos não

Leia mais

Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL

Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL Aula 24 mtm B GEOMETRIA ESPACIAL Entes Geométricos Ponto A T Reta r s Plano Espaço y α z x Entes Geométricos Postulados ou Axiomas Teorema a 2 = b 2 + c 2 S i =180 Determinação de uma reta Posições relativas

Leia mais

Geometria Espacial de Posição

Geometria Espacial de Posição Geometria Espacial de Posição Prof.: Paulo Cesar Costa www.pcdamatematica.com Noções primitivas POSTULADOS Postulados da existência Numa reta e fora dela existem infinitos pontos. Num plano e fora dele

Leia mais

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS 1. INTRODUÇÃO 1.1. POSTULADOS PRINCIPAIS 1.2. DETERMINAÇÃO DO PLANO. Conceitos primitivos: ponto, reta e plano.

MATEMÁTICA MÓDULO 13 FUNDAMENTOS 1. INTRODUÇÃO 1.1. POSTULADOS PRINCIPAIS 1.2. DETERMINAÇÃO DO PLANO. Conceitos primitivos: ponto, reta e plano. FUNDAMENTOS 1. INTRODUÇÃO Conceitos primitivos: ponto, reta e plano. 1.1. POSTULADOS PRINCIPAIS Dois pontos distintos determinam uma única reta que passa por eles. Três pontos não colineares determinam

Leia mais

4. Posições relativas entre uma reta e um plano

4. Posições relativas entre uma reta e um plano RESUMO GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU EUCLIDIANA 1.Geometria de posição espacial Ponto, reta e plano são considerados noções primitivas na Geometria. Espaço é o conjunto de todos o pontos. Postulados são proposições

Leia mais

Espaço. Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff

Espaço. Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff Espaço Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff 2017.2 Paralelismo no Espaço Axiomas: Por três pontos não colunares passa um único plano. Se dois planos distintos têm um ponto em comum, então a interseção

Leia mais

1. Quantos são os planos determinados por 4 pontos não coplanares?justifique.

1. Quantos são os planos determinados por 4 pontos não coplanares?justifique. Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Disciplina: Geometria euclidiana espacial (GMA010) Assunto: Paralelisno e Perpendicularismo; Distância e Ângulos no Espaço. Prof. Sato 1 a Lista

Leia mais

Posição Relativa. 1. Quatro pontos distintos e não coplanares determinam exatamente: (A) 1 plano (B) 2 planos (C) 3 planos (D) 4 planos (E) 5 planos.

Posição Relativa. 1. Quatro pontos distintos e não coplanares determinam exatamente: (A) 1 plano (B) 2 planos (C) 3 planos (D) 4 planos (E) 5 planos. SEI Ensina MILITAR Matemática Posição Relativa 1. Quatro pontos distintos e não coplanares determinam exatamente: (A) 1 plano (B) 2 planos (C) 3 planos (D) 4 planos (E) 5 planos. 2. Considere as seguintes

Leia mais

Avaliação 1 Solução Geometria Espacial MAT 050

Avaliação 1 Solução Geometria Espacial MAT 050 Avaliação 1 Solução Geometria Espacial MAT 050 6 de abril de 2018 As respostas das quatro questões a seguir devem ser entregue até o final da aula de hoje: 1. (3 pontos) Mostre que por dois pontos dados

Leia mais

Perpendicularismo no Espaço. Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff

Perpendicularismo no Espaço. Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff Perpendicularismo no Espaço Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff 2017.2 Perpendicularismo entre retas Definição: Como duas retas concorrentes estão sempre num mesmo plano, definimos o ângulo entre as

Leia mais

AULA Paralelismo e perpendicu- 11 larismo

AULA Paralelismo e perpendicu- 11 larismo AULA Paralelismo e perpendicu- 11 larismo 11.1 Introdução Nesta aula estudaremos as noções de paralelismo e perpendicularismo. Vamos assumir que o aluno tenha o conhecimento de todos os resultados concernentes

Leia mais

Mat. Professore: Gabriel Ritter Monitor: Fernanda Aranzate

Mat. Professore: Gabriel Ritter Monitor: Fernanda Aranzate Professore: PC Gabriel Ritter Monitor: Fernanda Aranzate Introdução à geometria espacial 31 ago RESUMO Na geometria espacial, trabalhamos em três dimensões. 1) Postulados de determinação 1.1) Determinação

Leia mais

GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU GEOMETRIA EUCLIDIANA

GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU GEOMETRIA EUCLIDIANA GEOMETRIA DE POSIÇÃO OU GEOMETRIA EUCLIDIANA PONTO, RETA, PLANO E ESPAÇO; PROPOSIÇÕES GEOMÉTRICAS; POSIÇOES RELATIVAS POSIÇÕES RELATIVAS ENTRE PONTO E RETA POSIÇÕES RELATIVAS DE PONTO E PLANO POSIÇÕES

Leia mais

a) Falsa. Dois ou mais pontos podem ser coincidentes, por exemplo. b) Falsa. Os três pontos não podem ser colineares.

a) Falsa. Dois ou mais pontos podem ser coincidentes, por exemplo. b) Falsa. Os três pontos não podem ser colineares. 01 a) Falsa. Dois ou mais pontos podem ser coincidentes, por exemplo. b) Falsa. Os três pontos não podem ser colineares. c) Verdadeira. Três pontos distintos e não colineares sempre determinam um plano.

Leia mais

Geometria Euclidiana Espacial e Introdução à Geometria Descritiva

Geometria Euclidiana Espacial e Introdução à Geometria Descritiva UNIVERSIDDE ESTDUL PULIST DEPRTMENTO DE MTEMÁTIC Geometria Euclidiana Espacial e Introdução à Geometria Descritiva Material em preparação!! Última atualização: 28.04.2008 Luciana F. Martins e Neuza K.

Leia mais

Axiomas da Geometria Diferencial: Incidência Axioma I 1 : Para todo ponto P e para todo ponto Q distinto de P, existe uma única reta l que passa por

Axiomas da Geometria Diferencial: Incidência Axioma I 1 : Para todo ponto P e para todo ponto Q distinto de P, existe uma única reta l que passa por GEOMETRIA ESPACIAL Axiomas da Geometria Diferencial: Incidência Axioma I 1 : Para todo ponto P e para todo ponto Q distinto de P, existe uma única reta l que passa por P e Q. Axioma I 2 : Toda reta possui

Leia mais

MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira

MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira MATEMÁTICA 3 GEOMETRIA PLANA Professor Renato Madeira MÓDULO 1 Fundamentos de Geometria Euclidiana Plana e Ângulos SUMÁRIO 1. Fundamentos 1.1. Postulados principais 1.2. Determinação do plano 1.3. Posições

Leia mais

AULA Introdução a Geometria Es- 10 pacial: Pontos, Retas e Planos

AULA Introdução a Geometria Es- 10 pacial: Pontos, Retas e Planos AULA Introdução a Geometria Es- 10 pacial: Pontos, Retas e Planos 10.1 Introdução O ensino de Geometria para alunos do segundo ano do segundo grau faz o aluno se deparar com guras geométricas tridimensionais.

Leia mais

3.5 Posições relativas

3.5 Posições relativas 3.5 Posições relativas Geometria Descritiva 2006/2007 Paralelismo Paralelismo de duas rectas É condição necessária e suficiente para que duas rectas, não de perfil, sejam paralelas que as suas projecções

Leia mais

Lista 5. Em toda a lista, as coordenadas referem-se a um sistema de coordenadas fixo (O; i, j, k)

Lista 5. Em toda a lista, as coordenadas referem-se a um sistema de coordenadas fixo (O; i, j, k) UFPR - Universidade Federal do Paraná Departamento de Matemática CM045 - Geometria Analítica Prof. José Carlos Eidam Lista 5 Em toda a lista, as coordenadas referem-se a um sistema de coordenadas fixo

Leia mais

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo

FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo FAMEBLU Arquitetura e Urbanismo Disciplina GEOMETRIA DESCRITIVA APLICADA A ARQUITETURA 1 Aula 8: Revisão Geral Exercícios Professor: Eng. Daniel Funchal, Esp. Revisão PLANOS Um plano pode ser determinado

Leia mais

PLANO DE AULA. Assunto: Introdução à Geometria Espacial. Tema: Conceitos primitivos de Geometria Espacial

PLANO DE AULA. Assunto: Introdução à Geometria Espacial. Tema: Conceitos primitivos de Geometria Espacial Curso de Formação Continuada para professores de matemática SEEDUC/CECIERJ Tutora: Daiana da Silva Leite Grupo: 2 Cursista: Jozilaine Moreira Franklin dos Santos Série: 2ª série do Ensino Médio PLANO DE

Leia mais

PRIMEIRA LISTA DE EXERCICIOS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

PRIMEIRA LISTA DE EXERCICIOS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL PRIMEIRA LISTA DE EXERCICIOS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL I) Completes a lacunas: a) Postulado 1 - Por dois pontos...passa uma e só uma reta b) Postulado 2 Para todo...ab e todo...cd exist um único...e

Leia mais

Posições de Retas. Algumas definições sobre retas foram sistematizadas por Euclides, por volta de 300a.C.

Posições de Retas. Algumas definições sobre retas foram sistematizadas por Euclides, por volta de 300a.C. Posições de Retas Introdução: Conceitos Primitivos Algumas definições sobre retas foram sistematizadas por Euclides, por volta de 300a.C. A partir dessas definições estabeleceram-se os termos geométricos

Leia mais

Geometria Analítica l - MAT Lista 6 Profa. Lhaylla Crissaff

Geometria Analítica l - MAT Lista 6 Profa. Lhaylla Crissaff Geometria Analítica l - MAT 0016 Lista 6 Profa. Lhaylla Crissaff 1. Encontre as equações paramétricas e cartesiana do plano π que passa pelos pontos A = (1, 0, ), B = (1,, 3) e C = (0, 1, ).. Prove que

Leia mais

U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA!

U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! 1 U. E. PROF. EDGAR TITO - Turma: 2º ano A Prof. Ranildo Lopes Obrigado pela preferência de nossa ESCOLA! http://ueedgartito.wordpress.com RESUMO DE GEOMETRIA ESPACIAL São conceitos primitivos ( e, portanto,

Leia mais

SISTEMAS DE PROJEÇÃO

SISTEMAS DE PROJEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD020 Geometria Descritiva Curso

Leia mais

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES Questão 01) EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOMETRIA ESPACIAL PROF.: GILSON DUARTE d) Se e são perpendiculares entre-si, então é perpendicular a todas as retas contidas em. Todas as afirmações abaixo estão

Leia mais

a) Postulado 1 - Por dois pontos...passa uma e só uma reta

a) Postulado 1 - Por dois pontos...passa uma e só uma reta PRIMEIRA LISTA DE EXERCICIOS DE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL I) Completes a lacunas: a) Postulado 1 - Por dois pontos...passa uma e só uma reta b) Postulado 2 Para todo...ab e todo...cd exist um único...e

Leia mais

RETA DE MÁXIMA DECLIVIDADE

RETA DE MÁXIMA DECLIVIDADE TRI 1 Aula 7 Profª Mariana Gusmão Dept. Expressão Gráfica RETA DE MÁXIMA DECLIVIDADE A reta de máximo declive é a reta de um plano que forma o maior ângulo possível com π 1. Para isso ela tem que ser perpendicular

Leia mais

SISTEMAS DE PROJEÇÃO. 1. Conceito de projeção cônica (ou central)

SISTEMAS DE PROJEÇÃO. 1. Conceito de projeção cônica (ou central) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso

Leia mais

Conceitos básicos de Geometria:

Conceitos básicos de Geometria: Conceitos básicos de Geometria: Os conceitos de ponto, reta e plano não são definidos. Compreendemos estes conceitos a partir de um entendimento comum utilizado cotidianamente dentro e fora do ambiente

Leia mais

Aula I Elementos Primitivos e Axiomas de Incidência e Ordem 1

Aula I Elementos Primitivos e Axiomas de Incidência e Ordem 1 Aula I Elementos Primitivos e Axiomas de Incidência e Ordem 1 Os elementos básicos do estudo da Geometria são as idéias de ponto, reta e plano. Apesar dessas palavras serem conceitos importantes e intuitivos,

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS MAT GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO I

LISTA DE EXERCÍCIOS MAT GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO I LISTA DE EXERCÍCIOS MAT 230 - GEOMETRIA E DESENHO GEOMÉTRICO I 1. Numa geometria de incidência, o plano tem 5 pontos. Quantas retas tem este plano? A resposta é única? 2. Exibir um plano de incidência

Leia mais

CAPÍTULO IV APLICAÇÕES

CAPÍTULO IV APLICAÇÕES CAPÍTULO IV APLICAÇÕES PROJEÇÃO ORTOGONAL SOBRE UM PLANO PROJEÇÃO DE UM PONTO: Definição: Chama-se projeção ortogonal de um ponto sobre um plano ao pé da perpendicular ao plano conduzida pelo ponto. O

Leia mais

Ângulos entre retas Retas e Planos Perpendiculares. Walcy Santos

Ângulos entre retas Retas e Planos Perpendiculares. Walcy Santos Ângulos entre retas Retas e Planos Perpendiculares Walcy Santos Ângulo entre duas retas A idéia do ângulo entre duas retas será adaptado do conceito que temos na Geometria Plana. Se duas retas são concorrentes

Leia mais

Construção dos Poliedros: Cubo e Tetraedro e suas Aplicações

Construção dos Poliedros: Cubo e Tetraedro e suas Aplicações Construção dos Poliedros: Cubo e Tetraedro e suas Aplicações Rita de Cássia Pavani Lamas, Departamento de Matemática, IBILCE-UNESP rita@ibilce.unesp.br Uma aplicação da congruência de triângulos e polígonos

Leia mais

Geometria Analítica. Estudo do Plano. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Geometria Analítica. Estudo do Plano. Prof Marcelo Maraschin de Souza Geometria Analítica Estudo do Plano Prof Marcelo Maraschin de Souza Plano Equação Geral do Plano Seja A(x 1, y 1, z 1 ) um ponto pertencente a um plano π e n = a, b, c, n 0, um vetor normal (ortogonal)

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 178 Capítulo 10 Equação da reta e do plano no espaço 1. Equações paramétricas da reta no espaço Sejam A e B dois pontos distintos no espaço e seja r a reta que os contém. Então, P r existe t R tal que

Leia mais

2 a Lista de Exercícios de MAT2457 Escola Politécnica 1 o semestre de 2014

2 a Lista de Exercícios de MAT2457 Escola Politécnica 1 o semestre de 2014 a Lista de Eercícios de MAT4 Escola Politécnica o semestre de 4. Determine u tal que u = e u é ortogonal a v = (,, ) e a w = (, 4, 6). Dos u s encontrados, qual é o que forma um ângulo agudo com o vetor

Leia mais

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS

CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS FUNDAMENTAIS 2 1 NOÇÕES DE GEOMETRIA PLANA 1.1 GEOMETRIA A necessidade de medir terras

Leia mais

1. Encontre as equações simétricas e paramétricas da reta que:

1. Encontre as equações simétricas e paramétricas da reta que: Universidade Federal de Uberlândia Faculdade de Matemática Disciplina : Geometria Analítica (GMA00) Assunto: retas; planos; interseções de retas e planos; posições relativas entre retas e planos; distância

Leia mais

❷ Uma recta e um ponto exterior à recta definem um e um só plano.

❷ Uma recta e um ponto exterior à recta definem um e um só plano. Uma resolução da Ficha de Trabalho (10.º Ano) POSIÇÕES RELATIVAS, PERSPECTIVAS, CORTES. 1. FORMAS DE DEFINIR UM PLANO: ❶ Três pontos não colineares definem um e um só plano. ❷ Uma recta e um ponto exterior

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS - DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa - Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso

Leia mais

Em todas as questões, está fixado um sistema ortogonal (O, i, j, k) com base ( i, j, k) positiva.

Em todas as questões, está fixado um sistema ortogonal (O, i, j, k) com base ( i, j, k) positiva. 1 Em todas as questões, está fixado um sistema ortogonal (O, i, j, k) com base ( i, j, k) positiva a1q1: Sejam r uma reta, A e B dois pontos distintos não pertencentes a r Seja L o lugar geométrico dos

Leia mais

2. Cada 3 pontos determinam um plano. Logo, há um total de. = 4 planos (que correspondem às faces do tetraedro cujos vértices são estes 4 pontos).

2. Cada 3 pontos determinam um plano. Logo, há um total de. = 4 planos (que correspondem às faces do tetraedro cujos vértices são estes 4 pontos). Soluções do apítulo 7 (Volume ) 1. Supondo que, neste trecho, tanto a ponte quanto a via férrea estejam em planos horizontais (sem rampa), temos as seguintes relações: α e β são paralelos; r está contida

Leia mais

INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL

INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ Matemática 2º Ano 1º Bimestre/2014 Plano de Trabalho INTRODUÇÃO À GEOMETRIA ESPACIAL Tarefa 1 Cursista: Wendel do Nascimento Pinheiro

Leia mais

Desenho Computacional. Parte I

Desenho Computacional. Parte I FACULDADE FUCAPI Desenho Computacional Parte I, M.Sc. Doutorando em Informática (UFAM) Mestre em Engenharia Elétrica (UFAM) Engenheiro de Telecomunicações (FUCAPI) Referências SILVA, Arlindo; RIBEIRO,

Leia mais

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria

Geometria Descritiva 28/08/2012. Elementos Primitivos da Geometria Geometria Descritiva Prof. Luiz Antonio do Nascimento ladnascimento@gmail.com www.lnascimento.com.br A Geometria, como qualquer outra ciência, fundamenta-se em observações e experiências para estabelecer

Leia mais

GEOMETRIA ANALI TICA PONTO MEDIANA E BARICENTRO PLANO CARTESIANO DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS CONDIÇÃO DE ALINHAMENTO DE TRÊS PONTOS

GEOMETRIA ANALI TICA PONTO MEDIANA E BARICENTRO PLANO CARTESIANO DISTÂNCIA ENTRE DOIS PONTOS CONDIÇÃO DE ALINHAMENTO DE TRÊS PONTOS GEOMETRIA ANALI TICA PONTO PLANO CARTESIANO Vamos representar os pontos A (-2, 3) e B (4, -3) num plano cartesiano. MEDIANA E BARICENTRO A mediana é o segmento que une o ponto médio de um dos lados do

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia 2ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica

Bacharelado em Ciência e Tecnologia 2ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS Bacharelado em Ciência e Tecnologia ª Lista de Exercícios - Geometria Analítica 008. ) São dados os pontos

Leia mais

Aula Distância entre duas retas paralelas no espaço. Definição 1. Exemplo 1

Aula Distância entre duas retas paralelas no espaço. Definição 1. Exemplo 1 Aula 1 Sejam r 1 = P 1 + t v 1 t R} e r 2 = P 2 + t v 2 t R} duas retas no espaço. Se r 1 r 2, sabemos que r 1 e r 2 são concorrentes (isto é r 1 r 2 ) ou não se intersectam. Quando a segunda possibilidade

Leia mais

ESTUDO DA RETA 26/08/2017 CONCORRENTES COPLANARES

ESTUDO DA RETA 26/08/2017 CONCORRENTES COPLANARES TRI 1 Aula 6 Profª Mariana Gusmão Dept. Expressão Gráfica ESTUDO DA RETA COPLANARES CONCORRENTES Posição relativa entre retas: 1. Não possuem pontos em comum (paralelas, reversas e ortogonais); 2. Possuem

Leia mais

Geometria. Uma breve introdução

Geometria. Uma breve introdução Geometria Uma breve introdução Etimologia Geometria, em grego antigo γεωμετρία, geo- "terra", -metria "medida Origem (lazer ou necessidade?) Geometria Euclidiana Euclides de Alexandria, matemático grego

Leia mais

Aula 21 - Baiano GEOMETRIA PLANA

Aula 21 - Baiano GEOMETRIA PLANA Aula 21 - Baiano GEOMETRIA PLANA Definição: Polígono de quatro lados formado por quatro vértices não colineares dois a dois. A D S i = 180º (n 2)= 180º (4 2)= 360º S e = 360º B C d = n. (n - 3) 2 = 4.

Leia mais

6. Calcular as equações paramétricas de uma reta s que passa pelo ponto A(1, 1, 1) e é ortogonal x 2

6. Calcular as equações paramétricas de uma reta s que passa pelo ponto A(1, 1, 1) e é ortogonal x 2 Lista 2: Retas, Planos e Distâncias - Engenharia Mecânica Professora: Elisandra Bär de Figueiredo x = 2 + 2t 1. Determine os valores de m para que as retas r : y = mt z = 4 + 5t sejam: (a) ortogonais (b)

Leia mais

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial

J. Delgado - K. Frensel - L. Crissaff Geometria Analítica e Cálculo Vetorial 76 Capítulo 4 Distâncias no plano e regiões no plano 1. Distância de um ponto a uma reta Dados um ponto P e uma reta r no plano, já sabemos calcular a distância de P a cada ponto P r. Definição 1 Definimos

Leia mais

A respeito da soma dos ângulos internos e da soma dos ângulos externos de um quadrilátero, temos os seguintes resultados:

A respeito da soma dos ângulos internos e da soma dos ângulos externos de um quadrilátero, temos os seguintes resultados: Quadriláteros Nesta aula vamos estudar os quadriláteros e os seus elementos: lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais, etc. Além disso, vamos definir e observar algumas propriedades importantes

Leia mais

Material Teórico - Módulo de Geometria Espacial 1 - Fundamentos. Pontos, Retas e Planos - Parte 2. Terceiro Ano - Médio

Material Teórico - Módulo de Geometria Espacial 1 - Fundamentos. Pontos, Retas e Planos - Parte 2. Terceiro Ano - Médio Material Teórico - Módulo de Geometria Espacial 1 - Fundamentos Pontos, Retas e Planos - Parte 2 Terceiro no - Médio utor: Prof. ngelo Papa Neto Revisor: Prof. ntonio Caminha 1 Ângulo entre retas no espaço.

Leia mais

Álgebra Linear I - Lista 5. Equações de retas e planos. Posições relativas. Respostas

Álgebra Linear I - Lista 5. Equações de retas e planos. Posições relativas. Respostas Álgebra Linear I - Lista 5 Equações de retas e planos. Posições relativas Respostas 1) Obtenha equações paramétricas e cartesianas: Das retas que contém aos pontos A = (2, 3, 4) e B = (5, 6, 7), A = (

Leia mais

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Poliedros 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO

Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Poliedros 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Colégio Adventista Portão EIEFM MATEMÁTICA Poliedros 2º Ano APROFUNDAMENTO/REFORÇO Professor: Hermes Jardim Disciplina: Matemática Lista 1 1º Bimestre/2013 Aluno(a): Número: Turma: 1) Coloque V ou F, conforme

Leia mais

Módulo de Geometria Espacial I - Fundamentos. Pontos, Retas e Planos. 3 ano/e.m.

Módulo de Geometria Espacial I - Fundamentos. Pontos, Retas e Planos. 3 ano/e.m. Módulo de Geometria Espacial I - Fundamentos Pontos, Retas e Planos. 3 ano/e.m. Geometria Espacial I - Fundamentos Pontos, Retas e Planos. 1 Exercícios Introdutórios 2 Exercícios de Fixação Exercício 4.

Leia mais

Datas das Avaliações. Média Final: (P1 + P2) /2

Datas das Avaliações. Média Final: (P1 + P2) /2 Professora: Lhaylla Crissaff E-mail para contato: Período Início: 20/03/2017 Término: 20/07/2017 Turma M2 terças e quintas de 9:00 às 11:00 Sala: IMG-205 Datas das Avaliações P1: 09/05/2017 P2: 29/06/2017

Leia mais

Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu 2011

Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu 2011 Introdução à Geometria Descritiva Aula 01 Prof. Rafael Saraiva Campos CEFET/RJ UnED Nova Iguaçu 2011 Resumo O que é Geometria Descritiva? Projeção Ortogonal de um Ponto Método da Dupla Projeção de Monge

Leia mais

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP

Av. João Pessoa, 100 Magalhães Laguna / Santa Catarina CEP Disciplina: Matemática Curso: Ensino Médio Professor(a): Flávio Calônico Júnior Turma: 3ª Série E M E N T A II Trimestre 2013 Conteúdos Programáticos Data 21/maio 28/maio Conteúdo FUNÇÃO MODULAR Interpretação

Leia mais

Provas de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica. Período

Provas de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica. Período Provas de Cálculo Vetorial e Geometria Analítica Período 2015.1 Sérgio de Albuquerque Souza 15 de dezembro de 2015 UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CCEN - Departamento de Matemática http://www.mat.ufpb.br/sergio

Leia mais

Geometria Analítica. Estudo da Reta. Prof Marcelo Maraschin de Souza

Geometria Analítica. Estudo da Reta. Prof Marcelo Maraschin de Souza Geometria Analítica Estudo da Reta Prof Marcelo Maraschin de Souza Reta Considere um ponto A(x 1, y 1, z 1 ) e um vetor não-nulo v = a, b, c. Só existe uma reta r que passa por A e tem a direção de v.

Leia mais

Matemática - 3ª série Roteiro 04 Caderno do Aluno. Estudo da Reta

Matemática - 3ª série Roteiro 04 Caderno do Aluno. Estudo da Reta Matemática - 3ª série Roteiro 04 Caderno do Aluno Estudo da Reta I - Inclinação de uma reta () direção É a medida do ângulo que a reta forma com o semieixo das abscissas (positivo) no sentido anti-horário.

Leia mais

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS

O MÉTODO DAS DUPLAS PROJEÇÕES ORTOGONAIS MINISTÉRI DA EDUCAÇÃ UNIVERSIDADE FEDERAL D PARANÁ SETR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENT DE EXPRESSÃ GRÁFICA Professora Elen Andrea Janzen Lor 1. Planos fundamentais de referência (PFR) MÉTD DAS DUPLAS PRJEÇÕES

Leia mais

Geometria Plana - Aula 01

Geometria Plana - Aula 01 Geometria Plana - Aula 01 Elaine Pimentel Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Matemática Geometria Plana Especialização 2008 - p. 1 Esquema da aula O que é um sistema axiomático. Conceitos

Leia mais

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Matemática 7 MA07A TURMA T51 Prof. Luiz Antonio Kretzschmar

DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Matemática 7 MA07A TURMA T51 Prof. Luiz Antonio Kretzschmar DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA Matemática 7 MA07A TURMA T51 Prof. Luiz Antonio Kretzschmar PARTE 2 PONTO, RETA, PLANO Def. : Uma reta é paralela a um plano se, e somente se, eles não têm ponto comum Uma reta

Leia mais

SISTEMAS DE PROJEÇÃO

SISTEMAS DE PROJEÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professora Deise Maria Bertholdi Costa Disciplina CD028 Expressão Gráfica II Curso de Engenharia

Leia mais

Notas sobre Geometria Espacial e Descritiva

Notas sobre Geometria Espacial e Descritiva 1 Notas sobre Geometria Espacial e Descritiva 0.1 Preliminares sobre Geometria Espacial e Descritiva Considerando a geometria do plano e o desenho geométrico plano totalmente conhecidos e explorados, passaremos

Leia mais

GEOMETRIA. Esse quadradinho no ângulo O significa que é um ângulo reto e sua medida equivale a 90 graus.

GEOMETRIA. Esse quadradinho no ângulo O significa que é um ângulo reto e sua medida equivale a 90 graus. GEOMETRIA Ângulos É a abertura existente entre duas semi-retas que tem a mesma origem. Ângulo reto é formado por duas semi-retas perpendiculares, ou seja, uma horizontal e uma vertical sendo o ponto de

Leia mais

Turma M1-27/09/2011 Dirce Uesu

Turma M1-27/09/2011 Dirce Uesu Turma M1-27/09/2011 Dirce Uesu Prova: Por quê? Prova: Por quê? Prova: Por quê? OBS: Considere em um plano uma circunferência e um ponto P, o qual poderá ser : - ou exterior - ou interior - ou pertencer

Leia mais

PARTE I - INTRODUÇÃO

PARTE I - INTRODUÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Professores: Luzia Vidal de Souza e Paulo Henrique Siqueira Disciplina: Geometria Descritiva

Leia mais

Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real

Agrupamento de Escolas Diogo Cão, Vila Real grupamento de Escolas iogo Cão, Vila Real MTEMÁTIC - 9º FICH E TRLHO 4 2º PERÍOO FEVEREIRO - 2016 Nome: Nº Turma: ata: 1 Quais das seguintes equações são do 2º grau completas? 1.1 x 2 + 12 = 0 1.2 x 2

Leia mais

Geometria Analítica I - MAT Lista 2 Profa. Lhaylla Crissaff

Geometria Analítica I - MAT Lista 2 Profa. Lhaylla Crissaff 1. Encontre as equações paramétricas das retas que passam por P e Q nos casos a seguir: (a) P = (1, 3) e Q = (2, 1). (b) P = (5, 4) e Q = (0, 3). 2. Dados o ponto P = (2, 1) e a reta r : y = 3x 5, encontre

Leia mais

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de f 1 = 2 e 1 e 2 e 3,

MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de f 1 = 2 e 1 e 2 e 3, MAT2457 ÁLGEBRA LINEAR PARA ENGENHARIA I 2 a Lista de Exercícios - 1 o semestre de 2015 1 Sendo E = { e 1 e 2 e 3 } F = { f 1 f 2 f 3 } bases com: f 1 = 2 e 1 e 3 f 2 = e 2 + 2 e 3 f 3 = 7 e 3 e w = e

Leia mais

Matemática. Nesta aula iremos aprender as. 1 Ponto, reta e plano. 2 Posições relativas de duas retas

Matemática. Nesta aula iremos aprender as. 1 Ponto, reta e plano. 2 Posições relativas de duas retas Matemática Aula 5 Geometria Plana Alexandre Alborghetti Londero Nesta aula iremos aprender as noções básicas de Geometria Plana. 1 Ponto, reta e plano Estes elementos primitivos da geometria euclidiana

Leia mais

REVISÃO Lista 11 Geometria Espacial. para área lateral, total, V para volume, d para diagonal, h para altura, r para raio, g para geratriz )

REVISÃO Lista 11 Geometria Espacial. para área lateral, total, V para volume, d para diagonal, h para altura, r para raio, g para geratriz ) NOME: ANO: º Nº: PROFESSOR(A): Ana Luiza Ozores DATA: Algumas definições (Nas fórmulas a seguir, vamos utilizar aqui REVISÃO Lista Geometria Espacial A B para área da base, para área lateral, total, V

Leia mais

Lista 3: Geometria Analítica

Lista 3: Geometria Analítica Lista 3: Geometria Analítica A. Ramos 25 de abril de 2017 Lista em constante atualização. 1. Equação da reta e do plano; 2. Ângulo entre retas e entre planos. Resumo Equação da reta Equação vetorial. Uma

Leia mais

Revisão de Círculos. Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff

Revisão de Círculos. Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff Revisão de Círculos Geometria Básica Profa Lhaylla Crissaff 2017.2 1 Definição Circunferência é uma figura geométrica formada por todos os pontos que estão a uma mesma distância de um ponto fixado no plano.

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ SETOR DE CIÊNCIAS EXATAS DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA Disciplina CD027 Expressão Gráfica I Conteúdo II: Projeção Cotada Curso Engenharia Civil

Leia mais

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2,

. f3 = 4 e 1 3 e 2. f2 = e 1 e 3, g 1 = e 1 + e 2 + e 3, 2 g 2 = e 1 + e 2, INSTITUTO DE MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO MAT-457 Álgebra Linear para Engenharia I Segunda Lista de Exercícios - Professor: Equipe da Disciplina EXERCÍCIOS 1. Dê a matriz de mudança

Leia mais

10. Determine as equações cartesianas das famílias de retas que fazem um ângulo de π/4 radianos com a reta y = 2x + 1.

10. Determine as equações cartesianas das famílias de retas que fazem um ângulo de π/4 radianos com a reta y = 2x + 1. Geometria Analítica. 1. Determine as posições relativas e as interseções entre os conjuntos em R abaixo. Em cada item também faça um esboço dos dois conjuntos dados no mesmo sistema de eixos. (a) C : (x

Leia mais

RETAS. A marca de uma ponta de lápis bem fina no papel dá a idéia do que é um ponto. Toda figura geométrica é considerada um conjunto de pontos.

RETAS. A marca de uma ponta de lápis bem fina no papel dá a idéia do que é um ponto. Toda figura geométrica é considerada um conjunto de pontos. 1 RETAS PONTO: A Geometria é a Ciência da extensão. O espaço é extenso sem interrupção e sem limite. Um lugar concebido sem extensão no espaço chama-se Ponto. O ponto não tem dimensão. A marca de uma ponta

Leia mais

INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA

INTRODUÇÃO - GEOMETRIA DESCRITIVA GEOMETRIA DESCRITIVA - DUPLA PROJEÇÃO ORTOGONAL 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE EXPRESSÃO GRÁFICA DISCIPLINA: Geometria Descritiva I CURSO: Engenharia Química AUTORES: Luzia Vidal de Souza

Leia mais

Planos no Espaço. Laura Goulart. 28 de Agosto de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Planos no Espaço 28 de Agosto de / 31

Planos no Espaço. Laura Goulart. 28 de Agosto de 2018 UESB. Laura Goulart (UESB) Planos no Espaço 28 de Agosto de / 31 Planos no Espaço Laura Goulart UESB 28 de Agosto de 2018 Laura Goulart (UESB) Planos no Espaço 28 de Agosto de 2018 1 / 31 Equação Vetorial do Plano Um dos axiomas de Geometria Espacial nos diz que três

Leia mais

Geometria de Posição. Conceitos primitivos. Prof. Jarbas

Geometria de Posição. Conceitos primitivos. Prof. Jarbas Geometria de Posição Conceitos primitivos Prof. Jarbas Conceitos primitivos A partir do mundo real, matemáticos da antiguidade, como Euclides (séc. III a.c.) estabeleceram entes com os quais construíram

Leia mais

Figura 1: Questão 8. (a) Pode-se dizer que ABC DEF? (b) Pode-se dizer que ABC EDF? (c) Determine o valor de m(ef ).

Figura 1: Questão 8. (a) Pode-se dizer que ABC DEF? (b) Pode-se dizer que ABC EDF? (c) Determine o valor de m(ef ). 1. Diga se cada uma das afirmações abaixo é falsa ou verdadeira: (a) Por um ponto passam infinitas retas. (b) Por três pontos dados passa uma reta. (c) Quatro pontos dados, todos distintos, determinam

Leia mais

Exercícios de Geometria Analítica - CM045

Exercícios de Geometria Analítica - CM045 Exercícios de Geometria Analítica - CM045 Prof. José Carlos Corrêa Eidam DMAT/UFPR Disponível no sítio people.ufpr.br/ eidam/index.htm 1o. semestre de 2011 Parte 1 Soma e produto escalar 1. Seja OABC um

Leia mais

EQUAÇÕES DE RETAS E PLANOS

EQUAÇÕES DE RETAS E PLANOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG INSTITUTO DE MATEMÁTICA, ESTATÍSTICA E FÍSICA - IMEF FABÍOLA AIUB SPEROTTO DAIANE SILVA DE FREITAS EQUAÇÕES DE RETAS E PLANOS NO ESPAÇO 1 Edição Rio Grande 2018

Leia mais