QUESTÕES MARÍTIMAS PÓS CNUDM UMA BREVE ANÁLISE EM PERSPECTIVA COOPERATIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "QUESTÕES MARÍTIMAS PÓS CNUDM UMA BREVE ANÁLISE EM PERSPECTIVA COOPERATIVA"

Transcrição

1 UMA BREVE ANÁLISE EM PERSPECTIVA COOPERATIVA Professora Drª Daniele Dionisio da Silva Graduação em Defesa e Gestão Estratégica Internacional UFRJ Laboratório de Simulações e Cenários EGN/Marinha do Brasil

2 História Naval e Marítima de do um Oceano Oceano. Atlântico. Grandes Navegações do século XV; Primeira Guerra Mundial; Segunda Guerra Mundial; Guerra Fria; História Naval ou Marítima do Oceano Neste século XXI, não nos faltaria ousadia Atlântico não seria a história contada pelas de construir nossa própria história? grandes potências marítimas de cada época?

3 Uma reflexão das questões marítimas para os Estados membros da CPLP nesse século XXI, considerando a Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar. Principais desafios; Disputas e conflitos; Recursos marítimos; Possibilidade de gestão partilhada do ambiente marítimo por meio de cooperação. O Atlântico de Língua Portuguesa em perspectiva comparada de segurança e defesa dos documentos políticos às elaborações estratégicas (1996 a 2013).

4

5 Ambiente marítimo em tempos de paz consciência situacional marítima gerenciamento das zonas econômicas exclusivas. Mesmo que em países periféricos, os meios e o capital humano empregado sejam os mesmos nos dois tempos (Marinha de Duplo Uso). Uma estrutura burocrática dos Estados para gestão do mar seja ela civil, seja ela militar. Marinhas e Guardas Costeiras principal ator estatal da gestão marítima (agente com influência política) tanto no âmbito interno, como externo.

6 Atributos do Mar Geoffrey Till, no livro Sea power: a guide for the twenty-first century (2007) pontua que a humanidade recorreu ao mar por uma diversidade de razões que estão vinculadas a quatro atributos históricos do mar: Mar como meio de transporte e intercâmbio; Mar como meio de informação e difusão de ideias; Mar como meio de domínio; Mar como recurso.

7 Atributos do Mar QUESTÕES MARÍTIMAS PÓS CNUDM Séculos XIX e XX Meio de deslocamento onde principal questão securitária era manutenção do comércio marítimo, garantir a livre navegação dos produtos e recursos naturais Organização Marítima Internacional (IMO) Autoridade Marítima Internacional Organização atua no preparo, discussão, adoção e aplicação de regras e procedimentos (convenções, códigos, regulamentos), na fiscalização do cumprimento desses e até na aplicação de punições por falhas.

8 Atributos do Mar Década de 1960 Os oceanos passam a ser vistos também como fonte de recursos, principalmente pelo surgimento da pesca industrial e o desenvolvimento de tecnologia para exploração offshore. Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (CNUDM) estabelecida no âmbito da ONU em Em 2010, 160 Estados já haviam ratificado. A Convenção é composta de 17 partes, que se estendem por 320 artigos e nove anexos.

9 CNUDM QUESTÕES MARÍTIMAS PÓS CNUDM Convenção discorre sobre mar territorial, zona contígua, zona econômica exclusiva, plataforma continental, altomar, estreitos e navegação internacional, ilhas, estados arquipélagos, mares fechados ou semifechados, Área, estados sem litoral, proteção e preservação do meio ambiente, investigação científica marinha e solução de controvérsias. Demarcação dos limites dos espaços marítimos (para países centrais e periféricos) seria maior contribuição ao Direito do Mar. A CNUDM tem aspectos negativos traduzidos na hegemonia dos países centrais (problema de quotas de capturas na ZEE e a noção de patrimônio comum da humanidade na Área). Os Novos Limites dos Espaços Marítimos nos Trinta Anos da CNUDM - Adherbal Meira Mattos

10 CNUDM e os Estados membros da CPLP QUESTÕES MARÍTIMAS PÓS CNUDM

11 CNUDM e os Estados membros da CPLP

12 Apesar de dividir os atributos históricos de utilização do mar, para Till, eles estariam intimamente ligados e poderiam sugerir tendências de cooperação e conflito nas relações internacionais.

13 Conflito ou Cooperação

14 Conflito ou Cooperação

15 Conflito ou Cooperação QUESTÕES MARÍTIMAS PÓS CNUDM Variáveis condicionantes: Dimensão político-estratégica: Delimitação prévia das fronteiras terrestres; Delimitação das fronteiras marítimas; Ratificação da CNUDM; Não vizinhança da ZEE e a proximidade de áreas SAR; Distância de uma área de influência de uma potência; Dimensão técnica-estratégica: Histórico de cooperação naval; Língua comum.

16 Conjuntura Pós CNUDM De que tipo de cooperação falamos? Ator estatal que foi acumulando capital humano e know-how para fazer gestão securitária marítima, em Há um gap imenso entre as Marinhas das uma visão multidimensional, seriam Marinhas ou potências e Marinhas dos países em Guardas Costeiras. desenvolvimento. Século E um gap XXI maior - muitas ainda inovações (insuperável tecnológicas médio para o mar e uma profissionalização dos marinheiros que prazo) entre as Marinhas das potências e precisam serem capazes de atuar em rede com Marinhas dos países não desenvolvidos. artefatos militares modernos.

17 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Arquitetura de Segurança e Defesa da CPLP Fonte: BERNARDINO, Luís. A CPLP: Uma década de segurança e defesa. Lisboa: IDN, 2011, p. 13.

18 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Relacionadas à temática marítima há: Conferência de Assuntos do Mar, Conferência de Defesa, Conferência de Pesca, Conferência das Marinhas da CPLP Segurança marítima surge como questão a ser privilegiada na cooperação, principalmente pelas ações recorrentes de pirataria na costa da Somália ou no Canal de Moçambique, mas também na costa ocidental da África (Golfo da Guiné).

19 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa Promover o desenvolvimento e a gestão sustentável dos espaços oceânicos sob suas respectivas jurisdições, inclusive por meio da cooperação internacional; Elaboração de um Atlas dos Oceanos; Criação do Centro de Estudos Marítimos da CPLP; Estratégia da CPLP para os Oceanos; Análise cooperativa das PCs e dos recursos naturais dos fundos marinhos dos Estados membros; Agência de Língua Portuguesa de Monitoramento no Atlântico Sul; Reformular ou criar o sistema de Autoridade Marítima;

20 CPLP QUESTÕES MARÍTIMAS PÓS CNUDM A agenda estratégica marítima da CPLP seria um desdobramento da CNUDM. Estado costeiro deve determinar sua capacidade de capturar recursos vivos; Em sua jurisdição, Estado costeiro deve adotar leis e regulamentos; Estado costeiro pode requerer ampliação da sua margem continental até 350 milhas marítimas; Controle administrativo e técnico sobre navios que arvorem a sua bandeira; Serviço de busca e salvamento para garantir a segurança marítima (safety); Combater pirataria e estabelecer medidas legais para tal fim (combate ao tráfico de escravos e de ilícito de drogas, terrorismo); Medidas para proteger e preservar o meio marinho; Investigação científica marinha; Exercer poderes de polícia em relação a embarcações estrangeiras.

21 Apresentação CONCOTRAM_EGN_2014 AMEAÇAS Quais seriam as reais ameaças âmbito marítimo pós CNUDM dos países atlânticos de língua portuguesa? Há que se conhecer para Terrorismo se gerir! Terrorismo Desastres Narcotráfico Naturais Narcotráfico Para isso a construção de uma grande PERSPECTIVA Pirataria Crime Narcotráfico Organizado COOPERATIVA torna-se um Pirataria elemento Pirataria de grande valor. Desastres Naturais Contrabando Acidentes Ambientais Contrabando Tráfico de Pessoas Perspectiva na qual o elemento central, motor do conhecimento, seriam as Marinhas.

22 UMA BREVE ANÁLISE EM PERSPECTIVA COOPERATIVA Muito Obrigada!

Estado Território terrestre

Estado Território terrestre Estado Território terrestre Profª Alice Rocha Domínio do Estado no território terrestre Limites x fronteira Demarcação x delimitação Elementos para o estabelecimento de limites territoriais: Artificiais

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público:Estados.Estado e Território: delimitação territorial,aquisição e perda de território,jurisdição competência. Parte 4 Profa. Renata

Leia mais

Profa. Renata Menezes

Profa. Renata Menezes DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público: Estados. Estado e território delimitação territorial, aquisição e perda de território, jurisdição e competência - Parte 2 Profa.

Leia mais

Sessão 3: PILARES ESTRATÉGICOS

Sessão 3: PILARES ESTRATÉGICOS Sessão 3: PILARES ESTRATÉGICOS Workshop do ACSS sobre Segurança Marítima, Seicheles, 19-23 de março de 2018 Orador: Prof. Francois Vreÿ, SIGLA @ Stellenbosch 19-23 de março de 2018 Âmbito Segurança, governação

Leia mais

REIVINDICAÇÃO BRASILEIRA SOBRE A AMPLIAÇÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL JURÍDICA. Jade Zarichta Costa

REIVINDICAÇÃO BRASILEIRA SOBRE A AMPLIAÇÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL JURÍDICA. Jade Zarichta Costa REIVINDICAÇÃO BRASILEIRA SOBRE A AMPLIAÇÃO DA PLATAFORMA CONTINENTAL JURÍDICA Jade Zarichta Costa Breve evolução histórica do direito do mar Breve evolução histórica do direito do mar Tardia conscientização

Leia mais

Dia Regional Norte do Engenheiro 2016

Dia Regional Norte do Engenheiro 2016 Agenda 1. Ponto de Situação 2. O Conceito 3. Construção do Projeto de Portugal 4. Um Mapa de Potenciais Disputas 5. Por um Futuro de Sucesso O Projecto de Portugal A Lista de Espera não Dia Regional Norte

Leia mais

Autoridade Marítima do Quênia Por: Joyce Marangu Awino Autoridade Marítima do Quênia

Autoridade Marítima do Quênia Por: Joyce Marangu Awino Autoridade Marítima do Quênia REDE DE COMPARTILHAMENTO DE INFORMAÇÕES DO CÓDICO DE CONDUTA DE DJIBUTI (DCOC): LIÇÕES APRENDIDAS Autoridade Marítima do Quênia Por: Joyce Marangu Awino Autoridade Marítima do Quênia ESBOÇO DE APRESENTAÇÃO

Leia mais

A EXPANSÃO DOS LIMITES TERRITORIAIS BRASILEIROS. Prof Robert Oliveira Cabral

A EXPANSÃO DOS LIMITES TERRITORIAIS BRASILEIROS. Prof Robert Oliveira Cabral C O A EXPANSÃO DOS LIMITES R t TERRITORIAIS BRASILEIROS r e b o R f o r P Prof Robert Oliveira Cabral Tratado de Tordesilhas Início de um Território A EXPANSÃO DOS LIMITES TERRITORIAIS BRASILEIROS A evolução

Leia mais

Evolução da organização administrativa nas políticas do mar em Portugal e perspetivas futuras

Evolução da organização administrativa nas políticas do mar em Portugal e perspetivas futuras MESTRADO EM DIREITO E ECONOMIA DO MAR 2015/2016 Meios de Financiamento Nacionais e Europeus e Integração das Políticas de Desenvolvimento Evolução da organização administrativa nas políticas do mar em

Leia mais

DECRETO N.º 67/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte:

DECRETO N.º 67/X. A Assembleia da República decreta, nos termos da alínea c) do artigo 161.º da Constituição, o seguinte: DECRETO N.º 67/X DETERMINA A EXTENSÃO DAS ZONAS MARÍTIMAS SOB SOBERANIA OU JURISDIÇÃO NACIONAL E OS PODERES QUE O ESTADO PORTUGUÊS NELAS EXERCE BEM COMO OS PODERES EXERCIDOS NO ALTO MAR A Assembleia da

Leia mais

Profa. Renata Menezes

Profa. Renata Menezes DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO Sujeitos de Direito Internacional Público: Estados. Estado e território delimitação territorial, aquisição e perda de território, jurisdição e competência - Parte 3 Profa.

Leia mais

A DISPUTA DOS ESPAÇOS MARÍTIMOS NO MAR DO SUL DA CHINA

A DISPUTA DOS ESPAÇOS MARÍTIMOS NO MAR DO SUL DA CHINA MESTRADO EM DIREITO E ECONOMIA DO MAR 2015/2016 Direito Internacional do Mar e Direito Marítimo A DISPUTA DOS ESPAÇOS MARÍTIMOS NO MAR DO SUL DA CHINA MIGUEL PA RGANA, Nº 004686 1 A disputa dos espaços

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO SISTEMA DA AUTORIDADE MARÍTIMA (SAM)

ORGANIZAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO SISTEMA DA AUTORIDADE MARÍTIMA (SAM) ORGANIZAÇÃO E ATRIBUIÇÕES DO SISTEMA DA AUTORIDADE MARÍTIMA (SAM) Decreto-Lei n.º 43/2002 de 2 de Março Princípios gerais...3 Objecto...3 Sistema da autoridade marítima...3 Autoridade marítima...3 Espaços

Leia mais

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES CURSO DE PROMOÇÃO A OFICIAL GENERAL

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES CURSO DE PROMOÇÃO A OFICIAL GENERAL INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES MILITARES CURSO DE PROMOÇÃO A OFICIAL GENERAL 2010/2011 Plano de Trabalho do Trabalho de Investigação Individual A CONVENÇÃO DE MONTEGO BAY E PORTUGAL DOCUMENTO DE TRABALHO

Leia mais

AS MISSÕES DA MARINHA O DUPLO USO

AS MISSÕES DA MARINHA O DUPLO USO AS MISSÕES DA MARINHA O DUPLO USO Fernando Melo Gomes Almirante Assembleia da República, 30 de maio de 2018 A génese do duplo uso Os marcos temporais Possuindo o paiz, infelizmente, uma marinha pequena,

Leia mais

Segurança Marítima: Objetivos, Desafios e Iniciativas. 06 novembro 2015

Segurança Marítima: Objetivos, Desafios e Iniciativas. 06 novembro 2015 Segurança Marítima: Objetivos, Desafios e Iniciativas 06 novembro 2015 Enquadramento Legal Missão Organização Segurança Marítima Objetivos Desafios Conclusão Enquadramento Legal A DGRM é o resultado da

Leia mais

Perspectivas de conflitos no Atlântico Sul: reflexos para a Defesa Nacional

Perspectivas de conflitos no Atlântico Sul: reflexos para a Defesa Nacional Perspectivas de conflitos no Atlântico Sul: reflexos para a Defesa Nacional Oficiais militares do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEx) fazem uma reflexão sobre as possibilidades

Leia mais

HOMENS, DOUTRINAS E ORGANIZAÇÃO

HOMENS, DOUTRINAS E ORGANIZAÇÃO 13 Oto C^ ' ^ HISTÓRIA DA MARINHA PORTUGUESA HOMENS, DOUTRINAS E ORGANIZAÇÃO 1824-1974 (TOMO I) Coordenador e Autor ANTÓNIO JOSÉ JELO ACADEMIA DE MARINHA LISBOA 1999 ÍNDICE SIGLAS E ABREVIATURAS PREFÁCIO

Leia mais

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO COLÓQUIO O MAR: TRADIÇÕES E DESAFIOS

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO COLÓQUIO O MAR: TRADIÇÕES E DESAFIOS DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA POR OCASIÃO DA ABERTURA DO COLÓQUIO O MAR: TRADIÇÕES E DESAFIOS Coimbra, Faculdade de Letras da UC, 17 de maio de 2019 Magnífico Reitor da Universidade

Leia mais

Seminário de Estudos Internacionais

Seminário de Estudos Internacionais Seminário de Estudos Internacionais Segurança versus Desenvolvimento. O papel das Instituições de Segurança em África Tenente-Coronel Infª Luís Manuel Brás Bernardino 27/02/2015 bernardlino.lmb@hotmail.com

Leia mais

Principais fatores para garantir a proteção e a segurança no mar

Principais fatores para garantir a proteção e a segurança no mar Principais fatores para garantir a proteção e a segurança no mar Desenvolvido pelo Cap. Mohammed DRISSI Fiduciário da IMRF*, Coordenador para a África Windhoek, Namíbia, de 13 a 17 de maio de 2019 * Federação

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL XI

DIREITO INTERNACIONAL XI XI DIREITO INTERNACIONAL Direito de passagem inocente no mar territorial brasileiro É reconhecido aos navios de todas as nacionalidades o direito de passagem inocente no mar territorial brasileiro. Como

Leia mais

MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS

MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS S. R. MINISTÉRIO DA DEFESA NACIONAL CONSELHO DE CHEFES DE ESTADO-MAIOR MISSÕES DAS FORÇAS ARMADAS Aprovado em CSDN de 30 de julho de 2014. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. MISSÕES a. Segurança e defesa do território

Leia mais

Aula 15 - China e Coreia do Norte

Aula 15 - China e Coreia do Norte Aula 15 - China e Coreia do Norte China e Coreia do Norte Principais temas e relações Japão Vietnã Coreia do Norte Programa Nuclear Apoio Aliança CHINA Disputa por ilhas Petróleo Gás Pesca Filipinas Brunei

Leia mais

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1

NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa 500 BR O navio patrulha da Marinha 1 NPa Macaé (P 70) Por Willian Dampier Jr O Diário Oficial de 02 de dezembro de 2016, na página 33, publicou Aviso de Licitação do CPN para a contratação de empresa

Leia mais

Aula nº. 48 O TERRITÓRIO E O DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO (PARTE III) Zona marítima de pesca e zona econômica exclusiva

Aula nº. 48 O TERRITÓRIO E O DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO (PARTE III) Zona marítima de pesca e zona econômica exclusiva Curso/Disciplina: Direito Internacional Público Aula: 48 Professor(a): Joyce Lira Monitor(a): Vanessa Souza Aula nº. 48 O TERRITÓRIO E O DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO (PARTE III) Zona marítima de pesca

Leia mais

Diálogo Marítimo para title África no seu todo

Diálogo Marítimo para title África no seu todo Diálogo Marítimo para title África no seu todo Crime de pescas e segurança marítima: o caso do esforço cooperativo na aplicação da lei em África Emma Witbooi (PescaDOLUS, Associada de Investigação NMU)

Leia mais

A segurança e a defesa do Atlântico Sul no âmbito da cooperação Brasil-África

A segurança e a defesa do Atlântico Sul no âmbito da cooperação Brasil-África A segurança e a defesa do Atlântico Sul no âmbito da cooperação Brasil-África XIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional - 2016 ESCOLA DE GUERRA NAVAL CENTRO DE ESTUDOS POLÍTICO-ESTRATÉGICOS PROGRAMA

Leia mais

3º Ciclo de Palestras sobre. Pré-Sal - o Papel da. Defesa do Patrimônio e Alocação de Recursos para essa Finalidade.

3º Ciclo de Palestras sobre. Pré-Sal - o Papel da. Defesa do Patrimônio e Alocação de Recursos para essa Finalidade. 3º Ciclo de Palestras sobre Defesa Nacional Pré-Sal - o Papel da Marinha ih do Brasil na Defesa do Patrimônio e Alocação de Recursos para essa Finalidade. Apresentação para a Comissão de Relações Exteriores

Leia mais

MARINHA DO BRASIL CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA MARÍTIMA CISMAR

MARINHA DO BRASIL CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA MARÍTIMA CISMAR MARINHA DO BRASIL CENTRO INTEGRADO DE SEGURANÇA MARÍTIMA CISMAR Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) 05DEZ18 ROTEIRO INTRODUÇÃO PROPÓSITO ACORDOS ESTRUTURAÇÃO DO CISMAR INTERAÇÃO

Leia mais

Segurança marítima no âmbito da CNUDM de 1982, SOLAS, SUA ISPS CODE, e C-SID 2003.

Segurança marítima no âmbito da CNUDM de 1982, SOLAS, SUA ISPS CODE, e C-SID 2003. DESENVOLVIMENTO E POTENCIALIDADES DA SEGURANÇA MARÍTIMA Segurança marítima no âmbito da CNUDM de 1982, SOLAS, SUA ISPS CODE, e C-SID 2003. Simplesmente, convenções POR: Prof. Doutor, Walter J. António

Leia mais

Contra pirataria, Brasil expande ação naval na África

Contra pirataria, Brasil expande ação naval na África Contra pirataria, Brasil expande ação naval na África Para proteger riquezas marítimas como as reservas do pré-sal e combater crescentes ameaças de pirataria e narcotráfico no Atlântico Sul, a Marinha

Leia mais

CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DO MAR

CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DO MAR CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE O DIREITO DO MAR Clara Lins 21003714 Gabriel Scombatti 21006614 Júlia Berruezo 21063014 Mayara Xavier 21057514 Direito do Mar é um ramo especializado do Direito Internacional

Leia mais

PROTEÇÃO E PRESERVAÇAO DO MEIO MARINHO; EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO DE RECURSOS MARINHOS

PROTEÇÃO E PRESERVAÇAO DO MEIO MARINHO; EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO DE RECURSOS MARINHOS ANAIS DA 67ª REUNIÃO ANUAL DA SBPC - SÃO CARLOS - SP - JULHO/2015 PROTEÇÃO E PRESERVAÇAO DO MEIO MARINHO; EXPLORAÇÃO E EXPLOTAÇÃO DE RECURSOS MARINHOS Rodrigo Fernandes More Professor Adjunto do Departamento

Leia mais

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Elementos de conexão Território Professora Raquel Perrota O território é elemento constitutivo do Estado, representado pela porção da superfície do globo terrestre sobre a

Leia mais

4f5907a270474f f868eaad804

4f5907a270474f f868eaad804 R 94/2018 2018.03.08 Resolução do Conselho de Ministros O Atlântico constitui um vasto espaço geopolítico e geoestratégico, que liga três continentes e inclui mais de cinquenta Estados costeiros, desde

Leia mais

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA E POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE DO DIA NACIONAL DO MAR 2018

DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA E POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE DO DIA NACIONAL DO MAR 2018 DISCURSO DO ALMIRANTE CHEFE DO ESTADO-MAIOR DA ARMADA E POR OCASIÃO DA SESSÃO SOLENE DO DIA NACIONAL DO MAR 2018 Lisboa, Sociedade de Geografia de Lisboa, 16 de novembro de 2018 Senhora Ministra do Mar,

Leia mais

ÍNDICE GERAL I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL

ÍNDICE GERAL I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL nota prévia à 5ª edição 7 nota prévia à 4ª edição 9 nota prévia à 3ª edição 11 nota prévia à 2ª edição 13 nota prévia à 1ª edição 15 plano 17 orientações de leitura 19 I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL

Leia mais

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da Cerimónia de Batismo do NRP Setúbal.

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da Cerimónia de Batismo do NRP Setúbal. João Gomes Cravinho Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, por ocasião da Cerimónia de Batismo do NRP Setúbal. West Sea Estaleiros, Viana do Castelo,

Leia mais

A POSIÇAO DE ANGOLA. NA ARQUITECTURA DE PAZ E SEGURANÇA AFRICANA

A POSIÇAO DE ANGOLA. NA ARQUITECTURA DE PAZ E SEGURANÇA AFRICANA LUÍS BERNARDINO - A POSIÇAO DE ANGOLA. NA ARQUITECTURA DE PAZ E SEGURANÇA AFRICANA ANÁLISE DA FUNÇÃO ESTRATÉGICA DAS FORÇAS ARMADAS ANGOLANAS \M ALMEDINA ÍNDICE NOTABIOGRÁFICA 5 PREFÁCIO 7 NOTA PRÉVIA

Leia mais

10238/17 rd/ec/rd 1 DGC 2B

10238/17 rd/ec/rd 1 DGC 2B Conselho da União Europeia Luxemburgo, 19 de junho de 2017 (OR. en) 10238/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 19 de junho de 2017 para: Delegações CFSP/PESC 524 CSDP/PSDC

Leia mais

ANGOLA APRESENTADO POR: O REGIME JURÍDICO DA DOUTOR ECONOMIA MARÍTIMA DE ANGOLA

ANGOLA APRESENTADO POR: O REGIME JURÍDICO DA DOUTOR ECONOMIA MARÍTIMA DE ANGOLA APRESENTADO POR: DOUTOR Conceito e âmbito do direito marítimo: Considera-se o direito marítimo como o conjunto de normas jurídicas que regula, toda e qualquer actividade, originada da utilização dos bens

Leia mais

TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO

TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO SUMÁRIO Capítulo I TEORIA GERAL DO DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO... 19 1.1. Conceito. A sociedade internacional e suas características... 19 1.2. Terminologia... 21 1.3. Desenvolvimento histórico do Direito

Leia mais

O Território Português

O Território Português Atualmente, o país é composto por três unidades territoriais distintas: Portugal continental; Arquipélagos dos Açores e da Madeira (regiões autónomas, dotadas de estatutos político-administrativos próprios).

Leia mais

III REUNIÃO ORDINÁRIA DE MINISTROS DOS ASSUNTOS DO MAR DA CPLP

III REUNIÃO ORDINÁRIA DE MINISTROS DOS ASSUNTOS DO MAR DA CPLP III REUNIÃO ORDINÁRIA DE MINISTROS DOS ASSUNTOS DO MAR DA CPLP Díli, 18 de maio de 2016 DECLARAÇÃO DE DÍLI Os Ministros dos Assuntos do Mar da CPLP ou seus representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde,

Leia mais

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0)

CP/ECEME/2007 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA. 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) CP/ECEME/07 2ª AVALIAÇÃO FORMATIVA FICHA AUXILIAR DE CORREÇÃO HISTÓRIA 1ª QUESTÃO (Valor 6,0) Analisar os fatos históricos, ocorridos durante as crises política, econômica e militar portuguesa/européia

Leia mais

Dia Turno Mesa Trabalho Sala

Dia Turno Mesa Trabalho Sala Dia Turno Mesa Trabalho Sala 05/06 Manhã - 9h GT DSI - Mesa 01 Eurásia e Doutrina Militar GT PI - Mesa 1 - Aspectos Gerais de Política Internacional 1. REALISMO NEOCLÁSSICO E EMULAÇÃO MILITAR DE LARGA-ESCALA

Leia mais

Sessão 4: Coordenação inter-regional: Yaoundé e além

Sessão 4: Coordenação inter-regional: Yaoundé e além Sessão 4: Coordenação inter-regional: Yaoundé e além Estudo de caso na África: Zona D, África Austral e 5+5 Comunicado nº 3 Yaoundé 11-14 de julho de 2017 M. TOLBA Mohamed Elmoctar Coordenador COSM Principais

Leia mais

Seminário Energia dos Oceanos

Seminário Energia dos Oceanos Seminário Energia dos Oceanos ENERGIA DAS ONDAS: RECURSO E OPORTUNIDADES M. Teresa Pontes LNEG / INETI, Lisboa, Portugal Câmara Municipal de Peniche 19 Setembro 2008 PORTUGAL - PAÍS PIONEIRO CENTRAL da

Leia mais

ENTREVISTA José Luís Fiori Atlântico Sul: militarismo revisitado

ENTREVISTA José Luís Fiori Atlântico Sul: militarismo revisitado ENTREVISTA José Luís Fiori Atlântico Sul: militarismo revisitado Nem todos sabem. Mas, nas barbas do litoral brasileiro, há uma rotina complexa de bases e exercícios militares empreendidos pelas forças

Leia mais

I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL

I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL ÍNDICE GERAL Nota Prévia à 3. a edição 7 Nota Prévia à 2. a edição 9 Nota Prévia à l. a edição 11 Plano 13 Orientações de Leitura 15 I INTRODUÇÃO AO DIREITO INTERNACIONAL CAPÍTULO I O DIREITO INTERNACIONAL

Leia mais

A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989);

A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989); A organização da ECO-92 foi solicitada pela resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas (dezembro, 1989); Essa reunião mundial (CNUMAD - 92) foi organizada para elaborar a estratégia para deter e reverter

Leia mais

Segurança marítima é onerada por milhares de anos de história e tradição

Segurança marítima é onerada por milhares de anos de história e tradição Segurança marítima é onerada por milhares de anos de história e tradição Conscientização do Domínio Marítimo (MDA): A compreensão efetiva de qualquer coisa associada ao domínio marítimo global que possa

Leia mais

A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA

A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA ESTRATÉGIAS NACIONAIS PARA A PREVENÇÃO E COMBATE AO TERRORISMO VIOLENTO EM ÁFRICA A CPLP: PERSPETIVA INTERNACIONAL E A ABORDAGEM DA POLÍTICA DE INFLUÊNCIA ACSS/STELLENBO SCH UNIVERSITY 10 DE MAIO A CPLP:

Leia mais

O Mar nos Programas Temáticos Regionais João Fonseca Ribeiro Diretor Geral de Politica do Mar

O Mar nos Programas Temáticos Regionais João Fonseca Ribeiro Diretor Geral de Politica do Mar O Mar nos Programas Temáticos Regionais 2014-2020 João Fonseca Ribeiro Diretor Geral de Politica do Mar O Panorama Nacional e Internacional Oceano Atlântico Norte Oceano Atlântico Sul Reafirmar Portugal

Leia mais

O lixo marinho e a Agenda 2030

O lixo marinho e a Agenda 2030 O lixo marinho e a Agenda 2030 Seminário OceanWise Centro de Informação Urbana de Lisboa 7 de março de 2019 Maria Inês Trigo Direção de Serviços de Estratégia 10 METAS 14.1. Prevenir e reduzir significativamente

Leia mais

SEMINÁRIO A INTEGRAÇÃO DO CONE SUL PELAS HIDROVIAS: UM MODELO DE GESTÃO 8 DEZ 2017

SEMINÁRIO A INTEGRAÇÃO DO CONE SUL PELAS HIDROVIAS: UM MODELO DE GESTÃO 8 DEZ 2017 SEMINÁRIO A INTEGRAÇÃO DO CONE SUL PELAS HIDROVIAS: UM MODELO DE GESTÃO 8 DEZ 2017 SUMÁRIO Marcos Regulatórios Marinha do Brasil Missão Contexto Comando do 8º Distrito Naval Histórico Missão Área de Jurisdição

Leia mais

Um futuro mais sustentável apoiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas

Um futuro mais sustentável apoiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas Mestrado em Direito e Economia do Mar A Governação do Mar Um futuro mais sustentável apoiado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas Carla Dias Roque, 004875 Lisboa, 22 de março de 2017

Leia mais

Recorte nº 175. Índice 10 de Setembro de 2009

Recorte nº 175. Índice 10 de Setembro de 2009 Recorte nº 175 Índice 10 de Setembro de 2009 Notícias da APSS publicadas na Revista da Área Metropolitana de Lisboa Leixões recebeu exposição sobre Transportes Marítimos e Economia Associações do sector

Leia mais

Ilhas Dispersas tesouros no Canal de Moçambique

Ilhas Dispersas tesouros no Canal de Moçambique 1 Ilhas Dispersas tesouros no Canal de Moçambique versão PDF fascículo #1 Ilhas Dispersas tesouros no Canal de Moçambique José Lopes Dezembro 2014 bamboo inc. ISBN 2 ÍNDICE INTRODUÇÃO 5 (fascículo #1)

Leia mais

SEGMAR: SISTEMA DE DADOS DE SEGURANÇA MARÍTIMA E COSTEIRA de junhode 2016

SEGMAR: SISTEMA DE DADOS DE SEGURANÇA MARÍTIMA E COSTEIRA de junhode 2016 VI Jornadas NOVOS PARADIGMAS DA PROTEÇÃO CIVIL Conferência técnica e científicanacional 4 Junho 2016 Vila Nova de Gaia (Portugal) COMUNICAÇÕES Segurança e emergências em meio aquático PAINEL 3 Operacionalidade

Leia mais

Bens da União no litoral. Novembro 2015

Bens da União no litoral. Novembro 2015 Bens da União no litoral Novembro 2015 Histórico da propriedade no Brasil regime das sesmarias Lei de Terras (Lei nº 601/1850) Repartição Geral de Terras Públicas Bens Públicos Município, Estado, Distrito

Leia mais

O NOVO MODELO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO

O NOVO MODELO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO O NOVO MODELO DE ORDENAMENTO DO ESPAÇO MARÍTIMO 1 Enquadramento PortugaltemumadasmaioreszonaseconómicasdaEuropa,comumaáreade mais de 1.700.000 km2, correspondente a cerca de 18 vezes a sua área terrestre.

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Convenção das Nações Unidas sobre Direito do Mar Mateus da Fonseca Sória* O presente artigo tem como premissa demonstrar de forma sucinta, a evolução do Direito do Mar, com as tentativas

Leia mais

Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região Autónoma da Madeira (PSOEM-Madeira) Subárea 2 da ZEE Um Mar com Futuro

Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região Autónoma da Madeira (PSOEM-Madeira) Subárea 2 da ZEE Um Mar com Futuro Plano de Situação do Ordenamento do Espaço Marítimo da Região Autónoma da Madeira (PSOEM-Madeira) Subárea 2 da ZEE Um Mar com Futuro 1ª Reunião Plenária da Comissão Consultiva da Madeira 8 de abril de

Leia mais

PORTUGAL A CRESCER ECONOMIA DO MAR. Roadshow Portugal Global Setúbal, 2 de março de May 2015

PORTUGAL A CRESCER ECONOMIA DO MAR. Roadshow Portugal Global Setúbal, 2 de março de May 2015 PORTUGAL A CRESCER ECONOMIA DO MAR Roadshow Portugal Global Setúbal, 2 de março de 2016 May 2015 Uma oportunidade económica Área: 92,152 Km 2 (108 º maior país do Mundo) Linha de Costa: 1,859 Km (incluindo

Leia mais

Económico Ambiental Social

Económico Ambiental Social EUROPA 2020 Desenvolvimento Sustentável Crescimento Inteligente, Sustentável e Inclusivo (CISI) Estratégia Marítima da União Europeia para a Área do Atlântico Estratégias Regionais de Suporte (asseguram

Leia mais

A Marinha Portuguesa Local, Data POSTO I NOME UNIDADE

A Marinha Portuguesa Local, Data POSTO I NOME UNIDADE A Marinha Portuguesa Local, Data POSTO I NOME UNIDADE AGENDA 1 2 QUEM SOMOS? O QUE FAZEMOS? 3 4 QUE DESAFIOS? COMO FAZEMOS? 5 EMBARCA NO TEU FUTURO MARINHA PORTUGUESA QUEM SOMOS? A Marinha é um Ramo das

Leia mais

A Marinha Portuguesa

A Marinha Portuguesa A Marinha Portuguesa AGENDA 1 2 QUEM SOMOS? O QUE FAZEMOS? 3 4 QUE DESAFIOS? COMO FAZEMOS? 5 EMBARCA NO TEU FUTURO MARINHA PORTUGUESA QUEM SOMOS? A Marinha é um Ramo das Forças Armadas MARINHA EXÉRCITO

Leia mais

WORKSHOP PANORAMA NAVAL UMA VISÃO ESTRATÉGICA PARA A DEFESA DO PRÉ-SAL

WORKSHOP PANORAMA NAVAL UMA VISÃO ESTRATÉGICA PARA A DEFESA DO PRÉ-SAL WORKSHOP PANORAMA NAVAL UMA VISÃO ESTRATÉGICA PARA A DEFESA DO PRÉ-SAL Capitão de Mar e Guerra Luciano Ponce Carvalho Judice Niterói, 23 de janeiro de 2018 1 Introdução dedicatória às Forças Armadas :

Leia mais

Gestão dos Recursos Marinhos

Gestão dos Recursos Marinhos Encontro Regional Eco-Escolas região Norte- 15 fevereiro 2019 Gestão dos Recursos Marinhos Sandra Ramos ssramos@ciimar.up.pt Instituição de investigação científica e de formação avançada da Universidade

Leia mais

Teoria Microeconômica I

Teoria Microeconômica I Teoria Microeconômica I Prof. Marcelo Matos Aula 22 Externalidades Varian - cap. 32 (ou 33) Piratas da Somália e suas origens O que há de peculiar no caso da Somália que favorece a manifestação da criminalidade

Leia mais

Aula nº. 44. Mar. Polo Norte. Antártida. Convenção do Mar. Águas Interiores. Mar territorial. Zona Contígua.

Aula nº. 44. Mar. Polo Norte. Antártida. Convenção do Mar. Águas Interiores. Mar territorial. Zona Contígua. Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 44 Professor(a): Luis Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke Aula nº. 44 Mar. Polo Norte. Antártida. Convenção do Mar. Águas Interiores. Mar territorial.

Leia mais

Fundo Azul Edital n.º 4/2017. Abertura de candidaturas à atribuição de apoio pelo Fundo Azul: Segurança Marítima

Fundo Azul Edital n.º 4/2017. Abertura de candidaturas à atribuição de apoio pelo Fundo Azul: Segurança Marítima Fundo Azul Edital n.º /07 Abertura de candidaturas à atribuição de apoio pelo Fundo Azul: Segurança Marítima. Objetivos O Programa do XXI Governo Constitucional estabelece a valorização do território marítimo

Leia mais

Curso Resultado ALTO MAR

Curso Resultado ALTO MAR ALTO MAR Convenção das Nações Unidas sobre o direito do mar PARTE VII ALTO MAR SEÇÃO 1. DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 86 Âmbito de aplicação da presente Parte As disposições da presente Parte aplicam-se a

Leia mais

Geopolítica,Regionalização e Integração. Ementa 09/02/2012. William Zacariotto Quarta Quinta

Geopolítica,Regionalização e Integração.  Ementa 09/02/2012. William Zacariotto Quarta Quinta Geopolítica,Regionalização e Integração William Zacariotto Quarta Quinta Zacariotto@hotmail.com www.zacariotto.com.br Ementa Geopolítica 1.1. As relações entre Sociedade, Espaço e Poder. 1.2. Estado e

Leia mais

Legislação Pertinente à Autoridade Marítima

Legislação Pertinente à Autoridade Marítima MARINHA DO BRASIL Legislação Pertinente à Autoridade Marítima Capitão-de-Corveta (T) PÉRICLES SUMÁRIO 1.0 - Legislação Nacional e Internacional 2.0 - Legislação Internacional + Códigos e Convenções 3.0

Leia mais

INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA

INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA INTERVENÇÃO DE SEXA O GENERAL CEMGFA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL A SEGURANÇA NO GOLFO DA GUINÉ (11 DE JULHO DE 2014) Excelentíssimo Senhor Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros Excelentíssima Senhora

Leia mais

O Porto e a Cidade. Os aspectos da gestão ambiental. Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória

O Porto e a Cidade. Os aspectos da gestão ambiental. Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória O Porto e a Cidade Os aspectos da gestão ambiental e do território Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória Introdução Os desafios trazidos pelas reformas

Leia mais

O CAMINHO MARÍTIMO PARA A INDUSTRIA EXTRATIVA. Joaquim Góis Departamento de Engenharia de Minas Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

O CAMINHO MARÍTIMO PARA A INDUSTRIA EXTRATIVA. Joaquim Góis Departamento de Engenharia de Minas Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto O CAMINHO MARÍTIMO PARA A INDUSTRIA EXTRATIVA Joaquim Góis Departamento de Engenharia de Minas Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto 2 AGENDA 1. O PLANETA TERRA E OS OCEANOS OS OCEANOS 2. PORTUGAL

Leia mais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DO COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DO NORTE. CAPÍTULO I Disposições Gerais

ANEXO REGULAMENTO INTERNO DO COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DO NORTE. CAPÍTULO I Disposições Gerais ANEXO (a que se refere o artigo único do Despacho do Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada n.º 70/2016, de 22 de junho) REGULAMENTO INTERNO DO COMANDO DA ZONA MARÍTIMA DO NORTE CAPÍTULO I Disposições

Leia mais

Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas,

Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas, LANÇAMENTO DA ESTRATÉGIA EUROPEIA PARA O ATLÂNTICO LISBOA, 28 DE NOVEMBRO DE 2011 INTERVENÇÃO DA SENHORA MAMAOT Senhor Primeiro Ministro, Senhora Comissária responsável pelos Assuntos do Mar e Pescas,

Leia mais

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO. Resolução n," 18/90 de 6 de Outubro ARTIGO 1.0

COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO. Resolução n, 18/90 de 6 de Outubro ARTIGO 1.0 COMISSÃO PERMANENTE DA ASSEMBLEIA DO POVO Resolução n," 18/90 de 6 de Outubro Recordando que a Convenção sobre o Direito do Mar foi adoptada em Abril de 1982 e assinada por 119 Estados e que nela estão

Leia mais

OS RECURSOS PISCÍCOLAS

OS RECURSOS PISCÍCOLAS 1 OS RECURSOS PISCÍCOLAS 16 9,7 12 21,7 27,8 7,8 8,2 6,6 21,1 Contributo do pescado na dieta alimentar (% do total de proteínas animais) Mundo Europa Oriental Europa Ocidental Ásia do sul e sudeste Ásia

Leia mais

III Seminário de Relações Internacionais As fronteiras do mundo: Muros visíveis e invisíveis das relações internacionais

III Seminário de Relações Internacionais As fronteiras do mundo: Muros visíveis e invisíveis das relações internacionais III Seminário de Relações Internacionais As fronteiras do mundo: Muros visíveis e invisíveis das relações internacionais 05 e 06 de Maio Faculdade Asces Introdução Na década de 1990, quando o tema central

Leia mais

Licenciatura

Licenciatura 1 Licenciatura 2014-2015 DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO II 4º ano Turma dia DIREITO INTERNACIONAL DO MAR Regente: Professor Doutor Fernando Loureiro Bastos PARTE I. INTRODUÇÃO CAPITULO I. PRELIMINARES 1.

Leia mais

Seminário sobre Reforço da Segurança Marítima em África Seicheles, Março de 2018

Seminário sobre Reforço da Segurança Marítima em África Seicheles, Março de 2018 Seminário sobre Reforço da Segurança Marítima em África Seicheles, Março de 2018 ACUSAÇÃO CONTRA O CRIME MARÍTIMO Por: Diya Beesoondoyal, Adj. Conselheiro do Estado Principal, Gabinete do Procurador-Geral,

Leia mais

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional

José Alberto Azeredo Lopes. Ministro da Defesa Nacional José Alberto Azeredo Lopes Ministro da Defesa Nacional Intervenção do Ministro da Defesa Nacional, José Alberto Azeredo Lopes, no workshop Viver o Douro com mais segurança, organizado pela Autoridade Marítima

Leia mais

Essencial para a navegação intermarítima

Essencial para a navegação intermarítima Água de lastro Essencial para a navegação intermarítima Proporciona equilíbrio e estabilidade aos navios sem carga Segurança e eficiência das operações de navegação modernas Água de lastro O transporte

Leia mais

J.M.Alveirinho Dias Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente Universidade do Algarve. web page: w3.ualg.

J.M.Alveirinho Dias Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente Universidade do Algarve.   web page: w3.ualg. J.M.Alveirinho Dias Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente Universidade do Algarve e-mail: jdias@ualg.pt web page: w3.ualg.pt/~jdias r Vivos Pescas Aquacultura Algas etc. Recursos Marinhos Não Vivos

Leia mais

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico

A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico A população mundial está crescendo a uma taxa exponencial de 1,2% ao ano. Gera crescimento e Desenvolvimento Econômico O que é sustentabilidade? Um caminho para a sustentabilidade: Recursos Naturais Degradação

Leia mais

Taxas por serviços cobrados pelas capitanias. CFR Vieira Branco Direcção Geral da Autoridade MArítima

Taxas por serviços cobrados pelas capitanias. CFR Vieira Branco Direcção Geral da Autoridade MArítima Taxas por serviços cobrados pelas capitanias CFR Vieira Branco Direcção Geral da Autoridade MArítima Agenda O Sistema da Autoridade Marítima Capitanias Taxas cobradas pelos serviços prestados NÃO CLASSIFICADA

Leia mais

Noções de Inteligência e Contra-Inteligência. Prof. Heron Duarte ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA

Noções de Inteligência e Contra-Inteligência. Prof. Heron Duarte ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA Noções de Inteligência e Contra-Inteligência Prof. Heron Duarte ESPECIALISTA EM INTELIGÊNCIA temas globais Narcotráfico, as questões ambientais direitos humanos movimentos ecológicos organizações criminosas

Leia mais

Os Interesses Estratégicos do Brasil no Atlântico Sul e seus Reflexos para a Defesa. O Poder Naval Brasileiro.

Os Interesses Estratégicos do Brasil no Atlântico Sul e seus Reflexos para a Defesa. O Poder Naval Brasileiro. Os Interesses Estratégicos do Brasil no Atlântico Sul e seus Reflexos para a Defesa. O Poder Naval Brasileiro. Especulação (opinião) Securitização ( speech act ) Unidade de Análise: Estado Nível de Análise:

Leia mais

INICIATIVAS DE SEGURANÇA MARÍTIMA NO GOLFO DA GUINÉ. Victoria, Seychelles 19 de março de 2018

INICIATIVAS DE SEGURANÇA MARÍTIMA NO GOLFO DA GUINÉ. Victoria, Seychelles 19 de março de 2018 INICIATIVAS DE SEGURANÇA MARÍTIMA NO GOLFO DA GUINÉ Victoria, Seychelles 19 de março de 2018 BIENVENUE WELCOME BEM-VINDO BIENVENIDO SUMMARY I. História do Centro de Coordenação Inter-Regional (ICC) II.

Leia mais

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE

ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE A REPÚBLICA PORTUGUESA E A REPÚBLICA DE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE NO DOMÍNIO DA FISCALIZAÇÃO CONJUNTA DE ESPAÇOS MARÍTIMOS SOB SOBERANIA OU JURISDIÇÃO DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE SÃO

Leia mais

ESTRATÉGIA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS OCEANOS

ESTRATÉGIA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS OCEANOS ESTRATÉGIA DA COMUNIDADE DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA OS OCEANOS Da minha língua vê-se o mar Vergílio Ferreira INTRODUÇÃO Os Estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Leia mais