Financas Municipais em Mocambique. Dr. Jose Manuel Guamba

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Financas Municipais em Mocambique. Dr. Jose Manuel Guamba"

Transcrição

1 Financas Municipais em Mocambique Dr. Jose Manuel Guamba

2 A actividade municipal inscreve-se num contexto legal amplo de atribuições, cujo quadro de competências está estabelecido na Lei 2/97, preconizando a responsabilidade dos Órgãos Autárquicos pelo desenvolvimento local e das respectivas comunidades.

3 Os municipios, concentram a sua actividade no seguinte núcleo de funções: O saneamento básico (recolha de lixo, limpeza pública, ligação e conservação de esgotos); A função de polícia e de atribuição de licenças; A gestão, manutenção e fiscalização da utilização do equipamento urbano; A gestão e manutenção da rede local de transporte público de passageiros e nos subsistemas locais de abastecimento de água e distribuição de energia em pequenas cidades e vilas; A realização de acções de protecção e recuperação do meio ambiente.

4 Apesar dos avanços alcançados com a implantação das autarquias, constata-se ainda a falta de infraestruturas e de qualidade e cobertura dos serviços de utilidade pública. As grandes fraquezas institucionais das autarquias, para além dos aspectos materiais e financeiros, decorrem da ausência de estruturas e sistemas adequados à implementação de soluções eficientes e eficazes de prestação de serviços à comunidade.

5 Este aspecto é agravado pela falta de pessoal qualificado e, em alguns casos, pela fraca consciência da sua função social. Actualmente, 36% da população do Pais vive nos 53 município de cidades e vilas. quartos da população residente nos municípios vivem em áreas não demarcadas e planeadas.

6 O padrão das receitas autárquicas está bastante dependente das transferências orçamentais do estado. Cerca de 60% das receitas autárquicas são provenientes de transferências do Estado. Apesar desta dependência ter vindo a diminuir gradualmente, há um significativo potencial local por explorar, quer em termos de base tributária, quer como resultado de melhoria e maior rigor da gestão.

7 A distribuição da despesa municipal revela um padrão acentuado de gastos em salários, que absorvem mais de metade dos recursos municipais, e excedem largamente as suas receitas próprias. O nível médio anual de despesa per capita nas funções municipais equivale a cerca de 370 MT/hab, o que frustra a expectativa da procura de serviços públicos pela comunidade.

8 Por outro lado, o envolvimento da população no desenvolvimento autárquico tem sido insuficiente e requer processos e sistemas participativos e abrangentes na definição de prioridades. Os investidores pretendem uma comunicação directa com os dirigentes locais e um ambiente integrado de desenvolvimento físico e de infra-estruturas que crie economias externas facilitadoras dos seus objectivos empresariais.

9 Estes factos exprimem a conjugação perversa da dependência financeira das autarquias com a sua fraca capacidade de, no actual contexto, aumentarem significativamente as receitas próprias e responderem com qualidade à procura crescente de serviços pelos munícipes.

10 A Lei das Finanças Municipais (Lei 1/2008) define o sistema de finanças municipais, incluindo a provisão de transferências e a atribuição de impostos municipais, bem como várias outras fontes de receita municipal.

11 O Capítulo 5 da Lei 1/2008 se ocupa com o imposto municipal e as receitas não fiscais, que de acordo com o Artigo 51- cobrem os seguintes impostos: Imposto Pessoal Autárquico (IPA); Imposto Predial Autárquico (IPRA); Imposto Autárquico de Veículos (IAV); Imposto Autárquico de Sisa (ISISA);

12 Contribuiçao de Melhoria; Taxas de licença para concessões e actividades económicas (incluindo a Taxa por Actividade Económica, ou TAE) Taxas e tarifas de provisão de serviços.

13 Transferências do Orçamento do Estado Fundo de Compensacao Autarquica - FCA Fundo de Investimento de Iniciativa Local FIIL Fundo de Estradas - FE Outros Projectos de Cooperacao Externa Donativos Emprestimos Outros

14 O Fundo de Compensacao Autarquica e para complementar as receitas proprias dos Municipios. O FCA e uma dotacao inscrita no Orcamento do Estado e e constituida por 1,5 % das Receitas Fiscais previstas no respectivo ano economico.

15 A distribuicao do FCA pelos 53 Municipios, atende entre outro factores, a pulacao correspondente a cada autarquia, a area de cada autarquia. Esta distribuicao e feita a partir de uma formula: FCAa = Nha/NHaT X 75% FCA + Ata/ATT X 25% FCA

16 O Fundo de Investimento de Iniciativa Local, e uma verba do Orcamanto de Investimento do Estado que e alocado a cada Municipio tendo em conta a dimensao das infraestruturas e o volume de servicos prestados em cada autarquia. O Fundo de Estradas e alocado a cada Municipo em funcao da respectiva rede viaria.

17 Os municpios contam tambem com fundos de cooperacao Externa, atraves de projectos especificos para o efeito elaborados. Os Projectos financiados por fundos Externos, em geral abragem areas como: Infraestruturas, agua e saneamento, sistemas de gestao, capacitacao institucional, formacao entre outros.

18 Receitas locais robustas para fins gerais são necessárias para que os municípios desempenhem um papel dinâmico nas vidas e bem estar dos residentes e actividades económicas ou negócios municipais. Um quadro de descentralização fiscal sólido exige que os municípios consigam arrecadar uma parte substancial das suas finanças a partir das suas próprias fontes de receita.

19 Reconhece o papel e o impacto do sistema de transferência sobre a arrecadação de receitas locais. Tal como em muitos países em vias de desenvolvimento, o sistema de transferência inter-governamental é a principal fonte de financiamento para os municípios em Moçambique

20 Muitas autarquias pequenas em Moçambique possuem uma base fiscal muito pequena ou quase inexistente para gerar as suas receitas de fontes próprias fontes e como tal só são capazes de proporcionar um conjunto (e nível) muito limitado de serviços municipais.

21 Assim, a provisão de transferências intergovernamentais para o nível municipal é necessária com vista a alcançar um nível adequado de provisão de serviços municipais. são necessárias transferências porque a arrecadação de receitas locais é limitada e deixa uma lacuna entre a atribuição de despesas e a capacidade de receitas.

22 O sistema de transferência quando excede largamente as receitas municipais, pode gerar efeitos preversos as vezes inesperados ou adversos sobre as cobranças da receita municipal.

23 Por exemplo, a presença de transferências irá provavelmente produzir o que os economistas chamam de um efeito de rendimento sobre as próprias cobranças de receita, reduzindo o incentivo dos municípios de arrecadar receitas próprias, na medida em que muitos programas de despesas locais urgentes podem ser financiados a partir da transferência de recursos (o que não exige a imposição de uma obrigação sobre os contribuintes locais).

24 A tributação municipal não é exclusivamente uma questão técnica de administração dos impostos; a economia política (central e local) da arrecadação de receitas locais deve ser bem entendida. As receitas municipais são influenciadas pela dinâmica política e institucional ao nível central e também ao nível local.

25 definição de uma politica de desenvolvimento autárquico, que permita munir as autarquias de instrumentos adequados para a dinamização da economia residente em cada uma das 53 autarquias, Planeamento estrategico e urbano nas autarquias constitui a espinha dorsal para a mobilização de receitas locais.

26 Os municípios são uma componente importante da estrutura de governação democrática de Moçambique, Os municípios são responsáveis pela prestação de serviços de utilidade pública, orientada para a satisfação das necessidades das populações e a prestado de contas.

27 As receitas municipais são um importante elemento no alcance de uma esfera municipal com autonomia financeira e empoderada (política e fiscalmente) dentro do sector público; o potencial fiscal não realizado nos municípios varia de 50 por cento para 99 por cento do total da receita potencial.

28 Moçambique está a dar passos significativos com vista a fortalecer as finanças municipais, contudo outras modalidades de financiamento alternativas devem ser consideradas, incluindo a partilha das receitas centrais e locais ou outras fontes de receita municipal que proporcionem às autoridades municipais efectivas alavancas fiscais

29 sera que as transferências fiscais intergovernamentais proporcionadas ao nível municipal são adequadas, tanto em termos do tamanho, bem como em termos dos incentivos para a cobrança de receitas; a carga fiscal da receita municipal não pode ser dissociada dos benefícios para a comunidade, gerados pelos programas de despesas municipais.

30 A eficiência, a transparência e a prestação de contas sobre as despesas municipais devem ser promovidas numa base contínua para assegurar que as receitas cobradas através da tributação local sejam devolvidas aos contribuintes municipais na forma de programas de despesas locais esperados e desejados.

31

32 Muito Obrigado

Finanças Autárquicas em Moçambique. Uri Raich Banco Mundial

Finanças Autárquicas em Moçambique. Uri Raich Banco Mundial Finanças Autárquicas em Moçambique Uri Raich Banco Mundial Mudanças na Legislação Nova Lei (1 / 2008) e Código (63/2008) sobre as Finanças Autárquicas - Mais instrumentos / autonomia em geração de receita

Leia mais

Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique

Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique . REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE AUTORIDADE TRIBUTÁRIA DE MOÇAMBIQUE Mobilização das Receitas Domésticas através da Tributação em Moçambique Seminário: Fiscalidade e Desenvolvimento: A relevância da Experiência

Leia mais

Autarquias Locais em Moçambique: Lógicas e Dinâmicas Políticas. Salvador Forquilha IESE

Autarquias Locais em Moçambique: Lógicas e Dinâmicas Políticas. Salvador Forquilha IESE Autarquias Locais em Moçambique: Lógicas e Dinâmicas Políticas Salvador Forquilha IESE Plano Autarcização e Democratização em Moçambique; Gradualismo e ocupação do espaço político a nível local; Herança

Leia mais

Lançamento do African Economic Outlook Carlos Nuno Castel-Branco

Lançamento do African Economic Outlook Carlos Nuno Castel-Branco Lançamento do African Economic Outlook 2010 Considerações sobre Desafios da Mobilização de Recursos Domésticos Carlos Nuno Castel-Branco Director do IESE e Professor Associado na Universidade Eduardo Mondlane

Leia mais

Progresso PARP Perspectivas

Progresso PARP Perspectivas REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA PLANIFICAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DIRECÇÃO NACIONAL DE ESTUDOS E ANÁLISE DE POLÍTICAS Progresso PARP 2011-2014 Perspectivas 2013-2017 Apresentação ao Seminário Conjunto:

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º /2015 de de Dezembro

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º /2015 de de Dezembro REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º /2015 de de Dezembro O Orçamento do Estado para 2016 materializa a política financeira do Estado, em conformidade com os objectivos do Plano Económico

Leia mais

Aptos para Alcançar os seus Objectivos?

Aptos para Alcançar os seus Objectivos? Aptos para Alcançar os seus Objectivos? Obstáculos de Ordem Adminsitrativa à Mobilização da Receita Local nos Municípios Moçambicanos Salvador Forquilha/IESE Plano da Apresentação I. Problema; II. Metodologia

Leia mais

Contributo Fiscal do Sector Extractivo em Moçambique: Que Desafios?

Contributo Fiscal do Sector Extractivo em Moçambique: Que Desafios? www.iese.ac.mz Contributo Fiscal do Sector Extractivo em Moçambique: Que Desafios? Rogério Ossemane CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MINERAÇÃO ALTERNATIVA Nossos Recursos Minerais, Nosso Futuro: Quais São os

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º /2015. de Março

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º /2015. de Março REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º /2015 de de Março O Orçamento do Estado para 2015 materializa a política financeira do Governo, em conformidade com os objectivos do Plano Económico

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º /2014. de Dezembro

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA. Lei n.º /2014. de Dezembro REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA Lei n.º /2014 de de Dezembro O Orçamento do Estado para 2014 materializa a política financeira do Governo, em conformidade com os objectivos do Plano Económico

Leia mais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Lisboa, 25 de Janeiro de 2007 1 Objectivo da sessão: Apresentar os princípios do novo modelo de financiamento

Leia mais

FINANCIAMENTO. MANUEL MOREIRA Coordenador Executivo do PSGSS

FINANCIAMENTO. MANUEL MOREIRA Coordenador Executivo do PSGSS O O Plano SISTEMA de Combate DA PROTECÇÃO à Evasão Contributiva SOCIAL EM ANGOLA: e as Novas Medidas FUNDAMENTOS, em 2016 face ao OBJECTIVOS actual Cenário E MEIOS Socio-Economico DE FINANCIAMENTO MANUEL

Leia mais

GUIOMAR LOPES SÓCIA FBL ADVOGADOS ANGOLA

GUIOMAR LOPES SÓCIA FBL ADVOGADOS ANGOLA GUIOMAR LOPES SÓCIA FBL ADVOGADOS ANGOLA 3 a 5 de Julho de 2012 Hotel EPIC Sana Luanda Angola ENQUADRAMENTO LEGAL, REGULAMENTAR, BUROCRÁTICO E FISCAL MÓDULO I ENQUADRAMENTO LEGAL, ÚLTIMOS DESENVOLVIMENTOS

Leia mais

Organização e Modernização da Protecção Social Obrigatória

Organização e Modernização da Protecção Social Obrigatória SEMINÁRIO SOBRE O BALANÇO DAS ACTIVIDADES DA PROTECÇÃO SOCIAL OBRIGATÓRIA 2012 A 2017: OBJECTIVOS E RESULTADOS Organização e Modernização da Protecção Social Obrigatória Manuel Moreira ENAD. 22 Junho 2017

Leia mais

A ACÇÃO DO SISTEMA FISCAL SOBRE O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO

A ACÇÃO DO SISTEMA FISCAL SOBRE O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO A ACÇÃO DO SISTEMA FISCAL SOBRE O ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO 1. A política de ordenamento do território assume uma inequívoca natureza intersectorial: - articula e compatibiliza as várias políticas sectoriais

Leia mais

Conferência Dia Nacional do Mutualismo

Conferência Dia Nacional do Mutualismo Associação Portuguesa de Mutualidades Conferência Dia Nacional do Mutualismo Qual o papel do sistema complementar no futuro da segurança social em Portugal? Lisboa, 25 Outubro 2017 Maria Margarida Corrêa

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério de Economia e Finanças Autoridade Tributária de Moçambique

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério de Economia e Finanças Autoridade Tributária de Moçambique REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Ministério de Economia e Finanças Autoridade Tributária de Moçambique Discurso da Exma. Senhora Presidente da Autoridade Tributária Por Ocasião do Encerramento da 7ª Edição do Fórum

Leia mais

Âmbito do Controlo, Auditoria e Fiscalização Tributária e Aduaneira. a) Fortalecimento da fiscalização das mercadorias em circulação,

Âmbito do Controlo, Auditoria e Fiscalização Tributária e Aduaneira. a) Fortalecimento da fiscalização das mercadorias em circulação, FUNDAMENTAÇÃO O Orçamento do Estado OE) para 2012 materializa a política financeira do Governo, em conformidade com os objectivos do Plano Económico e Social (PES) - 2012, e operacionaliza o Plano Quinquenal

Leia mais

Desafios da Economia Moçambicana

Desafios da Economia Moçambicana SPEED/Notes/2011/010 Desafios da Economia Moçambicana Sector Privado Veículo de Crescimento e Sustentabilidade António S. Franco SPEED; antonio_franco@speed-program.com Apresentação preparada pelo SPEED,

Leia mais

REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS. CAPÍTULO I Princípios gerais

REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS. CAPÍTULO I Princípios gerais REGIME GERAL DAS TAXAS DAS AUTARQUIAS LOCAIS CAPÍTULO I Princípios gerais Artigo 1.º Âmbito 1 A presente lei regula as relações jurídico-tributárias geradoras da obrigação de pagamento de taxas às autarquias

Leia mais

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto

Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Decreto Presidencial n.º 216/11, de 8 de Agosto Página 1 de 10 Considerando que o acesso à terra é fundamental para o processo de reconstrução, construção e desenvolvimento económico e social do País e

Leia mais

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP) UMA FORMA ALTERNATIVA DE PENSAR A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM ANGOLA

PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP) UMA FORMA ALTERNATIVA DE PENSAR A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM ANGOLA PARCERIAS PÚBLICO-PRIVADAS (PPP) UMA FORMA ALTERNATIVA DE PENSAR A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA EM ANGOLA ÍNDICE CONTEXTO ACTUAL A NOVA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA O QUE SÃO PPP? MODELOS DE CONTRATAÇÃO PÚBLICA QUAIS

Leia mais

Esta mudança económica da Região tem sido feita com investimento público e privado num clima de confiança e de tranquilidade.

Esta mudança económica da Região tem sido feita com investimento público e privado num clima de confiança e de tranquilidade. do Governo O IX Governo Regional, da responsabilidade do Partido Socialista, aquando da aprovação do seu programa de governo assumiu-se nesta Assembleia, tal como se tinha assumido perante os açorianos

Leia mais

Medida de apoio à inovação

Medida de apoio à inovação Medida de apoio à inovação Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 Maria Pedro Silva Organização: Apoio Institucional: Grupos Crescimento Valor Acrescentado Rentabilidade Económica Inovação Capacitação

Leia mais

PROJECTO DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE APOIOS PARA ACÇÕES PEDAGÓGICO - CULTURAIS

PROJECTO DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE APOIOS PARA ACÇÕES PEDAGÓGICO - CULTURAIS PROJECTO DE REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE APOIOS PARA ACÇÕES PEDAGÓGICO - CULTURAIS CAPÍTULO I GENERALIDADES ARTIGO 1º (DEFINIÇÕES ) O presente Regulamento, disciplina a concessão de apoios a prestar, pelas

Leia mais

PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS

PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS PARTICIPAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E PRESTAÇÃO DE CONTAS Enquadramento Indicadores populacionais (2011): - População Residente: 205.580; - Numero de famílias: 80.464; ( D.m.f: 3.5); - População ativa (emp.+ des.):

Leia mais

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo

Senhor Presidente Senhoras e Senhores Deputados Senhor Presidente do Governo Senhora e Senhores Membros do Governo do Governo As propostas de Plano e Orçamento para 2005 e das Orientações de Médio Prazo para 2005-2008, agora em discussão, assinalam um novo ciclo para os Açores, após a fase do ciclo da Nova Autonomia

Leia mais

República de Moçambique Ministério de Economia e Finanças Autoridade Tributária de Moçambique

República de Moçambique Ministério de Economia e Finanças Autoridade Tributária de Moçambique República de Moçambique Ministério de Economia e Finanças Autoridade Tributária de Moçambique Intervenção da Exma Senhora Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique Por Ocasião de Abertura do Fórum

Leia mais

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES

VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES VII CONGRESSO MINEIRO DE VEREADORES SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS MUNICÍPIOS EM FACE DO REEQUILÍBRIO FEDERATIVO Março/2017 Palestrante: Antônio José Calhau de Resende FORMAS DE ESTADO: Estado Federal ou Federação:

Leia mais

Sendo esta a minha primeira intervenção neste plenário, não poderia deixar de cumprimentar de forma

Sendo esta a minha primeira intervenção neste plenário, não poderia deixar de cumprimentar de forma Excelentíssima Senhora Presidente, da Assembleia, Senhoras e Senhores Deputados, Senhor Presidente do Governo Regional, Senhoras e Senhores Membros do Governo. Sendo esta a minha primeira intervenção neste

Leia mais

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS

PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS PROPOSTA DE PILARES PARA O PRÓXIMO PROGRAMA DE APOIO AS POLÍTICAS (PSI) APRESENTAÇÃO AO SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DO FMI E PERSPECTIVAS MAPUTO, 11 DE MARÇO DE 2013 ESTRUTURA DA APRESENTAÇÃO

Leia mais

Regime jurídico dos serviços municipais de águas e resíduos: os novos desafios. Instrumentos de Regulação económica

Regime jurídico dos serviços municipais de águas e resíduos: os novos desafios. Instrumentos de Regulação económica Regime jurídico dos serviços municipais de águas e resíduos: os novos desafios Instrumentos de Regulação económica Instrumentos de regulação económica Recomendação Tarifária Conteúdo das Facturas Critérios

Leia mais

Apresenta-se, a seguir, no Quadro n.º III.1, a Evolução da Receita Interna face ao PIB, no período de 2000 a 2005.

Apresenta-se, a seguir, no Quadro n.º III.1, a Evolução da Receita Interna face ao PIB, no período de 2000 a 2005. III EVOLUÇÃO DOS INDICADORES MACROECONÓMICOS 3.1. Considerações Gerais A Lei n.º 4/2005, de 22 de Junho, que aprova o Orçamento do Estado para 2005, estabelece, no seu preâmbulo, que aquele visa garantir

Leia mais

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE O PROGRAMA TEMÁTICO TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE Identificação das prioridades - Convite para apresentação de propostas 2011 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS DA UE até 2013 Instrumento Europeu para

Leia mais

A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA EM ÁREAS PERI-URBANAS GRANDES CIDADES DE MOÇAMBIQUE

A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA EM ÁREAS PERI-URBANAS GRANDES CIDADES DE MOÇAMBIQUE A GESTÃO DOS SERVIÇOS DE ÁGUA EM ÁREAS PERI-URBANAS GRANDES CIDADES DE MOÇAMBIQUE Marseilles, Março de 2012 Orador: Pedro Paulino Contexto Peri-urbano Água urbana em Moçambique População: Total: 23,700,715

Leia mais

DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE

DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE DESENVOLVIMENTOS NO QUADRO INSTITUCIONAL DO SECTOR DA ÁGUA EM MOÇAMBIQUE Pontes e Parcerias nos Países de Língua Portuguesa Figueira da Foz, 24 de Outubro de 2017 Agenda 1 O Sector em Moçambique 2 Nível

Leia mais

Federação desigual. Assimetrias regionais. Região PIB População Território Região Sudeste 55,41% 42% 10,60% Região Norte 5,40% 8% 45,20%

Federação desigual. Assimetrias regionais. Região PIB População Território Região Sudeste 55,41% 42% 10,60% Região Norte 5,40% 8% 45,20% Federação desigual Assimetrias regionais Região PIB População Território Região Sudeste 55,41% 42% 10,60% Região Norte 5,40% 8% 45,20% Região Centro-oeste 9,57% 7% 18,90% Região Nordeste 13,40% 28% 18,20%

Leia mais

V GOVERNO CONSTITUCIONAL

V GOVERNO CONSTITUCIONAL Scanned and converted to text by La o Hamutuk. For more information on the proposed 2013 State Budget, see http://www.laohamutuk.org/econ/oge13/12oge13.htm V GOVERNO CONSTITUCIONAL Proposta de Lei N.⁰

Leia mais

DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS E REGULATÓRIOS NO SECTOR DE ELECTRICIDADE

DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS E REGULATÓRIOS NO SECTOR DE ELECTRICIDADE DESENVOLVIMENTOS TECNOLÓGICOS E REGULATÓRIOS NO SECTOR DE ELECTRICIDADE APRESENTAÇÃO DA ARENE MAIO, 21, 2018 CONTEÚDO 1. Contextualização 2. Caracterização do Sector Eléctrico & Perspectivas 3. Quadro

Leia mais

Tribunal de Contas. Nota Introdutória

Tribunal de Contas. Nota Introdutória Nota Introdutória NOTA INTRODUTÓRIA O presente Volume, cuja estrutura reflecte o conteúdo genérico previsto no artigo 41.º da Lei n.º 98/97, de 26 de Agosto, contém os resultados das acções de verificação

Leia mais

Visão. Ser uma Entidade Reguladora de Referência

Visão. Ser uma Entidade Reguladora de Referência 02 de Setembro 2015 Missão Assegurar adequada prestação de serviços aos consumidores e a sustentabilidade dos operadores nos sectores de energia, água, transportes colectivos urbanos e marítimos de passageiros,

Leia mais

79/V/98. (Objecto. IUP- Imposto Único sobre o Património

79/V/98. (Objecto. IUP- Imposto Único sobre o Património 1º (Objecto A presente lei cria o Imposto Único sobre o Património (IUP) que se gere pelos princípios e normas previstos nesta lei e pelo respectivo regulamento. 2º IUP- Imposto Único sobre o Património

Leia mais

Contratualização com o Município de Guarulhos 14 de dezembro de 2018

Contratualização com o Município de Guarulhos 14 de dezembro de 2018 Contratualização com o Município de Guarulhos 14 de dezembro de 2018 Diretoria Econômico-Financeira e de Relações com Investidores Superintendencia de Captação e de Relações com Investidores Aviso Esta

Leia mais

Pós-Graduação a distância Administração Pública

Pós-Graduação a distância Administração Pública Pós-Graduação a distância Administração Pública Disciplinas: 1) Direito Constitucional 2) Direito Administrativo 3) Economia do setor público e desenvolvimento sustentável 4) Contabilidade pública, controle

Leia mais

Sustentabilidade econômica da gestão dos Resíduos Sólidos. Carlos Roberto de Oliveira ARES-PCJ

Sustentabilidade econômica da gestão dos Resíduos Sólidos. Carlos Roberto de Oliveira ARES-PCJ Sustentabilidade econômica da gestão dos Resíduos Sólidos Carlos Roberto de Oliveira ARES-PCJ Lei 11.445/2007 DIRETRIZES NACIONAIS PARA O SANEAMENTO BÁSICO ESGOTAMENTO SANITÁRIO LIMPEZA URBANA E MANEJO

Leia mais

Organização, gestão e regulação das actividades de. Prestação de Serviços Especializados (PSE) na Universidade de Coimbra

Organização, gestão e regulação das actividades de. Prestação de Serviços Especializados (PSE) na Universidade de Coimbra Organização, gestão e regulação das actividades de Prestação de Serviços Especializados (PSE) na Universidade de Coimbra Estrutura do Documento I Contexto situação actual objectivos definidos II Elaboração

Leia mais

Recomendação tarifária Decreto-Lei n.º 194/2009 Recomendação IRAR n.º1/2009

Recomendação tarifária Decreto-Lei n.º 194/2009 Recomendação IRAR n.º1/2009 Recomendação tarifária Decreto-Lei n.º 194/2009 Recomendação IRAR n.º1/2009 Alexandra Carrilho Ribeiro Departamento de Análise Económica e Financeira da ERSAR Sessão Informativa O novo regime jurídico

Leia mais

PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA

PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL DE MÃOS DADAS REGULAMENTO PARA ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMILIAS CARÊNCIADAS CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA NORMAS PARA A ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS A FAMÍLIAS CARÊNCIADAS

Leia mais

RELATÓRIO DE GESTÃO. Introdução

RELATÓRIO DE GESTÃO. Introdução RELATÓRIO DE GESTÃO Introdução O relatório de gestão enquadra-se no âmbito da prestação de contas relativa ao exercício de 2010 e foi elaborado de acordo com os procedimentos estabelecidos no Plano Oficial

Leia mais

Gestão dos Projectos Bartolomeu Soto

Gestão dos Projectos Bartolomeu Soto Banco Mundial Governo de Moçambique Gestão dos Projectos Bartolomeu Soto Revisão do Desempenho da Carteira de Projectos (CPPR) 18 de Setembro de 2009 Assuntos Críticos a Considerar Desafios e Recomendações

Leia mais

Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde

Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde Noções sobre o financiamento e alocação de recursos em saúde Demandas e custos em saúde são crescentes tendência mundial Mudanças no perfil demográfico (envelhecimento da população e diminuição das taxas

Leia mais

Moçambique Prestação Efectiva de Serviços Públicos no Sector da Educação. Documento Para Discussão Tomé Eduardo Hotel Girassol, Maputo, 25/5/2012

Moçambique Prestação Efectiva de Serviços Públicos no Sector da Educação. Documento Para Discussão Tomé Eduardo Hotel Girassol, Maputo, 25/5/2012 Moçambique Prestação Efectiva de Serviços Públicos no Sector da Educação Documento Para Discussão Tomé Eduardo Hotel Girassol, Maputo, 25/5/2012 Apresentação 1. Evolução das políticas de educação 2. Recolha,

Leia mais

Ligações entre grandes projectos de investimento estrangeiro e fornecedores locais: Promessa de desenvolvimento?

Ligações entre grandes projectos de investimento estrangeiro e fornecedores locais: Promessa de desenvolvimento? www.iese.ac.mz Ligações entre grandes projectos de investimento estrangeiro e fornecedores locais: Promessa de desenvolvimento? Epifânia Langa & Oksana Mandlate Seminário de Divulgação de Desafios para

Leia mais

4. O Sector Público Administrativo em Portugal

4. O Sector Público Administrativo em Portugal 4. O Sector Público Administrativo em Portugal 4.1 Estrutura e Competências 4.1.1.Âmbito e estrutura do SPA: descentralização política e administrativa 4.1.2 Administração Central e Segurança Social 4.1.3

Leia mais

DESAFIOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

DESAFIOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS MINISTÉRIO PARA A COORDENAÇÃO DA ACÇÃO AMBIENTAL DIRECÇÃO NACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL DESAFIOS NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS Apresentado por: Julia Ussy Félix Maputo, Fevereiro de 2014 SEQUÊNCIA

Leia mais

Projecto de Regulamento de Apoio a Associações. Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de. Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão

Projecto de Regulamento de Apoio a Associações. Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de. Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Projecto de Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Preâmbulo Capítulo I -Definições e Objectivos Artigo 1.º - Definição

Leia mais

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA Fundo do Baixo Sabor

PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA Fundo do Baixo Sabor PLANO ANUAL DE ACTIVIDADES INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO PARA 2011 Fundo do Baixo Sabor I - INTRODUÇÃO O Plano Anual de Actividades constitui-se como o documento orientador da actividade do Fundo Baixo

Leia mais

ANÁLISE DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA

ANÁLISE DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA ANÁLISE DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA A análise da situação patrimonial e financeira que se segue, sintetiza os resultados atingidos pela Câmara Municipal de Espinho em 31 de Dezembro de 2007. 1

Leia mais

Pelo aumento das alocações orçamentais, prestação de contas e transparência no sector de Água e Saneamento

Pelo aumento das alocações orçamentais, prestação de contas e transparência no sector de Água e Saneamento Pelo aumento das alocações orçamentais, prestação de contas e transparência no sector de Água e Saneamento Introdução Cerca de 49% da população moçambicana não têm acesso à água segura e nas zonas rurais,

Leia mais

12 ª CLAD Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local

12 ª CLAD Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local 12 ª CLAD - 2007 Painel As autarquias na era da informação: o governo electrónico local RESULTADOS DE UMA ABORDAGEM DE CIDADE DIGITAL PARA A ADMINISTRAÇÃO LOCAL Joaquim Borges Gouveia, UAveiro, Portugal

Leia mais

O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE PEDSA. Impacto esperado com a implementação do PEDSA através do CAADP

O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE PEDSA. Impacto esperado com a implementação do PEDSA através do CAADP O PACTO PARA O DESENVOLVIMENTO DO SECTOR AGRÁRIO DE MOÇAMBIQUE A SER IMPLEMENTADO ATRAVÉS DO PEDSA O PACTO A SER IMPLEMENTADO PELO PEDSA: PRIORIDADES Impacto esperado com a implementação do PEDSA através

Leia mais

SISTEMAS DE PAGAMENTOS e INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇOS em CONCESSÕES e PPPs

SISTEMAS DE PAGAMENTOS e INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇOS em CONCESSÕES e PPPs SISTEMAS DE PAGAMENTOS e INDICADORES DE QUALIDADE DE SERVIÇOS em CONCESSÕES e PPPs CONCESSÕES PPPs LEGISLAÇÃO APLICÁVEL: Lei n 8.987/1995 Lei n 11.079/2004 e Lei nº 12.766/2012 Objetivos: atrair investimentos

Leia mais

Parceria para a formação financeira na Região Norte

Parceria para a formação financeira na Região Norte Parceria para a formação financeira na Região Norte Objetivos da formação financeira Elevar os conhecimentos financeiros da população Contribuir para a melhoria dos comportamentos financeiros Promover

Leia mais

FREGUESIA DE CALHETA MUNICÍPIO DE CALHETA FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE Datas das Deliberações / / / /

FREGUESIA DE CALHETA MUNICÍPIO DE CALHETA FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE Datas das Deliberações / / / / FREGUESIA DE CALHETA MUNICÍPIO DE CALHETA FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE 25 Datas das Deliberações Junta de Freguesia / / Assembleia de Freguesia / / Órgão Executivo Órgão Deliberativo Núcleo

Leia mais

ANÁLISE DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA

ANÁLISE DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA ANÁLISE DA SITUAÇÃO PATRIMONIAL E FINANCEIRA A análise da situação patrimonial e financeira que se segue, sintetiza os resultados atingidos pela Câmara Municipal de Espinho em 31 de Dezembro de 2008. 1

Leia mais

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 40/XIII. Exposição de Motivos

PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE MINISTROS. Proposta de Lei n.º 40/XIII. Exposição de Motivos Proposta de Lei n.º 40/XIII Exposição de Motivos A aprovação de uma Lei de programação de infraestruturas e equipamentos para as Forças e Serviços de Segurança do Ministério da Administração Interna (Lei

Leia mais

Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão

Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Regulamento de Apoio a Associações Juvenis, Associações de Estudantes e Grupo de Jovens do Concelho de Vila Nova de Famalicão Preâmbulo Estudos recentes sobre o exercício dos direitos de cidadania em Portugal

Leia mais

Série I, N. 46 SUMÁRIO. Jornal da República PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR - LESTE $ 2.25

Série I, N. 46 SUMÁRIO. Jornal da República PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR - LESTE $ 2.25 QuartaFeira, 23 de Dezembro de 2009 Série I, N. 46 $ 2.25 PUBLICAÇÃO OFICIAL DA REPÚBLICA DEMOCRÁTICA DE TIMOR LESTE SUMÁRIO PARLAMENTO NACIONAL : Lei nº 15/II de 23 de Dezembro Aprova o Orçamento Geral

Leia mais

ANO:2011 Ministério da Justiça. Instituto de Gestão Financeira e Infra Estruturas da Justiça, IP. Objectivos Estratégicos. Objectivos Operacionais

ANO:2011 Ministério da Justiça. Instituto de Gestão Financeira e Infra Estruturas da Justiça, IP. Objectivos Estratégicos. Objectivos Operacionais ANO:211 Ministério da Justiça Instituto de Gestão Financeira e Infra Estruturas da Justiça, IP MISSÃO: Assegurar a gestão orçamental, financeira e das instalações afectas ao Ministério da Justiça. Objectivos

Leia mais

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL

RELATÓRIO DE EXECUÇÃO ORÇAMENTAL RELATÓRIO DE EXECUÇÃO junho 2013 (provisório) CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS ÍNDICE Análise Orçamental Global 3 Receita 5 Receitas Correntes 6 Receitas de Capital 12 Despesa 16 Despesas Correntes 19 Despesas

Leia mais

Freguesia de Vila Nova MUNICÍPIO DE PRAIA DA VITÓRIA FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE Datas das Deliberações / / / /

Freguesia de Vila Nova MUNICÍPIO DE PRAIA DA VITÓRIA FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE Datas das Deliberações / / / / MUNICÍPIO DE PRAIA DA VITÓRIA FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE 2016 Datas das Deliberações Junta de Freguesia / / Assembleia de Freguesia / / Órgão Executivo Órgão Deliberativo Núcleo Data -

Leia mais

Índice. Relatório de Execução Orçamental - Janeiro

Índice. Relatório de Execução Orçamental - Janeiro Índice 5 8 9 13 15 19 20 21 23 24 25 2 Índice de Quadros 5 6 8 9 12 13 14 15 16 17 20 21 23 24 25 3 Índice de Gráficos 7 10 11 14 16 18 19 20 22 23 24 4 Análise Orçamental Global Indicadores Económicos

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural

Programa de Desenvolvimento Rural SEMINÁRIO INOVAÇÃO NA AGRICULTURA, AGRO-INDÚSTRIA E FLORESTA Políticas e medidas de apoio à investigação e inovação nos sectores agrícola, agroindustrial e florestal Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020

Leia mais

6º Seminário. A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Propostas da campanha nacional

6º Seminário. A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos. Propostas da campanha nacional 6º Seminário A Política Ambiental na Fiscalidade sobre os Resíduos Propostas da campanha nacional Índice da apresentação - RFA Europeia - Objectivos - Paradigmas - Exemplos e comparação com PT - RFA Nacional

Leia mais

AFR. Recuperação e riscos crescentes. Outubro de Perspetivas económicas regionais

AFR. Recuperação e riscos crescentes. Outubro de Perspetivas económicas regionais AFR Perspetivas económicas regionais Recuperação e riscos crescentes Outubro de 2018 1 Principais conclusões A recuperação deverá continuar em meio a riscos crescentes. A recuperação é moderada nos países

Leia mais

Programa. Finanças Públicas 2.º Ano Turmas A/B/Noite Ano Lectivo 2012/2013. Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira. Introdução

Programa. Finanças Públicas 2.º Ano Turmas A/B/Noite Ano Lectivo 2012/2013. Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira. Introdução Programa Finanças Públicas 2.º Ano Turmas A/B/Noite Ano Lectivo 2012/2013 Professor Doutor Eduardo Paz Ferreira Introdução I. Aspectos gerais 1. As Finanças Públicas. Questões de ordem geral 2. Fixação

Leia mais

Instrumentos Económicos e Financeiros. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

Instrumentos Económicos e Financeiros. GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas Instrumentos Económicos e Financeiros GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas OBJECTIVOS DE APRENDIZAGEM Entender as diferenças entre instrumentos económicos e financeiros. Valorizar como aplicar

Leia mais

FICHA DE PROJECTO. Nome do Projecto Murtas na Cidade LOGOTIPO. Ano de Início. Julho de Duração Prevista Nome da pessoa responsável pelo projecto

FICHA DE PROJECTO. Nome do Projecto Murtas na Cidade LOGOTIPO. Ano de Início. Julho de Duração Prevista Nome da pessoa responsável pelo projecto FICHA DE PROJECTO Nome do Projecto Murtas na Cidade LOGOTIPO Ano de Início Duração Prevista Nome da pessoa responsável pelo projecto Direcção e Gabinete de Bairro (se aplicável) Público-alvo Bairro Abrangido

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Demonstrativos Fiscais Prof. Cláudio Alves ANEXO DE METAS FISCAIS De acordo com o que preconiza o disposto na Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, Lei de Responsabilidade

Leia mais

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO TENDÊNCIAS ANTÓNIO MOUSINHO

O TRANSPORTE RODOVIÁRIO TENDÊNCIAS ANTÓNIO MOUSINHO O TRANSPORTE RODOVIÁRIO TENDÊNCIAS ANTÓNIO MOUSINHO O TRANSPORTE RODOVIÁRIO NA UE 1. INTRODUÇÃO 2. SITUAÇÃO ACTUAL 3. MOBILIDADE SUSTENTÁVEL 4. TRANSPORTES ENERGIA E AMBIENTE 5. INFRAESTRUTURAS 6. CONCLUSÕES

Leia mais

Orçamento do Estado para 2018

Orçamento do Estado para 2018 Orçamento do Estado para 2018 Administração Interna Novos mandatos autárquicos com aprofundamento da autonomia local Novos mandatos autárquicos com aprofundamento da autonomia local A. Principais prioridades

Leia mais

QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO 2008 FCT

QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO 2008 FCT QUADRO DE AVALIAÇÃO E RESPONSABILIZAÇÃO 2008 Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Visão: Objectivos Estratégicos (OE): OE 1. Fomentar o desenvolvimento da competência científica e tecnológica

Leia mais

MUNICIPIO DE VILA FLOR REGULAMENTO DE APOIO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE MUNÍCIPES CARENCIADOS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2.

MUNICIPIO DE VILA FLOR REGULAMENTO DE APOIO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE MUNÍCIPES CARENCIADOS. Artigo 1.º Âmbito. Artigo 2. REGULAMENTO DE APOIO À MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE HABITAÇÃO DE MUNÍCIPES CARENCIADOS Artigo 1.º Âmbito O presente Regulamento estabelece as regras para a concessão de apoio financeiro a fundo perdido ou

Leia mais

Avaliação Externa das Escolas

Avaliação Externa das Escolas INSPECÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO Avaliação Externa das Escolas 2006-2009 Seminário Avaliação e Boa Governação Modelos e Práticas Lisboa - 12 de Março de 2010 Avaliar as escolas razões e percursos (1) A descentralização

Leia mais

Projecto de Reforma da Fiscalidade Verde

Projecto de Reforma da Fiscalidade Verde 1 Projecto de Reforma da Fiscalidade Verde Jorge Vasconcelos Assembleia da República 24 de Setembro de 2014 Objectivos da Reforma da Fiscalidade Verde 2 OBJECTIVO NA PROPOSTA SUGESTÕES Redefinição das

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO

REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO REFLEXÕES SOBRE UM REGIME PARA O FUNDO NACIONAL DE SOLIDARIEDADE E ASSISTÊNCIA NO ACTUAL CONTEXTO DR. JOSÉ CHIVALA Director Geral Adjunto do INSS ENAD. 16 DE NOVEMBRO DE 2015 AS FUNÇÕES DO ESTADO E A PROTECÇÃO

Leia mais

NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013

NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013 NetACT WORKSHOP CALUQUEMBE - ANGOLA 2013 PLANEAMENTO ESTRATÉGICO Façá-lo na dependência de Deus Leitura: Isaias 30: 1-5 Versiculo chave: Vs 1 O Senhor declara: Ai de vós, filhos rebeldes, que fazeis projectos

Leia mais

Plano Estratégico de Promoção de Investimento Privado em Moçambique (PEPIP )

Plano Estratégico de Promoção de Investimento Privado em Moçambique (PEPIP ) REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DA ECONOMIA E FINANÇAS CENTRO DE PROMOÇÃO DE INVESTIMENTOS CONFERENCIA DE INVESTIDORES DO CORREDOR DE NACALA Plano Estratégico de Promoção de Investimento Privado em

Leia mais

MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS

MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS MINISTÉRIO DA ENERGIA E ÁGUAS DECLARAÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA 22 DE MARÇO DE 2013 2013, Ano Internacional da Cooperação pela da Água 2 DECLARAÇÃO ALUSIVA AO DIA MUNDIAL DA ÁGUA O dia 22 de Março

Leia mais

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 19/2005

DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 19/2005 DECRETO LEGISLATIVO REGIONAL N.º 19/2005 FUNDO REGIONAL DE APOIO À COESÃO E AO DESENVOLVIMENTO ECONÓMICO Um dos fundamentos do regime político-administrativo próprio da Região Autónoma dos Açores é o de

Leia mais

Análise dos inquéritos do Orçamento Participativo Concelho de Aljustrel Outubro/ Novembro 2015

Análise dos inquéritos do Orçamento Participativo Concelho de Aljustrel Outubro/ Novembro 2015 RELATÓRIO FINAL Análise dos inquéritos do Orçamento Participativo Concelho de Aljustrel Outubro/ Novembro 2015 O processo de consulta pública integrado na iniciativa Orçamento Participativo do concelho

Leia mais

RELATÓRIO DO ORÇAMENTO DE 2016

RELATÓRIO DO ORÇAMENTO DE 2016 Índice 1. INTRODUÇÃO... 3 2. RESUMO DO ORÇAMENTO... 4 3. RECEITA... 5 3.1. RECEITAS CORRENTES... 5 3.2. RECEITAS DE CAPITAL... 7 4. DESPESA... 8 4.1. DESPESA CORRENTE... 8 4.2. DESPESA DE CAPITAL... 9

Leia mais

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS

PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS PLANO DE PREVENÇÃO DE RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 3 2. CARACTERIZAÇÃO DA ENTIDADE 3 3. IDENTIFICAÇÃO DOS RISCOS DE CORRUPÇÃO E INFRACÇÕES CONEXAS 5 4. CONTROLO E ACOMPANHAMENTO

Leia mais

Freguesia dos Altares MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE Datas das Deliberações / / / /

Freguesia dos Altares MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE Datas das Deliberações / / / / MUNICÍPIO DE ANGRA DO HEROÍSMO FLUXOS DE CAIXA APROVAÇÃO ANO FINANCEIRO DE 2017 Datas das Deliberações Junta de Freguesia / / Assembleia de Freguesia / / Órgão Executivo Órgão Deliberativo Produto licenciado

Leia mais

Desenvolvimento Industrial em. Moçambique. African Iron&Steel Conference, de 23 de Juhno de 2015, Hotel Avenida, Maputo, Moçambique

Desenvolvimento Industrial em. Moçambique. African Iron&Steel Conference, de 23 de Juhno de 2015, Hotel Avenida, Maputo, Moçambique República de Moçambique African Iron&Steel Conference, de 23 de Juhno de 2015, Hotel Avenida, Maputo, Moçambique Direcção Nacional da Industria Desenvolvimento Industrial em Moçambique Eng. Mateus Matusse

Leia mais

RECEITAS TRIBUTÁRIAS

RECEITAS TRIBUTÁRIAS Atividade tributária inerente ao Estado principal meio de obtenção de receitas públicas representa interferência estatal na riqueza privada mecanismo de supressão da riqueza privada com fundamento na supremacia

Leia mais

PROPOSTA DE LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017

PROPOSTA DE LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 PROPOSTA DE LEI DO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2017 Maputo, 30 de Setembro de 2016 0 ÍNDICE FUNDAMENTAÇÃO... 2 I ENQUADRAMENTO LEGAL... 2 II - POLÍTICA ORÇAMENTAL... 2 II - A Medidas do Lado da Receita...

Leia mais

ORÇAMENTO CIDADÃO 3ª Edição, Dezembro 2013

ORÇAMENTO CIDADÃO 3ª Edição, Dezembro 2013 REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE MINISTÉRIO DAS FINANÇAS DIRECÇÃO NACIONAL DO ORÇAMENTO ORÇAMENTO CIDADÃO 3ª Edição, Dezembro VISÃO: Assegurar a participação do Cidadão em todas as fases do processo orçamental

Leia mais

FUNAB FUNDO NACIONAL DO AMBIENTE DE MOÇAMBIQUE FONTES INTERNAS DE FINANCIAMENTO. Lisboa, 20 de Junho de 2009

FUNAB FUNDO NACIONAL DO AMBIENTE DE MOÇAMBIQUE FONTES INTERNAS DE FINANCIAMENTO. Lisboa, 20 de Junho de 2009 FUNAB FUNDO NACIONAL DO AMBIENTE DE MOÇAMBIQUE FONTES INTERNAS DE FINANCIAMENTO Lisboa, 20 de Junho de 2009 INTRODUÇÃO O FUNAB é uma pessoa colectiva, de direito público, com personalidade jurídica e dotado

Leia mais