O Sr. SILAS BRASILEIRO (PMDB-MG) Senhor Presidente, Deputado Áureo Lídio, Senhoras e Senhores Deputados, Autoridades

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Sr. SILAS BRASILEIRO (PMDB-MG) Senhor Presidente, Deputado Áureo Lídio, Senhoras e Senhores Deputados, Autoridades"

Transcrição

1 1 O Sr. SILAS BRASILEIRO (PMDB-MG) pronuncia o seguinte discurso: Senhor Presidente, Deputado Áureo Lídio, Senhoras e Senhores Deputados, Autoridades convidadas, Caros Membros das Igrejas e Missões Evangélicas ligadas ao Movimento de Tradição Metodista, Representante da Igreja Bispo Stanley Moraes: Colégio Episcopal; Rev. Misael Lemos: Distrito de Brasília, Rev. George Howell: Igreja Metodista dos EUA;

2 2 Dr. Aldo Fagundes: Igreja Metodista da Asa Sul; Senhoras e Senhores presentes, eu os cumprimento em nome do Assessor Técnico da Liderança Abraham Lincoln Ferreira Cardoso. Agradeço ao líder Deputado Eduardo Cunha pela indicação para representar o meu Partido, o PMDB neste ato solene das Igrejas e Missões Evangélicas Ligadas ao Movimento de Tradição Metodista pelo dia do Coração Aquecido.

3 3 É bonita a história do Metodismo desenvolvida em todo o Mundo, pois ele está presente em 130 países somando 12 milhões de membros e no Brasil a distribuição dos Membros, Igrejas, Congregações e Pontos Missionários é de aproximadamente Membros; 630 Igrejas; 393 Congregações e 508 Pontos Missionários, números que mostram o seu dinamismo e a diferença em face dos trabalhos sociais que constroem um Brasil mais justo e mais igualitário em prol dos menos favorecidos.

4 4 Seu fundador, John Wesley, construiu uma base firmada em valores sólidos e voltada a suprir às necessidades materiais, emocionais e espirituais a luz da Palavra de Deus através da ação social. Com uma Fé inabalável e determinação chegou a fazer três sermões por dia durante 50 anos, transmitindo orientações ainda hoje praticadas no mundo inteiro. Dos inúmeros ensinamentos que deixou, quero ressaltar, porém, um, que provavelmente resume o sentido mais profundo de suas ideias e que devem ser conhecido por todos.

5 5 Disse ele: Faça todo o bem que você puder, com todos os recursos que você puder, por todos os meios que você puder, em todos os lugares que puder, em todo o tempo que puder, para todas as pessoas que você puder, sempre e quando puder.

6 6 Em nossos dias, milhões de irmãos metodistas espalhados pelo Mundo, e mais de 300 mil no Brasil, procuram fazer todo o bem que podem, onde podem, sempre que podem. Seguindo as fiéis orientações de seu mentor, firmes na missão religiosa e permanentemente preocupados com a melhoria das condições de vida dos mais necessitados.

7 7 Aberta a todas as pessoas, a denominação metodista tem como objetivo o ensino da Palavra de Deus, a Evangelização e a orientação para o bom Exercício da Fé Cristã. É extraordinário o trabalho desenvolvido pelos 16 ministérios criados, nos quais as pessoas voluntariamente se alistam. Em quase todos os dias da semana há atividades de cunho espiritual. Durante a semana proporciona trabalho com crianças e adolescentes carentes, que jogam futebol, lancham e recebem ensinamentos bíblicos.

8 8 Há aulas de reforço escolar, no ensino básico, e classes para alfabetização de adultos. As pessoas de terceira idade reúnem-se semanalmente para confraternização, ginástica e palestras. Além disso, as instalações da Igreja são cedidas para reuniões de grupos comunitários, como os Alcoólicos Anônimos, Neuróticos Anônimos e outros, realizando semanalmente um bazar para a venda de roupas usadas e oferecimento de serviço de orientação jurídica gratuita.

9 9 Onde os metodistas atuam, Senhor Presidente, Senhores Parlamentares, Convidados, há pelo menos algum tipo de obra social em andamento seja uma instituição para crianças, um hospital, um lar para a terceira idade ou qualquer outro meio de apoiar os que necessitam, ajudando-os a crescer como pessoas. Também para incentivar o desenvolvimento humano, a Igreja trabalha muito na Área Educacional, empenhados em oferecer ensino qualificado em todos os níveis.

10 10 Respeitando o passado, mas ativos e atualizados, os metodistas estabelecem, periodicamente, o Plano Nacional Missionário, destinado a nortear suas ações diante da realidade em constante mudança. A Igreja Metodista divulgou no ano passado o Plano Nacional Missionário, documento que indica as diretrizes para o trabalho da Igreja nos próximos 5 anos. Mostrando a força planejada e visionária em seus trabalhos.

11 11 O que agora está em desenvolvimento, aprovado para o período de 2012 a 2016, propõe, entre outras resoluções, resistir à cultura da violência, à banalização dos valores da vida e da família, à ditadura das drogas, a todas as formas de discriminação, preconceito ou exclusão, condenando a busca pelo lucro sem ética e sem justiça social.

12 12 Fazendo o bem e defendendo princípios importantes como esses, os metodistas têm conquistado o respeito de todos, independentemente de credo, e merecem a homenagem que esta Casa de Leis lhes presta pelo transcurso do dia 24 de maio, Dia do Coração Aquecido. Nessa data, há 275 anos, John Wesley foi tocado por uma profunda experiência de fé e, a partir daí, imprimiu novo rumo à sua vida e à sua pregação. Um rumo e uma pregação que estão na base do significativo trabalho desenvolvido hoje pelas igrejas e pelas Missões Evangélicas ligadas ao movimento.

13 13 Hoje, grandes mutirões de metodistas estão espalhados pelo nosso Brasil, trabalhando para levar alegria e dignidade para um número crescente de brasileiros, demostrando com estes gestos honra e amor pela pátria. É com grande orgulho que hoje nos congratulamos com os trabalhos da Igreja Metodista, em especial pelo Dia do Coração Aquecido. Mas também reconhecemos os trabalhos que vêm sendo realizados todos os dias pela prática da ação social e disseminação da fé cristã.

14 14 As diretrizes da Igreja Metodista são um exemplo, diante de situações que exigem em nossa vida diária rigor e compromisso espiritual. Conduzindo- nos a caminhar para a prática de uma espiritualidade que nos capacite a enfrentar com decisão e destemor a crise espiritual e teológica que vivemos em nossos dias.

15 15 Concluindo quero expressar em meu nome Pessoal de meu Líder e da Bancada do PMDB a mais profunda admiração e respeito para com todos os membros da Igreja parabenizando-os neste dia em especial, rogando ao nosso bom Deus para que continue abençoando a Igreja Metodista. Fraternal Abraço.

16 16 Observação: Neste evento será apresentado um vídeo institucional sobre a história e atividades da Igreja. Estarão representando a Igreja Metodista: Bispo Stanley Moraes: Colégio Episcopal Rev. Misael Lemos: Distrito de Brasília Rev. George Howell: Igreja Metodista dos EUA Dr. Aldo Fagundes: Igreja Metodista da Asa Sul

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS

DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O CURSO DE FORMAÇÃO DE EVANGELISTAS Considerando que: A Igreja Metodista define que o participar da sinalização do Reino de Deus em nosso mundo, pelo Espírito Santo, constitui-se

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO

DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO DEPARTAMENTO DE TAQUIGRAFIA, REVISÃO E REDAÇÃO SESSÃO: 168.3.54.O DATA: 14/06/13 TURNO: Vespertino TIPO DA SESSÃO: Não Deliberativa Solene - CD LOCAL: Plenário Principal - CD INÍCIO: 15h29min TÉRMINO:

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA. Pra. Lucia Vargas 15 março 2015

Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA. Pra. Lucia Vargas 15 março 2015 Lição nº 11 CONSIDERAÇÕES SOBRE O PAPEL FEMININO NA IGREJA Pra. Lucia Vargas 15 março 2015 TEXTO ÁUREO Respondeu Maria: Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra. Então o anjo a

Leia mais

*Compartilhamos abaixo, alguns registros de atividades nos últimos meses.

*Compartilhamos abaixo, alguns registros de atividades nos últimos meses. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados?... (Romanos 10.14,15a) Observando

Leia mais

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Horta. Exmo. Senhor Presidente da Direção da APADIF

Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Horta. Exmo. Senhor Presidente da Direção da APADIF Exma. Senhora Secretária Regional da Solidariedade Social em representação de Sua Excelência o Presidente do Governo Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal da Horta Exmo. Senhor Presidente da Direção

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO]

ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] OS DONS ESPIRITUAIS ADMINISTRAÇÃO [ORGANIZAÇÃO] Êx 18.13-27; At 27.11; 1Co 12.28, Entender os objetivos a curto e a longo prazo de uma determinada parte do trabalho da igreja e elaborar planos eficientes

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

CURSO FORMANDO DIÁCONO

CURSO FORMANDO DIÁCONO CURSO FORMANDO DIÁCONO Apresentação Apresentamos a você o curso Formando Diácono. Com um vasto estudo sobre as estruturas fundamentais do cristianismo, o curso Formando Diácono faz uma explanação sobre

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Luiz Vergílio da Rosa Bispo da 2ª Região Eclesiástica

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Luiz Vergílio da Rosa Bispo da 2ª Região Eclesiástica Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Luiz Vergílio da Rosa Bispo da 2ª Região Eclesiástica julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Luís: Presidente, irmãos e irmãs,

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES

PLANEJAMENTO Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES O homem e sua relação com o Transcendente LIDERANÇA CHAMADOS PARA FORMAR UMA NAÇÃO Favorecer

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE DA CNBB CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS ESCOLA DE CAPACITAÇÃO DE ASSESSORES DE GRUPOS JUVENIS Na formação para o discipulado

Leia mais

IGREJA METODISTA QUINTA REGIÃO ECLESIÁSTICA AGENDA REGIONAL 2015

IGREJA METODISTA QUINTA REGIÃO ECLESIÁSTICA AGENDA REGIONAL 2015 (quando?) (Ministério/Grupo Societário/Secretaria Regional) (P.N.M.) 2015 F. S. M. Mulheres 2015 F. S. M. Mulheres 2015 F. S. M. Mulheres 2015 F. S. M. Mulheres Ênfase 03 (Discipulado) 2015 F. S. M. Mulheres

Leia mais

CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA ARACAJU DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU

CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA ARACAJU DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU CLUBE DE DESBRAVADORES IGREJA ADVENTISTA DO SÉTIMO DIA ARACAJU DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU ARACAJU 2012 CLUBE DE DESBRAVADORES DIA MUNICIPAL DOS DESBRAVADORES DE ARACAJU Projeto apresentado

Leia mais

A COMUNIDADE COMO CASA

A COMUNIDADE COMO CASA A COMUNIDADE COMO CASA DOM LEOMAR ANTONIO BRUSTOLIN BISPO AUXILIAR DE PORTO ALEGRE UMA CASA DE PORTAS ABERTAS A paróquia é a comunidade à qual pertencem todos os fiéis, sem exclusão ou elitismo. Ela é

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Carlos Alberto Alves Tavares Bispo da REMA

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Carlos Alberto Alves Tavares Bispo da REMA Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Carlos Alberto Alves Tavares Bispo da REMA julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Carlos Alberto: Irmãos e irmãs, a graça e

Leia mais

Monsenhor Stael de Souza: "Desde muito criança, eu já afirmava que queria ser padre" Ter, 02 de Outubro de :11

Monsenhor Stael de Souza: Desde muito criança, eu já afirmava que queria ser padre Ter, 02 de Outubro de :11 Uma entrevista exclusiva para o Jornal da Região, com o monsenhor Antônio Stael de Souza, pároco da Paróquia São Jose de Leonissa, Itaocara. Stael que já atuou em várias paróquias da região, é natural

Leia mais

Madre Teresa de Calcutá

Madre Teresa de Calcutá Madre Teresa de Calcutá Madre Teresa nasceu a 27 de Agosto de 1910 na Albanêa com o nome de Agnes Gonxha Bojaxhiu. Morreu a 5 de Setembro de 1997, em Calcutá, cidade Indiana, à qual dedicou a maior parte

Leia mais

Projeto Missionario Novosibirsk - Sibéria

Projeto Missionario Novosibirsk - Sibéria Projeto Missionario Novosibirsk - Sibéria Visão do projeto. Anunciar as boas novas aos povos dos confins geográficos da terra. Servi a igreja local e Discipular: as famílias, e os crentes a alcançar a

Leia mais

IGREJA METODISTA QUINTA REGIÃO ECLESIÁSTICA AGENDA REGIONAL 2015

IGREJA METODISTA QUINTA REGIÃO ECLESIÁSTICA AGENDA REGIONAL 2015 (quando?) (Ministério/Grupo Societário/Secretaria Regional) (P.N.M.) 2015 F. S. M. Mulheres 2015 F. S. M. Mulheres 2015 F. S. M. Mulheres 2015 F. S. M. Mulheres Ênfase 03 (Discipulado) 2015 F. S. M. Mulheres

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO Anciãos Diáconos e diaconisas

ADMINISTRAÇÃO Anciãos Diáconos e diaconisas ADMINISTRAÇÃO Anciãos juntamente com o pastor, é a principal autoridade na igreja. Porém, esse ofício é realizado no espírito da liderança de serviço, com a responsabilidade de conduzir os membros e os

Leia mais

CONSULTA LIVRE DE PERFIL DESEJÁVEL PARA A FUNÇÃO EPISCOPAL

CONSULTA LIVRE DE PERFIL DESEJÁVEL PARA A FUNÇÃO EPISCOPAL CONSULTA LIVRE DE PERFIL DESEJÁVEL PARA A FUNÇÃO EPISCOPAL Diocese Anglicana do Paraná Igreja Episcopal Anglicana do Brasil Comissão especial para eleição de bispa ou bispo coadjutor Número de participantes:

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2016 CASA NOVA CHANCE Casa de acolhida para jovens e adultos com disponibilidade de 10 vagas. Objetivos: Oportunidades de convívio familiar e social, considerando princípios bíblicos

Leia mais

Venha nos visitar! IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL EM PAU DOS FERROS-RN. ANUNCIANDO JESUS DESDE 1855 NO BRASIL. Pastor: Jones e Missionária: Rosimere

Venha nos visitar! IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL EM PAU DOS FERROS-RN. ANUNCIANDO JESUS DESDE 1855 NO BRASIL. Pastor: Jones e Missionária: Rosimere IGREJA EVANGÉLICA CONGREGACIONAL EM PAU DOS FERROS-RN. ANUNCIANDO JESUS DESDE 1855 NO BRASIL. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Leia mais

Audiência às Equipes Nossa Senhora

Audiência às Equipes Nossa Senhora SECRETARIADO DO ESTADO Audiência às Equipes Nossa Senhora 10 Setembro 2015 DISCURSO DO SANTO-PADRE Discurso do Papa: (Roma, 10 de setembro de 2015) Estou muito feliz por vos acolher, caros responsáveis

Leia mais

PROJETO SOMBRA E ÁGUA FRESCA Serra BELO HORIZONTE MG

PROJETO SOMBRA E ÁGUA FRESCA Serra BELO HORIZONTE MG PROJETO SOMBRA E ÁGUA FRESCA Serra BELO HORIZONTE MG Uma ação social da Igreja Metodista Izabela Hendrix no aglomerado da Serra onde temos uma congregação local Início do SAF Serra Um grupo da igreja do

Leia mais

CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES PARA JANEIRO Oração

CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES PARA JANEIRO Oração CALENDÁRIO GERAL DE ATIVIDADES PARA 2014 AB Acampamento Baptista Departamento Feminino DH Departamento de Homens DJ Departamento da Juventude DM - Departamento de Missões Seminário Teológico Baptista DIR-CBP

Leia mais

Colégio Nossa Senhora da Piedade

Colégio Nossa Senhora da Piedade Colégio Nossa Senhora da Piedade Plano de curso Dados de identificação: Curso: Ensino Fundamental II Série: 7 Ano Professora: Denise dos Santos Silva Rocha Disciplina: Ensino Religioso Ano: 2016. 1-Objetivo

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

40 Dias de Propósitos. Detalhes de Funcionamento da Campanha Escola Bíblica 04/03/2007 Vlademir Hernandes

40 Dias de Propósitos. Detalhes de Funcionamento da Campanha Escola Bíblica 04/03/2007 Vlademir Hernandes 40 Dias de Propósitos Detalhes de Funcionamento da Campanha Escola Bíblica 04/03/2007 Vlademir Hernandes Histórico Igreja Saddleback Igreja Batista Lake Forest CA - EUA Fundada em 1980 por Rick Warren

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos ABRIL 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Plano Regional de Ação Missionária PRAM

Plano Regional de Ação Missionária PRAM Igreja Metodista 2ª Região Eclesiástica 1.Ação evangelizadora permanente Alvo: crescimento da igreja Mt. 28:18-20; At. 8:25; I Cor. 9:16; I Pe. 2:9 1.Agir em unidade e conexidade:distritos, igrejas, ministérios,

Leia mais

RELATÓRIO UNIÃO PRESBITERIANA DE HOMENS - UPH 2ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA

RELATÓRIO UNIÃO PRESBITERIANA DE HOMENS - UPH 2ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA ! RELATÓRIO DA 2ª IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA NOVEMBRO/ Sumário INTRODUÇÃO... 3 OBJETIVOS GERAIS... 3 DESENVOLVIMENTO... 3 CONCLUSÃO... 5! 2 INTRODUÇÃO Este documento tem o objetivo de atender ao

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra da Bispa Marisa de Freitas Bispa da REMNE

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra da Bispa Marisa de Freitas Bispa da REMNE Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra da Bispa Marisa de Freitas Bispa da REMNE julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Adonias: Vamos ouvir a Bispa Marisa. Reafirmar escola

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

DIÁRIO DE ORAÇÃO JANEIRO 2019

DIÁRIO DE ORAÇÃO JANEIRO 2019 01 02 03 04 05 Ainda há no continente africano 700 povos sem presença missionária em seu meio. Ore para que pessoas sejam mobilizadas para servir em meio a eles. Muitos motivos têm levado os povos africanos

Leia mais

PRONUNCIAMENTO DO COLÉGIO EPISCOPAL SOBRE AS ELEIÇÕES NACIONAIS DE 2010

PRONUNCIAMENTO DO COLÉGIO EPISCOPAL SOBRE AS ELEIÇÕES NACIONAIS DE 2010 PRONUNCIAMENTO DO COLÉGIO EPISCOPAL SOBRE AS ELEIÇÕES NACIONAIS DE 2010 Dos bispos e bispa da Igreja Metodista, ministros de Jesus Cristo a serviço da Igreja, aos irmãos e irmãs metodistas de todo o Brasil.

Leia mais

Estudo 04 Guia do Par cipante

Estudo 04 Guia do Par cipante Estudo 04 Guia do Par cipante 01 PREFÁCIO Vivemos numa sociedade caracterizada pela ausência de grandes líderes. Líderes que defendam ideais e inspirem outros a sonhar com um mundo melhor. Líderes que

Leia mais

UMA PROPOSTA DE ENSINO ATUALIZADA PARA ESTE TEMPO

UMA PROPOSTA DE ENSINO ATUALIZADA PARA ESTE TEMPO UMA PROPOSTA DE ENSINO ATUALIZADA PARA ESTE TEMPO Objetivos da organização Alcançar todas as mulheres Envolver as mulheres em Missões Capacitar a mulher para fortalecer a vida espiritual do seu lar Oferecer

Leia mais

A CAMINHO DO NATAL 2º CICLO

A CAMINHO DO NATAL 2º CICLO 2ª FEIRA 11 DE DEZEMBRO Bom dia e boa semana. Este ano, a cada dia 11, lembramos as Missões Salesianas. Hoje vamos saber um pouco mais sobre os primeiros missionários salesianos que chegaram a Portugal.

Leia mais

Todo homem tem um objetivo na vida.

Todo homem tem um objetivo na vida. Você pode abençoar a sua família Josué 24.14-1515 Pr. Fernando Fernandes PIB em Penápolis Culto do Amigo 24/05/2009 Todo homem tem um objetivo na vida. Em certa fase da adolescência, os rapazes sonham

Leia mais

2re. Segunda Região Eclesiástica RS

2re. Segunda Região Eclesiástica RS 2re Segunda Região Eclesiástica RS Nossa Região, Nossa Casa! Palavra do Bispo A Igreja Metodista do Brasil, como uma comunidade evangélica histórica, tem enfrentado o desafio de crescer, neste contexto

Leia mais

PROJETO PASTORAL DO EMPREENDEDOR Igreja Imaculada Conceição (03/08/2017)

PROJETO PASTORAL DO EMPREENDEDOR Igreja Imaculada Conceição (03/08/2017) PROJETO PASTORAL DO EMPREENDEDOR Igreja Imaculada Conceição (03/08/2017) Coordenadora (es): Izabel Cristina Lara Stevanatto E-mail: izabelcristina.lara@gmail.com cristina@adsqualidade.com.br Fone: (11)

Leia mais

10ª EDIÇÃO TOH HAITI 2015 RELATÓRIO FINAL

10ª EDIÇÃO TOH HAITI 2015 RELATÓRIO FINAL 10ª EDIÇÃO TOH HAITI 2015 RELATÓRIO FINAL Não me envergonho do evangelho de Cristo, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, depois do grego. (Rm l.l6) INTRODUÇÃO

Leia mais

FUNÇÕES DA DIRETORIA Funcionalidade e Dinâmica das UEFBN S Nacional, Estadual e Local... 6 Os ideais norteadores, são eles:... 7 EXEMPLO:...

FUNÇÕES DA DIRETORIA Funcionalidade e Dinâmica das UEFBN S Nacional, Estadual e Local... 6 Os ideais norteadores, são eles:... 7 EXEMPLO:... Manual Conteúdo QUEM SOMOS... 3 VISÃO... 3 MISSÃO... 3 Objetivos Específicos... 4 Da organização da UEFBN... 4 Da Administração... 4 DIRETORIA UEFBN RN... 4 ESCOLHA DA DIRETORIA... 4 ESCOLHA DA EQUIPE...

Leia mais

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES NA TOMADA DE POSSE DO XI GOVERNO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES

DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES NA TOMADA DE POSSE DO XI GOVERNO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES DISCURSO DE SUA EXCELÊNCIA A PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES NA TOMADA DE POSSE DO XI GOVERNO DA REGIÃO AUTÓNOMA DOS AÇORES Excelentíssimo Senhor Representante da República; Excelentíssimo

Leia mais

UMA HONRA, POIS FUI EDUCADO NA FÉ CATÓLICA, UMA FÉ QUE SE MANTÉM FORTE ATÉ HOJE EM MINHA FAMÍLIA.

UMA HONRA, POIS FUI EDUCADO NA FÉ CATÓLICA, UMA FÉ QUE SE MANTÉM FORTE ATÉ HOJE EM MINHA FAMÍLIA. DISCURSO DO VICE-GOVERNADOR DO ESPÍRITO SANTO, CÉSAR COLNAGO, NA ENTREGA DA COMENDA JERÔNIMO MONTEIRO AO ARCEBISPO METROPOLITANO DE VITÓRIA, DOM LUIZ MANCILHA VILELA ESTAR AQUI HOJE, PARA CONCEDER ESSA

Leia mais

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções:

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: a) COORDENAR todas as atividades dos membros desta pastoral da Paróquia ou Área

Leia mais

Agenda Regional 2018

Agenda Regional 2018 Igreja Metodista Segunda Região Eclesiástica - RS Por Uma Igreja Saudável Acolhedora, Capacitadora e Missionária JANEIRO... 05 e 06 Encontro de MD s Sede Regional Assessoria Episcopal 07 Culto de Credenciamento

Leia mais

Entrevista* Rui Josgrilberg fala dos bastidores do Plano para Vida e Missão*

Entrevista* Rui Josgrilberg fala dos bastidores do Plano para Vida e Missão* Entrevista* Rui Josgrilberg fala dos bastidores do Plano para Vida e Missão* O rev. Rui de Souza Josgrilberg atuou nos bastidores do Plano para Vida e Missão da Igreja Metodista. Ele acompanhou cada detalhe

Leia mais

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B

PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B PLANO DE ENSINO TEOLOGIA NÍVEL B (ENSINO MÉDIO) 1. PRÉ-REQUISITOS - Primeiro Grau Completo ou Segundo Grau Incompleto. - É necessária indicação da pároco/ministro encarregado e autorização do bispo diocesano.

Leia mais

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes

Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes Os Anciãos na Igreja. As Escrituras designam o serviço dos anciãos. Desde o início da igreja do Novo Testamento, a liderança na comunidade de crentes foi concedida aos apóstolos e anciãos (Atos 15:22),

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

REGULAMENTO DAS PASTORAIS ESCOLARES E UNIVERSITÁRIAS

REGULAMENTO DAS PASTORAIS ESCOLARES E UNIVERSITÁRIAS REGULAMENTO DAS PASTORAIS ESCOLARES E UNIVERSITÁRIAS ESTRUTURA, COMPETÊNCIA E FUNCIONAMENTO INTRODUÇÃO O Colégio Episcopal da Igreja Metodista, doravante CE, no uso de suas atribuições (Cânones 2017, Art.

Leia mais

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015

RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 RELATÓRIO DE ATIVIDADES 2015 CASA NOVA CHANCE Casa de acolhida para jovens e adultos com disponibilidade de 10 vagas. Objetivos: Oportunidades de convívio familiar e social, considerando princípios bíblicos

Leia mais

JANEIRO Entrega das Estatísticas Sede Regional Sec. Estatísticas FEVEREIRO...

JANEIRO Entrega das Estatísticas Sede Regional Sec. Estatísticas FEVEREIRO... Igreja Metodista Segunda Região Eclesiástica - RS Por Uma Igreja Saudável Acolhedora, Capacitadora e Missionária Agenda Regional 2018 JANEIRO... 05 e 06 Encontro de MD s Sede Regional Assessoria Episcopal

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Adonias Pereira do Lago Presidente do Colégio Episcopal

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Adonias Pereira do Lago Presidente do Colégio Episcopal Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Adonias Pereira do Lago Presidente do Colégio Episcopal julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Adonias: Eu vou ser bem objetivo,

Leia mais

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica

Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral. Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica Conferência Doutrinária, Pastoral e Teológica 20º Concílio Geral Palavra do Bispo Roberto Alves de Souza Bispo da 4ª Região Eclesiástica julho de 2016 Teresópolis RJ Bispo Roberto: Bom dia Bispo Adonias

Leia mais

Tem como respossável todos esses homens.

Tem como respossável todos esses homens. Revista Adoração Missões A obra de missões é considerada uma das mais importantes na Assembleia de Deus da Paraíba e do Brasil, uma vez que, esta obra é o cumprimento de um mandado do Nosso Senhor e Salvador

Leia mais

Projeto 10 Dias e 10 Horas de Jejum e Oração 2019

Projeto 10 Dias e 10 Horas de Jejum e Oração 2019 Projeto 10 Dias e 10 Horas de Jejum e Oração 2019 Os 10 dias de Oração é um movimento para que milhões de pessoas mudem sua rotina e, durante dez dias, dediquem mais tempo à oração por motivos específicos

Leia mais

Campanha Uma por Uma

Campanha Uma por Uma Campanha Uma por Uma As mulheres também iam A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos. Rogai, pois ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara. Mt 9.35-38 [...] Lc

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

Treinamento de Instrutores Bíblicos. O Ministério dos Grupos Pequenos

Treinamento de Instrutores Bíblicos. O Ministério dos Grupos Pequenos North American Division Portuguese Ministry Treinamento de Instrutores Bíblicos O Ministério dos Grupos Pequenos O Poder dos Grupos Pequenos 1. Introdução Propósitos Grupo de pessoas que se reúnem para:

Leia mais

ENVIADAS EM MISSÃO 12/02/2006

ENVIADAS EM MISSÃO 12/02/2006 A A ENVIADAS EM MISSÃO 12/02/2006 Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima A Congregação teve a sua origem na resposta ao pedido de Nossa Senhora, transmitido particularmente

Leia mais

PROJETO DE FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS, LIDERENÇAS E JOVENS NA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL - TIRSS

PROJETO DE FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS, LIDERENÇAS E JOVENS NA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL - TIRSS PROJETO DE FORMAÇÃO DE CATEQUISTAS, LIDERENÇAS E JOVENS NA TERRA INDÍGENA RAPOSA SERRA DO SOL - TIRSS MAIO/ 1 1. Identificação 1.1 Título do projeto: Projeto de Formação de Catequistas e lideranças e jovens.

Leia mais

Papa: a saúde é um direito de todos

Papa: a saúde é um direito de todos Papa: a saúde é um direito de todos O Papa Francisco recebeu em audiência, nesta sexta-feira (10/02), na Sala Clementina, no Vaticano, cerca de trezentos participantes do encontro promovido pela Comissão

Leia mais

DATA: / / 2012 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 7.º ANO/EF

DATA: / / 2012 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 7.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA DATA: / / 0 UNIDADE: III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 7.º ANO/EF PROFESSOR(A): VALOR: 0,0 MÉDIA: 6,0 RESULTADO:

Leia mais

IGREJA METODISTA QUINTA REGIÃO ECLESIÁSTICA AGENDA REGIONAL 2016

IGREJA METODISTA QUINTA REGIÃO ECLESIÁSTICA AGENDA REGIONAL 2016 DATA (quando?) ÓRGÃO RESPONSÁVEL (Ministério/Grupo Societário/Secretaria Regional) IGREJA METODISTA QUINTA REGIÃO ECLESIÁSTICA AGENDA REGIONAL 2016 ÊNFASE MISSIONÁRIA 17 M. A. E. 24 28 a 31 F. M. Juvenis

Leia mais

IGREJA METODISTA Segunda Região Eclesiástica Calendário Regional de Atividades

IGREJA METODISTA Segunda Região Eclesiástica Calendário Regional de Atividades IGREJA METODISTA Segunda Região Eclesiástica Calendário Regional de Atividades - 2009 Janeiro 08 a 11 Reunião SD s em Gramado Bispo Presidente Sede Regional Fevereiro 14 e 15 Projeto Neemias (mutirão na

Leia mais

Espiritualidade - A Nova Era

Espiritualidade - A Nova Era Ana Dantas Espiritualidade - A Nova Era 1ª edição São Paulo Ana Paula Dantas Ilges 2016 1 Copyright @Ana Dantas 2016 Todos os direitos dessa edição reservados à Ana Paula Dantas Ilges. Os direitos autorais

Leia mais

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011

Lembrança da Confraternização. Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 Lembrança da Confraternização Centro Espírita Alvorecer Cristão (CEAC) Final de ano (2011) e aniversário de 30 anos 16/12/2011 2 Nosso Convite Na seqüência veja como foi a festa... 3 Preparação Nossa querida

Leia mais

A Lei neste verso é a Torá, a Lei de Deus entregue a Moisés.

A Lei neste verso é a Torá, a Lei de Deus entregue a Moisés. Na expectativa de concluirmos este nosso estudo, a fim de que sejamos instrumentos nas mãos de Deus para a salvação dos perdidos, em especial os de nossa família, devemos agir como o Paulo, que fez de

Leia mais

UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE CAMPANHAS MISSIONÁRIAS: SOBRE O FUNCIONAMENTO DE DISCURSOS CONSTITUINTES

UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE CAMPANHAS MISSIONÁRIAS: SOBRE O FUNCIONAMENTO DE DISCURSOS CONSTITUINTES 49 de 663 UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE CAMPANHAS MISSIONÁRIAS: SOBRE O FUNCIONAMENTO DE DISCURSOS CONSTITUINTES Daiane Rodrigues de Oliveira Bitencourt 9 (UESB) RESUMO A Igreja Batista no Brasil defende que

Leia mais

INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2019

INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2019 INFORMATIVO DE MATRÍCULA 2019 Contato: 3474-3442 ou 3474-2122 FUNDAMENTOS DA PROPOSTA PEDAGÓGICA Em resumo, a Rede Santa Paulina fundamenta sua proposta pedagógica pautada nos seguintes princípios: BOLETIM

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

ESPANHA RELATÓRIO MISSIONÁRIO PR. GABRIEL E KELLY ESPANHA, ABRIL DE 2019 MEDITAÇÃO UM POUCO DO QUE PASSOU POR AQUI

ESPANHA RELATÓRIO MISSIONÁRIO PR. GABRIEL E KELLY ESPANHA, ABRIL DE 2019 MEDITAÇÃO UM POUCO DO QUE PASSOU POR AQUI , ABRIL DE 2019 MEDITAÇÃO Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre

Leia mais

Mito 03. A Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera não se preocupa com a Educação Cristã, pois não tem Escola Bíblica Dominical.

Mito 03. A Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera não se preocupa com a Educação Cristã, pois não tem Escola Bíblica Dominical. Mito 03 A Comunidade Presbiteriana Chácara Primavera não se preocupa com a Educação Cristã, pois não tem Escola Bíblica Dominical. Educação Cristã e a Chácara Umaigreja, enquanto comunidade ensinadora

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL

REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL O Colégio Episcopal, no uso das atribuições que lhe conferem os Cânones da Igreja Metodista (edição 2012), e considerando: o que dispõem os artigos 11 e 12, da Constituição

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA: CONDIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO CRISTÃ DE QUALIDADE. Pr. Eliezer Morais

FORMAÇÃO CONTINUADA: CONDIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO CRISTÃ DE QUALIDADE. Pr. Eliezer Morais FORMAÇÃO CONTINUADA: CONDIÇÃO PARA UMA EDUCAÇÃO CRISTÃ DE QUALIDADE Pr. Eliezer Morais eliezermorais@terra.com.br PROCESSO DE APRENDIZAGEM APRENDER INTERNALIZAR SIGNIFICAR TRANSFORMAR APLICAR CONSTRUIR

Leia mais

COMUNIDADE LUTERANA EM CAMPINAS, SP IECLB PROJETO: EXPOSIÇÃO 500 ANOS DA REFORMA Informações adicionais

COMUNIDADE LUTERANA EM CAMPINAS, SP IECLB PROJETO: EXPOSIÇÃO 500 ANOS DA REFORMA Informações adicionais COMUNIDADE LUTERANA EM CAMPINAS, SP IECLB PROJETO: EXPOSIÇÃO 500 ANOS DA REFORMA Informações adicionais Banner 11: presença luterana na região de Campinas e organograma da IECLB. Sobre a Estrutura da Igreja

Leia mais

manual de estruturação de grupo local

manual de estruturação de grupo local manual de estruturação de grupo local Diretoria 2014-2016 Olá Este manual é para você que deseja estruturar um grupo local dos Médicos de Cristo [mdc] de acordo com os estatutos, a declaração de fé e o

Leia mais

UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TEOLOGIA PRÁTICA

UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TEOLOGIA PRÁTICA UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TEOLOGIA PRÁTICA CONCEITO, SUJEITO E MÉTODO A Teologia Prática é a área do saber teológico que se ocupa em relacionar as construções doutrinárias e dogmáticas da fé

Leia mais

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7)

Curso Liderança Bíblica. Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Curso Liderança Bíblica Tesouro em vasos de barro (2Co 4.7) Recado do Rev. Misael 02/07 O que é liderança? Quais são os requisitos para liderar? O que Deus concede e exige dos líderes da igreja? Como liderar

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Erro! Indicador não definido. A VIDA DE ORAÇÃO DOS MEMBROS DO MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM OBJETIVO Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO

Leia mais

DIOCESE DE GUARAPUAVA

DIOCESE DE GUARAPUAVA DIOCESE DE GUARAPUAVA Diretrizes gerais da Diocese de Guarapuava para Conselhos Pastorais Documento de estudos Assembleia Diocesana 1- Será realizada anualmente seguindo a seguinte ordem: 1.1- Assembleia

Leia mais

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS

LIÇÃO TÍTULO TEXTO PRINCÍPIO VERSÍCULOS-CHAVE ALVOS Todos os direitos reservados por: MINISTÉRIO IGREJA EM CÉLULAS R. Ver. Antônio Carnasciali, 1661 CEP 81670-420 Curitiba-Paraná Fone/fax: (041) 3276-8655 E-mail: trabalhoemconjunto@celulas.com.br edile@celulas.com.br

Leia mais

Cumprimentos: - Todos os presentes, especialmente Bombeiros;» Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes;

Cumprimentos: - Todos os presentes, especialmente Bombeiros;» Sr. Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes; 01 de maio Aniversário dos Bombeiros Permitam-me algum informalismo e que não leve à risca o Protocolo. - Gostaria de pedir um minuto de silêncio em memória de todos os Bombeiros já falecidos em particular

Leia mais

Acesso ao Jesus da História

Acesso ao Jesus da História 2 O Acesso ao Jesus da História Acesso ao Jesus da História A preocupação central da cristologia é o acesso ao Jesus da história. Se as cristologias do NT não são biografias, que acesso temos, então, ao

Leia mais

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA?

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? O documento Conclusivo da V Conferência contém inúmeras e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto

Leia mais

PESQUISA 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE. Pré - Relatório

PESQUISA 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE. Pré - Relatório PESQUISA 5ª ASSEMBLEIA DO POVO DE DEUS ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE Pré - Relatório Algumas observações 2 Este documento trata de um pré-relatório da Pesquisa 5ª Assembleia do Povo de Deus. Os dados

Leia mais

Simplesmente Unidos. nas! Sociedades! Internas UPH SÊ TU UMA BÊNÇÃO

Simplesmente Unidos. nas! Sociedades! Internas UPH SÊ TU UMA BÊNÇÃO Simplesmente Unidos nas! Sociedades! UPH Internas SOCIEDADES AUXILIADORAS FEMININAS DA IPB SÊ TU UMA BÊNÇÃO Simplesmente Unidos A igreja é o corpo de Cristo (Rm 12.4-5; 1Co 12.12-13). Essa metáfora aponta

Leia mais