FAQ COTA NOS CONCURSOS PÚBLICOS DA AMAZUL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FAQ COTA NOS CONCURSOS PÚBLICOS DA AMAZUL"

Transcrição

1 FAQ COTA NOS CONCURSOS PÚBLICOS DA AMAZUL 1) O que são as cotas nos concursos públicos da AMAZUL? As cotas são uma parcela reservada de vagas no concurso, destinada exclusivamente a um determinado grupo de pessoas dentre os candidatos do certame. 2) Quais cotas a AMAZUL estabelece em seu concurso? Dependendo do número de vagas disponíveis, a AMAZUL estabelece duas cotas: a) A cota para pessoas com necessidades especiais (PNE); e b) A cota para pessoas negras ou pardas. 3) Qual é o fundamento da reserva de vagas? Ao reservar as vagas em concurso, a AMAZUL obedece à legislação vigente. No caso de PNE, a cota é estabelecida pelo art. 37, 1º, do Decreto nº 3.298/1999. Já a cota para pessoas negras ou pardas foi instituída pela Lei nº /2014. A validade jurídica das cotas foi reconhecida pelo Supremo Tribunal Federal STF na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental - ADPF nº 186/DF. Embora a ação tenha questionado especificamente a cota racial no vestibular de uma Universidade pública, a solução dada pelo STF fundamenta também a reserva de vaga nos concursos públicos. Em resumo, entendeu o STF que a ação afirmativa de reserva de vagas para determinados grupos, a partir de critérios étnico-raciais ou sócioeconômicos, não contraria o princípio de igualdade; em verdade, esta política prestigia esse princípio, ao permitir a superação de desigualdades decorrentes de situações históricas particulares, mediante correção (ou diminuição, ao menos) de distorções resultantes de uma aplicação meramente formal do princípio da igualdade. Leia aqui o Acórdão do STF que julgou válida a cota racial. s.conjur.com.br/dl/acordao-adpf-186-cotas-raciais.pdf 4) Como o candidato exerce o seu direito de cotista?

2 Candidatos portadores de necessidades especiais podem exercer o seu direito de cotista apresentando, no momento indicado no Edital, laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, indicando a Classificação Internacional de Doença CID, e a sua provável causa art. 39, IV, do Decreto nº 3.298/1999. Candidatos negros ou pardos exercem o seu direito de cotista mediante autodeclaração, conforme art. 2º da Lei nº /2014. O meio para emitir essa declaração é disciplinado no Edital do Concurso (preenchimento de opção no sítio eletrônico da banca organizadora, encaminhamento de carta escrita de próprio punho, etc). Geralmente, o formulário a ser preenchido para a inscrição no concurso permite ao candidato indicar essa condição. 5) O que ocorre quando o candidato, mediante declaração falsa, atua de forma fraudulenta, pretendendo valer-se da cota sem possuir esse direito? A AMAZUL avalia essa questão? A Administração Pública tem o dever de checar a veracidade dos documentos que lhe são apresentados, não somente em concursos públicos, mas em todos os processos administrativos que promove. Na qualidade de empresa pública, a AMAZUL também é obrigada a adotar tal cautela. Assim, todos os documentos apresentados no concurso são avaliados criteriosamente pela empresa, com especial destaque para aqueles que geram pontuação (ex. títulos) ou que concedem uma condição especial, distinta e mais benéfica ao candidato (ex. cotas, isenção da taxa de inscrição, etc). A confirmação da condição especial do candidato PNE será avaliada após a convocação para assumir a vaga, no momento do exame médico admissional, pela equipe multidisciplinar de que trata o art. 43, 1º, do Decreto nº 3.298/1999. A veracidade da autodeclaração do candidato negro ou pardo se dá no concurso público, na forma da Orientação Normativa SEGES/MP nº 3, de 1º de agosto de Em obediência à referida norma, a AMAZUL dispõe de Comissão designada para tal finalidade que, nos termos do art. 2º, 1º, avalia a veracidade da autodeclaração considerando os aspectos fenotípicos do candidato.

3 Declarações falsas ensejam a eliminação do candidato do concurso público, sem prejuízo de outras sanções cabíveis. 6) Quais são os percentuais de vagas reservadas para PNE e pessoas negras ou pardas? A legislação estipula esses percentuais. No caso de PNE, no mínimo, 5% (cinco por cento) de vagas reservadas, até o limite de 20% (vinte por cento), devendo a fração ser elevada sempre para o número inteiro subsequente. Ou seja, o concurso que conte com até 4 (quatro) vagas, não há vaga reservada a PNE. Concursos que possuam 5 (cinco) ou mais vagas terão vaga reservada para PNE, respeitando-se os limites acima citados. No caso da cota para negros ou pardos, a lei assegura 20% (vinte por cento) de vagas reservadas, nos certames que possuam 3 (três) ou mais vagas. Quando esse percentual de 20% resulta em quantitativo fracionado, este será aumentado para o número inteiro subsequente, caso a fração seja igual ou maior que 0,5 (cinco décimos). Se a fração for menor que o referido numeral, arredonda-se para baixo. Exemplo: Num concurso que disponibilize 8 (oito) vagas, a fração de 20% resulta em 1,6 (um inteiro e seis décimos), correspondendo então a uma vaga e uma fração de 0,6 (seis décimos). Como esta fração supera 0,5 (cinco décimos), arredonda-se para o número inteiro subsequente, ou seja, 2 (dois). Nesse caso hipotético, a cota será assegurada em 2 (duas) vagas. Situação diferente ocorrerá se o concurso compreender 7 (sete) vagas. Aplicando-se o percentual de 20% (vinte por cento), alcança-se a fração de 1,4 (um inteiro e quatro décimos). Uma vaga fica assegurada e a sobra resulta no fracionamento de 0,4 (quatro centésimos). Nessa hipótese, apenas 1 (uma) vaga será reservada a negros e pardos eis que a fração restante (0,4) é inferior a 0,5 (cinco décimos), devendo a cota corresponder ao número imediatamente inferior. 7) Como se dá a ordem de convocação quando são reservadas as cotas PNE e racial?

4 As vagas da cota racial e da cota PNE serão intercaladas com as de ampla concorrência, respeitando-se a proporcionalidade estabelecida em lei, inclusive o regramento estipulado para o quantitativo fracionado. Ou seja, dentre as 5 (cinco) primeiras vagas, será a 3ª a reservada a negros ou pardos, justamente porque na 3ª vaga é que se alcança a fração de 0,6 (seis décimos) (5 x 20% = 0,6) e, posteriormente, na 8ª vaga. E a 5ª será reservada a PNE (5% até o limite de 20%), retomando a convocação nesta última lista somente na 21ª vaga. Nessa linha de raciocínio, a ordem de convocação das vagas ficaria da seguinte forma: POSIÇÃO LISTA 1ª vaga Ampla concorrência 2ª vaga Ampla concorrência 3ª vaga (0,6) Cota racial (Lei nº /2014) 4ª vaga Ampla concorrência 5ª vaga (5%, até o limite de 20%) PNE (Leis nº 8.112/90 e Decreto nº 3.298/99 6ª vaga Ampla concorrência 7ª vaga Ampla concorrência 8ª vaga (1 + 0,6) Cota racial (Lei nº /2014) 9ª vaga Ampla concorrência 10ª vaga Ampla concorrência 11ª vaga Ampla concorrência 12ª vaga Ampla concorrência 13ª vaga (2 + 0,6) Cota racial (Lei nº /2014) 14ª vaga Ampla concorrência 15ª vaga Ampla concorrência 16ª vaga Ampla concorrência 17ª vaga Ampla concorrência 18ª vaga (3 + 0,6) Cota racial (Lei nº /2014) 19ª vaga Ampla concorrência 20ª vaga Ampla concorrência 21ª vaga (5%, até o limite de 20%) PNE (Leis nº 8.112/90 e Decreto nº 3.298/99 8) As cotas se aplicam apenas às vagas efetivas ou também àquelas destinadas ao cadastro de reserva? As cotas não se restringem às vagas efetivas; elas se estendem também às vagas de cadastro de reserva, quando atingem os percentuais previstos em lei. Os exemplos a seguir ilustram três situações possíveis:

5 a) O Edital prevê 1 (uma) vaga efetiva e 1 (uma) vaga de cadastro de reserva (1 +1CR). Nesse caso, como o total de vagas são 2 (duas), e nesse quantitativo não se aplicam as cotas, então não serão reservadas vagas para negros ou PNE. b) O Edital prevê 2 (duas) vagas efetivas e 2 (duas) vagas para cadastro de reserva (2 + 2CR). Nessa hipótese, são 4 (quatro) vagas no total, o que exige a aplicação da cota para negros, mas não a cota de PNE. c) O Edital prevê apenas 1 (uma) vaga efetiva, porém cadastro de reserva em 10 (dez) vezes o número de vagas (1 + 10CR). Como quantitativo total de vagas é 11 (onze), aplicam-se ambas as cotas. 9) Fui aprovado na ampla concorrência e na cota. Como será a minha convocação? Os candidatos cotistas concorrem concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência. No momento de convocação, aplicar-se-á a condição mais benéfica ao candidato. 10) Fui aprovado em 1º lugar na cota para negros ou pardos. Tenho, portanto, direito à 3ª vaga, conforme legislação vigente. Verifiquei que já foram feitas mais de 3 (três) convocações para o meu cargo no Diário Oficial da União e eu ainda não fui chamado. O que acontece? É necessário esclarecer a diferença entre convocação e contratação. A 3ª vaga é reservada ao cotista negro ou pardo e coincidirá com a 3ª convocação somente se os dois primeiros candidatos da ampla concorrência efetivamente assumirem o emprego público. Caso algum deles desista da vaga, a AMAZUL fará nova convocação para a ampla concorrência, até preencher 2 (duas) vagas. Preenchidas as 2 (duas) primeiras vagas, a empresa fará a convocação para a 3ª vaga, esta sim reservada a negros ou pardos. 11) Fui aprovado em 2º lugar na cota para negros ou pardos. O cotista classificado em 1º lugar desistiu da vaga. Como fica a minha situação? Nesse caso, o candidato assume a colocação do 1º cotista e tem direito à 3ª vaga do concurso (art. 3º, 2º, da Lei nº /2014).

6 12)O art. 3º, 1º, da Lei nº /2014 dispõe que os candidatos negros aprovados dentro do número de vagas oferecidos para ampla concorrência não serão computados para o efeito do preenchimento das vagas reservadas. Como a AMAZUL aplica essa disposição legal? Inicialmente, reforça-se que o candidado cotista concorre concomitantemente às vagas da ampla concorrência e às reservadas aos negros e pardos, não perdendo a sua condição de cotista por ter sido aprovado na ampla concorrência. A AMAZUL aplica o art. 3º, 1º, da Lei nº /2014 da seguinte forma: - Se o candidato cotista for aprovado nas vagas reservadas e na ampla concorrência e, no momento da convocação, não se beneficiar do sistema previsto na Lei nº /2014, a AMAZUL não computa o candidato como cotista. Exemplo: num concurso de 10 (dez) vagas, o candidato se classificou em 2º na ampla concorrência e em 1º na cota. Será convocado na ampla concorrência e não será computado como cotista. - Se o candidato cotista for aprovado nas vagas reservadas e na ampla concorrência e, no momento da convocação, beneficiar-se do sistema de cotas, a AMAZUL computa o candidato como cotista. Exemplo: num concurso de 10 (dez) vagas, o candidato se classificou em 8º na ampla concorrência em 1º na cota. Ao ser convocado para assumir a 3ª vaga, reservada a negros e pardos, o candidato assumirá a vaga de cotista.

Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO A presente minuta trata de uma proposta construída pela Comissão de Ações Afirmativas na Pós-Graduação instituída

Leia mais

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil;

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil; RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva de vagas à população negra nos concursos públicos para Defensor Público e para Servidor da Defensoria Pública, prevista no artigo 49

Leia mais

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil;

CONSIDERANDO o quanto disposto no artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil; (Texto consolidado. Alterado pela Res. 005.2017, publicada em 26 de outubro de 2017). RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva de vagas à população negra nos concursos públicos

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº , DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018.

RESOLUÇÃO Nº , DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018. RESOLUÇÃO Nº 005.2018, DE 14 DE NOVEMBRO DE 2018. Altera a Resolução 003/2016. O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DA BAHIA, no uso de uma de suas atribuições legais e com espeque no quanto

Leia mais

Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO

Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO Ministério da Educação INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO A presente minuta trata de uma proposta construída pela Comissão de Ações Afirmativas na Pós-Graduação instituída

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. (Texto consolidado. Alterado pelas Res. 005.2017, publicada em 26 de outubro de 2017 e 005.2018, publicada em 15 de novembro de 2018). RESOLUÇÃO Nº 003, DE 15 DE FEVEREIRO DE 2016. Regulamenta a reserva

Leia mais

o TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, no uso

o TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO, no uso RESOLUÇÃO TRE/SP N.O 378/2016 Dispõe sobre a reserva de vagas aos negros nos concursos públicos para provimento de cargos efetivos do Quadro de Pessoal do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. o TRIBUNAL

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA FCT/UNESP - CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 18 DE MAIO DE 2018.

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA FCT/UNESP - CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 18 DE MAIO DE 2018. PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA FCT/UNESP - CAMPUS DE PRESIDENTE PRUDENTE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 10, DE 18 DE MAIO DE 2018. Dispõe sobre a política de ações afirmativas para pretos, pardos, indígenas,

Leia mais

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 29, DE 01 DE SETEMBRO DE 2017.

RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 29, DE 01 DE SETEMBRO DE 2017. RESOLUÇÃO AD REFERENDUM N 29, DE 01 DE SETEMBRO DE 2017. Dispõe sobre Ações Afirmativas na Pós-Graduação do IFPB que trata da inclusão de negros (pardos e pretos), indígenas e pessoas com deficiência em

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Marco Zero Macapá-AP, CEP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ Rod. Juscelino Kubitschek Km 2, Jardim Marco Zero Macapá-AP, CEP EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 08 DE 16 DE ABRIL DE 2018 A Reitora da Universidade Federal do Amapá, no uso das suas atribuições conferidas pelo Decreto de 15 de setembro de 2014, publicado no Diário Oficial

Leia mais

Portaria da Presidência

Portaria da Presidência 01 A Presidente da Fundação Oswaldo Cruz, no uso das atribuições, conferidas pelo Estatuto aprovado pelo creto n 8.932, de 14 de dezembro de 2016 e pelo creto Presidencial de 03 de janeiro de 2017, publicado

Leia mais

DECRETO Nº DE 08 DE AGOSTO DE 2014

DECRETO Nº DE 08 DE AGOSTO DE 2014 Imprimir "Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial do Estado." DECRETO Nº 15.353 DE 08 DE AGOSTO DE 2014 Regulamenta a reserva de vagas à população negra nos concursos públicos e processos

Leia mais

PROVA DISCURSIVA P 4

PROVA DISCURSIVA P 4 PROVA DISCURSIVA P 4 Nesta prova, faça o que se pede, usando, caso queira, os espaços para rascunho indicados no presente caderno. Em seguida, transcreva os textos para o CADERNO DE TEXTOS DEFINITIVOS

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 10, DE 27 DE MARÇO DE 2017

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 10, DE 27 DE MARÇO DE 2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 2013 / 2044 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 10,

Leia mais

3.1 São 80 vagas para o curso, distribuídas conforme avaliação dos títulos no quadro a seguir: Quadro 2 Pontuação dos títulos

3.1 São 80 vagas para o curso, distribuídas conforme avaliação dos títulos no quadro a seguir: Quadro 2 Pontuação dos títulos MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE REFERÊNCIA EM FORMAÇÃO E EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Rua Barão de Mauá, 30 Jucutuquara 29040-860 Vitória ES 27 3198-0900 EDITAL 40/2019

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 239/2016 Poder Judiciário

PROJETO DE LEI Nº 239/2016 Poder Judiciário DIÁRIO OFICIAL DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA Porto Alegre, quinta-feira, 24 de novembro de 2016. PRO 1 PROJETO DE LEI Nº 239/2016 Poder Judiciário Dispõe sobre a reserva de vagas para negros nos concursos

Leia mais

EDITAL N.º 124/19 PROGEPE

EDITAL N.º 124/19 PROGEPE EDITAL N.º 124/19 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL N.º 375/18 PROGEPE

EDITAL N.º 375/18 PROGEPE EDITAL N.º 375/18 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

Área de Conhecimento: Geotecnia, mecânica dos solos, e expressão gráfica

Área de Conhecimento: Geotecnia, mecânica dos solos, e expressão gráfica UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Rua Dr. Faivre, 590, - - Bairro Centro, Curitiba/PR, CEP 80060-140 Telefone: (41)3360-4523 / 4521 - http://www.ufpr.br/ Edital nº 059/19 - PROGEPE/2019 Processo nº 23075.007894/2019-17

Leia mais

EDITAL N.º 380/18 PROGEPE

EDITAL N.º 380/18 PROGEPE EDITAL N.º 380/18 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL N.º 175/19 PROGEPE

EDITAL N.º 175/19 PROGEPE EDITAL N.º 175/19 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL N.º 343/18 PROGEPE

EDITAL N.º 343/18 PROGEPE EDITAL N.º 343/18 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL Nº 355/18 - PROGEPE/2018

EDITAL Nº 355/18 - PROGEPE/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Rua Dr. Faivre, 590, - - Bairro Centro, Curi ba/pr, CEP 80060-140 Telefone: (41)3360-4523 / 4521 - h p://www.ufpr.br/ Processo nº 23075.060466/2018-23 EDITAL Nº 355/18 -

Leia mais

EDITAL N.º 361/18 PROGEPE

EDITAL N.º 361/18 PROGEPE EDITAL N.º 361/18 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL N.º 031/19 PROGEPE

EDITAL N.º 031/19 PROGEPE EDITAL N.º 031/19 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL N.º 354/18 PROGEPE

EDITAL N.º 354/18 PROGEPE EDITAL N.º 354/18 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró Reitoria de Gestão de Pessoas

Ministério da Educação UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Pró Reitoria de Gestão de Pessoas EDITAL N.º 173/19 PROGEPE Por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do Paraná, conforme Portaria nº 2.590 de 26/09/97 e considerando o disposto na Portaria Interministerial

Leia mais

EDITAL Nº 347/18 - PROGEPE/2018

EDITAL Nº 347/18 - PROGEPE/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Rua Dr. Faivre, 590, - - Bairro Centro, Curitiba/PR, CEP 80060-140 Telefone: (41)3360-4523 / 4521 - http://www.ufpr.br/ Processo nº 23075.064405/2018-35 EDITAL Nº 347/18

Leia mais

EDITAL Nº 05, DE 20 DE JANEIRO DE 2017 CONVOCAÇÃO PARA AFERIÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO

EDITAL Nº 05, DE 20 DE JANEIRO DE 2017 CONVOCAÇÃO PARA AFERIÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO EDITAL Nº 05, DE 20 DE JANEIRO DE 2017 CONVOCAÇÃO PARA AFERIÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO A Comissão Organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos, instituída para a realização do certame regido pelo Edital

Leia mais

EDITAL N.º 043/19 PROGEPE

EDITAL N.º 043/19 PROGEPE EDITAL N.º 043/19 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 26/2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 26/2018 RESOLUÇÃO Nº 26/2018 Estabelece normas específicas para o Processo Seletivo Simplificado Extraordinário da Universidade Federal do Espírito Santo para ingresso nos cursos de graduação no semestre letivo

Leia mais

EDITAL N.º 046/19 PROGEPE

EDITAL N.º 046/19 PROGEPE EDITAL N.º 046/19 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL N.º 403/18 PROGEPE

EDITAL N.º 403/18 PROGEPE EDITAL N.º 403/18 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

Edital 01/2019/NDI/UFSC, de 26 de março de 2019.

Edital 01/2019/NDI/UFSC, de 26 de março de 2019. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NÚCLEO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL Campus Universitário João David Ferreira Lima Trindade CEP 88040-000 Florianópolis SC Fones: (48)

Leia mais

EDITAL Nº 340/18 - PROGEPE/2018

EDITAL Nº 340/18 - PROGEPE/2018 UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Rua Dr. Faivre, 590, - - Bairro Centro, Curi ba/pr, CEP 80060-140 Telefone: (41)3360-4523 / 4521 - h p://www.ufpr.br/ EDITAL Nº 340/18 - PROGEPE/2018 Processo nº 23075.063208/2018-07

Leia mais

EDITAL Nº 38, DE 15 DE OUTUBRO DE CONVOCAÇÃO PARA AFERIÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO

EDITAL Nº 38, DE 15 DE OUTUBRO DE CONVOCAÇÃO PARA AFERIÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO EDITAL Nº 38, DE 15 DE OUTUBRO DE 2016. CONVOCAÇÃO PARA AFERIÇÃO DA AUTODECLARAÇÃO A Comissão Organizadora do Concurso Público de Provas e Títulos, instituída pela Portaria nº 1.003 de 18 de abril de 2016,

Leia mais

EDITAL N 67, DE 29 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO

EDITAL N 67, DE 29 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO EDITAL N 67, DE 29 DE AGOSTO DE 2016 CONCURSO PÚBLICO PARA TÉCNICO-ADMINISTRATIVO EM EDUCAÇÃO A PRÓ-REITORA DE GESTÃO DE PESSOAS DA, no uso da competência que lhe foi delegada pela Portaria R/UFU/Nº. 1.224,

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS 2018/1

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS 2018/1 RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS TÉCNICOS 2018/1 O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS RIO VERDE, no

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO EDITAL COMPLEMENTAR Nº 01 DO EDITAL Nº 40/2017 PROCESSO SELETIVO

Leia mais

EDITAL nº 01/ IFBA/UBAITABA PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS DA 1ª TURMA DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SUBSEQUENTE CAMPUS AVANÇADO UBAITABA

EDITAL nº 01/ IFBA/UBAITABA PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS DA 1ª TURMA DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SUBSEQUENTE CAMPUS AVANÇADO UBAITABA EDITAL nº 01/2018 - IFBA/UBAITABA PARA PREENCHIMENTO DAS VAGAS DA 1ª TURMA DO CURSO TÉCNICO EM INFORMÁTICA SUBSEQUENTE CAMPUS AVANÇADO UBAITABA O Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência

Leia mais

EDITAL Nº 162/ Do local de realização da entrevista:

EDITAL Nº 162/ Do local de realização da entrevista: UFF UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROGEPE PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS CPTA COORDENAÇÃO DE PESSOAL TÉCNICO-ADMINISTRATIVO PROGRAD PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COSEAC COORDENAÇÃO DE SELEÇÃO ACADÊMICA

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 222, DE 31 DE AGOSTO DE (*)

RESOLUÇÃO Nº 222, DE 31 DE AGOSTO DE (*) RESOLUÇÃO Nº 222, DE 31 DE AGOSTO DE 2018. (*) O PRESIDENTE DO CONSELHO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições legais, nos termos

Leia mais

EDITAL N.º 007/19 PROGEPE

EDITAL N.º 007/19 PROGEPE EDITAL N.º 007/19 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL Nº27, DE 29 DE OUTUBRO DE 2018 SELEÇÃO INTERNA PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIOS

EDITAL Nº27, DE 29 DE OUTUBRO DE 2018 SELEÇÃO INTERNA PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIOS EDITAL Nº27, DE 29 DE OUTUBRO DE 2018 SELEÇÃO INTERNA PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIOS O Diretor-Geral do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, nomeado através da Portaria n 008/2014-GR,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PROCESSO SELETIVO ANUAL PELO ENEM

Leia mais

EDITAL N.º 27/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE

EDITAL N.º 27/2015 CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE EDITAL N.º 27/25 CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE A REITORA DA UNIVERSIDA FERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 21, a Lei nº 8.112,

Leia mais

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Segurança Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro

Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado de Segurança Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2018/PMERJ/ 26 DE DEZEMBRO DE 2018. RETIFICAÇÃO Nº 01 O Comandante-Geral da, no uso de suas atribuições legais, torna pública a retificação nº 01 do Edital nº 001/2018/PMERJ/

Leia mais

Ampla Concorrência etnias Indígenas. Pretos, Pardos e

Ampla Concorrência etnias Indígenas. Pretos, Pardos e III. DA OFERTA DE VAGAS Vagas Ação Afirmativa Curso Turno Código Vagas Ampla Concorrência Ação Afirmativa I Pretos, Pardos e Outras etnias Indígenas Ação Afirmativa II Pretos, Pardos e Indígenas Outras

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO SELETIVO DISCENTE PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE PROCESSO SELETIVO ANUAL PELO ENEM

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA PRÓ-REITORIA DE GESTÃO DE PESSOAS Edital nº 46/2019-PROGESP Boa Vista RR, de 03 de maio de 2019. O PRÓ-REITOR DE GESTÃO DE PESSOAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA, no uso de suas atribuições, RESOLVE: Retificar o Edital nº 40/2019 de

Leia mais

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº... /UNESPAR, DE... DE... DE 2018.

MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº... /UNESPAR, DE... DE... DE 2018. MINUTA DE RESOLUÇÃO Nº... /UNESPAR, DE... DE... DE 2018. Dispõe sobre a Política de Cotas da Unespar no Processo Seletivo Vestibular e no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação para candidatos

Leia mais

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão de Pessoas PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2018

Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão de Pessoas PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2018 Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão Secretaria de Gestão de Pessoas PORTARIA NORMATIVA Nº 4, DE 6 DE ABRIL DE 2018 Regulamenta o procedimento de heteroidentificação complementar à autodeclaração

Leia mais

CONCURSO GUAPIMIRIM 2014 Manual do Candidato - RETIFICADO

CONCURSO GUAPIMIRIM 2014 Manual do Candidato - RETIFICADO CONCURSO GUAPIMIRIM 2014 Manual do Candidato - RETIFICADO Prezado Candidato, Este manual não substitui a leitura do Edital do Concurso. Tem, apenas, a intenção de norteá-lo nesta trajetória. O concurso

Leia mais

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA ARTE - TURMA 2015/2 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA ARTE - TURMA 2015/2 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO - UERJ CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS INSTITUTO DE ARTES CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DA ARTE EDITAL PARA O PREENCHIMENTO DE VAGAS OCIOSAS CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS CORRENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS CORRENTE EDITAL Nº 03/2017, DE 06 DE FEVEREIRO DE 2018. Dispõe sobre CHAMADA PÚBLICA de candidatos para ingresso no Curso de Educação Profissional Nível médio na forma integrada: Técnico de Agropecuária Integrado

Leia mais

EDITAL N.º 267/19 PROGEPE

EDITAL N.º 267/19 PROGEPE EDITAL N.º 267/19 PROGEPE O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Paraná, no uso de suas atribuições, e por delegação de competência do Magnífico Reitor da Universidade Federal do

Leia mais

EDITAL Nº 13/2017, DE 29 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO INTERNA PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIOS

EDITAL Nº 13/2017, DE 29 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO INTERNA PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIOS EDITAL Nº 13/2017, DE 29 DE MAIO DE 2017 SELEÇÃO INTERNA PARA CONCESSÃO DE ESTÁGIOS O Diretor-Geral do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO, nomeado através da Portaria n 008/2014-GR,

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Mestrado em Ensino de História ProfHistória

Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Mestrado em Ensino de História ProfHistória ANEXO 15 INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CANDIDATOS ÀS VAGAS DO SISTEMA DE COTAS UNIFESP Universidade Federal de São Paulo Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Mestrado em Ensino de História

Leia mais

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARAA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTESS A DISTÂNCIA

RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARAA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTESS A DISTÂNCIA RETIFICAÇÃO Nº 01, DE 27 DE OUTUBRO DE 2017 PROCESSO SELETIVO PARAA CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTESS A DISTÂNCIA O DIRETOR-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO CAMPUS RIO VERDE,

Leia mais

EDITAL Nº 228/2016 CONDIÇÕES GERAIS PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE

EDITAL Nº 228/2016 CONDIÇÕES GERAIS PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE CONDIÇÕES GERAIS PARA PROVIMENTO DE VAGAS DE CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTE O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando o Decreto nº 7.485,

Leia mais

Projeto de Lei no 111 /2016 (Autor: Vereador Wilson Nunes Cerqueira)

Projeto de Lei no 111 /2016 (Autor: Vereador Wilson Nunes Cerqueira) PALÁCIO TATU IBI - Rua Pedro Zaccaria, 70- Jd. Nova Itália I CEP: 13484.350 I Limeira-SP PABX: 19 3404.7500 I www.limeira.sp. leg.br I contato@limeira.sp.leg.br ~\)N\CIPAl. () ;-~. ~...

Leia mais

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CANDIDATOS ÀS VAGAS DO SISTEMA DE COTAS UFPE

INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CANDIDATOS ÀS VAGAS DO SISTEMA DE COTAS UFPE ANEXO 7 INSTRUÇÕES ESPECÍFICAS PARA OS CANDIDATOS ÀS VAGAS DO SISTEMA DE COTAS UFPE De acordo com a com a Portaria UFPE nº 02 de 01 de fevereiro de 2016, e com a Portaria MEC n. 13, de 11 de maio de 2016

Leia mais

6 - O candidato pode escolher mais de um curso na UNIR? Não. Na UNIR o interessado faz apenas 1 (uma) opção de curso.

6 - O candidato pode escolher mais de um curso na UNIR? Não. Na UNIR o interessado faz apenas 1 (uma) opção de curso. 1 - Quais as formas de ingresso de alunos na UNIR? Por meio de Processo Seletivo próprio, que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 2 - O estudante pode se inscrever na UNIR sem ter

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS CORRENTE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ CAMPUS CORRENTE EDITAL Nº 09/2017, DE 14 DE SETEMBRO DE 2017. Dispõe sobre o Processo Seletivo de candidatos para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio em Informática e Meio Ambiente, na modalidade Concomitante/Subsequente.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PRETO ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO PRETO ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017 RETIFICAÇÃO Nº 03 Ao Edital 01/2017 A Comissão Organizadora do Concurso Público e o INSTITUTO IBDO, tornam pública a RETIFICAÇÃO Nº 03 ao Edital 01/2017, com respectiva PRORROGAÇÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUTUM ESTADO DE MINAS GERAIS

PREFEITURA MUNICIPAL DE MUTUM ESTADO DE MINAS GERAIS CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017 RETIFICAÇÃO Nº 01 Ao Edital 01/2017 A Comissão Organizadora do Concurso Público e o INSTITUTO IBDO, tornam pública a RETIFICAÇÃO Nº 01 ao Edital 01/2017, permanecendo inalterados

Leia mais

3) Reserva de vagas para negros e índios correção na numeração dos itens a partir do item 5.19 até o item 5.25 e inclusão dos itens 5.26 a 5.

3) Reserva de vagas para negros e índios correção na numeração dos itens a partir do item 5.19 até o item 5.25 e inclusão dos itens 5.26 a 5. EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 04/SRH/2018 Refs. EDITAL Nº 02/SRH/2018, 31 DE AGOSTO DE 2018 e EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 01/SRH/2018, 05 DE SETEMBRO DE 2018. Ficam retificados os conteúdos relacionados a seguir:

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAFW/UFSM N.º 12 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO SELETIVO DO CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO CAFW/UFSM N.º 12 DE 29 DE OUTUBRO DE 2012 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA - CEBTT COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO

Leia mais

1.1 Curso Técnico em Agropecuária (Subsequente ao Ensino Médio)

1.1 Curso Técnico em Agropecuária (Subsequente ao Ensino Médio) 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, TÉCNICA E TECNOLÓGICA - CEBTT COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA O PROCESSO

Leia mais

Gabinete do Deputado Davidson Magalhães PCdoB/BA

Gabinete do Deputado Davidson Magalhães PCdoB/BA PROJETO DE LEI Nº,DE 2015. (Do Sr. Davidson Magalhães) Dispõe sobre a reserva de vagas para o ingresso na pós-graduação nas universidades e instituições federais de ensino superior e dá outras providências.

Leia mais

1º PROCESSO SELETIVO DE 2015 DO IFNMG PARA CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DENÍVEL MÉDIO NAMODALIDADE SUBSEQUENTE/CONCOMITANTE.

1º PROCESSO SELETIVO DE 2015 DO IFNMG PARA CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DENÍVEL MÉDIO NAMODALIDADE SUBSEQUENTE/CONCOMITANTE. EDITAL Nº 217, DE 23 SETEMBRO DE 2015 1º PROCESSO SELETIVO DE 2015 DO IFNMG PARA CURSOS TÉCNICOS A DISTÂNCIA DENÍVEL MÉDIO NAMODALIDADE SUBSEQUENTE/CONCOMITANTE. O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DO NORTE

Leia mais

EDITAL N.º 038/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO

EDITAL N.º 038/2016 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROFESSOR SUBSTITUTO O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, considerando o Decreto nº 7.485, de 18 de maio de 2011,

Leia mais

PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE SILVA JARDIM ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017. RETIFICAÇÃO Nº 04 Ao Edital 01/2017

PODER EXECUTIVO DO MUNICÍPIO DE SILVA JARDIM ESTADO DO RIO DE JANEIRO CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017. RETIFICAÇÃO Nº 04 Ao Edital 01/2017 CONCURSO PÚBLICO Nº 01/2017 RETIFICAÇÃO Nº 04 Ao Edital 01/2017 A Comissão Organizadora do Concurso Público e o INSTITUTO IBDO, buscando atender ao que dispõe a Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 19/2018

RESOLUÇÃO Nº 19/2018 RESOLUÇÃO Nº 19/2018 O CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, órgão máximo de deliberação no plano didático-científico da Universidade Federal de Viçosa, no uso de suas atribuições legais e considerando

Leia mais

Assunto: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS HABILITADOS EM CONCURSO PÚBLICO/ PROCESSO SELETIVO

Assunto: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS HABILITADOS EM CONCURSO PÚBLICO/ PROCESSO SELETIVO Brasília-DF, 16 de junho de 2016. Ao Conselho Federal de Psicologia - CFP Assunto: ORIENTAÇÕES GERAIS PARA CONVOCAÇÃO DE CANDIDATOS HABILITADOS EM CONCURSO PÚBLICO/ PROCESSO SELETIVO Prezados Senhores,

Leia mais

PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Professor: Mateus Silveira RACISMO INSTITUCIONAL

PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Professor: Mateus Silveira RACISMO INSTITUCIONAL PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL Professor: Mateus Silveira RACISMO INSTITUCIONAL O conceito de Racismo Institucional foi definido pelos ativistas integrantes do grupo Panteras Negras, Stokely Carmichael e

Leia mais

ii. 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

ii. 1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Universidade Federal do Rio de Janeiro Concurso Público para provimento efetivo de vagas no cargo de Professor da Carreira de Magistério Superior Edital N o 860, de 20 de dezembro de 2017 O Reitor da Universidade

Leia mais

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 001 AO EDITAL Nº 07, DE 23 DE JULHO DE Anexo I

EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 001 AO EDITAL Nº 07, DE 23 DE JULHO DE Anexo I EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 001 AO EDITAL Nº 07, DE 23 DE JULHO DE 2013 O Reitor do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano), no uso de suas atribuições legais conferidas pelo

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 002/2018 DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS NEGROS E PARDOS

EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 002/2018 DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS NEGROS E PARDOS EDITAL DE CONVOCAÇÃO Nº 002/2018 DAS VAGAS DESTINADAS AOS CANDIDATOS NEGROS E PARDOS A Secretaria Municipal de Administração (SEMAD) da Prefeitura do Natal, no uso de suas atribuições legais, através da

Leia mais

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Física Armando Dias Tavares Programa de Pós-Graduação em Física EDITAL 2019/1

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Instituto de Física Armando Dias Tavares Programa de Pós-Graduação em Física EDITAL 2019/1 1 O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA DO INSTITUTO DE FÍSICA ARMANDO DIAS TAVARES DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ, doravante PPGF/UERJ, torna público o presente Edital, com normas, rotinas

Leia mais

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO NOTA Nº E-218/2014

EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO NOTA Nº E-218/2014 EMPRESA BRASILEIRA DE CORREIOS E TELÉGRAFOS DIRETORIA REGIONAL DE BRASÍLIA PROCESSO PARA SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS DE NÍVEL MÉDIO NOTA Nº E-218/2014 A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, empresa

Leia mais

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN Nº 50/2013 DE 29 DE OUTUBRO DE 2013

EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A PROVA DE SELEÇÃO DO COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN Nº 50/2013 DE 29 DE OUTUBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA COORDENADORIA DE ENSINO MÉDIO E TECNOLÓGICO COLÉGIO AGRÍCOLA DE FREDERICO WESTPHALEN COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO EDITAL DE INSCRIÇÃO PARA A

Leia mais

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR EM FLUXO CONTÍNUO

FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR EM FLUXO CONTÍNUO FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA ESTÁGIO OBRIGATÓRIO DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO, TÉCNICO E SUPERIOR EM FLUXO CONTÍNUO EDITAL N.º 01/2019 - Fiocruz/Cogepe, de 19 de fevereiro

Leia mais

EDITAL Nº 11/2015 COMPERVE

EDITAL Nº 11/2015 COMPERVE Governo do Estado do Rio Grande do Norte Secretaria de Estado da Educação e da Cultura SEEC UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE UERN Pró-Reitoria de Ensino de Graduação PROEG Comissão Permanente

Leia mais

Coordenadoria do Centro de Seleção

Coordenadoria do Centro de Seleção A COORDENADORA DO CENTRO DE SELEÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS, no uso de suas atribuições legais, considerando a Portaria no 722/2016; o Processo Administrativo 23005.013716/2018-60; o

Leia mais

Município de Pato Branco

Município de Pato Branco Município de Pato Branco ESTADO DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS EDITAL N.º 19/2013, DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA O PROCESSO SELETIVO PÚBLICO PARA ADMISSÃO DE ESTAGIÁRIOS. O Prefeito do Município

Leia mais